Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center"

Transcrição

1 1 XII. GARFOS Objetivos: 1. Entender e ser capaz de explicar o que é um garfo. 2. Ser capaz de encontrar garfos durante os jogos. 3. Planejar como colocar o adversário em posições onde os garfos possam ser jogados.

2 2 1. Encontrando Um Garfo Simples Definição Observando um garfo Criando um garfo Valor relativo importante Defendendo através do ataque Pergunte, Qual o nome do ataque onde duas ou mais peças do adversário podem ser atacadas por uma das suas? (Resposta: Um garfo. ) Na posiçãoo ao lado, alguém consegue ver um garfo? (Os cavalos estão garfados pela dama). Usando um garfo. Suponha que as negras não estejam atentas aos cavalos, mas querem capturar o bispo. Como poderiam as negras dar um garfo para capturar o bispo? (1... Dh1+ ameaçando o rei e o bispo ao mesmo tempo, isso irá permitir que as negras ganhem o bispo. Se 2. Rf2 Dxh4+. O que teremos criado aqui? Outro garfo, desta vez entre o rei e o cavalo de h7. Sugestões como 1... g3 para ganhar o bispo podem ser discutidas como um ataque a descoberto, mas como as brancas tem uma maneira de defender o bispo, 2. Bxg3 é o mais óbvio, de forma que este movimento não é muito poderoso). Mas na posição acima é a vez das brancas, e as brancas não querem perder um cavalo ou bispo for nada. Poderiam elas trocar uma peça menor (bispo ou cavalo) pela dama das negras? (Resp. Sim!) O que deveriam as brancas fazer para prevenirr a perda de uma peça de graça? Sugestões dos estudantes de movimentar um cavalo podem ser discutidas, mas deverá ser observado que para qualquer lugar que um dos cavalos vá, ameaçando ou não a dama das negras, o outro cavalo poderá ser capturado por causa do garfo, ou ainda por causa do garfo do rei e bispo demonstradoo acima. 1. Be7+ pode ser sugerido. Enquanto as brancas previnem a captura do cavalo, as negras irão responder com 1... Dxe7 capturando o bispo de graça. 1. Be1+, contudo, coloca o rei negro em xeque com o bispo protegido pelo rei branco. Pergunte, Por que as negras não podem capturar o cavalo, agora? (Porque as negras têm que sair do xeque e capturar um dos cavalos não retira o rei do xeque.) Mova o rei para uma das quatro casas brancas adjacentes e pergunte, Qual o melhor lance para as brancas agora? (se 1... Ra4 2. Cc3+ Professor: Como se chama isso? Estudante: Um garfo (ou melhor, Um garfo real ). Mova o rei para outra casa branca e pergunte a um estudante diferente qual o melhor lance Rb5 2. Cc3+; 1... Rc4 2. Cd2+; 1... Rb3 2.Cd2+.)

3 3 Procurando garfos Nem todos os garfos valem a pena Encontrando o melhor plano Então mova o rei para outra casa possível, Rc5, e pergunte para outro estudante, qual o melhor lance para as brancas. Qualquer lance de cavalo resulta na captura do que não foi movimentado. O único lance bom para as brancas é 2.Bf2+. Então, circule na classe perguntando qual a resposta correta para as brancas, para cada lance do rei das negras para as casas brancas. (2... Rb5 3. Cc3+, 2...Rd5 também 3. Cc3+ ou 3. Cf6+, 2... Rc4 3.Cd2+.) Continue com esse padrão para cada lance, perguntando a diferentes estudantes com cada posição pela resposta correta para um garfo real (garfo de rei e dama) ou um xeque com o bispo. Lembre aos alunos a definição de um garfo. Pergunte se existe algum garfo mostrado na posição ao lado. (Resp. Não existem bons garfos. A dama negra está atacando o peão de a2, o cavalo em d5 e a torre em f1 mas todas essas peças tem valor menor que a dama e todas estão protegidas. Por isso, mesmo com o fato da dama estar atacando três peças, nós não consideramos isso um garfo. Para ser um garfo, deve- se atacar duas ou mais peças desprotegidas, ou relativamente desprotegidas.) Usando a restritiva definição do garfo, que garfos cada lado pode criar neste movimento? (Resp. As negras não têm bons garfos disponíveis. As brancas tem um peão em b2 desprotegido, mas existem três bons garfos para as brancas. Peça aos estudantes para identificar todos os três: (1. Cc7+, 1. Nb6 e 1. Ce3.) Qual desses três é o mais poderoso? (Resp. Nc7+ ganha a torre negra em a8 de graça e o cavalo poderá escapar sem sérios problemas.) Os outros movimentos permitem as negas capturar o cavalo, imediatamente após ele capturar a torre, ou no mínimo bloquear o cavalo no canto do tabuleiro.

4 4 Bom garfo vs. mau garfo Criando uma combinação Garfo familiar Combinação Agora monte a posição ao lado. Pergunte quem tem mais material? (As negras tem um peão a mais) O que as brancas têm em compensação pelo peão? (Um rei protegido e as peças mais desenvolvidas) É a vez das brancas jogarem. Como podem as brancas dar um garfo? (As brancas podem jogar 1. Cxc7, mas não é um bom garfo, e por que não? Porque o cavalo em a6 irá capturar o cavalo branco, se ele capturar o peão de c7.) Dê-nos então boas ideias de como fazer um bom garfo. As brancas retiram a defesa de c7, jogando 1. Bxa6. Nesse momento em que as brancas têm uma peça por um peão de vantagem, como as negras recuperam a vantagem material? (Resp.: Capturando o bispo em a6.) Se 1... bxa6 qual seria a melhor resposta para as brancas? (2. Cxc7+, dando um garfo no rei e torre.) Suponha que as negras tenham capturado o bispo em a6 com a dama 1... Dxa6, qual o melhor lance para as brancas agora? (2. Cxc7+ é ainda melhor. De fato é melhor porque as negras ficam com mais peças atacadas, o rei, a torre e agoraa a dama). Nós usamos um termo especial para garfos envolvendo essas três peças. Quando rei, dama e torre estão sob ataque, nós o chamamos de garfo familiar. O garfo nessa posição requer mais de um lance. Nós primeiro tivemos de remover a defesa antes de poder jogar com segurança Cxc7. Quando fazemos essa série de movimentos, chamamos isso de combinação.

5 5 Revisando os garfos e garfos familiares Monte a posição ao lado e informe aos estudantes que é a vez das brancas. Pergunte aos estudantes qual o melhor lance. Jogando qualquer das torres para e1 força o rei a ir para um lugar seguro, então não são boas escolhas. Enfatize que colocar o rei do oponente em xeque, nem sempre é um bom plano. 1. Cf6+ também faz as negras protegerem o rei. Cc7+ ataca o rei, a dama e a torre ao mesmo tempo. Como chamamos esse tipo de movimento? (Resp. Um garfo familiar) Qualquer peça pode dar um garfo Garfos de cavalo, usando um cavalo para atacar duas ou mais peças, é poderoso, considerando que o cavalo normalmente não é uma peça forte. Se você trocá-lo por uma dama ou torre, normalmente é uma boa troca. Que outra peça pode atacar mais de uma ao mesmo tempo? A dama pode. Ambos, o cavalo e a dama podem atacar em oito diferentes direções. Contudo, um jogador normalmente não quer trocar a dama por uma peça diferente. Na posição ao lado, quantas peças a dama branca está atacando? A dama está atacando três peões, mas seria uma boa ideia a dama capturar qualquer um deles? (Não. Todos os peões estão protegidos). Quem protege o peão de h7? (A torre.) O peão de f7? (O rei.) O peão de e5? (O cavalo.). Se a dama capturar um peão agora, o que as negras vão fazer na sua vez? (Capturar a dama.) É uma boa troca? (Não.)

