Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS"

Transcrição

1 Disciplina: Fundamentos da Administração Empresarial AULA 4 Assunto: A Abordagem Clássica da Administração Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: MSN: Blog: keillalopes.wordpress.com

2 Introdução Cada Teoria da Administração tem um foco de estudo que depende de aspectos históricos e necessidades latentes da época em que surgiram. As Teorias da Ciência Administrativa conseguiram no momento em que foram formuladas dar resposta aos problemas organizacionais para a qual foram requisitadas. Nos dias atuais encontramos fragmentos de todas as teorias administrativas em nossas organizações

3 A Teoria Geral da Administração A TGA é a ramificação da Administração que estuda a evolução das teorias administrativas no tempo, basicamente é como estudar a história da administração. Existem sete primordiais escolas na administração (clássica, relações humanas, neoclássica, estruturalista, comportamental, sistêmica e contingencial). Hoje, TGA aplica práticas desenvolvidas nestas escolas, mesclando as teorias em função das práticas organizacionais. Além disso, incorpora teorias mais recentes, porém que não obtiveram tanta notoriedade a ponto de constituir uma escola de pensamento.

4 Quando e em que momento histórico surgiu a Administração como ciência?

5 AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 1 - A Abordagem Clássica se divide em: 1.1 Administração Científica (1903) Frederick Winslow Taylor engenheiro de produção - americano 1.2 Teoria Clássica (1920) - Henry Fayol engenheiro de minas - europeu Partiram de pontos distintos embora com a mesma preocupação de aumentar a eficiência na empresa. Seus postulados dominaram aproximadamente as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações. A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas conseqüências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.

6 1.1 Surgimento da Administração Científica A administração científica iniciou nos EUA no final do século XIX e início do século XX como resposta as necessidades latentes da Revolução Industrial. O principal autor desta teoria é Frederick Winslow Taylor considerado O Pai da Administração.

7 Primeiro momento de Taylor Marcado pela publicação do seu primeiro livro, Shop Management (1903), que trata das técnicas de racionalização do trabalho do operário por meio dos Estudos de Tempos e Movimentos. Tradução no título do livro: Gerência Estes estudos é um paciente trabalho de análise de tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos para depois racionalizá-los. Baseado no Método Cartesiano, cronometrava os movimentos dos trabalhadores, dividindo-os em tarefas que denominava de unidades básicas de trabalho. Assim, ele buscava a melhor maneira de executá-las e de combiná-las para a execução do trabalho. Na época definia-se que as tarefas que passavam por este processo estavam taylorizadas.

8 Algumas das conclusões dos estudos de Tempos e Movimentos expostas no primeiro livro de Taylor: 1. O operário médio (com o equipamento disponível e em perfeitas condições) produzia muito menos que potencialmente é capaz. 2. O operário mais produtivo ao perceber que obtém a mesma remuneração que o colega menos produtivo acaba acomodando e não produzindo de acordo com sua capacidade. Assim, reforça a necessidade de se pagar de forma diferenciada aos operários (por produção) 3. O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.

9 4. Para alcançar estes objetivos, deve-se aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular padrões que permitam o controle das operações fabris. 5. Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos de trabalhos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas. 6. Necessidade de treinamentos para que a produção normal seja cumprida. 7. Necessidade de um adequado clima organizacional para garantir a satisfação com o ambiente do trabalho. Definido por ele como atmosfera de íntima e cordial cooperação para garantir melhor ambiente psicológico.

10 Os temas estudados por Taylor há mais de 100 anos são ultrapassados ou atuais?

11 Segundo período de Taylor: Marcado pela publicação do seu segundo livro, The Principles of Scientific Management (1911), onde acrescenta que a racionalização do trabalho operário deve ser acompanhada e depende de uma administração geral para tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo. A partir daí desenvolveu estudos sobre administração geral. Mas, não abandona os estudos sobre as tarefas do operário. Tradução do título do livro: Os Princípios da Administração Científica

12 Neste livro, The Principles of Scientific Management (1911), declara que as indústrias de sua época padeciam de três males: Vadiagem sistemática dos operários (redução da produção). Declara que os operários reduziam a produção acerca de um terço da que seria normal por medo ou de ser demitido (maior rendimento do homem e da máquina ocasiona demissões) ou de redução dos salários. Desconhecimento, por parte dos gerentes, das rotinas de trabalho e, portanto, do tempo necessário para realizá-las Falta de uniformidade dos processos de trabalho.

