Não faça somente um território grande

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Não faça somente um território grande"

Transcrição

1 Cercando o canto mirando na lateral Depois de cercar o canto o que se deve fazer? Os primeiros movimentos da abertura são focados nos cantos. Jogando um komoko (ponto 4-3) e fazendo um shimari (extensão), garantimvs o cantos, mas não somente isso. Com o canto cercado, criamos uma base sólida para criar uma influência na lateral. Não faça somente um território grande Fazer somente um território muito grande não é proveitoso, pois você sofrerá diversos ataques nesse grupo, e também não terá influência no resto do tabuleiro. Evite fazer isso. Fuseki Abertura Fazer extensão é muito importante, principalmente para o lado certo. Se o branco joga 1, preto pode subir com 2. Agora a influência do preto está bem definida, e logo essa influência pode virar território. Se você faz uma extensão em 1 brancas podem estender para 2, ficando numa forma melhor que pretas. Indo pelo lado mais vazio Depois de jogar nos hoshis, você deve tomar uma iniciativa, fazendo uma aproximação nas pedras adversárias. Mas por qual lado atacar, e com qual joseki continuar? A abertura (fuseki) é a parte mais importante do jogo de Go. No começo as pedras ficam bem espalhadas pelo tabuleiro, não tendo muito contato. Olhando rapidamente parece um jogo pacífico. Por outro lado julgar quão grande cada lance é pode ser complicado. Tudo parece tão vago no início. Mas se você ignorar a abertura, você não irá fazer progresso no Go. Não faça dois grupos fracos Quando você cria dois grupos fracos, você só pode defender um de cada vez, logo um deles vai acabar sofrendo mais que o outro. Você pode defender em B mas sofrerá corte em A. E se defender em A irá ser barrado em B. Não jogar perto da influência do adversário Nesse exemplo seria melhor jogar em A primeiro, pois diminuiria a influência das brancas e faz território para pretas. Jogando em 1 preto cria um grupo fraco, pois brancas podem dar uma pinça na pedra 1. Faça território enquanto ataca Atacar sem ter um objetivo, é pior que não atacar. No diagrama temos um exemplo de como atacar fazendo território, você deve se esforçar para fazer desse modo, pois um ataque sem pensar pode custar o jogo.

2 Snapback Essa técnica consiste em entregar um pedra sua, fazendo o adversário entrar numa armadilha. Jogando em 1 preto coloca uma pedra sua em atari, ao mesmo tempo coloca as brancas em atari. Para evitar ser capturada, brancas jogam em 2, mas assim, elas caem na armadilha, pois continuam em atari. Preto joga em 3 e captura as pedras brancas. Empurrando para a borda Essa técnica consiste em levar as pedras inimigas para o canto ou lateral, encurralando-as. Empurrando as pedras inimigas para o canto, elas não têm como fugir. Chegando no canto, elas serão capturadas. Empurrando as pedras inimigas para a bordas, elas não têm como fugir também. Elas serão capturadas. Escada - Shicho A escada é umas das técnicas de captura mais interessantes! Rede - Geta Duplo Atari Normalmente para capturar algumas pedras diminuímos suas liberdades, porém aqui para capturarmos, fazemos isso de uma forma indireta. O nome já auto se explica, o duplo atari vai acontecer quando, com apenas um lance, você dá atari em duas pedras! Jogando em 1 pretas não tiram nenhuma liberdade da pedra brancas, porém nessa situação, branca não consegue fugir. Com apenas um lance você coloca duas pedras em atari. Se um pedra tentar fugir, você pode capturar o outra. Técnicas de Captura Capturar pedras é bom. Além de aumentar o território de quem captura, diminui o território de quem é capturado. Mas isso não é fácil. Quando você tenta capturar, o adversário pode escapar. Será que é só por sorte que dá para capturar algumas pedras? Na verdade não. Tem algumas pedras que você pode capturar se souber algumas técnicas. Outros Existem outras técnicas que, na verdade, são combinações das que já apresentamos. Aproveitando das falhas de ligação em A e B, pretas podem das atari em 1, se brancas ligar suas pedras todas morrerão. Essa técnica se chama PIN, ou Chok-Chok-Soo em coreano, que quer dizer cortar o rabo Obs - Preto 6 conecta todas as pedras no lugar de branca 1 A forma a esquerda demonstra uma situação que pode levar a uma escada. Graças a pedra marcada com o triângulo, preto conseguir levar as brancas numa escada até serem capturadas. Essa é a famosa forma do Ninho de Urubu. Fazendo uma combinação de Snapback e PIN dá para capturar essas pedras.

3 6 pontos em quadrado na lateral Se branco estender com 3, preto deve jogar 4 para viver. Essa forma está viva, a menos que preto ignore um lance do branco em A ou B. Se branco jogar em A, preto deve responder em B, e se jogar em B, deve responder em A. 6 pontos em quadrado no canto A Essa forma está viva se não estiver completamente cercada como está agora. Se branco jogar em A, preto morre, e se jogar em B acontece um Ko. Então é necessário para preto fazer um reparo nesse grupo antes de perder todas as liberdades externas. 4 pontos em T Obs: Não é necessário cercar por fora primeiro para matar um grupo, e nem capturar essas pedras, pois no final da partida elas serão removidas. Essa é uma das formas mais comuns de um grupo na situação de vida ou morte. Se branco jogar em A, preto morre, e se preto jogar em A, preto vive. Técnicas de Vida e Morte Como já vimos, para um grupo de pedras ser considerado vivo teve de ter pelo menos dois olhos. Aqui veremos como fazer esses dois olhos e também como impedir que o adversário faça dois olhos. Serão apresentados as formas mais comuns de grupos que faltam um lance para matar ou viver! B 5 pontos em X 5 pontos Se preto jogar 2, branco deve impedir ele de fazer dois olhos, jogando em 3. Essa é uma das formas mais comuns de um grupo na situação de vida ou morte. Se branco jogar em A, preto morre, e se preto jogar em A, preto vive. Essa é uma das formas mais comuns de um grupo na situação de vida ou morte. Se branco jogar em A, preto morre, e se preto jogar em A, preto vive. 4 pontos em quadrado Essa forma é considerada morte, pois é necessário que preto jogue duas vezes para formar dois olhos. Na 1ª jogada do preto formará um 3 em V, e branco pode matar em A. 3 pontos em V Obs: Não é necessário cercar por fora primeiro para matar um grupo, e nem capturar essas pedras, pois no final da partida elas serão removidas. Essa também é uma das formas mais simples de um grupo na situação de vida ou morte. Se branco jogar em A, preto morre, e se preto jogar em A, preto vive. 3 pontos em linha 2 olhos Essa é uma das formas mais simples de um grupo na situação de vida ou morte. Se branco jogar em A, preto morre, e se preto jogar em A, preto vive.

