O DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE SERVIÇOS. Área Temática: Controle, Tecnologia e Logística

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE SERVIÇOS. Área Temática: Controle, Tecnologia e Logística"

Transcrição

1 O DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE SERVIÇOS Área Temática: Controle, Tecnologia e Logística Edni de Castro Paranhos Av. Rio Branco no o andar Centro Rio de Janeiro Cep: Tel: (0XX-21) edni@cc.sivam.gov.br Eduardo Pitombo Machado Av. Rio Branco no o andar Centro Rio de Janeiro Cep: Tel: (0XX-21) eduard@iis.com.br Simone Bacellar Leal Ferreira Av. Rio Branco no o andar Centro Rio de Janeiro Cep: Tel: (0XX-21) lealferreira@ibmecrj.br Av. Rio Branco no o andar Centro Rio de Janeiro Cep:

2 Resumo Diante do atual cenário econômico-social, onde a integração da tecnologia é cada maior com os objetivos de negócio de diversas organizações, o gerenciamento da informação adquiriu o status de diferencial de sucesso e passou a exigir das empresas uma reestruturação nos seus processos de trabalho a fim de torná-las mais ágeis e competitivas na dita, nova economia globalizada. A simples necessidade de integrar a tecnologia aos processos de trabalho das empresas tem feito com que diversas áreas dentro das organizações estejam buscando uma maior interação, principalmente nas empresas que atuam no mercado de prestação de serviços, onde a velocidade e a qualidade das soluções apresentadas ao cliente têm sido cada vez mais exigidas. O presente trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema de gestão de serviços e seu uso em por uma empresa prestadora de serviços de assistência técnica, onde são integradas, teorias e tecnologias de sistemas e telecomunicações e as áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, logística e controle gerencial. 1. Introdução O conceito de integração na passa apenas por uma necessidade estrutural das organizações diante da atual conjuntura econômico-social. Considerando a forte ligação conceitual entre empresa e sistema, a Teoria Geral de Sistemas define que as propriedades do sistema não podem ser simplesmente descritas considerando seus elementos de maneira separada, mas sim exigindo sua integração, ou seja, ela estuda e compreende os sistemas com uma visão sistêmica global, envolvendo todas as interdependências de suas partes.[5] A partir deste conceito, identifica-se a importância de um Sistema de Gestão que possa efetivamente interligar as diversas áreas da empresa, utilizando-se da evolução das tecnologias de comunicação e do processo de controle gerencial. O presente trabalho descreve sobre o desenvolvimento de um Sistema de Gestão de Serviços, focando, a título de case, uma empresa prestadora de serviços de assistência técnica, onde são integradas, teorias e tecnologias de sistemas e telecomunicações, nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, logística e controle gerencial. 2. Por que um Sistema de Gestão voltada para a área de serviços? Mais do que nunca o consumidor tem exigido maior qualidade nos produtos disponíveis no mercado e, principalmente, melhores níveis na prestação dos serviços, estejam eles agregados ou não a estes produtos. Para atender às exigências do cliente, é necessária a existência de um serviço de atendimento ao consumidor e uma boa gestão das informações. Dada essa demanda, tem-se observado um aumento crescente do segmento de serviços no mercado. Trata-se de um segmento Av. Rio Branco no o andar Centro Rio de Janeiro Cep:

