Gestão de Negócios (7)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Negócios (7)"

Transcrição

1 Gestão de Negócios (7) MODELO: CONFIGURAÇÕES DE MINTZBERG Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday

2 A grande idéia Usando as configurações básicas de Henry Mintzberg, pode-se categorizar ou até tipificar organizações. Isto serve principalmente como meio para entender o que motiva decisões e atividades. Mintzberg explica que há: seis partes básicas de uma organização seis mecanismos de coordenação seis tipos de descentralização

3 A essência A essência é presumir que um número limitado de configurações pode ajudar a explicar muito do que é observado nas organizações. De fato, existe uma correspondência fundamental entre todos os seis. O resultado é que pode haver seis + uma configurações organizacionais, sendo a última o resultado da falta de um verdadeiro mecanismo de coordenação.

4 Configurações organizacionais 1. Organização empresarial 2. Organização máquina 3. Organização profissional 4. Organização diversificada 5. Organização inovadora 6. Organização missionária + uma organização política

5 Configurações básicas As configurações básicas ajudam a distinguir organizações e seus problemas fundamentais (típicos). Usar as configurações básicas pode ajudar a evitar estruturas organizacionais erradas e coordenação ineficaz de atividades.

6 As cinco partes básicas da organização cúpula estratégica tecnoestrutura Linha Assessoria de apoio intermediária núcleo operacional

7 Quando deve ser usado Para usar as configurações de Mintzberg (1990) a fim de analisar e redesenhar (partes de) uma organização, deve-se começar com a identificação de suas partes básicas. Conforme diz Mintzberg em seu trabalho revisado sobre a estruturação de organizações, cada organização consiste de um máximo de seis partes básicas.

8 Partes de uma organização 1. Núcleo operacional 2. Topo estratégico 3. Gerência intermediária 4. Estrutura técnica 5. Pessoal de apoio 6. Ideologia

9 Partes básicas As três primeiras são tipicamente conectadas por meio de uma cadeia única de autoridade formal e assim retratadas como uma só peça. A tecnoestrutura e o pessoal de apoio em qualquer dos lados influenciam o núcleo indiretamente, ao passo que a ideologia representa as normas e valores ( a cultura forte ) que cerca e penetra a própria essência da organização. Esses seis elementos constituintes organizacionais são influenciadores internos da direção de uma organização. Além disso, existem várias forças externas, como acionistas, fornecedores e clientes, todos os quais têm impacto sobre a organização.

10 O núcleo operacional Operadores diretamente ligados à produção de bens ou serviços. asseguram as entradas para a produção; transformam as entradas em saídas; distribuem as saídas; dão suporte direto para as entradas, para as transformações e para as funções de saídas.

11 A cúpula estratégica Pessoas com total responsabilidade pela organização, para que esta cumpra a sua missão. Devem satisfazer as exigências daqueles que exercem poder na organização. realizam a supervisão direta; administram as condições fronteiriças; desenvolvem a estratégia da organização.

12 A linha intermediária Cadeia de gerentes com autoridade formal, pertencentes à linha intermediária. Têm as mesmas obrigações da cúpula estratégica, porém mais operacionais à medida que se desce na cadeia de autoridade.

13 A tecnoestrutura Analistas de controle atuando sobre a tarefa dos outros, visando padronizar a organização. analistas de tempos e movimentos (processos); analistas de planejamento e controle (saídas); analistas de pessoal (habilidades).

14 Assessoria de apoio Unidades especializadas que dão apoio à organização fora de seu fluxo de trabalho operacional. encontradas em vários níveis da hierarquia; muitas são auto-suficientes.

