PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS UM COMPUTADOR POR ALUNO: A SALA DE AULA NO SÉCULO XXI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS UM COMPUTADOR POR ALUNO: A SALA DE AULA NO SÉCULO XXI"

Transcrição

1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS UM COMPUTADOR POR ALUNO: A SALA DE AULA NO SÉCULO XXI LEMOS, Silvana Donadio Vilela 1 -PUCSP Grupo de Trabalho: Cultura, Currículo e Saberes Agência financiadora: MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP Resumo De início, pretende-se apresentar o Projeto Um Computador Por Aluno como política pública que se propõe democratizar a inclusão digital e melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas públicas brasileiras, pelo acesso ao laptop educacional. O presente artigo refere-se à primeira etapa do Projeto de Pesquisa intitulado A Sala de Aula no Século XXI: Inovação e Criticidade, aprovado pelo programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD 2010, edital n 0001/2010 MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP, mostrando os resultados de uma pesquisa documental que tem como o foco de análise a integração da TIC e, em especial do laptop educacional, ao currículo e ao Projeto Político Pedagógico de escolas públicas de educação básica, dos Estados de Goiás, Tocantins e São Paulo, participantes do Projeto Um Computador Por Aluno. A metodologia teve como base a análise de 06 (seis) documentos que retratam o Projeto Político Pedagógico dos estados mencionados. Com base na análise dos documentos, depreende-se que as escolas consideram imprescindível registrar no Projeto Político Pedagógico a relevância do acesso aos avanços científicos e tecnológicos, como competências para que o aluno exerça sua cidadania plena, no século XXI. Porém, evidenciou-se pelas análises a ausência de informações sobre as práticas pedagógicas, o processo e a avaliação das ações desenvolvidas com as TIC e o laptop. Diante de tal constatação, emerge a necessidade dos sujeitos da escola, além de elegerem o profissional que ficará responsável em registrar o processo desenvolvido no documento que retrata o Projeto Político Pedagógico, realizar no início de cada ano, a avaliação das metas assumidas em relação à inserção das TIC e do laptop aos projetos educativos e a projeção dos próximos passos. Palavras chave: Projeto Político Pedagógico; Um Computador Por Aluno; Currículo do Século XXI. 1 Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora na linha das Novas Tecnologias na Educação. Participa como pesquisadora do Projeto de Pesquisa Edital CNPq/CAPES/SEED- MEC n 76/2010, O Currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo inovação, conhecimento científico e aprendizagem. Atualmente participa da formação semipresencial dos profissionais da rede municipal de São Bernardo do Campo, com o foco na inserção das TDIC e, em especial do laptop, em aprendizagens dentro e fora da sala de aula.

2 6710 Introdução. O presente artigo é o resultado da primeira etapa do Projeto de pesquisa intitulado A Sala de Aula no Século XXI: Inovação e Criticidade, aprovado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD 2010, edital n 001/2010 MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP, que incentiva o bolsista realizar uma pesquisa documental sobre a integração das TIC ao currículo da Educação Básica e no Projeto Político Pedagógico das escolas. O governo brasileiro, desde o ano de 2007, tem como uma de suas estratégias para inclusão digital na educação, o Programa Um Computador Por Aluno, que se propõe disponibilizar, por aluno, um laptop educacional, fornecido por diferentes fabricantes. A proposta do programa reside em democratizar o acesso e uso do laptop educacional com conexão à internet, com o objetivo de incluir digitalmente os alunos e melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem das escolas públicas brasileiras. Nessa perspectiva, o potencial reside em desenvolver novos horizontes de trabalho com o conhecimento e relações com o saber na escola, pela conectividade sem fio, um laptop para cada aluno, a convergência e o uso de diferentes mídias e a mobilidade. Essas dimensões impulsionam a ousadia de integrar o laptop dentro e fora da escola a serviço da investigação, comunicação e construção de conhecimentos em qualquer lugar e tempo. Como também, incentivar a interação e colaboração entre sujeitos que buscam conhecer mais. Para assegurar o uso da tecnologia estruturou-se uma política de formação onde as instituições de Ensino Superior (IES), as Secretarias de Educação Estaduais ou Municipais, os Centros de Formação dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) e Municipais (NTE), propõe-se planejar cursos de formação com ênfase no aprendizado de novas práticas pedagógicas com a inserção das TIC, com objetivo de promover a apropriação tecnológica ao pedagógico dos professores. Este artigo apresenta a metodologia da pesquisa, os resultados das análises dos estudos em 06 (seis) documentos que retratam o Projeto Político Pedagógico e sugestões às escolas. O último tópico contém as considerações finais com os principais destaques. Metodologia

