Estatística Descritiva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estatística Descritiva"

Transcrição

1 Flávio B. Gonçalves Baseado no material do Prof. Marcos Prates 2018/01

2 1 Introdução O que é Estatística População e Amostra O papel da Inferência Estatística 2 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica 3 Média Aritmética Média Ponderada Mediana Moda 4 Variância Desvio Padrão Coeficiente de Variação 5 Percentis Escore Padronizado Boxplot

3 O que é Estatística População e Amostra O papel da Inferência Estatística Definição Estatística: ciência que se preocupa com a descrição, análise e interpretação de dados experimentais. A Estatística está dividida em duas grandes áreas: : que se preocupa com a organização e descrição de dados; Inferência Estatística: que trata da análise e interpretação dos dados.

4 O que é Estatística População e Amostra O papel da Inferência Estatística A Estatística é aplicável a qualquer ramo do conhecimento onde se manipulem dados experimentais, como por exemplo: Medicina; Ciências Biológicas; Engenharia; Economia; Ciências Sociais, Ciência da Computação (Machine Learning), Administração,...

5 O que é Estatística População e Amostra O papel da Inferência Estatística Definição População: é um conjunto de elementos com pelo menos uma característica comum. Essa característica comum deve delimitar inequivocamente quais os elementos que pertencem a população e quais os que não pertencem. Uma vez perfeitamente caracterizada a população, o passo seguinte é o levantamento de dados acerca da característica (ou características) de interesse do estudo em questão. Na maioria das vezes não é conveniente, ou mesmo possível, realizar o levantamento dos dados referentes a todos os elementos da população.

6 O que é Estatística População e Amostra O papel da Inferência Estatística Devemos, então, limitar nossas observações a uma parcela da população, isto é, uma amostra proveniente desta população.

7 O que é Estatística População e Amostra O papel da Inferência Estatística Definição Amostra: Uma amostra é qualquer subconjunto (finito) da população. Para que as conclusões sobre o fenômeno em estudo sejam válidas, a amostra deve ser representativa da população. A escolha "subjetiva"das observações que irão compor a amostra, em geral, produz uma amostra tendenciosa, e pode levar conclusões completamente equivocadas. Amostras tendenciosas podem ser evitadas se o processo de amostragem for aleatório;

8 O que é Estatística População e Amostra O papel da Inferência Estatística Uma amostra aleatória pode ser obtida de duas formas: 1 com reposição; 2 sem reposição; Obervação O processo de amostragem é de fundamental importância na teoria Estatística!!!

9 O que é Estatística População e Amostra O papel da Inferência Estatística O objetivo da Inferência Estatística é tirar conclusões sobre a população com base nos resultados observados em amostras extraídas dessas populações. A Inferência Estatística baseia-se num processo de indução, isto é, um processo de raciocínio em que, partindo do conhecimento de uma parte, procura-se tirar conclusões sobre a realidade, no todo. É importante notar que o processo de indução (ou inferência) não é exato, pois o mesmo sempre estará sujeito a erros. A Inferência Estatística nos diz até que ponto poderemos estar errando em nossas induções, e com que probabilidade!!!

10 O que é Estatística População e Amostra O papel da Inferência Estatística Em suma, a Inferência Estatística busca obter resultados sobre as populações a partir de amostras, dizendo também qual a precisão desses resultados, e com que probabilidade se pode confiar nas conclusões obtidas. Evidentemente, a forma como as inferências serão realizadas irá depender de cada tipo de problema. É intuitivo pensar que, quanto maior a amostra, mais precisas e confiáveis serão as inferências realizadas sobre a população. Neste contexto, resultados mais perfeitos seriam obtidos pelo exame completo de toda a população, ao qual se costuma denominar censo ou recenseamento. Em muitos casos, porém, tal afirmação pode não ser válida!!!

11 O que é Estatística População e Amostra O papel da Inferência Estatística Amostras podem ser coletadas/examinadas por uma equipe de alto nível, fornecendo resultados confiáveis, ao passo que, para fazer o censo, deveríamos recorrer a uma equipe bem maior, cujo nível médio seria mais baixo, diminuindo a confiabilidade dos dados obtidos. Na maioria dos casos é possível determinar o tamanho necessário para uma amostra de tal forma a garantir inferências suficientemente precisas e confiáveis.

12 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Obervação Para os conceitos apresentados a seguir será irrelevante se o conjunto de elementos observados constitui uma amostra ou toda a população. Uma vez dispondo-se dos resultados observados, o passo seguinte deverá ser, necessariamente, extrair as informações contidas nesses resultados. É necessário que se tenham bem definidas quais características de interesse deverão ser verificadas. Se houver n elementos fisicamente considerados no estudo, estes elementos fornecerão n valores associados a uma dada característica de interesse.

13 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Desta forma, iremos sempre trabalhar com os valores de alguma variável de interesse, e não com os elementos originalmente considerados. Tipos de variáveis: Variáveis Qualitativas Nominais; Ordinais; Variáveis Quantitativas Discretas; Contínuas;

14 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Definição Variáveis Qualitativas: Uma variável será qualitativa quando resultar em uma classificação por tipos ou atributos. Definição Variáveis Quantitativas: Uma variável será quantitativa quando seus valores forem expressos em números que representam contagens ou medidas. Definição Variáveis Qualitativas Nominais: não existe nenhuma ordenação natural dos atributos (ou qualidades) da variável;

15 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Exemplos População: moradores de uma cidade. 1 Variável: sexo (masculino, feminino). 2 Variável: cor dos olhos (pretos, castanhos, verdes ou azuis). Definição Variáveis Qualitativas Ordinais: existe uma ordenação natural dos atributos (ou qualidades) da variável; Exemplo População: eleitores de uma cidade. Variável: desempenho do atual prefeito (ótimo, bom, regular, ruim, péssimo).