4 Semeai Corrida de captura Semeai é uma corrida para bloquear as liberdades do seu oponente antes que as suas liberdades sejam bloqueadas. Quem tiver mais liberdades ganha. Vejamos alguns pontos importantes do Semeai. Conseguindo mais liberdades As duas pedras pretas estão em perigo, pois elas têm uma liberdade a menos que as brancas. Se preto simplesmente jogar 1, tirando uma liberdade branca, Branco pode jogar em 2 dando atari. Então para ganhar, preto tem que conseguir mais liberdades. Preto 1 no caso abaixo é um bom lance nessa situação. A sequência de 1 a 5 nos dois casos preto consegue mais liberdade que o grupo branco. Ganhando o Semeai. Me-Ari-Me-Nashi Existe uma grande diferença entre pedras que tem um olho como liberdade e as que não tem. Mesmo que o número de liberdades sejam iguais. O grupo que tiver um olho vai capturar o que não tem olho. O provérbio aplicável nessa situação é: Em terra de cego quem tem um olho é rei Nessa situação Branca tem uma liberdade a mais que preto, porém, quando brancas tentam colocar o grupo preto em atari em A, elas também entram em atari, e pretas as capturam.

5 Nessa situação as pedras pretas marcadas estão em risco, por isso preto inicia o ko jogando em 1, e branco deve ameaçar outras pedras para poder capturar 1 de preto. Branco ameaça cortar o nó de bambu e pegar duas pedras. Preto não deixa e conecta com 3, então branco pode capturar 1 com 4. Para ganhar o Ko e ligar suas pedras, preto precisa de outra ameaça. Dando atari nas duas pedras brancas com 5, preto consegue capturar novamente o Ko com 7. Esse Ko vale apenas um ponto. Se estiver no meio do jogo, não é bom brigar por esse Ko, pois um ponto agora seria muito pouco. Mas se for no fim do jogo, um ponto pode decidir o vencedor! KO Nessa situação a pedra branca marcada está numa posição estratégica. Se branco jogar 1, preto perde a chance de fazer dois olhos e está morto. Então preto tem que jogar em 1, dando atari nele mesmo e na pedra branca. Branca 2 inicia um Ko que decidirá a vida ou a morte do grupo preto. E sua importância no jogo A regra do Ko é simples. Se o seu oponente acaba de capturar a pedra do Ko, você deve jogar em outro lugar antes de poder retomar a pedra do Ko. Porém, qual outro lugar seria bom jogar? Quanto vale tal Ko? São perguntas que temos que responder para nós mesmos antes de fazer nosso próximo lance. Existem diversos tipos de Ko: Ko de 1 ponto, Ko de vários pontos, até Ko que decide vida e morte de um grupo. Esse Ko vale muitos pontos, tanto para branco como para preto. Então é bom brigar por ele! Branco ameaça cortar novamente o nó de bambu e preto responde. Branco captura 7 com 10, como preto não tem mais ameaças de Ko, ele abandona as pedras marcadas e branco fecha o Ko com 12.

6 A Boca do Tigre (The Tiger s Mouth) Cavalo Normalmente usamos o cavalo para atacar, mas também tem sua utilidade para conectar as pedras. Esse tipo de ligamento pode ser usado em certas ocasiões. Técnicas de Conexão É importante manter suas pedras conectadas. Quando conectadas, as pedras em união cercam um território. Mas estando separadas, elas não fazem territórios. Existem várias formas de conectar suas pedras: O nome é um pouco estranho, mas a forma faz jus ao nome. Esse tipo de conexão é muito usado, pois além de ligar suas pedras, também se estende para fazer território. Como defender esse ponto de corte A? poderia ser com a boca de tigre, porém se usarmos o movimento do cavalo em 1, em relação à pedra marcada, estará estendendo mais nosso território. Com o lance marcado com triângulo, você, além de evitar o corte, ainda se estende pela lateral. Se o branco colocar dentro da boca do tigre, ele é capturado imediatamente. Nó de Bambu O nó de bambu é impossível de se cortar. A não ser que você ignore. E também tem suas vantagens. E se branco tentar cortar com 1, preto pode empurrá-la para a borda ou levála em uma escada. Ligando por baixo Essa é uma técnica de ligamento muito simples. Consiste em fazer um hane na 1ª linha. Para fazer o nó de bambu você joga em 1, e por que jogar em 1 é melhor que ligar em A? Porque jogando em 1 você ganha mais influência para o centro. Jogando em 1 preto liga suas pedras e, se branco tentar cortar com 2, a pedra branca é imediatamente capturada.