3 importante porém bastante crítico, já que existe uma carência de profissionais qualificados e preparados para interagirem diretamente com o cliente, principalmente no setor de serviços. Alguns pontos nos levam a concluir sobre a criticidade deste segmento de serviços [1]: Os serviços não podem ser armazenados como produtos tangíveis; Muitos dos custos são essencialmente fixos; A grande dificuldade no controle de qualidade, fruto da subjetividade que caracteriza a sua avaliação e só se pode avaliar a qualidade quando este for efetivamente prestado; O trabalho é essencialmente e ostensivamente humano ; A capacidade é definida com a demanda. Quanto as organizações de serviço, podemos destacar algumas características fundamentais [1]: Possuem como principal recurso o próprio profissional de serviços; De uma maneira geral, o resultado dos serviços não pode ser medido em termos físicos, basicamente em função de sua característica marcante de intangibilidade; Não existe uma clara divisão entre as atividades operacionais e de marketing; Os serviços prestados apresentam geralmente uma alta variabilidade, o que torna primordial um controle rígido de suas atividades. Como podemos concluir, as informações relativas às atividades realizadas por uma empresa de prestação de serviços devem ser rigorosamente capturadas e analisadas, em todos os seus detalhes, fornecendo informações fundamentais para o gerenciamento da empresa e cobrindo as características já citadas das organizações que atuam neste segmento de mercado. 3. O Controle Gerencial Basicamente, a gestão está ligada ao fato de ter-se que administrar e suportar uma empresa ou uma determinada unidade de negócio (operacional). Para que um gestor possa desempenhar esta função, devem estar envolvidos os recursos necessários, ou seja, pessoas e processos (atividades e funções). Para alcançar esses objetivos de controle, a administração se assegura de obter a informação e influenciar as pessoas para atuarem sobre as variáveis internas e externas, das quais depende o funcionamento da organização. O processo de controle gerencial em serviços requer [2]: Informações que possibilitem uma formulação de diretrizes e a mensuração de resultados nos sempre nos mesmos moldes. Um sistema de informação que colete e seleciona as informações mais relevantes. Informações e dados externos e internos. O conhecimento das características do contexto social e organizacional. O controle gerencial, sendo muito ou pouco formalizado, é fundamental para assegurar que as atividades de uma empresa se realizem da forma desejada pelos membros da organização e Av. Rio Branco no o andar Centro Rio de Janeiro Cep:

4 que contribuam para a manutenção e melhoria da posição competitiva e a para a consecução das estratégias e objetivos, congruentes com as necessidades dos clientes [2]. Com o controle gerencial, a partir de um Sistema de Informação, pode-se: Antecipar o que pode acontecer, isto é, pode-se obter uma informação preditiva e planejar melhor as situações. Adaptar o processo de decisão em função dos resultados previstos (controle a priori da atuação); Avaliar o comportamento de cada responsável e dos eventos, isto é, pode-se obter uma informação histórica. (controle a posteriori). 4. O Sistema Desenvolvido: Sistema de Gestão de Serviços ( SISGES ) Foi desenvolvido um sistema de gestão de serviços (SISGES) de modo a apoiar as empresas prestadoras de serviços no planejamento e controle de todas suas atividades de suporte técnico focando no suporte ao cliente, no suporte ao representante técnico e no planejamento e controle das atividades desenvolvidas na prestação de serviços. 4.1 Objetivos do Sistema de Gestão de Serviços O SISGES objetiva apoiar o planejamento e controle de todas as atividades de suporte técnico realizadas por empresas prestadoras de serviços, tais como relatório de atividades, gerenciamento logístico, otimização do deslocamento dos Técnicos de Campo, solicitações do Cliente, etc. Além disso, ele é composto por ferramentas que, apoiadas no sistema de informação gerado a partir dos registros dos profissionais de campo, suportam de forma consistente e simétrica as funções operacionais e gerenciais, facilitando substancialmente o gerenciamento independente de sua abrangência, permitindo inclusive que se obtenha o histórico de um determinado cliente ou mesmo de todos os clientes em uma cidade considerada, problemas mais freqüentes, melhor rota de atendimento aos clientes, etc. 4.2 Estrutura do SISGES Todas as interações com o SISGES, tais como planejamento, controle de atividades e inserção/obtenção de dados e geração de relatórios ocorrem em um ambiente Web (Portal na Internet). Todo o processo de atendimento aos produtos, desde a solicitação do serviço pelo cliente, análise inicial do técnico a respeito da chamada, o reporte final de informações pelo técnico, ações gerenciais e a obtenção de relatórios gerenciais são acessíveis neste portal e/ou através de um handheld/celular, tanto para os gestores e operadores do sistema, como para os representantes técnicos (técnicos de campo) e clientes. A facilidade de acesso ao Sistema, considerando tempo e lugar, oferece a grande vantagem de se obter informações sempre atualizadas das atividades de suporte técnico realizadas pela Av. Rio Branco no o andar Centro Rio de Janeiro Cep:

5 empresa de serviços, sobre o status dos processos e sobre a utilização dos recursos materiais e não materiais (técnicos). O Sistema reflete exatamente todos os processos de atendimento que compõem o atendimento ao cliente, sendo eles: Processo de Atendimento ao Chamado; Processo de Planejamento do Atendimento (preparação para o se deslocar, caso o problema não ser resolvido a distância); Processo de Suporte Logístico; Processo de Atendimento Técnico (atividade de campo); Processo de Relatório de Informações; Processo de Planejamento Estratégico do Serviço (ações gerenciais sobre as operações) ; A figura 1 mostra o processo macro que define cada um dos processos acima: Cliente solicita o atendimento via Internet Técnico recebe a mensagem do chamado no celular Técnico confirma o recebimento do chamado pela Internet ou celular Técnico entra em contato telefônico com o Cliente Através da Internet, o Gerente da Operação acessa os relatórios de performance Técnico efetua o reporte das ações executadas através do celular Técnico vai ao local e executa o reparo no equipamento Figura 1: Macro processo básico de atendimento de chamada Funções logística do SISGES Quando o representante técnico receber a chamada, ele poderá primeiramente tomar conhecimento das características do equipamento/sistema a ser atendido, dos últimos atendimentos prestados a este equipamento, dos tipos de problemas mais comuns, do perfil dos usuários daquele site, do tipo de contrato (prazo para atendimento, criticidade, etc.), do estoque de partes no site (no cliente), do estoque seu próprio estoque, do estoque localizado em sua base ou em algum operador logístico. Quando ele fizer este análise do chamado aberto, que poderíamos chamar de um pré-atendimento, ele poderá ordenar uma baixa de partes no estoque em função dos reparos previstos, conhecidos a partir de sua análise, consequentemente ordenar compras via o SISGES. Após esta análise prévia, o representante técnico entrará em contato com o cliente, para informar a previsão de sua chegada no site para o atendimento, e nesta oportunidade poderá auxiliar o cliente num processo de autoatendimento, ou seja, a manutenção realizada pelo próprio cliente, com o suporte telefônico e pelo SISGES(Internet). Av. Rio Branco no o andar Centro Rio de Janeiro Cep:

6 Eventualmente o representante técnico poderá ser verificar estoques em outros usuários próximos do site que originou o chamado. Este módulo permite uma gerenciamento logístico dos equipamentos/sistemas por toda vida útil destes. Com estas funções logísticas do GISGES é possível fazer uma análise da confiabilidade, controlar o inventário, reduzindo o nível de erros na previsão de demanda, e consequentemente reduzindo o nível de estoque. A partir desta base de informações, as ações de supervisão e controle, poderão ser tomadas no sentido de propor evoluções nos equipamentos/sistemas ou descontinuação do produto, em função dos custos excessivos gerados por muitos atendimentos, do tipo repetitivo (um mesmo subsistema ou parte falhando sucessivas vezes) ou não, tanto para o equilíbrio contratual firmado para prestação de assistência técnica, como para melhorar a lucratividade do negócio dos clientes. O usuário (cliente) do equipamento/sistema que gerou a chamada, também poderá ter apoio técnico para resolver as panes ou falhas, acessando o portal e assim usando as ferramentas de diagnóstico de falhas e de pequenos reparos, e ainda ferramentas de suporte a manutenção tais como, vistas explodidas dos equipamentos, pequenos clip gerados pelos fabricantes dos equipamentos/sistemas, para a manutenção, com as quais, ele mesmo poderá resolver o problema sem precisar chamar o representante técnico. Pelo mesmo portal, o usuário final do equipamento/sistemas poderá demandar compra de partes, consumíveis ou não, para ressuprir a seu estoque local, e ainda acompanhar evolução de seu atendimento, bem como as datas previstas para entrega de suprimentos e das partes compradas. O supervisor poderá articular o atendimento do chamado, em função da localização dos representantes técnicos, através de contato telefônico ou do posicionamento geográfico obtido a partir do sistema de localização disponibilizado pelos operadores de telecomunicação contratados. Esta possibilidade, poderá ser usada com o uso do celular ou handheld. Os representantes técnicos poderão também se utilizar desta tecnologia, via o SISGES, para conhecer a melhor forma de chegar ao seu destino. 4.3 Relatórios Gerenciais Gerados Todas as informações relatadas a partir dos atendimentos técnicos realizados são armazenadas, não pela simples necessidade de se deter o histórico de cada cliente ou equipamento, mas pela oportunidade de, através de diversas combinações e hierarquizações, desenvolver relatórios gerenciais que possibilitam o constante aperfeiçoamento dos processos, otimização do uso dos recursos e a identificação de várias oportunidades. Esses relatórios podem ser divididos em basicamente: 1. Relatórios de Gestão Operacional a. Relatório de Desempenho Técnico ( por localidade, modelo, técnico etc.) Disponibilidade e confiabilidade do equipamento - tempo de paralisação; Quantidade de Atendimentos; Histórico das falhas; Av. Rio Branco no o andar Centro Rio de Janeiro Cep:

