Introdução. Por que as táticas são importantes?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução. Por que as táticas são importantes?"

Transcrição

1 Introdução Por que as táticas são importantes? Estratégia, por outro lado, é a compreensão do que você (e o seu oponente) está tentando fazer a médio e a longo prazo. Ela envolve tais elementos como o planejamento e a compreensão da estrutura de peões e um entendimento das casas fortes e das casas fracas. Quando se pensa estrategicamente, não se considera necessariamente lances individuais. Você está pensando mais em termos de: meu adversário tem um ponto fraco em f7, mas eu não posso atacá-la diretamente. Portanto, vou avançar meu peão até b4, depois b5 e depois capturar o peão dele em c6. Ele vai recuperar a casa com... bxc6, mas aí eu vou abrir a coluna b para a minha torre até b7, onde ela vai pressionar a casa f7. Falando de modo geral (e, admito, isso se trata de uma simplifi cação um tanto brutal), o xadrez pode ser dividido em táticas e estratégia. Táticas são a luta, o mano a mano. São as coisas que os jogadores estão tentando resolver quando dizem: se eu jogar aqui e ele lá... e aí eu capturo esse peão... aí, o que ele vai fazer... etc. Em um nível avançado, é possível que partidas se decidam porque um jogador tem uma melhor compreensão estratégica de certa posição do que o seu adversário. Só que isso num nível muito avançado. Em níveis menos avançados, partidas são vencidas e perdidas quase exclusivamente por razões táticas. Um jogador não vê algo que o outro vê. Bum! lá se vai uma peça, e com ela a partida.

2 7 Quando jogadores casuais jogam, quase 100% das partidas são decididas taticamente. Em um nível intermediário, a média que eu sugeriria é que 90-95% das partidas são decididas primariamente por razões táticas. É preciso chegar a níveis nacionais ou mesmo internacionais para que os jogadores sejam capazes de derrotar um ao outro de um ponto de vista estratégico. Ser bom em táticas é absolutamente fundamental para jogar um bom jogo de xadrez. Se você quer aprender a tocar piano, precisa conhecer as escalas; se quer aprender a jogar tênis, precisa conseguir rebater a bola por cima da rede consistentemente; se quer aprender outra língua, deve entender o vocabulário e a gramática básicos. Se quer aprender a jogar xadrez tem que entender de táticas. É simples assim. Alguns jogadores realmente fi cam muito bons e podem conseguir pontuações que os coloquem talvez entre os melhores jogadores do mundo, sem nenhum conhecimento dos detalhes estratégicos do jogo. Como isso é possível? Eles são muito bons com táticas. Por outro lado, jogadores que têm grande compreensão estratégica, mas habilidades táticas ruins, jamais chegarão a esse nível. Grande visão estratégica não conta muito se você vive perdendo suas peças. Aprendendo táticas Para o propósito deste livro, vou fazer uma hipótese que pode ser bem ampla. Vou supor que você gostaria de ler um material que o ajudasse a imediatamente melhorar sua habilidade atual de jogar xadrez, em vez de aprimorar seu conhecimento teórico do jogo. Assim sendo, vamos nos concentrar puramente em táticas. Como explicado anteriormente, nos estágios iniciais de sua carreira de enxadrista, toda partida que você jogar será decidida quase exclusivamente pelas táticas. Portanto, vamos tentar entender algumas ideias táticas básicas para que você possa identifi car o que o seu adversário está tentando fazer e, por sua vez, aproveitar as chances táticas que lhe são oferecidas. Uma grande parte da habilidade no xadrez (e especialmente no xadrez tático) se baseia no reconhecimento de padrões. Certas estruturas, temas e justaposições específi cas de peças ocorrem repetidas vezes. Os jogadores fi cam bons em táticas porque se familiarizam com esses padrões. Eles conseguem, portanto, olhar para uma posição e imediatamente saber que tipo de coisa deveriam fazer. Vejamos como tudo isso funciona na teoria e na prática.

3 8 Reconhecimento de padrões Qual o próximo item da seguinte sequência? A, B, C, D, E,?,?,? Não se trata de um pega-ratão, então espero que não tenha sido muito difícil. Vamos tentar outra... Rei, Dama, Torre, Bispo,???,??? Nota 10 se você optou por Cavalo e Peão, as duas peças faltantes. Contudo, você quase com certeza sabe como jogar xadrez, então isso não deve ter lhe causado muitas dificuldades também. E que tal esta aqui? H, He, Li, Be,?,?,? Essa pode não ser tão fácil. Se você sabe a resposta, é porque você provavelmente se interessa por química. As primeiras letras correspondem a hidrogênio, hélio, lítio e berílio. As próximas três letras são B, C e N, representando bromo, carbono e nitrogênio. Alguém com um bom conhecimento de química identifi caria isso imediatamente, e o motivo é óbvio esses são os primeiros sete elementos da tabela periódica e esse é um padrão bem conhecido de qualquer um que esteja familiarizado com química. Algumas vezes podemos ser surpreendidos pelo quão fácil pode ser reconhecer padrões familiares o cérebro humano é muito bom nisso. Eis aqui outro exemplo. O que está escrito? VER PADRÕES É FÁCIL Apesar de metade da frase estar obscurecida, a maioria das pessoas lê isso com facilidade.