7 Formas Essa forma é chamada NOBI, é um movimento muito forte, porém lento. Em cada diagrama o preto fez 9 pontos de território. Mas dá para perceber que no canto foi mais fácil! Concluímos então que começão pelos cantos é a melhor maneira de fazer território. Fazendo território de forma eficiente É cercar o máximo de pontos com o mínimo de lances! Territórios e Formas Territórios são áreas cercadas por pedras de uma mesma cor. Como nesse jogo ganha quem tem mais ponto de territórios, saber fazê-los de forma eficiente é muito vantajoso. O melhor lugar para formar um território é no canto, depois na lateral, e finalmente no centro. Por quê? Porque no canto são necessários menos lances para cercar uma certa quantidade de pontos. Nesses dois casos, o preto consegue cercar 9 pontos, porém no da direita ele o faz com menos lances, mesmo que ainda não tenha fechado todas as aberturas, este território já é quase completamente preto. Num jogo real você não pode perder seu tempo fazendo 11 lances para cercar 9 pontos como no exemplo acima. Então temos que jogar de maneira mais eficiente. Deve-se utilizar a 3ª e a 4ª linha para cercar território na lateral. Desse jeito pode se garantir mais ou menos uns 6 ou 8 pontos de território na lateral. Exemplo de duas formas eficientes para cercar o canto. São jogadas quando você quer garantir um território de forma rápida. Essa forma é chamada de KOSUMI. É um pouco mais flexível que o nobi, também é forte e um pouco lenta. * Fazer território direto no centro é muito difícil, então normalmente deve se fazer território no centro de forma indireta! Ao lado segue alguns exemplos de formas! Esse é o IKEN TOBI. Esse movimento é forte e um pouco mais rápido que o nobi. Esse é o KEIMA. Esse movimento lembra a jogada do cavalo no xadrez. É forte e rápido. Esse é o NIKEN TOBI. Esse movimento é mais rápido que o iken tobi, porém um pouco mais frágil. Útil para fazer uma extensão na lateral. Esse é o OGEIMA. É um pouco falho, porém muito rápido!

8 Finalizando O significado do O Go é um jogo de prioridades. A ordem das jogadas de yose são definidas pela prioridade delas, o quão grandes elas são. SENTE A palavra japonesa Sente ou Sunsoo em coreano, literalmente significa, lance de liderança ou primeira mão. É um dos conceitos mais utilizados e difíceis do Go. Mesmo os jogadores top, que compreendem o que é o sente e como ele funciona, nem sempre conseguem reconhecê-lo no tabuleiro. Situação 1 Situação 2 Sente pode ser definido como iniciativa, ou a oportunidade de jogar onde quiser (note que você não mantém a iniciativa, quando, depois de jogar onde quiser, você tenha que responder a resposta do seu oponente). Ter o sente significa que você tem a oportunidade de jogar em qualquer lugar. Tomar o sente significa que ao invés de responder o lance do seu oponente, você joga onde você gostaria de jogar. se o adversário precisar responder, você tomou o sente. No entanto, um problema em estreitar o sentido do sente é que, como no Go você pode jogar em qualquer lugar, sente pode tornar-se não sente se seu oponente não responder a elas. Situação 3 Situação 4 Dependendo de quem for a vez de jogar, essa situação ao lado pode ter vários desfechos. O que importa no yose é o sente e o gote. A situação 2 foi um yose perfeito para brancas. Jogou 1º e sente e depois e gote. Pretas fica com 7 pontos e ganha 1 ponto a mais. Na situação 3 brancas erram no yose, e jogam um gote 1º, dando oportunidade para pretas reduzirem 1 ponto de brancas, ficando com 9 pontos de território. A situação 4 é um exemplo de como seria o yose, se fosse a vez do preto. Preto conseguiria reduzir 3 pontos do território branco e fazer 10 ponto internamente. Yose - Sente e Gote Yose é a parte final do jogo, é nessa etapa que definiremos as fronteiras. Depois do meio de jogo (chuban) os territórios que pertencem a cada um já estão bem definidos, porém não estão completamente consolidados. Então é no Yose que serão definidos esses pontos. Formas comuns no fim de jogo Existem várias formas comuns no fim de jogo, enxergá-las é importante, mas mais importante ainda é saber diferenciar um gote de um sente. Quem tem o sente no fim do jogo normalmente consegue tirar bastante proveito. O fim do jogo normalmente é um dos momentos mais tensos do jogo, já que um único ponto pode definir o vencedor. Anote o que é sente e o que é gote. Qual lance é realmente sente ou não? Esta é uma das questões centrais. Outra dificuldade é que a idéia de responder não é muito clara; quais lances são respostas e quais não são? Geralmente, um lance não é uma resposta só porque ele é jogado na mesma áreado último lance. Um lance é resposta se é defensivo, passivo ou forçado de alguma maneira. Pelo Go ser um jogo ativo, apenas a defesa não é suficiente para ganhar uma partida. Então se você está sendo conduzido em torno do tabuleiro, provavelmente você está sem o sente e está perdendo. Exemplo 1: Exemplo 2: Exemplo 3: Exemplo 4: Gote ou Husoo e coreano, literalmente significa lance seguido ou segunda mão. É o outro lado da moeda: Um movimento que o seu adversário não tem necessidade de responder. Sente é bom, e Gote é ruim.

1- GO. O que é go Regras Explicações. 2- Território e Formas. Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas. 3- Captura. Técnicas de Captura

1- GO. O que é go Regras Explicações. 2- Território e Formas. Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas. 3- Captura. Técnicas de Captura 1- GO O que é go Regras Explicações 2- Território e Formas Fazendo territórios Formas e jogadas conhecidas 3- Captura Técnicas de Captura 4- Conectando Técnicas de conexão 5- Vida e Morte Situações de

Leia mais

Manual básico de Go. MANUAL BÁSICO DE GO. Distribuição Gratuita.

Manual básico de Go. MANUAL BÁSICO DE GO. Distribuição Gratuita. MANUAL BÁSICO DE GO Distribuição Gratuita. Regras do GO: 1 As peças pretas começam a não ser que seja um jogo com handicap. 2 Os jogadores alternam suas jogadas, jogando-se uma peça por vez. 3 As peças

Leia mais

A utilização indevida está sujeita às sanções legais aplicáveis.

A utilização indevida está sujeita às sanções legais aplicáveis. SHIBUMI MILENR RTE DO GO O Presente manual destina-se somente ao ensino e divulgação. É vetada a utilização total ou parcial deste material para fins comerciais. utilização indevida está sujeita às sanções

Leia mais

O jogo de Go. O tabuleiro e as pedras. Tabuleiro 19x19 Tabuleiro 13x13 9x9

O jogo de Go. O tabuleiro e as pedras. Tabuleiro 19x19 Tabuleiro 13x13 9x9 O JOGO DE GO O jogo de Go O Go é um antigo jogo de tabuleiro e acredita-se ter surgido entre 2500 e 4000 anos atrás na China. É um jogo de regras simples, mas por outro lado é extremamente complexo. Segundo

Leia mais

2

2 Go Ludus História OGoé um jogo tradicional do Oriente. Surgiu na China há mais de 00 anos e foi introduzido no Japão em 00 d.c., sendo muito popular nos dois países. É um jogo de influência, com regras

Leia mais

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de dados ou das cartas que são tiradas do baralho. O resultado

Leia mais

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras.