16 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Definição Variáveis Qualitativas Discretas: os possíveis valores da variável formam um conjunto finito ou infinito enumerável. Variáveis quantitativas discretas são, em geral, resultados de contagens. Exemplos 1 População: casais residentes em uma cidade. Variável: número de filhos. 2 População: as jogadas possíveis de um dado. Variável: valor obtido em cada jogada. 3 População: aparelhos produzidos em uma linha de montagem. Variável: número de defeitos.

17 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Definição Variáveis Qualitativas Contínuas: os possíveis valores da variável formam um intervalo de números reais. Variáveis quantiativas contínuas são, em geral, resultados de mensurações (sujeitas a erros!!!). Exemplos 1 População: casais residentes em uma cidade. Variável: altura. 2 População: sabonetes de certa marca e tipo. Variável: peso líquido. 3 População: aparelhos produzidos em uma linha de montagem. Variável: diâmetro externo.

18 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica O primeiro passo para se descrever graficamente um conjunto de dados observados é verificar as frequências dos diversos valores existentes da variável. Definição Frequência simples (ou absoluta): definimos a frequência de um dado valor de uma variável (qualitativa ou quantitativa) como o número de vezes que esse valor foi observado. Denotaremos a frequência do i-ésimo valor observado por f i.

19 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Sendo n o número total de elementos observados, verifica-se imediatamente que k f i = n, (1) i=1 onde k é o número de diferente valores existentes da variável. Definição Distribuição de frequências: é a associação das respectivas frequências a todos os distintos valores observados da variável em estudo. Alternativamente, poderemos usar as frequências relativas.

20 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Definição Frequência relativa: definimos a frequência relativa (denotaremos p i ), ou proporção de um dado valor de uma variável (qualitativa ou quantitativa) como o quociente de sua frequência pelo número total de elemntos observados, isto é, p i = f i n. (2) Evidentemente, temos que k p i = 1. i=1

21 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Exemplo Considere a distribuição dos fundos relativos a cada região do Brasil, de acordo com o Anuário da Bolsa de Valores de São Paulo de Tabela: Distribuição dos fundos relativos às regiões do Brasil. Número de Estabelecimentos Estado Unidades % São Paulo 38 28,1 Rio de Janeiro 30 22,2 Rio Grande do Sul 35 25,9 Minas Gerais 15 11,1 Demais Estados 17 12,7 Total

22 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Variáveis qualitativas (categóricas) podem ser representadas de diversas formas.

23 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Figura: Gráfico de setores (pizza) (a) e gráfico de barras (b).

24 O gráfico de barras também é adequado para representar a distribuição de frequências de variáveis quantitativas discretas. Exemplo Considere o conjunto de dados a seguir, constituído hipoteticamente por 20 valores da variável "número de defeitos por unidade", obtidos a partir de aparelhos retirados de uma linha de montagem. Tabela: Distribuição do número de defeitos por unidade x i f i p i 0 4 0, , , , , ,05

25 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Exemplo Tabela: Distribuição do número de defeitos por unidade. x i f i p i 0 4 0, , , , , ,05 Figura: Gráfico de barras - distribuição do número de defeitos por unidade.

26 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Quando tratamos de variáveis quantitativas, uma outra forma de representação gráfica baseada nas frequências acumuladas pode ser de interesse. Definição Frequência acumulada: a frequência acumulada (denotaremos F i ) em qualquer ponto do eixo das abscissas é definida como a soma das frequências de todos os valores menores ou iguais ao valor correspondente a esse ponto. Analogamente, teríamos as frequências relativas acumuladas (denotada neste caso por P i ).

27 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Exemplo Tabela: Distribuição do número de defeitos por unidade. x i f i F i p i P i ,20 0, ,35 0, ,25 0, ,10 0, ,05 0, ,05 1,00

28 Exemplo Quando a variável de interesse é contínua o gráfico de barras não é mais adequado para a representação da distribuição de frequências da variável devido à característica contínua da mesma. O nível de albumina no sangue, um indicador do estado nutricional, foi medido em um grupo de n = 60 pacientes, obtendo-se os resultados apresentados na tabela abaixo. Tabela: Nível de albumina no sangue (g/dl)

29 A representação adequada de variáveis quantitativas contínuas dá-se através da construção de classes de frequências. Note que ao agruparmos os dados em classes de frequências para facilitar a visualização dos dados, alguma informação é perdida. Tabela: Distribuição de frequências do nível de albumina no sangue (g/dl). frequência absoluta frequência relativa Classe simples acumulada simples acumulada [4.20, 4.44) [4.44, 4.68) [4.68, 4.92) [4.92, 5.16) [5.16, 5.40) [5.40, 5.64) [5.64, 5.88) Total

30 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Como construir as classes de frequências? n - número total de observações disponíveis; k - número classes; h - amplitude das classes; R - amplitude do conjunto de dados (diferença entre o maior e o menor valores observados); Temos que h R k ; (3) Emm geral, aceita-se como razoáveis valores de k variando de 5 a 15. Algumas regras para a escolha de k: 1 k = n; 2 k = log 10 (n);

31 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Figura: Histograma (a) e gráfico das frequências acumuladas (ogiva) (b) para a variável nível de albumina no sangue (g/dl)

32 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica O histograma também pode ser usado em algumas situações para representar a distribuição de frequências de uma variável quantitativa discreta. Exemplo Considere o conjunto de dados a seguir, constituído hipoteticamente por 40 valores da variável "número diário de furtos"corridos em uma determinada cidade

33 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Exemplo Tabela: Distribuição do número de pessoas com AIDS segundo o sexo, no período 1983 à ano homens mulheres

34 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica Exemplo Figura: Número de pessoas com AIDS segundo o sexo, no período 1983 à 1996.