4 Padrões no xadrez Grande parte da habilidade no xadrez se baseia no reconhecimento de padrões. Certas estruturas, temas e justaposições específi cas de peças ocorrem repetidas vezes. Os jogadores ficam bons em táticas porque se familiarizam com esses padrões Existe um experimento famoso. Um jogador experiente de xadrez e um iniciante veem o tabuleiro 1 por um período bem curto de tempo. Digamos que de 2 a 3 segundos. A seguir, eles precisam reconstruir a posição. O jogador experiente quase com certeza irá acertar 100% da posição. Se cometer algum erro, será algo menor, como colocar a torre branca em f1, em vez de e1. O iniciante, contudo, vai ter problemas para acertar o lugar de mais do que algumas peças. No entanto, quando o tabuleiro 2 é mostrado de maneira similar, então a discrepância de habilidade para recordar a posição é muito menor. O jogador experiente provavelmente se sairá um pouco melhor, mas a diferença entre eles provavelmente será pequena. O motivo disso é que a posição no tabuleiro 1 é uma situação bem típica do jogo, e o jogador experiente não precisa se preocupar em lembrar onde fica cada peça especifi camente. Basta olhar para perceber que ambos os lados rocaram, as Brancas fi zeram um fi anchetto com o bispo e todas as peças estão em casas bastante naturais. As Brancas estão pressionando o centro das Pretas com o peão em c, e todos os peões na ala da dama preta estão em casas brancas. Essa informação provavelmente será o bastante para reconstruir a posição. A posição no tabuleiro 2, contudo, não tem quase nada a ver com xadrez. Para início de conversa, é ilegal, já que há peões na fi leira de trás, os reis estão adjacentes e as Brancas têm dois bispos em casas pretas. É quase como se alguém tivesse jogado algumas peças aleatoriamente no tabuleiro. Quase não há padrões que o jogador experiente possa reconhecer (torres geralmente se dão apoio, então a confi guração de torres brancas em h4 e h6 e de torres pretas em c5 e c6 já é algo, mas não há muito mais do que isso). Reconhecimento de padrões é fundamental para o jogador experiente, mas isso não está presente aqui.

5 10 Torre e cavalo Exemplo 1 Caso você precise de mais provas acerca da importância do reconhecimento de padrões, então considere o seguinte. Sabe-se bem que a torre e o cavalo são uma combinação muito poderosa quando se aproximam do rei adversário. As posições à direita mostram o quão efi ciente essa configuração em particular pode ser. As duas primeiras são bem simples, ao passo que as outras duas apresentam mais algumas peças. Contudo, em todos os casos está claro que a torre e o cavalo podem dar cabo de um rei praticamente sozinhas. As Brancas veem que o seu cavalo está muito próximo do rei preto e querem mandar a torre para ajudar. Essa ideia naturalmente leva a: 1 Dh6+! Rxh6 2 Th5+ Rg7 3 Th7 mate. Todos o bons jogadores de xadrez estão familiarizados com esse tema, e esse fato lhes permite encontrar combinações como as seguintes todas ocorreram em jogos de mestres.

6 11 Exemplo 2 Exemplo 3 Exemplo 4 As Pretas concluem seu ataque com um belo sacrifício da dama para abrir linhas pelas quais a torre e o cavalo possam se combinar: 1... Dxf2! 2 Txf2 Cg3+ 3 Rxh2 Th6+ 4 Rg1 Th1 mate. O rei preto está sem espaço, e a torre branca já está muito próxima. Tudo de que precisamos é fazer o cavalo trabalhar... 1 Dxd7+! Cxd7 2 Ce6 mate. De novo, o rei preto está com pouco espaço, e as torres e o cavalo brancos pairam ameaçadoramente. A chave é tirar o cavalo preto em f7 do caminho. 1 Tg5+! Cxg5 2 Tg7 mate.

7 12 Agora veja a seguinte posição. Eis aqui uma posição que ocorreu no Campeonato Mundial, na partida entre Tigran Petrosian (jogando com as Brancas) e Boris Spassky (jogando com as Pretas), em Petrosian encontrou uma bela tática para acabar com a partida: 1 Bxf7+ Txf7 2 Dh8+! Rxh8 3 Cxf7+ e 4 Cxg5 deixando as Brancas com uma peça a mais. Essa não é uma ideia tática padrão no mesmo sentido em que as combinações entre torre e cavalo são. Mesmo assim, é uma bela ideia e, como foi usada em uma partida famosa do Campeonato Mundial, tornou-se muito conhecida. Essa posição ocorreu muito recentemente, na partida Viswanathan Anand Peter Leko, em Nice, Você consegue ver o que vem a seguir? Anand (que sem dúvida tem a posição de Petrosian Spassky alojada em sua coleção mental de ideias táticas) acabou com: 1 Bxf7+! Txf7 2 Dh8+! Rxh8 3 Cxf7+ com uma vantagem material vencedora.

8 Quanto mais padrões você souber, melhor. 13 Nossa posição final surgiu em uma partida importante, também jogada no Campeonato Mundial, entre Alexander Alekhine e Max Euwe. Essa partida foi jogada em Aqui, Alekhine usou a calma 1 a3. Apesar de as Brancas terem um peão a mais, as Pretas estão bem ativas. Alekhine não conseguiu vencer, e a partida terminou em empate após mais 38 lances. Você pode melhorar o jogo de um dos maiores enxadristas de todos os tempos? Alekhine deveria ter jogado 1 Dh8+! Rxh8 2 Cxf7+ e 3 Cxe5 quando ele tem então dois peões a mais. Contudo, é interessante notar que essa partida foi jogada antes da partida entre Petrosian Spassky, quando a ideia de sacrificar uma dama em h8 para dar um garfo com o cavalo fi cou estabelecida. Se essa partida tivesse sido jogada antes e já fosse famosa em 1937, então esse tema tático teria sido familiar a Alekhine e seria praticamente inconcebível que ele não o tivesse visto. Dito isso, Alekhine foi um dos melhores táticos que já existiram, então ainda assim é surpreendente que ele tenha deixado de ver essa simples chance.