15

16 Como opera a organização Fluxo de autoridade formal Fluxos de atividades regulamentadas

17 Como opera a organização fluxo de comunicações informais conjunto de constelações de trabalho

18 Como opera a organização fluxo de processo decisório ad hoc

19

20 Organização empresarial Mecanismo principal de coordenação: ü Supervisão direta Parte principal da organização: ü Topo estratégico Tipo de descentralização: ü Centralização vertical e horizontal

21 Organização máquina Mecanismo principal de coordenação: Ø Padronização do trabalho Parte principal da organização: Ø Estrutura técnica Tipo de descentralização: Ø Descentralização horizontal limitada

22 Organização profissional Mecanismo principal de coordenação: ü Padronização de habilidades Parte principal da organização: ü Núcleo operacional Tipo de descentralização: ü Descentralização horizontal

23 Organização diversificada Mecanismo principal de coordenação: ü Padronização de saída Parte principal da organização: ü Gerência intermediária Tipo de descentralização: ü Descentralização vertical limitada

24 Organização inovadora Mecanismo principal de coordenação: Ø Ajustamento mútuo Parte principal da organização: Ø Pessoal de apoio Tipo de descentralização: Ø Descentralização seletiva

25 Organização missionária Mecanismo principal de coordenação: Ø Padronização de normas Parte principal da organização: Ø Ideologia Tipo de descentralização: Ø Descentralização

26 Organização política Mecanismo principal de coordenação: Ø Nenhuma Parte principal da organização: Ø Nenhuma Tipo de descentralização: Ø Qualquer uma

27 Mecanismos alternativos de coordenação Depois de identificar corretamente as partes organizacionais, defina e/ou analise mecanismos alternativos de coordenação. Como o trabalho e a influência são divididos entre as partes da organização, existem vários mecanismos de coordenação que determinam a estrutura da organização. Quando as organizações não possuem um mecanismo de coordenação, têm maior probabilidade de se tornarem politizadas, tendo como resultado lutas entre partidos, para preencher o vácuo do poder.

28 Mecanismos de coordenação 1. Ajustamento mútuo (colegas de trabalho do núcleo operacional coordenam uns aos outros). 2. Supervisão direta. 3. Padronização do trabalho (por meio de procedimentos, sistemas etc.). 4. Padronização de resultados (outputs)[por meio de especificações, alvos etc.]. 5. Padronização de habilidades (por meio de educação e expectativas da habilidade de um funcionário em cumprir uma tarefa). 6. Padronização de normas (por meio de um conjunto comum de crenças sobre como as coisas são feitas ou atingidas).

29 Mecanismo de coordenação predominante Qual mecanismo de coordenação é o predominante? E como deveria ser? Suponha que seja necessário fazer mudanças o que você pode fazer? A essência do projeto organizacional é a manipulação de parâmetros de projeto, diz Mintzberg.

30 Parâmetros do desenho estrutural ü especialização de trabalho; ü especialização de comportamento; ü treinamento; ü doutrinação; ü agrupamento da unidade; ü tamanho de unidades; ü sistemas de planejamento e controle; ü dispositivos de inter-relacionamento (posições, forças-tarefas, comitês, gerentes de integração, estrutura matricial etc.).

31 Divisão do poder O parâmetro mais importante no modelo de Mintzberg é a maneira como o poder é dividido pela organização.

32 Descentralização (seis tipos) 1. Centralização vertical e horizontal (regras do topo estratégico); 2. Descentralização horizontal limitada (o topo estratégico compartilha poder com a estrutura técnica que padroniza o trabalho para todos); 3. Descentralização vertical limitada (poder delegado à administração média ou no nível da unidade de negócios); 4. Descentralização vertical e horizontal (poder principalmente no núcleo operacional); 5. Descentralização seletiva vertical e horizontal (poder dispersado em vários níveis); 6. Descentralização pura (poder compartilhado igualmente por toda parte).

33 Fatores situacionais Vários fatores situacionais, quase todos além do seu controle, influenciam a escolha dos parâmetros de projeto: ü idade e tamanho da organização; ü sistema técnico; ü o ambiente (competitivo); ü poder e controle externos. Você pode não só definir em qual categoria a sua organização se encaixa, mas também as mudanças necessárias para torná-la internamente consistente.

