FCONT. Geração do Arquivo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FCONT. Geração do Arquivo"

Transcrição

1 1 FCONT Geração do Arquivo

2 2 Sumário 1. Geração do arquivo FCONT: Blocos do arquivo de importação do FCONT: Descrição das informações referentes aos registros: Exemplo de arquivo para a importação dos lançamentos: Bloco 0 Dados da Empresa Bloco I - Lançamentos Dos relatórios da Escrituração: Barra de ferramentas FCONT Diagrama de Utilização do FCONT Anotações:

3 3 1. Geração do arquivo FCONT: 1.1. Blocos do arquivo de importação do FCONT: O arquivo do FCONT tem as informações divididas em 5 blocos, podendo os blocos 0, I, J e M serem importados ou editados manualmente no programa validador. O bloco 9 será gerado diretamente no PVA-FCONT. Os blocos referem-se a: Bloco 0 I J M Descrição Abertura, Identificação e Referências (apenas o registro 0000) Lançamentos (lançamentos e mapeamento para o plano de contas referencial) Identificação dos Signatários Registros Fiscais 9 Controle e Encerramento do Arquivo Digital 1.2. Descrição das informações referentes aos registros: Estes blocos são divididos hierarquicamente e estruturados no arquivo para importação com a seguinte estrutura: OBRIGATORIEDADE: O = REGISTRO OBRIGATÓRIO F = REGISTRO FACULTATIVO

4 4 Bloco Descrição Registro Obrigatoriedade 0 Abertura do Arquivo Digital e Identificação da Pessoa Jurídica 0000 O I Abertura do Bloco I I001 O I Plano de Contas I050 O I Plano de Contas Referencial I051 F (1) I Tabela de Histórico Padronizado I075 F I Centro de Custos I100 F I Saldos Contábeis - Identificação do Período I150 O I Detalhes dos Saldos Contábeis I155 O I Lançamento I200 F I Partidas do Lançamento I250 F(2) I Saldos das Contas de Resultado antes do Encerramento - Identificação da Data I350 O I Detalhes dos Saldos das Contas de Resultado antes do Encerramento I355 O I Encerramento do Bloco I I990 O J Abertura do Bloco J J001 O J Identificação dos Signatários da Escrituração J930 O J Encerramento do Bloco J J990 O M Abertura do Bloco M M001 O M Qualificação da Pessoa Jurídica e Retificação M020 O

5 5 Bloco Descrição Registro Obrigatoriedade M Identificação do Período de Apuração M030 O M Detalhes dos Saldos Periódicos FCONT M155 O M Ajustes FCONT Recuperados M160 F M Encerramento do Bloco M M990 O 9 Abertura do Bloco O(3) 9 Registros do Arquivo 9900 O(3) 9 Encerramento do Bloco O(3) 9 Encerramento do Arquivo Digital 9999 O(3) Anotações:

6 Exemplo de arquivo para a importação dos lançamentos: O arquivo abaixo representa um exemplo de como deverá ficar estruturado no formado TXT os dados exportados da contabilidade para a validação no PVA- FCONT: Anotações:

7 7 2. Bloco 0 Dados da Empresa Informações do Bloco 0 irá gerar os dados de identificação da empresa no FCONT: 3. Bloco I - Lançamentos Através do Bloco I050 serão importadas as informações do Plano de Contas:

8 8 É importante verificar que para o cadastro do plano de contas, deve-se realizar a vinculação com o Plano Referencial. A vinculação do plano de contas pode utilizar 3 modalidades do específicas: Código Descrição 00 Superintendência de Seguros Privados (Susep) 10 Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) 20 Banco Central do Brasil (Cosif) A vinculação do Plano Referencial encontra-se no arquivo através do Registro I051. No registro I075 é possível cadastrar as informações de Histórico Padrão utilizado nos lançamentos

9 9 O registro I100 corresponde ao cadastro dos Centros de Custos O Registro I150 é referente a informações dos saldos das contas contábeis do período. Estas informações devem ser apresentadas conforme o fechamento do balanço da empresa.

10 10 Os registros tipo I200 é o que podemos considerar como o principal registro do FCONT, pois é através dele que são declaradas as informações de ajustes dos lançamentos contábeis de acordo com o RTT. IMPORTANTE: Só devem ser realizados os lançamentos dos ajustes referentes ao RTT neste registro. Não devem ser informados no arquivo informações de lançamentos contábeis que não fazem parte dos ajustes. Por padrão o FCONT exige que sejam registradas, além do lançamento do I200, as informações do registro I250 que correspondem às partidas do lançamento de ajustes da contabilidade. Os lançamentos do I250 obrigatoriamente devem ser realizados com as partidas dobradas. Anotações:

11 11 Para os tipos de lançamentos, deve-se seguir a tabela abaixo: Código Descrição X Informar somente os lançamentos da escrituração comercial que devem ser desconsiderados para apuração do resultado em conformidade com a Lei n o 6.404/76, vigente em Os lançamentos devem conter as mesmas informações da escrituração contábil, ou seja, inclusive o indicador de débito e crédito do registro I250. O FCONT se encarregará de fazer o expurgo. F Informar somente os lançamentos contábeis não efetuados na escrituração comercial que devem ser considerados para apuração do resultado em conformidade com a Lei n o 6.404/76, vigente em TR TF TS Lançamento de transferência da diferença entre saldos fiscais e societários no caso de implantação de um novo plano de contas. Neste caso considera-se que o saldo societário da conta contábil do plano de contas extinto foi transferido por meio de um lançamento contábil para a nova(s) conta(s) contábil(eis).este lançamento tipo TR refere-se apenas a transferência da parcela do saldo fiscal que não foi transferida pelo lançamento contábil, ou seja, transfere-se apenas a diferença entre o saldo fiscal e societário. Para efetuar esta transferência deve ser utilizado apenas um lançamento por conta contábil / centro de custo / conta referencial para cada grupo conta contábil / centro de custo extinto. Transferência de saldo fiscal para uma conta referencial devido à extinção da conta referencial de origem. Transferência de saldo societário para uma conta referencial devido à extinção da conta referencial de origem. EF IF Lançamento de encerramento fiscal para ajuste do saldo fiscal sobre o saldo societário. Lançamento para alteração do saldo inicial fiscal, quando a forma de tributação do período anterior não for por Lucro Real. IS Lançamento para alteração do saldo inicial societário, quando a forma de tributação do período anterior não for por Lucro Real.