13 Outras considerações de Taylor: 1. A implantação da Administração Científica deve ser gradual, 4 a 5 anos de implantação. 2. Alterações bruscas podem causar descontentamento aos operários e conseqüentemente prejuízos aos patrões. 3. Também, afirmava e confirmava com suas experiências que a produtividade mais elevada resulta da minimização do esforço muscular. A questão não é trabalhar duro, depressa em bastante, mas trabalhar de forma inteligente. 4. Nesta teoria a motivação se dá na busca pelo dinheiro e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho. Toda abordagem Clássica da Administração alicerçava-se nessa teoria da motivação.

14 3.Quem foi Taylor? Frederick Winslow Taylor ( ): Nasceu na Filadélfia, maior cidade do estado americano da Pensilvânia. Criado dentro da doutrina Quakers (movimento puritano inglês radical, variante do protestantismo) composta de princípios rígidos voltados para disciplina, hierarquia, devoção ao trabalho e poupança. Sempre foi um homem compulsivo e estava sempre contando e medindo coisas, para elaborar uma maneira melhor de se fazer algo. Foi considerado autodidata e talvez por este dom conseguiu diplomar-se como engenheiro estudando a noite. Inicialmente operário, capataz, contramestre, chefe de mecânica e em 1890 tornou-se diretor. Trabalhou mais tarde para algumas fábricas de aço, que utilizaram o seu sistema de racionalização da produção.a partir de 1900 participou no desenvolvimento de novas técnicas para a produção de aço. Em 1906, foi eleito presidente da Associação Americana de Engenheiros Mecânicos.

15 Vale ressaltar: A administração Científica nasce das necessidades da época e se concretiza com as pesquisas e os escritos (livros e similares) de Taylor. Estes escritos são exclusivamente de sua criação e não há citações de outros autores. Assim, Taylor merece o título de "pai da administração científica. O autor merece o título, também, por se concentrar em elevar a administração ao status de ciência e por buscar a lógica no lugar do empirismo no processo de administrar. Mas, vale ressaltar que não trabalhou sozinho na teoria, teve uma equipe que serviu de sujeitos das suas pesquisas (sua equipe de trabalho) e teve seguidores que trouxeram grandes contribuições a teoria em questão.

16 Seguidores da Administração Científica: Frank Gilbreth Engenheiro, americano e seguidor de Taylor, embora independente. Abdicou de estudar no MIT para ser auxiliar de pedreiro. Defensor da maioria dos princípios da Administração Científica, como a divisão do trabalho, seu objetivo básico era descobrir a melhor forma de trabalhar. A maior contribuição deste autor são nos estudos sobre a fadiga onde trabalhou juntamente com Taylor. Lilian Gilbreth Lançou a tese: A Psicologia da Administração, que foi um dos primeiros estudos sobre o homem na indústria. Ela considerava o ambiente e as chances dadas aos funcionários essenciais para o aprimoramento da produtividade. Henry Gantt Trabalhou com Taylor na Midvalle Steel Companhia. Desenvolveu métodos gráficos para representar planos e possibilitar melhor controle gerencial. Destacou a importância do fator tempo, custo e planejamento para realização do trabalho. Seus modelos gráficos têm muito valor e são utilizados até os dias atuais.

17 A revolução provocada pela Administração Científica Redução substancial no custo dos produtos. Acessibilidade a certos produtos: Produtos como automóveis e eletrodomésticos que eram apenas para a classe rica tornou-se disponível para uma boa parte da grande massa populacional. Aumento dos salários Modelo T Surgimento de uma nova classe operária: São os operadores de máquinas e ou homens da linha de montagem dos automóveis. Este novo grupo ultrapassou em numero os camponeses e os antigos operários que trabalham apenas pela subsistência.

18 VIDEO Como engenheiro-chefe das fábricas de aço Midway, na Filadélfia, após estudar os conceitos de temporalidade e movimento na produção, introduziu, em 1881, um método para aumentar a produtividade, baseado na racionalização da produção em série, que revolucionou a organização da empresa: o processo de produção passava a ser subdividido em pequenos segmentos, que eliminavam todo o tipo de movimentos supérfluos, poupando assim tempo e acelerando o ritmo. Para isso, passou a ocupar-se dos critérios da seleção de pessoal e da sua formação, desenvolvendo um sistema de salários orientado de modo a concretizar o seu objetivo. (VIDEO)