34 Exemplo: organização profissional v Em uma organização de profissionais, o núcleo operacional é um bloco forte. v O topo estratégico precisa e obtém um fluxo contínuo de informações mediante grande descentralização vertical e horizontal. v Os profissionais do núcleo operacional, a fidelidade dos clientes e o know-how são os principais ativos da organização. v As habilidades operacionais são padronizadas. v Empresas de consultoria e de advocacia são bons exemplos.

35 Exemplo: organização empresarial v Em uma organização empresarial típica, o topo estratégico é dominante. v A supervisão direta é o principal mecanismo de coordenação. v A organização é muito centralizada.

36 Análise final q A natureza robusta das configurações traz o perigo de usá-las como receitas de estruturas. q O número relativamente limitado de critérios para definir as configurações organizacionais torna difícil para as organizações se adaptarem ou até se compararem com as configurações típicas. q Mintzberg argumenta que muitas organizações são híbridas ou misturas de múltiplas configurações.

37

38 Comentário Ø Não importa se uma organização pode ou não ser classificada exatamente como inovadora ou empreendedora. Ø O mais importante é que o modelo de Mintzberg ajuda a entender o relacionamento entre a natureza de uma organização e seus mecanismos de coordenação. Ø Como diz Mintzberg, não existe maneira certa de administrar uma organização: o que é bom para a General Motors muitas vezes é completamente errado para a Padaria do João.

39 FIM

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 3. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 3. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Parte 3 Prof.ª Karen Estefan Dutra Quinto tipo: Adhocracia Uma estrutura de forma flexível capaz de se ajustar a ambientes com mudanças aceleradas, apresenta

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Estrutura em cinco configurações Núcleo Operacional Cúpula Estratégica Linha Intermediária Tecnoestrutura Assessoria

Leia mais

Modelos configuracionistas. Maria José Chambel

Modelos configuracionistas. Maria José Chambel Modelos configuracionistas Maria José Chambel Configuracão estrutural Introduz o conceito de configuração como um conjunto de variáveis que se interrelacionam; isto é constelações de variáveis que se conjugam

Leia mais

Princípios da Organização do Trabalho

Princípios da Organização do Trabalho Princípios da Organização do Trabalho Pergunta Até que ponto as atividades podem ser subdivididas em tarefas separadas? Qual a base (critério) para o agrupamento das tarefas? A quem as pessoas/grupos vão

Leia mais

Gestão de Negócios (2)

Gestão de Negócios (2) Gestão de Negócios (2) A abordagem política e a cultura das organizações Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday Conteúdo: 1. Abordagem política das organizações 2. Estratégia do poder em Croizer 3. Estrutura

Leia mais

ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO DE UMA PEQUENA EMPRESA ATRAVÉS DAS TEORIAS DE MINTZBERG ADAPTADAS AOS 8 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DO FPNQ

ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO DE UMA PEQUENA EMPRESA ATRAVÉS DAS TEORIAS DE MINTZBERG ADAPTADAS AOS 8 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DO FPNQ ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO DE UMA PEQUENA EMPRESA ATRAVÉS DAS TEORIAS DE MINTZBERG ADAPTADAS AOS 8 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DO FPNQ RESUMO Vários autores têm se esforçado em identificar o melhor modelo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Parte 2 Prof.ª Karen Estefan Dutra Terceiro tipo: Burocracia Profissional Estrutura achatada, linha intermediária estreita e uma assessoria de apoio

Leia mais

Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública

Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública Estrutura e Estratégia Organizacional parte 5. Fatores que influenciam a estrutura. A definição da estrutura correta para uma determinada organização depende

Leia mais

Modelos Contemporâneos de Organização

Modelos Contemporâneos de Organização Modelos Contemporâneos de Organização Metáforas segundo Mintzberg e Handy 1 Prof.a Ms. Lilian A Pasquini Miguel Prof. Ms. José A. Ulhôa C. Ferreira Prof. Ms. Rogério S. Monteiro 1º Semestre de 2008 Reflexões

Leia mais

Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni

Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Curso: Engenharia Elétrica

Leia mais

08/05/2017. Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor:Eng.º CivilCássio Fernando Simioni. Quem? Como? Com o quê? O quê? Por quê?

08/05/2017. Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor:Eng.º CivilCássio Fernando Simioni. Quem? Como? Com o quê? O quê? Por quê? GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Uma organização é uma combinação

Leia mais

PROCESSOS DE NEGÓCIOS

PROCESSOS DE NEGÓCIOS GESTÃO DE DE NEGÓCIO UNIDADE 2: GESTÃO DE DE NEGÓCIOS PROFESSORA: LUCIANA FORTES FARIAS UNIDADE 2: GESTÃO DE DE NEGÓCIOS CONTEÚDO DESTA UNIDADE 2.1 Melhoria de processos e reengenharia organizacional 2.2

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE A AIESEC EM PORTO ALEGRE: ANÁLISE DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR GERENCIADA POR JOVENS VOLUNTÁRIOS

UM ESTUDO SOBRE A AIESEC EM PORTO ALEGRE: ANÁLISE DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR GERENCIADA POR JOVENS VOLUNTÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS Ígor Amílcar de Aguiar Zemor UM ESTUDO SOBRE A AIESEC EM PORTO ALEGRE: ANÁLISE DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CURSO: ADMINISTRAÇÃO MANHÃ TURMA: AC MACROANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES PROF.: JAQUELINE AMANTINO 25 SET.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CURSO: ADMINISTRAÇÃO MANHÃ TURMA: AC MACROANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES PROF.: JAQUELINE AMANTINO 25 SET. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CURSO: ADMINISTRAÇÃO MANHÃ TURMA: AC MACROANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES PROF.: JAQUELINE AMANTINO 25 SET. 2008 FELIPE FIALHO RESUMO DESCOMPLICANDO A DESCENTRALIZAÇÃO

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Aula 3-Organização Estrutura Organizacional È a maneira pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas(comunicação). 07:19 Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com 1 Funcionograma

Leia mais

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda AULA 3 CENTRALIZAÇÃO OU DESCENTRALIZAÇÃO DA TI Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda Descentralizada gerenciamento divisional tem autoridade

Leia mais

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL ARQUITETURA ORGANIZACIONAL Capítulo 04 1 A ARQUITETURA ORGANIZACIONAL ESTÁ BASEADA NA DISTRIBUIÇÃO DE PODER E RESPONSABILIDADE MATERIALIZADA EM: ELEMENTOS DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FORMAS DE ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

Organização e Estrutura

Organização e Estrutura Aula 11 Organização e Estrutura Capítulo 6 Evolução da Escola Clássica Jéssica - jessica.costa.pereira@usp.br Contexto Séc. XX: necessidade das grandes empresas desenvolverem fórmulas para se organizar

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS EVENTOS

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS EVENTOS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS EVENTOS DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Gestão Planejamento Organização Seleção e contratação Comunicação Tomada

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSOS GERENCIAIS AS EMPRESAS PLT 302 Capítulo 2 AS EMPRESAS REPRESENTAM UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO FOCADA NO LUCRO NÃO HÁ DUAS EMPRESAS SEMELHANTES POIS A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUA

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

GRUPO VI GRUPO DE ESTUDOS DEASPECTOS EMPRESARIAIS REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DE EMPRESA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

GRUPO VI GRUPO DE ESTUDOS DEASPECTOS EMPRESARIAIS REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DE EMPRESA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 1 GAE/008 21 a 26 de Outubro de 2001 Campinas - São Paulo - Brasil GRUPO VI GRUPO DE ESTUDOS DEASPECTOS EMPRESARIAIS REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DE EMPRESA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Pedro Luís

Leia mais

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional Modelos Contemporâneos de Organização ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira 1 Estruturas - Finalidade Resultado de um processo através do qual: Distribui-se a autoridade;

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CD 2013 Aula 4 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO DIRETA: Órgãos SETOR PÚBLICO NÃO-ESTATAL Poder Executivo Legislativo Judiciário ADMINISTRAÇÃO INDIRETA: Entidades Entidades Paraestatais Direito Público

Leia mais

SISTEMAS ORGANIZACIONAIS

SISTEMAS ORGANIZACIONAIS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS; LIDERANÇAS; CONFLITOS E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Prof. Adalberto J. Tavares Vieira,Dr. TIPOLOGIA ORGANIZACIONAL Uma organização é um grupo humano, composto por especialistas

Leia mais

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Princípios da Organização do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Há seis elementos-chave ajudam um

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial Estrutura Organizacional SUMÁRIO 1. A grande vilã 2. A estrutura é uma estratégia 3. Condicionantes e componentes 4. Elementos definidores da estrutura

Leia mais

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento:

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: 1) O que é uma Organização? 2) Quais são os objetivos? 3) Quais são os seus diferentes níveis? 4) Como está estruturada uma organização? 5) Quais

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

CAPÍT Í U T LO L 7 Papel dos Gerentes

CAPÍT Í U T LO L 7 Papel dos Gerentes CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes ESTUDOS SOBRE O PAPEL DOS GERENTES HENRI FAYOL (1916) PROCESSO ADMINISTRATIVO CHESTER BARNARD (1938) FUNÇÕES DO EXECUTIVO HERBERT SIMON (1960) PROCESSO DECISÓRIO HENRY MINTZBERG

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 4: Implementação e controle do planejamento estratégico 1 SEÇÃO 4.1 A ESTRUTURA E A CULTURA ORGANIZACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 2 Estrutura organizacional Especifica

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Estrutura organizacional (CESPE/TCU/AUDITOR/2008) Determinada organização alterou sua estrutura organizacional. Após isso, ficou patente

Leia mais

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal.

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Modelos Estruturais Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Adhocrático: pós-burocrático - flexibilidade, downsizing, horizontalização,

Leia mais

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 15 FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2006 by Pearson Education O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? Estrutura organizacional Como as tarefas são formalmente

Leia mais

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT,

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, Balanced

Leia mais

Delegação, centralização e descentralização

Delegação, centralização e descentralização Delegação, centralização e descentralização Amplitude de controle PROF. DACIANE DE O. SILVA DISCIPLINA- OSM Referência: REBOUÇAS, Djalma de Oliveira DELEGAÇÃO Definição : A Delegação pode ser definida

Leia mais

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Contingencial Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração 1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL Conforme o dicionário Caldas Aulete, Contingência é: possibilidade

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles, M.Sc.

Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles, M.Sc. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles,

Leia mais

Gestão de Negócios (8)

Gestão de Negócios (8) Gestão de Negócios (8) Modelo: BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday A grande idéia O Balanced Scorecard (painel balanceado de controle) usa, essencialmente, a medição integral de desempenho

Leia mais

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

TEORIA DA CONTINGÊNCIA TEORIA DA CONTINGÊNCIA Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br O que é Contingência Incerteza, eventualidade. Algo que pode ocorrer ou não a depender das circunstâncias. nome: evento ou situação

Leia mais

Gerindo projeto organizacional Estrutura, ambiente, adaptação. Aula 11

Gerindo projeto organizacional Estrutura, ambiente, adaptação. Aula 11 Gerindo projeto organizacional Estrutura, ambiente, adaptação Aula 11 1 Objetivos Ao final desta aula, espera-se: Definir organizações em termos de suas estruturas Considerar as principais contingências

Leia mais

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PARTE III SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Departamentalização É o processo de agrupar atividades em frações organizacionais definidas segundo

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE GESTÃO DE PESSOAS PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Leia mais

Evolução do Pensamento

Evolução do Pensamento Unidade IV Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - conceitos gerais da administração Parte 2 - evolução histórica: Abordagens administrativas

Leia mais

Gestão das Organizações e dos Recursos Humanos. Organização

Gestão das Organizações e dos Recursos Humanos. Organização Gestão das Organizações e dos Recursos Humanos Configurações estruturais Uma organização, independentemente da sua dimensão, representa um conjunto de duas ou mais pessoas, inseridas numa estrutura aberta

Leia mais

DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT

DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT Brickley, Smith e Zimmerman DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT Pode uma simples alteração dos direitos de decisão realmente ter um impacto na produtividade

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Administração de Empresas

Administração de Empresas Administração de Empresas -1- ÍNDICE Administração de Empresas CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO...07 PROCESSO ADMINISTRATIVO...08 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO...09 COMPETÊNCIAS PARA A MÉDIA ADMINISTRAÇÃO...11

Leia mais

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F.

Assinale a alternativa que contém a seqüência CORRETA. a) V, F, V, V, V. b) V, V, F, V, V. c) V, V, V, F, F. d) F, V, V, F, F. 1. Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. O projeto organizacional define uma configuração estrutural para a organização com base na autoridade legal e ordem para qualquer tipo

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Funções de Administração

Funções de Administração Funções de Administração Organização A Língua Portuguesa, como outros idiomas, utiliza uma mesma palavra com diversos significados. Neste curso, você já viu ou ainda verá algumas palavras ou expressões

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Habilidades Gerenciais Planejamento e Gerenciamento de Projetos Hermano Perrelli e Gilson Teixeira Centro de Informática UFPE Estruturas Organizacionais Objetivo Estudar aspectos

Leia mais

TEORIA DE MINTZBERG MINTZBERG E O DESENHO ORGANIZACIONAL NELSON FILIPE DOS SANTOS DUARTE. Aluno Nº INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA

TEORIA DE MINTZBERG MINTZBERG E O DESENHO ORGANIZACIONAL NELSON FILIPE DOS SANTOS DUARTE. Aluno Nº INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA TEORIA DE MINTZBERG MINTZBERG E O DESENHO ORGANIZACIONAL NELSON FILIPE DOS SANTOS DUARTE Aluno Nº 20001056 RESUMO: O presente trabalho tem como objectivo descrever os aspectos que estão na base do desenho

Leia mais

Desenho Organizacional

Desenho Organizacional Desenho Organizacional Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Processos Gerenciais Seção 1.1 Requisitos do desenho organizacional 2 1 Processos Gerenciais 3 Processos Gerenciais Seção 1.2 CaracterísFcas

Leia mais

ALEXANDRE KOJI TAKIMOTO PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DE UM ESTALEIRO PÚBLICO MILITAR: UMA UTILIZAÇÃO DO MODELO DE ESTRUTURA DIVISIONAL

ALEXANDRE KOJI TAKIMOTO PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DE UM ESTALEIRO PÚBLICO MILITAR: UMA UTILIZAÇÃO DO MODELO DE ESTRUTURA DIVISIONAL ALEXANDRE KOJI TAKIMOTO PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DE UM ESTALEIRO PÚBLICO MILITAR: UMA UTILIZAÇÃO DO MODELO DE ESTRUTURA DIVISIONAL Dissertação apresentada ao curso de Pós- Graduação em Engenharia de Produção

Leia mais

O que veremos neste ponto?

O que veremos neste ponto? O que veremos neste ponto? Organização formal x Organização Informal Cultura e Clima Organizacional Tipos de Estrutura Organizacional Departamentalização Exercícios Organização = agrupamento de atividades,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO. Administração Geral

ORGANIZAÇÃO. Administração Geral ORGANIZAÇÃO Administração Geral Processo Administrativo Planejamento Controle Organização Direção Conceito Organizar é o processo de alocar pessoas e recursos para atingir o objetivo anteriormente planejado.

Leia mais

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente

Capítulo 1. Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente 1 O que é Marketing? Um processo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação,

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Francisco R. Lima Jr. Contextualização A forma como os indivíduos estão ligados, individualmente ou em grupos, seja formal ou informalmente, determina o que chamamos

Leia mais

GTI Governança de TI. Introdução. GTI - Conceitos Iniciais 1

GTI Governança de TI. Introdução. GTI - Conceitos Iniciais 1 GTI Governança de TI Introdução GTI - Conceitos Iniciais 1 GTI - Introdução GOVERNANÇA Ato de governar* Ex: vai deixar a g. do estado para candidatar-se à presidência da república. * Dicionário Houaiss.

Leia mais

Economia de Empresas (RAD 1610) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira. Nível de empowerment

Economia de Empresas (RAD 1610) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira. Nível de empowerment Economia de Empresas (RAD 1610) Nível de empowerment Onde estamos? Introdução; O comportamento segundo economistas; Mercados, organizações e o papel do conhecimento; Demanda; Estrutura de mercado; Precificação

Leia mais

Prefácio, xi. Parte I - Conceitos Básicos, 1

Prefácio, xi. Parte I - Conceitos Básicos, 1 Prefácio, xi Parte I - Conceitos Básicos, 1 1 Organizações e Administração, 3 Objetivos, 3 1 Organizações, 3 2 Funções organizacionais, 5 3 Eficiência e eficácia, 7 4 Administração: definição, 8 5 Somos

Leia mais

Reunião 11. Plano de Gestão

Reunião 11. Plano de Gestão Reunião 11 Plano de Gestão Pauta Revisão da estrutura da empresa no plano de negócio. O plano de gestão: Forma legal Estrutura Processos A Empresa Identidade Identidade Missão Valores Visão Objetivos de

Leia mais

Administração Pública Parte 1 Prof. Rafael Ravazolo

Administração Pública Parte 1 Prof. Rafael Ravazolo Técnico Judiciário Área Administrativa Administração Pública Parte 1 Prof. Rafael Ravazolo Administração Pública Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Edital ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO TIPOS DE ORGANIZAÇÃO Organização Linear: mais simples e antiga, princípio de autoridade escalar 1. Autoridade linear ou única. 2. Linhas formais de comunicação. 3. Centralização das decisões. 4. Aspecto

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos.

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos. SIMULADO AULA 04 1. (FGV / IBGE / 2016) A estrutura organizacional espelha a criação e a construção de uma arquitetura que propõe o entendimento dos sistemas e dos processos básicos que guiam a organização.

Leia mais

Gestão de Negócios (4)

Gestão de Negócios (4) Gestão de Negócios (4) Introdução à Gestão Estratégica Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday Estratégia A estratégia pode ser definida como a determinação das metas e de objetivos básicos a longo prazo de

Leia mais

Teoria da Contingência -

Teoria da Contingência - 1 CONTINGÊNCIA [Do lat. contingentia.] Substantivo feminino. 1. Qualidade do que é contingente. 2. Incerteza sobre se uma coisa acontecerá ou não. 3. Com. Cota, quinhão, contingente. A estrutura da empresa

Leia mais

3. CONCEITOS IMPORTANTES

3. CONCEITOS IMPORTANTES 3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL INTRODUÇÃO À TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO O que é Administração? Administração vem do latim Ad = direção ou tendência para algo. Minister = subordinação ou obediência

Leia mais

Revista FATEC Sebrae em debate: gestão, tecnologias e negócios Vol. 2 Nº. 3 Ano 2015 ISSN:

Revista FATEC Sebrae em debate: gestão, tecnologias e negócios Vol. 2 Nº. 3 Ano 2015 ISSN: Revista FATEC Sebrae em debate: gestão, tecnologias e negócios Vol. 2 Nº. 3 Ano 2015 ISSN: 2358-9817 Marcos Roberto Bonfadini Doutor, Mestre e Bacharel em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São

Leia mais

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA INÍCIO ESCRITÓRIO DEFINIÇÃO DOS SÓCIOS OBJETIVOS DA SOCIEDADE CRESCIMENTO E CONTRATAÇÃO ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS GESTÃO DEFINIÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES DIFERENCIAL

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

O mundo do trabalho ontem e hoje

O mundo do trabalho ontem e hoje O mundo do trabalho ontem e hoje 1 O Mundo do Trabalho Ontem Décadas de 1940-70 Hoje A partir de meados da década de 80 1 Relações empresa-empregado Ontem Antigo contrato de trabalho Hoje Novo contrato

Leia mais

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. Plano de negócio Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. O que é Plano de Negócio? Descrição

Leia mais

Estruturas mecanicistas e organicistas

Estruturas mecanicistas e organicistas Estruturas mecanicistas e organicistas Formas mecanicistas e organicistas (matéria viva) Perspectiva contingencial Os factores contingenciais Perspectiva de escolha da gestão Temas (aspectos) da mudança:

Leia mais

Estratégia e Marketing. EGI ISEC Denise Lila Lisboa Gil Abril 2008

Estratégia e Marketing. EGI ISEC Denise Lila Lisboa Gil Abril 2008 Estratégia e Marketing EGI ISEC Denise Lila Lisboa Gil Abril 2008 A Estrutura Organizacional é o que vai servir como ponte de ligação entre a Formulação e a Implementação da Estratégia para que a empresa

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2019.1 5º PERÍODO DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Séries estatísticas. Medidas de tendência central. Medidas separatrizes. Medidas de dispersão.

Leia mais

NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL - Objetivos - Evolução Grupo Governança Corporativa - Captura de Sinergias - Racionalização Processos - Viabilizar o Processo de Crescimento - Valorização dos Talentos Antecedentes

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Rosely Gaeta 11/3/2015 Slides de Aula 01 Visão Geral Estruturas formais e informais Fontes: Antonio Cury Organizações e Métodos M Uma Visão Holística - Capítulo 4 Henry Mintzberg

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 10 Tema:

Leia mais

Imagens da Organização

Imagens da Organização Duas abordagens críticas: Organização como Máquina Organização como Organismo Vivo 1 Organização como máquina Maquinas são instrumentos precisos e programados para execução de atividades específicas e

Leia mais

E A GESTÃO DE PROJETOS?

E A GESTÃO DE PROJETOS? E A GESTÃO DE PROJETOS?......consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do Projeto a fim de atender aos seus requisitos. BENEFÍCIOS Aumenta a confiança e

Leia mais

Direção da Ação Empresarial

Direção da Ação Empresarial Direção da Ação Empresarial Ação Empresarial Direção Estilos de Direção Teoria X Homem é preguiçoso, indolente Falta-lhe ambição Egocêntrico Resiste às mudanças Dependência: precisa ser dirigido Ação Empresarial

Leia mais

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL UNIDADE : ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Andréia de Carvalho Andrade 2 1- Fundamentos de organização Em uma empresa tem-se

Leia mais

Governadoria. Secretaria da Educação

Governadoria. Secretaria da Educação Fonte: http://centraldefavoritos.wordpress.com/2010/12/23/estrutura-eestrategia-organizacional/ em 25 de agosto de 2013 MC CURSOS PROF. ROBERTO CÉSAR Estrutura e Estratégia Organizacional. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Caracterização do modelo organizacional de duas instituições do Terceiro Setor utilizando a Teoria de Mintzberg

Caracterização do modelo organizacional de duas instituições do Terceiro Setor utilizando a Teoria de Mintzberg Caracterização do modelo organizacional de duas instituições do Terceiro Setor utilizando a Teoria de Mintzberg (Characterizing the organizational model of two institutions of the third sector using Mintzberg

Leia mais

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 Revisão O que é um sistema de informações? O que é um requisito? Qual é o papel do analista de requisitos em um sistema

Leia mais

UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA

UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA O que é estrutura organizacional? A estrutura da organização pode influenciar atitudes e comportamentos;

Leia mais

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo. Administração Direção Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX DIREÇÃO Seguindo o fluxo do Processo Organizacional, logo após o Planejamento e a Organização tem-se

Leia mais