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Objectivo posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do

Leia mais

Regras para se jogar GO

Regras para se jogar GO Regras para se jogar GO Internacionalmente conhecido pelo nome Japonês Go (pronuncia-se Gô), este jogo tem o nome de Wei-chi na China e Baduk na Coréia, três potências mundiais deste jogo. Teve sua origem

Leia mais

Explique que as regras do xadrez são diferentes das regras do Jogo de Peões. Agora, não se ganha mais uma partida ao levar um peão à

Explique que as regras do xadrez são diferentes das regras do Jogo de Peões. Agora, não se ganha mais uma partida ao levar um peão à 1 VI. O REI, XEQUE E XEQUE-MATE Objetivos desta lição: Praticar as regras para todas as peças de xadrez Resolver problemas com todas as peças Usar o xeque e regras de lances ilegais em posições elementares

Leia mais

Nome: Bispo Pontos: 3,5. Nome: Torre Pontos: 5. Anda quantas casas quiser para cima, para baixo e para os lados (horizontal e vertical).

Nome: Bispo Pontos: 3,5. Nome: Torre Pontos: 5. Anda quantas casas quiser para cima, para baixo e para os lados (horizontal e vertical). Xadrez para Todos Professor: Frederic Cesa Dias E-mail: fredericcesadias@gmail.com Site: www.fredericcesadias.com > Xadrez * O objetivo do jogo é ameaçar o rei adversário sem que este possa se salvar na

Leia mais

Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos

Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos 1 III. BISPOS Objetivos desta lição: Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos O principal objetivo

Leia mais

O peão Se um peão consegue chegar até a outra extremidade do tabuleiro(linha 8), ele é promovido. Um peão promovido é substituído, ainda na mesma jogada em que o movimento foi feito, por um cavalo, bispo,torreoudamadamesmacor.

Leia mais

Capítulo 2 - Formas. Tantas jogadas possíveis Mas por quê? Como decidimos quanto a elas?

Capítulo 2 - Formas. Tantas jogadas possíveis Mas por quê? Como decidimos quanto a elas? 17 Capítulo 2-8 Então, e agora? Que jogada eu faço agora? costuma ser a pergunta mais difícil de responder em jogos de tabuleiro e especialmente no go, cuja simplicidade de suas poucas regras e o tamanho

Leia mais

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé)

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) INTRODUÇÃO Caro aluno! Você acaba de ingressar no fascinante mundo do Xadrez, o jogo de tabuleiro mais praticado no mundo. Você estará no comando de um poderoso exército,

Leia mais

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional Vila Real JOGOS M AT E M Á T I CO S.º Campeonato Nacional LIVRO DE REGRAS Semáforo Autor: Alan Parr Material Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 28 peças gato e 28 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Semáforo Autor: Alan Parr Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

Distribuição de Jogos por Ciclo

Distribuição de Jogos por Ciclo REGRAS DOS JOGOS Distribuição de Jogos por Ciclo 1º CEB 2º CEB 3º CEB Sec. Semáforo x Gatos & Cães x x Rastros x x x Produto x x x Avanço x x Flume x 2 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas

Leia mais

livro das regras (provisório)

livro das regras (provisório) livro das regras (provisório) Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Um tabuleiro quadrado 7 por 7; 14 peças brancas e 14 peças negras. Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário,

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 8 peças gato e 8 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

Gamão. Como jogar este maravilhoso jogo

Gamão. Como jogar este maravilhoso jogo Gamão Como jogar este maravilhoso jogo Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Cada jogador tem 15 peças (pedras) que se movem por 24 triângulos (casas) de acordo com os números obtidos pela

Leia mais

FINAIS APRENDENDO A DAR MATE

FINAIS APRENDENDO A DAR MATE CURSO DE XADREZ FÁBRICA DO ESPORTE FINAIS APRENDENDO A DAR MATE Mate elementar de dama Rei e dama contra rei Lucas Bibiana de Brito, RF 036684 PRAIA GRANDE FEVEREIRO 2012 INTRODUÇÃO Mates elementares são

Leia mais

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 IV. TORRES Objetivos desta lição: Enunciar e aplicar as regras de movimento de torres Usar as regras de movimento para contar lances e capturas Resolver problemas usando as torres Entender a estratégia

Leia mais

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres.

MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. Cordeiros e tigres MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores). São necessários 20 pinos para os cordeiros e 2 pinos para os tigres. 1. O jogo começa com o tabuleiro vazio. 2. Quem está com os tigres ocupa

Leia mais

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 IX. JOGOS EMPATADOS Objetivos: 1. Saber as regras de empates e reconhecer quando uma partida está empatada. O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de como as partidas podem ser empate e

Leia mais

APÊNDICE C. Produto da Dissertação: Sequência de Atividades. Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos)

APÊNDICE C. Produto da Dissertação: Sequência de Atividades. Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos) 1 APÊNDICE C Produto da Dissertação: Sequência de Atividades Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos) Jogo trabalhado: PONG HAU K'I Regras do jogo: Cada jogador possui duas peças e o jogo começa com as peças

Leia mais

O Semáforo. O jogo Semáforo foi inventado pelo matemático Alan Parr, em 1998.