19 Que pontos a melhorar teria a Administração Científica?

20 Críticas: Taylor encontrou um ambiente totalmente desorganizado, desestruturado e tentou por uma certa ordem. Esta foi a primeira tentativa da Teoria da Administração e foi um progresso. Entretanto, inúmeras críticas podem ser feitas à Administração Cientifica: O mecanismo de sua abordagem, que lhe garante o nome de teoria da máquina. A superespecialização que robotiza o operário. A visão microscópica do homem tomado isoladamente e como apêndice da maquina industrial. Pouca comprovação cientifica de suas afirmações e princípios. A abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal. A limitação do campo de aplicação à fábrica, omitindo o restante da vida de uma empresa como um sistema aberto. Abordagem eminentemente prescritiva e normativa e tipicamente de sistema fechado. É uma abordagem puramente tecnicista e mecanicista.

21 Contudo, estas limitações e restrições não apagam o fato de que a Administração Cientifica foi o primeiro passo na busca de uma teoria administrativa. É um passo pioneiro e irreversível.

22 1.2 - Surgimento da Teoria Clássica. Surge na Europa. Por volta de Período pós-guerra: A Primeira Grande Guerra Mundial ( ) envolveu principalmente os EUA e a Europa.Um período ainda tumultuado, mas com algumas inovações, como: os meios de transporte, não somente as indústrias automobilísticas, mas, também, as ferrovias e aviação (militar e civil); as comunicações efetivando expansão no jornalismo e no rádio. Período posterior as duas primeiras revoluções industriais...

23 Fundador: Henri Fayol ( ) 1925) Engenheiro (engenharia de minas). Após formado, trabalhou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde fez a sua carreira. Francês de Constantinopla e viveu e faleceu em Paris.

24 Criou e divulgou sua própria teoria com base em sua experiência de administrador bem sucedido. Para o autor, a administração deve ser estudada por todos, pois tem processos e atividades comuns a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo,etc). Sempre existe um grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle em tudo. Assim, buscou uma Teoria Geral para a Administração que se tornou a Teoria Clássica.

25 Seu primeiro livro é o Administration Industrielle et Génerále publicado em 1916.

26 Os estudos de Fayol levam a definição de 6 funções básicas da empresa: 1. Funções técnicas relaciona-se com a produção (bens ou serviços) 2. Funções comerciais compra, venda e permutação. 3. Funções financeiras gerência de capitais 4. Funções de segurança proteção de pessoas e de bens 5.Funções contábeis inventários e registros. 6.Funções administrativas integração (da cúpula) das outras funções. Está acima das demais.

27 Fayol, defende que nenhuma das cinco primeiras funções essenciais tem o encargo de formular o programa de ação geral da empresas, de constituir seu corpo social, de coordenar os esforços e de harmonizar os atos. Estas atribuições constituem outra função designada pelo nome de administração. Também, admite uma proporcionalidade dentre elas, ou seja, a função administrativa está em todas as outras 5 funções e em todos os níveis hierárquicos da empresa. Assim, a função administrativa não é privilegio da alta administração (cúpula), mas se distribui em todos as outras funções.

28 Ainda retomando as 6 funções básicas na empresa estudadas por Fayol: 1. Funções técnicas 2. Funções comerciais 3. Funções financeiras 4. Funções de segurança 5.Funções contábeis 6.Funções administrativas Respondam: pensando na Administração atual, quais funções Fayol não menciona em seus estudos e utilizamos hoje?

29 Teoria Clássica da Administração (Fayol 1841/1925) Esta teoria tem uma macroabordagem, parte-se do todo organizacional e da sua estrutura e não se tem uma visão microscópica do operário como na Adm Científica. O autor conceitua a administração como o ato de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Estes atos são consideradas os elementos que constituem o processo administrativo (em qualquer nível). Também, conhecidas como as funções do administrador, utilizadas até a atualidade. E mais outras...

30 Princípios Gerais da Administração 1- Divisão do trabalho especialização das tarefas. 2- Autoridade e responsabilidade direito de dar ordens e esperar a obediência; conseqüência natural da autoridade ou seja, dever de prestar contas. 3- Disciplina - obediência 4- Unidade de comando receber ordens de apenas um superior 5- Unidade de direção um único plano para o conjunto de atividades com o mesmo objetivo 6- Subordinação dos interesses individuais aos gerais os interesses gerais é que devem se sobrepor aos individuais 7- Remuneração do pessoal justa

