Estratégias de Globalização do Agronegócio Brasileiro: O caso Grupo Agrenco.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estratégias de Globalização do Agronegócio Brasileiro: O caso Grupo Agrenco."

Transcrição

1 Estratégias de Globalização do Agronegócio Brasileiro: O caso Grupo Agrenco. Autores: James T. C Wright, Daniel Estima de Carvalho e Renata Schirrmeister Contato: profuturo@fia.com.br Introdução O desenvolvimento futuro do agronegócio de exportação brasileiro depende de sua capacidade em oferecer competitivamente seus produtos ao redor do mundo. O volume de exportações do agronegócio tem crescido fortemente nos últimos anos, mas muitos autores apontam que há uma forte redução da competitividade nacional, quando se passa da porteira para fora, quando se incorre nos elementos do chamando Custo Brasil. Em adição, o agronégocio brasileiro está fortemente concentrado em commodities e geralmente agrega pouco valor a seus produtos, que são adquiridos a preços baixos. Este trabalho mostra o processo de nascimento e estruturação de um grupo empresarial que passou a oferecer soluções integradas para levar commodities, de dentro de uma fazenda, até um cliente final na Europa ou na Ásia. A empresa estabeleceu uma cadeia de agregação de valor aos produtos, envolvendo assistência técnica, insumos, certificação de qualidade, rastrealibilidade, logística, armazenagem, financiamento, distribuição e vendas internacionais. O Grupo Agrenco, objeto do caso, foi formado pela transformação de um conjunto de empresas independentes em um grupo integrado capaz de oferecer soluções completas de serviços tanto para produtores agrícolas como para o comprador externo, no seu país de atuação. Com esta preposição de valor, o grupo vem crescendo sua operação a taxas superiores a 30% ao ano, vendendo produtos derivados de commodities com características especiais, e agregando serviços que estabelecem uma efetiva diferenciação para os clientes finais no Brasil e no Exterior. A implantação deste modelo exigiu a superação de um amplo leque de desafios estratégicos, incluindo a integração de culturas empresariais e nacionais distintas, a implantação de novas políticas de gestão de pessoas, a criação de processos e sistemas integrados, a segmentação de clientes e a operacionalização de um nova política comercial. A fase de formação: de negócios individuais a uma Aliança Estratégica No início da década dos 90, a visão de Antônio Iafelice, idealizador do futuro grupo era que haveria uma grande concentração de empresas em seu segmento, com a conseqüente desintermediação do setor. Foi identificada uma tendência de que tradings puras, que trabalham somente com a intermediação de mercadorias sem tomada de risco, iriam desaparecer, por não terem justificativa econômica para sua existência. Visualizou ainda que haveria uma desnacionalização do agronegócio (como já ocorrera nos EUA) e que corretores e intermediários que pouco agregavam à cadeia de valor dos produtos iriam também perder a sua função. Sua primeira resposta foi a criação de uma empresa com sede física na Europa, voltada à comercialização de grãos com características especiais, adotando uma estratégia de foco no 1.

