Kant e a filosofia crítica. Professora Gisele Masson UEPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Kant e a filosofia crítica. Professora Gisele Masson UEPG"

Transcrição

1 Kant e a filosofia crítica Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson UEPG

2 Immanuel Kant ( )

3 Principais obras Crítica da razão pura Fundamentação da Metafísica dos Costumes Crítica da razão prática Crítica do julgamento A Paz Perpétua Metafísica da Moral

4 Questões gerais Elaborou uma filosofia que se caracterizou como racionalismo crítico, pretendendo superar a dicotomia entre racionalismo e empirismo. Embora formado no contexto do racionalismo alemão, dedica Crítica da razão pura a Bacon, o iniciador do empirismo. Define quatro questões fundamentais: 1. O que posso saber? (Metafísica possibilidade e legitimidade do conhecimento) Modifica radicalmente a questão que predominava até então: O que é a verdade? 2. O que devo fazer? (Moral) 3. O que posso esperar? (Religião) 4. O que é o homem? (Antropologia)

5 Questões gerais Na visão de Kant, crítica tem o sentido de se contrapor ao dogmatismo. Por isso, a tarefa da crítica é examinar os limites da razão teórica e estabelecer os critérios de um conhecimento legítimo. O sentido da palavra crítica é de reflexão sistemática. Na Crítica da razão pura formula a sua concepção de filosofia transcendental. A filosofia transcendental contém a teoria do conhecimento de Kant, ou seja, a sua análise das condições de possibilidade do conhecimento. Assim, a crítica funciona como uma teoria geral do conhecimento a priori, como uma metateoria do conhecimento racional. Conhecimento racional, para Kant, não é um conhecimento de objetos puros (como os matemáticos e metafísicos da época), mas como um conhecimento puro de objetos.

6 Crítica da razão pura Da distinção entre o conhecimento puro e o empírico Os conhecimentos começam com a experiência, mas há alguns que não possuem essa origem. Conhecimentos experiência. a priori: independentes da Conhecimentos a posteriori: são empíricos, têm origem na experiência.

7 Crítica da razão pura Conhecimentos a priori puros: absolutamente independentes da experiência. Conhecimentos a priori impuros: derivam indiretamente da experiência, ou seja, definição de uma regra geral a partir da experiência. Ex. Toda mudança tem uma causa. (mudança só pode formar-se da experiência)

8 Crítica da razão pura Os conhecimentos a priori são universais, não permitindo nenhuma exceção como possível. São necessários e absolutos. Os conhecimentos a posteriori são juízos que se caracterizam por serem contingentes, pois enunciam que algo pode ser ou não de determinado modo. São particulares e dependem da experiência.

9 Crítica da razão pura Juízos analíticos: são de caráter lógico em que o predicado está contido no sujeito. São tautológicos porque explicitam o que já está contido no sujeito e não contribuem para o avanço da ciência porque nada agregam de novo. Ex. Todo ser vivo é mortal. Juízos sintéticos: dependem da experiência e promovem uma ampliação de nosso conhecimento. ANALÍTICO (a priori) SINTÉTICO (a posteriori)

10 Crítica da razão pura Kant considera que tal distinção é insuficiente para explicar a possibilidade da ciência. Propõe, portanto, uma terceira classe de juízos. Juízos sintéticos a priori: independentes da experiência, porém relacionados à ela, pois diz respeito às suas condições de possibilidade (princípios gerais da ciência, fundamentos da física e da matemática, juízos filosóficos da teoria do conhecimento). CONJUGAÇÃO DA RAZÃO E DA EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.

11

12 Crítica da razão pura Na concepção kantiana, o conhecimento do objeto resulta da contribuição de duas faculdades de nossa mente: a sensibilidade e o entendimento. 1ª PARTE DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA: ESTÉTICA TRANSCENDENTAL Trata das formas puras da sensibilidade: as intuições de espaço e tempo. Emprega o termo estética no sentido tradicional de análise da sensibilidade (do grego aisthesis faculdade de sentir) do ponto de vista do conhecimento. A intuição é sempre sensível; é o modo como os objetos se apresentam a nós no espaço e no tempo (condição de possibilidade para que sejam objetos).

13 Crítica da razão pura 2ª PARTE DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA: ANALÍTICA TRANSCENDENTAL Examina a contribuição dos conceitos puros do entendimento (categorias). Unidade sintética da percepção e do esquematismo da razão pura como sensibilidade e entendimento se unem para constituir a experiência cognitiva. Busca superar o empirismo e o racionalismo.

14 O QUE É PRECISO PARA QUE HAJA CONHECIMENTO? ESTÉTICA TRANSCENDENTAL 1º É preciso que algo nos afete. Inicialmente o homem é passivo. Para que algo seja conhecido é preciso que o sujeito seja afetado, por isso, a primeira faculdade mobilizada pelo conhecimento é a sensibilidade. Tudo acontece de forma inconsciente, transcendentalmente. Todas as mensagens recebidas do mundo exterior são recebidas em um espaço e estão no tempo. Concepção euclidiana de espaço (bi ou tridimensional) e visão linear do tempo, como mera sucessão.

15 ESTÉTICA TRANSCENDENTAL O QUE É PRECISO PARA QUE HAJA CONHECIMENTO? Influência de Newton na concepção de espaço e tempo. Entretanto, Kant transpõe ao homem o que Newton atribuía a Deus. Newton: o espaço e o tempo são considerados como o sensório de Deus. Kant: condição de captação subjetiva do homem. A sensação proporciona impressões dispersas, múltiplas. Tal multiplicidade deve ser ordenada. 1ª etapa do conhecimento: passividade conformadora. 2ª etapa do conhecimento: ativa.

16 ANALÍTICA TRANSCENDENTAL O QUE É PRECISO PARA QUE HAJA CONHECIMENTO? 2º O eu cognoscente deve aplicar as regras do entendimento ao material que é dado na sensibilidade. O entendimento dá unidade conceitual aos dados da experiência que nos são fornecidos pela sensibilidade e que são completados pela imaginação. O conhecimento resulta da contribuição desses três elementos. Ex. Esta pedra é pesada.

17 ANALÍTICA TRANSCENDENTAL O QUE É PRECISO PARA QUE HAJA CONHECIMENTO? Ex. Esta pedra é pesada. A unificação ou síntese se caracteriza por: a) um múltiplo ou diverso de percepções; b) essas manifestações são reunidas e completadas pela imaginação; c) através da aplicação dos conceitos pedra, pesado essa coleção adquire unidade sintética, referência objetiva.

18 EXPERIÊNCIA CONCEITOS nível do sensível nível do inteligível ESQUEMA TRANSCENDENTAL Regra de síntese da capacidade de imaginação Faculdade intermediária de ligação Terceiro elemento

19 Kant propõe um esquema de cada categoria. Para ele, a categoria é um conceito-base que tem uma grande generalidade, pois são princípios gerais que governam, ao mesmo tempo, a nossa concepção e a nossa percepção da realidade sensível. IMAGINAÇÃO: produz esquemas dos conceitos e síntese das intuições. Esquema das categorias de quantidade Esquema das categorias de qualidade Esquema das categorias de relação Esquema das categorias de modalidade

20 Tabela dos juízos e categorias Juízos (quanto à forma) 1. Quantidade: universal: Todo homem é mortal. particular: Algum homem é mortal. singular: Sócrates é mortal. 2. Qualidade: afirmativo: Todo homem é mortal. negativo: Não é o caso que Sócrates é mortal. limitativo: Sócrates não é mortal. Categorias unidade pluralidade totalidade realidade negação limitação 3. Relação: categórico: Sócrates é mortal. hipotético: Se...então... disjuntivo: ou...ou... substância e acidente causalidade e dependência comunidade e interação 4. Modalidade: problemático: É possível que... assertório: Sócrates é mortal. apodítico: É necessário que... possibilidade existência e inexistência necessidade e contingência Fonte: Marcondes, 1998.

21 Os juízos e categorias são as formas mais básicas e gerais de formulação de nosso pensamento. A tabela apresenta uma espécie de mapa de nossas possibilidades de pensar. Três faculdades envolvidas na produção do conhecimento: SENSIBILIDADE: possibilita que o conhecimento se inicie por meio de intuições. ENTENDIMENTO: julga e dá unidade aos fenômenos. RAZÃO: pretende uma unidade total e definitiva..

22 [...] todo conhecimento humano começa com intuições, eleva-se até conceitos e termina com ideias. SENSIBILIDADE RAZÃO ENTENDIMENTO

23 1º nível do conhecimento A construção do conhecimento, numa primeira fase - sensibilidade ou receptividade é feita através desta faculdade que está equipada com as intuições puras do espaço e do tempo. Podemos organizar os fenómenos em percepções. A este nível do conhecimento podemos chamar nível da intuição. Percepções Espaço Sensibilidade Tempo Fenômenos Númeno = coisa em si 1º nível: Conhecimento sensível

24 2º nível do conhecimento Numa segunda etapa - a do entendimento - os fenômenos estabelecem relações entre si, organizando as percepções correspondentes, por meio da faculdade da imaginação. Em sentido próprio só nesse momento podemos falar de conhecimento, pois só aqui os objetos são pensados. Esse conhecimento será constituído por um conjunto de juízos sintéticos a priori que se identificam, na prática, com o conhecimento científico. 2º nível: Conhecimento Científico Juízos sintéticos a priori Qualidade Quantidade Entendimento Relação Modalidade Conceitos puros Percepções Percepções Espaço Sensibilidade Fenômenos Númeno = coisa em si Tempo 1º nível: Conhecimento sensível

25 A razão Pensar Ideais reguladores Alma Deus Mundo Razão Conceitos racionais Juízos sintéticos a priori Esse edifício não ficaria completo se Kant não pensasse num nível superior completamente metafísico constituído, não por conhecimentos, mas por um conjunto de ideias reguladoras do qual faz parte a faculdade da razão.

26 Esquema do processo de conhecimento em Kant Pensar Ideais reguladores Alma Deus Mundo Razão Conceitos racionais Juízos sintéticos a priori 2º nível: Conhecimento Científico Entendimento Qualidade Quantidade Causalidade Conceitos puros Relação Modalidade Percepções Conhecer Espaço Sensibilidade Intuições Sensíveis Fenômenos Númeno = coisa em si Tempo 1º nível: Conhecimento Sensível

27 A razão jamais se refere imediatamente à experiência ou a qualquer objeto, mas ao entendimento, para dar unidade aos conhecimentos por meio de conceitos; pode ter um uso lógico, teórico ou especulativo. 3ª PARTE DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA: DIALÉTICA TRANSCENDENTAL Uso especulativo da razão, em que esta não produz conhecimento porque não se remete a objetos de uma experiência possível. A razão, ao buscar o absoluto, o universal, chega à ideia de três espécies: Deus, cosmo, alma.

28 DIALÉTICA TRANSCENDENTAL Deus, o cosmo e a alma não podem ser objetos de experiência espaço-temporal; são, portanto, transcendentes e não tem relação com o conhecimento (crítica aos metafísicos). Há coisas que podemos pensar, mas não conhecer. Assim, só é conhecimento verdadeiro aquele que podemos verificar por meio daquilo que é dado na experiência criticada e controlada.

29 Considerações finais No Prefácio à segunda edição da Crítica da razão pura (1787), Kant formula a metáfora da revolução copernicana na filosofia que pretende empreender. Assim como Copérnico teria invertido o modelo tradicional de cosmo em que o Sol girava em torno da Terra, do mesmo modo, na relação de conhecimento, não é o sujeito que se orienta pelo objeto (o real), mas o objeto que é determinado pelo sujeito. Desse modo, é o mundo que gira ao redor do sujeito, isto é, que é construído ativamente, de modo teórico, pelo sujeito. Não é possível, para Kant, conhecer a coisa em-si. Esse novo padrão de conhecimento elimina duas categorias que eram fundamentais no padrão grecomedieval: as categorias da essência e da totalidade.

30 Considerações finais Kant afirma que não podemos conhecer a essência (o númeno), mas apenas a aparência (o fenômeno). O que chamamos de real é produzido pelo sujeito cognoscente (sensibilidade e organização intelectual do material que é fornecido ao sujeito cognoscente). Kant supera tanto o empirismo quanto o racionalismo. O conhecimento não é simplesmente a coleta de dados a partir dos quais e sobre os quais a razão trabalharia. A própria razão, partindo de suas estruturas (as formas de sensibilidade e as categorias do entendimento) produz interrogações e elabora hipóteses. Serão os dados coletados pelos sentidos que terão a tarefa de corroborar ou não as hipóteses. MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO

31 Considerações finais A cada uma destas coisas, sensibilidade, entendimento e razão, Kant atribui uma disciplina própria. Para a sensibilidade chama de Estética Transcendental, para o entendimento chama de Analítica Transcendental, e para a Razão chama de Dialética Transcendental. Cada uma dessas disciplinas tem como base de desenvolvimento uma forma ou método de conhecimento; Matemática para a sensibilidade, a Física para o entendimento e a Metafísica para a razão (pura).

32 REFERÊNCIAS ANDERY, M. A. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 3. ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, BONACCINI, J. A. Sobre o projeto kantiano de uma filosofia transcendental. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, p , CHÂTELET, F. Uma história da razão: entrevistas com Émile Noël. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, KANT, I. Crítica da razão pura. São Paulo: Martin Claret, MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, TONET, I. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( )

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( ) TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant (1724-1804) Obras de destaque da Filosofia Kantiana Epistemologia - Crítica da Razão Pura (1781) Prolegômenos e a toda a Metafísica Futura (1783) Ética - Crítica da

Leia mais

Preocupações do pensamento. kantiano

Preocupações do pensamento. kantiano Kant Preocupações do pensamento Correntes filosóficas Racionalismo cartesiano Empirismo humeano kantiano Como é possível conhecer? Crítica da Razão Pura Como o Homem deve agir? Problema ético Crítica da

Leia mais

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se RUBENS aos pensamentos RAMIRO JR (TODOS emitidos DIREITOS pelos próprios RESERVADOS) autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos.

Leia mais

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade Kant e o Princípio Supremo da Moralidade ÉTICA II - 2017 16.03.2018 Hélio Lima LEITE, Flamarion T. 10 Lições sobre Kant. Petrópolis: Vozes, 2013 O Sistema kantiano Estética Transcendental Experiência Lógica

Leia mais

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JR exemplo (TODOS citado

Leia mais

AULA 01 FILOSOFIA DO DIREITO KANT E A FILOSOFIA CRÍTICA

AULA 01 FILOSOFIA DO DIREITO KANT E A FILOSOFIA CRÍTICA AULA 01 FILOSOFIA DO DIREITO KANT E A FILOSOFIA CRÍTICA 1. A VIDA DE EMANUEL KANT (1724 1804) Nasceu em Königsberg, cidade da Prússia, em 1724. A condição de sua família era modesta. Foi educado no Colégio

Leia mais

IMMANUEL KANT ( )

IMMANUEL KANT ( ) CONTEXTO HISTÓRICO Segunda metade do século XVIII época de transformações econômicas, sociais, políticas e cultural-ideológicas. A Revolução Industrial e a consolidação do Capitalismo. A Revolução Científica,

Leia mais

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura Adriano Bueno Kurle 1 1.Introdução A questão a tratar aqui é a do conceito de eu na filosofia teórica de Kant, mais especificamente na Crítica da

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer

Leia mais

KANT: A DISTINÇÃO ENTRE METAFÍSICA E CIÊNCIA. Marcos Vinicio Guimarães Giusti Instituto Federal Fluminense

KANT: A DISTINÇÃO ENTRE METAFÍSICA E CIÊNCIA. Marcos Vinicio Guimarães Giusti Instituto Federal Fluminense KANT: A DISTINÇÃO ENTRE METAFÍSICA E CIÊNCIA Marcos Vinicio Guimarães Giusti Instituto Federal Fluminense marcos_giusti@uol.com.br Resumo: A crítica kantiana à metafísica, diferentemente do que exprimem

Leia mais

A IMAGINAÇÃO PRODUTORA NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA 1

A IMAGINAÇÃO PRODUTORA NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA 1 A IMAGINAÇÃO PRODUTORA NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA 1 Hálwaro Carvalho Freire PPG Filosofia Universidade Federal do Ceará (CAPES) halwarocf@yahoo.com.br Resumo O seguinte artigo tem como principal objetivo

Leia mais

IMMANUEL KANT ( )

IMMANUEL KANT ( ) IMMANUEL KANT (1724-1804) Algumas Obras: -Crítica da Razão Pura. -Fundamentação da Metafísica dos Costumes. -Crítica da Razão Prática. -A Religião no simples limite da Razão. O Ser humano guiar-se por

Leia mais

Kant e a Razão Crítica

Kant e a Razão Crítica Kant e a Razão Crítica Kant e a Razão Crítica 1. Autonomia da vontade é aquela sua propriedade graças à qual ela é para si mesma a sua lei (independentemente da natureza dos objetos do querer). O princípio

Leia mais

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen 1 Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto / felipe@monergismo.com GERAL Razão: capacidade intelectual ou mental do homem. Pressuposição: uma suposição elementar,

Leia mais

PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON

PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON Síntese: Platão PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON A Morte de Sócrates - Jacques-Louis David, 1787 Museu Metropolitano de Arte, Nova Iorque. Rafael - Data 1509/1511 - Técnica Afresco - Palácio Apostólico,

Leia mais

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia- Ensino Médio IMMANUEL KANT

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia- Ensino Médio IMMANUEL KANT Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia- Ensino Médio IMMANUEL KANT Nasceu em 1724 em Könisberg, na Prússia Oriental. Könisberg, foi a cidade onde viveu, onde estudou e onde ensinou. Começou por estudar

Leia mais

John Locke ( ) Inatismo e Empirismo: Inatismo: Empirismo:

John Locke ( ) Inatismo e Empirismo: Inatismo: Empirismo: John Locke (1632 1704) John Locke é o iniciador da teoria do conhecimento propriamente dita por que se propõe a analisar cada uma das formas de conhecimento que possuímos a origem de nossas idéias e nossos

Leia mais

Origem do conhecimento

Origem do conhecimento 1.2.1. Origem do conhecimento ORIGEM DO CONHECIMENTO RACIONALISMO (Racionalismo do século XVII) EMPIRISMO (Empirismo inglês do século XVIII) Filósofos: René Descartes (1596-1650) Gottfried Leibniz (1646-1716)

Leia mais

Filosofia (aula 13) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 13) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 13) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com (...) embora todo conhecimento comece com a experiência, nem por isso ele se origina justamente da experiência. Pois poderia bem acontecer

Leia mais

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 Aula Véspera UFU 2015 Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 NORTE DA AVALIAÇÃO O papel da Filosofia é estimular o espírito crítico, portanto, ela não pode

Leia mais

COLEÇÃO CLE. Editor. ítala M. Loffredo D'Ottaviano. Conselho Editorial. Newton C. A. da Costa (USP) ítala M. Loffredo D'Ottaviano (UNICAMP)

COLEÇÃO CLE. Editor. ítala M. Loffredo D'Ottaviano. Conselho Editorial. Newton C. A. da Costa (USP) ítala M. Loffredo D'Ottaviano (UNICAMP) COLEÇÃO CLE Editor ítala M. Loffredo D'Ottaviano Conselho Editorial Newton C. A. da Costa (USP) ítala M. Loffredo D'Ottaviano (UNICAMP) Fátima R. R. Évora (UNICAMP) Osmyr Faria Gabbi Jr. (UNICAMP) Michel

Leia mais

SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA. Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura.

SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA. Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura. SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura. Santo André 2014 INTRODUÇÃO Nunca um sistema de pensamento dominou tanto uma época como a filosofia

Leia mais

Principais ideias de Kant Capítulo 7-8ºano

Principais ideias de Kant Capítulo 7-8ºano Principais ideias de Kant Capítulo 7-8ºano Tudo o que aparece na nossa mente, as representações ou os fenômenos, aparece sob certas condições. Os fenômenos dependem das impressões sensíveis e de nossa

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

DESCARTES E A FILOSOFIA DO. Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson

DESCARTES E A FILOSOFIA DO. Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson DESCARTES E A FILOSOFIA DO COGITO Programa de Pós-graduação em Educação UEPG Professora Gisele Masson René Descartes (1596 1650) 1650) Ponto de partida - Constatação da crise das ciências e do saber em

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura TEORIA DO CONHECIMENTO Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura - O que é conhecer? - Como o indivíduo da imagem se relaciona com o mundo ou com o conhecimento? Janusz Kapusta, Homem do conhecimento

Leia mais

4 - Considerações finais

4 - Considerações finais 4 - Considerações finais Eduardo Ramos Coimbra de Souza SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SOUZA, ERC. Considerações finais. In: Schopenhauer e os conhecimentos intuitivo e abstrato: uma teoria

Leia mais

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo IF UFRJ Mariano G. David Mônica F. Corrêa 1 O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo Aula 1: O conhecimento é possível? O

Leia mais

Esquematizar sem conceitos : a teoria kantiana da reflexão estética*

Esquematizar sem conceitos : a teoria kantiana da reflexão estética* Cadernos de Filosofia Alemã 7, P. 5-14, 2001 Esquematizar sem conceitos : a teoria kantiana da reflexão estética* Christel Fricke** Songez que je vous parle une langue étrangère... Racine, Fedro. A estética

Leia mais

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o A busca da verdade Os filósofos pré-socráticos investigavam a natureza, sua origem de maneira racional. Para eles, o princípio é teórico, fundamento de todas as coisas. Destaca-se Heráclito e Parmênides.

Leia mais

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Aula 19 Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Kant (1724-1804) Nasceu em Könisberg, 22/04/1724 Estudos Collegium Fredericiacum Universidade Könisberg Docência Inicialmente aulas particulares Nomeado

Leia mais

Faculdade de ciências jurídicas. e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa

Faculdade de ciências jurídicas. e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa Faculdade de ciências jurídicas e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO 06/47 20/03 Formas do Conhecimento SENSAÇÃO PERCEPÇÃO IMAGINAÇÃO MEMÓRIA LINGUAGEM RACIOCÍNIO

Leia mais

FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA. Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson

FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA. Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson 1561-1626 Bacon não elaborou uma teoria própria, pois se propôs

Leia mais

Para despertar o interesse dos alunos para o tema abordado, será proposto o seguinte exercício:

Para despertar o interesse dos alunos para o tema abordado, será proposto o seguinte exercício: Plano de Aula de Filosofia para o Ensino Médio Tema: Empirismo e Criticismo Nesta aula espera-se que através das atividades reflexivas e investigações textuais, os alunos possam desenvolver, além dos conceitos

Leia mais

Os Princípios da Razão a partir da Crítica da Razão Pura de Kant

Os Princípios da Razão a partir da Crítica da Razão Pura de Kant Os Princípios da Razão a partir da Crítica da Razão Pura de Kant The Principles of Reason as from the Critique of Pure Reason from Kant MOHAMED F. PARRINI MUTLAQ 1 Resumo: O artigo aborda sobre os reais

Leia mais

Kalagatos - Revista de Filosofia. Fortaleza, CE, v. 12 n. 23, Inverno Os limites do conhecimento humano na

Kalagatos - Revista de Filosofia. Fortaleza, CE, v. 12 n. 23, Inverno Os limites do conhecimento humano na Recebido em ago. 2015 Aprovado em out. 2015 Os limites do conhecimento humano na Filosofia de Immanuel Kant Daniel Richardson de Carvalho Sena * Victor Leandro da Silva ** Resumo Este escrito toma como

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Dúvida Metódica Em Descartes Antonio Wardison Canabrava da Silva* A busca pelo conhecimento é um atributo essencial do pensar filosófico. Desde o surgimento das investigações mitológicas,

Leia mais

OBRA DA ÉPOCA MODERNA: FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES, DE KANT

OBRA DA ÉPOCA MODERNA: FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES, DE KANT Ano lectivo de 2004 / 2005 FILOSOFIA 12º ANO PLANIFICAÇÃO OBRA DA ÉPOCA MODERNA: FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES, DE KANT ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO 1 Ano lectivo de 2004 / 2005 FILOSOFIA

Leia mais

FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA. Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson

FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA. Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson O pensamento moderno e a crise generalizada de autoridade - A autoridade

Leia mais

ATIVIDADE: AV. PARCIAL 3ª ETAPA DISCIPLINA: FILOSOFIA 2º ANO

ATIVIDADE: AV. PARCIAL 3ª ETAPA DISCIPLINA: FILOSOFIA 2º ANO ATIVIDADE: AV. PARCIAL 3ª ETAPA DISCIPLINA: FILOSOFIA 2º ANO QUESTÃO 0 Kant mostrou que a estrutura do pensamento se dá sob a forma de juízos. A partir dessa hipótese, elaborou as doze formas de juízos

Leia mais

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios Conceitos de método e seus princípios Caminho pelo qual se chega a determinado resultado... É fator de segurança. Seleção de técnicas para uma ação científica... Forma de proceder ao longo de um caminho

Leia mais

Immanuel Kant. Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis".

Immanuel Kant. Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis. Immanuel Kant Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis". Em Kant, há duas principais fontes de conhecimento no sujeito: A sensibilidade,

Leia mais

A CIÊNCIA GENUÍNA DA NATUREZA EM KANT 1

A CIÊNCIA GENUÍNA DA NATUREZA EM KANT 1 A CIÊNCIA GENUÍNA DA NATUREZA EM KANT 1 Ednilson Gomes Matias 2 RESUMO: O seguinte trabalho trata da concepção de ciência genuína da natureza desenvolvida por Immanuel Kant nos Princípios metafísicos da

Leia mais

PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA. Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP

PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA. Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP C I Ê N C I A Y X falar por dados MÉTODOS caminhos abstrato teórico e TÉCNICAS real /caso vivência

Leia mais

Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão.

Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão. Estudaremos o papel da razão e do conhecimento na filosofia de Immanuel Kant; Hegel e o idealismo alemão. Kant e a crítica da razão Nós s e as coisas Se todo ser humano nascesse com a mesma visão que você

Leia mais

Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna

Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna (Curso de extensão)

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais

3 Tempo e Espaço na Estética transcendental

3 Tempo e Espaço na Estética transcendental 3 Tempo e Espaço na Estética transcendental 3.1. Exposição metafísica dos conceitos de tempo e espaço Kant antecipa então na Dissertação alguns argumentos que serão posteriormente, na Crítica da razão

Leia mais

Como o empirista David Hume as denominam. O filósofo contemporâneo Saul Kripke defende a possibilidade da necessidade a posteriori.

Como o empirista David Hume as denominam. O filósofo contemporâneo Saul Kripke defende a possibilidade da necessidade a posteriori. Disciplina: Filosofia Curso: Comunicação Social 1º ano Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva A Estética A Estética Transcendental de Immanuel Kant 13/05/2014 Pretendo inicialmente produzir uma consideração

Leia mais

I - A doutrina do esquematismo kantiano

I - A doutrina do esquematismo kantiano 18 I - A doutrina do esquematismo kantiano 1.1. A sensibilidade Tal como foi definido por Kant na Crítica da Razão Pura, o processo de conhecimento tem como ponto de partida a intuição, pois ela diz respeito

Leia mais

A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS

A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS A METAFÍSICA E A TEORIA DAS QUATRO CAUSAS O que é a metafísica? É a investigação das causas primeiras de todas as coisas existentes e estuda o ser enquanto ser. É a ciência que serve de fundamento para

Leia mais

Crítica da razão pura Analítica Transcendental

Crítica da razão pura Analítica Transcendental Crítica da razão pura Analítica Transcendental A sensibilidade (Sinnlichkeit) recebe as representações (é a receptividade das impressões). Já o entendimento (Verstand) conhece um objeto por essas representações

Leia mais

Unidade 04. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília

Unidade 04. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Unidade 04 Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Apresentar o período moderno da filosofia que contribuiu como base pré-científica para o desenvolvimento da Psicologia.

Leia mais

Professora Gisele Masson Professora Patrícia Marcoccia PPGE - UEPG

Professora Gisele Masson Professora Patrícia Marcoccia PPGE - UEPG Professora Gisele Masson Professora Patrícia Marcoccia PPGE - UEPG Filósofo inglês, ideólogo do liberalismo e um dos principais teóricos contratualistas. Difundiu a noção de tábula rasa: a mente humana

Leia mais

A origem do conhecimento

A origem do conhecimento A origem do conhecimento O Empirismo Empirismo experiência A única fonte de conhecimento humano é a experiência. (HESSEN, 1925, pg 68) O espírito humano está por natureza, vazio. (HESSEN, 1925, pg 68)

Leia mais

RESUMO. Filosofia. Psicologia, JB

RESUMO. Filosofia. Psicologia, JB RESUMO Filosofia Psicologia, JB - 2010 Jorge Barbosa, 2010 1 Saber se o mundo exterior é real e qual a consciência e o conhecimento que temos dele é um dos problemas fundamentais acerca do processo de

Leia mais

Teoria do Conhecimento:

Teoria do Conhecimento: Teoria do Conhecimento: Investigando o Saber O que sou eu? Uma substância que pensa. O que é uma substância que pensa? É uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer,

Leia mais

2 A Concepção Moral de Kant e o Conceito de Boa Vontade

2 A Concepção Moral de Kant e o Conceito de Boa Vontade O PRINCÍPIO MORAL NA ÉTICA KANTIANA: UMA INTRODUÇÃO Jaqueline Peglow Flavia Carvalho Chagas Universidade Federal de Pelotas 1 Introdução O presente trabalho tem como propósito analisar a proposta de Immanuel

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS FILOSOFIA - BACHARELADO PADRÃO DE RESPOSTA a) aborde pelo menos duas das seguintes consequências: aumento da emissão de poluentes atmosféricos; aumento da emissão de gases de efeito

Leia mais

Introdução à Epistemologia

Introdução à Epistemologia Introdução à Epistemologia Programa de Pós-Graduação em Educação Disciplina: Fundamentos Epistemológicos da pesquisa em educação Professora: Dra. Gisele Masson CIÊNCIA E FILOSOFIA A ciência e a filosofia

Leia mais

Teoria do conhecimento de David Hume

Teoria do conhecimento de David Hume Hume e o empirismo radical Premissas gerais empiristas de David Hume ( que partilha com os outros empiristas ) Convicções pessoais de David Hume: Negação das ideias inatas A mente é uma tábua rasa/folha

Leia mais

A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações

A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações Marcio Tadeu Girotti * RESUMO Nosso objetivo consiste em apresentar a interpretação de Michelle

Leia mais

A teoria do conhecimento

A teoria do conhecimento conhecimento 1 A filosofia se divide em três grandes campos de investigação. A teoria da ciência, a teoria dos valores e a concepção de universo. Esta última é na verdade a metafísica; a teoria dos valores

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS?

TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS? TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS? Tem como objetivo investigar a origem, a natureza, o valor e os limites do conhecimento Vários filósofos se preocuparam em achar uma

Leia mais

Locke ( ) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012.

Locke ( ) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012. Locke (1632-1704) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012. Racionalismo x Empirismo O que diz o Racionalismo (Descartes, Spinoza, Leibiniz)?

Leia mais

2 Idéia da Razão O Idealismo Transcendental

2 Idéia da Razão O Idealismo Transcendental 2 Idéia da Razão 2.1. O Idealismo Transcendental Kant, na Crítica da razão pura, visando colocar a metafísica em um caminho seguro, viu-se com a tarefa de investigar se, e em que condições, é possível

Leia mais

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO - 36 Esperava-se que o estudante estabelecesse a distinção entre verdade e validade e descrevesse suas respectivas aplicações. Item

Leia mais

LIBERDADE E MORALIDADE EM KANT 1

LIBERDADE E MORALIDADE EM KANT 1 1 LIBERDADE E MORALIDADE EM KANT 1 Diego Carlos Zanella 2 Liliana Souza de Oliveira 3 Resumo: O texto tem a pretensão de discorrer sobre um dos principais problemas da ética kantiana, a saber, como é possível

Leia mais

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA Nada de grande se realizou no mundo sem paixão. G. W. F. HEGEL (1770-1831) Século XIX Revolução Industrial (meados do século XVIII) Capitalismo; Inovações

Leia mais

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista)

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) Filosofia Moderna Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) O projeto moderno se define, em linhas gerais, pela busca da fundamentação da possibilidade de conhecimento e das teorias

Leia mais

1 - ) Investigação textual:

1 - ) Investigação textual: Plano de Aula de Filosofia para o Ensino Médio Tema: Empirismo e Criticismo Antes de aplicar a aula, o professor deve preparar uma caixa não muito grande, pouco menor que uma laranja. Dentro, o professor

Leia mais

Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões

Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões Questão nº 1 - Resposta B Justificativa: O amante do mito é de certo modo também um filósofo, uma vez que o mito se compõe de maravilhas

Leia mais

COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 1 ANO - filosofia. Profº: TONHÃO Disciplina: FILOSOFIA Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 1 ANO - filosofia. Profº: TONHÃO Disciplina: FILOSOFIA Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 1 ANO - filosofia 65 Profº: TONHÃO Disciplina: FILOSOFIA Aluno (a):. No. ROTEIRO DE RECUERAÇÃO ANUAL 2016 Data: / / FILOSOFIA 1º Ano do Ensino Médio 1º. O recuperando deverá

Leia mais

OBJETO DA FILOSOFIA DO DIREITO

OBJETO DA FILOSOFIA DO DIREITO OBJETO DA FILOSOFIA DO DIREITO MÉTODOS APLICADOS A FILOSOFIA DO DIREITO Métodos de Raciocínio Cientifico + para o - A conclusão encontra-se nas premissas DEDUTIVO RACIONALISMO Apenas a razão leva ao conhecimento

Leia mais

MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I

MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I 4 MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I MINISTRADA PELO PROFESSOR MARCOS PEIXOTO MELLO GONÇALVES PARA A TURMA 1º T NO II SEMESTRE DE 2003, de 18/08/2003 a 24/11/2003 O Semestre

Leia mais

Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara.

Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara. FILOSOFIA ANTIGA Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara. Está presente na água de Tales: H20. Essencial para a vida dos seres vivos. É a causa do movimento da natureza: vento move nuvens,

Leia mais

FILOSOFIA CRÍTICA Prof. Anderson W.

FILOSOFIA CRÍTICA Prof. Anderson W. IMMANUEL KANT FILOSOFIA CRÍTICA Prof. Anderson W. 476 QUEDA DE ROMA 1789 REVOLUÇÃO FRANCESA PRÉ- HISTÓRIA IDADE ANTIGA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA IDADE CONTEMP. 4.000 a.c. INVENÇÃO DA ESCRITA 1453 QUEDA

Leia mais

RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA

RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA RESOLUÇÃO FILOSOFIA SEGUNDA FASE UFU SEGUNDO DIA 1) Para Parmênides o devir ou movimento é uma mera aparência provocada pelos enganos de nossos sentidos. A realidade é constituída pelo Ser que é identificado

Leia mais

As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Tomás de Aquino (1221-1274) Tomás de Aquino - Tommaso d Aquino - foi um frade dominicano

Leia mais

Immanuel Kant Introdução ao Pensamento de Kant: A resposta à questão «O que é o homem?» PRÓLOGO

Immanuel Kant Introdução ao Pensamento de Kant: A resposta à questão «O que é o homem?» PRÓLOGO Immanuel Kant Introdução ao Pensamento de Kant: A resposta à questão «O que é o homem?» PRÓLOGO Kant é um filósofo cujo pensamento foi por diversas vezes interpretado como o mais qualificado "certificado

Leia mais

Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Iniciação à Pesquisa em Geografia I

Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Iniciação à Pesquisa em Geografia I Departamento de Geografia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo Iniciação à Pesquisa em Geografia I Método e Hipótese Prof. Dr. Fernando Nadal Junqueira Villela Método

Leia mais

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea A concepção do ser humano no Idealismo alemão Pré Romantismo - séc. XVIII Resistência à Ilustração: mecanicismo de newtoniamo e empirismo de Locke

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO PROFISSIONAL OU TRONCO COMUM FL237 - ETICA OBRIGATÓRIO 3 60 0 60 4.0 PRESSUPOSTOS ANTROPOLÓGICOS DA ÉTICA. A ESTRUTURA DO AGIR MORAL: ESTRUTURA OBJETIVA E SUBJETIVA; A CONSISTÊNCIA MORAL; A LIBERDADE;

Leia mais

Filosofia (aula 9) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 9) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 9) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Lógica O problema lógico, embora para alguns possa parecer artificial, impõe-se por si. Ele surge logo que se nota que alguns conhecimentos

Leia mais

A TEORIA DINÂMICA DE KANT 1

A TEORIA DINÂMICA DE KANT 1 A TEORIA DINÂMICA DE KANT 1 Ednilson Gomes Matias PPG Filosofia, Universidade Federal do Ceará (CNPq / CAPES) ednilsonmatias@alu.ufc.br Resumo A seguinte pesquisa tem por objetivo analisar a filosofia

Leia mais

Empirismo. Principais ideias e autores

Empirismo. Principais ideias e autores Empirismo Principais ideias e autores EMPIRISMO Empeiria (grego): forma de saber derivado da experiência sensível e de dados acumulados com base nessa experiência. Nada esta no intelecto que não tenha

Leia mais

Introdução à Estética

Introdução à Estética Profa. Consuelo Holanda @consueloholanda consueloholanda2010@hotmail.com Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda Estética cotidiana O uso comum da palavra estética se dá no sentido de beleza

Leia mais

A Concepção Moderna do Ser humano

A Concepção Moderna do Ser humano A Concepção Moderna do Ser humano A concepção do ser humano no humanismo Concepção renascentista do Civilização da Renascença Séc. XIV - XVI Idade do humanismo Tradição medieval - crista humanismo cristão

Leia mais

A Questão do Conhecimento

A Questão do Conhecimento A Questão do Conhecimento A questão do Conhecimento: Epistemologia Fundamentação para o conhecimento Reflexão crítica sobre o conhecimento Teorias do Conhecimento Racionalismo: A fonte do Conhecimento

Leia mais

ISSN: X COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO 28 a 30 de agosto de 2013

ISSN: X COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO 28 a 30 de agosto de 2013 A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE KANT AOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS Mariana Torreão Monte 409* (UESB) Marcia Azevedo Campos ** (UESB) RESUMO Partimos da crítica kantiana ao conhecimento, viajamos pelo a priori

Leia mais

Doutrina Transcendental do Método, muito díspares em extensão. 2 ADORNO, T. W. Metaphysics. Stanford: Stanford University Press, 2001, p. 25.

Doutrina Transcendental do Método, muito díspares em extensão. 2 ADORNO, T. W. Metaphysics. Stanford: Stanford University Press, 2001, p. 25. 10 1 Introdução Esta dissertação se concentra no marco do pensamento de Kant, a obra Crítica da Razão Pura, embora recorra a trabalhos pré-críticos, à correspondência de Kant, bem como a textos de História

Leia mais

Com a Crítica da Razão Pura, obra que inaugura a filosofia crítica, Kant O FUNDAMENTO ONTOLÓGICO DA AUTONOMIA EM KANT 1.INTRODUÇÃO

Com a Crítica da Razão Pura, obra que inaugura a filosofia crítica, Kant O FUNDAMENTO ONTOLÓGICO DA AUTONOMIA EM KANT 1.INTRODUÇÃO AUFKLÄRUNG, João Pessoa, v.4, n.3, Set. Dez., 2017, p. 147 160 DOI: http://dx.doi.org/10.18012/arf.2016.37485 Recebido: 11/10/2017 Aceito: 08/12/2017 Licença: Creative Commons 4.0 International (CC BY

Leia mais

COMENTÁRIOS SOBRE A CRÍTICA DA RAZÃO PURA

COMENTÁRIOS SOBRE A CRÍTICA DA RAZÃO PURA COMENTÁRIOS SOBRE A CRÍTICA DA RAZÃO PURA COMMENTS ON THE CRITICAL OF PURE REASON Lucson Fibo CHÉRY Aluno graduando em Filosofia-bacharelado pela UCPel, Nacionalidade haitiana. E-mail: lucsonfibo16@yahoo.com.

Leia mais

JUÍZOS INFINITOS E DETERMINAÇÃO EM KANT

JUÍZOS INFINITOS E DETERMINAÇÃO EM KANT SÍLVIA ALTMANN JUÍZOS INFINITOS E DETERMINAÇÃO EM KANT Sílvia Altmann UFRGS/CNPQ Na tábua dos juízos, sob o título da qualidade, Kant introduz três momentos: juízos afirmativos, negativos e infinitos.

Leia mais

Beckenkamp, Joãosinho. Entre Kant e Hegel. Porto Alegre: Edipucrs, 2004, 288 p.

Beckenkamp, Joãosinho. Entre Kant e Hegel. Porto Alegre: Edipucrs, 2004, 288 p. Beckenkamp, Joãosinho. Entre Kant e Hegel. Porto Alegre: Edipucrs, 2004, 288 p. Pedro Geraldo Aparecido Novelli 1 Entre Kant e Hegel tem por objetivo mostrar a filosofia que vai além de Kant e Hegel, mas

Leia mais

Capítulo 4 Os problemas do inatismo e do empirismo: soluções filosóficas

Capítulo 4 Os problemas do inatismo e do empirismo: soluções filosóficas Capítulo 4 Os problemas do inatismo e do empirismo: soluções filosóficas Inatismo e empirismo: questões e respostas Vimos, no capítulo anterior, que a razão enfrenta problemas sérios quanto à sua intenção

Leia mais

FILOSOFIA MODERNA (XIV)

FILOSOFIA MODERNA (XIV) FILOSOFIA MODERNA (XIV) CORRENTES EPSTEMOLÓGICAS (I) Racionalismo Inatismo: existem ideias inatas, ou fundadoras, de onde se origina todo o conhecimento. Ideias que não dependem de um objeto. Idealismo:

Leia mais

TEMA-PROBLEMA Da multiplicidade dos saberes à Ciência como construção racional do real

TEMA-PROBLEMA Da multiplicidade dos saberes à Ciência como construção racional do real TEMA-PROBLEMA 8.2. Da multiplicidade dos saberes à Ciência como construção racional do real CONHECER Conhecer é um ato em que se cruzam o indivíduo e o objeto de conhecimento. ATO que exprime uma relação

Leia mais

A CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICA DE KANT QUE SUBJAZ À IDEIA DE CONSTRUÇÃO DA PAZ PERPÉTUA 1

A CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICA DE KANT QUE SUBJAZ À IDEIA DE CONSTRUÇÃO DA PAZ PERPÉTUA 1 1 A CONCEPÇÃO ANTROPOLÓGICA DE KANT QUE SUBJAZ À IDEIA DE CONSTRUÇÃO DA PAZ PERPÉTUA 1 ANA THAIS ROCHA SOARES2 ANA KÉLVIA CAPISTRANO3 FRANCISCO ROMULO ALVES DINIZ4 Resumo: O objetivo deste estudo é investigar,

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 20 Se tomarmos o pensar na sua representação mais próxima, aparece, α) antes

Leia mais