31 8- Centralização concentração de autoridade no topo da hierarquia 9- Cadeia escolar linha de autoridade do topo à base 10- Ordem um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar 11- Eqüidade amabilidade e justiça para alcançar a lealdade pessoal 12- Estabilidade do pessoal não deve haver rotatividade de pessoal 13- Iniciativa capacidade de visualizar um plano e trabalhar para o sucesso dele 14- Espírito de equipe harmonia e união

32 Essência da Teoria Clássica 1- Administração como Ciência estudos científicos da Administração 2- Teoria da Organização concebe a organização como uma estrutura 3- Divisão do Trabalho: Vertical: segundo os níveis de responsabilidade (hierárquico) autoridade e Horizontal: segundo os diferentes atividades (departamentalização) tipos de

33 4- Coordenação: é a reunião, a unificação e a harmonização de toda a atividade e esforço 5- Conceito de Linha e Staff: - Linha: organização linear que apresenta uma estrutura piramidal, autoridade formal. - Staff: órgãos prestadores de serviço ou assessorias especializadas, autoridade atribuída aos especialistas da prestação de serviço ou assessoria 6- Organização linear: unidade de comando ou supervisão única, unidade de direção, centralização de autoridade e cadeia escalar (hierárquica)

34 Cumpre lembrar: Como toda ciência a administração deve se basear em princípios, mas os princípios definidos por Fayol além de pouca originalidade (coletânea de diversos autores) não são tão rígidos ou absolutos. O autor admite que tudo na administração é, também, uma questão de medida, ponderação e bom senso.

35 Contribuições de outros autores sobre os elementos da administração de Fayol: Fayol considera como os elementos que constituem o processo administrativo: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. 1. Urwick, Lyndall F. ( ): Coronel Inglês Presidente da Companhia Urwick Orr and Partners Ltda no ramo de consultoria em administração Elementos que constituem o processo administrativo são: Investigação;Previsão;Planejamento;organização;Coordenação; Comando e Controle. 2. Gulick, Luther Considerado o autor mais erudito da Teoria Clássica. Elementos que constituem o processo administrativo são:planejamento;organização;assessoria;direção;coordenação; Informação e orçamento

36 Que limitações (críticas) vcs fariam a Teoria Clássica?

37 Críticas =limitações = pontos a melhorar: 1 Como estudos partem de inquietações pessoais e de focos, por esta razão, são extremados e precisam ser constantemente revisados. A Teoria Clássica não foi diferente e possue limitações.

38 Limitações da Teoria Clássica: Visão simplificada e incompleta da organização (limitada a organização formal). Poucos trabalhos experimentais. Extremo Racionalismo na concepção da Administração e da sua estrutura. Ainda reflete a Teoria da Máquina Abordagem de sistema fechado

39 Considerações finais Apesar das críticas, a Teoria Clássica, foi e é bastante usada na administração. Principalmente por apresentar uma visão simples, mas ordenada. Permitido administrar o cotidiano da organização com ordenação e segurança

40 ABORDAGEM CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO Em 1900 Taylor( ) desenvolvia a Administração Científica nos EUA. Em 1916 Fayol ( ) criou e divulgou a Teoria Clássica da Administração na Europa( França). Administração Científica Taylor Ênfase?????????????? Teoria Clássica Fayol Ênfase????????????????????

41 Referências: CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, p. LODI, J. B. História da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 4.ed. São Paulo: Atlas, p.

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Teoria da. Administração Científica. Professor: Roberto César

Teoria da. Administração Científica. Professor: Roberto César Teoria da Administração Científica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica Fayol

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro

Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro Abordagem básica da Adm. Científica: Ênfase nas tarefas; Iniciada por Taylor, que teve como seguidores Gantt, Gilbreth, Ford Tentativa de aplicação dos métodos da

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Administração Científica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Principios de Produção Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Princípios de Produção O propósito de um negócio é criar um cliente. (Peter

Leia mais

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Disciplina: Fundamentos da Administração Empresarial AULA 4 Assunto: A Abordagem Clássica da Administração Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela

Leia mais

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Clássica 1909 Teoria da Burocracia Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica 1932

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Grupo 1 Administração Científica Grupo 2 Teoria Clássica Aula 5 09/06/2014 A evolução do conceito de ADMINISTRAÇÃO Idade Média (fim Império Romano até fins séc. XV): - Artesanato;

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Carla Hammes Estudo de caso: Taylor faz uma pergunta ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ÊNFASE NAS TAREFAS Primeira guerra mundial (1914-18) Eficiência da operação militar americana

Leia mais

As funções básicas da empresa segundo Fayol:

As funções básicas da empresa segundo Fayol: A TEORIA ADMINISTRATIVA: TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França, espalhando-se rapidamente

Leia mais

Frederick Taylor e a Administração Científica

Frederick Taylor e a Administração Científica Frederick Taylor e a Administração Científica PRIMEIRA FASE SEGUNDA FASE TERCEIRA FASE Ataque ao Problema dos Salários. Estudo Sistemático do Tempo. Definição de Tempos Padrão. Sistema de Administração

Leia mais

Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber

Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber Panorama histórico da ADM I Nascido na Filadélfia (EUA); Engenheiro Mecânico; Carreira na Midvale Steel Co. (de capataz a engenheiro)

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração Introdução à Teoria Geral da Administração Marcos Azevedo " Grandes visionários são importantes; Grandes administradores são fundamentais. Tom Peters. https://sites.google.com/site/professormazevedo/ AULA

Leia mais

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira . Administração e Empreendedorismo Evolução histórica da Administração Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira 1 Temas abordados Aula 1 e 2: Conceito de administração Eficiência e eficácia As funções

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2 Aula 2 Fundamentos Fecaf Professor Douglas Pereira da Silva 1 Há 1300 a.c. no Egito antigo já existia a necessidade de planejar, dirigir e controlar milhares de trabalhadores na construção de monumentais

Leia mais

Teoria Geral da Administração

Teoria Geral da Administração Teoria Geral da Administração Prof: Adm. Aurecley G. da Silva CHIAVANATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração 1 TGA - Teoria Geral da administração A palavra administração vem do latim

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior Administração Científica Frederick Winslow Taylor (1856-1915) Primeiro Período - 1903 Segundo

Leia mais

ROTEIRO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO EXERCÍCIOS FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

ROTEIRO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO EXERCÍCIOS FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA FILIPE S. MARTINS ROTEIRO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA HENRY FORD E A LINHA DE MONTAGEM HENRI FAYOL E A ESCOLA DO PROCESSO

Leia mais

Aula 5. Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas)

Aula 5. Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Aula 5 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção Prof. Valdir Tavares de Lucena »Vamos começar relembrando algumas teorias administrativas... 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Pré-história

Leia mais

Disciplina: Introdução a Administração AULA 1

Disciplina: Introdução a Administração AULA 1 EMENTA A importância do estudo de Administração em outras ciências Contribuição cumulativa dos precursores da Administração e principais escolas do pensamento administrativo (Conceitos, objeto de estudo

Leia mais

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br MSN: keilla.lopes2@hotmail.com

Leia mais

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Bibliografia da disciplina BÁSICA SOBRAL E PECI, ADMINISTRAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO, SÃO PAULO: PRENTICE

Leia mais

Abordagem Clássica da Administração: TGA Abordagem Clássica da Administração. Abordagem Clássica da Administração:

Abordagem Clássica da Administração: TGA Abordagem Clássica da Administração. Abordagem Clássica da Administração: TGA Abordagem Clássica da Administração Profa. Andréia Antunes da Luz andreia-luz@hotmail.com No despontar do XX, 2 engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração.

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Estrutura organizacional

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Estrutura organizacional AULAS EMENTA: Estrutura organizacional e o processo de organização. Níveis hierárquicos e amplitude de controle e estilo gerencial. Departamentalização. I assunto: Estrutura organizacional e o processo

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

Evolução do Pensamento Administrativo

Evolução do Pensamento Administrativo Evolução do Pensamento Administrativo Rosely Gaeta Abordagem Clássica: -Administração Científica -Teoria Clássica ou Gestão Administrativa Fontes: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto

Leia mais

Administração e Finanças

Administração e Finanças Evolução da Administração Administração Científica Administração e Finanças A abordagem típica da Escola da Administração Científica é a ênfase nas tarefas. Profa. Fernanda Pereira Caetano Objetivo: Busca

Leia mais

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker)

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker) Apostila : Teoria Neoclássica da Administração Apesar da influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de ser considerados.

Leia mais

Aula 2 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas)

Aula 2 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Aula 2 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1 Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1 Assuntos: 1.Conceitos de Administração 2. Surgimento da Administração 3. Objeto de Estudo da Administração 4. Funções do Administrador Prof Ms Keilla Lopes Mestre

Leia mais

REVISÃO DA LITERATURA

REVISÃO DA LITERATURA REVISÃO DA LITERATURA REVISTA CIENTÍFICA DO INSTITUTO IDEIA ISSN 2525-5975 / RJ / Revista nº 1 ANO 6 (2017) ARTIGO PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: A REVOLUÇÃO DE TAYLOR Cláudio Filipe Lima Rapôso

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Organização. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Organização. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Organização Professor: Roberto César ORGANIZAÇÃO LINEAR A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga. Origem: Organização dos antigos exércitos

Leia mais

Organização e Normas

Organização e Normas Organização e Normas Conteúdo Programático Histórico das organizações Precursores da Administração Estrutura das Empresas Uso dos métodos estatísticos como ferramenta analítica para os processos industriais

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso:

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso: PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Docente: JORGE DOVHEPOLY Telefones: (043) 9108-1444 / 3424-5222 E-mail: jdovhepoly45@gmail.com ; jorgeg.dovhepoly@uol.com.br Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E

Leia mais

Frederick Winslow Taylor ( 1856/1915) fundador da Administração Científica.

Frederick Winslow Taylor ( 1856/1915) fundador da Administração Científica. Frederick Winslow Taylor ( 1856/1915) fundador da Administração Científica. PRIMEIRO PERIODO DE TAYLOR: Corresponde àépoca da publicação de seu livro Shop Managemant (administração de Oficinas). Nesta

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 2

Disciplina: OS&M AULA 2 Disciplina: OS&M AULA 2 Assunto: Funções de OS&M Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail:

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização Disciplina: Comportamento Organizacional Assunto: Departamentalização Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

Da Escola Clássica à Produção Enxuta

Da Escola Clássica à Produção Enxuta Da Escola Clássica à Produção Enxuta Aula 4 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Evolução do Pensamento Administrativo Administração Científica Taylor Fordismo Sloan Processo Administrativo Fayol Evolução Produção Enxuta

Leia mais

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016 PROVA ADMINISTRAÇÃO Nome: Data: 12/07/2016 1) O estudo sobre motivação humana nas organizações é fundamentado em Teorias Motivacionais, que explicam o desempenho das pessoas em situação de trabalho. Sobre

Leia mais

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Disciplina LES 107 Teoria Geral da Administração ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FONTE: CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. 8ª edição, São Paulo: Campus, 2011 Vídeo Aula ESTUDA MAIS: https://www.youtube.com/watch?v=lqx2ru5y4b4

Leia mais

Evolução das Teorias Administrativas

Evolução das Teorias Administrativas Evolução das Teorias Administrativas Prof. Esp. Paulo Roberto Rosa Área: Administração N Inscrição: 1473381 Evolução das Teorias Administrativas 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração. Aula 6 Abordagem Neoclássica

Introdução à Teoria Geral da Administração. Aula 6 Abordagem Neoclássica Introdução à Teoria Geral da Administração Aula 6 Abordagem Neoclássica Fayol II: o Resgate Teoria Clássica Henri Fayol Escreveu o livro no início do século XX Só foi reconhecido nos EUA após sua morte,

Leia mais

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO TEORIAS DA. Modelos de Gestão

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO TEORIAS DA. Modelos de Gestão Evolução da Disciplina Modelos de Gestão Aula 1: Principais Modelos das Teorias da Administração Aula 2: Origem, Evolução, Classificação e Tipologia das Organizações Aula 3: Termos comuns às Organizações;

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 1. (FCC / TRF 5ª Região / 2012) A teoria administrativa que se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional

Leia mais

Evolução da Teoria das Organizações

Evolução da Teoria das Organizações Organização, Sistemas e Métodos Evolução da Teoria das Organizações Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Grandes feitos da Humanidade As pirâmides do Egito A Grande Muralha da China A Acrópole

Leia mais

ADM Administração para Engenharia. Prof. Henrique

ADM Administração para Engenharia. Prof. Henrique ADM29008 Administração para Engenharia Prof. Henrique Roteiro Introdução Abordagem Clássica (Teorias Clássica e Científica) Teoria Comportamental (Relações Humanas) Hierarquia de Necessidades (Maslow)

Leia mais

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos.

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Desenho de Cargos 1 Definições Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Atribuição: atividades individualizadas, executadas por um ocupante

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, p

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, p FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO Teoria Clássica da Administração CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. p. 82-100. Enquanto Taylor e outros

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Teoria Geral da Administração 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO MÓDULO 5 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA: ABORDAGENS ADMINISTRATIVAS PRESCRITIVAS E NORMATIVAS Abordagem Clássica da Administração Esta abordagem é composta por duas teorias

Leia mais

VITOR MIGUEL CARDOSO ARAÚJO _ APRL_2004 http://paginas.ispgaya.pt/~vmca Ciência de Administração - 1 ª Parte ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO No Despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram

Leia mais

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo OS&E ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo Organização Informal: - Surge naturalmente, em função

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Carla Hammes FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Conceitos de Administração Administração Científica Teorias da Administração ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Três momentos da administração

Leia mais

Teoria de Taylor e Mayo

Teoria de Taylor e Mayo Pág 1 Teoria de Taylor e Mayo No início sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas

Leia mais

Facebook.com/prof.marcelomarques ESTRUTURA LINEAR ESTRUTURA FUNCIONAL ESTRTURUA LINHA STAFF 1 ESTRUTURA LINEAR chefia como fonte exclusiva de autoridade. As ordens seguem por via hierárquica. Cada empregado

Leia mais

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 01- A evolução da formação do pensamento administrativo desenvolve o conhecimento a partir do estudo das abordagens e teorias correspondentes as diferentes concepções. As

Leia mais

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA. Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA. Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo Na ENFERMAGEM, o enfermeiro incorpora, em sua formação profissional, o saber de várias

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 10 Tema:

Leia mais

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1 Competência SABER FAZER ACONTECER Alcançar metas Conhecimento Habilidade SABER SABER FAZER Aprender a aprender Aplicar o Aprender Agregar valor continuadamente Aumentar o

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA

ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA ADMINISTRAÇÃO FARMACÊUTICA Fazer acontecer Acadêmicos: Everson Fialho e Rafael Reis. Disciplina: Administração Farmacêutica Professora Patrícia Dutra Sauzem Conceitos: Administração Ad: direção, tendência

Leia mais

Afundamentos da Administração

Afundamentos da Administração Afundamentos da Administração aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Fayol em uma de suas contribuições para o estudo da Administração define o chamado processo administrativo, com o desempenho de

Leia mais

www.professoravanucia.blogspot.com A importância da Indústria A Indústria é um dos três setores de atividade da economia. Os outros dois são os serviços e a agropecuária. As atividades agrícolas, o comércio

Leia mais

INICIO: 1º. SEMESTRE Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011

INICIO: 1º. SEMESTRE Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011 FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Curso: ADMINISTRAÇÃO / CONTÁBEIS INICIO: 1º. SEMESTRE - 2011 Disciplina:FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011 Turma: 1º. A - Carga Horária

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE

GESTÃO DE PESSOAS. PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE GESTÃO DE PESSOAS PROJEÇÕES DAS AULAS Professora: SIMONE BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 A empresa é uma organização. O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações. Organizações são constituídas de: Pessoas Recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, recursos financeiros,

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos Organização, Sistemas e Métodos Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos OSM Bibliografia OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças, Sistemas, Organizações & Métodos, 17 a Edição, Editora Atlas, São

Leia mais

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa Teorias das Organizações 1 Prof. Doutora Maria José Sousa 2 Abordagem Clássica Administração Científica Referência: Frederick Taylor (1903) Elemento Nuclear: A tarefa Termos mais utilizados Organização

Leia mais

QUESTÕES LIVRO DIDÁTICO 1º BIM - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

QUESTÕES LIVRO DIDÁTICO 1º BIM - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO QUESTÕES LIVRO DIDÁTICO 1º BIM - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Livro 1 Unidade 1 Seção 1.1 1. A capacidade de administrar esteve presente durante a evolução humana desde há muito tempo, permeando a história

Leia mais

1ª Revolução Industrial

1ª Revolução Industrial Modelos de Administração da Produção Evolução dos Sistemas de Produção A Revolução Industrial trouxe uma produção acelerada, porém faltava organização e método. (Frederick Taylor 1856-1915) (Henry Ford

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

Teoria Geral da Administração (TGA)

Teoria Geral da Administração (TGA) Uma empresa é uma organização social que utiliza recursos a fim de atingir tais objetivos. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é conseqüência do processo produtivo e o retorno esperado pelos

Leia mais

Evolução da Disciplina. Modelos de Gestão AULA 1 PRINCIPAIS MODELOS E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO. Modelos de Gestão

Evolução da Disciplina. Modelos de Gestão AULA 1 PRINCIPAIS MODELOS E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO. Modelos de Gestão Evolução da Disciplina Modelos de Gestão Aula 1: Principais Modelos das Teorias da Aula 2: Origem, Evolução, Classificação e Tipologia das Organizações Aula 3: Termos comuns às Organizações; Gestão por

Leia mais

REVISÃO PARA A PROVA

REVISÃO PARA A PROVA REVISÃO PARA A PROVA EQUIPE 01 Teoria Geral da Administração "O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações." Idalberto Chiavenato Como foi visto em sala de aula,

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Neoclássica Professor: Roberto César CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO Taylor Administração Científica Organização Funcional Descentralização da Autoridade Fayol

Leia mais

DISCIPLINA: OS&M AULA 1 ASSUNTO:INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE OS&M

DISCIPLINA: OS&M AULA 1 ASSUNTO:INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE OS&M DISCIPLINA: OS&M AULA 1 ASSUNTO:INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE OS&M Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Profa Giselle Pavanelli 5ª Aula Como explicar a Teoria Comportamental? Contexto da Teoria Comportamental A organização como organismo vivo As Relações Humanas Hierarquia das Necessidades

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I Turma 1ADN /1º S -2010

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I Turma 1ADN /1º S -2010 1 TEORIA CLÁSSICA (2ª parte) Continuação (Teoria da Administração) Para a Teoria Clássica, a estrutura organizacional é analisada de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo para as partes

Leia mais

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 2 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 2 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Em 1924, especialistas em eficiência da empresa Western Electric Company, em Hawthorne, Estados Unidos, iniciaram uma pesquisa que tinha por objetivo estudar os efeitos das

Leia mais

Administração Científica

Administração Científica Administração Científica Introdução Nesta aula, estudaremos a administração científica. Para isso, conheceremos suas principais características, que foram muito importantes para o desenvolvimento da teoria

Leia mais

20/04/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2.

20/04/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Dinâmica nas Organizações Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 2.1 2 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Aula 2. Histórico da Gestão de Processos de Negócio. Prof. Carina Frota Alves

Aula 2. Histórico da Gestão de Processos de Negócio. Prof. Carina Frota Alves Aula 2 Histórico da Gestão de Processos de Negócio Prof. Carina Frota Alves 1 O que mudou no mundo durante a Revolução Industrial? 2 História dos Meios de Produção Antes da revolução industrial, a economia

Leia mais

Aula 00. Administração Pública. Administração Pública Planejamento Professor: Marcelo Camacho. Prof.

Aula 00. Administração Pública. Administração Pública Planejamento Professor: Marcelo Camacho.  Prof. Aula 00 Administração Pública Planejamento Professor: Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Olá, pessoal! Estou aqui para estudar com vocês o conteúdo de ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil Administração Módulo 2 Assistente Administrativo Unidade I Introdução e Influência Histórica ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA Conceito O que significa administrar? A Administração (Ciência da Administração)

Leia mais

ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Em linhas gerais, administrar significa planejar, organizar, dirigir e controlar, que consiste na definição da escola do processo administrativo essa escola define não

Leia mais

Teoria Geral da Administração

Teoria Geral da Administração Teoria Geral da Administração Tópicos de discussão Conceitos Administração, gestão, gerência Eficiência, eficácia Organizações Teorias da Administração Escolas e teorias administrativas Trabalho e sociedade

Leia mais

Abordagem Humanística

Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Ênfase nas Pessoas enquanto parte da organização 1. Preocupa-se em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. - Psicologia do Trabalho ou Psicologia

Leia mais

CURSO ONLINE: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

CURSO ONLINE: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO CURSO ONLINE: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO 2 Desde os tempos primitivos, a humanidade depara-se com uma tarefa vital: o trabalho. As sociedades primitivas satisfaziam suas necessidades de vida

Leia mais

4. Teorias da Administração

4. Teorias da Administração 4. Teorias da Administração Teorias da Administração Teorias Mecanicista- Burocrática/Clássica Teorias Gerenciais/Neoclássica TQM- Modelo japonês - Contingenciamento Teorias da Administração ANO TEORIA

Leia mais

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Disciplina LES 107 Teoria Geral da Administração ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FONTE: CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. 8ª edição, São Paulo: Campus, 2011 Vídeo Aula ESTUDA MAIS: https://www.youtube.com/watch?v=lqx2ru5y4b4

Leia mais

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Princípios da Organização do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Há seis elementos-chave ajudam um

Leia mais

Gestão de Negócios (7)

Gestão de Negócios (7) Gestão de Negócios (7) MODELO: CONFIGURAÇÕES DE MINTZBERG Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday A grande idéia Usando as configurações básicas de Henry Mintzberg, pode-se categorizar ou até tipificar organizações.

Leia mais