O Semáforo. O jogo Semáforo foi inventado pelo matemático Alan Parr, em 1998. O Semáforo O jogo Semáforo foi inventado pelo matemático Alan Parr, em 1998. SEMÁFORO PARA INVISUAIS ESTRATÉGIAS E SITUAÇÕES DE JOGO Uma das estratégias passa por jogar numa casa do centro do tabuleiro,

Leia mais

ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM

ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ARCOZELO ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM A Coordenadora: Prof. Fernanda Marinho Regras Básicas A posição do Tabuleiro deve ser colocada de uma forma que o jogador

Leia mais

Aprendendo a jogar Xadrez

Aprendendo a jogar Xadrez O núcleo de xadrez da nossa Escola continua particularmente activo, e dando continuidade ao material produzido para o número anterior da nossa revista, onde detalhou a forma como se procede à anotação

Leia mais

INTRODUÇÃO O MAGO SUPREMO DE AKIGAM! CONTEÚDO DA CAIXA

INTRODUÇÃO O MAGO SUPREMO DE AKIGAM! CONTEÚDO DA CAIXA INTRODUÇÃO A Energia Primordial era chamada de Akigam. Os magos antigos, manipuladores dessa energia, criaram um jogo para não esquecerem seus feitiços. Você aprenderá as mesmas técnicas, competindo em

Leia mais

jogos romanos jogos romanos

jogos romanos jogos romanos Moinho» Na sua vez, cada jogador coloca 1 ficha no tabuleiro tentando colocar 3 peças em linha;» Quando todas as peças estiverem colocadas, os jogadores tentam movimentá- las de modo a colocar as fichas

Leia mais

Language: English / Português

Language: English / Português Rules of Coerceo by Coerceo Company Translation by H. Andrade REGRAS DE COERCEO Language: English / Português Direitos de autor Nenhuma parte deste documento pode ser reproduzido, copiado ou transmitido

Leia mais

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 Questões 1. Como você conceituaria Jogo? 2. Quais as vantagens dos Jogos? 3. Classifique os tipos de Jogo. 4. Qual a diferença

Leia mais

Tabuleiro. Movimento das peças (torre)

Tabuleiro. Movimento das peças (torre) Tabuleiro Posição inicial ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ Uma linha é uma sequencia de oito casas dispostas de forma contigua horizontalmente. ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ÖÑÐÒ ÓÔÓÔÓÔÓÔ

Leia mais

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ CAPÍTULO 1 Os elementos O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ Joga-se xadrez sobre um tabuleiro quadrado, formado por 64 casas quadradas, sendo sua cor, alternadamente,

Leia mais

Objetivos desta lição:

Objetivos desta lição: VII. PROMOÇÃO DE PEÃO E A REGRA DO AFOGAMENTO 1 Objetivos desta lição: Revisão de xeque e xeque-mate Enunciar e aplicar as regras da promoção de peão Enunciar e aplicar as regras do afogamento Reconhecer

Leia mais

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL

Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação Física I - VOLEIBOL Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental II Goiânia, / /2017. 8º ano Turma: Nome do (a) Aluno (a): Professora: Raquel Louredo RODÍZIO DE POSIÇÕES Apostila do 1º trimestre - Disciplina: Educação

Leia mais

5. Problemas que podem surgir. 6. Estratégia Básica. 7. Questões de revisão. Traduzido e adaptado do inglês U.S.

5. Problemas que podem surgir. 6. Estratégia Básica. 7. Questões de revisão. Traduzido e adaptado do inglês U.S. 1 I. O TABULEIRO DE XADREZ E MOVIMENTOS DE PEÕES Objetivos desta lição: Nomear as casas do tabuleiro e as peças de xadrez Colocar as peças na sua posição inicial Enunciar e aplicar as regras de movimento

Leia mais

LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira.

LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE PEDAGOGIA CAMPUS DE CASTANHAL LAAB: Ludicidade Africana e Afrobrasileira. Coordenadora: Débora Alfaia Bolsista: Gabriela Paixão Castanhal- PA 2012 Oficina de Jogos

Leia mais

INTRODUÇÃO O MAGO SUPREMO DE AKIGAM! CONTEÚDO DA CAIXA

INTRODUÇÃO O MAGO SUPREMO DE AKIGAM! CONTEÚDO DA CAIXA INTRODUÇÃO A Energia Primordial era chamada de Akigam. Os magos antigos, manipuladores dessa energia, criaram um jogo para não esquecerem seus feitiços. Você aprenderá as mesmas técnicas, competindo em

Leia mais

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos Regras: Jogo do Xadrez 1. Sorteio: Os confrontos serão definido através de sorteio e relacionados no chaveamento da competição; A ordem de disputa será de acordo com a ordem de retira no sorteio. PS: 2

Leia mais

O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação dos cavalos.

O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação dos cavalos. 1 V. (a) CAVALOS Objetivos: 1. Fixar e aplicar as regras de movimentação dos cavalos. 2. Resolver problemas elementares usando os cavalos. O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação

Leia mais

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro O JOGO DE XADREZ O xadrez é um esporte intelectual, disputado entre duas pessoas que possuem forças iguais (peças) sobre um tabuleiro. Este jogo representa uma batalha em miniatura, onde cada lado comanda

Leia mais

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras.

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. CONCEITOS TÁTICOS E SISTEMAS Conceitos Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. Tipos de sistemas: Sistemas defensivos:

Leia mais

XADREZ NA UFG. Módulo I -Introdução. Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva

XADREZ NA UFG. Módulo I -Introdução. Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva XADREZ NA UFG Módulo I -Introdução Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva História do Xadrez Benjamin Franklin disputando uma partida de xadrez, quadro do artista Edward Harrison

Leia mais

"Em um momento mágico de trégua no mundo mitológico do xadrez, os peões trocaram suas armas por uma bola e resolveram jogar uma partida de futebol..." Futebol de Tabuleiro Livro de Regras Rafael Cotait

Leia mais

Jogo do Feche a caixa

Jogo do Feche a caixa Programa PIBID/CAPES Departamento de Matemática Universidade de Brasília Objetivos Introduzir o conceito de probabilidade. Conteúdos abordados Raciocínio combinatório; Probabilidade; Inequações. Metodologia

Leia mais

C. A. Ferrinho ABC JOGO DE DAMAS MAIS UM PASSO

C. A. Ferrinho ABC JOGO DE DAMAS MAIS UM PASSO C. A. Ferrinho ABC do JOGO DE DAMAS MAIS UM PASSO 2002 Mais um passo Para quem já folheou o ABC do Jogo de Damas talvez se sinta com vontade de dar mais um passo em frente no conhecimento do nosso esporte.

