COMO RESOLVER QUESTÕES DE DIAGRAMAS DE REDE. Moisés Luna, PMP COLECAO COMO PASSAR NOS. Certificação para sua carreira decolar YOUPM.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMO RESOLVER QUESTÕES DE DIAGRAMAS DE REDE. Moisés Luna, PMP COLECAO COMO PASSAR NOS. Certificação para sua carreira decolar YOUPM."

Transcrição

1 COMO RESOLVER QUESTÕES DE DIAGRAMAS DE REDE Moisés Luna, PMP COLECAO COMO PASSAR NOS exames PMP E CAPM E book 1 YOUPM Certificação para sua carreira decolar www. youpm.com.br

2 Apresentação Ao longo da minha trajetória profissional, treinando candidatos ao exame PMP e CAPM, observei alguns pontos que mais geram dúvidas e eventualmente causam insegurança na hora de fazer a prova. Entre os tópicos identificados, talvez três assuntos despertam mais atenção dos candidatos. São questões associadas a diagramas de redes, análise PERT e valor agregado. Para auxiliar o candidato ao exame PMP e CAPM, eu criei uma série de três e-books que tratam sobre esses assuntos, de forma a elucidar e abordar diversos aspectos associados a esses tipos de questões. A proposta de abordar esses assuntos em um e-book é explicar o conceito que está por trás e apresentar as características das questões que podem estar presentes no exame PMP e CAPM, de maneira que o candidato se sinta mais seguro e confiante para resolver esses tipos de questões, ganhando inclusive tempo para se dedicar às demais perguntas da prova. Espero, então, que este material possa te ajudar a resolver a maioria das questões que envolvem os assuntos tratados em cada um dos três e-books, te colocando mais próximo da aprovação do exame PMP e CAPM. Um abraço, Moisés Luna, PMP Criador do YouPM Um programa de treinamento para candidatos ao exame PMP e CAPM YOUPM

3 Diagrama de rede 3 O diagrama de rede é um gráfico (fluxograma) representando a sequência em que um conjunto de tarefas devem ser realizadas para atingir o objetivo do projeto. É um instrumento de planejamento eficaz que pode auxiliar o gerente de projetos a: ⵏⵏ ⵏⵏ ⵏⵏ ⵏⵏ ⵏⵏ ⵏⵏ Justificar a estimativa de tempo para o projeto Planejar, organizar e controlar o projeto com mais eficácia Mostrar as interdependências entre todas as atividades Mostrar o fluxo do trabalho para que a equipe saiba quais atividades precisam ocorrer e em que sequência Identificar oportunidades para comprimir o cronograma no planejamento e durante todo o ciclo de vida do projeto Mostrar o progresso do projeto. Hoje em dia, a maioria ou a totalidade dos softwares de gerenciamento de projetos desenham um diagrama de rede para você, à medida que você vai planejando o seu cronograma, informando durações e relações e dependências entre as atividades. Não obstante a tecnologia, para os exames PMP e CAPM, você precisa aprender a desenhar um diagrama de rede, calcular o caminho crítico, determinar a folga e responder a um conjunto de questões associadas a esse tema. Nota Algumas questões do exame PMP e CAPM poderão requerer o entendimento da finalidade e benefícios que o uso de diagrama de rede pode gerar para o projeto. Esteja atento a isso!

4 Método do caminho crítico CPM 4 O diagrama de rede do projeto é definido a partir do processo "6.3 Sequenciar as atividades do PMBOK, da área de conhecimento de Gerenciamento do Tempo, porém esse trabalho somente é concluído nas fases finais de planejamento, em que será possível determinar o caminho crítico do projeto a partir do cronograma final. Basicamente, o diagrama de rede busca representar a sequência lógica das atividades do projeto, de forma que possamos calcular a duração do projeto a partir do caminho crítico (técnica CPM, do inglês, Critical Path Method). Técnica: Método do diagrama de precedência É uma técnica citada no processo "6.3 Sequenciar as atividades, que consiste em representar as atividades visualmente através de caixinhas. Essas caixinhas são ligadas por uma seta que determina a sua dependência. Nota Quando, num diagrama de rede, um projeto possui mais de um caminho crítico, temos como consequência um aumento do risco do projeto. Nota Tarefas críticas são tarefas que fazem parte do caminho crítico que, se atrasarem, poderão comprometer a data de termino do projeto originalmente acordada.

5 O diagrama de procedência é uma representação gráfica das relações lógicas (dependências) entre as atividades do cronograma do projeto, onde as caixinhas representam as atividades e as setas representam o tipo de dependência entre elas. Término para 5 Os quatro tipos de relacionamento lógico entre atividades para Término (IT) A posição que a seta ocupa no diagrama determina o tipo de relacionamento entre as atividades. Os tipos podem ser: Término- (TI), - (II), Término-Término (TT) e -Término (IT). Note que a posição da seta determina visualmente o tipo de relacionamento. Por exemplo, na relação TI do exemplo ao lado, a seta sai à direita da e entra à esquerda da, denotando uma relação do tipo TI. para (II) Término para Término (TT)

6 6 Exemplos de relacionamento lógico entre atividades Término- (TI): A corrida deve estar finalizada (predecessora) para que a cerimônia de entrega dos prêmios comece (sucessora). - (II): Para que o nivelamento do concreto comece (sucessora) é necessário que fundação tenha iniciado (predecessora). Término-Término (TT): A edição de um livro (sucessora) só pode terminar quando a redação terminar (predecessora). -Término (IT): O primeiro turno de guarda de segurança (sucessora) não pode terminar até que o segundo turno da guarda de segurança comece (predecessora). Popularmente, a maioria dos projetos são planejados a partir da relação TI. Em segundo lugar, podemos ver a relação II. As relações do tipo TT e IT são raramente ou quase nunca usadas. Nota A maioria ou a quase totalidade das questões do exame PMP e CAPM que envolvem relacionamentos lógicos entre atividades são do tipo TI.

7 7 Tipos de dependência As dependências podem ser basicamente divididas em quatro tipos: Dependências obrigatórias, dependências arbitradas ou condicional, dependências internas e dependências externas. Dependências obrigatórias: O estabelecimento das dependências podem ser submetidos a critérios lógicos ou a determinação de uma determinada sequência pode ser feita mediante uma necessidade de gestão do projeto. Por exemplo, para erguer uma estrutura, é necessário que a fundação esteja finalizada. Essa é uma relação que chamamos de obrigatória. Dependências obrigatórias são exigidas legal ou contratualmente ou são inerentes à natureza do trabalho, conforme o exemplo que apresentei acima. Elas também são conhecidas como lógica fixa (hard logic ou hard dependencies). Nota O exame pode utilizar os termos dependência obrigatória ou lógica fixa, que são a mesma coisa.

8 8 Dependências arbitradas ou condicional: Temos situações que determinadas sequências devem ser respeitadas, seja por questões legais ou pela natureza do trabalho. Mas existem trabalhos que podemos optar e definir qual deve ser a sequência. Dependências arbitradas ou condicional são estabelecidas com base no conhecimento das melhores práticas. A equipe do projeto pode definir as dependências arbitradas no projeto. Dependências externas: Relação entre as atividades do projeto e fatores externos que não estão no controle da equipe do projeto fazendo com que determinada sequência de atividades obedeça um caminho lógico. Nota Dependências arbitradas ou condicional podem ser conhecidas também como lógica preferida, preferencial ou flexível (soft logic). Fique atento a essas expressões no exame PMP e CAPM. Dependências internas: Relação entre as atividades do projeto e fatores internos que estão no controle da equipe do projeto fazendo com que determinada sequência de atividades obedeça um caminho lógico.

9 9 Antecipações e esperas Antecipações (lag time): Quantidade de tempo que uma atividade sucessora pode ser adiantada em relação a uma atividade predecessora. Há situações que precisamos esperar um determinado tempo após o termino de uma atividade predecessora para começar uma atividade sucessora. Esperas (lead time): Quantidade de tempo que uma atividade sucessora pode ser atrasada em relação a uma atividade predecessora. Há situações que podemos antecipar a realização de uma atividade sucessora, fazendo com que em determinado momento duas atividades possam ocorrer em paralelo, podendo assim reduzir o tempo de duração do projeto. A figura ao lado exibe um exemplo. Finalizar o check list TI 2 semanas (Antecipação) Paisagem urbanizáveis Redigir um rascunho II 15 dias (Espera) Editar o rascunho

10 10 Caminho crítico É o caminho no diagrama de precedência de maior duração. Normalmente requer a atenção redobrada do gerente de projetos, uma vez que as atividades do caminho crítico não possuem folga (reserva) e, se atrasarem, podem comprometer a data de término do projeto. Para que serve o caminho crítico? Determinar o caminho crítico de um projeto é essencial para saber onde o gerente de projetos deve concentrar seus principais esforços. Entre as principais finalidades de um caminho crítico, destaco: ⵏⵏ ⵏⵏ ⵏⵏ ⵏⵏ Ajuda a comprovar quanto tempo o projeto irá demorar Possibilita saber se uma questão requer atenção imediata Fornece um método para comprimir o cronograma durante o planejamento ou quando houver mudanças. Mostra quais atividades têm folga e podem, portanto, serem adiadas sem atrasar a data de término do projeto. Nota Você pode ouvir a referência de caminho quase crítico no exame, que é o caminho com duração quase tão longa quanto o caminho crítico. Dependendo da atividade que atrasar, o caminho quase crítico pode vir a se tornar o caminho crítico do projeto.

11 11 Folga Folga é a quantidade de tempo que uma atividade pode atrasar sendo que esse atraso não afeta a sua sucessora ou mesmo o término do projeto. Existem três tipos de folga, saber: Folga total: Quantidade de tempo que uma atividade pode atrasar sem atrasar a data de conclusão do projeto ou algum marco intermediário. Folga livre: Quantidade de tempo que uma atividade pode atrasar sem atrasar alguma atividade sucessora. Folga do projeto: Quantidade de tempo que um projeto pode atrasar sem atrasar uma data imposta externamente para o fim do projeto (pelo cliente ou alta gerência, por exemplo).

12 12 Desenhando um diagrama de rede Muitas questões de diagrama de rede envolvem cálculos do caminho crítico e cálculo de folga das atividades. Para responder a essas questões, você terá que aprender a desenhar um diagrama de rede com base nas informares fornecidas pela questão. Uma vez aprendido a desenhar o diagrama de rede, eu vou te ensinar a encontrar o caminho crítico, determinar sua duração e calcular a folga das atividades. As atividades no diagrama de rede são representadas por retângulos. Cada parte do retângulo pode representar uma informação diferente, conforme abaixo: IMC (início mais cedo) Duração TMC (término mais cedo) Nome da atividade IMT (início mais tarde) Folga TMT (térmimo mais tarde) Onde: IMC: Data mais cedo que uma atividade pode começar IMT: Data mais cedo que uma atividade pode terminar TMC: Data mais tarde que uma atividade pode começar TMT: Data mais tarde que uma atividade pode terminar Para calcular a folga de uma atividade, a formula é: Folga = IMT - IMC ou Folga = TMT - TMC

13 Exercício 2 13 Desenhe o diagrama de rede com base nas informações abaixo: Você assumiu um novo projeto e identificou as seguintes atividades e suas dependências: 1. A atividade A pode iniciar imediatamente e tem uma duração estimada de 4 dias. Hora de Praticar 2. A atividade B pode iniciar depois que a atividade A estiver concluído e tem uma duração de 4 dias. 3. A atividade C pode iniciar depois que a atividade B estiver concluído e tem uma duração estimada de 7 dias. 4. A atividade D pode iniciar depois que a atividade B estiver concluída e tem uma duração de 9 dias. 5. A atividade E pode iniciar depois Diagramas que a atividade C e D estiver concluída e tem uma duração de 5 dias. Qual a duração do caminho crítico desse projeto? Para responder essa pergunta vamos precisar desenhar o diagrama de rede, fazer os caminhos de ida e volta e verificar quais os caminhos possíveis e, aquele que tiver maior duração, será o caminho crítico do projeto. O diagrama ficará assim então: Figura 23 Exercícios de de Rede YOUPM

14 14 Exercício 1 Você é um gerente de projetos de um novo projeto e precisa determinar as seguintes dependências: 1. A atividade A é a primeira atividade do projeto, com 5 dias de duração. 2. A atividade B e C são sucessoras da atividade A e cada uma tem duração de 3 e 7 dias respectivamente. 3. A atividade D é sucessora de B com duração de 2 dias. 4. A atividade E é sucessora de B e C com duração estimada de 6 dias. 5. A atividade F é sucessora de D e E e tem duração de 9 dias. 6. A atividade G é sucessora de E e tem duração de 8 dias. 7. A atividade H é sucessora de F e G e tem duração de 4 dias. 8. O projeto é finalizado quando a atividade H é completada. Com base nessas informações, desenhe o diagrama de rede, determine o caminho crítico e as folgas das atividades.

15 15 Desenhando o Diagrama de Rede Para resolver este exercício, vamos começar desenhando o diagrama de rede à medida que coletamos informações do enunciado, começando da Atividade A, com duração de 5 dias: 5 Na sequência temos as atividades B e C como sucessoras de A com duração de 3 e 7 dias, respectivamente Nota Nos exercícios temos exemplos de questões abertas, mas para o exame as perguntas serão apresentadas em formato de múltipla escolha. No simulado ao final deste e-book você terá a oportunidade de conhecer o estilo de algumas perguntas.

16 16 Depois temos a atividade D como sucessora de B com duração de 2 dias. A atividade F é sucessora de D e E com duração de 9 dias Atividade F A atividade E é sucessora de B e C com duração de 6 dias. A atividade G é sucessora de E e tem duração de 8 dias Atividade F Atividade G

17 17 A atividade H é a última do diagrama de rede e tem como sucessora as atividades F e G e sua duração é de 4 dias Atividade F 4 Atividade H Fim Atividade G Veja que nosso diagrama de rede está modelado. Agora é aprender a determinar o caminho crítico e calcular as folgas do projeto para que possamos descobrir quais atividades são críticas, ou seja, quais atividades que, se atrasarem, podem comprometer a data de término do projeto. Também queremos descobrir a duração do projeto. Vamos lá!

18 Calculando o caminho crítico 18 Numa análise inicial, para saber quais atividades pertencem ao caminho crítico basta percorrer as atividades do início até o fim do projeto, de maneira que possamos verificar TODOS os caminhos possíveis. Quando somamos a duração de cada atividade de cada uma das sequências possíveis no projeto, aquele que apresentar maior duração será o caminho crítico do projeto. No diagrama da página anterior, temos os seguintes caminhos possíveis: Atividade F - Atividade H - Fim Esse caminho apresenta uma duração prevista de 23 dias Atividade F - Atividade H - Fim Esse caminho apresenta uma duração prevista de 27 dias Atividade G - Atividade H - Fim Esse caminho apresenta uma duração prevista de 26 dias Atividade F - Atividade H - Fim Esse caminho apresenta uma duração prevista de 31 dias Atividade G - Atividade H - Fim Esse caminho apresenta uma duração prevista de 30 dias

19 19 São cinco caminhos possíveis dentro do diagrama de rede, dos quais, a sequência A, C, E, F e H apresenta maior duração. Logo, essas atividades pertencem ao caminho crítico. Posteriormente, você observará que a folga de cada uma dessas atividades será igual a zero. Uma vez determinado o caminho crítico do projeto, poderemos responder a pergunta: Qual a duração do projeto? A duração do projeto será sempre a duração do caminho crítico, ou seja, 31 dias. Para calcular a folga de cada uma das atividades do projeto, precisamos fazer os caminhos de ida e de volta no diagrama de rede. Isso significa que deveremos preencher as informações de IMC, IMT, TMC e TMT de cada uma das atividades, começando da atividade A. No campo correspondente ao IMC da, preencha com o valor zero. Em seguida, some com a duração para poder obter o valor de IMT conforme a figura a seguir. Nota Para o exame PMP e CAPM, considere também que o gerente de projetos deve focar sua atenção nas atividades críticas, pois caso elas atrasem, isso pode comprometer os prazos do projeto. Nota Alguns autores preferem começar o preenchimento com o valor 1 ao invés de 0. Para os nossos estudos, considere sempre iniciar com 0.

20 Atividade F 4 Atividade H Fim Atividade G Para o campo de IMC das atividades B e C, informe o IMT da tarefa anterior, ou seja, e em seguida some com as suas respectivas durações para podermos obter o IMT Atividade F 4 Atividade H Fim Atividade G

21 21 Veja que na atividade E nós temos duas predecessoras, as atividades B e C, cada uma terminando com valores distintos (IMT). Para preencher o IMC da atividade E, considere o de maior valor, ou seja, o IMT da atividade C Atividade F 4 Atividade H Fim Atividade G Veja pela lógica. Se para iniciar uma atividade qualquer você depende de duas anteriores, uma durando 8 dias e outra durando 12 dias, quando você poderá começar essa atividade? Evidentemente quando a atividade de maior duração terminar. Com base nas informares anteriores, você será capaz de terminar os IMCs e os IMTs de todas as atividades até o fim do projeto e o resultado será o que você pode ver na imagem a seguir.

22 Atividade F Atividade H Fim Atividade G Agora é hora de fazer o caminho de volta. Para tanto, considere o IMT da atividade H e repita ele em seu TMT e, na sequência, calcule o TMC subtraindo TMT pela duração, conforme abaixo Atividade F Atividade H Fim Atividade G

23 23 No campo correspondente ao TMT das atividades F e G, você irá informar o mesmo valor do TMC de H e subtrair pela duração para poder obter o TMC de cada uma das atividades Atividade F Atividade H Fim Atividade G Note que E tem duas sucessoras com TMCs diferentes. Qual considerar? Se você se lembra, ao fazer o caminho de ida, você considerou o valor maior. Ao fazer o caminho de volta, considere o valor menor e subtraia pela duração para obter o TMC da.

24 Atividade F Atividade H Fim Atividade G Termine o diagrama de rede e o resultado será o seguinte: Atividade F Atividade H Fim Atividade G 19 27

25 Cálculo de folga 25 Agora vamos calcular a folga de cada uma das atividades. Você verá que todas as atividades do caminho crítico terão folga igual a zero. Para calcular folga, use a seguinte fórmula: Folga = IMT - IMC ou Folga = TMT - TMC Ao empregar qualquer um dos modelos de fórmula acima representados, o resultado tem que ser o mesmo Atividade F Atividade H Fim Atividade G Ao resolver esse diagrama de rede desta maneira, você possui todas as informações que precisa para responder a um conjunto de questões que podem aparecer nos exames PMP e CAPM. Vamos a alguns exemplos:

26 Qual a duração do caminho crítico? Vimos que 31 dias 26 Qual a folga da atividade B? Se você usar a formula de folga, encontrará a folga igual a 4 dias. Qual a quantidade de caminhos possíveis no projeto? Vimos que são 5 caminhos possíveis O recurso que trabalha na atividade G foi substituído por um outro com menos experiência. A atividade agora irá durar 10 dias. Qual impacto dessa mudança para o projeto? O impacto é que o caminho crítico altera para a sequência 5 e o projeto passa a durar 32 dias ao invés de 31 dias (observe o impacto da mudança nas caixinhas em vermelho) Atividade F Atividade H Fim Atividade G

27 Algumas partes interessadas andaram discutindo sobre a inclusão de uma nova atividade, a atividade I. Esta atividade seria sucessora de G e predecessora de H e sua duração seria de 8 dias. A administração está preocupada pois acredita que tal atividade irá aumentar o cronograma em 8 dias e uma outra parte interessada informou que o aumento da duração do projeto será inferior a 8 dias. Quem está certo? 27 Para responder a esta pergunta, considere os dados anteriores, ou seja, sem a mudança ocorrida na atividade G. Você terá que incluir a nova Atividade I e revisar o caminho crítico. Ela ficará portanto assim Atividade F Atividade H Fim Atividade G Atividade I Em destaque, as atividades que sofreram mudanças com a inclusão de uma nova Atividade I. Veja que o projeto aumentou de 31 para 38 dias (7 dias a mais) e não 8 dias como alguns acreditavam, pois a atividade não foi adicionada no caminho crítico e utilizamos a folga existente para compensar o aumento da duração do projeto.

28 28 Exercício 2 Desenhe o diagrama de rede com base nas informações abaixo: Você assumiu um novo projeto e identificou as seguintes atividades e suas dependências: 1. A atividade A pode iniciar imediatamente e tem uma duração estimada de 4 dias. 2. A atividade B pode iniciar depois que a atividade A estiver concluído e tem uma duração de 4 dias. 3. A atividade C pode iniciar depois que a atividade B estiver concluído e tem uma duração estimada de 7 dias. 4. A atividade D pode iniciar depois que a atividade B estiver concluída e tem uma duração de 9 dias. 5. A atividade E é a última atividade do projeto e pode iniciar depois que as atividades C e D estiverem concluídas e sua duração é de 5 dias.

29 Qual a duração do caminho crítico desse projeto? 29 Para responder essa pergunta vamos precisar desenhar o diagrama de rede, fazer os caminhos de ida e volta e verificar quais os caminhos possíveis e, aquele que tiver maior duração, será o caminho crítico do projeto. O diagrama ficará assim então: Fim Veja que são dois caminhos possíveis: - A - B - C - E - Fim com 20 dias de duração e - A - B - D - E - Fim com 22 dias de duração O caminho crítico é portanto a sequência A - B - D - E - Fim com 22 dias de duração Qual a folga da atividade C? Ao utilizarmos a fórmula IMT - IMC ou TMT - TMC poderemos calcular as folgas das atividades. Conforme diagrama acima, o resultado encontrado foi de 2 dias de folga para a atividade C.

30 Qual a folga da atividade B? 30 Observe que a atividade B está no caminho crítico. Logo, a folga é igual a zero. O recurso que trabalha na atividade C foi substituído por um outro com menos experiência, o que ocasionou em um aumento da duração da atividade de 7 para 10 dias. Como isso afeta o projeto? Para responder essa pergunta, temos que incluir as informações novas e remodelar o diagrama de rede, que ficaria assim: Fim Estão destacadas em vermelho, as atividades que sofreram alteração. Respondendo a pergunta, observe que a duração do projeto aumentou de 22 para 23 dias e também houve alteração no caminho crítico, que passou a ser - A - B - C - E - Fim.

31 31 Houve discussão entre as partes interessadas do projeto que optaram por incluir uma nova atividade F no projeto. A atividade F seria sucessora de C e predecessora de E e sua duração seria de 5 dias. Apesar da decisão, algumas partes interessadas estão relutantes quanto a mudança, alegando que essa nova atividade irá aumentar o prazo do projeto em mais 5 dias. A administração informou que não, o projeto não irá aumentar 5 dias. Quem está certo e qual seria a nova duração do projeto? Utilize os dados originais do diagrama de rede para efetuar o cálculo, ou seja, o diagrama sem a mudança ocorrida na atividade C. Mais uma vez nos deparamos com uma situação que requer atualização do diagrama de rede para verificar qual o impacto da mudança, a fim de determinar quem está certo na discussão trazida pela questão acima. O diagrama ficaria portanto assim: Atividade F Fim Respondendo a pergunta anterior e considerando os dados do diagrama de rede acima, quem está certo é a administração, pois o projeto não aumentou a duração em 5 dias, uma vez que havia uma folga existente no caminho onde foi incluída a nova atividade. O projeto aumentou de 22 para 25 dias (3 dias a mais) e gerou um novo caminho crítico para o projeto.

32 Exercício 2 32 Desenhe o diagrama de rede com base nas informações abaixo: Você assumiu um novo projeto e identificou as seguintes atividades e suas dependências: 1. A atividade A pode iniciar imediatamente e tem uma duração estimada de 4 dias. 2. A atividade B pode iniciar depois que conhecimentos a atividade A estiver concluído e tem uma duração de 4 dias. 3. A atividade C pode iniciar depois que a atividade B estiver concluído e tem uma duração estimada de 7 dias. 4. A atividade D pode iniciar depois que a atividade B estiver concluída e tem uma duração de 9 dias. 5. A atividade E pode iniciar depois que a atividade C e D estiver concluída e tem uma duração de 5 dias. Qual a duração do caminho crítico desse projeto? Para responder essa pergunta vamos precisar desenhar o diagrama de rede, fazer os caminhos de ida e volta e verificar quais os caminhos possíveis e, aquele que tiver maior duração, será o caminho crítico do projeto. O diagrama ficará assim então: Figura 23 Testando seus Simulado de Diagramas de Rede YOUPM

33 33 Agora você tem o desafio de responder a 10 questões com características típicas do exame PMP e CAPM, de modo a testar os seus conhecimentos. As questões apresentam gabarito e estão comentadas para melhor entendimento do conteúdo. 1. Em relação à figura abaixo, qual a duração planejada do projeto (em dias)? Atividade G Fim 3 7 Atividade F a) 25 dias b) 35 dias c) 24 dias d) 21 dias

34 2. Você tem um projeto com as seguintes atividades: 1. é a primeira atividade do projeto, ela pode começar imediatamente e sua duração é de 5 semanas. 2. A tem duração de 4 semanas e, 7 semanas. Ambas são sucessoras de A. 3. A dura 3 semanas e tem em B a sua predecessora. 4. A dura 6 semanas e é sucessora de B e D. 5. A atividade F tem duração de 2 semanas e é sucessora de C e E. 6. A Atividade G tem duração de 8 semanas e é sucessora de E. 7. A Atividade H é a última atividade do projeto e tem duração de 9 semanas e é sucessora de F e G. Qual é a duração planejada do projeto? a) 20 semanas b) 35 semanas c) 26 semanas d) 37 semanas 3. Com base na tabela a seguir, qual a folga da atividade D? a) 5 dias b) 0 dias c) 13 dias d) 1 dia Atividade Predecessora Duração A 5 dias B A 3 dias C A 7 dias D B 5 dias E B, C 2 dias F D, E 5 dias Fim F Considerando os dados da questão 3, qual a duração planejada do projeto? a) 18 dias b) 19 dias c) 15 dias d) 20 dias

35 5. Considerando os dados da questão 3, se adicionarmos uma atividade G com duração de 5 dias, sendo a mesma sucessora da e predecessora da Atividade F, todas as sentenças abaixo são falsas, EXCETO: a) O caminho crítico é - A - C - E - F - Fim b) A duração do projeto aumenta em 5 dias c) O caminho crítico é - A - C - G - F - Fim d) A duração do projeto aumenta em 2 dias 6. Considerando os dados da questão 3, se tivéssemos que encurtar a duração do projeto em 2 dias, qual atividade você encurtaria? a) Atividade F b) c) d) 7. Considerando os dados da questão 3, o patrocinador do projeto ofereceu remover a, a fim de encurtar a duração do projeto. Com a mudança, a passou a ser predecessora de F. Dentre as opções abaixo, TODAS são falsas, EXCETO: 35 a) O projeto será encurtado em 1 dia b) O projeto será encurtado em 5 dias c) O patrocinador não pode remover uma atividade do projeto d) Não haverá impacto na duração do projeto 8. Se temos uma dependência que, de alguma forma, obriga que o trabalho de design seja concluído antes da fabricação, podemos classificar essa dependência como sendo: a) Dependência externa b) Dependência condicional c) Dependência de lógica fixa d) Dependência arbitrária 9. Se uma tarefa tem um IMC de 5 dias e IMT de 15, um TMC de 11 dias e um TMT de 21 dias, qual das sentenças abaixo seria VERDADEIRA: a) A atividade está no caminho crítico b) A atividade não tem folga c) A atividade tem folga de 10 dias d) A atividade tem folga de 6 dias

36 10. Veja as seguintes atividades de um projeto. 36 Atividade Predecessora Duração A 35 horas B 20 horas C A 30 horas D B, C 25 horas E C 5 horas F E 18 horas Fim F, D - Se a levar, de fato, 32 horas para ser concluída, qual das afirmativas abaixo seria correta? a) Temos um aumento do caminho crítico em 12 horas b) O caminho crítico é A - C - D - Fim c) O caminho crítico é alterado para - B - D Fim d) O caminho crítico é A - C - E - F - Fim

37 37 Gabarito das questões Questão 1 Resposta: A Note no diagrama abaixo, após fazer o caminho de ida do projeto (IMC e IMT) que a última atividade apresenta valor igual a 25 dias. Essa é a duração do projeto Atividade G Fim Atividade F

38 38 Questão 2 Resposta: B Para saber a duração do projeto, você deve desenhar o diagrama de rede e identificar a sequência de atividades com maior duração, conforme abaixo Atividade F Atividade G Atividade H Fim

39 Questão 3 Resposta: D 39 Aqui os dados do diagrama de rede são apresentados em formato de tabela. Basta seguir as informações para compor o seu diagrama de rede, que ficará assim: Atividade F Fim Agora, com essas informações em mãos, você terá condições de responder a pergunta. Questão 4 Resposta: B Conforme podemos visualizar no gabarito da questão 3, a duração planejada do projeto é de 19 dias. É comum no exame você ter uma sequência de questões sobre diagramas de rede utilizado os mesmos dados de uma questão anterior.

40 40 Questão 5 Resposta: C Você deve alterar o diagrama de rede, que ficará assim: Atividade F Fim Atividade G Ao testar todas as alternativas a partir desse novo diagrama de rede, você observará que a única alternativa correta é a opção C.

41 Questão 6 Resposta: C 41 Para encurtar a duração do projeto, temos que agir sobre as atividades que estão no caminho crítico. No caso do diagrama da questão 3, somente as atividades A e F são possíveis de terem suas durações reduzidas em 2 dias para que possamos encurtar a duração do projeto (Se você simular a redução de 2 dias nas atividades C e E verá que não conseguimos encurtar a duração final do projeto em 2 dias). Agora resta saber qual atividade é melhor agir para encurtar a duração do projeto em 2 dias, se A ou F. A melhor atividade para agir, a fim de encurtar o projeto seria a atividade A, pois ao agir em uma atividade no início do diagrama, você terá mais tempo para gerenciar os eventuais desvios do futuro, ao passo que deixar para agir somente na última atividade, ou seja, atividade F, você pode não ter mais tempo hábil para gerenciar qualquer atraso. Essa é uma situação que envolve não apenas o entendimento do diagrama de rede, mas envolve uma decisão de inteligência gerencial. Questão 7 Resposta: D A atividade removida do projeto não está no caminho crítico. Logo, a sua retirada prevendo a redução da duração do projeto acaba sendo uma decisão em vão. Questão 8 Resposta: C Lógica fixa é conhecida também como dependência obrigatória. Observe que é impossível partir para a etapa de fabricação sem ter passado antes pelo design. É uma lógica inerente à natureza do trabalho. Cuidado com o termo lógica condicional, que no caso refere-se a a dependência arbitrada, ou seja, que pode ser estabelecida com base no conhecimento das melhores práticas.

42 Questão 9 Resposta: C 42 A fórmula de cálculo de folga em uma atividade é IMT - IMC ou TMT - TMC. Logo, o resultado seria 10 dias de folga da atividade. Questão 10 Resposta: B Observe nesta questão que o projeto termina com duas atividades, F com 88 horas e D com 90 horas. Quando isso ocorrer, para fazer o caminho de volta a m de calcular a folga das atividades e determinar o caminho crítico, você deve considerar a atividade terminando mais tarde, ou seja, a. Ao fazer o caminho de ida e de volta, você conseguirá comparar o diagrama de rede com cada uma das alternativas elencadas na questão, marcando a questão correta conforme o enunciado. Observe que a atividade B possui folga suficiente para comportar o acréscimo de 12 horas Atividade F Fim

43 43 Quer saber como passar? nos Exames PMP e CAPM Acesse www. youpm.com.br YOUPM Curso preparatório para as certificações PMP e CAPM

Diagrama de rede ⵏ ⵏ ⵏ ⵏ. Nota

Diagrama de rede ⵏ ⵏ ⵏ ⵏ. Nota Diagrama de rede O diagrama de rede é um gráfico (fluxograma) representando a sequência em que um conjunto de tarefas devem ser realizadas para atingir o objetivo do projeto. É um instrumento de planejamento

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do tempo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Tempo Envolve os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no tempo previsto. Processos Iniciação

Leia mais

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto 1 Introdução Vamos pensar um pouco? 2 Introdução Porquê gerenciar o tempo? Como saber se chegaremos nos objetivos no prazo estimado? Planejar e Controlar 3

Leia mais

Desenho do Cronograma 1

Desenho do Cronograma 1 Desenho do Cronograma 1 Objetivos da aula de hoje Saber preparar o cronograma do projeto; Saber controlar os atrasos e avanços na duração das atividades; Saber preparar e interpretar diagramas de redes;

Leia mais

Edézio Métodos Quantitativos 1

Edézio Métodos Quantitativos 1 Edézio Métodos Quantitativos 1 PERT/CPM PERT: Program Evaluation and Review Technique (Técnica de Avaliação e Controle de Projetos) CPM: Critical Path Method (Método do Caminho Crítico) As redes PERT/CPM

Leia mais

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento do Tempo de Projetos Parte 05 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 31/03/2015 GESTÃO DO TEMPO CRONOGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 31/03/2015 GESTÃO DO TEMPO CRONOGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. : Heloisa Campos GESTÃO DO TEMPO GESTÃO DO ESCOPO DEFINIDA Definir as atividade; Sequenciar

Leia mais

Planejamento - 2. Definição de atividades Sequenciamento das atividades. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 2. Definição de atividades Sequenciamento das atividades. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 2 Definição de atividades Sequenciamento das atividades 1 6.1 Definir as atividades 1 Lista das atividades A lista das atividades é uma lista abrangente que inclui todas as atividades necessárias

Leia mais

SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP

SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP Nível Básico Página 0 de 5 51) Das opções abaixo qual encontra-se no Termo de Abertura? a) Uma estratégia de gerenciamento dos riscos. b) Estimativas de pacotes de trabalho.

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Disciplina do curso de Especialização em Gestão Pública (48horas) Período: Quintas feiras 05/02 a 23/04/201 12/03 ok - hoje! Aulas previstas: Fevereiro: 12, 19, 26-05 não houve aula Março: 05, 12, 26 19

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 03 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Métodos de Apoio à Elaboração de Cronogramas

Métodos de Apoio à Elaboração de Cronogramas Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: Gerência de Projetos Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) 1. Gráfico de Gantt 2. PERT/CPM 1 1. Gráfico de Gantt

Leia mais

Simulado "ESCOPO PMP"

Simulado ESCOPO PMP Pá gina 1 de 11 Simulado "ESCOPO PMP" Simulado do PMI por Jackson Leonardo das Neves Albino 26 de January de 2012 Pá gina 2 de 11 Disciplinas e temas deste simulado Gerenciamento do Escopo do Projeto (13

Leia mais

Profa. Dra. Fernanda Maria P. F. Ramos Ferreira. Departamento de Edifícios

Profa. Dra. Fernanda Maria P. F. Ramos Ferreira. Departamento de Edifícios Profa. Dra. Fernanda Maria P. F. Ramos Ferreira Departamento de Edifícios - Método do diagrama de precedência (MDP) Utiliza caixas ou nós para representar as atividades São conectados por setas orientadas

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento do Tempo O gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessário para gerenciar o término pontual do projeto.

Leia mais

PLANEJAMENTO DE PROJETO DE SOFTWARE

PLANEJAMENTO DE PROJETO DE SOFTWARE PLANEJAMENTO DE PROJETO DE SOFTWARE Cronograma no MS-Project (continuação) Profª Andrea Padovan Jubileu Desenvolvimento do Cronograma O cronograma é a disposição gráfica do tempo que será gasto na realização

Leia mais

Cronograma de Projeto

Cronograma de Projeto Cronograma de Projeto O que é um Cronograma Calendário de realização para um plano. - Definição de datas de início e fim para as atividades do projeto. - Não pode ser estabelecido antes que se tenha um

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos ÁREAS DE CONHECIMENTO Nós já sabemos que o Guia PMBOK é dividido em 10 áreas do conhecimento relacionadas ao

Leia mais

Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão

Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão Guia do Conhecimento em de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão OBSERVAÇÃO: Esta errata pertence apenas às primeira e segunda impressões do Guia PMBOK - Sexta edição. Para confirmar

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software PERT/CPM (Método do Caminho Crítico) Prof. Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Sumário Definição Aplicação Notação Roteiro para Aplicação Exercícios 2 PERT/CPM - Definição

Leia mais

Programação de Projeto ou gerenciamento do tempo

Programação de Projeto ou gerenciamento do tempo Programação de Projeto ou gerenciamento do tempo Profa. Carolina Andion, Dra Referência: PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI) Um Guia do Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK

Leia mais

MBA em Gestão de Projetos Gestão do Tempo do Projeto Sequenciamento/ Estimativa de Recursos e Duração das Atividades Luciano Frontino de Medeiros

MBA em Gestão de Projetos Gestão do Tempo do Projeto Sequenciamento/ Estimativa de Recursos e Duração das Atividades Luciano Frontino de Medeiros Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Gestão de Projetos Gestão do Tempo do Projeto Sequenciamento/ Estimativa de Recursos e Duração das Atividades Luciano Frontino de Medeiros Introdução

Leia mais

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO Introdução Inclui os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo. O seqüenciamento de atividades, a estimativa de recursos da atividade, a estimativa

Leia mais

CEULJI ULBRA Sistemas de Informação Disciplina Gestão de Projetos 1 semestre de 2016 Primeiro Semestre. Lista de exercícios 01

CEULJI ULBRA Sistemas de Informação Disciplina Gestão de Projetos 1 semestre de 2016 Primeiro Semestre. Lista de exercícios 01 CEULJI ULBRA Sistemas de Informação Disciplina Gestão de Projetos 1 semestre de 2016 Primeiro Semestre Lista de exercícios 01 DEFINIÇÃO DE CONTROLE DE PROJETO PERT & CPM Listas de exercícios - Lista de

Leia mais

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento do Tempo Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. O modelo do cronograma é uma representação

Leia mais

Gerência de Projetos de Software: Cronograma

Gerência de Projetos de Software: Cronograma Gerência de Projetos de Software: Cronograma SSC-121 Engenharia de Software I Simone Senger de Souza ICMC/USP Plano de Projeto Cronograma A precisão nos cronogramas é mais importante que a precisão nos

Leia mais

AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO PROJETO

AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO PROJETO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DEECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DEEMPRESAS AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO

Leia mais

Cronograma de Projeto

Cronograma de Projeto ronograma de Projeto O que é um ronograma? alendário de realização para um plano ou projeto. Através do cronograma, podemos definir as datas de início e fim para os projetos. Não pode ser estabelecido

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 4 Gerenciamento de Tempo. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 4 Gerenciamento de Tempo. Luiz Leão Unidade 4 Gerenciamento de Tempo Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Identificação das atividades Sequenciamento de atividades Estimativa de Recursos Estimativas

Leia mais

Gerenciamento de Cronograma

Gerenciamento de Cronograma UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Graduação em Administração de Empresas Gerenciamento de Cronograma Prof. Dr. Antonio Cesar Amaru Maximiano Monitor: Angelica

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de Projetos Planejamento e Gestão de Projetos Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento Introdução Gerenciamento consiste

Leia mais

GESTÃO de PROJETOS. Gestão do TEMPO em Projetos. Redes e Cronogramas. Prof. Luciel Henrique de Oliveira

GESTÃO de PROJETOS. Gestão do TEMPO em Projetos. Redes e Cronogramas. Prof. Luciel Henrique de Oliveira GESTÃO de PROJETOS Gestão do TEMPO em Projetos Redes e Cronogramas Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel@fae.br 1 Como Gerenciar o Tempo de um Projeto? Projeto de 'supercaça' dos EUA está atrasado O

Leia mais

Economia da Engenharia de SW

Economia da Engenharia de SW Economia da Engenharia de SW Planejamento de projetos Prof. E.A.Schmitz 2016 Planejamento de projetos Preparar Escopo Definir Atividades Sequenciar Atividades Desenvolver Cronograma Definir Escopo Planejar

Leia mais

Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1

Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1 Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Saber planejar as etapas para administrar um projeto. Saber administrar as etapas de um projeto. Administrar um Projeto Administrar

Leia mais

Simulado Questões

Simulado Questões Simulado 1 100 Questões 1) Das alternativas apresentadas abaixo, qual não é considerada uma das ferramentas do processo Realizar o Controle da Qualidade? a) Auditoria da Qualidade. b) Diagrama de Pareto.

Leia mais

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO DO PROJETO Gestão de Projetos de Infraestrutura Luciano Rodrigues de Souza GESTÃO DO TEMPO Começar um trabalho sem planejá-lo primeiro, ou seja, partir para o AGIR antes do PENSAR em como agir. Fazer atividades

Leia mais

Gerência de Escopo do Projeto

Gerência de Escopo do Projeto Jan / 2003 Processo usado para identificar todo o trabalho requerido para concluirmos o projeto com sucesso Capítulo 5 - PMBOK PMI - Project Management Institute Iniciação Planejamento de Escopo Definição

Leia mais

Gestão da Produção PERT - CPM Gestão da Produção PERT - CPM. Aula 3

Gestão da Produção PERT - CPM Gestão da Produção PERT - CPM. Aula 3 Gestão da Produção PERT - CPM Aula 3 Métodos do caminho crítico Conjunto de técnicas utilizado para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos. Utilizado para gerenciar tempo e custos dos

Leia mais

Gestão de Projetos. Gerenciamento do Tempo

Gestão de Projetos. Gerenciamento do Tempo Gestão de Projetos Gerenciamento do Tempo Gerenciamento do Tempo 1. Planejar o gerenciamento do cronograma. 2. Definir as atividades. 3. Sequenciar as atividades. 4. Estimar os recursos das atividades.

Leia mais

Patch

Patch LATÊNCIA NEGATIVA A Latência Negativa é utilizada para organizar as predecessoras das entidades quando houver necessidade de, por exemplo, uma tarefa iniciar numa quantidade de dias que antecedem a predecessora,

Leia mais

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE I - Planejamento, programação e controle

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE I - Planejamento, programação e controle TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE UNIDADE I - Planejamento, programação e controle 1.13. Planejando o projeto O planejamento precede as outras funções clássicas de gerência, como organização, alocação

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK Guia PMBOK - O guia PMBOK nada mais é que um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da

Leia mais

PERT/CPM Diagramas de Rede e Caminho Crítico

PERT/CPM Diagramas de Rede e Caminho Crítico PERT/CPM Diagramas de Rede e Caminho Crítico Disciplina de: Professores: Apresentação: TC045 Gerenciamento de Projetos Curitiba, 25/03/2014. Prof. Dr. Sérgio Scheer Prof.ª. Msc. Helena Fernanda Graf Eng.

Leia mais

Residência em Arquitetura de Software. Gerência de Tempo. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira

Residência em Arquitetura de Software. Gerência de Tempo. Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira Residência em Arquitetura de Software Gerência de Tempo Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Gerência de Desenvolvimento 2008.2 Faculdade de Computação Instituto de Ciências

Leia mais

COMO USAR A CENTRAL DE SUBSÍDIOS

COMO USAR A CENTRAL DE SUBSÍDIOS PORTUGUESE (PT) COMO USAR A CENTRAL DE SUBSÍDIOS Na Central você gerencia todos os aspectos relacionados aos subsídios da Fundação Rotária e acessa diversos recursos relacionados ao assunto. Este guia

Leia mais

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 5. Agenda

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 5. Agenda TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula 5 14/08/2012 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com http://professorleomir.wordpress.com 1 Agenda Planejamento

Leia mais

Programação de Projetos

Programação de Projetos Programação de Projetos Definições de projeto Design concepção, desenvolvimento e especificação técnica de um produto. carro software projeto (desenho) de casa. Project empreendimento temporário, conjunto

Leia mais

Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL

Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Referências Bibliográficas Sistema de Avaliação Duas Provas teóricas Um Trabalho em Grupo MédiaFinal 0,4

Leia mais

Keywords: Maintenance stops; Maintenance; CPM.

Keywords: Maintenance stops; Maintenance; CPM. Demonstração da aplicação do método CPM no planejamento de paradas de equipamentos para manutenção Demonstration of the application of the CPM method in the planning of the maintenance equipment stops

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Iniciação: elaborando um TAP Prof. Robson Almeida UNIP. Administração de projetos. Aula 3 Fase de Iniciação de projetos [notas de aula]. Faculdade Online UVB, 2012. Acesso em:

Leia mais

Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa

Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa Prof. Ms. Ronaldo Martins da Costa O tempo é o mais valiosos bem disponível a um engenheiro de software. Se houver suficiente tempo disponível, um problema pode ser adequadamente analisado, uma solução

Leia mais

PROTÓTIPO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS APLICADO A INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE COURO BASEADO NA REDE PERT-CPM

PROTÓTIPO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS APLICADO A INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE COURO BASEADO NA REDE PERT-CPM UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO PROTÓTIPO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS APLICADO A INDÚSTRIA

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE II - Instrumentos gráficos de planejamento e controle

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE II - Instrumentos gráficos de planejamento e controle TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE UNIDADE II - Instrumentos gráficos de planejamento e controle 2.5. Diagramas de redes de precedência Diagrama de precedência PDM (Neopert) Técnica de redes com as atividades

Leia mais

APLICAÇÃO DA TÉCNICA PERT EM UMA EMPRESA DE ELABORAÇÃO DE MÚLTIPLOS PROJETOS : UM ESTUDO DE CASO

APLICAÇÃO DA TÉCNICA PERT EM UMA EMPRESA DE ELABORAÇÃO DE MÚLTIPLOS PROJETOS : UM ESTUDO DE CASO APLICAÇÃO DA TÉCNICA PERT EM UMA EMPRESA DE ELABORAÇÃO DE MÚLTIPLOS PROJETOS : UM ESTUDO DE CASO Carlos Henrique Garcia 1,Ricardo Gasperini 2 1 Graduando em Produção Industrial pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Administração Geral e Pública para concursos públicos

Administração Geral e Pública para concursos públicos Assunto da videoaula: Gestão de Projetos PERTxCPM PERT x CPM Desenvolver cronograma Técnicas Ferramentas Método do Caminho Crítico CPM PERT CPM Método do caminho crítico (CPM) / Critical Path Method (CPM):

Leia mais

TECNOLOGIA EM PLANEJAMENTO

TECNOLOGIA EM PLANEJAMENTO TECNOLOGIA EM PLANEJAMENTO Tecnologia em Planejamento www.dfrproj.com contato@dfrproj.com 031 3234 1786 Modos de exibição Uso da tarefa e Uso do recurso Consultar rapidamente as atribuições, para que

Leia mais

7 Dicas essenciais no AutoCAD para fazer um desenho perfeito e reduzir em 53% seu tempo de trabalho

7 Dicas essenciais no AutoCAD para fazer um desenho perfeito e reduzir em 53% seu tempo de trabalho 7 Dicas essenciais no AutoCAD para fazer um desenho perfeito e reduzir em 53% seu tempo de trabalho Com anos de imersão no mundo dos projetos, e com muito estudo e prática profissional no mercado de arquitetura

Leia mais

PERT PERT PERT PERT PERT PERT. O CPM assume que as estimativas de tempo para um projeto são certas (determinísticas);

PERT PERT PERT PERT PERT PERT. O CPM assume que as estimativas de tempo para um projeto são certas (determinísticas); O CPM assume que as estimativas de tempo para um projeto são certas (determinísticas); A duração de cada atividade na prática, contudo, pode ser diferente daquela prevista no projeto; Existem muitos fatores

Leia mais

7 passos essenciais no AutoCAD para fazer um desenho perfeito e reduzir em 53% seu tempo de trabalho

7 passos essenciais no AutoCAD para fazer um desenho perfeito e reduzir em 53% seu tempo de trabalho 7 passos essenciais no AutoCAD para fazer um desenho perfeito e reduzir em 53% seu tempo de trabalho Com anos de imersão no mundo dos projetos, e com muito estudo e prática profissional no mercado de arquitetura

Leia mais

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 5 Planejamento de Projetos Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2016.02 Agenda Cronograma Custos e Orçamento Exercícios 2 Etapas do planejamento

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Duração de atividades / Formação de equipes

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Duração de atividades / Formação de equipes PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Duração de atividades / Formação de equipes Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. Durações de atividades Duração: Quantidade de períodos de trabalho necessários

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática e Computação Bacharelado em Ciência da Computação Engenharia de Software II ula (rogerio@fct.unesp.br) // Conteúdo Parte : Gerenciamento &

Leia mais

Todas tarefas cadastradas no Project / EPM possuem algum tipo de restrição aplicado.

Todas tarefas cadastradas no Project / EPM possuem algum tipo de restrição aplicado. Restrições Todas tarefas cadastradas no Project / EPM possuem algum tipo de restrição aplicado. A restrição controla como o início ou término de uma tarefa é calculado e em que nível a tarefa pode ser

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Parte II. Prof. Rodolfo Miranda de Barros

Gerenciamento de Projetos Parte II. Prof. Rodolfo Miranda de Barros Gerenciamento de Projetos Parte II Prof. Rodolfo Miranda de Barros rodolfo@uel.br Gerenciamento de Tempo O principal objetivo dessa área é garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo determinado;

Leia mais

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Sistemas de inequações. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Sistemas de inequações. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau Sistemas de inequações Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 5

Leia mais

O Microsoft Project 2013 de gerenciamento de projetos, que pode ser usado para planejar, gerenciar e trabalhar como uma valiosa fonte de informações

O Microsoft Project 2013 de gerenciamento de projetos, que pode ser usado para planejar, gerenciar e trabalhar como uma valiosa fonte de informações O Microsoft Project 2013 de gerenciamento de projetos, que pode ser usado para planejar, gerenciar e trabalhar como uma valiosa fonte de informações para o projeto. Project Gerência de Projetos Configuração

Leia mais

Monitoramento e Controle de Projetos. Introdução. Problematização. Monitoramento e controle. MBA em Engenharia da Produção

Monitoramento e Controle de Projetos. Introdução. Problematização. Monitoramento e controle. MBA em Engenharia da Produção Tema Monitoramento e Controle de Projetos Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-Graduação MBA em Engenharia da Produção Gestão de Projetos Monitoramento e Controle de Projetos Sandra Mara Choma Introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CI 221 DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 5B DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO Nesta aula serão apresentados e discutidos os conceitos de planejamento de um projeto de software e elaboração

Leia mais

Gestão de Projectos. Projectos como redes de actividades Determinação do caminho crítico Método de PERT Método CPM Exercício Links

Gestão de Projectos. Projectos como redes de actividades Determinação do caminho crítico Método de PERT Método CPM Exercício Links Gestão de Projectos Gestão de Projectos Projectos como redes de actividades Determinação do caminho crítico Método de PERT Método CPM Exercício Links Projectos como redes de actividades Projectos são conjuntos

Leia mais

OS 10 TIPOS DE QUESTÕES QUE CAEM NO EXAMES PMP E CAPM ANDRIELE RIBEIRO PMP, MSC

OS 10 TIPOS DE QUESTÕES QUE CAEM NO EXAMES PMP E CAPM ANDRIELE RIBEIRO PMP, MSC OS 10 TIPOS DE QUESTÕES QUE CAEM NO EXAMES PMP E CAPM ANDRIELE RIBEIRO PMP, MSC Aquecimento DE ONDE VIERAM OS 10 TIPOS Minha classificação Minha análise e percepção Sujeitos a ajustes TIPOS DE QUESTÕES

Leia mais

Ementa 03/09/2009. Gerencia de projetos

Ementa 03/09/2009. Gerencia de projetos Gerência de Projetos II Custos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com http://www.bolinhabolinha.com Gerencia de projetos Histórico e fundamentos Metodologias Gerenciamento da Integração de um

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

Figura 6-1. Visão geral do gerenciamento de tempo do projeto

Figura 6-1. Visão geral do gerenciamento de tempo do projeto 6 Figura 6-1. Visão geral do gerenciamento de tempo do projeto 2004 Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square, PA 19073-3299 EUA 125 Capítulo 6 Gerenciamento de tempo do projeto

Leia mais

MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Tópicos Especiais. Prof. Newman Serrano, PMP. Tópicos Especiais.

MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Tópicos Especiais. Prof. Newman Serrano, PMP. Tópicos Especiais. MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Tópicos Especiais Prof. Tópicos Especiais Certificação PMP 1 Tipos de questões Esteja preparado para seis tipos de questões: Situacional

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 1. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS)

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Salas 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

Modelos de Sistemas Casos de Uso

Modelos de Sistemas Casos de Uso Modelos de Sistemas Casos de Uso Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição / Ian Sommerville 2007 Slide 1 Casos de Uso Objetivos Principais dos Casos de Uso: Delimitação do contexto de

Leia mais

Tipos de Comissões. Atalhos. Guia Passo a Passo Linx Microvix Comissões

Tipos de Comissões. Atalhos. Guia Passo a Passo Linx Microvix Comissões Tipos de Comissões Guia Passo a Passo Linx Microvix Comissões Atalhos Tipos de Comissões Ativadas via Tools Comissão Padrão Fórmula aplicada: Parametrização Utiliza Múltiplos Vendedores: Cadastros Auxiliares:

Leia mais

TUTORIAL Módulo de Objetivos

TUTORIAL Módulo de Objetivos TUTORIAL Módulo de Objetivos Versão 1.0 ÍNDICE Finalidade do documento... 3 Acessando o módulo... 3 Selecionando o ciclo de Objetivos... 4 O que são Objetivos / Indicadores... 5 Criando um novo Objetivo...

Leia mais

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Inequações Quociente. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Inequações Quociente. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau Inequações Quociente Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 27 de

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE)

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) Concurso Público - NÍVEL SUPERIOR CARGO: Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico Classe: Tecnologista Pleno 1 Padrão I CADERNO DE PROVAS

Leia mais

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar.

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar. Nível 3 Ferramenta de desenho Introdução: Neste projeto, vamos criar uma ferramenta de pintura para criar desenhos. Esta ferramenta permitirá escolher a cor do lápis, limpar a tela, usar carimbos e muito

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 Aula demonstrativa Apresentação... Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 1 Apresentação Olá pessoal! Saiu o edital para o TJ-SP. A banca organizadora é a VUNESP e esta é a aula demonstrativa

Leia mais

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares APOSTILA 03 PROVA CM SIMULADA.

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares APOSTILA 03 PROVA CM SIMULADA. MATEMÁTICA PARA VENCER Apostilas complementares APOSTILA 03 PROVA CM SIMULADA www.laercio.com.br APOSTILA 03 Colégio Militar 6º ano PROVA CM SIMULADA Apostila de complemento do livro MATEMÁTICA PARA VENCER

Leia mais

Formação em Gerenciamento de Projetos

Formação em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos A perspectiva de uma carreira promissora em gerenciamento de projetos é muito evidente. Alex Brasil Conheça os 3 cursos de Gestão de Projetos da

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial 03.08.2009 SUMÁRIO 1. Processos de Gerenciamento de Projetos. 2. Inicialização

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre:

Nesse artigo falaremos sobre: Este conteúdo faz parte da série: Gerenciamento de Projetos Ver 6 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Um problema comum em muitos Como fazer o cronograma de um projeto Não perca o prazo: Controle

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO CRONOGRAMA DO PROJETO

DESENVOLVIMENTO DO CRONOGRAMA DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE DESENVOLVIMENTO DO CRONOGRAMA DO PROJETO Professora :

Leia mais

Gerenciamento do Tempo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Tempo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Tempo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) O gerenciamento do tempo inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto, logo o cronograma é uma das principais restrições

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos 02.08.2010 SUMÁRIO Planejamento - Gerenciamento do Tempo 1. Processos de

Leia mais

Configuração do Google Groups for Business para administradores

Configuração do Google Groups for Business para administradores Configuração do Google Groups for Business para administradores Neste guia 1. Descobrir como o Google Groups for Business pode ajudar sua equipe a se comunicar 2. Escolher as configurações recomendadas

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Informações Bibliografia VALERIANO, D. L. Gerência em projetos. São Paulo: Makron Books, 1998 Ementa 1. Gerencia de projetos 1.1 Histórico

Leia mais

GESTÃO DE PROJECTOS. 1º Exercício

GESTÃO DE PROJECTOS. 1º Exercício GESTÃO DE PROJECTOS 1º Exercício A empresa FAZTIUDO pretende lancer um novo produto. Após um período de estudo e reflexão pode definir-se aproximadamente o tempo necessário para a realização das diferentes

Leia mais

Gestão de projectos com PERT /CPM João Carlos Lourenço

Gestão de projectos com PERT /CPM João Carlos Lourenço Gestão de projectos com PERT /CPM João Carlos Lourenço joao.lourenco@tecnico.ulisboa.pt Ano lectivo 2015/2016 Leituras recomendadas: Hillier, F.S., Lieberman, G.J., 2010. Introduction to Operations Research,

Leia mais

Uma versão simplificada da rede PERT: a rede NEOPERT

Uma versão simplificada da rede PERT: a rede NEOPERT Uma versão simplificada da rede PERT: a rede NEOPERT Isnard Martins 6 Uma versão mais simples da Rede PERT foi lançada na década dos anos 7, denominada NEOPERT. A diferença mais evidente entre a rede PERT

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto será implementado no prazo previsto.

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL II MÉTODO DO CAMINHO CRÍTICO PERT/CPM

PESQUISA OPERACIONAL II MÉTODO DO CAMINHO CRÍTICO PERT/CPM PESQUISA OPERACIONAL II MÉTODO DO CAMINHO CRÍTICO PERT/CPM Prof. Dr. Daniel Caetano 219-1 Objetivos Compreender o Problema do Caminho Crítico (CPM) e as folgas Compreender o método de solução CPM Compreender

Leia mais