12 12 Observações: - Para toda conta de resultado o somatório dos lançamentos EF deve ser igual ao inverso do somatório dos lançamentos do tipo F e X : Caso o somatório de F e X seja zero não são necessários lançamentos do tipo EF. - Os lançamentos EF são utilizados para transferir os lançamentos de ajuste do tipo F e X nas contas de resultado para as contas de encerramento do resultado e, finalmente, para as contas do patrimônio líquido. Considera-se que os saldos societários das contas de resultado já foram transferidos através dos lançamentos de encerramento do exercício na contabilidade societária. Registro I350 corresponde aos saldos das contas de Resultado antes do Encerramento do Exercícios, ou seja, o saldo das contas antes da apuração da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): Anotações:

13 13 4. Dos relatórios da Escrituração: Depois de realizada a escrituração dos lançamentos de ajustes, é possível realizar a conferencia através dos relatórios disponíveis no PVA-FCONT. Anotações:

14 14 5. Barra de ferramentas FCONT A barra de ferramentas está disposta horizontalmente logo abaixo da barra de menus e permite acessar rapidamente as seguintes funções do programa: Criar Nova Escrituração FCONT Esta função permite criar manualmente um arquivo digital no leiaute estabelecido pelo FCONT. Importar Nova Escrituração FCONT Esta função permite importar um arquivo digital no leiaute estabelecido gerado pela pessoa jurídica. Abrir Escrituração FCONT Esta função permite abrir um arquivo digital previamente criado. Verificar Pendências da Escrituração Esta função permite verificar pendências um arquivo digital que estiver no estado "Em Edição". Gerar Arquivo de Escrituração para Entrega Esta função permite gerar arquivo pronto para transmissão a partir de uma escrituração que estiver no estado "Validado". Editar Escrituração Esta função permite editar um arquivo digital previamente aberto. Fechar Escrituração Esta função permite fechar o arquivo digital em uso. Assinar Escrituração FCONT Esta função permite assinar a escrituração FCONT que já esteja pronta para a transmissão. Transmitir Escrituração FCONT Esta função permite transmitir a Escrituração FCONT.

15 15 Excluir Escrituração FCONT Esta função permite excluir determinada Escrituração FCONT da base de dados do sistema. Gerar Cópia de Segurança Permite gerar cópia de segurança de escriturações contábeis que constam na base de dados do sistema. Restaurar Cópia de Segurança Permite restaurar escriturações contábeis por meio de um arquivo de cópia de segurança gerado anteriormente pelo sistema. Ajuda Permite acessar as páginas de ajuda do programa. Sair Permite sair do programa FCONT. Anotações:

16 16 6. Diagrama de Utilização do FCONT Abaixo, segue o Diagrama de Utilização do Fcont, orientando quanto à validação e geração do arquivo:

17 17 FIM Elaborado por: Michael Henrique de Pieri - Técnico em contabilidade pela ET-UFPR, Tecnólogo em Gestão Tributária pela OPET, MBA em Gestão de Negócios e Pós-Graduando em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade Positivo. Atua na área Fiscal/Contábil há 8 anos, Consultor de Negócios e atualmente Gerente de Atendimento ao Cliente da EBS Sistemas. Palestras já realizadas no CRC-PR e participação em seminários e semanas acadêmicas de diversas faculdades de Curitiba.

Em termos práticos, no Programa Validador e Assinador da entrada de dados do FCONT, devem ser informados os lançamentos que:

Em termos práticos, no Programa Validador e Assinador da entrada de dados do FCONT, devem ser informados os lançamentos que: FCONT Calendário 2010 1 Introdução Conforme disciplina da Instrução Normativa RFB nº 949/09, O FCONT é uma escrituração das contas patrimoniais e de resultado, em partidas dobradas, que considera os métodos

Leia mais

Fundamentos e conceitos básicos do FCONT Controle Fiscal Contábil de Transição. Luiz Campos

Fundamentos e conceitos básicos do FCONT Controle Fiscal Contábil de Transição. Luiz Campos Fundamentos e conceitos básicos do FCONT Controle Fiscal Contábil de Transição Luiz Campos 1 Objetivo do FCONT Esquema FCONT Legislação Conteúdo Quem Deve Apresentar o FCONT Prazo de Entrega do FCONT Prazo

Leia mais

Manual SPED FCONT 1. VISÃO GERAL 2. ATUALIZAÇÕES

Manual SPED FCONT 1. VISÃO GERAL 2. ATUALIZAÇÕES 1. VISÃO GERAL 1.1 OBJETIVOS: O FCONT é uma escrituração, das contas patrimoniais e de resultado, em partidas dobradas, que considera os métodos e critérios contábeis vigentes em 31.12.2007. A empresa

Leia mais

Manual FCONT JUNHO/2013

Manual FCONT JUNHO/2013 Manual FCONT JUNHO/2013 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando Sistema FCONT... 3 3. Gerar Arquivo... 5 3.1. Gerando Arquivo... 7 4. Considerações Importantess... 12 5. Glossários... 12 2 1. Introdução

