FILOSOFIA MODERNA: DESCARTES E KANT (CURSINHO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FILOSOFIA MODERNA: DESCARTES E KANT (CURSINHO)"

Transcrição

1 FILOSOFIA MODERNA: DESCARTES E KANT (CURSINHO) RENÉ DESCARTES ( ): A DÚVIDA METÓDICA E O MÉTODO CARTESIANO POR QUE O MÉTODO? Ruiu a autoridade da Igreja em termos de conhecimento e definição do que seja verdadeiro ou falso: descobertas em campos variados de investigação como medicina, geografia, matemática, física, astronomia. A quebra do modelo aristotélico do geocentrismo: desenvolvimento do heliocentrismo de Copérnico ( ). Medicina: a descoberta do sistema de circulação sanguínea feita pelo médico inglês William Harvey ( ). Grandes Navegações: descobrimento da América e de suas populações nativas; contatos dos europeus com as civilizações do extremo oriente (Japão e China). Continha civilizações antes ignoradas, não era plano nem tampouco terminava em abismo. CARACTERÍSTICAS DO MÉTODO Superação das incertezas: começar tudo de novo, encontrar novo caminho que conduzisse a certezas científicas. Nega o conhecimento acadêmico (optou por um aprendizado e uma vivência do mundo): Descartes troca a carreira acadêmica pela aventura milita. Empreende viagens: não deixa o trabalho intelectual, a observação criteriosa e a reflexão crítica de todas as opiniões que já adquirira. Estudou a fundo as matemáticas: tendo em vista a certeza e a evidência de suas razões. A CONSTITUIÇÃO DO CORPO HUMANO 1) a substância pensante (res cogitans, coisa que pensa ), de natureza espiritual: o pensamento; 2) a substância extensa (res extensa), de natureza material: o corpo, que origina os sentidos. FUNÇÃO DO CORPO: o corpo fornece à alma os elementos sensíveis do mundo e pelo qual podemos experimentar sentimentos e apetites. FUNÇÃO DA ALMA: submeter a vontade à razão, controlar as paixões que prejudicam a atividade intelectual e provocam tristeza, cultivar aquelas que nos dão alegria, e dirigir o intelecto ao conhecimento verdadeiro. Alma racional (também chamada de espírito ou razão): busca de forma autônoma a verdade; não é refém dos dados empíricos. A RAZÃO Razão: uma faculdade que existe igual e por inteiro em cada homem. Isso não é suficiente para conduzir o homem a verdade: exige-se uma disciplina para a razão, que é o método, o qual impede as diferentes opiniões acerca do mesmo conhecimento. Se somos todos racionais da mesma forma, por que então cometemos erros? Erramos porque empregamos nossa razão de forma equivocada. OS PRÉ-CONCEITOS Incorremos em pré-conceitos : prevenção e precipitação. Prevenção: quando usamos o argumento de outro para sustentar a própria posição. Prevenção: lembra a maiêutica socrática. Precipitação: quando estabelecemos juízo demasiadamente rápido sobre as coisas, sem considerar todos os elementos do problema.

2 A COMPOSIÇÃO DO ESPÍRITO (RAZÃO) HUMANO Variados tipos de representação formam o espírito humano: Razão (pensamento); Imaginação e Memória. Na razão não há graus. Mas, em cada indivíduo, a imaginação e a memória apresentam graus diferentes. O espírito está repleto de representações de origem sensível: obtidas pelo sujeito diretamente de sua experiência. E de representações de origem puramente racional: infinito, eternidade, perfeição. O MÉTODO O objetivo e utilidade do método: conduzir bem sua razão e procurar a verdade nas ciências. Inspirado no rigor e encadeamento da matemática: conhecimento completo e inteiramente dominado pela razão. Racionalista: apenas a razão pode encontrar a verdade, e mais, que isso só pode ser feito quando a razão extrai de si mesma essa verdade. Nega o conhecimento empírico: a experiência pode enganar, e aquilo que é verdadeiro não engana. Escolhe a dúvida como ferramenta metodológica e primeiro critério de verdade: considerou que tudo o que e passível de dúvida torna-se imediatamente falso, caso contrário constitui uma certeza clara e distinta. O PAPEL DA DÚVIDA Não é a dúvida dos céticos: a dúvida cartesiana quer levar à verdade. Por isso é chamada dúvida metódica, enquanto é parte de um método, uma passagem obrigatória, ainda que provisória, para chegar verdade. Pôr em crise o dogmatismo dos filósofos tradicionais; combater a atitude cética (põe tudo em dúvida sem nada oferecer em troca). A dúvida leva à certeza. DÚVIDA METÓDICA: OS GRAUS DA DÚVIDA 1º: erro dos sentidos. Experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez (DESCARTES. Meditações, p.93-94). Não é hiperbólica: percebe que certas sensações parecem ser verdadeiras e claras. Mas, prefere não dar créditos para nenhum tipo de sentido, pois pode ser que venham a lhe enganar. 2º GRAU DA DÚVIDA: O ARGUMENTO DOS SONHOS Não posso duvidar que esteja aqui sentado junto ao fogo, vestido com um chambre, tendo este papel entre as mãos e outras coisas desta natureza (DESCARTES. Meditações, p. 93). Lembro-me de ter sido muitas vezes enganado, quando dormia, por semelhantes ilusões (DESCARTES. Meditações, p.93-94). 2º grau da dúvida: os sonhos muitas vezes parecem ser tão reias quanto à vigília. Talvez a própria realidade seja uma ilusão, um grande sonho. A dúvida vai se alastrando: o que parecia ser tão certo (o mundo exterior), já é posto em dúvida. O 3º GRAU: O GÊNIO MALIGNO O saber matemático: parece indubitável, porque válido em todas as circunstâncias (o fato de = 4 é verdadeiro em qualquer circunstância e em qualquer condição). No entanto, quem me impede de pensar que exista um gênio maligno, astuto e enganador, que, brincando comigo, me faz considerar evidentes coisas que não o são? A dúvida torna-se hiperbólica: se estende a setores que se presumiam fora de qualquer suspeita.