6 6 Garfo de peão Revisando os conceitos de aberturas Na posição ao lado, foram jogados os seguintes movimentos: 1. e4 2. Cc3 3. Bc4 4. Cxe4 e5 Cf6 Cxe4 As negras estão em desvantagem de um cavalo por um peão, mas é a vez das negras. Qual é o melhor lance para as negras agora? As negras podem dar um garfo em duas peças brancas jogando 4... d5. A troca fará o equilibrio de material novamente, mas a posição das negras será melhor depois da troca. Pode ser importante perguntar questões sobre o começo do jogo. Por que as brancas fazem o primeiro lance? (Para controlar o centro, ajudar o desenvolvimento de peças menores o bispo e ajudar a proteger o rei, dando um passo à frente para proteger o rei com o roque.) O segundo movimento, desenvolver a peça e adicionar controle ao centro e também ajudar a proteger o rei. Adicionar controle ao centro, torna o rei mais seguro, os bons ataques normalmente sempre vem através do centro. O terceiro movimento das brancas, desenvolvendo uma peça, ajuda a limpar o caminho para o roque e a controlar as casas do centro. Naturalmente, as negras têm muitas outras opções além de capturar o peão no lance três e as brancas não são forçadas a capturar o cavalo no lance quatro. Que alternativas teriamos para as brancas? (Dh5, tentando o xeque-mate com Dxf7# é um lance interessante. Isso faz a dama sair cedo, o que usualmente não é uma boa ideia, mas também não é uma boa ideia para as negras moverem a mesma peça - o cavalo - duas vezes na abertura.)

7 7 Combinando para criar um garfo Avaliando qual o melhor lado O jogador que tem o lance pode estabelecer a iniciativa Monte a posição ao lado. Pergunte qual o lado tem a melhor posição. O que considerar: 1) Material. (As brancas tem um peão a mais) 2) Controle do centro. (Ambos os lados fizeram um bom trabalho, mantendo o outro fora do centro, mas as brancas tem uma ligeira vantagem) 3) Rei seguro. Ambos os lados rocaram, mas nenhum dos lados está completamente seguro. O rei das negras parece melhor protegido, porque tem peões em nas colunas g- e h-, enquanto as brancas tem um buraco na defesa na coluna g- e o rei branco não pode sair da primeira fileira. Se é a vez das negras. As negras podem explorar a debilidade das brancas com 1... Tc1+. As brancas não podem movimentar o rei para escapar do xeque ou cobri-lo (2. De1 segue com 2... Txe1#.) O terceiro método para escapar do xeque, capturando a torre, é o melhor, tanto que 2. Dxc1 é forçado. Como devem as negras prosseguir? 2... Ne2+ cria um garfo real e as negras trocaram uma torre por uma dama, uma poderosa vantagem. Se for a vez das brancas, a vantagem não é tão clara. O ataque descoberto na dama não dá vantagem. Se 1. Cg6+ Dxg6. Se 1. Cxc8 as negras tem a opção de capturar a torre branca (1... Dxb7) ou jogar 1... Dg6+. Dois dos três lances das brancas são muito ruins. (2. Rh1 Dg2#; 2. Dg3 Ce2+ criando um garfo real e 2. Rf1 Dg2+, dando um garfo no rei e na torre. Essa lição, contudo, é sobre garfos, não sobre ataques a descoberto. O lance que as brancas deveriam jogar não cria um xeque-mate nem ganha a dama. As brancas precisam de um objetivo mais modesto. As brancas podem ganhar uma peça menor, com 1. Dxf4. Essa toamda, cria para as negras um problema. Mas 1... Dxf4 significa que as negras trocaram o um cavalo por uma dama. Como farão as brancas para criar um garfo para obter vangatem? 2. Cg6+, criando um garfo real, e agora quem tem a vantagem de um cavalo contra um peão são as brancas.

8 8 Um exemplo similar Outro exemplo Na posição ao lado, é a vez das brancas. Após verificar que o material é equivalente no momento, como poderiam as brancas obter alguma vantagem? 1. Dxf6+ ganhando uma peça. Se as negras recuarem o rei, as brancas ficam em vantagem de um cavalo. Como devem as brancas prosseguir, após 1... Rxf6? 2. Ce4+ criando um garfo real, e após as negras moverem o rei para uma casa segura (2... Re5, por exemplo) 3.Cxc5, criando um novo garfo e agora ganhando um peão. As brancas necessitarão promover um peão para ganhar o jogo e com uma peça menor as brancas poderão capturar alguns peões e facilitar a promoção e a vitória. As negras não devem capturar a dama branca no primeiro movimento, pois elas têm mais chances mantendo a dama no tabuleiro. Existe inumeráveis exemplos dessa manobra. Vários são apresentados aqui não porque o estudante precisa ser exposto para cada um deles, mas porque os instrutores podem querer usar alguns conceitos com vários grupos que tenham estudantes avançados. Na posição ao lado, o instrutor pode querer discutir o potencial do garfo para as negras na sua vez de jogar (1... Cd4 garfo na dama e torre brancas) tanto como para demonstrar o melhor caminho para bloquear um ataque é com um ataque mais forte ainda. Melhor atacar defendendo Se 1... Cd4 2. Ce7+ Rh8 (forçado) 3. Cxg6+ fxg6 4. Dd3 Cxf2 5. Dxd2 e as brancas terão capturado a dama e um cavalo enquanto as negras terão capturado uma torre e um cavalo. Se é a vez das brancas. Qual o melhor plano? É 1. Ce7+ um bom garfo? (Não Cxe7 é uma defesa simples e captura a peça sem compensação) Se o cavalo negro não estivessee defendendo a casa e2, as brancas poderiam dar um garfo poderoso. Qual o melhor lance para as brancas?

9 9 Defendendo-se de um garfo Atacando alguma de valor maior 1. Txc6 ameaçando a dama diretamente com a torre, como podem as negras proteger a dama? Capturarr a torre parece a primeira ideia a explorar, e existem duas alternativas. O que deveriam as brancas jogar após 1... bxc6? (2. Ce7+ garfo entre o rei e a dama) Depois de 1... Dxc6? (2.Ce7+, novamente garfo do rei e da dama) As negras podem bloquear o ataque da torre na dama com 1... f6. O que as brancas jogarão então? (2. Ce7+, com o mesmo garfo real) Existem casas seguras para a dama negra ir? (Não.) Tendo explorado todas as opções, concluimos que 1. Txc6 irá possibilitar as brancas ganhar a dama das negras pela torre. Ataques frequentemente não funcionam quando um jogador não se defende apropriadamente. Na posição ao lado, qual é o ameaça? O único atacado é o cavalo. É a vez das brancas. Existe uma boa ameaça para as brancas? Considere oque acontece com 1. Cf7. O que as brancas tem sob ataque? (Ambas as torres.) Como podem responder as negras? 1... Tc8 (qualquer das torres) ataca o cavalo, mas o cavalo não planejava ficar nessa casa, ele irá capturar a torre que não se movimentar. O que poderia ser mais efetivo? Mover qualquer das torres para e8, as brancas colocarão o rei branco em xeque, dando as negras a oportunidade de movimentar a outra torre paraa atacar o cavalo. Como o cavalo não tem casas seguras, as negras irão ganhar a peça menor.

10 10 Como encontrar um garfo Um material desprotegido nem sempre está de graça Encontrando um bom garfo Quem está sob ataque na posição ao lado? As brancas tem um peão desprotegido em e-, mas se as negras capturamcavalo, a posição fica o com o um pouco complicada com as brancas tendo ameaças em f7 (com a torre, bispo e breve a dama) após os lances: 1... Cxe4 2. Dd7. Por exemplo, 2... Tf8 3. Txf7 Txf7 4. Qxf7+ Rh8 5. Df8+ Cg8 6. Dxg8# Vários movimentos das negras na ilustração não são forçados. Depois 1... Cxe4 2. Dd7 Tf8 3. Txf7 As negras poderiam ter jogado 3... Db6+ 4.Rh1 Dxb3 5. Txg7+ Rh8 6. Txh7+ Rg8 7. Dg7# O que nos leva a uma melhor variação para as negras. Como mostrado acima, as negras começam tomando um aparente peão desprotegido em e4 levando à vitória das brancas. Contudo, as negras podem obter uma vantagem com um lance diferente, sugerido por uma variação recém vista. O que as brancas tem que não está protegido? Três das peças brancas não estão protegidas. Existe a dama, o bispo e o peão em e4. Cada uma tem alguma proteção. Nós vimos que a captura do peão em e4 não era uma boa ideia. As negras têm uma maneira de capturar a dama branca? As negras podem atacar a dama com a torre ou dama, movendo qualquer delas para d8, mas em nenhum dos casos existe uma combinação forçada paraa ganhar uma peça maior. Vamos procurar um bispo desprotegido. Existe uma maneira para as negras atacar o bispo e ao mesmo tempo alguma outra coisa importante sob ataque? Agora nós vamos ver o processo de encontrar um garfo Db6+ coloca o rei e o bispo sob ataque ao mesmo tempo. As brancas devem tirar o rei do xeque. Com qualquer dos movimentos (2. Rh1, 2. Rf2 ou 2. Qf2) o bispo permanece desprotegido, tanto que as negras podem seguir com 2... Dxb3 e ganhar uma peça de graça.