35 Tipos de Variáveis Gráficos e Tabelas Sintese Numérica A sintese numérica de um conjunto de observações pode ser dividida em: medidas de tendência central; medidas de variabilidade; medidas de posição;

36 Média Aritmética Média Ponderada Mediana Moda Média aritmética (populational): µ = 1 N em que N x i (4) i=1 N é o tamanho da população em estudo; Média aritmética (amostral): x = 1 n em que n x i (5) i=1 n é o tamanho da amostra (parcela da população);

37 Média Aritmética Média Ponderada Mediana Moda A média ponderada é definada como em que X = n w i x i (6) i=1 n é o número de elementos observados; w i é tal que 0 w i 1 e n i=1 w i = 1; Para dados em classes de frequência, temos X n i=1 p i x i (7) em que x i denota o ponto médio da i-ésima classe.

38 Média Aritmética Média Ponderada Mediana Moda A mediana é definada como aquele valor que divide o conjunto de observações em duas partes de igual tamanho, ou seja, a mediana é o valor md tal que 50% da observações se encontram abaixo (acima) deste valor; Cálculo da mediana: ordenamos os dados (em ordem crescente); Caso 1: n é ímpar md = x n+1 ; (8) 2 Caso 1: n é par md = 1 2 (x n 2 + x n 2 +1 ); (9)

39 Média Aritmética Média Ponderada Mediana Moda A moda (denotaremos mo) é definada como o valor observado com mais frequência; Exemplo: Os dados a seguir representam as idades, em anos completos, de todas as crianças atendidas em um certo dia por um posto de saúde. 1, 4, 0, 1, 1, 7, 3, 2, 0, 0, 1, 4, 0, 5, 2, 1, 3, 3 Tabela: Distribuição de frequência da idade das crianças atendidas. idade freq neste caso, temos que mo = 1;

40 Média Aritmética Média Ponderada Mediana Moda Cálculo da moda (variáveis contínuas): em que mo = LI mo h (10) LI mo - limite inferior da classe modal; h - amplitude das classes; 1 = f mo f ant 2 = f mo f post f mo - freq. da classe modal; f ant - freq. da classe anterior à classe modal; f post - freq. da classe posterior à classe modal; Observação: Este procedimento só é válido para distribuições unimodais!

41 Variância Desvio Padrão Coeficiente de Variação A amplitude total (AT) de um conjunto de dados é definida é definida como a diferença entre o maior e o menor valor observado, isto é, AT = max min, (11) em que max - denota o maior valor observado; min - denota o menor valor observado;

42 Variância Desvio Padrão Coeficiente de Variação A variância populacional é definida como σ 2 = 1 N N (x i µ) 2 ; (12) i=1 A variância amostral é definida como em que S 2 = 1 n 1 n (x i x) 2, (13) i=1 N é o tamanho da população em estudo; µ é a média populacional; n é o tamanho da amostra (parcela da população); x é a média amostral;

43 Variância Desvio Padrão Coeficiente de Variação O desvio padrão populacional é definida como σ = 1 N (x i µ) N 2 ; (14) i=1 O desvio padrão amostral é definida como S = 1 n (x i x) n 1 2 ; (15) i=1

44 Variância Desvio Padrão Coeficiente de Variação O coeficiente de variação é definida como em que S é o desvio padrão amostral; x é a média amostral; CV =, (16) S x se estivermos trabalhando com dados referentes a toda a população, substituímos S e x por σ e µ em (16), respectivamente;

45 Variância Desvio Padrão Coeficiente de Variação Observações quanto menor é o CV, menor é o grau de dispersão (ou variabilidade) associado ao conjunto de dados; o CV é uma medida adimensional, isto é, não depende da unidade de medida utilizada; bastante útil para comparar a variabilidade entre conjuntos de dados medidos em escalas diferentes (como por exemplo, peso e altura); possibilita a comparação da variabilidade de uma variável entre diferentes grupos (por exemplo, o peso de homens e mulheres); valores do CV inferiores a 0.25 indicam que o conjunto de dados é razoavelmente homogêneo;

46 Percentis Escore Padronizado Boxplot O percentil de ordem k (onde k é qualquer valor entre 0 e 100), denotado por P k, é o valor tal que k% dos valores observados são menores ou iguais a P k. Cálculo de P k : ordene os dados (em ordem crescente); obtenha L = (k/100) n, em que n denota o número de observações, e k é a ordem do percentil; se L não é inteiro arredonte L para o maior inteiro mais próximo (L L) e tome se L é inteiro, tome P k = x L (17) P k = 1 2 (x L + x L+1 ) (18)

47 Percentis Escore Padronizado Boxplot definimos Q 1 - primeiro quantil (Q 1 = P 25 ); Q 2 - segundo quantil (Q 2 = P 50 = m o ); Q 3 - terceiro quantil (Q 3 = P 75 ); a distância interquartílica (DI) é definida da seguinte forma DI = Q 3 Q 1 ; (19)

48 Percentis Escore Padronizado Boxplot Os escores padronizados (EP) são medidas que, calculadas para cada observação do conjunto de dados, nos permitem fazer comparações entre valores de variáveis medidas em escalas diferentes; O EP associado a i-ésima observação é definido como EP i = x i x S (20) se estivermos trabalhando com dados referentes a toda a população, substituímos S e x por σ e µ em (20);

49 Percentis Escore Padronizado Boxplot Passos para a construção do Boxplot 1 obtenha Q 1, Q 2, Q 3 e DI; 2 calcule LI = Q DI - limite inferior; LS = Q DI - limite superior; 3 numa reta são marcados Q 1, Q 2 e Q 3 ; 4 acima dessa reta, constrói-se um retângulo com limites iguais as posições de Q 1 e Q 3, e cortado por um segmento de reta na posição relativa a mediana (Q 2 ); 5 a partir dos limetes do retângulo, traçam-se linhas até: encontrar um valor extremo (mínimo/máximo); caso o mínimo ou máximo ou ambos se encontrarem fora dos limites (LI e LS), traça-se linhas até o limite correspondente; Observação: Observações fora do intervalo [LI, LS] são consideradas observações discrepantes (outliers);

50 Percentis Escore Padronizado Boxplot Figura: Boxplot do nível de albumina no sangue (g/dl) medido em um grupo de n = 60 pacientes.