Leia mais

SPED CONTÁBIL PREENCHIMENTO

SPED CONTÁBIL PREENCHIMENTO SPED CONTÁBIL PREENCHIMENTO Registro 0000 - Abertura do Arquivo Digital e Identificação do Empresário ou da Sociedade Empresária O registro 0000 é o registro de abertura do arquivo digital onde levará

Leia mais

FCONT- Controle Fiscal Contábil de Escrituração. Controladoria 2 CTB/ATF Novembro de 2009

FCONT- Controle Fiscal Contábil de Escrituração. Controladoria 2 CTB/ATF Novembro de 2009 1 FCONT- Controle Fiscal Contábil de Escrituração Controladoria 2 CTB/ATF Novembro de 2009 2 FCONT- Controle Fiscal Contábil de Transição ÍNDICE I) Regime Tributário de Transição - RTT II) FCONT Controle

Leia mais

Conceito...4 Obrigatoriedade...5 Blocos...6 Registros...7 Funcionamento no ERP Solution...9 Consistências...21 Lançamento de Encerramento...

Conceito...4 Obrigatoriedade...5 Blocos...6 Registros...7 Funcionamento no ERP Solution...9 Consistências...21 Lançamento de Encerramento... Conceito...4 Obrigatoriedade...5 Blocos...6 Registros...7 Funcionamento no ERP Solution...9 Consistências...21 Lançamento de Encerramento...30 Informações Importantes... 32 Erros Comuns...33 O SPED Contábil

Leia mais

1 Menu Controle Fiscal Contábil de Transição (Fcont)

1 Menu Controle Fiscal Contábil de Transição (Fcont) 1 O Controle Fiscal de Transição FCONT, surgiu para atender as necessidades do Regime Tributário de Transição RTT, sendo aprovado pela Medida Provisória 449/09. Para o Fcont, a empresa deverá apresentar

Leia mais

SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão)

SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão) SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão) Conteúdo: 1. Dados do responsável e contabilista 2. Emissão de balancete para conferência 3. Gerando arquivo ECD no sistema JOTEC 4. Utilizando o programa validador

Leia mais

FCONT - CONTROLE FISCAL CONTÁBIL DE TRANSIÇÃO

FCONT - CONTROLE FISCAL CONTÁBIL DE TRANSIÇÃO 0t 1 FCONT - CONTROLE FISCAL CONTÁBIL DE TRANSIÇÃO Rua Dom Aguirre, 576. BL II 2º andar Jd. Marajoara CEP: 04671390 - São Paulo SP www.sondaprocwork.com.br 2 Segue informações sobre legislação e serviços

Leia mais

11941 Adequação Microsiga FCONT Livro Digital Fiscal Contábil de Transição

11941 Adequação Microsiga FCONT Livro Digital Fiscal Contábil de Transição 11941 Adequação Microsiga FCONT Livro Digital Fiscal Contábil de Transição Ambiente : Controladoria Data da publicação : 03/11/2009 Países : Brasil A TOTVS S.A., na condição de desenvolvedora e provedora

Leia mais

Legislação e regras da ECF

Legislação e regras da ECF ECF Legislação e regras da ECF Definição ECF Escrituração Contábil Fiscal (novo nome da EFD-IRPJ) de acordo com o disposto na Instrução Normativa RFB nº 1.422, de 19 de dezembro de 2013 DOU 20.12.2013.

Leia mais

GERAÇÃO DA ECF NO ERP SOLUTION

GERAÇÃO DA ECF NO ERP SOLUTION Carine Lena 21/08/2015 008.016.028 1/14 GERAÇÃO DA ECF NO ERP SOLUTION Sumário 1. Plano de Contas referencial... 2 2. Geração do SPED ECF no ERP Solution... 6 3. Importação do arquivo no validador... 10

Leia mais

Leiaute ECD x Sistema Office

Leiaute ECD x Sistema Office Leiaute ECD x Sistema Office Índice 1. BLOCO 0: ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DO EMPRESÁRIO OU DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA... 1 Registro 0000: Abertura do Arquivo Digital e Identificação do Empresário

Leia mais

SPED ECF - Como recuperar os arquivos ECD e ECF Ano anterior?

SPED ECF - Como recuperar os arquivos ECD e ECF Ano anterior? SPED ECF - Como recuperar os arquivos ECD e ECF Ano anterior? Conforme Manual do SPED ECF, Atualização Maio/2017, página 12, "Uma das inovações da ECF corresponde, para as empresas obrigadas a entrega

Leia mais

Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF

Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF 1 Configurações para ECF Atualização do sistema Office Antes de iniciar as configurações e gerar o arquivo é obrigatória a atualização

Leia mais

Cruzamentos: ECD e ECF. Cruzamentos: ECD e ECF

Cruzamentos: ECD e ECF. Cruzamentos: ECD e ECF Thiago Arantes Consultor; Auditor Independente; Contador; ex-gerente de Auditoria Interna da Coca-Cola; Professor de Pós Graduação do IPOG. Especialista em SPED. Bacharel em Ciência da Computação; Instrutor

Leia mais

13/06/2016 SPED ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL NOVIDADES Prof. Fellipe Guerra Ceará, 10 de Junho de 2016.

13/06/2016 SPED ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL NOVIDADES Prof. Fellipe Guerra Ceará, 10 de Junho de 2016. SPED ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL NOVIDADES 2016 Prof. Fellipe Guerra Ceará, 10 de Junho de 2016. 1 2 3 1.218.088 CONTABILIDADE NO BRASIL Lei 6.404/1976 Lei 12.973/2014 Decreto Lei 1.598/1977 Lei 11.941/2009

Leia mais

1. Registro 0000 (ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DO EMPRESÁRIO OU DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA ).

1. Registro 0000 (ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DO EMPRESÁRIO OU DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA ). SPED Contábil Alterações do Layout 3.0 Produto : RM TOTVS Gestão Contábil 11.82 Processo : SPED Contábil Subprocesso : Data da publicação : 16/04/15 Este documento tem o objetivo de apresentar as alterações

Leia mais

INFORMATIVO NÚMERO 048 SETEMBRO DE Informativo Mensal. Página 1 de 14

INFORMATIVO NÚMERO 048 SETEMBRO DE Informativo Mensal. Página 1 de 14 NÚMERO 048 SETEMBRO DE 2015 INFORMATIVO Página 1 de 14 ÍNDICE 1.... 3 1.1 SPED ECF... 3 1.1.1 LALUR/LACS... 3 1.1.2 BLOCO K... 3 1.1.3 BLOCO M... 4 1.1.4 BLOCO N... 4 1.1.5 APURAÇÃO IRPJ/CSLL... 4 2. NOTAS

Leia mais

Guia de Instruções ECF. Guia de Instruções ECF

Guia de Instruções ECF. Guia de Instruções ECF Guia de Instruções 1 Conteúdo Apresentação... 3 Instruções para... 4 1. Importação da e Recuperação da ECD... 4 2. Recuperação da ECD sem mapeamento para o Plano Referencial... 4 3. Recuperação da ECD

Leia mais

SPED EFD DAS CONTRIBUIÇÕES. Geração e transmissão do SPED fiscal- EFD PIS/COFINS no pva. Walison de Paula Silva

SPED EFD DAS CONTRIBUIÇÕES. Geração e transmissão do SPED fiscal- EFD PIS/COFINS no pva. Walison de Paula Silva Geração e transmissão do SPED fiscal- EFD PIS/COFINS no pva Walison de Paula Silva Agenda Instalação do Programa Navegação Exemplo Prático Requisitos mínimos para instalação (Hardware) Microcomputador

Leia mais

Manual FCONT. Pinhalzinho, 29 de Maio de 2013.

Manual FCONT. Pinhalzinho, 29 de Maio de 2013. Manual FCONT Facilitadores: Juliana Massoni Bacharel em Ciências Contábeis Pós Graduada em Contabilidade Gerencial e Controladoria Analista de testes do projeto JBCepil Nair Ludwig Bacharel em Ciências

Leia mais

SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF)

SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Este tutorial destina-se a empresas de Regime Lucro Real. A exportação para o SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) no Sistema LedWin, deverá ser feita da seguinte

Leia mais

ECF - Tela Introdução. Tópicos

ECF - Tela Introdução. Tópicos ECF - Tela 012356 Tópicos Introdução Legislação, prazos e obrigatoriedade Pré-Requisitos Software Configurações e gerações no Linx ERP Assinatura digital Fluxo de geração da ECF Detalhamento do processo

Leia mais

SPED PIS/COFINS e Cordilheira Software Contábil

SPED PIS/COFINS e Cordilheira Software Contábil SPED PIS/COFINS e Cordilheira Software Contábil Bloco 0 Abertura do arquivo Operações de serviços Bloco A Operações de CTRC e outros serviços com ICMS Apuração dos valores dos impostos Fechamento do arquivo

Leia mais

* Procedimentos de definição DE-PARA DE CONTAS EMS5

* Procedimentos de definição DE-PARA DE CONTAS EMS5 * Procedimentos de definição DE-PARA DE CONTAS EMS5 O acesso ao programa é através do módulo da Contabilidade Fiscal, opção do menu Manutenção / Conta Contábil / Matriz Tradução Conta Externa ( prgint/utb/utb119aa.r

Leia mais

ECF (Escrituração Contábil Fiscal)

ECF (Escrituração Contábil Fiscal) ECF (Escrituração Contábil Fiscal) ECD (Escrituração Contábil Digital) Regras Novas 2014 Maria Ilene Imlau Winter Informações Gerais Obrigatoriedade (inclusive Lucro Presumido, Imunes e Isentas) Obrigações

Leia mais

SPED Um ano de grandes mudanças

SPED Um ano de grandes mudanças SPED 2016 - Um ano de grandes mudanças Palestra: ECD/ECF: Um projeto sob pressão Vera Lúcia Gomes Março 2016 1 Pauta Principais mudanças para 2016 Dados recuperados e não recuperados Demonstrações contábeis

Leia mais

SPED Um ano de grandes mudanças

SPED Um ano de grandes mudanças SPED 2016 - Um ano de grandes mudanças Palestra: ECD/ECF: UM PROJETO SOB PRESSÃO Vera Lúcia Gomes Abril 2016 1 Pauta Principais mudanças para 2016 Dados recuperados e não recuperados Demonstrações contábeis

Leia mais

Escrituração Contábil Fiscal (ECF)

Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Introdução A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com

Leia mais

- Acrescentada a opção Optante pela extinção do RTT em 2014 ; - Removida a opção Apuração e Informações de IPI e Período ;

- Acrescentada a opção Optante pela extinção do RTT em 2014 ; - Removida a opção Apuração e Informações de IPI e Período ; IRPJ-LALUR 2015 2.0 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO SISTEMA Orientamos que na versão 1.2 façam backup da base de dados do LALUR. É importante imprimir as fichas calculadas 9, 11, 16 e 17 para a conferência nos

Leia mais

Sped ECF. Escrituração Contábil Fiscal. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped ECF

Sped ECF. Escrituração Contábil Fiscal. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Control Informática. Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização e utilização Implementação,

Leia mais

CÂMARA JAPONESA. Escrituração Contábil Fiscal (ECF IRPJ) Ricardo Bonfá Novembro 2014

CÂMARA JAPONESA. Escrituração Contábil Fiscal (ECF IRPJ) Ricardo Bonfá Novembro 2014 CÂMARA JAPONESA Escrituração Contábil Fiscal (ECF IRPJ) Ricardo Bonfá rjesus@kpmg.com.br Novembro 2014 Conteúdo Conteúdo O que é a ECF? 4 Fontes de informação 8 Desafios 9 Penalidades 11 2 O que é a ECF?