7 Esse relatório disponibiliza informações técnicas a respeito da performance dos equipamentos, sendo uma ferramenta importante para identificação de oportunidades de melhoria de desempenho, evolução de equipamentos, treinamento dos clientes, adaptação dos contratos de prestação de serviços, etc. b. Relatório de Avaliação da Estrutura Tempo resposta ao cliente; Indicadores abrangentes de desempenho; Tempo de atendimento: Tempo total de solução (pronto restabelecimento); Tempo de deslocamento do representante; Problemas administrativos (ruptura de estoque, atraso de fornecedores, etc.); Este relatório disponibiliza informações importantes sobre o nível de serviço prestado. 2. Relatório Financeiro e contábil a. Relatório de Resultado do Negócio Resultado por equipamento; Resultado por modelo; Resultado por localidade; Custeio das atividades no suporte; Margem de contribuição dos produtos e dos serviços; Este relatório contém as informações necessárias para a avaliação financeira do ambiente, possibilitando a análise sobre investimentos necessários e rentabilidade do negócio. 3. Relatório de Controle Geral A. Relatório de L&D Níveis de estoque peças e partes; Inventário; Tempo e quantidade de resuprimentos; Desempenho de transporte; Aquisição de materiais; Este relatório disponibiliza todas as informações necessárias para o gerenciamento logístico. 5. Tecnologia Além de ter todas as interações, inerentes ao processo macro de atendimento, ocorrerem no ambiente Web, a utilização de tecnologias de telecomunicação facilita fortemente a velocidade e veracidade das informações reportadas no sistema. De uma forma resumida, o processo de comunicação de uma solicitação do cliente para o representante técnico é feito utilizando-se a tecnologia de SMS de envio de mensagens, através do aparelho celular (WAP) ou Tecnologia GMS, através de celular e/ou handheld. Av. Rio Branco no o andar Centro Rio de Janeiro Cep:

8 Utilizando-se o mesmo aparelho móvel e da tecnologia WAP (Wireless Application Protocol) ou equivalente, o representante técnico relata, de uma maneira codificada, os dados referentes ao atendimento técnico realizado, tais como dia e hora de chegada, sistemas e componentes da máquina que apresentaram problema, peças trocadas, etc. O representante também tem acesso ao chamado aberto através do Website/Portal na Internet, ou ainda através do handheld suportado por sistema de Internet Móvel. Os dados reportados pelo representante técnico e pelo cliente no chamado são utilizados para o gerenciamento das informações de cada cliente e equipamento/sistemas, pelos operadores e gestores do sistema de informação, através dos relatórios gerenciais já listados anteriormente. Os gestores podem então agir estrategicamente no planejamento de cada serviço para cada cliente e até influenciar as atividades relacionadas aos atendimentos técnicos, de forma a estabelecer prioridades a fim de garantir que o negócio da empresa não seja prejudicado. O cliente terá condições de acompanhar todo o processo de seu atendimento, antes mesmo do representante chegar, tais como materiais necessários ao atendimento, a previsão da chegada do representante no local de manutenção, previsão de chegada de peça que por ventura não esteja disponível no site, custo de material previsto para o reparo entre outros. Ele poderá inclusive evitar o atendimento lançando mão de uma ferramenta de diagnóstico e solução de falha. Os dados e informações existentes no sistema e disponíveis ao representante técnico, tais como histórico de falhas do equipamento/sistema, problemas mais comuns encontrados neste equipamento/sistema, dados da confiabilidade do equipamento/sistema, o formulário descrição do chamado preenchido pelo cliente, etc, comporão o apoio ao representante técnico, informações estas tão críticas e decisivas num processo de atendimento eficiente e eficaz. 6. Conclusões Os sistemas de gestão conhecidos influem mais na melhoria do desempenho dos gestores. Na grande maioria mais especificamente, no controle gerencial destas atividades de serviço. O diferencial do sistema de informações desenvolvido é que, ao ser utilizado para apoiar a gestão de serviços técnicos, ele confere um acréscimo qualitativo e quantitativo no desempenho da prestação do serviço. Como o objetivo principal é garantir a prestação de serviços técnicos no melhor nível possível, mantendo os clientes satisfeitos e sem custos desnecessários, o sistema se apresenta com uma ferramenta importante, uma vez que assegura o sucesso dos serviços, assegurando assim um nível adequado de qualidade. O sistema possibilitou a diminuição dos ciclos das atividades necessárias a prestação de serviço, o que normalmente se espera, uma vez que um sistema de informação deste tipo integra e relaciona atividades em um ambiente informatizado e multi-usuário. Av. Rio Branco no o andar Centro Rio de Janeiro Cep:

9 O uso deste sistema de informação permitiu avaliar melhor a qualidade dos serviços prestados, com menos interferência das disfunções comuns ao processo de controle gerencial, gerados pelo perfil dos técnicos e ambiente organizacional, aumentou a confiabilidade dos dados relevantes no sistema, bem como aumentou a capacidade de delinear a demanda pelos serviços e sua variabilidade. Além disso, melhorou a visibilidade de oferta potencial de serviços, ou seja, a capacidade de atender a uma determinada quantidade de equipamentos e sistemas, numa base de tempo determinada. Essa ferramenta se constitui em um passo importante na gestão de serviços, uma vez que este setor se apresenta muito atrasado em relação ao setor industrial, principalmente no que tange as ferramentas de suporte a decisão e controle gerencial, a partir de um sistema de informação. Apresenta ainda uma melhoria significativa no desempenho do setor, equivalente às técnicas de otimização e planejamento usadas a décadas no setor industrial. A aplicação desta ferramenta demanda uma mudança cultural no setor de serviços, porém, por ser muito amigável ao usuário comum, traz bons resultados a qualquer atividade no setor de serviços, só sendo necessário, quando da sua aplicação, uma análise do tipo custo/benefício, em função do valor agregado dos serviços e de uma adequação nos requisitos funcionais/interface do sistema. Av. Rio Branco no o andar Centro Rio de Janeiro Cep:

10 7. Referências Bibliográficas [1] ANTHONY, R. N., Dearden, J., Govindarajan, V. Management Control Systems. Homewood, III.: Irvin, [2] GOMES, Josir Simeone, Joan M. Amat Salas. Controle de Gestão, uma abordagem contextual e organizacional.-3.ed. São Paulo: Editora Atlas, [3] LAUDON, C. Kenneth, Laudon, Jane Price. Gerenciamento de sistemas de Informação.-3.ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, [4] LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços Marketing e Gestão. São Paulo: Editora Saraiva, [5] O BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. São Paulo: Editora Saraiva, [6] POLLONI, Enrico G.F. Sistemas de Informação. São Paulo: Editora Futura, [7] REZENDE, Denis Aleides; ABREU, Aline França. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. 2ª edição. São Paulo: Editora Atlas, Av. Rio Branco no o andar Centro Rio de Janeiro Cep:

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA GESTÃO DE SUPRIMENTO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA Gestão da Cadeia de Suprimento Compras Integração Transporte Distribuição Estoque Tirlê C. Silva 2 Gestão de Suprimento Dentro das organizações, industriais,

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart Sistemas ERP Profa. Reane Franco Goulart Tópicos O que é um Sistema ERP? Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios? Os benefícios de um Sistema ERP. Vantagens e desvantagens O que é um ERP? ERP

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Estratégia Competitiva 16/08/2015. Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor

Estratégia Competitiva 16/08/2015. Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor Módulo II Cadeia de Valor e a Logistica Danillo Tourinho S. da Silva, M.Sc. CADEIA DE VALOR E A LOGISTICA A Logistica para as Empresas Cadeia de Valor Estratégia Competitiva é o conjunto de planos, políticas,

Leia mais

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão Esse artigo tem como objetivo apresentar estratégias para assegurar uma equipe eficiente em cargos de liderança, mantendo um ciclo virtuoso

Leia mais

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções.

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções. Revisão 1 Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento Coletar informação; e Identificar as direções. Precisa; Clara; Econômica; Flexível; Confiável; Dirigida; Simples; Rápida;

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação. cynaracarvalho@yahoo.com.br $XWDUTXLD(GXFDFLRQDOGR9DOHGR6mR)UDQFLVFR± $(96) )DFXOGDGHGH&LrQFLDV6RFLDLVH$SOLFDGDVGH3HWUROLQD± )$&$3( &XUVRGH&LrQFLDVGD&RPSXWDomR Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação cynaracarvalho@yahoo.com.br

Leia mais

5 Análise dos resultados

5 Análise dos resultados 5 Análise dos resultados Neste capitulo será feita a análise dos resultados coletados pelos questionários que foram apresentados no Capítulo 4. Isso ocorrerá através de análises global e específica. A

Leia mais

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi

Teoria Geral de Sistemas. Késsia R. C. Marchi Teoria Geral de Sistemas Késsia R. C. Marchi Informação e Sistema Abordagem Sistêmica As pessoas empregam a palavra sistema em muitas situações cotidianas, por exemplo: O sistema eletrônico de votação...

