PLANO DE ENSINO. Técnica Dietética I 100h 4º 7:30 11:40

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ENSINO. Técnica Dietética I 100h 4º 7:30 11:40"

Transcrição

1 PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA PERÍODO HORÁRIO HORÁRIA Técnica Dietética I 100h 4º 7:30 11:40 PROFESSOR (A) Danielle Medeiros Guilherme EMENTA Técnica Dietética: conceitos e objetivos. Alimentos: conceito, classificação e características. Grupos de alimentos: valor nutritivo, caracteres organolépticos, objetivos e fases de preparo dos alimentos; seleção, quantificação e listagem de alimentos; terminologia, pesos e equivalentes; objetivos e fases; seleção, mensuração de alimentos; aquisição e conservação de alimentos; preparação de alimentos de origem animal e vegetal e sua utilização em dietas normais e especiais; cocção: processos e métodos, distribuição e avaliação de resultados. OBJETIVOS DA DISCIPLINA Geral Compreender a sistematização dos procedimentos e das técnicas adequadas para aquisição, seleção, pré-preparo, preparo, conservação e armazenamento de alimentos, visando à preservação dos nutrientes. Específicos Aplicar conhecimentos sobre identificação dos pesos e medidas de alimentos e preparações. Analisar as propriedades e mudanças químicas produzidas no alimento de acordo com o método de cocção empregado. Elaborar dietas adequadas ás características biológicas, socioeconômicas, culturais e psicossociais dos indivíduos. Identificar técnicas de preparo, conservação e as propriedades fundamentais dos alimentos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I - Apresentação da disciplina e prática (5h) 1.1 Conceitos básicos em técnica dietética: grupos de alimentos, nutrientes, fatores anti-nutricionais, conceitos de biodisponibilidade de nutrientes; 1.2 Leitura de texto. UNIDADE II - Mensuração de Alimentos (10h) 2.1 per capita, porção, fator de correção, medidas caseiras; 2.2 Prática: Apresentação do laboratório de Técnica Dietética: Conceito Requisitos básicos para um laboratório; 2.3 Métodos de medidas de alimentos; 2.4 Prática: Mensuração dos diversos grupos de alimentos e interpretação dos resultados.

2 UNIDADE III - Características organolépticas dos alimentos (5h) 3.1 Características sensoriais e indicadores de qualidade dos alimentos. 3.2 Prática: Determinação de índice de partes comestíveis e fator de conversão de diferentes alimentos. UNIDADE IV - Métodos de cocção (5h) 4.1 Transformações dos alimentos. Microondas, cocção a vapor, calor úmido e seco, assado, grelhado, a pressão. Modernos métodos de cocção; 4.2 Prática: Execução de provas práticas de análise sensorial dos alimentos e sua interpretação. UNIDADE V - Carnes e derivados (8h) 5.1 Composição química, modificações pos mortem, tipos, características de qualidade; Pré-preparo e preparo; Modificações nutricionais durante a cocção; 5.2 Prática: Tipos de cortes de carnes de distintas espécies; obtenção de caldos purínicos, ação do calor e do amaciamento enzimático sobre as carnes, mensuração, avaliação de rendimento e determinação dos per capitas e cálculo do Valor Calórico Total e fator de correção das preparações elaboradas em classe; 5.3 Prática peixes, moluscos, crustáceos: preparações, cálculo de VCT, rendimento, per capita e fator de correção. Aplicação de análise sensorial. UNIDADE VI 1ª avaliação (2h) UNIDADE VII - Leite e derivados (5h) 7.1 Composição química, tipos, características. Modificações nutricionais durante a cocção; 7.2 Prática: Elaboração de preparações a base de leite, cálculos de rendimento, per capita e VCT. Elaboração de derivados de leite e entendimento das reações químicas produzidas. Análise sensorial dos produtos. UNIDADE VIII - Vegetais e frutas (8h) 8.1 Classificação dos vegetais e frutos. Composição química, estudos dos pigmentos e propriedades funcionais dos frutos e vegetais. Modificações nutricionais durante a cocção; 8.2 Prática de vegetais: Aplicação de diversos tratamentos de cocção em vegetais e repercussões sobre o rendimento, aumento de massa, pigmentos e textura dos mesmos. Estabelecimento de fator de correção, per capita e VCT destas preparações. Aplicação de análise sensorial. Demonstração dos tipos de cortes dos vegetais; 8.3 Prática de frutas: Ação das Pectinas, identificação de pectinas em frutas, elaboração de geléia de frutas, doces. Aplicação de análise sensorial. UNIDADE IX Leguminosas (5h) 9.1 Conceito, estrutura, classificação, qualidade do grão, valor nutritivo, fatores antinutricionais, variedade de feijão, soja; 9.2 Cocção das leguminosas, formas de preparação das leguminosas, rendimento das leguminosas. UNIDADE X - Ovos (5h)

