Universidade Metodista de São Paulo Administração (EAD) Pólo Guaianazes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Metodista de São Paulo Administração (EAD) Pólo Guaianazes"

Transcrição

1 Universidade Metodista de São Paulo Administração (EAD) Pólo Guaianazes Atividade Semanal 15/09/2008 Profº Douglas Filenga Aluna: Cristiane Lourdes Zamara Matrícula:

2 Universidade Metodista de São Paulo Administração (EAD) Pólo Guaianazes Cristiane Lourdes Zamara PESQUISA: A ATUAL GESTÃO ORGANIZACIONAL AINDA CONVIVE COM OS PRINCÍPIOS DE TAYLOR? SÃO PAULO 2008

3 PESQUISA: A ATUAL GESTÃO ORGANIZACIONAL AINDA CONVIVE COM OS PRINCÍPIOS DE TAYLOR? OBJETIVO O presente estudo tem como objetivo responder à questão que trata dos modelos atuais de gestão, realizando um comparativo aos princípios de gestão da administração científica de Taylor. 1. INTRODUÇÃO A primeira parte do estudo relata a pesquisa que envolve cinco empresas, analisando os aspectos gerenciais que possuem alguns dos atributos dos princípios da administração científica estudada por Taylor. A metodologia utilizada para elaboração da pesquisa foi observação in loco, entrevista realizada com alguns funcionários que relataram alguns dos fatos descritos; e pesquisas em sites. Logo após a descrição dos fatos e relatos, há uma apresentação breve de proposta ao quadro apresentado e a conclusão do estudo.

4 2. EMPRESAS PESQUISADAS Apoiando os aspectos teóricos da pesquisa, cinco empresas foram pesquisadas: Mc Donald s, Casas Bahia, Atento do Brasil; e outras duas empresas, que preferiram o anonimato. Quadro1. Empresas Pesquisadas. Nome da Empresa Ramo de Atividade Porte Características Mc Donald s Fast Food Multinacional Atividades rotineiras repetitivas, trabalho controlado por tempo, liderança autoritária. Casas Bahia Varejo Grande Excesso de horas-extras, pressão por resultados, pouca participação dos funcionários nos processos decisórios. Atento do Brasil Call Center Multinacional Atividades rotineiras repetitivas, pressão por resultados. Sem Identificação Indústria Pequeno Atividades rotineiras repetitivas, liderança autoritária e centralizada, falta de participação dos funcionários nos processos decisórios. Sem Identificação Comércio Pequeno Liderança autoritária, pressão por resultados, nenhuma participação dos funcionários nos processos decisórios da empresa Fonte: Pesquisa realizada pela internet, funcionários e in-loco. 2.1 DESCRIÇÃO E FATOS Esta seção tratará em descrever e relatar os fatos, apontando os aspectos apresentados nas entrevistas realizadas, observação in loco, e pesquisas em sites Mc Donald s

5 A empresa multinacional, Mc Donald s é conhecida por seus funcionários exemplares: dedicados, treinados, ágeis e habilidosos. Porém, os esforços repetitivos da rotina de trabalho, os movimentos controlados pelo tempo e as lideranças autoritárias, praticadas em muitos dos postos existentes, contribuem para o aumento da rotatividade e absenteísmo (geralmente faltas justificadas por afastamento médico); insatisfação do trabalho, improdutividade e demasiado cansaço físico. Uma funcionária, que preferiu anonimato, relatou que numa determinada reunião com o gerente, os colaboradores queixaram-se da forma como o supervisor os tratavam e que os treinamentos estavam sendo aplicados de forma tortuosa onde um treinador seguia seus passos, anotando-os e pressionava para a obtenção de resultados. A resposta do gerente foi que eles estavam sendo pagos para trabalhar, e essa era uma oportunidade única para quem nunca tinha trabalhado ou sequer tinha um grau de escolaridade aceitável no mercado; elogiou as ações do supervisor e alguns meses depois o promoveu Casas Bahia Na tradicional empresa Casas Bahia, os aspectos apontados por um grupo de vendedores, demonstra que a insatisfação está no excesso de horas de trabalho, a falta de participação dos funcionários em cargos inferiores, e a pressão dos gerentes para aumentar as vendas. O gerente dessa loja não deixava os vendedores finalizar seu dia de trabalho sem fechar sua cota do dia, criando expectativas e desapontamentos naqueles que não conseguiam atingi-la Atento do Brasil O ramo de Call Center é, e sempre foi, um ambiente de trabalho agitado, cada ligação é cronometrada e há filas de espera que atrapalham os indicadores dessas empresas. Para conseguir atingir o índice da empresa, a Atento do Brasil, é considerada extremamente rigorosa. As ligações realizadas ou atendidas são monitoradas e há um relatório semanal descrevendo os pontos de melhoria, que serão apresentados aos funcionários por meio de feedback. Os operadores reclamam do fato de sentirem-se robotizados, devido ao trabalho repetitivo; e que a liderança de uma determinada ilha, chega a gritar os resultados pelos corredores, trazendo constrangimento e sentimento de culpa àqueles que não estão atingindo as metas propostas.

6 2.1.4 Empresa Na Área Industrial Na indústria X, os maquinários utilizados são antigos e perigosos, ocasionando vários acidentes de trabalho. O superior da linha de produção aponta que a organização da forma de trabalho, excessivamente rigorosa; e a pressão da alta administração, constituída por membros de uma mesma família, traz aos funcionários desmotivação e constantes reclamações trabalhistas. Em relato feito por uma funcionária do departamento pessoal, demonstra a centralização de poderes da alta direção. Ao apontar algumas reclamações feitas pelos funcionários, tais como: falta de higiene no ambiente de trabalho, re-trabalho devido ao fato das máquinas serem antigas e resultarem em defeitos de peças e o excesso de horas-extras; o dirigente da organização gritou com a funcionária dizendo que ela não era paga para ouvir reclamações de clientes, e sim para produzir folhas de pagamentos. O fato é que desde então, os funcionários não expressam mais suas opiniões Empresa Comercial Essa empresa comercial de roupas, Y, apresenta grande desmotivação dos funcionários que têm horário para entrar na loja, mas não para sair; essa é uma rotina constante no dia-a-dia dos funcionários dessa loja. Alguns relatam que já não possuem tempo para a família. O supervisor da loja relata que apenas segue ordens e não tem como mudar os fatos, já que eles possuem uma meta altíssima a ser atingida. Os vendedores e caixas relatam que já solicitaram, em reunião, que fosse adotado o sistema de trabalho por turno; porém o supervisor disse que não teria como pedir isso aos donos do estabelecimento já que os mesmo não aceitam opiniões. 2.2 POR QUE GESTÃO TAYLORISTA? Peter Drucker (1981), comenta: Na década de 1880, Frederick W. Taylor (1856/1915), o engenheiro autodidata americano, começou seu estudo sobre o trabalho. Tornou-se moda hoje em dia menosprezar Taylor e denegrir sua psicologia antiquada; esquece-se, porém, que ele foi o primeiro homem de que se tem notícias que não aceitou o trabalho como fato consumado e partiu para observá-lo e estudá-lo. Sua abordagem ao trabalho ainda permanece a base de outros estudos.

7 A pesquisa foi realizada visando certificar que ainda nos dias atuais os princípios de Taylor ainda são praticados nos modelos de gestão, independentemente do porte da empresa. Os princípios de Taylor que cabem neste estudo, Chiavenato (2003) traduz da seguinte forma: Preocupação em aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacional; Ênfase na análise e na divisão do trabalho Predomínio da atenção para o método do trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa; Formação de especialistas, investimentos em treinamentos; Centralização de poder e não participação dos funcionários nas decisões; Organização Racional do Trabalho (ORT). 3. PROPOSTAS DE MELHORIAS Sabemos que uma empresa precisa de organização para que seus projetos e objetivos sejam alcançados, Drucker (1998; p.255) nos ensina que o trabalho é um processo, e todo processo precisa ter seus controles; e que para ser produtivo precisamos utilizar os controles apropriados. Flexibilidade responsável (autonomia) e participação são palavras-chaves para o melhor desempenho e motivação no ambiente de trabalho. Ao dar autonomia, os funcionários sentemse valorizados, e tendem a dar o melhor de si para atingir as metas impostas; quase todas as empresas acima citadas possuem recompensas por metas atingidas e verificamos que nem sempre essas recompensas são válidas; o fato de empowerment traz mais vantagens. Os colaboradores querem ser ouvidos, querem participar com sugestões e críticas. Implantar um sistema ativo de comunicação interna poderá proporcionar maior satisfação. Os treinamentos e capacitação dos funcionários devem ser grandes aliados para fidelizar os clientes internos, programas bem estruturados podem proporcionar conscientização, diminuir taxas de turnover e absenteísmo. Muitas empresas não estruturam a área de T&D eficazmente, e isso poderá gerar novos conflitos, ao invés de soluções. Criar ambientes saudáveis significa incluir as pessoas, proporcionar momentos para si; sendo assim, é necessário revezar os funcionários entre turnos, proporcionar momentos de descansos e intervalos. Mas para que haja tudo isso, é preciso mudar a cultura da organização.

8 4. CONCLUSÃO Não é tão difícil, quanto parece, encontrar os princípios de Taylor nos atuais modelos de gestão; seja nos processos qualitativos ou quantitativos. Sabendo que Taylor, precursor da administração, nos trouxe a possibilidade de desenvolvermos as atuais técnicas nas áreas de automação industrial, qualidade total, treinamento e desenvolvimento do capital intelectual; concluí-se que toda empresa possuí uma forma de gestão própria e determinada por sua cultura. Em um ou outro aspecto, sempre encontraremos alguns dos princípios da administração científica instalados nas organizações. Toda empresa precisa seguir processos para que se tenha resultados efetivos, mas cabe aos gestores saber conduzir esses processos de maneira adequada e valorizando o que de mais precioso possui o capital humano. O fato de haver controle, não significa que seja necessário haver autoritarismo, centralização de poder. A autonomia liderada é uma solução plausível, pode demonstrar dicotomia, mas pode resultar em excelentes resultados.

9 ATIVIDADE 2 Esta é uma atividade de pesquisa que irá demonstrar, através de dez empresas, os estilos de gestão, resultando em um comparativo. Quadro 2- Formas Gerenciais e Características Gerais das Organizações NOME DA EMPRESA FORMA CARACTERÍSTICA GERENCIAL S GERAIS Google Brasil Democrática Descentralizada, flexível, autonomia. Magazine Luiza Democrática Flexibilidade, autonomia, participação dos funcionários. SAS Foco no capital humano, Taylorista/Democrática autonomia, flexibilidade. Wall Mart Democrática Divisão de tarefas, excesso de horas-extras, participação dos funcionários. Nestlé Taylorista/Democrática Processos automatizados, especialização, controles rigorosos. Participação dos colaboradores, incentivos e remuneração por desempenho, investimento em treinamentos. Souza Cruz Taylorista/Democrática Informatização dos processos de comunicação permitindo maior agilidade e participação dos funcionários; racionalização do trabalho; descentralização. Softek Democrática Comunicação aberta, participação dos funcionários nos processos, investimento em qualificação, Banco Itaú Taylorista/Democrática Controle gerencial, burocracia, padronização, treinamentos, trabalho em equipe, participação dos funcionários

10 Natura Taylorista/Democrática Participação dos funcionários, trabalho em equipe, racionalização dos processos produtivos, treinamentos Uranet Taylorista Centralização, trabalho repetitivo, ambiente estruturado, especialização, treinamentos, controle de processos, automação. GOOGLE BRASIL Gestão participativa e integradora, princípios de gestão sem muros, e portas abertas, possibilitando a descentralização do poder e promovendo autonomia aos seus funcionários. Empresa reconhecida como flexível no ato de gerenciar: flexibilidade de horário para o trabalho, flexibilidade nas decisões a serem tomadas. Apresenta alto índice de retenção de talentos por adotar práticas de remuneração e benefícios. MAGAZINE LUISA Empresa nacional, atua no ramo varejista de móveis e eletro-eletrônicos. Embora tenha a gestão parcialmente focada em resultados, a empresa apresenta alto índice de satisfação dos funcionários em relação às práticas adotadas. Possui estrutura divisional e comunicação direta entre os departamentos. Investe constantemente em treinamentos e capacitações dos seus funcionários, realiza pesquisas de climas e incentivos baseados em resultados. O fluxo de comunicação transcorre com facilidade, já que a empresa investe em diversos canais que possibilitem aos funcionários atualizar-se referente à princípios e tomada de decisão por parte da presidência. SAS

11 Empresa multinacional. Possui sua estrutura organizacional desenhada para proporcionar um ótimo clima no ambiente de trabalho. A gestão voltada à resultados não incentiva a competitivade interna, e sim a externa. Investe muito em treinamentos e qualificações certificadoras aos profissionais envolvidos nos processos tecnológicos. Também possui uma excelente estrutura de comunicação interna. WALL MART Wall Mart é uma empresa multinacional que atua no varejo, sendo uma das maiores redes varejistas do mundo. Sua gestão é inovadora no setor por reunir práticas de gestão de pessoas e automação dos processos; que conforme CARDOZO (s.d.), possibilita a racionalização dos serviços. Ainda que seja um modelo a seguir, a empresa, por sua natureza, também possui aspectos da administração científica, tais como: excesso de horas-extras, tarefas divididas por especialização, padronização e altos investimentos em treinamentos. A descentralização dos processos gerenciais permite, ao Wall Mart, um clima organizacional em harmonia e comunicação transparente, o trabalho em equipe é muito valorizado. NESTLÉ Sendo uma empresa transnacional, valoriza a cultura local em que está inserida. Possui forte controle dos processos produtivos, investindo em constantes treinamentos e capacitações para os seus funcionários; a especialização dos funcionários é notória vista a exigência de técnicas especializadas. Incentiva os trabalhos em equipes, possui política de comunicação interna onde os funcionários podem participar dos processos de decisões. SOUZA CRUZ Fig.1 Área Produtiva: Souza Cruz Fonte: Site Souza Cruz

12 Fig. 2- Fábrica Uberlândia Fonte: Site Souza Cruz A Souza Cruz, empresa multinacional no ramo de tabaco, está passando por processos de informatização e automação que possibilitaram desenvolver novas práticas gerenciais, conforme estudo realizado por VASCONSCELOS, et al (2004). Mesmo com os processos evolutivos como a descentralização, estruturação salarial, comunicação interna; a empresa apresenta alguns princípios de Taylor, tais como: estudo da área produtiva apresentando melhorias no ambiente de trabalho que proporcionem maior eficácia e desempenho produtivo, conforme o projeto apresentado da fábrica em Uberlândia (Fig. 2); trabalhos divididos por especializações; racionalização do trabalho; processos produtivos repetitivos (Fig. 1); intensificação dos programas de treinamento para melhor performance dos funcionários envolvidos na produção. SOFTEK Empresa de tecnologia. Possui departamento de comunicação interna, possibilitando a participação dos funcionários nos processos decisórios, investimento em qualificação, plano de carreira. BANCO ITAÚ Tradicional instituição financeira, possui dualidade no estilo e características gerenciais. É ao mesmo tempo democrática, mas possui fortes traços da administração científica. Na atualidade o banco está passando por grandes transformações devido às aquisições. Apresenta um estilo de gestão burocrático, focado nos resultados; embora não possuindo muita flexibilidade, valoriza o trabalho em time, proporciona capacitação através de treinamentos intensivos e programas educacionais; atualmente tende a descentralizar a atuação dos gestores promovendo campanhas internas baseadas em canais de comunicação abertos.

13 NATURA Indústria brasileira, atua no ramo de cosméticos. Possui um modelo de gestão participativo, foco nas pessoas, valorização do trabalho em time, racionalização dos processos produtivos, ênfase em P&D, alto investimento em treinamentos e capacitação, ambiente operacional desenvolvido para proporcionar melhor desempenho dos funcionários e melhor condições para a realização das tarefas. URANET Empresa de Call Center. As decisões estão sempre na cúpula da organização, que repassa essas decisões aos subordinados, investe em treinamentos que possam melhorar a performance produtiva dos atendentes e colaboradores em geral. Possui sistema automatizado, que contabiliza o tempo de uma ligação, sistema de monitoração das ligações que identificam a performance dos atendentes.

14 ATIVIDADE 3 Taylor, Fayol, Ford, entre outros estudiosos e teóricos da Administração contribuíram para o atual avanço dos processos produtivos e administrativos. Hoje contamos com inúmeros recursos tecnológicos para nos auxiliar nas rotinas do trabalho e na manufatura de produtos. Na visão de Taylor, que não considerava o homem causador dos erros estruturais de produção, as estruturas e modelos de trabalho é que deveriam se aperfeiçoar. Essa visão qualificava o homem como um mero objeto; porém, de acordo com SILVA e SANTOS (2005), é impossível imaginar, por exemplo, uma empresa de produção automobilística sem uma linha de montagem, divisão de tarefas, prêmio de produção, mesmo com toda a tecnologia disponível. Hoje aprimoramos nossos processos e ainda estamos evoluindo na valorização do capital humano. As atuais tendências e comportamentos seguem o consumismo exagerado, para atender a essa demanda, as empresas se vêem obrigadas a aumentar o seu processo produtivo. Consciente de que não é possível sobrecarregar os funcionários, que não darão conta de responder a esta demanda, as empresas investem em tecnologia e robôs que agilizam os processos, eliminam grande parte de desperdícios por erros, e diminuem os custos operacionais; aumentando, por conseqüência, a lucratividade das empresas. Ao analisar se essa evolução está sendo benéfica à qualidade de vida das pessoas, não podemos respondê-la positivamente, pois se por um lado estamos mais livres para exercer um trabalho mais consciente, mais racional; estamos, por outro, perdendo postos de trabalho e vivenciando um grande número de desemprego funcional, conforme abordagem de Nascimento e Barbosa (2004, p.64). Apesar de toda badalação em cima das novas tecnologias de produção, ferramentas de Qualidade etc., é fato facilmente constatável que mais e mais os trabalhadores se queixam de uma rotina de trabalho, de uma subutilização de suas potencialidades e talentos, e de condições de trabalho inadequadas. Estes problemas ligados à insatisfação no trabalho têm conseqüências que geram um aumento do absenteísmo, uma diminuição de rendimento, uma rotatividade de mão-de-obra mais elevada, reclamações e greves mais numerosas, tendo um efeito marcante sobre a saúde mental e física dos trabalhadores, e, em decorrência na rentabilidade empresarial.

15 (FERNANDES,1996 apud VASCONSCELOS, 2001) Nesta citação de Fernandes, temos uma visão real do movimento que envolve a evolução dos processos produtivos e as suas conseqüências para a qualidade de vida dos trabalhadores. Podemos verificar, ao acompanhar os noticiários em revistas e jornais, que falam sobre o aumento de estresse, burnout, síndrome do pânico, e outros malefícios advindos das rotinas do trabalho. Não raro, encontramos trabalhadores afastados de suas ocupações profissionais por doenças e acidentes de trabalho. Existem várias formas de melhorar os processos produtivos e aliar à qualidade de vida dos trabalhadores. A proposta de Walton (Quadro 3), retrata essas melhorias. QUADRO 3 Modelo de Walton. Fatores de QVT Dimensões Salário adequado ao trabalhador. 1 - Compensação justa e adequada Eqüidade ou compatibilidade interna. Eqüidade e compatibilidade externa. 2 - Condições de segurança e saúde no trabalho 3 - Utilização e desenvolvimento de capacidades 4- Oportunidades de crescimento contínuo e segurança 5 - Integração social na organização Jornada de trabalho. Ambiente físico (seguro e saudável). Autonomia. Significado da tarefa. Identidade da tarefa. Variedade de habilidades. Retroação e retroinformação. Possibilidade de carreira. Crescimento profissional. Segurança do emprego. Igualdade de oportunidades. Relacionamentos interpessoais e grupais. Senso comunitário.

16 6 - Garantias constitucionais Respeito às leis e direitos trabalhista. Privacidade pessoal. Liberdade de expressão. Normas e rotinas claras da organização. 7 - Trabalho e espaço total de vida Papel balanceado do trabalho na vida pessoal Imagem da empresa. 8 - Relevância social da vida no trabalho Responsabilidade social pelos produtos/serviços. Fonte: Qualidade de Vida no Trabalho: Fatores que Influenciam as Organizações (2006) Realizando um comparativo com a evolução dos processos produtivos industriais, da região periférica leste de São Paulo, local onde resido, esse progresso é lento. Aqui as empresas de grande porte, sobressaem-se às pequenas, que não possuem recursos financeiros para investir em tecnologia. Várias empresas fecham suas portas antes de completarem um ano. Claro que esse avanço também proporcionou melhorias: investimento, por parte do Governo, em transporte público; essas empresas geraram empregos para os moradores locais, urbanização, entre outros. Para concluir, as três pesquisas realizadas nos mostram que estamos vivenciando uma nova era industrial; porém, ainda convivemos com os princípios do início da administração. Mesmo com os avanços tecnológicos, que nos possibilita ter acesso à vários recursos e adotar novos modos de vida; ainda gera desigualdades sociais e desequilíbrio de poderes.

17 REFERÊNCIAS CARDOZO, Sonia Ferreira. Novas Tecnologias, Formação, Inserção e Re-Inserção Profissional no Comércio. s.d. Disponível em: < Acesso: 20 set CARY, César Barroso de. É Uma Cidade? Não. É Uma Empresa. Disponível em: < Acesso: 19set CAVASSANI, Amarildo Pereira; CAVASSANI, Edlene Barbieri; BIAZIN, Celestina Crocetta. Qualidade de Vida no Trabalho: fatores que influenciam as organizações. XIII SIMPEP, Bauru: Disponível em: < E1rios/Sala%20203/Eq3_784.pdf>. Acesso: 20 set CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: ª reimpressão. DRUCKER, Peter Ferdinand. Fator Humano e Desempenho: o melhor de Peter F. Drucker sobre administração. São Paulo: Pioneira, FLORÊNCIO, Paulo(2006). Magazine Luiza Cresce Com Foco Em Gestão De Pessoas. Disponível em: < de_pessoas/6590>. Acesso: 19set HUMAN RESOURCES DEPARTAMENT. The Nestlé Management and Leadership Principles. Nestec Lda.: Disponível em: < Acesso em: 19 set MARTINHO, Bruna. A Melhor Empresa para se Trabalhar. Estilo e Gestão RH, Catho On Line: ed. 137, Disponível em: < Acesso: 20 set NASCIMENTO, Aurélio Eduardo do Nascimento; BARBOSA, José Paulo. Trabalho História e Tendências. 3. ed. São Paulo: Ática, SILVA, Ângela Maria Bissoli da; SANTOS, Rosângela Salvador Biral dos. As Influências e Contribuições dos Estudos de Taylor nas Organizações Contemporâneas. Revista Universo Acadêmico: Univen, 7.ed, Disponível em: < %C7%D5ES%20DOS%20ESTUDOS%20DE%20TAYLOR%20NAS%20ORGANIZA%C7 %D5ES%20CONTEMPOR%C2NEAS.pdf>. Acesso: 19 set

18 VASCONCELOS, Anselmo Ferreira. Qualidade de Vida no Trabalho: Origem, Evolução e Perspectivas. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.08, nº1, Disponível em: < Acesso: 20 set Vasconcelos, Isabella; Mascarenhas, André Ofenhejm; Vasconcelos, Flávio Carvalho de Organizational paradoxes, people management and technology at Souza Cruz. RAE eletrônica, 2004, vol.3, n. 2, ISSN Disponível em: < Acesso: 20 set REFERÊNCIAS DE APOIO FERREIRA, Ademir Antonio; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira, págs LACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.págs MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, págs ROBBINS, Stephen P.; DECENZO, David A. Fundamento de Administração: conceitos essenciais e aplicações. 4.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas AULA 3 Administração de Recursos Humanos O papel do gestor

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

Módulo 11 Socialização organizacional

Módulo 11 Socialização organizacional Módulo 11 Socialização organizacional O subsistema de aplicação de recursos humanos está relacionado ao desempenho eficaz das pessoas na execução de suas atividades e, por conseguinte, na contribuição

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA PARA O TRABALHADOR NA GRÁFICA E EDITORA BRASIL

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA PARA O TRABALHADOR NA GRÁFICA E EDITORA BRASIL FACULDADES INTEGRADAS DO PLANALTO CENTRAL Aprovadas pela Portaria SESu/MEC Nº. 368/08 (DOU 20/05/2008) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA PARA O TRABALHADOR NA GRÁFICA E EDITORA

Leia mais

Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas

Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas As pessoas devem ser tratadas como parceiros da organização. ( Como é isso?) Reconhecer o mais importante aporte para as organizações: A INTELIGÊNCIA. Pessoas:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Análise da qualidade de vida no trabalho em uma empresa prestadora de serviços de fotocópias e serviços diversos no município de Bambuí/MG

Análise da qualidade de vida no trabalho em uma empresa prestadora de serviços de fotocópias e serviços diversos no município de Bambuí/MG Análise da qualidade de vida no trabalho em uma empresa prestadora de serviços de fotocópias e serviços diversos no município de Bambuí/MG Kamyla Espíndola Gibram REIS 1 ; Estefânia Paula da SILVA 2 ;

Leia mais

Planejamento de Recursos Humanos

Planejamento de Recursos Humanos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Câmpus de Marília Departamento de Ciência da Informação Planejamento de Recursos Humanos Profa. Marta Valentim Marília 2014 As organizações

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

Balanced Scorecard. by Edmilson J. Rosa

Balanced Scorecard. by Edmilson J. Rosa Balanced Scorecard Balanced Scorecard O Balanced Scorecard, sistema de medição de desempenho das empresas, foi criado por Robert Kaplan e David Norton, professores da Harvard Business School. Tendo como

Leia mais

CAPÍTULO 4 Projeto e organização do trabalho e dos recursos físicos

CAPÍTULO 4 Projeto e organização do trabalho e dos recursos físicos ADMINISTRAÇÃO GESTÃO DA PRODUÇÃO CAPÍTULO 4 Projeto e organização do trabalho e dos recursos físicos 4.1 Arranjo físico GESTÃO DA PRODUÇÃO É a maneira segundo a qual se encontram dispostos fisicamente

Leia mais

Como é o RH nas Empresas?

Como é o RH nas Empresas? Como é o RH nas Empresas? Informações gerais da pesquisa Objetivo: entender a percepção dos profissionais de RH sobre clima organizacional Pesquisa realizada entre 24/06 e 12/07 Parceria entre Hay Group

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 16: RESULTADOS RELATIVOS À GESTÃO DE PESSOAS 16.1 Área de RH e sua contribuição O processo de monitoração é o que visa saber como os indivíduos executam as atribuições que

Leia mais

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL programação do evento 4ª edição RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL 10 de abril de 2014 Staybridge Suites São Paulo PATROCÍNIO GOLD PATROCÍNIO SILVER EXPO BRAND APOIO REALIZAÇÃO Os desafios do futuro na

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO COMO AS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES ESTÃO IMPACTANDO A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS Paola Moreno Giglioti Administração

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

Utilização dos processos de RH em algumas empresas da cidade de Bambuí: um estudo multi-caso

Utilização dos processos de RH em algumas empresas da cidade de Bambuí: um estudo multi-caso III Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí II Jornada Científica 9 a 23 de Outubro de 200 Utilização dos processos de RH em algumas empresas da cidade de Bambuí: um estudo multi-caso Sablina

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 2012 Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil adauto_montenegro@hotmail.com

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados.

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. 2. JUSTIFICATIVA Segundo França (1996), a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) representa

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

COMPORTAMENTO SEGURO

COMPORTAMENTO SEGURO COMPORTAMENTO SEGURO A experiência demonstra que não é suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é que se estabeleça a combinação de estratégias

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Palavras-chave: Comportamento, Ambiente Organizacional, Satisfação.

Palavras-chave: Comportamento, Ambiente Organizacional, Satisfação. a 9 de Dezembro Clima organizacional: uma análise comparativa entre a empresa x e a empresa y do setor varejista de eletrodomésticos e móveis, que disputam o mesmo nicho no município de Bambuí-MG Franciele

Leia mais

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS Nadia Al-Bdywoui (nadia_alb@hotmail.com) Cássia Ribeiro Sola (cassiaribs@yahoo.com.br) Resumo: Com a constante

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Você vai aprender: Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento da Integração; Gerenciamento de Escopo- Declaração de Escopo e EAP; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Prof Elly Astrid Vedam

Prof Elly Astrid Vedam Prof Elly Astrid Vedam Despertar e saber lidar com os mecanismos de liderança e se preparar para a gestão de pequenos e médios negócios; Identificar conflitos no ambiente de seu negócio, calculando e avaliando

Leia mais

FACULDADE MODELO POR DENTRO DA SENFF ADMINISTRADORA DE CARTÕES

FACULDADE MODELO POR DENTRO DA SENFF ADMINISTRADORA DE CARTÕES FACULDADE MODELO POR DENTRO DA SENFF ADMINISTRADORA DE CARTÕES CURITIBA 2009 MARCOS ANTONIO RIBAS PONT SAMUEL ANDRADE TAUFMANN POR DENTRO DA SENFF ADMINISTRADORA DE CARTÕES Trabalho apresentado à disciplina

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão Esse artigo tem como objetivo apresentar estratégias para assegurar uma equipe eficiente em cargos de liderança, mantendo um ciclo virtuoso

Leia mais

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles Faz

Leia mais

A Revolução Industrial, as descobertas e as contribuições de Taylor, Ford e Fayol para a evolução da APO

A Revolução Industrial, as descobertas e as contribuições de Taylor, Ford e Fayol para a evolução da APO http://www.administradores.com.br/artigos/ A Revolução Industrial, as descobertas e as contribuições de Taylor, Ford e Fayol para a evolução da APO DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS),

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. BARBOSA, Roger Eduardo 1 Resumo Neste artigo analisaremos como o planejamento estratégico na gestão de pessoas nas

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

Motivação para o Desempenho. Carlos Fracetti carlosfracetti@yahoo.com.br. Carlos Felipe carlito204@hotmail.com

Motivação para o Desempenho. Carlos Fracetti carlosfracetti@yahoo.com.br. Carlos Felipe carlito204@hotmail.com Motivação para o Desempenho Carlos Fracetti carlosfracetti@yahoo.com.br Carlos Felipe carlito204@hotmail.com Heitor Duarte asbornyduarte@hotmail.com Márcio Almeida marciobalmeid@yahoo.com.br Paulo F Mascarenhas

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk

Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk E-mail para contato: supervisao@tse.gov.br Nome trabalho/projeto: Suporte em TI baseado em sistema de gestão da qualidade

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA SILVA, Paulo Henrique Rodrigues da Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias E-mail: ph.rs@hotmail.com SILVA, Thiago Ferreira da Docente da Faculdade

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Prof. Paulo Sérgio Ramão

Administração de Sistemas de Informação. Prof. Paulo Sérgio Ramão Administração de Sistemas de Informação Prof. Paulo Sérgio Ramão Temas para os Seminários: CRM Customer Relationship Management OLAP - On-Line Analytical Processing DATAMINING DATA WAREHOUSE e DATA MART

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

Gestão por Processos. Gestão por Processos Gestão por Projetos. Metodologias Aplicadas à Gestão de Processos

Gestão por Processos. Gestão por Processos Gestão por Projetos. Metodologias Aplicadas à Gestão de Processos Gestão por Processos Gestão por Projetos Gestão por Processos Gestão de Processos de Negócio ou Business Process Management (BPM) é um modelo de administração que une gestão de negócios à tecnologia da

Leia mais

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES Cassia Uhler FOLTRAN 1 RGM: 079313 Helen C. Alves LOURENÇO¹ RGM: 085342 Jêissi Sabta GAVIOLLI¹ RGM: 079312 Rogério Bueno ROSA¹ RGM:

Leia mais

20/04/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2.

20/04/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Dinâmica nas Organizações. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2. Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Dinâmica nas Organizações Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 2.1 2 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS

A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS Juliana da Silva, RIBEIRO 1 Roberta Cavalcante, GOMES 2 Resumo: Como a cultura organizacional pode influenciar no processo de agregar

Leia mais

Líder: o fio condutor das mudanças

Líder: o fio condutor das mudanças Líder: o fio condutor das mudanças Por Patrícia Bispo para o RH.com.br Para quem imagina que liderar pessoas significa apenas delegar ordens e cobrar resultados a qualquer custo, isso pode significar o

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

Gestão de pessoas: revisão de conceitos

Gestão de pessoas: revisão de conceitos Glaucia Falcone Fonseca Chegamos ao final de nosso curso e vale a pena fazer uma retrospectiva sobre os principais aspectos da gestão de pessoas, algo tão importante no atual mundo do trabalho, caracterizado

Leia mais

Agenda. Introdução. Escala de Likert. Pesquisa de clima. Monitoramento do clima

Agenda. Introdução. Escala de Likert. Pesquisa de clima. Monitoramento do clima Pesquisa de Clima Agenda Introdução Escala de Likert Pesquisa de clima Monitoramento do clima Introdução Cultura organizacional: Toda organização tem sua cultura, que é formada pelos seus valores, costumes

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc Quality Engineer ASQ/USA Diretor da ISOQUALITAS www.qualitas.eng.br qualitas@qualitas.eng.

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc Quality Engineer ASQ/USA Diretor da ISOQUALITAS www.qualitas.eng.br qualitas@qualitas.eng. 01. O QUE SIGNIFICA A SIGLA ISO? É a federação mundial dos organismos de normalização, fundada em 1947 e contanto atualmente com 156 países membros. A ABNT é representante oficial da ISO no Brasil e participou

Leia mais

Capítulo 1 Abordagem da localização da Gestão de Pessoas na estrutura organizacional da empresa

Capítulo 1 Abordagem da localização da Gestão de Pessoas na estrutura organizacional da empresa Capítulo 1 Abordagem da localização da Gestão de Pessoas na estrutura organizacional da empresa - Abordagem da localização da Gestão de Pessoas na estrutura organizacional da empresa A teoria clássica

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

Visão estratégica para compras

Visão estratégica para compras Visão estratégica para compras FogStock?Thinkstock 40 KPMG Business Magazine Mudanças de cenário exigem reposicionamento do setor de suprimentos O perfil do departamento de suprimentos das empresas não

Leia mais

LIDERANÇA COMO FATOR DE SUCESSO EMPRESARIAL (2006)

LIDERANÇA COMO FATOR DE SUCESSO EMPRESARIAL (2006) 11. AUTORES: LILIAN DA SILVA ALVES LÍVIA SANCHEZ PONTES DA FONSECA TÍTULO: LIDERANÇA COMO FATOR DE SUCESSO EMPRESARIAL (2006) Orientador : Silvio Montes Pereira Dias Co-orientadora : Sônia Maria de Barros

Leia mais

RETORNO EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA DEVE SER MENSURADO

RETORNO EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA DEVE SER MENSURADO RETORNO EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA DEVE SER MENSURADO Apesar de as empresas brasileiras estarem despertando para o valor das ações de educação corporativa em prol dos seus negócios, muitos gestores ainda

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Quatro Níveis de Avaliação de Treinamento

Quatro Níveis de Avaliação de Treinamento Quatro Níveis de Avaliação de Treinamento Resenha por Eliana Dutra KIRKPATRICK, Donald L., Evaluating Training Programs - THE FOUR LEVELS. Berrett-Koehler Publishers, Inc. 1994. De acordo com Donald Kirkpatrick,

Leia mais

Gestor-líder: processo dinâmico de criação, habilidade, competência para perceber das limitações do sistema e propor solução rápida;

Gestor-líder: processo dinâmico de criação, habilidade, competência para perceber das limitações do sistema e propor solução rápida; AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Administração Escolar DISCIPLINA: Gestão de Políticas Participativas ALUNO(A):Mª da Conceição V. da MATRÍCULA: Silva NÚCLEO REGIONAL:Recife DATA:17/09/2013 QUESTÃO

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas.

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas. INTRODUÇÃO Você, provavelmente, já sabe que colaboradores felizes produzem mais. Mas o que sua empresa tem feito com esse conhecimento? Existem estratégias que de fato busquem o bem-estar dos funcionários

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES CAPÍTULO 1 Gestão da produção: história, papel estratégico e objetivos Prof. Glauber Santos 1 GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 1.1 Gestão da produção: apresentação Produção

Leia mais

Abordagem Clássica da Administração

Abordagem Clássica da Administração Abordagem Clássica da Disciplina: Planejamento Estratégico Página: 1 Aula: 05 Principais Personagens Fredeick Winslow Taylor (americano) Escola da Científica: aumentar a eficiência da indústria por meio

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Análise de tempos e movimentos em uma exportadora de café da cidade de Piumhi Adriane Laini RODRIGUES¹;Tatiane Goulart OLIVEIRA²;Júlio César Benfenatti FERREIRA³ ¹ Aluna do curso de Engenharia de Produção

Leia mais

Gestão de Recursos Humanos e Contratualização. Nelson Marconi

Gestão de Recursos Humanos e Contratualização. Nelson Marconi Gestão de Recursos Humanos e Contratualização Nelson Marconi Estágios das Políticas de Recursos Humanos 1º estágio: controles e ajuste das despesas 2º estágio: definição de políticas consistentes porém

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012

Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Profª Dr a Valéria Valls Agosto de 2012 Panorama sobre Gestão da Qualidade, incluindo os princípios fundamentais relacionados ao atendimento A Qualidade em Serviços e a percepção do cliente A importância

Leia mais