2 atendimento a clientes de médio porte no continente europeu, que não eram adequadamente atendidos pelas grandes empresas do setor. O atendimento aos clientes europeus exigiu a articulação de uma rede de relacionamentos ao longo da cadeia de valor do agronegócio, envolvendo uma série de empresas oferecendo serviços diversos. De início, a estratégia destas empresas era trabalhar como intermediários, porém buscando agregar valor através de serviços e soluções aos clientes, além de buscar o resultado econômico no fluxo dos produtos em que estivessem envolvidos. Durante o ano 2000, um exercício de análise do ambiente competitivo realizado pelos sócios dessas empresas sugeriu que, seria mais vantajoso para cada empresa participar de uma Aliança prestando um serviço integrado, do que fazer seus negócios de forma independente. Atuando de forma isolada, cada empresa estaria concorrendo a cada momento por uma única parte da cadeia de valor, em um ambiente em que a tendência de desintermediação reduzia as margens progressivamente. Visando portanto realizar sinergias e prover soluções integradas em toda a cadeia de valor do agronegócio, foi formada uma Aliança Estratégica entre cinco empresas, abrangendo a prestação articulada de serviços comerciais, financeiros, logísticos e de comercialização de insumos. Todas as empresas possuíam especialidades diferentes, cada qual agregando valor em uma parte da cadeia, mas com características semelhantes: todas foram criadas na década de 90, a partir de iniciativas de seus empreendedores, e geridas como empresas familiares, com administração centralizada, diversos parentes e amigos contratados, sendo fortemente calcadas nas habilidades e relacionamentos pessoais de seus sócios, pessoas experientes do setor. A Aliança foi composta inicialmente pelo seguinte conjunto de empresas: Empresa internacional de corretagem (intermediação de operações) e distribuição de soja e farelo, com base na Europa, desde Prestadora de serviços na compra e venda de commodities (corretagem / intermediação), focada no contato com produtores na região Centro-Oeste, com um amplo cadastro de produtores de soja. Especialista em logística, fundada em 1996 por ex-integrantes da área de logística, de uma grande empresa agroindustrial, operava com a logística multimodal (rodoviária, ferroviária e fluvial), armazenagem e terminais marítimos. Empresa de supervisões e análises, parceira responsável pelas inspeções, análises e controle de qualidade de lavouras. Assessoria em transporte marítimo internacional e transbordo. Posteriormente outra corretora (focada no mercado nacional e Mercosul) e uma financeira (empresa que provê o suporte financeiro para originação de soja, buscando aproximar os produtores ao mercado externo) foram adicionadas à Aliança. As integrantes da Aliança buscaram focar em certos produtos dos quais tivessem maiores conhecimentos como oleaginosas e derivados, algodão em pluma e açúcar, e se basear em certos 2.

3 mercados aonde tivessem maior acesso, controle e conhecimento como é o caso do Brasil. Olhando para o fluxo abaixo (figura 1) numa das pontas está o produtor e na outra o consumidor, e assim, foram sendo incluídas na Aliança, empresas que suprissem eficiente e eficazmente os serviços necessários à realização das operações (logística, silos, fertilizantes como meio de troca, trade finance, originação e distribuição). Essas empresas e estes negócios tiveram por pilares: profissionais de alta competência que naquele determinado serviço, remuneração variável baseada nos resultados de cada empresa, ainda não correndo riscos comerciais e financeiros com produtos físicos, os quais pertenciam aos clientes que encomendassem a gestão dos serviços de diversas naturezas. Figura 1 Estrutura da Aliança Estratégica Ajuste a Mudanças do Ambiente Competitivo Dois anos mais tarde, a partir de um novo diagnóstico do ambiente competitivo, os planos das empresas integrantes da Aliança foram repensados. O diagnóstico do setor, feita com base na projeção futura das forças do ambiente de negócios, confirmou a tendência de que os membros da Aliança precisariam de um modelo mais integrado para atender aos desafios do mercado, conforme mostramos abaixo: Utilizando a abordagem de Porter (1986), pode-se estudar as perspectivas do setor através da análise das forças competitivas mais atuantes (Concorrentes, Clientes, Novos Entrantes e Novos Serviços e Tecnologias), interpretando-se as ações dos agentes envolvidos. 1. Ambiente Econômico A análise do ambiente macro-econômico, com o início do Governo Lula, permitiu um otimismo cauteloso em relação às perspectivas de curto e médio prazos. A expectativa de um início de governo responsável, logrando avanços modestos nas áreas previdenciária e tributária foi confirmada, e a política econômica não apresentou grandes transformações. A necessidade de equilibrar o balanço de pagamentos do país, com a redução dos investimentos estrangeiros diretos do patamar recente de mais de 20 bilhões de dólares/ano para valores de 3.

