CONCEITO DA ORT E SUA APLICABILIDADE NOS TEMPOS ATUAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCEITO DA ORT E SUA APLICABILIDADE NOS TEMPOS ATUAIS"

Transcrição

1 CONCEITO DA ORT E SUA APLICABILIDADE NOS TEMPOS ATUAIS Dayse Soares Santos 1. INTRODUÇÃO O objetivo desse trabalho é mostrar como iniciou a administração científica, conhecer um pouco da história do fundador da TGA Teoria Geral da Administração e como suas teorias continuam atuando no século XXI. A fonte desse trabalho foi baseada no livro Introdução à Teoria Geral da Administração Edição Compacta, de Idalberto Chiavenato. Esse trabalho mostra detalhadamente como Taylor analisou a produção dos operários e como eles se organizavam entre si. Com isso, ele identificou deficiências no processo de trabalho que inicialmente não existia padronização e com isso um grande desperdício de tempo. Após identificar essas deficiências ele fundou a ORT Organização funcional do Trabalho que revolucionou toda indústria de produção do século XXI. 2. DESENVOLVIMENTO 2.1. HISTÓRIA DE TAYLOR Frederick Winslow Taylor ( ), nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos, educado sob princípios rígidos e forte mentalidade de disciplina e devoção ao trabalho. Iniciou sua carreira como operário na Midvale Steel Co. Passando a capataz e contramestre, até chegar a engenheiro. Taylor estudou os problemas de produção para tentar uma solução que atendessem tanto a patrões como a empregados. Ele publicou um livro: Shop Management (Administração de Oficinas) em Sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio de estudo de tempos e movimentos. Taylor analisou as tarefas de cada operário decompondo seus movimentos e processos de trabalho, com o objetivo de aperfeiçoá-los. Com sua análise percebeu que,

2 quando um operário mais produtivo percebe que obtém o mesmo salário que seu colega que produz menos, o mesmo, acaba se acomodando e perdendo o interesse de produzir de acordo com sua capacidade. Daí a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais. Em seu livro, ele destaca que, o objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos de produção, é aplicar métodos científicos de pesquisa e estabelecer processos padronizados para controlar as operações das fábricas, selecionar bem os empregados e colocar em seus cargos com condições de trabalho adequado. É treinar e aperfeiçoar seus empregados para que a produção seja cumprida e criar uma atmosfera cooperativa no ambiente de trabalho. Em 1911, Taylor publica um novo livro: Princípios de administração científica, quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo. Na época as indústrias sofriam com muitos operários que acreditavam que o maior rendimento do homem e máquina provocaria desemprego. Com isso, muitos ficavam ociosos a fim de proteger seus interesses pessoais (seus empregos). Os gerentes não conheciam a rotinas de trabalhos e do tempo necessário para conclusão das tarefas, pois faltava método e técnicas de trabalho. Para sanar esses problemas, Taylor idealizou o Scientific Management (Administração Científica) ou ORT Organização Racional do Trabalho. Segundo Taylor, o Scientific Management é uma evolução e não uma teoria, tendo como ingrediente 75% de análise e 25% de bom senso. Taylor foi o primeiro a estudar e analisar o trabalho, os tempos, e os movimentos. Definir padrões de execução, treinar e especializar o operário, inclusive o de gerência. Ele analisou e organizou o trabalho da base até o topo da organização CONCEITOS DA ORT ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO ORT é a tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos. O estudo do tempo e movimento é a ferramenta para racionalizar o trabalho dos operários.

3 Fundamentos: Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos A análise do trabalho é a definição do tempo médio que um operário leva para executar a tarefa por meio de utilização do cronômetro. E adicionava o tempo elementares e mortos (esperas, tempo de saída do operário da linha para suas necessidades pessoais e etc.) para resultar no tempo padrão. Com isso padronizava-se o método de trabalho e o tempo de execução. O estudo dos tempos e movimentos permite a racionalização do método de trabalho do operário e a fixação do tempo padrão para execução das tarefas. Método é a maneira de se fazer algo para obter determinado resultado. Objetivos do estudo e análise do tempo e movimento: Eliminação do desperdício de esforço humano e movimentos inúteis; Racionalização da seleção e adaptação dos operários à tarefa; Facilidade no treinamento dos operários e melhoria da eficiência e rendimento da produção para especialização das atividades; Distribuição uniforme do trabalho para eliminar falta ou excesso de trabalho; Definição de métodos e de normas para a execução do trabalho; Base uniforme para salários equitativos e prêmios de produção. Estudo da fadiga humana A fadiga predispõe ao trabalhador a diminuição da produtividade e qualidade do trabalho, perda de tempo, aumento da rotatividade de pessoas, doenças e acidentes, diminuição da capacidade de esforço e etc. Ou seja, a fadiga é um redutor de eficiência. Daí veio a pretensão de racionalizar os movimentos, eliminar os que produzem fadiga e os que estão relacionados a tarefas.

4 Divisão do trabalho e especialização do operário O estudo dos tempos e movimentos foram a divisão do trabalho e a especialização do operário para elevar sua produtividade. Cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa para ajustar-se aos padrões e às normas de desempenho definidos pelo método. Desenho de cargos e de tarefas Cargo é o conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica ou repetitiva. O desenho de cargo é especificar as tarefas executadas e assim separar as mesmas relacionadas a cada função. Tarefa é toda atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organização. É a menor unidade possível dentro da divisão do trabalho em uma organização. O desenho de tarefa é a especificação dos métodos de execução de cada tarefa. Incentivos salariais e prêmios de produção Para fazer com que o operário colabore com a empresa e trabalhe dentro dos padrões de tempo. Foi criado a remuneração baseada na sua produção, ou seja, salário por peça produzida. O operário que produz pouco ganha pouco, e o que produz mais ganha na proporção de sua produção. Conceito do homo economicus (Homem econômico) Toda pessoa é influenciada por recompensas salariais, econômicas e materiais. É o conceito de que o homem é motivado pela necessidade de dinheiro para viver.

5 Condições ambientais de trabalho Não é apenas a melhoria salarial que traz a eficiência do operário, existem diversas condições de trabalho que garantam o bem-estar físico do trabalhador e diminuição da fadiga do mesmo. As condições de trabalho que é apontada pela administração científica foram: Adequação de ferramentas de trabalho e equipamentos de produção; Arranjo físico de máquinas e equipamentos para racionalizar o fluxo da produção; Melhoria do ambiente físico de trabalho; Instrumentos e equipamentos especializados. Padronização A organização racional se preocupou com a padronização dos métodos e processos de trabalho, máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matériasprimas e componentes, no intuito de reduzir a variabilidade no processo produtivo para eliminar desperdício e aumentar a eficiência. Supervisão funcional A especialização do operário deve ser acompanhada da especialização do supervisor. É necessário a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e com autoridade funcional sobre os mesmos subordinados. A administração funcional consiste em dividir o trabalho de maneira que cada homem, desde o assistente até o superintendente, execute a menor variedade possível de funções. A funcionalidade da supervisão funcional permite que o especialista transmita a cada operário o conhecimento e a orientação de suas atividades.

6 2.3. CASO DE USO DA ORT NOS DIAS ATUAIS A ORT continua sendo muito utilizada nas empresas dos tempos atuais, e para evidência essa tese, vamos descrever as atividades da empresa de tecnologias e desenvolvimento (ERP Sistemas), que oferece aos seus clientes sistemas de gestão empresarial. Suas principais atividades é oferecer suporte ao sistema contratado, fornece atendimento aos usuários e melhorias do sistema. Na ERP Sistemas, existem diversos setores de atuação, porém, nesse trabalho será relatado o processo de contratação do sistema, sua implantação do início ao final e manutenção das necessidades dos usuários. Análise do trabalho e estudo do tempo e movimento Eliminação do desperdício de tempo Na empresa existe um departamento de atendimento aos usuários de sistemas. São solicitações de análise dos registros, extração de arquivos administrativos e contábeis para encaminhamento aos departamentos responsáveis, manutenção do sistema por algum mau funcionamento e etc. Diariamente o setor de atendimento, recebia diversos chamados solicitando geração de relatórios, e isso causava um desperdício de tempo do funcionário. Após identificação por parte do gestor de equipe, foi elaborando um projeto de criação de um novo módulo do sistema que proporcione ao usuário a geração dos relatórios quando for necessário, sem que dependesse da equipe de atendimento. Após desenvolvimento e entrega do sistema, foi economizado quatro horas diárias de trabalho. Com essa solução foi possível alocar esse tempo livre para outras demandas.

7 Racionalização de seleção e adaptação dos funcionários Existe alguns critérios de seleção do funcionário para ocupar cada cargo na empresa. A seleção deve ser bem criteriosa, sendo que o mesmo deve ter experiência na área para se adaptar as tarefas diárias. Facilidade no treinamento do funcionário e melhoria da eficiência para especialização das atividades Antes de um funcionário iniciar sua primeira tarefa na empresa, o mesmo passa por treinamento com supervisão. São entregues em sequência e por treinamento, os manuais de cada tarefa a ser executada. Distribuição uniforme das tarefas Gestor de equipe Gerente de projetos Analista de sistemas Desenvolvedores Testador Demanda os projetos e proporciona melhores condições de trabalho Analisa a demanda e supervisiona as tarefas Analisa as demandas e documenta(especifica) Desenvolver (executa) o que foi especificado Testa o sistema que foi desenvolvido

8 Definição de métodos e normas para execução do trabalho Existem manuais que definem passo a passo do que deve ser feito em uma tarefa. Por exemplo: Tarefas do desenvolvedor Ler a documentação Criar DER (Diagrama de Entidade e Relacionamento) de banco de dados Criar a estrutura de seleção dos dados solicitados Desenhar a maneira que será exibido para o usuário Projetar o protótipo(desenho) em telas ou impresso Desenvolver as funcionalidades Documentar o que foi desenvolvido, com um olhar técnico Entregar todo o conteúdo desenvolvido e documentação para o testador Base uniforme para salários equitativos e prêmios de produção Para cada cargo ocupado, exite uma base salarial, porém não existem prêmios de produção e isso gera um desconforto por parte dos funcionários. Sugestão: Para cada entrega que uma equipe de desenvolvimento faz, deviria ter uma análise de rentabilidade que a empresa teve com o projeto. Com isso, a equipe receberia um prêmio por ter contribuído com o crescimento. Não precisaria ser em dinheiro. Estudo da fadiga humana e Condições ambientais de trabalho A ERP Sistemas, com a intenção de evitar a fadiga de seus funcionários, fornece melhores condições trabalho. Por exemplo: Oferece os melhores equipamentos como ferramenta de trabalho;

9 Oferece momentos de descontração de comemoração dos aniversariantes do mês; Café da manhã para dias comemorativos do ano; Salas de entretenimento(jogos e cadeiras de descanso); Momentos de descontração com ginástica e alongamento. Divisão do trabalho e especialização do funcionário Os funcionários recebem treinamentos voltados a tarefas do dia a dia e especifico a sua função, com o objetivo de especialização de sua área. Além disso, a cada semestre é fornecido cursos de capacitação para atualização de conhecimento para os funcionários e assim, os mesmos não ficaram defasados. Os últimos cursos oferecidos foram: ITIL V3: Fundamentos de Gerenciamento de Serviços TI COBIT: Guia de boas práticas dirigido para Governança de Tecnologia de informação SCRUM: Metodologia ágil para Gestão e planejamento de projetos de software SQLServer: Sistema de Gerenciamento de Banco de dados relacional (SGBD) Desenho de cargos e de tarefas Cargo Gestor de equipe Tarefas - Recebe as necessidades do cliente e documenta. (Conhecido como Solicitação funcional); - Transfere a solicitação funcional para a equipe analisar e viabilizar o projeto; - Proporciona o melhor ambiente e equipamento de trabalho

10 possível para equipe que está sob sua responsabilidade. Gerente de projetos - O Analista de projetos recebe a solicitação funcional e analisa a viabilidade de entrega; - Cria uma especificação funcional, que detalha a melhor solução de sistema que foi solicitado; - Viabiliza o tempo de conclusão do projeto; - Forma a equipe de trabalho: Analista de sistema, Desenvolvedor(es) e testador(es). Analista de sistemas - Ler a especificação funcional que o analista de projetos desenvolveu; - Transforma em uma especificação técnica, detalhando os passos que o desenvolvedor deve trilhar para chegar ao objetivo da especificação funcional. Desenvolvedores - Ler a especificação funcional e técnica, estuda ambas e analisa qual tipo de plataforma deverá trabalhar. - Desenvolve o sistema conforme está sendo detalhado. Testador - Recebe o sistema para fazer os testes funcionais. - Desenvolve a documentação de teste detalhando as necessidades de melhorias ou correção, case seja necessário. Observação: Anexo 1 - Demonstrativo de fluxo Incentivos Salariais e Prêmios de Produção A partir de metas e indicativos de desempenho os funcionários têm direito ao PL (Participação de Lucros) da empresa. Premiações quando têm batimento de metas. Conceitos do Homo economicus (homem econômico)

11 O funcionário precisa ser motivado para continuar atuando em seu local de trabalho, o incentivo não pode partir apenas em recompensa salarial, como é mencionado no conceito homo economicus. Existem outros tipos de incentivos que podem ser explorados, como por exemplo o reconhecimento através de elevação de níveis de cargo é bem-vindo. O conceito do homo economicus na ERP Sistemas não se aplica em sua totalidade. Condições Ambientais de Trabalho A empresa ERP Sistemas, oferece boas condições de trabalho com computadores e softwares atualizados. Ambiente agradável, iluminação adequada, mesa e cadeiras em bom estados e ar-condicionado em bom funcionamento. Padronização Foi desenvolvido padrões de documentos, com isso, é possível visualizar uma cronologia de desenvolvimento do sistema. Documentos: Solicitação funcional: Anexo 2 Especificação funcional: Anexo 3 Especificação técnica: Anexo 4 Os notebooks não possuem a mesma configuração e por isso causa alguns transtornos. Uma sugestão é a padronização de equipamentos, porém seria necessário avaliar o custo.

12 Supervisão funcional O Analista de sistemas tem o conhecimento do desenvolvedor e testador. Ele se encaixa perfeitamente como um supervisor funcional das tarefas, sendo que, o mesmo pode analisar, orientar e exigir qualidade das tarefas empenhadas pelo desenvolvedor e testador. 3. CONCLUSÃO Podemos concluir que através dos estudos de organização de Taylor, nos tempos atuais, utilizamos os conceitos da ORT nas empresas. O conceito de planejamento e organização, o estudo do tempo e movimento, implantado na estruturação das tarefas e métodos, faz toda diferença em nossos processos de trabalho, nos trazendo eficiência e produtividade com qualidade. Apesar de Taylor ter algumas visões grotescas quando define o conceito de homo economicus e sua teoria ter tido pouca pesquisa e experimentação científica, o mesmo, conseguiu mostrar soluções para os problemas de produção nas fábricas, melhorando sua produção. Definiu padronização de trabalho com supervisão funcional. E nos tempos atuais podemos implantar suas teorias com uma dosagem de bom senso.

13 4. REFERÊNCIAS Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração, Ed Compacta, Terceira Edição, totalmente revista e atualizada - 7ª Tiragem

14 ANEXOS

15 Anexo 1

16 Anexo 2

17 Anexo 3

18 Anexo 4

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Administração Científica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração

Leia mais

Teoria da. Administração Científica. Professor: Roberto César

Teoria da. Administração Científica. Professor: Roberto César Teoria da Administração Científica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica Fayol

Leia mais

VITOR MIGUEL CARDOSO ARAÚJO _ APRL_2004 http://paginas.ispgaya.pt/~vmca Ciência de Administração - 1 ª Parte ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO No Despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram

Leia mais

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Clássica 1909 Teoria da Burocracia Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica 1932

Leia mais

Frederick Winslow Taylor ( 1856/1915) fundador da Administração Científica.

Frederick Winslow Taylor ( 1856/1915) fundador da Administração Científica. Frederick Winslow Taylor ( 1856/1915) fundador da Administração Científica. PRIMEIRO PERIODO DE TAYLOR: Corresponde àépoca da publicação de seu livro Shop Managemant (administração de Oficinas). Nesta

Leia mais

Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro

Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro Abordagem básica da Adm. Científica: Ênfase nas tarefas; Iniciada por Taylor, que teve como seguidores Gantt, Gilbreth, Ford Tentativa de aplicação dos métodos da

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 3. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 3. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica Administração Científica - Parte 3 Prof. FábioArruda 9 - Padronização - Uniformidade de métodos, processos, equipamentos, matérias-primas, visando reduzir a variabilidade

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração Introdução à Teoria Geral da Administração Marcos Azevedo " Grandes visionários são importantes; Grandes administradores são fundamentais. Tom Peters. https://sites.google.com/site/professormazevedo/ AULA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 1. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 1. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica Administração Científica - Parte 1 Prof. FábioArruda As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam às consequências geradas pela Revolução Industrial

Leia mais

Curso EFA NS - Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

Curso EFA NS - Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho Curso EFA NS - Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho 12-01-2011 1 Nasceu da Revolução Industrial. Esta revolução trouxe um novo sistema produtivo, a industrialização, onde existiam máquinas rudimentares

Leia mais

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS (Sócrates, Platão e Aristóteles) (Francis Bacon) (René Descartes) ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Principios de Produção Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Princípios de Produção O propósito de um negócio é criar um cliente. (Peter

Leia mais

Teoria Geral da Administração (TGA)

Teoria Geral da Administração (TGA) Uma empresa é uma organização social que utiliza recursos a fim de atingir tais objetivos. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é conseqüência do processo produtivo e o retorno esperado pelos

Leia mais

Frederick Taylor e a Administração Científica

Frederick Taylor e a Administração Científica Frederick Taylor e a Administração Científica PRIMEIRA FASE SEGUNDA FASE TERCEIRA FASE Ataque ao Problema dos Salários. Estudo Sistemático do Tempo. Definição de Tempos Padrão. Sistema de Administração

Leia mais

Administração Científica

Administração Científica Administração Científica Introdução Nesta aula, estudaremos a administração científica. Para isso, conheceremos suas principais características, que foram muito importantes para o desenvolvimento da teoria

Leia mais

Abordagens teóricas recentes da Administração: O sistema japonês. Prof. Dr. Jorge Caldeira

Abordagens teóricas recentes da Administração: O sistema japonês. Prof. Dr. Jorge Caldeira Abordagens teóricas recentes da Administração: O sistema japonês Prof. Dr. Jorge Caldeira Objetivos da aula - Compreender as diferenças entre os modelos tradicionais e o modelo japonês de administração;

Leia mais

Estudo de tempos e movimentos da linha de produção de uma fábrica de colchões

Estudo de tempos e movimentos da linha de produção de uma fábrica de colchões Estudo de tempos e movimentos da linha de produção de uma fábrica de Laureilton José Almeida BORGES¹; Warley Alves Coutinho CHAVES¹; Júlio César Benfenatti FERREIRA 2 ¹ Estudante de Engenharia de Produção.

Leia mais

TEORIAS ORGANIZACIONAIS: ESTUDO DE CASO SOBRE A APLICABILIDADE DOS PRESSUPOSTOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA EM UMA EMPRESA COMERCIAL

TEORIAS ORGANIZACIONAIS: ESTUDO DE CASO SOBRE A APLICABILIDADE DOS PRESSUPOSTOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA EM UMA EMPRESA COMERCIAL TEORIAS ORGANIZACIONAIS: ESTUDO DE CASO SOBRE A APLICABILIDADE DOS PRESSUPOSTOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA EM UMA EMPRESA COMERCIAL Edmara Kelly S. Cesar - RA:1314538 E-mail: edmara.santos@live.com Elaine

Leia mais

Introdução à Administração Geral 12/02/2014

Introdução à Administração Geral 12/02/2014 Introdução à Administração Unidade 04 A Abordagem Clássica da Administração Teoria Científica Teoria Clássica www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 No despontar do século XX, dois engenheiros

Leia mais

Teoria de Taylor e Mayo

Teoria de Taylor e Mayo Pág 1 Teoria de Taylor e Mayo No início sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR CLAYTON DE ALMEIDA SOUZA Pós Graduado em Desenvolvimento de Sistemas WEB (em andamento) Bacharel em

Leia mais

Organização da Produção

Organização da Produção Organização da Produção ESTUDO DE TEMPOS E MÉTODOS Jorge Muniz 2011 Estudo de Tempos e Métodos Definição É o estudo sistemático dos sistemas de trabalho Objetivos Desenvolver um sistema e método que se

Leia mais

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA Analista de Informática de Sistemas Codificar e manter aplicações e classes Executar análise, diagnóstico

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Carla Hammes Estudo de caso: Taylor faz uma pergunta ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ÊNFASE NAS TAREFAS Primeira guerra mundial (1914-18) Eficiência da operação militar americana

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 2. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 2. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica Administração Científica - Parte 2 Prof. FábioArruda 5- Incentivos Salariais e Prêmios de Produção - Taylor e seus seguidores entendiam que a remuneração baseada

Leia mais

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração (RAD 0111) Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Bibliografia da disciplina BÁSICA SOBRAL E PECI, ADMINISTRAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO, SÃO PAULO: PRENTICE

Leia mais

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

TEMPOS MODERNOS NA ATUALIDADE: ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS E A REALIDADE RESUMO

TEMPOS MODERNOS NA ATUALIDADE: ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS E A REALIDADE RESUMO 1 TEMPOS MODERNOS NA ATUALIDADE: ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS E A REALIDADE Fabiana Micheli Ribeiro (Discente do 4º ano de Administração AEMS) Angela de Souza Brasil (Docente Esp. das Faculdades Integradas

Leia mais

Rational Unified Process (RUP)

Rational Unified Process (RUP) Rational Unified Process (RUP) A Rational é bem conhecida pelo seu investimento em orientação em objetos. A empresa foi à criadora da Unified Modeling Language (UML), assim como de várias ferramentas que

Leia mais

Metodologia de Gestão de Desenvolvimento de Sistemas da UFVJM

Metodologia de Gestão de Desenvolvimento de Sistemas da UFVJM ANEXO E METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS E PROPOSTAS DE PADRONIZAÇÃO DA DTI Metodologia de Gestão de Desenvolvimento de Sistemas da UFVJM Objetivo Estabelecer uma Metodologia

Leia mais

Teoria Geral da Administração

Teoria Geral da Administração Teoria Geral da Administração Prof: Adm. Aurecley G. da Silva CHIAVANATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração 1 TGA - Teoria Geral da administração A palavra administração vem do latim

Leia mais

AULA 4 ADMINISTRAÇÃO

AULA 4 ADMINISTRAÇÃO Sistemas de Informações AULA 4 ADMINISTRAÇÃO Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com waltenomartins@hotmail.com www.waltenomartins.com.br Objetivos da unidade Apresentar as teorias da

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Carla Hammes FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Conceitos de Administração Administração Científica Teorias da Administração ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Três momentos da administração

Leia mais

Organização e Normas

Organização e Normas Organização e Normas Conteúdo Programático Histórico das organizações Precursores da Administração Estrutura das Empresas Uso dos métodos estatísticos como ferramenta analítica para os processos industriais

Leia mais

Métodos Tempos e Movimentos

Métodos Tempos e Movimentos Métodos Tempos e Movimentos O homem é a medida de todas as coisas Protágoras de Abdera (Abdera, 480 a.c. - Sicília, 420 a.c.) Assim como Sócrates, Protágoras foi acusado de ateísmo, tendo seus livros queimados

Leia mais

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR HOME OFFICE MANAGEMENT A MELHOR FORMA DE TRABALHAR www.homeoffice.com.br CONTATO Telefone: (11) 4321-2204 E-mail: contato@homeoffice.com.br /homeofficemanagement /homeofficemanagement /homeofficemanagement

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior Administração Científica Frederick Winslow Taylor (1856-1915) Primeiro Período - 1903 Segundo

Leia mais

Administração e Finanças

Administração e Finanças Evolução da Administração Administração Científica Administração e Finanças A abordagem típica da Escola da Administração Científica é a ênfase nas tarefas. Profa. Fernanda Pereira Caetano Objetivo: Busca

Leia mais

Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA

Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA Abordagem Clássica Século XX, desdobrada em duas orientações diferentes, mas que se complementam: - Administração Científica - Teoria

Leia mais

TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR

TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR MANUFATURA CELULAR E FLEXIBILIDADE PRODUTIVA TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR Prof. Kairo de Barros Guimarães Adaptado de: Prof. Ricardo Souza Siviero MARX, R. Trabalho em grupos e

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I Turma 1ADN /S ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I Turma 1ADN /S ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 1 CHIAVENATO, Idalberto, Teoria Geral da Administração. São Paulo: CAMPUS, 7ª Edição, 2004. ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO NO DESPONTAR DO SÉCULO XX, DOIS engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos

Leia mais

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL I E II Definição: conjunto de transformações tecnológicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Neoclássica Professor: Roberto César CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO Taylor Administração Científica Organização Funcional Descentralização da Autoridade Fayol

Leia mais

QUESTÕES LIVRO DIDÁTICO 1º BIM - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

QUESTÕES LIVRO DIDÁTICO 1º BIM - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO QUESTÕES LIVRO DIDÁTICO 1º BIM - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Livro 1 Unidade 1 Seção 1.1 1. A capacidade de administrar esteve presente durante a evolução humana desde há muito tempo, permeando a história

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Evolução do Pensamento Administrativo

Evolução do Pensamento Administrativo Evolução do Pensamento Administrativo Rosely Gaeta Abordagem Clássica: -Administração Científica -Teoria Clássica ou Gestão Administrativa Fontes: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto

Leia mais

ESUCRI. Análise e Projeto de Sistemas

ESUCRI. Análise e Projeto de Sistemas ESUCRI Análise e Projeto de Sistemas Prof. Edson Thizon (2005) Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Bacharelado em Ciência da Computação (UNISUL/00) Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/03)

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL Artigo: Aline de Vasconcellos Borges INTRODUÇÃO Trata dos principais pontos sobre

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Marcelle Mussalli Cordeiro {mmussalli@gmail.com} Cordeiro Reflexão O que é software?? Cordeiro 2 O que é Software? Programa Dados de configuração Dados de documentação Tudo que esteja

Leia mais

Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber

Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber Panorama histórico da ADM I Nascido na Filadélfia (EUA); Engenheiro Mecânico; Carreira na Midvale Steel Co. (de capataz a engenheiro)

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

DICIONÁRIO DA ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO - SISCOP. Data Versão Descrição Autor

DICIONÁRIO DA ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO - SISCOP. Data Versão Descrição Autor Sistema de Controle de Pedidos SISCOP Estrutura Analítica do Projeto Versão 1.0 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 31/10/2010 1.0 Desenvolvimento da EAP Estrutura Analítica do Projeto Adriano

Leia mais

20/04/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2.

20/04/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Dinâmica nas Organizações Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 2.1 2 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

www.professoravanucia.blogspot.com A importância da Indústria A Indústria é um dos três setores de atividade da economia. Os outros dois são os serviços e a agropecuária. As atividades agrícolas, o comércio

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Auditor-Fiscal do Trabalho Administração Geral e Pública. Prof. Rafael Ravazolo

Auditor-Fiscal do Trabalho Administração Geral e Pública. Prof. Rafael Ravazolo Auditor-Fiscal do Trabalho Administração Geral e Pública Prof. Rafael Ravazolo 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração

Leia mais

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016 PROVA ADMINISTRAÇÃO Nome: Data: 12/07/2016 1) O estudo sobre motivação humana nas organizações é fundamentado em Teorias Motivacionais, que explicam o desempenho das pessoas em situação de trabalho. Sobre

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 Antes de qualquer

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

G U I A D E A C E S S O A O P O R T A L C O N E C T A E A O P R O T H E U S 1 2

G U I A D E A C E S S O A O P O R T A L C O N E C T A E A O P R O T H E U S 1 2 G U I A D E A C E S S O A O P O R T A L C O N E C T A E A O P R O T H E U S 1 2 FORMAS DE ACESSO Com a entrada em operação do sistema Protheus 12 para os processos de Cadastro, Suprimentos e Financeiro,

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

1. OBJETIVO PROJETO 2. INFORMAÇÕES GERAIS DO PROJETO. SYSLOG Sistema de Logística DECLARAÇÃO DO ESCOPO. 1.1 Objetivo geral:

1. OBJETIVO PROJETO 2. INFORMAÇÕES GERAIS DO PROJETO. SYSLOG Sistema de Logística DECLARAÇÃO DO ESCOPO. 1.1 Objetivo geral: SYSLOG Sistema de Logística DECLARAÇÃO DO ESCOPO Revisão: 1 Página: 1 de 5 1. OBJETIVO PROJETO 1.1 Objetivo geral: Implantar na empresa WD Logística e distribuição LTDA. um sistema de gestão da logística

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 10 Tema:

Leia mais

Manual de Segurança e Saúde do Trabalho SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...2

Manual de Segurança e Saúde do Trabalho SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...2 00 Folha: 1de1 SUMÁRIO SUMÁRIO...1 1. APRESENTAÇÃO...2 2. RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO...3 2.1 POLÍTICA DE SEGURANÇA....3 2.2 OBJETIVOS DA SEGURANÇA...4 2.3 ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA PARA A SEGURANÇA...5 2.3.1

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software Engenharia de requisitos Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido. Tais serviços e restrições

Leia mais

Sustentabilidade. Gestão

Sustentabilidade. Gestão Inovação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Sustentabilidade Competitividade Solução Gestão Integração Capacitação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Processos, pessoas

Leia mais

Guia para implantação de um sistema ERP

Guia para implantação de um sistema ERP Guia para implantação de um sistema ERP Índice Introdução Guia de boas práticas Ter um servidor Ter uma política de acesso já definida Ter uma política de backup Ter o sistema operacional atualizado e

Leia mais

Dinâmica do Trabalho Padronizado Professora Silene Seibel, Dra.

Dinâmica do Trabalho Padronizado Professora Silene Seibel, Dra. Dinâmica do Trabalho Padronizado Professora Silene Seibel, Dra. Unidades de Trabalho Elemento de trabalho: é a menor ação de trabalho executada por uma pessoa que pode ser transferida para outra pessoa.

Leia mais

Dificuldades na implantação de Métodos Ágeis

Dificuldades na implantação de Métodos Ágeis Dificuldades na implantação de Métodos Ágeis Curso de Verão 2009 IME/USP Dairton Bassi Baseado na palestra Dificuldades na implantação de Métodos Ágeis apresentada no Encontro Ágil 2008 pelo Prof. Dr.

Leia mais

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção Prof. Valdir Tavares de Lucena »Vamos começar relembrando algumas teorias administrativas... 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Pré-história

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Sistema Mobi-Lar Engenharia de Software

Sistema Mobi-Lar Engenharia de Software INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MÓDULO V Sistema Mobi-Lar Engenharia de Software

Leia mais

AP02-ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA

AP02-ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA 1 2 1. Realizar as apresentações PROFESSOR x ALUNOS; 2. Apresentar o curso; 3. Conhecer o CALENDÁRIO ACADÊMICO; 4. Conhecer a SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO. 3 Um pouco de história O homem sempre se organizou

Leia mais

REVISÃO DA LITERATURA

REVISÃO DA LITERATURA REVISÃO DA LITERATURA REVISTA CIENTÍFICA DO INSTITUTO IDEIA ISSN 2525-5975 / RJ / Revista nº 1 ANO 6 (2017) ARTIGO PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: A REVOLUÇÃO DE TAYLOR Cláudio Filipe Lima Rapôso

Leia mais

Aula 06 Organização da Manutenção

Aula 06 Organização da Manutenção Condições Básicas: O bom funcionamento de qualquer tipo de estrutura adotada para a manutenção de uma empresa depende de alguns fatores básicos que serão determinantes para a qualidade e agilidade dos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO SISTEMAS 1. ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS

ORGANIZAÇÃO SISTEMAS 1. ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS 1. ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS ORGANIZAÇÃO As atividades de formar agrupamentos humanos, distribuir trabalho entre seus membros e equacionar a utilização dos recursos, visando o atendimento de suas

Leia mais

Teoria Científica da Administração Taylorismo. Prof. Adm. Reginaldo Marcos Martins Gestão Empresarial

Teoria Científica da Administração Taylorismo. Prof. Adm. Reginaldo Marcos Martins Gestão Empresarial Teoria Científica da Administração Taylorismo Os Grandes Homens da Administração Panorama inicial Início do século XX Ocidente ainda digere consequências da Revolução Industrial. Consumo em vertiginoso

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS 2019

GESTÃO DE PESSOAS 2019 TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS 2019 10 ANOS DE ESTUDO Katia Moreno e José Antonio Silva Amostra da Pesquisa 63 empresas participantes 32 setores representados 80% dos respondentes são diretores ou gerentes

Leia mais

Gestão de sistemas em energia:

Gestão de sistemas em energia: MESTRADO EM ENERGIA Gestão de sistemas em energia: - Planejamento da Operação - Projeto de sistemas de energia Prof. Manuel Jarufe manueljarufe@ceunes.ufes.br Disciplina: Gestão de sistemas em energia

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, p

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, p FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO Administração Científica CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. p. 51-77. A abordagem básica da Escola da

Leia mais

GUIA PRÁTICO. Produtividade de Frota. TrackMaker Rastreamento Profissional de Frota: Welerson Faria Especialista Logístico

GUIA PRÁTICO. Produtividade de Frota. TrackMaker Rastreamento Profissional de Frota: Welerson Faria Especialista Logístico TrackMaker Rastreamento Profissional de Frota: Welerson Faria Especialista Logístico 31 3643-0878 GUIA PRÁTICO Produtividade de Frota O SEU GUIA DEFINITIVO Este E-Book é destinado a empresas que têm como

Leia mais

20/3/2012. Gerenciamento Estratégico de Dados. Gerenciamento Estratégico de Dados. Gerenciamento Estratégico de Dados. Prof. Luiz A.

20/3/2012. Gerenciamento Estratégico de Dados. Gerenciamento Estratégico de Dados. Gerenciamento Estratégico de Dados. Prof. Luiz A. Prof. Luiz A. Nascimento Principais ferramentas: Banco de Dados ERP (módulo BI) ETL Data Mart Data Warehouse Data Mining Planilha Eletrônica OLAP OLAP 1 Classificação das ferramentas: Construção extração

Leia mais

Como estudar e obter nota para aprovação? Teorias da Administração II. Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina?

Como estudar e obter nota para aprovação? Teorias da Administração II. Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina? Teorias da Administração II 1ª aula satélite 19/outubro Profa Giselle Pavanelli Teorias da Administração II Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina? Como estudar e obter nota para

Leia mais

Documentação de Software

Documentação de Software ISO/IEC 12207: Documentação de Software Registra a evolução do software para que sejam criadas as bases necessárias para uma melhor utilização e manutenção do software Estima-se que de 20% a 30% de todo

Leia mais

Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP.

Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP. CONSINCO RH Uma completa solução para gestão de Recursos Humanos, desenvolvida pela Metadados e totalmente integrada ao Consinco ERP. Uma empresa são as pessoas que nela trabalham e que podem desenvolver

Leia mais

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT

Prof. Victor Dalton COMPARATIVO. PMBOK x ITIL x COBIT COMPARATIVO PMBOK x ITIL x COBIT 2019 Sumário SUMÁRIO...2 SEMELHANÇAS ENTRE PMBOK, ITIL E COBIT... 3 QUESTÕES COMENTADAS PELO PROFESSOR... 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 10 Olá pessoal! Preparei GRATUITAMENTE

Leia mais

Como escolher um BPMS que trará resultados reais para seu negócio?

Como escolher um BPMS que trará resultados reais para seu negócio? Como escolher um BPMS que trará resultados reais para seu negócio? Leandro Jesus Vice-Presidente ABPMP Brasil Associação de Profissionais de BPM Associação sem fins lucrativos voltado à prática do gerenciamento

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Grupo 1 Administração Científica Grupo 2 Teoria Clássica Aula 5 09/06/2014 A evolução do conceito de ADMINISTRAÇÃO Idade Média (fim Império Romano até fins séc. XV): - Artesanato;

Leia mais

Análise de Requisitos

Análise de Requisitos Análise de Requisitos Prof.ª: Érika A. Barrado Analisar x Projetar Análise: significa investigar, descobrir ou desvendar algo; Consiste em encontrar o conjunto de requisitos para um dado software; Definida

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 5ª Série Banco de Dados I Ciência da Computação A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio

Leia mais

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil Administração Módulo 2 Assistente Administrativo Unidade I Introdução e Influência Histórica ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA Conceito O que significa administrar? A Administração (Ciência da Administração)

Leia mais

ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO

ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO HISTÓRICO A ergonomia nasce da constatação de que o Homem não é uma máquina, pois: - ele não é um dispositivo mecânico; - ele não transforma energia como uma máquina a vapor;

Leia mais

Em seu Principles of Scientific Management, Taylor enuncia cinco princípios:

Em seu Principles of Scientific Management, Taylor enuncia cinco princípios: Introdução Introduzimos que Taylorismo é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E JUVENTUDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E JUVENTUDE ANEXO II RESUMO DAS ATRIBUIÇÕES PROFESSORES DA ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTALANOS INICIAIS E FINAIS E EJA Participar da elaboração da execução e consolidação do Projeto Político pedagógico do estabelecimento

Leia mais