51 Percentis Escore Padronizado Boxplot Exemplo: Contagem de linfócitos T CD 4 doença de Hodgkin: corresponde a um dos vários tipos de câncer do sistema linfático. 20 pacientes em remissão de doença de Hodgkin; 20 pacientes em remissão de malignidades disseminadas não doença de Hodgkin;

52 Percentis Escore Padronizado Boxplot Tabela: Número de células T4/mm 3 em amostras de sangue. Número Hodgkin Não Hodgkin

53 Percentis Escore Padronizado Boxplot Figura: Boxplot do número de células T4/mm 3 em amostras de sangue.

54 Percentis Escore Padronizado Boxplot Figura: Histograma do número de células T4/mm 3 em amostras de sangue: doença de Hodgkin (a) e não doença de Hodgkin (b).

Bioestatística. Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva. Ciências biológicas a USP ESALQ. Estatística

Bioestatística. Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva. Ciências biológicas a USP ESALQ. Estatística Bioestatística Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva Ciências biológicas a USP ESALQ LR Nakamura Estatística ESALQ 1 / 67 Estatística e o método científico Circularidade do método

Leia mais

Prof.Letícia Garcia Polac. 28 de agosto de 2017

Prof.Letícia Garcia Polac. 28 de agosto de 2017 Bioestatística Prof.Letícia Garcia Polac Universidade Federal de Uberlândia UFU-MG 28 de agosto de 2017 Sumário 1 Introdução 2 Conceitos Básicos de Estatística 3 Introdução Introdução A Estatística é a

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística 1 Introdução Definição: Estatística é um conjunto de conceitos e métodos científicos para coleta, organização, descrição, análise

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva 1 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva

ESTATÍSTICA DESCRITIVA. Aula 07 Estatística Descritiva ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2 Estatística Descritiva O que fazer com as observações que coletamos? Primeira etapa da análise: Resumo dos dados: organizar, descrever e resumir os dados coletados Estatística

Leia mais

Bioestatística UNESP. Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP

Bioestatística UNESP. Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP Bioestatística UNESP Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP Perguntas iniciais para reflexão I - O que é Estatística? II - Com que tipo de informação (dados)

Leia mais

MAE116 Farmácia Estatística Descritiva (I)

MAE116 Farmácia Estatística Descritiva (I) MAE116 Farmácia 2017 Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística A estatística desempenha o papel importante em muitos processos de tomada de decisão. Um pesquisador, em muitas situações, necessita

Leia mais

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2019 Estatística Descritiva e Análise Exploratória Etapas iniciais. Utilizadas para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada Estatística Aplicada Medidas Descritivas Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada ESTATÍSTICA DESCRITIVA Classificação de variáveis QuaLitativas (categóricas) Descrevem

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um

Leia mais

Adilson Cunha Rusteiko

Adilson Cunha Rusteiko Janeiro, 2015 Estatística , A Estatística Estatística: É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação

Leia mais

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Prof. Gilberto Rodrigues Liska UNIPAMPA 29 de Agosto de 2017 Material de Apoio e-mail: gilbertoliska@unipampa.edu.br Local: Sala dos professores

Leia mais

Métodos Quantitativos

Métodos Quantitativos Métodos Quantitativos Unidade 2 Estatística descritiva 1 SUMÁRIO SEÇÃO SLIDES 2.1 Amostragem... 03 11 2.2 Tabelas e gráficos... 12 19 2.3 Medidas de posição... 20 24 2.4 Medidas de dispersão... 25 30 Observação:

Leia mais

Conceito de Estatística

Conceito de Estatística Conceito de Estatística Estatística Técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos, observáveis. Unidade Estatística um fenômeno individual é uma unidade no conjunto que irá constituir

Leia mais

Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas

Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas Tutorial para o desenvolvimento das Oficinas 1 Métodos Quantitativos Profa. Msc. Regina Albanese Pose 2 Objetivos Objetivo Geral Este tutorial tem como objetivo parametrizar o desenvolvimento da oficina

Leia mais

um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos Aplicações em quase todas as áreas de

um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos Aplicações em quase todas as áreas de Estatística Básica O que é Estatística? um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos Aplicações em quase todas as áreas de Aplicações em quase

Leia mais

Medidas-Resumo. Tipos de Variáveis

Medidas-Resumo. Tipos de Variáveis Tipos de Variáveis Medidas-Resumo Exemplo 2.1 Um pesquisador está interessado em fazer um levantamento sobre alguns aspectos socioeconômicos dos empregados da seção de orçamentos da Companhia MB. Usando

Leia mais

Variáveis estatísticas ou variáveis: Os atributos (modalidades) ou magnitudes (valores) que se observam nos indivíduos de uma população.

