RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO"

Transcrição

1 RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO Sala 7 Interdisciplinar EF I EMEF ANEXA AO EDUCANDÁRIO DOM DUARTE Professora Apresentadora: DANIELLE ROCHA Realização:

2 Justificativa Buscando uma atitude diferenciada nas intervenções da vida, a roda de conversa vem nos auxiliar a construir uma nova escola, com práticas diferentes e inovadoras, onde o estudante possa expressar-se, pensar o seu cotidiano, ouvir, ampliar sua empatia, melhorando as habilidades que favoreçam o diálogo e construindo uma nova relação com os conflitos.

3 Objetivo do Projeto Romper com a estrutura tradicional da escola e da sala de aula. Proporcionar um espaço efetivo de expressão e reflexão ao estudante. Favorecer a reflexão coletiva de conflitos e construir uma nova relação com os mesmos. Favorecer o olhar entre todos os participantes. Favorecer um espaço aconchegante, alegre e gostoso. Estabelecer uma rotina de diálogo favorecendo a compreensão e o fortalecimento de que sua fala deve ser um direito garantido na relação com a escola e com o mundo. Favorecer a habilidade da escuta Garantia de um espaço para todo e qualquer diálogo sobre os assuntos da escola Valorizar e favorecer a autonomia do estudante. Utilizar o espaço da roda para refletir e dialogar sobre preconceitos, conflitos físicos, disputas, bullying, vínculos, progressos, atividades novas e etc.

4 Público beneficiado diretamente? Ensino Fundamental 2º ano A 32 estudantes Quando foi realizado? Durante o ano letivo de 2014

5 Metodologia A roda de conversa é uma metodologia. Nesse caso é a metodologia usada para desenvolver o diálogo e a prática reflexiva das ações e repensar o tempo e o espaço na sala de aula, porém essa metodologia pode ser utilizada também em outros trabalhos e projetos.

6 Desenvolvimento As rodas de conversa desenvolvem-se todos os dias ao final da aula. Diariamente, as próprias crianças organizam a roda, arrumando os tapetes e as almofadas, eles fazem inscrição para falar levantando a mão e aguardam sua hora de falar. Os assuntos discutidos na roda são bem diversificados e variados: situações que ocorreram com eles dentro ou fora do ambiente escolar, algum acontecimento positivo ou negativo do dia, combinados da sala, organização de atividades diversas e passeios, leitura dos bilhetes da escola, relações interpessoais, assuntos da atualidade, assuntos relacionados a ética, e todo e qualquer assunto que se faça necessário discutir ou refletir, compartilhando medos, alegrias, raivas, felicitações e aprendendo a lidar com sentimentos.

7 Desenvolvimento Busco mediar a roda de uma forma ética, sempre ouvindo todos os envolvidos, evitando julgamentos e buscando junto alternativas coletivas, sempre que necessário. Primeiramente as rodas eram mais curtas, pois a atenção era difícil e gastávamos bastante tempo explicando os mecanismos de funcionamento da roda de conversa. Logo no início do ano também usamos o dispositivo da roda para fazer as leitura diárias. Assim sendo, começamos a fazer a roda no início do dia para a leitura diária e no final do dia para as rodas de conversa. Inicialmente fazíamos a roda no espaço externo para melhor acomodação.

8 Desenvolvimento Depois iniciamos as rodas dentro da sala. Aí os estudantes já possuíam uma melhor autonomia e já conseguiam afastar as mesas e cadeiras para fazermos a roda no centro da sala. Em seguida ganhamos da Parceiros da Educação nosso tapete e almofadas coloridos. Foi muito importante, pois agora ao organizar as turmas, estendemos os tapetes e as almofadas. Com isso, o processo de autonomia deles aumenta e se torna um ritual de cuidado com o momento da roda, além de ser mais confortável e aconchegante.

9 Recursos Utilizados Tapetes e almofadas.

10 Resultados Essa atividade não busca imediatamente um resultado. Busca uma mudança de atitude, uma atitude mais reflexiva e menos agressiva com as situações das relações e da vida e sabemos que isso não se constrói em apenas uma ano. Objetivamos que que o estudante utilize o diálogo e a reflexão durante toda a sua existência. Buscamos um resultado ao longo da vida e não ao final de cada bimestre, semestre e ou ano letivo. Apesar disso vejo um início de transformação nesse período da prática da roda. Muitos estudantes já conseguem verbalizar o que sentem e como se sentem em relação as coisas do cotidiano e as situações de conflitos. Muitos também já conseguem verbalizar situações fora do contexto escolar. Também já conseguem esperar melhor sua hora de falar.

11 Conclusões Sei que o trabalho de um ano é apenas um ano de muitos na vida deles. Busco com a roda de conversa construir a importância do diálogo para toda as situações da vida. Busco com a roda de conversa cristalizar a importância disto. Porém, fazemos o nosso melhor e garantimos o que é possível fazer mediante a realidade e as condições de trabalho na rede pública, rede que tanto trabalho e torço para uma melhora significativa. Essa é a minha contribuição para esse congresso: que a importância do diálogo e da prática da roda de conversa seja vista como importante e necessária para muitos educadores e em todas as escolas deste país.