3 6711 Neste item apresentamos os critérios para a seleção das escolas e o método de pesquisa empregado. Optou-se por analisar os 03 (três) documentos que retratam o Projeto Político Pedagógico das escolas Um Computador Por Aluno, acompanhadas diretamente na formação semipresencial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, instituição à qual se vincula o projeto de pesquisa de Pós-Doutorado. Desse modo, as escolas do Estado de São Paulo são: CEM Professora Neyde Tonanni Marão, localizada no município de Votuporanga SP, Escola Estadual Antonio Carlos Ferreira Nobre, na Capital de São Paulo e Escola Municipal Governador André Franco Montoro, em Campo Limpo Paulista SP. Logo em seguida, elegeu-se analisar os 03 (três) documentos das escolas acompanhadas pelos Núcleos de Tecnologia Educacional, dos Estados de Goiás e Tocantins. A PUC-SP é a Instituição de Ensino Superior Global que acompanha o desenvolvimento de formação do Projeto de Formação Brasil das Escolas Um Computador Por Aluno, desses Estados. Desse modo, foram disponibilizados os seguintes documentos: Colégio Estadual Roque Romeu Ramos, localizado no Estado de Goiás, Escola José Carlos Soares e Escola Estadual Presidente Costa e Silva, no Estado de Tocantins. Teve-se como pressuposto a pesquisa qualitativa ao qual permitem a compreensão da riqueza que há entre as experiências dos seres humanos, sobre o processo educacional. Adotou-se como objetivo na leitura resgatar os anúncios em relação à integração das TIC e do laptop educacional, ao currículo e ao Projeto Político Pedagógico. Optou-se pela abordagem qualitativa porque se apresentou como a mais adequada ao objetivo de nossa investigação. O autor que orientou as análises foi Bogdan ao destacar a relevância da palavra escrita: Os dados incluem transcrições de entrevistas, notas de campo, fotografias, vídeos, documentos pessoais, oficiais e memorandos. Tentam analisar os dados em toda a sua riqueza, respeitando, tanto quanto possível, a forma em que estes foram registrados ou transcritos. A palavra escrita assume particular importância na abordagem qualitativa, tanto para o registro dos dados como para a disseminação dos resultados. (BOGDAN, 1994, p.48). Desse modo, a partir da palavra escrita constantes nos documentos que retratam o Projeto Político Pedagógico foi possível apresentar as metas assumidas pelas escolas, em relação à integração do laptop ao currículo e ao PPP.

4 6712 Resultados: O Projeto Político Pedagógico: Conceito Inicialmente, procuramos apresentar o nosso entendimento e a relevância do Projeto Político Pedagógico como documento que projeta as finalidades e ações que se quer implantar no futuro da escola. A ideia de projeto reporta a gênese da palavra latina que significa projetar para frente, lançar-se para o futuro. Nessa perspectiva, compreende-se que os seres humanos conscientes de seu inacabamento e, portanto, em eterna busca por atingir objetivos, refletem, fazem escolhas e desenvolvem projetos para modificar/romper com o presente e transformar suas vidas. Todo Projeto Político Pedagógico é necessariamente político ao representar pelas escolhas e decisões, os valores e os interesses dos sujeitas que as fazem. Segundo a autora Elizabeth de Almeida (2002, p.56), o projeto político pedagógico como documento que comunica a identidade da escola, necessita explicitar o papel da escola e a sua função na formação de alunos e da comunidade. Para ela, o grande desafio reside no compromisso em formá-los com as competências para atuar como cidadãos reflexivos, críticos e democráticos. O Projeto Político Pedagógico nas escolas Um Computador Por Aluno Neste tópico, tem-se o objetivo apresentar a síntese das análises em relação à integração das TIC e do laptop educacional ao currículo da escola e do Projeto Político Pedagógico. O primeiro documento analisado foi o da escola CEM Professora Neyde Tonnani Marão, localizado na Av. Conde Francisco Matarazzo, 1965, no município de Votuporanga, São Paulo. A escola mantém o Ensino Fundamental I do 1 ao 5 ano. No momento da coleta de dados os profissionais da escola participavam do curso Formação Brasil, evidenciando-se que os professores estavam no início do processo de apropriação tecnológica ao pedagógico. Resgatou-se no documento que retrata o Projeto Político Pedagógico, datado de 2010, que a missão da escola é a de formar os alunos com as competências para exercer a cidadania, de forma a transformar o contexto em que vivem. A escola assim expressa sua missão:

5 6713 Nossa missão é oferecer um ensino de qualidade e permanência dos alunos na escola para uma transformação na sociedade, para que os mesmos possam interferir construtivamente na transformação do seu meio. (PPP, 2010, p.06). A escola propõe-se oferecer um ensino de qualidade e garantir a permanência dos alunos na unidade, que se situa em uma região periférica da cidade, nos limites de uma favela. No Plano Escolar (2010, p.87), assumem impulsionar no processo de alfabetização, a inclusão do aluno nas diferentes linguagens, situações de comunicação, fontes de informação e recursos tecnológicos para que possa apropriar-se das práticas sociais de leitura e escrita, afim de que consiga participar da cultura escrita. Pode-se afirmar que a unidade escolar tem a intenção de, no processo de alfabetização, promover a inclusão ao letramento digital. Destacamos, no Plano Escolar (2010, p ), que a disciplina de Língua Portuguesa, a partir do 5 ano do Ensino Fundamental, busca integrar as tecnologias como ferramentas que contribuem à geração e construção de conhecimentos. A proposta é a de não apenas agregar o acesso à navegação e informação, mas a de propiciar a seleção, reflexão da informação relevante, análise e interpretação, ou seja, pensar criticamente o conhecimento socialmente construído. Dessa forma, a inserção do laptop está a serviço da expansão das habilidades das práticas sociais de leitura e escrita, na era digital. Nessa linha de análise, resgatamos no PPP que a escola integra as tecnologias no Projeto Escola de Tempo Integral, com o objetivo de convidar a permanência dos alunos, após o período das aulas. Os alunos do 1 ao 4 ano, durante o ano inteiro, participam de várias atividades, inclusive nas aulas de informática. Resgatamos do documento Plano Escolar um dos projetos em que a escola tem a intencionalidade de integrar o laptop ao currículo pela proposta do Projeto ECOTUDO. Tem-se o objetivo integrar a máquina fotográfica e o vídeo do laptop a serviço da investigação e coleta de informações, na visita à Cooperativa de Reciclagem de Lixo. Evidencia-se nesse projeto a oportunidade de se aprender em qualquer lugar e tempo, pelo uso do laptop educacional. A integração do laptop educacional ao Projeto Reciclagem tem o desafio de incluir os alunos nas práticas sociais de leitura e escrita, na era digital. O laptop integrado há temas que emergem da comunidade, pode contribuir na expansão de conhecimentos e estar a serviço da reflexão e conscientização das questões que emergem da comunidade escolar.