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 IX. JOGOS EMPATADOS Objetivos: 1. Saber as regras de empates e reconhecer quando uma partida está empatada. O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de como as partidas podem ser empate e

Leia mais

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de

XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de XADREZ REGRAS BÁSICAS INTRODUÇÃO O xadrez, diferentemente de muitos jogos, não depende de sorte. O desenvolver do jogo não depende do resultado de dados ou das cartas que são tiradas do baralho. O resultado

Leia mais

ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM

ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ARCOZELO ABC DO XADREZ GUIA DE APRENDIZAGEM A Coordenadora: Prof. Fernanda Marinho Regras Básicas A posição do Tabuleiro deve ser colocada de uma forma que o jogador

Leia mais

O peão Se um peão consegue chegar até a outra extremidade do tabuleiro(linha 8), ele é promovido. Um peão promovido é substituído, ainda na mesma jogada em que o movimento foi feito, por um cavalo, bispo,torreoudamadamesmacor.

Leia mais

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé)

Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) Professor: Paulo Adolfo Kepler (Zé) INTRODUÇÃO Caro aluno! Você acaba de ingressar no fascinante mundo do Xadrez, o jogo de tabuleiro mais praticado no mundo. Você estará no comando de um poderoso exército,

Leia mais

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos

1ª Colocação 10 pontos. 2ª Colocação 08 pontos. 3ª Colocação 06 pontos Regras: Jogo do Xadrez 1. Sorteio: Os confrontos serão definido através de sorteio e relacionados no chaveamento da competição; A ordem de disputa será de acordo com a ordem de retira no sorteio. PS: 2

Leia mais

A estratégia das peças menores

A estratégia das peças menores A estratégia das peças menores Pedro Aladar Tonelli Instituto de Matemática e Estatística USP 6 de outubro de 2004 Sumário Características do Bispo e do Cavalo Características do bispo Características

Leia mais

Aprendendo a jogar Xadrez

Aprendendo a jogar Xadrez O núcleo de xadrez da nossa Escola continua particularmente activo, e dando continuidade ao material produzido para o número anterior da nossa revista, onde detalhou a forma como se procede à anotação

Leia mais

Objetivos desta lição:

Objetivos desta lição: VII. PROMOÇÃO DE PEÃO E A REGRA DO AFOGAMENTO 1 Objetivos desta lição: Revisão de xeque e xeque-mate Enunciar e aplicar as regras da promoção de peão Enunciar e aplicar as regras do afogamento Reconhecer

Leia mais

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras.

Semáforo Autor: Alan Parr. Avanço Autor: Dan Troyka, Material Um tabuleiro quadrado 7 por peças brancas e 14 peças negras. Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Material Um tabuleiro quadrado 7 por 7. 14 peças brancas e 14 peças negras. Objectivo posição inicial Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do

Leia mais

FINAIS APRENDENDO A DAR MATE

FINAIS APRENDENDO A DAR MATE CURSO DE XADREZ FÁBRICA DO ESPORTE FINAIS APRENDENDO A DAR MATE Mate elementar de dama Rei e dama contra rei Lucas Bibiana de Brito, RF 036684 PRAIA GRANDE FEVEREIRO 2012 INTRODUÇÃO Mates elementares são

Leia mais

Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos

Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos 1 III. BISPOS Objetivos desta lição: Enunciar e aplicar as regras dos movimentos dos bispos Usar as regras dos movimentos para calcular lances e capturas Resolver problemas usando bispos O principal objetivo

Leia mais

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 IV. TORRES Objetivos desta lição: Enunciar e aplicar as regras de movimento de torres Usar as regras de movimento para contar lances e capturas Resolver problemas usando as torres Entender a estratégia

Leia mais

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ

CAPÍTULO 1. Os elementos. O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ CAPÍTULO 1 Os elementos O jogo de xadrez é um desafio para a mente. J. W. von Goethe O TABULEIRO DE XADREZ Joga-se xadrez sobre um tabuleiro quadrado, formado por 64 casas quadradas, sendo sua cor, alternadamente,

Leia mais

O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação dos cavalos.

O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação dos cavalos. 1 V. (a) CAVALOS Objetivos: 1. Fixar e aplicar as regras de movimentação dos cavalos. 2. Resolver problemas elementares usando os cavalos. O principal objetivo desta lição é ensinar as regras de movimentação

Leia mais

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2

PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 PROFESSORA: GEÓRGIA SOARES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO: XADREZ AULA 2 Questões 1. Como você conceituaria Jogo? 2. Quais as vantagens dos Jogos? 3. Classifique os tipos de Jogo. 4. Qual a diferença

Leia mais

Tabuleiro. Movimento das peças (torre)

Tabuleiro. Movimento das peças (torre) Tabuleiro Posição inicial ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ Uma linha é uma sequencia de oito casas dispostas de forma contigua horizontalmente. ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ¼¼¼¼ ÖÑÐÒ ÓÔÓÔÓÔÓÔ

Leia mais

Explique que as regras do xadrez são diferentes das regras do Jogo de Peões. Agora, não se ganha mais uma partida ao levar um peão à

Explique que as regras do xadrez são diferentes das regras do Jogo de Peões. Agora, não se ganha mais uma partida ao levar um peão à 1 VI. O REI, XEQUE E XEQUE-MATE Objetivos desta lição: Praticar as regras para todas as peças de xadrez Resolver problemas com todas as peças Usar o xeque e regras de lances ilegais em posições elementares

Leia mais

Carlsen vence o I Memorial Gashimov

Carlsen vence o I Memorial Gashimov O site do Xadrez - 1/5 Carlsen vence o I Memorial Gashimov Disputando o I Memorial Vugar Gashimov, em homenagem ao enxadrista azeri morto no início do ano, realizado na cidade de Shamkir, no Azerbajão,

Leia mais

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center

Traduzido e adaptado do inglês U.S. Chess Center 1 XII. GARFOS Objetivos: 1. Entender e ser capaz de explicar o que é um garfo. 2. Ser capaz de encontrar garfos durante os jogos. 3. Planejar como colocar o adversário em posições onde os garfos possam

Leia mais

5. Problemas que podem surgir. 6. Estratégia Básica. 7. Questões de revisão. Traduzido e adaptado do inglês U.S.

5. Problemas que podem surgir. 6. Estratégia Básica. 7. Questões de revisão. Traduzido e adaptado do inglês U.S. 1 I. O TABULEIRO DE XADREZ E MOVIMENTOS DE PEÕES Objetivos desta lição: Nomear as casas do tabuleiro e as peças de xadrez Colocar as peças na sua posição inicial Enunciar e aplicar as regras de movimento

Leia mais

Nome: Bispo Pontos: 3,5. Nome: Torre Pontos: 5. Anda quantas casas quiser para cima, para baixo e para os lados (horizontal e vertical).

Nome: Bispo Pontos: 3,5. Nome: Torre Pontos: 5. Anda quantas casas quiser para cima, para baixo e para os lados (horizontal e vertical). Xadrez para Todos Professor: Frederic Cesa Dias E-mail: fredericcesadias@gmail.com Site: www.fredericcesadias.com > Xadrez * O objetivo do jogo é ameaçar o rei adversário sem que este possa se salvar na

Leia mais

Manual básico de Go. MANUAL BÁSICO DE GO. Distribuição Gratuita.

Manual básico de Go. MANUAL BÁSICO DE GO. Distribuição Gratuita. MANUAL BÁSICO DE GO Distribuição Gratuita. Regras do GO: 1 As peças pretas começam a não ser que seja um jogo com handicap. 2 Os jogadores alternam suas jogadas, jogando-se uma peça por vez. 3 As peças

Leia mais

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro

O JOGO DE XADREZ. Vamos conhecer as peças que compõe o jogo: O Tabuleiro O JOGO DE XADREZ O xadrez é um esporte intelectual, disputado entre duas pessoas que possuem forças iguais (peças) sobre um tabuleiro. Este jogo representa uma batalha em miniatura, onde cada lado comanda

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 8 peças gato e 8 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

Jogue Xadrez como Magnus Carlsen

Jogue Xadrez como Magnus Carlsen Quem nunca quis jogar xadrez como o Magnus Carlsen? Esta coleção de exercícios de tática permite que você encontre os lances ganhadores que Carlsen jogou contra seus adversários! Estes exercícios podem

Leia mais

Abertura: princípios gerais

Abertura: princípios gerais Abertura: princípios gerais Controle ou ocupação do centro Segurança do rei Desenvolvimento rápido Iniciativa Qualquer pessoa que tenta aprimorar seus conhecimentos sobre o jogo de xadrez sente-se, de

Leia mais

Unidades de Formação e Cargas Horárias Xadrez - Grau II

Unidades de Formação e Cargas Horárias Xadrez - Grau II Unidades de Formação e Cargas Horárias Xadrez - Grau II UNIDADES DE FORMAÇÃO HORAS 1. HISTÓRIA DO XADREZ 2,5 2. FINAIS ESSENCIAIS 22,5 3. ABERTURAS 2,5 4. MEIO-JOGO 7,0 5. PEDAGOGIA DO DESPORTO 2,5 6.

Leia mais

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE

JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE JOGOS Bruno Holanda, Fortaleza CE Nível Iniciante Problemas sobre jogos estão entre os mais atrativos para a maioria dos alunos que estão iniciando o seu gosto pela matemática e, por isso, vêm ganhando

Leia mais

Distribuição de Jogos por Ciclo

Distribuição de Jogos por Ciclo REGRAS DOS JOGOS Distribuição de Jogos por Ciclo 1º CEB 2º CEB 3º CEB Sec. Semáforo x Gatos & Cães x x Rastros x x x Produto x x x Avanço x x Flume x 2 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas

Leia mais

d) A dama pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal em que se encontra.

d) A dama pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal em que se encontra. PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MONITORIA LAZER E ESPORTE- 2018/2019 Modalidade: XADREZ Nome: Curso: 1. Assinale a alternativa incorreta: a) O jogo de xadrez é disputado entre dois oponentes que movem peças

Leia mais

livro das regras (provisório)

livro das regras (provisório) livro das regras (provisório) Avanço Autor: Dan Troyka, 2000 Um tabuleiro quadrado 7 por 7; 14 peças brancas e 14 peças negras. Um jogador ganha se chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário,

Leia mais

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s

Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Gatos & Cães Simon Norton, 1970s Um tabuleiro quadrado 8 por 8. 28 peças gato e 28 peças cão (representadas respectivamente por peças negras e brancas). Ganha o jogador que realizar a última jogada. zona

Leia mais

Jogos e Brincadeiras II

Jogos e Brincadeiras II Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. runo Holanda ula 2 Jogos e rincadeiras II Neste artigo continuaremos o assunto iniciado no material anterior. O primeiro exercício,

Leia mais

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional

JOGOS LIVRO REGRAS M AT E M Á T I CO S. 11.º Campeonato Nacional Vila Real JOGOS M AT E M Á T I CO S.º Campeonato Nacional LIVRO DE REGRAS Semáforo Autor: Alan Parr Material Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Leia mais

Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE

Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE Ministério do Esporte ANTONIO VILLAR SANDRO HELENO ANTONIO BENTO ADRIANO VALLE XADREZ NAS ESCOLAS A ATIVIDADE XADREZ O xadrez é uma agradável atividade lúdica, praticada por dois jogadores que movem peças

Leia mais

Módulo 1. Tabuleiro, peças, movimentos e capturas

Módulo 1. Tabuleiro, peças, movimentos e capturas Módulo 1 Tabuleiro, peças, movimentos e capturas O Tabuleiro O Xadrez é praticado entre duas pessoas, que comandam seus exércitos (brancas e negras). O objetivo do jogo é dar Xeque Mate ao rei adversário,