12 Registros I.

13 Registros Inclua fotos se houver.

14 Obrigado!

15 AMIGOS LEITORES Sala 7 Interdisciplinar EF I E. E. PROF.ª FLORA STELLA Professoras Apresentadoras: Selma Alves de Souza Lima Danieli dos Reis Rezende Realização:

16 Justificativa Este projeto surgiu da necessidade de intensificar o trabalho de leitura com os alunos dos 5º anos, a fim de ampliar o repertório literário, tornando-os proficientes. Acreditamos que ler para o outro traz envolvimento, uma necessidade de dialogar com seus interesses, saberes, representações, atenção e empenho na leitura fluente. Ler em voz alta deve ser uma oportunidade a mais para ler, não uma situação escolar privilegiada ou de avaliação. Para que isto aconteça as situações de leitura em voz alta devem ser práticas carregadas de sentido, com propósitos claros e destinatários reais. D. Lerner (2001).

17 Objetivo do Projeto Desenvolver a leitura fluente, pois ler é muito mais do que decifrar mensagens e para tanto, torna-se necessário que seja feita com segurança e fluência. Ler para comunicar um texto a uma ou mais pessoas; Ler para praticar leitura em voz alta; Ler com entonação e compreensão; Desenvolver a capacidade de compartilhar com o ouvinte os efeitos que os textos produzem; Relacionar textos com outros já conhecidos; Revisar o acervo do ano escolar que ouvirá a leitura, utilizando critérios para escolha dos livros que serão lidos; Ler para o outro com a finalidade de encantar, deleitar.

18 Público beneficiado diretamente Ensino Fundamental I 5º ano Turma com 30 alunos Quando foi realizado De Agosto a Outubro de 2013

19 Metodologia Este Projeto utiliza diferentes treinamentos de leitura e foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa a leitura foi feita com gibis, na segunda foi realizada utilizando-se textos da esfera literária do acervo do 1º e do 5º ano. Durante o projeto buscou-se desenvolver o protagonismo do aluno, formando em determinadas atividades pares/grupos produtivos de leitura. Tendo como objetivo final uma leitura fluente e agradável para um amigo do primeiro ano.

20 PRIMEIRA ETAPA LEITURA DE GIBIS

21 Desenvolvimento Apresentação/explicação da proposta e desenvolvimento do Projeto Amigos Leitores para os alunos do 5º ano; Decisão democrática de quem queria participar ou não.

22 Atividade 1 : Escolha do gibi

23 Atividade 2: Leitura individual do gibi e escolha da história a ser lida para os alunos do 1º ano.

24 Atividade 3: Apresentação da proposta de leitura de para os alunos do 1º ano.

25 Atividade 4 : Os alunos do 5º ano decidiram que os alunos do 1º ano escolheriam o amigo leitor e no ato da escolha apresentaram o gibi

26 Atividades 5, 6 e 7: Ensaios de leitura Leitura da história escolhida para os pais ou parentes em casa; Leitura em dupla com a própria turma; Leitura em frente ao espelho.

27 Atividade 8: Leitura com crítica construtiva...

28 Atividade 9: Leitura para os alunos do 1º ano no local escolhido pelo aluno leitor: no pátio...

29 Na quadra...

30 No banco...

31 Atividade 10: Roda de conversa... relato dos alunos do 5º ano sobre a experiência da primeira etapa do projeto;

32 SEGUNDA ETAPA LEITURA DE LIVROS LITERÁRIOS

33 Atividade 1 : Roda de conversa sobre as histórias que ouviam dos livros /critérios de escolha de livro de histórias/manuseio e escolha do livro

34 Atividade 2 : Apresentação da história a ser lida, discutindo os critérios de leitura e se necessário indicações de livros e histórias.

35 Atividades 3 e 4: Ensaios de leitura Leitura pelo professor utilizando formas inadequadas de leitura, voltando assim na discussão sobre os critérios de leitura a serem utilizados e a utilização das estratégias de leitura. Leitura da história escolhida para os pais/parentes ou funcionário da escola.

36 Atividade 5: Confecção de regras para uma boa leitura

37 Atividade 6: Ensaio de leitura em dupla.

38 Atividade 7: Ensaio de leitura em grupos de quatro alunos para apreciação e críticas construtivas.

39 Atividade 8: Leitura para os alunos do 1º ano no local escolhido pelo aluno leitor.

40 Atividade 9: Escrita individual de relato

41 Recursos Utilizados Humano; Livros; Gibis; Cartolinas; Canetas coloridas; Lápis; Borracha; Caneta azul.

42 Resultados Notamos que os objetivos foram alcançados através da observação do empenho e desempenho dos alunos durante a realização do projeto e o relato escrito de cada um envolvido no processo.