Leia mais

Introdução. Por que as táticas são importantes?

Introdução. Por que as táticas são importantes? Introdução Por que as táticas são importantes? Estratégia, por outro lado, é a compreensão do que você (e o seu oponente) está tentando fazer a médio e a longo prazo. Ela envolve tais elementos como o

Leia mais

Jogos de tabuleiro por todos os lados

Jogos de tabuleiro por todos os lados Jogos Jogos de tabuleiro por todos os lados Amplie o acervo e inclua esses importantes recursos didáticos na rotina de alunos e professores Daniele Pechi Qual foi a última vez que você viu os alunos jogando

Leia mais

CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos

CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos [pg 1] CLAIM IT! THE CLAIM-JUMPING GAME de 2-5 jogadores, a partir dos 8 anos O tempo: 1855. A localidade: O oeste americano Você é um pesquisador de ouro, que alinha o seu território de sondagem e o defende

Leia mais

Torneio de Xadrez. Escola Básica Adriano Correia de Oliveira. Centro de Recursos Biblioteca Escolar

Torneio de Xadrez. Escola Básica Adriano Correia de Oliveira. Centro de Recursos Biblioteca Escolar Torneio de Xadrez Escola Básica Adriano Correia de Oliveira Centro de Recursos Biblioteca Escolar Atividade do PAA do CRBE 2015/2016 Professor Frederico Oliveira Fonte: WEB Divertida e amiga, porque te

Leia mais

MAC 115 Introdução à Ciência da Computação ROTHELO

MAC 115 Introdução à Ciência da Computação ROTHELO MAC 115 Introdução à Ciência da Computação INSTITUTO DE FÍSICA - BACHARELADO NOTURNO SEGUNDO SEMESTRE DE 2010 Terceiro Exercício-Programa (EP3) Data de entrega: até 06 de dezembro de 2010 (2a.feira) ROTHELO

Leia mais

21090 Programação e-fólio A 2015/2016. E-fólio A. O e-fólio A é baseado no jogo do dominó (

21090 Programação e-fólio A 2015/2016. E-fólio A. O e-fólio A é baseado no jogo do dominó ( E-fólio A O e-fólio A é baseado no jogo do dominó (https://pt.wikipedia.org/wiki/domin%c3%b3). Existem 4 alíneas, que devem ser realizadas sequencialmente, valendo cada alínea 1 valor. A última alínea

Leia mais

Coisas da Léia - Como jogar

Coisas da Léia -  Como jogar Como jogar É um jogo para a criança desenvolver a habilidade das mãos e a rapidez de raciocínio.o jogo tem vários nomes ao redor do país: três marias, jogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso,

Leia mais

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Pressionar a bola torna o drible e o passe mais difíceis, e aumenta as chances de ocorrer um erro do ataque. O objectivo principal é impedir

Leia mais

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES)

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES) XADREZ DA SORTE MATERIAL UM TABULEIRO COMUM DE 64 CASAS. DOIS DADOS COMUNS. AS 32 PEÇAS DO JOGO DE XADREZ. PONTUAÇÃO DOS DADOS A PONTUAÇÃO PARA MOVIMENTAÇÃO É A SEGUINTE: 2 = R1 (RETORNA UMA CASA) 3 =

Leia mais

Sobr e esta ver são. Histór ia. Regr as do jogo. Mas como se joga...?

Sobr e esta ver são. Histór ia. Regr as do jogo. Mas como se joga...? Histór ia Sobr e esta ver são Como acontece a vários jogos antigos, as origens de Go (que significa 'jogo do cerco') são incertas e envolvidas em lendas. Uma dentre as explicações sobre sua criação diz

Leia mais

13 lições da Arte da Guerra para vencer os concorrentes

13 lições da Arte da Guerra para vencer os concorrentes franquiaempresa.com 13 lições da Arte da Guerra para vencer os concorrentes Postado por: Derleit O livro A Arte da Guerra se resume em 13 capítulos e foi escrito pelo líder chinês Sun Tzu, ele descreve

Leia mais

Reiner Knizia Djib. Manual de Regras

Reiner Knizia Djib. Manual de Regras Reiner Knizia Djib Manual de Regras U ma brisa quente de verão sopra pelo vale Escocês enquanto os pássaros começam a cantar e a neve derrete lentamente. Seu precioso vilarejo é lentamente descoberto e

Leia mais

Santo Cristo, RS. 14 de novembro de 2015.

Santo Cristo, RS. 14 de novembro de 2015. 2 a Olimpíada Escolar de Jogos Lógicos de Tabuleiro Santo Cristo, RS 14 de novembro de 2015. Apresentação Esta é a segunda edição da Olimpíada de Jogos Lógicos de Tabuleiro promovida pela Universidade

Leia mais

IV PROVA CIRCUITO 2009

IV PROVA CIRCUITO 2009 IV PROVA CIRCUITO 2009 22 ABRIL 2009 Agradecemos o apoio do Amazónia Jamor Hotel que, gentilmente, nos cedeu as suas magníficas instalações O contrato mais popular deverá ser 3ST em EO, até porque a maioria

Leia mais

1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha,

1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha, 1. Jogo dos saltos 1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha, e por um conjunto de fichas de 2 cores diferentes

Leia mais

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Jogos e Brincadeiras I 1. Brincadeiras Nesta primeira parte da aula resolveremos duas questões retiradas da Olimpíada

Leia mais

Módulo 1. Tabuleiro, peças, movimentos e capturas

Módulo 1. Tabuleiro, peças, movimentos e capturas Módulo 1 Tabuleiro, peças, movimentos e capturas O Tabuleiro O Xadrez é praticado entre duas pessoas, que comandam seus exércitos (brancas e negras). O objetivo do jogo é dar Xeque Mate ao rei adversário,

Leia mais

A estratégia das peças menores

A estratégia das peças menores A estratégia das peças menores Pedro Aladar Tonelli Instituto de Matemática e Estatística USP 6 de outubro de 2004 Sumário Características do Bispo e do Cavalo Características do bispo Características

Leia mais

JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE

JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE JOGOS AFRICANOS BORBOLETA DE MOÇAMBIQUE O jogo é chamado Borboleta em Moçambique, provavelmente por causa da forma do tabuleiro. Na Índia e em Blangadesh, as crianças chamam o mesmo jogo de Lau Kata Kati.

