ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA"

Transcrição

1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Q1. (CESPE / MPS / 2010) A racionalização do trabalho, segundo Taylor, era vista como um meio de aumentar a eficiência da produção, evitando desperdício e promovendo prosperidade entre patrões e empregados, sendo esses os primados da administração científica....de acordo com o visto na parte teórica. Tenha atenção aos quesitos EFICIÊNCIA, RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO, PROSPERIDADE. A assertiva está certa. Q2. (CESPE / TCU / 2008) A abordagem proposta por Taylor defendia que fossem priorizados na administração o empirismo e a prática, dando ênfase, desse modo, ao pragmatismo da ponta da linha e ao conhecimento já existente nos trabalhadores. Taylor defendia a priorização de métodos cientificamente comprovados com vistas ao incremento da produtividade do operário, em detrimento do empirismo, da improvisação e de um conhecimento prévio dos trabalhadores. Q3. (CESPE / TRE MS / 2013) Uma organização que se estruture de modo a privilegiar a ênfase nas tarefas, na descrição clara dos processos, na previsibilidade, na premiação de empregados mediante remuneração variável, sem atentar muito para aspectos de autorrealização dos colaboradores, de meritocracia ou características do ambiente, alinhase aos princípios da teoria da administração denominada: a) Relações humanas. b) Contingencial. c) Burocrática. d) Sistêmica. e) Administração Científica. Trata-se, como vimos, da Administração Científica. Resposta: E.

2 Q4. (CESPE / TRT 17ª Região / 2009) Segundo Taylor, o trabalho de cada operário é planejado pela direção. Para Taylor, o método mais eficiente de trabalho, baseado em métodos racionais científicos, é determinado pela gerência, haja vista o operário não ter a capacidade analítica científica de seu trabalho. Assim: Gerência planejamento + supervisão Operário execução A assertiva está certa. Q5. (CESPE / ABIN / 2010) De acordo com a abordagem taylorista, a análise de cargos está intimamente relacionada à produtividade do trabalhador, que é medida exclusivamente em termos quantitativos. Preliminarmente, cabe distinguir desenho e análise de cargo: DESENHO DE CARGO Relação de suas atribuições, responsabilidades, as atividades a serem desempenhadas. Preocupação com aspectos intrínsecos do cargo. ANÁLISE DE CARGO Identificação dos requisitos (competências) que o ocupante deve possuir para bem desempenhar o cargo, bem como as condições de exercício. A análise é feita a partir do desenho, e lida com aspectos extrínsecos do cargo. Para Taylor, a análise de cargo dá-se com vistas a incrementar a produtividade do trabalhador. Essa produtividade é medida em termos do estudo de tempos e movimentos: tempo médio (padrão) para a execução de uma tarefa; taxa de minimização da fadiga do trabalhador. A assertiva está correta. Q6. (CESPE / TRT 17ª Região / 2013) O movimento da administração científica originado com as experiências de Frederick W. Taylor e Henri Fayol objetivou proporcionar fundamentação científica às atividades administrativas, substituindo a especialização e o profissionalismo.

3 Há dois erros na assertiva: A Administração Científica não contempla as experiências e as iniciativas de Henry Fayol. À Fayol, associa-se a Teoria Clássica; A Administração Científica objetiva substituir a improvisação e o empirismo pela especialização, profissionalismo e por ações embasadas em métodos científicos. Q7. (CESPE / SUFRAMA / 2014) A premissa da administração científica de que a melhoria da eficiência do trabalhador provoca melhoria em toda a organização baseou-se no modelo de eficiência industrial apresentado por Taylor, que foi, por sua vez, influenciado cientificamente pelo modelo termodinâmico de eficiência de uma máquina térmica proposto por Carnot. Não cabem aqui digressões mais aprofundadas no âmbito da termodinâmica. Basta sabermos que Carnot pesquisou o modo de tornar mais eficiente o rendimento de uma máquina térmica. Nesse sentido, Taylor inspira-se também no conceito da termodinâmica de N. Carnot, do qual retirou sua principal ideia da eficiência industrial com base na individualização da produtividade de cada trabalhador (BAUER, 2008). No mesmo sentido, pronuncia-se Chiavenato (2004): O modelo científico inspirador do taylorismo foi a termodinâmica de N. Carnot, de onde Taylor extraiu a ideia da maximização da eficiência industrial com base na maximização da eficiência de cada uma das tarefas elementares: a melhoria da eficiência de cada operário conduz à melhoria em toda a empresa (CHIAVENATO, 2004). A questão está certa. Q8. (CESPE / ICMBIO / 2014) O fundador da Ford Motor Co., Henry Ford, introduziu o sistema de produção em massa por meio da padronização de máquinas e equipamentos, da mão de obra e das matérias primas e, consequentemente, dos produtos. A fim de atingir esses objetivos, Ford adotou os seguintes três princípios básicos: princípio do controle, princípio de economicidade e o princípio de produtividade.

