Transformada de Laplace

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Transformada de Laplace"

Transcrição

1 Transformada de aplace Nas aulas anteriores foi visto que as ferramentas matemáticas de Fourier (série e transformadas) são de extrema importância na análise de sinais e de sistemas IT. Isto deve-se ao facto de que uma vasta classe de sinais pode ser representada como sendo a combinação linear de exponenciais complexas periódicas e de estas exponenciais serem funções próprias de sistemas IT. A transformada de Fourier fornece uma representação de sinais como uma combinação linear de exponenciais complexas st periódicas na forma e onde s = jω, ou seja s é puramente imaginário. st No entanto a propriedade de e ser função própria mantém-se para valores arbitrários de s e não apenas para os puramente imaginários.

2 Transformada de aplace Assim, a transformada de aplace não é mais do que uma generalização da transformada de Fourier. As vantagens da transformada de aplace sobre a trasformada de Fourier: - fornece mais informação sobre sinais e sistemas que também podem ser analisados pela transformada de Fourier; - pode ser aplicada em contextos em que a transformada de Fourier não pode por exemplo na análise de sistemas instáveis.

3 Transformada de aplace A transformada inversa de Fourier era dada por: A transformada inversa de aplace limita-se a generalizar este resultado para a forma: x t 1 ω = ω ω π j t x t X e d Esta expressão indica que um sinal pode ser representado como uma combinação linear de exponenciais complexas periódicas, e st onde s = jω. c+ j = 1 π c j st X s e ds Onde s é um complexo genérico: s = σ + jω. A variável s deixou de ser imaginária pura para ser complexa com parte real.

4 Transformada de aplace x t c+ j = 1 π c j As exponenciais complexas, que foram as funções elementares com as quais construímos os sinais em Fourier, deixam agora de ser exponenciais complexas periódicas. ( j ) st X s e ds st σ+ ω t σt jωt e = e = e e ω O factor e j t foi já estudado e corresponde a uma exponencial complexa periódica. No entanto, ela está agora a ser pesada por σt uma exponencial real que lhe serve de módulo: e.

5 Transformada de aplace A expressão: x t c+ j = 1 π c j st X s e ds Indica que para sintetizar o sinal x(t) é necessário somar exponenciais complexas cada uma com um dado peso X(s). Devemos portanto tentar perceber o que são estas exponenciais e como se comportam no plano complexo com a evolução do tempo. O próximo slide ilustra esse comportamento, comparando-o com o comportamento de uma exponencial complexa periódica utilizada na transformada de Fourier.

6 Transformada de aplace ( j ) st σ+ ω t σt jωt e = e = e e Im para σ<0 Re

7 Transformada de aplace A expressão: x t c+ j = 1 π c j st X s e ds indica ainda que a soma dessas exponenciais deve ser realizada num eixo vertical do plano complexo Im{s} ω 0 st c+ jω t ct jωt e = e = e e c Re{s}

8 Transformada de aplace Verifiquemos em que resulta a soma de duas exponenciais complexas genéricas como complexo s de uma delas conjugado do da outra: st 1 σ+ jω t σt jωt e = e = e e Im{s} Somando estas expressões: st σ jω t σt jωt e = e = e e e st + e = st 1 ω σt jωt e e σ Re{s} -ω σt jωt e e e e + e e = σ t j ω t σ t j ω t σt jωt jωt e e + e = e σt cos ( ωt)

9 Transformada de aplace A soma de duas exponenciais complexas de expoentes st conjugados resulta então em: e σt cos ( ωt) Isto significa que enquanto a transformada de Fourier representava um sinal como sendo uma soma de sinusóides, a transformada de aplace representa os sinais como sendo a soma de sinusóides mas de amplitude exponencialmente variável. t t

10 Transformada de aplace Um sinal pode ser representado como sendo a combinação linear de exponenciais complexas na forma: x t c+ j = 1 π c j st X s e ds st O peso X(s) de cada uma das exponenciais e na construção do sinal x(t) é dado por: + st X s x t e = A primeira expressão recebe a designação de Transformada Inversa de aplace. A segunda expressão recebe a designação de Transformada (Directa) de aplace.

11 Propriedades da Transformada de Fourier de tempo discreto Para que a relação entre o sinal no tempo e a sua transformada seja unívoca, os limites de integração na expressão da transformada: + st X s x t e = alteram-se para: + st X s x t e = 0 Sendo então esta a expressão da transformada de aplace unilateral. Para a transformada de aplace unilateral existe apenas uma transformada inversa de X(s). Desta forma não há necessidade de especificar a região de convergência explicitamente.

12 Transformada de aplace inversa A determinação da transformada inversa de aplace recorrendo à definição: x t c+ j = 1 π c j Requer a integração no plano complexo. st X s e ds É possível evitar essa operação por recurso a tabelas de transformadas de aplace, onde os pares de transformadas de aplace mais comuns estão já indicados. Assim, a determinação de transformadas inversas será feita através de tabelas, bastando para isso exprimir o sinal em questão como uma combinação de funções mais simples cuja transformada está tabelada. Esta operação será vista nas aulas teórico-práticas.

13 Tabela de transformadas de aplace

14 Propriedades da Transformada de aplace inearidade: Se 1 1 x t X s x t X s então ax t ax t ax s ax s Onde a 1 e a são coeficientes reais.

15 Propriedades da Transformada de aplace Escalonamento: Se 1 1 x t X s Então, para a > 0: Compressão no tempo Expansão na tempo 1 s x1( at) X1 a a Expansão na frequência Compressão na frequência Note-se que a é restrito apenas a valores positivos porque se x(t) é um sinal causal, então x(at) seria anti-causal (existiria apenas para t<0) se a<0. Isto não é permitido na transformada unilateral de aplace.

16 Propriedades da transformada de aplace Deslocamento temporal Se 1 1 x t X s então st0 1( 0) 1 x t t X s e Esta propriedade enuncia que um sinal sofrer um atraso de t 0 segundos corresponde a multiplicar a sua transformada por e st 0.

17 Propriedades da transformada de aplace Deslocamento na frequência Se 1 1 x t X s então st o ( ) x t e X s s Esta propriedade mostra claramente uma relação de dualidade entre o que ocorre no tempo e o que ocorre na frequência.

18 Propriedades da transformada de aplace Convolução no tempo e na frequência: Se então 1 1 x t X s x t X s * 1 1 x t x t X s X s (Convolução no tempo) 1 x 1 t x t X1 s * X s πj (Convolução na frequência) Mais uma vez se nota uma relação de simetria ou dualidade entre as duas propriedades.

19 Propriedades da transformada de aplace A propriedade da convolução no tempo da transformada de aplace é extremamente importante pois simplifica o estudo dos sinais de saída devidos a uma dada entrada num sistema IT. Sendo a propriedade da convolução no tempo dada por: * x t x t X s X s 1 1 E sendo a resposta a estado-nulo de um sistema dada por: y( t) = x( t) * h( t) Então, este cálculo poderá ser realizado no domínio de aplace sem necessidade de utilizar a convolução: = * = y t x t h t Y s X s H s

20 Propriedades da transformada de aplace Assim, um método possível para o cálculo da resposta a estadonulo passa a ser o seguinte: Tendo já o sinal de entrada e a resposta a impulso do sistema em causa: x ( t ) e h( t) Calcula-se a transformada de aplace de cada um deles: X ( s) x t H( s) h t Bastando multiplicá-las para determinar a transformada da resposta a estado-nulo. = X ( s) H( s) Y s A expressão da resposta a estado-nulo no tempo obtém-se por transformação inversa de Y(s) (recorrendo a tabelas). 1 y( t) Y s

21 Propriedades da transformada de aplace Diferenciação temporal: Se x ( t) X ( s) então dx ( t ) x sx s 0 A aplicação repetida desta propriedade conduz a: d x t sx s sx0 x0 E para uma diferenciação de ordem n: n d x t n ( r) x 0 n 1 ( 0 ) ( 0 )... ( 0 ) n n n s X s s x s x ( x 1) r dxt r onde é em t=0 -.

22 Solução de equações integro-diferenciais recorrendo à transformada de aplace Dado que: n dyt n n sy s +... A transformada de aplace de uma equação diferencial é uma equação algébrica que pode ser resolvida em ordem a Y(s). O exemplo seguinte demonstra o procedimento para resolver equações diferenciais lineares de coeficientes constantes por recurso à transformada de aplace.

23 Exemplo de utilização da transformada de aplace Resolva a equação diferencial de segunda ordem seguinte: ( D + 5D + 6) y( t) = ( D + 1) x( t) y ( 0 ) = y Se as condições iniciais são:, 4t e a entrada: x ( t) = e u( t) A equação diferencial no operador d/ é: Sendo: dy t dy t dx t y( t) = + Y ( s) y t Pela propriedade da derivação no tempo: 0 = 1 x t dy t sy ( s) y ( 0 ) = sy ( s) dy( t) sy( s) sy( 0 ) y( 0 ) = sy( s) s1

24 Exemplo de utilização da transformada de aplace dy t + dy ( t 5 ) + 6y( t) = dx ( t ) + x ( t ) Transformada de aplace da equação diferencial sy s s 1 5 sy s 6Y ( s)?????? Falta portanto determinar a transformada do segundo membro da equação diferencial que descreve o comportamento do sistema.

25 Exemplo de utilização da transformada de aplace A transformada de x(t) é dada por: 4 1 t x t = e u t X s = s + 4 Este resultado é determinado por recurso a tabelas de transformadas ou por transformação analítica: + st X s e u t e 4t = Quanto à derivada de primeira ordem do sinal de entrada, tem como transformada: dx t 1 s sx ( s) x ( 0 ) = s 0 = s + 4 s + 4

26 Exemplo de utilização da transformada de aplace dy t + dy ( t 5 ) + 6y( t) = dx ( t ) + x ( t ) Transformada de aplace da equação diferencial sy s s 1 s sy s 6Y ( s) Assim, a transformada de aplace de toda a equação diferencial assume a forma: s s + 4 s 1 sy( s) s 1+ 5 sy ( s) + 6Y( s) = + s + 4 s + 4

27 Exemplo de utilização da transformada de aplace Reunindo todos os termos em Y(s) no primeiro membro e todos os outros no segundo, obtém-se: ( s 5s 6) Y ( s) ( s 11) s = + + s + 4 s + 0s + 45 s + 5s + 6 Y s = s + 4 s + 0s + 45 Y ( s) = s + 4 s + 5s + 6 Y s = s + 0s + 45 ( s + )( s + 3)( s + 4) Expandindo o segundo membro em fracções parciais: s + s + 3 s + 4 = Y s e pela transformada inversa, a resposta total do sistema: = 13 t 3t t y t e e e u t y(t) é determinado pela transformada inversa de Y(s).

28 Componentes de entrada-nula nula e de estado-nulo da resposta O método da transformada de aplace utilizado no exemplo anterior permite determinar a resposta total que inclui as componentes de entrada-nula e de estado-nulo. É no entanto possível ao longo do processo de determinação da resposta total separar as duas componentes. No exemplo anterior os termos que surgem devido às condições iniciais 0 = e formam a resposta a entrada-nula. y y 0 = 1 Os restantes termos corresponderão à componente de estadonulo.

29 Componentes de entrada-nula nula e de estado-nulo da resposta sy s s 1 5 sy s 6Y ( s) dy t + dy ( t 5 ) + 6y( t) = dx ( t ) + x ( t ) dy t sy( s) sy( 0 ) y( 0 ) = sy( s) s1 dy ( t ) sy ( s) y ( 0 ) = sy ( s) Parcelas relativas a condições iniciais: s s s + 4 s sy( s) s 1+ 5 sy ( s) + 6Y( s) = + s + 4 s + 4 1

30 Componentes de entrada-nula nula e de estado-nulo da resposta s 1 sy( s) s 1+ 5 sy ( s) + 6Y( s) = + s + 4 s + 4 ( s 5s 6) Y ( s) ( s 11) s = + + Termos relativos a condições iniciais + s + 4 Termos relativos ao sinal de entrada Mantendo estas parcelas separadas na determinação da transformada da resposta Y(s): Y s ( s ) + 11 s + 1 = + ( s + 5s + 6) ( s + 4)( s + 5s + 6) Componente de entrada-nula Componente de estado-nulo Determinando a transformada inversa de cada parcela: t 3t = + 1 t 3t t y t e e u t e e e u t Resposta a entrada-nula Resposta a estado-nulo

31

32 Resposta a estado-nulo nulo: : função de transferência de um sistema ITC Considere-se um sistema de ordem n especificado pela equação: ou de outra forma: ( ) QD. yt = PD. xt D a D... ad a y( t) ( b D b D... bd b ) x( t) N N 1 N N1 + N = N + N A resposta a estado-nulo por definição é a resposta de um sistema a uma entrada quando o sistema tem condições iniciais nulas. Assim, y(t) satisfaz a equação de sistema anterior com condições iniciais nulas tais que: y ( 0 ) = 0 y ( 0 ) = 0 y ( 0 ) = 0... ( n1) y 0 = 0

33 Resposta a estado-nulo nulo: : função de transferência de um sistema ITC A transformada das derivadas de várias ordens de x(t) e y(t) são: r dxt ( r r r 1 r sx s s x 0 s x 0... x 1) ( 0 r ) r dy ( t ) ( r r r 1 r sy s s y 0 s y 0... y 1) ( 0 r ) ( n1) Devido às condições iniciais nulas: y ( 0 ) = 0... y ( n1) A entrada x(t) é causal pelo que: x ( 0 ) = 0... x = Então: 0 0 Conclui-se então que a transformada de aplace da equação: ( ) D a D... ad a y( t) ( b D b D... bd b ) x( t) N N 1 N N1 + N = N + N será: r dy t ( ) r r sy s 0 = 0 s a s... a s a Y( s) ( b s b s... b s b ) X( s) N N 1 N N1 + N = N + N r dxt r r sx s

34 Resposta a estado-nulo nulo: : função de transferência de um sistema ITC ( ) D a D... ad a y( t) ( b D b D... bd b ) x( t) N N 1 N N1 + N = N + N Q(D) Q(s) ( ) s a s a s a Y s b s b s b s b X s N N + 1 N N = + 1 N ( N N ) N bs N b s bs b Y( s) = X( s) N s + a s + + a s + a N1 + N N1 N Note-se que o polinómio em s que está em numerador não é mais do que o polinómio P(D) com o operador D subsituído pela variável s. Ou seja, este polinómio pode ser designado por P(s). De forma semelhante pode notar-se que o polinómio em denominador se pode designar por Q(s). Então: Ps Y( s) = X( s) Qs P(D) P(s)

35 Resposta a estado-nulo nulo: : função de transferência de um sistema ITC É comum definir a função de transferência de um sistema, como sendo H(s), a razão entre Y(s) e X(s) quando todas as condições iniciais são nulas. { resposta a estado-nulo} { } Y( s) Hs = = X( s) sinal de entrada Dado que, como já vimos: Ps Y( s) = X( s) Qs Então, a função de transferência de um sistema é dado por: Ps Hs = Qs tendo-se Y( s) = H( s) X( s) Note-se que da descrição de um sistema através de uma equação diferencial se retiram imediatamente os polinómios P(D) e Q(D). Assim, a função de transferência de um sistema é extremamente simples de determinar.

36 Resposta a estado-nulo nulo: : função de transferência de um sistema ITC Pode então representar-se a versão transformada (para o domínio de aplace) do sistema da forma ilustrada a seguir: X ( s) H( s) Y ( s) = H( s) X ( s) onde Hs Ps = Qs A entrada X(s) é a transformada de aplace do sinal de entrada no tempo x(t) e a saída Y(s) é a transformada de aplace da saída no tempo y(t). O sistema é descrito pela função de transferência H(s).

37 Resposta a estado-nulo nulo: : função de transferência de um sistema ITC Note-se que tinha já sido visto que, dado que no tempo o sinal de saída de um sistema se determina a partir da expressão: = * y t x t h t Então pela propriedade da convolução no tempo, este cáculo passaria a ser realizado através de uma multiplicação no domínio de aplace: = * = y t x t h t Y s X s H s Conclui-se então que a função de transferência de um sistema não é mais do que a transformada de aplace da resposta a impulso desse sistema. A função de transferência de um sistema pode então ser calculada através de: ou H( s) h t Ps Hs = Qs

38 Estabil Estabiliade de um sistema em função da localização dos pólos da função de transferência idade de um sistema Observe-se que o denominador da função de transferência H(s): Ps Hs = Qs é Q(s), o polinómio característico do sistema na variável s. Assim sendo, os pólos de H(s) (zeros do denominador) são coincidentes com as raízes características do sistema. Consequentemente o critério de estabilidade de um sistema pode ser enunciado em termos dos pólos da função de transferência de um sistema.

39 Estabiliade de um sistema em função da localização dos pólos p da função de transferência Um sistema ITC é estável se e só se todos os pólos da sua função de transferência H(s) se localizam no semi-plano complexo esquerdo. Um sistema ITC será instável se e só uma ou ambas das seguintes condições se verificarem: - Pelo menos um dos pólos de H(s) se localiza no semi-plano complexo direito; - Existem pólos repetidos de H(s) no eixo imaginário; Um sistema ITC será marginalmente estável se e só não existem pólos no semiplano complexo direito e existem pólos simples no eixo imaginário.

40 Análise de circuitos eléctricos: método m do circuito transformado Utilizando os conceitos de transformada de aplace, é possível analisar circuitos eléctricos sem escrever equações integrodiferenciais. Este procedimento é consideravelmente mais simples pois permite tratar um circuito eléctrico (com condensadores e bobinas) como se se tratasse de um circuito resistivo. Para isso é necessário representar o circuito no domínio de aplace, onde todas as tensões e correntes são representadas pela sua transformada de aplace.

41 Análise de circuitos eléctricos: método m do circuito transformado Para uma indutância, a relação entre a corrente que a percorre e a tensão aos seus terminais é dada por: di t v( t) = Se transformarmos esta expressão para o domínio de aplace obtém-se: = ( 0 ) V s si s i assumindo uma corrente inicial nula: dx t = si( s) V s x sx s 0

42 Análise de circuitos eléctricos: método m do circuito transformado Similarmente para um condensador de capacidade C, a relação tensão/corrente é: dv t i( t) = C Se transformarmos esta expressão para o domínio de aplace obtém-se: = ( 0 ) I s C sv s v assumindo uma teñsão inicial nula: CsV ( s) = 1 I( s) I s V s = Cs dx t x sx s 0

43 Análise de circuitos eléctricos: método m do circuito transformado Assim, no domínio de aplace, a relação tensão/corrente de uma indutância e de um condensador são algébricas. = V s si s V = 1 C s I s Cs Notando que para uma resistência, a relação no tempo é dada por: vr ( t) = Ri( t ) V ( s) = RI( s) verifica-se que a indutância e o condensador se comportam como resistências de valor: Z ( s ) = s Z ( s) = Estas grandezas dos componentes são designadas de impedâncias e sendo determinadas pela razão V(s)/I(s) para cada elemento (mediante condições iniciais nulas). R C 1 Cs

44 Análise de circuitos eléctricos: método m do circuito transformado As equações de um sistema eléctrico (das malha ou dos nós), vulgarmente diferenciais, convertem-se assim em equações algébricas. Para além disso todas as técnicas de simplificação utilizadas para circuitos resistivos: - Resistência série equivalente; - Resistência paralela equivalente; - Divisor de corrente; - Divisor de tensão; - Teorema de Thévenin; - Teorema de Norton; podem ser aplicadas a redes eléctricas gerais transformadas para o domínio de aplace.

45 Exemplo de aplicação do método m do circuito transformado Determine a corrente de malha do circuito seguinte, i(t), assumindo que todas as condições iniciais são nulas.

46 Exemplo de aplicação do método m do circuito transformado O primeiro passo será transformar todo o circuito para o domínio de aplace: = = 10 s Fontes: x( t) 10u( t) X ( s) Componentes: R di t v( t) = V s = si s dv ( t ) i( t) = C V s = 1 I s Cs R Outras grandezas: i( t) I( s)

47 Exemplo de aplicação do método m do circuito transformado No domínio de aplace as relações entre tensões e correntes passam a ser lineares (deixam de existir derivações). A abordagem para determinar a corrente I(s) pode então ser a mesma que se utilizaria caso o circuito fosse totalmente resistivo. Podemos então calcular a impedância total da malha: s + 3s + Zs = s+ 3+ = s s

48 Exemplo de aplicação do método m do circuito transformado Impedância total: Zs = s + 3s + s A tensão que alimenta a malha é no domínio de aplace: V ( s) = 10 s A corrente que flui no circuito será naturalmente a teñsão que o alimenta sobre a impedância total: 10 V( s) Is = = s = = = Z( s) s + 3s + s + 3s + ( s + 1)( s + ) s + 1 s + s

49 Exemplo de aplicação do método m do circuito transformado A tensão que alimenta a malha é no domínio de aplace: Is = s + 1 s + A expressão pretendida da corrente que flui no circuito (no domínio do tempo) será agora determinada por uma simples operação de transformação inversa do resultado anterior. Esta operação é realizada por recurso a tabelas de transformadas: t t it () = 10e e u t

Resumo. Sinais e Sistemas Transformada de Laplace. Resposta ao Sinal Exponencial

Resumo. Sinais e Sistemas Transformada de Laplace. Resposta ao Sinal Exponencial Resumo Sinais e Sistemas Transformada de aplace uís Caldas de Oliveira lco@istutlpt Instituto Superior Técnico Definição da transformada de aplace Região de convergência Propriedades da transformada de

Leia mais

Aula 6 Transformada de Laplace

Aula 6 Transformada de Laplace Aula 6 Transformada de Laplace Introdução Propriedades da Transformada de Laplace Tabela Transformada ade Laplace Transformada Inversa de Laplace Função de transferência Definição: X s = L x t = s é uma

Leia mais

Transformada de Laplace

Transformada de Laplace Sinais e Sistemas Transformada de Laplace lco@ist.utl.pt Instituto Superior Técnico Sinais e Sistemas p.1/60 Resumo Definição da transformada de Laplace. Região de convergência. Propriedades da transformada

Leia mais

Sistemas lineares. Aula 7 Transformada Inversa de Laplace

Sistemas lineares. Aula 7 Transformada Inversa de Laplace Sistemas lineares Aula 7 Transformada Inversa de Laplace Transformada Inversa de Laplace Transformada Inversa de Laplace e RDC x(t) única Metódos Inversão pela Definição Inversão pela Expansão em Frações

Leia mais

Aula 3. Carlos Amaral Fonte: Cristiano Quevedo Andrea

Aula 3. Carlos Amaral Fonte: Cristiano Quevedo Andrea Aula 3 Carlos Amaral Fonte: Cristiano Quevedo Andrea UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná DAELT - Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curitiba, Marco de 2012. Resumo 1 Introdução 2 3

Leia mais

Transformada de Laplace

Transformada de Laplace Transformada de Laplace Monitoria de Sinais e Sistemas Lineares 04/11/09 Monitoria de Sinais e Sistemas Lineares () Transformada de Laplace 04/11/09 1 / 19 Transformadas Transformada de Laplace X(s) =

Leia mais

II. REVISÃO DE FUNDAMENTOS

II. REVISÃO DE FUNDAMENTOS INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA-AERONÁUTICA MPS-43: SISTEMAS DE CONTROLE II. REVISÃO DE FUNDAMENTOS Prof. Davi Antônio dos Santos (davists@ita.br) Departamento de Mecatrônica

Leia mais

Sistemas lineares. Aula 6 Transformada de Laplace

Sistemas lineares. Aula 6 Transformada de Laplace Sistemas lineares Aula 6 Transformada de Laplace Introdução Transformada de Laplace Convergência da transformada de laplace Exemplos Região de Convergência Introdução Transformações matemáticas: Logaritmo:

Leia mais

Transformada Z. Transformada Z

Transformada Z. Transformada Z Semelhante ao apresentado anteriormente, entre a relação das transformadas de Fourier e de Laplace, será visto que a generalização da representação senoidal complexa de um sinal de tempo discreto pela

Leia mais

Aula 05 Transformadas de Laplace

Aula 05 Transformadas de Laplace Aula 05 Transformadas de Laplace Pierre Simon Laplace (1749-1827) As Transformadas de Laplace apresentam uma representação de sinais no domínio da frequência em função de uma variável s que é um número

Leia mais

Aula 05 Transformadas de Laplace

Aula 05 Transformadas de Laplace Aula 05 Transformadas de Laplace Pierre Simon Laplace (1749-1827) As Transformadas de Laplace apresentam uma representação de sinais no domínio da frequência em função de uma variável s que é um número

Leia mais

EN2607 Transformadas em Sinais e Sistemas Lineares Lista de Exercícios Suplementares 2 2 quadrimestre 2011

EN2607 Transformadas em Sinais e Sistemas Lineares Lista de Exercícios Suplementares 2 2 quadrimestre 2011 EN607 Transformadas em Sinais e Sistemas Lineares Lista de Exercícios Suplementares quadrimestre 0 (P-0003D) (HAYKIN, 00, p 9) Use a equação de definição da TF para obter a representação no domínio da

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Circuitos Elétricos I EEL 420. Módulo 11

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Circuitos Elétricos I EEL 420. Módulo 11 Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuitos Elétricos I EEL 420 Módulo Laplace Bode Fourier Conteúdo - Transformada de Laplace.... - Propriedades básicas da transformada de Laplace....2 - Tabela de

Leia mais

Análise e Processamento de Bio-Sinais. Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Sinais e Sistemas. Licenciatura em Engenharia Física

Análise e Processamento de Bio-Sinais. Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Sinais e Sistemas. Licenciatura em Engenharia Física Análise e Processamento de Bio-Sinais Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica Licenciatura em Engenharia Física Faculdade de Ciências e Tecnologia Slide 1 Slide 1 Tópicos: Representação de Sinais por

Leia mais

A Transformada de Laplace

A Transformada de Laplace MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

Representação e Análise de Sistemas Dinâmicos Lineares Componentes Básicos de um Sistema de Controle

Representação e Análise de Sistemas Dinâmicos Lineares Componentes Básicos de um Sistema de Controle Representação e Análise de Sistemas Dinâmicos Lineares 1 Introdução 11 Componentes Básicos de um Sistema de Controle Fundamentos matemáticos 1 Singularidades: Pólos e zeros Equações diferencias ordinárias

Leia mais

Analise sistemas LCIT usando a Transformada de Laplace

Analise sistemas LCIT usando a Transformada de Laplace MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

Análise de Sistemas em Tempo Discreto usando a Transformada Z

Análise de Sistemas em Tempo Discreto usando a Transformada Z Análise de Sistemas em Tempo Discreto usando a Transformada Z Edmar José do Nascimento (Análise de Sinais e Sistemas) http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco

Leia mais

Análise e Processamento de Bio-Sinais. Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Sinais e Sistemas. Licenciatura em Engenharia Física

Análise e Processamento de Bio-Sinais. Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Sinais e Sistemas. Licenciatura em Engenharia Física Análise e Processamento de Bio-Sinais Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica Licenciatura em Engenharia Física Faculdade de Ciências e Tecnologia Slide 1 Slide 1 Sobre Modelos para SLIT s Introdução

Leia mais

Transformada Z. Transformada Z Bilateral. Transformada de Fourier e Transformada Z. A transformada de Fourier não converge para todas as sequências.

Transformada Z. Transformada Z Bilateral. Transformada de Fourier e Transformada Z. A transformada de Fourier não converge para todas as sequências. Transformada Z Luís Caldas de Oliveira Introdução A transformada de Fourier não converge para todas as sequências. A transformada Z abrange uma maior classe de sinais. sumo 1. Definição 2. gião de Convergência

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Princípios de Instrumentação Biomédica. Módulo 6

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Princípios de Instrumentação Biomédica. Módulo 6 Universidade Federal do Rio de Janeiro Princípios de Instrumentação Biomédica Módulo 6 Steinmetz Tesla Hertz Westinghouse Conteúdo 6 - Análise de Regime Permanente Senoidal...1 6.1 - Números complexos...1

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Circuitos Elétricos I EEL 420. Módulo 11

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Circuitos Elétricos I EEL 420. Módulo 11 Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuitos Elétricos I EEL 420 Módulo Laplace Bode Fourier Conteúdo - Transformada de Laplace.... - Propriedades básicas da transformada de Laplace....2 - Tabela de

Leia mais

INTRODUÇÃO À ANALISE DE SINAIS ELT 032

INTRODUÇÃO À ANALISE DE SINAIS ELT 032 INTRODUÇÃO À ANALISE DE SINAIS ELT 032 Prof. Jeremias Barbosa Machado Introdução Neste capítulo estudaremos as Transformadas de Laplace. Elas apresentam uma representação de sinais no domínio da frequência

Leia mais

Sistemas lineares. Aula 3 Sistemas Lineares Invariantes no Tempo

Sistemas lineares. Aula 3 Sistemas Lineares Invariantes no Tempo Sistemas lineares Aula 3 Sistemas Lineares Invariantes no Tempo SLIT Introdução Resposta de um SLIT Resposta de Entrada Nula Resposta de Estado Nulo Resposta ao Impulso Unitária Introdução Sistemas: Modelo

Leia mais

EN2607 Transformadas em Sinais e Sistemas Lineares Lista de Exercícios Suplementares 3 3 quadrimestre 2012

EN2607 Transformadas em Sinais e Sistemas Lineares Lista de Exercícios Suplementares 3 3 quadrimestre 2012 EN607 Transformadas em Sinais e Sistemas Lineares Lista de Exercícios Suplementares 3 fevereiro 03 EN607 Transformadas em Sinais e Sistemas Lineares Lista de Exercícios Suplementares 3 3 quadrimestre 0

Leia mais

Modelagem no Domínio da Frequência. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello 1

Modelagem no Domínio da Frequência. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello 1 Modelagem no Domínio da Frequência Carlos Alexandre Mello 1 Transformada de Laplace O que são Transformadas? Quais as mais comuns: Laplace Fourier Cosseno Wavelet... 2 Transformada de Laplace A transf.

Leia mais

IV. ESTABILIDADE DE SISTEMAS LIT

IV. ESTABILIDADE DE SISTEMAS LIT INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA-AERONÁUTICA MPS-43: SISTEMAS DE CONTROLE IV. ESTABILIDADE DE SISTEMAS LIT Prof. Davi Antônio dos Santos (davists@ita.br) Departamento de

Leia mais

Circuitos Elétricos II

Circuitos Elétricos II Universidade Federal do ABC Eng. de Instrumentação, Automação e Robótica Circuitos Elétricos II José Azcue, Prof. Dr. Introdução Definição da Transformada de aplace Propriedades da Transformada de aplace

Leia mais

Aula 11. Revisão de Fasores e Introdução a Laplace

Aula 11. Revisão de Fasores e Introdução a Laplace Aula Revisão de Fasores e Introdução a Laplace Revisão - Fasor Definição: Fasor é a representação complexa da magnitude e fase de uma senoide. V = V m e jφ = V m φ v t = V m cos(wt + φ) = R(V e jwt ) Impedância

Leia mais

Análise no Domínio do Tempo de Sistemas em Tempo Contínuo

Análise no Domínio do Tempo de Sistemas em Tempo Contínuo Análise no Domínio do Tempo de Sistemas em Tempo Contínuo Edmar José do Nascimento (Análise de Sinais e Sistemas) http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco

Leia mais

Modelagem no Domínio da Frequência. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello 1

Modelagem no Domínio da Frequência. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello 1 Modelagem no Domínio da Frequência Carlos Alexandre Mello 1 Transformada de Laplace O que são Transformadas? Quais as mais comuns: Laplace Fourier Cosseno Wavelet... 2 Transformada de Laplace A transf.

Leia mais

Introdução aos Sinais e Sistemas

Introdução aos Sinais e Sistemas Introdução aos Sinais e Sistemas Edmar José do Nascimento (Análise de Sinais e Sistemas) http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia

Leia mais

EXAMES DE ANÁLISE MATEMÁTICA III

EXAMES DE ANÁLISE MATEMÁTICA III EXAMES DE ANÁLISE MATEMÁTICA III Jaime E. Villate Faculdade de Engenharia Universidade do Porto 22 de Fevereiro de 1999 Resumo Estes são alguns dos exames e testes da disciplina de Análise Matemática III,

Leia mais

CRITÉRIO DE ESTABILIDADE DE ROUTH

CRITÉRIO DE ESTABILIDADE DE ROUTH ENGENHARIA ELETRÔNICA DAELN UTFPR Prof. Paulo R. Brero de Campos CRITÉRIO DE ESTABILIDADE DE ROUTH Um sistema será estável quando todos os polos estiverem no semiplano esquerdo do plano S. Exemplo: G(s)

Leia mais

Estabilidade de sistemas de controle lineares invariantes no tempo

Estabilidade de sistemas de controle lineares invariantes no tempo 2 Estabilidade de sistemas de controle lineares invariantes no tempo 2.1 Introdução Neste capítulo, vamos definir alguns conceitos relacionados à estabilidade de sistemas lineares invariantes no tempo.

Leia mais

Critério de Estabilidade: Routh-Hurwitz

Critério de Estabilidade: Routh-Hurwitz Critério de Estabilidade: Routh-Hurwitz O Critério de Nyquist foi apresentado anteriormente para determinar a estabilidade de um sistema em malha fechada analisando-se sua função de transferência em malha

Leia mais

Modelagem no Domínio da Frequência. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello 1

Modelagem no Domínio da Frequência. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello 1 Modelagem no Domínio da Frequência Carlos Alexandre Mello 1 Transformada de Laplace O que são Transformadas? Quais as mais comuns: Laplace Fourier Cosseno Wavelet... 2 Transformada de Laplace A transf.

Leia mais

Análise de Laplace. Prof. André E. Lazzaretti

Análise de Laplace. Prof. André E. Lazzaretti Análise de Laplace Prof. André E. Lazzaretti lazzaretti@utfpr.edu.br Introdução Objetivo principal: resolução de equações diferenciais; Similar à análise fasorial: transformação para o domínio da frequência;

Leia mais

Transformada de Laplace. Transformada de Laplace

Transformada de Laplace. Transformada de Laplace A generalização da representação por senóides complexas de um sinal de tempo contínuo fornecida pela Transformada de Fourier é realizada em termos de sinais exponenciais complexos pela. A Transformada

Leia mais

O Papel dos Pólos e Zeros

O Papel dos Pólos e Zeros Departamento de Engenharia Mecatrônica - EPUSP 27 de setembro de 2007 1 Expansão em frações parciais 2 3 4 Suponha a seguinte função de transferência: m l=1 G(s) = (s + z l) q i=1(s + z i )(s + p m ),

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Princípios de Instrumentação Biomédica. Módulo 5. Heaviside Dirac Newton

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Princípios de Instrumentação Biomédica. Módulo 5. Heaviside Dirac Newton Universidade Federal do Rio de Janeiro Princípios de Instrumentação Biomédica Módulo 5 Heaviside Dirac Newton Conteúdo 5 - Circuitos de primeira ordem...1 5.1 - Circuito linear invariante de primeira ordem

Leia mais

Resumo. Sinais e Sistemas Transformada de Laplace. Resposta ao Sinal Exponencial. Transformada de Laplace

Resumo. Sinais e Sistemas Transformada de Laplace. Resposta ao Sinal Exponencial. Transformada de Laplace Resumo Sinais e Sistemas Transformada de aplace lco@ist.utl.pt Instituto Superior Técnico Definição da transformada de aplace. Região de convergência. Propriedades da transformada de aplace. Sistemas caracterizados

Leia mais

Aula 04 Representação de Sistemas

Aula 04 Representação de Sistemas Aula 04 Representação de Sistemas Relação entre: Função de Transferência Transformada Laplace da saída y(t) - Transformada Laplace da entrada x(t) considerando condições iniciais nulas. Pierre Simon Laplace,

Leia mais

Estabilidade de Sistemas Lineares Realimentados

Estabilidade de Sistemas Lineares Realimentados Estabilidade de Sistemas Lineares Realimentados 1. Conceito de estabilidade 2. Critério de estabilidade de Routh-Hurwitz p.1 Engenharia de Controle Aula 6 Estabilidade de Sistemas Lineares Realimentados

Leia mais

Sinais e Sistemas Exame Data: 18/1/2018. Duração: 3 horas

Sinais e Sistemas Exame Data: 18/1/2018. Duração: 3 horas Sinais e Sistemas Exame Data: 8//28. Duração: 3 horas Número: Nome: Identique este enunciado e a folha de respostas com o seu número e os seus primeiro e último nomes. Para as questões a 9, indique as

Leia mais

Transformada de Laplace. Definição. O processo inverso de obter a função temporal f(t) a partir da

Transformada de Laplace. Definição. O processo inverso de obter a função temporal f(t) a partir da Prof. Raimundo Nonato das Mercês Machado O processo inverso de obter a função temporal f(t) a partir da transformada de Laplace F(s) é chamado transformada de Laplace inversa. A notação para a transformada

Leia mais

Controle de Processos Aula: Estabilidade e Critério de Routh

Controle de Processos Aula: Estabilidade e Critério de Routh 107484 Controle de Processos Aula: Estabilidade e Critério de Routh Prof. Eduardo Stockler Tognetti Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 1 o Semestre 2016 E. S. Tognetti (UnB)

Leia mais

Estabilidade de sistemas de controle lineares invariantes no tempo

Estabilidade de sistemas de controle lineares invariantes no tempo Capítulo 2 Estabilidade de sistemas de controle lineares invariantes no tempo 2. Introdução Neste capítulo, vamos definir alguns conceitos relacionados à estabilidade de sistemas lineares invariantes no

Leia mais

Circuitos RC com corrente alternada. 5.1 Material. resistor de 10 Ω; capacitor de 2,2 µf.

Circuitos RC com corrente alternada. 5.1 Material. resistor de 10 Ω; capacitor de 2,2 µf. Circuitos RC com corrente alternada 5 5.1 Material resistor de 1 Ω; capacitor de, µf. 5. Introdução Como vimos na aula sobre capacitores, a equação característica do capacitor ideal é dada por i(t) = C

Leia mais

Introdução aos Circuitos Elétricos

Introdução aos Circuitos Elétricos 1 / 47 Introdução aos Circuitos Elétricos Séries e Transformadas de Fourier Prof. Roberto Alves Braga Jr. Prof. Bruno Henrique Groenner Barbosa UFLA - Departamento de Engenharia 2 / 47 Séries e Transformadas

Leia mais

Sinais e Sistemas p.1/33

Sinais e Sistemas p.1/33 Resumo Sinais e Sistemas Transformada de Fourier de Sinais Contínuos lco@ist.utl.pt Representação de sinais aperiódicos Transformada de Fourier de sinais periódicos Propriedades da transformada de Fourier

Leia mais

ANÁLISE COMPLEXA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS. Apresente e justifique todos os cálculos

ANÁLISE COMPLEXA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS. Apresente e justifique todos os cálculos Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Álgebra e Análise ANÁLISE COMPLEXA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS TESTES DE RECUPERAÇÃO A - 6 DE JUNHO DE 9 - DAS H ÀS :3H Teste Apresente e justifique

Leia mais

Sinais e Sistemas Unidade 5 Representação em domínio da frequência para sinais contínuos: Transformada de Laplace

Sinais e Sistemas Unidade 5 Representação em domínio da frequência para sinais contínuos: Transformada de Laplace Sinais e Sistemas Unidade 5 Representação em domínio da frequência para sinais contínuos: Transformada de Laplace Prof. Cassiano Rech, Dr. Eng. rech.cassiano@gmail.com Prof. Rafael Concatto Beltrame, Me.

Leia mais

Capítulo 2 Dinâmica de Sistemas Lineares

Capítulo 2 Dinâmica de Sistemas Lineares Capítulo 2 Dinâmica de Sistemas Lineares Gustavo H. C. Oliveira TE055 Teoria de Sistemas Lineares de Controle Dept. de Engenharia Elétrica / UFPR Gustavo H. C. Oliveira Dinâmica de Sistemas Lineares 1/57

Leia mais

Controle de Processos Aula: Função de transferência, diagrama de blocos, polos e zeros

Controle de Processos Aula: Função de transferência, diagrama de blocos, polos e zeros 107484 Controle de Processos Aula: Função de transferência, diagrama de blocos, polos e zeros Prof. Eduardo Stockler Tognetti Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 2 o Semestre

Leia mais

O método do lugar das raízes

O método do lugar das raízes 4 O método do lugar das raízes 4.1 Introdução Neste capítulo é apresentado o método do lugar das raízes, que consiste basicamente em levantar a localização dos pólos de um sistema em malha fechada em função

Leia mais

Circuitos Elétricos II

Circuitos Elétricos II Universidade Federal do ABC Eng. de Instrumentação, Automação e Robótica Circuitos Elétricos II José Azcue, Prof. Dr. Transformada inversa de Laplace Definição Funções racionais Expansão em frações parciais

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Circuitos Elétricos I EEL 420. Módulo 9

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Circuitos Elétricos I EEL 420. Módulo 9 Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuitos Elétricos I EEL 420 Módulo 9 Steinmetz Tesla Hertz Westinghouse Conteúdo 9 - Análise de Regime Permanente Senoidal...1 9.1 - Números complexos...1 9.2 -

Leia mais

Definição (6.1): Definimos equação diferencial como uma qualquer relação entre uma função e as suas derivadas.

Definição (6.1): Definimos equação diferencial como uma qualquer relação entre uma função e as suas derivadas. Capítulo 6 Definição (6.1): Definimos equação diferencial como uma qualquer relação entre uma função e as suas derivadas. Definição (6.2): Seja e uma função real incógnita definida num intervalo aberto.

Leia mais

Pólos, Zeros e Estabilidade

Pólos, Zeros e Estabilidade Pólos, Zeros e Estabilidade Definindo Estabilidade A condição para estabilidade pode também ser expressa da seguinte maneira: se um sistema é estável quando sujeito a um impulso, a saída retoma a zero.

Leia mais

TRANSFORMADA DE FOURIER. Larissa Driemeier

TRANSFORMADA DE FOURIER. Larissa Driemeier TRANSFORMADA DE FOURIER Larissa Driemeier TESTE 7hs30 às 8hs00 Este não é um sinal periódico. Queremos calcular seu espectro usando análise de Fourier, mas aprendemos que o sinal deve ser periódico. O

Leia mais

2/47. da matemática é ainda de grande importância nas várias áreas da engenharia. Além disso, lado de Napoleão Bonaparte. 1/47

2/47. da matemática é ainda de grande importância nas várias áreas da engenharia. Além disso, lado de Napoleão Bonaparte. 1/47 Introdução aos Circuitos Elétricos Séries e Transformadas de Fourier Prof. Roberto Alves Braga Jr. Prof. Bruno Henrique Groenner Barbosa UFLA - Departamento de Engenharia Sinais: conjunto de dados ou informação

Leia mais

Sinais e Sistemas. Tempo para Sistemas Lineares Invariantes no Tempo. Representações em Domínio do. Profª Sandra Mara Torres Müller.

Sinais e Sistemas. Tempo para Sistemas Lineares Invariantes no Tempo. Representações em Domínio do. Profª Sandra Mara Torres Müller. Sinais e Sistemas Representações em Domínio do Tempo para Sistemas Lineares Invariantes no Tempo Profª Sandra Mara Torres Müller Aula 7 Representações em Domínio do Tempo para Sistemas Lineares e Invariantes

Leia mais

Métodos Matemáticos para Engenharia

Métodos Matemáticos para Engenharia Métodos Matemáticos para Engenharia Transformada de Laplace Docentes: > Prof. Fabiano Araujo Soares, Dr. Introdução Muitos parâmetros em nosso universo interagem através de equações diferenciais; Por exemplo,

Leia mais

ELETROTÉCNICA (ENE078)

ELETROTÉCNICA (ENE078) UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Graduação em Engenharia Civil ELETROTÉCNICA (ENE078) PROF. RICARDO MOTA HENRIQUES E-mail: ricardo.henriques@ufjf.edu.br Aula Número: 20 Revisão da aula passada... Circuitos

Leia mais

Circuitos Elétricos II

Circuitos Elétricos II Universidade Federal do ABC Eng. de Instrumentação, Automação e Robótica Circuitos Elétricos II José Azcue, Prof. Dr. Transformada de Laplace Definição da Transformada de Laplace Propriedades da Transformada

Leia mais

Sistemas e Sinais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica

Sistemas e Sinais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica Propriedades das Representações de Fourier Sinais periódicos de tempo contínuo ou discreto têm uma representação por série de Fourier, dada pela soma ponderada de senoides complexas com frequências múltiplas

Leia mais

Fundamentos de Controlo

Fundamentos de Controlo Fundamentos de Controlo a Série Resposta no Tempo de Sistemas Causais. S.1 Exercícios Resolvidos P.1 Seja H(s) = s (s + ) a função de transferência de um SLIT contínuo causal. Qual dos sinais da Figura

Leia mais

Circuitos Elétricos II

Circuitos Elétricos II Universidade Federal do ABC Eng. de Instrumentação, Automação e Robótica Circuitos Elétricos II José Azcue, Prof. Dr. Ganho e Deslocamento de Fase Função de Rede (ou de Transferência) Estabilidade 1 Definições

Leia mais

Controle. Transformada Laplace básico

Controle. Transformada Laplace básico Controle Transformada Laplace básico REQUISITOS Para perfeita compreensão do conteúdo desta aula é desejável o entendimento dos seguintes assuntos (eventualmente disponíveis em outros vídeos neste canal):

Leia mais

AULA 3. CRITÉRIO DE ESTABILIDADE DE Routh-Hurwitz. Universidade Federal do ABC UFABC ESTA003-17: SISTEMAS DE CONTROLE I

AULA 3. CRITÉRIO DE ESTABILIDADE DE Routh-Hurwitz. Universidade Federal do ABC UFABC ESTA003-17: SISTEMAS DE CONTROLE I Universidade Federal do ABC UFABC ESTA003-17: SISTEMAS DE CONTROLE I AULA 3 CRITÉRIO DE ESTABILIDADE DE Routh-Hurwitz PROF. DR. ALFREDO DEL SOLE LORDELO TELA CHEIA Critério de estabilidade de Routh A questão

Leia mais

Controle de Processos Aula: Função de transferência, diagrama de blocos e pólos

Controle de Processos Aula: Função de transferência, diagrama de blocos e pólos 107484 Controle de Processos Aula: Função de transferência, diagrama de blocos e pólos Prof. Eduardo Stockler Tognetti Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 1 o Semestre 2016

Leia mais

TRANSFORMADA DE LAPLACE E OPERADORES LINEARES

TRANSFORMADA DE LAPLACE E OPERADORES LINEARES TRANSFORMADA DE LAPLACE E OPERADORES LINEARES O DOMÍNIO DE LAPLACE Usualmente trabalhamos com situações que variam no tempo (t), ou seja, trabalhamos no domínio do tempo. O domínio de Laplace é um domínio

Leia mais

J. A. M. Felippe de Souza 10 Estabilidade. 10 Estabilidade

J. A. M. Felippe de Souza 10 Estabilidade. 10 Estabilidade J. A. M. Felippe de Souza 10 Estabilidade 10 Estabilidade 10.1 Introdução à Estabilidade 3 Definição 10.1 Estabilidade 3 Definição 10.2 - BIBO-estável 3 Teorema 10.1 Localização dos polos 4 Exemplo 10.1

Leia mais

Introdução aos Sinais e Sistemas

Introdução aos Sinais e Sistemas Introdução aos Sinais e Sistemas Deise Monquelate Arndt deise.arndt@ifsc.edu.br Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações IFSC - Campus São José Índice 1 Sinais Operações com Sinais

Leia mais

Aula 12. Transformada de Laplace II

Aula 12. Transformada de Laplace II Aula 12 Transformada de Laplace II Matérias que serão discutidas Nilsson Circuitos Elétricos Capítulos 12, 13 e 14 LAPLACE Capítulo 8 Circuitos de Segunda ordem no domínio do tempo Revisão A transformada

Leia mais

Sistemas de Controle

Sistemas de Controle Sistemas de Controle Adriano Almeida Gonçalves Siqueira Aula 2 - Transformada de Laplace e Função Transferência Sistemas de Controle p. 1/27 Função Impulso Unitário Função pulso com área unitária: f(t)

Leia mais

Sistemas e Sinais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica

Sistemas e Sinais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica O método das frações parciais usa o conhecimento de diversos pares de transformada Z básicos e as propriedades da transformada Z para obtenção da transformada Z inversa das funções de interesse Admite-se

Leia mais

O processo de filtragem de sinais pode ser realizado digitalmente, na forma esquematizada pelo diagrama apresentado a seguir:

O processo de filtragem de sinais pode ser realizado digitalmente, na forma esquematizada pelo diagrama apresentado a seguir: Sistemas e Sinais O processo de filtragem de sinais pode ser realizado digitalmente, na forma esquematizada pelo diagrama apresentado a seguir: 1 Sistemas e Sinais O bloco conversor A/D converte o sinal

Leia mais

Sinais e Sistemas. A Transformada de Fourier de Tempo Contínuo. Renato Dourado Maia. Universidade Estadual de Montes Claros. Engenharia de Sistemas

Sinais e Sistemas. A Transformada de Fourier de Tempo Contínuo. Renato Dourado Maia. Universidade Estadual de Montes Claros. Engenharia de Sistemas Sinais e Sistemas A Transformada de Fourier de Tempo Contínuo Renato Dourado Maia Universidade Estadual de Montes Claros Engenharia de Sistemas Introdução Nas últimas aulas, desenvolvemos a representação

Leia mais

Comecemos escrevendo a forma geral de uma equação diferencial de ordem n, 1 inear e invariante no tempo, , b i

Comecemos escrevendo a forma geral de uma equação diferencial de ordem n, 1 inear e invariante no tempo, , b i 3 6 ADL aula 2 Função de Transferência Comecemos escrevendo a forma geral de uma equação diferencial de ordem n, 1 inear e invariante no tempo, onde c(t) é a saída, r(t) é a entrada e os a i, b i e a forma

Leia mais

Aula 4 Respostas de um SLIT

Aula 4 Respostas de um SLIT Aula 4 Respostas de um SLIT Introdução Características de um SLIT Resposta ao degrau unitário Resposta a entrada nula Resposta total A convolução entre dois sinais de tempo contínuo x(t) e h(t) é dada

Leia mais

VI. MÉTODO DO LUGAR GEOMÉTRICO DAS RAÍZES

VI. MÉTODO DO LUGAR GEOMÉTRICO DAS RAÍZES INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA-AERONÁUTICA MPS-43: SISTEMAS DE CONTROLE VI. MÉTODO DO LUGAR GEOMÉTRICO DAS RAÍZES Prof. Davi Antônio dos Santos (davists@ita.br) Departamento

Leia mais

Capítulo 3. Função de transferência e dinâmicas dos sistemas

Capítulo 3. Função de transferência e dinâmicas dos sistemas DINÂMICA DE SISTEMAS BIOLÓGICOS E FISIOLÓGICOS Capítulo 3 Função de transferência e dinâmicas dos sistemas 3.1. Aplicação da transformada de Laplace às equações diferenciais A transformada de Laplace é

Leia mais

Análise de Circuitos 2

Análise de Circuitos 2 Análise de Circuitos 2 Introdução (revisão) Prof. César M. Vargas Benítez Departamento Acadêmico de Eletrônica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 1 Análise de Circuitos 2 - Prof. César

Leia mais

ANÁLISE MATEMÁTICA IV LEEC SÉRIES, SINGULARIDADES, RESÍDUOS E PRIMEIRAS EDO S. disponível em

ANÁLISE MATEMÁTICA IV LEEC SÉRIES, SINGULARIDADES, RESÍDUOS E PRIMEIRAS EDO S. disponível em Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Álgebra e Análise Última actualiação: //003 ANÁLISE MATEMÁTICA IV LEEC RESOLUÇÃO DA FICHA 3 SÉRIES, SINGULARIDADES, RESÍDUOS E PRIMEIRAS

Leia mais

Sistemas de Controle 1

Sistemas de Controle 1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Sistemas de Controle 1 Cap2 - Modelagem no Domínio de Frequência Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro Sistemas de Controle 1 Prof. Dr. Marcos

Leia mais

Modelos Matemáticos de Sistemas

Modelos Matemáticos de Sistemas Modelos Matemáticos de Sistemas Introdução; Equações Diferenciais de Sistemas Físicos; Aproximações ineares de Sistemas Físicos; Transformada de aplace; Função de Transferência de Sistemas ineares; Modelos

Leia mais

Sinais e Sistemas Unidade 5 Representação em domínio da frequência para sinais contínuos: Transformada de Laplace

Sinais e Sistemas Unidade 5 Representação em domínio da frequência para sinais contínuos: Transformada de Laplace Sinais e Sistemas Unidade 5 Representação em domínio da frequência para sinais contínuos: Transformada de Laplace Prof. Cassiano Rech, Dr. Eng. rech.cassiano@gmail.com Prof. Rafael Concatto Beltrame, Me.

Leia mais

Sistemas lineares. Aula 4 Respostas de um SLIT

Sistemas lineares. Aula 4 Respostas de um SLIT Sistemas lineares Aula 4 Respostas de um SLIT Cronograma Introdução Características de um SLIT Resposta ao degrau unitário Resposta a entrada nula Resposta total Introdução A convolução entre dois sinais

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Biomédica. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade de Coimbra. Análise e Processamento de Bio-Sinais - MIEBM

Licenciatura em Engenharia Biomédica. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade de Coimbra. Análise e Processamento de Bio-Sinais - MIEBM Licenciatura em Engenharia Biomédica Faculdade de Ciências e Tecnologia Slide Slide 1 1 Tópicos: Representações de Fourier de Sinais Compostos Introdução Transformada de Fourier de Sinais Periódicos Convolução

Leia mais

Análise de Sistemas em Tempo Contínuo usando a Transformada de Laplace

Análise de Sistemas em Tempo Contínuo usando a Transformada de Laplace Análise de Sistemas em Tempo Contínuo usando a Transformada de Laplace Edmar José do Nascimento (Análise de Sinais e Sistemas) http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Universidade Federal do Vale do

Leia mais

Sistemas a Tempo Discreto

Sistemas a Tempo Discreto Sistemas a Tempo Discreto 1. Caracterização de sistemas dinâmicos a tempo discreto 2. Transformada-Z 3. FT discreta, estabilidade e analogia com domínio-s 4. Sistemas amostrados 4.1 Amostragem e retenção

Leia mais

Aula 9. Diagrama de Bode

Aula 9. Diagrama de Bode Aula 9 Diagrama de Bode Hendrik Wade Bode (americano,905-98 Os diagramas de Bode (de módulo e de fase são uma das formas de caracterizar sinais no domínio da frequência. Função de Transferência Os sinais

Leia mais

Análise de Sinais e Sistemas

Análise de Sinais e Sistemas Universidade Federal da Paraíba Departamento de Engenharia Elétrica Análise de Sinais e Sistemas Luciana Ribeiro Veloso luciana.veloso@dee.ufcg.edu.br ANÁLISE DE SINAIS E SISTEMAS Ementa: Sinais contínuos

Leia mais

ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS II

ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS II ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS II Módulo III FASORES E IMPEDÂNCIA Números Complexos Forma Retangular: 2 Números Complexos Operações com o j: 3 Números Complexos Forma Retangular: z = x+jy sendo j=(-1)

Leia mais

Redução de Múltiplos Subsistemas. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello 1

Redução de Múltiplos Subsistemas. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello 1 Redução de Múltiplos Subsistemas Carlos Alexandre Mello 1 Introdução Sistemas mais complexos são compostos por diversos subsistemas Queremos representar múltiplos subsistemas com apenas uma função de transferência

Leia mais

Fundamentos de Controle

Fundamentos de Controle Fundamentos de Controle Modelagem matemática de sistemas de controle Prof. Juliano G. Iossaqui Engenharia Mecânica Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Londrina, 2017 Prof. Juliano G. Iossaqui

Leia mais

T7 - Oscilações forçadas. sen (3)

T7 - Oscilações forçadas. sen (3) Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T7 FÍSICA EXPERIMENTAL I - 2007/08 OSCILAÇÕES FORÇADAS NUM CIRCUITO RLC 1. Objectivo Estudar um circuito RLC série ao qual é aplicada

Leia mais