11 11 Outro exemplo de encontrar o garfo Dar um xeque no rei não é muitas vezes um bom plano Jogadores devem procurar ganhar uma serie de pequenas vantagens Monte a posição ao lado. Identifique que peça está desprotegida. (Resp.: As brancas tem um peão em b3 que não está protegido, as negras tem uma torre em a5 e um bispo em g4 que não estão protegidos.) Diga para os estudantes que a vez é das brancas e peça ideias para o melhor plano delas. Os estudantes frequentemente sugerirão ataques diretos ao rei, e cada sugestão deverá ser explorada. Por exemplo, 1. De8+ Rg7 2. Qe5+ Rg8 pode levar a uma repetição de posição e ao empate. As brancas poderiam fazer melhor. 1. Db8+ Rg7 2. Te8 parece que poderia progredir para um promissor ataque. Contudo, 2... Dc1+, força 3.Bf Bf1 4. Tg8+ Rh6 (isso é porque as negras jogaram 2... Dc1+ ao invés de 2... Db1+ ou 2... Dd1+.) 5. Df8 (observe que cada movimento das brancas de agora até o fim do jogo, deve ser xeque. Por que disso? (Resp.: Qualquer oportunidade de movimento pelas negras, outro que não seja sair do xeque, será Dxf1#.) 5... Rh5 6. g4+ Rxg4 7. Dc8+ Rh4 8. Dd8+ (Isso é um garfo, mas sem valor, porque se as brancas capturam a torre, sem dar xeque, levam o mate com Dxf1#.) 8... Rh5 e as brancas não tem mais bons xeques possíveis. Nesta variante, nós vimos que o ataque ao rei não leva a vitória. Normalmente, é o acúmulo de pequenas vantagens que leva a vitória em uma partida de xadrez. Neste caso, é possível ganhar uma peça. Da posição inicial, vimos algumas peças das negras desprotegidas. Onde poderiam as brancas ter uma peça que pudesse atacar duas delas? Tendo a dama em c8, ataca o rei e o bispo. O que tem de errado em ter uma dama nessa casa? (O bispo irá capturá-la.) De forma parecida, ter a dama em a4, ataca a torre e o bispo, mas existe um problema semelhante. O que poderia ser um bom garfo? Se a dama estiver em b4, ela ataca ambos o bispo e a torre simultaneamente. Como poderiam as brancas chegar lá?

12 12 Sabendo o que se está procurando é mais fácil encontrar Um exemplo fácil Procure por padrões nas colocações das peças do adversário que permitam garfos Uma vez que um jogador sabe o que procura, fica muito mais fácil encontrar. Os estudantes deverão procurar a cada movimento, que material está desprotegido, e então procurar uma tática que irá permití-los capturar esse material grátis. Nesse caso a combinação correta é 1. Db8+ forçando 1... Rg7 2. Db4 dando um garfo no bispo e na torre. Na posição ao lado é a vez das brancas. O que tem as negras desprotegido? (Resp.: O bispo em a5.) Como poderiam fazer as brancas para ganhá-lo? (Resp.: 1. Da4+ dando um garfo no rei e bispo) Observe que se as negras tentam salvar o bispo com 1... Cc6 2. Cxc6 pode ganhar ainda mais. Por exemplo, 2... bxc6 3. Dxc6. Quem está no garfo agora? (Resp.: o rei e a torre.) Os estudantes devem procurar por oportunidades de garfos. No diagrama ao lado, onde estão posicionadas as peças que podem sofrer um garfo? O rei e a torre branca em a1 podem levar um garfo de bispo em c3. Como fazem as negras para colocar um bispo em c3? 1... Txc3! (1... Bxc3 ganha o peão, mas usando a torre primeiro, como ameça para o garfo, ganha-se muito mais material.) Se as brancas não recapturarem, as negras ganham um cavalo. Se as brancas jogam 2. bxc3 Bxc3 ganhando a torre e ainda o peão recém capturado.

13 13 Garfos ainda podem acontecer em posições que parecem não ter nada Expondo o rei inimigo Criando um garfo Como avaliar a posição ao lado? Pergunte aos estudantes por importantes considerações na avaliação da posição. Material é igual. Controle do centro. As negras tem um bom controle do centro, mas as brancas tem duas casas controladas. Desenvolvimento de peças. Ambos os lados estão usando todas as suas peças. Segurança do rei. As negras estão rocadas, atrás de uma linha de peões, mas o peão de h- foi movimentado, permitindo as brancas ter uma penetração por g6. As brancas estão rocadas atrás de dois peões mas o rei não pode se movimentar. É a vez das negras. O que podem as negras fazer nesse lance? Que iniciativa podem as negras criar? 1... Bxg2+ força 2. Rxg2. Como poderiam as negras continuar? 2... Dd2+ dá um garfo no rei e na torre, fazendo com que as negras tenham trocado um bispo, por uma torre e um peão, uma excelente troca. Adicionalmente, se as brancas movem o rei para a primeira fileira, para escapar do ataque da dama (3.Rf1 ou 3. Rh1) então 3... Dxc1+ e outro garfo, ganhando o bispo. Naturalmente, se as brancas jogarem 3. Rg1 ou 3. De2, então as negras terão de se contentar com a captura da torre e ter uma substancial, senão uma esmagadora vantagem. Na posição ao lado, é a vez das brancas. A posição no tabuleiro parece igual. Ambos os lados tem reis em locais com alguma proteção. As negras têm um peão a mais, mas as brancas têm uma pequena vantagem de ter um cavalo para trabalhar com a dama, enquanto as negras tem um bispo, e bispos não trabalham bem em conjunto com as damas.

14 14 Usando a iniciativa Procurando por garfos A maior vantagem das brancas é ter a vez de jogar. As brancas podem criar um plano de ataque. Qual seria o melhor plano? As brancas poderiam imediatamente torcar o cavalo pelo bispo. (1 Cxe7+) Isso é uma boa ideia? Quais motivos em que a troca de um cavalo por um bispo, não é uma boa ideia? 1. Um cavalo complementa a dama melhor do que um bispo. 2. As negras tem mais material, trocar as peças menores pode dar vantagem para as negras. 3. O cavalo das brancas está melhor colocado, mais perto do centro e do rei adversário, do que o bispo das negras. Após rejeitar 1. Cxe7+, podemos ver um outro xeque, com o cavalo, 1. Ch6+. Como poderiam as negras responder? As negras tem de sair do xeque, e terão de mover o rei. As negras não podem mover 1... Rf7, e mover o rei para o canto, é contrário a ideia de que nos finais o rei deve ser centralizado Rf8 ou 1... Rg7 precisam ser analisadas Rf8 permite um adicional ao rei com 2. Da8+, que 1... Rg7 não permite. As brancas devem imaginar o que as negras poderiam jogar 1... Rg7 e nesse momento o cavalo das brancas está sendo atacado pelo rei, e as brancas não tem como continuar seu próprio ataque. As brancas podem procurar por uma maneira de dar um garfo nas duas peças mais importantes das negras, o rei e a dama. Mas a única casa onde o cavalo poderia atacar os dois (f6) está controlada pelo bispo negro. Mas usando a mesma linha de pensamento, as brancas tem outro lance que poderia dar o garfo real. Qual é o lance? 1. Dd5+, que ataca ambos rei e dama negros. As negras têm que sair do xeque. Se as negras movem o rei ou cobrem com 1... De6, então as brancas capturam a dama de graça. O que fazem as brancas se as negras jogarem o mais obvio 1... Dxd5? Certo, 2. Cxe7+, dando um garfo no rei e na dama. Depois das negras moverem o rei para uma casa segura, as brancas jogam 2. Cxd5 e agora as brancas tem uma grande vantagem com um cavalo e dois peões contra três peões das negras. Que deve ser uma vantagem suficiente para vencer a partida.