6 6714 Tem-se a proposta de que os alunos com a anuência de pais e professores e gestores, levem o laptop para casa com roteiros de estudos. O objetivo é o de ampliar, pelo uso do laptop, a oportunidade do acesso à informação, a leitura e a produção escrita. Como também, possibilitar a inclusão digital das famílias. Importante informar que não foi possível localizar o desenvolvimento do processo construído a partir das finalidades assumidas e, portanto, o registro das ações desenvolvidas, das dificuldades e soluções apresentadas e os próximos passos. Diante da constatação, sugerimos que a escola eleja um profissional que registre a caminhada construída e promova no planejamento anual, a avaliação e projeção das metas futuras. O segundo documento é o da Escola Estadual Antonio Carlos Ferreira Nobre, localizada na Rua Agostinho dos Santos, 235, Parque São Domingos, São Paulo, Capital. A escola oferece o Ciclo II do Ensino Fundamental de 5 ao 8 ano. Até o ano de 2010 a Sala de Informática contava com cinco computadores e uma impressora, para atender aproximadamente 40 alunos de cada turma. Com a chegada do Projeto Um Computador Por Aluno, a escola encontrou novos obstáculos para usar os laptops, o que a levou entregar os equipamentos nas mãos dos alunos para que cuidassem do carregamento da bateria em suas residências. O documento que retrata o Projeto Político Pedagógico ( ) representa a fase inicial do processo de apropriação tecnológica ao pedagógico, pois o curso Formação Brasil iniciou no final de ano de 2010 e adentrou Dessa forma, a integração das TIC ao PPP foi iniciada na da escola diante deste contexto concreto e o laptop incorporado ao Projeto Vivendo a Leitura na Era Digital, além de outros projetos e ações vinculadas aos conteúdos das disciplinas. Dentre os objetivos propostos pela escola há o compromisso de desenvolver as habilidades de leitura, escrita e cálculo, com propostas pedagógicas contextualizadas aos temas sociais e ao mundo do trabalho. Destaca-se, na Proposta Pedagógica (2010, p.16) o anúncio de promover o ensino e a aprendizagem pelo acesso e inclusão às novas tecnologias. Tem-se, portanto, a finalidade de integrar o laptop educacional ao currículo não apenas como um instrumento para o acesso à informação, mas como uma tecnologia que além de convidar a busca curiosa e investigativa

7 6715 do aluno em conhecer, impulsionar novas formas de dialogar, pensar, compreender e resolver as problemáticas que emergirem do contexto dos alunos. Nessa perspectiva, a escola anuncia no Projeto Escolar, ( , p. 39) que no Ensino Fundamental pretende-se formar os alunos com as competências para saber utilizar com autonomia as TIC e, em especial o laptop educacional para formar leitores críticos, que dialogam, pensam, constroem e publicam conhecimentos. Uma proposta simples e criativa para contornar a dificuldade de não contar com um local para armazenar e carregar os laptops, foi entregá-los sob a responsabilidade e cuidados de pais e alunos da escola. Os alunos têm a anuência da escola e dos pais para levarem os laptops com roteiros de estudos, pesquisa e lição de casa. A proposta de entregar os laptops nas mãos dos alunos estimulou um maior compromisso e parceria entre escola e famílias, em relação, principalmente ao uso consciente da internet. Além disso, ampliou-se o potencial das famílias em se incluírem nas práticas sociais de leitura e escrita, na era digital. Cabe também acrescentar, que a escola criou o Projeto Aluno Monitor com o objetivo de formá-lo para o uso dos recursos do laptop e, fazê-lo, parceiro dos professores nas atividades que são desenvolvidas com o equipamento. Assim, parceiros e colaboradores se mostraram solidários na busca em dirimir as dificuldades dos colegas de classe. Observou-se que dentre as dificuldades a partir do uso do laptop estão os fatores relacionados à infraestrutura e a conexão à internet. Para completar, o PROUCA Um Computador Por Aluno é um projeto novo na escola e, o processo de apropriação tecnológica ao pedagógico está sendo construído segundo a cultura, o espaço e o tempo de formação, as expectativas e necessidades da Unidade Escolar. Importante acrescentar a necessidade dos sujeitos da escola em retomar o Projeto Político Pedagógico, para introduzir um maior detalhamento do processo desenvolvido, a partir da integração das TIC e do laptop aos Projetos Escolares. Como sugestão, recomenda-se à escola que eleja um representante para atualizar os acontecimentos em relação às metas assumidas. Para finalizar, ressaltamos a importância da formação permanente dos professores da escola, para subsidiá-los com conhecimentos, para saber a serviço do quê, para quê, quando e como integrar às tecnologias ao currículo.

