Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA"

Transcrição

1 Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA

2 Abordagem Clássica Século XX, desdobrada em duas orientações diferentes, mas que se complementam: - Administração Científica - Teoria Clássica Origem: consequências geradas pela Revolução Industrial: - crescimento acelerado e desorganizado das empresas, ocasionando uma gradativa complexidade em sua administração e exigindo uma abordagem científica mais apurada que substituísse o empirismo e improvisação até então dominantes; - necessidade de aumentar a eficiência e a competência nas organizações, no sentido de se obter o melhor rendimento possível dos recursos, e fazer face à concorrência e à competição que se avolumavam entre as empresas.

3 Abordagem Clássica Administração Científica Estudos Empíricos Taylor Ênfase nas Tarefas Preocupa-se em aumentar a eficiência da empresa, por meio da racionalização do trabalho Teoria Clássica Fayol Ênfase na Estrutura Preocupa-se em aumentar a eficiência da empresa, por meio de sua organização e da Aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.

4 Abordagem Clássica Administração toma as decisões importantes de uma empresa em sua totalidade, enquanto que a gestão toma as decisões dentro dos limites do quadro, que é definida pela administração. Gestão é o ato ou a função de colocar em prática as políticas e planos decididos pela administração.

5 Administração Científica Desenvolvida nos EUA, a partir dos trabalhos de Taylor. Preocupação em aumentar a eficiência no nível operacional. Ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário tarefas do cargo e seu ocupante constituem a unidade fundamental da organização. Abordagem de baixo para cima (do operário para o gerente) e das partes (operários e seus cargos) para o todo (organização da fábrica).

6 Administração Científica Atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão necessário para sua execução. Especialização do operário. Organização Racional do Trabalho: análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; estudo da fadiga humana; divisão do trabalho em especialização do operário; desenho de cargos e de tarefas; incentivos salariais e prêmios de produção; conceito de homo economicus (pessoa influenciada exclusivamente por recompensas salariais); condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc.; padronização de métodos e de máquinas; supervisão funcional. Principal característica: ênfase nas tarefas.

7 Administração Científica Conceito: Deve-se à tentativa de aplicação dos métodos da ciência, aos problemas da Administração, a fim de aumentar a eficiência Industrial. Métodos: os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração. Seguidores da AC Carl Barth 1860/ 1939 Henry Gantt 1861/ 1919 Harrington Emerson 1853/ 1931 Frank Gilbreth 1868/ 1924 Lilian Gilbreth 1878/ 1961

8 Administração Científica: Primeiro Período 1903 estudos de tempos e movimentos. Taylor começou por baixo, junto aos operários, analisando as tarefas de cada operário, aperfeiçoando-as e racionalizando-as gradativamente. 1. O objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção. 2. A administração deve aplicar métodos científicos e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações. 3. Os empregados devem ser selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas. 4. Os empregados devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar as tarefas, a fim de cumprir uma produção normal. 5. Deve haver uma atmosfera de cooperação entre administração e colaboradores, para garantir um ambiente psicológico adequado. 1- Procurar 2- Escolher 3- Pegar 4- Transportar vazio 5- Transportar cheio 6- Posicionar 7- Preposicionar 8- Unir 9- Separar 10- Utilizar 11- Soltar a carga 12- Inspecionar 13- Segurar 14- Esperar (inevitável) 15- Esperar (evitável) 16- Repousar 17- Planejar

9 Administração Científica: Segundo Período 1911 Taylor concluiu que a racionalização do trabalho do operário deve ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa para tornar coerente a aplicação de seus princípios. Estudo da Fadiga Humana (EFH) 1- Evitar movimentos inúteis na execução de uma tarefa; 2- Execução econômica dos movimentos úteis, do ponto de vista fisiológico; 3- Seriação apropriada aos movimentos.

10 Administração Científica: Segundo Período Males das empresas: 1. Vadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção para manter seus salários. 2. Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização. 3. Falta de uniformidade dos processos de trabalho (técnicas e métodos de trabalho.

11 Administração Científica: características Organização é um sistema fechado: limitado ao ambiente de trabalho. Superespecialização do operário: operário não precisa entender sua função como um todo. Principal problema da escola. Restringe apenas aos aspectos formais da organização. Padronização do trabalho: operário sabe como melhor realizar. Não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. Transformou o homem em máquina.