Leia mais

XADREZ I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO. O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões:

XADREZ I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO. O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões: I - ATIVIDADES INICIALIZAÇÃO/TABULEIRO O Tabuleiro de Xadrez: Observe o diagrama abaixo e responda as seguintes questões: Diagrama. 01 1 - Responda com (V) para verdadeiro e (F) para falso. ( ) O diagrama

Leia mais

XADREZ NA UFG. Módulo I -Introdução. Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva

XADREZ NA UFG. Módulo I -Introdução. Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva XADREZ NA UFG Módulo I -Introdução Prof. Dr. André Carlos Silva Profa. MSc. Elenice Maria Schons Silva História do Xadrez Benjamin Franklin disputando uma partida de xadrez, quadro do artista Edward Harrison

Leia mais

2

2 Go Ludus História OGoé um jogo tradicional do Oriente. Surgiu na China há mais de 00 anos e foi introduzido no Japão em 00 d.c., sendo muito popular nos dois países. É um jogo de influência, com regras

Leia mais

A história do Xadrez

A história do Xadrez A história do Xadrez Não se sabe ao certo qual a verdadeira origem do Xadrez, porém duas histórias se destacam como ser a mais provável e verdadeira lenda. A primeira se passa em Taligana, uma pequena

Leia mais

EDITAL DO 2º TORNEIO DE XADREZ DEL REI XADREZ

EDITAL DO 2º TORNEIO DE XADREZ DEL REI XADREZ EDITAL DO 2º TORNEIO DE XADREZ DEL REI XADREZ 2014 1. DISPOSIÇÕES GERAIS O Grupo PET MATERIAIS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA torna público o presente edital para o 2º Torneio de Xadrez Del Rei Xadrez. 2. INTRODUÇÃO

Leia mais

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15

REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 REGRAS DOS JOGOS do CNJM15 Semáforo Autor: Alan Parr 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

Seis líderes nas duas categorias

Seis líderes nas duas categorias Jogos Escolares em Cuiabá Seis líderes nas duas categorias Escreve o mestre internacional Luis Rodi A segunda rodada dos Jogos Escolares, celebrada no Auditório dos Pássaros no Centro Cultural Pantanal

Leia mais

Guia de táticas de xadrez

Guia de táticas de xadrez Guia de táticas de xadrez introdução Quando tive contato com jogo de xadrez pela primeira vez tinha meus 8 anos,meu primo Carlos André me ensinou os primeiros movimentos e de imediato houve uma paixão

Leia mais

APÊNDICE C. Produto da Dissertação: Sequência de Atividades. Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos)

APÊNDICE C. Produto da Dissertação: Sequência de Atividades. Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos) 1 APÊNDICE C Produto da Dissertação: Sequência de Atividades Encontro 1 ( 2 períodos de 50 minutos) Jogo trabalhado: PONG HAU K'I Regras do jogo: Cada jogador possui duas peças e o jogo começa com as peças

Leia mais

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Semáforo. Um tabuleiro retangular 4 por 3. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Semáforo Autor: Alan Parr Um tabuleiro retangular por. 8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores. Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal,

Leia mais

Jogue 1.a3-b4 e ganhe de muito pato!!!

Jogue 1.a3-b4 e ganhe de muito pato!!! Jogue 1.a3-b4 e ganhe de muito pato!!! Coletânea de Estudos da Abertura Bodianski Para os integrantes da equipe de Araraquara Abertura Bodianski 1.a3-b4 b6-a5 Assim jogava com as brancas P. BODIANSKI destacado

Leia mais

Uma Avalanche que não caiu e um Tributo Léo Pasqualini de Andrade Clube de Xadrez de Curitiba, 14/04/2010

Uma Avalanche que não caiu e um Tributo Léo Pasqualini de Andrade Clube de Xadrez de Curitiba, 14/04/2010 Uma Avalanche que não caiu e um Tributo Léo Pasqualini de Andrade Clube de Xadrez de Curitiba, 14/04/2010 A Avalanche que não caiu Na palestra do amigo Henrique Marinho, que versou sobre o tema da Avalanche

Leia mais

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES)

12 = JL (DE UMA A TRÊS CASAS EM QUALQUER DIREÇÃO, INCLUSIVE R1 PARA OS PEÕES) XADREZ DA SORTE MATERIAL UM TABULEIRO COMUM DE 64 CASAS. DOIS DADOS COMUNS. AS 32 PEÇAS DO JOGO DE XADREZ. PONTUAÇÃO DOS DADOS A PONTUAÇÃO PARA MOVIMENTAÇÃO É A SEGUINTE: 2 = R1 (RETORNA UMA CASA) 3 =

Leia mais

Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos. professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos

Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos. professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos 1 JOGOS PRÉ-ENXADRÍSTICOS Professor Wilson da Silva Estas reflexões objetivam oferecer alguns recursos metodológicos aos professores de xadrez. Nossa experiência tem indicado que trabalhar com todos os

Leia mais

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras

Jogos e Brincadeiras I. 1. Brincadeiras Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 1 Jogos e Brincadeiras I 1. Brincadeiras Nesta primeira parte da aula resolveremos duas questões retiradas da Olimpíada

Leia mais

História. Entendendo o jogo. Os movimentos das peças. Movimentos especiais. Como Jogar. Capturas, xeque e xeque mate.

História. Entendendo o jogo. Os movimentos das peças. Movimentos especiais. Como Jogar. Capturas, xeque e xeque mate. História O xadrez descende de jogos desenvolvidos na Índia, dos quais o mais antigo conhecido é o chaturanga, do século VI EC. O jogo logo foi levado para Pérsia, onde se tornou uma atividade da nobreza

Leia mais

E se alguém tentar usar alguns desses protetores não totalmente opacos?