4 cerca de 10 bilhões de dólares/ano, demandava a necessidade de obtenção de superávits comerciais crescentes. A obrigação de melhorar a distribuição de renda e retomar o crescimento impôs um grande esforço de exportação, com o apoio na agricultura para contribuir gerando divisas, emprego e desenvolvimento das pequenas e médias propriedades. Tal tendência favorecia o negócio exportador e as oportunidades de originação da produção agrícola no país. A análise do ambiente competitivo mostrou que o modelo de negócio, de intermediação entre comprador e vendedor sem tomada de risco, adotado pelas empresas da Aliança ao longo dos últimos 10 anos era um modelo que seria crescentemente desafiado. A concorrência já definia claramente que se deveria buscar produtos agroindustriais com diferenciação como o GMO-free, orgânicos, produtos com certificação de origem, garantia de qualidade e certificação com respeito ao meio ambiente, aos trabalhadores e à vida animal. 2. Concorrentes Os trabalhos de diagnóstico apontaram que os concorrentes da Aliança já estavam efetivamente buscando oferecer um leque mais completo e articulado de soluções, e procurando identificar nichos mais rentáveis de mercados, o que competia diretamente com os propósitos das empresas da Aliança. Algumas ações dos concorrentes que evidenciavam a busca cada vez maior por soluções completas e integradas na prestação de serviços em agronegócio foram as seguintes: Interiorização dos armazéns, aprimoramento de terminais logísticos próprios e renovação de frotas (rodoviária, hidroviária e ferroviária) buscando maior eficiência na tecnologia logística e benefícios fiscais e tributários nas associações de empresas. Esforços na associação de empresas transportadoras, terceirizações crescentes de armazéns e de frotas, serviços financeiros, com pré-financiamento da produção e hedge (financeiro, cambial e de produto). As inovações da concorrência envolviam ainda o estímulo à tecnologia de produção na agricultura, o investimento em novas vias de escoamento, como Santarém, oferta integrada de insumos (sementes, financiamento, defensivos e fertilizantes) e ampliação e modernização de rede de distribuição e plantas industriais de processamento. 3. Novos entrantes Uma vez reconhecidas as necessidades e oportunidades do mercado global, e estimulado crescentemente o esforço nacional de exportação, esperava-se um incremento da quantidade de concorrentes que passarão a atuar no setor, além das grandes traders tradicionais de grãos. Foram identificados como possíveis novos concorrentes no setor: Antigos corretores de grãos, de fretes ou mesmo financeiros, que buscariam ampliar o leque de produtos oferecidos, face à ameaça da desintermediação crescente. Empresas de transporte e logística que já detinham grande parte da infra-estrutura física e operacional necessária. Tradings nacionais e internacionais passariam a concorrer, assim como produtoras de insumos como defensivos, sementes e fertilizantes. 4.

5 4. Fornecedores e tecnologia Os produtores de soja caracterizavam-se por um bom nível tecnológico e uma grande eficiência na produção agrícola (já na produção de algodão, foi visto que a tecnologia de tratos pós-colheita carecia de aprimoramentos significativos). Contavam com capacidade de armazenagem própria, para parte de suas necessidades, e procuravam manter uma relação de autonomia, buscando relações apenas comerciais com os demais agentes da cadeia produtiva. Nas análises foi identificado que estavam surgindo iniciativas de exploração em condomínios de alguns ativos (por exemplo, armazenagem) mas, ainda com pouca integração. Os avanços significativos nas áreas de tecnologia agrícola, uso da informação de mercado e integração via internet apontaram para uma sofisticação crescente com relação ao planejamento e ao timing das ações comerciais, uma percepção do potencial de acesso direto aos mercados (desintermediação) e da maior possibilidade de ação integrada, por exemplo em condomínios de armazenagem, compra de insumos, venda, financiamento etc.. Concluiu-se que havia um espaço importante de articulação com os produtores, que deveria ser ocupado, e que envolveria um compartilhamento dos benefícios decorrentes da maior integração da cadeia de valor. 5. Clientes compradores O cliente final do grupo é formado por indústrias processadoras de cereais e fibras, assim como consumidores de rações e derivados de produtos agropecuários. Estes clientes apresentam um nível de exigência crescente com relação à qualidade, confiabilidade e rastreabilidade dos produtos comprados. A demanda por serviços agregados aos produtos vem aumentando significativamente, mas os prêmios pagos por características e serviços especiais não têm apresentado evolução tão significativa, tornando o mercado cada vez mais competitivo. Com relação ao ambiente interno, verificou-se que todas as pequenas empresas componentes da Aliança superavam as expectativas de crescimento dos próprios sócios, e começou a ficar evidente a necessidade de se criar uma cultura, procedimentos e comportamentos comuns, já que existiam notadamente diferenças de cultura e de ação fundamentais entre elementos chaves do círculo interno da Aliança. Com o crescimento das empresas acabou-se por ter estruturas duplicadas, o que acarretavam em custos altos para o mercado, e serviços que deixavam a desejar, por falta dessa integração de processos que não havia sido trabalhada até então. 5.