4 A questão está errada, conforme vimos na parte teórica. Apenas para facilitar a memorização: as iniciais dos princípios de Ford formam a palavra Pie, que significa torta, na língua inglesa. Q9. (CESPE / TCE RO / 2013) As ideias e princípios propostos por Winslow Taylor, que liderou o movimento da administração científica, não são empregados atualmente, devido à evolução das relações de trabalho, aos avanços tecnológicos e aos novos modelos de gestão. Sobre a permanêcia da aplicabilidade da ótica taylorista, vejamos o seguinte excerto da obra de Chiavenato (2004): Salienta Drucker que hoje em dia é moda menosprezar Taylor [...], mas ele foi o primeiro homem que [...] não aceitou o trabalho como favas contadas, mas o examinou e o estudou a fundo. A maneira como abordou o trabalho continua sendo a fundação básica. [Taylor] partiu de objetivos sociais, e não da engenharia ou do lucro. O que inspirou Taylor foi o desejo de libertar o trabalhador do encargo d trabalho excessivo e romper a Lei de Ferro dos Salários [...] que condenava o trabalhador à insegurança econômica e a resignar-se com a miséria. A esperança de Taylor [...] era tornar possível ao trabalhador uma vida digna por meio de uma produtividade maior do seu trabalho. Por outro lado, na França, Fayol tentou uma estrutura de organização e desenvolveu a primeira abordagem racional de organização de empresa. É a partir do trabalho desses dois engenheiros que se iniciou a moda da Administração, isto é, o boom administrativo após a Primeira Guerra Mundial. E, no decorrer de todo o complexo emaranhado histórico das teorias administrativas, a abordagem clássica nunca foi totalmente removida. E ressurge ampliada, revista e melhorada com a Teoria Neoclássica, tão amplamente conhecida em nossas instituições [...] (CHIAVENATO, 2004). Dessa forma, a questão está errada.

5 TEORIA CLÁSSICA Q10. (CESPE / TJ AL / 2012) Como proposto por Henry Fayol, o princípio geral da administração que estabelece a necessidade de especialização de empregados, desde a alta hierarquia até os trabalhadores operários, como forma de aprimorar a eficiência da produção e, consequentemente, aumentar a produtividade, é o princípio da: a) ordem. b) equidade. c) divisão do trabalho. d) unidade de comando. e) disciplina. Como vimos, o enunciado faz referência ao princípio administrativo da disciplina, assim concebido por Fayol. Resposta: C. Q11. (CESPE / EBC / 2011) Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, hierarquia e unidade de comando e de direção são consideradas características da teoria de Taylor. Tais características são inerentes à Teoria Clássica, de Fayol. Q12. (CESPE / TCE PA / 2016) Dar tratamento com benevolência e justiça às pessoas, sem dispensar a energia e o rigor necessários, é uma tendência difundida desde a escola clássica de Fayol. Equidade = o tratamento humano na organização deve ser isonômico e justo, reconhecendo-se o direito de cada um. Tratam-se as pessoas com benevolência e justica, não excluindo a energia e o rigor quando necessários. A assertiva está certa.

6 Q13. (CESPE / BACEN / 2013) De acordo com os princípios gerais da administração de Fayol, o administrador de uma organização logística deve utilizar a estrutura matricial, com gerentes funcionais e gerentes de projeto, para conduzir adequadamente as equipes e conseguir entregar, no devido prazo, os diversos produtos e serviços que estão sob a responsabilidade da organização. Unidade de comando = cada colaborador deve receber ordens de (e se reportar a) apenas um superior, evitando, assim, conflitos.o direito de cada um. Q14. (CESPE / TCE PA / 2016) O princípio da divisão do trabalho, estabelecido pela escola clássica, consiste na criação de uma unidade de comando e uma unidade de direção para cada equipe de trabalho. Veja a diferença entre os princípios: Divisão do trabalho = especialização dos funcionários, desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, favorecendo a eficiência da produção e aumentando a produtividade. Unidade de comando = cada colaborador deve receber ordens de (e se reportar a apenas um superior, evitando, assim, conflitos. Unidade de direção = determinado conjunto de operações que visem a um objetivo específico deve receber uma única direção (fonte de poder) e um único plano; A assertiva está errada. Q15. (CESPE / TCE SC / 2016) Tanto na teoria clássica quanto na administração científica, a análise da estrutura organizacional é realizada da direção para a execução (de cima para baixo) e da síntese para a própria análise (do todo para as partes). Administração Científica: das partes para o todo, da base para o topo; Teoria Clássica: do todo para as partes, do topo para a base. TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

7 Q16. (ESAF / EPPGG / 2000) A Teoria Clássica da Administração deu ênfase à organização formal enquanto que a Teoria de Relações Humanas introduziu o conceito de organização informal. Assinale a opção que caracteriza corretamente tanto a organização formal quanto a informal. a) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho definida por equipe, com pessoal multiespecializado, normas claras e hierarquia de autoridade bem definida. Já a organização informal acentua os elementos racionais e planejados do comportamento da organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da liderança e da comunicação. b) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal especializado, normas e pronunciada hierarquia de autoridade. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento da organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da liderança e da comunicação. c) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal multiespecializado, normas e pronunciada hierarquia de autoridade. Já a organização informal acentua os elementos racionais e planejados do comportamento da organização, estuda as relações hierárquicas de autoridade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação. d) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal especializado, normas flexíveis e autoridade fluida. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento da organização, estuda as relações hierárquicas, as unidades formais dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação. e) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho em equipe, com pessoal especializado, norma claras e hierarquia de autoridade fluida. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento na organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação de cima para baixo. Vejamos os comentários referentes às alternativas: a) A organização informal não acentua os elementos racionais e planejados do comportamento da organização. A organização informal está ligada aos aspectos espontâneos do comportamento humano. A alternativa está errada. b) Esta alternativa apresenta sem equívocos as características de organização formal e informal, estando, assim, correta.

8 c) O erro desta assertiva é, basicamente, o mesmo do apresentado na alternativa a: a organização informal não acentua os elementos racionais e planejados do comportamento da organização. Alternativa incorreta. d) Não se deve associar normas flexíveis e autoridade fluida à organização formal, da mesma forma que as organizações informais não se relacionam com relações hierárquicas, ou com as unidades formais dos trabalhadores e a importância da chefia. A alternativa está errada. e) Não se deve associar autoridade fluida à organização formal, da mesma forma que as organizações informais não se relacionam com o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação de cima para baixo. A alternativa está errada. Resposta: B. Q17. (FUNIVERSA / Mtur / 2010) Assinale a alternativa que apresenta uma das diferenças entre as teorias clássicas e a das relações humanas: a) A estrutura da teoria das relações humanas era mecanicista e impessoal. b) O comportamento da organização, segundo as teorias clássicas, era produto de sentimentos e atitudes. c) O foco estudado nas teorias clássicas foi o trabalho e as necessidades econômicas dos trabalhadores. d) A ênfase na segurança pessoal e nas necessidades sociais dos trabalhadores para o alcance das metas organizacionais foi analisada nas teorias clássicas da administração. e) Empregados felizes, qua buscavam produzir mais, foram resultados obtidos nas teorias clássicas da administração. Seguem os comentários das alternativas: a) A estrutura da Teoria das Relações Humanas era emocional e pessoal. A alternativa está errada. b) A questão refere-se à Teoria das Relações Humanas, e não às teorias clássicas. A afirmativa está incorreta. c) Exatamente isso. Nas teorias clássicas, enxergava-se a recompensa financeira como motivador, bem como a visão do homem era a de um indivíduo racional e preocupado com sua riqueza pessoal (homo economicus). A alternativa está correta. d) As necessidades sociais somente foram abordadas, de forma pioneira, na Teoria das Relações Humanas. A assertiva está errada.

9 e) A assertiva refere-se à Teoria das Relações Humanas, e não às teorias clássicas. Está, assim, errada. Resposta: C Q18. (CESPE / TJ RO / 2012) Com base nas concepções elaboradas pela Escola de Relações Humanas, assinale a opção correta. a) A estrutura formal da empresa consiste no foco de análise do comportamento humano nas organizações. b) A liderança informal, bem como suas implicações, não é um elemento que influencia o comportamento das pessoas no ambiente organizacional. c) O homem é um ser condicionado ao sistema social e às demandas de ordem biológica. d) Os papéis organizacionais não devem ser explícitos, a fim de não se acentuar as diferenças hierárquicas. e) A organização é apenas a responsável por estruturar a empresa, não formando um sistema social. Vejamos os comentários às alternativas: a e b) o foco de análise da Escola de Relações Humanas (e um de seus achados principais) é a existência e o papel desempenhado pela organização informal, bem como pelas lideranças a ela inerentes. As alternativas estão erradas; c) de acordo com os preceitos da Escola de Relações Humanas, o comportamento do indivíduo é condicionado não só por sua carga genética, mas também por sua personalidade e pelo sistema social no qual está inserido. A alternativa está correta; d) para a Escola de Relações Humanas, os papéis organizacionais devem ser explícitos, de modo a evitar a incompreensão no que concerne à distribuição de responsabilidade. Isso evita a duplicidade ou a omissão na execução de tarefas, bem como o conflito e a ansiedade dos colaboradores. A aternativa está errada. e) sistema social pode ser definido como um conjunto potencial de relações entre indivíduos, que se dá em determinado contexto. Logicamente, uma organização é um sistema social típico, com as relações dando-se tanto pelas vias hierárquicas (organização formal) quanto por vias alternativas (organização informal). A alternativa está errada. Resposta: C.

10 TEORIA DA BUROCRACIA Q19. (CESPE / Banco da Amazônia / 2012) A abordagem estruturalista destaca-se por enfatizar as pessoas nas organizações, bem como os aspectos informais do trabalho. A ênfase às pessoas e à organização informal é inerente à Escola de Relações Humanas. A abordagem estruturalista tem por foco precípuo a própria estrutura organizacional. A assertiva está errada. Q20. (CESPE / SUFRAMA / 2014) O modelo burocrático de organização, em que predominam as rotinas e procedimentos estabelecidos nos cargos, constitui referencial de gestão em que as pessoas fazem o que lhes é imposto e não o que preferem. A burocracia é uma organização que estabelece os cargos segundo o princípio hierárquico. A burocracia é uma organização que fixa regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo. Isto significa que para que o desempenho de um cargo seja racional é necessária uma preparação especializada de seu ocupante (CHIAVENATO, 2004). A questão está certa. TEORIA ESTRUTURALISTA Q18. (CESPE / MTE / 2008) A teoria estruturalista contempla uma abordagem múltipla, envolvendo tanto a organização formal como a organização informal....apenas para reforçar o exposto na parte teórica. A assertiva está certa. Q19. (CESPE / INPI / 2013) A teoria estruturalista das organizações constituiu-se a partir do aprofundamento dos aspectos formais da Escola Clássica, da teoria burocrática de Max Weber e da negação das contribuições da Escola das Relações Humanas.

11 A teoria estruturalista não nega contribuições da Escola das Relações Humanas. Traz uma abordagem múltipla, abarcando, além da teoria da burocracia, as teorias da abordagem clássica e a de relações humanas, além de aspectos interorganizacionais. Para Chiavenato (2004), a Teoria Estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação da Teoria das Relações Humanas, apresentando uma visão crítica da organização formal. Q20. (CESPE / FUNPRESP EXE / 2016) A teoria estruturalista, voltada ao estudo das organizações formais, surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático. Segundo Chiavenato (2004), com o aparecimento, crescimento e proliferação das burocracias, a teoria administrativa - até então introspectiva e voltada apenas para os fenômenos internos da organização - ganhou uma nova dimensão por meio da abordagem estruturalista: além do enfoque intraorganizacional, surgiu o enfoque Interorganizacional. A questão está certa.

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01 1. (CESPE / ICMBIO / 2014) De acordo com Henri Fayol, planejamento, preparo, controle e execução são as funções universais da administração. 2. (CESPE / ICMBIO / 2014)

Leia mais

Administração Geral. - Aula 01. Prof. Renato Fenili

Administração Geral. - Aula 01. Prof. Renato Fenili Administração Geral - Aula 01 Prof. Renato Fenili 5. Material de estudo Administração Geral e Pública Edital Foco em Gestão de Pessoas Foco em Políticas Públicas MPU TCU, SEAP DF, TCDF Foco balanceado

Leia mais

Administração Geral. - Aula 02. Prof. Renato Fenili

Administração Geral. - Aula 02. Prof. Renato Fenili Administração Geral - Aula 02 Prof. Renato Fenili As Funções Administrativas Funções Administrativas Planejamento Organização Direção Controle P O D C PODC ou PODCC? PLANEJAR Definir missão, visão de

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Clássica 1909 Teoria da Burocracia Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica 1932

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Auditor-Fiscal do Trabalho Administração Geral e Pública. Prof. Rafael Ravazolo

Auditor-Fiscal do Trabalho Administração Geral e Pública. Prof. Rafael Ravazolo Auditor-Fiscal do Trabalho Administração Geral e Pública Prof. Rafael Ravazolo 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Teoria Geral da Administração 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção Prof. Valdir Tavares de Lucena »Vamos começar relembrando algumas teorias administrativas... 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Pré-história

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Principios de Produção Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Princípios de Produção O propósito de um negócio é criar um cliente. (Peter

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria clássica da Administração Período 2008 2016 1) FGV Analista Legislativo (SEN)-2008 Frederick M. Taylor concluiu que os executores de tarefas não tinham experiência

Leia mais

Teoria da. Administração Científica. Professor: Roberto César

Teoria da. Administração Científica. Professor: Roberto César Teoria da Administração Científica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica Fayol

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 1. (FCC / TRF 5ª Região / 2012) A teoria administrativa que se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional

Leia mais

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2

Aula 2. Professor Douglas Pereira da Silva. dps aula 2 Aula 2 Fundamentos Fecaf Professor Douglas Pereira da Silva 1 Há 1300 a.c. no Egito antigo já existia a necessidade de planejar, dirigir e controlar milhares de trabalhadores na construção de monumentais

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Administração Científica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Administração Científica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

MPU. Prof. Rafael Ravazolo

MPU. Prof. Rafael Ravazolo MPU Prof. Rafael Ravazolo 1 Noções de administração. 1.1 Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. 1.2 Evolução da administração pública no Brasil após 1930. 1.2.1 Reformas administrativas.

Leia mais

Afundamentos da Administração

Afundamentos da Administração Afundamentos da Administração aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Fayol em uma de suas contribuições para o estudo da Administração define o chamado processo administrativo, com o desempenho de

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Ênfase nas Tarefas e Estrutura Organizacional Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior Administração Científica Frederick Winslow Taylor (1856-1915) Primeiro Período - 1903 Segundo

Leia mais

Polícia Federal Agente e Escrivão Noções de Administração

Polícia Federal Agente e Escrivão Noções de Administração Polícia Federal Agente e Escrivão Noções de Administração Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. Evolução da administração pública no Brasil após 1930. o Reformas administrativas.

Leia mais

Teorias Organizacionais (ou Administrativas)

Teorias Organizacionais (ou Administrativas) Teorias Organizacionais (ou Administrativas) Uma definição do conceito de organização que reúne suas principais características é apresentada por Lacombe e Heilborn (2003): Organização = agrupamento de

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Grupo 1 Administração Científica Grupo 2 Teoria Clássica Aula 5 09/06/2014 A evolução do conceito de ADMINISTRAÇÃO Idade Média (fim Império Romano até fins séc. XV): - Artesanato;

Leia mais

Material Para Avaliação. Tópicos em Administração º Bimestre

Material Para Avaliação. Tópicos em Administração º Bimestre Material Para Avaliação Tópicos em Administração 2018.1 1º Bimestre Recursos: humanos, financeiros, materiais, energéticos e informacionais. Equilibra objetivos conflitantes. Determina a eficiência e a

Leia mais

Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber

Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber Panorama histórico da administração, parte I Taylor, ford, fayol, weber Panorama histórico da ADM I Nascido na Filadélfia (EUA); Engenheiro Mecânico; Carreira na Midvale Steel Co. (de capataz a engenheiro)

Leia mais

Administração Científica

Administração Científica Administração Científica Introdução Nesta aula, estudaremos a administração científica. Para isso, conheceremos suas principais características, que foram muito importantes para o desenvolvimento da teoria

Leia mais

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira . Administração e Empreendedorismo Evolução histórica da Administração Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira 1 Temas abordados Aula 1 e 2: Conceito de administração Eficiência e eficácia As funções

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração Introdução à Teoria Geral da Administração Marcos Azevedo " Grandes visionários são importantes; Grandes administradores são fundamentais. Tom Peters. https://sites.google.com/site/professormazevedo/ AULA

Leia mais

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016 PROVA ADMINISTRAÇÃO Nome: Data: 12/07/2016 1) O estudo sobre motivação humana nas organizações é fundamentado em Teorias Motivacionais, que explicam o desempenho das pessoas em situação de trabalho. Sobre

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 3. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 3. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica Administração Científica - Parte 3 Prof. FábioArruda 9 - Padronização - Uniformidade de métodos, processos, equipamentos, matérias-primas, visando reduzir a variabilidade

Leia mais

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos.

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos. SIMULADO AULA 04 1. (FGV / IBGE / 2016) A estrutura organizacional espelha a criação e a construção de uma arquitetura que propõe o entendimento dos sistemas e dos processos básicos que guiam a organização.

Leia mais

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa Teorias das Organizações 1 Prof. Doutora Maria José Sousa 2 Abordagem Clássica Administração Científica Referência: Frederick Taylor (1903) Elemento Nuclear: A tarefa Termos mais utilizados Organização

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA. Administração Geral

ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA. Administração Geral ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA Administração Geral Teoria Geral da Administração AS SETE ABORDAGENS DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO: 1º) Abordagem CLÁSSICA da administração, a qual se desdobra na administração

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

AULA 4 ADMINISTRAÇÃO

AULA 4 ADMINISTRAÇÃO Sistemas de Informações AULA 4 ADMINISTRAÇÃO Prof. Walteno Martins Parreira Jr waltenomartins@yahoo.com waltenomartins@hotmail.com www.waltenomartins.com.br Objetivos da unidade Apresentar as teorias da

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Da Escola Clássica à Produção Enxuta

Da Escola Clássica à Produção Enxuta Da Escola Clássica à Produção Enxuta Aula 4 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Evolução do Pensamento Administrativo Administração Científica Taylor Fordismo Sloan Processo Administrativo Fayol Evolução Produção Enxuta

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 1. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica. Administração Científica - Parte 1. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica Administração Científica - Parte 1 Prof. FábioArruda As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam às consequências geradas pela Revolução Industrial

Leia mais

TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR

TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR MANUFATURA CELULAR E FLEXIBILIDADE PRODUTIVA TRABALHO EM GRUPOS E PRODUTIVIDADE NO ARRANJO CELULAR Prof. Kairo de Barros Guimarães Adaptado de: Prof. Ricardo Souza Siviero MARX, R. Trabalho em grupos e

Leia mais

Como estudar e obter nota para aprovação? Teorias da Administração II. Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina?

Como estudar e obter nota para aprovação? Teorias da Administração II. Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina? Teorias da Administração II 1ª aula satélite 19/outubro Profa Giselle Pavanelli Teorias da Administração II Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina? Como estudar e obter nota para

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

GESTÃO DE PROCESSOS. Zaida Cristiane dos Reis

GESTÃO DE PROCESSOS. Zaida Cristiane dos Reis Zaida Cristiane dos Reis 2 SUMÁRIO GESTÃO DE PROCESSOS 5 Conceitos introdutórios de Processos: definições, tipos, hierarquia e Layout dos processos 6 Tipos e hierarquia 7 VISÕES TEÓRICAS E ATUAÇÕES DOS

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 IDÉIAS BÁSICAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 2 Antecedentes Históricos da Administração Influência dos filósofos: Sócrates- tratou do princípio da universalidade da administração. Platão- tratou do princípio

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Introdução à Gestão Teorias Organizacionais Agenda:

Introdução à Gestão Teorias Organizacionais Agenda: Introdução à Gestão Teorias Organizacionais Agenda: A abordagem clássica das organizações: A Gestão Científica do Trabalho Taylor A Teoria Geral da Administração - Fayol A Teoria burocrática - Max Weber

Leia mais

Organização e Normas

Organização e Normas Organização e Normas Conteúdo Programático Histórico das organizações Precursores da Administração Estrutura das Empresas Uso dos métodos estatísticos como ferramenta analítica para os processos industriais

Leia mais

Modelos Contemporâneos de Organização

Modelos Contemporâneos de Organização Modelos Contemporâneos de Organização Metáforas segundo Morgan: Organizações vistas como Máquinas e como Organismos Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira As Organizações vistas como Máquinas As

Leia mais

ROTEIRO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO EXERCÍCIOS FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

ROTEIRO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO EXERCÍCIOS FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA FILIPE S. MARTINS ROTEIRO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA HENRY FORD E A LINHA DE MONTAGEM HENRI FAYOL E A ESCOLA DO PROCESSO

Leia mais

Curso EFA NS - Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

Curso EFA NS - Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho Curso EFA NS - Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho 12-01-2011 1 Nasceu da Revolução Industrial. Esta revolução trouxe um novo sistema produtivo, a industrialização, onde existiam máquinas rudimentares

Leia mais

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 01- A evolução da formação do pensamento administrativo desenvolve o conhecimento a partir do estudo das abordagens e teorias correspondentes as diferentes concepções. As

Leia mais

VITOR MIGUEL CARDOSO ARAÚJO _ APRL_2004 http://paginas.ispgaya.pt/~vmca Ciência de Administração - 1 ª Parte ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO No Despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram

Leia mais

Teoria Geral da Administração

Teoria Geral da Administração Teoria Geral da Administração Prof: Adm. Aurecley G. da Silva CHIAVANATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração 1 TGA - Teoria Geral da administração A palavra administração vem do latim

Leia mais

24/11/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Teoria da Burocracia

24/11/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Teoria da Burocracia Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Administração Científica Clássica 1909 Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica

Leia mais

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo OS&E ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo Organização Informal: - Surge naturalmente, em função

Leia mais

4. Teorias da Administração

4. Teorias da Administração 4. Teorias da Administração Teorias da Administração Teorias Mecanicista- Burocrática/Clássica Teorias Gerenciais/Neoclássica TQM- Modelo japonês - Contingenciamento Teorias da Administração ANO TEORIA

Leia mais

Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA

Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA Abordagem Clássica da Administração DOUTORANDA RAFAELA CAROLINA DA SILVA Abordagem Clássica Século XX, desdobrada em duas orientações diferentes, mas que se complementam: - Administração Científica - Teoria

Leia mais

AP05 A ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS

AP05 A ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS 1 2 Conhecer a Escola de Relações Humanas iniciada com as ideias de ELTON MAYO e a Teoria da Burocracia, de MAX WEBER. 3 SUMÁRIO 1. A ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS 2. A TEORIA DA BUROCRACIA 4 RECAPTULANDO...

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria burocrática. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria burocrática. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria burocrática Professor: Roberto César BUROCRACIA No início do século XX, MAX WEBER, um sociólogo alemão, publicou uma bibliografia a respeito das grandes organizações

Leia mais

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO um desafio para a gestão na atualidade Duas diferentes visões podem ser utilizadas para explicar a realidade. A primeira define que o mundo é composto por coisas,

Leia mais

Aula 02 Concepções Administrativas e a Enfermagem. Aula 02 Aula 02 Concepções Administrativas e a Enfermagem

Aula 02 Concepções Administrativas e a Enfermagem. Aula 02 Aula 02 Concepções Administrativas e a Enfermagem 1 CONCEPÇÕES ADMINISTRATIVAS E A ENFERMAGEM INTRODUÇÃO Aula 02 Concepções Administrativas e a Enfermagem Todas as organizações possuem recursos não-humanos (físicos, materiais, financeiros, tecnológicos,

Leia mais

Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos

Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos Três modelos gerenciais básicos e suas respectivas fontes de legitimação nas organizações. Fundamentos da Administração Origens históricas do Patrimonialismo

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EPA. Prof. Me. Wesley Vieira Borges

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EPA. Prof. Me. Wesley Vieira Borges EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EPA 2016 Prof. Me. Wesley Vieira Borges MINI CURRÍCULO Mestre em Ciências Sociais e Humanidades - UEG - (2013). Especialista em Docência Universitária PUC GO, (2005).

Leia mais

Frederick Taylor e a Administração Científica

Frederick Taylor e a Administração Científica Frederick Taylor e a Administração Científica PRIMEIRA FASE SEGUNDA FASE TERCEIRA FASE Ataque ao Problema dos Salários. Estudo Sistemático do Tempo. Definição de Tempos Padrão. Sistema de Administração

Leia mais

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA. Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA. Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo Na ENFERMAGEM, o enfermeiro incorpora, em sua formação profissional, o saber de várias

Leia mais

Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro

Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro Prof. Adm. Esp. Rodrigo Leão Brasileiro Abordagem básica da Adm. Científica: Ênfase nas tarefas; Iniciada por Taylor, que teve como seguidores Gantt, Gilbreth, Ford Tentativa de aplicação dos métodos da

Leia mais

Teoria Geral da Administração

Teoria Geral da Administração Teoria Geral da Administração Tópicos de discussão Conceitos Administração, gestão, gerência Eficiência, eficácia Organizações Teorias da Administração Escolas e teorias administrativas Trabalho e sociedade

Leia mais

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO TEORIAS DA. Modelos de Gestão

Evolução da Disciplina. Modelo de Gestão CONTEXTUALIZAÇÃO TEORIAS DA. Modelos de Gestão Evolução da Disciplina Modelos de Gestão Aula 1: Principais Modelos das Teorias da Administração Aula 2: Origem, Evolução, Classificação e Tipologia das Organizações Aula 3: Termos comuns às Organizações;

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARÁ Seleção de Estagiários do curso de Administração Prova: 28/04/2019 QUESTÕES OBJETIVAS

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARÁ Seleção de Estagiários do curso de Administração Prova: 28/04/2019 QUESTÕES OBJETIVAS JUSTIÇA FEDERAL Seleção de Estagiários do curso de Administração Prova: 28/04/2019 QUESTÕES OBJETIVAS I Nas questões de 01 a 13 assinale a alternativa CORRETA: 1. Acerca das Teorias da Administração: a)

Leia mais

www.professoravanucia.blogspot.com A importância da Indústria A Indústria é um dos três setores de atividade da economia. Os outros dois são os serviços e a agropecuária. As atividades agrícolas, o comércio

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 A empresa é uma organização. O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações. Organizações são constituídas de: Pessoas Recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, recursos financeiros,

Leia mais

Os estudos de Taylor

Os estudos de Taylor Teoria Científica Taylorismo Os estudos de Taylor Os estudos de Taylor se dividem em duas fases marcantes: Fase 1, do livro Administração de oficinas. 1903. Trata de técnicas de racionalização do trabalho

Leia mais

Questão de Prova. e) nenhuma teoria administrativa pode ser aplicada à gestão pública, que

Questão de Prova. e) nenhuma teoria administrativa pode ser aplicada à gestão pública, que CD 2013 Aula 2 Histórico 1903 Administração Científica 1909 Teoria da Burocracia 1916 Teoria Clássica da Administração 1932 Teoria das Relações Humanas 1947 Teoria Estruturalista 1951 Teoria dos Sistemas

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Sumário. Agradecimentos Apresentação

Sumário. Agradecimentos Apresentação Sumário Agradecimentos Apresentação Capítulo 1 Teorias administrativas 1 Abordagem clássica 2 As funções básicas da empresa 3 Processo organizacional 4 Teoria Neoclássica 4.1 Planejamento 4.2 Organização

Leia mais

Aula 00. Administração Pública. Administração Pública Planejamento Professor: Marcelo Camacho. Prof.

Aula 00. Administração Pública. Administração Pública Planejamento Professor: Marcelo Camacho.  Prof. Aula 00 Administração Pública Planejamento Professor: Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Olá, pessoal! Estou aqui para estudar com vocês o conteúdo de ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil Administração Módulo 2 Assistente Administrativo Unidade I Introdução e Influência Histórica ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA Conceito O que significa administrar? A Administração (Ciência da Administração)

Leia mais

EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO

EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO Análise contemporânea Dr. Margarete Boteon Cepea/Esalq maboteon@esalq.usp.br As Principais Teorias da Administração: Anos: Teorias: 1903 Administração

Leia mais

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Conteúdo do edital 1 Noções de administração. 1.1 Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. 1.2 Evolução da administração

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Carla Hammes Estudo de caso: Taylor faz uma pergunta ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ÊNFASE NAS TAREFAS Primeira guerra mundial (1914-18) Eficiência da operação militar americana

Leia mais

Administração e suas perspectivas. Doutoranda Rafaela Carolina da Silva

Administração e suas perspectivas. Doutoranda Rafaela Carolina da Silva Administração e suas perspectivas Doutoranda Rafaela Carolina da Silva Trajetória da Administração Mudança de paradigmas Eras da sociedade e as tentativas de planejamento para guiar os esforços dos trabalhadores.

Leia mais

Disciplina: Tópicos Especiais em Administração 1. Tema: As organizações vistas como máquinas. Professor: Elizeu Rodrigues Colhado

Disciplina: Tópicos Especiais em Administração 1. Tema: As organizações vistas como máquinas. Professor: Elizeu Rodrigues Colhado Disciplina: Tópicos Especiais em Administração 1 Tema: As organizações vistas como máquinas Professor: Elizeu Rodrigues Colhado zazeucol@hotmail.com Oliveira, 02/09/2016 As organizações vistas como máquinas

Leia mais

27/02/2012. Administração I

27/02/2012. Administração I Prof. Paulo Cesar C. Rodrigues E mail / MSN: prdr30@terra.com.br Administração I Página 2 de 44 Processo Administrativo Planejamento Inclui definir metas, estabelecer a estratégia e desenvolver planos

Leia mais

27/04/2018 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO. Pensament o Sistêmico. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista

27/04/2018 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO. Pensament o Sistêmico. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO um desafio para a gestão na atualidade Duas diferentes visões podem ser utilizadas para explicar a realidade. A primeira define que o mundo é composto por coisas,

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Estrutura Organizacional dos Serviços de Enfermagem e Gerenciamento do Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos A administração e a enfermagem Administrar: é o processo

Leia mais

ADM Administração para Engenharia. Prof. Henrique

ADM Administração para Engenharia. Prof. Henrique ADM29008 Administração para Engenharia Prof. Henrique Roteiro Introdução Abordagem Clássica (Teorias Clássica e Científica) Teoria Comportamental (Relações Humanas) Hierarquia de Necessidades (Maslow)

Leia mais

Administração Geral. - Aula 02. Prof. Renato Fenili

Administração Geral. - Aula 02. Prof. Renato Fenili Administração Geral - Aula 02 Prof. Renato Fenili Aula Conteúdo 02 Teorias Administrativas (da Abordagem Clássica à Teoria Contingencial) PARTE 2 As Teorias Administrativas (Organizacionais) TEORIA ÊNFASE

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA

Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA Os desdobramentos da Abordagem Estruturalista Teoria da Burocracia Ênfase na Estrutura Abordagem Estruturalista Teoria Estruturalista Ênfase na Estrutura,

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso:

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso: PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Docente: JORGE DOVHEPOLY Telefones: (043) 9108-1444 / 3424-5222 E-mail: jdovhepoly45@gmail.com ; jorgeg.dovhepoly@uol.com.br Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos

Organização, Sistemas e Métodos Organização, Sistemas e Métodos Professor Bruno Eduardo www.brunoeduardo.com professor@brunoeduardo.com www.facebook.com/professorbrunoeduardo Organização, Sistemas e Métodos Conteúdo: Escolas Tradicionalista

Leia mais

ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Em linhas gerais, administrar significa planejar, organizar, dirigir e controlar, que consiste na definição da escola do processo administrativo essa escola define não

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR CLAYTON DE ALMEIDA SOUZA Pós Graduado em Desenvolvimento de Sistemas WEB (em andamento) Bacharel em

Leia mais

Disciplina: Específica

Disciplina: Específica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 293/2016 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões

Leia mais