Leia mais

Geração da ECD no sistema

Geração da ECD no sistema Geração da ECD no sistema Tópicos Guia Informações Complementares Guia Inscrições Cadastrais Guia Registro 0000 / I030 / J935 Guia Registro 0035 Guia Registro I012 Bloco J Veja a seguir os procedimentos

Leia mais

Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal. Introdução

Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal. Introdução Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal Introdução A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ),

Leia mais

TUTORIAL Lucro Real BLOCO K

TUTORIAL Lucro Real BLOCO K TUTORIAL Lucro Real BLOCO K ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) Para gerar o Bloco K e seus registros automaticamente, primeiro é necessário verificar a qualificação da pessoa jurídica que está selecionada

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital - Contábil (EFD CONTÁBIL) Projeto

Escrituração Fiscal Digital - Contábil (EFD CONTÁBIL) Projeto Escrituração Fiscal Digital - Contábil (EFD CONTÁBIL) Projeto Decreto nº 6.022/07 Frederico Luciano Verona de Resende As opiniões e conclusões apresentadas são pessoais e não representam, necessariamente,

Leia mais

Maio/2017. MAPA ETÉCNICO FISCAL - facebook/mapaetecnicofiscal

Maio/2017. MAPA ETÉCNICO FISCAL  - facebook/mapaetecnicofiscal Maio/2017 Lei 11.638 28/12/07 CPC Lei 11.941 28/05/09 RTT IN RFB IN RFB LEI IN RFB 1.397 1.422 12.973 1.700 17/09/13 20/12/13 14/05/14 14/03/17 RTT ECF FIM RTT Lei 12.973/15 A Escrituração Contábil Fiscal

Leia mais

ROTEIRO DE UTILIZAÇÃO SPED CONTÁBIL

ROTEIRO DE UTILIZAÇÃO SPED CONTÁBIL ROTEIRO DE UTILIZAÇÃO SPED CONTÁBIL SUMÁRIO INTRODUÇÃO...1 CONCEITO...1 GERAÇÃO...2 LEGISLAÇÃO...2 PARÂMETROS DE ESTABELECIMENTO... 3 GERAÇÃO DO ARQUIVO...4 GRAVAÇÃO DO ARQUIVO...5 PROGRAMA VALIDADOR E

Leia mais

Sped Fiscal. Escrituração Fiscal Digital - EFD Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped Fiscal

Sped Fiscal. Escrituração Fiscal Digital - EFD Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped Fiscal Escrituração Fiscal Digital - EFD Copyright 2008. Todos os direitos reservados. Control Informática. Copyright 2008. Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização e utilização Implementação,

Leia mais

SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Presumido (Escrituração Contábil Comercial) e gerar a declaração?

SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Presumido (Escrituração Contábil Comercial) e gerar a declaração? SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Presumido (Escrituração Contábil Comercial) e gerar a declaração? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique na

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL Geração da ECF para empresas optantes pelo Lucro Real Informações importantes Este roteiro visa apresentar uma sugestão para a geração e entrega da ECF para as empresas

Leia mais

Sped ECF. Escrituração Contábil Fiscal. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped ECF

Sped ECF. Escrituração Contábil Fiscal. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Control Informática. Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização e utilização Implementação,

Leia mais

Palestra. Escrituração Contábil Digital - ECD. Maio/2016. Elaborado por: JANEIRO/

Palestra. Escrituração Contábil Digital - ECD. Maio/2016. Elaborado por: JANEIRO/ Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

OBS: Lucros Acumulados Prejuízos Acumulados Lucro do Período Prejuízo do Período OBS:

OBS: Lucros Acumulados Prejuízos Acumulados Lucro do Período Prejuízo do Período OBS: Erro SPED Contábil - Registro J210 - "A soma dos fatos contábeis (somatório do campo 03 dos registros J215 filhos) deve ser igual ao saldo final do código de aglutinação (campo 04 do registro J210) mais

Leia mais

FORTES FISCAL ECONTÁBIL ECF LUCRO PRESUMIDO

FORTES FISCAL ECONTÁBIL ECF LUCRO PRESUMIDO FORTES FISCAL ECONTÁBIL ECF LUCRO PRESUMIDO Esse manual tem o objetivo de demonstrar como será realizada a geração da ECF de uma empresa optante pelo Lucro presumido no Fortes Fiscal. O que é a ECF? A

Leia mais

MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL SPED CONTÁBIL BLOCO K

MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL SPED CONTÁBIL BLOCO K MANUAL OPERACIONAL SPED CONTÁBIL BLOCO K SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 REQUISITOS... 4 TELA DE GERAÇÃO... 5 REGISTRO K030 PERÍODO DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL CONSOLIDADA... 6 REGISTRO K100 RELAÇÃO DAS EMPRESAS

Leia mais

MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL INTEGRAÇÃO ONESOURCE ECF

MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL INTEGRAÇÃO ONESOURCE ECF MASTERSAF SMART MANUAL OPERACIONAL MÓDULO INTEGRAÇÃO - ONESOURCE ECF 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 SOBRE O ONESOURCE ECF...4 PÚBLICO ALVO...4 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS...5 EXPORTAÇÃO DOS DADOS...6 INTEGRAÇÃO DOS

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO SPED CONTÁBIL

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO SPED CONTÁBIL INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO SPED CONTÁBIL CADASTRO DA EMPRESA (CADASTROS>GENÉRICOS>EMPRESAS) INFORMAR O TIPO DE APURAÇÃO DA EMPRESA CONFIGURAÇÕES E CADASTRO DA EMPRESA (CADASTROS>GENÉRICOS>PARÂMETROS DA