43

44

45 Conclusões Este projeto apresentou uma outra dinâmica do trabalho pedagógico desenvolvido na escola De acordo com observação dos professores e relato dos próprios alunos, bem como relato de funcionários da escola, conclui-se que o projeto foi um sucesso Diante disto firmou-se a necessidade da aplicação do projeto envolvendo outros anos escolares de forma contínua nos anos posteriores.

46 Obrigado!

RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO

RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO Sala 7 Interdisciplinar EF I EMEF ANEXA AO EDUCANDÁRIO DOM DUARTE Professora Apresentadora: DANIELLE ROCHA Realização: Justificativa Buscando uma atitude

Leia mais

E. E. PROF.ª FLORA STELLA

E. E. PROF.ª FLORA STELLA AMIGOS LEITORES Sala 7 Interdisciplinar EF I E. E. PROF.ª FLORA STELLA Professoras Apresentadoras: Selma Alves de Souza Lima Danieli dos Reis Rezende Realização: Justificativa Este projeto surgiu da necessidade

Leia mais

Um Olhar sobre a Cultura dos Povos Indígenas do Brasil: o cotidiano das crianças E.E. Dr Luis Arrôbas Martins

Um Olhar sobre a Cultura dos Povos Indígenas do Brasil: o cotidiano das crianças E.E. Dr Luis Arrôbas Martins Um Olhar sobre a Cultura dos Povos Indígenas do Brasil: o cotidiano das crianças E.E. Dr Luis Arrôbas Martins Professor(es) Apresentador(es): Tatiane Cecilia da Silva Nardi Realização: Foco do Projeto

Leia mais

E.E. Professora Lurdes Penna Carmelo Sala 1/ Sessão 1

E.E. Professora Lurdes Penna Carmelo Sala 1/ Sessão 1 Debate Regrado - desenvolvendo a argumentação e promovendo o protagonismo dos alunos E.E. Professora Lurdes Penna Carmelo Sala 1/ Sessão 1 Professor Apresentador: Celina Aparecida Rodrigues Machado dos

Leia mais

E. E. PROFA. FLORA STELLA

E. E. PROFA. FLORA STELLA ATLETISMO Sala 2 Interdisciplinar EF I E. E. PROFA. FLORA STELLA Professoras Apresentadoras: NUBIA DO CARMO CORREDOR Realização: Justificativa Conhecer o atletismo como esporte e algumas das suas modalidades;

Leia mais

ZOO POÉTICO CEI DULCE DE FARIA MARTINS MIGLIORINI. Professor(es) Apresentador(es): GESLIANE PRATAVIEIRA. Realização:

ZOO POÉTICO CEI DULCE DE FARIA MARTINS MIGLIORINI. Professor(es) Apresentador(es): GESLIANE PRATAVIEIRA. Realização: ZOO POÉTICO CEI DULCE DE FARIA MARTINS MIGLIORINI Professor(es) Apresentador(es): GESLIANE PRATAVIEIRA Realização: Foco do Projeto Proporcionar o contato sistemático dos alunos com o gênero poema, auxiliando

Leia mais

GESTÃO DA APRENDIZAGEM: Conselho Participativo Escola Estadual João XXIII

GESTÃO DA APRENDIZAGEM: Conselho Participativo Escola Estadual João XXIII GESTÃO DA APRENDIZAGEM: Conselho Participativo Escola Estadual João XXIII Professor(es) Apresentador(es): Kátia Regina Mazeto Rodrigues Gilmara Aparecida Canciani Realização: Foco do Projeto O conselho

Leia mais

Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas!

Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas! Muito além de entrevista e cartas... Sonhando com a maior de todas as surpresas! Sala 6 Língua Portuguesa EF I E. E. Professora Zenaide Avelino Maia Professora Apresentadora: Susan Regina Veshagem Quarenta

Leia mais

Ler além da sala de aula. Prof.ª Marcia Regina Malfatti Pedro Emeief Carlos Drummond de Andrade

Ler além da sala de aula. Prof.ª Marcia Regina Malfatti Pedro Emeief Carlos Drummond de Andrade Ler além da sala de aula Prof.ª Marcia Regina Malfatti Pedro Emeief Carlos Drummond de Andrade Nossa conversa de hoje... Para que serve o Livro e a Leitura Ampliando e Aprendendo Organizando Ideias, superando

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO http://mariaotilha.com/acesso em 03/03/16 http://dicasderoteiro.com/acesso em 03/03/16 http://flaviamelissa.com.br/acesso

Leia mais

DIREITO HUMANOS NO MAX

DIREITO HUMANOS NO MAX DIREITO HUMANOS NO MAX Sala 11 Temas Diversos EF II Integral EE CARLOS MAXIMILIANO Professores Apresentadores: Alexsandro Pereira Alan Peitl Realização: Justificativa Desenvolver o melhor aproveitamento