12 Administração Científica: princípios gerais Padronização: chão de fábrica. - Exemplo: Henry Ford. Elevação da produtividade para maiores salários. Estímulo ao desenvolvimento em estudos de tecnologias e automação: se funcionário produzir mais, a empresa vai ganhar mais, conseguindo dar melhores condições de trabalho; entender melhor a máquina e o indivíduo. Seleção científica do trabalhador: qual funcionário pode produzir melhor em cada setor. Tempo- padrão: mais produtividade em menos tempo. Plano de incentivo salarial: bonificação para pessoa que atingir ou ultrapassar metas. Gerentes planejam e operários executam. Supervisão. Trabalho em conjunto: várias pessoas realizando uma atividade específica.

13 Administração Científica: princípios gerais Divisão do Trabalho e Especialização do Operário (DTEO) Um operário desempenha a tarefa total Vários operários desempenham em paralelo partes da tarefa Vários operários desempenham em série partes da tarefa total

14 Administração Científica: Supervisão Funcional princípios Relativo à supervisão vinculada à especialidade/competência de domínio Supervisor geral Supervisor de produção Supervisor de manutenção Supervisor de qualidade Operário A Operário B Operário C Operário D

15 Administração Científica: O que aconteceu na prática Mecanismo de dominação: apropriação da mão de obra; pessoas com muito poder aquisitivo dominando as com pouco poder. Desumanização do trabalhador: desgaste do indivíduo. Escravização: mecanicista o indivíduo trabalha tanto, que se desgasta, e, então, é trocado (descartado) por outro; o operário recebe, mas não é reconhecido financeiramente pelo o que faz. Divisão de classes: aumento das diferenças entre classes sociais. Rotina do homem: fragmentação/especialização do operário, que não cresce e se desenvolve na indústria. Divisão de tarefas: superespecialização do trabalho, para estudar especificamente o que cada pessoa faz.

16 Administração Científica Estudos Empíricos 1. Período: Período: 1911 Princípios: Planejamento Preparo Controle Execução Taylor Ênfase nas Tarefas Tempos e Movimentos Organização Racional do Trabalho (ORT) Superv. Funci. Críticas: Mecanicismo Comprovação Científica Visão parcial da organização Campo de Aplicação

17

18 Administração Científica: considerações Enfoque mecanicista. Homo economicus: homem faz parte da máquina e da economia é mero cálculo, não pensa. Abordagem fechada. Superespecialização do operário. Exploração dos empregados.

19 Trabalho Livro A Revolução dos Bichos.

20 Para a próxima aula Ler Depoimento de Frederick Taylor à Câmara do Congresso.

21 Teoria Clássica: histórico Corrente dos anatomistas (estrutura) e fisiologistas (funcionamento) da organização, desenvolvida na França, com os trabalhos pioneiros de Fayol (1916). Preocupação em aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e das suas inter-relações estruturais. Abordagem inversa à da Administração Científica: de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para suas partes componentes (departamentos). Atenção para a estrutura organizacional e para os elementos da administração (princípios gerais e departamentalização). Melhor maneira de subdividir a empresa sob a centralização de um chefe principal. Principal característica: ênfase na estrutura e na gerência se um afunda, todo o resto também afunda.

22 Teoria Clássica Funções Administrativas: Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Funções Administrativas Funções Técnicas Funções Comerciais Funções Financeiras Funções de Segurança Funções Contábeis Funções do Administrador: Previsão, organização, comando, coordenação e controle.

23 Teoria Clássica Funções Administrativas Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar Mais Elevados Níveis Hierárquicos Outras Funções Não-Administrativas Mais Baixos Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

24 Teoria Clássica: Habilidades administrativas Habilidades humanas: relacionadas ao tratamento das pessoas; habilidades de direção, do todo. Habilidades conceituais: relacionadas com a capacidade de ver a empresa de maneira total. Habilidades técnicas: relacionadas ao desempenho de funções ou trabalhos especializados dentro da organização o fazer especializado. Fayol Gestão Taylor Chão de fábrica Conceituais e humanas Técnicas Mais conceituais e pouco humanas

25 Teoria Clássica: Ato de administrar Elementos da Administração Planejamento (previsão): visualizar o futuro e traçar o programa de ação de acordo com os objetivos da empresa; traçar metas em função de objetivos (vêm em função da missão da instituição quem a organização é). Organização: constituir o duplo organismo material e social da empresa; entender o que cada funcionário faz, como ele faz e se ele faz; como referenciar o que o funcionário vai fazer. Comando ou direção: comando aos funcionários; responsável pelo todo; dirigir e orientar o pessoal. Coordenação: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos; coordenar especificidade de cada funcionário. Controle: verificar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas; verificar se funcionário realmente fez o que propôs.