8 6716 O terceiro documento analisado foi o da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador André Franco Montoro. A escola está localizada na Rua Pedro Lobo, 191, Vila Firenze (Botujuru), em Campo Limpo Paulista, São Paulo. Escola Municipal de ensino Fundamental I e II. O documento que retrata o Projeto Político Pedagógico da escola é denominado Proposta Pedagógica (2011), a qual anuncia que suas metas resultam de um planejamento participativo, com envolvimento de gestores, alunos e pais, num movimento de abertura para a convivência dialógica, em busca de solucionar os desafios presentes e investir no ensino e na aprendizagem de qualidade. Informamos que os professores no momento desta pesquisa tinham concluído os cinco módulos de Formação Inicial. Há indícios que o uso é frequente do laptop às práticas desenvolvidas, com efetivas contribuições ao ensino e aprendizagem dos alunos. Além disso, no início do ano de 2011, gestores e professores estavam no processo de finalização do PROGITEC (Projeto de Gestão Integrada de Tecnologias). Com este projeto a escola compromete-se a gerenciar o uso do laptop educacional no contexto escolar. O PROGITEC é uma proposta de Projeto de Gestão Integrada das Tecnologias na escola e refere-se à integração de práticas pedagógicas com o uso do laptop ao Projeto Político Pedagógico da escola. O projeto tem como proposta integrar as TIC e o laptop ao currículo da escola. No âmbito do planejamento pedagógico o professor deve pensar a sua prática levando em conta as suas estratégias didáticas e as políticas de uso das tecnologias presentes no Projeto Politico Pedagógico. A meta da escola é a de inserir o aluno na era digital. Por isso, o laptop educacional estará a serviço da expansão da capacidade intelectual do aluno, pela pesquisa, leitura, diálogo, reflexão crítica e construção colaborativa de conhecimentos, a serviço da compreensão e resolução das problemáticas estudadas. O carro chefe do PROGITEC é o Jornal Montoro Online, cujo objetivo é o de mobilizar professores e alunos, em um projeto que ousa mudar o ensino e a aprendizagem. O site do Jornal é A proposta do Jornal é a de integrar o laptop ao currículo de modo a estimular pela proposta de projetos interdisciplinares, as competências da pesquisa, investigação, reflexão e o diálogo crítico e a produção de conhecimentos. Os temas são contextualizados à

9 6717 comunidade escolar e propiciam o desenvolvimento de estudos do meio e o trabalho com resolução de problemas. O Jornal é dividido em cadernos de diferentes assuntos, como segue: Capa Acontece em nossa cidade Caça-Palavras Ciências Cultura Curiosidades Divirta se Educação Entretenimento Entrevista Esporte Leitura Recadinhos Receitas Você é o autor. O professor exerce o papel de mediador pedagógico, aquele que estimula a curiosidade e desafia os alunos em equipes, a levantar hipóteses, investigar, socializar os achados, pensar, dialogar e sistematizar o conhecimento construído. Há evidências que o Programa Um Computador Por Aluno oportunizou aos sujeitos da escola o acesso à inclusão digital, pelo laptop. A escola expressa: Considerando as carências da comunidade escolar e do entorno da escola, a inclusão digital significa, primordialmente, melhorar as condições de vida desta comunidade escolar, sua inserção na sociedade e no mercado de trabalho. (PROGITEC, 2010, p.41). Importante acrescentar, a escola expressa no relatório de avaliação anual (PROJETO PEDAGÓGICO, 2011, p. 41) que o PROUCA democratizou pelo laptop educacional, o acesso irrestrito à informação e oportunizou uma melhora no ensino e aprendizagem, devido à motivação, o interesse, a participação ativa e a valorização da autoestima dos alunos. Para finalizar, resgatamos na Proposta Pedagógica (2011, p.23-24) que dentre os aspectos facilitadores à aprendizagem dos alunos, os recursos do laptop educacional contribuíram para que os professores criassem práticas diversificadas e que incentivaram uma maior participação e interação dos alunos. O quarto documento analisado, foi o da Escola Estadual José Costa Soares, localizada na Rua 06 de Agosto, no número 1368, setor Guaraí, no Estado de Tocantins. A escola oferece o Ensino Fundamental I do 1 ao 5 ano e o Ensino Especial. Seu Projeto Político Pedagógico do ano de 2010 foi concebido pela equipe escolar constituída pelos professores, gestores e funcionários. A escola relata no Projeto Político Pedagógico (2010) a proposta pedagógica de tempo integral, cujos conteúdos e valores se alinham com a formação de sujeitos críticos.

10 6718 Desde o ano de 2002 há o processo permanente de avaliação do PPP a partir das questões sobre a escola que se quer construir e os conhecimentos que os alunos precisarão para exercer sua cidadania. Há no documento a pretensão de se pensar alternativas às problemáticas que emergem na vida dos alunos, como por exemplo, o convívio diário com as drogas, bebidas alcoólicas e a prostituição infantil. Além desses fatores, a escola buscou implantar o Programa Evasão Escolar Nota Zero como forma de auxiliar os alunos nos estudos. Tem-se de fato, a consciência por parte dos profissionais da escola que as finalidades e metas constantes no Projeto Político Pedagógico (2010, p.03) devem representar o resultado de um processo dialógico entre os representantes da gestão, os professores e funcionários da unidade escolar. No Projeto Político Pedagógico o anúncio é o de se aprender a partir de temas significativos à vida dos alunos e, a partir deles, os conteúdos das disciplinas estarão a serviço do processo das competências: da leitura, interpretação, escrita, do cálculo matemático e do convite a uma nova intervenção no contexto da vida. Assim, a perspectiva é de integrar o laptop educacional ao currículo (2010, p.43) com o objetivo de expandir as possibilidades de aprendizagem de alguns conteúdos e, portanto, o acesso a uma gama variada de conhecimentos. Conclui-se, que o uso de tecnologias se relaciona com atividades na Sala de Informática da escola e em sala de aula, com o uso do laptop educacional, com foco na aprendizagem de conteúdos específicos das disciplinas do currículo. Recomenda-se que a escola eleja um profissional para registrar o processo construído e na avaliação anual, do Projeto Político Pedagógico, seja previsto o tempo que propiciará a avaliação dos compromissos assumidos e a sua pertinência. O quinto documento analisado é o da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, localizada no Estado de Tocantins e datado de A escola está localizada na Avenida Rio de Janeiro s/n, Gurupi, no estado de Tocantins. A escola mantém o Ensino Fundamental II do 6 ao 9 ano. O Projeto Político Pedagógico contou com a representação de professores, funcionários, alunos e pais.

11 6719 Buscou-se pensar soluções para os grandes desafios da escola: a repetência escolar e a evasão. Como ações previstas pela escola destacamos o Projeto Uma visão Social ao Combate à Evasão Escolar, cujo objetivo foi o de reduzir o índice de evasão chegou a 0%, no ano de 2010, com a adoção de estratégias tais como: monitoramento semanal do diário de frequência dos alunos, ligações telefônicas às famílias e, a cada quinze dias, visitas aos domicílios. Além disso, aulas semanais de reforço escolar, durante o ano inteiro. No documento que retrata o Projeto Político Pedagógico (Projeto Pedagógico, 2010, p. 26) a escola comunica a intenção de integrar as TIC e o laptop educacional, a serviço da superação do saber do senso comum dos alunos, pelos conhecimentos científicos e de formar os alunos com as competências para viver, conviver e analisar criticamente a realidade, fazendo uso das tecnologias. Dessa forma, um dos eixos fundamentais à elaboração da prática educativa dos professores é o de conhecer os saberes que os alunos têm sobre os temas, para incentivar o estudo pela pesquisa e o diálogo reflexivo e a sua reconstrução. Destaca-se, assim, o seguinte registro do documento: O conhecimento não pode advir de um ato de doação que o professor faz ao aluno, mas sim, de um processo que se realiza no contato com o mundo vivenciado, dinâmico e em transformação contínua.. (PPP, 2010, p. 26). A escola faz referências a vários projetos, entre os quais Projetos Valores que Transcendem os Espaços Formais da Escola, Uma Visão Social ao Combate à Evasão Escolar, Gincana Cultural Aquarela, Treliças de Leitura, Lideranças nas Escolas e o Projeto Um Computador Por Aluno. Dentre os projetos significativos à alfabetização dos alunos, o PROUCA Programa Um Computador Por Aluno, está na lista. Na avaliação anual que realizaram com todos os sujeitos participantes da escola, com o objetivo de levantar os impactos positivos e avaliados como fortes, o Programa Um Computador Por Aluno lidera a lista. Foi possível constatar pelo registro no documento que retrata o Projeto Político Pedagógico (2010), que o PROUCA contribui para expandir as oportunidades de aprendizagem dos alunos. Podemos aferir, após a análise do Projeto Político Pedagógico, a ausência do detalhamento das práticas pedagógicas com o uso das tecnologias e do laptop educacional.

12 6720 Não foi possível conhecer as especificações sobre as práticas com o uso do laptop educacional e sua integração ao currículo da escola. Sugerimos que a escola ao realizar a pesquisa avaliativa sobre os fatores que contribuem à aprendizagem significativa dos alunos, resgate o Projeto Político Pedagógico e registre as ações, dificuldades e soluções, como também os desafios presentes. Reiteramos as mesmas sugestões apresentadas às outras escolas, a importância de se eleger um profissional para o registro do processo e a continuidade do processo de formação dos professores e gestores. O último e sexto documento analisado foi o Projeto Político Pedagógico, do Colégio Estadual Roque Romeu Ramos, localizado na Rua Flores Q A e s/n, Ouro Verde de Goiás, na zona rural A escola oferece o Ensino Fundamental de 1 ao 9 ano e o Ensino Médio, atende pequenos grupos comunitários da zona rural, sendo de Tempo Integral no Ensino Fundamental do 1 ano 5 ano. No momento da coleta de dados, a escola encontrava-se na fase inicial do curso Formação Brasil. A data constante no documento é de Como primeiro destaque, temos o anúncio de que o diretor é eleito pelo voto da comunidade escolar e, em parceria com o coordenador pedagógico, estimulou a participação dos professores na reflexão e decisão das metas fundamentais da escola. No Projeto Político Pedagógico, anunciam que os maiores desafios são inibir a reprovação e a evasão escolar. Para fazer frente aos desafios, os professores definiram como meta (PPP, 2011, p.21) a aprendizagem da leitura e escrita em diferentes linguagens. Expressam como meios para alcançar os desafios, o acesso e o uso das diferentes tecnologias. Resgatamos na Proposta Curricular do ensino fundamental, do 6 ao 9 ano, na disciplina de Ciências, que um dos eixos temáticos é sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. A escola informa à Secretaria de Estado de Educação, Subsecretaria de Educação de Anápolis, a carga horária durante o ano das atividades curriculares permanentes no Laboratório de Informática. Não localizamos informações sobre os objetivos, os conteúdos propostos, a metodologia prevista e o processo de avaliação. Novamente configura-se a ausência de registros escritos, de informações para se compreender o desenvolvimento das ações, as dificuldades durante o percurso e o balanço parcial das metas alcançadas pelos sujeitos da escola.