6 Formulação da Estratégia A partir do diagnóstico do ambiente competitivo concluiu-se que a dinâmica competitiva do setor exportador de grãos exigia um desempenho cada vez melhor das empresas que nele atuam. As empresas de destaque precisavam atuar de forma dinâmica e transparente usando tecnologias modernas para atender as exigências cada vez maiores dos consumidores e clientes nos países desenvolvidos. Além disso, a necessidade crescente de exportação do país, a tendência à redução das margens da intermediação tradicional e o crescimento dos investimentos necessários para oferecer soluções que atendam aos clientes tornavam o ambiente competitivo do setor cada vez mais agressivo, tecnificado e disputado, e qualificação técnica e competência empresarial são requisitos mínimos para disputar o mercado. A análise do contexto mostrou aos os dirigentes das empresas da Aliança que o número de agentes econômicos intermediários diminuiu e as pontas de produção e consumo, menos preparadas para esse comércio, somente participariam da operação se os riscos inerentes ao Brasil fossem assumidos por um dos agentes articuladores da cadeia de valor. E isto, embora representasse uma evolução natural do negócio, era totalmente diferente da cultura dos parceiros da Aliança, habituados a trabalhar sem correr riscos comerciais ou financeiros. Verificou-se portanto a necessidade de uma estratégia de fornecimento de soluções integradas, unindo as pontas da cadeia de valor, criando uma zona de geração de valor com base na aproximação entre produtores e clientes finais por meio de um modelo de lucro baseado em múltiplos componentes de serviços integrados (Slywotzky, 1998). Desta forma, para direcionar sua gestão estratégica e disputar este mercado, as empresas integrantes da Aliança decidiram estruturar-se formalmente em grupo, oferecendo soluções integradas para o agronegócio global e tornando-se um agente de desenvolvimento do setor. Neste realinhamento, foi definido que a estratégia do grupo se basearia na diferenciação e foco nos clientes. Buscou-se utilizar as competências fundamentais e ativos estratégicos do grupo para oferecer soluções integradas no agronegócio global. Os serviços oferecidos integrariam os produtores latino-americanos ao mercado europeu e asiático e agregariam valor às duas partes, agora chamadas Cliente-Vendedor e Cliente-Comprador. Além de um atendimento diferenciado, com proximidade e acompanhamento do produto por vezes desde a compra de sementes, até a entrega ao cliente final, sempre com produtos de características especiais, de acordo as necessidades dos clientes, com confiabilidade e agilidade. A Implementação da Mudança Como parte da estratégia de implantação da mudança, foi criado um conjunto de Projetos de Mudança Estratégica para o desenvolvimento dos novos processos e produtos. Conforme a visão de Prastacos et alli (2002) a mudança no novo ambiente competitivo envolve transformações na estratégia, na tecnologia, na estrutura, nos processos, na gestão de pessoas e nas relações com os clientes. 6.

7 Os principais projetos criados foram os seguintes: Logística. Foi elaborado um plano para ampliar e melhor capacitar a estrutura logística de armazéns, transbordo e terminais portuários possibilitando atender novos clientes, atuando com maiores volumes e aumentando a participação no mercado do grupo. Sistema de Informações Gerenciais. Foi desenvolvida uma série de relatórios gerenciais para agilizar e melhorar a qualidade de decisão, especialmente na área de controladoria, que iria efetuar a consolidação financeira de todo o grupo. Qualidade. Diante do crescimento do grupo, era fundamental aprimorar os processos e implantar padrões crescentes de qualidade e produtividade, integrando todos os participantes da cadeia de valor do grupo, em sintonia ao projeto de sistema de informações gerenciais. Os participantes desenvolveram estudos na área de qualidade, e difundiram o conhecimento para as diversas áreas da empresa. Desenvolvimento de novos negócios. Para desenvolver uma expansão comercial consistente, foi desenvolvida uma nova estrutura de marketing, baseado em gerenciamento por contas-chave (Key-accounts), concentrando informações e atendimento, através da divisão de clientes e tarefas, para desta forma atender mais adequadamente às necessidades dos mesmos, de acordo com a estratégia do grupo. Dentro de sua nova estratégia de vender soluções, o grupo desenvolveu e integrou todos os produtos que eram vendidos pelas empresas, inclusive fertilizantes utilizado no financiamento ao produtor, e adicionalmente passou a desenvolver a venda de grãos com posição própria - tomando o risco da operação e não mais se limitando à intermediação, com entrega no cliente final. Recursos Humanos. O quadro de pessoal das empresas independentes não possuía o menor grau de organização, e com a criação do grupo naturalmente tornar-se-ia cada vez mais caótico. Equalização de cargos e salários, planejamento para contratação, desenvolvimento e demissão e demais políticas de Recursos Humanos eram itens inexistentes. Iniciou-se o desenvolvimento de políticas de RH alinhadas às propostas do grupo. Comunicação. Foram criados sistemas de comunicação interna e externa, transmitindo transparência e envolvimento da corporação com seus funcionários, fornecedores e acionistas, além de permitir que todos compreendessem a ética, a estratégia e a política interna e externa do grupo, para uma marca forte junto ao mercado. Paralelamente aos Projetos de Mudança Estratégica, foi desenvolvido e implantado, durante o ano de 2003, um sistema ERP para viabilizar o planejamento e controle das operações, com atendimento às necessidades de serviços e informações ao grupo e aos clientes e, ainda, uma nova estrutura organizacional para o grupo. A implantação do ERP trouxe maior controle e agilidade com o apoio ao planejamento de novos negócios evitando o desgaste operacional, diminuindo o 7.