E se alguém tentar usar alguns desses protetores não totalmente opacos? Dúvidas frequentes sobre cards dupla face Atualizado em 25 de setembro de 2017 Algumas coleções de Magic contêm cards dupla face. Esses cards têm outro card onde normalmente teriam um verso tradicional

Leia mais

Sumário desta lição: 1. Os três estágios do jogo de xadrez. 2. Três princípios gerais. 3. O que fazer e o que não fazer na abertura

Sumário desta lição: 1. Os três estágios do jogo de xadrez. 2. Três princípios gerais. 3. O que fazer e o que não fazer na abertura 1 XI. COMO ABRIR UM JOGO DE XADREZ Objetivos: Relembrar os três princípios que orientam a abertura do jogo Começar a demonstrar entendimento da estratégia de abertura O principal objetivo desta lição é

Leia mais

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva

XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO. Prof. Dr. Wilson da Silva XADREZ: REGRAS BÁSICAS DO JOGO Prof. Dr. Wilson da Silva 1 O TABULEIRO O tabuleiro de xadrez é formado por um quadrado de 8x8 com 64 casas iguais alternadamente claras (as casas brancas ) e escuras (as

Leia mais

1. e4 c5 2. Cf3 d6 3. d4 cxd4 4. Cxd4 Cf6 5. Cc3 a6 6. Bg5 e6 7. f4 Be7 8. Df3 h6 9. Bh4 g5 10. fxg5 Cfd7

1. e4 c5 2. Cf3 d6 3. d4 cxd4 4. Cxd4 Cf6 5. Cc3 a6 6. Bg5 e6 7. f4 Be7 8. Df3 h6 9. Bh4 g5 10. fxg5 Cfd7 AS TRIGÊMEAS DE GOTEMBURGO... eram cinco!... Licurgo Holzmann Geller x Panno Keres x Najdorf Spassky x Pilnik No Torneio Interzonal realizado, em 1955, na belíssima Gotemburgo (Iòtebóri), sede da Volvo,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PAULISTANA DE BRIDGE curso de introdução ao bridge acompanhamento de aulas

ASSOCIAÇÃO PAULISTANA DE BRIDGE curso de introdução ao bridge acompanhamento de aulas 1 Aula 1 1. Introdução geral a. Como é a hierarquia das cartas O ás é a maior carta e o 2 a menor. A sequência é AKQJ1098765432. b. Conceito de parceria Os parceiros sentam-se face a face à mesa de jogo.

Leia mais

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano -

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano - Índice Sumário Índice... 2 1) Primeiro Erro: Dar Prioridade Apenas No Que Você Tem Mais Facilidade em Aprender... 3 2) Segundo Erro: Perder Tempo Desnecessariamente... 4 3) Terceiro Erro: Falta de Estratégia...

Leia mais

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Falando sobre a probabilidade nos anos iniciais da Educação Básica De um tempo para cá, mais especificamente desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em 1998, as probabilidades passaram

Leia mais

Aprenda a jogar Xadrez!

Aprenda a jogar Xadrez! GÊNESIS Então disse Deus: haja luz, e houve luz O xadrez, como o amor, como a música, tem o poder de fazer as pessoas felizes Siegbert Tarrash médico e pedagogo Informativo Educacional e Cultural - Itaúna

Leia mais

Torneio de Xadrez. Escola Básica Adriano Correia de Oliveira. Centro de Recursos Biblioteca Escolar

Torneio de Xadrez. Escola Básica Adriano Correia de Oliveira. Centro de Recursos Biblioteca Escolar Torneio de Xadrez Escola Básica Adriano Correia de Oliveira Centro de Recursos Biblioteca Escolar Atividade do PAA do CRBE 2015/2016 Professor Frederico Oliveira Fonte: WEB Divertida e amiga, porque te

Leia mais

Questão 23 Sobre a abertura pastorzinho, observe as afirmativas abaixo e, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas e, em seguida, marque a al

Questão 23 Sobre a abertura pastorzinho, observe as afirmativas abaixo e, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas e, em seguida, marque a al PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO INSTRUT DE XADREZ Baseado no texto abaixo, responda as questões 21 e 22: O Xadrez é um esporte individual, mas de caráter cognitivo e coletivo, pois simula os movimentos

Leia mais

O programa de Xadrez invencível (até hoje...)

O programa de Xadrez invencível (até hoje...) P4R.COM.BR O site do Xadrez - 1/3 O programa de Xadrez invencível (até hoje...) Estamos em dezembro de 2017. Muito se tem falado sobre um programa de Xadrez chamado de AlphaZero. Resumidamente, o que aconteceu

Leia mais

Uma palavra sobre a terminologia

Uma palavra sobre a terminologia Introdução O Mapa Mental (Mind Map ) é uma ferramenta dinâmica e estimulante que contribui para que o pensamento e o planejamento se tornem atividades mais inteligentes e rápidas. A criação de um Mapa

Leia mais

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações

Foto 1: Jogo: Roda-Roda Equações Registro PIBID Matemática 2016 ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS Foram elaborados Jogos didáticos envolvendo as equações do 2º grau colaborativamente com os alunos do nono ano da escola participante EELAS.

Leia mais

Selecionando as Dezenas

Selecionando as Dezenas Selecionando as Dezenas (1) Ao fazer um Jogo, qual é a sua estratégia (*)? (*) Estratégia: planejamento de uma ação para conseguir um resultado Bem, uns apostadores dizem: Ah, eu só faço Jogos Fechados,

Leia mais

CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016

CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016 CONTEÚDO DOS 6º ANOS MAT E VESP REFERENTE AO 4º BIMESTRE DE 2016 Jogos cooperativos e jogos cooperativos Conceitos: Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar

Leia mais

MARKIEL FAZILOV TRADUZIDO POR LAERCIO ZULIAN INTRODUÇÃO À TEORIA DO JOGO DE DAMAS.