Leia mais

O RIZZINI EM FAVOR DA PAZ

O RIZZINI EM FAVOR DA PAZ O RIZZINI EM FAVOR DA PAZ EMEF: Carlos de Andrade Rizzini 2011 PROJETO O RIZZINI EM FAVOR DA PAZ Ano de 2011. Professora responsável: Renilda Duraes Viana EMEF: Carlos de Andrade Rizzini Tempo de duração:

Leia mais

Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro

Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro Professor(es) Apresentador(es): Tatiana Yukie Nakamoto Elenice Fernandes Realização: Foco do Projeto A cultura circense foi trazida para o contexto escolar

Leia mais

Leitura na Biblioteca

Leitura na Biblioteca Leitura na Biblioteca Sala 4 Língua Portuguesa E.E. Profa. Flávia Vizibelli Pirró Professor(es) Apresentador(es): Maria Eugênia Pozza Realização: Justificativa Inicialmente este projeto surgiu como proposta

Leia mais

Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel

Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel Professor(es) Apresentador(es): Plinio de Oliveira Macedo Junior Realização: Foco do Projeto O fazer teatral é uma ferramenta pedagógica de grande

Leia mais

SEQUÊNCIA DE FIGURAS

SEQUÊNCIA DE FIGURAS SEQUÊNCIA DE FIGURAS Sala 1 Matemática EF I EMEF JOSÉ CRUZ Professora Apresentadora: MARIA INÊS LEME FERREIRA Realização: Justificativa Trabalhar as formas geométricas de forma concreta e lúdica para que

Leia mais

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado Professor(es) Apresentador(es): Maria Gildacy Araújo Lôbo Gomes Realização:

Leia mais

E. E. PROFA LURDES PENNA CARMELO

E. E. PROFA LURDES PENNA CARMELO MESA LITERÁRIA Sala 9 Temas Diversificados EF II e EM E. E. PROFA LURDES PENNA CARMELO Professores Apresentadores: Ivani Pedrozo França Umeki Antônio de Marmo Ferracini Mariana Marques de Maria Realização:

Leia mais

Sala 5 Língua Portuguesa EF I EMEFI PROFª ARACY LEAL BERNARDI

Sala 5 Língua Portuguesa EF I EMEFI PROFª ARACY LEAL BERNARDI O MARAVILHOSO MUNDO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E SEU PODER DE FORMAR LEITORES DESDE A ALFABETIZAÇÃO Sala 5 Língua Portuguesa EF I EMEFI PROFª ARACY LEAL BERNARDI Professora Apresentadora: MARA SILVIA PAES

Leia mais

BULLYING Questão de educação emocional e social

BULLYING Questão de educação emocional e social BULLYING Questão de educação emocional e social Sala 3 Interdisciplinar EF I E.E. PROFª ZENAIDE AVELINO MAIA Professora Apresentadora: Gisele Leite da Silva Realização: Justificativa Percebendo que atitudes

Leia mais

Leitura Compartilhada da reflexão coletiva às práticas de linguagem

Leitura Compartilhada da reflexão coletiva às práticas de linguagem Leitura Compartilhada da reflexão coletiva às práticas de linguagem UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO Professor(es) Apresentador(es): CARLA BERRETTINI MANSUR Realização: Foco do Projeto Este

Leia mais

Resumo do projeto. Objetivo: Justificativa:

Resumo do projeto. Objetivo: Justificativa: Biblioteca Ativa Unidade: Etec de São Simão Plano Plurianual de Gestão 201-2022 Resumo do projeto O Projeto Biblioteca Ativa tem o intuito de ativar a sala de leitura, bem como despertar os alunos à prática

Leia mais

DESCOBRINDO O PRAZER PELA LEITURA: O INCENTIVO A PRÁTICAS DE LEITURA DESDE A INFÂNCIA

DESCOBRINDO O PRAZER PELA LEITURA: O INCENTIVO A PRÁTICAS DE LEITURA DESDE A INFÂNCIA DESCOBRINDO O PRAZER PELA LEITURA: O INCENTIVO A PRÁTICAS DE LEITURA DESDE A INFÂNCIA Suênia Maria Batista de França Universidade Estadual da Paraíba sueniapedagogia1@hotmail.com RESUMO O prazer pela leitura

Leia mais

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias

Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7763/descobrindoo-livro-e-o-prazer-em-ouvir-historias Publicado em NOVA ESCOLA Edição 63, 06 de Julho 2016 Educação Infantil Creche Leitura Sala de

Leia mais

O Encantado Mundo das Histórias

O Encantado Mundo das Histórias O Encantado Mundo das Histórias E.E. Professor Luiz Cintra do Prado Sala 10 - Sessão 2 Professora Apresentadora: Cristina Rossetto Realização: Foco Projeto de Contação de Histórias para auxílio da aprendizagem