8 custo, acabando com a lentidão em toda cadeia e tornando-a mais segura. Adicionalmente, oferece à gerência uma visão mais rápida e completa dos negócios, promovendo qualidade nas decisões e facilitando o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório. Para viabilizar a implantação do ERP e ainda a nova estrutura organizacional, baseada em processos, que estava sendo concebida, foi realizado um mapeamento detalhado dos processos do grupo. Os processos passaram por uma profunda modificação. A fusão foi efetivada através da concepção de uma nova estrutura organizacional, baseada em seus macroprocessos: 1. Compras (Originação) 2. Tecnologia e Qualidade 3. Logística Nacional e Internacional 4. Marketing, Vendas e Suporte ao Cliente 5. Vendas de Produtos Financeiros (financiamento aos produtores) 6. Apoio (áreas de Tesouraria, Recursos Humanos, Contabilidade, TI, Jurídico etc.) A implementação de uma gestão por processos foi considerada essencial para permitir atingir o nível de padronização, qualidade e controle exigido pelo padrão de competitividade almejado. Esta implementação requereu duas etapas de detalhamento dos processos com atividades, tempos, prazos, relatórios, informações e responsabilidades, definindo-se inicialmente a situação presente de cada processo, para a seguir fazer nova análise co ma proposta de um processo otimizado, conforme preconizado por Hammer (2002). Como Davenport (1994) coloca, (...) são necessários altos níveis de coordenação interfuncional para que o processo funcione. Os altos níveis de cooperação interfuncional são essenciais também em todas as etapas da reengenharia de processos. O êxito do projeto e da implementação de processos pode depender de conhecimentos associados aos sistemas de informação, recursos humanos, finanças e gerenciamento geral, bem como do próprio processo. (Reengenharia de Processos, 1994, p. 356). Com a finalidade de viabilizar a operação por processos, foi criada uma primeira estrutura organizacional para o grupo, articulando Unidades de Negócio e Processos. A nova estrutura organizacional elaborada pode ser visualizada como segue: 8.

9 Figura 2 Estrutura Organizacional do Grupo Agrenco Os diretores de unidades de negócio receberam como papéis elaborar o planejamento estratégico das unidades, estabelecer as metas estratégicas para sua unidade, implementar as ações planejadas e buscar as metas de resultados do negócio. Os gerentes de processos receberam como atribuições, definir e gerenciar atividades e pessoal, fornecer as informações necessárias para o processo com fontes, prazos e conteúdo, definir informações a serem produzidas; para clientes internos e externos, definir e acompanhar indicadores de desempenho, propor e atingir metas dos processos, liderar e supervisionar as equipes e aprimorar o desempenho dos processos. Comentários Finais O principal choque cultural ocorrido com a formação da corporação foi o processo de profissionalização organizacional. Antes da formação do grupo, as empresas da Aliança possuíam uma forma de gestão familiar, com inexistência de planejamento formal: instabilidade nas decisões, administração voltada para o dia-a-dia e solução de problemas, no lugar da previsão dos mesmos; a hierarquia e os papéis de cada pessoa não eram claros, trazendo problemas de comunicação. As empresas estavam 9.

10 fortemente calcadas nas habilidades pessoais de seus dirigentes e colaboradores individuais, que eram figuras indispensáveis dentro dos processos das empresas. Com a criação da corporação, a fusão dos processos e a formação das unidades de negócio, os antigos hábitos foram rompidos e substituídos, durante o ano de 2003, por formas mais estruturadas de condução da vida empresarial e menos dependentes de capacidades individuais. Com a criação dos projetos de mudanças, iniciou-se uma aculturação de hábitos de planejamento, reforçada com a introdução do ERP, que requereu em si toda uma análise, reformulação e formalização dos processos, e fornece suporte para aprimorar a qualidade de decisão. Planejamento, criação de metas para todos os níveis da organização, revisão de processos, qualidade, criação de políticas e procedimentos em todos os setores, contratação de gerentes com melhor formação, reforma do espaço físico, reorganização de funções e linhas de hierarquia e, ainda, a implantação do ERP. Tudo isso realizado durante o ano de 2003 implicou em um desafio bastante difícil tanto para os dirigentes como para todos os colaboradores, pois, como Davenport (1994) escreve, para qualquer processo dado, o ciclo de projeto e implementação do processo pode levar, facilmente, dois anos (Reengenharia de Processos, 1994, p. 356). Com o final desta fase de transição, o grupo entrou, em 2004, no segundo ano da implantação da mudança, uma fase mais estável de consolidação, onde as políticas gerais da empresa estão melhor estruturadas, os projetos de mudança seriam plenamente implementados e finalmente ocorreria a consolidação de toda a estrutura, agora organizada de forma mais profissional, alavancando a competitividade do grupo em agregar valor às commodities agrícolas do Brasil. Referências: DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de Processos. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Campus, HAMMER, Michael Agenda: o que as empresas devem fazer para dominar esta década. Trad. Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Campus, PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Trad. Elizabeth Maria de Pinho Braga. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Campus, PRASTACOS, Gregory et alli. An Integrated Framework for Managing Change in the New Competitive Landscape. European Management Journal Vol. 20 N.1, Fevereiro SLYWOTZKY, Adrian J.; Morrison, David J. A Estratégia Focada no Lucro: Profit Zone: Desvendando os Segredos da Lucratividade. Trad. Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Campus,

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

EXISTE UM NOVO JEITO DE DELIGENCIAR. suas finanças. Ascent. Consultores

EXISTE UM NOVO JEITO DE DELIGENCIAR. suas finanças. Ascent. Consultores EXISTE UM NOVO JEITO DE DELIGENCIAR suas finanças Ascent MISSÃO Prestar serviços profissionais diferenciados que sejam uma ferramenta útil para a tomada de decisões e agreguem valor ao cliente, baseada

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Estratégia Competitiva 16/08/2015. Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor

Estratégia Competitiva 16/08/2015. Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica Danillo Tourinho S. da Silva, M.Sc. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor Estratégia Competitiva é o conjunto de planos, políticas,

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO Ari Lima É possível implantar um plano prático e funcional de marketing jurídico com ótimas chances

Leia mais

Organização e a Terceirização da área de TI. Profa. Reane Franco Goulart

Organização e a Terceirização da área de TI. Profa. Reane Franco Goulart Organização e a Terceirização da área de TI Profa. Reane Franco Goulart Como surgiu? A terceirização é uma ideia consolidada logo após a Segunda Guerra Mundial, com as indústrias bélicas americanas, as

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Escolha os melhores caminhos para sua empresa

Escolha os melhores caminhos para sua empresa Escolha os melhores caminhos para sua empresa O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria A Íntegra é uma empresa de auditoria e consultoria, com 25 anos de experiência no mercado brasileiro. Cada serviço prestado nos diferentes

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

Service Level Management SLM. Gerenciamento de Níveis de Serviço

Service Level Management SLM. Gerenciamento de Níveis de Serviço Service Level Management SLM Gerenciamento de Níveis de Serviço 1 É o balanço o entre... Qualidade dos serviços entregues Expectativa do cliente 2 Processo: Definições Service Level Management (SLM) Têm

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

Risco na medida certa

Risco na medida certa Risco na medida certa O mercado sinaliza a necessidade de estruturas mais robustas de gerenciamento dos fatores que André Coutinho, sócio da KPMG no Brasil na área de Risk & Compliance podem ameaçar a

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

PARTE III Introdução à Consultoria Empresarial

PARTE III Introdução à Consultoria Empresarial FATERN Faculdade de Excelência Educacional do RN Coordenação Tecnológica de Redes e Sistemas Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Técnicas de Consultoria Prof. Fabio Costa Ferrer, M.Sc.

