Pontifícia Universidade Católica de Goiás / 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás /

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pontifícia Universidade Católica de Goiás / 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás /"

Transcrição

1 Reorço de Estrutura de Conreto om Compósitos CFRP Estudo de Caso Byl Farney Rodrigues da Cunha Júnior 1, Letiia Faria Bahia 2, Stéanie de Freitas Honorato Angritharakis 3 1 Pontiíia Universidade Católia de Goiás / arneyjr@gmail.om 2 Pontiíia Universidade Católia de Goiás / letiiaariab@hotmail.om 3 Pontiíia Universidade Católia de Goiás / steanie_an@outlook.om Resumo O reorço em estruturas de onreto armado é um assunto que está sendo tratado om muita relevânia, porém, ainda há pouos estudos que abordem a temátia de orma sistematizada. Entre os métodos existentes de reorço, o uso de polímero reorçado om ibra de arbono (CFRP) está em resente aeitação devido as suas propriedades meânias, leveza e áil apliabilidade. No presente trabalho oi simulada uma ediiação de quatro pavimentos om 3 metros de piso a piso ada um, projetada para ins resideniais om argas ompatíveis que oi utilizada de orma indevida omo uma bibliotea, sem onsulta prévia ao projetista. Além disso, também oi simulado um erro de ontrole tenológio que aarretou em pilares om resistênia araterístia à ompressão inerior aos soliitados em projeto. Realizou-se o dimensionamento da estrutura para ins resideniais e, posteriormente, utilizou a mesma estrutura, porém om sobreargas reerentes à nova utilização da ediiação. Foram analisados os esorços e desloamentos do ediíio devido à nova sobrearga não prevista na onepção do projeto. Após as devidas análises da estrutura om o suporte do sotware Eberik na versão 9, veriiou-se a neessidade de reorço desta para que a mesma resista aos esorços da nova utilização. Posteriormente, os álulos dos reorços que, para eeitos deste estudo, oram realizados apenas em um pilar (P8) e uma viga (V7) apontaram para o reorço om duas lâminas de CFRP na viga estudada e om ino lâminas do mesmo material no pilar analisado. Conlui-se que para que a estrutura trabalhe om segurança e eiiênia é neessário que onsulte-se um proissional para a devida análise, esolha do melhor método de reorço e exeução segundo as reomendações. Palavras-have Conreto; reorço estrutural; ibra de arbono; polímero; CFRP. Introdução O onreto armado é o material mais utilizado na onstrução ivil e o mais empregado em estruturas no Brasil. Por muitos anos a preoupação om essas estruturas era apenas om a estabilidade, pois areditava-se que o onreto era um material perene em virtude do longo tempo que os problemas levavam para se maniestar. Porém, om o resente uso da estrutura de onreto armado aompanhado de estruturas ada vez mais esbeltas e venendo maiores vãos livres, notou-se a importânia do reorço da ediiação. Nos dias atuais este assunto tem ganhado tanto espaço quanto a estabilidade estrutural, mas ainda perebe-se a neessidade de estudos que abordem este tema prinipalmente nos ursos de graduação em engenharia ivil. O presente trabalho oi deinido devido a essa arênia no preparo e ormação de proissionais da área de engenharia ivil.

2 Oasionalmente as estruturas de onreto armado neessitam de reorço para reonstituir sua segurança e prorrogar sua durabilidade. Isso aontee no momento em que a ediiação atinge sua vida útil; devido à deterioração resultante do envelheimento natural; mudança do uso da estrutura; alteração na geometria; aidentes omo hoques ou inêndios; erros de projeto ou exeução ou devido à ação de agentes agressivos. Há diversas ténias para o reorço de ediiações em estruturas de onreto. Entre os métodos disponíveis o mais omum é a utilização de hapas metálias ou do próprio onreto armado para o reorço. Outros métodos que têm tido onsiderado desenvolvimento e aumento na sua utilização é o reorço de onreto armado utilizando-se FRP ( Fiber Reinored Polymer ), ou polímero reorçado om ibra. Entre os tipos de ibras existentes, as mais usuais são om ompósito de ibra de aramida, ompósitos de ibra de vidro e ompósitos de ibra de arbono, sendo este último o oo deste trabalho. O reorço utilizando CFRP ( Carbon Fiber Reinored Polymer ), ou polímeros reorçados om ibra de arbono, e sua notável aeitação deve-se ao seu baixo peso próprio, sua alta resistênia, alto módulo de elastiidade, ótima resistênia à orrosão, baixo ator de relaxação e a ailidade de exeução do reorço. Fundamentação Teória O desenvolvimento deste trabalho oi baseado nas reomendações e orientações de MACHADO E MACHADO (2015) que aborda a temátia de orma abrangente, o que possibilitou um bom embasamento para o artigo. Todas as reomendações utilizadas no projeto estrutural são baseadas no atendimento ao estado limite último. O tema abordado leva a níveis aeitáveis ontra a oorrênia de estado limite de utilização tanto omo ontrole de deormação exessiva e issuração. O sistema CFRP é um reorço externo, sendo assim, ele é aderido tanto nas aes superior, inerior e laterais das peças. Para análise das tensões e deormações admite-se válidas as seguintes hipóteses: Cálulos de aordo om a seção e quantidade de aço da estrutura pré-existente; Hipótese de Bernoulli; Despreza-se a resistênia de tração do onreto; A deormação do onreto não pode ultrapassar 3,5 (segundos os ritérios da NBR 6118:2014, para onreto do grupo I - k [50 MPa), e 3,0 (segundo as reomendações do ACI 440.2R-08); A aderênia do omposto CFRP e o substrato devem ser pereita; A deormação será linear até a ruptura no sistema omposto CFRP; Despreza-se o peso próprio da ibra Prinipais propriedades meânias Devem ser onsideradas as seguintes reomendações da ibra de arbono: u = C E.* u (1) u = C E. * u (2) (3) u E = ε u

3 u : Tensão de tração máxima de projeto de ibra de arbono; C E : Coeiiente de exposição ambiental; * u : Tensão de tração máxima da ibra de arbono (orneida pelo o abriante); u: Deormação máxima de projeto da ibra de arbono; * u: Deormação máxima da ibra de arbono (orneida pelo abriante) Resistênia inal da peça reorçada É primordial que os esorços soliitantes não exedam a apaidade resistente, onorme representado pela órmula abaixo: φm n /M u (4) φ: Fator de redução da resistênia. M n : Resistênia de álulo a lexão. M u : Momento letor de álulo atuante na seção. Dimensionamento do reorço om CFRP A deormação máxima permissível na ibra de arbono será orneida pela seguinte equação: ε = ε ε ε (5) ( b bi ) u b : Deormação na ibra onsiderada no reorço para o arregamento máximo. bi : Deormação pré-existente por oasião da instalação do CFRP. Em resumo, pode-se dizer que os seguintes passos ompõem o proedimento de dimensionamento: Arbitrar a proundidade da linha neutra() em onormidade om o modo de ruptura; Calular as deormações dos diversos materiais admitindo-se a linearidade da variação das mesmas; Conheidas as deormações, alulam-se as tensões atuantes nos diversos materiais; A partir do onheimento das orças az-se as veriiações do equilíbrio das mesmas. Se o momento resistente no sistema reorçado or maior que o momento soliitante máximo de álulo o proesso está ompleto. Abaixo estão expostas as órmulas utilizadas para enontrar a posição da linha neutra e o braço de alavana. 1) Posição da linha neutra: 1 1 2k (6) = d. 0,8 2) Braço de alavana para onretos do grupo I: 0,8 z = d 2 (7)

4 Reorço de elementos sujeito à lexo-ompressão om CFRP Os sistemas que utilizam CFRP podem ser utilizados para aumentar a resistênia à ompressão do onreto através do oninamento produzido por uma jaqueta ibra de arbono que enobre o onreto de CFRP. A resistênia à ompressão de uma peça de onreto om peso espeíio normal, não delgada e oninada por uma jaqueta CFRP, deve ser alulada utilizando a resistênia do onreto oninado. Para onreto não protendido om estribos onvenionai usamos a equação: φ P = 0,80φ 0,85. ' A A + A (8) n [ ( ) ] Para alular os valores neessários ao álulo das seções oninadas, são utilizadas as seguintes expressões: Para o intervalo 0 [ [ t : 2 ( EC E2 ) (9) 2 = EC. ε C. ε 4 ' C Para o intervalo t [ [ u : = ' + E2. ε (10) Sendo que: :Resistênia a ompressão do onreto; E 2 : Inlinação da porção linear do modelo tensão deormação para onreto oninado om FRP (MPa). ' ' (11) E2 = ε u : Resistênia a ompressão do onreto oninado; u : Deormação axial de ompressão última do onreto oninado orrespondente a 0,85 em um membro levemente oninado. A máxima resistênia á ompressão no onreto oninado ( ) e a máxima pressão de oninamento ( i ) serão aluladas om a utilização das seguintes equações: ' = ' = ψ.3,3.k (12) Considerando χ =0,95 tem-se que: a. i = ' = 3,135.ka. i g st y. st ' (13) 2E.n.t. ε (14) e i = D i : Pressão máxima de oninamento devido a FRP. K a : Fator de eiiênia do reorço de FRP na determinação do. O ator de eiiênia k onsidera a alha prematura do sistema CFRP. Esse valor oi enontrado experimentalmente variando entre 0,58 e 0,61. Assim sendo, será adotado o valor de 0,55 para k.

5 A deormação máxima por ompressão que pode ser mobilizada nas seções oninadas por CFRP é a orneida pela expressão (16), sendo que a limitação do resultado enontrado na expressão deve ser de 0,01. 0,45 (15) ε i e ε = + u ε' 1,50 12k b.. ' ε' K b : Fator de eiiênia do reorço de FRP na determinação do Ɛ u. Seções transversais não irulares A norma ameriana ACI 440.2R-08 não reomenda que seja exeutado o oninamento de peças que desumpram as seguintes reomendações: Relação: h (16) > 2 b Dimensão dos lados (h ou b) que exedam 900 mm, a não ser que a eetividade do oninamento seja demonstrado através de teste, onorme MACHADO E MACHADO (2015). No aso das seções não irulares, D é igual ao omprimento da diagonal da seção transversal retangular, onorme a equação abaixo: D = h² + b² (17) A orma das parábolas e a área resultante eetivamente oninada está em unção das dimensões h e b da oluna, do raio de urvatura dos enontros dos lados (r C ), assim omo da relação geométria da armadura longitudinal da pela (ρ g ), onorme demonstrado pela equação 19. b 2 h 2 (18) Metodologia 1 h A e = A.( h 2r ) +. ( b 2r ) 3A g 1 ρ Neste trabalho analisou-se uma estrutura de onreto armado iniialmente projetada para ins resideniais, mas que teve sua utilização alterada para uma bibliotea. Ao impor sobreargas mais elevadas à estrutura, oi analisada sua resposta em termos de esorços, deormações e desloamentos e propôs-se soluções de reorço estrutural de vigas e pilares ilustrando esta situação. Para a análise utilizou-se uma planta de ôrma de um projeto estrutural itíio. A ediiação itíia ontém quatro pavimentos om piso a piso de três metros ada um. O dimensionamento oi realizado no Eberik na versão 9, programa de análise e detalhamento de estruturas de onreto armado. Com o suporte do sotware para projeto estrutural, realizou-se o dimensionamento da estrutura para ins resideniais e, posteriormente, utilizou a mesma estrutura, porém om sobreargas reerentes à nova utilização da ediiação. Foram analisados os esorços e g b

6 desloamentos do ediíio devido à nova sobrearga não prevista na onepção do projeto. Através destes dados onstatou-se a neessidade de reorço em várias vigas e pilares. O programa oi alimentado através das inormações das araterístias ísias e geométrias admitidas para a estrutura onorme representação da planta de ôrma da estrutura demonstrada na igura A01 do apêndie. O quadro 01 apresenta as araterístias ísias da estrutura e o quadro 02 mostra as araterístias dos materiais, onorme exposto abaixo. Posteriormente, oram analisados os dados obtidos através do sotware e omparados om os valores, esorços e desloamentos admissíveis e presumiu-se que o melhor método a adotar oi o reorço om ompósito CFRP. Tipo de Conreto CONCRETO ARMADO Quadro 1 Caraterístias ísias da estrutura Classe de Relação água Cobrimento Agressividade imento nominal (mm) Ambiental Modulo de elastiidade E s (MPa) CAAII 0, Quadro 2 Caraterístias dos materiais Elemento k (MPa) E s (MPa) Vigas Lajes Para eeitos deste estudo elegeu-se apenas um pilar e uma viga entre os que neessitam de reorços. Não houve um ritério espeíio para a esolha dos elementos analisados, apenas veriiou-se qual viga e pilar oram orretamente dimensionados sob atuação da sobrearga de projeto e que no segundo momento não suportaram as sobreargas impostas pela nova utilização. Nesse ontexto oram seleionados a viga V7 (12x50 m) e o pilar P8 (15x55 m). Os álulos de reorços dos elementos oram realizados para os pavimentos mais soliitados e repliados para os pavimentos neessitados de reorço. Além da sobrearga imposta na estrutura devido à alteração da utilização, também oi simulado um erro de ontrole tenológio dos pilares. Na simulação oi representada a onstatação de que os projetos que soliitavam pilares om resistênia araterístia do onreto à ompressão ( k ) de 40 MPa apresentavam apenas 25 MPa, onorme omprovação dos ensaios. Devido a essas oorrênias oi imposto um aumento da resistênia em 28% e houve neessidade da exeução do reorço om ibra de arbono nos pavimentos TIPO 1, TIPO 2, TIPO 3, TIPO 4 e COBERTURA. A igura 01 apresenta o detalhamento do pilar P8 onorme exeutado. Figura 01 - Detalhamento pilar P8

7 A viga V7 oi outro dos elementos que também não suportou a sobrearga que a bibliotea impôs à estrutura. A viga, que apresentava momento letor ilustrado na igura 02, passou a apresentar momentos iguais aos apresentados na igura 03. Para este aso oi onsiderado apenas lexão simples. Devido a isso oram realizados os álulos para reorçá-la nos pavimentos TIPO 1, TIPO 2 e TIPO 3 om Polímero Reorçado om Fibra de Carbono (CFRP). Na igura 04 está o detalhamento reerente à viga V7. Figura 02 - Momentos Fletores de Cálulo antes da sobrearga Figura 03 - Momentos Fletores de Cálulo após a sobrearga Figura 04 - Detalhamento viga V7 A ibra utilizada no reorço tem as seguintes araterístias: módulo de elastiidade do CFRP (E ) igual a MPa; deormação de ruptura última do reorço CFRP (Ɛ* u ) igual a 0,017 mm/mm; tensão última de tração (* u ) igual a 3800 MPa e espessura nominal de uma amada de reorço de CFRP (t ) igual a 0,33 mm.

8 Resultados e Disussão Após as análises realizadas através do programa omputaional Eberik V9 oi observada a orma omo a estrutura reage após alterar a sua utilização, o que impôs uma sobrearga, e após a simulação um erro de exeução. Após essas veriiações oi proposto o reorço da estrutura om o Composto de Fibra de Carbono (CFRP). Para a determinação do número de lâminas de ibras a serem oloadas é neessário primeiramente onheer previamente o nível de tensão existente na superíie do substrato no momento de sua apliação. Conheendo esse nível de tensão onhee-se também o nível de deormação existente na ibra externa do onreto. Dimensionamento do reorço om CFRP da viga A deormação máxima permitida na ibra é apresentada pela equação: ε = ( ε b ε bi ) ε u (19) Em que o bi é alulado por semelhança de triângulos de aordo om a igura 05. Figura 05 - Deormação x Força resultante. Fonte: MACHADO E MACHADO (2015). Ɛ bi = 3, ; Ɛd = 0, ; Ɛ e= 0, ; Ɛ = 0, ; F s = 965,58; F y = 4350; Ɛ s = 0, MACHADO (2015) sugere que o reorço à lexão através de sistemas ompostos estruturados om ibras de arbono seja eito no estado limite último. A igura 06 representa a deormação x orça resultante. Figura 06 - Deormação x Força resultante. Fonte: MACHADO E MACHADO (2015).

9 A s =3,77 m²; A = 1,77m²; Ɛ' C =0,00018; β 1 =1,060; α 1 =0,590; h : =50 m; b = 12m; =0,0167 m; b = 12 m; d = 50 m;d = 44,58 m. A determinação do número de ibras a serem utilizadas é eito por tentativas. Admitindo duas lâminas de ibras de arbono têm-se os seguintes dados: E = MPa; Ɛ u =0,017 mm; F u =3.800 MPa; F = 0,33 mm. Arbitrando-se assim o C= 0,628 x d por estar dentro do domínio 3 no estado limite último, onorme igura 07. Figura 07 - Domínios de dimensionamento do onreto armado. Fonte: NBR 6118:2014. Para que seja possível realizar o reorço azendo a utilização de 2 lâminas de ibras é neessário que o C arb seja igual ou om um valor próximo ao C al. A veriiação oi atendida, pois: C Ar = 27,9 e C al = 29,2. Sendo assim, o dimensionamento estrutural exedeu os esorços majorados onorme soliitado em norma, o que torna a veriiação válida. φm n /M u (20) kg..m /9679 kg..m Dimensionamento do reorço om CFRP do pilar Seguindo a reomendação da norma ACI 440.2R-08 a primeira veriiação é: h 550 > 2 = 3,6 b 150 Tendo essa veriiação atendida oram adotados os seguintes valores de projeto para a ibra: Fu = 3610 MPa; Ɛu = 0,01615 mm/mm; K = 0,55 Na seção transversal oram extraídos os seguintes dados: Ag = mm²; Ast = 471,2388 mm²; Ag-Ast = 82028,761 mm² Então, soluionou-se a equação itada abaixo, que ornee a arga de ompressão admissível em um pilar reorçado om CFRP, que resultou no álulo da quantidade de lâminas neessárias para o reorço. Conorme demonstração de álulo abaixo, oram neessárias 5 ibras para o reorço dos pilares. φ P = 0,8φ 0,85ψ ' A A +. A (21) φ P n = 19067,25 n ,28 n = 4,5 5 n [ ( ) ] g st y st

10 Conlusões Conorme proposto, houve a neessidade de reorço em vários elementos. Porém, oi seleionado apenas um pilar (P8) e uma viga (V7) do projeto para realizar os dimensionamentos do reorço no desenvolvimento deste artigo. Após a esolha do método om ompósito de ibra de arbono método om resente aeitação e utilização oram alulados os reorços para saber om quantas lâminas onseguir-se-ia reuperar a apaidade resistente da atual estrutura om sobreargas da nova utilização. Após as análises e álulos oram onstatados a inevitabilidade da disposição de 2 (duas) lâminas de CFRP na viga V7 e a exigênia de 5 (ino) lâminas de CFRP no pilar P8 para que a estrutura possa trabalhar om eiiênia e segurança. Propõe-se um próximo estudo que ompare outra ténia de reorço om o método utilizado neste artigo a im de avaliar qual desses é mais vantajoso. Reerênias ALTO QI, Eberik Versão V9, AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. Guide or the design and onstrution o externally bonded FRP systems or strengthening onrete strutures (ACI 440.2R-08). Farmington Hills, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de estrutura de onreto Proedimento (NBR 6118:2014). Rio de Janeiro, MACHADO, A. P.; MACHADO, B. A. Reorço de estruturas de onreto armado om sistemas ompostos FRP Teoria e Prátia. 1. ed. São Paulo: Pini, MACHADO, A. P. Manual de reorço das estruturas de onreto armado om ibras de arbono. São Paulo, Apêndie Figura A01 - Planta de ôrma do pavimento TIPO 1 (Nível 300)

6 Conclusões e Sugestões para Trabalhos Futuros

6 Conclusões e Sugestões para Trabalhos Futuros 6 Conlusões e Sugestões para Trabalhos Futuros São apresentadas as onlusões obtidas neste estudo experimental de vigas de onreto armado reorçadas à orça ortante om ompósitos de ibras de arbono (CFC) por

Leia mais

Guilherme Melo Professor Universidade de Brasília Brasília

Guilherme Melo Professor Universidade de Brasília Brasília Estudo teório-experimental da resistênia ao punçoamento de lajes ungiormes de betão armado om pilar de anto reentrante sem armadura de punçoamento Elaine Albuquerque* Estudante de Doutoramento Universidade

Leia mais

ENTECA 2003 IV ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA. DEFINIÇÃO DE EXPRESSÕES VISANDO RELACIONAR f c e f ck

ENTECA 2003 IV ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA. DEFINIÇÃO DE EXPRESSÕES VISANDO RELACIONAR f c e f ck 282 DEFINIÇÃO DE EXPRESSÕES VISANDO RELACIONAR e k Raael Alves de Souza Universidade Estadual de Maringá Túlio Nogueira Bittenourt Universidade de São Paulo RESUMO A distribuição estatístia da resistênia

Leia mais

MBrace ARI DE PAULA MACHADO

MBrace ARI DE PAULA MACHADO Apresentação: Ari de Paula Machado Consultor do Sistema Para o Brasil e America Latina 04.11.2004 2 Aplicação dos Sistemas Compostos Para Reorço o de Estruturas de Concreto Sistemas Estruturados Com Fibras

Leia mais

Estudo Experimental do Reforço à Força Cortante de Vigas de Concreto Armado com Compósitos de Fibras de Carbono

Estudo Experimental do Reforço à Força Cortante de Vigas de Concreto Armado com Compósitos de Fibras de Carbono Luis Alberto Spagnolo Junior Estudo Experimental do Reorço à Força Cortante de igas de Conreto Armado om Compósitos de Fibras de Carbono Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada omo requisito parial

Leia mais

Comportamento e Critérios de Dimensionamento de Pilares Curtos Confinados por Compósitos Flexíveis de Fibras de Carbono

Comportamento e Critérios de Dimensionamento de Pilares Curtos Confinados por Compósitos Flexíveis de Fibras de Carbono Comportamento e Critérios de Dimensionamento de Pilares Curtos Coninados por Compósitos Flexíveis de Fibras de Carbono Resumo Alexandre Souza Silva(1); João Carlos Della Bella (2) (1) Mestre em Engenharia

Leia mais

Sistema de injecção HIT-RE 500 com varão nervurado

Sistema de injecção HIT-RE 500 com varão nervurado Sistema de injeção HIT-RE 500 om varão nervurado Caraterístias: Material: Varão nervurado: Cartuho: Dispensador: - material base: betão - sistema de injeção om elevada apaidade de arga - bom desempenho

Leia mais

ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL DE PILARES DE CONCRETO ARMADO SOB AÇÃO DE FORÇA CENTRADA

ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL DE PILARES DE CONCRETO ARMADO SOB AÇÃO DE FORÇA CENTRADA ISSN 189-586 ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL DE PILARES DE CONCRETO ARMADO SOB AÇÃO DE FORÇA CENTRADA Walter Luiz Andrade de Oliveira 1 & José Samuel Giongo 2 Resumo O objetivo primordial da pesquisa oi

Leia mais

ES009 - Estabilidade Global e Análise de Peças Esbeltas

ES009 - Estabilidade Global e Análise de Peças Esbeltas Esola Politénia da Universidade de São Paulo Departamento de Engenaria de Estruturas e Fundações ES009 - Estabilidade Global e Análise de Peças Esbeltas Prof. Túlio Nogueira Bittenourt Prof. Riardo Leopoldo

Leia mais

ESFORÇO CORTANTE. CAPÍTULO 6 Volume Introdução. σ e tensão tangencial. Entre as cargas: flexão pura Tensões normais: σ x e σ

ESFORÇO CORTANTE. CAPÍTULO 6 Volume Introdução. σ e tensão tangencial. Entre as cargas: flexão pura Tensões normais: σ x e σ CAPÍTULO 6 olume 1 ESFORÇO CORTANTE Pro. José Milton e Araújo - FURG 1 6.1 - Introução a P l-2a P a Entre as argas: lexão pura Tensões normais: σ x e σ y + M + M - Entre a arga e o apoio: lexão simples

Leia mais

RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DE ELEMENTOS DE CONCRETO CONFINADO. Carla Pinheiro Moreira

RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DE ELEMENTOS DE CONCRETO CONFINADO. Carla Pinheiro Moreira RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DE ELEMENTOS DE CONCRETO CONFINADO Carla Pinheiro Moreira TESE SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DA COORDENAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO

Leia mais

Aspectos Característicos do Dimensionamento de Vigas Préfabricadas, submetidas à Pré-tração.

Aspectos Característicos do Dimensionamento de Vigas Préfabricadas, submetidas à Pré-tração. Aspetos Caraterístios do Dimensionamento de Vigas Préfabriadas, submetidas à Pré-tração. João do Couto Filho(1); João Carlos Della Bella(2) (1) Engenheiro Civil Mestre em Engenharia pela EPUSP, Projetista

Leia mais

Consideração da armadura pré-existente no reforço de pilares de concreto armado com polímero reforçado com fibras

Consideração da armadura pré-existente no reforço de pilares de concreto armado com polímero reforçado com fibras BE28 Enontro Naional Betão Estrutural 28 Guimarães, 6, 7 de Novembro de 28 Consideração da armadura pré-existente no reorço de pilares de onreto armado om polímero reorçado om ibras Alexandre Luis Sudano

Leia mais

ÁREA DE ESTUDO: CÓDIGO 12 Mecânica Geral; Estruturas de aço e madeira; Estruturas de concreto protendido

ÁREA DE ESTUDO: CÓDIGO 12 Mecânica Geral; Estruturas de aço e madeira; Estruturas de concreto protendido INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE INGRESSOS/PROEN CONCURSO PÚBLICO CARREIRA DOCENTE EDITAL Nº 03/GR-IFCE/013 ÁREA DE ESTUDO:

Leia mais

UMA ABORDAGEM ACADÊMICA SOBRE A APLICAÇÃO DA OTIMIZAÇÃO NO DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

UMA ABORDAGEM ACADÊMICA SOBRE A APLICAÇÃO DA OTIMIZAÇÃO NO DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO nais do XXXIV COBENGE. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, Setembro de 2006. ISBN 85-7515-371-4 UM BORDGEM CDÊMIC SOBRE PLICÇÃO D OTIMIZÇÃO NO DIMENSIONMENTO DE ESTRUTURS DE CONCRETO RMDO lex

Leia mais

2 Materiais Compósitos Utilizados em Reforço Estrutural

2 Materiais Compósitos Utilizados em Reforço Estrutural 2 Materiais Compósitos Utilizados em Reorço Estrutural 2.1. Introdução A técnica de reorço de elementos estruturais através da colagem de chapas de aço apresenta o inconveniente de apresentar corrosão

Leia mais

Contribuição para o projeto e dimensionamento de edifícios de múltiplos andares com elementos estruturais mistos aço - concreto

Contribuição para o projeto e dimensionamento de edifícios de múltiplos andares com elementos estruturais mistos aço - concreto MARCELA DE ARRUDA FABRIZZI Contribuição para o projeto e dimensionamento de ediíios de múltiplos andares om elementos estruturais mistos aço - onreto Dissertação apresentada à Esola de Engenharia de São

Leia mais

FLEXÃO SIMPLES: ANÁLISE COMPARATIVA REBAP VS. EC2

FLEXÃO SIMPLES: ANÁLISE COMPARATIVA REBAP VS. EC2 1 FLEXÃO SIMPLES: ANÁLISE COMPARATIVA REBAP VS. EC J. Sena Cruz Prof. Auxiliar Univ. do Minho Guimarães Paulo B. Lourenço Prof. Assoiado Univ. do Minho Guimarães SUMÁRIO O Euroódigo reomenda a utilização

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistênia dos Materiais Eng. Meânia, Produção UNIME 2016.1 Lauro de Freitas, Abril, 2016. 4 Flexão pura Conteúdo Flexão pura Outros Tipos de Carregamento Barra Simétria em Flexão Pura Deformação em Flexão

Leia mais

Capitulo I Movimentos e relações de usinagem

Capitulo I Movimentos e relações de usinagem 1 Capitulo I Movimentos e relações de usinagem Para o estudo e utilização dos oneitos e parâmetros dos proessos de usinagem; é neessário que se tenha uma terminologia padrão. Devido a este ato, as diversas

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Politécnica - Engenharia Civil PEF - Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações

Universidade de São Paulo Escola Politécnica - Engenharia Civil PEF - Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações Univeridade de São Paulo Eola Politénia - Engenharia Civil PEF - Departamento de Engenharia de Etrutura e Fundaçõe - Coneito Fundamentai de Dimenionamento de Etrutura de Conreto: Viga, Laje e Pilare Etado

Leia mais

Reforço estrutural com polímeros reforçados com fibras colados externamente

Reforço estrutural com polímeros reforçados com fibras colados externamente Tensão[MPa] uwet lay-up Materiais ompósitos Parte: 2 Ténia e instalação Reforço estrutural om polímeros reforçaos om firas olaos externamente Usao om mantas/teios flexíveis Reforço saturao om resina epoxíia

Leia mais

5 Exemplos de Aplicação 5.1. Introdução

5 Exemplos de Aplicação 5.1. Introdução 5 Exemplos de Aplicação 5.1. Introdução Neste capítulo são apresentados seis exemplos elaborados de orma que todas as opções de análises implementadas no programa de coniabilidade de estruturas, descritas

Leia mais

2 Considerações sobre o Reforço para Avaliação da Resistência à Força Cortante

2 Considerações sobre o Reforço para Avaliação da Resistência à Força Cortante 2 Considerações sobre o Reorço para Avaliação da Resistência à Força Cortante 2.1. Introdução Os compósitos são o resultado da união de dois ou mais materiais de natureza distinta, que juntos possuem características

Leia mais

SOBRE O PROJETO DE EDIFÍCIOS EM ESTRUTURA MISTA AÇO-CONCRETO

SOBRE O PROJETO DE EDIFÍCIOS EM ESTRUTURA MISTA AÇO-CONCRETO SOBRE O PROJETO DE EDIFÍCIOS EM ESTRUTURA MISTA AÇO-CONCRETO Eng. Gerson Moayr Sisniegas Alva Dissertação apresentada à Esola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, omo parte dos requisitos

Leia mais

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil omo requisito parial para obtenção do Título de Engenheiro Civil AALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE IGAS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDAS AO MESMO ESFORÇO DE CISALHAMENTO, DIMENSIONADAS PELOS DOIS DIFERENTES MODELOS

Leia mais

RAIMUNDO FAGNER DE FREITAS KOCHEM

RAIMUNDO FAGNER DE FREITAS KOCHEM UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RAIMUNDO FAGNER DE FREITAS KOCHEM DIMENSIONAMENTO DE PILARES ESBELTOS DE CONCRETO ARMADO

Leia mais

Simulação do comportamento à compressão uniaxial do betão reforçado com fibras de aço. Joaquim A. O. Barros 1 A. Ventura Gouveia 2

Simulação do comportamento à compressão uniaxial do betão reforçado com fibras de aço. Joaquim A. O. Barros 1 A. Ventura Gouveia 2 Simulação do omportamento à ompressão uniaxial do betão reorçado om ibras de aço Joaquim A. O. Barros 1 A. Ventura Gouveia 1, Dep. to de Eng. a Civil da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal RESUMO

Leia mais

MODELAÇÃO NUMÉRICA DA ENCURVADURA LATERAL DE VIGAS I EM AÇO INOXIDÁVEL SUJEITAS A TEMPERATURAS ELEVADAS

MODELAÇÃO NUMÉRICA DA ENCURVADURA LATERAL DE VIGAS I EM AÇO INOXIDÁVEL SUJEITAS A TEMPERATURAS ELEVADAS Congreso de Métodos Numérios en Ingeniería 005 Granada 4 a 7 de Julio 005 SMNI spaña 005 MODLAÇÃO NUMÉRICA DA NCURVADURA LATRAL D VIGAS I M AÇO INOXIDÁVL SUJITAS A TMPRATURAS LVADAS Lopes N. *; Vila Real

Leia mais

(1 ) 4 Concreto Armado. σ c se 0 ε. σ se -3,5 0 / 00 ε -2,0 0 / 00 ; γ c é o coeficiente de. σ c f cd. ε c

(1 ) 4 Concreto Armado. σ c se 0 ε. σ se -3,5 0 / 00 ε -2,0 0 / 00 ; γ c é o coeficiente de. σ c f cd. ε c 4 Conreto rmado Neste apítulo são apresentados oneitos básios referentes ao dimensionamento de seções de onreto armado à flexão omposta oblíqua e ao dimensionamento de pilares segundo a NBR 6118 (003).

Leia mais

Curso Eurocódigo para Dimensionamento de Estruturas de Betão (Em especial, Pontes e Depósitos) JUNHO 2008

Curso Eurocódigo para Dimensionamento de Estruturas de Betão (Em especial, Pontes e Depósitos) JUNHO 2008 Curso uroódigo para Dimensionamento de struturas de Betão (m espeial, Pontes e Depósitos) xeução de struturas feitos diferidos Modelos de análise e dimensionamento Sérgio Cruz JUNHO 28 Dimensionamento

Leia mais

Marcos Vinício de Camargo 1, Lucas Augusto Milani Lopes 2, Gabriel Monteiro Motta 3

Marcos Vinício de Camargo 1, Lucas Augusto Milani Lopes 2, Gabriel Monteiro Motta 3 Dimensionamento de reforço à flexão em vigas de concreto armado com polímero reforçado com fibras de carbono (PRFC): comparativo entre as normas NBR 6118:2014 E ACI 318 Marcos Vinício de Camargo 1, Lucas

Leia mais

2 Revisão Bibliográfica

2 Revisão Bibliográfica 2 Revisão Bibliográfia 2.1.Tipos de Pilares Mistos A figura 2.1 mostra vários tipos de seções transversais de pilares mistos:! Perfil I de aço totalmente envolvido por onreto fig. 2.1 (a);! Perfil I de

Leia mais

ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES 2015/2016

ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES 2015/2016 CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO CADERNO DE QUESTÕES 2015/2016 1 a QUESTÃO Valor: 1,0 Viga Seção transversal T A figura acima mostra uma viga de seção transversal

Leia mais

EFEITOS DO CONFINAMENTO EM PILARES DE CONCRETO ARMADO ENCAMISADOS COM COMPÓSITO DE FIBRAS DE CARBONO

EFEITOS DO CONFINAMENTO EM PILARES DE CONCRETO ARMADO ENCAMISADOS COM COMPÓSITO DE FIBRAS DE CARBONO ISSN 1809-5860 EFEITOS DO CONFINAMENTO EM PILARES DE CONCRETO ARMADO ENCAMISADOS COM COMPÓSITO DE FIBRAS DE CARBONO Ricardo Carrazedo 1 & João Bento de Hanai 2 Resumo Sabe-se que o coninamento pode aumentar

Leia mais

Professor Assistente do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da USP.

Professor Assistente do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da USP. EXEMPLOS DE IGAS CISALHAMENTO E FLEXÃO Januário Pellegrino Neto 1 Proessor Associado da Escola de Engenharia Mauá CEUN-IMT; Proessor Assistente do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica

Leia mais

CONFINAMENTO GARANTIDO AO BETÃO POR CINTAGEM TOTAL E PARCIAL COM MANTAS DE CFRP

CONFINAMENTO GARANTIDO AO BETÃO POR CINTAGEM TOTAL E PARCIAL COM MANTAS DE CFRP CONFINAMENTO GARANTIDO AO BETÃO POR CINTAGEM TOTAL E PARCIAL COM MANTAS DE CFRP D.R.S.M FERREIRA Aluna de Doutoramento UM Guimarães J.A.O. BARROS Prof. Auxiliar UM Guimarães SUMÁRIO Ensaios de ompressão

Leia mais

4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados

4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados 4 Exemplos de Validação e Análise de Resultados Os exemplos apresentados neste capítulo se referem a algumas vigas de edifícios de concreto armado que foram retiradas de projetos estruturais existentes

Leia mais

Estruturas de concreto Armado II. Aula II Flexão Simples Seção Retangular

Estruturas de concreto Armado II. Aula II Flexão Simples Seção Retangular Estruturas de concreto Armado II Aula II Flexão Simples Seção Retangular Fonte / Material de Apoio: Apostila Fundamentos do Concreto e Projeto de Edifícios Prof. Libânio M. Pinheiro UFSCAR Apostila Projeto

Leia mais

MODELO TÉRMICO PARA TRANSFORMADORES A SECO E PREVISÃO DA TEMPERATURA DE TOPO

MODELO TÉRMICO PARA TRANSFORMADORES A SECO E PREVISÃO DA TEMPERATURA DE TOPO Universidade Tenológia Federal do Paraná Gerênia de Pesquisa e Pós-Graduação Campus Medianeira VI ENDITEC - Enontro Naional de Diusão Tenológia MODELO TÉRMICO PARA TRANSFORMADORES A SECO E PREVISÃO DA

Leia mais

ESTUDO DE FISSURAÇÃO EM CONCRETO ARMADO COM FIBRAS E ARMADURA CONVENCIONAL

ESTUDO DE FISSURAÇÃO EM CONCRETO ARMADO COM FIBRAS E ARMADURA CONVENCIONAL ESTUDO DE FISSURAÇÃO EM CONCRETO ARMADO COM FIBRAS E ARMADURA CONVENCIONAL Ewang Brue Ekane Dissertação apresentada à Esola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, omo parte dos requisitos

Leia mais

II.9 LIGAÇÕES EXCÊNTRICAS

II.9 LIGAÇÕES EXCÊNTRICAS II.9 LIGAÇÕES EXCÊNTRICAS Existem diversas situações onde a resultante das cargas na ligação não passa pelo centro de gravidade do grupo de soldas. Neste caso temos uma ligação excêntrica e o eeito desta

Leia mais

V SEMINÁRIO E WORKSHOP EM ENGENHARIA OCEÂNICA Rio Grande, 07 a 09 de Novembro de 2012

V SEMINÁRIO E WORKSHOP EM ENGENHARIA OCEÂNICA Rio Grande, 07 a 09 de Novembro de 2012 V SEMINÁRIO E WORKSHOP EM ENGENHARIA OCEÂNICA Rio Grande, 07 a 09 de Novembro de 2012 MODELO DE CÁLCULO SIMPLIFICADO PARA A DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE RESISTENTE DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO REFORÇADAS

Leia mais

Estruturas de concreto Armado I. Aula II Pré-Dimensionamento

Estruturas de concreto Armado I. Aula II Pré-Dimensionamento Estruturas de concreto Armado I Aula II Pré-Dimensionamento Fonte / Material de Apoio: Apostila Fundamentos do Concreto e Projeto de Edifícios Prof. Libânio M. Pinheiro UFSCAR Apostila Projeto de Estruturas

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA EM VIGA DE CONCRETO ARMADO CLASSE I E II

TÍTULO: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA EM VIGA DE CONCRETO ARMADO CLASSE I E II TÍTULO: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA EM VIGA DE CONCRETO ARMADO CLASSE I E II CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE RIBEIRÃO

Leia mais

Acta Scientiarum. Technology ISSN: Universidade Estadual de Maringá Brasil

Acta Scientiarum. Technology ISSN: Universidade Estadual de Maringá Brasil Ata Sientiarum. Tehnology ISSN: 186-2563 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Dias Vanderlei, Romel; Giongo, José Samuel Conreto de alto desempenho apliado em pilares sob arga exêntria

Leia mais

Verificação da eficiência do modelo de Mohler na resposta do comportamento de vigas mistas de madeira e concreto

Verificação da eficiência do modelo de Mohler na resposta do comportamento de vigas mistas de madeira e concreto Verifiação da iiênia do modelo de Mohler na resposta do omportamento de vigas mistas de madeira e onreto Verifiation of the fiieny of Mohler model in the response of the behavior of ood and onrete omposite

Leia mais

Palavras-chave: Reforço estrutural. Concreto armado. Polímero reforçado com fibras de carbono.

Palavras-chave: Reforço estrutural. Concreto armado. Polímero reforçado com fibras de carbono. PLANILHA PARA DIMENSIONAMENTO DE REFORÇO ESTRUTURAL COM POLÍMERO REFORÇADO COM FIBRAS DE CARBONO (PRFC) EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO SUBMETIDAS À FLEXÃO SIMPLES NO ESTADO-LIMITE ÚLTIMO Gabriel Monteiro

Leia mais

Estruturas de concreto Armado II. Aula IV Flexão Simples Equações de Equilíbrio da Seção

Estruturas de concreto Armado II. Aula IV Flexão Simples Equações de Equilíbrio da Seção Estruturas de concreto Armado II Aula IV Flexão Simples Equações de Equilíbrio da Seção Fonte / Material de Apoio: Apostila Fundamentos do Concreto e Projeto de Edifícios Prof. Libânio M. Pinheiro UFSCAR

Leia mais

Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 04

Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 04 Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 04 1 www.saberesolve.com.br Curso de Edificações e Desenho Arquitetônico Sumário 1 Estado limite último Dimensionamento à Flexão... 3 2 Estado Limite de Serviço

Leia mais

Concreto. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Concreto. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Conreto Prof..S. Riardo Ferreira O traço Prof..S. Riardo Ferreira Fonte: Dario Dafio Eletrobras Furnas www.ement.org Traço 3/23 A expressão da proporção dos materiais omponentes de uma omposição partiular

Leia mais

MODELO NUMÉRICO PARA CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS MARCOS VINICIOS PEREIRA SANT ANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO - UENF

MODELO NUMÉRICO PARA CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS MARCOS VINICIOS PEREIRA SANT ANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO - UENF MODELO NUMÉRICO PARA CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS MARCOS VINICIOS PEREIRA SANT ANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO - UENF CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ JANEIRO - 2005 MODELO NUMÉRICO

Leia mais

REFORÇO À FLEXÃO COM SISTEMAS DE FRP COMPORTAMENTO EXPERIMENTAL VS. MANUAIS ACTUAIS DE DIMENSIONAMENTO

REFORÇO À FLEXÃO COM SISTEMAS DE FRP COMPORTAMENTO EXPERIMENTAL VS. MANUAIS ACTUAIS DE DIMENSIONAMENTO REFORÇO À FLEXÃO COM SISTEMAS DE FRP COMPORTAMENTO EXPERIMENTAL VS. MANUAIS ACTUAIS DE DIMENSIONAMENTO D. AZEVEDO Aluno de Mestrado FEUP Porto L.F.P. JUVANDES Proessor Auxiliar LABEST - FEUP Porto A. HENRIQUES

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais PMT 2200 Exercícios-Fratura

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais PMT 2200 Exercícios-Fratura ESCOLA POLITÉCICA DA UIVERSIDADE DE SÃO PAULO 1. Um aço tem um limite de esoamento σ e de 1100 MPa, um limite de resistênia σ r de 1200 MPa e uma tenaidade à fratura I de 90 MPa(m) 1/2. a) Uma plaa om

Leia mais

3 Modelagem do cálculo do reparo

3 Modelagem do cálculo do reparo 71 3 Modelagem do álulo do aro Neste apítulo serão apresentados estudos para o álulo do número de amadas onsiderando o defeito do duto e o material de aro. 3.1. Introdução Os dutos são estruturas sujeitas

Leia mais

PROJETO ESTRUTURAL. Marcio A. Ramalho ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND

PROJETO ESTRUTURAL. Marcio A. Ramalho ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND PROJETO ESTRUTURAL Marcio A. Ramalho Parâmetros para o Dimensionamento PAE / 2 Tensões Admissíveis e Estados Limites Segurança: capacidade de suportar ações previstas garantida a funcionalidade Tensões

Leia mais

VERIFICAÇÃO DA ENCURVADURA LATERAL DE VIGAS DE SECÇÃO VARIÁVEL

VERIFICAÇÃO DA ENCURVADURA LATERAL DE VIGAS DE SECÇÃO VARIÁVEL VI Conferene on Steel and Composite Constrution Centro Cultural Vila Flor, Guimarães, Portugal 4-5 November, 011 VERIFICAÇÃO DA ENCURVADURA LATERAL DE VIGAS DE SECÇÃO VARIÁVEL Liliana arques a,*, Luís

Leia mais

Reinforced concrete slender columns Part 1: A nonlinear model for analysis and dimensioning

Reinforced concrete slender columns Part 1: A nonlinear model for analysis and dimensioning Teoria e Prátia na Engenharia Civil, n.18, p.81-93, Novembro, 2011 Pilares esbeltos de onreto armado Parte 1: Um modelo não linear para análise e dimenonamento Reinfored onrete slender olumns Part 1: A

Leia mais

Estruturas de Betão Armado II 13 Pré-Esforço - Introdução

Estruturas de Betão Armado II 13 Pré-Esforço - Introdução Estruturas de Betão Armado II 1 Pré-Esforço é a apliação de esforços em peças de betão, antes do iníio da sua utilização, que ontrariam os efeitos das ações a que estas vão estar sujeitas. O pré-esforço

Leia mais

REPARAÇÃO e REFORÇO de ESTRUTURAS Aula 5: VERIFICAÇÃO ESTRUTURAL e REFORÇOS : CAPACIDADE de CARGA e DIMENSIONAMENTO THOMAZ RIPPER

REPARAÇÃO e REFORÇO de ESTRUTURAS Aula 5: VERIFICAÇÃO ESTRUTURAL e REFORÇOS : CAPACIDADE de CARGA e DIMENSIONAMENTO THOMAZ RIPPER REPARAÇÃO e REFORÇO de ESTRUTURAS Aula 5: VERIFICAÇÃO ESTRUTURAL e REFORÇOS : CAPACIDADE de CARGA e DIMENSIONAMENTO THOMAZ RIPPER FLEXÃO VERIFICAÇÃO ESTRUTURAL RESISTÊNCIA RESIDUAL ANÁLISE ELÁSTICA com

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica - PEF PEF 3303 Estruturas de Concreto I LISTA DE EXERCÍCIOS 1 Para a resolução dos itens a seguir,

Leia mais

Vigas de madeira de baixa e média densidade reforçadas com FRP avaliação teórica e experimental

Vigas de madeira de baixa e média densidade reforçadas com FRP avaliação teórica e experimental MADEIRA arquitetura e engenharia nº 8 artigo 9 Vigas de madeira de baixa e média densidade reforçadas om FRP avaliação teória e experimental Juliano Fiorelli LaMEM/EESC/USP. e-mail: fiorelli@s.usp.br Antonio

Leia mais

ANÁLISE EXPERIMENTAL DE PILARES DE CONCRETO ARMADO DE ALTA RESISTÊNCIA SOB FLEXO COMPRESSÃO RETA

ANÁLISE EXPERIMENTAL DE PILARES DE CONCRETO ARMADO DE ALTA RESISTÊNCIA SOB FLEXO COMPRESSÃO RETA ANÁLISE EXPERIMENTAL DE PILARES DE CONCRETO ARMADO DE ALTA RESISTÊNCIA SOB FLEXO COMPRESSÃO RETA Romel Dias Vanderlei 1 & José Samuel Giongo 2 RESUMO Com este projeto obtiveram-se informações sobre o omportamento

Leia mais

ANÁLISE EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DA SEÇÃO TRANSVERSAL NA CAPACIDADE PORTANTE DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO

ANÁLISE EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DA SEÇÃO TRANSVERSAL NA CAPACIDADE PORTANTE DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO ANÁLISE EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DA SEÇÃO TRANSVERSAL NA CAPACIDADE PORTANTE DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO Mateus Ronchi Laurindo (1), Alexandre Vargas (2); UNESC Universidade do Extremo Sul

Leia mais

a) Flexão Pura: Quando não há esforço cortante atuando na seção, ou seja só atua o momento fletor. Como na região central do exemplo abaixo.

a) Flexão Pura: Quando não há esforço cortante atuando na seção, ou seja só atua o momento fletor. Como na região central do exemplo abaixo. 7 Flexão Simples Para o estudo das estruturas em concreto armado devemos estudar os esforços internos gerados pelas cargas, neste primeiro momento iremos estudar a flexão. 7.1 Tipo de flexão a) Flexão

Leia mais

1. Introdução 1.1. Considerações Gerais

1. Introdução 1.1. Considerações Gerais 1. Introdução 1.1. Considerações Gerais O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas tem influenciado intensamente a dinâmica de crescimento das cidades, evidenciando novas técnicas de construção,

Leia mais

Análise de incertezas na resistência de vigas de betão de alta resistência pré-esforçado reforçadas com FRP

Análise de incertezas na resistência de vigas de betão de alta resistência pré-esforçado reforçadas com FRP Encontro Nacional BETÃO ESTRUTURAL - BE2012 FEUP, 24-26 de outubro de 2012 Análise de incertezas na resistência de vigas de betão de alta resistência pré-esorçado reorçadas com FRP Sara Gomes 1,4 Luís

Leia mais

Prova pública para passagem à categoria de equiparado a professor adjunto DETERMINAÇÃO DE ARMADURAS TRANSVERSAIS EM ALMAS DE VIGAS-CAIXÃO

Prova pública para passagem à categoria de equiparado a professor adjunto DETERMINAÇÃO DE ARMADURAS TRANSVERSAIS EM ALMAS DE VIGAS-CAIXÃO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Proa públia para passagem à ategoria de equiparado a professor adjunto DETERMINAÇÃO DE ARMADURAS TRANSVERSAIS EM ALMAS DE VIGAS-CAIXÃO

Leia mais

2 Técnicas de Reforço com Materiais Compósitos em Estruturas de Concreto

2 Técnicas de Reforço com Materiais Compósitos em Estruturas de Concreto 2 Técnicas de Reforço com Materiais Compósitos em Estruturas de Concreto 2.1. Notas Iniciais Este capítulo trata de algumas propriedades dos materiais compósitos, as características físico-químicas da

Leia mais

Estimação de Parâmetros de um Modelo Semi-Empírico de Transferência Simultânea de Calor e Água no Solo

Estimação de Parâmetros de um Modelo Semi-Empírico de Transferência Simultânea de Calor e Água no Solo rabalho apresentado no XXXV CNMAC, Natal-RN, 0. Estimação de Parâmetros de um Modelo Semi-Empírio de ransferênia Simultânea de Calor e Água no Solo Emanueli Bandeira Avi, Peterson Cleyton Avi, Depto de

Leia mais

LUCIANO CAETANO DO CARMO

LUCIANO CAETANO DO CARMO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL LUCIANO CAETANO DO CARMO DUCTILIDADE DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO CONVENCIONAL E DE ALTA RESISTÊNCIA REFORÇADAS

Leia mais

Controlo da fendilhação

Controlo da fendilhação Controlo da endilhação EN1994-1-1 (7.4) Considerações gerais As cláusulas da EN1992-1-1 sobre controlo de issuração em estruturas de betão armado são aplicáveis também às estruturas mistas. Os limites

Leia mais

Introdução. Byl Farney Jr. Engenheiro Civil. Boa leitura!

Introdução. Byl Farney Jr. Engenheiro Civil. Boa leitura! Byl Farney Jr. Engenheiro Civil Introdução Os desenhos finais de detalhamento das peças estruturais em concreto armado devem possuir boa qualidade, clareza e riqueza de informações. O correto posicionamento

Leia mais

Procedimentos para estimativa de custos de moldes

Procedimentos para estimativa de custos de moldes EFET-S - Projeto de Ferramentas Pro. Mauro ésar abuski Garia POEIMENTOS PAA ESTIMATIVA E USTOS E MOLES Moldes de injeção são abriados om alta preisão e devem satisazer a uma grande variedade de requisitos.

Leia mais

Christiana Mauricio Niskier. Ferramenta gráfico - interativa para o projeto de vigas de edifícios em concreto armado. Dissertação de Mestrado

Christiana Mauricio Niskier. Ferramenta gráfico - interativa para o projeto de vigas de edifícios em concreto armado. Dissertação de Mestrado Christiana Mauriio Niskier Ferramenta gráfio - interativa para o projeto de vigas de edifíios em onreto armado Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada omo requisito parial para obtenção do título

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Elaboração de programa para dimensionamento e detalhamento de pilares retangulares submetidos a flexo-ompressão normal om armadura distribuída ao longo das faes AUTOR

Leia mais

Torção Deformação por torção de um eixo circular

Torção Deformação por torção de um eixo circular Torção Deformação por torção de um eixo irular Torque é um momento que tende a torer um elemento em torno de seu eixo longitudinal. Se o ângulo de rotação for pequeno, o omprimento e o raio do eixo permaneerão

Leia mais

Estruturas de Betão Armado II 17 Pré-Esforço Perdas

Estruturas de Betão Armado II 17 Pré-Esforço Perdas Estruturas de Betão Armado II Força Máxima de Tensionamento (Força de uxe A força aliada à armadura de réesforço, max (ou seja, a força na extremidade ativa durante a aliação do réesforço, não deve exeder

Leia mais

Protocolo 59-6/5/ Aprovado em 10/5/2005

Protocolo 59-6/5/ Aprovado em 10/5/2005 Revista Brasileira de Engenharia Agríola e Ambiental, v.9, n.4, p.64-651, 005 Campina Grande, PB, DEAg/UFCG - http://www.agriambi.om.br Vigas de onret eto ref eforçadas om bambu Dendroalamus giganteus..

Leia mais

Palavras-Chave: Ruptura, Envoltória, Elastoplástico, Mohr-Coulomb, Hoek-Brown.

Palavras-Chave: Ruptura, Envoltória, Elastoplástico, Mohr-Coulomb, Hoek-Brown. UTILIZAÇÃO DO CRITÉRIO DE RUPTURA DE HOEK-BROWN EM MECÂNICA DE ROCHA Arlindo J. Bazante, Aarão A. Lima, Maroni E. Alântara & Natanael V. Oliveira Departamento de Mineração e Geologia, Departamento de Engenharia

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO SOBRE AS DIMENSÕES MÍNIMAS EM PILARES DE CONCRETO ARMADO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS

ESTUDO NUMÉRICO SOBRE AS DIMENSÕES MÍNIMAS EM PILARES DE CONCRETO ARMADO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS ESTUDO NUMÉRICO SOBRE AS DIMENSÕES MÍNIMAS EM PILARES DE CONCRETO ARMADO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS Luan Matheus Moreira 1, Carlos Humberto Martins 2 RESUMO: Em pilares de concreto armado, a

Leia mais

3.1. Algoritmos de Solução (algoritmo N 1) o chiller acompanha a carga. os programas N 1.1 e N 1.2 (algoritmo N 2) (algoritmo N 3)

3.1. Algoritmos de Solução (algoritmo N 1) o chiller acompanha a carga. os programas N 1.1 e N 1.2 (algoritmo N 2) (algoritmo N 3) 3 Solução Usando os modelos matemátios apresentados no apitulo 2 para ada omponente do sistema e para o sistema global, foram elaborados os algoritmos e os programas de álulo para simular o omportamento

Leia mais

Estruturas de Betão Armado II 5 Lajes Vigadas Estados Limites

Estruturas de Betão Armado II 5 Lajes Vigadas Estados Limites Estruturas de Betão rmado II 1 ESTDO LIMITE ÚLTIMO DE RESISTÊNCI À FLEXÃO Nas lajes vigadas, em geral, os momentos são baixos, pelo que se pode utilizar expressões aproximadas para o dimensionamento das

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 07

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 07 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 07 Sumário 1 Ancoragem... 3 1.1.1 Comprimento de ancoragem - Tração... 3 1.1.2 Comprimento de ancoragem Compressão... 4 1.1.3 Ancoragem nos apoios internos...

Leia mais

Rem: Revista Escola de Minas ISSN: 0370-4467 editor@rem.com.br Escola de Minas Brasil

Rem: Revista Escola de Minas ISSN: 0370-4467 editor@rem.com.br Escola de Minas Brasil Rem: Revista Esola de Minas ISSN: 0370-4467 editor@rem.om.br Esola de Minas Brasil Ando, Eunie Sumie; Lopes Moreno Junior, Armando; Reis de Oliveira, Clayton Reforço à flexão de vigas em onreto armado

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas Reerências Bibliográicas ACI AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. Building code requirements or structural concrete. ACI Committee 8. Detroit, 008. AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS - ASTM - D09/D09 M,

Leia mais

CE-18: Comissão de Estudos de Lajes e Painéis Alveolares de Concreto

CE-18: Comissão de Estudos de Lajes e Painéis Alveolares de Concreto CE-18:600.19 Comissão de Estudos de Lajes e Painéis Alveolares de Conreto ATA DA 6ª REUNIÃO/2011 DATA: 28/07/2011 INÍCIO: 9h30min TÉRMINO: 16:30h DURAÇÃO: 7h LOCAL: ABCP - São Paulo/SP COORDENADOR: Eng

Leia mais

SUMÁRio ,. PARTE - CONCEITOS BÁSICOS SOBRE CISALHAMENTO. CAPíTULO 1 TENSÕES DE CISAlHAMENTO NA FlEXÃO EM REGIME ELÁSTICO 12

SUMÁRio ,. PARTE - CONCEITOS BÁSICOS SOBRE CISALHAMENTO. CAPíTULO 1 TENSÕES DE CISAlHAMENTO NA FlEXÃO EM REGIME ELÁSTICO 12 SUMÁRio,. PARTE - CONCEITOS BÁSICOS SOBRE CISALHAMENTO CAPíTULO 1 TENSÕES DE CISAlHAMENTO NA FlEXÃO EM REGIME ELÁSTICO 12 1.1 Condições de equilíbrio na flexão simples 12 1.2 Cisalhamento nas vigas de

Leia mais

Capacidade portante: cargas majoradas e resistência dos materiais minoradas.

Capacidade portante: cargas majoradas e resistência dos materiais minoradas. II - BASES DO DIMENSIONAMENTO 1- ELEMENTOS ESTRUTURAIS Estruturas são sistemas portantes constituíos por elementos estruturais que têm por inaliae suportar as cargas aplicaas e transmiti-las aos apoios

Leia mais

Lajes Nervuradas. Prof. Henrique Innecco Longo

Lajes Nervuradas. Prof. Henrique Innecco Longo Lajes Nervuradas Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017 Lajes Nervuradas - prof. Henrique Longo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA POLITÉCNICA Curso de Engenharia Civil Departamento de Mecânica Aplicada e Estruturas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA POLITÉCNICA Curso de Engenharia Civil Departamento de Mecânica Aplicada e Estruturas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA POLIÉCNICA Curso de Engenharia Civil Departamento de Meânia Apliada e Estruturas ANÁLISE DE REFORÇO ESRUURAL DE PILAR MISO UBULAR PREENCHIDO COM CONCREO EM

Leia mais

Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural PROJETO DE REFORÇO À FLEXÃO COM FRP BASEADO NAS RECOMENDAÇÕES DO ACI 440

Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural PROJETO DE REFORÇO À FLEXÃO COM FRP BASEADO NAS RECOMENDAÇÕES DO ACI 440 27 a 31 de Maio de 2002 Universidade de Brasília UnB Brasília, DF Brasil Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural PROJETO DE REFORÇO À FLEXÃO COM FRP BASEADO NAS RECOMENDAÇÕES DO ACI 440 FORTES,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE ROTINA COMPUTACIONAL PARA O DIMENSIONAMENTO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO REFORÇADAS COM POLÍMEROS REFORÇADOS COM FIBRAS (PRF)

DESENVOLVIMENTO DE ROTINA COMPUTACIONAL PARA O DIMENSIONAMENTO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO REFORÇADAS COM POLÍMEROS REFORÇADOS COM FIBRAS (PRF) DESENVOLVIMENTO DE ROTINA COMPUTACIONAL PARA O DIMENSIONAMENTO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADO REFORÇADAS COM POLÍMEROS REFORÇADOS COM FIBRAS (PRF) SPHOR, Daniel Ludwig 1 ; BOHN, Kátia Aline 1 ; GARCEZ, Mônica

Leia mais

Problema resolvido 4.2

Problema resolvido 4.2 Problema resolvido 4.2 A peça de máquina de ferro fundido é atendida por um momento M = 3 kn m. Sabendo-se que o módulo de elasticidade E = 165 GPa e desprezando os efeitos dos adoçamentos, determine (a)

Leia mais

D ln. 2πε. Testes SELE2. tanh 2. B = e

D ln. 2πε. Testes SELE2. tanh 2. B = e Testes SEE Considere a linha trifásia de AT, om ondutores Alumínio Aço de seção 36 mm, diâmetro 3,5 mm e ondutividade σ 8,7 Ω - mm - m, as fases são onstituídas por feixes de dois ondutores distaniados

Leia mais

Resistência ao Cisalhamento de Vigas Pré-Fabricadas com Ligação Mesa-Alma Contínua e Descontínua

Resistência ao Cisalhamento de Vigas Pré-Fabricadas com Ligação Mesa-Alma Contínua e Descontínua Resistênia ao Cisalhamento de Vigas Pré-Fabriadas om Ligação Mesa-lma Contínua e Desontínua Shear Strength of Pre-Cast Prestressed Composite Beams with Continuous and Disontinuous Slab-Web Connetions Flávia

Leia mais

Figura 1: Corte e planta da estrutura, seção transversal da viga e da laje da marquise

Figura 1: Corte e planta da estrutura, seção transversal da viga e da laje da marquise Exemplo 4: Viga de apoio de marquise 1. Geometria e resistências ELU: Torção Combinada, Dimensionamento 1,50 m h=0,50 m 0,10 m 0,20 m Espessura mínima da laje em balanço cf. item 13.2.4.1 e = 1, cf. Tabela

Leia mais

VIII - DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS GERAIS DAS ARMADURAS

VIII - DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS GERAIS DAS ARMADURAS VIII - DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS GERAIS DAS ARMADURAS 1- ARMADURA DE PELE (item 18.3.5) Quando a altura útil da viga ultrapassar 60cm e o aço da armadura de tração for CA-50 ou CA-60, deve dispor-se longitudinalmente

Leia mais

Estruturas Especiais de Concreto Armado I. Aula 2 Sapatas - Dimensionamento

Estruturas Especiais de Concreto Armado I. Aula 2 Sapatas - Dimensionamento Estruturas Especiais de Concreto Armado I Aula 2 Sapatas - Dimensionamento Fonte / Material de Apoio: Apostila Sapatas de Fundação Prof. Dr. Paulo Sérgio dos Santos Bastos UNESP - Bauru/SP Livro Exercícios

Leia mais

Compósitos. Ref. Callister cap.16

Compósitos. Ref. Callister cap.16 186 Copósitos Re. Callister ap.16 Requisitos 187 Objetivo: lutuar Políero ipereável Propriedade: Baixa densidade Espua Materiais Copósitos 188 Otiização de Projeto 189 Políero ipereável Espua ibras de

Leia mais