MARKIEL FAZILOV TRADUZIDO POR LAERCIO ZULIAN INTRODUÇÃO À TEORIA DO JOGO DE DAMAS. MARKIEL FAZILOV TRADUZIDO POR LAERCIO ZULIAN INTRODUÇÃO À TEORIA DO JOGO DE DAMAS. Para se elevar o nível no esporte, é necessário o damista amador tenha conhecimento em uma primeira etapa, um mínimo de

Leia mais

Xadrez Básico - Aula 1

Xadrez Básico - Aula 1 Xadrez Básico - Aula Pedro A. Tonelli de agosto de 00 O tabuleiro e a notação algébrica Este é um curso para iniciantes no jogo de xadrez, mas que já se habituaram com o movimento das peças e objetivos

Leia mais

C. A. Ferrinho ABC JOGO DE DAMAS MAIS UM PASSO

C. A. Ferrinho ABC JOGO DE DAMAS MAIS UM PASSO C. A. Ferrinho ABC do JOGO DE DAMAS MAIS UM PASSO 2002 Mais um passo Para quem já folheou o ABC do Jogo de Damas talvez se sinta com vontade de dar mais um passo em frente no conhecimento do nosso esporte.

Leia mais

Gamão. Como jogar este maravilhoso jogo

Gamão. Como jogar este maravilhoso jogo Gamão Como jogar este maravilhoso jogo Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Cada jogador tem 15 peças (pedras) que se movem por 24 triângulos (casas) de acordo com os números obtidos pela

Leia mais

PARTE 1 Táticas e combinações. Esta é a parte central do livro. Primeiro defino táticas e combinações, depois as

PARTE 1 Táticas e combinações. Esta é a parte central do livro. Primeiro defino táticas e combinações, depois as XADREZ VITORIOSO: TÁTICAS 13 PARTE 1 Táticas e combinações Esta é a parte central do livro. Primeiro defino táticas e combinações, depois as divido em temas e explico de forma breve cada um deles antes

Leia mais

Xadrez. todos. para. Aprendendo a jogar xadrez passo a passo

Xadrez. todos. para. Aprendendo a jogar xadrez passo a passo Xadrez para todos Aprendendo a jogar xadrez passo a passo James Mann de Toledo Juliana Kyoo Kamada Xadrez para todos Aprendendo a jogar xadrez passo a passo Americana - SP 2013 Copyright 2004 James Mann

Leia mais

10 Segredos Valiosos para Aumentar as suas Chances de Ganhar na Mega Sena

10 Segredos Valiosos para Aumentar as suas Chances de Ganhar na Mega Sena 1 10 Segredos Valiosos para Aumentar as suas Chances de Ganhar na Mega Sena As dicas presentes nesse e-book têm como finalidade oferecer informações para que você, apostador, apostadora da Mega-Sena consiga

Leia mais

Árvore de Jogos Minimax e Poda Alfa-Beta

Árvore de Jogos Minimax e Poda Alfa-Beta Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Árvore de Jogos Minimax e Poda Alfa-Beta Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

INTERVENÇÕES DO USO DO JOGO DE XADREZ NA MATEMÁTICA

INTERVENÇÕES DO USO DO JOGO DE XADREZ NA MATEMÁTICA INTERVENÇÕES DO USO DO JOGO DE XADREZ NA MATEMÁTICA Jordana Silva de Sousa Universidade Federal do Ceará Jordanaufc2010@hotmail.com Gleisson Barros da Silva Universidade Federal do Ceará Gleisson_barros@hotmail.com

Leia mais

É possível levar um sapo ao lago?

É possível levar um sapo ao lago? É possível levar um sapo ao lago? Resumo da atividade Nesta atividade o professor proporá aos alunos um jogo de tabuleiro, sem contar para os alunos que o objetivo do jogo é impossível de se alcançar.

Leia mais

jogos romanos jogos romanos

jogos romanos jogos romanos Moinho» Na sua vez, cada jogador coloca 1 ficha no tabuleiro tentando colocar 3 peças em linha;» Quando todas as peças estiverem colocadas, os jogadores tentam movimentá- las de modo a colocar as fichas

Leia mais

CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação

CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação CCO 016 / COM 110 Fundamentos de Programação Prof. Roberto Affonso da Costa Junior Universidade Federal de Itajubá Raciocínio Lógico AULA 02 O que é Raciocínio Lógico? É um processo de estruturação do

Leia mais

Implementação e Avaliação do Algoritmo MCTS-UCT para o jogo Chinese Checkers. Jhonny Moreira

Implementação e Avaliação do Algoritmo MCTS-UCT para o jogo Chinese Checkers. Jhonny Moreira Implementação e Avaliação do Algoritmo MCTS-UCT para o jogo Chinese Checkers Jhonny Moreira Introdução Introdução Na área da inteligência artificial (IA), a motivação é conseguir colocar os computadores

Leia mais

Curso básico de Xadrez

Curso básico de Xadrez Projeto LIPRA Livro Interativo Potencializado com Realidade Aumentada Curso básico de Xadrez Autor: Raryel Costa Souza Orientação: Claudio Kirner Xadrez 1 Introdução O xadrez é um jogo de tabuleiro para

Leia mais

A defesa Eagle Bill Dooley

A defesa Eagle Bill Dooley A defesa Eagle Bill Dooley Nós somos uma defesa 50 shade, mas há algumas diferenças intrínsecas em como nós jogamos nosso pacote para o modo que a maioria joga. Primeiro, nós sempre jogamos nosso strong