26 Teoria Clássica: 14 Princípios da Administração Divisão do trabalho: Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. Tudo é uma unidade relacionada. Autoridade e Responsabilidade: Autoridade é todo direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade. Quem manda tem responsabilidade pelo todo. Disciplina: Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização. Cumprir o que o gerente ordena, porque os funcionários entendem que devem respeitá-lo. Unidade de comando: Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contraordens, pois entende que se há alguém acima dele na hierarquia, tem que respeitar e fazer o que ele manda. Unidade de direção: O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos (direcionamento de atividades). Subordinação dos interesses individuais (ao interesse geral): Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais. Remuneração: Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização. O indivíduo ganha pelo desempenho do grupo e pela atividade específica que exerce.

27 Teoria Clássica: 14 Princípios da Administração Centralização (ou Descentralização): As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas. Hierarquia e departamentalização. Linha de Comando (Hierarquia): Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa. Ordem: Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Equidade: A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais. Respeito e justiça pelo o que cada um faz dentro da organização. Estabilidade dos funcionários: Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre o desempenho da empresa e a moral dos funcionários. Iniciativa: Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo. Funcionário tem iniciativa porque sabe e conhece sua importância para o todo. Espírito de equipe: O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

28 Teoria Clássica: Habilidades administrativas As habilidades administrativas são essenciais para o bom desempenho das atividades da organização. Recursos Resultados Humanos Financeiros Materiais Controle Planejamento Organização Alcance de metas Melhoria do desempenho Informação Tecnologia Direção Aumento de capacidades e recursos para metas futuras

29 Essência da Teoria Clássica 1- Administração como Ciência estudos científicos da Administração 2- Teoria da Organização concebe a organização como uma estrutura 3- Divisão do Trabalho: - Vertical: segundo os níveis de autoridade e responsabilidade (hierárquico) - Horizontal: segundo os diferentes tipos de atividades (departamentalização) 4- Coordenação: é a reunião, a unificação e a harmonização de toda a atividade e esforço 5- Conceito de Linha e Staff: - Linha: organização linear que apresenta uma estrutura piramidal, autoridade formal - Staff: órgãos prestadores de serviço ou assessorias especializadas - autoridade atribuída aos especialistas da prestação de serviço ou assessoria 6- Organização linear: unidade de comando ou supervisão única, unidade de direção, centralização de autoridade e cadeia escalar (hierárquica)

30 Essência da Teoria Clássica Divisão do Trabalho Especialização Princípios Gerais da Administração Organização Formal Máxima Eficiência Unidade de Comando Amplitude de Controle

31 Teoria Clássica Administração como Ciência Período: 1916 Princípios: Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar Fayol Ênfase na Estrutura Processo Administrativo Funções Administrativas Org. Formal Críticas: Visão simplificada da organização Ausência de trabalhos experimentais Extremo Racionalismo na concepção da Administração Teoria da Máquina

32 Taylor X Fayol Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

33 Taylor X Fayol Taylor Estabilidade do funcionário: havia substituição muito rápida de funcionários. Comando tático: funcionários treinados para resolver o agora/momento. Chão de fábrica: Revolução Industrial transformou totalmente o modo de vida (de feudal, mercantilista, para capitalismo); produtividade (montante advindo da produtividade, que gera lucro); excedente. Especificidade. Seleção científica do trabalhador: especificidade de trabalho não hierarquização. Homem visto como máquina. Eficiência. Fayol O sucesso de um empreendimento depende muito mais da capacidade administrativa de seus dirigentes do que da capacidade técnica. Comando estratégico: visualizar o futuro. Gerência: sai do chão de fábrica para pensar na gerência; princípios de gestão para avaliar, mensurar gráficos e determinar modos pelo qual se faz palpável a gestão de uma instituição. Departamentalização: dentro de cada departamento há uma centralização. Hierarquização. O funcionário pode realizar atividades diferentes, mas quem pensa é o gerente. O interesse geral prevalece sobre o individual. Homem visto como máquina. Eficiência e eficácia.