Leia mais

4º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos AL, APM, SPM, UM 2007/2008

4º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos AL, APM, SPM, UM 2007/2008 º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos AL, APM, SPM, UM 007/008 Semáforo Autor: Alan Parr Oito peças verdes, oito amarelas e oito vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma

Leia mais

Regras do jogo equipe de evolução de software /6/2006 versão 2.1

Regras do jogo equipe de evolução de software /6/2006 versão 2.1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 Regras do Jogo Objetivo do jogo: Os jogadores competem para terminar um projeto

Leia mais

Árvore de Jogos Minimax e Poda Alfa-Beta

Árvore de Jogos Minimax e Poda Alfa-Beta Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Árvore de Jogos Minimax e Poda Alfa-Beta Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória Exercícios: 1. Maria inventou uma brincadeira. Digitou alguns algarismos na primeira linha de uma folha. Depois, no segunda linha, fez

Leia mais

Jogos e invariantes. 6 de Janeiro de 2015

Jogos e invariantes. 6 de Janeiro de 2015 Jogos e invariantes 6 de Janeiro de 2015 Resumo Objetivos principais da aula de hoje: continuar com a ideia de explorar problemas. Apresentar a ideia de invariantes. 1 O jogo de apagar - introdução Quem

Leia mais

Processo Ofensivo Neste jogo, na 1ª fase de construção de jogo, procuram jogar de forma curta com os dois defesas centrais a receberem a bola do guard

Processo Ofensivo Neste jogo, na 1ª fase de construção de jogo, procuram jogar de forma curta com os dois defesas centrais a receberem a bola do guard Processo Ofensivo Neste jogo, na 1ª fase de construção de jogo, procuram jogar de forma curta com os dois defesas centrais a receberem a bola do guarda-redes enquanto que os laterais lateralizam procuram

Leia mais

Baralho OPSEC - Regras

Baralho OPSEC - Regras Baralho OPSEC - Regras Não tem regra! Ou, alternativamente: todas as regras são definidas consensualmente entre os/as jogadores/as conforme o jogo se desenrola (ou se enrola, como preferirem). Aqui deixamos

Leia mais

d) A dama pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal em que se encontra.

d) A dama pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal em que se encontra. PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MONITORIA LAZER E ESPORTE- 2018/2019 Modalidade: XADREZ Nome: Curso: 1. Assinale a alternativa incorreta: a) O jogo de xadrez é disputado entre dois oponentes que movem peças

Leia mais

(é fácil!)

(é fácil!) Disparar Canhões! Objetivo Jogue Hearthstone 3x3! Cada jogador tem que ganhar uma contenda especial para um a fim de ganhar casas no tabuleiro do jogo Disparar Canhões! Será que a sua equipe vai ser a

Leia mais

Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos. professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos

Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos. professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos 1 JOGOS PRÉ-ENXADRÍSTICOS Professor Wilson da Silva Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos os

Leia mais

INTRODUÇÃO. Bem Vindo a CONEXÃO HACKER e boa sorte!

INTRODUÇÃO. Bem Vindo a CONEXÃO HACKER e boa sorte! INTRODUÇÃO Um grupo de Hackers resolvem criar uma competição para mostrar qual deles é o melhor. Colocando suas habilidades em jogo, todos devem invadir e recolher determinadas INFORMAÇÕES SECRETAS dos

Leia mais

Jogue 1.a3-b4 e ganhe de muito pato!!!

Jogue 1.a3-b4 e ganhe de muito pato!!! Jogue 1.a3-b4 e ganhe de muito pato!!! Coletânea de Estudos da Abertura Bodianski Para os integrantes da equipe de Araraquara Abertura Bodianski 1.a3-b4 b6-a5 Assim jogava com as brancas P. BODIANSKI destacado

Leia mais

Relatório de Jogo SD EIBAR VS CELTA DE VIGO 1-1. Liga BBVA

Relatório de Jogo SD EIBAR VS CELTA DE VIGO 1-1. Liga BBVA Relatório de Jogo SD EIBAR VS CELTA DE VIGO 1-1 Liga BBVA 2015.2016 joao.araujo.efd@gmail.com Equipa Inicial Celta de Vigo 1-4-2-3-1 Nomes Nº Posição Sergio Álvarez 1 GR Jonny Otto 19 DD 8 Sergi Gómez

Leia mais

REGRAS TRUCO GAUDÉRIO

REGRAS TRUCO GAUDÉRIO REGRAS TRUCO GAUDÉRIO Link: http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-truco-gauderio.html O truco gaudério tem muitos praticantes no sul do Brasil. À primeira vista, parece um jogo complicado, mas não

Leia mais

JORGE CASTELO EXERCÍCIOS PARA TREINAR A MANUTENÇÃO DA POSSE DA BOLA. Fórum dos Treinadores Portugueses de Futebol 2013

JORGE CASTELO EXERCÍCIOS PARA TREINAR A MANUTENÇÃO DA POSSE DA BOLA. Fórum dos Treinadores Portugueses de Futebol 2013 JORGE CASTELO! EXERCÍCIOS PARA TREINAR A MANUTENÇÃO DA POSSE DA BOLA Fórum dos Treinadores Portugueses de Futebol 2013 Jorge Castelo Data de Nascimento: 26-01-1957; Nacionalidade: Portuguesa; Profissões:

Leia mais

Busca Competitiva. Inteligência Artificial. Até aqui... Jogos vs. busca. Decisões ótimas em jogos 9/22/2010

Busca Competitiva. Inteligência Artificial. Até aqui... Jogos vs. busca. Decisões ótimas em jogos 9/22/2010 Inteligência Artificial Busca Competitiva Aula 5 Profª Bianca Zadrozny http://www.ic.uff.br/~bianca/ia-pos Capítulo 6 Russell & Norvig Seção 6.1 a 6.5 2 Até aqui... Problemas sem interação com outro agente.

Leia mais

Planejamento Acadêmico - Grupo 1 - PIC 2012 Encontro 2 - Módulo 1 - Aritmética

Planejamento Acadêmico - Grupo 1 - PIC 2012 Encontro 2 - Módulo 1 - Aritmética Planejamento Acadêmico - Grupo 1 - PIC 2012 Encontro 2 - Módulo 1 - Aritmética 1. Divisão Euclidiana Exemplo 1: (Banco de Questões 2012, nível 1, problema 12) A figura abaixo representa o traçado de uma

Leia mais

HEITOR AUGUSTO S. FERREIRA MARIANA SILVA INÁCIO THAIS SEIDEL TEORIA DOS JOGOS

HEITOR AUGUSTO S. FERREIRA MARIANA SILVA INÁCIO THAIS SEIDEL TEORIA DOS JOGOS HEITOR AUGUSTO S. FERREIRA MARIANA SILVA INÁCIO THAIS SEIDEL TEORIA DOS JOGOS Trabalho apresentado à disciplina de Teoria das Relações Internacionais. Curso de Graduação em Relações Internacionais, turma

Leia mais

Jogo de Gamão. Introdução

Jogo de Gamão. Introdução Jogo de Gamão Introdução O Gamão (Backgammon) é um jogo para 2 oponentes, jogado em um tabuleiro que consiste em 24 triângulos chamados pontos (ou casas). Esses triângulos são de cores alternadas e agrupados

Leia mais

Este material acompanha o artigo: VER PARA ENTENDER: A importância da matemática visual para o cérebro e o aprendizado

Este material acompanha o artigo: VER PARA ENTENDER: A importância da matemática visual para o cérebro e o aprendizado Atividades de prática com os dedos Este material acompanha o artigo: VER PARA ENTENDER: A importância da matemática visual para o cérebro e o aprendizado Jo Boaler, professora de Ensino de Matemática,

Leia mais

QUINA: Novos Preços (Maio/2015)

QUINA: Novos Preços (Maio/2015) QUINA: Novos Preços (Maio/2015) QUINA: Novas Combinações 1. Mudanças na Quina em 24/Maio/2015 Em 24/05/2015, a Quina sofreu alterações nos Preços das Apostas : Os custos foram corrigidos: Aposta de 7 Dezenas...

Leia mais

Manual do KReversi. Clay Pradarits Desenvolvedor: Mario Weilguni Revisor: Lauri Watts Tradução: Stephen Killing

Manual do KReversi. Clay Pradarits Desenvolvedor: Mario Weilguni Revisor: Lauri Watts Tradução: Stephen Killing Clay Pradarits Desenvolvedor: Mario Weilguni Revisor: Lauri Watts Tradução: Stephen Killing 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Como jogar 6 3 Regras do jogo, estratégias e dicas 7 3.1 Fundamentos do Jogo...................................

Leia mais

Abertura: princípios gerais

Abertura: princípios gerais Abertura: princípios gerais Controle ou ocupação do centro Segurança do rei Desenvolvimento rápido Iniciativa Qualquer pessoa que tenta aprimorar seus conhecimentos sobre o jogo de xadrez sente-se, de

Leia mais

É possível levar um sapo ao lago?

É possível levar um sapo ao lago? É possível levar um sapo ao lago? Resumo da atividade Nesta atividade o professor proporá aos alunos um jogo de tabuleiro, sem contar para os alunos que o objetivo do jogo é impossível de se alcançar.

Leia mais

Trabalho B Campo Minado

Trabalho B Campo Minado Trabalho B Campo Minado Neste trabalho, você deve implementar um jogo chamado Campo Minado. Neste documento, você encontrará todas as informações sobre a implementação a ser realizada: regras do jogo,

Leia mais

10 Segredos Valiosos para Aumentar as suas Chances de Ganhar na Mega Sena

10 Segredos Valiosos para Aumentar as suas Chances de Ganhar na Mega Sena 1 10 Segredos Valiosos para Aumentar as suas Chances de Ganhar na Mega Sena As dicas presentes nesse e-book têm como finalidade oferecer informações para que você, apostador, apostadora da Mega-Sena consiga

Leia mais

História. Entendendo o jogo. Os movimentos das peças. Movimentos especiais. Como Jogar. Capturas, xeque e xeque mate.

História. Entendendo o jogo. Os movimentos das peças. Movimentos especiais. Como Jogar. Capturas, xeque e xeque mate. História O xadrez descende de jogos desenvolvidos na Índia, dos quais o mais antigo conhecido é o chaturanga, do século VI EC. O jogo logo foi levado para Pérsia, onde se tornou uma atividade da nobreza

Leia mais

I PROVA CIRCUITO 2010

I PROVA CIRCUITO 2010 I PROVA CIRCUITO 2010 3 FEVEREIRO 2010 Agradecemos o apoio do Amazónia Jamor Hotel que, gentilmente, nos cedeu as suas magníficas instalações Depois da provável abertura de Norte em 2 fracas ou 2 multicolor,

Leia mais

Circuito B4F 11º torneio

Circuito B4F 11º torneio XI PROVA CIRCUITO 2009 13 NOVEMBRO 2009 Agradecemos o apoio do Amazónia Jamor Hotel que, gentilmente, nos cedeu as suas magníficas instalações Para os pares que jogam sistemas convencionais de apoio à

Leia mais

Divulgação de conteúdos para quem quiser APRENDER A JOGAR XADREZ

Divulgação de conteúdos para quem quiser APRENDER A JOGAR XADREZ Divulgação de conteúdos para quem quiser APRENDER A JOGAR XADREZ Este trabalho resulta de uma parceria entre a FPX e a FCCN, com o apoio do IDP. Vídeos de divulgação: Fase 1 Iniciação: Regras básicas e

Leia mais

Reglamento / Manual Rules / Regole

Reglamento / Manual Rules / Regole Reglamento / Manual Rules / Regole Um jogo para 2 a 8 jogadores. Idade 6+ Vamos aprender a jogar 1, 2, 3... Agora é a sua vez! É uma brincadeira que eu faço com meus animais na minha fazenda no interior.

Leia mais