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

Professor Severino Domingos Júnior Disciplina: Gestão de Compras e Estoques no Varejo

Professor Severino Domingos Júnior Disciplina: Gestão de Compras e Estoques no Varejo Professor Severino Domingos Júnior Disciplina: Gestão de Compras e Estoques no Varejo 1) Definições de Previsão de Demanda 2) Mercados 3) Modelo de Previsão 4) Gestão da Demanda 5) Previsão como Processo

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são palestras

Leia mais

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/ Continuando a série 100 motivo para implantar um CRM, veremos agora motivos referentes a BackOffice de CRM. Se você não tem a primeira parte da nossa apresentação, com os primeiros 15 motivos para implantar

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

Profº.: Daniel Gondim. Relatórios Gerenciais e Sistemas Web

Profº.: Daniel Gondim. Relatórios Gerenciais e Sistemas Web Profº.: Daniel Gondim Relatórios Gerenciais e Sistemas Web Roteiro Relatórios Gerenciais Relatórios Programados; Relatórios de Exceção; Relatórios de Solicitação; Sistemas de Informações Web Definições

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE O modelo CMM Capability Maturity Model foi produzido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon (CMU), em Pittsburgh, EUA, por um grupo

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

CEA439 - Gestão da Tecnologia da Informação

CEA439 - Gestão da Tecnologia da Informação CEA439 - Gestão da Tecnologia da Informação Janniele Aparecida Como uma empresa consegue administrar toda a informação presente nesses sistemas? Não fica caro manter tantos sistemas diferentes? Como os

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL SÃO LUCAS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL SÃO LUCAS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL SÃO LUCAS Renata Pinto Dutra Ferreira Especialista Administração de Sistemas de Informação Instituto Presidente Tancredo de Almeida

Leia mais

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS Impresso em 26/08/2015 10:31:18 (Sem título Aprovado ' Elaborado por Daniel Trindade/BRA/VERITAS em 01/11/2013 Verificado por Cintia Kikuchi em 04/11/2013 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em

Leia mais

Objetivos da aula. Definição de Consultoria 1. Processos Gerenciais

Objetivos da aula. Definição de Consultoria 1. Processos Gerenciais Processos Gerenciais Prof. Clóvis Luiz Galdino Módulo: Inovação e Continuidade Tema: Consultoria Empresarial Objetivos da aula Apresentar os pressupostos básicos da consultoria e suas definições; Discutir

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

Sistemas Integrados ASI - II

Sistemas Integrados ASI - II Sistemas Integrados ASI - II SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Wagner Porto Ferreira, Awerik Carlesso, Patrício dos Santos Sante, Talis Valadão Turma: RV2 Exercícios do capitulo 2 da matéria de

Leia mais

CRM - Customer Relationship Management

CRM - Customer Relationship Management Profª Carla Mota UCB 2014 Unid 2 aula1 CRM - Customer Relationship Management Estratégia de negócio voltada ao entendimento e a antecipação das necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa.

Leia mais

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO 1.1. INTRODUÇÃO Nos últimos 20 anos a atividade de manutenção tem passado por mais mudanças do que qualquer outra. Estas alterações são conseqüências de: a) aumento, bastante rápido,

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

CompuStream Representação

CompuStream Representação Por Maximilian Immo Orm Gorissen Gerenciamento dos técnicos de campo Uma visão estratégica do business intelligence associado às operações de serviço a produtos. Nos últimos anos, o conceito de atendimento

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial SIG

Sistema de Informação Gerencial SIG Sistema de Informação Gerencial SIG O SIG abrange a empresa Estratégico Tático Operacional Conceitos Básicos: DADO: Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compensação

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio 32 3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio Este capítulo apresenta o framework orientado a aspectos para monitoramento e análise de processos de negócio

Leia mais

SIG e SAE. Daniel Gondim

SIG e SAE. Daniel Gondim SIG e SAE Daniel Gondim Roteiro Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Conceitos Aplicações Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE) Conceitos Aplicações O SIG dá suporte às funções de planejamento, controle

Leia mais

Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem

Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem Os benefícios do ERP Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem ajudar a resolver os problemas comuns dentro da sua empresa. A abertura de informações

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

6. Planejamento do Negócio

6. Planejamento do Negócio 6. Planejamento do Negócio Conteúdo 1. O que é um Plano de Negócios 2. Elaboração de um Plano de Negócios 3. Sessões Propostas para um Plano de Negócios 4. Idéias para um Plano de Negócios 5. Sites para

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO EMPRESARIAL Aldemar Dias de Almeida Filho Discente do 4º ano do Curso de Ciências Contábeis Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS Élica Cristina da

Leia mais

Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI

Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI Tecnologia da Informação Aula 3 Revolução dos SI Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@ifpe.edu.br Instituto Federal de Pernambuco Recife - PE Visão Geral Desafios Empresariais Administração * Monitora

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Brasília, abril/2006 APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo

Leia mais

Visão estratégica para compras

Visão estratégica para compras Visão estratégica para compras FogStock?Thinkstock 40 KPMG Business Magazine Mudanças de cenário exigem reposicionamento do setor de suprimentos O perfil do departamento de suprimentos das empresas não

Leia mais

Tecnologia da Informação: Otimizando Produtividade e Manutenção Industrial

Tecnologia da Informação: Otimizando Produtividade e Manutenção Industrial Tecnologia da Informação: Otimizando Produtividade e Manutenção Industrial Por Christian Vieira, engenheiro de aplicações para a América Latina da GE Fanuc Intelligent Platforms, unidade da GE Enterprise

Leia mais

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 05 ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 26 à 30 1 AULA 05 DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de T.I Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de TI Os modelos atuais para governança partem de processos empresariais serviços prestados, modelos

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor Sistema de Gerenciamento de Loja - SIGEL Documento de Visão Versão 1.0.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 13/01/2011 0.1 Versão preliminar do levantamento de requisitos funcionais e não

Leia mais

O executivo ou especialista na área de marketing deve identificar três níveis de sistemas:

O executivo ou especialista na área de marketing deve identificar três níveis de sistemas: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EAD MÓDULO IV A EMPRESA COMO SISTEMA Para o estudioso na área de marketing trabalhar melhor o planejamento nas organizações, ele precisa conhecer a empresa na sua totalidade e

Leia mais

XDOC. Solução otimizada para armazenamento e recuperação de documentos

XDOC. Solução otimizada para armazenamento e recuperação de documentos XDOC Solução otimizada para armazenamento e recuperação de documentos ObJetivo Principal O Que você ACHA De ter Disponível Online todos OS Documentos emitidos por SUA empresa em UMA intranet OU Mesmo NA

Leia mais

Controle ou Acompanhamento Estratégico

Controle ou Acompanhamento Estratégico 1 Universidade Paulista UNIP ICSC Instituto de Ciências Sociais e Comunicação Cursos de Administração Apostila 9 Controle ou Acompanhamento Estratégico A implementação bem sucedida da estratégia requer

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. PORTARIA Nº CJF-POR-2014/00413 de 30 de setembro de 2014

PODER JUDICIÁRIO. PORTARIA Nº CJF-POR-2014/00413 de 30 de setembro de 2014 PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL PORTARIA Nº CJF-POR-2014/00413 de 30 de setembro de 2014 Dispõe sobre a aprovação do Documento Acessório Diferenciado "Política de Gestão de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO 1 ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO 2 INTRODUÇÃO A cada dia que passa, cresce a pressão pela liberação para uso de novas tecnologias disponibilizadas pela área de TI, sob o argumento

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência

Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência 2 Serviços para gerenciar o ciclo de vida dos inversores de média

Leia mais

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Janniele Aparecida Conceitos Sistema de Informação Conjunto de componentes interrelacionados que coletam (ou recuperam), processam e armazenam e distribuem

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Marketing. Gestão de Produção. Gestão de Produção. Função Produção. Prof. Angelo Polizzi

Marketing. Gestão de Produção. Gestão de Produção. Função Produção. Prof. Angelo Polizzi Marketing Prof. Angelo Polizzi Gestão de Produção Gestão de Produção Objetivos: Mostrar que produtos (bens e serviços) consumidos, são produzidos em uma ordem lógica, evitando a perda ou falta de insumos

Leia mais