Leia mais

RTT: IN RFB / 2013 e Perspectivas para Outubro de Claudio Yano

RTT: IN RFB / 2013 e Perspectivas para Outubro de Claudio Yano RTT: IN RFB 1.397 / 2013 e Perspectivas para 2014 Outubro de 2013 Claudio Yano IN RFB 1.397 / 2013 Publicada no DOU de 17 de setembro de 2013; Pode ser dividida em duas partes: Criação da Escrituração

Leia mais

F C O N T. Instrutor: Márcio Tonelli

F C O N T. Instrutor: Márcio Tonelli F C O N T Instrutor: Márcio Tonelli (tt.consultoria.sped@gmail.com) CONVERGÊNCIA IFRS Direito positivo X Common Law CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

ÍNDICE. GERAÇÃO FCONT CTB VERSÃO 1.1 - RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS. Todos Direitos Reservados.

ÍNDICE. GERAÇÃO FCONT CTB VERSÃO 1.1 - RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS. Todos Direitos Reservados. GERAÇÃO FCONT CTB RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Leia mais

Fortaleza, 14 de novembro de Sistema Público de Escrituração Digital

Fortaleza, 14 de novembro de Sistema Público de Escrituração Digital Fortaleza, 14 de novembro de 2008 Livros Abrangidos Diário Geral G Diário Geral com Escrituração Resumida R Diário Auxiliar - A Razão Auxiliar - Z Balancetes Diários e Balanços - B Resolução CFC nº 1020/05

Leia mais

ECD Responde Escrituração Contábil Digital. Consultoria Tributária Abril/2016

ECD Responde Escrituração Contábil Digital. Consultoria Tributária Abril/2016 ECD Responde Escrituração Contábil Digital Consultoria Tributária Abril/2016 EQUIPE DE CONSULTORIA TRIBUTÁRIA 2 Programação 1. Conceitos sobre a ECD; 2. Principais Novidades Leiaute 4.0. 3. Linha de Produto;

Leia mais

e-lalur: Como proceder em casos de Prejuízo Contábil

e-lalur: Como proceder em casos de Prejuízo Contábil e-lalur: Como proceder em casos de Prejuízo Contábil 1 Sumário Apresentação... 3 É importante saber... 3 Qual e-lalur configurar?... 4 Qual o ponto de partida do e-lalur?... 5 O e-lalur se baseia no seu

Leia mais

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL CERTIFICAÇÃO DIGITAL Os livros Diário e Razão emitidos de forma eletrônica deverão ser assinados por no mínimo dois signatários: - pelo contabilista legalmente habilitado; - e pela(s) pessoa(s) física(s)

Leia mais

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003)

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) EVOLUÇÃO Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) Art. 37 da Constituição Federal... XXII as administrações tributárias da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,... e autuarão de forma

Leia mais

Escrituração Contábil Fiscal - ECF

Escrituração Contábil Fiscal - ECF EMPRESAS LUCRO REAL As empresas que são tributadas pelo Lucro Real, pagam o IRPJ e a CSLL com base no lucro obtido em sua contabilidade, ajustado de receitas e despesas que não devem ser consideradas,

Leia mais

SPED CONTABILIDADE ANTIGA

SPED CONTABILIDADE ANTIGA SPED CONTABILIDADE ANTIGA RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio

Leia mais

SPED FCONT Documento SPED FCONT. Versão Liberado em 30/09/2013

SPED FCONT Documento SPED FCONT. Versão Liberado em 30/09/2013 Documento SPED FCONT 2013 Versão 6.04.00 Liberado em 30/09/2013 SPED FCONT O SPED Fcont é uma das formas mais práticas, existentes e disponibilizada para as sociedades de grande porte, de disponibilizar

Leia mais

ECF 2018 Escrituração Contábil Fiscal.

ECF 2018 Escrituração Contábil Fiscal. Escrituração Contábil Fiscal. Thiago Arantes Consultor; Auditor Independente; Contador; ex-gerente de Auditoria Interna da Coca-Cola; Professor de Pós Graduação do IPOG. Especialista em SPED (ECD e ECF).

Leia mais

SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Real e gerar a declaração?

SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Real e gerar a declaração? SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Real e gerar a declaração? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, opção INFORMATIVOS, clique em GERA

Leia mais

Geração do SPED Contábil

Geração do SPED Contábil Geração do SPED Contábil Geração do SPED Contábil Para facilitar o entendimento da rotina de geração do SPED Contábil no Sistema Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas disponibilizou

Leia mais

PAUTA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF)

PAUTA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) PAUTA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) O que é ECF? Escrituração Contábil Fiscal - (ECF) é uma obrigação imposta às Pessoas Jurídicas estabelecidas no Brasil exigidas pela RFB que substituiu a Declaração

Leia mais

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial 1 SPED PIS/Cofins Conforme Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010 (D.O.U. 7.7.2010), que institui a Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins - EFD-PIS/Cofins (Alterada pela

Leia mais

Manual do Usuário Geração do Arquivo ECF

Manual do Usuário Geração do Arquivo ECF Manual do Usuário 1 Conteúdo Apresentação... 3 Alterações... 4 1. Sistema > Empresas... 4 2. Sistema > Configurar > GERAL... 4 3. Cadastro > Sócios ou Outros > Criar... 5 4. Cadastro > Sócios ou Outros

Leia mais

Quarta do Conhecimento ECF Alterações para 2017 e Pontos de Atenção no Preenchimento Marcia Ramos

Quarta do Conhecimento ECF Alterações para 2017 e Pontos de Atenção no Preenchimento Marcia Ramos Quarta do Conhecimento ECF Alterações para 2017 e Pontos de Atenção no Preenchimento Marcia Ramos Obrigatoriedade Todas as pessoas jurídicas, exceto optantes pelo SIMPLES NACIONAL, orgãos públicos e pessoas

Leia mais

e-lalur: Como proceder em casos de Prejuízo Contábil

e-lalur: Como proceder em casos de Prejuízo Contábil e-lalur: Como proceder em casos de Prejuízo Contábil 1 Sumário Apresentação... 3 É importante saber... 3 Qual e-lalur configurar?... 4 Qual o ponto de partida do e-lalur?... 5 O e-lalur se baseia no seu

Leia mais

FCONT. Controle Fiscal Contábil de Transição. Abril Elaborado por: José Sérgio Fernandes de Mattos

FCONT. Controle Fiscal Contábil de Transição. Abril Elaborado por: José Sérgio Fernandes de Mattos Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

SPED CONTÁBIL CONTABILIDADE NOVA

SPED CONTÁBIL CONTABILIDADE NOVA SPED CONTÁBIL CONTABILIDADE NOVA RMS Software S.A. Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio

Leia mais

Instruções SPED Fiscal ECF

Instruções SPED Fiscal ECF Instruções SPED Fiscal ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Agosto de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

e-lalur: Empresas do Lucro Real

e-lalur: Empresas do Lucro Real e-lalur: Empresas do Lucro Real 1 Sumário Apresentação... 3 É importante saber... 3 Qual e-lalur configurar?... 4 Qual o ponto de partida do e-lalur?... 5 O e-lalur se baseia no seu Resultado Contábil...

Leia mais

Elaborado por: Gisleise Nogueira de Aguiar. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

Elaborado por: Gisleise Nogueira de Aguiar. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL CONSULTORIA DE SEGMENTOS HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Conceitos sobre a ECF Histórico Objetivos Obrigatoriedade Estrutura Certificados Prazos Penalidades 2. Novidades no Layout

Leia mais

Demonstração de Resultados

Demonstração de Resultados Slide 97 Demonstração de Resultados Contabilidade Gerencial Contabilidade Gerencial DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO Slide 98 Contabilidade Gerencial CADASTRAMENTO E APLICAÇÃO DE LIVROS Slide 99

Leia mais

Boletim de Implementação BC Escrituração Contábil Digital ECD Layout 3.0

Boletim de Implementação BC Escrituração Contábil Digital ECD Layout 3.0 BC12140 Escrituração Contábil Digital ECD Layout 3.0 Sumário Apresentação... 3 Procedimentos... 4 Implementações Existentes no Boletim... 5 2 Apresentação A Support Informática disponibiliza o boletim

Leia mais

Neste bip. Antecipação de Reajuste Salarial. Você Sabia? Edição 62 Outubro de 2015

Neste bip. Antecipação de Reajuste Salarial. Você Sabia? Edição 62 Outubro de 2015 Neste bip Antecipação de Reajuste Salarial... 1 Como informar retenções (notas do registro A100)de PIS e Cofins na EFD Contribuições?... 2 Importação de Extratos Bancários... 2 Recolhimento de FGTS torna-se

Leia mais

ECF e a história do Lalur

ECF e a história do Lalur ECF e a história do Lalur HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Conceitos sobre Lalur Histórico Finalidade Como era em meio físico O que muda com a ECF 2. Conceitos sobre a ECF Objetivos Histórico Obrigatoriedade

Leia mais

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DAS DECLARAÇÕES DFC e GI

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DAS DECLARAÇÕES DFC e GI INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DAS DECLARAÇÕES DFC e GI A finalidade das instruções é orientar o correto preenchimento da DFC - Declaração Fisco Contábil e da GI - Guia de Informação das Operações e Prestações

Leia mais

ESTRUTURA DO ARQUIVO PARA IMPORTAÇÃO DOS DADOS CONTÁBEIS

ESTRUTURA DO ARQUIVO PARA IMPORTAÇÃO DOS DADOS CONTÁBEIS ESTRUTURA DO ARQUIVO PARA IMPORTAÇÃO DOS DADOS CONTÁBEIS 2010 SUMÁRIO SOBRE ESTE DOCUMENTO... 3 DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DO ARQUIVO... 3 Arquivos... 3 Blocos... 3 Campos... 3 TABELAS DE ESPECIFICAÇÃO DO

Leia mais

Boletim de Implementação BC12149

Boletim de Implementação BC12149 BC12149 SPED ECF Escrituração Contábil Fiscal Sumário Apresentação... 3 Procedimentos... 4 Orientação para Parametrização da Escrituração Contábil Fiscal... 5 2 Apresentação A Support Informática está

Leia mais

1. Apresentação Este manual contém instruções para a utilização da rotina Geração do SPED - ECF, sendo baseado no Leiaute 2, de 25/05/2016. Este tópico de apresentação traz informações de forma resumida

Leia mais

ECF e ECD em 2016 Livros auxiliares e Subcontas

ECF e ECD em 2016 Livros auxiliares e Subcontas www.pwc.com.br ECF e ECD em 2016 Livros auxiliares e Subcontas Maio de 2016 Escrituração Contábil - ECD Alteração de prazos para entrega em 2016 Prazo para entrega em 2015 30 de junho de 2015 Artigo 5º

Leia mais

Manual Escrituração Contábil Digital (ECD)

Manual Escrituração Contábil Digital (ECD) Manual Escrituração Contábil Digital (ECD) JUNHO/2013 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema ECD... 3 3. Gerar Arquivo... 5 3.1. Anexar Arquivo RTF... 7 3.2. Gerando Arquivo... 8 4. Signatários...

Leia mais

Sumário PARTE I RELATÓRIOS CONTÁBEIS, 1

Sumário PARTE I RELATÓRIOS CONTÁBEIS, 1 Sumário Prefácio à Décima Segunda Edição, VII Prefácio à Nona Edição, IX Prefácio à Primeira Edição, XI Sugestões ao Professor, XV PARTE I RELATÓRIOS CONTÁBEIS, 1 1 CONTABILIDADE, 3 Conceito, 4 Aplicação

Leia mais

I ENCONTRO DAS ÁGUAS. 13 a 15 de maio de Campo Grande MS. Realização: SINTERCON. Painel : Gestão Financeira e Tributária

I ENCONTRO DAS ÁGUAS. 13 a 15 de maio de Campo Grande MS. Realização: SINTERCON. Painel : Gestão Financeira e Tributária I ENCONTRO DAS ÁGUAS 13 a 15 de maio de 2009 - Campo Grande MS Realização: SINTERCON Painel : Gestão Financeira e Tributária Título da Palestra: SPED - Sistema Público de Escrituração Digital Palestrante:

Leia mais

Por que utilizar a Des-if?

Por que utilizar a Des-if? MANUAL PRÁTICO PARA MÓDULO DA DES-IF 1 O que é a Des-if e Como Surgiu? A Federação Brasileira de Bancos FEBRABAN em conjunto com Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais ABRASF instituiu

Leia mais

Boletim de Implementação BC12143 FCONT

Boletim de Implementação BC12143 FCONT BC12143 FCONT Sumário Apresentação... 3 Procedimentos... 4 Orientações Sobre Erros na Validação do FCONT... 5 2 Apresentação A Support Informática disponibiliza o boletim de atualização BC12143 com os

Leia mais

SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF)

SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Este tutorial destina-se a empresas de Regime Imunes/Isentas. A exportação para o SPED Escrituração Contábil Fiscal (ECF) no Sistema LedWin, deverá ser feita da

Leia mais

1. O que é a ECF? Obrigatoriedade Prazo de entrega Benefícios do Sped Blocos Iniciando a configuração

1. O que é a ECF? Obrigatoriedade Prazo de entrega Benefícios do Sped Blocos Iniciando a configuração 2016 1 1. O que é a ECF?...4 2. Obrigatoriedade...5 3. Prazo de entrega...8 4. Benefícios do Sped...9 5. Blocos...10 6. Iniciando a configuração...13 7. Associação das Contas...14 8. Cadastro dos Sócios...20

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL. 1 Conceito:

BALANÇO PATRIMONIAL. 1 Conceito: BALANÇO PATRIMONIAL Conteúdo: 1 Conceito 2 Composição 3 Modelo de balanço patrimonial 4 Preparando um balanço no sistema Jotec 4.1 Cadastro de Aglutinadores 4.2 Cadastro de Plano de Contas 4.3 Associação

Leia mais

Sped Fiscal. Escrituração Fiscal Digital - EFD Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped Fiscal

Sped Fiscal. Escrituração Fiscal Digital - EFD Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped Fiscal Escrituração Fiscal Digital - EFD Copyright 2008. Todos os direitos reservados. Control Informática. Copyright 2008. Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização e utilização Implementação,

Leia mais

FORTES CONTÁBIL E FISCAL ECF LUCRO REAL

FORTES CONTÁBIL E FISCAL ECF LUCRO REAL FORTES CONTÁBIL E FISCAL ECF LUCRO REAL Esse manual tem o objetivo de demonstrar como será realizada a geração da ECF de uma empresa optante pelo Lucro Real no Fortes Contábil. O que é a ECF? A Escrituração

Leia mais

TUTORIAL PRÁTICO ECF

TUTORIAL PRÁTICO ECF HITECNET INFORMÁTICA 55 13 3797-7400 0800-164474 www.hitecnet.com.br hitec@hitecnet.com.br Cadastros 1) Cadastro > Empresa 2) Cadastro > Contador 3) Documentação > Sócios TUTORIAL PRÁTICO ECF Plano de

Leia mais

expert PDF Trial SPED - Escrituração Contábil Digital Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira

expert PDF Trial SPED - Escrituração Contábil Digital Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

As diferenças apuradas entre as duas metodologias comporão ajuste específico a ser efetuado no Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR).

As diferenças apuradas entre as duas metodologias comporão ajuste específico a ser efetuado no Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR). 1 Geração do FCont Objetivo: Atender todas as empresas que fazem uso da entrega desta informação junto à Receita Federal do Brasil (RFB). Trata-se de empresas enquadradas no Lucro Real. Benefícios: Este

Leia mais

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL ECD. Instrutor: Márcio Tonelli (tt.consultoria.sped@gmail.com)

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL ECD. Instrutor: Márcio Tonelli (tt.consultoria.sped@gmail.com) ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL ECD Instrutor: Márcio Tonelli (tt.consultoria.sped@gmail.com) VISÃO ESQUEMÁTICA Empresário ou Sociedade Empresária SPED Repositório Nacional Leiaute BD Gerar Arquivo. Validar.

Leia mais

Neste bip. Configuração para rescisões com saldo líquido negativo. Você Sabia? Afastamento por doença e acidente retorna à regra anterior

Neste bip. Configuração para rescisões com saldo líquido negativo. Você Sabia? Afastamento por doença e acidente retorna à regra anterior Neste bip Configuração para rescisões com saldo líquido negativo... Afastamento por doença e acidente retorna à regra anterior... Configuração da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido... Férias

Leia mais

SOFOLHA SOLUÇÕES CORPORATIVAS CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido

SOFOLHA SOLUÇÕES CORPORATIVAS CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido Legislação Conforme instituído pela Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010, sujeitam à obrigatoriedade de geração de arquivo da Escrituração Fiscal

Leia mais