34 Taylor e Fayol Sindicalismo surge e pressupõe regras: salários, horas de trabalho etc.; Crise de 29: muito excedente, poucas pessoas com poder. Chandler: Gestão vista como navio se navio afunda, pessoas podem pular, mas o comandante fica.

35 Bibliografia CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, p. LODI, J. B. História da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 4.ed. São Paulo: Atlas, p.

36 Para a próxima aula Ler: Ambiente organizacional no enfoque da área da Ciência da Informação (CALDAS; DEBORA, 2010).

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Principios de Produção Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Princípios de Produção O propósito de um negócio é criar um cliente. (Peter

Leia mais

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção Prof. Valdir Tavares de Lucena »Vamos começar relembrando algumas teorias administrativas... 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Pré-história

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Administração Científica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração

Leia mais

Teoria da. Administração Científica. Professor: Roberto César

Teoria da. Administração Científica. Professor: Roberto César Teoria da Administração Científica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica Fayol

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração Introdução à Teoria Geral da Administração Marcos Azevedo " Grandes visionários são importantes; Grandes administradores são fundamentais. Tom Peters. https://sites.google.com/site/professormazevedo/ AULA

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber

Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber Panorama histórico da ADM I Nascido na Filadélfia (EUA); Engenheiro Mecânico; Carreira na Midvale Steel Co. (de capataz a engenheiro)

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Grupo 1 Administração Científica Grupo 2 Teoria Clássica Aula 5 09/06/2014 A evolução do conceito de ADMINISTRAÇÃO Idade Média (fim Império Romano até fins séc. XV): - Artesanato;

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Carla Hammes Estudo de caso: Taylor faz uma pergunta ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ÊNFASE NAS TAREFAS Primeira guerra mundial (1914-18) Eficiência da operação militar americana

Leia mais

Evolução do Pensamento Administrativo

Evolução do Pensamento Administrativo Evolução do Pensamento Administrativo Rosely Gaeta Abordagem Clássica: -Administração Científica -Teoria Clássica ou Gestão Administrativa Fontes: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto

Leia mais

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Clássica 1909 Teoria da Burocracia Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica 1932

Leia mais

Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro

Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro Abordagem básica da Adm. Científica: Ênfase nas tarefas; Iniciada por Taylor, que teve como seguidores Gantt, Gilbreth, Ford Tentativa de aplicação dos métodos da

Leia mais

Teoria Geral da Administração

Teoria Geral da Administração Teoria Geral da Administração Prof: Adm. Aurecley G. da Silva CHIAVANATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração 1 TGA - Teoria Geral da administração A palavra administração vem do latim

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2 Aula 2 Fundamentos Fecaf Professor Douglas Pereira da Silva 1 Há 1300 a.c. no Egito antigo já existia a necessidade de planejar, dirigir e controlar milhares de trabalhadores na construção de monumentais

Leia mais

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker)

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker) Apostila : Teoria Neoclássica da Administração Apesar da influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de ser considerados.

Leia mais

ROTEIRO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO EXERCÍCIOS FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

ROTEIRO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO EXERCÍCIOS FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA FILIPE S. MARTINS ROTEIRO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA HENRY FORD E A LINHA DE MONTAGEM HENRI FAYOL E A ESCOLA DO PROCESSO

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira . Administração e Empreendedorismo Evolução histórica da Administração Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira 1 Temas abordados Aula 1 e 2: Conceito de administração Eficiência e eficácia As funções

Leia mais

Frederick Taylor e a Administração Científica

Frederick Taylor e a Administração Científica Frederick Taylor e a Administração Científica PRIMEIRA FASE SEGUNDA FASE TERCEIRA FASE Ataque ao Problema dos Salários. Estudo Sistemático do Tempo. Definição de Tempos Padrão. Sistema de Administração

Leia mais

Introdução à Administração. Prof. Adilson Mendes Ricardo Novembro de 2012

Introdução à Administração. Prof. Adilson Mendes Ricardo Novembro de 2012 Novembro de 2012 Aula baseada nos livros Organização e Métodos Antônio Cury Anna Maris Pereira Objetivo da disciplina Conhecer as principais escolas da administração; conhecer os fundamentos da teoria

