PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGUEIRINHA PR EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO 001/2015 PROVA DE FARMACÊUTICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGUEIRINHA PR EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO 001/2015 PROVA DE FARMACÊUTICO"

Transcrição

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGUEIRINHA PR EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO 001/2015 PROVA DE FARMACÊUTICO ORIENTAÇÃO 1. Aguarde autorização para abrir o Caderno de Provas. Você está recebendo do Aplicador um caderno contendo QUARENTA questões. Você receberá também, o Cartão Resposta para transcrever as respostas desta prova. A interpretação das questões é parte integrante do Processo de Avaliação, não sendo permitidas perguntas referentes às questões aos Aplicadores de Provas. Conforme Edital do Concurso, este caderno contém questões objetivas, com QUATRO alternativas cada uma indicadas com as letras: (a, b, c, d), sendo que apenas uma das alternativas é a correta. Após sessenta minutos de prova, você receberá o Cartão Resposta, examine-o e verifique se o seu número de inscrição está correto. Se positivo, assine-o, caso contrário comunique imediatamente ao Aplicador de Prova. Transcreva para o Cartão Resposta o resultado que julgar correto em cada questão, preenchendo conforme indicação, com caneta preta ou azul. 2. No Cartão Resposta, a marcação de mais de uma alternativa em uma mesma questão, rasura e o preenchimento além do limite destinado para cada marcação anulará a questão. As questões em branco serão ANULADAS. Não haverá substituição do Cartão Resposta por erro de preenchimento. Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e uso de celular. NÃO SERÁ permitido aparelho celular em sala de prova. O não cumprimento dessas exigências implicará na exclusão do candidato do Concurso. 3. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao Aplicador de Prova. Deve entregar além do Cartão de Resposta, o Caderno de Prova, ambos devidamente assinados. CANDIDATO: INSCRIÇÃO N O.

2 LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder às questões de números 01 A 05. Soa improvável, sei, mas de acordo com alguns autores a maior ameaça à humanidade não são as bombas nucleares nem as mudanças climáticas. São os computadores. Dizem que eles ficarão mais inteligentes do que a gente, se isso já não aconteceu, e assumirão o controle. Sempre achei essa ideia duvidosa. Consigo entender o perigo dos explosivos atômicos, e as mudanças climáticas me aterrorizam, mas os computadores? Basta puxar o fio da tomada. Ou não. Foi o que pensei, dia desses, durante um evento sobre energia renovável. Falava um doutor inglês dos mais competentes. Logo mais, dizia ele, vamos economizar eletricidade através de informática caseira. Ela vai nos cobrar tarifas diferenciadas de acordo com a função de cada eletrodoméstico e o horário. Ligar o secador de cabelo na hora do pico, entre 18 e 22 horas, por exemplo, vai custar uma nota. Já quem quiser ver televisão durante a manhã vai pagar pouco. Os preços serão organizados por um telão feito pela Nintendo, ou, talvez, outro fabricante de videogames ou celulares, explicou. Todos nós poderemos competir para ver quem economiza mais energia. Não estou inventando nada. Ouvi tudo isso do inglês. Ganharemos pontos e dinheiro se, por exemplo, deixarmos de utilizar a escova de dente elétrica, optando pelo modelo manual. Tive uma revelação paranoica nesse momento. É assim que as máquinas tomam o poder, pensei. Mas logo afastei a ideia. Sou fã da informática. Gosto dos computadores, até mais do que eles gostam de mim, desconfio. (Matthew Shirts, O jacaré e o computador, Adaptado) 01. No texto, o autor relata: a) A experiência de testar computadores projetados para realizar tarefas domésticas. b) Os ensinamentos de um palestrante a respeito de mudanças climáticas que ameaçam a humanidade. c) Um pensamento que teve acerca da informática, durante um evento sobre energia renovável. d) A recente notícia de que já se fabricam computadores mais letais do que os explosivos atômicos. 02. No trecho Dizem que eles ficarão mais inteligentes do que a gente, se isso já não aconteceu, e assumirão o controle. (1.º parágrafo) a expressão destacada pode ser substituída, sem prejuízo do sentido do texto, por: a) portanto isso já não aconteça. b) embora isso já não acontecesse. c) em vista disso já não acontecer. d) caso isso já não tenha acontecido. 03. Segundo afirmação no primeiro parágrafo do texto, o autor sempre considerou a ideia de que os computadores são a maior ameaça à humanidade. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto. a) acertada b) questionável c) consistente d) brilhante

3 04. De acordo com o doutor inglês, no futuro, a) O consumo de energia será tarifado por meio da informática caseira. b) Os aparelhos elétricos serão tão econômicos quanto os aparelhos manuais. c) O uso de eletrodomésticos será proibido entre 18 e 22 horas. d) Os computadores serão projetados para operarem sem energia elétrica. 05. A partir da leitura do último parágrafo, é correto concluir que o autor a) Gosta da ideia de que as máquinas sejam capazes de assumir o controle. b) Imagina ser beneficiado se um dia as máquinas controlarem a humanidade. c) Deixa se convencer de que ter as máquinas no comando é uma ótima ideia. d) Associa a ideia de que as máquinas possam tomar o poder a uma revelação paranoica. 06. Na frase Sou fã da informática. a expressão em destaque pode ser corretamente substituída, no que se refere à regência nominal, por: a) favorável com a b) favorável pela c) favorável da d) favorável à 07. Assinale a alternativa correta quanto à concordância das formas verbais em destaque. a) Haviam mais de mil pessoas participando do evento sobre energia renovável. b) Devem ser duas da tarde e a palestra do pesquisador inglês começará em instantes. c) Apareceu muitos convidados ilustres para ouvirem o especialista falar. d) Pode existir muitas máquinas capazes de substituir os homens em algumas funções. 08. A colocação pronominal está de acordo com a norma padrão da língua portuguesa em: a) O doutor inglês especializou se no estudo de energias renováveis. b) Ainda espera se que o homem tenha controle sobre as máquinas. c) Os explosivos atômicos são perigos que impõem se à humanidade. d) Já não imagina se um futuro sem a presença das máquinas Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase está empregado corretamente. a) Houve um congresso dedicado à discussão da sustentabilidade. b) Vários especialistas foram convidados à participar do evento. c) A palestra do inglês foi tão interessante que agradou à todos. d) Após a palestra, ele respondeu à uma série de perguntas. 10. Assinale a alternativa em que o plural dos adjetivos compostos estiver incorreto: a) Couves-flores b) Céus azul-piscinas. c) Guarda-roupas d) Reco-recos. ESPECÍFICA 11. Dos conceitos e responsabilidade, identifique com F falsa e com V verdadeira: ( ) A prescrição médica é o ato de definir o medicamento a ser consumido pelo paciente, com a respectiva posologia (dose, frequência de administração e duração do tratamento). ( ) Dispensação é o ato profissional farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta da não apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado.