13 6721 Para completar a análise no documento, resgatamos as seguintes informações sobre a relevância do Um Computador Por Aluno : Em 2011 serão desenvolvidos os seguintes Projetos: Feira de Ciências, Programa Um Computador Por Aluno, Projeto 1000 Passa a Bola e Práticas Esportivas, entre outros, com o objetivo de associar os problemas sociais e despertar no aluno o interesse por uma melhor qualidade de vida..(ppp, 2011, p.10). Há evidências de que o Programa Um Computador Por Aluno, na Escola Estadual Roque Romeu Ramos, segundo o registro constante no PPP, melhorou a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos. Sugerimos a equipe gestora, professores, funcionários, alunos e pais da escola, que retomem o Projeto Político Pedagógico, principalmente no planejamento anual para registrar as ações com as TIC e o laptop e, assim, compor a memória das dificuldades encontradas e as soluções que foram implantadas, bem como, escrever os avanços conquistados e desafios presentes, para se pensar em estratégias que façam frente às novas exigências. Considerações finais Sintetizamos as principais evidências obtidas nos documentos que retratam o Projeto Político Pedagógico. As escolas dos estados de São Paulo, Tocantins e Goiás, expressam a intenção de oportunizar a inclusão e o letramento digital de seus alunos pelo acesso ao laptop educacional. Destacamos que os documentos que retratam o Projeto Político Pedagógico são o resultado da chegada do laptop à escola e do início do curso Formação Brasil, para professores e gestores. Nesse sentido, as escolas expressam pelas metas assumidas a intenção de preparar os alunos com as competências para o letramento digital. No entanto, constatamos a ausência do registro escrito do desenvolvimento e da avaliação dos projetos com o uso das TIC e do laptop. Dentre os desafios, sugerimos que os gestores das escolas convidem professores, funcionários, representantes de alunos e pais para anualmente avaliarem as metas alcançadas e estabelecer os próximos passos. Considera-se de fundamental importância, que um dentre os participantes desse processo, fique responsável pela permanente atualização e, portanto do

14 6722 registro escrito, do processo da caminhada no documento que retrata o Projeto Político Pedagógico. De modo geral, cada escola vem construindo sua experimentação em relação à integração das TIC e do laptop ao currículo e ao PPP, a partir do contexto escolar. Para finalizar, reiteramos a importância do registro do processo desenvolvido para subsidiar a reflexão e a projeção dos próximos passos. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Maria E.B. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM BOGADAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Editora Porto BRASIL, UCA. Projeto Um Computador por Aluno. Formação Brasil: Projeto, Planejamento das Ações e Cursos. MEC, SEED Disponível em: Acesso em: CEM. Professora Neyde Tonanni Marão. Plano Escolar, Votuporanga, São Paulo Escola Estadual Presidente Costa e Silva, Projeto Político Pedagógico, Gurupi, Tocantins Colégio Estadual Roque Romeu Ramos. Projeto Político Pedagógico, Ouro Verde de Goiás, Goiás Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador André Franco Montoro. Plano de Gestão Projeto Pedagógico, Campo Limpo Paulista, São Paulo Escola Estadual Professor Antonio Carlos Ferreira Nobre ( ). Plano de Gestão, São Paulo, São Paulo Escola Estadual José Costa Soares. Projeto Político Pedagógico, Tocantins MONTORO. Online. Jornal Montoro Online Disponível em: Acesso em PROGITEC. Projeto de Gestão Integrada de Tecnologias. Campo Limpo Paulista, São Paulo

O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem

O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem Estudo de Caso Escola Municipal Governador André Franco Montoro, Campo Limpo Paulista. Um

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa É um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados

Leia mais

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e

Leia mais

PROJETO UCA: FORMAÇÃO BRASIL. Proposta de operacionalização. Formação dos professores na escola

PROJETO UCA: FORMAÇÃO BRASIL. Proposta de operacionalização. Formação dos professores na escola Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Projeto Um Computador por Aluno PROJETO UCA: FORMAÇÃO BRASIL Proposta de operacionalização Formação dos professores na escola Outubro, 2009 FORMAÇÃO

Leia mais

Dreamshaper, Jovens empreendedores construindo o futuro.

Dreamshaper, Jovens empreendedores construindo o futuro. Dreamshaper, Jovens empreendedores construindo o futuro. E.E. Prof. José Pereira Éboli Sala 12 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Meire Regina de Almeida Siqueira Maria Regina Nunes de Campos Realização:

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009.

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009. Plano de Ação Colégio Estadual Ana Teixeira Caculé - Bahia Abril, 2009. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR Unidade Escolar: Colégio Estadual Ana Teixeira Endereço: Av. Antônio Coutinho nº 247 bairro São

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

Transferência Jovem de Futuro: Estratégias de Comunicação

Transferência Jovem de Futuro: Estratégias de Comunicação Transferência Jovem de Futuro: Estratégias de Comunicação MISSÃO DO CSFX Transferência Jovem de Futuro: Formar, por meio de uma educação libertadora Estratégias e cristã, cidadãos críticos de Comunicação

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Projeto Escola com Celular

Projeto Escola com Celular Projeto Escola com Celular Rede Social de Sustentabilidade Autores: Beatriz Scavazza, Fernando Silva, Ghisleine Trigo, Luis Marcio Barbosa e Renata Simões 1 Resumo: O projeto ESCOLA COM CELULAR propõe

Leia mais

A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor.