Leia mais

Jogo de Damas. Abertura Clássica Allan Machado

Jogo de Damas. Abertura Clássica Allan Machado Jogo de Damas Abertura Clássica Allan Machado Índice Variante com 6.e1-d2 pag 03 Variante condenada 1 pag 07 Variante condenada 2 pag 08 Variante agressiva pág 10 Variante com 6.f2-g3 pag 14 Camp. Brasileiro

Leia mais

Espalhando e Distribuindo a Bola Jim Wacker

Espalhando e Distribuindo a Bola Jim Wacker Espalhando e Distribuindo a Bola Jim Wacker Porque ir para o ataque de passe de one-back, no-back? A primeira razão é simplesmente que essa é uma formação feita para o passe. Quanto mais você estica a

Leia mais

Campeonato Mundial - Match 1935

Campeonato Mundial - Match 1935 Machgielis Euwe 1901-1981 Biografia Dr. Max Euwe nasceu em Watergraafsmeer, perto de Amsterdã. Formado em Matemática pela Universidade de Amsterdã, ensinou matemática, primeiro em Rotterdam, depois ao

Leia mais

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA Trechos selecionados do livro Estratégias poderosas para fazê-la voltar para você. www.salveseucasamento.com.br Mark Love E-book gratuito Esse e-book gratuito é composto de

Leia mais

Jogo de Damas. Alunos: Sávio Mendes de Figueiredo Sômulo Nogueira Mafra

Jogo de Damas. Alunos: Sávio Mendes de Figueiredo Sômulo Nogueira Mafra Jogo de Damas Alunos: Sávio Mendes de Figueiredo (savio@cos.ufrj.br) Sômulo Nogueira Mafra (somulo@cos.ufrj.br) Prof.: Inês dutra Inteligência artificial Coppe sistemas - UFRJ 1. Algumas Frases 2. Origens

Leia mais

Trabalho Final de Programação II. Xadrez. Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi.

Trabalho Final de Programação II. Xadrez. Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi. Trabalho Final de Programação II Xadrez Integrantes: José Mauro Nazareth Cardoso Neto, Pablo Santana Satler, Juliano Rodrigues Rossi. Professores: Crediné Menezes Orivaldo de Lira Tavares Vitória, 15 de

Leia mais

O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte:

O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte: Regras do Xadrez Introdução O jogo de Xadrez é jogado por dois jogadores. Um jogador joga com as peças brancas o outro com as pretas. Cada um inicialmente tem dezasseis peças: Um Rei, uma Dama, duas Torres,

Leia mais

Regras do jogo equipe de evolução de software /6/2006 versão 2.1

Regras do jogo equipe de evolução de software /6/2006 versão 2.1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 Regras do Jogo Objetivo do jogo: Os jogadores competem para terminar um projeto

Leia mais

Busca Competitiva. Inteligência Artificial. Até aqui... Jogos vs. busca. Decisões ótimas em jogos 9/22/2010

Busca Competitiva. Inteligência Artificial. Até aqui... Jogos vs. busca. Decisões ótimas em jogos 9/22/2010 Inteligência Artificial Busca Competitiva Aula 5 Profª Bianca Zadrozny http://www.ic.uff.br/~bianca/ia-pos Capítulo 6 Russell & Norvig Seção 6.1 a 6.5 2 Até aqui... Problemas sem interação com outro agente.

Leia mais

XADREZ PARA INICIANTES

XADREZ PARA INICIANTES EDUCAÇÃO FÍSICA Apostila 1 XADREZ PARA INICIANTES A importância do jogo de xadrez no ambiente escolar e na vida A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento

Leia mais

Projeto Xadrez Entrega 01: Polimorfismo e Herança

Projeto Xadrez Entrega 01: Polimorfismo e Herança Professore: Aluno PAE (Turma A): Aluno PAE (Turma C): João do E.S. Batista Neto (jbatista at icmc.usp.br) Felipe S. L. G. Duarte (fgduarte at icmc.usp.br) Oscar Cuadros Linares (ocuadrosl at gmail.com)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS COORDENADOR: Dr. MARCIO LIMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS COORDENADOR: Dr. MARCIO LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS COORDENADOR: Dr. MARCIO LIMA TEXTO: DADOS NÃO TRANSITIVOS AUTOR: Mayara Brito (estagiária da BOM) ORIENTADOR: Dr. Professor Márcio Lima (coordenador

Leia mais

1-C3-D4 H6-G5 2-G3-H4!

1-C3-D4 H6-G5 2-G3-H4! 1-C3-D4 H6-G5 2-G3-H4! Diagrama-1 após 2-g3-h4 ESTUDOS NA ASA NEGRA Esta é uma apostila em que tentamos demonstrar a melhor maneira de como Proceder diante de uma resposta convidativa a Abertura Asa Negra,

Leia mais

Regras para se jogar GO

Regras para se jogar GO Regras para se jogar GO Internacionalmente conhecido pelo nome Japonês Go (pronuncia-se Gô), este jogo tem o nome de Wei-chi na China e Baduk na Coréia, três potências mundiais deste jogo. Teve sua origem

Leia mais

1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha,

1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha, 1. Jogo dos saltos 1.1. O jogo Neste jogo parte-se de um tabuleiro com um número ímpar de discos (no caso da figura abaixo são 9), dispostos em linha, e por um conjunto de fichas de 2 cores diferentes

Leia mais

REGRAS TRUCO GAUDÉRIO

REGRAS TRUCO GAUDÉRIO REGRAS TRUCO GAUDÉRIO Link: http://www.jogatina.com/regras-como-jogar-truco-gauderio.html O truco gaudério tem muitos praticantes no sul do Brasil. À primeira vista, parece um jogo complicado, mas não

Leia mais