4 ( ) Dentre as responsabilidades do Farmacêutico, destaca-se a de identificar as necessidades do paciente em relação ao uso de medicamentos e prover as informações necessárias. A Assertiva é: a) V V V b) F V F c) V F V d) F F V 12. Das afirmativas abaixo, identifique a INCORRETA, quando se tratar de dispensação de medicamentos genéricos. a) É permitida ao farmacêutico a substituição do medicamento prescrito, exclusivamente pelo genérico correspondente, salvo restrições expressas pelo prescritor, Quando fizer a substituição, deverá por seu carimbo, nome, número da inscrição no CRF, datar e assinar. b) No caso de prescrições com denominação genérica, será permitida a dispensação do medicamento de referência ou de qualquer outro genérico. c) É dever do farmacêutico explicar detalhadamente a dispensação realizada ao paciente ou ao usuário, bem como fornecer toda a orientação necessária ao uso racional de medicamentos genéricos. d) A substituição genérica deverá ser baseada na relação de medicamentos genéricos aprovados pela ANVISA, cujos registros tenham sido publicados no Diário Oficial da União. 13. Dentre as responsabilidades do Farmacêutico, identifique as afirmativas, com F falsa e V verdadeira. ( ) Analisar a prescrição médica. ( ) Conhecer, interpretar e estabelecer condições para o cumprimento da legislação pertinente. ( ) Coletar e registrar ocorrências de reações adversas e efeitos colaterais relativos ao uso de medicamento, informando à autoridade sanitária local. ( ) Orientar o usuário sobre os cuidados e guarda dos medicamentos, especialmente os termolábeis e aqueles sobre controle especial constantes na Portaria 344/98 da ANVISA. a) V V V V b) F V V- F c) V V F F d) F F F F 14. Os critérios estabelecidos e que devem ser contemplados na prescrição médica e na dispensação de genéricos conforme a Resolução da ANVISA n o 10/01, são: I. No âmbito do SUS, as prescrições pelo profissional responsável adotarão obrigatoriamente a DCB ou, na sua falta, a DCI. II. Nos serviços privados de saúde, a prescrição ficará a critério do responsável. Podendo ser pelo nome genérico ou comercial, que deverá ressaltar, quando necessária a intercambialidade. III. No caso do prescritor decidir pela não intercambialidade, essa manifestação deverá ser feita por escrito, de forma clara, legível e inequívoca, não sendo permitida qualquer forma de impressão, colagem de etiquetas, carimbos ou formas automáticas para essa manifestação. a) Somente a I b) Somente a I e III c) Somente a II d) Todas (I, II e III)

5 15. Correlacione os conceitos abaixo e identifique a sequência correta da coluna da direita: 1 Farmacodinâmica ( ) É uma droga utilizada com fins terapêuticos ou de diagnósticos. 2 Fármaco ( ) Qualquer substância que interaja com o organismo produzindo algum efeito. 3 Droga ( ) Estuda a inter-relação da concentração de uma droga e a estrutura alvo, bem como o respectivo mecanismo de ação. 4 Medicamento ( ) Uma substância definida com propriedades ativas produzindo efeito terapêutico. A sequência correta é: a) b) c) d) Das reações adversas relacionadas com a ação farmacológica principal do fármaco, podem ocorrer: a) Quando há um aumento da dose ou interação entre fármacos classificadas com A aumentadas e são previsíveis. b) Quando aparecem em consequência de dose excessiva, mas com efeitos não relacionados ao modo da ação. c) São classificadas como B bizarras e são chamadas de idiossincráticas. d) Podem ser imprevisíveis, pois podem ocorrer mesmo com doses terapêuticas. 17. Identifique na sequência abaixo, com a letra H- os efeitos relacionados com a ação farmacológica principal do fármaco e, com a letra T - as não-relacionadas com a ação farmacológica principal do fármaco:: 1 Hemorragias por anticoagulantes ( ) 2 Hepatotoxidade ( ) 3 Anemias apláticas ( ) a) T H H; b) H T H. c) H T T. d) T H T. 18. Identifique as afirmativas abaixo com F de falsa e V verdadeira: 1. ( ) Os receptores ligados diretamente ao canal iônico são constituídos por macromoléculas contendo várias subunidades que, pelo modo como se distribuem formam um canal central (ionóforo). Em pelo menos uma dessas subunidades encontram-se o local de reconhecimento de ligantes ou fármacos. 2. ( ) Uma molécula de fármaco combina-se reversivelmente com vários receptores. 3. ( ) Os receptores vinculados às proteínas G quando ativados, desencadeiam um processo de transdução e amplificação cujo resultado final resulta de uma ativação em cascata de sistemas enzimáticos.

6 4. ( ) Os receptores ligados a proteínas de transdução são receptores de membranas que não incorporam um domínio intercelular de proteína quinase (em geral tirosina quinase) em sua estrutura. a) 1V 2V 3V 4V; b) 1V 2F 3F 4F; c) 1V 2F 3V 4F; d) 1F 2F 3V 4F. 19. Podemos dizer que o mecanismo de ação da tetraciclina é atuar: a) Sobre a síntese de DNA. b) Estimulando a síntese de RNA. c) Aumentando a pressão osmótica interna. d) Inibindo a síntese protéica. 20. Existem conceitos básicos na farmacocinética cuja compreensão é fundamental para a utilização dos medicamentos. O primeiro deles refere-se ao que é chamado biodisponibilidade: a quantidade de uma substância que, introduzida no organismo ganha a circulação e, portanto, torna-se disponível para exercer a sua atuação terapêutica. Com a via intravenosa, a biodisponibilidade é de: a) 60% b) 70% c) 80% d) 100% 21. A difusão passiva das drogas lipossolúveis é o principal mecanismo de transporte dos fármacos. A velocidade de difusão depende dos seguintes fatores: I. Concentração da droga. II. Coeficiente de partição óleo/água. III. Concentração de prótons (ph). IV. Área para difusão da droga. a) Somente a I III e IV b) Somente a I II III e IV c) Somente a I II e III d) Somente a I e IV 22. Considere as seguintes afirmativas abaixo e identifique a INCORRETA. a) Embora o fígado seja considerado o órgão máximo de metabolização das drogas, a maioria dos tecidos é capaz de metabolizar drogas específicas, o que vai depender da expressão genética da enzima no tecido. b) A maioria das drogas não é metabolizada antes da catabolização no organismo. c) Após as reações de metabolização, todos os compostos formados tendem a ser mais hidrossolúveis e com menor atividade biológica. d) Grande parte do metabolismo oxidativo das drogas é catalisada pelos Citocromos P- 450, que constituem uma superfamília de isoformas enzimáticas das proteínas. 23 As drogas podem ser excretadas pelas vias: I. Urina (rins) II. Bile e fezes (gastrintestinal); III. Ar exalado (pulmões); IV. Glândula mamária e suor.

7 a) Somente a I e II; b) Somente a I, II e III c) Somente a I, II e IV; d) Todas ( I, II, III e IV). 24. Identifique os efeitos da inibição das enzimas microssomais, INCORRETAS. I. Diminui a velocidade de produção de metabólitos; II. Aumenta a depuração total; III. Aumentam a meia vida da droga no soro; IV. Diminui as concentrações séricas da droga livre e total; V. Aumenta os efeitos farmacológicos se os metabólitos forem inativos. a) Somente a I e III b) Somente a II e IV c) Somente a III e V d) Somente a II 25. Identifique os ácidos abaixo descritos considerados medicamentos ácidos fracos que podem ter sua excreção aumentada por dietas predominantemente alcalinas, devido à alcalinização da urina pelos resíduos alcalinos dos alimentos. 1 - Acetilsalicílico 2 - Barbitúricos 3 - Anfetamina 4 Teofilina a) Somente 1 e 2 b) Somente 1 e 4 c) Somente 1, 2 e 3 d) Somente 2, 3 e O substrato de eliminação da Chlamidia trachomatis são (é): a) Exsudatos de lesões cutâneas. b) Exsudatos oculares c) Escarros d) Secreção oronasal 27. O maior responsável por pneumonias oportunistas entre aidéticos é o: a) P. carinii b) P. pneumoniade c) T. gondii d) C. neoformans 28. A BCG liofilizada é uma suspensão de bacilos: a) Mortos M. tuberculosis bovino b) Vivos M. tuberculosis bovino atenuado c) Mortos M. tuberculosis humano d) Vivos M. tuberculosis humano atenuado. 29. Em relação ao Sarampo, o Ministério da Saúde determina que sejam notificados: a) Todos os casos identificados b) Todos os casos hospitalizados c) Apenas os casos que apresentarem complicações

8 d) Todos os casos diagnosticados, mas com confirmação laboratorial. 30. Dentre as diretrizes do Sistema Único de Saúde, aprovado na Constituição Federal vigente estão: 1. A descentralização administrativa 2. A participação comunitária 3. A integralidade do atendimento 4. A prioridade às atividades assistenciais São corretas: a) Somente a 2 e 3 b) Somente a 1, 3 e 4 c) Somente a 1, 2 e 3 d) Somente a 1 e Usualmente não se administra vacina antipertussis depois do quinto ano de vida por conta do temor de: a) Encefalite b) Reações alérgicas c) Hipertermia d) Paniculite 32. Identifique com F falsa e V verdadeira, as seguintes afirmativas: ( ) A seleção de medicamentos é considerada o eixo do ciclo logístico de medicamentos. As demais atividades são programadas a partir dos medicamentos elencados e arrolados para aquele município ou região. ( ) O alvo das quinolonas nas bactérias consiste no DNA girasse e topoisomerase IV. ( ) As bases de supositórios influenciam na liberação e na biodisponibilidade do fármaco. Um fármaco lipofílico não ionizável incorporado em uma base lipofílica apresenta uma liberação lenta. ( ) A definição de critérios para a aquisição de antissépticos, desinfetantes e esterilizantes não é uma atribuição do farmacêutico no Controle das Infecções Hospitalares. a) V V F V; b) F V V F; c) F V F F; d) V F F V. 33. Identifique abaixo, os solventes não aquosos utilizados para o preparo de medicamentos parenterais: a) Óleo de gergelim e a glicerina. b) Etanol e o oleato de cálcio. c) Propilenoglicol e o cálcio. d) Miristato de isopropila e a dimetilamina. 34. O teste de friabilidade utilizado durante a produção de um lote de comprimidos consiste na medida: a) Da porcentagem de pó desprendida. b) Do peso médio com desvio padrão c) Do teor do fármaco dissolvido d) Da força de ruptura radial

9 35. No preparo de suspensões de boa qualidade, são utilizados quais agentes modificadores da viscosidade? a) A pectina e a cloreto de pirrolidona. b) O tanino pré-gelatinizado e a goma arábica. c) A metilcelulose e o alginato de sódio. d) A goma xantana e a vaselina líquida. 36. Podemos indicar como características adequadas, para que se considere um antibiótico ideal do ponto de vista terapêutico: I. Deve ser destruído por enzimas teciduais; II. Deve apresentar pequenos efeitos colaterais; III. Não deve perturbar as defesas orgânicas; IV. Deve apresentar bom índice terapêutico, com uma maior dose máxima tolerada. Estão corretas: a) Somente a I e II b) Somente a I e III c) Somente a I, II e III d) Somente a II, III e IV. 37. A administração sistêmica dos corticoides está indicada no tratamento de: I. Estomatite protética. II. Pênfigo. III. Eritema multiforme. IV. Estomatite aftosa. Estão corretas: a) Somente a I e II b) Somente a II e III c) Somente a I, II e III d) Somente a III e IV 38. Podemos citar como características do vasoconstrictor octapressin: a) Causa taquicardia. b) Provoca hiperglicemia. c) Apresenta alta toxicidade tecidual d) Nenhuma delas. 39. A vitamina K é capaz de favorecer a hemostasia de forma sistêmica, por causa de qual mecanismo de ação: a) É dotada de atividade antiplasmínica. b) Participa da síntese hepática de protrombina. c) Ativa a protrombina. d) Promove a vasodilatação. 40. Sobre a fenilbutazona é correto dizer que: a) Faz parte do grupo dos salicilatos. b) É indicada em pacientes com disfunções cardíacas. c) É indicada para pacientes com disfunções renais. d) Tem sido causa frequente de reativação de úlceras gástricas e duodenais.

10 GABARITO FARMACÊUTICO PM MANGUEIRINHA C 11 C 21 B 31 A 02 D 12 B 22 B 32 B 03 B 13 A 23 D 33 D 04 A 14 D 24 B 34 A 05 D 15 B 25 A 35 C 06 D 16 A 26 B 36 D 07 B 17 C 27 A 37 B 08 A 18 C 28 B 38 D 09 A 19 D 29 A 39 B 10 B 20 D 30 C 40 D

Turma Fisioterapia - 2º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa

Turma Fisioterapia - 2º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Turma Fisioterapia - 2º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Administração Absorção Fármaco na circulação sistêmica Distribuído Biotransformado Excretado Farmacocinética : O que o organismo faz

Leia mais

Faculdade de Imperatriz FACIMP

Faculdade de Imperatriz FACIMP Faculdade de Imperatriz FACIMP Disciplina: Farmacologia Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro 5 o Período de Farmácia e Bioquímica 1 o Semestre de 2007 Prof. Dr. Paulo Roberto 1 FARMACOCINÉTICA PROCESSOS

Leia mais

Turma Nutrição - 4º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa

Turma Nutrição - 4º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Turma Nutrição - 4º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Administração Absorção Fármaco na circulação sistêmica Distribuído Biotransformado Excretado Farmacocinética : O que o organismo faz sobre

Leia mais

AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA

AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA AULA 2 FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA FASES DA FARMACOCINÉTICA A farmacocinética pode ser separada em cinco fases essenciais: Professor: Moisés Wesley M. Pereira FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM 1.

Leia mais

Roteiro da aula. Definição de farmacocinética. Processos farmacocinéticos. Aplicações da farmacocinética

Roteiro da aula. Definição de farmacocinética. Processos farmacocinéticos. Aplicações da farmacocinética Absorção AULA 1 1 Roteiro da aula Definição de farmacocinética Processos farmacocinéticos Aplicações da farmacocinética Fatores que alteram os processos farmacocinéticos Ambientais, etários e genéticos

Leia mais

Introdução ao estudos da farmacologia Formas farmacêuticas Vias de administração

Introdução ao estudos da farmacologia Formas farmacêuticas Vias de administração DROGA ORGANISMO Introdução ao estudos da farmacologia Formas farmacêuticas Vias de administração FARMACOCINÉTICA Absorção Distribuição Biotransformação Eliminação FARMACODINÂMICA Local de ação Mecanismo

Leia mais

TOXICOCINÉTICA TOXICOCINÉTICA TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA

TOXICOCINÉTICA TOXICOCINÉTICA TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA TOXICOLOGIA - Profa. Verônica Rodrigues FARMACÊUTICA INDUSTRIAL - UFRJ MESTRE EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - UFRJ EX-DOCENTE - UNIPLI EX-PERITA LEGISTA - TOXICOLOGISTA - PCERJ PESQUISADORA EM PROPRIEDADE

Leia mais

TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA. Profa. Verônica Rodrigues

TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA. Profa. Verônica Rodrigues TOXICOLOGIA -TOXICOCINÉTICA Profa. Verônica Rodrigues FARMACÊUTICA INDUSTRIAL - UFRJ MESTRE EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - UFRJ EX-DOCENTE - UNIPLI EX-PERITA LEGISTA - TOXICOLOGISTA - PCERJ PESQUISADORA EM

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGUEIRINHA PR EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO 001/2015 PROVA DE ODONTÓLOGO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGUEIRINHA PR EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO 001/2015 PROVA DE ODONTÓLOGO PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGUEIRINHA PR EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO 001/2015 PROVA DE ODONTÓLOGO ORIENTAÇÃO 1. Aguarde autorização para abrir o Caderno de Provas. Você está recebendo do Aplicador um caderno

Leia mais

FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL. Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira

FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL. Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira FACULDADE FARMACOLOGIA GERAL Professor Marcus Vinícius Dias de Oliveira FARMACOLOGIA Estuda as substâncias que interagem com sistemas vivos por meio de processos químicos, ligando-se a moléculas reguladoras

Leia mais

FARMACOCINÉTICA. Prof. Glesley Vito Lima Lemos

FARMACOCINÉTICA. Prof. Glesley Vito Lima Lemos FARMACOCINÉTICA Prof. Glesley Vito Lima Lemos (glesleyvito@hotmail.com) RESPOSTA TERAPÊUTICA Fase Farmacêutica MEDICAMENTO Liberação do princípio ativo da formulação Interação Fármaco Sítio alvo Fase Farmacodinâmica

Leia mais

O QUE É A FARMACOCINÉTICA?

O QUE É A FARMACOCINÉTICA? FARMACOCINÉTICA O QUE É A FARMACOCINÉTICA? É a área da farmacologia que estuda o destino dos fármacos no organismo, que vai desde a administração até a sua eliminação. A FARMACOCINÉTICA ABRANGE 4 PROCESSOS:

Leia mais

Material desenvolvido de acordo com a RDC Nº 58, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014.

Material desenvolvido de acordo com a RDC Nº 58, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014. INTERCAMBIALIDADE 1. O que são medicamentos referência, similar e genérico? É todo medicamento originador, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente. Todo medicamento referência

Leia mais

02/03/2012. Rodrigo Borges, M.Sc. Absorção Distribuição Metabolização ou biotransformação Excreção

02/03/2012. Rodrigo Borges, M.Sc. Absorção Distribuição Metabolização ou biotransformação Excreção Rodrigo Borges, M.Sc 2012 Movimento dos fármacos no organismo O que o organismo faz sobre a droga É o estudo da velocidade com que os fármacos atingem o sítio de ação e são eliminados do organismo, bem

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia Básica FARMACOCINÉTICA. Profa. Elisabeth Maróstica

Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia Básica FARMACOCINÉTICA. Profa. Elisabeth Maróstica Universidade Federal Fluminense Depto. Fisiologia e Farmacologia Disciplina de Farmacologia Básica FARMACOCINÉTICA Profa. Elisabeth Maróstica I. INTRODUÇÃO Farmacocinética Corpo Fármaco Farmacodinâmica

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS AULA 1. Renata Loretti Ribeiro Ana Gabriela Trujilho Cancian Enfermeira

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS AULA 1. Renata Loretti Ribeiro Ana Gabriela Trujilho Cancian Enfermeira ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS AULA 1 Renata Loretti Ribeiro Ana Gabriela Trujilho Cancian Enfermeira INTRODUÇÃO É uma das maiores responsabilidades atribuídas ao profissional de enfermagem. Qualquer erro,

Leia mais

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia.

PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia. PROF.: FERNANDA BRITO Disciplina Farmacologia fernandabrito@vm.uff.br Pharmakon FARMACOLOGIA Logos Ciência que estuda a ação dos compostos biologicamente ativos no organismos e areação do organismo a estes

Leia mais

Aspectos moleculares

Aspectos moleculares FARMACOLOGIA I DOCENTE: Msc. ROSALINA COELHO JÁCOME Aspectos moleculares FARMACOLOGIA O que o organismo faz com o fármaco? O que o fármaco faz no organismo? FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA CORRELAÇÃO FARMACOCINÉTICA/FARMACODINÂMICA

Leia mais

Turma Fisioterapia - 2º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa

Turma Fisioterapia - 2º Termo. Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Turma Fisioterapia - 2º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Administração Absorção Fármaco na circulação sistêmica A absorção, a distribuição, o metabolismo e a excreção de um fármaco envolvem

Leia mais

101 Q Português Interpretação de Textos

101 Q Português Interpretação de Textos 101 Q692405 Português Interpretação de Textos BETA /Lo}HVGR7LWDQLF O naufrágio do Titanic traz tristes memórias., heroísmo., coragem. arrogância, fé. lendas e mitos. Por isso e pela perda de cerca de 1500

Leia mais

Tem a finalidade de tornar a droga que foi. mais solúveis para que assim possam ser. facilmente eliminadas pelos rins. BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS

Tem a finalidade de tornar a droga que foi. mais solúveis para que assim possam ser. facilmente eliminadas pelos rins. BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS 1 Tem a finalidade de tornar a droga que foi absorvida e distribuída em substâncias mais solúveis para que assim possam ser BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS facilmente eliminadas pelos rins. Se não houvesse

Leia mais

domingo, 10 de abril de 2011 FARMACOCINÉTICA

domingo, 10 de abril de 2011 FARMACOCINÉTICA FARMACOCINÉTICA FARMACOCINÉTICA Estuda o caminho percorrido pelo medicamento no organismo, desde a sua administração até a sua eliminação. Pode ser definida como o estudo quantitativo dos processos de

Leia mais

19/01/2011. Bases Farmacológicas. Agenda. Agenda. Curso de Formação Jan, Marcio Toledo FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA

19/01/2011. Bases Farmacológicas. Agenda. Agenda. Curso de Formação Jan, Marcio Toledo FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA Bases Farmacológicas Marcio Toledo Curso de Formação Jan, 2011 Agenda FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA 2 Agenda FARMACOLOGIA MEDICAMENTOS FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA 3 1 Farmacologia

Leia mais

Seminário de Farmacologia Absorção. Diellen Oliveira Gustavo Alcebíades Patrícia Matheos Raissa Batista

Seminário de Farmacologia Absorção. Diellen Oliveira Gustavo Alcebíades Patrícia Matheos Raissa Batista Seminário de Farmacologia Absorção Diellen Oliveira Gustavo Alcebíades Patrícia Matheos Raissa Batista Dose da droga administrada ABSORÇÃO Concentração da droga na circulação sistêmica AÇÃO DA DROGA Droga

Leia mais

Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica Farmacocinética dos fármacos antiepilépticos... 35

Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica Farmacocinética dos fármacos antiepilépticos... 35 Índice Parte 1 - Bases para a terapêutica com fármacos antiepilépticos Classificando as crises epilépticas para a programação terapêutica... 19 Classificação das Crises Epilépticas (1981)... 20 Classificação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 19/10/2014 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVA 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetáveis

Farmacologia. Vias de Administração. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetáveis Farmacologia e Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral Injetáveis Enteral X Parenteral Vantagens (V) Desvantagens (D) Forma Farmacêutica Situação

Leia mais

3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Fiscais.

3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Fiscais. INSTRUÇÕES. Confira seu nome, número de inscrição e assine no local indicado na capa.. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação,

Leia mais

FARMACOCINÉTICA. Prof.ª Leticia Pedroso

FARMACOCINÉTICA. Prof.ª Leticia Pedroso FARMACOCINÉTICA Prof.ª Leticia Pedroso Farmacocinética É o estudo que destina o fármaco no organism. Vai desde a administração até a sua eliminação. Abrange: Absorção Distribuição Biotransformação Excreção.

Leia mais

Fármacos classificados na categoria X (xis) do FDA são contraindicados. Afirmativa correta. São fármacos de alto risco para o feto.

Fármacos classificados na categoria X (xis) do FDA são contraindicados. Afirmativa correta. São fármacos de alto risco para o feto. 1. Assinale a afirmativa incorreta: O uso de ieca para tratamento da hipertensão na gestante não apresenta riscos ao feto. Afirmativa incorreta. Os ieca são fármacos desaconselhados no tratamento da hipertensão

Leia mais

Processo pelo qual os fármacos abandonam, de forma reversível, a circulação sistêmica e se distribuem para os Líquidos Intersticial e Intracelular.

Processo pelo qual os fármacos abandonam, de forma reversível, a circulação sistêmica e se distribuem para os Líquidos Intersticial e Intracelular. 1 Processo pelo qual os fármacos abandonam, de forma reversível, a circulação sistêmica e se distribuem para os Líquidos Intersticial e Intracelular. 2 corrente sanguínea Não é esperado a ligação, por

Leia mais

Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Projeto de Extensão Farmacocinética Aplicada a Clínica. Parâmetros Farmacocinéticos

Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Projeto de Extensão Farmacocinética Aplicada a Clínica. Parâmetros Farmacocinéticos Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Projeto de Extensão Farmacocinética Aplicada a Clínica Parâmetros Farmacocinéticos Prof. Dr. Gildomar Lima Valasques Junior Farmacêutico Clínico-Industrial Doutor

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA LITERATURA

LÍNGUA PORTUGUESA LITERATURA 1 REDAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA LITERATURA LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA 18/01/2009 ASSINATURA DO CANDIDATO INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome, número de inscrição e assine no local indicado na capa. 2. Aguarde autorização

Leia mais

Biofarmácia. Farmacotécnica

Biofarmácia. Farmacotécnica Biofarmácia Prof. Luis Antonio Paludetti Agradecimentos especiais aos Professores Robson M. Gama e André Rolim Babii pela criação de parte das transparências desta apresentação 1/26 Farmacotécnica Disciplina

Leia mais

Processo de Seleção para Tutor bolsista (presencial e a distância) UAB/CAPES/MEC

Processo de Seleção para Tutor bolsista (presencial e a distância) UAB/CAPES/MEC Processo de Seleção para Tutor bolsista (presencial e a distância) UAB/CAPES/MEC INSTRUÇÕES 1. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova. 2. Confira as páginas deste caderno de provas. Caso falte

Leia mais

Tem a finalidade de tornar a droga que foi. mais solúveis para que assim possam ser. facilmente eliminadas pelos rins. BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS

Tem a finalidade de tornar a droga que foi. mais solúveis para que assim possam ser. facilmente eliminadas pelos rins. BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS 1 Tem a finalidade de tornar a droga que foi absorvida e distribuída em substâncias mais solúveis para que assim possam ser BIOTRANSFORMAÇÃO DE DROGAS facilmente eliminadas pelos rins. Se não houvesse

Leia mais

110 Engenharia Ambiental

110 Engenharia Ambiental UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência Unidade de Ocupação de Vagas Remanescentes PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS

Leia mais

correspondente se desliga das proteínas. O complexo Fármaco-proteína age como reservatório temporário na c/c.

correspondente se desliga das proteínas. O complexo Fármaco-proteína age como reservatório temporário na c/c. Alta proporção de ligação do fármaco (por ex. 90%) às proteínas plasmáticas, não significa que somente 10% do fármaco circulante terão acesso aos tecidos, pois quando parte da fração livre abandona o plasma,

Leia mais

Regimento Interno da Comissão de Farmácia e Terapêutica

Regimento Interno da Comissão de Farmácia e Terapêutica Regimento Interno da Comissão de Farmácia e Terapêutica Da natureza e finalidade Art. 1º - A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) é instância de caráter consultivo e deliberativo da Direção Médica

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 20/11/2016 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVA 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetaveis

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetaveis Farmacologia e Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral Injetaveis Vantagens (V) Enteral X Parenteral Desvantagens (D) Forma Farmacêutica Situação

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Universidade Estadual do Centro-Oeste Universidade Estadual do Centro-Oeste º Vestibular de 007 INSTRUÇÕES 04/09/06. Confira seu nome, Nº de inscrição e assine no local indicado abaixo.. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas..

Leia mais

INSTRUÇÕES ATENÇÃO. B Matemática Filosofia, Física e Matemática Todas com questões de 1 a 15.

INSTRUÇÕES ATENÇÃO. B Matemática Filosofia, Física e Matemática Todas com questões de 1 a 15. INSTRUÇÕES Você está recebendo do fiscal um Caderno de Questões com 120 (cento e vinte) questões, faça somente as questões que pertencem ao seu grupo. Você receberá, também, a Folha de Respostas personalizada

Leia mais

CADERNO 1 REDAÇÃO. ATENÇÃO Leia as instruções deste Caderno. Elas fazem parte da sua prova

CADERNO 1 REDAÇÃO. ATENÇÃO Leia as instruções deste Caderno. Elas fazem parte da sua prova CONCURSO PÚBLICO Edital 02/2012 CADERNO 1 REDAÇÃO ATENÇÃO Leia as instruções deste Caderno. Elas fazem parte da sua prova 1. Este caderno contém as instruções para a Prova de Redação em Língua Portuguesa

Leia mais

300 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA FARMACÊUTICO

300 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA FARMACÊUTICO Caro Leitor, A equipe técnica do Concurseiro da Saúde empenha-se em desenvolver apostilas e materiais atualizados de acordo com as leis recentemente publicadas a fim de estar sempre em consonância com

Leia mais

Objetivos. Farmacocinética. Farmacocinética. Princípios Farmacocinéticos

Objetivos. Farmacocinética. Farmacocinética. Princípios Farmacocinéticos Objetivos Princípios Farmacocinéticos Marcos Moreira Absorção, distribuição, metabolismo e excreção de fármacos. Metabolismo de primeira passagem. Meia-vida plasmática. Concentração no estado de equilíbrio.

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2018 EDITAL DE GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA

CONCURSO PÚBLICO 001/2018 EDITAL DE GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA CONCURSO PÚBLICO 001/2018 EDITAL DE GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA A PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA LONDRINA, ESTADO DO PARANÁ, torna público aos interessados o Edital de Gabarito Definitivo da Prova

Leia mais

Roteiro da aula. Definição da farmacologia. Divisão da farmacologia. Conceitos básicos. Vida de um fármaco

Roteiro da aula. Definição da farmacologia. Divisão da farmacologia. Conceitos básicos. Vida de um fármaco 1 Roteiro da aula Definição da farmacologia Divisão da farmacologia Conceitos básicos Vida de um fármaco Formas de apresentação e vias de administração de fármacos 2 3 APROFUNDANDO MAIS ESTE CONCEITO...

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Farmacologia dos Antibióticos Prof. Luiz Antonio Ranzeiro de Bragança. Cloranfenicol

Universidade Federal Fluminense Farmacologia dos Antibióticos Prof. Luiz Antonio Ranzeiro de Bragança. Cloranfenicol Universidade Federal Fluminense Farmacologia dos Antibióticos Prof. Luiz Antonio Ranzeiro de Bragança Cloranfenicol Objetivo deste material didático é promover uma introdução ao estudo de farmacologia,

Leia mais

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO

JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada

Leia mais

Fármaco Qualquer substância alterar função de 20/05/2013. Estudo da interação de drogas com

Fármaco Qualquer substância alterar função de 20/05/2013. Estudo da interação de drogas com Farmacologia Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Pharmakon Logos Estudo dos fármacos Estudo da interação de drogas com organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos

Leia mais

Alterações na Farmacocinética e Farmacodinâmica do Idoso

Alterações na Farmacocinética e Farmacodinâmica do Idoso Alterações na e Farmacodinâmica do Idoso Dr. Mauricio de Miranda Ventura Diretor Técnico do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira Definição de São

Leia mais

André Montillo

André Montillo André Montillo www.montillo.com.br Farmacologia Definição: É a ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas sobre a função dos sistemas biológicos. O sucesso terapêutico do tratamento de doenças

Leia mais

Farmacologia. Farmacologia. Estuda os aspectos bioquímicos e fisiológicos dos. efeitos dos fármacos. É dividida em duas áreas principais:

Farmacologia. Farmacologia. Estuda os aspectos bioquímicos e fisiológicos dos. efeitos dos fármacos. É dividida em duas áreas principais: Farmacologia Farmacologia Estuda os aspectos bioquímicos e fisiológicos dos efeitos dos fármacos Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle É dividida em duas áreas principais: Farmacocinética Farmacodinâmica 1 Farmacocinética

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTAMIRA DO PARANÁ Estado do Paraná EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO 01/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTAMIRA DO PARANÁ Estado do Paraná EDITAL 001/2017 CONCURSO PÚBLICO 01/2017 CARGO: FARMACÊUTICO NOME: INSCRIÇÃO N O ORIENTAÇÃO 1. Aguarde autorização para abrir o Caderno de Provas. Você está recebendo do Aplicador um caderno contendo QUARENTA questões. Você receberá também, o

Leia mais

1. Assinale a afirmativa incorreta:

1. Assinale a afirmativa incorreta: 1. Assinale a afirmativa incorreta: As doses de medicamentos a serem administrados a pacientes pediátricos, podem ser calculadas pela extrapolação da dose para o adulto. Afirmativa incorreta. A dose a

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Comissão Executiva do Vestibular VESTIBULAR 008. LOCAL DE PROVA a FASE: PROVA I E PROVA II 0 de julho de 008 RG DURAÇÃO: 04 HORAS INÍCIO: 09h 00min TÉRMINO: 1h 00min

Leia mais

CÁLCULO DE MEDICAÇÃO. Enfª Fabiana Chagas

CÁLCULO DE MEDICAÇÃO. Enfª Fabiana Chagas CÁLCULO DE MEDICAÇÃO Enfª Fabiana Chagas E-mail: Fabiana.chagas@hu.usp.br Administração de medicamentos em Pediatria - Etapas interpretação e transcrição da PM; requisição e checagem da medicação dispensada;

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Define, regulamenta e estabelece atribuições e competências do farmacêutico na dispensação e aplicação de vacinas, em farmácias e drogarias. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) no

Leia mais

ASSINATURA DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO ASSINATURA DO CANDIDATO INSTRUÇÕES 1 - Confira seu nome, número de inscrição e assine no local indicado na capa. 2 - Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 3 - A interpretação das questões

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral - Injetaveis

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral - Injetaveis Farmacologia e Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral - Injetaveis Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Oral V (vantagens) - mais conveniente, econômica e segura D (desvantagens)

Leia mais

Fármaco 25/10/2015. Estudo da interação de drogas com. organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos

Fármaco 25/10/2015. Estudo da interação de drogas com. organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos Farmacologia Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Pharmakon Logos Estudo dos fármacos Estudo da interação de drogas com organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos

Leia mais

Biodisponibilidade/Bioequivalência (BD/BE)

Biodisponibilidade/Bioequivalência (BD/BE) iodisponibilidade/ioequivalência (D/E) Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa Farmacocinética e iogalénica 1 Perspectiva histórica Oser (1945) - quantidade de fármaco absorvido em relação a um

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetáveis

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetáveis Farmacologia e Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral Injetáveis Vantagens (V) Enteral X Parenteral Desvantagens (D) Forma Farmacêutica Situação

Leia mais

Fármaco 05/03/2017. Estudo da interação de drogas com. Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos.

Fármaco 05/03/2017. Estudo da interação de drogas com. Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos. Farmacologia Estudo da interação de drogas com organismos vivos Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos Pharmakon Logos

Leia mais

Conselho Federal de Farmácia (CFF) Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim/CFF)

Conselho Federal de Farmácia (CFF) Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim/CFF) Nota Técnica n.º 01/2014 Data de elaboração: 26 de fevereiro de 2014. Tartarato de metoprolol e succinato de metoprolol apresentam diferenças farmacocinéticas, não sendo possível a intercambialidade entre

Leia mais

Capacitação em Cirurgia Oral

Capacitação em Cirurgia Oral Capacitação em Cirurgia Oral Prescrição medicamentosa na cirurgia odontológica Legislação Lei 5.081 de 24/08/1966, art. 6, item II: Regula o exercício da Odontologia, determina "Compete ao Cirurgião-Dentista

Leia mais

154 Matemática Bacharelado e Licenciatura/Licenciatura

154 Matemática Bacharelado e Licenciatura/Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência Unidade de Ocupação de Vagas Remanescentes PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS

Leia mais

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo

Leia mais

biologia caderno de prova instruções informações gerais 13/12/2009 boa prova! 2ª fase exame discursivo

biologia caderno de prova instruções informações gerais 13/12/2009 boa prova! 2ª fase exame discursivo 2ª fase exame discursivo 13/12/2009 biologia caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Biologia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS COVEIRO (A)

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS COVEIRO (A) CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS COVEIRO (A) ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado

Leia mais

AUXILIAR DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS EDUCACIONAIS

AUXILIAR DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS EDUCACIONAIS CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL FUNDAMENTAL CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! AUXILIAR DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS EDUCACIONAIS Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões

Leia mais

1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO. Baytril Palatável 250 mg comprimidos para cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA. Cada comprimido contém:

1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO. Baytril Palatável 250 mg comprimidos para cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA. Cada comprimido contém: 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Baytril Palatável 250 mg comprimidos para cães. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada comprimido contém: Substância activa: Enrofloxacina 250,0 mg Para a lista

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dumont

Prefeitura Municipal de Dumont PORTARIA N.º 2.539 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 Dispõe sobre as diretrizes para prescrição e dispensação de medicamentos no âmbito das unidades integrantes do Sistema Único de Saúde sob gestão municipal.

Leia mais

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina

FEXODANE Cloridrato de fexofenadina FEXODANE Cloridrato de fexofenadina Apresentações 120 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 180 mg: caixa contendo 10 comprimidos revestidos. 60 mg: caixas contendo 10 ou 20 cápsulas. Comprimidos

Leia mais

USO RACIONAL DOS ANTIBIÓTICOS. Prof. Dra. Susana Moreno

USO RACIONAL DOS ANTIBIÓTICOS. Prof. Dra. Susana Moreno USO RACIONAL DOS ANTIBIÓTICOS Prof. Dra. Susana Moreno 1 Antibióticos Uma das mais importantes descobertas da medicina moderna Salva milhões de vidas ANTIBIÓTICOS BETA-LACTÂMICOS 3 Antibióticos Beta Lactâmicos

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada

Leia mais

Prof. Me. Anny C. G. Granzoto

Prof. Me. Anny C. G. Granzoto Prof. Me. Anny C. G. Granzoto 1 Ocupa-se do estudo dos efeitos bioquímicos e fisiológicos dos fármacos e seus mecanismos de ação É utilizada para descrever os efeitos de um fármaco no corpo. Tipicamente

Leia mais

FARMACOTÉCNICA. Glauce Desmarais

FARMACOTÉCNICA. Glauce Desmarais FARMACOTÉCNICA INTRODUÇÃO À FARMACOTÉCNICA Tópicos abordados: Definições em Farmacotécnica. Classificação dos Medicamentos. Legislação vigente. POSIÇÃO DA FARMACOTÉCNICA ENTRE AS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Leia mais

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos

Leia mais

Proteínas e Enzimas. Dannubia Bastos

Proteínas e Enzimas. Dannubia Bastos Proteínas e Enzimas Dannubia Bastos Onde existe / função Estrutura dos seres vivos Estrutura das membranas celulares Dá consistência ao citoplasma Participam de reações químicas (enzimas) Proteínas Proteínas

Leia mais

139 Matemática (Bacharelado e Licenciatura)

139 Matemática (Bacharelado e Licenciatura) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência Unidade de Ocupação de Vagas Remanescentes PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS

Leia mais

INSCRIÇÃO NOME DO CANDIDATO ASSINATURA

INSCRIÇÃO NOME DO CANDIDATO ASSINATURA EDITAL Nº 45/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFISSIONAL TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS INSTRUÇÕES 1. Coloque seu numero de inscrição e

Leia mais

Sinalização Celular e Alvos Farmacológicos

Sinalização Celular e Alvos Farmacológicos Final do século XVII Mecanismo de ação dos fármacos ainda era impedido pela ausência de métodos para a purificação dos princípios ativos e pela falta de método para a o teste de hipótese a respeito da

Leia mais

Eres Pó, 9.1mg/g Pó Hidrossolúvel Oral.

Eres Pó, 9.1mg/g Pó Hidrossolúvel Oral. 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Eres Pó, 9.1mg/g Pó Hidrossolúvel Oral. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada g contém: Substância Activa: Bromexina (Cloridrato) 9.1 mg Para lista completa de

Leia mais

20/10/2011 Vi V as: re r spira r t a ó t ri r a dige g st s i t va v dérm r i m ca c 2

20/10/2011 Vi V as: re r spira r t a ó t ri r a dige g st s i t va v dérm r i m ca c 2 Tema: Absorção Distribuição e armazenamento Metabolismo / Biotransformação Excreção 1 Vias: respiratória digestiva dérmica 2 Fatores que influenciam a absorção Relacionados agentes tóxicos: 1. Lipossolubilidade

Leia mais

Unidade 2: Psicofármacos

Unidade 2: Psicofármacos 1 2 Unidade 2: Psicofármacos Formas Farmacêuticas Farmacocinética e Farmacodinâmica 3 Formas Farmacêuticas Maneira como as drogas se apresentam para uso. De acordo com a forma farmacêutica, têm-se a via

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGUEIRINHA PR EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO 001/2015 PROVA DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGUEIRINHA PR EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO 001/2015 PROVA DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGUEIRINHA PR EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO 001/2015 PROVA DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM ORIENTAÇÃO 1. Aguarde autorização para abrir o Caderno de Provas. Você está recebendo do Aplicador

Leia mais

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon. Turma Farmácia- 4º Termo

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon. Turma Farmácia- 4º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Turma Farmácia- 4º Termo O que é a distribuição dos fármacos? Passagem de uma droga livre (farmacologicamente ativa) da corrente circulatória para os tecidos A extensão

Leia mais

Nestes termos, de harmonia com o disposto no artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 118/92 de 25 de Junho:

Nestes termos, de harmonia com o disposto no artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 118/92 de 25 de Junho: Aprova o modelo de receita médica destinado à prescrição de medicamentos incluindo a de medicamentos manipulados A lei actual consagra a obrigatoriedade da prescrição por denominação comum internacional

Leia mais

ASSINATURA DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO ASSINATURA DO CANDIDATO INSTRUÇÕES 1 - Confira seu nome, número de inscrição e assine no local indicado na capa. 2 - Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 3 - A interpretação das questões

Leia mais

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a):

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a): Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 204 PROVA TIPO Cargo de Nível Médio: Código: 08 Técnico de Laboratório FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA 204 Universidade Federal de Alagoas (Edital nº 025/204) CADERNO

Leia mais

Tratamento da tuberculose. Interações medicamentosas

Tratamento da tuberculose. Interações medicamentosas Tratamento da tuberculose Interações medicamentosas Apresentaremos um resumo suscinto sobre as possíveis interações medicamentosas de cada fármaco utilizado no esquema básico de tratamento da tuberculose,

Leia mais

André Montillo

André Montillo André Montillo www.montillo.com.br Definição: É a ciência que estuda a inter-relação da concentração de um fármaco e a estrutura alvo, bem como o respectivo Mecanismo de Ação. É a Ação do fármaco no Organismo.

Leia mais

Controle por retroalimentação. Controle negativo

Controle por retroalimentação. Controle negativo Controle por retroalimentação Controle negativo Controle por retroalimentação Controle positivo Parto Controle positivo Ejeção do leite Controle por retroalimentação Controle positivo Ovulação Transporte

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE INCONFORMIDADES NAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE GUIRICEMA, MG

IDENTIFICAÇÃO DE INCONFORMIDADES NAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE GUIRICEMA, MG IDENTIFICAÇÃO DE INCONFORMIDADES NAS PRESCRIÇÕES MÉDICAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE GUIRICEMA, MG Jéssika de Souza Miranda 1, Bruno Marcos Leite Fontes 2, Adriane Jane Franco 3 Resumo: A prescrição

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 20/10/2013 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVAS 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Todos tem uma grande importância para o organismo.

Todos tem uma grande importância para o organismo. A Química da Vida ÁGUA A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. A água pura não possui cheiro nem cor. Ela pode ser transformada em

Leia mais