3 A VERDADE Após duvidar de tudo, Descartes se convence que há uma certeza: duvida, pensa e existe. Portanto, a primeira verdade é conquistada, a saber, que pensa e que existe. Penso, logo existo (Cógito, ergo sum). Somente depois tive de constatar que, embora eu quisesse pensar que tudo era falso, era preciso necessariamente que eu, que assim pensava, fosse alguma coisa. (DESCARTES, Meditações, p.100). Nem o gênio maligno poderia demolir essa certeza: ainda que exista um gênio maligno que me engana, eu, em todo caso, devo existir para ser enganado (DESCARTES, Meditações, p ª REGRA DO MÉTODO: REGRA DA EVIDÊNCIA (CLAREZA E DISTINÇÃO) [...] acolher apenas como verdadeiros os juízos que se conhecem evidentemente como tal, para evitar a precipitação e a prevenção, e incluir no juízo apenas o que se apresenta clara e distintamente ao espírito (Discurso do Método). Clareza e Distinção = ideias evidentes. Ideia Clara: se impõe a nós em sua verdade imediata, sem que possamos dela duvidar; Ideia Distinta: não podemos confundi-la com nenhuma outra; singular; constitui-se de partes identificadas, distintas. Os juízos evidentes, claros e distintos são aqueles que resistem ao exercício da dúvida. 2ª: REGRA DA ANÁLISE Segunda regra: dividir (decompor) cada dificuldade em tantas partes quantas possíveis e necessárias para sua elucidação. Dividir um problema complexo em partes mais simples que possam ser cuidadosamente analisadas. A divisão em partes deve ser feita segundo a possibilidade e a necessidade, até chegar a uma evidência. 3ª: REGRA DA SÍNTESE Terceira regra: recompor os objetos a partir dos mais simples até o conhecimento dos mais compostos. A terceira regra representa um retorno da evidência ao problema. A terceira regra é a de conduzir com ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para elevar-se, pouco a pouco, como por degraus, até o conhecimento dos mais complexos. Trata-se de recompor a ordem ou criar urna cadeia de raciocínios que se desenvolvam do simples ao composto. 4ª: REGRA DA ENUMERAÇÃO (CORREÇÃO) Quarta regra: A última regra é a de fazer sempre enumerações tão completas e revisões tão gerais a ponto de se ficar seguro de não ter omitido nada. Enumeração: indicação de coisas uma por uma. Revisão: verificar cada uma das passagens. Revisão: a primeira verifica se a análise é completa; a segunda verifica se a síntese é correta. Representa a hora de ser sensato e tomar o problema resolvido como evidência. PROVA COSMOLÓGICA DA EXISTÊNCIA DE DEUS O que permitiu que ele aprendesse a sua existência foi um ato de dúvida: e para saber que duvidava, era preciso que tivesse a ideia do que faltava ao seu conhecimento para que fosse uma certeza perfeita; discernia então o imperfeito do perfeito. Ele teria a ideia de perfeição. É evidente que a ideia do perfeito deve ter uma causa, e essa causa não seria ele mesmo.

4 Somente um ser perfeito pode ser a causa da ideia de perfeição: Deus. Assim, Deus existe indubitavelmente, e essa certeza é comprovada pela ideia de perfeição que possuo. PROVA ONTOLÓGICA DA EXISTÊNCIA DE DEUS Ideia inata de Deus, e verdades matemáticas. O fato do homem, em várias culturas e épocas distintas desenvolverem uma noção de Deus, prova sua existência. Descartes, no resumo da terceira meditação afirma: é impossível que a ideia de Deus que em nós existe não tenha o próprio Deus por sua causa (DESCARTES. Meditações, p.89). O fato de eu poder pensar sobre a essência de Deus (noções de perfeição, eternidade, bondade) já evidencia a sua existência. O CONHECI MENTO. FONTES PRIMEIRAS: RAZÃO OU SENSAÇÃO? Qual a origem, o ponto de partida do conhecimento? Como se dá o processo de formação das ideias, das representações? 3 correntes filosóficas: RACIONALISMO, EMPIRISMO, APRIORISMO KANTIANO RACIONALISMO: DESCARTES Racionalismo: atribui exclusiva confiança à razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade. Razão: princípio inato (trazemos desde o nascimento). Ao nascermos, trazemos em nossa inteligência não só os princípios racionais mas também algumas ideias verdadeiras. Racionalistas: experiência sensorial é uma fonte permanente de erro (os sentidos nos enganam). A razão humana é capaz de conhecer a verdade. DESCARTES ( ): não devemos nos deixar persuadir senão pela evidência de nossa razão. Somente a razão humana, trabalhando com os princípios lógicos pode atingir o conhecimento verdadeiro. EMPIRISMO Empeiria (grego): experiência. Empirismo: a razão (com seus princípios, seus procedimentos e suas ideias) é adquirida por nós pela experiência Ideias provenientes da experiência: percepções sensoriais (visão, audição, tato, olfato e paladar). JOHN LOCKE ( ): nada vem à mente sem ter passado antes pelos sentidos. LOCKE: o homem ao nascer é como uma tábula rasa. APRIORISMO KANTIANO KANT ( ): o conhecimento começa com a experiência, mas ela sozinha não nos dá o conhecimento. Sujeito: precisa organizar os dados da experiência. Como é o sujeito a priori (antes da experiência)? Ser humano: estruturas e faculdades que possibilitam a experiência e determinam o conhecimento. Formas de sensibilidade (órgãos do sentidos) e do entendimento (razão). Experiência fornece a matéria do conhecimento (seres e objetos do mundo). Razão: organiza essa matéria de acordo com suas formas próprias. Estruturas existentes a priori: daí o nome apriorismo. IMMANUEL KANT ( ): A ÉTICA DO DEVER

5 KANT E O ILUMINISMO Expoente da modernidade e do Século das Luzes. Representante do Iluminismo (Ilustração, Esclarecimento): movimento intelectual do século XVIII que exaltava a capacidade humana de conhecer e agir pela luz da razão. França, Alemanha e Inglaterra: defesa da ciência e da racionalidade crítica, contra a fé, a superstição e o dogma religioso. Kant supervaloriza o princípio racional. O QUE É ESCLARECIMENTO (ILUSTRAÇÃO, AUFKLARUNG). Saída do Homem da Menoridade. Menoridade intelectual: incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem direção alheia. Em outras palavras: não tem capacidade para guiar suas próprias ações. Resulta da falta de resolução e coragem de fazer uso do seu entendimento sem a direção de outra pessoa. Inércia e covardia são as causas de que uma tão grande maioria dos homens permaneça toda vida na menoridade. O QUE É ESCLARECIMENTO: MAIORIDADE Não diz respeito à idade. Momento em que o ser humano se torna consciente da força e independência de sua inteligência para fundamentar sua própria maneira de agir. Maioridade: o Homem se guia por sua própria razão, sem se deixar enganar por crenças e opiniões alheias. Autonomia da razão: fundamentada na liberdade e no dever (consciência moral). KANT E A NATUREZA HUMANA A natureza humana, segundo Kant, é formada por dois princípios: razão e instintos (apetites, desejos e paixões). Causalidade necessária da Natureza: sentimentos, emoções e comportamentos (humanos e animais). A Natureza nos impele a agir por interesse: egoísmo (usar coisas e pessoas como meios e instrumentos para o que desejamos). Interesse: ilusão de que somos livres e racionais por realizarmos ações que julgamos terem sido decididas livremente por nós. Seguir os desejos não é liberdade, pois seguimos um impulso cego determinado pela causalidade natural. POR QUE O DEVER MORAL? Natureza do Homem (instintos): egoísta, ambicioso, destrutivo, agressivo, cruel, ávidos de prazeres que nunca os saciam, em nome dos quais mentem, roubam e matam. Mas as ações humanas não são guiadas apenas pelos instintos. Através do uso da razão o homem pode refletir sobre suas ações. A razão (reflexão das ações) deu origem aos Valores Morais. A moralidade é o que dá dignidade ao ser humano. O DEVER MORAL Quem se submete aos desejos não possui a autonomia ética. Apetites, impulsos, desejos, comportamentos naturais costumam ser muito mais fortes do que a razão: a razão prática e a verdadeira liberdade precisam dobrar nossa parte natural e impor-nos nosso ser moral. A moralidade melhora a conduta do ser humano. Passamos das motivações do interesse para o dever moral: a moralidade é o que dá dignidade ao ser humano. Dever moral: o indivíduo racional impõe a si mesmo o DEVER de adotar, seguir os valores morais.

6 VALORES MORAIS INCONDICIONAIS Dever moral: adotar, seguir os valores morais. São as leis morais que o levam a praticar o bem, em detrimento dos seus caprichos e interesses individuais. Supremo Critério Ético: valores morais. Agir conforme o dever moral em toda e qualquer situação. Ex. sempre dizer a verdade, mesmo que isso possa me prejudicar ou prejudicar outras pessoas. Por isso, ética do dever: agir eticamente é agir conforme nosso dever moral, incondicionalmente, sem visar as consequências (positivas ou negativas). A BOA VONTADE A razão estabelece os princípios morais que guiam a vontade humana para a prática do bem = BOA VONTADE. Boa vontade: necessidade de agir por respeito à lei que a razão dá a si (respeito à lei moral). Boa Vontade: motivada pela simples conformidade à lei e pela boa intenção. Uma ação pode ser conforme o dever, e não ser moralmente boa (movida por interesses egoístas). Valor moral da boa vontade reside na intenção e não no resultado. MÁXIMAS E LEIS MORAIS A natureza atua segundo leis, o homem segundo a ideia de lei. As máximas ou leis impõe-se à razão como regras de ação. Máxima: uma regra de ação subjetiva que o indivíduo estabelece para si próprio. Lei moral: tem uma validade universal idêntica às leis que regem a natureza; é assumida como algo absoluto, não pode ser obedecida sob condições. A lei moral apresenta-se como um Imperativo Categórico. DEVER MORAL: IMPERATIVO A moral kantiana baseia-se num princípio formalista : o que interessa na moralidade de um ato é o respeito à própria lei moral, e não os interesses, fins ou consequências do próprio ato. Uma boa vontade (guiada pela razão) age em função de um imperativo categórico (uma ordem). Kant: o imperativo é um mandamento da razão que serve para orientar a nossa ação. Imperativo Hipotético: apresenta uma ação como meio para alcançar determinado fim. Imperativo Categórico: indica uma ação que é necessária e boa em si mesma, independentemente dos fins que se possam alcançar com ela. FÓRMULAS DA LEI MORAL: Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal. Age como os princípios da tua ação devessem ser erigidos pela tua vontade em lei universal da natureza. Age de tal modo que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na do outro, sempre como um fim e nunca como um meio. LEI MORAL E LIBERDADE HUMANA Lei moral: Autonomia da Razão e Liberdade (ou Vontade Livre). Autonomia da Razão: a razão dá a si mesma as regras de sua conduta. Liberdade (Vontade Livre): Indivíduo LIVREMENTE percebe a importância dos valores morais e decidir segui-los. Liberdade humana: o ser humano só se torna livre quando se livra da influência dos seus desejos e impulsos e se submete às leis da razão.

7 A LIBERDADE Razão: liberdade (não é escravo dos desejos). A liberdade é um pressuposto essencial da moral. Põe a si mesmo o DEVER de acatá-los incondicionalmente. Por DEVER, damos a nós mesmos os valores, os fins (o cumprimento do dever moral, e não suas consequências, seus resultados) e as leis de nossa ação moral, e por isso temos AUTONOMIA. Moralidade: não é uma imposição externa à nossa vontade e à nossa consciência, é ela que dignifica o ser humano. DIGNIDADE [...] tudo tem ou um preço ou uma dignidade. Quando uma coisa tem preço, pode ser substituída por algo equivalente, por outro lado, a coisa que se acha acima de todo preço compreende uma dignidade. A moralidade e a humanidade são as únicas coisas providas de dignidade (KANT, Fundamentação das Metafísicas dos Costumes). O que tem preço não tem dignidade, pois a dignidade está acima de qualquer preço. A UNIVERSALIDADE DOS VALORES MORAIS A Razão é suficiente por si só (sem o auxilio de impulsos sensíveis) para mover a vontade. Apenas neste caso podem existir princípios morais válidos sem exceção para todos os homens (leis morais de valor universal). A razão humana é um princípio universal (geral, comum a todos os homens). Os valores morais e a boa vontade, que são frutos da razão, também são universais. DEVERES UNIVERSAIS KANTIANOS Preservar a vida acima do amor próprio (orgulho); Comprometer-se somente com aquilo que intenciona cumprir; Desenvolver o máximo de suas potencialidades e talentos; Promover o bem estar, e o respeito a todos. REFERÊNCIAS ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, DESCARTES, René. Discurso do Método. Tradução de J. Guinsburg e B. P. Júnior. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973a.. Discurso do Método. Introdução, análise e notas Étienne Gilson. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão; Tradução das notas de Andréa Stahel M. da Silva; Tradução da introdução e da análise de Homero Santiago. 4.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, Meditações. Tradução de J. Guinsburg e B. P. Júnior. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973b. KANT, I. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Trad. Paulo Quintela. São Paulo: Abril Cultural, Crítica da Razão Prática. Trad. Valerio Rohden. São Paulo: Martins Fontes, MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro, Zahar, 2007.

O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES ( )

O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES ( ) O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES (1596-1650) JUSTIFICATIVA DE DESCARTES: MEDITAÇÕES. Há já algum tempo que eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras,

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer

Leia mais

CORRENTES DE PENSAMENTO DA FILOSOFIA MODERNA

CORRENTES DE PENSAMENTO DA FILOSOFIA MODERNA CORRENTES DE PENSAMENTO DA FILOSOFIA MODERNA O GRANDE RACIONALISMO O termo RACIONALISMO, no sentido geral, é empregado para designar a concepção de nada existe sem que haja uma razão para isso. Uma pessoa

Leia mais

Descartes filósofo e matemático francês Representante do racionalismo moderno. Profs: Ana Vigário e Ângela Leite

Descartes filósofo e matemático francês Representante do racionalismo moderno. Profs: Ana Vigário e Ângela Leite Descartes filósofo e matemático francês 1596-1650 Representante do racionalismo moderno Razão como principal fonte de conhecimento verdadeiro logicamente necessário universalmente válido Inspiração: modelo

Leia mais

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Aula 19 Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Kant (1724-1804) Nasceu em Könisberg, 22/04/1724 Estudos Collegium Fredericiacum Universidade Könisberg Docência Inicialmente aulas particulares Nomeado

Leia mais

Filosofia. IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica 1. DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA ACTIVIDADE COGNOSCITIVA JOÃO GABRIEL DA FONSECA

Filosofia. IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica 1. DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA ACTIVIDADE COGNOSCITIVA JOÃO GABRIEL DA FONSECA Filosofia IV Conhecimento e Racionalidade Científica e Tecnológica 1. DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA ACTIVIDADE COGNOSCITIVA JOÃO GABRIEL DA FONSECA 1.2 Teorias Explicativas do Conhecimento René Descartes

Leia mais

FILOSOFIA. 1º ano: Módulo 07. Professor Carlos Eduardo Foganholo

FILOSOFIA. 1º ano: Módulo 07. Professor Carlos Eduardo Foganholo FILOSOFIA 1º ano: Módulo 07 Professor Carlos Eduardo Foganholo Como podemos ter certeza de que estamos acordados e que tudo o que vivemos não é um sonho? Qual é a fonte de nossos conhecimentos? É possível

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura TEORIA DO CONHECIMENTO Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura - O que é conhecer? - Como o indivíduo da imagem se relaciona com o mundo ou com o conhecimento? Janusz Kapusta, Homem do conhecimento

Leia mais

IMMANUEL KANT ( )

IMMANUEL KANT ( ) IMMANUEL KANT (1724-1804) Algumas Obras: -Crítica da Razão Pura. -Fundamentação da Metafísica dos Costumes. -Crítica da Razão Prática. -A Religião no simples limite da Razão. O Ser humano guiar-se por

Leia mais

Teorias do conhecimento. Profª Karina Oliveira Bezerra

Teorias do conhecimento. Profª Karina Oliveira Bezerra Teorias do conhecimento Profª Karina Oliveira Bezerra Teoria do conhecimento ou epistemologia Entre os principais problemas filosóficos está o do conhecimento. Para que investigar o conhecimento? Para

Leia mais

Teoria do Conhecimento:

Teoria do Conhecimento: Teoria do Conhecimento: Investigando o Saber O que sou eu? Uma substância que pensa. O que é uma substância que pensa? É uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer,

Leia mais

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg Filosofia Iluminista Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p.57-58 Unidade 08. Capítulo 05: pg. 442-446 Filosofia da Ilustração ou Iluminismo (meados do século XVIII ao começo do século

Leia mais

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo IF UFRJ Mariano G. David Mônica F. Corrêa 1 O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo Aula 1: O conhecimento é possível? O

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 25/Outubro/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 25/Outubro/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 25/Outubro/2017 FEA USP Ética Aula 25/10/2017 Deontologia Referências Sobre Deontologia CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010. Unidade 8 Cap. 6.

Leia mais

Descartes e o Raciona. Filosofia 11ºAno Professor Paulo Gomes

Descartes e o Raciona. Filosofia 11ºAno Professor Paulo Gomes Descartes e o Raciona Filosofia 11ºAno Professor Paulo Gomes http://sites.google.com/site/filosofarliberta/ O RACIONALISMO -O Racionalismo é uma corrente que defende que a origem do conhecimento é a razão.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Dúvida Metódica Em Descartes Antonio Wardison Canabrava da Silva* A busca pelo conhecimento é um atributo essencial do pensar filosófico. Desde o surgimento das investigações mitológicas,

Leia mais

RESUMO. Filosofia. Psicologia, JB

RESUMO. Filosofia. Psicologia, JB RESUMO Filosofia Psicologia, JB - 2010 Jorge Barbosa, 2010 1 Saber se o mundo exterior é real e qual a consciência e o conhecimento que temos dele é um dos problemas fundamentais acerca do processo de

Leia mais

Racionalismo. René Descartes Prof. Deivid

Racionalismo. René Descartes Prof. Deivid Racionalismo René Descartes Prof. Deivid Índice O que é o racionalismo? René Descartes Racionalismo de Descartes Nada satisfaz Descartes? Descartes e o saber tradicional Objetivo de Descartes A importância

Leia mais

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista)

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) Filosofia Moderna Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) O projeto moderno se define, em linhas gerais, pela busca da fundamentação da possibilidade de conhecimento e das teorias

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 14/8/2012 14:56 1 O método cartesiano René Descartes, nascido em 1596 em La Haye França "Assim que a idade me permitiu

Leia mais

IMMANUEL KANT ( )

IMMANUEL KANT ( ) CONTEXTO HISTÓRICO Segunda metade do século XVIII época de transformações econômicas, sociais, políticas e cultural-ideológicas. A Revolução Industrial e a consolidação do Capitalismo. A Revolução Científica,

Leia mais

Trabalho sobre: René Descartes Apresentado dia 03/03/2015, na A;R;B;L;S : Pitágoras nº 28 Or:.Londrina PR., para Aumento de Sal:.

Trabalho sobre: René Descartes Apresentado dia 03/03/2015, na A;R;B;L;S : Pitágoras nº 28 Or:.Londrina PR., para Aumento de Sal:. ARBLS PITAGORAS Nº 28 Fundação : 21 de Abril de 1965 Rua Júlio Cesar Ribeiro, 490 CEP 86001-970 LONDRINA PR JOSE MARIO TOMAL TRABALHO PARA O PERÍODO DE INSTRUÇÃO RENE DESCARTES LONDRINA 2015 JOSE MARIO

Leia mais

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade Kant e o Princípio Supremo da Moralidade ÉTICA II - 2017 16.03.2018 Hélio Lima LEITE, Flamarion T. 10 Lições sobre Kant. Petrópolis: Vozes, 2013 O Sistema kantiano Estética Transcendental Experiência Lógica

Leia mais

DESCARTES E A FILOSOFIA DO. Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson

DESCARTES E A FILOSOFIA DO. Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson DESCARTES E A FILOSOFIA DO COGITO Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson René Descartes (1596 1650) 1650) Ponto de partida - Constatação da crise das ciências e do saber em

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

PROBLEMA DA ORIGEM DO CONHECIMENTO

PROBLEMA DA ORIGEM DO CONHECIMENTO PROBLEMA DA ORIGEM DO CONHECIMENTO Questão Problema: O conhecimento alcança-se através da razão ou da experiência? (ver página 50) Tipos de conhecimento acordo a sua origem Tipos de juízo de acordo com

Leia mais

A origem do conhecimento

A origem do conhecimento A origem do conhecimento O Empirismo Empirismo experiência A única fonte de conhecimento humano é a experiência. (HESSEN, 1925, pg 68) O espírito humano está por natureza, vazio. (HESSEN, 1925, pg 68)

Leia mais

Descartes. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31)

Descartes. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) Descartes René Descartes ou Cartesius (1596-1650) Naceu em La Haye, França Estudou no colégio jesuíta de La Flèche Ingressa na carreira militar Estabeleceu contato com Blayse Pascal Pai da filosofia moderna

Leia mais

Preocupações do pensamento. kantiano

Preocupações do pensamento. kantiano Kant Preocupações do pensamento Correntes filosóficas Racionalismo cartesiano Empirismo humeano kantiano Como é possível conhecer? Crítica da Razão Pura Como o Homem deve agir? Problema ético Crítica da

Leia mais

Filosofia (aula 20) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 20) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 20) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Teorias Éticas - Antropocentrismo; - Reflexão Filosófica; - Ascensão da Burguesia; - Surgimento do Capitalismo; - Visa tornar-se senhor da

Leia mais

2 A Concepção Moral de Kant e o Conceito de Boa Vontade

2 A Concepção Moral de Kant e o Conceito de Boa Vontade O PRINCÍPIO MORAL NA ÉTICA KANTIANA: UMA INTRODUÇÃO Jaqueline Peglow Flavia Carvalho Chagas Universidade Federal de Pelotas 1 Introdução O presente trabalho tem como propósito analisar a proposta de Immanuel

Leia mais

Kant e a Razão Crítica

Kant e a Razão Crítica Kant e a Razão Crítica Kant e a Razão Crítica 1. Autonomia da vontade é aquela sua propriedade graças à qual ela é para si mesma a sua lei (independentemente da natureza dos objetos do querer). O princípio

Leia mais

REGRAS DO MÉTODO encontrar por si mesmo uma solução evidente que permita reorganizar nossos juízos e separar neles o falso do verdadeiro;

REGRAS DO MÉTODO encontrar por si mesmo uma solução evidente que permita reorganizar nossos juízos e separar neles o falso do verdadeiro; René Descartes REGRAS DO MÉTODO Primeira parte: encontrar por si mesmo uma solução evidente que permita reorganizar nossos juízos e separar neles o falso do verdadeiro; REGRAS DO MÉTODO Método: Meta por,

Leia mais

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o A busca da verdade Os filósofos pré-socráticos investigavam a natureza, sua origem de maneira racional. Para eles, o princípio é teórico, fundamento de todas as coisas. Destaca-se Heráclito e Parmênides.

Leia mais

FILOSOFIA MODERNA (XIV)

FILOSOFIA MODERNA (XIV) FILOSOFIA MODERNA (XIV) CORRENTES EPSTEMOLÓGICAS (I) Racionalismo Inatismo: existem ideias inatas, ou fundadoras, de onde se origina todo o conhecimento. Ideias que não dependem de um objeto. Idealismo:

Leia mais

Unidade 04. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília

Unidade 04. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Unidade 04 Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Apresentar o período moderno da filosofia que contribuiu como base pré-científica para o desenvolvimento da Psicologia.

Leia mais

Filosofia Prof. Frederico Pieper Pires

Filosofia Prof. Frederico Pieper Pires Filosofia Prof. Frederico Pieper Pires Teoria do conhecimento em Descartes Objetivos Compreender as principais escolas da teoria do conhecimento da modernidade. Abordar a epistemologia cartesiana. Introdução

Leia mais

Origem do conhecimento

Origem do conhecimento 1.2.1. Origem do conhecimento ORIGEM DO CONHECIMENTO RACIONALISMO (Racionalismo do século XVII) EMPIRISMO (Empirismo inglês do século XVIII) Filósofos: René Descartes (1596-1650) Gottfried Leibniz (1646-1716)

Leia mais

Empirismo. Principais ideias e autores

Empirismo. Principais ideias e autores Empirismo Principais ideias e autores EMPIRISMO Empeiria (grego): forma de saber derivado da experiência sensível e de dados acumulados com base nessa experiência. Nada esta no intelecto que não tenha

Leia mais

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio FILOSOFIA MODERNA

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio FILOSOFIA MODERNA Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio FILOSOFIA MODERNA 1 Filosofia moderna é toda a filosofia que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX; começando pelo Renascimento

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS?

TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS? TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS? Tem como objetivo investigar a origem, a natureza, o valor e os limites do conhecimento Vários filósofos se preocuparam em achar uma

Leia mais

Entre a razão e os sentidos

Entre a razão e os sentidos PHOTO SCALA, FLORENCE/GLOWIMAGES - GALERIA DA ACADEMIA, VENEZA - CORTESIA DO MINISTÉRIO PARA OS BENS E AS ATIVIDADES CULTURAIS Entre a razão e os sentidos Homem vitruviano, desenho de Leonardo da Vinci,

Leia mais

Aula 17. OI xuxuzinhos! Filosofia Moderna Descartes

Aula 17. OI xuxuzinhos! Filosofia Moderna Descartes Aula 17 OI xuxuzinhos! Filosofia Moderna Descartes O que é, afinal, conhecer? Conhecer é representar, cuidadosamente, o que é exterior à mente. No processo de conhecimento, dois elementos são indispensáveis:

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais

Locke ( ) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012.

Locke ( ) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012. Locke (1632-1704) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012. Racionalismo x Empirismo O que diz o Racionalismo (Descartes, Spinoza, Leibiniz)?

Leia mais

Sinopse de Filosofia A necessidade da fundamentação da moral. Análise comparativa entre duas perspectivas filosóficas.

Sinopse de Filosofia A necessidade da fundamentação da moral. Análise comparativa entre duas perspectivas filosóficas. Sinopse de Filosofia A necessidade da fundamentação da moral. Análise comparativa entre duas perspectivas filosóficas. Elaborado por Francisco Cubal Em especial, para www.resumos.tk A necessidade da fundamentação

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

John Locke ( ) Inatismo e Empirismo: Inatismo: Empirismo:

John Locke ( ) Inatismo e Empirismo: Inatismo: Empirismo: John Locke (1632 1704) John Locke é o iniciador da teoria do conhecimento propriamente dita por que se propõe a analisar cada uma das formas de conhecimento que possuímos a origem de nossas idéias e nossos

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( )

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( ) TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant (1724-1804) Obras de destaque da Filosofia Kantiana Epistemologia - Crítica da Razão Pura (1781) Prolegômenos e a toda a Metafísica Futura (1783) Ética - Crítica da

Leia mais

Ficha de filosofia. A necessidade de fundamentação da moral Análise comparativa de duas perspectivas filosóficas. Fundamento e critérios da moralidade

Ficha de filosofia. A necessidade de fundamentação da moral Análise comparativa de duas perspectivas filosóficas. Fundamento e critérios da moralidade Ficha de filosofia A necessidade de fundamentação da moral Análise comparativa de duas perspectivas filosóficas Fundamento e critérios da moralidade Ética deontológica Ética consequencialista Respeito

Leia mais

FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA

FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE FILOSOFIA Mais uma vez a UFPR oferece aos alunos uma prova exigente e bem elaborada, com perguntas formuladas com esmero e citações muito pertinentes. A prova de filosofia da UFPR

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: REVISÃO AULA 01

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: REVISÃO AULA 01 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: REVISÃO AULA 01 REVISÃO FILOSOFIA 3ª SÉRIE - RECUPERAÇÃO 2 1. Na obra Discurso do método, o filósofo francês Renê Descartes descreve as quatro regras

Leia mais

Filosofia do Direito

Filosofia do Direito 1 Filosofia do Direito Grupo de estudo Revisão José Roberto Monteiro 21 de novembro de 2012 2 Matéria para a prova de 22/11/12 A Justiça em Aristóteles. Hugo Grócio. Immanuel Kant. Hans Kelsen 3 A Justiça

Leia mais

Teoria do conhecimento: Filosofia moderna. Sujeito e objeto: elementos do processo de conhecer

Teoria do conhecimento: Filosofia moderna. Sujeito e objeto: elementos do processo de conhecer Teoria do conhecimento: Filosofia moderna. Sujeito e objeto: elementos do processo de conhecer Sujeito e Objeto O que é, afinal, conhecer? Para que exista o ato de conhecer é indispensável dois elementos

Leia mais

A REVOLUÇÃO CARTESIANA. Apresentação baseada principalmente em Friedrick Copleston: History of Philosophy, vol. IV.

A REVOLUÇÃO CARTESIANA. Apresentação baseada principalmente em Friedrick Copleston: History of Philosophy, vol. IV. A REVOLUÇÃO CARTESIANA Apresentação baseada principalmente em Friedrick Copleston: History of Philosophy, vol. IV. Descartes (1596-1650) foi educado por jesuítas. Ele iniciou a filosofia moderna com um

Leia mais

Filosofia (aula 10) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 10) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 10) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Teoria do Conhecimento Teoria do Conhecimento Questões Epistemológicas Epistemologia estuda a validade do conhecimento. RACIONALISMO O processo

Leia mais

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é

Leia mais

Faculdade de ciências jurídicas. e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa

Faculdade de ciências jurídicas. e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa Faculdade de ciências jurídicas e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO 06/47 20/03 Formas do Conhecimento SENSAÇÃO PERCEPÇÃO IMAGINAÇÃO MEMÓRIA LINGUAGEM RACIOCÍNIO

Leia mais

O problema do conhecimento

O problema do conhecimento O problema do conhecimento Teoria do conhecimento na Idade Moderna e Contemporânea Aranha, M. L. de A. &, M. H. P. (1986). Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna (165-170). Introdução

Leia mais

Kant e a filosofia crítica. Professora Gisele Masson UEPG

Kant e a filosofia crítica. Professora Gisele Masson UEPG Kant e a filosofia crítica Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson UEPG Immanuel Kant (1724-1804) Principais obras Crítica da razão pura - 1781 Fundamentação da Metafísica dos Costumes

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins NOÇÕES GERAIS O que é o direito? Qual a importância do direito? Direito é justiça?

Leia mais

Aula 21. Boa Tarde! Filosofia Moderna Nietzsche

Aula 21. Boa Tarde! Filosofia Moderna Nietzsche Aula 21 Boa Tarde! Filosofia Moderna Nietzsche Friedrich Nietzsche 1844-1900 Não sou Homem, sou Dinamite Uma Filosofia para Espíritos Livres A FILOSOFIA A GOLPES DE MARTELO A Filosofia Aforismos: Estilo

Leia mais

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 12 Daniel José Crocoli * A obra Sobre ética apresenta as diferentes formas de se pensar a dimensão ética, fazendo

Leia mais

ÉTICAS DEONTOLÓGICAS (Do Dever - Formais):

ÉTICAS DEONTOLÓGICAS (Do Dever - Formais): Para que possamos fazer uma fundamentação da Moral, é necessário fazermos (previamente) uma distinção entre éticas Deontológicas (Dever) e éticas Teleológicas (Fins): ÉTICAS TELEOLÓGICAS (Materiais / Consequencialistas)

Leia mais

INSTITUTO DE TREINAMENTO E PESQUISA EM GESTALT TERAPIA DE GOIÂNIA-ITGT TEORIA DO CONHECIMENTO

INSTITUTO DE TREINAMENTO E PESQUISA EM GESTALT TERAPIA DE GOIÂNIA-ITGT TEORIA DO CONHECIMENTO TEORIA DO CONHECIMENTO - Embora os filósofos da Antiguidade e da Idade Média tratassem de questões referentes ao conhecimento, não se pode dizer que a teoria do conhecimento existisse enquanto disciplina

Leia mais

Fil. Monitor: Leidiane Oliveira

Fil. Monitor: Leidiane Oliveira Fil. Professor: Larissa Rocha Monitor: Leidiane Oliveira Moral e ética 03 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. Quanto à deliberação, deliberam as pessoas sobre tudo? São todas as coisas objetos de possíveis deliberações?

Leia mais

Tópicos da História da Física Clássica

Tópicos da História da Física Clássica Tópicos da História da Física Clássica Descartes Victor O. Rivelles Instituto de Física da Universidade de São Paulo Edifício Principal, Ala Central, sala 354 e-mail: rivelles@fma.if.usp.br http://www.fma.if.usp.br/~rivelles

Leia mais

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Tema 7: Ética e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes O Conceito de Ética Ética: do grego ethikos. Significa comportamento. Investiga os sistemas morais. Busca fundamentar a moral. Quer explicitar

Leia mais

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se RUBENS aos pensamentos RAMIRO JR (TODOS emitidos DIREITOS pelos próprios RESERVADOS) autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos.

Leia mais

Descartes viveu numa época turbulenta, instável e, por isso, talvez uma das mais

Descartes viveu numa época turbulenta, instável e, por isso, talvez uma das mais A Contextualização de Descartes O século XVI Descartes viveu numa época turbulenta, instável e, por isso, talvez uma das mais profundas da história europeia. Descartes viveu numa época dividida, possuída

Leia mais

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JR exemplo (TODOS citado

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

QUESTÃO DO ENEM PIBID FILOSOFIA UNIOESTE TOLEDO EQUIPE COLÉGIO DARIO VELLOZO

QUESTÃO DO ENEM PIBID FILOSOFIA UNIOESTE TOLEDO EQUIPE COLÉGIO DARIO VELLOZO QUESTÃO DO ENEM PIBID FILOSOFIA UNIOESTE TOLEDO EQUIPE COLÉGIO DARIO VELLOZO BOLSISTA: José Luiz Giombelli Mariani SUPERVISOR: André Luiz Reolon ORIENTADORA: Michelle Cabral 07 2012. Experimentei algumas

Leia mais

OBRA DA ÉPOCA MODERNA: FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES, DE KANT

OBRA DA ÉPOCA MODERNA: FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES, DE KANT Ano lectivo de 2004 / 2005 FILOSOFIA 12º ANO PLANIFICAÇÃO OBRA DA ÉPOCA MODERNA: FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES, DE KANT ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO 1 Ano lectivo de 2004 / 2005 FILOSOFIA

Leia mais

França René Descartes ( ) Inglaterra John Locke ( ) e David Hume - ( ) Alemanha Immanuel Kant ( )

França René Descartes ( ) Inglaterra John Locke ( ) e David Hume - ( ) Alemanha Immanuel Kant ( ) Antecedentes filosóficos da fenomenologia França René Descartes (1596 1650) Inglaterra John Locke (1632 1704) e David Hume - ( 1711 1776) Alemanha Immanuel Kant (1724 1804) Os gregos indagavam: Como o

Leia mais

SOBRE A NOÇÃO DE MORAL PROVISÓRIA EM DESCARTES 1

SOBRE A NOÇÃO DE MORAL PROVISÓRIA EM DESCARTES 1 SOBRE A NOÇÃO DE MORAL PROVISÓRIA EM DESCARTES 1 Fabiano Pereira Dos Santos 2, Maciel Antoninho Viera 3. 1 Ensaio teórico acerca de estudos sobre moral provisória de René Descartes 2 Graduando do curso

Leia mais

Revisando... O fim do mundo romano... Revisando... FILOSOFIA. Sócrates: A verdade Limites; O método: a. a ironia b. a maiêutica.

Revisando... O fim do mundo romano... Revisando... FILOSOFIA. Sócrates: A verdade Limites; O método: a. a ironia b. a maiêutica. FILOSOFIA Do Renascimento ao Iluminismo Revisando... Os mitos: Uma narrativa primordial; Trata dos fundamentos de uma cultura... das origens. Os Pré-Socráticos: A impossibilidade da verdade; A importância

Leia mais

Kant e a Razão Crítica

Kant e a Razão Crítica Kant e a Razão Crítica Kant e a Razão Crítica 1. Leia o texto a seguir. Kant, mesmo que restrito à cidade de Königsberg, acompanhou os desdobramentos das Revoluções Americana e Francesa e foi levado a

Leia mais

Fil. Lara Rocha (Leidiane Oliveira)

Fil. Lara Rocha (Leidiane Oliveira) Fil. Semana 17 Lara Rocha (Leidiane Oliveira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Descartes

Leia mais

Professora Gisele Masson Professora Patrícia Marcoccia PPGE - UEPG

Professora Gisele Masson Professora Patrícia Marcoccia PPGE - UEPG Professora Gisele Masson Professora Patrícia Marcoccia PPGE - UEPG Filósofo inglês, ideólogo do liberalismo e um dos principais teóricos contratualistas. Difundiu a noção de tábula rasa: a mente humana

Leia mais

Fundamentação da ética

Fundamentação da ética Fundamentação da ética Objeto da ética Problemas: O que é a ética? Que tipo de problemas ela tenta resolver? Por que o ser humano deve ser guiado pela ética e não pelos instintos? Que elemento nos distingue

Leia mais

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A SOCIEDADE

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A SOCIEDADE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A SOCIEDADE 1. O homem como produtor de conhecimento 2. O conhecimento, tipos de conhecimento e a ciência 3. A construção da Sociologia como ciência 4. O que é um fato social,

Leia mais

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Ciências Humanas e suas Tecnologias. TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características Tipos Recordar é Viver... Processo de pesquisa

Leia mais

Imperativo categórico no contexto ENEM. 3º Ano do Ensino Médio INTENSIVO ENEM PROFESSOR UILSON FERNANDES

Imperativo categórico no contexto ENEM. 3º Ano do Ensino Médio INTENSIVO ENEM PROFESSOR UILSON FERNANDES Imperativo categórico no contexto ENEM. 3º Ano do Ensino Médio INTENSIVO ENEM PROFESSOR UILSON FERNANDES Kant: O formalismo moral e a deontologia. Immanuel Kant (1724-1804), além da Crítica da razão pura,

Leia mais

DATA: VALOR: 20 pontos NOTA: NOME COMPLETO:

DATA: VALOR: 20 pontos NOTA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: ENRIQUE MARCATTO DATA: VALOR: 20 pontos NOTA: NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 3ª EM TURMA: Nº: I N S T R U Ç Õ E S 1. Esta atividade contém

Leia mais

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral A intenção ética e a norma moral Ética e moral Questão orientadora: É agir em prol do bem pessoal? EGOÍSMO É agir em conformidade com a norma social? REGRAS SOCIAIS É agir em prol do bem comum? ALTRUÍSMO

Leia mais

PROGRAMA ANUAL DE CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL II - 7ª SÉRIE PROFESSOR EDUARDO EMMERICK FILOSOFIA

PROGRAMA ANUAL DE CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL II - 7ª SÉRIE PROFESSOR EDUARDO EMMERICK FILOSOFIA FILOSOFIA 1º VOLUME (separata) FILOSOFIA E A PERCEPÇÃO DO MUNDO Unidade 01 Apresentação O Começo do Pensamento - A coruja é o símbolo da filosofia. - A história do pensamento. O que é Filosofia - Etimologia

Leia mais

"A verdade jamais é pura e raramente é simples." (Oscar Wilde)

A verdade jamais é pura e raramente é simples. (Oscar Wilde) "A verdade jamais é pura e raramente é simples." (Oscar Wilde) Qual é a verdade? São possíveis várias realidades? É possível que haja mais verdades na realidade do que podemos perceber? As sensações podem

Leia mais

Ética deontológica (do dever) de I. Kant. Influências

Ética deontológica (do dever) de I. Kant. Influências Ética deontológica (do dever) de I. Kant Influências Ética Kantiana Influências Iluminismo* Séc. XVII/XVIII ( 1650-1790) Revolução francesa Séc. XVIII (1789) Pietismo** Séc. XVII Física Newtoniana Sec.

Leia mais

Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos.

Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos. Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos. Os conteúdos disciplinares devem ser tratados, na escola, de modo contextualizado, estabelecendo-se, entre eles, relações interdisciplinares e colocando sob

Leia mais

Madelon Pires Palmeira *

Madelon Pires Palmeira * A JUSTIFICAÇÃO DA VONTADE MORAL FRENTE AO MUNDO CONTEMPORÂNEO (DA SENSAÇÃO À VONTADE, O PERCURSO NATURAL DO DESENVOLVIMENTO DA MORALIDADE NA CONSCIÊNCIA HUMANA) Madelon Pires Palmeira * Resumo: Esta pesquisa

Leia mais

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A SOCIEDADE. 4. A Sociologia como resposta às demandas de sua época

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A SOCIEDADE. 4. A Sociologia como resposta às demandas de sua época O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A SOCIEDADE 1. O homem os fenômenos naturais e sociais 2. O homem como produtor de conhecimento 3. Diferentes tipos de conhecimento e a ciência 4. A Sociologia como resposta

Leia mais

PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA. Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP

PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA. Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP C I Ê N C I A Y X falar por dados MÉTODOS caminhos abstrato teórico e TÉCNICAS real /caso vivência

Leia mais

Introdução O QUE É FILOSOFIA?

Introdução O QUE É FILOSOFIA? O QUE É FILOSOFIA? A filosofia não é uma ciência, nem mesmo um conhecimento; não é um saber a mais: é uma reflexão sobre os saberes disponíveis. É por isso que não se pode aprender filosofia, dizia kant:

Leia mais

Kant: Ética e Estética

Kant: Ética e Estética Kant: Ética e Estética 1. (UEM 2012) O filósofo Immanuel Kant (1724-1804) estabelece uma íntima relação entre a liberdade humana e sua capacidade de pensar autonomamente, ao afirmar: Esclarecimento é a

Leia mais

Filosofia (aula 15) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 15) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 15) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Teoria do Conhecimento Teoria do Conhecimento A crise da Razão Blaise Pascal (1623-1662) Soren Kierkegaard (1813-1855) Pascal (séc. XVII)

Leia mais

Filosofia (aula 13) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 13) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 13) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com (...) embora todo conhecimento comece com a experiência, nem por isso ele se origina justamente da experiência. Pois poderia bem acontecer

Leia mais

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen 1 Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto / felipe@monergismo.com GERAL Razão: capacidade intelectual ou mental do homem. Pressuposição: uma suposição elementar,

Leia mais

TEMA-PROBLEMA Da multiplicidade dos saberes à Ciência como construção racional do real

TEMA-PROBLEMA Da multiplicidade dos saberes à Ciência como construção racional do real TEMA-PROBLEMA 8.2. Da multiplicidade dos saberes à Ciência como construção racional do real CONHECER Conhecer é um ato em que se cruzam o indivíduo e o objeto de conhecimento. ATO que exprime uma relação

Leia mais

Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão.

Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão. Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão. Kant e a crítica da razão Nós s e as coisas Se todo ser humano nascesse com a mesma visão que você

Leia mais