A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor. A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor. A ESCOLA PRECISA SER VISTA COMO UMA UNIDADE FUNDAMENTAL PARA

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária Apoio: Secretária municipal de educação de santo Afonso PROJETO INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. É imperioso que dois dos principais

Leia mais

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS Dificuldades de Palestra EF e EM Todas Conscientizar sobre as dificuldades de aprendizagem aprendizagem que podem ser manifestadas pelos alunos numa sala de aula e sugerir ações de encaminhamento, conforme

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES

CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES 1 CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES CANINDÉ 2013 2 ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES Trabalho realizado como requisito

Leia mais

PLANO 24 horas (Etapa V)

PLANO 24 horas (Etapa V) PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO MEC / FNDE GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR. 01. Você já acessou a página www.educacaoanguera.ba.gov.br? O que achou? Tem sugestões a apresentar?.........

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR. 01. Você já acessou a página www.educacaoanguera.ba.gov.br? O que achou? Tem sugestões a apresentar?......... ESCOLA: PROFESOR (A): TURNO: ( )M ( )V TURMA: ( )SERIADA ( )MULTISERIADA QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR TECNOLOGIA 01. Você já acessou a página www.educacaoanguera.ba.gov.br? O que achou? Tem sugestões a apresentar?

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Projeto: uma nova cultura de aprendizagem ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. [S.l.: s.n.], jul. 1999. A prática pedagógica

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

1ª Oficina - 2013 Curso 4

1ª Oficina - 2013 Curso 4 1ª Oficina - 2013 Curso 4 1ª Oficina - 2013 Curso 4 Bem-vindo ao curso de formação de Professores do Programa Um Computador por Aluno PROUCA Iniciamos o nosso curso de formação desenvolvendo a 1ª Oficina

Leia mais

Neste contexto, destacamos as ações desenvolvidas durante o ano letivo em seus respectivos meses. MARÇO:

Neste contexto, destacamos as ações desenvolvidas durante o ano letivo em seus respectivos meses. MARÇO: Relatório O brincando se Aprende Um Projeto Socioeducativo foi criado e aplicado como uma nova metodologia, para despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio pelas atividades matemáticas e de linguagens,

Leia mais

Instrumento para revisão do Projeto Político Pedagógico

Instrumento para revisão do Projeto Político Pedagógico SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa

Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa Pedagogia Prof. Marcos Munhoz da Costa Tecnologias da informação e mídias digitais na educação Objetivos deste tema Refletir sobre as mudanças de experiências do corpo com o advento das novas tecnologias;

Leia mais

Ministério da Educação. Primavera 2014. Atualização do Redesenho do Currículo

Ministério da Educação. Primavera 2014. Atualização do Redesenho do Currículo Ministério da Educação Primavera 2014 Atualização do Redesenho do Currículo Em 2010, o Ministério da Educação começou a transformar o sistema educacional de British Columbia, Canadá, Ensino Infantil Médio

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS GUARULHOS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS GUARULHOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS GUARULHOS PROJETO ACESSIBILIDADE TIC: ACESSIBILIDADE AO CURRÍCULO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Projeto aprovado

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

Secretaria Municipal da Educação e Cultura - SMEC SALVADOR MAIO/2003

Secretaria Municipal da Educação e Cultura - SMEC SALVADOR MAIO/2003 Secretaria Municipal da Educação e Cultura - SMEC ATRIBUIÇÕES DOS GESTORES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO VERSÃO PRELIMINAR SALVADOR MAIO/2003 Dr. ANTÔNIO JOSÉ IMBASSAHY DA SILVA Prefeito

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

Conecta Positivo 2014 MANTER E INOVAR. Assessoria da Área de Informática Educativa

Conecta Positivo 2014 MANTER E INOVAR. Assessoria da Área de Informática Educativa Conecta Positivo 2014 MANTER E INOVAR Assessoria da Área de Informática Educativa http://tinyurl.com/avaliacao-spe Assessoria da Área de Informática Educativa Marileusa G. de Souza mgsouza@positivo.com.br

Leia mais

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO Izabele Trindade Caldas (CALDAS I. T.) e Elaine Melo de Brito Costa (COSTA E. M. DE B.). Departamento de Educação Física Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

É possível utilizar os resultados da avaliação em larga escala para melhorar o desempenho dos alunos? Maria Inês Fini Out./2010

É possível utilizar os resultados da avaliação em larga escala para melhorar o desempenho dos alunos? Maria Inês Fini Out./2010 É possível utilizar os resultados da avaliação em larga escala para melhorar o desempenho dos alunos? Maria Inês Fini Out./2010 Em que contexto de gestão estão inseridos os usos de seus resultados? Nível

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores A FORMAÇÃO SEMIPRESENCIAL DOS EDUCADORES PARA INSERÇÃO DO LAPTOP EDUCACIONAL AO CURRÍCULO DAS

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO RÁDIO ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO RÁDIO ESCOLA ESCOLA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO RÁDIO ESCOLA APRESENTAÇÃO: A Escola Estadual Getúlio Vargas Ensino Fundamental, do Município de Engenheiro Beltrão, Estado do Paraná, preocupada