15 15 Combinando ideias Sobrecarregando a peça do adversário Combinando táticas Mantendo a iniciativa com os garfos A maioria das posições no xadrez, não se prestam para localizar garfos simples. Garfos devem ser criados. Na posição ao lado, é a vez das negras, que peças parecem que podem sofrer um garfo? Nós queremos procurar atacar peças desprotegidas ou trocar peças de menor valor por peças de maior valor. A primeira combinação de peças para procurar são o rei e a dama. Onde nós podemos colocar uma peça com potencial para atacar os dois simultaneamente? (Resp.: Cf3) Qual é o erro em tentar o garfo no primeiro lance? (Resp.: A torre irá capturá-lo.) Outra coisa a observar na posição: A dama está protegendo a casa g2. Por que isso é importante? (1... Dxg2 poderia ser mate, exceto porque a dama branca protege a casa g2, pronta para capturar a dama se ela mover-se para lá.) Como podem as brancas ganhar uma vantagem decisiva, então? (1... Txc1. Se 2. Txc1 Cxf3, dando um garfo no rei e na dama. Se 2.Dxc1 Dxg2#. As brancas não tem boas opções.) Na posição ao lado, jogada em 2007 entre dois fortes jogadores, Jakovljevic um mestre e Vukic, um grande mestre, as brancas tem a vez de jogar. Como é comum nesses casos, os jogadores usaram varios conceitos juntos. As brancas tentaram criar um garfo. Qual o lance que elas fizeram para a dama negra ser movimentada para uma casa onde ela poderia ser alcançada pelo garfo? 1. Te8 (Se as negras capturassem a torre com 1... Dxe8, as brancas poderiam jogar 2. Cf6+, tendo a vantagem do bispo cravado para ganhar a dama) 1... Dd3. O que as negras estão atacando? O bispo está sob uma ameaça real de ser capturado com xeque. O cavalo, embora tecnicamente sob ataque, está protegido pela dama e pela torre. Ainda, ele é uma boa resposta para atacar com a ameaça dele próprio. 2. Txf8+ Rxf8 as brancas continuam o ataque com um lance forçado. As negras não têm tempo para capturar o bispo porque estão em xeque.

16 16 Um exemplo de um grande mestre Revisando conceitos de aberturas As brancas continuam o ataque com o garfo, e um garfo que não permite as negras criar qualquer ataque vencedor. Que lance as brancas farão? 3. Dc8+ Não só porque esse lance dá um garfo no rei e torre, mas porque o rei tem de ir para uma casa, onde ele vai levar xeque novamente, quando da captura da torre Rf7 4. Dxb7+ Re6 as negras têm outras opções, mas as brancas têm agora o jogo ganho. Que garfo as brancas usaram? 5. Cc5+ dando o garfo no rei e na dama. As negras abandonaram nesse momento. Jogadores fortes sempre procuram chances para vencer. É um mito que GMs concordarão em rápidos empates quando se enfrentam ou que seus jogos são longos e complicados. Aqui é uma partida entre dois GMs jogada em Grigoriants está de brancas e Tregubov está de negras. 1. Nf3 c5 2. c4 Cc6 3. Cc3 e5 4. e3 Cf6 (veja o diagrama) Ambos os jogadores fizeram o possível para controlar o centro e desenvolver suas peças. GMs usam os mesmos conceitos dos iniciantes, eles apenas usamos melhor. Estes conceitos são: 1) Controlar as quatro casas centrais, 2) Desenvolver as peças menores, tirando-as de suas casas iniciais e colocando-as em torno do centro, onde elas poderão ajudar, e 3) Proteger o rei, normalmente rocando é a melhor maneira de manter o rei seguro.

17 17 5. d4 cxd4 6. exd4 e4 [diagrama ao lado] As negras poderiam ter continuado trocando, mas as brancas têm tantas coisas controlando d4 quanto as negras têm, então as negras não ganham nada com isto. O que as negras ameaçam com este avanço? Esta não é uma ameaça complicada, as negras estão atacando o cavalo de f3, forçando-o a mover-se. As brancas decidem movê-lo para o centro. 7. Ce5 Bb4 cravando o cavalo. Este lance remove a pressão no peão negro de e5. 8. Bd2 quebrando a cravada, mas bloqueando a dama de proteger o peão-d Cxd4 9. Cxe4 [diagrama] Ambos os lados estão vendo ataques. As brancas têm um ataque a descoberto no bispo negro e está de fronte ao rei negro com um par de cavalos. Para que casa você pensa que as negras estão indo? (As negras gostariam de colocar um cavalo em segurança em c2, dando um garfo no rei e na torre.) 9... De7 com propósitos muito táticos. Não somente protegendo seu bispo em b4 (ele está sendo atacado pelo bispo branco) mas colocando a dama na coluna-e onde ainda está o rei branco, as negras esperam usar a cravada dos cavalos brancos em seu favor. 10. Bxb4 Dxb Dd2 (provavelmente esperando a troca de damas, mas as negras veem que sua dama está protegida de outra maneira) Nxe4! As brancas veem que após a captura da dama com 12. Dxb4, as negras recuperam a dama com um garfo real em Cc2+ e ficarão com a vantagem de um cavalo e uma posição melhor. Muitos jogos impressionantes, são resultado de jogadores procurando por lances táticos. Na partida seguinte, as negras mantêm a pressão com um garfo depois de outro.

18 18 1. e4 e5 2. d4 exd4 3. Dxd4 (É um pouco perigoso colocar a dama no centro cedo, o adversário pode ganhar tempo para desenvolver as peças atacando a dama, o que aconteceu aqui.) 3... Cc6 4. De3 [Diagrama] elas poderiam ter feito melhor voltando a dama para a casa inicial. As brancas não queriam admitir ter feito um erro e colocaram a dama onde ambos os bispos ainda poderiam ir Cf6 5. Bc4 Ce5 Não só as negras estão atacando o bispo branco, mas também estão colocando ambos os cavalos em lugares onde eles podem fazer enormes ameaças. 6. Bb3 Bb4+ (veja o diagrama abaixo.) Tivessem as brancas jogado 7. Cc3, elas ficariam ligeiramente piores, pois as negras poderiam capturar o cavalo com 7... Bxc3+ forçando as brancas a inevitável escolha de dobrar os peões na coluna c- com 8. bxc3 ou perdendo um peão com 8. Dxc3 Cxe4. Contudo, se as brancas jogam o simples 7. Bd2 a partida estaria igualada, com as negras prontas para o roque, enquanto as brancas ainda devem desenvolver seus cavalos. Contudo, as brancas jogam um duvidoso 7. c3 expondo o seu rei a um devastador ataque. Pode você encontrar a serie de ataques com garfo que irão ganhar a partida? 7... Bc5 Onde está o garfo que evita as brancas jogando 8. Dxc5? (Resp.: 8... Cd3) 8. Dg3 onde está o próximo garfo? (Não só cavalos podem dar garfos Bxf2+ garfo de rei e dama.) Se as pretas movem o rei para sair do xeque e não capturam o bispo, o bispo negro irá capturar a dama. Se as brancas jogam 9. Dxf2, o que as negras jogam? (Resp.: 9... Cd3+ com outro garfo real.) Se as brancas jogam 9. Rxf2 o que as negras jogam? (Resp.: 9... Cxe4, com o garfo real desse capítulo.)

Explique que as regras do xadrez são diferentes das regras do Jogo de Peões. Agora, não se ganha mais uma partida ao levar um peão à

Explique que as regras do xadrez são diferentes das regras do Jogo de Peões. Agora, não se ganha mais uma partida ao levar um peão à 1 VI. O REI, XEQUE E XEQUE-MATE Objetivos desta lição: Praticar as regras para todas as peças de xadrez Resolver problemas com todas as peças Usar o xeque e regras de lances ilegais em posições elementares

Leia mais

ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM

ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ARCOZELO ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM A Coordenadora: Prof. Fernanda Marinho Regras Básicas A posição do Tabuleiro deve ser colocada de uma forma que o jogador

Leia mais

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos Regras: Jogo do Xadrez 1. Sorteio: Os confrontos serão definido através de sorteio e relacionados no chaveamento da competição; A ordem de disputa será de acordo com a ordem de retira no sorteio. PS: 2

Leia mais

Módulo 1. Tabuleiro, peças, movimentos e capturas

Módulo 1. Tabuleiro, peças, movimentos e capturas Módulo 1 Tabuleiro, peças, movimentos e capturas O Tabuleiro O Xadrez é praticado entre duas pessoas, que comandam seus exércitos (brancas e negras). O objetivo do jogo é dar Xeque Mate ao rei adversário,

Leia mais

XADREZ I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO. O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões:

XADREZ I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO. O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões: I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões: Diagrama. 01 1 - Responda com (V) para verdadeiro e (F) para falso. ( ) O diagrama

Leia mais

O peão Se um peão consegue chegar até a outra extremidade do tabuleiro(linha 8), ele é promovido. Um peão promovido é substituído, ainda na mesma jogada em que o movimento foi feito, por um cavalo, bispo,torreoudamadamesmacor.

