DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO"

Transcrição

1 O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também a gestão escolar em seu âmbito Democrático. Compreender o papel do projeto político pedagógico (PPP), assim como o conceito de gestão democrática na escola publica é fundamental, pois vem sendo influenciado de maneira significativa pelas políticas publicas. A gestão democrática do projeto político pedagógico na escola publica vem sendo mencionada de maneira mais intensa pelos educadores desde que a lei nº 9394/96 entrou em vigor, que trouxe novos desafios à educação. No contexto escolar o projeto político pedagógico pode se configurar como uma importante ferramenta na construção uma cultura democrática, baseando se em autores como Bartinik (2011), Santiago (1997), Coutinho (200, p.20), Vieira (2005) e Veiga (2002). Percebemos que o PPP é um instrumento fundamental para a escola podendo oferecer caminhos para podermos vivenciar uma escola democrática, porém não se pode pensar numa escola que procure a qualidade de ensino sem construir e vivenciar de maneira coletiva o projeto político pedagógico. Palavras Chave: Projeto político pedagógico; Gestão democrática na educação pública. Introdução Um dos aspectos mais relevantes das políticas educacionais é o modelo de gestão que deve ser aplicado nas escolas. Essa política determina que as escolas de educação básica devem adotar o modelo de gestão democrática, tendo como princípio fundamental a participação que é visualizada na (Lei n.º 9.394/96). Porém, são poucas as escolas brasileiras são administradas com base nesse princípio, que é um instrumento propício para a gestão democrática, participativa, na escola que é o Projeto Político-Pedagógico (PPP).

2 O presente artigo apresenta o trabalho de investigação desenvolvido por outros artigos e dissertações, cujos temas são: Gestão democrática, Projeto político pedagógico na construção de uma escola e a gestão da educação e a produtividade da escola pública. Este trabalho tem o tema O projeto político pedagógico como instrumento de gestão democrática no ensino público, escolhi por compreender a importância de uma gestão democrática com a utilização do projeto político pedagógico (PPP) e sua prática, que é elemento fundamental para a construção de uma escola democrática. Este tema é de fundamental importância, visto que o PPP sempre deverá ser uma construção coletiva já que é um instrumento democrático das práticas da escola. A gestão democrática compreendida segundo Bartinik (2011), Como elemento de contra hegemonia em face da implantação direta e crítica dos princípios e métodos da administração geral na gestão e organização da escola. Assim, apresenta se como importante instrumento o projeto pedagógico da escola. Baseando se em Santiago (1997) entendemos o PPP não como mera formalidade, mas como processo de tomada de decisões para nortear a prática escolar e, para Veiga (2002), o PPP busca um rumo, uma direção, apresentando se como um documento uma identidade da escola e deve ser instrumento de democratização desde sua construção até sua efetivação. Projeto político pedagógico O projeto político pedagógico (ou Projeto Educativo) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define de maneira clara a ação educativa que se deseja realizar. É um instrumento teórico metodológico para a intervenção e mudança da realidade educativa. É elemento de organização e integração da atividade prática da instituição no processo de transformação escolar. O projeto Educativo é claramente um documento de planificação escolar que se caracteriza do seguinte modo: de longo prazo quanto a sua duração, integral quanto a sua amplitude na medida em que abrange todos os aspectos da realidade escolar, flexível e aberto; democrático porque elaborado de forma participativa e resultado de consensos. ( Diogo, 1998). O projeto político pedagógico envolve também uma construção coletiva de conhecimento, onde faz parte toda a comunidade escolar para resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento da educação escolar. Projeto político pedagógico como elemento articulador de gestão democrática

3 A LDB estabelece uma prescrição legal de confiar à escola a responsabilidade de elaborar, executar e avaliar seu projeto pedagógico. Ela prevê que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. Nessa perspectiva, a escola deve assumir como uma de suas tarefas pensar sobre a sua intenção educativa. O projeto político pedagógico define a identidade da escola e indica caminhos para que se possa ser garantida aos alunos uma educação de qualidade. Este documento, ao se constituir por meio de um processo participativo de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que cuide dos conflitos e das contradições, buscando eliminar as relações competitivas e autoritárias (Veiga, 2004, p. 38). Oliveira (2006) esclarece que a partir do conceito de gestão como administração e organização, podese dizer que gestão democrática e projeto político pedagógico são temas intimamente entrelaçados e complexos. Dessa forma, não é possível construir um projeto político pedagógico coletivo sem a efetivação de uma gestão democrática, ao contrário, é pela gestão democrática que se constrói um projeto participativo. Assim, todo planejamento da escola tem que ser subsidiado pela realidade escolar. Pelo projeto político pedagógico se define, então, o modelo de cidadão que se quer para os alunos e professores. Pimenta (1991, p.79) afirma que o projeto político pedagógico resulta da construção coletiva dos atores da educação escolar. Ele é a tradução que a escola faz de suas finalidades, a partir das necessidades que lhe estão colocadas, com o pessoal, assim como: professores, alunos, equipe pedagógica e pais de alunos com os recursos de que se dispõe, mas para isso deve se ter o comprometimento de toda a equipe escolar envolvendo as ideias e propostas sugeridas. Verifica-se, assim, que a elaboração do projeto político pedagógico deve contar com o envolvimento de toda a comunidade escolar, promovendo uma efetiva gestão democrática, destacando a autonomia e a participação de todos os envolvidos no âmbito escolar em busca de promover o ensino-aprendizagem de seus alunos. Gestão democrática e participativa na educação básica Partindo do conceito de gestão democrática como uma prática participativa e de tomada de decisão, é possível relacioná-lo com a atividade de impulsionar uma organização a atingir seus objetivos, cumprir sua função, desempenhar seu papel (Ferreira, 2008).

4 A gestão democrática da escola pública, entendida como a participação da comunidade, a partir da autonomia e da descentralização administrativa, ganhou ênfase nas políticas educacionais no Brasil, a partir da década de 1990, especialmente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº /96. Propõe-se, como principais instrumentos de gestão escolar democrática, a criação dos conselhos e grêmios estudantis, a elaboração do projeto político pedagógico no âmbito interno, a escolha direta de diretores, dentre outros (Carvalho et al, 2008). A LDB, em seus artigos 14 e 15, apresentam as seguintes determinações: Os artigos da LDB dispõem que a gestão democrática do ensino público na educação básica, oferece certa autonomia às unidades federadas para definirem em sintonia com suas especificidades formas de operacionalização da gestão, com a participação dos profissionais da educação envolvidos e de toda a comunidade escolar (Vieira, 2005). Dessa forma, cabe aos membros das instituições de ensino fazerem valer os seus papéis de gestores no âmbito escolar, com responsabilidade e comprometimento. Coutinho (2000, p. 20) afirma que a democracia é o regime que assegura a igualdade, a participação coletiva de todos na apropriação dos bens coletivamente criados. Nessa perspectiva, a democracia implica não apenas em igualdade política, mas também em igualdade de condições de vida para todos, Pode-se dizer que pensar a democratização da gestão educacional implica compreender a cultura escolar e seus processos. Metodologia O trabalho buscou analisar o projeto político pedagógico como instrumento que expressa à gestão democrática da escola, assim como se faz necessário o envolvimento de todos na elaboração deste documento de disseminação da gestão democrática na escola e que o comprometimento deve ser de todos, assim como: alunos, pais, funcionários,professores e direção escolar nas questões relacionadas ao contexto escolar. Os fundamentos de nossa pesquisa a partir de alguns autores como Santiago e Veiga que trazem uma perspectiva teórica sobre o projeto político pedagógico e suas implicações no espaço escolar. Utilizou se também autor como Bartnik, que traz aspecto de uma gestão democrática no cotidiano escolar. Já Santiago apresenta a noção de democratização da escola envolvendo desde a prática de uma gestão participativa até o processo e permanência dos alunos à escola.

5 Conclusão O Projeto Político-Pedagógico é o instrumento que propicia a organização e a participação da comunidade escolar. Por meio de sua construção se busca, de forma coletiva e democrática, a discussão dos problemas da escola e suas possíveis soluções. Isso é imprescindível para que cada unidade escolar levante suas dificuldades e potencialidades discutindo seus problemas e procurando soluções dentro de sua realidade. Nas palavras de Vasconcellos, o PPP é o processo que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar (2002, p.169). A participação da comunidade escolar na elaboração, implementação e avaliação do PPP é determinada pela lei que define o modelo de gestão democrática para as escolas públicas de educação básica. Contudo, a gestão democrática do PPP, embora já tenha sido incorporada teoricamente por grande parte dos profissionais da educação, ainda não se constitui uma práxis. O processo de gestão democrática ainda se constitui mais como um desafio do que prática, pois caminha a passos lentos nas escolas públicas, que sentem grande dificuldade de fazer com que o PPP venha a ser efetivamente o norteador das ações pedagógicas. E não se pode pensar em uma escola que busque a qualidade de ensino sem que construa e vivencie coletivamente o Projeto Político-Pedagógico, que é um instrumento de expressão de gestão democrática escolar. A construção de um PPP ocorre de maneira coletiva que é a primeira impressão de que realmente exista uma gestão democrática na escola.

6 REFERÊNCIAS BRASIL. Constituição Federal. Brasília: DOU, BRASIL. Lei n.º Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: FERREIRA, N. S. C. Gestão democrática da educação: ressignificando conceitos e possibilidades. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, FERREIRA, N. S. C. Formação continuada e gestão da educação no contexto da cultura globalizada. In: FERREIRA, N. S. C. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.

A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Adriano Ribeiro¹ adrianopercicotti@pop.com.br Resumo: A gestão democrática do Projeto Político-Pedagógico na escola

Leia mais

O processo de planejamento participativo da unidade escolar

O processo de planejamento participativo da unidade escolar O processo de planejamento participativo da unidade escolar Pedro GANZELI 1 Resumo: Nos últimos anos, com o avanço das políticas educacionais que postulam a descentralização, a gestão da unidade escolar

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA PRÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA, PR

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA PRÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA, PR PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA PRÁTICA EDUCACIONAL: ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA, PR Adriano Ribeiro (adrianopercicotti@pop.com.br)mestrando PPGE-PUCPR Ana Maria Eyng (ana.eyng@pucpr.br)

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO ADOTADA NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO ADOTADA NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO A RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO ADOTADA NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Maribel Manfrim Rohden PUCPR Ana Maria Eyng PUCPR Este trabalho apresenta a reflexão desenvolvida num projeto de

Leia mais

Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico, Diálogos Conceituais, Veiga e Vasconcellos.

Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico, Diálogos Conceituais, Veiga e Vasconcellos. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: DIÁLOGOS INTERCRUZADOS ENTRE VEIGA E VASCONCELLOS Laudicéa Vianei Cavalcante Caetano (UFAL) lauvianeicc@hotmail.com Elione Maria Nogueira Diógenes (UFAL) elionend@uol.com.br

Leia mais

A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA

A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA Shirlei de Souza Correa - UNIVALI 1 Resumo: No contexto educacional pode-se considerar a gestão escolar como recente, advinda das necessidades

Leia mais

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR 1

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR 1 O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR 1 Janete Maria Lins de Azevedo 2 Falar sobre o projeto pedagógico (PP) da escola, considerando a realidade educacional do Brasil de hoje, necessariamente

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: REALIDADE OU ILUSÃO?

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: REALIDADE OU ILUSÃO? PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: REALIDADE OU ILUSÃO? Daniella Brito de Oliveira Cotrim¹, Luciana Maria Pereira Rocha², Viviane Silva Santos Malheiros³, Kalyanne Pereira de Oliveira 4 1 Discente do curso de

Leia mais

O ESTADO DA ARTE DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO A PARTIR DA DECADA DE 1990

O ESTADO DA ARTE DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO A PARTIR DA DECADA DE 1990 O ESTADO DA ARTE DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO A PARTIR DA DECADA DE 1990 BATISTA, Keila Cristina (UNIOESTE) ZANARDINI, Isaura Monica Souza (Orientadora/UNIOESTE) Pelas leituras realizadas para a elaboração

Leia mais

GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Ana Paula Martins Costa Graduanda de Pedagogia- UEPB Aline Carla da Silva Costa - Graduanda de Pedagogia- UEPB

Leia mais

UMA TRAJETÓRIA DEMOCRÁTICA: das habilitações à coordenação pedagógica

UMA TRAJETÓRIA DEMOCRÁTICA: das habilitações à coordenação pedagógica UMA TRAJETÓRIA DEMOCRÁTICA: das habilitações à coordenação pedagógica Shirleiscorrea@hotmail.com A escola, vista como uma instituição que historicamente sofreu mudanças é apresentada pelo teórico português

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO REFERENCIAL TEÓRICO PRODUZIDO ENTRE OS ANOS DE 1990 E 2008

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO REFERENCIAL TEÓRICO PRODUZIDO ENTRE OS ANOS DE 1990 E 2008 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO REFERENCIAL TEÓRICO PRODUZIDO ENTRE OS ANOS DE 1990 E 2008 Keila Cristina Batista 1 Introdução As discussões sobre o Projeto Político-Pedagógico

Leia mais

3.3. Conselho escolar e autonomia: participação e democratização da gestão administrativa, pedagógica e financeira da educação e da escola

3.3. Conselho escolar e autonomia: participação e democratização da gestão administrativa, pedagógica e financeira da educação e da escola 3.3. Conselho escolar e autonomia: participação e democratização da gestão administrativa, pedagógica e financeira da educação e da escola João Ferreira de Oliveira - UFG Karine Nunes de Moraes - UFG Luiz

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DEPENDE DA OUSADIA DOS SEUS AGENTES, DA OUSADIA DE CADA INSTITUIÇÃO EM ASSUMIR-SE COMO TAL, PARTINDO DA CARA QUE TEM, COM O SEU COTIDIANO E O SEU

Leia mais

Gestão Democrática na Escola

Gestão Democrática na Escola Gestão Democrática na Escola INTRODUÇÃO Porque é importante estudar o processo de gestão da educação? Quando falamos em gestão da educação, não estamos falando em qualquer forma de gestão. Estamos falando

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM DIREITO DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E UMA NECESSIDADE DA ESCOLA

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM DIREITO DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E UMA NECESSIDADE DA ESCOLA 980 GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM DIREITO DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E UMA NECESSIDADE DA ESCOLA Claudia Pereira de Pádua Sabia, Cláudio Roberto Brocanelli, Márcia Parpinéli Moro Garcia Universidade

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: vivências e experiências

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: vivências e experiências O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: vivências e experiências Hayana Crislayne Benevides da Silva Graduanda de Pedagogia UEPB Hayana_benevides@yahoo.com.br Erlane Garcia Ferraz Graduanda de

Leia mais

A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA E SEU PAPEL EMANCIPATÓRIO NA NOVA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA E SEU PAPEL EMANCIPATÓRIO NA NOVA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA E SEU PAPEL EMANCIPATÓRIO NA NOVA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO Maria Aldenires de Sousa Lima NIEPSEF-NÚCLEO INTERINSTITUCIONAL E INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES E LIMITES

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES E LIMITES Antônio Cabral Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil cabranl@ufrnet.br Maria Doninha de Almeida Universidade

Leia mais

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO MECANISMO PARA UMA EFETIVA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO MECANISMO PARA UMA EFETIVA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO MECANISMO PARA UMA EFETIVA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA Arlete Moura de O. Cabral Universidade Estadual do Ceará - UECE arlete.cabral@oi.com.br Numa perspectiva

Leia mais

Revista Especial de Educação Física Edição Digital v. 3, n. 1, novembro 2006.

Revista Especial de Educação Física Edição Digital v. 3, n. 1, novembro 2006. UM ENSAIO SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO NO COTIDIANO ESCOLAR: A CONEXÃO QUE FALTA. Noádia Munhoz Pereira Discente do Programa de Mestrado em Educação PPGE/FACED/UFU - noadia1@yahoo.com.br Resumo O presente

Leia mais

UMA CONSTRUÇÃO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA/PARTICIPATIVA NO ÂMBITO ESCOLAR

UMA CONSTRUÇÃO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA/PARTICIPATIVA NO ÂMBITO ESCOLAR UMA CONSTRUÇÃO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA/PARTICIPATIVA NO ÂMBITO ESCOLAR Neiva Maestro 1 A participação, sem dúvida, é o principal meio de se assegurar a gestão da escola que se quer democrática. Deve possibilitar

Leia mais

O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO: REVISANDO CONCEITOS PARA MUDAR CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO: REVISANDO CONCEITOS PARA MUDAR CONCEPÇÕES E PRÁTICAS O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO: REVISANDO CONCEITOS PARA MUDAR CONCEPÇÕES E PRÁTICAS Maria Adelia Teixeira Baffi Petrópolis, 2002. Pedagoga - PUC-RJ. Mestre em Educação - UFRJ Doutoranda em Pedagogia Social

Leia mais

Palavras-chave: Centralização de poder. Gestão democrática. Conselhos Escolares.

Palavras-chave: Centralização de poder. Gestão democrática. Conselhos Escolares. CONSELHOS ESCOLARES: (DES) CENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR? Gabriele Maier 1 Natália Von Ende Cardias 2 Sueli Menezes Pereira 3 Resumo: Com a aprovação da Lei da Gestão Escolar Democrática Municipal de

Leia mais

Dalriliane Schultz Josilda Silva Juliana Turibio Maria Nhyara Fernanda K. Halila Cecilia Hauresko

Dalriliane Schultz Josilda Silva Juliana Turibio Maria Nhyara Fernanda K. Halila Cecilia Hauresko O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA: ANALISE DOS PPP DO COLÉGIO ESTADUAL PADRE CHAGAS E COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DA PALMEIRINHA, PELO PIBID- GEOGRAFIA 1 Resumo: Dalriliane Schultz Josilda Silva Juliana

Leia mais

Palavras-chave: Gestão. Participação. Escola pública. Introdução

Palavras-chave: Gestão. Participação. Escola pública. Introdução DEMOCRATIZANDO A GESTÃO: DO PROJETO PEDAGÓGICO AO CONSELHO ESCOLAR Maria da Salete Barboza de Farias Universidade Federal da Paraíba CE/UFPB runasluz@gmail.com Kátia Valéria Ataíde e Silva PPGE/UFPB kavaleria@bol.com.br

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PEDRO ARAÚJO NETO Ensino Fundamental e Médio PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO

COLÉGIO ESTADUAL PEDRO ARAÚJO NETO Ensino Fundamental e Médio PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO Secretaria de Estado da Educação Estado do Paraná Núcleo Regional de Educação de União da Vitória COLÉGIO ESTADUAL PEDRO ARAÚJO NETO Ensino Fundamental e Médio Rua Presidente Kennedy, 200 Fone: (42) 3552

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA Sinara Mota Neves Maristela Lage Alencar Rosa Maria Rebouças da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CEARÁ sinaramota@yahoo.com.br

Leia mais

Orientações para o Projeto Político Pedagógico PPP

Orientações para o Projeto Político Pedagógico PPP Orientações para o Projeto Político Pedagógico PPP Pensar e construir o Projeto Político-Pedagógico é refletir, numa primeira instância, sobre questões fundamentais que assegurem uma visão de totalidade

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, UM DESAFIO INOVADOR NO AMBIENTE ESCOLAR.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, UM DESAFIO INOVADOR NO AMBIENTE ESCOLAR. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, UM DESAFIO INOVADOR NO AMBIENTE ESCOLAR. Tineu Maia D. 1, Thomaz, R.A.M 2, Leite T. F 3, Andrade L. E 4., PAULA, M. T. D 5 1 UNIVAP/ IP&D/Mestrado Bioengenharia/Av. Shishima

Leia mais

A GESTÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

A GESTÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL A GESTÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL Resumo CORREIA, Vanessa Adriane PUCPR vanessaadriane@bol.com.br VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski PUCPR alboni@alboni.com

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO UMA PROPOSTA EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA

A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO UMA PROPOSTA EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO UMA PROPOSTA EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA Maria Cleonice Soares (Aluna da Graduação UERN) 1 Kátia Dayana de Avelino Azevedo (Aluna da Graduação UERN) 2 Silvia

Leia mais

The Public Politics and Its Contributions To The Process Management Education

The Public Politics and Its Contributions To The Process Management Education As Políticas Públicas e As Suas Contribuições Para o Processo da Gestão Escolar The Public Politics and Its Contributions To The Process Management Education Elizangela Silva de Sousa Moura 1 Maria das

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS PAULISTAS: ANÁLISE CRÍTICO PROPOSITIVA

A IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS PAULISTAS: ANÁLISE CRÍTICO PROPOSITIVA Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 568 A IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS PAULISTAS: ANÁLISE CRÍTICO

Leia mais

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO PARA IMPLANTAR UMA MUDANÇA EDUCACIONAL

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO PARA IMPLANTAR UMA MUDANÇA EDUCACIONAL O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO PARA IMPLANTAR UMA MUDANÇA EDUCACIONAL Sônia Regina Brum Pinheiro [soniarbp@yahoo.com.br) Eduardo A. Terrazzan [eduterrabr@yahoo.com.br] Universidade Federal

Leia mais

IMPLICAÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR COMO GARANTIA DAS RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO E DE SUCESSO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM

IMPLICAÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR COMO GARANTIA DAS RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO E DE SUCESSO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM 1 IMPLICAÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR COMO GARANTIA DAS RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO E DE SUCESSO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM 1. INTRODUÇÃO AUTORA: CELEIDA BELCHIOR GARCIA CINTRA PINTO Centro Universitário

Leia mais

ANALISE DA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO DOM PEDRO II 1

ANALISE DA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO DOM PEDRO II 1 ANALISE DA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO DOM PEDRO II 1 Eduarda Nicola 2 Gabriela Geron³ INTRODUÇÃO A gestão democrática escolar está prevista na

Leia mais

O DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E INDICADORES DE QUALIDADE

O DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E INDICADORES DE QUALIDADE O DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E INDICADORES DE QUALIDADE Alessandra Garcia Campos de Aguiar 1 alessandracampeche@gmail.com Melissa Weber de Oliveira

Leia mais

O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E O PAPEL DO COORDENADOR ENQUANTO MEDIADOR NESTE ATO POLÍTICO

O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E O PAPEL DO COORDENADOR ENQUANTO MEDIADOR NESTE ATO POLÍTICO O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E O PAPEL DO COORDENADOR ENQUANTO MEDIADOR NESTE ATO POLÍTICO CORRÊA, Shirlei de Souza (UNIVALI) GESSER, Verônica (UNIVALI) Introdução O presente trabalho configura-se como um

Leia mais

Algumas contribuições para a construção do projeto político pedagógico na escola 1

Algumas contribuições para a construção do projeto político pedagógico na escola 1 FALA PEDAGOGIA Algumas contribuições para a construção do projeto político pedagógico na escola 1 Daniela Erani Monteiro Will O Projeto Político Pedagógico (PPP), há alguns anos, está na pauta de discussões

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR Alex Vieira da Silva 1 RESUMO O presente artigo pretende discutir os princípios da gestão democrática no contexto educacional, visando perceber

Leia mais

ESCOLA E EFETIVAÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

ESCOLA E EFETIVAÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA KilviaKely Liberato da Costa¹ Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba Campus III kikakil@hotmail.com Bruna Gisele Aquino de Brito² Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual

Leia mais

REFLEXÕES ACERCA DO PROJETO DE EDUCAÇÃO DE CARÁTER EMANCIPADOR Jéssica de Lourdes Preti 1 Soraia Kfouri Salerno 2 Elaine Vieira 3

REFLEXÕES ACERCA DO PROJETO DE EDUCAÇÃO DE CARÁTER EMANCIPADOR Jéssica de Lourdes Preti 1 Soraia Kfouri Salerno 2 Elaine Vieira 3 1 REFLEXÕES ACERCA DO PROJETO DE EDUCAÇÃO DE CARÁTER EMANCIPADOR Jéssica de Lourdes Preti 1 Soraia Kfouri Salerno 2 Elaine Vieira 3 Resumo Ainda nos dias atuais é possível notar um distanciamento das práticas

Leia mais

A Gestão Democrática como instrumento de transformação das Práticas Escolares

A Gestão Democrática como instrumento de transformação das Práticas Escolares UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR (EaD) A Gestão Democrática como instrumento de transformação das Práticas Escolares Profª Drª Maria Auxiliadora Maués de L. Araujo

Leia mais

O que é o projeto político-pedagógico (PPP)

O que é o projeto político-pedagógico (PPP) O que é o projeto político-pedagógico (PPP) 1 Introdução O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Saiba como elaborar esse documento. sobre ele: Toda escola tem

Leia mais

OS DIRETORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PRESIDENTE PRUDENTE SP E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ESCOLA PÚBLICA E SUA ATUAÇÃO

OS DIRETORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PRESIDENTE PRUDENTE SP E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ESCOLA PÚBLICA E SUA ATUAÇÃO Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 1022 OS DIRETORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PRESIDENTE PRUDENTE SP E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ESCOLA PÚBLICA

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA: A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA PARTICIPATIVA

GESTÃO DEMOCRÁTICA: A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA PARTICIPATIVA GESTÃO DEMOCRÁTICA: A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA PARTICIPATIVA Fernanda Lucianne da Silva Graduanda de Pedagogia UERN/CAMEAM Taysa Kelly da Silva Graduanda de Pedagogia UERN/CAMEAM Ciclene

Leia mais

PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado I OBJETIVOS

PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado I OBJETIVOS UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado I Código da Disciplina: Obrigatória: Sim Eletiva: Não Carga Horária Semestral: 90 Número de Créditos: 03 Pré-requisito:

Leia mais

Neste sentido, a educação um fator importante para a formação intelectual e moral dos indivíduos, sobretudo, deve despertar novos rumos de

Neste sentido, a educação um fator importante para a formação intelectual e moral dos indivíduos, sobretudo, deve despertar novos rumos de O PAPEL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA FRENTE À GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: FORTALECIMENTO DO PROCESSO EDUCATIVO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICIPIO DE GLÓRIA DO GOITÁ/ PE Valdemira Pereira Canêjo Universidade

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA Disciplina: ESTÁGIO I Carga Horária: 90h Teórica: Prática: 80h Semestre: 2013.2 Professora: Claudia Mara Soares

Leia mais

1. Justificativa. 2. Objetivos. 2.1. Objetivo Geral

1. Justificativa. 2. Objetivos. 2.1. Objetivo Geral 1. Introdução A gestão democrática é de suma importância para o desenvolvimento da rede pública de ensino tendo papel decisivo na vida das comunidades e no processo de emancipação dos cidadãos, pois como

Leia mais

Estudos do Trabalho. Ano VII Número 14 2014 Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org

Estudos do Trabalho. Ano VII Número 14 2014 Revista da RET Rede de Estudos do Trabalho www.estudosdotrabalho.org O PEDAGOGO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS INSTÂNCIAS COLEGIADAS NA ESCOLA SILVA, Maria Ruth Sartori da 1 LEITE, Sandra Regina Mantovani 2 MARQUES, Emanuely Fernanda 3 RESUMO Partindo da

Leia mais

A RELEVÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

A RELEVÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL A RELEVÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL Magno da Nóbrega Lisboa UEPB RESUMO: O presente artigo consiste em uma pesquisa acerca da relevância da gestão democrática e participativa

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO 1

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO 1 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO 1 Sandra M. Zákia L. Sousa 2 As demandas que começam a ser colocadas no âmbito dos sistemas públicos de ensino, em nível da educação básica, direcionadas

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU111 DISCIPLINA: POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA: Estudo da natureza

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Democracia. Gestão escolar democrática. Projeto Político- Pedagógico.

PALAVRAS-CHAVE: Democracia. Gestão escolar democrática. Projeto Político- Pedagógico. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO MECANISMO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA George Eduardo Ferreira de MESQUITA Aluno do curso de Pedagogia/CAMEAM/UERN george.mesquita@yahoo.com.br Profª.

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Gestão escolar democrática. Gestão

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E PPP: ANÁLISE AOS EIXOS FILOSÓFICOS FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO DA ROTINA ESCOLAR

GESTÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E PPP: ANÁLISE AOS EIXOS FILOSÓFICOS FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO DA ROTINA ESCOLAR GESTÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E PPP: ANÁLISE AOS EIXOS FILOSÓFICOS FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO DA ROTINA ESCOLAR Adreana Dulcina Platt Professor Adjunto e Orientador - Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado II

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado II UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE PROGRAMA Disciplina: Estágio Supervisionado II Obrigatória: Sim Código da Disciplina: Carga Horária Semestral: 90 Número de Créditos: 03 Eletiva: Não Pré-requisito: Profa:

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: CONSELHO ESCOLAR; GESTÃO DEMOCRÁTICA; FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO.

PALAVRAS-CHAVE: CONSELHO ESCOLAR; GESTÃO DEMOCRÁTICA; FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO. O CONSELHO ESCOLAR COMO COMPONENTE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO Sheila Beatriz Fernandes 1 Priscila Kaline Lima Costa 2 Gilberliane Mayara Andrade de Melo 3 RESUMO Este trabalho

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA GESTÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA ESTADUAL CATARINENSE: UMA VISÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA GESTÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA ESTADUAL CATARINENSE: UMA VISÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR 1 PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA GESTÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA ESTADUAL CATARINENSE: UMA VISÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR Daiana Silveira Colombo Dieter/UNESC; Antonio Serafim Pereira/UNESC Introdução Neste trabalho

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ALGUNS ELEMENTOS PARA ANÁLISE 1

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ALGUNS ELEMENTOS PARA ANÁLISE 1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ALGUNS ELEMENTOS PARA ANÁLISE 1 Introdução Ana Caroline De Oliveira Padilha 2 Andréia Florencio Eduardo 3 Débora Villetti Zuck 4 Márcia Sabina Rosa 5 Michely Pimentel 6 Sharon

Leia mais

Palavras-chave: Currículo, gestão em educação, planejamento estratégico.

Palavras-chave: Currículo, gestão em educação, planejamento estratégico. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM INSTRUMENTO PARA O GESTOR ESCOLAR DE ESCOLA PÚBLICA DALCORSO, Claudia Zuppini Pontifícia Universidade Católica- PUC/SP Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre o papel

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO SISTÊMICA E COMPLEXA 1

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO SISTÊMICA E COMPLEXA 1 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO SISTÊMICA E COMPLEXA 1 Jorge Antônio da Silva Sitó 2 Resumo: O artigo pretende refletir sobre a perspectiva do Projeto Político e Pedagógico de uma

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO ESCOLAR NO CURSO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO ESCOLAR NO CURSO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO ESCOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA: proposta de atualização do Projeto Político Pedagógico da escola pública Elisangela Mercado Universidade Federal de Alagoas elisangelamercado@gmail.com

Leia mais

A CONSTRUÇÃO POSSÍVEL DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESFORÇO COLETIVO

A CONSTRUÇÃO POSSÍVEL DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESFORÇO COLETIVO A CONSTRUÇÃO POSSÍVEL DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESFORÇO COLETIVO Mark Clark Assen de Carvalho UFAC markassen@yahoo.com.br Maria de Fátima Miranda de

Leia mais

A INSERÇÃO DA TEMÁTICA DOS DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO ESCOLAR: possibilidades em jogo

A INSERÇÃO DA TEMÁTICA DOS DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO ESCOLAR: possibilidades em jogo 1 A INSERÇÃO DA TEMÁTICA DOS DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO ESCOLAR: possibilidades em jogo Juliana Alves da Silva 1 Elione Maria Nogueira Diógenes 2 EIXO TEMÁTICO 14: Educação, Sexualidade e Direitos Humanos

Leia mais

O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Susimara Santade

O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Susimara Santade 1106 O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Susimara Santade Discente do Mestrado em Educação da UNOESTE. E-mail: susisantade@uol.com.br RESUMO O texto baseia-se numa pesquisa bibliográfica que

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

A GESTÃO ESCOLAR NO MUNDO DO COMPUTADOR E DA INTERNET: NOVOS RUMOS, GRANDES DESAFIOS. Resumo

A GESTÃO ESCOLAR NO MUNDO DO COMPUTADOR E DA INTERNET: NOVOS RUMOS, GRANDES DESAFIOS. Resumo A GESTÃO ESCOLAR NO MUNDO DO COMPUTADOR E DA INTERNET: NOVOS RUMOS, GRANDES DESAFIOS Marcelino Carvalho de Brito Filho (UFAL) marcelino.britto@bol.com.br Resumo O artigo tem por finalidade realizar um

Leia mais

Projeto Político Pedagógico. Web conferência 09/04/13 Assessoria Pedagógica Jane Carla Claudino Tosin

Projeto Político Pedagógico. Web conferência 09/04/13 Assessoria Pedagógica Jane Carla Claudino Tosin Projeto Político Pedagógico Web conferência 09/04/13 Assessoria Pedagógica Jane Carla Claudino Tosin Jane Carla Claudino Tosin Assessora Pedagógica 0800-725 3536 R.: 1171 jtosin@positivo.com.br O PPP define

Leia mais

UNIDADE 3 O QUE REPRESENTA PARA NÓS O PPP? ÉTICA E LIBERDADE NA CONSTRUÇAO DA AUTONOMIA DA ESCOLA

UNIDADE 3 O QUE REPRESENTA PARA NÓS O PPP? ÉTICA E LIBERDADE NA CONSTRUÇAO DA AUTONOMIA DA ESCOLA UNIDADE 3 O QUE REPRESENTA PARA NÓS O PPP? ÉTICA E LIBERDADE NA CONSTRUÇAO DA AUTONOMIA DA ESCOLA Módulo 3 - Direitos Humanos e o Projeto Político Pedagógico da escola Objetivos: Nesta unidade vamos discutir

Leia mais

Gestão escolar: revendo conceitos

Gestão escolar: revendo conceitos Gestão escolar: revendo conceitos Myrtes Alonso É um equívoco pensar que o desempenho da escola se expressa apenas nos resultados da aprendizagem obtidos nas disciplinas e que é fruto exclusivo do trabalho

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE DICIONÁRIO

CONSELHO DE CLASSE DICIONÁRIO CONSELHO DE CLASSE O Conselho de Classe é um órgão colegiado, de cunho decisório, presente no interior da organização escolar, responsável pelo processo de avaliação do desempenho pedagógico do aluno.

Leia mais

A construção da cidadania e de relações democráticas no cotidiano escolar

A construção da cidadania e de relações democráticas no cotidiano escolar A construção da cidadania e de relações democráticas no cotidiano escolar Ulisses F. Araújo * * Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades. 1 Um dos objetivos

Leia mais

POLITICA E GESTÃO EDUCACIONAL: A FORMAÇÃO CONTINUADA E A GESTÃO DEMOCRATICA

POLITICA E GESTÃO EDUCACIONAL: A FORMAÇÃO CONTINUADA E A GESTÃO DEMOCRATICA 4. Formação e valorização de profissionais da educação POLITICA E GESTÃO EDUCACIONAL: A FORMAÇÃO CONTINUADA E A GESTÃO DEMOCRATICA Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima glauci.lima@hotmail.com PPGE/UNIR.

Leia mais

O que é planejamento?

O que é planejamento? PLANEJAMENTO E AÇÃO A DOCENTE DIDÁTICA Profa. Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva 2005 O que é planejamento? Termo muito ambíguo. Busca equilíbrio entre meios e fins É um processo de tomada de decisão

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

PROJETO PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROJETO PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO APRESENTAÇÃO O Projeto Político Pedagógico da Escola foi elaborado com a participação da comunidade escolar, professores e funcionários, voltada para a

Leia mais

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O MUNDO DO TRABALHO

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O MUNDO DO TRABALHO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O MUNDO DO TRABALHO Maria Christine Berdusco Menezes Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí O modelo de gestão democrática na educação

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU

CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU Pós-graduação: Educação, Sociedade e Cultura/FURB Professor: Adolfo R. Lamar Silvana Schreiber RESUMO

Leia mais

O SIGNIFICADO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE

O SIGNIFICADO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE O SIGNIFICADO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE Lilian Kemmer Chimentão Resumo O presente estudo tem como objetivo a compreensão do significado e da importância da formação continuada docente para o exercício

Leia mais

Diretrizes Pedagógicas e Programa Municipal de Educação Ambiental

Diretrizes Pedagógicas e Programa Municipal de Educação Ambiental Diretrizes Pedagógicas e Programa Municipal de Educação Ambiental GOVERNO DO ESTADO DE SÃO APULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIRETRIZES PEDAGÓGICAS O que se espera

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FUNÇÃO DO PEDAGOGO NA GESTÃO ESCOLAR E NA GESTÃO EDUCACIONAL

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FUNÇÃO DO PEDAGOGO NA GESTÃO ESCOLAR E NA GESTÃO EDUCACIONAL 165 CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FUNÇÃO DO PEDAGOGO NA GESTÃO ESCOLAR E NA GESTÃO EDUCACIONAL Gislaine Cristina Pavão Ivani Gonçalves Leite Graduadas em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá Resumo:

Leia mais

ENDOMARKETING COMO FATOR DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE

ENDOMARKETING COMO FATOR DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE ENDOMARKETING COMO FATOR DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE 1. INTRODUÇÃO Thiego Barros de Almeida Brandão Serviço Nacional de Aprendizagem

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PAPEL DOCENTE: PRESSUPOSTOS E PARADIGMAS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PAPEL DOCENTE: PRESSUPOSTOS E PARADIGMAS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PAPEL DOCENTE: PRESSUPOSTOS E PARADIGMAS Introdução Marcos Antônio de Carvalho Rosa (FCA) A educação é parte integrante do processo de formação do ser humano, contribuindo para

Leia mais

EDUCAÇÃO MUDANÇAS O QUE ESTÁ REFLETINDO NA ESCOLA?

EDUCAÇÃO MUDANÇAS O QUE ESTÁ REFLETINDO NA ESCOLA? EDUCAÇÃO MUDANÇAS O QUE ESTÁ REFLETINDO NA ESCOLA? Elisane Scapin Cargnin 1 Simone Arenhardt 2 Márcia Lenir Gerhardt 3 Eliandra S. C. Pegoraro 4 Edileine S. Cargnin 5 Resumo: Diante das inúmeras modificações

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E INCLUSÃO ESCOLAR: UM DIÁLOGO POSSÍVEL

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E INCLUSÃO ESCOLAR: UM DIÁLOGO POSSÍVEL PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E INCLUSÃO ESCOLAR: UM DIÁLOGO POSSÍVEL Rogério Drago Universidade Federal do Espírito Santo rogerio.drago@gmail.com Resumo: Trata-se de um estudo que tem como objetivo central

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DE SUAS ATRIBUIÇOES

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DE SUAS ATRIBUIÇOES UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA O COORDENADOR PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DE SUAS ATRIBUIÇOES Cursista: Hélia Pinto de Paiva Natividade- TO Novembro/ 2001

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DOCENTES DE ENFERMAGEM NUMA ABORDAGEM DAS POLÍTICAS DE SAÚDE.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DOCENTES DE ENFERMAGEM NUMA ABORDAGEM DAS POLÍTICAS DE SAÚDE. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DOCENTES DE ENFERMAGEM NUMA ABORDAGEM DAS POLÍTICAS DE SAÚDE. Lídia Dalgallo Zarpellon* Resumo: O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão da importância do envolvimento

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Suas atividades terão como horizonte a escola, de modo particular, a escola em que você atua!

Suas atividades terão como horizonte a escola, de modo particular, a escola em que você atua! PROJETO-INTERVENÇÃO O curso de formação de gestores escolares que estamos realizando orientase por dois eixos básicos: a) a educação compreendida como direito social a ser suprido pelo Estado; b) a gestão

Leia mais

Avaliação externa como instrumento da gestão do sistema de ensino: a adesão e os impasses para a busca de melhoria na educação

Avaliação externa como instrumento da gestão do sistema de ensino: a adesão e os impasses para a busca de melhoria na educação Avaliação externa como instrumento da gestão do sistema de ensino: a adesão e os impasses para a busca de melhoria na educação MOREIRA, Rozemeiry dos Santos Marques SORDI, Mara Regina Lemes de UNICAMP

Leia mais

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Autora: GASPAR, Magna Lúcia Furlanetto gasparzinha@seed.pr.gov.br Orientadora: LEVANDOVSKI, Ana Rita anarita.faficop@yahoo.com.br A

Leia mais

OFICINAS DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A AÇÃO DOCENTE

OFICINAS DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A AÇÃO DOCENTE OFICINAS DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A AÇÃO DOCENTE NASCIMENTO, Elaine Cristina Universidade Tecnológica Federal do Paraná AMORIM, Mário

Leia mais

PSICOLOGIA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: EVIDÊNCIAS DE UMA RELAÇÃO.

PSICOLOGIA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: EVIDÊNCIAS DE UMA RELAÇÃO. PSICOLOGIA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: EVIDÊNCIAS DE UMA RELAÇÃO. Betânia Maria Oliveira de Amorim UFCG betânia_maria@yahoo.com.br Polliany de Abrantes Silva UFCG pollianyabrantes_psico@hotmail.com

Leia mais

ANALÍSE REFLEXIVA DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO: ESCOLA FRANCISCO DE OLIVEIRA MELO.

ANALÍSE REFLEXIVA DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO: ESCOLA FRANCISCO DE OLIVEIRA MELO. ANALÍSE REFLEXIVA DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO: ESCOLA FRANCISCO DE OLIVEIRA MELO. Maria Rita da Silva (ritabion3@hotmail.com)¹ Maria Marta Nepomuceno Rodrigues (marta_macau2007@hotmail.com)¹ Licenciada

Leia mais

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO COLETIVA DO RUMO DA ESCOLA

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO COLETIVA DO RUMO DA ESCOLA PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: CONSTRUÇÃO COLETIVA DO RUMO DA ESCOLA Luís Armando Gandin Neste breve artigo, trato de defender a importância da construção coletiva de um projeto político-pedagógico nos espaços

Leia mais