Leia mais

a sinfonia de ronronia

a sinfonia de ronronia projeto pedagógico a sinfonia de ronronia A SINFONIA DE RONRONIA UMA PARÁBOLA ESCRITA E ILUSTRADA POR DEBBY CARMAN Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br

Leia mais

CANTIGAS PARA NINAR VOVOZINHOS EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI

CANTIGAS PARA NINAR VOVOZINHOS EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI CANTIGAS PARA NINAR VOVOZINHOS EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI Professor(es) Apresentador(es): MARA SILVIA PAES CAVALCANTE DA SILVA Realização: Foco do Projeto Trabalhando com as crianças de alfabetização,as

Leia mais

SARAU CURUMIM DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA LEITORA. E.E. Profª Maria Jannuzzi Mascari

SARAU CURUMIM DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA LEITORA. E.E. Profª Maria Jannuzzi Mascari SARAU CURUMIM DESENVOLVIMENTO DA FLUÊNCIA LEITORA E.E. Profª Maria Jannuzzi Mascari Professor(es) Apresentador(es): Ewelyn Lawrence da Silva Fernanda Ambrosio Machado Realização: Foco do Projeto Nosso

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

"VOCÊ TEM MEDO DE QUE? - RECONTO DAS LENDAS URBANAS"

VOCÊ TEM MEDO DE QUE? - RECONTO DAS LENDAS URBANAS "VOCÊ TEM MEDO DE QUE? - RECONTO DAS LENDAS URBANAS" CEI PROFª DULCE DE FARIA MARTINS MIGLIORINI Professor(es) Apresentador(es): STHEFANY SIGOLO MAIRA GESUALDO DE OLIVEIRA Realização: Foco do Projeto O

Leia mais

O propósito geral do trabalho é investigar a percepção de professores - estudantes do curso de Pedagogia do PARFOR / UFPI com relação à contribuição

O propósito geral do trabalho é investigar a percepção de professores - estudantes do curso de Pedagogia do PARFOR / UFPI com relação à contribuição A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COM PROFESSORES-ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR / UFPI Fhernanda de Araújo Silva Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí E-mail:

Leia mais

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil...

Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE Contando e Recontando histórias na Educação Infantil... CAMPOS DE JÚLIO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

Projetos de Leitura 2018

Projetos de Leitura 2018 Projetos de Leitura 2018 01 Sumário Um ano de aprendizados e encantamentos Projeto: Concurso eu escrevo minha história Projeto: Maratona do Livro Infantil Projeto: Concurso Jovem Repórter Projeto: Prêmio

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se, em situações

Leia mais

UNIDADE 5 OS DIFERENTES TEXTOS EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO ANO 1

UNIDADE 5 OS DIFERENTES TEXTOS EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO ANO 1 UNIDADE 5 OS DIFERENTES TEXTOS EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO ANO 1 OBJETIVOS Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento; Analisar e planejar projetos didáticos para turmas de alfabetização,

Leia mais

PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM

PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM PLANILHA EXEMPLO N.º 1 - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A ÁREA DE LÍNGUA E LINGUAGEM O exemplo apresentado adota o conceito de Sequência Didática, aqui entendida com um conjunto de atividades pedagógicas

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Dimensões da participação: política,

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE PARTICIPANTES: IDALINA DE SOUZA PEIXOTO MARIA DO CARMO SOUZA CONTO E RECONTO

Leia mais

Ufa! Ir à escola todos os dias. eu vou chegar lá... vou sobreviver à escola... com certeza não é o seu programa predileto, certo? projeto pedagógico

Ufa! Ir à escola todos os dias. eu vou chegar lá... vou sobreviver à escola... com certeza não é o seu programa predileto, certo? projeto pedagógico projeto pedagógico Ufa - Vou sobreviver a escola - Capa CP 01ed02.ai 1 14/05/13 07:21 C M Y CM MY CY CMY K UFA! VOU SOBREVIVER À ESCOLA... Ir à escola todos os dias com certeza não é o seu programa predileto,

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Expressar-se em situações

Leia mais

Dinâmica. Tudo sobre mim

Dinâmica. Tudo sobre mim Dinâmica Tudo sobre mim - Dinâmica para 1º dia de aula Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento

Leia mais

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020.

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. Competências socioemocionais As competências socioemocionais

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS: INTERVENÇÃO EM PROCESSO

ANÁLISE DOS RESULTADOS: INTERVENÇÃO EM PROCESSO ANÁLISE DOS RESULTADOS: INTERVENÇÃO EM PROCESSO Sala 8 Gestão Pedagógica EF II E.E. PROFª ZENAIDE AVELINO MAIA Professora Apresentadora: MARIA IRANILDE ZAMBON SILVA Realização: Justificativa A partir das

Leia mais

III ENCONTRO FORMAÇÃO PNAIC Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Sara Mourão Monteiro Faculdade de Educação (FaE) UFMG