Leia mais

Seis líderes nas duas categorias

Seis líderes nas duas categorias Jogos Escolares em Cuiabá Seis líderes nas duas categorias Escreve o mestre internacional Luis Rodi A segunda rodada dos Jogos Escolares, celebrada no Auditório dos Pássaros no Centro Cultural Pantanal

Leia mais

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ CAPÍTULO 1 Os elementos O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ Joga-se xadrez sobre um tabuleiro quadrado, formado por 64 casas quadradas, sendo sua cor, alternadamente,

Leia mais

Campeonato Mundial - Match 1935

Campeonato Mundial - Match 1935 Machgielis Euwe 1901-1981 Biografia Dr. Max Euwe nasceu em Watergraafsmeer, perto de Amsterdã. Formado em Matemática pela Universidade de Amsterdã, ensinou matemática, primeiro em Rotterdam, depois ao

Leia mais

Tabuleiro. Movimento das peças (torre)

Tabuleiro. Movimento das peças (torre) Tabuleiro Posição inicial ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ Uma linha é uma sequencia de oito casas dispostas de forma contigua horizontalmente. ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ÖÑÐÒ ÓÔÓÔÓÔÓÔ

Leia mais

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé)

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) INTRODUÇÃO Caro aluno! Você acaba de ingressar no fascinante mundo do Xadrez, o jogo de tabuleiro mais praticado no mundo. Você estará no comando de um poderoso exército,

Leia mais

Aprendendo a jogar Xadrez

Aprendendo a jogar Xadrez O núcleo de xadrez da nossa Escola continua particularmente activo, e dando continuidade ao material produzido para o número anterior da nossa revista, onde detalhou a forma como se procede à anotação

Leia mais

Nome: Bispo Pontos: 3,5. Nome: Torre Pontos: 5. Anda quantas casas quiser para cima, para baixo e para os lados (horizontal e vertical).

Nome: Bispo Pontos: 3,5. Nome: Torre Pontos: 5. Anda quantas casas quiser para cima, para baixo e para os lados (horizontal e vertical). Xadrez para Todos Professor: Frederic Cesa Dias E-mail: fredericcesadias@gmail.com Site: www.fredericcesadias.com > Xadrez * O objetivo do jogo é ameaçar o rei adversário sem que este possa se salvar na

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 8 peças gato e 8 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

Abertura: princípios gerais

Abertura: princípios gerais Abertura: princípios gerais Controle ou ocupação do centro Segurança do rei Desenvolvimento rápido Iniciativa Qualquer pessoa que tenta aprimorar seus conhecimentos sobre o jogo de xadrez sente-se, de

Leia mais

Xadrez Básico - Aula 1

Xadrez Básico - Aula 1 Xadrez Básico - Aula Pedro A. Tonelli de agosto de 00 O tabuleiro e a notação algébrica Este é um curso para iniciantes no jogo de xadrez, mas que já se habituaram com o movimento das peças e objetivos

Leia mais

CONTRA-CAPA. IVAN JUSTEN SANTANA Instrutor de Xadrez da FCC (Fundação Cultural de Curitiba)

CONTRA-CAPA. IVAN JUSTEN SANTANA Instrutor de Xadrez da FCC (Fundação Cultural de Curitiba) CONTRA-CAPA Neste livro os autores reúnem sua experiência no ensino do Xadrez em escolas, bibliotecas e cursos, utilizando uma metodologia de fácil entendimento, que oferece ao aluno, muitos exercícios

Leia mais

Introdução. Por que as táticas são importantes?

Introdução. Por que as táticas são importantes? Introdução Por que as táticas são importantes? Estratégia, por outro lado, é a compreensão do que você (e o seu oponente) está tentando fazer a médio e a longo prazo. Ela envolve tais elementos como o

Leia mais

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional Vila Real JOGOS M AT E M Á T I CO S.º Campeonato Nacional LIVRO DE REGRAS Semáforo Autor: Alan Parr Material Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Leia mais

SISTEMA b6 PARA AS PRETAS CONTRA QUALQUER ABERTURA

SISTEMA b6 PARA AS PRETAS CONTRA QUALQUER ABERTURA O site do Xadrez - 1/11 SISTEMA b6 PARA AS PRETAS CONTRA QUALQUER ABERTURA Muitas pessoas não têm tempo de estudar e memorizar as incontáveis combinações de lances provenientes das diversas aberturas de

Leia mais

Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE

Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE XADREZ NAS ESCOLAS A ATIVIDADE XADREZ O xadrez é uma agradável atividade lúdica, praticada por dois jogadores que movem peças

Leia mais

CARTILHA DE XADREZ MÓDULO 1: INICIANTES

CARTILHA DE XADREZ MÓDULO 1: INICIANTES EVANDRO AMORIM BARBOSA (Grande Mestre de Xadrez) GERSON PERES BATISTA (Mestre Nacional de Xadrez) IVAN VILAÇA DOS SANTOS THALES BRAGHINI LEÃO Sem reserva de direitos de autor, para uma ampla divulgação

Leia mais

OLHOS DE COMPUTADOR uma breve resenha ao livro Forcing Chess Moves, de Charles Hertan (Adwilhans Souza julho de 2010)

OLHOS DE COMPUTADOR uma breve resenha ao livro Forcing Chess Moves, de Charles Hertan (Adwilhans Souza julho de 2010) OLHOS DE COMPUTADOR uma breve resenha ao livro Forcing Chess Moves, de Charles Hertan (Adwilhans Souza julho de 2010) Introdução Há muito tempo um entusiasta pelos procedimentos táticos, em especial aqueles

Leia mais

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro O JOGO DE XADREZ O xadrez é um esporte intelectual, disputado entre duas pessoas que possuem forças iguais (peças) sobre um tabuleiro. Este jogo representa uma batalha em miniatura, onde cada lado comanda

Leia mais

A estratégia das peças menores

A estratégia das peças menores A estratégia das peças menores Pedro Aladar Tonelli Instituto de Matemática e Estatística USP 6 de outubro de 2004 Sumário Características do Bispo e do Cavalo Características do bispo Características

Leia mais

Manual básico de Go. MANUAL BÁSICO DE GO. Distribuição Gratuita.

Manual básico de Go. MANUAL BÁSICO DE GO. Distribuição Gratuita. MANUAL BÁSICO DE GO Distribuição Gratuita. Regras do GO: 1 As peças pretas começam a não ser que seja um jogo com handicap. 2 Os jogadores alternam suas jogadas, jogando-se uma peça por vez. 3 As peças

Leia mais

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO Prof. Dr. Wilson da Silva 1 O TABULEIRO O tabuleiro de xadrez é formado por um quadrado de 8x8 com 64 casas iguais alternadamente claras (as casas brancas ) e escuras (as

Leia mais

Apresentação. Este material é livre, sendo autorizada sua publicação e distribuição, desde que seja citado o nome do autor ou do projeto.

Apresentação. Este material é livre, sendo autorizada sua publicação e distribuição, desde que seja citado o nome do autor ou do projeto. Apresentação Esta apostila é destinada a todos os interessados em aprender a milenar arte do jogo que também é arte, cultura, esporte e lazer, o Xadrez. Espera-se que o leitor sinta-se satisfeito com as

Leia mais

Gamão. Como jogar este maravilhoso jogo

Gamão. Como jogar este maravilhoso jogo Gamão Como jogar este maravilhoso jogo Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Cada jogador tem 15 peças (pedras) que se movem por 24 triângulos (casas) de acordo com os números obtidos pela

Leia mais

XADREZ NA UFG. Módulo I -Introdução. Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva

XADREZ NA UFG. Módulo I -Introdução. Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva XADREZ NA UFG Módulo I -Introdução Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva História do Xadrez Benjamin Franklin disputando uma partida de xadrez, quadro do artista Edward Harrison

Leia mais

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES)

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES) XADREZ DA SORTE MATERIAL UM TABULEIRO COMUM DE 64 CASAS. DOIS DADOS COMUNS. AS 32 PEÇAS DO JOGO DE XADREZ. PONTUAÇÃO DOS DADOS A PONTUAÇÃO PARA MOVIMENTAÇÃO É A SEGUINTE: 2 = R1 (RETORNA UMA CASA) 3 =

Leia mais

Quadrado Mágico Edward Lasker - Thomas, Londres -1910

Quadrado Mágico Edward Lasker - Thomas, Londres -1910 Quadrado Mágico Nº O - Fevereiro de 2003 quadradomagico@yahoo.com.br Distribuição gratuita Edward Lasker - Thomas, Londres -1910 Neste número: Ranking elo ʺTorneio Corus wijk ann zeeʺ por Bento Murteira

Leia mais

UM BREVE HISTÓRICO. Nesses anos todos, tive o prazer de conseguir os seguintes títulos: Campeão Paulista Infantil. Campeão Paulista Infanto-Juvenil

UM BREVE HISTÓRICO. Nesses anos todos, tive o prazer de conseguir os seguintes títulos: Campeão Paulista Infantil. Campeão Paulista Infanto-Juvenil UM BREVE HISTÓRICO Em 1971, quando ainda tinha 8 anos de idade, meu pai me deu um pequeno jogo de xadrez, para me fazer desistir de ser jogador de futebol. De tanta insistência dele, acabei me envolvendo

Leia mais

Curso básico de Xadrez

Curso básico de Xadrez Projeto LIPRA Livro Interativo Potencializado com Realidade Aumentada Curso básico de Xadrez Autor: Raryel Costa Souza Orientação: Claudio Kirner Xadrez 1 Introdução O xadrez é um jogo de tabuleiro para

Leia mais

Trabalho Final de Programação II. Xadrez. Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi.

Trabalho Final de Programação II. Xadrez. Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi. Trabalho Final de Programação II Xadrez Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi. Professores: Crediné Menezes Orivaldo de Lira Tavares Vitória, 15 de

Leia mais

História. Entendendo o jogo. Os movimentos das peças. Movimentos especiais. Como Jogar. Capturas, xeque e xeque mate.

História. Entendendo o jogo. Os movimentos das peças. Movimentos especiais. Como Jogar. Capturas, xeque e xeque mate. História O xadrez descende de jogos desenvolvidos na Índia, dos quais o mais antigo conhecido é o chaturanga, do século VI EC. O jogo logo foi levado para Pérsia, onde se tornou uma atividade da nobreza

Leia mais

Estrutura e Desenvolvimento dos Peões

Estrutura e Desenvolvimento dos Peões FEXPAR Intensive Chess Training Aula IV: Estrutura e Desenvolvimento dos Peões FM Bolívar Gonzalez corujachess@gmail.com 22/01/2012 Estrutura e Desenvolvimento dos Peões Qualquer situação no tabuleiro

Leia mais

GAMBITO NA FRANCESA PARTE I

GAMBITO NA FRANCESA PARTE I GAMBITO NA FRANCESA PARTE I Por: Ernesto Luiz de Assis Pereira CXC elap@terra.com.br I - INTRODUÇÃO Uma das características marcantes da Defesa Francesa consiste em que, nas suas numerosas variantes, são

Leia mais

7 ANO PROFESSOR RAFAEL NOGUEIRA

7 ANO PROFESSOR RAFAEL NOGUEIRA APOSTILA DE XADREZ 7 ANO PROFESSOR RAFAEL NOGUEIRA CONDUÇÃO DA PARTIDA 1. Razões dos lances Tenha sempre ao menos um objetivo para o próprio lance. Lances sem objetivo são inúteis e podem ocasionar perdas

Leia mais

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras.

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. CONCEITOS TÁTICOS E SISTEMAS Conceitos Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. Tipos de sistemas: Sistemas defensivos:

Leia mais

A Ala Moça do Xadrez Curitibano Há 50 Anos. Licurgo Holzmann.

A Ala Moça do Xadrez Curitibano Há 50 Anos. Licurgo Holzmann. A Ala Moça do Xadrez Curitibano Há 50 Anos. Licurgo Holzmann. Curitiba pode se envaidecer de possuir quiçá o maior e mais forte conjunto de jovens enxadristas do país. Merecem destaque especial os nomes

Leia mais

Ao Quadrado. Nº5-2ªSérie - Boletim Trimestral da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal

Ao Quadrado. Nº5-2ªSérie - Boletim Trimestral da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal Setembro de 2015 Sítio AXS: http://www.axsetubal.pt EE: axsetubal@gmail.com Pag.1 Editorial O quinto número da segunda série do Boletim da AXS, é o primeiro dos Boletins comemorativos do quadragésimo aniversário

Leia mais

Sede do Estrela e Vigorosa Sport 16 de Novembro a 21 de Dezembro

Sede do Estrela e Vigorosa Sport 16 de Novembro a 21 de Dezembro Preliminar A do Campeonato Distrital Individual de 2007 Torneio das Estrelas Sede do Estrela e Vigorosa Sport 16 de Novembro a 21 de Dezembro Resultados da 1ª Sessão: Bo. SNo. Name Rtg Pts Res. Pts Name

Leia mais

O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte:

O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte: Regras do Xadrez Introdução O jogo de Xadrez é jogado por dois jogadores. Um jogador joga com as peças brancas o outro com as pretas. Cada um inicialmente tem dezasseis peças: Um Rei, uma Dama, duas Torres,

Leia mais

Projeto Xadrez Entrega 01: Polimorfismo e Herança

Projeto Xadrez Entrega 01: Polimorfismo e Herança Professore: Aluno PAE (Turma A): Aluno PAE (Turma C): João do E.S. Batista Neto (jbatista at icmc.usp.br) Felipe S. L. G. Duarte (fgduarte at icmc.usp.br) Oscar Cuadros Linares (ocuadrosl at gmail.com)

Leia mais

Regras para se jogar GO

Regras para se jogar GO Regras para se jogar GO Internacionalmente conhecido pelo nome Japonês Go (pronuncia-se Gô), este jogo tem o nome de Wei-chi na China e Baduk na Coréia, três potências mundiais deste jogo. Teve sua origem

Leia mais

Xadrez. 1º semestre 2016

Xadrez. 1º semestre 2016 Xadrez 1º semestre 2016 2016 A origem do xadrez Várias são as versões para o surgimento do xadrez, como de origem Chinesa, Egípcia, Persa e Árabe, porém, nenhuma delas totalmente confirmada. Uma versão

Leia mais

Epaminondas. Ludus. Material

Epaminondas. Ludus. Material Epaminondas Ludus História Este jogo foi inventado por Robert Abbott em. Chamava-se originalmente Crossings e foi publicado pela primeira vez em em [GG]. Nessa altura, o jogo ocorria num tabuleiro de linhas

Leia mais

JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE

JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE O jogo é chamado Borboleta em Moçambique, provavelmente por causa da forma do tabuleiro. Na Índia e em Blangadesh, as crianças chamam o mesmo jogo de Lau Kata Kati.

Leia mais

A história do Xadrez

A história do Xadrez A história do Xadrez Não se sabe ao certo qual a verdadeira origem do Xadrez, porém duas histórias se destacam como ser a mais provável e verdadeira lenda. A primeira se passa em Taligana, uma pequena

Leia mais

Apostila de Xadrez NÍVEIS INICIANTES E BÁSICO

Apostila de Xadrez NÍVEIS INICIANTES E BÁSICO Apostila de Xadrez NÍVEIS INICIANTES E BÁSICO Por Bolívar Gonzalez Mestre da Federação Internacional de Xadrez Mestre Internacional ICCF Ex-Campeão Paranaense Absoluto 4º Lugar Campeonato Mundial por Equipes

Leia mais

Não faça somente um território grande

Não faça somente um território grande Cercando o canto mirando na lateral Depois de cercar o canto o que se deve fazer? Os primeiros movimentos da abertura são focados nos cantos. Jogando um komoko (ponto 4-3) e fazendo um shimari (extensão),

Leia mais

O jogo de Go. O tabuleiro e as pedras. Tabuleiro 19x19 Tabuleiro 13x13 9x9

O jogo de Go. O tabuleiro e as pedras. Tabuleiro 19x19 Tabuleiro 13x13 9x9 O JOGO DE GO O jogo de Go O Go é um antigo jogo de tabuleiro e acredita-se ter surgido entre 2500 e 4000 anos atrás na China. É um jogo de regras simples, mas por outro lado é extremamente complexo. Segundo

Leia mais

Jogos e Brincadeiras II

Jogos e Brincadeiras II Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. runo Holanda ula 2 Jogos e rincadeiras II Neste artigo continuaremos o assunto iniciado no material anterior. O primeiro exercício,

Leia mais

XADREZ CURSO DE FIXAÇÃO. Capítulo 1. I. Ética

XADREZ CURSO DE FIXAÇÃO. Capítulo 1. I. Ética XADREZ CURSO DE FIXAÇÃO Capítulo 1 I. Ética O respeito ao adversário é essencial. Da mesma forma, deve respeitar-se as demais partidas acontecendo na mesma sala. Em aula, esse respeito deve ser estendido

Leia mais

Questão 23 Sobre a abertura pastorzinho, observe as afirmativas abaixo e, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas e, em seguida, marque a al

Questão 23 Sobre a abertura pastorzinho, observe as afirmativas abaixo e, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas e, em seguida, marque a al PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO INSTRUT DE XADREZ Baseado no texto abaixo, responda as questões 21 e 22: O Xadrez é um esporte individual, mas de caráter cognitivo e coletivo, pois simula os movimentos

Leia mais

XADREZ diário ANO 3 - Nro Rio de Janeiro, 9 de novembro de 2012

XADREZ diário ANO 3 - Nro Rio de Janeiro, 9 de novembro de 2012 XADREZ diário ANO 3 - Nro. 1000 - Rio de Janeiro, 9 de novembro de 2012 edição 1000 www.wix.com/darcylima/academiaxadrez www.xadrezdiarionews.blogspot.com Esta edição é preparada pelo GM Darcy Lima e pelo

Leia mais

Jogo de Gamão. Introdução

Jogo de Gamão. Introdução Jogo de Gamão Introdução O Gamão (Backgammon) é um jogo para 2 oponentes, jogado em um tabuleiro que consiste em 24 triângulos chamados pontos (ou casas). Esses triângulos são de cores alternadas e agrupados

Leia mais

Xadrez. todos. para. Aprendendo a jogar xadrez passo a passo

Xadrez. todos. para. Aprendendo a jogar xadrez passo a passo Xadrez para todos Aprendendo a jogar xadrez passo a passo James Mann de Toledo Juliana Kyoo Kamada Xadrez para todos Aprendendo a jogar xadrez passo a passo Americana - SP 2013 Copyright 2004 James Mann

Leia mais

Aprenda a jogar Xadrez!

Aprenda a jogar Xadrez! GÊNESIS Então disse Deus: haja luz, e houve luz O xadrez, como o amor, como a música, tem o poder de fazer as pessoas felizes Siegbert Tarrash médico e pedagogo Informativo Educacional e Cultural - Itaúna

Leia mais

Centro Educacional Sesc Cidadania. Manual de Regras de XADREZ. Aluno(a): Ano: Turma: Professor: Sérgio Marcos Galdino da Silva

Centro Educacional Sesc Cidadania. Manual de Regras de XADREZ. Aluno(a): Ano: Turma: Professor: Sérgio Marcos Galdino da Silva Manual de Regras de XADREZ Aluno(a): Ano: Turma: Professor: Sérgio Marcos Galdino da Silva CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DO JOGO DE XADREZ Objetivo: Desenvolver e melhorar as faculdades criativas e o raciocínio

Leia mais

"Em um momento mágico de trégua no mundo mitológico do xadrez, os peões trocaram suas armas por uma bola e resolveram jogar uma partida de futebol..." Futebol de Tabuleiro Livro de Regras Rafael Cotait

Leia mais

CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016

CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016 CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016 Jogos cooperativos e jogos cooperativos Conceitos: Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar

Leia mais

Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos. professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos

Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos. professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos 1 JOGOS PRÉ-ENXADRÍSTICOS Professor Wilson da Silva Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos os

Leia mais

Ao Quadrado. Nº7-2ªSérie - Boletim Trimestral da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal

Ao Quadrado. Nº7-2ªSérie - Boletim Trimestral da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal Março de 2016 Sítio AXS: http://www.axsetubal.pt EE: axsetubal@gmail.com Pag.1 Editorial Estamos a atingir o momento alto da comemoração do quadragésimo aniversário da AXS. O I torneio internacional de

Leia mais

Federação Portuguesa de Xadrez Instituto Desporto de Portugal. Curso de Formação de Monitores ********** ** e ** de ********* de 200*

Federação Portuguesa de Xadrez Instituto Desporto de Portugal. Curso de Formação de Monitores ********** ** e ** de ********* de 200* Federação Portuguesa de Xadrez Instituto Desporto de Portugal Curso de Formação de Monitores ********** ** e ** de ********* de 200* Teste de Avaliação Final Nome: 1. História de Xadrez Indique quem foi

Leia mais

Prof. Dr. Wilson da Silva. A Ginástica da Mente. Noções Básicas de Xadrez

Prof. Dr. Wilson da Silva. A Ginástica da Mente. Noções Básicas de Xadrez Prof. Dr. Wilson da Silva A Ginástica da Mente Noções Básicas de Xadrez Xadrez_vol3B.indd 3 5/2/11 10:31:56 AM Xadrez_vol3B.indd 4 5/2/11 10:31:56 AM Nota do Editor Xadrez_vol3B.indd 5 5/2/11 10:31:56

Leia mais

PACRU SÉRIE 302. Linguagens e Informação Extra. Três Jogos: Shacru, Azacru & Pacru

PACRU SÉRIE 302. Linguagens e Informação Extra. Três Jogos: Shacru, Azacru & Pacru PACRU SÉRIE 302 Linguagens e Informação Extra Se esta informação não está na sua linguagem, vá a www.pacru.com, seleccione a linguagem e imprima as regras. Neste folheto estão todas as informações necessárias

Leia mais

C. A. Ferrinho A B C. do Jogo de Damas

C. A. Ferrinho A B C. do Jogo de Damas C. A. Ferrinho A B C do Jogo de Damas 1996 O MOTIVO Raciocínio, concentração, faculdade de analisar com precisão antes de tomar decisões, criação artística, controle nervoso, etc., etc., são qualidades

Leia mais

Design de Interface - Avaliação Final

Design de Interface - Avaliação Final Design de Interface - Avaliação Final A proposta deste trabalho era adaptar a interface gráfica de um jogo de tabuleiro clássico tomando como base os conhecimentos de Consistência, Hierarquia e Personalidade.

Leia mais

A LUTA INTERIOR (II) PALAVRA & VIDA 2º TRIMESTRE/2013. Texto Bíblico: Gálatas 5.16,22-25 SUGESTÕES DIDÁTICAS LIÇÃO 12

A LUTA INTERIOR (II) PALAVRA & VIDA 2º TRIMESTRE/2013. Texto Bíblico: Gálatas 5.16,22-25 SUGESTÕES DIDÁTICAS LIÇÃO 12 A LUTA INTERIOR (II) Texto Bíblico: Gálatas 5.16,22-25 Objetivos da lição de hoje: Compreender as divisões do fruto do Espírito; Reconhecer as fortalezas da alma; Comprometer-se a desfazer-se das fortalezas

Leia mais

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres.

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. Cordeiros e tigres MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. 1. O jogo começa com o tabuleiro vazio. 2. Quem está com os tigres ocupa

Leia mais

INTRODUÇÃO O MAGO SUPREMO DE AKIGAM! CONTEÚDO DA CAIXA

INTRODUÇÃO O MAGO SUPREMO DE AKIGAM! CONTEÚDO DA CAIXA INTRODUÇÃO A Energia Primordial era chamada de Akigam. Os magos antigos, manipuladores dessa energia, criaram um jogo para não esquecerem seus feitiços. Você aprenderá as mesmas técnicas, competindo em

Leia mais

O Manual do Knights. Tradução: José Pires

O Manual do Knights. Tradução: José Pires Miha Čančula Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Como jogar 7 2.1 Objectivo........................................... 7 2.2 Iniciar o Jogo......................................... 7 2.3 A

Leia mais

4º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos AL, APM, SPM, UM 2007/2008

4º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos AL, APM, SPM, UM 2007/2008 º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos AL, APM, SPM, UM 007/008 Semáforo Autor: Alan Parr Oito peças verdes, oito amarelas e oito vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória Exercícios: 1. Maria inventou uma brincadeira. Digitou alguns algarismos na primeira linha de uma folha. Depois, no segunda linha, fez

Leia mais

Fundamentos de Teoria dos jogos

Fundamentos de Teoria dos jogos Fundamentos de Teoria dos jogos A Teoria dos Jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas em que jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Na

Leia mais

1 HABILIDADES INTELECTUAIS ATRIBUÍDAS AO ESTUDO E PRÁTICA DO XADREZ

1 HABILIDADES INTELECTUAIS ATRIBUÍDAS AO ESTUDO E PRÁTICA DO XADREZ INTRODUÇÃO - VALOR EDUCATIVO DO XADREZ O xadrez provou ter valor educativo, em nada parecido a outros jogos de mesa. Ele é praticado em todo o mundo e antes mesmo da criação da Federação Internacional

Leia mais

A Pororoca do Tenilson

A Pororoca do Tenilson A Pororoca do Tenilson I Quando o Pablyto me ligou, dizendo que havia material novo para esta coluna, eu, assim que soube do que se tratava, fui correndo ao baú da memória buscar um antigo título, que

Leia mais

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014

ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 ESCOLA EMEF PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI - PIBID 08/10/2014, 29/10/2014 e 05/11/2014 Bolsistas: Mévelin Maus, Milena Poloni Pergher e Odair José Sebulsqui. Supervisora: Marlete Basso Roman Disciplina:

Leia mais

Jogos Lógicos de Tabuleiro

Jogos Lógicos de Tabuleiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Extensão 2014/2015 Jogos Lógicos de Tabuleiro Coordenadores: Liliane F. Giordani Renato P. Ribas www.inf.ufrgs.br/lobogames lobogames.ufrgs@gmail.com

Leia mais

Xadrez, Matemática e Computação

Xadrez, Matemática e Computação Xadrez, Matemática e Computação Adalberto Ayjara Dornelles Filho aadornef@ucs.br 24 de dezembro de 2005 Resumo Este texto é uma coletânea de breves considerações matemáticas e computacionais sobre alguns

Leia mais

Divulgação de conteúdos para quem quiser APRENDER A JOGAR XADREZ

Divulgação de conteúdos para quem quiser APRENDER A JOGAR XADREZ Divulgação de conteúdos para quem quiser APRENDER A JOGAR XADREZ Este trabalho resulta de uma parceria entre a FPX e a FCCN, com o apoio do IDP. Vídeos de divulgação: Fase 1 Iniciação: Regras básicas e

Leia mais

Noções sobre Probabilidade

Noções sobre Probabilidade Noções sobre Probabilidade Introdução Vimos anteriormente como apresentar dados em tabelas e gráficos, e também como calcular medidas que descrevem características específicas destes dados. Mas além de

Leia mais

Estatística Básica. Introdução à Análise Exploratória de Dados. Renato Dourado Maia. Instituto de Ciências Agrárias

Estatística Básica. Introdução à Análise Exploratória de Dados. Renato Dourado Maia. Instituto de Ciências Agrárias Estatística Básica Introdução à Análise Exploratória de Dados Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais Pergunta Inicial O que é Estatística? 2/26 Contexto

Leia mais

Prezados Estudantes, Professores de Matemática e Diretores de Escola,

Prezados Estudantes, Professores de Matemática e Diretores de Escola, Prezados Estudantes, Professores de Matemática e Diretores de Escola, Os Problemas Semanais são um incentivo a mais para que os estudantes possam se divertir estudando Matemática, ao mesmo tempo em que

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Série/Ano/Turma: 7º ano e 8º ano do Ensino Fundamental. 1.2 Turno: manhã. 1.3 Data: outubro/2015 1.4 Tempo da aula: 2 horas. 1.5 Tema da aula: Teoria de

Leia mais

Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1. Perguntas e Respostas:

Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1. Perguntas e Respostas: Algumas Respostas da Pesquisa Que Realizamos Recentemente PARTE 1 Recentemente eu realizei uma pesquisa com a minha lista e perguntei o seguinte: Se você pudesse fazer qualquer pergunta para um especialista

Leia mais

Xadrez. e Os 10 Mandamentos. Rafael Borges Dias Baptista Página 1 de 27

Xadrez. e Os 10 Mandamentos. Rafael Borges Dias Baptista Página 1 de 27 Xadrez Regras, dicas e Os 10 Mandamentos Por Rafael Borges Dias Baptista Rio das Ostras RJ, sexta-feira, 13 de Março de 2007 Página 1 de 27 No xadrez existem precisamente 169.518.829.100.544.000.000.000.000.000

Leia mais

USO DE JOGOS LÓGICOS APLICADOS A APRENDIZAGEM DE MÁQUINA. 1

USO DE JOGOS LÓGICOS APLICADOS A APRENDIZAGEM DE MÁQUINA. 1 USO DE JOGOS LÓGICOS APLICADOS A APRENDIZAGEM DE MÁQUINA. 1 Jean Rafael Reus Da Silva 2, Rogerio Samuel De Moura Martins 3, Renato Perez Ribas 4, Rafael Zancan Frantz 5, Sandro Sawicki 6. 1 Projeto de

Leia mais

TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS 6ª EDIÇÃO JOGOS

TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS 6ª EDIÇÃO JOGOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS 6ª EDIÇÃO JOGOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 Kharbaga, kalah e moinho (trilha) Oware

Leia mais

1. Natureza e objetivos do jogo de xadrez. 2. Posição inicial das peças no tabuleiro

1. Natureza e objetivos do jogo de xadrez. 2. Posição inicial das peças no tabuleiro 1. Natureza e objetivos do jogo de xadrez 1.1 O jogo de xadrez é disputado entre dois oponentes que movem peças alternadamente sobre um tabuleiro quadrado denominado 'tabuleiro de xadrez'. O jogador com

Leia mais

CAPÍTULO 7.1. Basquetebol. Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis. cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20

CAPÍTULO 7.1. Basquetebol. Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis. cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20 7 CAPÍTULO Basquetebol 7.1 Juan Carlos P. Moraes Alexandre Santos Anselmo Cleiton Pereira Reis cap7.1.indd 1 27/05/13 18:20 cap7.1.indd 2 27/05/13 18:20 PRINCIPIANTE 1 X 1 + 1 PRINCIPIANTE 01 PRINCIPIANTE

Leia mais

Xadrez Básico - Aula 2

Xadrez Básico - Aula 2 Xadrez Básico - Aula Pedro A. Tonelli de setembro de 00 Alguns finais básicos Uma partida de xadrez é geralmente dividida em três partes: a abertura, o meio jogo e o final. A abertura são os lances iniciais

Leia mais

Defendendo contra o ataque Run-and-Shoot Del Wight

Defendendo contra o ataque Run-and-Shoot Del Wight Defendendo contra o ataque Run-and-Shoot Del Wight O ataque run-and-shoot (RAS) é difícil de defender. Cada time que usa esse ataque tem diferentes características e filosofias. Uma constante é que o quarterback

Leia mais

Crie seu próprio mundo

Crie seu próprio mundo Scratch 2 Crie seu próprio mundo All Code Clubs must be registered. By registering your club we can measure our impact, and we can continue to provide free resources that help children learn to code. You

Leia mais

Regras do jogo equipe de evolução de software /6/2006 versão 2.1

Regras do jogo equipe de evolução de software /6/2006 versão 2.1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 Regras do Jogo Objetivo do jogo: Os jogadores competem para terminar um projeto

Leia mais

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016 Tecnologia Educacional Eficaz Prof. David Prata Setembro de 2016 Por onde começar? Visão Pedagógica Quais são suas metas de aprendizagem para seus alunos? O que é que você quer que eles sejam capazes de

Leia mais

Santo Cristo, RS. 14 de novembro de 2015.

Santo Cristo, RS. 14 de novembro de 2015. 2 a Olimpíada Escolar de Jogos Lógicos de Tabuleiro Santo Cristo, RS 14 de novembro de 2015. Apresentação Esta é a segunda edição da Olimpíada de Jogos Lógicos de Tabuleiro promovida pela Universidade

Leia mais

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Pressionar a bola torna o drible e o passe mais difíceis, e aumenta as chances de ocorrer um erro do ataque. O objectivo principal é impedir

Leia mais