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Pessoa física que deseja constituir um negócio

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software

Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software Copyright 2002 por FATTO CONSULTORIA E SISTEMA LTDA. Esta publicação não poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, no todo ou

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São

Leia mais

Com característica de transporte de cargas com grandes volumes e conseqüente redução de custos, o transporte marítimo na matriz de transporte

Com característica de transporte de cargas com grandes volumes e conseqüente redução de custos, o transporte marítimo na matriz de transporte 61 6 Conclusão Neste capítulo apresentaremos algumas conclusões sobre o conteúdo deste trabalho, tais conclusões servirão para avaliar a atual situação logística do comércio exterior brasileiro através

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

Competindo com Tecnologia da Informação. Objetivos do Capítulo

Competindo com Tecnologia da Informação. Objetivos do Capítulo Objetivos do Capítulo Identificar as diversas estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem utilizar a tecnologia da informação para fazer frente às forças competitivas que as empresas enfrentam.

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Gerenciamento de Vendas em Ambientes de Alta Competitividade. Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes

Gerenciamento de Vendas em Ambientes de Alta Competitividade. Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes Gerenciamento de Vendas em Ambientes de Alta Competitividade Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes UM POUCO DE HISTÓRIA No Brasil, antes de 01 de julho de 1994, vender era relativamente fácil. Vivíamos em

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica de Empreendimentos Rurais

Planejamento e Gestão Estratégica de Empreendimentos Rurais Planejamento e Gestão Estratégica de Empreendimentos Rurais A Importância do Entendimento na elaboração das diretrizes Estratégicas do Negócio Autores Frederico Fonseca Lopes (fflopes@markestrat.org):

Leia mais

Alinhamento entre Estratégia e Processos

Alinhamento entre Estratégia e Processos Fabíola Azevedo Grijó Superintendente Estratégia e Governança São Paulo, 05/06/13 Alinhamento entre Estratégia e Processos Agenda Seguros Unimed Modelo de Gestão Integrada Kaplan & Norton Sistema de Gestão

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3.

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. PROBLEMA: É UM OBSTÁCULO QUE ESTÁ ENTRE O LOCAL ONDE SE ESTÁ E O LOCAL EM QUE SE GOSTARIA DE ESTAR. ALÉM DISSO, UM PROBLEMA

Leia mais

Logística Empresarial. Global Sourcing A Globalização e a Nova Visão da Logística Parte II. Aula 6. Conceitos Importantes.

Logística Empresarial. Global Sourcing A Globalização e a Nova Visão da Logística Parte II. Aula 6. Conceitos Importantes. Logística Empresarial Aula 6 Global Sourcing A Globalização e a Nova Visão da Logística Parte II Prof. Me. John Jackson Buettgen Contextualização Conceitos Importantes Fluxos logísticos É o movimento ou

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS

GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS O que é um Processo: Uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço. Gestão de Processos: Conjunto de ações sistemáticas, baseadas em fatos e dados

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS 45º SEMINÁRIO DE ACIARIA -ABM PRIMARIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS Cléverson Stocco Moreira PORTO ALEGRE - MAIO/2014 CONCEITO DE MANUTENÇÃO: INTRODUÇÃO Garantir a confiabilidade e a disponibilidade

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA 1 OBJETIVOS 1. Quais são as principais aplicações de sistemas na empresa? Que papel eles desempenham? 2. Como os sistemas de informação apóiam as principais funções empresariais:

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE S (ÁREA: GESTÃO) TECNÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização:A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques QUALIDADE E INOVAÇÃO Docente: Dr. José Carlos Marques Discentes: Estêvão Lino Andrade N.º 2089206 Maria da Luz Abreu N.º 2405797 Teodoto Silva N.º 2094306 Vitalina Cunha N.º 2010607 Funchal, 28 de Março

Leia mais

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Módulo 2 Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Origem do BSC Cenário Competitivos CONCORRENTE A CONCORRENTE C VISÃO DE FUTURO ESTRATÉGIA

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO - ERP

SISTEMAS DE GESTÃO - ERP A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA NA SELEÇÃO / IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO - ERP Alinhamento das expectativas; O por que diagnosticar; Fases do diagnóstico; Critérios de seleção para um ERP; O papel da

Leia mais

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Atores envolvidos Movimentos Sociais Agricultura Familiar Governos Universidades Comunidade Científica em Geral Parceiros Internacionais,

Leia mais

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Executiva Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Administração Duração: 4 anos Carga Horária Total: 3.040 horas/aula Este

Leia mais

Parte V Financiamento do Desenvolvimento

Parte V Financiamento do Desenvolvimento Parte V Financiamento do Desenvolvimento CAPÍTULO 9. O PAPEL DOS BANCOS PÚBLICOS CAPÍTULO 10. REFORMAS FINANCEIRAS PARA APOIAR O DESENVOLVIMENTO. Questão central: Quais as dificuldades do financiamento

Leia mais

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 2. Logística de Resposta Rápida. Contextualização. Prof. Me. John Jackson Buettgen

Evolução da Disciplina. Logística Empresarial. Aula 2. Logística de Resposta Rápida. Contextualização. Prof. Me. John Jackson Buettgen Logística Empresarial Aula 2 Evolução da Disciplina O papel da Logística Empresarial Aula 1 A flexibilidade e a Resposta Rápida (RR) Aula 2 Operadores logísticos: conceitos e funções Aula 3 Prof. Me. John

Leia mais

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning ERP Enterprise Resources Planning A Era da Informação - TI GRI Information Resource Management -Informação Modo organizado do conhecimento para ser usado na gestão das empresas. - Sistemas de informação

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

Profa. Reane Franco Goulart

Profa. Reane Franco Goulart Sistemas CRM Profa. Reane Franco Goulart Tópicos Definição do CRM O CRM surgiu quando? Empresa sem foco no CRM e com foco no CRM ParaqueCRM é utilizado? CRM não é tecnologia, CRM é conceito! CRM - Customer

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 03 O objetivo da Empresa e as Finanças Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO O objetivo da Empresa e as Finanças... 3 1. A relação dos objetivos da Empresa e as

Leia mais

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Executiva Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Administração Duração: 4 anos Carga Horária Total: 3.040 horas/aula Este

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

Planejamento Estratégico do Setor de Florestas Plantadas -2012

Planejamento Estratégico do Setor de Florestas Plantadas -2012 CONTEXTO O setor de florestas plantadas no Brasil éum dos mais competitivos a nível mundial e vem desempenhando um importante papel no cenário socioeconômico do País, contribuindo com a produção de bens

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS P o r f.. E d E uar a d r o Oli l v i e v i e r i a

SISTEMAS INTEGRADOS P o r f.. E d E uar a d r o Oli l v i e v i e r i a SISTEMAS INTEGRADOS Prof. Eduardo Oliveira Bibliografia adotada: COLANGELO FILHO, Lúcio. Implantação de Sistemas ERP. São Paulo: Atlas, 2001. ISBN: 8522429936 LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof.: Daniela Pedroso Campos Objetivo Geral: Compreender o que é Administração, o que os administradores fazem e quais os princípios, as técnicas e as ferramentas que direcionam

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

Revisando... Segmentos antes da porteira: Insumos agropecuários Serviços agropecuários

Revisando... Segmentos antes da porteira: Insumos agropecuários Serviços agropecuários Revisando... Segmentos antes da porteira: Insumos agropecuários Serviços agropecuários Segmentos dentro da porteira: Produção agrícola Produção pecuária Segmentos depois da porteira: Agroindústria Canais

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS

A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO Gestão e Tecnologia da Informação IFTI1402 T25 A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS Marcelo Eustáquio dos Santos

Leia mais

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO Mercados dinâmicos demandam profissionais com formação completa e abrangente, aptos a liderarem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

Portfólio de Serviços

Portfólio de Serviços Portfólio de Serviços Consultoria de resultados MOTIVAÇÃO EM GERAR Somos uma consultoria de resultados! Entregamos muito mais que relatórios. Entregamos melhorias na gestão, proporcionando aumento dos

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais