A vida como obra de arte: ética em Nietzsche?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A vida como obra de arte: ética em Nietzsche?"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências Psicologia A vida como obra de arte: ética em Nietzsche? Adriel D. Vieira, RA Novembro/2008 Monografia apresentada para conclusão da disciplina de Ética Profissional, no 10º termo do curso de Psicologia, ministrado pelo Prof. Dr. Ari Fernando Maia.

2 A vida como o bra de a rte: éti ca em Nietzsche? P á g i n a 2 A vida como obra de arte: ética em Nietzsche? Nietzsche nunca chegou a tratar especificamente sobre a ética, porém é possível vislumbrar uma ética no bojo de sua crítica à moral que apresenta como saída a transvaloração dos valores 1. A crítica à moral estabelecida por Nietzsche vai fundo através de uma genealogia da moral 2, onde o filósofo investigará o próprio valor dos valores, para então destituir da moral o peso da verdade universal, abrindo possibilidades para o surgimento de um homem capaz de inventar a si mesmo, o que sustentaria uma condição na qual a vida não estaria sob o jugo de um exército de critérios como bom e mau, certo e errado, verdade e mentira, etc. No contexto da superação dos modos de viver do homem moderno que até então tem contribuído para uma negação da vida, a arte, da perspectiva de Nietzsche, é um dos elementos fundamentais para afirmação do devir. Através da arte e suas manifestações na música, no teatro e em outras criações, é possível atingir o âmago da vida, evitar a decadência, libertar o homem do niilismo 3, criar sentido e intensificar o viver. No contexto dessa força transformadora, é possível trazer em tona uma implicação ética a partir da arte enquanto fenômeno estético que contribui para a alegria do viver. Uma leitura cronológica da obra de Nietzsche revela que em um primeiro momento O nascimento da tragédia, ou helenismo e pessimismo (1886) - a arte surge enquanto uma atividade verdadeiramente metafísica, e mais tarde o próprio filósofo anuncia sua modificação em uma anotação de Humano, demasiado humano, dizendo que suas posições metafísico-estéticas a respeito da arte foram agradáveis, porém insustentáveis (Safranski, 2004). Em "Miscelânea de opiniões e sentenças" (1879), complemento de Humano, demasiado humano (1886) a arte perde o seu caráter de essencialidade metafísica e passa a ser uma força ativa para o homem criar e dar sentido à vida. No aforismo A transvaloração de valores perpassa por toda obra de Nietzsche, remetendo à superação dos valores que negam a vida para a criação de novos valores. Busca uma superação dos valores já arraigados, principalmente pelo pensamento socrático-platônico e pela moral cristã; o que implicaria em uma abertura para outras perspectivas da relação homem e mundo. 2 Genealogia da moral é um método que Nietzsche utiliza para explicar as origens de um valor moral, o que implica em esclarecer sobre as condições e circunstâncias nas quais nasceram e vingaram determinados juízos de valor. 3 O termo niilismo aparece sob várias configurações na obra de Nietzsche. De maneira geral, refere-se a uma inércia criativa perante a vida, que aparece esvaziada de valores e vista sob uma ótica de negação e experimentada como um fardo.

3 A vida como o bra de a rte: éti ca em Nietzsche? P á g i n a 3 do complemento, Nietzsche deixa bem claro essa mudança de foco artístico e conseqüentemente do sentido que esta implica para a vida: A arte deve antes de tudo e primeiramente embelezar a vida, portanto, fazer com que nós próprios nos tornemos suportáveis e, se possível, agradáveis uns aos outros: com essa tarefa em vista, ela nos modera e nos refreia, cria formas de trato, impõe aos indivíduos leis do decoro, do asseio, de cortesia, de falar e calar no momento oportuno. A arte deve, além disso, ocultar ou reinterpretar tudo o que é feio, aquele lado penoso, apavorante, repugnante que, a despeito de todo esforço, irrompe sempre de novo, de acordo com o que é próprio à natureza humana: deve proceder desse modo especialmente em vista das paixões e das dores e angústias da alma e, no inevitável e irremediavelmente feio, fazer transparecer o significativo. (...) (Nietzsche, Miscelânea de opiniões e sentenças, 2007, p.81) Esse trecho mostra que a arte pode embelezar a vida quando se sai de uma posição de simples contemplação para uma de aquisição de hábitos e atributos de criador, na qual o homem passa a ser artista da própria existência. Sem destituir a importância da arte, Nietzsche retira sua essência metafísica que havia posto inicialmente, e a coloca como tarefa de criar a si mesmo como obra de arte, o que evidencia também, um caráter ético presente nessa relação da vida com a arte que irá contribuir para o processo de subjetivação. Sua oposição aqui, se verifica à deificação, à idolatria das obras de arte que, por atribuir todos os privilégios da criação ao gênio, deixa de criar a si mesmo, o que se configura para Nietzsche em um desperdício de forças. Destituída de essência e do caráter primordial, a arte passa a figurar como mais um elemento para dar sentido à vida. No aforismo 107 de A Gaia Ciência (2001) Nietzsche nos diz: (...) Como fenômeno estético a existência ainda nos é suportável, e por meio da arte nos são dados olhos e mãos e, sobretudo, boa consciência, para poder fazer de nós mesmos um tal fenômeno. (...) (p.132) Feita tais considerações, este trabalho considerará a arte dentro da perspectiva mais tardia de Nietzsche, sem, contudo, abandonar a primeira obra de Nietzsche, O nascimento da tragédia, ou helenismo e pessimismo (1886) 4, que apresenta idéias fundamentais para se compreender a relação da arte enquanto afirmação da vida, o que será bastante esclarecedor para fundamentar a ética dentro do plano estético da arte. Mesmo que Nietzsche tenha abdicado do valor metafísico da arte, este nunca deixou de ser um tema de importância em suas reflexões filosóficas. Surge em um 4 Esta edição será citada apenas como NT no decorrer deste trabalho.

4 A vida como o bra de a rte: éti ca em Nietzsche? P á g i n a 4 primeiro momento, com grande veemência, em NT e irá persistir até os seus últimos escritos, sempre com o caráter de conferir um sentido à vida, dignificá-la, capaz de nos seduzir para que possamos continuar dizendo Sim à vida! (Safranski, 2004). As formas artísticas compreendem na obra de Nietzsche, uma profunda conexão do processo de simbolização com a força e potência da vida que é a vontade de potência. Em seus Fragmentos póstumos (1993), Nietzsche diz que Nós temos a arte a fim de não morrer de verdade, o que implica em uma forma de convergência entre a ética e a estética, onde ambas se constroem a partir da união entre força e forma. A arte e a vida se encontram porque o trabalho de simbolização das formas artísticas é uma experiência ética de exaltação da existência. Na primeira fase de produção de Nietzsche a vida é concebida como vontade 5, desejo, força cega que escapa à razão humana. A vida implica absolutamente em morte, de tal forma que do ponto de vista racional ela se torna absurda. Parece que até aqui Schopenhauer e Nietzsche concordam, mas este último divergiu fundamentalmente de seu inicial mestre, exigiu uma arte otimista como remédio para nos curar e salvar desta verdade insuportável, em detrimento dos caminhos de negação da vontade que Schopenhauer irá assumir enquanto condição para suportar a própria vida. Nietzsche, longe dos filósofos metafísicos que querem verdade a todo custo, querem expor à luz, desvelar, descobrir, tudo absolutamente que por razões é mantido oculto (A gaia ciência, 2001, p.14), não pretende desvendar o inaudito. Nesse sentido, a ética na arte de Nietzsche sustenta a criação que se encontra na aparência, da ilusão que celebra e tonifica a vida, pois só como fenômeno estético podem a existência e o mundo justificar-se eternamente (NT, 5, p.47). A vontade criadora em relação com a arte surge então como uma força que pode potencializar a vida. A atividade artística pode comportar uma espécie de subjetividade intensiva para o eu sou 6 que excede os limites da razão e faz do júbilo a experiência da vida. Nietzsche enquanto filósofo da cultura meditará sobre a arte grega, os gregos e a tragédia, e a relação da arte com a vida, pois viu no povo helênico um momento onde a vida era afirmada incondicionalmente (Safranski, 2004). Nessas reflexões, em NT, 5 Schopenhauer influenciou profundamente a obra de Nietzsche no início, sobretudo com a sua concepção de vida como sendo essencialmente vontade, porém desde o início a idéia de vontade em Nietzsche é percebida como vontade criadora (Dias, 1997). 6 "Atrás de seus pensamentos e sentimentos, meu irmão, há um senhor mais poderoso, um sábio desconhecido ele se chama 'eu sou'. Habita teu corpo; é o teu corpo." (Assim falou Zaratustra, p. 40, Martin Claret: 2000)

5 A vida como o bra de a rte: éti ca em Nietzsche? P á g i n a 5 Nietzsche percebe que houve uma ruptura com a tragédia grega que atestava uma postura de afirmação à vida que irá marcar profundamente a cultura ocidental, tornandoa doente: em coma, pois sofre de niilismo. Os sintomas dessa cultura manifestar-se-ão na tradição filosófica, moral e religiosa. Em sua busca genealógica Nietzsche encontra no pensamento socrático a origem desse processo de decadência cultural, pois foi este modo de pensar metafísico e idealista que vingou como base para nossa civilização. Toda arte, desde a morte da tragédia pelas mãos do socratismo, ficou relegada ao outro, que não a verdade. A arte ficou desvinculada da vida, é esta a denúncia de Nietzsche (Mosé, 2005, p. 232). É nesse combate contra a metafísica socrática, uma das lutas incessantes na obra de Nietzsche, que ele irá atribuir ao artista, enquanto gênio transfigurador, a tarefa de restaurar a saúde da cultura, fazendo da arte uma exaltação para a força vital do homem. Na obra NT, Nietzsche nos apresenta sua estética pela qual entende não somente o estudo das obras de artes, mas também sua genealogia e efeitos na cultura e na vida das civilizações. Visando não somente uma intelectualidade lógica e operando plasticamente, livre de conceitos, ele vê em dois grandes deuses da arte grega, Apolo e Dionísio, recursos para interpretação da vida, compreendendo-os como impulsos estéticos que não pertencem ao homem, mas à própria natureza. Através destas duas pulsões, Nietzsche irá determinar as contraposições entre as forças que atuam no contínuo desenvolvimento da arte. Apolo é o deus da forma que se manifesta na arte figurada plasticamente, a arte apolínea; e Dionísio é o pai da arte não figurada, da música, a arte dionisíaca. É através desta leitura inovadora de impulsos da vida que Nietzsche irá buscar entender como essas forças se encontram e se reconciliam na tragédia grega. Para Lima (2005) é através do signo representado pelos deuses Dionísio e Apolo que Nietzsche vai elaborar o seu pensamento estético-metafísico em NT. Dionísio e Apolo são símbolos da idéia e da representação. Representavam no povo helênico, respectivamente, a junção dos impulsos da embriaguez e da forma. Era na reconciliação com essas duas forças que para Nietzsche o grego pré-socrático conseguiu criar a arte maior: a tragédia grega (Nascimento, 2006). Nesse sentido, apolíneo e dionisíaco serão interpretados como impulsos presentes na base da civilização, da cultura e da arte, e o predomínio de uma ou outra força determinará uma dada configuração cultural, sendo a perfeita síntese dessas forças encontrada na tragédia grega pré-socrática.

6 A vida como o bra de a rte: éti ca em Nietzsche? P á g i n a 6 Com o pensamento socrático essas duas forças serão separadas, provocando a morte da arte trágica e produzindo o homem da razão que carrega em seu itinerário a dualidade manifesta na separação do mundo. Nietzsche dirá que "Afinal, a estética não passa de fisiologia aplicada" (Nietzsche contra Wagner, 1999, p.53). Nesse sentido, apolíneo e dionisíaco são impulsos que se satisfazem no bojo de estados fisiológicos. No sonho onde a bela aparência da forma se expressa em Apolo, de um lado, e na embriaguez que não é senão a manifestação fisiológica do estado dionisíaco; sonho e embriaguez, para Nietzsche, são primordiais estados estéticos que clamam por uma libertação dos limites da consciência empírica, já que a criação da arte não encontra um eu consciente como autor, mas a força criadora como potência para a constante necessidade de afirmação incondicional da vida. Contudo, nessa relação entre a vida e a arte, desponta um estado de aparência que se sabe aparência, ilusão que se sabe ilusão, sem se confundir com realidade empírica. São como paisagens nas quais vivemos e sofremos sem perder de vista a sensação da aparência. Para Nietzsche, se estamos suscetível ao artístico diante da realidade de um sonho, contemplamo-nos prazerosamente a partir dessas imagens. Sejam elas agradáveis ou não, interpretamos a vida e exercitamo-nos para a vida, e a vontade enquanto condição fundamental, necessita de construir imagens para tornar a vida possível e digna de ser vivida (NT). Em NT Nietzsche também aponta uma diferença decisiva entre gregos e bárbaros que é fundamental para esclarecer sobre sua estética. Através de Apolo os gregos obtiveram a confiança inabalável no principium individuationis, que nos remete à compreensão da possibilidade da singularização e a multiplicação do Uno essencial e indiviso 7 que compõe o universo por parte de Dionísio. A existência singular então só se torna possível pelo princípio da individuação, porém é também decorrente deste princípio que a existência pode ser percebida como essencialmente sofrimento, pois ela é rompida com o Uno essencial, isto é, a dilaceração com o todo do universo em indivíduos, e sendo a existência individual uma mutilação do Uno essencial e indiviso, ela representa a dor. Por outro lado, Dionísio provoca o êxtase do prazer ao romper com 7 Neste momento da obra de Nietzsche, influenciado por Schopenhauer, a realidade é pensada como vontade única, como indica a expressão. Já nos escritos da última fase esta expressão é abandonada, e a realidade aparece descrita com o termo vontade de potência. (Safranski, 2004, cap.4)

7 A vida como o bra de a rte: éti ca em Nietzsche? P á g i n a 7 o princípio da individuação e traz em tona o que há de mais íntimo do homem e da natureza, e ao contrário de Apolo, o homem deixa de sentir-se enquanto indivíduo e volta a fazer parte do todo universal na qual havia se separado devido ao subjetivo que desvanece em completo esquecimento (Safranski, 2004, p.52-74). Na Grécia pré-socrática a experiência aterrorizante do impulso dionisíaco transformou-se em fenômeno artístico, e foi através das festas dionisíacas que os helenos conheceram a música e a embriaguez que se fez arte e, somente com elas que o rompimento do principium individuationis tornou-se fenômeno estético. Dionísio precisa ser expresso para que não seja destruidor, aqui o elemento devastador que é próprio da vontade é neutralizado pelo processo artístico de simbolização. Os gregos pré-socráticos são o exemplo que Nietzsche encontrou de civilização que conheceu a máxima reconciliação entre as forças apolíneo-dionisíaco. Para ele, esse povo conheceu o horror do existir e conseguiu através do sofrimento afirmar a vida. Na criação onírica dos deuses olímpicos, os gregos, ao verem a existência vivida pelos deuses no plano humano, vislumbram sentido e dignidade para o viver. Esses gregos criaram deuses para poderem viver e sem a beleza apolínea a vida seria insuportável. Assim, a arte é por excelência um modo de encobrir e subtrair do olhar a verdade aterrorizadora da vida: a morte. Um remédio contra todo pessimismo que empurra o homem para os recônditos do niilismo. Sintetizado por Nietzsche, as obras de arte desses gregos são como rosas a desabrochar da moita espinhosa (NT, p. 37). A necessidade de existir poeticamente foi tal para o heleno que até o seu lamento se converte em hino de louvor à vida (NT, p. 37). Nesse sentido, a relação entre dionisíaco-apolíneo nos remete a uma arte que é, para Nietzsche, fruto da força transfiguradora da embriaguez com a aparência da forma que é o próprio trabalho de potencialização da vida em suas convergências para dar sentido à vida e intensificar o viver. A tragédia grega como obra de arte apolíneodionisíaca reúne sonho e embriaguez, luz e sombra, aparência e essência, imagem e música. Essa positividade da vida exaltada por Nietzsche no trágico decorre da ausência de fundamento que caracteriza tanto a estética da vida como os valores da cultura. O que a arte da perspectiva nietzschiana encena é a possibilidade de uma multiplicidade de signos para o homem pintar a vida como interpretação infinita. O palco desse artista é caracterizado por um jogo de forças marcado pela luta entre forma e ausência de forma:

8 A vida como o bra de a rte: éti ca em Nietzsche? P á g i n a 8 um fenômeno estético. Nessa relação da vida com a arte, podemos vislumbrar uma ética do viver que influi num processo de subjetivação pautado em uma estética da existência. A estética da existência como ética em Nietzsche Se os helenos foram capazes de suportar a existência, foi porque esta foi transformada pela arte, que a intensificou e afirmou. A cultura grega pré-socrática elevou a vida em seu valor supremo, acima de qualquer avaliação metafísica, moral e religiosa. Esta última, para os helenos, foi eminentemente artística. Por estar desobrigada de compactuar com uma fastidiosa retratação servil da realidade, essa estética da existência que encontra na arte a sua força maior, relaciona-se com o que representa o mais próximo do desejo do homem em sua condição de um "eunós" que se ajusta na multiplicidade complexa de hierarquias entre energias intrapsíquicas presentes no corpo (Giacóia Júnior, Cinco aulas sobre Nietzsche). O efeito da arte dentro da perspectiva nietzschiana dissolve o peso das convenções da civilização, substituindo-as por um sentimento de unidade, a certeza de que apesar de todo o sofrimento que possa estar presente na vida, esta pode ser tomada em uma aparência repleta de alegria. Por assim dizer, o homem pode ser salvo pela arte, e através desta salva-se a vida nele. A relação da arte com a vida no pensamento de Nietzsche implica em uma ética no processo de subjetivação em função de uma estética da existência na qual permite ao sujeito desenvolver uma arte de viver que favorece a si. Esse modo de experimentação da vida se sustenta em uma crítica dos valores enquanto critérios universais que condicionam a experiência da vida e limitam as possibilidades de criação, na medida em que estes passam a ser vistos como produções humanas, demasiadamente humanas, como apontado ao longo da obra de Nietzsche. É importante deixar claro que a relação da vida e da arte no processo de subjetivação não é uma tarefa somente individual. Dias (2008) aponta que uma estética da existência não se trata apenas de relações individualistas, o outro é fundamental nessa ética, pois a elaboração estética não é um exercício solitário, uma vez que a transformação de si está visceralmente ligada com a transformação da vida. Assim, o homem como obra de arte, necessariamente, trabalha tanto para uma existência em

9 A vida como o bra de a rte: éti ca em Nietzsche? P á g i n a 9 sociedade, como para a sua própria condição de sujeito singular. Por não tratar apenas da relação consigo mesmo, essa ética implica em uma organização da existência onde estão interligados a arte e a vida convergindo para uma arte de viver. Dias (2008) entende que a separação entre vida e arte é absurda, uma vez que a estética da existência instrui-se com as artes enquanto produtos ao longo da história. Nesse sentido, a vida enquanto obra de arte na qual o homem é o próprio artista que se faz ao se deparar também com outras obras de arte, oferece maiores possibilidades de escolhas pessoais, em contraposição aos limites impostos pela tradição moral, religiosa e do saber que sustentam valores imutáveis e universais. Foucault (1994b, apud Nascimento), em seus estudos que buscaram esclarecer sobre a problematização do surgimento do sujeito ético nas várias faces da vida cotidiana, na qual observou a atuação dos mecanismos e das relações de poder sobre a constituição do indivíduo, também corrobora para uma estética da existência orientando uma ética que permite uma criação do viver de acordo com o sujeito do desejo, do contrário, conforme aponta: "A busca de uma forma de moral que seja aceitável para todos - no sentido de que todos devem submeter-se a ela - parece-me catastrófica." Da forma como se configura a ética atualmente, o homem está sujeito a se constituir de acordo com princípios universais, embora sejam eles marcados pela efemeridade, ambivalência e incerteza que agudamente sustentam a ética na pósmodernidade 8. Mesmo a marca da efemeridade é um efêmero que ainda quer ser universal, quer ser palavra de verdade; nesse sentido os valores ainda o são da ordem metafísica (Martins, 2006), estabelecem um domínio rigoroso do desejo que deixa a vida do aqui e agora marcada por uma negação da vida. Assim como o foi na modernidade, a vida de homens e mulheres no momento atual, é marcada pela constante busca de ideais que são tidos como adequados para todos. O pensamento de Nietzsche contribui para a superação desse niilismo e a arte em sua relação com a vida. Essa arte não é aquela que diz respeito à idolatração de gênios e objetos, mas é uma arte para dar sentido à vida, criar uma ilusão que se sabe ilusão, e está em profunda conexão com o homem na sua experiência do viver. Dentro dessa perspectiva, a ética que surge permite pensar o homem como obra de si mesmo. O seu processo de subjetivação é de privilégio de uma ética que não está sob os domínios da 8 Para maiores detalhes sobre essa temática, fica sugerida a obra de Zygmunt Bauman, Ética pósmoderna, 2003, editora Paulus, São Paulo.

10 A vida como obra de arte: éti ca em Nietzsche? P á g i n a 10 interdição de leis universais, mas de um princípio de estilização da conduta, de uma estética da existência que daria forma e sentido à vida em infinitas perspectivas. Essa ética implica na coragem do homem de abdicar da idéia de que a existência já é dada, determinada e configurada por um suposto saber legitimador. Ao superar essa tradição o homem passa a pensar que precisa criar a si mesmo em constância. Tais apontamentos não fundamentam uma ética nova, pelo contrário, a ética aqui surge na medida em que não define o que devemos fazer nem se pretende ser universal e válida para todos os tempos e circunstâncias. Essa ética é uma forma singular de viver e indivisa à alteridade, se sustenta por uma estética da existência e é produzida com o devir, com as experiências, com escolhas que são possíveis e outras não, das quais o homem relaciona-se com esses elementos e tem a liberdade de jogá-los fora imediatamente caso não os sirva. Referências bibliográficas DIAS, R. M. Nietzsche e Foucault: a vida como obra de arte. In: Imaculada Kangusso, Olimpio Pimenta, Pedro Süssekind, Romero Freitas. (Org.). O cômico e o trágico. 1 ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008, v. 1, p DIAS, R. M. A influência de Schopenhauer na filosofia da arte de Nietzsche em O nascimento da tragédia. Cadernos Nietzsche 3, p , Disponível em: < Acesso em: 05/10/2008. JÚNIOR, O. G. Cinco aulas sobre Nietzsche. Rubedo Artigos. Disponível em: < Acesso em: 05/10/2008. LIMA, M. J. S., Filosofia e tragédia. Um exame do dionisíaco na obra de Nietzsche. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo, São Paulo. MARTINS, A. A vida como fluxo e a vida como descontinuidade: do sujeito transitório às identidades congeladas. CPFL Cultura, 2006, vídeo sonoro, colorido 98min. Disponível em: < 2&videoteca_ID=202>. Acesso em: 05/10/2008. MOSÉ, V., Nietzsche e a grande política da linguagem. São Paulo: Civilização brasileira. NASCIMENTO, A. R., O que é psicologia para Nietzsche? Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

11 A vida como obra de arte: éti ca em Nietzsche? P á g i n a 11 NASCIMENTO, W. F. Nos rastros de Foucault: ética e subjetividade. Disponível em: < ult.htm>. Acesso em: 05/10/2008. NIETZSCHE, Friedrich. Nietzsche contra Wagner. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, NIETZSCHE, Friedrich: O Nascimento da Tragédia. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, NIETZSCHE, F. Fragmentos póstumos. Seleção e tradução: Oswaldo Giacóia Júnior. Campinas: IFCH/UNICAMP, NIETZSCHE, F. A gaia ciência. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, NIETZSCHE, F. Humano, demasiado humano. Um livro para espíritos livres. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, SAFRANSKI, R. Nietzsche: biografia de uma tragédia. Tradução de Lya Luft. São Paulo: Geração Editorial, 2001.

Roberto Machado NIETZSCHE E A VERDADE. 3ª edição Edição revista

Roberto Machado NIETZSCHE E A VERDADE. 3ª edição Edição revista Roberto Machado NIETZSCHE E A VERDADE 3ª edição Edição revista São Paulo / Rio de Janeiro 2017 Sumário Introdução 7 Esclarecimento 19 I Arte e ciência 1 A arte trágica e a apologia da aparência 23 2 Metafísica

Leia mais

Professora : Consuelo Holanda

Professora : Consuelo Holanda Professora : Consuelo Holanda A arte pode levar o homem de um estado de fragmentação a um estado de ser íntegro, total. A arte capacita o homem para compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la,

Leia mais

Aula 21. Boa Tarde! Filosofia Moderna Nietzsche

Aula 21. Boa Tarde! Filosofia Moderna Nietzsche Aula 21 Boa Tarde! Filosofia Moderna Nietzsche Friedrich Nietzsche 1844-1900 Não sou Homem, sou Dinamite Uma Filosofia para Espíritos Livres A FILOSOFIA A GOLPES DE MARTELO A Filosofia Aforismos: Estilo

Leia mais

gênio na antiguidade, mostrando como os gregos consideraram o tema, e como o romantismo se apropriou da idéia, com forte inspiração kantiana.

gênio na antiguidade, mostrando como os gregos consideraram o tema, e como o romantismo se apropriou da idéia, com forte inspiração kantiana. Conclusão Levando em conta as discussões sobre o tema na tradição filosófica, Nietzsche escapa de um procedimento metafísico e coloca a idéia de gênio para além de um simples ideal. Por ideal, Nietzsche

Leia mais

Professora : Consuelo

Professora : Consuelo Professora : Consuelo Holanda @consueloholanda- consueloholanda2010@hotmail.com Os Retirantes de Cândido Portinari- 1944 Azulejaria em carne viva- Adriana Varejão- 2001 A arte pode levar o homem de um

Leia mais

necessidade como característica fundamental do trágico, contudo, não discordará de Schiller no que concerne ao elogio direcionado à liberdade

necessidade como característica fundamental do trágico, contudo, não discordará de Schiller no que concerne ao elogio direcionado à liberdade 76 CONCLUSÃO O pensamento de juventude de Nietzsche está cercado por reconhecidas e consensuais influências que inserem as principais reflexões contidas em O nascimento da tragédia, sua primeira obra publicada,

Leia mais

Revista Pandora Brasil Número 57, Agosto de 2013 ISSN Alisson Flores Caires VIDA ENQUANTO VONTADE DE POTÊNCIA

Revista Pandora Brasil Número 57, Agosto de 2013 ISSN Alisson Flores Caires VIDA ENQUANTO VONTADE DE POTÊNCIA VIDA ENQUANTO VONTADE DE POTÊNCIA RESUMO: O presente artigo pretende investigar a concepção Nietzscheana de Vida e natureza, buscando esclarecer a relação que há entre essas duas forças contrárias e únicas.

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II. Professor Danilo Borges

REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II. Professor Danilo Borges REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Professor Danilo Borges ATENÇÃO! Esta revisão geral de conteúdo tem a função de orientar, você estudante, para uma discussão dos temas e problemas

Leia mais

O drama da existência

O drama da existência O drama da existência O termo existencialismo designa o conjunto de tendências filosóficas que, embora divergentes em vários aspectos, têm na existência o ponto de partida e o objeto fundamental de reflexões.

Leia mais

CRONOLOGIA. Friedrich Nietzsche ( )

CRONOLOGIA. Friedrich Nietzsche ( ) CRONOLOGIA Friedrich Nietzsche (1844-1900) 1844 - Em Röcken, Prússia, a 15 de outubro, nasce Friedrich Nietzsche. 1869 - Torna-se professor de filologia clássica na Universidade de Basiléia. 1872 - Publica

Leia mais

Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara.

Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara. FILOSOFIA ANTIGA Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara. Está presente na água de Tales: H20. Essencial para a vida dos seres vivos. É a causa do movimento da natureza: vento move nuvens,

Leia mais

NIETZSCHE NÃO SOU HOMEM, SOU DINAMITE

NIETZSCHE NÃO SOU HOMEM, SOU DINAMITE NIETZSCHE NÃO SOU HOMEM, SOU DINAMITE Uma filosofia para espíritos livres A filosofia a golpes de martelo a palavra "martelo" deve ser entendida como marreta, para destroçar os ídolos, e também como diapasão,

Leia mais

ASPECTOS ROMÂNTICOS NA FILOSOFIA DO JOVEM NIETZSCHE: DA ARTE TRÁGICA AO GÊNIO FILOSÓFICO. GARCIA, Naillê de Moraes¹; ARALDI, Clademir Luís².

ASPECTOS ROMÂNTICOS NA FILOSOFIA DO JOVEM NIETZSCHE: DA ARTE TRÁGICA AO GÊNIO FILOSÓFICO. GARCIA, Naillê de Moraes¹; ARALDI, Clademir Luís². ASPECTOS ROMÂNTICOS NA FILOSOFIA DO JOVEM NIETZSCHE: DA ARTE TRÁGICA AO GÊNIO FILOSÓFICO GARCIA, Naillê de Moraes¹; ARALDI, Clademir Luís². 1,2 Deptº de Filosofia ISP/UFPel Rua Alberto Rosa, 154 - CEP

Leia mais

Nietzsche: a decadência da arte e a retomada do espírito trágico

Nietzsche: a decadência da arte e a retomada do espírito trágico Nietzsche: a decadência da arte e a retomada do espírito trágico Erica Costa Sousa - Mestranda em Filosofia UFC. Bolsista Funcap. ericacosta21@hotmail.com Resumo: O presente trabalho versará sobre o que

Leia mais

contida nos Pensamentos de Pascal sobre algumas vezes o divertimento tornar-se realização de coisas úteis.

contida nos Pensamentos de Pascal sobre algumas vezes o divertimento tornar-se realização de coisas úteis. 129 Conclusão Por muito tempo achei que a ausência é falta. E lastimava, ignorante, a falta. Hoje, não a lastimo. Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim. E sinto-a, branca, tão pegada,

Leia mais

A VIDA COMO PROCESSO DE TRANSFIGURAÇÃO POÉTICA: UMA OBRA DE ARTE

A VIDA COMO PROCESSO DE TRANSFIGURAÇÃO POÉTICA: UMA OBRA DE ARTE A VIDA COMO PROCESSO DE TRANSFIGURAÇÃO POÉTICA: UMA OBRA DE ARTE Autor: Antônio Micael Pontes da Silva 1, Orientador: Ivan Maia de Melo 2 Resumo: Este trabalho visa problematizar a concepção da estética

Leia mais

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 3, Ano AS CONDUTAS DE MÁ-FÉ. Moura Tolledo

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 3, Ano AS CONDUTAS DE MÁ-FÉ. Moura Tolledo 39 AS CONDUTAS DE MÁ-FÉ Moura Tolledo mouratolledo@bol.com.br Brasília-DF 2006 40 AS CONDUTAS DE MÁ-FÉ Moura Tolledo 1 mouratolledo@bol.com.br Resumo A Má-Fé foi escolhida como tema, por se tratar de um

Leia mais

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ARTE E DA VONTADE NO PENSAMENTO DE NIETZSCHE

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ARTE E DA VONTADE NO PENSAMENTO DE NIETZSCHE CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ARTE E DA VONTADE NO PENSAMENTO DE NIETZSCHE Bruna Dutra Fernandes (Bolsista do Grupo PET-Filosofia UFSJ) Profa. Dra. Glória Maria Ferreira Ribeiro (Orientadora - Tutora do Grupo

Leia mais

NIETZSCHE: ALÉM-DO-HOMEM E BARROS, ROBERTO NIETZSCHE: ALÉM-DO-HOMEM E

NIETZSCHE: ALÉM-DO-HOMEM E BARROS, ROBERTO NIETZSCHE: ALÉM-DO-HOMEM E NIETZSCHE: ALÉM-DO-HOMEM E IDEALIDADE ESTÉTICA 1 Bruno Martins Machado (UFS) 2 br.ma.machado@gmail.com BARROS, ROBERTO NIETZSCHE: ALÉM-DO-HOMEM E IDEALIDADE ESTÉTICA. CAMPINAS: EDITORA PHI, 2016, PP.198.

Leia mais

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA Nada de grande se realizou no mundo sem paixão. G. W. F. HEGEL (1770-1831) Século XIX Revolução Industrial (meados do século XVIII) Capitalismo; Inovações

Leia mais

Nietzsche na filosofia atual: o eterno retorno como acontecimento do pensar *

Nietzsche na filosofia atual: o eterno retorno como acontecimento do pensar * Nietzsche na filosofa atual: o eterno retorno como acontecimento do pensar Nietzsche na filosofia atual: o eterno retorno como acontecimento do pensar * Estela Beatriz Barrenechea A filosofia, tal como

Leia mais

UM OLHAR SOBRE A QUESTÃO DA CONSCIÊNCIA EM NIETZSCHE

UM OLHAR SOBRE A QUESTÃO DA CONSCIÊNCIA EM NIETZSCHE UM OLHAR SOBRE A QUESTÃO DA CONSCIÊNCIA EM NIETZSCHE Alexandre Valença Teixeira Mestrando HCTE UFRJ alexandrevl2006@gmail.com INTRODUÇÃO Poderíamos, com efeito pensar, sentir, querer, recordar- nos, poderíamos

Leia mais

NIETZSCHE: Educador da

NIETZSCHE: Educador da NIETZSCHE: Educador da Humanidade Rosa Maria Dias - Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Em Além do bem e do mal, Nietzsche concebe o filósofo como o homem da responsabilidade mais

Leia mais

RESENHA. [SOUSA, Mauro Araujo de. Religião em Nietzsche: Eu acreditaria somente num Deus que soubesse dançar. São Paulo: Paulus, 2015]

RESENHA. [SOUSA, Mauro Araujo de. Religião em Nietzsche: Eu acreditaria somente num Deus que soubesse dançar. São Paulo: Paulus, 2015] 156 RESENHA [SOUSA, Mauro Araujo de. Religião em Nietzsche: Eu acreditaria somente num Deus que soubesse dançar. São Paulo: Paulus, 2015] Jerry Adriano Villanova Chacon 1 Religião em Nietzsche é um tema

Leia mais

3ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

3ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP 3ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP 1. A frase mostra um dos principais objetivos de Francis Bacon (Chico Toicinho): demonstrar que o conhecimento consistia simplesmente em acreditar

Leia mais

Filosofia (aula 15) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 15) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 15) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Teoria do Conhecimento Teoria do Conhecimento A crise da Razão Blaise Pascal (1623-1662) Soren Kierkegaard (1813-1855) Pascal (séc. XVII)

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas NIETZSCHE, Friedrich W. A filosofia na idade trágica dos gregos. Tradução: Maria Inês Madeira de Andrade. Lisboa: Edições 70, 1995. (Versão em PDF).. A Gaia Ciência. Tradução:

Leia mais

Friedrich Nietzsche. Não sou Homem, sou Dinamite Uma Filosofia para Espíritos Livres. Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio

Friedrich Nietzsche. Não sou Homem, sou Dinamite Uma Filosofia para Espíritos Livres. Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio Friedrich Nietzsche Não sou Homem, sou Dinamite Uma Filosofia para Espíritos Livres A FILOSOFIA A GOLPES DE MARTELO 1 "Conheço a minha sorte. Alguma

Leia mais

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Teatro MODALIDADE: Graduação DISCIPLINA: Estética ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos DOCENTE RESPONSÁVEL: Semestre Letivo:

Leia mais

Introdução à Estética

Introdução à Estética Profa. Consuelo Holanda @consueloholanda consueloholanda2010@hotmail.com Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda Estética cotidiana O uso comum da palavra estética se dá no sentido de beleza

Leia mais

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)

Leia mais

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média:

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: EXERCÍCIOS ON LINE 3º BIMESTRE DISCIPLINA: Filosofia PROFESSOR(A): Julio Guedes Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: NOME: Nº.: Exercício On Line (1) A filosofia atingiu

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Dúvida Metódica Em Descartes Antonio Wardison Canabrava da Silva* A busca pelo conhecimento é um atributo essencial do pensar filosófico. Desde o surgimento das investigações mitológicas,

Leia mais

Preocupações do pensamento. kantiano

Preocupações do pensamento. kantiano Kant Preocupações do pensamento Correntes filosóficas Racionalismo cartesiano Empirismo humeano kantiano Como é possível conhecer? Crítica da Razão Pura Como o Homem deve agir? Problema ético Crítica da

Leia mais

Filosofia (aula 20) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 20) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 20) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Teorias Éticas - Antropocentrismo; - Reflexão Filosófica; - Ascensão da Burguesia; - Surgimento do Capitalismo; - Visa tornar-se senhor da

Leia mais

Como se define a filosofia?

Como se define a filosofia? Como se define a filosofia? Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores

Leia mais

TOMO III O PESSIMISMO ESTÉTICO DE NIETZSCHE 13

TOMO III O PESSIMISMO ESTÉTICO DE NIETZSCHE 13 SUMÁRIO Nota dos editores... 11 TOMO III O PESSIMISMO ESTÉTICO DE NIETZSCHE 13 Introdução... 15 Nota bibliográfica... 25 LIVRO PRIMEIRO: AS ORIGENS E O RENASCIMENTO DA TRAGÉDIA 27 Capítulo 1. A tragédia

Leia mais

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. RUBENS Todo RAMIRO exemplo JR (TODOS citado

Leia mais

RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA

RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA 1) Para Parmênides o devir ou movimento é uma mera aparência provocada pelos enganos de nossos sentidos. A realidade é constituída pelo Ser que é identificado

Leia mais

AULA DE FILOSOFIA. Prof. Alexandre Cardoso

AULA DE FILOSOFIA. Prof. Alexandre Cardoso AULA DE FILOSOFIA Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram

Leia mais

A TRAGÉDIA EM NIETZSCHE E LACAN: SUA ORIGEM E SUA ÉTICA Lucas Guilherme Fernandes Bruna Pinto Martins Brito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF/PUCG

A TRAGÉDIA EM NIETZSCHE E LACAN: SUA ORIGEM E SUA ÉTICA Lucas Guilherme Fernandes Bruna Pinto Martins Brito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF/PUCG A TRAGÉDIA EM NIETZSCHE E LACAN: SUA ORIGEM E SUA ÉTICA Lucas Guilherme Fernandes Bruna Pinto Martins Brito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF/PUCG RESUMO A tragédia surge no universo grego situada

Leia mais

A estética Chegamos finalmente ao último porto deste nosso curso, concluindo assim nosso estudo sobre o fazer humano, realizado nesta unidade.

A estética Chegamos finalmente ao último porto deste nosso curso, concluindo assim nosso estudo sobre o fazer humano, realizado nesta unidade. A estetíca A estética Chegamos finalmente ao último porto deste nosso curso, concluindo assim nosso estudo sobre o fazer humano, realizado nesta unidade. Abordamos agora a questão da estética, vinculada

Leia mais

Pensamento do século XIX

Pensamento do século XIX Pensamento do século XIX SÉCULO XIX Expansão do capitalismo e novos ideais De acordo com a periodização tradicional, considera-se a Revolução Francesa o marco inicial da época contemporânea. Esse movimento

Leia mais

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o A busca da verdade Os filósofos pré-socráticos investigavam a natureza, sua origem de maneira racional. Para eles, o princípio é teórico, fundamento de todas as coisas. Destaca-se Heráclito e Parmênides.

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia PRGRA Pró-Reitoria de Graduação DIRPS Diretoria de Processos Seletivos

Universidade Federal de Uberlândia PRGRA Pró-Reitoria de Graduação DIRPS Diretoria de Processos Seletivos FILOSOFIA GABARITO OFICIAL DEFINITIVO Questão 1 a) A virtude, segundo Aristóteles, consiste em manter o justo meio entre um excesso e uma falta vinculados a sentimentos, paixões e ações. A virtude ética

Leia mais

Turma: Turno: Noturno Quadrimestre: 3º Ano: 2016 turma: Docente(s) responsável(is): Aléxia Cruz Bretas

Turma: Turno: Noturno Quadrimestre: 3º Ano: 2016 turma: Docente(s) responsável(is): Aléxia Cruz Bretas Caracterização da disciplina Código da disciplina: BH1307 Nome da disciplina: História da filosofia contemporânea: o século XIX Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Campus:

Leia mais

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 Aula Véspera UFU 2015 Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 NORTE DA AVALIAÇÃO O papel da Filosofia é estimular o espírito crítico, portanto, ela não pode

Leia mais

Processo Seletivo 2011-2 Filosofia

Processo Seletivo 2011-2 Filosofia Filosofia 1) Gabarito Final sem distribuição de pontos - Questão 1 A) De acordo com o pensamento de Jean-Jacques Rousseau, o poder soberano é essencialmente do povo e o governo não é senão depositário

Leia mais

A VONTADE DE PODER E O ETERNO RETORNO DO MESMO COMO ARTE 1 THE WILL OF POWER AND THE ETERNAL RETURN OF THE SAME AS ART

A VONTADE DE PODER E O ETERNO RETORNO DO MESMO COMO ARTE 1 THE WILL OF POWER AND THE ETERNAL RETURN OF THE SAME AS ART A VONTADE DE PODER E O ETERNO RETORNO DO MESMO COMO ARTE 1 THE WILL OF POWER AND THE ETERNAL RETURN OF THE SAME AS ART João Francisco Cócaro Ribeiro 2, Fábio César Junges 3 1 Projeto de Iniciação Científica.

Leia mais

BIBLIOTECA DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS VOL. 22. Coorde1zador Roberto Machado

BIBLIOTECA DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS VOL. 22. Coorde1zador Roberto Machado BIBLIOTECA DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS VOL. 22 Coorde1zador Roberto Machado Roberto Machado Nietzsche e a verdade Roberto Machado CIP-Brasil. Catalogação-Na-Fonte (Sindicato Nacional dos Editores

Leia mais

6º Simposio de Ensino de Graduação EXCURSÕES [IN] NIETZSCHE: PASSEIO FILOSÓFICO SOBRE O SUJEITO ARTISTA N'O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA

6º Simposio de Ensino de Graduação EXCURSÕES [IN] NIETZSCHE: PASSEIO FILOSÓFICO SOBRE O SUJEITO ARTISTA N'O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA 6º Simposio de Ensino de Graduação EXCURSÕES [IN] NIETZSCHE: PASSEIO FILOSÓFICO SOBRE O SUJEITO ARTISTA N'O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA Autor(es) JOSE DE ASSIS MORAES JUNIOR Orientador(es) JOSÉ LIMA JR. 1.

Leia mais

PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO.

PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CANOINHAS I FÓRUM DE PROFESSORES DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DO PLANALTO NORTE CATARINENSE - 2007 PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. Sandro Luiz Bazzanella sandroba@terra.com.br

Leia mais

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 2, Ano BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 2, Ano BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO 30 BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO Moura Tolledo mouratolledo@bol.com.br Brasília-DF 2006 31 BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO

Leia mais

A possibilidade do discurso religioso em Nietzsche: o deus dançarino

A possibilidade do discurso religioso em Nietzsche: o deus dançarino Comunicação Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported A possibilidade do discurso religioso em Nietzsche: o deus dançarino Carla Bianca Costa de Oliveira Este texto é parte

Leia mais

A VONTADE DE PODER COMO AFIRMAÇÃO DA VIDA

A VONTADE DE PODER COMO AFIRMAÇÃO DA VIDA A VONTADE DE PODER COMO AFIRMAÇÃO DA VIDA WLISSES DE FREITAS FREIRE - Bacharelado em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). wlissesweb@gmail.com

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO

QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO ESTUDAR PARA A PROVA TRIMESTRAL DO SEGUNDO TRIMESTRE PROFESSORA: TATIANA SILVEIRA 1 - Seguiu-se ao período pré-socrático

Leia mais

Os Sociólogos Clássicos Pt.2

Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Max Weber O conceito de ação social em Weber Karl Marx O materialismo histórico de Marx Teoria Exercícios Max Weber Maximilian Carl Emil Weber (1864 1920) foi um intelectual

Leia mais

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor).

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). Exercícios sobre Hegel e a dialética EXERCÍCIOS 1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). b) é incapaz de explicar

Leia mais

ROMANTISMO KIERKEGAAR PROF. ANDERSON W.

ROMANTISMO KIERKEGAAR PROF. ANDERSON W. FILOSOFIA ROMANTISMO KIERKEGAAR PROF. ANDERSON W. (1813 1855) SUAS PRINCIPAIS OBRAS: Migalhas Filosóficas (1884), Ou isso/ou aquilo (1843), Temor e Tremor (1843) O conceito de angústia (1844). SUBJETIVISMO:

Leia mais

Jair Barboza. Schopenhauer: a decifração do enigma do mundo

Jair Barboza. Schopenhauer: a decifração do enigma do mundo Jair Barboza Schopenhauer: a decifração do enigma do mundo Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial: Jacqueline Mendes Fontes Coordenador de revisão: Tiago José Risi Leme Revisão:

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética e Moral Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA E MORAL Embora estejam relacionados entre si, os termos 'ética' e 'moral' são dois conceitos distintos. Os termos

Leia mais

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO Hermenêutica e Interpretação não são sinônimos: HERMENÊUTICA: teoria geral da interpretação (métodos, estratégias, instrumentos) INTERPRETAÇÃO: aplicação da teoria geral para

Leia mais

CONSTÂNCIO, João. Arte e Niilismo. Nietzsche e o Enigma do Mundo. Lisboa: Edições Tinta-da-China, p. Carlos Kenji Koketsu

CONSTÂNCIO, João. Arte e Niilismo. Nietzsche e o Enigma do Mundo. Lisboa: Edições Tinta-da-China, p. Carlos Kenji Koketsu CONSTÂNCIO, João. Arte e Niilismo. Nietzsche e o Enigma do Mundo. Lisboa: Edições Tinta-da-China, 2013. 392p. Carlos Kenji Koketsu Mestrando no programa de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná.

Leia mais

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida.

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida. Três verdades essenciais que você precisa saber Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/08/2009 Culto do Amigo Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre

Leia mais

A ORIGEM DA FILOSOFIA

A ORIGEM DA FILOSOFIA A ORIGEM DA FILOSOFIA UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA. SÓCRATES. A IMPORTÂNCIA DOS GREGOS Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia

Leia mais

Introdução À Ética e a Moral. A verdadeira Moral zomba da Moral Blaise Pascal( )

Introdução À Ética e a Moral. A verdadeira Moral zomba da Moral Blaise Pascal( ) Introdução À Ética e a Moral A verdadeira Moral zomba da Moral Blaise Pascal(1623-1662) Ética ou Filosofia Moral: Parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam

Leia mais

Introdução a Filosofia

Introdução a Filosofia Introdução a Filosofia Baseado no texto de Ludwig Feuerbach, A essência do homem em geral, elaborem e respondam questões relacionadas a este tema. 1- Quem foi Feuerbach? PERGUNTAS 2- Qual é a diferença

Leia mais

O ESTADO MODERNO COMO PROCESSO HISTÓRICO A formação do Estado na concepção dialética de Hegel

O ESTADO MODERNO COMO PROCESSO HISTÓRICO A formação do Estado na concepção dialética de Hegel 1 O ESTADO MODERNO COMO PROCESSO HISTÓRICO A formação do Estado na concepção dialética de Hegel ELINE LUQUE TEIXEIRA 1 eline.lt@hotmail.com Sumário:Introdução; 1. A dialética hegeliana; 2. A concepção

Leia mais

Fiat lux, lux in tenebris, fiat lux et pereat mundus

Fiat lux, lux in tenebris, fiat lux et pereat mundus Leite, R. (2016). Fiat lux, lux in tenebris, fiat lux er pereat mundus. In M. Oliveira & S. Pinto (Eds.), Atas do Congresso Internacional Comunicação e Luz (pp. 238-243). Braga: CECS. Raquel Leite foto.leiter@hotmail.com

Leia mais

NIETZSCHE E UMA ÉTICA DIONISÍACA

NIETZSCHE E UMA ÉTICA DIONISÍACA RESUMO: NIETZSCHE E UMA ÉTICA DIONISÍACA Paulo Cesar Jakimiu Sabino UNESPAR-Fafiuv/PIBIC-Fundação Araucária pcjsabino1@yahoo.com.br Samon Noyama O presente trabalho tem por intuito apresentar uma perspectiva

Leia mais

Bases winnicottianas para uma clínica da inventividade.

Bases winnicottianas para uma clínica da inventividade. 1 Bases winnicottianas para uma clínica da inventividade. Della Nina, Milton Assim como Winnicott, ao falar sobre a unidade dialética mãe-bebê, surpreendeu o plenário dizendo: não existe isso que chamamos

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO HUMANO SOB A PERSPECTIVA DE BION E WINNICOTT

O DESENVOLVIMENTO HUMANO SOB A PERSPECTIVA DE BION E WINNICOTT O DESENVOLVIMENTO HUMANO SOB A PERSPECTIVA DE BION E WINNICOTT Carla Maria Lima Braga Inicio a minha fala agradecendo o convite e me sentindo honrada de poder estar aqui nesta mesa com o Prof. Rezende

Leia mais

Arte trágica como alternativa para a racionalidade

Arte trágica como alternativa para a racionalidade Célia Machado Benvenho 1 RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar a proposta do jovem Nietzsche de uma Metafísica da Arte, ou seja, uma justificativa estética do mundo através da arte trágica.

Leia mais

APOLO E DIONÍSIO A QUESTÃO DA ARTE NO HORIZONTE DE O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA DE NIETSZCHE

APOLO E DIONÍSIO A QUESTÃO DA ARTE NO HORIZONTE DE O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA DE NIETSZCHE - 1 - Ministério da Educação Brasil Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM Minas Gerais Brasil Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas Reg.: 120.2.095 2011 UFVJM ISSN: 2238-6424

Leia mais

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é

Leia mais

Ética e política da subjetividade: hermenêutica do sujeito e parrhesía em Michel Foucault.

Ética e política da subjetividade: hermenêutica do sujeito e parrhesía em Michel Foucault. Ética e política da subjetividade: hermenêutica do sujeito e parrhesía em Michel Foucault. André Pereira Almeida Os últimos cursos e trabalhos de Foucault acerca da constituição do sujeito ético e político

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO ( )

RESUMO EXPANDIDO ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA - ICV RESUMO EXPANDIDO (2014-2015) NIETZSCHE E AS ORIGENS PSICOLÓGICAS

Leia mais

C & Q Claudio C. Conti

C & Q Claudio C. Conti C & Q "A pergunta decisiva para o ser humano é esta: tens o infinito como referência? Este é o critério de sua vida. Quando alguém entende e sente que está conectado ao ilimitado já nesta vida, modificam-se

Leia mais

FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA

FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA SOBRE FILOSOFIA DEFINIÇÃO TRADICIONAL (segundo a perspectiva ocidental) TEOLOGIA CIÊNCIA certezas dúvidas Bertrand Russell (1872-1970) utiliza seus temas

Leia mais

Bem vindo à Filosofia. Prof. Alexandre Cardoso

Bem vindo à Filosofia. Prof. Alexandre Cardoso Bem vindo à Filosofia Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram

Leia mais

UNESP 2013 (Questão 12)

UNESP 2013 (Questão 12) UNESP 2013 (Questão 12) Do lado oposto da caverna, Platão situa uma fogueira fonte da luz de onde se projetam as sombras e alguns homens que carregam objetos por cima de um muro, como num teatro de fantoches,

Leia mais

MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I

MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I 4 MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I MINISTRADA PELO PROFESSOR MARCOS PEIXOTO MELLO GONÇALVES PARA A TURMA 1º T NO II SEMESTRE DE 2003, de 18/08/2003 a 24/11/2003 O Semestre

Leia mais

A tragédia para Nietzsche: oposição e interação entre o apolíneo e o dionisíaco Ivan Gapinski (UNICENTRO)

A tragédia para Nietzsche: oposição e interação entre o apolíneo e o dionisíaco Ivan Gapinski (UNICENTRO) A tragédia para Nietzsche: oposição e interação entre o apolíneo e o dionisíaco Ivan Gapinski (UNICENTRO) Resumo: O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise do pensamento do filósofo alemão

Leia mais

A estética, vem do termo grego aisthetiké, que significa "perceptive pelos sentidos", mas seu uso consagrou-se para se referir mais especificamente a

A estética, vem do termo grego aisthetiké, que significa perceptive pelos sentidos, mas seu uso consagrou-se para se referir mais especificamente a A estética A estética, vem do termo grego aisthetiké, que significa "perceptive pelos sentidos", mas seu uso consagrou-se para se referir mais especificamente a tudo que se pode ser percebido como agradável

Leia mais

Arte Greco-Romana e Expressionismo : a destruição dos modelos e dos valores ocidentais. Profa. Consuelo Holanda

Arte Greco-Romana e Expressionismo : a destruição dos modelos e dos valores ocidentais. Profa. Consuelo Holanda Arte Greco-Romana e Expressionismo : a destruição dos modelos e dos valores ocidentais Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com 1 Para os gregos e posteriormente pelos romanos, havia uma

Leia mais

O CONCEITO DE VERDADE: UMA VISÃO DO DIREITO SEGUNDO NIETZSCHE. Alan Duarte Villas Boas, Edgar Solano.

O CONCEITO DE VERDADE: UMA VISÃO DO DIREITO SEGUNDO NIETZSCHE. Alan Duarte Villas Boas, Edgar Solano. O CONCEITO DE VERDADE: UMA VISÃO DO DIREITO SEGUNDO NIETZSCHE. Alan Duarte Villas Boas, Edgar Solano. Universidade do Vale do Paraíba/Faculdade de Direito, Praça Cândido Dias Castejón,116, Centro, 12245-720

Leia mais

O. 8. BITTÇ~R EDU~RDO. Curso de Etica Jurídica. É ti c a geral e profissional. 12ª edição, revista, atualizada e modificada ..

O. 8. BITTÇ~R EDU~RDO. Curso de Etica Jurídica. É ti c a geral e profissional. 12ª edição, revista, atualizada e modificada .. EDU~RDO O. 8. BITTÇ~R "" Curso de Etica Jurídica É ti c a geral e profissional 12ª edição, revista, atualizada e modificada.. ~ o asaraiva SUMÁRIO Prefácio... 15 Apresentação... 19 PARTE I-Ética Geral

Leia mais

O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES ( )

O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES ( ) O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES (1596-1650) JUSTIFICATIVA DE DESCARTES: MEDITAÇÕES. Há já algum tempo que eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras,

Leia mais

Roteiro para a leitura do texto

Roteiro para a leitura do texto WEBER, Max - A "objetividade" do conhecimento nas Ciências Sociais In: Max Weber: A objetividade do conhecimento nas ciências sociais São Paulo: Ática, 2006 (: 13-107) Roteiro para a leitura do texto Data

Leia mais

A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à

A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à A principal forma de organização da sociedade grega durante a Antiguidade é a Polis, cidade-estado que produzia todos os bens necessários à subsistência do ser humano à época. Tinha autonomia política

Leia mais

PERSONAGEM CONCEITUAL, O FILÓSOFO E SEU DUPLO

PERSONAGEM CONCEITUAL, O FILÓSOFO E SEU DUPLO PERSONAGEM CONCEITUAL, O FILÓSOFO E SEU DUPLO JOSÉ EDUARDO PIMENTEL FILHO 1 Resumo: O presente texto trata do conceito de personagem conceitual, mostra como Deleuze e Guattari o pensaram, e mostra como

Leia mais

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Nunca deixou nada escrito Patrono da Filosofia Sh As principais fontes: Platão, Xenofonte e Aristóteles Questões Antropológicas O início

Leia mais

História e Sistema de Arte

História e Sistema de Arte História e Sistema de Arte Professor Isaac Antonio Camargo.Licenciado em Desenho e Plástica UNAERP/SP.Mestre em Educação UEL/PR.Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP www.artevis.blogspot.com Ementa

Leia mais

AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2016/2 - NOITE FILOSOFIA E ÉTICA

AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2016/2 - NOITE FILOSOFIA E ÉTICA AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2016/2 - NOITE FILOSOFIA E ÉTICA QUESTÃO 01: (ENADE 2006) A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como:

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL. Curso de Engenharia UNIP

ÉTICA PROFISSIONAL. Curso de Engenharia UNIP ÉTICA PROFISSIONAL Curso de Engenharia UNIP O QUE É ÉTICA? O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Pode ser entendida também

Leia mais

A estética como nova forma de conhecimento em Nietzsche

A estética como nova forma de conhecimento em Nietzsche Emanoel de Oliveira Taboas A estética como nova forma de conhecimento em Nietzsche Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre pelo Programa

Leia mais

É verso único. Sem segundo. Não tem frente nem verso; nem face nem dorso. Nem manifesta nem imanifesta, está por trás de todo o manifesto.

É verso único. Sem segundo. Não tem frente nem verso; nem face nem dorso. Nem manifesta nem imanifesta, está por trás de todo o manifesto. O universo não tem começo. Nunca terá fim. É verso único. Sem segundo. Não tem frente nem verso; nem face nem dorso. É um sem dois. O universo é a Vida manifesta. A Vida é. Nem manifesta nem imanifesta,

Leia mais