III ENCONTRO FORMAÇÃO PNAIC Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Sara Mourão Monteiro Faculdade de Educação (FaE) UFMG III ENCONTRO FORMAÇÃO PNAIC Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Sara Mourão Monteiro Faculdade de Educação (FaE) UFMG Quanto ao encontro como um todo: COMENTÁRIOS ajudou a compreender o tema

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

E.E.F. Alberto Pretti. Março. Portfólio do mês de Abril. Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes

E.E.F. Alberto Pretti. Março. Portfólio do mês de Abril. Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de E.E.F. Alberto Pretti Março Portfólio do mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR:

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR: PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR: NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO: NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO JUSTIFICATIVA: Produzir bons leitores é o grande desafio

Leia mais

UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE CONSELHO PARTICIPATIVO NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL. Sala 11 Temas Diversos EF II Integral

UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE CONSELHO PARTICIPATIVO NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL. Sala 11 Temas Diversos EF II Integral UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE CONSELHO PARTICIPATIVO NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL Sala 11 Temas Diversos EF II Integral E.E.CARLOS MAXIMILIANO PEREIRA DOS SANTOS Professores Apresentadores: M Maria Emilia A.S.

Leia mais

Aula 3. Aula 2 Relaxamento Jogos de Improvisação Construção de Cenas Improvisadas. Relaxamento. Roda de Conversa

Aula 3. Aula 2 Relaxamento Jogos de Improvisação Construção de Cenas Improvisadas. Relaxamento. Roda de Conversa Cronograma: Aula 1: Apresentação Discussão sobre racismo no Brasil, suas consequências. Jogos de Improvisação Aula 5 Divisão em grupos, criação de cenas dramáticos Apresentação das cenas Aula 9 Jogos Dramáticos

Leia mais

APRENDENDO COM OS CONTOS DE MISTÉRIO. E. E. DR. JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA

APRENDENDO COM OS CONTOS DE MISTÉRIO. E. E. DR. JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA APRENDENDO COM OS CONTOS DE MISTÉRIO. E. E. DR. JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA Professor(es) Apresentador(es): Mariana Lima Bastos de Freitas Sandra Regina Braga Granzotti Realização: Foco do Projeto Este projeto

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

Tabela comparativa. Aprendizagens Essenciais vs Metas Curriculares INGLÊS, 7.º ANO

Tabela comparativa. Aprendizagens Essenciais vs Metas Curriculares INGLÊS, 7.º ANO Tabela comparativa vs INGLÊS, 7.º ANO / Inglês, 7.º ano Compreensão Oral Compreensão Oral Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor (L8.1); identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê

Leia mais

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS Ivoneide Aires Alves do Rego Profª Supervisora PIBID/LETRAS ESPANHOL/CAMEAM/UERN ivoneiderego@hotmail.com IDENTIFICAÇÃO ESCOLA ESTADUAL

Leia mais

PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS

PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS PROJETO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL VOVÓ DORALICE SALAS TEMÁTICAS BOSSARDI, Simone Maria¹ ABREU, Márcia Loren Vieira² VEADRIGO, Eliza³ ¹Professora de Educação Infantil. Instituição: Escola Municipal

Leia mais

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: MARATONA DE LEITURA PARA EDUCADORES

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: MARATONA DE LEITURA PARA EDUCADORES INSTITUTO Programa de Desenvolvimento BRASIL da Educação SOLIDÁRIO - PDE PROPOSTA DE CONCURSO: Aproximar o homem do livro é dever de todos aqueles que entendem a importância da leitura em seu âmbito maior:

Leia mais

senhor texugo e dona raposa a confusão

senhor texugo e dona raposa a confusão projeto pedagógico senhor texugo e dona raposa a confusão Uma História em Quadrinhos Senhor Texugo e Dona Raposa 2. A CONFUSÃO Série Premiada Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar

Leia mais

Contemplada no Caderno 2 de Língua Portuguesa SA 2 Roda de Leitura e Pesquisa

Contemplada no Caderno 2 de Língua Portuguesa SA 2 Roda de Leitura e Pesquisa LETRAS - RODA DE LEITURA Contemplada no Caderno 2 de Língua Portuguesa SA 2 Roda de Leitura e Pesquisa OBJETIVOS: Privilegiar o trabalho com a leitura, em que os alunos devem ser incentivados a ler. Refletir

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Comunicação não verbal Mês: Outubro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimule os alunos a comunicação não violenta através

Leia mais

ELOGIO DESCRITIVO: Uma alternativa à crítica.

ELOGIO DESCRITIVO: Uma alternativa à crítica. ELOGIO DESCRITIVO: Uma alternativa à crítica. Profª Gabriela Caldeira Aranha Apresentação da professora Pós-graduação: Relações Interpessoais e a Construção da Autonomia Moral. Unifran. Ética, valores

Leia mais

PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO!

PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO! PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO! - Subtema: Releitura dos principais temas da Campanha da Fraternidade 2019 nos gêneros poético e histórias em quadrinhos.

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

COMPREENDENDO O FORTALECIMENTO FINANCEIRO NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

COMPREENDENDO O FORTALECIMENTO FINANCEIRO NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMPREENDENDO O FORTALECIMENTO FINANCEIRO NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA patrocínio 2015 Sesame Workshop. Todos os direitos reservados. 2. Compreendendo o fortalecimento financeiro na educação infantil 2.1 Fortalecimento

Leia mais

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios lição de casa F1 o que é? É um recurso didático que o professor propõe aos alunos para potencializar a relação dele com o objeto de conhecimento. A lição pode ter vários objetivos: Resgatar um conteúdo

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

O uso de histórias em quadrinhos na aula de Língua Inglesa: um relato do projeto Histórias em Quadrinhos - Leitura e Ação.

O uso de histórias em quadrinhos na aula de Língua Inglesa: um relato do projeto Histórias em Quadrinhos - Leitura e Ação. O uso de histórias em quadrinhos na aula de Língua Inglesa: um relato do projeto Histórias em Quadrinhos - Leitura e Ação. Évelyn Nagildo Souza O presente artigo é uma breve exposição do Estágio de Docência

Leia mais

META Apresentar rotinas de trabalho que promovam a familiaridade dos alunos com os diversos comportamentos leitores.

META Apresentar rotinas de trabalho que promovam a familiaridade dos alunos com os diversos comportamentos leitores. ATIVIDADES PERMANENTES COM GÊNEROS TEXTUAIS Aula 8 META Apresentar rotinas de trabalho que promovam a familiaridade dos alunos com os diversos comportamentos leitores. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o

Leia mais

AÇÕES COLABORATIVAS. Parceria com Recicleiros e Cooperativa Yougreen. Aulas mensais de conscientização. Colaboração das famílias.

AÇÕES COLABORATIVAS. Parceria com Recicleiros e Cooperativa Yougreen. Aulas mensais de conscientização. Colaboração das famílias. Andréa 4 ano D Uma iniciativa: AÇÕES COLABORATIVAS Parceria com Recicleiros e Cooperativa Yougreen. Aulas mensais de conscientização. Colaboração das famílias. Língua Portuguesa O que os alunos aprendem

Leia mais

OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE

OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE É sabido que através da prática esportiva, o indivíduo pode ser norteado a caminhos contrários a violência,

Leia mais

VALORIZAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

VALORIZAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO VALORIZAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Angela Cardoso Brollo 1 Liane Nair Much 2 Resumo: Este relato objetiva retratar experiências subjacentes ao Projeto de Leitura

Leia mais

O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades. Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN

O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades. Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN O FAZER DA PSICOLOGIA DO IFRN: Mitos e Verdades Apresentação dos profissionais de Psicologia do IFRN Psicologia e Educação Atualmente, a Psicologia inserida na Educação, preocupase com as políticas públicas

Leia mais

O ENSINO DA LEITURA: UM ESTUDO DE CASO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE ARACRUZ

O ENSINO DA LEITURA: UM ESTUDO DE CASO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE ARACRUZ O ENSINO DA LEITURA: UM ESTUDO DE CASO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE ARACRUZ Lainay Cumin Alvarenga Ramos (lainayalvarenga@gmail.com) Aluna de graduação do curso de Pedagogia.

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA do ENSINO PARA AS SÉRIES INICIAIS do ENSINO FUNDAMENTAL. As Metodologias de Ensino como elementos do processo educativo

METODOLOGIA E PRÁTICA do ENSINO PARA AS SÉRIES INICIAIS do ENSINO FUNDAMENTAL. As Metodologias de Ensino como elementos do processo educativo METODOLOGIA E PRÁTICA do ENSINO PARA AS SÉRIES INICIAIS do ENSINO FUNDAMENTAL As Metodologias de Ensino como elementos do processo educativo Orientações Ler o material; Anotar aspectos relevantes da aula;

Leia mais

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (TABULEIRO)

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (TABULEIRO) SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (TABULEIRO) Sala 1 Matemática EF I E. E. CONSELHEIRO ANTÔNIO PRADO Professor(es) Apresentador(es): MARCIA CRISTINA ALMEIDA DE FREITAS Realização: Justificativas Os jogos funcionam

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Carla de Araújo Universidade Estadual da Paraíba tapcarla@gmail.com Profª. Dra. Abigail Fregni Lins Universidade Estadual

Leia mais

A Leitura em Voz Alta

A Leitura em Voz Alta A Leitura em Voz Alta A Leitura em voz alta Escolher bem os livros As listas de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura para os diferentes anos de escolaridade podem apoiar a selecção de obras

Leia mais

PROJETO ENTRE NA RODA DO EBER

PROJETO ENTRE NA RODA DO EBER PROJETO ENTRE NA RODA DO EBER Quanta gente, quanto sonho, quanta história, quanto invento, quanta arte, quanta vida há ntro do livro. (Ricardo Azevedo) Público Alvo: alunos das 6ª séries B e C do Ensino

Leia mais

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE PROJETO BRINCANDO SE APRENDE COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDGARD SANTOS APRESENTAÇÃO A Matemática e a Língua Portuguesa são vistas como disciplinas de difícil aprendizagem, muitas vezes até rejeitada pelos

Leia mais

Mesa Literária E. E. Profª Lurdes Penna Carmelo Sala 4 / Sessão 1

Mesa Literária E. E. Profª Lurdes Penna Carmelo Sala 4 / Sessão 1 Mesa Literária E. E. Profª Lurdes Penna Carmelo Sala 4 / Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es): Eliane Soares do Amaral Santos Ivani Pedroso de França Umeki Realização: Foco O foco principal é conquistar

Leia mais

Sabendo quem sou através de valores encontrados nos contos

Sabendo quem sou através de valores encontrados nos contos Sabendo quem sou através de valores encontrados nos contos Apresentação: O ato de ler não visa só a formação acadêmica da criança, mas a sua formação como cidadã, como leitor. Desde pequena, a criança

Leia mais

A BNCC E A NOSSA ESCOLA

A BNCC E A NOSSA ESCOLA A BNCC E A NOSSA ESCOLA 40 min DURAÇÃO SUGERIDA O QUE QUEREMOS COM ESSA ATIVIDADE? Contextualizar todos os participantes e esclarecer dúvidas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS Carina da Silva Ourives Nanci Félix Veloso RESUMO ULBRA Cachoeira do Sul carinaourives046@gmail.com

Leia mais

Organização é um aprendizado para a vida

Organização é um aprendizado para a vida Organização é um aprendizado para a vida E. E. Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): Edith Miranda Paes Joceline Bittencourt Realização: Foco do Projeto Ter um caderno organizado vai ajudar o

Leia mais

O GÊNERO FÁBULA E VALORES HUMANOS

O GÊNERO FÁBULA E VALORES HUMANOS O GÊNERO FÁBULA E VALORES HUMANOS INTRODUÇÃO Este plano foi criado para trabalhar com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, com alunos que possuem em torno de 7 a 8 anos de idade, para que se aprofundem

Leia mais

INCLUSÃO: SOMOS DIFERENTES, MAS IGUAIS 1

INCLUSÃO: SOMOS DIFERENTES, MAS IGUAIS 1 INCLUSÃO: SOMOS DIFERENTES, MAS IGUAIS 1 Claudete Freitas de Andrade 2 INTRODUÇÃO O presente relato trata de um projeto Inclusão: Somos diferentes, mas iguais, desenvolvido no Primeiro Ano do Ensino Fundamental

Leia mais

OS ALUNOS PODEM APRENDER MAIS DO QUE O PLANEJADO PELO PROFESSOR 1

OS ALUNOS PODEM APRENDER MAIS DO QUE O PLANEJADO PELO PROFESSOR 1 OS ALUNOS PODEM APRENDER MAIS DO QUE O PLANEJADO PELO PROFESSOR 1 Regina Helena C. P. Costa Jesuína L.A. Pacca Instituto de Física -Universidade São Paulo RESUMO O objetivo deste trabalho é mostrar que

Leia mais

LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA:

LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, ENSINO RELIGIOSO, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA 2º ANO LER PARA CRESCER APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: A Avaliação

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI. Rita Coelho POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCCEI Rita Coelho BASES LEGAIS Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB. (Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Diretrizes Curriculares

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

As capacidades lingüísticas da alfabetização

As capacidades lingüísticas da alfabetização As capacidades lingüísticas da alfabetização A seção apresenta, na forma de verbetes, conceitos e concepções que são fundamentos da abordagem proposta. A seção apresenta os objetivos e a estrutura do texto

Leia mais

O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1

O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1 O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1 Franciele Novaczyk Kilpinski Borré 2 Suelen Suckel Celestino 3 Patrícia Nascimento Mattos 4 A prática

Leia mais

UM BICHINHO NA LINHA. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11)

UM BICHINHO NA LINHA. projeto pedagógico. Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP. (11) projeto pedagógico UM BICHINHO NA LINHA UM BICHINHO NA LINHA TEXTO EM LETRA BASTÃO Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva Professor(es) Apresentador(es): Sandra Mara De Jesus Miquelini Fernandes Realização: Foco do Projeto Utilização dos contos de fada e de brincadeiras

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Metodologia da Educação Física Escolar Campus Juiz de Fora

PROCESSO SELETIVO Metodologia da Educação Física Escolar Campus Juiz de Fora Questão 01: No livro Da Cultura do Corpo, de Jocimar Daólio, o autor leva-nos a um agradável passeio pela antropologia social e desperta o interesse dos professores de Educação Física a repensar a corporeidade

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

Inteligência Emocional nos Relacionamentos Amorosos.

Inteligência Emocional nos Relacionamentos Amorosos. Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia 2010; Formação em Hipnose e terapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson de Belo Horizonte - 2013; Pós Graduação / Especialização em Análise Transacional

Leia mais