3 10.1 Composição química; Tipos; Características de qualidade; Pré-preparo e preparo; Modificações nutricionais durante a cocção. Estudo da estabilidade de espumas protéicas, emprego de ovos na elaboração de preparações; 10.2 Prática: Identificação da estabilidade de espumas protéicas, emprego de ovos na elaboração de preparações. UNIDADE XI 2ª Avaliação (2h) UNIDADE XII Óleos e gorduras (5h) 11.1 Composição química; classificação, características de qualidade, modificações nutricionais durante a fritura de imersão; requisitos para obtenção de produtos de qualidade utilizando fritura de imersão; 11.2 Prática: Emprego de fritura de imersão e análise da qualidade dos óleos antes e após fritura, obtenção de fator de correção, per capita, VCT e análise sensorial dos produtos elaborados. UNIDADE XIII Cereais e derivados (8h) 12.1 Morfologia, Composição química; classificação; derivados, Pré-preparo e preparo; Modificações nutricionais durante a cocção; Cereais como alimentos funcionais; 12.2 Prática: cocção de arrozes para cálculos de porosidades rendimento, aumento de massa e volume, obtenção de medidas caseiras, per capita e VCT. Aplicação de análise sensorial; 12.3 Prática: Cocção de massas para cálculos de porosidades, rendimento, aumento de massa e volume, obtenção de medidas caseiras, per capita e VCT. Aplicação de análise sensorial. UNIDADE XIV - Açúcares e derivados (5h) 13.1 Composição química, tipos de açucares, edulcorantes, reações químicas durante o processamento. Produtos obtidos a partir de açucares; 13.2 Cristalização e caramelização do açúcar; solubilidade, poder edulcorante. Fabricação de balas cristalinas e não cristalinas. UNIDADE XV Cardápios (15h) 14.1 Fatores determinantes no planejamento; 14.2 Estrutura de um cardápio; 14.3 Prática: Seleção e aquisição de alimentos: Fator de correção; Per capita; Porção; Ficha de análise de cardápio exercícios; 14.4 Prática: Composição de Alimentos: utilização das tabelas de composição química dos alimentos; cálculo manual do valor nutritivo de preparações; 14.5 Tipos de preparações e acompanhamentos; 14.6 Elaboração de um dos cardápios planejados. UNIDADE XVI 3ª Avaliação (2h) UNIDADE XVII Visita Técnica (5h) 15.1 Visita a um mercado de peixe para verificar tipos, características do tecido muscular dos peixes, Mudanças pos mortem, características de qualidade; demonstração dos tipos de evisceração de peixes, características de qualidade na aquisição de peixes e mariscos.

4 PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS Aulas Expositivas dialogadas Aulas práticas em laboratório. Visitas técnicas em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) TRABALHOS DISCENTES EFETIVOS TDE s TDE 1: Elaboração de relatórios das aulas práticas (Características organolépticas dos alimentos e métodos de cocção) bibliografia a critério do discente (6h) TDE 2: Estudo dirigido: leitura e análise individual de um Artigo sobre controle de qualidade de hortifrutis bibliografia indicada pelo docente (2h) Elaboração de relatórios das aulas práticas (Leite e derivados, Vegetais e frutas e Leguminosas) bibliografia a critério do discente (6h) TDE 3: Fichamento individual de um Texto sobre Frutas e seus pigmentos bibliografia indicada pelo docente (2h) Elaboração de relatórios das aulas práticas (Óleos e gorduras, cereais e derivados) bibliografia a critério do discente (6h) RECURSOS DIDÁTICOS Quadro, pincéis, retroprojetor, data-show. SISTEMA DE AVALIAÇÃO A avaliação tem caráter processual e diagnóstico, objetivando o acompanhamento do desempenho do aluno no decorrer da disciplina, para tanto, devem ser considerados aspectos qualitativos como a participação ativa nas aulas e atividades acadêmicas, o relacionamento aluno-professor e aluno-aluno, a cooperação, a competência fundamentada na segurança dos conhecimentos adquiridos, a autonomia para aprofundar os conhecimentos, a pontualidade, o cumprimento de prazos na entrega de trabalhos, dentre outros. Cotidianamente, a cada aula, a avaliação ocorrerá com base em procedimentos como: - discussão de temas relacionados aos conteúdos; - exercícios escritos; - produção textual; - estudos dirigidos; - demais atividades avaliativas correlacionadas aos objetivos da unidade de estudo. Além dos aspectos qualitativos, serão observados os critérios objetivos regimentais: frequência mínima de 75% da carga horária da disciplina, três notas parciais (uma por mês, a cada 1/3 do conteúdo trabalhado, cumulativamente ou não) que serão compostas da seguinte forma: - avaliações escritas individuais (provas) na proporção mínima de 70% para composição da nota; - atividades acadêmicas individuais, na proporção de até 30% (quando estas se fizerem necessárias) para a composição da nota. Estão previstas como atividades acadêmicas: - leitura, análise e resumo de um artigo científico; - leitura, análise e resumo de um texto; - relatório de visita técnica; Para avaliação das práticas poderão ser admitidos: - relatório parcial das atividades práticas;

5 - portfólio da prática e/ou outros instrumentos que se fizerem necessários. Em caso de práticas em laboratório, para avaliação das habilidades específicas e o desempenho do discente, individualmente, deverá ser adotada, ainda, uma prova prática com base em roteiro próprio e adequado à situação. Nas práticas assistidas desenvolvidas em campo, as habilidades específicas e o desempenho do discente quando em atendimento serão avaliados com base em roteiro próprio, associado à ficha de avaliação adotada para este caso, além de prova teóricoprática (ex. análise de caso com plano de tratamento). Em consonância às normas institucionais, não obtendo média para aprovação a partir das três notas parciais, o discente poderá fazer prova substitutiva e, se necessário, prova final. ARTIGO CIENTÍFICO E TEXTO PARA ATIVIDADES ACADÊMICAS ORNELAS, L. H. Hortaliças. In:. Técnica dietética: seleção e preparo de alimentos. 8ª ed. Revista e ampliada. São Paulo: Atheneu, p REGAZONE, A. V. et. al. Técnica dietética e aceitação das preparações arroz e feijão em restaurantes na cidade do Rio de Janeiro-RJ, Brasil. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde. v. 7, n. 2, p , 2012 REFERÊNCIAS Básicas GONÇALVES, E. C. B. A. Análise de alimentos: uma visão química da nutrição. 3. ed. São Paulo: Varela, ORNELLAS, L. H. Técnica dietética. 3. ed. São Paulo: Atheneu, PHILIPPI, S. T. Nutrição e técnica dietética. 2. ed. São Paulo: Manole, Complementares EVANGELISTA, J. Alimentos: um estudo abrangente. 3. ed. São Paulo: Atheneu, FRANCO, G. Tabela de composição química dos alimentos. São Paulo: Atheneu, MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, nutrição e dietoterapia. 12. ed. São Paulo: Roca, PINHEIRO, A. B.. Tabela para avaliação de consumo alimentar em medidas caseiras. São Paulo: Atheneu, REY, A. M.; ALEJANDRO, A. Comer sem riscos 2: as doenças transmitidas por alimentos. São Paulo: Varela, São Luís, 28 de Janeiro de Profa. Danielle Medeiros Guilherme Coordenador(a) Aprovado em Conselho de Curso no dia / /

6

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO MODALIDADE: ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: NORKA BEATRIZ BARRUETO GONZÁLEZ

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO MODALIDADE: ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: NORKA BEATRIZ BARRUETO GONZÁLEZ PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: DISCIPLINA: TÉCNICA DIETÉTICA ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: EDUCAÇÃO DOCENTE RESPONSÁVEL: NORKA BEATRIZ BARRUETO GONZÁLEZ Semestre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROGRAMA DE ENSINO Curso: Nutrição (04) Ano: 2013 Semestre: 2 Período: 2 Disciplina: Composição de Alimentos (Food Composition) Carga Horária Total: 45 Teórica: 45 Atividade Prática: 0 Prática Pedagógica: 0 Aulas Compl.

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA PERÍODO HORÁRIO 963 Avaliação de Impactos

PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA PERÍODO HORÁRIO 963 Avaliação de Impactos PLANO DE ENSINO 2015.1 DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA PERÍODO HORÁRIO 963 Avaliação de Impactos Terça-feira 60 Horas 3º Ambientais 20:40 às 22:30 PROFESSOR (A) Me. Leonardo Silva Soares

Leia mais

PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. II - EMENTA (Sinopse do Conteúdo) III - OBJETIVOS DA DISCIPLINA CURSO: NUTRIÇÃO. DISCIPLINA: Composição dos Alimentos

PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. II - EMENTA (Sinopse do Conteúdo) III - OBJETIVOS DA DISCIPLINA CURSO: NUTRIÇÃO. DISCIPLINA: Composição dos Alimentos PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO DISCIPLINA: Composição dos Alimentos (X) OBRIGATÓRIA () OPTATIVA DEPARTAMENTO: Educação Docente Responsável: Profa. Dra. Norka Beatriz Barrueto González

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Professor Renato Moreira Nunes Profa. Cristiane G de Oliveira Departamento de Nutrição Curso de Nutrição

Universidade Federal de Juiz de Fora Professor Renato Moreira Nunes Profa. Cristiane G de Oliveira Departamento de Nutrição Curso de Nutrição NUT Universidade Federal de Juiz de Fora Cronograma de Aulas 1 TÉCNICA DIETÉTICA NUT 005 Conteúdo Programático 15 Semanas de aula 02 aulas teóricas e 02 aulas práticas por semana 1. Ementa: 1) Conceituação

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO CEST: MISSÃO E VISÃO Missão Visão Promover educação superior de excelência, formando profissionais competentes e éticos, cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade e com o segmento das pessoas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO UNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE DE NUTRIÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO GRADE: 2009 DISCIPLINA: ESTUDO EXPERIMENTAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO NUTRIÇÃO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO SEMESTRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO NUTRIÇÃO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO SEMESTRE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO NUTRIÇÃO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO SEMESTRE 2014-2 I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA N O DE HORAS-AULA

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Nome da disciplina: Composição de Alimentos (NUT 004)

PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Nome da disciplina: Composição de Alimentos (NUT 004) PROGRAMA DE DISCIPLINA I - DADOS GERAIS 1. Nome da disciplina: Composição de Alimentos (NUT 004) 2. Curso: Nutrição 3. Departamento: Nutrição 4. Período do Curso: 2º 5. Número de Créditos: 02 6. Pré-requisitos:

Leia mais

REF. Solicitação de novo Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Nutrição Área de Alimentos 2014/1

REF. Solicitação de novo Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Nutrição Área de Alimentos 2014/1 REF. Solicitação de novo Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Nutrição Área de Alimentos 2014/1 Curso de Nutrição- FAMED-UFRGS ETAPAS, PROGRAMA E CRITÉRIOS DO PROCESSO SELETIVO 1.

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PLANO DE ENSINO

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA PERÍODO HORÁRIO 970 GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO 80 HORAS (40h teóricas e 40h práticas) 4º QUARTA-FEIRA 19:00-20:40 e 20:50 22:30

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO 2014.1 DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA PERÍODO HORÁRIO 0090 CINESIOTERAPIA 100h/a - 60h/a T \40h/a P

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO: Bacharelado em Nutrição DEPARTAMENTO: Tecnologia dos Alimentos

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO MODALIDADE: ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL : NORKA BEATRIZ BARRUETO GONZALEZ

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO MODALIDADE: ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL : NORKA BEATRIZ BARRUETO GONZALEZ PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: DISCIPLINA: DIETÉTICA ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: EDUCAÇÃO DOCENTE RESPONSÁVEL : NORKA BEATRIZ BARRUETO GONZALEZ Semestre Letivo:

Leia mais

PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: DISCIPLINA: Nutrição Básica ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Educação

PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: DISCIPLINA: Nutrição Básica ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Educação PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: DISCIPLINA: Nutrição Básica ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Educação DOCENTE RESPONSÁVEL : Renata Maria Galvão de Campos Cintra

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Farmácia Disciplina: Bromatologia Professor(es): Eder de Carvalho Pincinato DRT: 1134997 Código da Disciplina: 061.1401.6 Etapa: 4

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO MODALIDADE: ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL : NORKA BEATRIZ BARRUETO GONZALEZ

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO MODALIDADE: ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL : NORKA BEATRIZ BARRUETO GONZALEZ PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: DISCIPLINA: DIETÉTICA ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: EDUCAÇÃO DOCENTE RESPONSÁVEL : NORKA BEATRIZ BARRUETO GONZALEZ Semestre Letivo:

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CH TOTAL PERÍODO HORÁRIO

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CH TOTAL PERÍODO HORÁRIO CEST: MISSÃO E VISÃO Missão FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST Promover educação superior de excelência, formando profissionais competentes e éticos, cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE TÉCNICA DIETÉTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE TÉCNICA DIETÉTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO CONEXÃO FAMETRO 2018: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO XIV SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE TÉCNICA DIETÉTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

Leia mais

Curso de Graduação em Nutrição Depto de Nutrição em Saúde Pública Disciplina de Estágio Supervisionado em Alimentação Institucional

Curso de Graduação em Nutrição Depto de Nutrição em Saúde Pública Disciplina de Estágio Supervisionado em Alimentação Institucional UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso de Graduação em Nutrição Depto de Nutrição em Saúde Pública

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CH TOTAL PERÍODO HORÁRIO

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CH TOTAL PERÍODO HORÁRIO CEST: MISSÃO E VISÃO Missão FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST Promover educação superior de excelência, formando profissionais competentes e éticos, cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade

Leia mais

3 Período de Nutrição - Grupo G1

3 Período de Nutrição - Grupo G1 UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE FACULDADE DE SAÚDE - FACS PORTFÓLIO TÉCNICA DIETÉTICA 3 Período de Nutrição - Grupo G1 Governador Valadares MG 06/2016 UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE UNIVALE FACULDADE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 203 aprovado pela Portaria Cetec 724, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

- avaliar os hábitos alimentares e o consumo de energia e nutrientes de adultos e idosos; - analisar e adequar macro e micronutrientes de planos

- avaliar os hábitos alimentares e o consumo de energia e nutrientes de adultos e idosos; - analisar e adequar macro e micronutrientes de planos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO I - IDENTIFICAÇÃO: UNIDADE ACADÊMICA: FANUT CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Nutrição e Dietética II GRADE: 2009

Leia mais

Componente Curricular: Princípios Básicos da Nutrição. Pré-requisito: Titulação: Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade. PLANO DE CURSO EMENTA

Componente Curricular: Princípios Básicos da Nutrição. Pré-requisito: Titulação: Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade. PLANO DE CURSO EMENTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA A u t o r i z a d o p e l a P o r t a r i a M E C n º 4 3 3 d e 2 1. 1 0. 1 1, D O U d e 2 4. 1 0. 1 1 Componente Curricular: Princípios Básicos da

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR VOLUNTÁRIO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR VOLUNTÁRIO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR VOLUNTÁRIO O Departamento de Nutrição Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (FCBS/UFVJM), nos termos da Resolução nº 28 CONSU, de 03 de

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PLANO DE ESTÁGIO

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PLANO DE ESTÁGIO FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PLANO DE ESTÁGIO 2013.1 DADOS DO ESTÁGIO CÓDIGO ÁREA CARGA HORÁRIA PERÍODO HORÁRIO Nutrição Social 230h 7 7h30 às 12h30 SUPERVISOR(A) Eliete

Leia mais

Ficha Técnica de Preparo de Alimentos

Ficha Técnica de Preparo de Alimentos Ficha Técnica de Preparo de Alimentos T É C N I C A D I E T É T I C A I I P R O F A. E L M A A N D R A D E W A R T H A Ficha Técnica de Preparo Instrumento gerencial - orientar de forma operacional os

Leia mais

UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO NUTRIÇÃO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO SEMESTRE

UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO NUTRIÇÃO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO SEMESTRE UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO NUTRIÇÃO PROGRAMA E PLANO DE ENSINO SEMESTRE 2014-2 I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Princípios Básicos da Nutrição Código: Pré-requisito: Período

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 2012 CURSO ENGENHARIA DE ALIMENTOS COMPONENTE

Leia mais

Aula 9. Índices e Fatores: ÍNDICE DE COCÇÃO ÍNDICE DE ABSORÇÃO ÍNDICE DE REIDRATAÇÃO

Aula 9. Índices e Fatores: ÍNDICE DE COCÇÃO ÍNDICE DE ABSORÇÃO ÍNDICE DE REIDRATAÇÃO Aula 9 Imagem: Google Images. Índices e Fatores: ÍNDICE DE COCÇÃO ÍNDICE DE ABSORÇÃO ÍNDICE DE REIDRATAÇÃO Carla Adriano Martins Professora Contratada III Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS PRÁTICAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO 1º SEMESTRE DE 2018

PLANEJAMENTO DAS AULAS PRÁTICAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO 1º SEMESTRE DE 2018 PLANEJAMENTO DAS AULAS PRÁTICAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO 1º SEMESTRE DE 2018 1. DISCIPLINAS QUE REALIZAM AULAS PRÁTICAS: 1º PERÍODO - Anatomia; - Química Geral e ; - Introdução à Nutrição. - Metodologia Científica.

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO

FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO CÓDIGO NOME CH TOTAL PERÍODO HORÁRIO 0113 PROFESSOR(ES) Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia Profa. Ma. Nelbe Maria Ferreira de Amorim EMENTA 60 h 7º MATUTINO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU - EXTENSÃO AGUDOS Código: 135.01 D Município: AGUDOS Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Componente Curricular: TÉCNICA DIETÉTICA

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCCO PENTEADO DETREGIACHI

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCCO PENTEADO DETREGIACHI PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: DISCIPLINA: DIETOTERAPIA I ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: EDUCAÇÃO DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCCO PENTEADO DETREGIACHI Semestre

Leia mais

Componente Curricular: NUTRIÇÃO APLICADA AO PROCESSO SAÚDE DOENÇA PLANO DE CURSO

Componente Curricular: NUTRIÇÃO APLICADA AO PROCESSO SAÚDE DOENÇA PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: NUTRIÇÃO APLICADA AO PROCESSO SAÚDE DOENÇA Código: ENF 306 Pré-requisito:

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO FATOR DE CORREÇÃO DE HORTIFRÚTIS EM UM RESTAURANTE DE FORTALEZA, CEARÁ.

DETERMINAÇÃO DO FATOR DE CORREÇÃO DE HORTIFRÚTIS EM UM RESTAURANTE DE FORTALEZA, CEARÁ. CONEXÃO FAMETRO 2018: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE XIV SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 DETERMINAÇÃO DO FATOR DE CORREÇÃO DE HORTIFRÚTIS EM UM RESTAURANTE DE FORTALEZA, CEARÁ. Cleidiane Rodrigues de Sousa¹;

Leia mais

FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES. Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002

FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES. Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002 INTRODUÇÃO A NUTRIÇÃO FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES Prof. MSc. Jean Carlos Rodrigues Lima CRN 1/6002 Transição nutricional no Brasil Josué de Castro Geografia da Fome (1946) Brasil regionalizado em quatro

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 203 aprovado pela Portaria Cetec 724, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO PROGRAMA DE DISCIPLINA Professor(es): Rafaela de Aquino Souza Miskinis Titulação: Mestre Período de Execução: maio.-2018/setembro - Curso: Bacharelado em Agronomia Turma: AG06 2018 Componente Curricular/Disciplina:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA NUTRIÇÃO 2013

PROGRAMA DE DISCIPLINA NUTRIÇÃO 2013 Faculdade Anísio Teixeira Portaria nº 552 de 22 de março de 2001 D.O.U. de 26/03/2001. Curso de Nutrição Autorização: Portaria nº 250 de 24 de janeiro de 2011 - D.O.U. de 26/01/2011 PROGRAMA DE DISCIPLINA

Leia mais

Per capita e Porção. Disciplina: Planejamento de Cardápios

Per capita e Porção. Disciplina: Planejamento de Cardápios Per capita e Porção Disciplina: Planejamento de Cardápios 1 OBJETIVOS DA AULA: Conceituar per capita e porção; Diferenciar per capita de porção; Utilizar adequadamente os termos; Conhecer o per capita

Leia mais

Alexsandro Wosniaki CRN Convidada: Mariana Amábile CRN8 4138

Alexsandro Wosniaki CRN Convidada: Mariana Amábile CRN8 4138 Convidada: Mariana Amábile CRN8 4138 Instrumento gerencial Apoio operacional Características de produção Custos Ordenar preparo VCT Valor Calórico Total Treinamento de manipuladores Planejamento de cardápios

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de PLANO DE CURSO

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de PLANO DE CURSO CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de 01.11.12, DOU de 06.11.12 Componente Curricular: BROMATOLOGIA Código: FAR - Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2016.1 Professor: Viviane Figueiredo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA I UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO: Bacharelado em Nutrição DEPARTAMENTO: Tecnologia de Alimentos

Leia mais

ASPECTOS GENÉRICOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

ASPECTOS GENÉRICOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ASPECTOS GENÉRICOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS O campo da ciência dos alimentos não é novo, estando nos dias de hoje a se desenvolver como uma importante ciência aplicada. Ela tem recebido novas dimensões

Leia mais

Regulamento. Processo seletivo Interno e Externo para a contratação de Professores

Regulamento. Processo seletivo Interno e Externo para a contratação de Professores Regulamento Processo seletivo Interno e Externo para a contratação de Professores A Faculdade Ciências da Vida, mantida pelo Centro de Estudos III Millenium, com sede na cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais,

Leia mais

Aula 1 : Padronização e Ficha técnica de preparação (FTP)

Aula 1 : Padronização e Ficha técnica de preparação (FTP) GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DISCIPLINA: Técnica Dietética II Aula 1 : Padronização e Ficha técnica de preparação (FTP) Profª.Fábia Moura Gurgel professorafabiamouragurgel@gmail.com Recife / 2016 Evolução Padronização

Leia mais

Análise do Fator de Cocção de Alimentos

Análise do Fator de Cocção de Alimentos Análise do Fator de Cocção de Alimentos Patrícia Chaves e Silva 1, Maria Aurenice Rodrigues Josino 1, Larissa Gabriella Holanda Gadelha 1, Jéssica Cyntia Menezes Pitombeira 1, Celso Lourenço de Arruda

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Nutrição e Dietoterapia Código: SAU31 Professor: Rita de Cássia Pereira Lima E-mail: ritalimanutricao@gmail.com CH

Leia mais

Programa Nacional de Alimentação Escolar ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Programa Nacional de Alimentação Escolar ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Programa Nacional de Alimentação Escolar ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Alimentação e Nutrição Do Nutricionista A coordenação das ações de alimentação escolar será realizada por nutricionista habilitado, o qual

Leia mais

Elaboração de Cardápio

Elaboração de Cardápio FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU UNIDADE ALIANÇA DISCIPLINA: TÉCNICA E DIETÉTICA II PROFESSORA MSC: CARLA CRISTINA CARVALHO FONSECA Elaboração de Cardápio Cardápio é definido como lista de preparação culinária

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO Ciências Naturais, 6º Ano Escola: Nome: Turma: N.º: Aula n.º: Conteúdo: Alimentação Saudável Data: / / FICHA DE TRABALHO Para cada questão, assinala a ou as opções corretas. ❶ A alimentação é saudável

Leia mais

Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável

Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável CARTILHA TÉCNICA Pirâmide alimentar: guia para alimentação saudável Helen Mara dos Santos Gomes Mestranda em Ciências e Tecnologia de Alimentos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo

Leia mais

URI Câmpus de Frederico Westphalen Curso de Nutrição Período I 2017

URI Câmpus de Frederico Westphalen Curso de Nutrição Período I 2017 Citologia, Histologia e Embriologia Gera Química Orgânica I - Q Rosangela Ferigollo Binotto Sandro Rogério Giacomelli Doutora http://lattes.cnpq.br/9116384900915590 A disciplina será desenvolvida sob a

Leia mais

TÍTULO: ELABORAÇÃO DE FICHAS TÉCNICAS DE PREPARAÇÕES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

TÍTULO: ELABORAÇÃO DE FICHAS TÉCNICAS DE PREPARAÇÕES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO TÍTULO: ELABORAÇÃO DE FICHAS TÉCNICAS DE PREPARAÇÕES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO INSTITUIÇÃO:

Leia mais

ENSINANDO TÉCNICA DIETÉTICA: REESTRUTURANDO, ATUALIZANDO E INTEGRANDO A DISCIPLINA À EXTENSÃO E À PESQUISA

ENSINANDO TÉCNICA DIETÉTICA: REESTRUTURANDO, ATUALIZANDO E INTEGRANDO A DISCIPLINA À EXTENSÃO E À PESQUISA ENSINANDO TÉCNICA DIETÉTICA: REESTRUTURANDO, ATUALIZANDO E INTEGRANDO A DISCIPLINA À EXTENSÃO E À PESQUISA Bruna Leal Lima Maciel * Renata Alexandra Moreira das Neves ** INTRODUÇÃO Este trabalho teve como

Leia mais

Proteínas A U L A 04 - TEÓRICA PROF. DÉBORA CHRISTINA

Proteínas A U L A 04 - TEÓRICA PROF. DÉBORA CHRISTINA Proteínas A U L A 04 - TEÓRICA 04-09- 17 PROF. DÉBORA CHRISTINA CONCEITO As proteínas apresentam funções e estruturas diversificadas e são sintetizadas a partir de apenas 20 aminoácidos diferentes; São

Leia mais

Roda de discussão Alimentação Saudável: O que isso tem a ver com Sustentabilidade?

Roda de discussão Alimentação Saudável: O que isso tem a ver com Sustentabilidade? Roda de discussão Alimentação Saudável: O que isso tem a ver com Sustentabilidade? Gabriela Rodrigues Bratkowski Nutricionista - Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE UFRGS) Porto

Leia mais

44. IBASE instituto brasileiro de análises sociais e econômicas

44. IBASE instituto brasileiro de análises sociais e econômicas CAPÍTULO 44. 5 IBASE instituto brasileiro de análises sociais e econômicas Repercussões do Programa Bolsa Família sobre a alimentação 5.1 Quais são os gastos Segundo os(as) titulares do PBF, a alimentação

Leia mais

Tipos de dietas hospitalares

Tipos de dietas hospitalares Tipos de dietas hospitalares Dieta livre ou geral Manter o estado nutricional de pacientes com ausência de alterações metabólicas significativas ao risco nutricional. Para pacientes que não necessitam

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio - SP Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. DISCIPLINA: Avaliação Nutricional I. DEPARTAMENTO: Clínica Médica. DOCENTE RESPONSÁVEL: Sergio Alberto Rupp de Paiva

PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO. DISCIPLINA: Avaliação Nutricional I. DEPARTAMENTO: Clínica Médica. DOCENTE RESPONSÁVEL: Sergio Alberto Rupp de Paiva PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Nutrição MODALIDADE: DISCIPLINA: Avaliação Nutricional I (X) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Clínica Médica DOCENTE RESPONSÁVEL: Sergio Alberto Rupp de Paiva

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCO PENTEADO DETREGIACHI

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCO PENTEADO DETREGIACHI PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: DISCIPLINA: DIETOTERAPIA II ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: EDUCAÇÃO DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCO PENTEADO DETREGIACHI Semestre

Leia mais

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Orientações nutricionais Serviço de Nutrição e Dietética Este manual contou com a colaboração das nutricionistas: Tatiana Maraschin, Claudine Lacerda de Oliveira, Cristina

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

Alimentação na Infância e Adolescência

Alimentação na Infância e Adolescência Alimentação na Infância e Adolescência Nutricionista Ana Helena Spolador Ribeiro Graduada pelo Centro Universitário São Camilo Pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho Nutricionista

Leia mais

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP

Erly Catarina de Moura NUPENS - USP Erly Catarina de Moura NUPENS - USP erlycm@usp.br Evolução do estado nutricional de homens, 1974-1975, 1989, 2002-2003, Brasil déficit de peso sobrepeso obesidade eutrofia 100% 80% 60% 40% 20% 0% 1974-75

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 336, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 1362, DE 05/03/2018, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 06/03/2018 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA Rua Uruguai, 1675Bairro Central CEP: 98900.000

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINAS

PROGRAMA DE DISCIPLINAS U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A B A H I A SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SECRETARIA GERAL DOS CURSOS PROGRAMA DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS CÓDIGO NUT 129 N O M E TOXICOLOGIA DOS ALIMENTOS CARGA HORÁRIA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 203 aprovado pela Portaria Cetec 724, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates * Exemplos de Cardápios Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates Café da manhã típico de quatro brasileiros que consomem alimentos in natura ou minimamente processados Repare

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 239, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 727, DE 10/09/2015, REPUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25/09/2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Departamento de Nutrição

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI  Departamento de Nutrição EDITAL 03/2013 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITOR REMUNERADO E VOLUNTÁRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL O Departamento e Coordenação

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Professor(es): Carla Valéria da Silva Padilha Titulação: Mestrado Curso: Curso Técnico de Nível Médio Subsequente em Agroindústria Turma: 3124 Período de Execução: 07/05/18 a 01/09/18

Leia mais

PROFESSORES: Ana Tereza Vaz de Souza Freitas, Andrea Sugai Mortoza, Gustavo Pimentel, João Felipe Mota, Patrícia Borges Botelho.

PROFESSORES: Ana Tereza Vaz de Souza Freitas, Andrea Sugai Mortoza, Gustavo Pimentel, João Felipe Mota, Patrícia Borges Botelho. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO: UNIDADE ACADÊMICA: FANUT CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Patologia da Nutrição e Dietoterapia

Leia mais

Graduação. Áreas de Atuação do profissional de nutrição. Áreas de Atuação do Nutricionista

Graduação. Áreas de Atuação do profissional de nutrição. Áreas de Atuação do Nutricionista Graduação Áreas de Atuação do profissional de nutrição Áreas de Atuação do Nutricionista Apesar das diversidades de seu campo de atuação, as principais áreas de atuação do profissional nutricionista têm

Leia mais

PROFESSORAS: Ana Tereza Vaz de Souza Freitas, Andréa Sugai Mortoza, Juliana da Cunha, Maria Luiza Ferreira Stringhini, Patrícia Borges Botelho.

PROFESSORAS: Ana Tereza Vaz de Souza Freitas, Andréa Sugai Mortoza, Juliana da Cunha, Maria Luiza Ferreira Stringhini, Patrícia Borges Botelho. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO: UNIDADE ACADÊMICA: FANUT CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Patologia da Nutrição e Dietoterapia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO DISICIPLINA GENÉTICA, EVOLUÇÃO E EMBRIOLOGIA Período 2º PROFESSOR Fernando

Leia mais

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O.

Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Alimentação Saudável L/O/G/O. Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco Alimentação Saudável L/O/G/O www.themegallery.com Maio 2014 Sumário: O que é uma Alimentação Saudável; Nova Roda dos Alimentos; Recomendações de uma

Leia mais

Nas sociedades em transição e industrializadas, apesar de todos os progressos científicos e técnicos, assiste-se a uma diliução desta importância.

Nas sociedades em transição e industrializadas, apesar de todos os progressos científicos e técnicos, assiste-se a uma diliução desta importância. Nas sociedades tradicionais, a alimentação é utilizada como componente fundamental da manutenção e recuperação da saúde, através de um código rigoroso de escolha e combinação de alimentos. Nas sociedades

Leia mais

QUANTO CUSTA PARA AS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA OBTEREM UMA DIETA SAUDÁVEL NO BRASIL?

QUANTO CUSTA PARA AS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA OBTEREM UMA DIETA SAUDÁVEL NO BRASIL? XIV Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição do SUS Reunião do Programa Bolsa Família na Saúde QUANTO CUSTA PARA AS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA OBTEREM UMA DIETA SAUDÁVEL NO BRASIL? Camila Borges

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág.

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. Componente Curricular: Biologia Geral Código: --- Pré-requisito: --- Período Letivo:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso Aprovado pela portaria Cetec - 127, de 3-10-2012 Etec TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Controle & Processos Industriais

Leia mais

Serviço Público Federal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Pró-Reitoria de Ensino RESOLUÇÃO Nº 13/2016

Serviço Público Federal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Pró-Reitoria de Ensino RESOLUÇÃO Nº 13/2016 Serviço Público Federal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Pró-Reitoria de Ensino RESOLUÇÃO Nº 13/2016 O Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Calculadora avançada sobre composição de alimentos na plataforma PortFIR Quantidades e Métodos de Confeção

Calculadora avançada sobre composição de alimentos na plataforma PortFIR Quantidades e Métodos de Confeção Calculadora avançada sobre composição de alimentos na plataforma PortFIR Quantidades e Métodos de Confeção Andreia Lopes Vargues, Paulo Fernandes, Maria da Graça Dias Departamento de Alimentação e Nutrição

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Farmácia Disciplina: Análise Bromatológica Professor(es): Andrea Carvalheiro Guerra Matias Isabela Rosier Olimpio Pereira Núcleo Alimentos

Leia mais

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada, de forma a proporcionar o bom estado nutricional e contribuir para a prevenção de

Leia mais

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira ROTULAGEM NUTRICIONAL Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira É toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a

Leia mais

5º Simposio de Ensino de Graduação

5º Simposio de Ensino de Graduação 5º Simposio de Ensino de Graduação AVERSÕES ALIMENTARES DE INDIVÍDUOS HOSPITALIZADOS Autor(es) KARLA APARECIDA MARTUCHI Orientador(es) Luciene de Souza Venâncio Evento O nutricionista é hoje membro de

Leia mais

Elaboração de produtos a partir do aproveitamento total da batata-doce

Elaboração de produtos a partir do aproveitamento total da batata-doce Elaboração de produtos a partir do aproveitamento total da batata-doce Antonio Bruno dos Santos Pacheco 1, Pedro Lima de Souza 1, Wiviane Fonseca Ribeiro 1, Maria Kamila Cardoso Corcino 2, Verônica Nicácio

Leia mais

Contribuição dos Técnicos em Nutrição e Dietética na elaboração e cumprimento dos cardápios. Msc. Renata Nogueira Conselheira CRN-4

Contribuição dos Técnicos em Nutrição e Dietética na elaboração e cumprimento dos cardápios. Msc. Renata Nogueira Conselheira CRN-4 Contribuição dos Técnicos em Nutrição e Dietética na elaboração e cumprimento dos cardápios Msc. Renata Nogueira Conselheira CRN-4 O que é Cardápio? Lista de preparações culinárias que compõem uma refeição

Leia mais

6. Metabolismo de Água e Eletrólitos na Saúde e na Doença. 7. Energia, necessidades nutricionais e métodos de avaliação

6. Metabolismo de Água e Eletrólitos na Saúde e na Doença. 7. Energia, necessidades nutricionais e métodos de avaliação MÓDULO I NUTRIÇÃO CLÍNICA 1. Nutrientes 2. Metabolismo dos Macronutrientes 3. Vitaminas 4. Função Fisiológica e Deficiência de Minerais 5. Biodisponibilidade de Minerais 6. Metabolismo de Água e Eletrólitos

Leia mais

Análise qualitativa de preparações de cardápios de uma unidade de alimentação e nutrição em Brasília*

Análise qualitativa de preparações de cardápios de uma unidade de alimentação e nutrição em Brasília* DOI: 10.5102/ucs.v13i2.3298 Análise qualitativa de preparações de cardápios de uma unidade de alimentação e nutrição em Brasília* Qualitative analysis of menus preparations from a food and nutrition unit

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Administração dos Serviços de Alimentação I ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Educação DOCENTE RESPONSÁVEL: Flávia Queiroga Aranha

Leia mais

II - Comunicação e Expressão PVG Metodologia de Pesquisa e Redação Científica OBR INF132 Lógica e Técnica de Programação OBR

II - Comunicação e Expressão PVG Metodologia de Pesquisa e Redação Científica OBR INF132 Lógica e Técnica de Programação OBR QUADRO 1: Núcleo de Conteúdos Básicos Curso de Engenharia de Alimentos de acordo com artigo 6, parágrafo primeiro da Resolução 11 de 11.03.2002 da CNE/CES Conteúdo Código Disciplina Natureza Período CHT

Leia mais