Leia mais

VITOR MIGUEL CARDOSO ARAÚJO _ APRL_2004 http://paginas.ispgaya.pt/~vmca Ciência de Administração - 1 ª Parte ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO No Despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram

Leia mais

Organização e Normas

Organização e Normas Organização e Normas Conteúdo Programático Histórico das organizações Precursores da Administração Estrutura das Empresas Uso dos métodos estatísticos como ferramenta analítica para os processos industriais

Leia mais

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil Administração Módulo 2 Assistente Administrativo Unidade I Introdução e Influência Histórica ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA Conceito O que significa administrar? A Administração (Ciência da Administração)

Leia mais

Administração e Finanças

Administração e Finanças Evolução da Administração Administração Científica Administração e Finanças A abordagem típica da Escola da Administração Científica é a ênfase nas tarefas. Profa. Fernanda Pereira Caetano Objetivo: Busca

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Profa Giselle Pavanelli 5ª Aula Como explicar a Teoria Comportamental? Contexto da Teoria Comportamental A organização como organismo vivo As Relações Humanas Hierarquia das Necessidades

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Organização. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Organização. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Organização Professor: Roberto César ORGANIZAÇÃO LINEAR A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga. Origem: Organização dos antigos exércitos

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso:

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso: PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Docente: JORGE DOVHEPOLY Telefones: (043) 9108-1444 / 3424-5222 E-mail: jdovhepoly45@gmail.com ; jorgeg.dovhepoly@uol.com.br Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016 PROVA ADMINISTRAÇÃO Nome: Data: 12/07/2016 1) O estudo sobre motivação humana nas organizações é fundamentado em Teorias Motivacionais, que explicam o desempenho das pessoas em situação de trabalho. Sobre

Leia mais

Aula 00. Administração Pública. Administração Pública Planejamento Professor: Marcelo Camacho. Prof.

Aula 00. Administração Pública. Administração Pública Planejamento Professor: Marcelo Camacho.  Prof. Aula 00 Administração Pública Planejamento Professor: Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Olá, pessoal! Estou aqui para estudar com vocês o conteúdo de ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

As funções básicas da empresa segundo Fayol:

As funções básicas da empresa segundo Fayol: A TEORIA ADMINISTRATIVA: TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França, espalhando-se rapidamente

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Neoclássica Professor: Roberto César CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO Taylor Administração Científica Organização Funcional Descentralização da Autoridade Fayol

Leia mais

Frederick Winslow Taylor ( 1856/1915) fundador da Administração Científica.

Frederick Winslow Taylor ( 1856/1915) fundador da Administração Científica. Frederick Winslow Taylor ( 1856/1915) fundador da Administração Científica. PRIMEIRO PERIODO DE TAYLOR: Corresponde àépoca da publicação de seu livro Shop Managemant (administração de Oficinas). Nesta

Leia mais

Abordagens teóricas recentes da Administração: O sistema japonês. Prof. Dr. Jorge Caldeira

Abordagens teóricas recentes da Administração: O sistema japonês. Prof. Dr. Jorge Caldeira Abordagens teóricas recentes da Administração: O sistema japonês Prof. Dr. Jorge Caldeira Objetivos da aula - Compreender as diferenças entre os modelos tradicionais e o modelo japonês de administração;

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA

ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA Fazer acontecer Acadêmicos: Everson Fialho e Rafael Reis. Disciplina: Administração Farmacêutica Professora Patrícia Dutra Sauzem Conceitos: Administração Ad: direção, tendência

Leia mais

Evolução das Teorias Administrativas

Evolução das Teorias Administrativas Evolução das Teorias Administrativas Prof. Esp. Paulo Roberto Rosa Área: Administração N Inscrição: 1473381 Evolução das Teorias Administrativas 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL UNIDADE : ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Andréia de Carvalho Andrade 2 1- Fundamentos de organização Em uma empresa tem-se

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO MÓDULO 5 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA: ABORDAGENS ADMINISTRATIVAS PRESCRITIVAS E NORMATIVAS Abordagem Clássica da Administração Esta abordagem é composta por duas teorias

Leia mais

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular Gestão Empresarial ADS 2 M/N Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

Teoria de Taylor e Mayo

Teoria de Taylor e Mayo Pág 1 Teoria de Taylor e Mayo No início sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas

Leia mais

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS (Sócrates, Platão e Aristóteles) (Francis Bacon) (René Descartes) ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA

Leia mais

Estudo de tempos e movimentos da linha de produção de uma fábrica de colchões

Estudo de tempos e movimentos da linha de produção de uma fábrica de colchões Estudo de tempos e movimentos da linha de produção de uma fábrica de Laureilton José Almeida BORGES¹; Warley Alves Coutinho CHAVES¹; Júlio César Benfenatti FERREIRA 2 ¹ Estudante de Engenharia de Produção.

Leia mais

Facebook.com/prof.marcelomarques ESTRUTURA LINEAR ESTRUTURA FUNCIONAL ESTRTURUA LINHA STAFF 1 ESTRUTURA LINEAR chefia como fonte exclusiva de autoridade. As ordens seguem por via hierárquica. Cada empregado

Leia mais

Afundamentos da Administração

Afundamentos da Administração Afundamentos da Administração aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Fayol em uma de suas contribuições para o estudo da Administração define o chamado processo administrativo, com o desempenho de

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 15 FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2006 by Pearson Education O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? Estrutura organizacional Como as tarefas são formalmente

Leia mais

Gestão de sistemas em energia:

Gestão de sistemas em energia: MESTRADO EM ENERGIA Gestão de sistemas em energia: - Planejamento da Operação - Projeto de sistemas de energia Prof. Manuel Jarufe manueljarufe@ceunes.ufes.br Disciplina: Gestão de sistemas em energia

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração. Aula 6 Abordagem Neoclássica

Introdução à Teoria Geral da Administração. Aula 6 Abordagem Neoclássica Introdução à Teoria Geral da Administração Aula 6 Abordagem Neoclássica Fayol II: o Resgate Teoria Clássica Henri Fayol Escreveu o livro no início do século XX Só foi reconhecido nos EUA após sua morte,

Leia mais

Normas Aplicáveis aos Servidores

Normas Aplicáveis aos Servidores Normas Aplicáveis aos Servidores Organização do Trabalho Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Normas Aplicáveis aos Servidores ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO A organização do trabalho envolve

Leia mais

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Disciplina LES 107 Teoria Geral da Administração ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FONTE: CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. 8ª edição, São Paulo: Campus, 2011 Vídeo Aula ESTUDA MAIS: https://www.youtube.com/watch?v=lqx2ru5y4b4

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos Organização, Sistemas e Métodos Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos OSM Bibliografia OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças, Sistemas, Organizações & Métodos, 17 a Edição, Editora Atlas, São

Leia mais

Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA

Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA Os desdobramentos da Abordagem Estruturalista Teoria da Burocracia Ênfase na Estrutura Abordagem Estruturalista Teoria Estruturalista Ênfase na Estrutura,

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01 1. (CESPE / ICMBIO / 2014) De acordo com Henri Fayol, planejamento, preparo, controle e execução são as funções universais da administração. 2. (CESPE / ICMBIO / 2014)

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE GESTÃO DE PESSOAS PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Leia mais

Evolução da Teoria das Organizações

Evolução da Teoria das Organizações Organização, Sistemas e Métodos Evolução da Teoria das Organizações Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Grandes feitos da Humanidade As pirâmides do Egito A Grande Muralha da China A Acrópole

Leia mais

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Princípios da Organização do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Há seis elementos-chave ajudam um

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Teoria Geral da Administração 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

Gestão de Negócios (7)

Gestão de Negócios (7) Gestão de Negócios (7) MODELO: CONFIGURAÇÕES DE MINTZBERG Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday A grande idéia Usando as configurações básicas de Henry Mintzberg, pode-se categorizar ou até tipificar organizações.

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

Desafio: Administração Geral - Parte I

Desafio: Administração Geral - Parte I Desafio: Administração Geral - Parte I 1. Em uma organização, os líderes podem possuir diferentes perfis ou estilos. Qual o estilo em que a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa

Leia mais

TEORIA da BUROCRACIA WEBER ( )

TEORIA da BUROCRACIA WEBER ( ) TEORIA da BUROCRACIA WEBER (1864 1920) LIVROS - A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO, Theory of social and Economic Organization e Três aspectos da autoridade legítima somente a partir de 1940

Leia mais

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Disciplina: Fundamentos da Administração Empresarial AULA 4 Assunto: A Abordagem Clássica da Administração Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela

Leia mais

Gestão de Negócios OBJETIVO NESTA AULA. A Pirâmide das Finanças Pessoais - AULA 01

Gestão de Negócios OBJETIVO NESTA AULA. A Pirâmide das Finanças Pessoais - AULA 01 A Pirâmide das Finanças Pessoais - OBJETIVO Formar profissionais com atuação eficaz nas empresas, apresentando uma visão holística das diversas atividades e processos que interagem nos ambientes interno

Leia mais

REVISÃO PARA A PROVA

REVISÃO PARA A PROVA REVISÃO PARA A PROVA EQUIPE 01 Teoria Geral da Administração "O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações." Idalberto Chiavenato Como foi visto em sala de aula,

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 A empresa é uma organização. O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações. Organizações são constituídas de: Pessoas Recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, recursos financeiros,

Leia mais

Da Escola Clássica à Produção Enxuta

Da Escola Clássica à Produção Enxuta Da Escola Clássica à Produção Enxuta Aula 4 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Evolução do Pensamento Administrativo Administração Científica Taylor Fordismo Sloan Processo Administrativo Fayol Evolução Produção Enxuta

Leia mais

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 2 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 2 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Em 1924, especialistas em eficiência da empresa Western Electric Company, em Hawthorne, Estados Unidos, iniciaram uma pesquisa que tinha por objetivo estudar os efeitos das

Leia mais

Processos e estruturas de. Organização. Capítulo 5. relações entre as pessoas e os recursos disponíveis

Processos e estruturas de. Organização. Capítulo 5. relações entre as pessoas e os recursos disponíveis Capítulo 5 Processos e estruturas de Organização Organização: processo de definir e estabelecer relações entre as pessoas e os recursos disponíveis da empresa, tendo em vista os objectivos que esta se

Leia mais

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO TEORIAS DA. Modelos de Gestão

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO TEORIAS DA. Modelos de Gestão Evolução da Disciplina Modelos de Gestão Aula 1: Principais Modelos das Teorias da Administração Aula 2: Origem, Evolução, Classificação e Tipologia das Organizações Aula 3: Termos comuns às Organizações;

Leia mais

Prof. Jairo Molina - Gestão em Petróleo e Gás. Entendendo a Administração. Prof. Jairo Molina

Prof. Jairo Molina - Gestão em Petróleo e Gás. Entendendo a Administração. Prof. Jairo Molina Entendendo a Administração Prof. Jairo Molina 1 Entendendo a Administração Metas principais: 1) Entender o significado da palavra administração. 2) A importância da administração para as diferentes organizações

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

TEORIA BUROCRACIA. Profa. Dra. Rosângela F. Caldas

TEORIA BUROCRACIA. Profa. Dra. Rosângela F. Caldas TEORIA BUROCRACIA CONCEITO Trabalho baseado em papéis e documentos, movimentados em seqüência contínua entre as várias unidades componentes da estrutura organizacional DESENVOLVIMENTO Europa - Sec. XX

Leia mais

Weber e a Burocracia 3/18/2014 UM CONJUNTO DE PRECEITOS QUE RESOLVESSE AS LIMITAÇÕES DAS TEORIAS CLÁSSICAS E DAS ESCOLAS DE RELAÇÕES HUMANAS.

Weber e a Burocracia 3/18/2014 UM CONJUNTO DE PRECEITOS QUE RESOLVESSE AS LIMITAÇÕES DAS TEORIAS CLÁSSICAS E DAS ESCOLAS DE RELAÇÕES HUMANAS. Weber e a Burocracia O MODELO DA BUROCRACIA UM CONJUNTO DE PRECEITOS QUE RESOLVESSE AS LIMITAÇÕES DAS TEORIAS CLÁSSICAS E DAS ESCOLAS DE RELAÇÕES HUMANAS. COM AS TRANSFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES EM FUNÇÃO

Leia mais

Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques

Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques Curta minha Fanpage Facebook.com/prof.marcelomarques Baixe o material da aula na Fanpage 19052014 MATERIAL AULA DE ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO Definições Características

Leia mais

Remuneração e Recompensa

Remuneração e Recompensa Remuneração e Recompensa Disciplina: Gestão por Competências Prof. Joel Dutra Alunas: Cristina Leme Elizângela de Jesus Oliveira Fernanda Ferrari Agenda Contexto / Conceitos Apresentação Empresa Objeto

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Carla Hammes FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Conceitos de Administração Administração Científica Teorias da Administração ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Três momentos da administração

Leia mais

Aula 2. Histórico da Gestão de Processos de Negócio. Prof. Carina Frota Alves

Aula 2. Histórico da Gestão de Processos de Negócio. Prof. Carina Frota Alves Aula 2 Histórico da Gestão de Processos de Negócio Prof. Carina Frota Alves 1 O que mudou no mundo durante a Revolução Industrial? 2 História dos Meios de Produção Antes da revolução industrial, a economia

Leia mais

ACH113 Princípios de Administração. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ffffffffffsfdffdf555

ACH113 Princípios de Administração. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ffffffffffsfdffdf555 ffffffffffsfdffdf555 Agenda de aula 2 (2) Evolução da Administração Da administração científica à administração contemporânea EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE E DAS EMPRESAS 1. Fase Artesanal ou Pré-Industrial (corporações

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Contabilidade.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Contabilidade. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Contabilidade Apostila 01 A Organização Racional do Trabalho Prof. Dr. Alex Coltro 1 Piracicaba/2005

Leia mais

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Aulas 6 e 7 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Contextualizando A Escola de Relações Humanas Elton Mayo e o efeito Hawthorne Conceitos relacionados: Motivação:

Leia mais

4. Teorias da Administração

4. Teorias da Administração 4. Teorias da Administração Teorias da Administração Teorias Mecanicista- Burocrática/Clássica Teorias Gerenciais/Neoclássica TQM- Modelo japonês - Contingenciamento Teorias da Administração ANO TEORIA

Leia mais

Organização da Produção

Organização da Produção Organização da Produção ESTUDO DE TEMPOS E MÉTODOS Jorge Muniz 2011 Estudo de Tempos e Métodos Definição É o estudo sistemático dos sistemas de trabalho Objetivos Desenvolver um sistema e método que se

Leia mais

Docente: Profa. Dra. Profa. Silvia H. H Camelo

Docente: Profa. Dra. Profa. Silvia H. H Camelo UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG0410- ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO HOSPITALAR Docente: Profa. Dra. Profa. Silvia H. H Camelo 2016 Sabemos que

Leia mais

Evolução do Pensamento

Evolução do Pensamento Unidade II Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - Conceitos gerais da administração Parte 2 - Evolução histórica: Abordagens administrativas

Leia mais

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PARTE III SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Departamentalização É o processo de agrupar atividades em frações organizacionais definidas segundo

Leia mais

Análise da Distribuição do Trabalho

Análise da Distribuição do Trabalho 1 Análise da Distribuição do Trabalho Indicadores de Problemas na Distribuição do Trabalho Insatisfação de unidades que mantêm alguma relação funcional com a unidade do gerente Demora na transmissão de

Leia mais

MODELOS DE GESTÃO AULA 05 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

MODELOS DE GESTÃO AULA 05 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MODELOS DE GESTÃO AULA 05 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL AS ORGANIZAÇÕES: ESTRUTURA Estrutura: (latim) structūra: ação ou modo de edificar ou de construir, aquilo que se construiu Structum: reunir, juntar, arrumar

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 1. (FCC / TRF 5ª Região / 2012) A teoria administrativa que se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional

Leia mais

Modelos configuracionistas. Maria José Chambel

Modelos configuracionistas. Maria José Chambel Modelos configuracionistas Maria José Chambel Configuracão estrutural Introduz o conceito de configuração como um conjunto de variáveis que se interrelacionam; isto é constelações de variáveis que se conjugam

Leia mais

Sumário. Agradecimentos Apresentação

Sumário. Agradecimentos Apresentação Sumário Agradecimentos Apresentação Capítulo 1 Teorias administrativas 1 Abordagem clássica 2 As funções básicas da empresa 3 Processo organizacional 4 Teoria Neoclássica 4.1 Planejamento 4.2 Organização

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais