Teoria da. Administração Científica. Professor: Roberto César

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teoria da. Administração Científica. Professor: Roberto César"

Transcrição

1 Teoria da Administração Científica Professor: Roberto César

2 Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica Fayol Ênfase na Estrutura Desdobramento da Abordagem Clássica.

3 Administração Científica - Ênfase: nas tarefas. - Administração Científica: Aplicação de métodos científicos aos problemas da administração. (Observação e Mensuração) -Preocupação Original: Eliminar desperdício e perdas e elevar a produção através da aplicação de métodos e técnicas. -Criador: Taylor, criou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo. - Principais Seguidores: Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, e Barth.

4 Taylor Frederick Winslow Taylor ( ), nasceu em Filadélfia nos Estados Unidos. Família: Princípios rígidos, disciplina, trabalho e poupança. Vida profissional: Operário (1878), capataz, contramenstre, chefe de oficina, engenheiro (1885) Formação: Engenharia (1885 Stevens Institute) Estudos: Problemas sociais e empresariais decorrentes da revolução industrial.

5 1º Período de Taylor Taylor iniciou suas experiências e estudo pelo trabalho operário e mais tarde generalizou as sua conclusões para a Administração geral: sua teoria foi de baixo para cima e das partes para o todo. O 1º período de Taylor corresponde a época de publicação de seu livro Shop Management (administração de oficinas), Preocupação: - Técnicas de racionalização do trabalho - Estudo de tempos e movimentos Observação: O operário médio produzia menos do que seu potencial.

6 Shop Management 1 O objetivo de uma boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos unitários de produção; 2 A administração tinha de aplicar métodos cientifica para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitissem o controle fabril; 3 Os empregados tinham que ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e condições de trabalhos fossem cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas; 4 Os empregados deveriam ser treinados e aperfeiçoados ; 5 Atmosfera de cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores.

7 2º Período de Taylor Corresponde a época de publicação de seu livro Princípios de Administração Científica (Scientifc Management ). Estudo: Racionalização do trabalho x estruturação da empresa. Principais problemas da indústria: - Vadiagem sistemática por parte dos empregados. - Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização. - Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.

8 Scientific Management Segundo o próprio Taylor este livro era mais que uma teoria e sim uma evolução; tinha como ingredientes principais 75% de análise e 25% de bom senso. A implantação da administração científica deve ser gradual e obedecer a um certo período de tempo, para evitar alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízo aos patrões.

9 Administração como ciência A administração cientifica constituiu uma combinação global que pode ser assim sumariada: Ciência, no lugar de empirismo. Harmonia, em vez de discórdia. Cooperação, não individualismo. Rendimento máximo em vez de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade.

10 Elementos de Aplicação Estude de Tempo e padrões de produção; Supervisão funcional Padronização de ferramentas e instrumentos; Planejamento de tarefas e cargos; Princípios da exceção; Utilização de calculo e instrumentos para economizar tempo; Fichas de instrução de serviço; Tarefa associada a prêmios; Classificação de produtos e materiais; Rotina de trabalho.

11 Organização Racional do Trabalho 1. Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; 2. Estudo da fadiga humana; 3. Divisão do trabalho e especialização do operário; 4. Desenho de cargos e de tarefas; 5. Incentivos salariais e prêmios de produção; 6. Conceito de homo economicus ; 7. Condições ambientais de Trabalho; 8. Padronização de métodos e de máquinas; 9. Supervisão Funcional

12 Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos Objetivos: 1. Eliminação de todo o desperdício de esforço humano; 2. Adaptação dos operários à própria tarefa; 3. Treinamento dos operários para que respondam às exigências de seus respectivos trabalhos; 4. Maior especialização das atividades; 5. Estabelecimento de normas bem detalhadas de atuação no trabalho.

13 Estudo da Fadiga Humana Frank B. Gilbreth ( ) foi outro engenheiro americano que acompanhou Taylor no seu interesse pelo esforço humano. Gilberth verificou que a fadiga predispõe o trabalhador para: - Diminuição da produtividade e da qualidade; - Perda de tempo; - Aumento da rotatividade de pessoal (Turn Over); - Doenças; - Acidentes; - Diminuição da capacidade de esforço Gilberth propôs alguns princípios para economia de movimentos, divididos em 3 grupos: - Relativos ao uso do corpo humano; - Relativos ao arranjo material do lugar de trabalho; - Relativo ao desempenho dos equipamentos e das ferramentas.

14 Divisão do trabalho e especialização do operário Ao verificar que o trabalho poderia ser melhor executado e de maneira mais econômica por meio da subdivisão das tarefas, chegou-se a conclusão que o trabalho de cada pessoa deveria, tanto quanto possível, se limitar a execução de uma única e simples tarefa predominante.

15 Desenho de Cargos e Tarefas Tarefa é toda e qualquer atividade executada por alguém, constitui a menor unidade possível dentro da divisão do trabalho em uma organização. cíclica. Cargo é o conjunto de tarefas executadas de maneira Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo (Tarefas), os métodos de executar as tarefas e as relações com os demais cargos existentes.

16 Desenho de Cargos e Tarefas A simplificação no desenho dos cargos manuais permite as seguintes vantagens: - Admissão de empregados com qualificações mínimas; - Minimização dos custos de treinamento; - Redução da possibilidade de erros nas execução; - Facilidade de supervisão; - Aumento da eficiência do trabalhador.

17 Incentivos Salariais e Prêmios de Produção Taylor procurava conciliar os interesses da empresa em obter um custo de produção cada vez mais reduzido e consequentemente, maior produtividade e maior rendimento, com os interesses dos operários de obter salários mais elevados.

18 Homo Economicus O homem não procura trabalho não porque gosta dele, mas como meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona.

19 Condições de Trabalho Taylor e seus seguidores verificaram que a eficiência depende não somente dos métodos de trabalho e do incentivo salarial, mas também de um conjunto de condições que garantam o bem-estar físico do trabalhador e diminua a fadiga.

20 Padronização A padronização pode conduzir a simplificação, a medida que a uniformidade obtida reduza a variabilidade de exceções que complicam as coisas.

21 Supervisão Funcional Supervisão funcional é exatamente a aplicação da divisão do trabalho e da especialização no nível das supervisores e chefes. Supervisor de Produção Supervisor de Qualidade Operário A Operário B Operário C

22 Princípios da Administração Científica A preocupação em racionalizar, padronizar e escrever normas e condutas para a administração fez com que vários pensadores escrevessem princípios* que pudessem ser aplicados a todas as situações possíveis. Cada autor procurou estabelecer seus próprios princípios. *Princípio é uma afirmação válida para uma determinada afirmação prevista.

23 Principais Princípios Princípios da Administração Científica de Taylor 1. Princípio de planejamento 2. Princípio de preparo 3. Princípio de Controle 4. Princípio de Execução

24 Principais Princípios Princípios de eficiência de Emerson Harrington Emerson ( ) 1. Plano objetivo e bem definido 2. Bom senso 3. Supervisão competente 4. Disciplina 5. Honestidade nos acordos e justiça social no trabalho 6. Registros precisos, imediatos e adequados 7. Remuneração proporcional ao trabalho 8. Normas para as condições de trabalho 9. Normas para o trabalho 10. Normas para as operações 11. Instruções precisas 12. Incentivos eficientes ao maior rendimento e a eficiência.

25 Principais Princípios Princípios básicos de Ford Henry Ford ( ) 1. Princípio da intensificação 2. Princípio de economicidade 3. Princípio de produtividade

26 Principais Princípios Princípio da Exceção Taylor adotou um sistema de controle baseado na verificação das exceções ou desvio dos padrões normais.

27 Crítica da teoria administrativa Mecanicismo da Administração Científica. Superespecialização do operário. Visão microscópica do homem. Ausência de comprovação científica. Abordagem incompleta da administração. Limitação do campo de atuação. Abordagem prescritiva e normativa. Abordagem de sistema fechado.

28 Referência Bibliográfica CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á teoria geral da administração. 7. ed. Ver. Atual. Rio de Janeiro: Elsevier, LACOMPE, Francisco José Masset. Teoria geral da administração. São Paulo: Saraiva, 2009 MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas 2010.

29 Referência Bibliográfica CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á teoria geral da administração. 7. ed. Ver. Atual. Rio de Janeiro: Elsevier, LACOMPE, Francisco José Masset. Teoria geral da administração. São Paulo: Saraiva, 2009 MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas 2010.

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Administração Científica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração

Leia mais

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Clássica 1909 Teoria da Burocracia Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica 1932

Leia mais

Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro

Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro Abordagem básica da Adm. Científica: Ênfase nas tarefas; Iniciada por Taylor, que teve como seguidores Gantt, Gilbreth, Ford Tentativa de aplicação dos métodos da

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração Introdução à Teoria Geral da Administração Marcos Azevedo " Grandes visionários são importantes; Grandes administradores são fundamentais. Tom Peters. https://sites.google.com/site/professormazevedo/ AULA

Leia mais

VITOR MIGUEL CARDOSO ARAÚJO _ APRL_2004 http://paginas.ispgaya.pt/~vmca Ciência de Administração - 1 ª Parte ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO No Despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram

Leia mais

Frederick Winslow Taylor ( 1856/1915) fundador da Administração Científica.

Frederick Winslow Taylor ( 1856/1915) fundador da Administração Científica. Frederick Winslow Taylor ( 1856/1915) fundador da Administração Científica. PRIMEIRO PERIODO DE TAYLOR: Corresponde àépoca da publicação de seu livro Shop Managemant (administração de Oficinas). Nesta

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 3. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 3. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica Administração Científica - Parte 3 Prof. FábioArruda 9 - Padronização - Uniformidade de métodos, processos, equipamentos, matérias-primas, visando reduzir a variabilidade

Leia mais

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS (Sócrates, Platão e Aristóteles) (Francis Bacon) (René Descartes) ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Principios de Produção Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Princípios de Produção O propósito de um negócio é criar um cliente. (Peter

Leia mais

Introdução à Administração Geral 12/02/2014

Introdução à Administração Geral 12/02/2014 Introdução à Administração Unidade 04 A Abordagem Clássica da Administração Teoria Científica Teoria Clássica www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 No despontar do século XX, dois engenheiros

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior Administração Científica Frederick Winslow Taylor (1856-1915) Primeiro Período - 1903 Segundo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 1. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 1. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica Administração Científica - Parte 1 Prof. FábioArruda As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam às consequências geradas pela Revolução Industrial

Leia mais

Evolução do Pensamento Administrativo

Evolução do Pensamento Administrativo Evolução do Pensamento Administrativo Rosely Gaeta Abordagem Clássica: -Administração Científica -Teoria Clássica ou Gestão Administrativa Fontes: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto

Leia mais

Frederick Taylor e a Administração Científica

Frederick Taylor e a Administração Científica Frederick Taylor e a Administração Científica PRIMEIRA FASE SEGUNDA FASE TERCEIRA FASE Ataque ao Problema dos Salários. Estudo Sistemático do Tempo. Definição de Tempos Padrão. Sistema de Administração

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

CONCEITO DA ORT E SUA APLICABILIDADE NOS TEMPOS ATUAIS

CONCEITO DA ORT E SUA APLICABILIDADE NOS TEMPOS ATUAIS CONCEITO DA ORT E SUA APLICABILIDADE NOS TEMPOS ATUAIS Dayse Soares Santos 1. INTRODUÇÃO O objetivo desse trabalho é mostrar como iniciou a administração científica, conhecer um pouco da história do fundador

Leia mais

Administração Científica

Administração Científica Administração Científica Introdução Nesta aula, estudaremos a administração científica. Para isso, conheceremos suas principais características, que foram muito importantes para o desenvolvimento da teoria

Leia mais

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Bibliografia da disciplina BÁSICA SOBRAL E PECI, ADMINISTRAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO, SÃO PAULO: PRENTICE

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 2. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 2. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica Administração Científica - Parte 2 Prof. FábioArruda 5- Incentivos Salariais e Prêmios de Produção - Taylor e seus seguidores entendiam que a remuneração baseada

Leia mais

Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA

Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA Abordagem Clássica Século XX, desdobrada em duas orientações diferentes, mas que se complementam: - Administração Científica - Teoria

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 4. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 4. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica Administração Científica - Parte 4 Prof. FábioArruda Os princípios básicos de Ford 1. Princípio de intensificação - Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato

Leia mais

REVISÃO DA LITERATURA

REVISÃO DA LITERATURA REVISÃO DA LITERATURA REVISTA CIENTÍFICA DO INSTITUTO IDEIA ISSN 2525-5975 / RJ / Revista nº 1 ANO 6 (2017) ARTIGO PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: A REVOLUÇÃO DE TAYLOR Cláudio Filipe Lima Rapôso

Leia mais

Auditor-Fiscal do Trabalho Administração Geral e Pública. Prof. Rafael Ravazolo

Auditor-Fiscal do Trabalho Administração Geral e Pública. Prof. Rafael Ravazolo Auditor-Fiscal do Trabalho Administração Geral e Pública Prof. Rafael Ravazolo 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração

Leia mais

Teoria de Taylor e Mayo

Teoria de Taylor e Mayo Pág 1 Teoria de Taylor e Mayo No início sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas

Leia mais

Curso EFA NS - Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

Curso EFA NS - Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho Curso EFA NS - Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho 12-01-2011 1 Nasceu da Revolução Industrial. Esta revolução trouxe um novo sistema produtivo, a industrialização, onde existiam máquinas rudimentares

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Organização. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Organização. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Organização Professor: Roberto César ORGANIZAÇÃO LINEAR A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga. Origem: Organização dos antigos exércitos

Leia mais

Teoria Geral da Administração

Teoria Geral da Administração Teoria Geral da Administração Prof: Adm. Aurecley G. da Silva CHIAVANATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração 1 TGA - Teoria Geral da administração A palavra administração vem do latim

Leia mais

Administração e Finanças

Administração e Finanças Evolução da Administração Administração Científica Administração e Finanças A abordagem típica da Escola da Administração Científica é a ênfase nas tarefas. Profa. Fernanda Pereira Caetano Objetivo: Busca

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Grupo 1 Administração Científica Grupo 2 Teoria Clássica Aula 5 09/06/2014 A evolução do conceito de ADMINISTRAÇÃO Idade Média (fim Império Romano até fins séc. XV): - Artesanato;

Leia mais

AULA 4 ADMINISTRAÇÃO

AULA 4 ADMINISTRAÇÃO Sistemas de Informações AULA 4 ADMINISTRAÇÃO Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com waltenomartins@hotmail.com www.waltenomartins.com.br Objetivos da unidade Apresentar as teorias da

Leia mais

Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber

Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber Panorama histórico da ADM I Nascido na Filadélfia (EUA); Engenheiro Mecânico; Carreira na Midvale Steel Co. (de capataz a engenheiro)

Leia mais

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Disciplina LES 107 Teoria Geral da Administração ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FONTE: CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. 8ª edição, São Paulo: Campus, 2011 Vídeo Aula ESTUDA MAIS: https://www.youtube.com/watch?v=lqx2ru5y4b4

Leia mais

MPU. Prof. Rafael Ravazolo

MPU. Prof. Rafael Ravazolo MPU Prof. Rafael Ravazolo 1 Noções de administração. 1.1 Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. 1.2 Evolução da administração pública no Brasil após 1930. 1.2.1 Reformas administrativas.

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Neoclássica Professor: Roberto César CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO Taylor Administração Científica Organização Funcional Descentralização da Autoridade Fayol

Leia mais

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção Prof. Valdir Tavares de Lucena »Vamos começar relembrando algumas teorias administrativas... 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Pré-história

Leia mais

Polícia Federal Agente e Escrivão Noções de Administração

Polícia Federal Agente e Escrivão Noções de Administração Polícia Federal Agente e Escrivão Noções de Administração Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. Evolução da administração pública no Brasil após 1930. o Reformas administrativas.

Leia mais

Organização da Produção

Organização da Produção Organização da Produção ESTUDO DE TEMPOS E MÉTODOS Jorge Muniz 2011 Estudo de Tempos e Métodos Definição É o estudo sistemático dos sistemas de trabalho Objetivos Desenvolver um sistema e método que se

Leia mais

TEMPOS MODERNOS NA ATUALIDADE: ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS E A REALIDADE RESUMO

TEMPOS MODERNOS NA ATUALIDADE: ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS E A REALIDADE RESUMO 1 TEMPOS MODERNOS NA ATUALIDADE: ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS E A REALIDADE Fabiana Micheli Ribeiro (Discente do 4º ano de Administração AEMS) Angela de Souza Brasil (Docente Esp. das Faculdades Integradas

Leia mais

Introdução à Gestão Teorias Organizacionais Agenda:

Introdução à Gestão Teorias Organizacionais Agenda: Introdução à Gestão Teorias Organizacionais Agenda: A abordagem clássica das organizações: A Gestão Científica do Trabalho Taylor A Teoria Geral da Administração - Fayol A Teoria burocrática - Max Weber

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I Turma 1ADN /S ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I Turma 1ADN /S ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 1 CHIAVENATO, Idalberto, Teoria Geral da Administração. São Paulo: CAMPUS, 7ª Edição, 2004. ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO NO DESPONTAR DO SÉCULO XX, DOIS engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos

Leia mais

Em seu Principles of Scientific Management, Taylor enuncia cinco princípios:

Em seu Principles of Scientific Management, Taylor enuncia cinco princípios: Introdução Introduzimos que Taylorismo é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros

Leia mais

20/04/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2.

20/04/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Dinâmica nas Organizações Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 2.1 2 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Teoria Geral da Administração 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira . Administração e Empreendedorismo Evolução histórica da Administração Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira 1 Temas abordados Aula 1 e 2: Conceito de administração Eficiência e eficácia As funções

Leia mais

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016 PROVA ADMINISTRAÇÃO Nome: Data: 12/07/2016 1) O estudo sobre motivação humana nas organizações é fundamentado em Teorias Motivacionais, que explicam o desempenho das pessoas em situação de trabalho. Sobre

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Contabilidade.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Contabilidade. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Contabilidade Apostila 01 A Organização Racional do Trabalho Prof. Dr. Alex Coltro 1 Piracicaba/2005

Leia mais

Teoria Científica da Administração Taylorismo. Prof. Adm. Reginaldo Marcos Martins Gestão Empresarial

Teoria Científica da Administração Taylorismo. Prof. Adm. Reginaldo Marcos Martins Gestão Empresarial Teoria Científica da Administração Taylorismo Os Grandes Homens da Administração Panorama inicial Início do século XX Ocidente ainda digere consequências da Revolução Industrial. Consumo em vertiginoso

Leia mais

Organização e Normas

Organização e Normas Organização e Normas Conteúdo Programático Histórico das organizações Precursores da Administração Estrutura das Empresas Uso dos métodos estatísticos como ferramenta analítica para os processos industriais

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR CLAYTON DE ALMEIDA SOUZA Pós Graduado em Desenvolvimento de Sistemas WEB (em andamento) Bacharel em

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, p

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, p FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO Administração Científica CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. p. 51-77. A abordagem básica da Escola da

Leia mais

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Disciplina: Fundamentos da Administração Empresarial AULA 4 Assunto: A Abordagem Clássica da Administração Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela

Leia mais

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2 Aula 2 Fundamentos Fecaf Professor Douglas Pereira da Silva 1 Há 1300 a.c. no Egito antigo já existia a necessidade de planejar, dirigir e controlar milhares de trabalhadores na construção de monumentais

Leia mais

O pa pel do Adm inistra dor Adm inistra çã o Científica Teoria Clá ssica da Adm inistra çã o. S egura nça do T ra ba lho

O pa pel do Adm inistra dor Adm inistra çã o Científica Teoria Clá ssica da Adm inistra çã o. S egura nça do T ra ba lho O pa pel do Adm inistra dor Adm inistra çã o Científica Teoria Clá ssica da Adm inistra çã o S egura nça do T ra ba lho P AR T E I O pa pel do Adm inistra dor T eoria s da Adm inistra çã o Há diversas

Leia mais

A abordagem clássica se divide em: Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol.

A abordagem clássica se divide em: Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol. ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO A abordagem clássica se divide em: Administração Científica com o americano Frederick Winslow Taylor Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol. Partiram de pontos distintos

Leia mais

ACH113 Princípios de Administração. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ffffffffffsfdffdf555

ACH113 Princípios de Administração. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ffffffffffsfdffdf555 ffffffffffsfdffdf555 Agenda de aula 2 (2) Evolução da Administração Da administração científica à administração contemporânea EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE E DAS EMPRESAS 1. Fase Artesanal ou Pré-Industrial (corporações

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil Administração Módulo 2 Assistente Administrativo Unidade I Introdução e Influência Histórica ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA Conceito O que significa administrar? A Administração (Ciência da Administração)

Leia mais

Abordagem Clássica da Administração

Abordagem Clássica da Administração Abordagem Clássica da Disciplina: Planejamento Estratégico Página: 1 Aula: 05 Principais Personagens Fredeick Winslow Taylor (americano) Escola da Científica: aumentar a eficiência da indústria por meio

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria burocrática. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria burocrática. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria burocrática Professor: Roberto César BUROCRACIA No início do século XX, MAX WEBER, um sociólogo alemão, publicou uma bibliografia a respeito das grandes organizações

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO MÓDULO 5 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA: ABORDAGENS ADMINISTRATIVAS PRESCRITIVAS E NORMATIVAS Abordagem Clássica da Administração Esta abordagem é composta por duas teorias

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Carla Hammes FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Conceitos de Administração Administração Científica Teorias da Administração ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Três momentos da administração

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA. I Contexto

ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA. I Contexto Módulo I MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DE SAÚDE E SERVIÇOS

Leia mais

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Disciplina LES 107 Teoria Geral da Administração ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FONTE: CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. 8ª edição, São Paulo: Campus, 2011 Vídeo Aula ESTUDA MAIS: https://www.youtube.com/watch?v=lqx2ru5y4b4

Leia mais

Abordagem Clássica da Administração: TGA Abordagem Clássica da Administração. Abordagem Clássica da Administração:

Abordagem Clássica da Administração: TGA Abordagem Clássica da Administração. Abordagem Clássica da Administração: TGA Abordagem Clássica da Administração Profa. Andréia Antunes da Luz andreia-luz@hotmail.com No despontar do XX, 2 engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração.

Leia mais

TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR

TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR MANUFATURA CELULAR E FLEXIBILIDADE PRODUTIVA TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR Prof. Kairo de Barros Guimarães Adaptado de: Prof. Ricardo Souza Siviero MARX, R. Trabalho em grupos e

Leia mais

www.professoravanucia.blogspot.com A importância da Indústria A Indústria é um dos três setores de atividade da economia. Os outros dois são os serviços e a agropecuária. As atividades agrícolas, o comércio

Leia mais

Estudo de tempos e movimentos da linha de produção de uma fábrica de colchões

Estudo de tempos e movimentos da linha de produção de uma fábrica de colchões Estudo de tempos e movimentos da linha de produção de uma fábrica de Laureilton José Almeida BORGES¹; Warley Alves Coutinho CHAVES¹; Júlio César Benfenatti FERREIRA 2 ¹ Estudante de Engenharia de Produção.

Leia mais

Evolução das Teorias Administrativas

Evolução das Teorias Administrativas Evolução das Teorias Administrativas Prof. Esp. Paulo Roberto Rosa Área: Administração N Inscrição: 1473381 Evolução das Teorias Administrativas 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990

Leia mais

Teoria Geral da Administração (TGA)

Teoria Geral da Administração (TGA) Uma empresa é uma organização social que utiliza recursos a fim de atingir tais objetivos. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é conseqüência do processo produtivo e o retorno esperado pelos

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Decorrências da Teoria das Relações Humanas. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Decorrências da Teoria das Relações Humanas. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Decorrências da Teoria das Relações Humanas Professor: Roberto César Motivação Humana A motivação procura explicar por que as pessoas se comportam. Administração Cientifica

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

Normas Aplicáveis aos Servidores

Normas Aplicáveis aos Servidores Normas Aplicáveis aos Servidores Organização do Trabalho Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Normas Aplicáveis aos Servidores ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO A organização do trabalho envolve

Leia mais

Taylor e a Administração Científica

Taylor e a Administração Científica Taylor e a Administração Científica Revolução Industrial: Processo de transição de uma sociedade, passando de uma base fundamentalmente agrícola-artesanal para outra predominantemente urbanoindustrial,

Leia mais

Material Para Avaliação. Tópicos em Administração º Bimestre

Material Para Avaliação. Tópicos em Administração º Bimestre Material Para Avaliação Tópicos em Administração 2018.1 1º Bimestre Recursos: humanos, financeiros, materiais, energéticos e informacionais. Equilibra objetivos conflitantes. Determina a eficiência e a

Leia mais

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL

VERSÃO 1 RESPOSTAS PROVA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO-EDITAL FEA-RP-PPGAO

Leia mais

dis i c s i c p i liln i a FUN U DA D MENTO T S D E G ESTÃ T O Profª Josileni

dis i c s i c p i liln i a FUN U DA D MENTO T S D E G ESTÃ T O Profª Josileni disciplina FUNDAMENTOS DE GESTÃO Profª Josileni Contato Profª Josileni e-mail: opetprofjo@gmail.com representante de turma e-mails 2 Livro História da Teoria Geral da Administração A teoria administrativa

Leia mais

Qual a melhor forma de fazer um determinado trabalho?

Qual a melhor forma de fazer um determinado trabalho? A abordagem típica da Escola da Administração Científica é a ênfase nas tarefas; Objetivava a eliminação dos desperdícios e elevar os níveis de produtividade Frederick W. Taylor (1856-1915): Primeiro período

Leia mais

TGA - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

TGA - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO TGA - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professor: Francisco Eudes de Aguiar fcoeudesaguiar@gmail.com 1 INTRODUÇÃO À TGA Ao se tratar da Teoria Geral da Administração, abordam-se as Teorias Administrativas

Leia mais

Administração Prof. Rafael Ravazolo

Administração Prof. Rafael Ravazolo Escrivão e Agente de Polícia Administração Prof. Rafael Ravazolo Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Edital NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO: Noções de administração. Abordagens

Leia mais

TEORIAS ORGANIZACIONAIS: ESTUDO DE CASO SOBRE A APLICABILIDADE DOS PRESSUPOSTOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA EM UMA EMPRESA COMERCIAL

TEORIAS ORGANIZACIONAIS: ESTUDO DE CASO SOBRE A APLICABILIDADE DOS PRESSUPOSTOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA EM UMA EMPRESA COMERCIAL TEORIAS ORGANIZACIONAIS: ESTUDO DE CASO SOBRE A APLICABILIDADE DOS PRESSUPOSTOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA EM UMA EMPRESA COMERCIAL Edmara Kelly S. Cesar - RA:1314538 E-mail: edmara.santos@live.com Elaine

Leia mais

PCP - Planejamento e Controle de Produção

PCP - Planejamento e Controle de Produção PCP - Planejamento e Controle de Produção Profº Marcos Paulo Rosa Introdução Vivemos numa sociedade de organizações. O mundo moderno é constituído de organizações. Isso significa que nascemos em organizações,

Leia mais

Da Burocracia a ISO 9.000

Da Burocracia a ISO 9.000 Da Burocracia a ISO 9.000 Aula 5 EAD-610 2017 1 BUROCRACIA Teoria Clássica Administração Científica Taylor e outros Processo Administrativo Fayol Burocracia Weber 2 SUMÁRIO Conceitos sobre autoridade O

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Aula 00. Administração Pública. Administração Pública Planejamento Professor: Marcelo Camacho. Prof.

Aula 00. Administração Pública. Administração Pública Planejamento Professor: Marcelo Camacho.  Prof. Aula 00 Administração Pública Planejamento Professor: Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Olá, pessoal! Estou aqui para estudar com vocês o conteúdo de ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 10 Tema:

Leia mais

Disciplina: Tópicos Especiais em Administração 1. Tema: As organizações vistas como máquinas. Professor: Elizeu Rodrigues Colhado

Disciplina: Tópicos Especiais em Administração 1. Tema: As organizações vistas como máquinas. Professor: Elizeu Rodrigues Colhado Disciplina: Tópicos Especiais em Administração 1 Tema: As organizações vistas como máquinas Professor: Elizeu Rodrigues Colhado zazeucol@hotmail.com Oliveira, 02/09/2016 As organizações vistas como máquinas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Q1. (CESPE / MPS / 2010) A racionalização do trabalho, segundo Taylor, era vista como um meio de aumentar a eficiência da produção, evitando desperdício e promovendo prosperidade

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso:

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso: PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Docente: JORGE DOVHEPOLY Telefones: (043) 9108-1444 / 3424-5222 E-mail: jdovhepoly45@gmail.com ; jorgeg.dovhepoly@uol.com.br Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E

Leia mais

Métodos Tempos e Movimentos

Métodos Tempos e Movimentos Métodos Tempos e Movimentos O homem é a medida de todas as coisas Protágoras de Abdera (Abdera, 480 a.c. - Sicília, 420 a.c.) Assim como Sócrates, Protágoras foi acusado de ateísmo, tendo seus livros queimados

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria clássica da Administração Período 2008 2016 1) FGV Analista Legislativo (SEN)-2008 Frederick M. Taylor concluiu que os executores de tarefas não tinham experiência

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

AP05 A ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS

AP05 A ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS 1 2 Conhecer a Escola de Relações Humanas iniciada com as ideias de ELTON MAYO e a Teoria da Burocracia, de MAX WEBER. 3 SUMÁRIO 1. A ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS 2. A TEORIA DA BUROCRACIA 4 RECAPTULANDO...

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Carla Hammes Estudo de caso: Taylor faz uma pergunta ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ÊNFASE NAS TAREFAS Primeira guerra mundial (1914-18) Eficiência da operação militar americana

Leia mais

Aula 2. Histórico da Gestão de Processos de Negócio. Prof. Carina Frota Alves

Aula 2. Histórico da Gestão de Processos de Negócio. Prof. Carina Frota Alves Aula 2 Histórico da Gestão de Processos de Negócio Prof. Carina Frota Alves 1 O que mudou no mundo durante a Revolução Industrial? 2 História dos Meios de Produção Antes da revolução industrial, a economia

Leia mais

Administração. Abordagem Clássica. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Clássica. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Clássica Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX ABORDAGEM CLÁSSICA Na sua época, início do século XX, a Abordagem Clássica foi influenciada

Leia mais