Variáveis estatísticas ou variáveis: Os atributos (modalidades) ou magnitudes (valores) que se observam nos indivíduos de uma população. CPAR - UFMS A Estatística: é a ciência que estuda, mediante métodos quantitativos, as populações que se obtém com síntese da observação de unidades estatísticas (Ibarrola et. Al, 2006). População: qualquer

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix

Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA. Prof. Luiz Felix Unidade I ESTATÍSTICA APLICADA Prof. Luiz Felix O termo estatística Provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em

Leia mais

Introdução à Probabilidade e Estatística I

Introdução à Probabilidade e Estatística I Introdução à Probabilidade e Estatística I População e Amostra Medidas resumo Prof. Alexandre G Patriota Sala: 298A Email: patriota@ime.usp.br Site: www.ime.usp.br/ patriota Passos iniciais O primeiro

Leia mais

Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes

Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes Estatística Descritiva (aula 2) Curso de Farmácia Prof. Hemílio Fernandes 1 Estatística População Características Técnicas de amostragem Amostra Análise descritiva Conclusões sobre as características da

Leia mais

1 Estatística Descritiva

1 Estatística Descritiva 1 Estatística Descritiva A estatística descritiva é parte da estatística que lida com a organização, resumo e apresentação de dados. Esta é feita por meio de: Tabelas; Gráficos; Medidas Descritivas (média,

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Visão geral da estatística Estatística: Conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva C E N T R O D E M A T E M Á T I C A, C O M P U T A Ç Ã O E C O G N I Ç Ã O UFABC Estatística Descritiva Centro de Matemática, Computação e Cognição March 17, 2013 Slide 1/52 1 Definições Básicas Estatística

Leia mais

Elementos de Estatística

Elementos de Estatística Elementos de Estatística Lupércio F. Bessegato & Marcel T. Vieira UFJF Departamento de Estatística 2013 Medidas Resumo Medidas Resumo Medidas que sintetizam informações contidas nas variáveis em um único

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos Elementos básicos: Tabelas Gráficos Resumos numéricos CONCEITOS BÁSICOS Variável

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade Identificação de valores típicos e atípicos Elementos básicos: Tabelas Gráficos Resumos numéricos Coleta de dados Há várias maneiras

Leia mais

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte 4.3 Medidas de posição 4.4 Medidas de dispersão 4.5 Separatrizes Prof. franke 2 Vimos que a informação contida num conjunto de dados pode ser resumida

Leia mais

Capítulo 1. Análise Exploratória de Dados

Capítulo 1. Análise Exploratória de Dados Capítulo 1 Análise Exploratória de Dados Introdução A finalidade da Análise Exploratória de Dados (AED) é examinar os dados previamente à aplicação de qualquer técnica estatística. Desta forma o analista

Leia mais

ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Coleta de Dados Experimento planejado, Possiveis

Leia mais

6EMA Lucas Santana da Cunha 17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina

6EMA Lucas Santana da Cunha   17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-1000 lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 17 e 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia

Leia mais

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Prof. Gilberto Rodrigues Liska UNIPAMPA 27 de Março de 2017 Material de Apoio e-mail: gilbertoliska@unipampa.edu.br Sumário 1 Introdução

Leia mais

Fernando de Pol Mayer

Fernando de Pol Mayer Fernando de Pol Mayer Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG) Departamento de Estatística (DEST) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Este conteúdo está disponível por meio da Licença Creative

Leia mais

INTRODUÇÃO A ESTATISTICA PROF. RANILDO LOPES

INTRODUÇÃO A ESTATISTICA PROF. RANILDO LOPES INTRODUÇÃO A ESTATISTICA PROF. RANILDO LOPES DESCRIÇÃO DOS DADOS CONTÍNUOS Trazem informações que expressam a tendência central e a dispersão dos dados. Tendência Central: Média ( x ), Mediana ( Md ),

Leia mais

Medidas de Posição ou Tendência Central

Medidas de Posição ou Tendência Central Medidas de Posição ou Tendência Central Medidas de Posição ou Tendência Central Fornece medidas que podem caracterizar o comportamento dos elementos de uma série; Possibilitando determinar se um valor

Leia mais

CE001 Bioestatística. Prof. Cesar Augusto Taconeli. Curitiba-PR 2015

CE001 Bioestatística. Prof. Cesar Augusto Taconeli. Curitiba-PR 2015 CE001 Bioestatística Prof. Cesar Augusto Taconeli Curitiba-PR 2015 Parte 2 Estatística descritiva 2 A estatística descritiva compreende técnicas (tabelas, gráficos, medidas) que permitem resumir os dados.

Leia mais

Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas

Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas Professor Jorge Luiz A. Ferreira Pertencem ao grupo de ferramentas estatísticas que permitem caracterizar um conjunto de dados sob ponto de vista da tendência

Leia mais

CC-226 Introdução à Análise de Padrões

CC-226 Introdução à Análise de Padrões CC-226 Introdução à Análise de Padrões Probabilidades e Estatísticas Descritivas Carlos Henrique Q. Forster 1 1 Divisão de Ciência da Computação Instituto Tecnológico de Aeronáutica 3 de março de 2008

Leia mais

Bioestatística. October 28, UFOP October 28, / 57

Bioestatística. October 28, UFOP October 28, / 57 Bioestatística October 28, 2013 UFOP October 28, 2013 1 / 57 NOME 1 Medidas de Tendência Central Média aritmética Mediana Moda Separatrizes 2 Medidas de Dispersão Amplitude Total Variância e Desvio-padrão

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva Tabela s Gráficos Números x, s 2, s, m o, Q 1, Q 2, Q 3,...etc. 1 Estatística Descritiva 3. Números 3.1. Medidas de posição (ou tendência ) 3.2. Medidas de dispersão 2 3.1. Medidas

Leia mais

ESTATÍSTICA. Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização, resumo, análise e interpretação dos dados.

ESTATÍSTICA. Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização, resumo, análise e interpretação dos dados. ESTATÍSTICA Termo vem de status Aspectos de um país (tamanho da população, taxas de mortalidade, taxas de desemprego, renda per capita). Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização,

Leia mais

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (4º E 5º ANOS) TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO PROFESSOR WESLEY ROCHA GRIPA CEUNES/UFES/DMA Agosto de 2015 Normas/Leis LDB; Diretrizes

Leia mais

Bioestatística Aula 2

Bioestatística Aula 2 Bioestatística Aula 2 Anderson Castro Soares de Oliveira Anderson Bioestatística 1 / 60 Estatística Descritiva Um dos objetivos da Estatística é sintetizar os valores que uma ou mais variáveis podem assumir

Leia mais

AULA 2 UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO

AULA 2 UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO AULA UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO As tabelas estatísticas, geralmente, condensam informações de fenômenos que necessitam da coleta de grande quantidade de dados numéricos. No caso

Leia mais

Química e Estatística

Química e Estatística Revisão dos Conceitos Básicos de Química e Revisão dos Conceitos Básicos de Definições Básicas de Média Separatrizes (Quartil, Decis e Percentil) Desvio Padrão Variância Função de Distribuição de Probabilidade

Leia mais

BIOESTATÍSTICA AULA 2. Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz. Departamento de Estatística/ICET/UFMT

BIOESTATÍSTICA AULA 2. Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz. Departamento de Estatística/ICET/UFMT BIOESTATÍSTICA AULA 2 Anderson Castro Soares de Oliveira Jose Nilton da Cruz Departamento de Estatística/ICET/UFMT Estatística Descritiva ESTATÍSTICA DESCRITIVA Um dos objetivos da Estatística é sintetizar

Leia mais

CONCEITOS BASICOS, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA

CONCEITOS BASICOS, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA DISCIPLINA: MÉTODOS QUANTITATIVOS PROFESSORA: GARDÊNIA SILVANA DE OLIVEIRA RODRIGUES CONCEITOS BASICOS, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA MOSSORÓ/RN 2015 1 POR QUE ESTUDAR

Leia mais

Cálculo das Probabilidades e Estatística I

Cálculo das Probabilidades e Estatística I Cálculo das Probabilidades e Estatística I Prof a. Juliana Freitas Pires Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba - UFPB juliana@de.ufpb.br Introdução O que é Estatística? Coleção de

Leia mais

Capítulo 3 Estatísticas para Descrição, Exploração e Comparação de Dados. Seção 3-1 Visão Geral. Visão Geral. Estatísticas Descritivas

Capítulo 3 Estatísticas para Descrição, Exploração e Comparação de Dados. Seção 3-1 Visão Geral. Visão Geral. Estatísticas Descritivas Capítulo 3 Estatísticas para Descrição, Exploração e Comparação de Dados 3-1 Visão Geral 3-2 Medidas de Centro 3-3 Medidas de Dispersão 3-4 Medidas de Forma da Distribuição 3-5 Análise Exploratória de

Leia mais

Análise descritiva de Dados. A todo instante do nosso dia-a-dia nos deparamos com dados.

Análise descritiva de Dados. A todo instante do nosso dia-a-dia nos deparamos com dados. Análise descritiva de Dados A todo instante do nosso dia-a-dia nos deparamos com dados. Por exemplo, para decidir pela compra de um eletrodoméstico, um aparelho eletrônico ou até mesmo na compra de uma

Leia mais

Unidade III Medidas Descritivas

Unidade III Medidas Descritivas Unidade III Medidas Descritivas Autor: Anderson Garcia Silveira Anderson Garcia Silveira Na aula anterior... Medidas de Tendência Central 2 Na aula anterior... Medidas de Tendência Central Moda Mediana

Leia mais

Bioestatística. Parte I. Prof a Dr a Alcione Miranda dos Santos. Abril, 2011

Bioestatística. Parte I. Prof a Dr a Alcione Miranda dos Santos. Abril, 2011 Bioestatística Parte I Prof a Dr a Alcione Miranda dos Santos Universidade Federal do Maranhão Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva email:alcione.miranda@gmail.com Abril, 2011 1 / 57 Sumário Introdução

Leia mais

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA A Estatística refere-se às técnicas pelas quais os dados são "coletados", "organizados","apresentados" "apresentados" e"analisados" "analisados". Pode-se dividir a ciência Estatística

Leia mais

Notas de Aula. Estatística Elementar. by Mario F. Triola. Tradução: Denis Santos

Notas de Aula. Estatística Elementar. by Mario F. Triola. Tradução: Denis Santos Notas de Aula Estatística Elementar 10ª Edição by Mario F. Triola Tradução: Denis Santos Slide 1 Capítulo 3 Estatísticas para Descrição, Exploração e Comparação de Dados 3-1 Visão Geral 3-2 Medidas de

Leia mais

Estatítica Descritiva e Exploratória

Estatítica Descritiva e Exploratória Gledson Luiz Picharski e Wanderson Rodrigo Rocha 3 de Abril de 2008 Estatística Descritiva e exploratória 1 Introdução à análise exploratória de dados 2 Análise exploratória de dados: Medidas-resumo 3

Leia mais

Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva

Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Conceitos Estatística É uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização,

Leia mais

SS714 - Bioestatística

SS714 - Bioestatística SS714 - Bioestatística Silvia Shimakura silvia.shimakura@ufpr.br Página da disciplina: http://www.leg.ufpr.br/doku.php/disciplinas:ss714 ESTATÍSTICA DESCRITIVA Organização Descrição Quantificação de variabilidade

Leia mais

Estatística

Estatística Estatística 1 2016.2 Sumário Capítulo 1 Conceitos Básicos... 3 MEDIDAS DE POSIÇÃO... 3 MEDIDAS DE DISPERSÃO... 5 EXERCÍCIOS CAPÍTULO 1... 8 Capítulo 2 Outliers e Padronização... 12 VALOR PADRONIZADO (Z)...

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva Tabela s Gráficos Números x, s 2, s, m o, Q 1, Q 2, Q 3,...etc. 1 Estatística Descritiva 3. Números 3.1. Medidas de posição (ou tendência ) 3.2. Medidas de dispersão 2 3.1. Medidas

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Período

Professora Ana Hermínia Andrade. Período Estatística Descritiva Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2016.2 Por que devo estudar estatística?

Leia mais

6EMA Lucas Santana da Cunha 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina

6EMA Lucas Santana da Cunha  19 de abril de Universidade Estadual de Londrina ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-2000 lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Plano do Curso Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia

Leia mais

Estatística descritiva

Estatística descritiva Estatística descritiva Para que serve a estatística? Qual o seu principal objectivo? obter conclusões sobre a população usando uma amostra? População Amostragem Amostra Uma ou mais variáveis (X) são observadas

Leia mais

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA O que é estatística? É conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos,

Leia mais

Eng a. Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 02 Revisão de Estatística DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM

Eng a. Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 02 Revisão de Estatística DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM Eng a. Morgana Pizzolato, Dr a. Aula 02 Revisão de Estatística DPS1037 SISTEMAS DA QUALIDADE II ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CT/UFSM TÓPICOS DESTA AULA Revisão de Estatística Coleta de dados Análise de dados

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) O que é Estatística Para muitos, a Estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são as pessoas que coletam esses dados. A Estatística originou-se

Leia mais

X = j=1 X j n. X j. Número de abortos Local TOTAL Rio Vermelho Costa da Lagoa TOTAL

X = j=1 X j n. X j. Número de abortos Local TOTAL Rio Vermelho Costa da Lagoa TOTAL Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Ciências Exatas LCE0211 - Estatística Geral Prof.: Izabela Regina C. de Oliveira Gabarito Lista 1: 1) Resposta pessoal.

Leia mais

Noções de Estatística Airlane P. Alencar LANE

Noções de Estatística Airlane P. Alencar LANE Noções de Estatística Airlane P. Alencar LANE www.ime.usp.br/~lane 1 Programa Estatística, Amostragem Análise Descritiva Organização dos dados, Tipos de variáveis Medidas resumo: proporção, média, mediana,

Leia mais

3.1 - Medidas de Posição Medidas de Dispersão Quantis Empiricos Box-plots Graficos de simetria 3.

3.1 - Medidas de Posição Medidas de Dispersão Quantis Empiricos Box-plots Graficos de simetria 3. 3 - MEDIDAS RESUMO 3.1 - Medidas de Posição 3.2 - Medidas de Dispersão 3.3 - Quantis Empiricos 3.4 - Box-plots 3.5 - Graficos de simetria 3.6 - Transformações 1/17 3.1 - Medidas de Posição Muitas vezes

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada Estatística Aplicada Distribuição de Frequência Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada TABELAS DE FREQUÊNCIA Tabelas de frequências, também chamada de distribuição

Leia mais

Estatística Descritiva II

Estatística Descritiva II Estatística Descritiva II Bacharelado em Economia - FEA - Noturno 1 o Semestre 2017 Profs. Gilberto A. Paula e Vanderlei C. Bueno MAE0219 (Economia-FEA-Noturno) 1 o Semestre 2017 1 / 50 Sumário 1 Objetivos

Leia mais

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS GRÁFICOS ESTATÍSTICOS DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA Suponhamos termos feito uma coleta de dados relativos às estaturas de quarenta alunos, que compõem uma amostra dos alunos de um colégio A, resultando a

Leia mais

Prof. Dr. Engenharia Ambiental, UNESP

Prof. Dr. Engenharia Ambiental, UNESP INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA ESPACIAL Análise Exploratória dos Dados Estatística Descritiva Univariada Roberto Wagner Lourenço Roberto Wagner Lourenço Prof. Dr. Engenharia Ambiental, UNESP Estrutura da Apresentação

Leia mais

Estatística 1. Resumo Teórico

Estatística 1. Resumo Teórico Estatística 1 Resumo Teórico Conceitos do Curso 1. Tipos de Variáveis e Representações Gráficas a. Tipos de Variáveis b. Distribuição de Frequências c. Histograma 2. Estatística Descritiva Medidas Estatísticas

Leia mais

12/06/14. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Estatística Analítica (Inferência estatística/estatística indutiva)

12/06/14. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Estatística Analítica (Inferência estatística/estatística indutiva) Estatística Analítica (Inferência estatística/estatística indutiva) 2 Método quantitativo utilizado apenas para descrever os dados, mostrando seus subtipos, sua distribuição, freqüência, média etc. 3 1

Leia mais

ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO - 3º ANO ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net ESTATÍSTICA Origem no latim Status (estado) + isticum

Leia mais

Esta%s&ca Descri&va I Ciências Contábeis - FEA - Diurno 2º Semestre 2016

Esta%s&ca Descri&va I Ciências Contábeis - FEA - Diurno 2º Semestre 2016 Esta%s&ca Descri&va I Ciências Contábeis - FEA - Diurno 2º Semestre 2016 1 O que é Esta%s&ca Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta

Leia mais

Stela Adami Vayego DEST/UFPR

Stela Adami Vayego DEST/UFPR Resumo 5 - Análise Bivariada (Bidimensional) 5.1. Introdução O principal objetivo das análises nessa situação é explorar relações (similaridades) entre duas variáveis. A distribuição conjunta das freqüências

Leia mais

CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA

CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS GCN 7901 ANÁLISE ESTATÍSTICA EM GEOCIÊNCIAS PROFESSOR: Dr. ALBERTO FRANKE CONTATO: alberto.franke@ufsc.br F: 3721 8595 CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA As pesquisas de opinião

Leia mais

Estatística Descritiva II

Estatística Descritiva II Estatística Descritiva II Bacharelado em Economia - FEA - Noturno 1 o Semestre 2014 MAE0219 (IME-USP) Estatística Descritiva II 1 o Semestre 2014 1 / 44 Objetivos da Aula Sumário 1 Objetivos da Aula 2

Leia mais

Estatística. 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências.

Estatística. 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências. Estatística 1 Introdução 2 Tabelas Estatísticas 3 População, Amostra e Variáveis 4 Gráficos e Distribuição de Freqüências Renata Souza Técnicas de Estatística Descritiva técnicas para extrair informações

Leia mais

ESTATÍSTICA: UMA RÁPIDA ABORDAGEM Prof. David B.

ESTATÍSTICA: UMA RÁPIDA ABORDAGEM Prof. David B. ESTATÍSTICA: UMA RÁPIDA ABORDAGEM Prof. David B. I - ESTATÍSTICA DESCRITIVA Vamos partir do pressuposto que nosso trabalho de pesquisa se voltará para realizar uma Simulação de eventos discretos. Para

Leia mais

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA 6EMA020-2000 Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br Universidade Estadual de Londrina 13 de abril de 2016 CRONOGRAMA 1 o BIMESTRE: MÓDULO I - Estatística Descritiva Noções Básicas em estatística:

Leia mais

Introdução à Estatística Estatística Descritiva 22

Introdução à Estatística Estatística Descritiva 22 Introdução à Estatística Estatística Descritiva 22 As tabelas de frequências e os gráficos constituem processos de redução de dados, no entanto, é possível resumir de uma forma mais drástica esses dados

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA DESCRITIVA

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA DESCRITIVA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Prof.ª Sheila Regina Oro Projeto Recursos Educacionais Digitais Autores: Bruno Baierle e Maurício Furigo ESTATÍSTICA DESCRITIVA A Estatística Descritiva

Leia mais

Medidas de dispersão. 23 de agosto de 2018

Medidas de dispersão. 23 de agosto de 2018 23 de agosto de 2018 Dispersão de dados A representação feita pelas medidas centrais, ao mesmo tempo que permite uma visualização rápida das informações acaba levando ao embaralhamento do conjunto. A média

Leia mais

Análise Exploratória e Estatistica Descritiva

Análise Exploratória e Estatistica Descritiva Análise Exploratória e Estatistica Descritiva Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Introdução Coleta de Dados Experimento planejado,

Leia mais

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Aplicada UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Descritiva A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística

Prof. Lorí Viali, Dr.   Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.ufrgs.br/~viali/ Coleção de números n estatísticas sticas O número n de carros vendidos no país aumentou em 30%. A taxa de desemprego atinge, este mês,

Leia mais

Engenharia da Qualidade. Profa. Luciana Rosa Leite

Engenharia da Qualidade. Profa. Luciana Rosa Leite Engenharia da Qualidade Profa. Luciana Rosa Leite Unidade 1 Introdução à Engenharia Da Qualidade 1.1 Evolução da Gestão da Qualidade 1.2 Revisão de conceitos estatísticos Exercícios Evolução da Gestão

Leia mais

CURSO DE SPSS AULA 2 MEDIDAS DESCRITIVAS. UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira

CURSO DE SPSS AULA 2 MEDIDAS DESCRITIVAS. UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira CURSO DE SPSS AULA 2 MEDIDAS DESCRITIVAS UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira MEDIDAS RESUMO Uma maneira conveniente de descrever um grupo como um todo é achar um número único que represente

Leia mais

Mas, para começar a aplicar métodos estatísticos, é preciso conhecer alguns conceitos básicos.

Mas, para começar a aplicar métodos estatísticos, é preciso conhecer alguns conceitos básicos. Na Criptologia, assim como em outras ciências, são realizados estudos experimentais ou obser vacionais que resultam numa coleção de dados numéricos. O propósito da investigação é responder uma questão

Leia mais

Estatística descritiva básica: Tabelas e Gráficos

Estatística descritiva básica: Tabelas e Gráficos Estatística descritiva básica: Tabelas e Gráficos ACH2021 Tratamento e Análise de Dados e Informações Marcelo de Souza Lauretto marcelolauretto@usp.br www.each.usp.br/lauretto *Parte do conteúdo baseada

Leia mais

Distribuição de frequências:

Distribuição de frequências: Distribuição de frequências: Uma distribuição de frequências é uma tabela que reúne o conjunto de dados conforme as frequências ou as repetições de seus valores. Esta tabela pode representar os dados em

Leia mais

Centro Universitário Maurício de Nassau Disciplina de Bioestatística Noções Básicas de Bioestatística

Centro Universitário Maurício de Nassau Disciplina de Bioestatística Noções Básicas de Bioestatística Centro Universitário Maurício de Nassau Disciplina de Bioestatística Prof. Me. Allysson Haide allyssonhaide@hotmail.com 1 Segundo Shiguti e Shiguti (2006), A Estatística é uma coleção de métodos para planejar

Leia mais

Estatística Descritiva. Objetivos de Aprendizagem. 6.1 Sumário de Dados. Cap. 6 - Estatística Descritiva 1. UFMG-ICEx-EST. Média da amostra: Exemplo:

Estatística Descritiva. Objetivos de Aprendizagem. 6.1 Sumário de Dados. Cap. 6 - Estatística Descritiva 1. UFMG-ICEx-EST. Média da amostra: Exemplo: 6 ESQUEMA DO CAPÍTULO Estatística Descritiva 6.1 IMPORTÂNCIA DO SUMÁRIO E APRESENTAÇÃO DE DADOS 6.2 DIAGRAMA DE RAMO E FOLHAS 6.3 DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIA E HISTOGRAMAS 6.4 DIAGRAMA DE CAIXA 6.5 GRÁFICOS

Leia mais

CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I

CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística

Leia mais

Ensino de Estatística. Tratamento da Informação. Ensino de Estatística Profs. L. Bessegato e R. Bastos Estatística/ UFJF 1.

Ensino de Estatística. Tratamento da Informação. Ensino de Estatística Profs. L. Bessegato e R. Bastos Estatística/ UFJF 1. Roteiro Geral Ensino de Estatística Lupércio França Bessegato Ronaldo Rocha Bastos 1. Tratamento da informação 2. Introdução ao R 3. Produção de dados 4. Probabilidade 5. Inferência estatística 6. Referências

Leia mais