Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no Programa Segundo Tempo. Pablo Juan Greco Siomara A. Silva Lucídio Rocha Santos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no Programa Segundo Tempo. Pablo Juan Greco Siomara A. Silva Lucídio Rocha Santos"

Transcrição

1 Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no Programa Segundo Tempo Pablo Juan Greco Siomara A. Silva Lucídio Rocha Santos

2 Perspectivas pedagógicas a) ensinar o esporte como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica para se ensinar o esporte propriamente dito e, paralelamente, quando se ensina esporte, ensinar mais do que esporte. b) ensinar pelo esporte o esporte como meio para desenvolvimento de competências, comportamentos, atitudes, valores.

3 Esporte no PST Perguntas que nos fazemos... Por que? O Que? COMO? Onde? Ensinar Quem? Quando?

4 Objetivo: ensino doesporte Metodologia do ensino: o que ensinar, quando ensinar e como ensinar ; Sem perder de vista o ensinar mais do que esporte, ensinar pelo esporte

5 Concepção pedagógica Processo de ensino-aprendizagem da iniciação esportiva, com ênfase na importânciada açãodejogar,dos jogos edas brincadeiras de rua, do jogar para aprender e do aprender jogando.

6 Processo de ensino-aprendizagem pautado no jogo A aprendizagem tática para ler o jogo. A leitura do jogo para compreensão e orientação. O escrever o jogo(de saber fazer). os perigos da iniciação no esporte com o método analítico - especialização precoce, condução das crianças a uma limitação da sua criatividade e à formação de estereótipos motores.

7 O Jogo da Velha

8 Importante O jogo por si só, a série de jogos, de muitas brincadeiras, jogar por jogar, não provocam inexoravelmente uma adequada aprendizagem.

9 Importante É necessário observar que o esporte solicita diferentes capacidades (táticas técnicas motoras), que se concretizam na aquisição de habilidades, de técnicas, que indicam o nível de aprendizagem motora do praticante.

10 ???? Mas quais são os parâmetros constitutivos de uma adequada aprendizagem tática e motora, que possam ser base para posterior articulação de um processo de treinamento técnico e tático? O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente

11 Parâmetros comuns dos jogos esportivos Bola, Espaço ou campo de jogo, Objetivo do jogo (gol/ponto), Colegas e adversários, público; Arbitragem e regras do jogo; O parâmetro Situacional (BAYER, 1986; GRAÇA ; OLIVEIRA, 1995; GRECO, 1995; GRECO; BENDA, 1998 e 2006; GRECO; SILVA, 2008).

12 O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente Proposta metodológica visa: aprendizagem tática, que inicia a construção do conhecimento tático sistematizado. aprendizagem motora, experiências variadas, centradas no desenvolvimento das capacidades. Treinamento tático-técnico.

13 A Aprendizagem tática B Aprendizagem Motora C Treinamento Tático-Técnico

14 O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente Aprendizagem tática, construção do conhecimento tático sistematizado com os conteúdos: a) capacidades táticas básicas; b) jogos de desenvolvimento da inteligência e criatividade tática; c) estruturas funcionais (atividades de jogos em pequenos grupos).

15 O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente A construção das atividades em uma aula se inicia sempre com um jogo, construindo o conhecimento a partir do jogo e de situações de jogo apoiadas nos elementos universais das modalidades e devem ser complementados pelo processo de aprendizagem motora.

16 O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente Aprendizagem motora deve ser variada, centrada no desenvolvimento dos parâmetros necessários à melhoria das: a) capacidades coordenativas e b) habilidades técnicas.

17 A Aprendizagem tática B O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente Aprendizagem Motora C Treinamento Tático-Técnico

18 Proposta metodológica A biografia de movimento do aprendiz se constrói por meio da aquisição de experiências de movimentos de forma incidental durante muitos anos, resgatando jogos e brincadeiras populares, jogar para aprender.

19 Aprendizagem Tática Estruturas Funcionais (8-10 anos...) Capacidades Táticas (6-10 anos) A Jogos Inteligência e Criatividade (8...anos)

20 O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente Da aprendizagem tática ao treinamento tático - finalidade a compreensão da lógica do jogo (KRÖGER; ROTH, 2002). Idade sugerida- 6-10/12 Continuidade rendimento anos até o esporte de

21 Parâmetro Relaciona-se no jogo com Nome do Jogo Acertar o alvo Fazer gol/ponto. Objetivo do jogo específico. Transportar a bola para o objetivo Jogo Coletivo Capacidades táticas Fazer gol/ponto. Objetivo do jogo específico. Colega e espaço de jogo. Reconhecer espaços Criar Superioridade Numérica (vantagem tática) Superar Adversários Sair da Marcação (oferecer/ orientar) Adversário e Ambiente. Adversário e Ambiente. Adversário e Ambiente. Adversário e Ambiente.

22 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Capacidades táticas Acertar o alvo Transportar a bola para o objetivo Jogo em conjunto Criar Superioridade Numérica Reconhecer espaços Se oferecer se orientar Superar o adversário Kröger, Roth, 2002.

23 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Capacidades táticas Quantos jogos o professor conhece e consegue ordenar e classificar conforme suas características dentro dos parâmetros táticos sugeridos? Quantos jogos podemos criar para desenvolver esses parâmetros?

24 Aprendizagem Tática Estruturas Funcionais (8-10 anos...) Capacidades Táticas (6-10 anos) A Jogos Inteligência e Criatividade (8...anos)

25 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Jogos de Inteligência e Criatividade Tática Atenção Percepção Tomada de decisão

26 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Jogos de Inteligência e Criatividade Tática Tarefas que tenham muita dinâmica, uma grande variabilidade de situações (táticas), uma alternância constante da atenção-percepção-decisão. Situações de oposição e colaboração simultâneas, com ou sem invasão do campo da equipe adversária, de forma a oportunizar diferentes experiências motoras, reforçando o processo de aprendizagem motora.

27 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Jogos de Inteligência e Criatividade Tática Tarefas que aproximem-se do esporte formal, exige pensar rápido, resolver situações sob pressões temporais ou espaciais, ou ambas. Situações de oposição, com o aumento gradativo de participantes, a variabilidade técnica e a diversidade de decisões(diferentes formas de marcar ponto).

28 O Jogo da Velha

29

30

31 Aprendizagem Tática Estruturas Funcionais (8-10 anos...) Capacidades Táticas (6-10 anos) A Jogos Inteligência e Criatividade (8...anos)

32 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Estruturas Funcionais 7 pessoas Pé Mão Bastão ou raquete

33 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Estruturas Funcionais têm a finalidade de reduzir a complexidade que o esporte formal apresenta; pequenas sociedades comuns nos JEC; Jogarcomosejoganarua; Ciclos do jogo: ataque, retorno, defesa, contrataque.

34 É possível modificar: Iniciação dos JEC (IEU+EB) Estruturas Funcionais espaço do jogo(largura + profundidade); tamanhodocampo(maioroumenor); complexidade(número de jogadores); combinações técnicas(tipos de passes permitidos); número de decisões a serem tomadas (número de objetivos); tipo de combinações táticas (cruzamento, tabelas, bloqueios); opções de comportamento tático.

35 Esses tijolos(ctb, JICT, EF): Iniciação dos JEC (IEU+EB) Aprendizagem Tática melhoria não somente a capacidade de jogo das crianças. Pormeiodojogarparaaprender: vínculosentreogrupo Desenvolver capacidades, habilidades, competências, comportamentos e atitudes estão sendo expostos entre pares promover a reflexão.

36 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Método (BUNKER; THORPE, 1982; THORPE, BUNKER; ALMOND, 1986).

37 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Método - TGFU comparado com métodos ensino formal, apresenta uma ênfase na aprendizagem social. desenvolver um cidadão crítico, capaz de participar de uma sociedade livre, discutir e tomar decisões para construir uma sociedade democrática (MCBRIDE, 1991). habilidades técnicas introduzidas no momento em que o aluno entenda o quando e o porquê utilizá-las (HOLT, STREAN; BENGOECHEA, 2002). resposta para o problema tático, estratégias coletivas, mas também confirmando a influência da abordagem social construtivista (LIGHT, 2008).

38 A Aprendizagem tática B O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente Aprendizagem Motora C Treinamento Tático-Técnico

39 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Da aprendizagem motora ao treinamento técnico OprimeiropassonoPSTnãoserádadoapartirdoensino de técnicas ou fundamentos específicos dos esportes. Ao contrário, será desenvolvido, após o jogo, um amplo processo de melhoria das capacidades coordenativas.

40 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Das Capacidades Coordenativas as Técnicas Técnicas Esportivas

41 Aprendizagem Motora Habilidades Técnicas (6-10anos) B Habilidades Fundamentais (0-6/8...anos) Capacidades Coordenativas (4-12 gerais específicas)

42 Capacidades Coordenativas Da aprendizagem motora ao treinamento técnico Parâmetros de pressão Tempo Precisão Tarefas coordenativas nas que é necessário: Minimizar o tempo ou maximizar a velocidade de execução. A maior exatidão possível. Complexidade Resolver sequências de exigências sucessivas, uma depois de outra. Tarefas Organização Superar exigências simultâneas, ao mesmo tempo. Variabilidade Superar exigências ambientais variáveis e situações diferentes. Carga Superar exigências de tipo físicocondicionais ou psíquicas.

43 Capacidades Coordenativas Da aprendizagem motora ao treinamento técnico Alto nível de treinabilidade Base para as habilidades e técnicas específicas dos esportes. Pré-requisito de diferentes movimentos com amplitude e generalização variada. Toda ação coordenada, solicita recepção e elaboração de informação

44 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Da aprendizagem motora ao treinamento técnico Habilidade fundamental (correr, saltar, lançar, driblar, ) + Condicionantes de pressão (tempo, precisão, organização, sequencia, variabilidade, carga) = Treinar Coordenação

45 Iniciação dos JEC (IEU+EB) Da aprendizagem motora ao treinamento técnico Treinar Coordenação 1 elemento = 6 a 8 anos 2 elementos = 8 a 10 anos 3 elementos = 10 a 12 anos Direção, especificidade = 12

46 Aprendizagem Motora Habilidades Técnicas (6-10anos) B Habilidades Fundamentais (0-6/8...anos) Capacidades Coordenativas (4-12 gerais específicas)

47 Habilidades Técnicas Da aprendizagem motora ao treinamento técnico Habilidades técnicas Tarefas Organizar os ângulos Controlar (regular) a força Determinar o tempo de passe e da bola Determinar linhas de corrida e tempo da bola Oferecer-se (preparar-se) Antecipar a direção e distância do passe Antecipar a posição defensiva Observar deslocamentos

48 Habilidades Técnicas Da aprendizagem motora ao treinamento técnico São parâmetros constitutivos do movimento necessários para a realização das técnicas específicas dos esportes com bola (passe, chute, lançamento, dentre outras). Pré-requisitos gerais direcionados a problemas motores específicos dos esportes que facilitam a aprendizagem das técnicas específicas dos esportes.

49 Habilidades Técnicas Da aprendizagem motora ao treinamento técnico é necessário complementar o processo de aprendizagem motora desenvolvendo as habilidades técnicas paralelamente às capacidades coordenativas. É importante trabalhar mãos, pés e bastões/raquetes, o mesmo exercício com as três opções de realização e direcionados para um dos parâmetros ou tijolos.

50 Técnica Tática Relações: CTB+HT Acertar Alvo Transportar a bola Vantagem tática (superiori dade) Jogo Coletivo Organizar os ângulos X X X Dirigir a aplicação de força Determinar o momento e o tempo da bola Determinar linha de corrida e tempo da bola X X X X X X RE Sup. Adver -sário OO sair da marcação X X X Oferecer / orientar-se X X X X Determinar direção e distância do passe Antecipar a posição do defensor Observar linhas de corrida X X X X X X X X X X X X X X X

51 A Aprendizagem tática B O Esporte no Programa Segundo Tempo: para além da prática inconsequente Aprendizagem Motora C Treinamento Tático-Técnico

52 Sistema de Aprendizagem e Desenvolvimento Esportivo (SADE) (GRECO; BENDA, 1998; GRECO; SILVA, 2008) Estrutura Estrutura Estrutura Substantiva Metodologica Temporal O QUE? COMO? QUANDO?

53 Sistema de Aprendizagem Desenvolvimento Esportivo: (SADE) Pré Escolar Até 6 anos Habilidades básicas Universal 1 Habilidades técnicas 6-8 anos Estágio de Formação Universal 2 Combinação de Habilidades técnicas 8-10 anos Universalidade esportiva anos Orientação Estágio de Transição anos Fase de Saúde-Lazer-recreação Etapa de Readaptação Estágio de Decisão Direção anos Fase de Alto Nível de Rendimento

54 Etapas Formação Pré-Escolar Habilidades fundamentais Até 6 anos FASES Universal 1 Combinações de habilidades fundamentais (6-8 anos) Universal 2 Combinação de habilidades esportivas 8-10 anos Transição Universal 3 Universalidade esportiva anos Orientação Aprendizagem de vários esportes anos Direção Direcionamento para modalidade específica anos Decisão Saúde lazer recreação 16 anos... Opta-se por uma prática do esporte Alto nível de rendimento Especialização: anos Aproximação: 18 a 21 anos Alto nível após dos 21 anos Re-adaptação Re-adaptação

55 Controle e avaliação Faixa etária (grupo) A CTB B CC B HT A EF Atividades esportivas A JDIC Circenses e teatrais 7 e encontro 2 10 e por semana 2 12 e e e 16 2 direcio nadas 1 Direcio nadas 2dir 3dir 1dir 2 3 Atividades/ Acompanhamento pedagógicas Até 3 encontros por semana Integração familiar 1 reunião ou palestra por mês para todos.

56 Métodos do ensino dos esportes no PST

57 Enfim, Ser professor é fácil; ser um bom professor solicita coragem, dedicação, tempo, estudo e, principalmente, o desejo de se sentir realizado aoveroprogressodosalunos. Sejam felizes sendo professores de EF no PST!

58 Muito obrigada (o)!

59 O Jogo da Velha Objetivo:Desenvolver a capacidade de percepção e tomada de decisão Faixaetária:Apartirdos6aos66nosdeidade Material: Nove arcos, bolas de basquete e vôlei Descrição:Duas equipes, uma com cinco bolas de basquete e a outra com cinco bolas de voleibol. Ao sinal, o 1º aluno (de cada coluna) vai até os arcos, transportando uma bola, coloca-a em um dos arcos distribuídos no chão na forma do jogo da velha, volta à sua coluna,tocaamãodocolega,paraqueestesaiacomabolaaté os arcos.ganha a equipe que fecharumacolunacomojogoda velha1ºouqueconsigacolocarcincobolasnosarcos.

60 O Jogo da Velha Variação Mesma formação e distribuição do material e das equipes, porém, no jogo, o 1º aluno, ao sinal do professor, vai até os arcoscomabolaeacolocadentrodoarco.aovoltarparasua coluna, pega a mão do colega, formando uma corrente; na volta, pegam o terceiro e, na próxima, volta pegam o quarto. Os dois primeiros ficam na coluna, e assim por diante. O últimoqueentranacorrenteéquemcolocaráabolanoarco.

61 Jogos de estafeta Uma das alternativas didática; Gruposgrandes; Poucomaterial; Materiaisalternativos; Espaçosdiversos; MAS...

62 Jogos de estafeta DEVETER: Tarefas duplas - distribuição da atenção e dissociar segmentos corporais; Tarefas sequenciais quando faço o que? Variabilidade Complexidade Inclusão das habilidades técnicas Equipespequenas;

63 As variações: Iniciação dos JEC (IEU+EB) Estruturas Funcionais ação do colega somente pode se deslocar em espaços específicos da quadra; ação do oponente para marcar, deve ter sempre as mãos nas costas, ou marcar em duplas abraçadas, ou levarcomambasasmãosumobjetosobreacabeça; simplificar o meio ambiente reduzir ou facilitar as regras do jogo.

64 Modificações/ sugestões Slide1 vídeoprépan2007 GovernoFederal/ME; Slides das atividades dos núcleos devem ser enviados paranoscomosnomesdoconvênioenúcleo; As modificações da apresentação já foram feitas durante a exposição;

65 Modificações/ sugestões Didática: Para quarto noite anterior 27 parâmetros; Na exposição: A) com espaço execução das atividades propostas; B) sem espaço resgaste das atividades dos alunos nas práticas; C) cartazes dos parâmetros SEMPRE presentes

66 Modificações/ sugestões Maior tempo de prática: Da aprendizagem tática a aprendizagem motora; Feedback da prática na prática Planejamento: antes, durante e após; DESAFIO: Identificar o parâmetro nas atividades, criar atividades para os parâmetros

Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO. cap4.indd 1 27/05/13 18:02

Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO. cap4.indd 1 27/05/13 18:02 4 Como usar o Manual das Práticas CAPÍTULO cap4.indd 1 27/05/13 18:02 cap4.indd 2 27/05/13 18:02 CONSIDERAÇÕES COMO USAR O MANUAL DAS PRÁTICAS Como usar o Manual das Práticas Pablo Juan Greco Siomara A.

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software For evaluation only.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software  For evaluation only. Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação Física e Desportos UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS DE QUADRA PARA CRIANÇAS Otávio GuimarãesTavares da Silva Aron

Leia mais

3O planejamento das atividades

3O planejamento das atividades CAPÍTULO 3O planejamento das atividades cap3.indd 1 27/05/13 18:02 cap3.indd 2 27/05/13 18:02 CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES O planejamento das atividades na proposta pedagógica do

Leia mais

CAPÍTULO Transportar a bola. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Transportar a bola. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.2 Transportar a bola cap5.1.2.indd 1 27/05/13 18:06 cap5.1.2.indd 2 27/05/13 18:06 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

O esporte no PST: estímulo e prática prazerosa para um futuro

O esporte no PST: estímulo e prática prazerosa para um futuro O esporte no PST: estímulo e prática prazerosa para um futuro esportivo emancipado O Esporte como meio pedagógico... Por que? O Que? COMO? Ensinar Onde? Quando? Quem? Perguntas que definem o método: Incidental

Leia mais

CAPÍTULO Superar o adversário. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Superar o adversário. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.6 Superar o adversário cap5.1.6.indd 1 27/05/13 18:10 cap5.1.6.indd 2 27/05/13 18:10 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

CAPÍTULO Tirar vantagem tática. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Tirar vantagem tática. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.3 Tirar vantagem tática cap5.1.3.indd 1 27/05/13 18:07 cap5.1.3.indd 2 27/05/13 18:07 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Pedagogia do Esporte. Metodologia. Iniciação Esportiva. Futsal.

PALAVRAS-CHAVE Pedagogia do Esporte. Metodologia. Iniciação Esportiva. Futsal. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE. CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas

FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE. CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas INTRODUÇÃO O futsal é uma modalidade em que ações apresentam grande imprevisibilidade e variabilidade, exigindo

Leia mais

O modelo pendular para o Treinamento técnico tático nos esportes

O modelo pendular para o Treinamento técnico tático nos esportes O modelo pendular para o Treinamento técnico tático nos esportes Prof. Dr. Pablo Juan Greco Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Universidade Federal Minas Gerais Centro de estudos

Leia mais

CAPÍTULO. Capacidades coordenativas. ção

CAPÍTULO. Capacidades coordenativas. ção 6 CAPÍTULO Capacidades coordenativas Pablo Juan Greco Juan Carlos P. Moraes Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa Alcântara

Leia mais

INICIAÇÃO AO FUTEBOL. Concepções metodológicas do treinamento INTRODUÇÃO:

INICIAÇÃO AO FUTEBOL. Concepções metodológicas do treinamento INTRODUÇÃO: INICIAÇÃO AO FUTEBOL Concepções metodológicas do treinamento INTRODUÇÃO: O jogo de futebol não é feito apenas de fundamentos (movimentos técnicos), a relação com a bola é uma das competências essênciais

Leia mais

Um projecto de formação em futebol. Prof. Frederico Ricardo Rodrigues

Um projecto de formação em futebol. Prof. Frederico Ricardo Rodrigues Um projecto de formação em futebol Prof. Frederico Ricardo Rodrigues Apresentação oa Escola de Futebol A.C.R. Fornelos destina-se a crianças de ambos os sexos dos 4 aos 15 anos; o Filiada na Associação

Leia mais

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT Futsal Escolar Prof. Ivan Gonçalves dos Santos Lucas do Rio Verde MT - 2009 Introdução A Educação Física é uma disciplina pedagógica permeada de

Leia mais

CAPÍTULO Jogo coletivo. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes. cap5.1.4.indd 1 27/05/13 18:08

CAPÍTULO Jogo coletivo. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes. cap5.1.4.indd 1 27/05/13 18:08 5 CAPÍTULO Capacidades táticas 5.1.4 Jogo coletivo Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes cap5.1.4.indd 1 27/05/13 18:08 cap5.1.4.indd 2 27/05/13 18:08 APRENDIZAGEM TÁTICA CAPACIDADES

Leia mais

CAPÍTULO Reconhecer espaços. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Reconhecer espaços. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.5 Reconhecer espaços cap5.1.5.indd 1 27/05/13 18:09 cap5.1.5.indd 2 27/05/13 18:09 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

CAPÍTULO. Habilidades técnicas. los

CAPÍTULO. Habilidades técnicas. los 6 CAPÍTULO Habilidades técnicas Pablo Juan Greco Gustavo De Conti Teixeira Costa Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa

Leia mais

CAPÍTULO. Capacidades coordenativas. dade

CAPÍTULO. Capacidades coordenativas. dade 6 CAPÍTULO Capacidades coordenativas Pablo Juan Greco Juan Carlos P. Moraes Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa Alcântara

Leia mais

TER AS IDEIAS CLARAS!!!

TER AS IDEIAS CLARAS!!! TER AS IDEIAS CLARAS!!! O jogo de Andebol poderá resumir-se a uma atividade acíclica cujos principais movimentos são abertos e realizados com intervalos de pausas de recuperação incompleta (3 a7 ), a uma

Leia mais

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso de Licenciatura em Pedagogia REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 Profa. Joice Mundim 27/11/2017 A avaliação será

Leia mais

CAPÍTULO. Habilidades técnicas. de corrida

CAPÍTULO. Habilidades técnicas. de corrida 6 CAPÍTULO Habilidades técnicas Pablo Juan Greco Gustavo De Conti Teixeira Costa Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa

Leia mais

CAPÍTULO Oferecer orientar. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO Oferecer orientar. Capacidades táticas. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO Capacidades táticas Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.1.7 Oferecer orientar cap5.1.7.indd 1 27/05/13 18:12 cap5.1.7.indd 2 27/05/13 18:12 APRENDIZAGEM TÁTICA

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO Osvaldo Tadeu da Silva Junior MÉTODOS/ESTILOS DE ENSINO FERREIRA (1986): do grego méthodos, "caminho para chegar a um fim". Caminho pelo qual se atinge um objetivo.

Leia mais

CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO

CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO CONTEÚDOS TÉCNICOS E TÁCTICOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO Técnico/táctica individual ofensiva com e sem bola (procedimentos gerais) a) Os aspectos da técnica e táctica ofensiva prevalecem sobre os defensivos

Leia mais

FUTSAL FEMININO UNIVERSITÁRIO:

FUTSAL FEMININO UNIVERSITÁRIO: FUTSAL FEMININO UNIVERSITÁRIO: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES TÉCNICAS Cabral, F.A. a ; Aburachid, L.M.C. b ; Greco, P.J. c a Centro de Estudos de Cognição e

Leia mais

CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO

CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO Curso de Treinadores Grau 1 16 Dezembro 2017 CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO Caraterização Geral do Jogo de Andebol Curso de Treinadores Grau 1 - Setúbal 2017.18 INICIAÇÃO AO ANDEBOL

Leia mais

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. Seleção e organização de conteúdos. Educação Física Meios de ensino. Aptidão Física. Cultura

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. Seleção e organização de conteúdos. Educação Física Meios de ensino. Aptidão Física. Cultura DIDÁTICA PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Conhecimento da realidade - Nível dos alunos Determinação de objetivos Seleção e organização de conteúdos - Unidades - Subunidades - Prog. Pedagógica. - Filosofia da Escola

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física PLANEJAMENTO - 209 Série: 6º ano Professor: Marta Caldas ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação Física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento Propiciar

Leia mais

CRONOGRAMA DA DISCIPLINA 11/04 Teoria geral dos JDC 16/04 Transfert e ressignificação (Prática) 23/04 Métodos de Ensino dos JDC 25/04 Fundamentos

CRONOGRAMA DA DISCIPLINA 11/04 Teoria geral dos JDC 16/04 Transfert e ressignificação (Prática) 23/04 Métodos de Ensino dos JDC 25/04 Fundamentos CLAUDE BAYER CRONOGRAMA DA DISCIPLINA 11/04 Teoria geral dos JDC 16/04 Transfert e ressignificação (Prática) 23/04 Métodos de Ensino dos JDC 25/04 Fundamentos técnicos (Prática) 02/05 Aspectos táticos

Leia mais

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 8 CAPÍTULO Atletismo 8.3 Saltos José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 cap8.3.indd 2 27/05/13 18:24 CAPACIDADES ATLETISMO SALTOS COORDENATIVAS PRESSÃO DE TEMPO ATIVIDADES

Leia mais

CAPÍTULO. O manual das práticas dos esportes no Programa Segundo Tempo. cap1.indd 1 27/05/13 18:01

CAPÍTULO. O manual das práticas dos esportes no Programa Segundo Tempo. cap1.indd 1 27/05/13 18:01 1 CAPÍTULO O manual das práticas dos esportes no Programa Segundo Tempo cap1.indd 1 27/05/13 18:01 cap1.indd 2 27/05/13 18:01 INTRODUÇÃO CONSIDERAÇÕES Manual para o ensino dos esportes no PST Pablo Juan

Leia mais

Métodos de Ensino para o Futebol

Métodos de Ensino para o Futebol 08/09/2014 Métodos de Ensino para o Futebol Métodos Analítico, Global e Situacional Conhecimentos Técnicos e Táticos TÉCNICA EFICIÊNCIA: MELHORES RESULTADOS EM MENOS TEMPO EFICÁCIA: MOVIMENTOS CULTURALMENTE

Leia mais

Unidades de Formação e Cargas Horárias Andebol - Grau III

Unidades de Formação e Cargas Horárias Andebol - Grau III Unidades de Formação e Cargas Horárias Andebol - Grau III UNIDADES DE FORMAÇÃO HORAS 1. CARACTERIZAÇÃO DO JOGO 6 2. REGRAS DO JOGO E REGULAMENTOS ESPECÍFICOS 4 3. MEIOS DE ENSINO DO JOGO 20 4. COMPONENTES

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 118797 A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade

Leia mais

A SUPERIORIDADE NUMÉRICA OFENSIVA

A SUPERIORIDADE NUMÉRICA OFENSIVA A SUPERIORIDADE NUMÉRICA OFENSIVA DA FORMAÇÃO AO RENDIMENTO Análise crítica dos processos de jogo ofensivos observados nos escalões de formação Características do jogador jovem português Análise crítica

Leia mais

DIDÁCTICA DO FUTEBOL AULA 1 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA

DIDÁCTICA DO FUTEBOL AULA 1 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA DIDÁCTICA DO FUTEBOL AULA 1 LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA ACTIVIDADE FÍSICA HUMANA DIDÁCTICA DO FUTEBOL Carga Horária 14 semanas de aulas Aulas Teórico-Práticas 5ª Feira (09H00 12H00) Espaços Complementares

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS FLORIANO EDITAL Nº 003/2016, DE 14 DE JANEIRO DE 2016 Seleção para Alunos de Pós-Graduação Lato Sensu para

Leia mais

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados)

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Nome: Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Observe a figura acima e responda as questões a seguir: 1. A sequência se refere à prova de. 2. Em que distâncias essa prova

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

CAPÍTULO. Capacidades Coordenativas

CAPÍTULO. Capacidades Coordenativas 6 CAPÍTULO Capacidades Coordenativas Pablo Juan Greco Juan Carlos P. Moraes Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa Alcântara

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o

P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o P L A N I F I C A Ç Ã 0 E n s i n o S e c u n d á r i o 2016-2017 DISCIPLINA / ANO: Educação Física / 12º Ano MANUAL ADOTADO: Em Movimento 10/11/12 Edições ASA II, S.A. GESTÃO DO TEMPO 1º PERÍODO Nº de

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 108020 Com relação aos modelos qualitativos de avaliação nas aulas de educação física escolar, assinale a opção correta. 1) Avaliações do tipo somativa são mais genéricas, abrangem pequenas partes

Leia mais

FUNDAMENTOS DA INICIAÇÃO ESPORTIVA

FUNDAMENTOS DA INICIAÇÃO ESPORTIVA FUNDAMENTOS DA INICIAÇÃO ESPORTIVA INICIAÇÃO ESPORTIVA A iniciação esportiva é o primeiro contato do indivíduo com a prática esportiva de forma orientada, organizada e sistematizada. INICIAÇÃO ESPORTIVA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO FUTSAL

PLANO DE TRABALHO FUTSAL PLANO DE TRABALHO FUTSAL Telefone: (44) 3220-5750 E-mail: centrosesportivos@maringa.pr.gov.br EQUIPE ORGANIZADORA SECRETARIO MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER Francisco Favoto DIRETOR DE ESPORTES E LAZER Afonso

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

Voleibol 6 ECTS. 2.º Ano, 2.º Semestre. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD)

Voleibol 6 ECTS. 2.º Ano, 2.º Semestre. Área Científica. Objetivos de Aprendizagem. Conteúdos Programáticos. Educação Física e Desporto (EFD) Voleibol 6 ECTS 2.º Ano, 2.º Semestre Área Científica Educação Física e Desporto (EFD) Objetivos de Aprendizagem Conhecer a história da modalidade desportiva; Conhecer as estruturas organizacionais e reguladoras

Leia mais

ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O DESLOCAMENTO DE RECUPERAÇÃO NO TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS

ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O DESLOCAMENTO DE RECUPERAÇÃO NO TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O DESLOCAMENTO DE RECUPERAÇÃO NO TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS Vitor Ciampolini CDS/UFSC Osvaldo André Furlaneto Rodrigues CDS/UFSC Michel Milistetd CDS/UFSC Juarez Vieira do Nascimento

Leia mais

Seminário ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO a competição em jogo OLIPET NOSSO JEITO DE PENSAR E FAZER A COMPETIÇÃO

Seminário ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO a competição em jogo OLIPET NOSSO JEITO DE PENSAR E FAZER A COMPETIÇÃO Seminário ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO a competição em jogo OLIPET NOSSO JEITO DE PENSAR E FAZER A COMPETIÇÃO O PRODHE Construir, disseminar e comunicar o patrimônio de ideias e práticas sobre o Esporte

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANDE EB 2,3 DE SANDE Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - Ano Letivo 2017/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANDE EB 2,3 DE SANDE Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - Ano Letivo 2017/2018 Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - 1 Higiene e segurança Conhece e aplica cuidados de higiene e segurança. Espírito desportivo Coopera com os companheiros, quer nos exercícios,

Leia mais

Mini Livro Digital CONTEÚDO: DOMÍNIO OU RECEPÇÃO DA BOLA, O CONTROLE DE BOLA, A CONDUÇÃO DE BOLA, O PASSE, O CHUTE, O CABECEIO, O DRIBLE E A FINTA

Mini Livro Digital CONTEÚDO: DOMÍNIO OU RECEPÇÃO DA BOLA, O CONTROLE DE BOLA, A CONDUÇÃO DE BOLA, O PASSE, O CHUTE, O CABECEIO, O DRIBLE E A FINTA Mini Livro Digital FUNDAMENTOS DO FUTSAL CONTEÚDO: DOMÍNIO OU RECEPÇÃO DA BOLA, O CONTROLE DE BOLA, A CONDUÇÃO DE BOLA, O PASSE, O CHUTE, O CABECEIO, O DRIBLE E A FINTA EDIÇÃO 2017 www.dicaseducacaofisica.info

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40 CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Não Período: II Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40 CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Não Período: II Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Handebol e Voleibol Código: FIS05 Professor: Israel Caboclo de Lima Neto e-mail:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ANADIA Bateria de Exercícios Andebol NÚCLEO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2000.200 ANDEBOL BATERIA DE EXERCÍCIOS Este documento pretende acima de tudo fornecer ao professor uma quantidade

Leia mais

CAPÍTULO Oferecer-se e. Habilidades técnicas. desmarcar-se

CAPÍTULO Oferecer-se e. Habilidades técnicas. desmarcar-se 6 CAPÍTULO Habilidades técnicas 6.2.5 Oferecer-se e desmarcar-se Pablo Juan Greco Gustavo De Conti Teixeira Costa Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL RUGBY JUVENIL LISBOA 2007 A FORMAÇÃO DO JOVEM JOGADOR EM PORTUGAL. Henrique Rocha Dep. de Formação FPR

SEMINÁRIO INTERNACIONAL RUGBY JUVENIL LISBOA 2007 A FORMAÇÃO DO JOVEM JOGADOR EM PORTUGAL. Henrique Rocha Dep. de Formação FPR SEMINÁRIO INTERNACIONAL RUGBY JUVENIL LISBOA 2007 A FORMAÇÃO DO JOVEM JOGADOR EM PORTUGAL Henrique Rocha Dep. de Formação FPR A FORMAÇÃO DO JOVEM JOGADOR EM PORTUGAL JOGADORES PORTUGUESES TREINADOS POR

Leia mais

CAPÍTULO. 5.2 Jogos de inteligência e JDICT. criatividade tática. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes

CAPÍTULO. 5.2 Jogos de inteligência e JDICT. criatividade tática. Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5 CAPÍTULO JDICT Pablo Juan Greco Gustavo de Conti T. Costa Juan Carlos P. Moraes 5.2 Jogos de inteligência e criatividade tática cap5.2.indd 1 27/05/13 18:16 cap5.2.indd 2 27/05/13 18:16 APRENDIZAGEM

Leia mais

Pressupostos pedagógicos para a iniciação esportiva no handebol

Pressupostos pedagógicos para a iniciação esportiva no handebol Pressupostos pedagógicos para a iniciação esportiva no handebol A competição como parte do processo formativo do atleta Profa. Dra. Tathyane Krahenbühl FEFD/UFG EsporteLab Novas tendências do ensino dos

Leia mais

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 26. (CONCURSO MAURITI/2018) Os neurônios espelho desempenham uma função crucial para o comportamento humano. Eles são ativados quando alguém observa uma ação de outra pessoa.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL NOS ANOS ESCOLARES INICIAS

A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL NOS ANOS ESCOLARES INICIAS A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL NOS ANOS ESCOLARES INICIAS Rivison José da Costa Júnior RESUMO O presente estudo visa relatar a importância de ensinar futsal para crianças, nos primeiros anos de escolaridade,

Leia mais

ESCOLA DE FUTEBOL PLANET SOCIETY

ESCOLA DE FUTEBOL PLANET SOCIETY Categoria Mamadeira Considerando a pouca idade das crianças nessa categoria, é essencial desenvolver um trabalho de forma lúdica, mas com muito contato com a bola. Esse método permite melhorar a coordenação

Leia mais

Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO

Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO Processo para o ensino e desenvolvimento do futebol e futsal: ESTÁGIOS DE INICIANTES, AVANÇADOS E DE DOMÍNIO Processo para o ensino do futebol/ futsal A metodologia para o ensino do futebol até a especialização

Leia mais

CAPÍTULO. Habilidades técnicas

CAPÍTULO. Habilidades técnicas 6 CAPÍTULO Habilidades técnicas Pablo Juan Greco Gustavo De Conti Teixeira Costa Camila de Sousa Teixeira Carolina Drumond P. Carreiro Fabíola de Araújo Cabral Juliana C. de Abreu Teixeira Karina Costa

Leia mais

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO PLANO DE AULA Nº:03 Data:01/08/2017 Hora: 14:15. Conteúdo estruturante: Jogos cooperativos pre-desportivos Conteúdo Específico: Iniciação ao

Leia mais

METODOLOGIAS DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DO FUTSAL MÉTODO ANALÍTICO OU GLOBAL

METODOLOGIAS DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DO FUTSAL MÉTODO ANALÍTICO OU GLOBAL METODOLOGIAS DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DO FUTSAL MÉTODO ANALÍTICO OU GLOBAL Artur Monteiro / UTAD Luís Vaz / UTAD / CIDESD lvaz@utad.pt ոո Palavras-chave: Educação Física, Ensino, Futsal. INTRODUÇÃO Como

Leia mais

14º Encontro Internacional Phorte CURSO A BRINCADEIRA, O JOGO E O ESPORTE: APRESENTAÇÃO DE UM MODELO PEDAGÓGICO DE INICIAÇÃO ESPORTIVA

14º Encontro Internacional Phorte CURSO A BRINCADEIRA, O JOGO E O ESPORTE: APRESENTAÇÃO DE UM MODELO PEDAGÓGICO DE INICIAÇÃO ESPORTIVA 14º Encontro Internacional Phorte CURSO A BRINCADEIRA, O JOGO E O ESPORTE: APRESENTAÇÃO DE UM MODELO PEDAGÓGICO DE INICIAÇÃO ESPORTIVA FABIO D ANGELO Julho / 2017 O curso tem como objetivo apresentar aos

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE

CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE = latim Capacitate, que significa qualidade que pessoa ou coisa tem de satisfazer para um determinado fim; habilidade; aptidão Segundo Gundlach (1968), as Capacidades Motoras

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano EDUCAÇÃO FISICA 4ª. ETAPA

Leia mais

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor (a):selma Maria de Mello - Disciplina: Educação Física - Ano: 2014 - Período: 1º Bimestre Curso: Ensino Médio e Profissionalizante Turma: 1º ano A matutino ESTRUTURANTES

Leia mais

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR MÓDULO 4 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 O JOGO

Leia mais

Educação Física - 6º AO 9º ANO

Educação Física - 6º AO 9º ANO Conteúdos Programáticos Propostos para a Disciplina: Bimestre 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano 1º bimestre Jogo e : Competição e cooperação Jogos populares Jogos pré-desportivos Jogos cooperativos : modalidade

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Futebol e Futsal Código: FIS24 Professor: Renan José Guedes Alcoforado Pereira

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40 CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Não Período: II Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 40 CH Total: 100h Créditos: 05 Pré-requisito(s): Não Período: II Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia do Handebol e Voleibol Código: FIS05 Professor: Gilson Pereira Souza e-mail: gilson.souza@fasete.edu.br

Leia mais

Curso de Treinadores Grau 2 Federação de Andebol de Portugal CONTRA-ATAQUE CONTRA-ATAQUE. Departamento Técnico FAP

Curso de Treinadores Grau 2 Federação de Andebol de Portugal CONTRA-ATAQUE CONTRA-ATAQUE. Departamento Técnico FAP CONTRA-ATAQUE CICLO DE JOGO Jogo livre Jogo dirigido Jogo construído Sistema Ofensivo Organização/Ocupação Baliza 4,5, 6 jogadores Contra-Ataque Apoiado atacar conservar Bola 1, 2, 3 jogadores Contra-Ataque

Leia mais

Jogos Desportivos Coletivos

Jogos Desportivos Coletivos ... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação Física 7ºAno COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Jogos Desportivos Coletivos Andebol Cooperar com os companheiros

Leia mais

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESTAFETAS 192 DOMÍNIO DAS TÉCNICAS III FASE - APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO B FASES / NÍVEIS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS I- Ensino / Aprendizagem - Aquisição da noção de transmissão, através de jogos. - Aquisição

Leia mais

PARÂMETROS PRÁTICOS DA METODOLOGIA DO ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS ATRAVÉS DA COORDENAÇÃO COM BOLA, A BASE DAS HABILIDADES DOS JOGOS RESUMO

PARÂMETROS PRÁTICOS DA METODOLOGIA DO ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS ATRAVÉS DA COORDENAÇÃO COM BOLA, A BASE DAS HABILIDADES DOS JOGOS RESUMO 1 PARÂMETROS PRÁTICOS DA METODOLOGIA DO ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS ATRAVÉS DA COORDENAÇÃO COM BOLA, A BASE DAS HABILIDADES DOS JOGOS Jenipher Emanuelle de Lima Campos Zampier Siomara Aparecida Silva

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO 6ºe 7ºanos / 1ºbimestre Brincadeiras e jogos Estafetas Jogos tradicionais Jogos Populares Jogos regionais Vivenciar e colocar em prática as normas e regras da Educação Física Escolar: Objetivos, frequência,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL E DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL E DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL E DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO Área Temática: Saúde Schelyne Ribas Da Silva (Coordenadora da Ação de

Leia mais

JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS

JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS CONCEITO É um jogo que é realizado antes da atividade principal. As modalidades desportivas como voleibol, futsal, basquete e handebol podem ser adaptadas modificando as suas regras,números

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO

PROPOSTA DE TRABALHO SECETAIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPEINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIETOIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL POPOSTA DE TABALHO 1- Título: Esporte Para Todos 2- Autor: Delcí Kremer Birck 3- Aplicativo utilizado:

Leia mais

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física 1 de Expressão Motora/ Educação Física Expressão Motora Pré-Escolar 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Conteúdos Conteúdos Conteúdos Conteúdos Perícia e Manipulação Realizar várias habilidades motoras básicas:

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO ROCKENBACH TURMA 2º ANO PLANO DE AULA Nº: 03 Data: 01/08/2017 Hora: 14:15. Escola: Antonio Rockenbach Turma: 2º Local da aula: Pátio (Pedrinhas) Conteúdo estruturante:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 207/208.º Período DISCIPLINA: Educação Física ANO: 2.º CURSO: Cientifico Humanístico Total de aulas Previstas: 7 Mês set out nov dez Unidades Temáticas Conteúdos Condição Física Geral Ginástica no solo

Leia mais

CAPÍTULO. 8.2 Lançamentos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.2.indd 1 27/05/13 18:23

CAPÍTULO. 8.2 Lançamentos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.2.indd 1 27/05/13 18:23 8 CAPÍTULO Atletismo 8.2 Lançamentos José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.2.indd 1 27/05/13 18:23 cap8.2.indd 2 27/05/13 18:23 CAPACIDADES ATLETISMO LANÇAMENTOS COORDENATIVAS PRESSÃO DE

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014. Skate

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014. Skate CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ATIVIDADES E ESPORTES DE AVENTURA Faculdades Metropolitanas Unidas FMU 30/11/2014 Skate O O Prof. Me. Flávio Antônio Ascânio Lauro Skate O O Objetivos Gerais Vivenciar

Leia mais

EXEMPLO. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Critérios de Classificação.

EXEMPLO. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Critérios de Classificação. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 17 Decreto-Lei n.º 17/16, de 4 de abril Critérios de Classificação 5 Páginas Prova 28 CC Página 1/ 5 CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO

ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS DE ESCOLARIDADE ÁREA FÍSICAS DESPORTIVAS AVALIAÇÃO MATÉRIAS 1 - Exploração da Natureza Descoberta do meio ambiente, através da sua exploração. 2

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MONITORIA LAZER E ESPORTE- 2018/2019

PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MONITORIA LAZER E ESPORTE- 2018/2019 PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MONITORIA LAZER E ESPORTE- 2018/2019 Modalidade: Basquete Nome: Curso: 01- O contra-ataque é uma ação coletiva ou individual bastante utilizada no basquete com estratégias bem

Leia mais

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões.

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões. Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino E.E. Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões Realização: Foco do Projeto O foco era oferecer aos alunos dos 4ºs. Anos

Leia mais

APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES

APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES O JOGADOR PADRÃO APOSTILA PÁGINA 6 As onze PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM JOGADOR 1 - Sendo um jogo de conjunto, procurar sempre, e o mais rápido possível

Leia mais

esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país.

esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país. O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebolde campo para as quadras. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais

Leia mais

A FORMAÇÃO DE ATLETAS EM PORTUGAL ULISSES PEREIRA

A FORMAÇÃO DE ATLETAS EM PORTUGAL ULISSES PEREIRA A FORMAÇÃO DE ATLETAS EM PORTUGAL ULISSES PEREIRA IDADES DOS ESCALÕES ETÁRIOS FEMININOS Bambis 7-8 Minis 9-10 Infantis 11-12 Iniciadas 13-14 Juvenis 15-16 Juniores 17-18 Problema Escalão de juniores com

Leia mais

Autores que defendem que a ginástica seja ensinada com mais frequência nas escolas recomendam que o professor de Educação Física

Autores que defendem que a ginástica seja ensinada com mais frequência nas escolas recomendam que o professor de Educação Física Questão: 111045 Considerando as relações entre atividade física, saúde e programas de intervenção em atividade física, julgue os itens que se seguem. Os objetivos do Programa Academia da Saúde, coordenado

Leia mais

CAPÍTULO 7.3. Handebol. Pablo Juan Greco Juliana Pacheco Magalhães Fernando Lucas Geco. cap7.3.indd 1 27/05/13 18:21

CAPÍTULO 7.3. Handebol. Pablo Juan Greco Juliana Pacheco Magalhães Fernando Lucas Geco. cap7.3.indd 1 27/05/13 18:21 7 CAPÍTULO Handebol 7.3 Pablo Juan Greco Juliana Pacheco Magalhães Fernando Lucas Geco cap7.3.indd 1 27/05/13 18:21 cap7.3.indd 2 27/05/13 18:21 PRINCIPIANTE 1 X 0 PRINCIPIANTE 01 1 X 0 PRINCIPIANTE 02

Leia mais