9º Ano/Turma: Data / / ) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "9º Ano/Turma: Data / / ) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é:"

Transcrição

1 Estudante: Educadora: Daiana Araújo 9º Ano/Turma: Data / /2016 C.Curricular: Ciências/ Química 1) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é: a) II contém uma substância pura b) III contém uma mistura c) I contém duas substâncias simples d) II contém uma mistura e) I contém uma mistura. 2) A seguir é apresentada uma tabela com o ponto de fusão e ebulição de vários materiais, sendo que alguns deles são encontrados no solo do Cerrado. Analise-a cuidadosamente e responda o que é solicitado. a) Analisando cada um dos materiais a temperatura ambiente de 25º, responda quais deles estarão nos seguintes estados físicos. Sólido Líquido Gasoso 3) Tanto a amônia como outros materiais possuem seu Ponto de Fusão e Ebulição próprios. Para melhor visualização desses pontos, esquematizam-se essas passagens por meio de gráfico. Observe o gráfico representado, ele representa as mudanças de estado físico de uma amostra, onde no início só há um estado e é sólido. Sobre o gráfico só uma assertiva é falsa: a)abaixo de 0 C a espécie esta totalmente na fase líquida. b) No intervalo de tempo entre 15 e 20 segundos, a espécie química está na fase liquida. c) O gráfico representa a mudança de fase de uma espécie química pura. d) A temperatura de fusão da espécie é menor que a da água pura.

2 e) O tempo gasto para fundir a espécie química é o mesmo do que na ebulição. 4) Em nosso dia a dia encontramos diversas situações de densidade. Leia com atenção as questões que seguem e as resolva. Leve em consideração a forma de medida correta. a) Qual a massa de uma chapa de ferro de volume 650 cm 3? A densidade absoluta do ferro é 7,8 g / cm3. b) O volume de leite na caixinha é 236 ml. Determine a densidade do leite. 5) São dadas, a seguir, as configurações eletrônicas dos átomos genéricos A e B. Átomo: A Configuração eletrônica: 2, 8, 8, 1 Átomo: B Configuração eletrônica: 2, 8, 18, 7 Com base nos dados anteriores, é CORRETO afirmar que: 01) ( ) se o átomo A ligar-se ao átomo B formar-se-á um composto de fórmula AB; a ligação química estabelecida entre eles é do tipo covalente. 02) ( ) A é metal e B é um não-metal. 08) ( ) se o átomo B ligar-se a outro átomo B, formar-se-á a substância de fórmula B 2 ; a ligação formada entre os dois átomos será do tipo covalente. 32) ( ) o átomo A pertence à família dos metais alcalinos e o átomo B pertence à família dos calcogênios. 64) ( )o átomo A pertence à família dos metais alcalinos e o átomo B pertence à família dos calcogênios. Somatório ( ) 6) São dados os elementos químicos com seus símbolos e números atômicos: I) Hidrogênio H (Z = 1) II) Oxigênio O (Z = 8) III) Sódio Na (Z = 11) IV) Enxofre S (Z = 16) V) Cálcio Ca (Z = 20) a) Diante dos elementos represente a ligações iônicas e covalentes possíveis.

3 7) Quando átomos do elemento X, o qual está presente no terceiro período e no grupo 17 da moderna classificação periódica, se combinam com átomos do elemento Y, o qual está presente no terceiro período e grupo 2, forma-se um composto a) molecular de fórmula XY 2 b) iônico de fórmula X 2 Y c) molecular de fórmula XY d) iônico de fórmula YX 2 e) iônico de fórmula Y 2 X 8) Um certo átomo de elemento E, possui dois elétrons em sua última camada sendo sua camada de valência a N. Pergunta-se: a) Qual o período e família o qual pertence esse elemento químico? b) A família em que esse elemento químico encontra-se recebe um nome específico. Qual é ele? Cite uma característica dos elementos dessa família. c) De acordo com as propriedades dos elementos químicos, como classificar o elemento E? d) Qual é o elemento químico em questão e o seu (Z)? 9) Considere os conjuntos de espécies químicas a seguir.

4 Com relação aos conjuntos acima, julgue os itens em Certo ou Errado. a) ( ) O conjunto C contém apenas isótopos do elemento hélio. b) ( ) Os membros de E apresentam o mesmo número de elétrons, sendo, portanto, isótopos. c) ( ) O conjunto A contém apenas isótopos do elemento hidrogênio. d) ( ) Os membros de B são isóbaros. e) ( ) Os membros de D apresentam o mesmo número de nêutrons. 10) Observe o esquema da Tabela Periódica (suprimidas a Série dos Lantanídeos e a Série dos Actinídeos), no qual estão destacados os elementos químicos. Sobre tais elementos químicos, julgue as informações em Certas ou Erradas. a) ( ) Fe (ferro) e Hs (hássio) pertencem ao mesmo período e à mesma família. b) ( ) Li (lítio), K (potássio) e Fr (frâncio) apresentam um elétron na camada de valência. c) ( ) He (hélio) é um calcogênio. d) ( ) Cr (crômio) pertence à Família 6 ou VI B e ao 4º período. e) ( ) O raio atômico do Fr (frâncio) é menor que o raio atômico do Hs (hássio). 11) Assinale a alternativa que corresponde aos estados corretos que faltam no esquema, em seguida marque a opção correta a) Em 1 temos a Sublimação, que a passagem do líquido para o gasoso. b) Em 1 temos a Ebulição, em 2 a Solidificação e em 3 a Sublimação. c) Em 3 temos a liquefação, que é a passagem do gasoso para o sólido. d) Em 2 está ocorrendo a ebulição, passagem do líquido para o sólido. e) Nenhuma das alternativas está correta. 12) Têm-se três átomos genéricos X, Y e T. O átomo X possui número de massa consecutivo ao seu isótopo Y. O átomo T possui número de massa e número atômico iguais ao dobro de Y. Sabe-se que T possui 30 prótons e 34 nêutrons. Qual o número atômico e de massa de X?

5 13) O ácido que corresponde à classificação monoácido, oxiácido e ternário é: a) HNO 3. b) HCl. c) H 2 SO 4. d) HCNO. e) H 3 PO 4. 14) Os ácidos de fórmulas H 2 SO 4 e H 2 SO 3 são chamados, respectivamente, de: a) sulfídrico e sulfúrico. b) sulfuroso e sulfúrico. c) sulfídrico e sulfuroso. d) sulfúrico e sulfídrico. e) sulfúrico e sulfuroso. 15) A respeito do ácido fosfórico podemos afirmar que: a) é um hidrácido. b) é um ácido forte. c) possui dois hidrogênios ionizáveis. d) é mais forte que o ácido nítrico. e) é ternário. 16) Uma base forte deve ter o grupo OH ligado a um: a) elemento muito eletropositivo. b) elemento muito eletronegativo. c) semimetal. d) metal que forneça 3 elétrons. e) ametal. 17) É uma base forte e pouco solúvel em água: a) hidróxido de níquel III. b) hidróxido de alumínio. c) hidróxido de potássio. d) hidróxido de ouro III. e) hidróxido de bário. 18) Todas as substâncias azedas estimulam a secreção salivar, mesmo sem serem ingeridas. Esse é o principal motivo de se utilizar vinagre ou limão na preparação de saladas, pois o aumento da secreção salivar facilita a ingestão. No vinagre e no limão aparecem substâncias pertencentes à função: a) base ou hidróxido. b) sal. c) óxido. d) aldeído. e) ácido. 19) A melhor maneira de separar os componentes da mistura de água e gasolina é: a) Destilação fracionada

6 b) Evaporação c) Destilação simples d) Decantação e) Filtração da água 20) Água e açúcar formam uma mistura: a) Isobárica b) De gases c) Homogênea d) Isotérmica e) Heterogênea 21) Quantas fases apresenta um sistema constituído por areia + água + álcool + óleo + açúcar? a) 1 fase b) 2 fases c) 3 fases d) 4 fases e) 5 fases 22) O aspirador de pó, através da sucção do ar, separa os componentes de uma mistura: a) Homogênea sólido-sólido b) Heterogênea sólido-gás c) Homogênea sólido-líquido d) Homogênea sólido-gás e) Heterogênea sólido-líquido 23) Nomeie as bases. NaOH KOH Al(OH) 3 Fe(OH) 3 Zn(OH) 2 NH 4 OH 24) São dadas as configurações dos elementos X e Y. X : K = 2, L = 8, M = 3 Y : K = 2, L = 6 Qual a fórmula do composto formado por X e Y? 25) A fórmula molecular da amônia é NH 3. Sabendo-se que o hidrogênio possui apenas um elétron na camada de valência, quantos elétrons deve possuir o nitrogênio em sua camada de valência? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

7 26) Estabeleça a ligação entre átomos genéricos a seguir, dando a fórmula do composto formado e o nome da ligação: a) 12 X 30 e 9 Y 19 b) 17 T 40 e 32 M 62 27) Complete as reações de neutralização total. Nomeie o ácido, base e sal. Não se esqueça de fazer o balanceamento. A. HNO 3 + KOH Ácido Base Sal B. H 2 SO 4 + Ca(OH) 2 Ácido Base Sal C. H 2 S+ NaOH Ácido Base Sal TEXTO A sucata de vidro decorre do uso de diversos materiais, tais como vasilhames, copos, vidraças etc. A reciclagem é uma das alternativas para minimizar os impactos ambientais causados tanto pelo lançamento dessa sucata nos aterros sanitários quanto pela retirada de minérios da natureza, usados na fabricação do vidro. O vidro de vasilhame, por exemplo, é produzido a partir de areia ( SiO 2 ), barrilha ( Na2CO 3), calcário ( CaCO 3 ) e outros minérios ( Na2O e A 2O3). 28) Considerando os compostos mencionados, identifique a função química e nomenclatura oficial de cada um deles.

8 29) Calcule a densidade das seguintes substâncias: ferro(fe), chumbo(pb) e mercúrio(hg). Sabemos que um cubo de cada uma delas de aresta 0,8centímetros tem massas iguais a: Fe = 4,0gramas, Pb = 5,8gramas e Hg = 6,96gramas. 30) Em condições ambientes, a densidade do mercúrio é aproximadamente 13,6g/cm 3. A massa desse metal, da qual um garimpeiro de Poconé (MT) necessita para encher completamente um frasco de meio litro de capacidade, é de: 31) A água muito comentada dos últimos dias como meio para ploriferação das larvas do mosquito Aedes aegypti, possui propriedades específicas bem conhecidas. Um estudante fez um experimento no laboratório, no qual ele aqueceu uma certa quantidade de água. Observe os dados anotados. Com base nesses dados, construa um gráfico representando a temperatura na ordenada (eixo vertical) e o tempo na abscissa (eixo horizontal).

9º Ano/Turma: Data / / ) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é:

9º Ano/Turma: Data / / ) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é: Estudante: Educadora: Daiana Araújo 9º Ano/Turma: Data / /2015 C.Curricular: Ciências/ Química 1) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é:

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 1º ano Nome Nº Turma Data 15/12 Nota 08 Disciplina QUÍMICA TRABALHO Prof. ORLANDO Valor 30 ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 01) Na química temos

Leia mais

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito Questão 01) O vapor obtido pela ebulição das seguintes soluções: I. água e sal II. água e açúcar III. água e álcool é constituído de água pura apenas:

Leia mais

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2013

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2013 Professor: Cybelle e Ângela Ano: 9º Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Ciências nos quais apresentou defasagens e os quais lhe servirão como pré-requisitos

Leia mais

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO FUNDAMENTAL 9. o ano - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada),

Leia mais

Questão 10: Sobre as moléculas de CO 2 e SO 2, cujas estruturas estão representadas a seguir, é CORRETO afirmar que: S O O C O

Questão 10: Sobre as moléculas de CO 2 e SO 2, cujas estruturas estão representadas a seguir, é CORRETO afirmar que: S O O C O QUESTÕES OBJETIVAS Questão 9: Nitrogênio e fósforo são elementos essenciais para a nutrição das plantas e por isso alguns de seus compostos são utilizados na maioria dos fertilizantes. Sobre esses elementos

Leia mais

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS.

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. Lista de exercícios para a prova de recuperação final 1º ano EM Conteúdo. O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. - Misturas e substâncias - Tabela e propriedades

Leia mais

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO VIII Olimpíada Capixaba de Química 2010 Prova do Grupo I 1 a série do ensino médio Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS

Leia mais

LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE

LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE www.sosprofessor.xpg.com.br 1 (FESP) Considere os elementos A, B, C e D. As distribuições eletrônicas dos elementos são respectivamente: 1s² 3s¹, 1s². 3p 4, 1s². 30p 5 e

Leia mais

TABELA PERIÓDICA. [Ar] 4s 3d 4p. a) Cu + b) Sn + c) Cd d) Ge + e) Zn + Página 1 de 7

TABELA PERIÓDICA. [Ar] 4s 3d 4p. a) Cu + b) Sn + c) Cd d) Ge + e) Zn + Página 1 de 7 1. (Ufg 013) Para estimular um estudante a se familiarizar com os números atômicos de alguns elementos químicos, um professor cobriu as teclas numéricas de uma calculadora com os símbolos dos elementos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL Professor: Cassio Pacheco Aluno (a) Disciplia Química 1 Ano LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H 2, P 4, H 2 O, O 2 b)

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 3º Ano do Ensino Médio Disciplina: Química 1. Um átomo do elemento químico X, usado como corante para vidros, possui número de massa igual a 79 e número de nêutrons

Leia mais

2- (UEL-PR) Assinale a opção que apresenta as massas moleculares dos seguintes compostos: C 6 H 12 O 6 ; Ca 3 (PO 4 ) 2 e Ca(OH) 2, respectivamente:

2- (UEL-PR) Assinale a opção que apresenta as massas moleculares dos seguintes compostos: C 6 H 12 O 6 ; Ca 3 (PO 4 ) 2 e Ca(OH) 2, respectivamente: QUÍMICA 1- A magnetita, um minério do qual se extrai ferro possui fórmula molecular Fe 3 O x e sua massa molecular é 232u. Determine o valor de x e escreva a fórmula molecular correta da magnetita. 2-

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: Aguarde a ORDEM do fiscal para abrir este caderno de provas. Não será permitida a saída do candidato antes de esgotado o prazo mínimo de 60 minutos. Este caderno

Leia mais

3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril

3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril 3ª Série / Vestibular _ TD 08 _ 19 de abril 01. A corrosão de um metal é a sua destruição ou deterioração, devida à reação com o meio ambiente. O enferrujamento é o nome dado à corrosão do ferro: Fe(s)

Leia mais

ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO IX Olimpíada Capixaba de Química 2011 Prova do Grupo I 1 a série do ensino médio Fase 02 Aluno: Idade: Instituição de Ensino: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS

Leia mais

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida? PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Massa, extensão

Leia mais

T.C de Química 1 o ano Prof. Alan Ibiapina

T.C de Química 1 o ano Prof. Alan Ibiapina T.C de Química 1 o ano Prof. Alan Ibiapina 01. Na natureza nada se cria nada se perde; tudo se transforma. Esse enunciado é conhecido como Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier. Na época em

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios P2 I Bimestre No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE QUÍMICA - 1 ANO-HERSCHELL-CB2014. periódicas e aperiódicas. AP. propriedade aperiódica. Propriedades periódicas

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE QUÍMICA - 1 ANO-HERSCHELL-CB2014. periódicas e aperiódicas. AP. propriedade aperiódica. Propriedades periódicas ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE QUÍMICA - 1 ANO-HERSCHELL-CB014 P. AP. periódicas e aperiódicas A Tabela pode ser utilizada para relacionar as propriedades dos elementos com suas estruturas atômicas, podendo

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Ano: 1º Professora: Maria Luiza ENSINO MÉDIO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS

SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS 1) Em relação às partículas atômicas, a alternativa falsa é: a) a massa do próton é igual a massa do elétron. b) a massa do elétron é menor que a massa

Leia mais

12 GAB. 1 1 o DIA PASES 1 a ETAPA TRIÊNIO QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30

12 GAB. 1 1 o DIA PASES 1 a ETAPA TRIÊNIO QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30 12 GAB. 1 1 o DIA PASES 1 a ETAPA TRIÊNIO 2005-2007 QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30 21. A hemoglobina das células vermelhas do sangue contém o complexo de ferro com uma porfirina. Sabendo que um indivíduo

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Ano: 1º Professora: Maria Luiza ENSINO MÉDIO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. Incorreta. Seria pura se apresentasse apenas moléculas de água em sua composição, porém, a água potável apresenta diversos tipos de sais dissolvidos. Correta. A água do mar pode se tornar

Leia mais

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa. 1) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como: a) metal alcalino b) metal alcalinoterroso c) metal terroso d) ametal e) gás nobre 2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 8ª SÉRIE Prof MAICON

LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 8ª SÉRIE Prof MAICON LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA 8ª SÉRIE Prof MAICON 01) Na tabela periódica os elementos estão ordenados em ordem crescente de: a) Número de massa. b) Massa atômica. c) Número atômico. d) Raio atômico. e)

Leia mais

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos químicos uma base lógica para explicar a formação

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL 2016

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL 2016 INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 9º Ano: Nº Professora: Lúcia Nascimento COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA

Leia mais

[A] Incorreta. O amálgama é uma liga metálica, ou seja, uma mistura homogênea, em que o principal componente é o mercúrio. [Xe] 6s 4f 5d.

[A] Incorreta. O amálgama é uma liga metálica, ou seja, uma mistura homogênea, em que o principal componente é o mercúrio. [Xe] 6s 4f 5d. Gabarito: Resposta da questão 1: A representação do elemento químico do átomo da espécie responsável pela coloração pertence à família dos metais alcalinos-terrosos da tabela periódica, ou seja, família

Leia mais

PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011

PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011 1 PUC Goiás MAF Coordenação de Química Lista de exercícios transformações Químicas Profa Sandra R. Longhin Goiânia. 05 de abril de 2011 01. A temperatura de ebulição é, entre outras, uma propriedade das

Leia mais

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa.

2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa. 1) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como: a) metal alcalino b) metal alcalinoterroso c) metal terroso d) ametal e) gás nobre 2) Um átomo T apresenta menos 2 prótons

Leia mais

~ 1 ~ PARTE 1 TESTES DE ESCOLHA SIMPLES

~ 1 ~ PARTE 1 TESTES DE ESCOLHA SIMPLES Questão 2: Abaixo se encontra um esquema ilustrando dois frascos, um com água e outro com álcool. No quadro têm-se três diferentes materiais, A, B e C, todos sólidos e insolúveis em água e álcool. Considerando

Leia mais

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s)

05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s) 01 - (UEM PR/2012) Assinale o que for correto. (01) Dentro de uma família na tabela periódica, todos os elementos químicos têm temperatura de fusão aumentada com o aumento do número atômico. (02) Qualquer

Leia mais

1) Estabeleça a ligação entre magnésio, Mg (12), e oxigênio, O (8).

1) Estabeleça a ligação entre magnésio, Mg (12), e oxigênio, O (8). Lista de exercícios Parte 3 REVISÃO 1 Ligações Químicas 1) Estabeleça a ligação entre magnésio, Mg (12), e oxigênio, O (8). 2) Estabeleça a ligação através de pares eletrônicos entre: a) carbono e hidrogênio:

Leia mais

Edital de Recuperação Semestral 1 o Semestre (Provas: Mensais + Bimestrais)

Edital de Recuperação Semestral 1 o Semestre (Provas: Mensais + Bimestrais) Edital de Recuperação Semestral 1 o Semestre (Provas: Mensais + Bimestrais) Nome: nº Série/Ano_1 a Disciplina: Professor: Período de recuperação: de / a / INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO

Leia mais

Química B Intensivo V. 1

Química B Intensivo V. 1 1 Química B Intensivo V. 1 Exercícios 01) B 02) B a) Falsa. O leite in natura é uma mistura heterogênea e não apresenta as mesmas propriedades em toda a extensão da amostra. b) Verdadeira. A gelatina é

Leia mais

2. (Uerj 2014) Cientistas podem ter encontrado o bóson de Higgs, a partícula de Deus

2. (Uerj 2014) Cientistas podem ter encontrado o bóson de Higgs, a partícula de Deus s Nome: n Série: 3 ano Turma: Professora: Data: / /2014 Desconto Ortográfico Nota: Bateria de exercício de Química 3 ano- 1 trimestre 1. (Uerj 2014) Uma forma de identificar a estabilidade de um átomo

Leia mais

Química B Extensivo V. 2

Química B Extensivo V. 2 Extensivo V. 2 Resolva Aula 5 5.01) A 5.02) C 5.03) Colocar água para separar o salitre e decantar ou filtrar. Depois pôr sulfeto de carbono no sólido restante para retirar o enxofre. que sobra é o carvão.

Leia mais

1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e determine o número de valência de cada elemento: a) Fe (26):.

1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e determine o número de valência de cada elemento: a) Fe (26):. FOLHA DE EXERCÍCIOS CURSO: Otimizado ASS.: Exercícios de Conteúdo DISCIPLINA: Fundamentos de Química e Bioquímica NOME: TURMA: 1SAU 1º Questão: Escreva a distribuição eletrônica dos elementos abaixo e

Leia mais

Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei

Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei www.professormazzei.com Classificação Periódica Folha 01 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (PUC SP 1995) Considerando-se os elementos do 3º. período da Tabela Periódica, é correto afirmar: a) o elemento de

Leia mais

Professor: José Tiago Pereira Barbosa

Professor: José Tiago Pereira Barbosa Professor: José Tiago Pereira Barbosa Química Orgânica Inorgânica Compostos que possuem átomos de Carbono Compostos que não possuem átomos de Carbono* *Alguns compostos contendo carbono são estudados

Leia mais

QUÍMICA 1 ANO - PROGRESSÃO 2015

QUÍMICA 1 ANO - PROGRESSÃO 2015 QUÍMICA 1 ANO - PROGRESSÃO 2015 1. Esta questão apresenta três afirmativas, que podem estar corretas ou incorretas. Responda-a, obedecendo ao seguinte código: I) Fe, AI, C, Na são conjunto de elementos

Leia mais

12 GAB. 1 1 o DIA PASES 2 a ETAPA TRIÊNIO QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30

12 GAB. 1 1 o DIA PASES 2 a ETAPA TRIÊNIO QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30 12 GAB. 1 1 o DIA PASES 2 a ETAPA TRIÊNIO 2004-2006 QUÍMICA QUESTÕES DE 21 A 30 21. Os solos brasileiros são na sua maioria ácidos, de modo que para cultiválos muitas vezes é necessária a aplicação de

Leia mais

09) (Vunesp) Os elementos I, II e III têm as seguintes configurações eletrônicas em suas camadas de valência:

09) (Vunesp) Os elementos I, II e III têm as seguintes configurações eletrônicas em suas camadas de valência: 01) Na tabela periódica os elementos estão ordenados em ordem crescente de: a) Número de massa. b) Massa atômica. c) Número atômico. d) Raio atômico. e) Eletroafinidade. 02) Na tabela periódica, estão

Leia mais

8 GAB. 1 1 O DIA PROCESSO SELETIVO/2006 QUÍMICA QUESTÕES DE 16 A 30

8 GAB. 1 1 O DIA PROCESSO SELETIVO/2006 QUÍMICA QUESTÕES DE 16 A 30 8 GAB. 1 1 O DIA PROCESSO SELETIVO/2006 QUÍMICA QUESTÕES DE 16 A 30 16. Recentemente três brasileiros atingiram o cume do monte Everest. Todos usavam um suprimento extra de oxigênio. Se, durante a escalada,

Leia mais

SÉRIE: 1 Ano. ALUNO (a): NOTA: LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

SÉRIE: 1 Ano. ALUNO (a): NOTA: LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química SÉRIE: 1 Ano ALUNO (a): NOTA: No Anhanguera você é + Enem LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. X é isótopo de 20 41 Ca e isótono

Leia mais

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias

Atividade complementar de Química. Substância pura e mistura de substâncias Atividade complementar de Química Substância pura e mistura de substâncias Educação de Jovens e Adultos Sobre as substâncias químicas, é importante que esteja claro, que todas as substâncias são constituídas

Leia mais

TABELA PERIÓDICA MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

TABELA PERIÓDICA MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS TABELA PERIÓDICA MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS TABELA PERIÓDICA EVOLUÇÃO HISTÓRICA 1817 Lei das Tríades / Dobereiner (alemão) 1862 Parafuso Telúrico / Chancourtois (francês) 1864 Lei das Oitavas / Newlands

Leia mais

COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei

COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei Ácidos (teoria de Arrhenius) Ácidos são substâncias moleculares que, ao serem dissolvidas em água se dissociam, originando o íon hidrônio (H 3 O + ). Exemplos:

Leia mais

IX OSEQUIM - Olimpíada Sergipana de Química 2ª Etapa - Modalidade A

IX OSEQUIM - Olimpíada Sergipana de Química 2ª Etapa - Modalidade A Bom dia aluno! Está é a prova da segunda etapa da IX OSEQUIM, Olimpíada Sergipana de Química, modalidade A, para alunos que se encontram cursando o 1º. Ano do ensino médio em 2015. Confira se a sua prova

Leia mais

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível.

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível. O ÁTOMO pág. 66 Átomo: do grego, indivisível. Núcleo: Prótons + Nêutrons Eletrosfera: Elétrons Número atômico (Z): nº de prótons no núcleo Número de massa (A): nº de prótons + nêutrons Prótons: carga positiva

Leia mais

1. (Unimontes 2014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir.

1. (Unimontes 2014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir. 1. (Unimontes 014) O caráter iônico de determinadas substâncias, em função da diferença de eletronegatividade, está apresentado a seguir. Em análise do gráfico, a alternativa CORRETA é: a) O iodeto de

Leia mais

Reações Químicas. Balanceamento de Reações Químicas Exemplo: + H 2 O 3. Fe 2. Fe + H 2

Reações Químicas. Balanceamento de Reações Químicas Exemplo: + H 2 O 3. Fe 2. Fe + H 2 Reações Químicas Balanceamento de Reações Químicas Exemplo: Fe 2 O 3 + H 2 Fe + H 2 O Reações Químicas Balanceamento de Reações Químicas Exemplo: Fe 3 O 4 + C Fe + CO Reações Químicas Balanceamento de

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ano

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ano EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ano 1- Um sistema formado por três cubos de gelo, solução aquosa de sal de cozinha e areia apresenta quantas fases e quantos componentes? 3 componentes (água, areia e sal)

Leia mais

Disciplina: Química Professor: Cassio Pacheco Turma: 1 Ano

Disciplina: Química Professor: Cassio Pacheco Turma: 1 Ano Disciplina: Química Professor: Cassio Pacheco Turma: 1 Ano Roteiro de Estudos 1- A queima da gasolina; a sublimação da naftalina; o enferrujamento do prego e o derretimento de um bloco de gelo são respectivamente,

Leia mais

mol). A massa, em mg, de cálcio (massa molar 40 g/mol) presente em 1 litro desse leite é

mol). A massa, em mg, de cálcio (massa molar 40 g/mol) presente em 1 litro desse leite é CÁLCULOS QUÍMICOS - PIRES - OBJETIVAS 1-No rótulo de uma determinada embalagem de leite integral UHT, processo de tratamento térmico a alta temperatura, consta que um copo de 200 ml deste leite contém

Leia mais

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS Classificação dos Elementos : Hidrogênio 1 elemento : Metais 93 elementos : Ametais 11 elementos : Semimetais 7 elementos : Gases nobres 6 elementos Estrutura da Tabela Periódica

Leia mais

9 o EF. Jeosafá de P. Lima

9 o EF. Jeosafá de P. Lima 9 o EF QUÍMICA Estudo dirigido Jeosafá de P. Lima Todas 1- A combustão do gás de cozinha (gás butano) é representada pela equação química abaixo: C4H10 + 13 / 2 O2 4 CO2 + 5 H2O O número de substâncias

Leia mais

Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D.

Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 01 Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 02 A energia de ionização cresce para direita da tabela periódica, portanto

Leia mais

Lista de exercícios 01) 02) 03) 04)

Lista de exercícios 01) 02) 03) 04) Lista de exercícios 01) Na tabela periódica os elementos estão ordenados em ordem crescente de: a) Número de massa. b) Massa atômica. c) Número atômico. d) Raio atômico. e) Eletroafinidade. 02) Na tabela

Leia mais

substância. químico (Q). c) Atração de uma agulha por um ímã. ( ) 2. Escrever uma equação química para a reação

substância. químico (Q). c) Atração de uma agulha por um ímã. ( ) 2. Escrever uma equação química para a reação MOGI MIRIM Trabalho de Recuperação Final de Química Profº: Wardê Nome: 1ª Série EM Valor: 1º Trimestre 2011 Pré-vestibular Ensino Médio Ensino Fundamental Educação Infantil Nº: 1 1. Dado o sistema esquematizado

Leia mais

Lista de exercícios de 4 a U.L

Lista de exercícios de 4 a U.L Lista de exercícios de 4 a U.L 01-Dada a tabela a seguir, e levando-se em consideração que as substâncias se encontram à temperatura de 50 o C, responda o que se pede: SUBSTANCIA T.F ( o C) T.E ( o C)

Leia mais

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos

Atividade complementar. Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Atividade complementar Substâncias e transformações químicas, entendendo os aspectos quantitativos Esta atividade tem como objetivo complementar e aprofundar os estudos sobre as transformações químicas,

Leia mais

9) Um certo elemento tem número atômico igual a 37. Qual a carga mais provável do seu íon? a) 1. c) +1. e) +3. b) 2. d) +2.

9) Um certo elemento tem número atômico igual a 37. Qual a carga mais provável do seu íon? a) 1. c) +1. e) +3. b) 2. d) +2. Atividade de química Escola: Aluno(a): Série/turma: Nº Nota: Professor: Abedias Disciplina: Química Data: Conteúdo: Propriedade da Tabela Periódica e ligações químicas 1(ACAFE) O grupo de átomos que é

Leia mais

Classificação Periódica dos Elementos

Classificação Periódica dos Elementos Classificação Periódica dos Elementos Evolução Histórica Estrutura da Tabela Periódica Classificação Geral dos Elementos Propriedades dos Elementos: Aperiódicas Periódicas Evolução Histórica 1817 Lei das

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2018 RECUPERAÇÃO ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 1º do Ensino Médio K L M N O P NOTURNO Professor: HUMBERTO Disciplina:

Leia mais

TEORIA DA REPULSÃO DOS PARES DE ELÉTRONS DA CAMADA DE VALÊNCIA (TEORIA RPECV)

TEORIA DA REPULSÃO DOS PARES DE ELÉTRONS DA CAMADA DE VALÊNCIA (TEORIA RPECV) GEOMETRIA MOLECULAR TEORIA DA REPULSÃO DOS PARES DE ELÉTRONS DA CAMADA DE VALÊNCIA (TEORIA RPECV) A teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência afirma que o arranjo geométrico dos átomos

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 3. Prof ª. Giselle Blois

QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 3. Prof ª. Giselle Blois QUÍMICA Transformações Químicas Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 3 Prof ª. Giselle Blois Resumindo: Os elementos químicos são representados por símbolos gráficos oriundos de

Leia mais

QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO. Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017

QUÍMICA LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO. Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017 LISTA DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE - 1º ANO Professor: GIL KENNEDY DATA: 25 / 09 / 2017 QUÍMICA QUESTÃO 01 Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 16. Sobre esse elemento, responda

Leia mais

1ª série EM - Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL RF 2016 QUÍMICA

1ª série EM - Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL RF 2016 QUÍMICA 1ª série EM - Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL RF 2016 QUÍMICA 01. Considere a tabela a seguir: Substância PF (ºC) PE (ºC) Pentano -130 36,1 Fenol 43 182 Oxigênio -218,4-183 Quais os estados físicos dessas

Leia mais

Química. 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30

Química. 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30 Química 01. Quantos prótons há na espécie química (A) 2 (D) 32 (B) 28 (E) 60 (C) 30 02. Para que um átomo de número atômico 55 e número de massa 137 seja eletricamente neutro, ele deverá ter, necessariamente:

Leia mais

Os estados físicos da matéria sólido, líquido e gasoso são chamados também de estados de agregação da matéria. No esquema abaixo,

Os estados físicos da matéria sólido, líquido e gasoso são chamados também de estados de agregação da matéria. No esquema abaixo, QUÍMICA (QUESTÕES 1 10) QUESTÃO 1 Os estados físicos da matéria sólido, líquido e gasoso são chamados também de estados de agregação da matéria. No esquema abaixo, marque a alternativa que representa CORRETAMENTE

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Aluno(a): nº: Turma: Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 1º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Virginia Trabalho Recuperação Matéria: Química Valor: 10,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

AULA 1: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO QUÍMICA AULA 1: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO ELEMENTOS QUÍMICOS, TABELA PERIÓDICA, PROPRIEDADES PERIÓDICAS.

AULA 1: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO QUÍMICA AULA 1: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO ELEMENTOS QUÍMICOS, TABELA PERIÓDICA, PROPRIEDADES PERIÓDICAS. QUÍMICA AULA 1: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO ELEMENTOS QUÍMICOS, TABELA PERIÓDICA, PROPRIEDADES PERIÓDICAS. Professora Priscila Miranda E-mail: miranda.educacao@gmail.com WhatsApp: +5511976100005 Turmas de Agosto

Leia mais

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.6 LIGAÇÕES QUÍMICAS

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.6 LIGAÇÕES QUÍMICAS CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA: "Os progressos da ciência obedecem à lei da repulsão: para dar um passo em frente, é preciso começar por derrubar o domínio do erro e das

Leia mais

Tarefa 09 à 12 Professor Willian. Com base no gráfico, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA.

Tarefa 09 à 12 Professor Willian. Com base no gráfico, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA. 9º ano Química Tarefa 09 à 12 Professor Willian 01. Dois materiais sólidos, A e B, são aquecidos a uma velocidade de 10ºC.min 1. A figura a seguir representa o diagrama de aquecimento desses dois materiais.

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 TABELA PERIÓDICA ATUAL: Os elementos estão ordenados em ordem crescente de número atômico. O critério utilizado para classificar os elementos

Leia mais

ÁCIDOS ÁCIDOS CONCEITO PROPRIEDADES CLASSIFICAÇÃO NOMENCLATURA 10/11/2015. HCl (aq) H + (aq) + Cl - (aq) H 3 PO 4(aq) 3 H + (aq) + PO 4

ÁCIDOS ÁCIDOS CONCEITO PROPRIEDADES CLASSIFICAÇÃO NOMENCLATURA 10/11/2015. HCl (aq) H + (aq) + Cl - (aq) H 3 PO 4(aq) 3 H + (aq) + PO 4 FUNÇÕES INORGÂNICAS São substâncias que não possuem carbono em sua composição, com exceção de algumas substâncias como, por exemplo, o CO 2, CO, Carbono grafite, diamante, H 2 CO 3, HCN, sais carbonatos

Leia mais

Assunto: Ligações Químicas. 1) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é:

Assunto: Ligações Químicas. 1) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é: Aluno: Série: 1º ano Assunto: Ligações Químicas 1) O grupo de átomos que é encontrado na forma monoatômica pelo fato de serem estáveis é: a) Halogênios b) Calcogênios c) Metais Alcalinos Terrosos d) Metais

Leia mais

Química 4 Módulo 5. Módulo 6 COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA COMENTÁRIOS ATIVIDADES PROPOSTAS CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS

Química 4 Módulo 5. Módulo 6 COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA COMENTÁRIOS ATIVIDADES PROPOSTAS CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS Química 4 Módulo 5 CLSSIFICÇÃO PERIÓDIC Elementos de um mesmo grupo ou família apresentam o mesmo número de elétrons na última camada Em 93, o inglês Henry G J Moseley (884-95 estabeleceu o conceito de

Leia mais

Ligações Químicas. No hidrônio, quantos pares de elétrons pertencem, no total, tanto ao hidrogênio quanto ao oxigênio? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 6

Ligações Químicas. No hidrônio, quantos pares de elétrons pertencem, no total, tanto ao hidrogênio quanto ao oxigênio? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 6 Aluno(a): Prof.: Éderson Ligações Químicas Questão 1) Abaixo temos as fórmulas de Lewis para átomos de cinco elementos químicos. Fórmulas eletrônicas de Lewis para alguns elementos Podemos afirmar que

Leia mais

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase Professora Sonia 9. A melhor maneira de separar os três componentes de uma mistura de areia com solução aquosa de sal é: CONHECIMENTOS GERAIS 5. O peso atômico

Leia mais

esféricas maciças e indivisíveis.

esféricas maciças e indivisíveis. a) A-I, B-II, C-III b) A-II, B-III, C-I c) A-III, B-I, C-II d) A-III, B-II, C-I e) A-II, B-I, C-III LISTA DE EXERCÍCIOS DE QUÍMICA 1º Ano do Ensino Médio Professor: Anderson Paschôa É preciso estudar todos

Leia mais

GOIÂNIA, / / SÉRIE: 1 Ano. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / SÉRIE: 1 Ano. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR:Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química SÉRIE: 1 Ano ALUNO(a): Data entrega: / /2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

a) o tempo decorrido entre o instante do acionamento do freio e o instante em que o veículo pára.

a) o tempo decorrido entre o instante do acionamento do freio e o instante em que o veículo pára. Estudante: Educadora: Daiana Araújo 9º Ano/Turma: C. Curricular: Ciências Naturais/ Química e Física Lista de Revisão de Recuperação / 2º Trimestre Data: / /2014 Física 1) Um veículo está rodando à velocidade

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Ano: 1º Professora: Maria Luiza ENSINO MÉDIO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Funções Inorgânicas. Funções Inorgânicas. Ácidos. Teoria da dissociação iônica de Arrhenius 10/11/17. Prof. Mayanderson

Funções Inorgânicas. Funções Inorgânicas. Ácidos. Teoria da dissociação iônica de Arrhenius 10/11/17. Prof. Mayanderson Funções Inorgânicas n Função química é um conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes, denominadas propriedades funcionais. Funções Inorgânicas Prof. Mayanderson n Ácidos; n Bases; n

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Química Série: 1ª Professora: Maria Luiza Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

XI OSEQUIM - Olimpíada Sergipana de Química 1ª Etapa - Modalidade A

XI OSEQUIM - Olimpíada Sergipana de Química 1ª Etapa - Modalidade A Bom dia aluno! Está é a prova da primeira etapa da OSEQUIM, Olimpíada Sergipana de Química 2017, modalidade A, para alunos que se encontram cursando o 1º. Ano do ensino médio em 2017. Confira se a sua

Leia mais

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB

AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB AULA DE RECUPERAÇÃO PROF. NEIF NAGIB CONCEITOS SOBRE O ÁTOMO Número Atômico (Z): quantidades de prótons. Z = p = e Número de Massa (A): a soma das partículas que constitui o átomo. A = Z + N REPRESENTAÇÃO

Leia mais

As substâncias que apresentam a maior temperatura de fusão nos grupos I, II e III são, respectivamente, a) MgO, CaO e LiF. b)

As substâncias que apresentam a maior temperatura de fusão nos grupos I, II e III são, respectivamente, a) MgO, CaO e LiF. b) 1. A temperatura de fusão de compostos iônicos está relacionada à energia reticular, ou seja, à intensidade da atração entre cátions e ânions na estrutura do retículo cristalino iônico. A força de atração

Leia mais

REVISÃO DE ÁCIDOS E BASES

REVISÃO DE ÁCIDOS E BASES REVISÃO DE ÁCIDOS E BASES COMPOSTOS COVALENTES NÃO CONDUZEM CORRENTE ELÉTRICA POR EXEMPLO A ÁGUA É NECESSÁRIO ADICIONAR COMPOSTOS IÔNICOS À ÁGUA OS COMPOSTOS IÔNICOS DESFAZEM A LIGAÇÃO DE SEUS ÍONS QUE

Leia mais

Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.

Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. O Método Científico OBSERVAÇÕES PROBLEMA HIPÓTESE(S) EXPERIMENTOS CONCLUSÕES CIÊNCIA:

Leia mais

Ácidos e Bases. Funções Inorgânicas

Ácidos e Bases. Funções Inorgânicas Ácidos e Bases Funções Inorgânicas Funções Inorgânicas As substâncias podem ser classificadas em duas classes: Substâncias orgânicas: aquelas que contém carbono. Substâncias inorgânicas: aquelas formadas

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM Química B Natália Av. Dissertativa 19/10/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Lista de exercícios 1 Química 1 Professor Sávio

Lista de exercícios 1 Química 1 Professor Sávio Lista de exercícios 1 Química 1 Professor Sávio 01 - (UEL PR/Janeiro) Quando Fahrenheit definiu a escala termométrica que hoje leva o seu nome, o primeiro ponto fixo definido por ele, o 0F, corresponde

Leia mais

1ª Série do Ensino Médio

1ª Série do Ensino Médio 1ª Série do Ensino Médio 16. Considere as equações abaixo: I. H 2 + Cl 2 2 HCl II. Zn + H 2 SO 4 ZnSO 4 + H 2 III. HNO 3 + KOH KNO 3 + H 2 O IV. KClO 3 KCl + O 2 As quatro equações representam, nesta ordem,

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA MÓDULO I DO PISM (triênio )

PROVA DE QUÍMICA MÓDULO I DO PISM (triênio ) PRVA DE QUÍMICA MÓDUL I D PISM (triênio 006-008) CLASSIFICAÇÃ PERIÓDICA DS ELEMENTS 1 18 1 3 4 6 7 1 1,0 3 Li 6,9 11 Na 3,0 19 K 39,1 37 Rb 8, Cs 13,9 67 Fr 3,0 4 Be 9,0 1 Mg 4,3 0 Ca 40,1 38 Sr 87,6 6

Leia mais

QUÍMICA. Soluções e Substâncias Inorgânicas

QUÍMICA. Soluções e Substâncias Inorgânicas QUÍMICA Soluções e Substâncias Inorgânicas Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização - Parte 6 Prof ª. Giselle Blois ÓXIDOS São compostos muito

Leia mais