Leia mais

Contexto da ação: Detalhamento das atividades:

Contexto da ação: Detalhamento das atividades: PROJETO EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA Área Temática: Trabalho Cristiano Tolfo (Coordenador da Ação de Extensão) 1 Cristiano Tolfo Jaline Gonçalves Mombach 2 Kézia Letícia da Silva Lôbo 3 Vinícius da Silva

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS Carine Ferreira Machado Virago 1 Carla Cristiane Costa 2 Resumo: A nova conjuntura educacional, voltada especialmente a uma educação integral

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas;

Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas; 1 COOPERATIVISMO TAMBÉM SE APRENDE DA ESCOLA Luiza Maria da Silva Rodrigues 1 Edaiana Casagrande Santin 2 Área de conhecimento: Economia Doméstica Eixo Temático: Administração, Habitação e Relações Humanas;

Leia mais

Projeto GENTE- Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais/ Escola Municipal André Urani RJ. 27/06/2013

Projeto GENTE- Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais/ Escola Municipal André Urani RJ. 27/06/2013 Projeto GENTE- Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais/ Escola Municipal André Urani RJ. 27/06/2013 Esta visita foi feita no dia 27/06/13, por Maria Rosa Chaves Künzle, integrante do GT

Leia mais

NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Maio 2005 NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Uma empresa cidadã tem direitos e deveres, assim como qualquer indivíduo. Trata-se de uma consciência crítica que nasce a partir do respeito

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

Resolução SE 21, de 28-4-2014. Institui o Programa Novas Tecnologias Novas Possibilidades

Resolução SE 21, de 28-4-2014. Institui o Programa Novas Tecnologias Novas Possibilidades Resolução SE 21, de 28-4-2014 Institui o Programa Novas Tecnologias Novas Possibilidades A Secretária Adjunta, Respondendo pelo Expediente da Secretaria da Educação, tendo em vista o disposto no inciso

Leia mais

MOC 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

MOC 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA EIXO Macroação ATIVIDADES Compor a equipe técnica com experiências no trabalho de desenvolvimento de comunidade. Identificar

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR - RELATO DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 3ºANO NA EEEF ANTENOR NAVARRO

PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR - RELATO DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 3ºANO NA EEEF ANTENOR NAVARRO PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR - RELATO DA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 3ºANO NA EEEF ANTENOR NAVARRO OLIVEIRA, Khomar Tander s (Bolsista do PIBID) PAULINO, Jailson da Silva

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PINHAIS-PR: COMPARTILHANDO IDEIAS E IDEAIS

EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PINHAIS-PR: COMPARTILHANDO IDEIAS E IDEAIS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PINHAIS-PR: COMPARTILHANDO IDEIAS E IDEAIS Cordeiro, Juliana SEMED/Pinhais, vínculo efetivo, Pinhais, Paraná, Brasil juliana.cordeiro@pinhais.pr.gov.br

Leia mais

Projeto de Redesenho Curricular

Projeto de Redesenho Curricular AÇÕES DAS ESCOLAS PARTICIPANTES DO ProEMI COM TI Equipamentos midiáticos e tecnológicos adquiridos pelo PROEMI EE DONA ELISA DE COMPOS LIMA NOVELLI - DER ITARARÉ Objetivos Projeto de Redesenho Curricular

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1. Introdução Desnecessário discorrer sobre a importância da iniciação científica para a formação acadêmica e seus benefícios

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento Responsável: Psic. Juliana Cohen MANAUS/AM APRESENTAÇÃO O Núcleo de Apoio ao Acadêmico (NAA) da Faculdade La Salle/Manaus-AM, em consonância com a

Leia mais

Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa PNAIC 30/05/12

Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa PNAIC 30/05/12 Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa PNAIC 30/05/12 Alguns dados disponíveis sobre analfabetismo Objetivo e principais componentes Objetivo O PNAIC é um programa integrado cujo objetivo

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA JOÃO PAULO M. DE SOUZA MÔNICA SANTOS RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO RECIFE

Leia mais

Projeto Jornal Educativo Municipal

Projeto Jornal Educativo Municipal Estado de Goiás Prefeitura Municipal de Santa Bárbara de Goiás Secretaria Municipal da Educação Santa Bárbara de Goiás - GO Projeto Jornal Educativo Municipal Santa Bárbara de Goiás Janeiro/2013 Estado

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2012/2013 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057.

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2012/2013 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057. ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2012/2013 TIC@CIDADANIA Proposta de planos anuais 1.º Ciclo do Ensino Básico AEC TIC@CIDADANA Proposta de Plano Anual 2012/2013 1. Introdução A Divisão

Leia mais

PROJETO EDUCATIVO DE ESCOLA 2014-2017

PROJETO EDUCATIVO DE ESCOLA 2014-2017 ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ AFONSO SEIXAL CÓDIGO 401481 Av. José Afonso Cavaquinhas Arrentela 2840 268 Seixal -- Tel. 212276600 Fax. 212224355 PROJETO EDUCATIVO DE ESCOLA 2014-2017 ABRIL DE 2014 Índice 1. Introdução

Leia mais

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Colégio Cenecista Dr. José Ferreira QUADRINHOS NA CIÊNCIAS Área de Concentração: Ciências Naturais Disciplina de Concentração: Ciências Professores: Maria José Lima, Polyana Noronha e Thaianne Lopes Uberaba

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais