Lista de exercícios Polímeros Profª Cleciane

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lista de exercícios Polímeros Profª Cleciane"

Transcrição

1 Lista de exercícios Polímeros Profª leciae 01 - (UFS) ABS (fórmula estrutural abaixo) é um termoplástico formado por três moômeros: acriloitrila (A), but-1,3-dieo (B) e estireo (S: styree). A combiação dos três compoetes cofere ao ABS propriedades como elevada resistêcia térmica, elétrica e mecâica. Detre as aplicações, podem ser citadas a utilização em paiéis de automóveis, em aparelhos de telefoe e em teclados de computador. ( ) Fórmula Estrutural do ABS De acordo com as iformações acima, assiale a(s) proposição(ões) RRETA(S). 01. moômero estireo é obtido a partir do viibezeo. 02. o moômero B há dois átomos de carboo com hibridização sp A acriloitrila presete o ABS resulta da reação etre etio e ciaeto de hidrogêio. 08. a obteção do ABS ocorre elimiação de ciaeto de hidrogêio. 16. ABS pode ser fudido por aquecimeto e moldado após resfriameto. 32. a obteção do ABS são empregadas matérias-primas biodegradáveis (UEPG PR) acetileo (etio) é um composto muito versátil, com umerosas aplicações, etre as quais destaca-se como matéria-prima para a obteção de umerosos produtos. osidere as equações químicas ão balaceadas abaixo e assiale o que for correto. I. II. III. IV () + l 2 (l) 01. Tato o composto formado a reação (III) como em (IV) podem polimerizar-se em codições adequadas. 02. A oxidação do produto da reação (I) forma o metaol. 04. A reação (II) é exotérmica e visa a obteção de chamas de elevadas temperaturas. 08. reagete acetileo pode ser obtido a partir da desidratação itramolecular do etaol. 16. Utilizado-se excesso de l a reação (IV) ocorre a formação do composto 3 l (UEFS BA) propeo propeo, represetado pela fórmula química, um dos produtos obtidos do petróleo, é a matéria-prima utilizada a produção de polipropileo, um polímero usado a fabricação de ráfia sitética empregada a cofecção de sacos para embalar cereais. osiderado-se as propriedades e a aplicação do polipropileo, é correto afirmar:

2 a) s sacos de ráfia são facilmete degradados por micro-orgaismos. b) polipropileo é utilizado para a fabricação de isopor, além de tecidos. 2 3 c) moômero do polipropileo é represetado pela estrutura. d) polipropileo é um copolímero do polietileo e possui alta resistêcia mecâica. e) polipropileo é obtido a partir da reação de adição etre moléculas de propeo (US RS) polietileo (PE) possui iúmeras aplicações, sedo a mais comum os sacos plásticos para embalar compras e acodicioar lixo. Atualmete, já está dispoível o mercado o PE de matéria-prima reovável, também cohecido como PE verde. esse caso em particular, o moômero do PE pode ser obtido a partir da desidratação do etaol (extraído da caa-de-açúcar) em meio ácido. Umas das vatages do PE verde, em relação ao PE petroquímico, é que sua matéria-prima, a caa-de-açúcar, cotribui para elimiar o gás carbôico da atmosfera, colaborado assim para a redução do efeito estufa e do aquecimeto global. Assiale a alterativa a qual a obteção do moômero do PE, citada acima, está corretamete represetada. 2 S a) 3 2 (l) (g) + 2 (l) 2 S b) 2 2 (l) (g) + 2 (l) 2 S c) (l) (l) + 2 (l) 2 S d) 2 3 (l) (l) + 2 (l) 2 S e) 2 2 (g) (l) + 2 (l) 05 - (UFT T) polipropileo é utilizado para produzir fibras de roupas, cordas, tapetes, para-choques de automóveis, detre outros. Este é produzido através de reações sucessivas de adição de propileo (propeo). Qual é a estrutura do polímero produzido: a) b) c) 3 d) e) (UEFS BA) Sacos e sacolas plásticos se toraram um dos maiores vilões do dia a dia do brasileiro. ada vez mais são cosumidos e descartados, mesmo com uma úica vez de uso, sedo jogados em lixões, os campos, os rios, maguezais e o mar, causado prejuízos ao ambiete. Etretato, o material utilizado a fabricação de sacolas biodegradáveis se decompõe em um período de 40 a 120 dias pela ação de micro-orgaismos. Tedo em vista essas cosiderações a respeito dos materiais utilizado a fabricação de sacolas, é correto afirmar: a) polietileo verde é o material mais adequado para a fabricação de sacolas plásticas porque é totalmete biodegradável. b) PV é o material mais idicado para a cofecção de sacolas e de sacos plásticos porque é bastate resistete. c) A decomposição aaeróbica de sacolas de polietileo verde e de origem petroquímica produz metao e outros gases. d) As sacolas feitas de fibras de algodão e de papel, ao serem descartadas os lixões, levam mais de cem aos para degradarem. e) As fibras de áilo e de politereftalato de etileo utilizadas a fabricação de sacos e de sacolas plásticas são biodegradáveis quado em cotato com o solo.

3 07 - (UERJ) a idústria, a polimerização do propeo por poliadição via radicais livres produz um polímero cuja uidade química repetitiva tem fórmula molecular 3 6. osidere a polimerização de 2800 L de propeo as seguites codições: temperatura: 77 º pressão: 20 atm osidere, aida, que o propeo apresete comportameto de gás ideal e seja completamete cosumido o processo. Determie a massa, em gramas, de polímero produzido e escreva sua estrutura química em bastão. 8- (FUVEST SP) A borracha atural apreseta propriedades que limitam o seu uso. Por exemplo, ao ser aquecida, tora-se mole e pegajosa. processo de vulcaização da borracha, desevolvido a partir de 1839 e exemplificado a figura abaixo, permitiu a produção de peus, magueiras e outros utesílios icorporados à vida cotidiaa. A utilidade idustrial da borracha estimulou sua exploração comercial a partir das serigueiras da Amazôia. A produção brasileira desse produto domiou o mercado mudial até 1913, quado foi superada pela produção proveiete do cultivo de serigueiras a Ásia. Estrutura da borracha atural - um polímero de isopreo ( 5 8 ) alor Exofre S S S S Estrutura da borracha vulcaizada 2 a) Por que a adição de exofre, o processo de vulcaização, altera as características mecâicas da borracha atural? b) Supodo que 16 g de exofre foram adicioados a 1000 g de borracha atural pelo processo de vulcaização, exemplificado o esquema acima, respoda: Que porcetagem de uidades de isopreo foi modificada por ligações cruzadas? (Massas molares: = 1 g/mol, = 12 g/mol e S = 32 g/mol) c) ite e explique uma cosequêcia social provocada pela exploração da borracha a Amazôia até (UIFESP SP) A Política acioal dos Resíduos Sólidos foi sacioada pelo govero em agosto de É um avaço a área ambietal, já que a lei estabelece regras muito importates, como o sistema de logística reversa. esse sistema, um peu de automóvel, após a sua vida útil, deverá ser recolhido pelo fabricate, para que teha um destio adequado. Um peu pode ser obtido a partir do aquecimeto da borracha, atural ou sitética, com exofre a preseça de um catalisador. A borracha sitética é obtida a partir da polimerização do buta-1,3-dieo. a reação de 1 mol de moléculas de buta-1,3-dieo com 1 mol de moléculas de hidrogêio, sob codições experimetais adequadas, obtém-se como pricipal produto o but-2-eo. a) Qual é o ome do processo que ocorre com o polímero durate a fabricação desse peu? Quais modificações ocorrem as cadeias do polímero da borracha após esse processo? b) Escreva a equação da reação de hidrogeação descrita. Apresete os isômeros espaciais do but-2-eo.

4 10 - (UFMG) Para se preparar uma receita caseira de álcool gel, são ecessários os igredietes relacioados este quadro, as quatidades idicadas: Igrediete Ácido poliacríli co (com redecristalia tridimesioal) Etaoldecocetração 96ºGL Trietaolamia Água pura Massa/ g 7, ,0 Quatidadepara completar 1kg Para ter ação cotra microrgaismos como bactérias e vírus, o álcool gel, preparado adequadamete, deve ter, o míimo, cocetração de 70 ºGL. 1. ácido poliacrílico é preparado a partir deste moômero: 2 = IDIQUE duas fuções presetes essa molécula. 2. moômero represetado o item 1, desta questão, polimeriza-se de modo aálogo ao etileo. REPRESETE, por meio de deseho, o fragmeto da cadeia de um polímero liear formado a partir de três moléculas desse moômero (UIAMP SP) Acidetes de trâsito causam milhares de mortes todos os aos as estradas do país. Peus desgastados ( carecas ), freios em péssimas codições e excesso de velocidade são fatores que cotribuem para elevar o úmero de acidetes de trâsito. Resposável por 20% dos acidetes, o uso de peu careca é cosiderado falta grave e o codutor recebe puição de 5 potos a carteira de habilitação. A borracha do peu, etre outros materiais, é costituída por um polímero de isopreo ( 5 8 ) e tem uma desidade igual a 0,92 g cm 3. osidere que o desgaste médio de um peu até o mometo de sua troca correspoda ao cosumo de 31 mols de isopreo e que a mata que forma a bada de rodagem desse peu seja um retâgulo de 20 cm x 190 cm. Para esse caso específico, a espessura gasta do peu seria de, aproximadamete, a) 0,55 cm. b) 0,51 cm. c) 0,75 cm. d) 0,60 cm. Dados de massas molares em g mol 1 : =12 e = (UPE PE) Aalise as afirmativas abaixo referetes aos polímeros e às substâcias usadas como material de limpeza e coclua. 00. A celulose, um dos polímeros da glicose, é um polissacarídeo de importâcia fudametal para a estrutura de suporte das platas bem como pode ser usada a idústria para a produção de papel. 01. amido é um polissacarídeo ecotrado facilmete, em raízes, grãos, tubérculos, como a madioca, podedo, idustrialmete, ser obtido a partir da batata como matériaprima. 02. Uma das características do sabão reside o fato de ele ser formado por uma cadeia carbôica loga, fortemete polarizada que facilita a sua solubilização em gorduras ou óleos. 03. A importâcia ambietal dos detergetes biodegradáveis reside o fato de que eles ão produzem muita espuma o leito dos rios e, em cosequêcia, causam poucos prejuízos ambietais à flora e faua aquáticas. 04. s polímeros PVA e PV, formados pelo mesmo moômero, são muito utilizados a fabricação de colas, titas, tubos para ecaameto e em tatas outras utilidades do osso dia a dia.

5 13 - (UPE PE) As afirmativas abaixo estão relacioadas às características e propriedades dos compostos orgâicos. Aalise-as e coclua. 00. A borracha atural e a sitética exemplificam polímeros resultates da polimerização do mesmo moômero, deomiado isopreo. 01. A ailia é uma base mais fraca que a metilamia, pelo fato de, a ailia, o par eletrôico ão compartilhado do itrogêio poder iteragir com os orbitais pi deslocalizados do úcleo bezêico. 02. s hidrocarboetos apresetam valores pequeos de temperaturas de fusão e ebulição, decorretes do fato de as forças iterativas etre suas moléculas apolares serem fracas. 03. A reação de Sabatier-Sederes é muito usada em escala idustrial para a obteção de compostos isaturados, a partir dos compostos saturados tras, muito prejudiciais à saúde humaa. 04. biodiesel é um combustível de origem vegetal, obtido por meio de uma reação de trasesterificação, utilizado-se como reagetes o etaol ou metaol e óleo vegetal, obtido exclusivamete da mamoa (FGV SP) Para cumprirem a fução de reter grade quatidade de água, as fraldas descartáveis são cofeccioadas com um polímero superabsorvete, que cotém grade quatidade de íos carboxilato. A capacidade de reteção deve-se em parte às forças itermoleculares etre os grupos carboxilatos e a água. A iteração mais forte que ocorre etre essas moléculas é do tipo: a) dispersão de Lodo-dipolo permaete. b) ligações de hidrogêio. c) ligações iôicas. d) ío-dipolo permaete. e) dipolo permaete-dipolo permaete (ITA SP) Assiale a opção que apreseta a fórmula molecular do polímero que pode coduzir correte elétrica. a) 2 2 b) c) F 2 F d) e) (UFPA) polietileo é um dos polímeros mais empregados a fabricação de utesílios utilizados o cotidiao. Esse polímero pode ser sitetizado por diferetes rotas, obtedo-se cadeias carbôicas logas e altamete lieares, praticamete sem ramificações, ou cadeias carbôicas de meor tamaho e com maior úmero de ramificações. As propriedades físicas desse polímero são alteradas de acordo com o tipo de cadeia carbôica formada. A esse respeito, é correto afirmar: a) As cadeias altamete lieares permitem a máxima iteração etre elas e coduzem à formação de um polietileo com maior resistêcia mecâica. b) As cadeias com ramificações permitem a formação de ligações cruzadas e coduzem à formação de um polietileo mais cristalio. c) As cadeias com ramificações aumetam a desidade do polímero e levam à formação do polietileo de alta desidade (PEAD).

6 d) As cadeias altamete lieares dimiuem a desidade do polímero e levam à formação do polietileo de baixa desidade (PEBD). e) As cadeias com ramificações levam à formação de um polímero termofixo e impedem que o polietileo possa ser moldado em temperaturas elevadas (UEFS BA) Empresa iveste 31 milhões a ampliação de istalações em Feira de Sataa, para aumetar a produção de peus radiais, utilizados em carros de passeio e em camihões direcioados para a idústria automobilística acioal e americaa. A empresa utiliza malhas de fios de aço, loas de poliéster e uma borracha sitética de buta-1,3-dieo e estireo, vulcaizada, de alta resistêcia ao atrito, a fabricação de peus. Durate a vulcaização, a borracha é aquecida a preseça de compostos de exofre para formar ligações de exofre etre cadeias do polímero. De 5 a 8% de exofre, a borracha é elástica e resistete Borracha sitética de estireo ligação de exofre S S 6 5 S S 6 5 Borracha sitética de estireo vulcaizada A partir dessas iformações, é correto afirmar: a) A borracha atural é um material imprestável para a fabricação de peus porque é muito dura e resistete à ação de oxigêio atmosférico. b) s fios de aço, a loa de poliéster e a borracha sitética vulcaizada formam um compósito utilizado a fabricação de peus. c) úmero crescete de ligações de exofre a estrutura química da borracha sitética tora-a cada vez mais elástica e resistete. d) A borracha sitética vulcaizada com 30% de exofre é muito elástica e pouco resistete. e) A borracha sitética vulcaizada é um polímero liear (UEFS BA) I. 2 = 2 (g) + l 2 (g) 2 l 2 l Etileo 2 = l + l loreto de viil 2 2 II. l l Policloreto de viil A tecologia de cocreto de PV é uma forma de costrução que utiliza placas leves e modulares de policloreto de viil, de simples ecaixe, preechidas com cocreto e aço. A estrutura tem alta resistêcia e garatia de trita aos sem descolorir. As vatages apotadas pelos fabricates são a imuidade a cupis e a fugos, a facilidade de limpeza com água e sabão e o isolameto acústico e térmico. A pricipal desvatagem é o custo 20% mais caro que as costruções covecioais.

7 osiderado-se as equações químicas I e II, as iformações do texto, a origem da matéria-prima usada a produção de PV e as cosequêcias da utilização a costrução civil, é correto afirmar: a) As placas de PV, um material poroso, dúctil e bom codutor de calor, permitem a propagação soora. b) A combiação química etre o aço e o cocreto dá origem à ferrugem, que descora as placas de PV. c) A imuidade do PV a cupis e a fugos, que resulta da resistêcia mecâica desse material ao desgaste, costitui vatagem para o ambiete. d) PV produzido a partir de etileo proveiete de bioetaol ão é sustetável porque permaece o ambiete por muitos séculos sem ser biodegradado. 2 e) PV é represetado pela fórmula l (Uimotes MG) A borracha sitética é um copolímero fabricado a partir dos compostos buta-1,3-dieo e estireo. Essa borracha, após tratameto especial, é utilizada a fabricação de peus. A estrutura do moômero do copolímero é dada a seguir: polímero, da forma que foi apresetado a figura acima, poderia ser idicado para fabricar magueira que tivesse cotato com solução aquosa de a) hidróxido de sódio. b) permagaato de potássio. c) ácido sulfúrico. d) bromo líquido (UIFR E) PET (polietileotereftalato) é cosiderado um dos mais importates polímeros de egeharia das duas últimas décadas, devido ao rápido crescimeto de sua utilização. As embalages de garrafas plásticas PET são ideais para o acodicioameto de alimetos, devido às suas propriedades de barreiras que impossibilitam a troca de gases e a absorção de odores exteros, matedo as características origiais dos produtos evasados. A cadeia do PET a que se refere o texto está parcialmete represetada abaixo. Idique a sequêcia de símbolos atômicos que satisfazem a umeração idicada a figura. RSMA, G. M. et. al. Química ova, vol.32, o. 6, , 2009 (adaptado) a),,,,, b),,,,, c),,,,, d),,,,, e),,,,,

8 21 - (UEM PR) Assiale o que for correto. 01. áilo é um polímero de adição. 02. Um polímero acrílico tem seu moômero derivado do ácido acrílico. 04. Teflo é um polímero que cotém átomos de cloro em sua estrutura. 08. s termoplásticos são polímeros que podem ser amolecidos ou edurecidos pela variação da temperatura. 16. A matéria prima para a produção do cloreto de poliviila (PV) é o cloroetileo. Gab: (UEM PR) A respeito dos polímeros a seguir, assiale o que for correto. A) áilo-6,6. B) Polietileo. ) Politetrafluoretileo. D) elulose. E) Poliestireo. F) Poliisopreo. 01. Pelo meos, três desses polímeros podem ser obtidos através de uma reação de adição a partir dos respectivos moômeros. 02. Pelo meos, dois desses polímeros podem ser extraídos de platas. 04. Pelo meos, um desses polímeros apreseta a fução amida e pelo meos um apreseta a fução álcool. 08. Pelo meos, quatro desses polímeros são hidrocarboetos. 16. Pelo meos, dois desses polímeros apresetam átomos de carboo com hibridização sp 2 e ehum deles apreseta átomos de carboo com hibridização sp (UIAMP SP) A questão ambietal relativa ao destio de plásticos utilizados é bastate atiga e algumas propostas têm sido feitas para cotorar esse problema. A mais simples é a queima desses resíduos para aproveitameto da eergia, e outra é o seu reuso após algum tratameto químico. Para respoder aos ites a e b, cosidere a estrutura abaixo como um fragmeto ( ) represetativo do PET. a) Levado em cota a equação de combustão completa do fragmeto do PET, calcule a eergia liberada a queima de uma garrafa PET de massa igual a 48 gramas. b) o tratameto químico da embalagem PET com solução de hidróxido de sódio ocorre uma reação de hidrólise que remove uma camada superficial do polímero, e que permite a reutilização da embalagem. om base essas iformações complete a equação química de hidrólise do fragmeto de PET, abaixo. Dados de etalpia de formação em kj mol -1 : fragmeto = -476; 2 = -394; 2 = (PU RS) Em relação ao PET (polietileo tereftalato), muito usado em embalages a idústria alimetícia, represetado a seguir, = 100 PET é correto afirmar que a) é um ácido carboxílico. b) tem grupos fucioais característicos dos éteres. c) tem massa molar igual a 230g. d) é um moômero. e) é um composto de cadeia mista e heterogêea.

9 25 - (AAFE S) polietileotereftalato (fórmula estrutural abaixo) é um polímero de codesação chamado popularmete de PET. Detre outras aplicações, é empregado a fabricação de vasilhames de sucos e refrigerates. Quado aquecido adequadamete pode ser moldado a forma de outros utesílios, favorecedo a reciclagem de embalages origiais. 2 2 De acordo com as iformações acima, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) A reciclagem de embalages PET favorece o predomíio de lixo de baixa velocidade de degradação o meio ambiete. ( ) ome IUPA de um dos moômeros do PET é eta-1,2-diol. ( ) A reciclagem de embalages PET resulta em ecoomia de matérias-primas. ( ) álcool bezílico é um dos moômeros do PET. A sequêcia correta, de cima para baixo, é: a) F - V - F - V b) V - F - V - V c) F - V - V - F d) V - V - V - F 26 - (UESP SP) Kevlar é um polímero de codesação com alta resistêcia ao calor e à tração, sedo empregado a cofecção de esquis, coletes à prova de bala, roupas e luvas utilizadas por bombeiros, etre outras aplicações. A itesa atração existete etre as cadeias cofere ao polímero propriedades excepcioais de resistêcia, que têm permitido utilizar cordas do Kevlar em substituição aos cabos de aço. Kevlar om base o exposto, qual a fução orgâica itrogeada que compõe a estrutura desse polímero? Dê a fórmula estrutural de seus moômeros e diga que tipo de iteração existe etre as cadeias adjacetes (UERJ) As bolas de futebol são feitas, atualmete, de poliuretao, um polímero sitético cuja obteção pode ser represetada pela seguite equação química, a qual R e R são cadeias de hidrocarboetos: == R == + R' R R' Pode-se observar, a molécula de poliuretao assim obtida, a formação de um grupo correspodete à seguite fução química: a) ácido b) amida c) álcool d) aldeído

Polímeros. Um dos métodos de produção de polímeros orgânicos envolve a reação geral

Polímeros. Um dos métodos de produção de polímeros orgânicos envolve a reação geral Polímeros Questão 01) etileo é usado pricipalmete a fabricação do polietileo, um dos polímeros mais utilizados o mudo. Sua reação de obteção pode ser represetada pela equação abaixo: 2 4 (24) Aalise as

Leia mais

Prof. Willame Bezerra. POLÍMEROS

Prof. Willame Bezerra. POLÍMEROS PLÍMERS Polímeros são macromoléculas formadas a partir de moléculas meores - os moômeros. processo de trasformação desses moômeros, formado o polímero, é chamado polimerização. A massa molecular de um

Leia mais

Prof. Willame Bezerra. POLÍMEROS

Prof. Willame Bezerra. POLÍMEROS PLÍMERS Polímeros são macromoléculas formadas a partir de moléculas meores - os moômeros. processo de trasformação desses moômeros, formado o polímero, é chamado polimerização. A massa molecular de um

Leia mais

Química D Extensivo V. 7. Resolva

Química D Extensivo V. 7. Resolva Extesivo V. 7 Resolva 5.01) Aula 5 N + Na N + Na + a) β () 1 b) (+) dextrógiro tras 7.01) D bactérias suco de limão viagre Aula 7 leite (desaturação) Aula 6 6.01) N + l 8.01) A Aula 8 N l a) etao alcao

Leia mais

LISTA Polímeros QUÍMICA

LISTA Polímeros QUÍMICA LISTA Polímeros Professor: XUXU 3ºAN DATA: 08/ 10 / 2018 Polímeros Moléculas pequeas, chamadas moômeros, podem ligar- se etre si, dado origem a macromoléculas, deomiadas polímeros (do grego poli = muitos

Leia mais

CUSC MEDICINA - Primeiro Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

CUSC MEDICINA - Primeiro Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO US 016 - MEDIINA - Primeiro Semestre ENTR UNIVERSITÁRI SÃ AMIL 01. A quatidade média de sódio (massa molar g/mol) ecotrada por pacote de 100 g de amostras de biscoito de polvilho aalisadas pela ANVISA

Leia mais

Exercícios sobre Polímeros

Exercícios sobre Polímeros Professora Soia Exercícios sobre Polímeros 01. (FUVEST) Qual das moléculas represetadas adiate tem estrutura adequada à polimerização, formado macromoléculas? a) l b) c) d) e) l l l l 02. (FUVEST) ciaeto

Leia mais

Professora Sonia. CUSC MEDICINA - Segundo Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

Professora Sonia. CUSC MEDICINA - Segundo Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO CUSC 2017 - MEDICINA - Segudo Semestre CENTR UNIVERSITÁRI SÃ CAMIL 01. maracujá, por ser rico em potássio, cotribui para o cotrole da pressão arterial. A tabela apreseta os pricipais mierais ecotrados

Leia mais

Química D Semiextensivo V. 4

Química D Semiextensivo V. 4 GABARIT Química D Semiextesivo V. 4 Exercícios 01) E 02) 03) A 04) A s polímeros são macromoléculas (grades moléculas) formadas pela uião de moléculas pequeas, que passam a ser chamadas de moômeros. A

Leia mais

Concentração de Soluções

Concentração de Soluções Esio Médio QUÍMICA Data: / /2012 Atividade: Exercícios de Recuperação Paralela e Aual aula 2 Nome : o Classe: 2 2MA Cocetração de Soluções 1 1. (Uisc 2012) Qual a cocetração em gl de uma solução de 500

Leia mais

CUSC MEDICINA - Primeiro Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

CUSC MEDICINA - Primeiro Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO US 017 - MEDIIA - Primeiro Semestre ETRO UIVERSITÁRIO SÃO AMILO 01. Em uma proveta, foram adicioados cuidadosamete volumes iguais dos diferetes líquidos idicados a tabela. osiderado que os líquidos ão

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA FATORES DE INFLUÊNCIA - TEORIA

CINÉTICA QUÍMICA FATORES DE INFLUÊNCIA - TEORIA Itrodução CINÉTICA QUÍMICA FATORES DE INFLUÊNCIA - TEORIA A Ciética Química estuda a velocidade com a qual as reações acotecem e os fatores que são capazes de realizar ifluêcia sobre ela. A medida mais

Leia mais

Sumário 12 - Polímeros

Sumário 12 - Polímeros Sumário 12 - Polímeros Defiição - Peso Molecular médio - Temperatura de trasição vítrea Mecaismos de polimerização - Poliadição - Policodesação Propriedades dos polímeros - Efeito das forças itermoleculares

Leia mais

CUSC MEDICINA Primeiro Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

CUSC MEDICINA Primeiro Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO US 019 - MEDIINA Primeiro Semestre ENTR UNIVERSITÁRI SÃ AMIL 01. Muitas ferrametas de seguraça são produzidas com uma liga de cobre-berílio (cohecida como u). Essa liga ão gera faíscas por atrito ou impacto,

Leia mais

A QUÍMICA E A INDÚSTRIA

A QUÍMICA E A INDÚSTRIA A QUÍMICA E A INDÚSTRIA A idústria química, a partir de um pequeo úmero de substâcias aturais (matérias-primas), como a água do mar, o ar, o calcário, o salgema, o carvão, o petróleo e o gás atural, produz

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Química

Olimpíada Brasileira de Química SO 2(g) + 2Cl 2(g) --> SOCl 2(g) + Cl 2 O (g) Olimpíada Brasileira de Química Olimpíada Brasileira de Química - 1999 Exame aplicado em 22.05.99 Questão 1 O dióxido de exôfre, SO 2, é um poluete do ar,

Leia mais

Respostas Saiba Mais Reações de Eliminação

Respostas Saiba Mais Reações de Eliminação Respostas Saiba Mais Reações de Elimiação. F F V V F. De acordo com a regra de Saytzeff, o alqueo A seria o reagete adequado. A é um composto do tipo tras. B por apresetar dois ligates ) iguais o mesmo

Leia mais

FASM MEDICINA - Segundo Semestre FACULDADE SANTA MARCELINA

FASM MEDICINA - Segundo Semestre FACULDADE SANTA MARCELINA FASM 2016 - MEDIINA - Segudo Semestre FAULDADE SANTA MARELINA 01. No tratameto de esgotos, o método utilizado para a remoção de poluetes depede das características físicas, químicas e biológicas de seus

Leia mais

P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 18/09/06

P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 18/09/06 P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 18/09/06 Nome: Nº de Matrícula: GABARITO Turma: Assiatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a,5 a,5 3 a,5 4 a,5 Total 10,0 Dados R 0,081 atm L -1 K -1 T (K ) T ( C) + 73,15 1 atm

Leia mais

QUÍMICA QUÍMICA. Questão 01

QUÍMICA QUÍMICA. Questão 01 QUÍMIA QUÍMIA Um composto de fórmula molecular AB 5 é costituído por elemetos que pertecem ao mesmo período de um determiado gás obre. Tal gás obre apreseta a mesma distribuição eletrôica que um ío de

Leia mais

GABARITO 2º SIMULADO 1ª série Semana de 24 a 28 de Junho

GABARITO 2º SIMULADO 1ª série Semana de 24 a 28 de Junho GABARITO 2º SIMULADO 1ª série Semaa de 24 a 28 de Juho PORTUGUÊS MATEMÁTICA INGLÊS HISTÓRIA GEOGRAFIA FÍSICA QUÍMICA BIOLOGIA QUÍMICA 1ª SÉRIE Gabarito cometado Resposta da questão 1: Cálculo da massa

Leia mais

QUíMicA. setor A. Prof.: setor aula AD... TM...TC ALFA 8 Química Setor

QUíMicA. setor A. Prof.: setor aula AD... TM...TC ALFA 8 Química Setor QUíMicA setor A setor 1321 Prof.: aula 53... AD... TM...T...82 aula 54... AD... TM...T...82 aula 55... AD... TM...T...82 aula 56... AD... TM...T...82 aula 57... AD... TM...T...90 aula 58... AD... TM...T...90

Leia mais

Gases Introdução Lei de Boyle

Gases Introdução Lei de Boyle Itrodução Nos gases, as forças de atração itermoleculares são fracas, que permitem um movimeto rápido e idepedete das moléculas. Por outro lado, seu comportameto é cotrolado pelo seu volume, pressão, temperatura

Leia mais

Química Concentração das soluções Vestibular - FUVEST

Química Concentração das soluções Vestibular - FUVEST Química Cocetração das soluções Vestibular - FUVEST 1. (Fuvest 2014) Nos aos de 1970, o uso do iseticida DDT, também chamado de 1,1,1- tricloro-2,2-bis (para-clorofeil)etao, foi proibido em vários países.

Leia mais

P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 21/10/06

P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 21/10/06 P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 21/10/06 Nome: Nº de Matrícula: Gabarito Turma: Assiatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a 2,5 2 a 2,5 3 a 2,5 a 2,5 Total 10,0 Costates: R = 8,31 J mol -1 K -1 = 0,0821 atm

Leia mais

Polimerização e Reações Orgânicas

Polimerização e Reações Orgânicas Polimerização e Reações Orgânicas Material de Apoio para Monitoria 1. (FATEC-SP) A polimerização por adição consiste na reação entre moléculas de uma mesma substância, na qual em sua estrutura, ocorre

Leia mais

PROF: Alex LISTA 8 DATA: 21/08/2011 UFF (Segunda Fase)

PROF: Alex LISTA 8 DATA: 21/08/2011 UFF (Segunda Fase) NME: PRF: Alex LISTA 8 DATA: /08/0 UFF (Seguda Fase) 0 - (UFF RJ/005) As substâcias a seguir idicadas provocam aumeto da massa muscular e dimiuição da gordura dos atletas. uso idiscrimiado dessas substâcias,

Leia mais

LISTA N 01-3 A, B, C, D, E CATAGUASES PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA)

LISTA N 01-3 A, B, C, D, E CATAGUASES PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA) 1 LISTA N 01-3 A, B, C, D, E CATAGUASES - 2011 PROF. SÍLVIO QUÍMICA ORGÂNICA 3 BIM. ENTREGAR FOLHA DE RESPOSTAS DIA 16/09/2011 (SEXTA FEIRA) 1. Outra possibilidade para o seqüestro do CO atmosférico é

Leia mais

5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO

5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO 5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO 5.1 INTRODUÇÃO Um sistema é defiido como todo o cojuto de compoetes itercoectados, previamete determiados, de forma a realizar um cojuto

Leia mais

ELETROQUÍMICA TÓPICOS EXTRAS

ELETROQUÍMICA TÓPICOS EXTRAS ELETROQUÍMCA TÓPCOS EXTRAS trodução Este artigo tem por fialidade tratar de assutos relacioados com a Eletroquímica que têm sido largamete cobrados os vestibulares do ME e do TA. remos tratar e mostrar

Leia mais

FASM MEDICINA - Primeiro Semestre FACULDADE SANTA MARCELINA

FASM MEDICINA - Primeiro Semestre FACULDADE SANTA MARCELINA FASM 018 - MEDIINA - Primeiro Semestre FAULDADE SANTA MARELINA 01. Laboratórios químicos geram resíduos que causam impactos ambietais egativos. Esses resíduos devem ser adequadamete separados ates de seguirem

Leia mais

Resoluções de Exercícios

Resoluções de Exercícios Resoluções de Exercícios QUÍMIA IV apítulo 06 Eergias Químicas o otidiao Biomassa e Biocombustíveis; Eergia Nuclear provoca meos efeito estufa porque o liberado a queima é reabsorvido pelo processo de

Leia mais

-0,4-0,6 -0,9 -1,5 -3,4 -13,6 EXERCÍCIOS

-0,4-0,6 -0,9 -1,5 -3,4 -13,6 EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS FÍSICA MODERNA ÁTOMO DE BOHR PROF. MARENGÃO. (UFRN) Um átomo de hidrogêio, ao passar de um estado quâtico para outro, emite ou absorve radiação eletromagética de eergias bem defiidas. No diagrama

Leia mais

A finalidade de uma equação de regressão seria estimar valores de uma variável, com base em valores conhecidos da outra.

A finalidade de uma equação de regressão seria estimar valores de uma variável, com base em valores conhecidos da outra. Jaete Pereira Amador Itrodução A aálise de regressão tem por objetivo descrever através de um modelo matemático, a relação existete etre duas variáveis, a partir de observações dessas viráveis. A aálise

Leia mais

P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 02/04/05

P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 02/04/05 P1 - PRVA DE QUÍMICA GERAL 0/04/05 Nome: Nº Matrícula: (Gabarito) Turma: Assiatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a,0 a,0 3 a,0 4 a,0 5 a,0 Total 10,0 Dados R 0,081 atm L -1 K -1 K C + 73,15 1 atm 760,0

Leia mais

Módulo 12 REAÇÕES DE OXIDAÇÃO

Módulo 12 REAÇÕES DE OXIDAÇÃO 4 Química Módulo 1 REAÇÕES DE XIDAÇÃ 1. xidação de álcoois 1.1. xidação de álcool primário s álcoois primários podem oxidar-se parcial ou totalmete. A oxidação parcial de um álcool produz aldeído, que

Leia mais

POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio

POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLÍMEROS Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLI MERO MUITAS PARTES Para pensar... Nossos descendentes, no futuro, talvez se refiram à nossa época como sendo a era dos plásticos. Muitos

Leia mais

Combustão. Reação química rápida entre um oxidante (oxigênio) e um combustível

Combustão. Reação química rápida entre um oxidante (oxigênio) e um combustível Combustão Reação química rápida etre um oxidate (oxigêio) e um combustível Processo de combustão: Neste processo a eergia química armazeada o combustível é trasformada em eergia térmica cotida os gases

Leia mais

CUSC MEDICINA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

CUSC MEDICINA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO CUSC 2014 - MEDICINA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO CONHECIMENTOS GERAIS Leia o texto para respoder às questões de úeros 27 e 28. O selêio (Se) é u icroutriete que te sido associado à redução de risco

Leia mais

PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) PROJETO FATORIAL 2 k COMPLETO E REPLICADO. Dr. Sivaldo Leite Correia

PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) PROJETO FATORIAL 2 k COMPLETO E REPLICADO. Dr. Sivaldo Leite Correia PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) PROJETO FATORIAL 2 k COMPLETO E REPLICADO Dr. Sivaldo Leite Correia CONCEITOS, LIMITAÇÕES E APLICAÇÕES Nos tópicos ateriores vimos as estratégias geeralizadas para

Leia mais

Termodinâmica e Estrutura da Matéria. 19/Fev/2016 Aula 1

Termodinâmica e Estrutura da Matéria. 19/Fev/2016 Aula 1 Termodiâmica e Estrutura da Matéria 19/Fev/016 Aula 1 Temperatura e a Lei Zero da Termodiâmica Sistema Termodiâmico Termómetros e Escalas de Temperatura Descrição macroscópica dos gases ideais Equação

Leia mais

vem do gás sendo queimado. Sabendo que se formou 1 mol de CO (44g equivale a 1 mol desse composto), concluímos que havia 1 mol de átomos C no gás CH

vem do gás sendo queimado. Sabendo que se formou 1 mol de CO (44g equivale a 1 mol desse composto), concluímos que havia 1 mol de átomos C no gás CH 1) A equação (balaceada) da combustão é CxH x O xco HO 4 1 Perceba que todo o carboo presete o CO vem do gás sedo queimado. Sabedo que se formou 1 mol de CO (44g equivale a 1 mol desse composto), cocluímos

Leia mais

REDAÇÃO/DISCURSIVAS. Instruções. Códigos das opções de curso

REDAÇÃO/DISCURSIVAS. Instruções. Códigos das opções de curso REDAÇÃ/DISCURSIVAS Istruções Desevolva seu texto a folha-rascuho. Dê um título a sua redação. Trascreva o texto, que deve ter o míimo 20 lihas e o máximo 30, para a folha defiitiva. Use caeta esferográfica

Leia mais

Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido

Oficina de Identificação de Plásticos. Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido Oficina de Identificação de Plásticos Grupo Lavoisier Escola Frei Plácido O que são plásticos? São polímeros sintéticos, ou seja, grandes moléculas fabricadas para suprir nossas necessidades com custo

Leia mais

a) Escreva os nomes das substâncias presentes nos frascos A, B e C. A B C

a) Escreva os nomes das substâncias presentes nos frascos A, B e C. A B C PROVA DE QUÍMICA 2ª ETAPA do VESTIBULAR 2006 (cada questão desta prova vale até cinco pontos) Questão 01 Foram encontrados, em um laboratório, três frascos A, B e C, contendo soluções incolores e sem rótulos.

Leia mais

REVISÃO UNIOESTE QUIMICA PROF. SANTANA

REVISÃO UNIOESTE QUIMICA PROF. SANTANA REVISÃO UNIOESTE QUIMICA PROF. SANTANA 01-Abaixo são mostradas as estruturas dos compostos orgânicos X e Y. O composto X é o responsável pelo sabor azedo do vinagre e o composto Y é utilizado como material

Leia mais

Os polímeros sintéticos podem ser classificados basicamente em dois grupos: de adição e de condensação.

Os polímeros sintéticos podem ser classificados basicamente em dois grupos: de adição e de condensação. Algus tipos de moléculas pequeas, chamadas moômeros, podem ligar-se etre si, dado origem a macromoléculas, deomiadas polímeros (do grego poli = muitos + meros = partes), por meio de uma reação deomiada

Leia mais

SECAGEM 06/11/17 DEFINIÇÃO DE SECAGEM OBJETIVOS ASPECTOS PRÁTICOS FUNDAMENTOS DA DESIDRATAÇÃO. Armazenamento a temperatura ambiente

SECAGEM 06/11/17 DEFINIÇÃO DE SECAGEM OBJETIVOS ASPECTOS PRÁTICOS FUNDAMENTOS DA DESIDRATAÇÃO. Armazenamento a temperatura ambiente DEFINIÇÃO DE SECAGEM Remoção de água de um material a forma de vapor de água SECAGEM para uma fase gasosa isaturada, por meio de um mecaismo de vaporização térmica FBT0530 - FÍSICA INDUSTRIAL 2016 OBJETIVOS

Leia mais

PROF: Alex LISTA 5 DATA: 21/ 06 / 2010

PROF: Alex LISTA 5 DATA: 21/ 06 / 2010 ME: PR: Alex LISTA 5 DATA: 21/ 06 / 2010 Polímeros 01 - (UIR E/2010) PET (polietileotereftalato) é cosiderado um dos mais importates polímeros de egeharia das duas últimas décadas, devido ao rápido crescimeto

Leia mais

Whats: PROGRESSÃO GEOMÉTRICA

Whats: PROGRESSÃO GEOMÉTRICA Questões Vídeos 1. As áreas dos quadrados a seguir estão em progressão geométrica de razão 2. Podemos afirmar que os lados dos quadrados estão em a) progressão aritmética de razão 2. b) progressão geométrica

Leia mais

Aulas Particulares on-line

Aulas Particulares on-line QUÍMIA PRÉ-VESTIBULAR LIVR D PRFESSR 006-008 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores e do detetor dos direitos autorais.

Leia mais

Experimento 1 Estudo da Lei de Hooke

Experimento 1 Estudo da Lei de Hooke Experimeto 1 Estudo da Lei de Hooke 1.1 Objetivos Físicos Verificação experimetal da lei de Hooke para uma mola helicoidal: Medida experimetal do módulo de rigidez do material μ. 1. Objetivos Didáticos

Leia mais

Instruções gerais sobre a Prova:

Instruções gerais sobre a Prova: DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UFMG PROVA DE ESTATÍSTICA & PROBABILIDADES SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2012/2013 Istruções gerais sobre a Prova: (a) Cada questão respodida corretamete vale 1 (um) poto. (b) Cada

Leia mais

www.estrategiaconcursos.com.br

www.estrategiaconcursos.com.br TEXT 1 Págia 1/14 CECIMETS DE LÍGUA PRTUGUESA Falar é como adar. Acotece aturalmete, da mesma forma, as mesmas faixas etárias, em qualquer parte do plaeta Terra, idepedetemete de raça, de cultura, de cor,

Leia mais

Observe o gráfico, cujas curvas representam as variações das massas desses radioisótopos ao longo das duas horas de duração do experimento.

Observe o gráfico, cujas curvas representam as variações das massas desses radioisótopos ao longo das duas horas de duração do experimento. Revisão Específicas 1. (UERJ 2015) Os preços dos metais para reciclagem variam em função da resistência de cada um à corrosão: quanto menor a tendência do metal à oxidação, maior será o preço. Na tabela,

Leia mais

CPV seu pé direito também na Medicina

CPV seu pé direito também na Medicina seu pé direito também na Medicina UNIFESP 17/dezembro/2010 QUÍMICA 06. Ligas metálicas são comuns no cotidiano e muito utilizadas nas indústrias automobilística, aeronáutica, eletrônica e na construção

Leia mais

UNISA MEDICINA 2017 UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

UNISA MEDICINA 2017 UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO UNISA EDIINA 017 UNIVERSIDADE DE SANT AAR 01. s etais alcalios reage violetaete co água por reações de deslocaeto, produzido u coposto iôico e u gás cobustível. A reatividade desses etais varia o grupo

Leia mais

3ª série LISTA: APOIO. Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Danillo Rodrigues DIA: MÊS: 06 RECUPERAÇÃO PARALELA. Turma: A ( ) / B ( )

3ª série LISTA: APOIO. Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Danillo Rodrigues DIA: MÊS: 06 RECUPERAÇÃO PARALELA. Turma: A ( ) / B ( ) LISTA: API 3ª série Esio Médio Professor(a): Daillo Rodrigues Turma: A ( ) / B ( ) Aluo(a): REUPERAÇÃ PARALELA APÍTULS 20 A 24 E APÍTUL 27 DIA: MÊS: 06 2016 01 - (UEE/2011) Química rgâica é o ramo da Química

Leia mais

CAPÍTULO 6 - ESTIMAÇÃO E TESTES DE HIPÓTESES

CAPÍTULO 6 - ESTIMAÇÃO E TESTES DE HIPÓTESES CAPÍTULO 6 - ESTIMAÇÃO E TESTES DE HIPÓTESES 6. INTRODUÇÃO INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Estimação por poto por itervalo Testes de Hipóteses População X θ =? Amostra θ Iferêcia Estatística X, X,..., X 6. ESTIMAÇÃO

Leia mais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais Materiais Poliméricos Conceitos Gerais ESTRUTURA DOS POLIMEROS DEFINIÇÃO São moléculas muito grandes (macromoléculas) formadas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas (monômeros), ligadas

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 4º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE TEORIA 28 POLÍMEROS Alguns tipos de moléculas

Leia mais

Intelligent Drivesystems, Worldwide Services PROTEÇÃO SUPERFICIAL PARA SOLUÇÕES DE ACIONAMENTOS NORD

Intelligent Drivesystems, Worldwide Services PROTEÇÃO SUPERFICIAL PARA SOLUÇÕES DE ACIONAMENTOS NORD Itelliget Drivesystems, Worldwide Services BR PROTEÇÃO SUPERFICIAL PARA SOLUÇÕES DE ACIONAMENTOS NORD TINTAS ALTAMENTE SÓLIDAS PRESERVAM O MEIO AMBIENTE Meos solvetes e mais ecoomia Usamos titas altamete

Leia mais

1. (G1 - ifpe 2019) Sobre o composto químico cloreto de sódio, ilustrado a seguir, assinale a única afirmativa CORRETA.

1. (G1 - ifpe 2019) Sobre o composto químico cloreto de sódio, ilustrado a seguir, assinale a única afirmativa CORRETA. 1. (G1 - ifpe 019) Sobre o composto químico cloreto de sódio, ilustrado a seguir, assiale a úica afirmativa CORRETA. Dados: Números atômicos: Na = 11; C = 17. a) A uião dos elemetos para formar o sal de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4016 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL I

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4016 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL I UNIVERSIAE E SÃO PAULO ENGENHARIA QUÍMICA LOQ 4016 OPERAÇÕES UNITÁRIAS EXPERIMENTAL I Profa. Lívia Chaguri E-mail: lchaguri@usp.br 1- Redução de Tamaho - Fudametos/Caracterização graulométrica - Equipametos:

Leia mais

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO

SOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO SOLUÇÃO OMEE DO BÁSIO SOLUÇÃO B1. [B] Adolf Von Baeyer (1835-1917), diz que: quanto maior a diferença entre o ângulo real e o teórico (afastamento em relação ao ângulo de estabilidade) de um ciclano, maior

Leia mais

A B C A e B A e C B e C A, B e C

A B C A e B A e C B e C A, B e C 2 O ANO EM Matemática I RAPHAEL LIMA Lista 6. Durate o desfile de Caraval das escolas de samba do Rio de Jaeiro em 207, uma empresa especializada em pesquisa de opiião etrevistou 40 foliões sobre qual

Leia mais

Parte 3: Gráfico de Gestão de Estoque. Gráficos e Cálculos Fundamentais

Parte 3: Gráfico de Gestão de Estoque. Gráficos e Cálculos Fundamentais Capítulo 3: Gestão de stoques Curso de Admiistração de mpresas 2º Semestre 09 Disciplia: Admiistração da Logística e Patrimôio Capítulo 03: Gestão de estoques (Partes 3 e 4) Parte : Itrodução Parte 2:

Leia mais

Proteção perfeita para o seu acionamento

Proteção perfeita para o seu acionamento Proteção perfeita para o seu acioameto Itelliget Drivesystems, Worldwide Services BR PT Proteção da superfície para o seu acioameto NORD DRIVESYSTEMS Itelliget Drivesystems, Worldwide Services Ideal em

Leia mais

Química 5 aula 1. aula 2 COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA COMENTÁRIOS ATIVIDADES PROPOSTAS. 7. ( F ) Raios x são prejudiciais aos pacientes.

Química 5 aula 1. aula 2 COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA COMENTÁRIOS ATIVIDADES PROPOSTAS. 7. ( F ) Raios x são prejudiciais aos pacientes. Química 5 aula 1 1. A alterativa icorreta ecotra-se em a, pois para a ideia de átomo idivisível, o que é por todo errado.. Atualmete, sabe-se que átomos do mesmo elemeto químico podem apresetar diferetes

Leia mais

Aplicação de Análise Multivariada aos Dados de Espectroscopia no Infravermelho Obtidos na Polimerização in situ de Adesivo à Base de Cianoacrilato.

Aplicação de Análise Multivariada aos Dados de Espectroscopia no Infravermelho Obtidos na Polimerização in situ de Adesivo à Base de Cianoacrilato. Aplicação de Aálise Multivariada aos Dados de Espectroscopia o fravermelho btidos a Polimerização i situ de Adesivo à Base de iaoacrilato. A G Fracisco A. A. Mirada, aimudo. Passos, José Arimatéia D. Lopes

Leia mais

PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2005

PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2005 PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 005 Istruções para a prova: a) Cada questão respodida corretamete vale um poto. b) Questões deixadas em braco valem zero potos (este caso marque todas alterativas).

Leia mais

CONSTANTES. 9,65x10 Cmol = 9,65x10 Asmol = 9,65x10 J V mol

CONSTANTES. 9,65x10 Cmol = 9,65x10 Asmol = 9,65x10 J V mol CONSTANTES Costate de Avogadro = Costate de Faraday (F) = 6,0 x0 mol Volume molar de gás ideal =,4 L (CNTP) Carga elemetar = Costate dos gases (R) = Costate gravitacioal (g) = 9,65x0 Cmol = 9,65x0 Asmol

Leia mais

poli mero macromolécula monômero

poli mero macromolécula monômero A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Assim, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas a milhares) unidades de repetição denominadas meros,

Leia mais

Quantificando os Fenômenos Biológicos

Quantificando os Fenômenos Biológicos 1 ECOSSISTEMA Os ecossistemas estão costituídos por comuidades. A comuidade é uma uidade ecológica de visualização meos clara a atureza que outros coceitos como o de idivíduo ou mesmo o de população, que

Leia mais

Compreender como se obtêm polímeros sintéticos e reconhecer que a sua estrutura determina as suas propriedades.

Compreender como se obtêm polímeros sintéticos e reconhecer que a sua estrutura determina as suas propriedades. Escola Secundária de Lagoa Química 12º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 12 Plásticos, Vidros e Novos Materiais Conteúdos e Metas Os plásticos e os materiais poliméricos Caracterizar os polímeros

Leia mais

O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero.

O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero. Polímeros O que são Polímeros? Polímeros são macromoléculas compostas pela repetição de uma unidade básica, chamada mero. O que são Polímeros? o Polietileno (PE), produzido a partir do monômero etileno

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM Norma Rodoviária DNERME 035/98 Método de Esaio Págia 1 de 7 RESUMO Este documeto prescreve o método para obteção do valor da abrasão Los Ageles de agregado. Apreseta a aparelhagem, defiições, a execução

Leia mais

DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL. todas as repetições). Então, para todo o número positivo ξ, teremos:

DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL. todas as repetições). Então, para todo o número positivo ξ, teremos: 48 DESIGUALDADES, LEIS LIMITE E TEOREMA DO LIMITE CENTRAL LEI DOS GRANDES NÚMEROS Pretede-se estudar o seguite problema: À medida que o úmero de repetições de uma experiêcia cresce, a frequêcia relativa

Leia mais

MATEMÁTICA APLICADA RESOLUÇÃO

MATEMÁTICA APLICADA RESOLUÇÃO GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - SP 05/06/06 Para a costrução de uma jaela a sala de um teatro, eiste a dúvida se ela deve ter a forma de um retâgulo, de um círculo ou etão da figura formada pela

Leia mais

UCS Vestibular de Inverno 2004 Prova 2 A BIOLOGIA

UCS Vestibular de Inverno 2004 Prova 2 A BIOLOGIA BIOLOGIA 01 No filme americao Aracofobia, várias mortes ocorrem causadas por picadas de araha. Guardadas as devidas proporções, essa história poderia ter acotecido o Brasil, já que, etre 1990 e 1992, vários

Leia mais

2 - PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO GERADOR DE CORRENTE CONTINUA

2 - PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DO GERADOR DE CORRENTE CONTINUA 2 - PRICÍPIO D FUCIOAMTO DO GRADOR D CORRT COTIUA 2.1 - A FORÇA LTROMOTRIZ IDUZIDA O pricípio de fucioameto do gerador de correte cotíua tem por base a Lei de Faraday que estabelece que, se o fluxo magético

Leia mais

Ferro de construção, Latas de alumínio, Garrafas de cerveja, Casca de ovo, Areia e cimento. Restos de comida, Embalagens de plástico, Casca de coco.

Ferro de construção, Latas de alumínio, Garrafas de cerveja, Casca de ovo, Areia e cimento. Restos de comida, Embalagens de plástico, Casca de coco. 01 Inorgânico Primeiro Ferro de construção, Latas de alumínio, Garrafas de cerveja, Casca de ovo, Areia e cimento. Orgânico Segundo Restos de comida, Embalagens de plástico, Casca de coco. Resposta: D

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1998 QUESTÃO 01 Uma mistura de hidrogênio, H 2 (g), e oxigênio, O 2 (g), reage, num recipiente hermeticamente fechado, em alta temperatura e em presença de um catalisador, produzindo

Leia mais

P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 16/05/09

P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 16/05/09 P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 16/05/09 Nome: GABARITO Nº de Matrícula: Turma: Assiatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a 2,5 2 a 2,5 3 a 2,5 4 a 2,5 Total 10,0 Costates: R 8,314 J mol -1 K -1 0,0821 atm

Leia mais

P R O V A D E Q UÍMICA I. O quadro abaixo relaciona algumas substâncias químicas e aplicações muito comuns no nosso cotidiano.

P R O V A D E Q UÍMICA I. O quadro abaixo relaciona algumas substâncias químicas e aplicações muito comuns no nosso cotidiano. 1 P R O V A D E Q UÍMIA I QUESTÃO 46 O quadro abaixo relaciona algumas substâncias químicas e aplicações muito comuns no nosso cotidiano. SUBSTÂNIAS idróxido de amônio Ácido fosfórico Sulfato de alumínio

Leia mais

Número-índice: Conceito, amostragem e construção de estimadores

Número-índice: Conceito, amostragem e construção de estimadores Número-ídice: Coceito, amostragem e costrução de estimadores Objetivo Geral da aula Defiir o que são os úmeros-ídices, efatizado a sua importâcia para aálise ecoômica. Cosidere os dados apresetados a Tabela

Leia mais

Exercício: Mediu-se os ângulos internos de um quadrilátero e obteve-se 361,4. Qual é o erro de que está afetada esta medida?

Exercício: Mediu-se os ângulos internos de um quadrilátero e obteve-se 361,4. Qual é o erro de que está afetada esta medida? 1. Tratameto estatísticos dos dados 1.1. TEORIA DE ERROS O ato de medir é, em essêcia, um ato de comparar, e essa comparação evolve erros de diversas origes (dos istrumetos, do operador, do processo de

Leia mais

Questões Resolvidas de EquaÇão de Nernst

Questões Resolvidas de EquaÇão de Nernst Questões Resolvidas de EquaÇão de Nerst. (ITA 3) É ERRADO afirmar que, à temperatura de 5 C, o potecial de um eletrodo de cobre costruído pela imersão de uma placa de cobre em solução aquosa mol L de cloreto

Leia mais

Ensino Médio. Professor: Márcio Disciplina: Química 3 Aluno(a): Nº Série: 3ª Turma: Data: / /2018

Ensino Médio. Professor: Márcio Disciplina: Química 3 Aluno(a): Nº Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Esio Médio Professor: Márcio Disciplia: Química 3 Aluo(a): Nº Série: 3ª Turma: Data: / /2018 ATENÇÃ: Qualquer dificuldade a resolução da lista procure seu professor. Nota Lista de Exercícios Desevolvimeto

Leia mais

Gestão da Manutenção em Micro e Pequenas Empresas

Gestão da Manutenção em Micro e Pequenas Empresas Diagóstico da Gestão da Mauteção em Micro e Pequeas Empresas Questioário Sumário Apresetação Itrodução Atividades Metodologia Grupo 1 Gerêcia e Cotrole da Mauteção Grupo 2 Plaejameto Programação Grupo

Leia mais

d) A partir do item c) encontre um estimador não viciado para σ 2.

d) A partir do item c) encontre um estimador não viciado para σ 2. Uiversidade de Brasília Departameto de Estatística 6 a Lista de PE 1 Seja X 1,, X ) uma AAS tal que EX i ) = µ e VarX i ) = σ 2 a) Ecotre EXi 2 ) e E X 2) b) Calcule EX i X) X i X) 2 c) Se T =, mostre

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO P/ Avaliação 01/06

EXERCÍCIOS DE REVISÃO P/ Avaliação 01/06 Tema do Ano: Eu e o outro construindo um mundo mais solidário Projeto Interdisciplinar da 2 a Série do Ensino Médio: Segunda metade do século XX e início do século XXI: movimentos, conflitos e desenvolvimento.

Leia mais

O termo "linear" significa que todas as funções definidas no modelo matemático que descreve o problema devem ser lineares, isto é, se f( x1,x2

O termo linear significa que todas as funções definidas no modelo matemático que descreve o problema devem ser lineares, isto é, se f( x1,x2 MÓDULO 4 - PROBLEMAS DE TRANSPORTE Baseado em Novaes, Atôio Galvão, Métodos de Otimização: aplicações aos trasportes. Edgar Blücher, São Paulo, 978..CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR É uma técica

Leia mais

Rua 13 de junho,

Rua 13 de junho, NOME: 1. (Cefet MG 013) Durate o mesmo período, dois irmãos depositaram, uma vez por semaa, em seus respectivos cofrihos, uma determiada quatia, da seguite forma: o mais ovo depositou, a primeira semaa,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes Tipos de fluidos: Os vários tipos de problemas ecotrados em Mecâica dos Fluidos podem ser classificados com base a observação de características físicas do campo de fluxo. Uma possível classificação é

Leia mais

8) NaF (s) ææ Na + (l) + F (l) 2 F (l) Æ F 2 (g) + 2 e. 9) Na 2 SO 4 (s) Æ 2 Na + (aq) + SO 2. n Módulo 13 Radioatividade

8) NaF (s) ææ Na + (l) + F (l) 2 F (l) Æ F 2 (g) + 2 e. 9) Na 2 SO 4 (s) Æ 2 Na + (aq) + SO 2. n Módulo 13 Radioatividade QUÍMIA ADERN 4 SEMIEXTENSIV DE D 8) NaF (s) ææ Na + (l) + F (l) 2 F (l) Æ F 2 (g) + 2 e FRENTE 1 FÍSI-QUÍMIA E QUÍMIA GERAL E INRGÂNIA Módulo 12 Eletrólise Ígea e Eletrólise em Solução Aquosa 1) orreta.

Leia mais

8) NaF (s) ææ Na + (l) + F (l) 2 F (l) Æ F 2 (g) + 2 e. 9) Na 2 SO 4 (s) Æ 2 Na + (aq) + SO 2. n Módulo 13 Radioatividade

8) NaF (s) ææ Na + (l) + F (l) 2 F (l) Æ F 2 (g) + 2 e. 9) Na 2 SO 4 (s) Æ 2 Na + (aq) + SO 2. n Módulo 13 Radioatividade QUÍMIA ADERN 4 SEMIEXTENSIV DE D 8) NaF (s) ææ Na + (l) + F (l) 2 F (l) Æ F 2 (g) + 2 e FRENTE 1 FÍSI-QUÍMIA E QUÍMIA GERAL E INRGÂNIA Módulo 12 Eletrólise Ígea e Eletrólise em Solução Aquosa 1) orreta.

Leia mais

QUÍMICA. Química Orgânica. Polímeros Borrachas e Plásticos Parte 5. Prof. Giselle Blois

QUÍMICA. Química Orgânica. Polímeros Borrachas e Plásticos Parte 5. Prof. Giselle Blois QUÍMICA Química Orgânica Parte 5 Prof. Giselle Blois EXERCÍCIOS 1. Indique qual das afirmativas abaixo está correta e explique: a) Todos os polímeros são plásticos. b) Todas as macromoléculas são polímeros.

Leia mais

CPV O cursinho que mais aprova na fgv

CPV O cursinho que mais aprova na fgv CPV O cursiho que mais aprova a fgv FGV ecoomia a Fase 0/dezembro/0 MATEMÁTICA 0. Chamaremos de S() a soma dos algarismos do úmero iteiro positivo, e de P() o produto dos algarismos de. Por exemplo, se

Leia mais