OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO"

Transcrição

1 6ºe 7ºanos / 1ºbimestre Brincadeiras e jogos Estafetas Jogos tradicionais Jogos Populares Jogos regionais Vivenciar e colocar em prática as normas e regras da Educação Física Escolar: Objetivos, frequência, participação e avaliação. Participar das atividades corporais, respeitando as diferenças de forma inclusiva, adaptando as propostas à quaisquer especificidades de deficiência (física e mental). Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando hábitos saudáveis de higiene e alimentação. Abordar e discutir a origem e história dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Desenvolver atitudes de respeito mútuo, de dignidade e de solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência. Esportes Esportes de marca: Atletismo Corridas Saltos Arremessos Reconhecer no esporte potencialidades para o desenvolvimento de atitudes e de valores importantes para o convívio em grupo. Conhecer a origem, a história e as regras do atletismo. Experimentar e fruir esportes de marca, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Ginástica geral: Qualidades físicas Ginástica de conscientização corporal Conhecer a origem, a história e as regras da ginástica. Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática. Conhecer os limites e possibilidades do próprio corpo.

2 6ºe 7ºanos / 1ºbimestre Danças Danças urbanas Experimentar, fruir e recriar danças urbanas identificando seus elementos (ritmo, espaço, gestos). Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados dos diferentes grupos sociais. Lutas Lutas do Brasil Reconhecer as diferenças entre brigas e lutas e as demais práticas corporais. Conhecer o conceito de lutas em diferentes contextos regionais. Corridas de orientação Experimentar a prática corporal na dimensão da educação ambiental, avaliando as contribuições e possibilidades no ambiente escolar.

3 6ºe 7ºanos / 2ºbimestre Brincadeiras e jogos Estafetas Jogos competitivos Jogos cooperativos Vivenciar de forma lúdica e recreativa, os jogos competitivos, cooperativos e estafetas. Participar de atividades corporais, reconhecendo e respeitando características físicas, de forma inclusiva, adaptando as propostas a quaisquer especificidades de deficiência (física e mental). Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos com o objetivo de promover a saúde. Esportes Esportes de marca Esportes de precisão Esportes de invasão (futsal e handebol) Experimentar e fruir esportes de marca e precisão, respeitando as regras, prezando pelo trabalho coletivo e protagonismo, identificando os elementos comuns a esses esportes. Conhecer as regras do futsal e handebol, aplicadas ao contexto escolar. Experimentar e fruir esportes de invasão, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Ginástica geral: Qualidades físicas Ginástica de condicionamento físico Discutir as experiências corporais, pessoais e coletivas desenvolvidas em aula, de modo a problematizar questões de gênero e corpo. Adquirir e aperfeiçoar as habilidades específicas da ginástica. Conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo.

4 6ºe 7ºanos / 2ºbimestre Danças Danças urbanas Danças culturais Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos das danças urbanas. Lutas Lutas do Brasil Experimentar e fruir diferentes tipos de lutas presentes no contexto comunitário e regional. Corridas de orientação Experimentar e fruir diferentes práticas corporais e as possibilidades de recriá-las, identificando os riscos durante a prática, a segurança e a integridade física dos alunos.

5 6ºe 7ºanos / 3ºbimestre Brincadeiras e jogos Jogos competitivos Jogos cooperativos Jogos de tabuleiro Jogos eletrônicos Reflexão e discussão sobre a diferença entre brincadeiras, jogos e esportes. Vivenciar de forma lúdica e recreativa, os jogos competitivos e cooperativos. Construir coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde. Conhecer a disposição e movimentação básica de jogos de tabuleiro. Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos. Esportes Esportes de rede (voleibol, badminton e peteca) Esportes de invasão (futebol, futsal, handebol e basquetebol) Esporte técnicocombinatórios (ginástica artística e ginástica rítmica) Conhecer as regras dos esportes de rede, invasão e técnico combinatórios, aplicadas ao contexto escolar. Experimentar e fruir de maneira lúdica, os esportes de rede e invasão, atendendo às condições de material e espaço físico. Identificar e experimentar as atividades motoras básicas presentes nos esportes técnico-combinatórios, como rolar, segurar, girar e saltar. Ginástica geral Ginástica de condicionamento físico Conhecer e relacionar as capacidades físicas de força muscular, velocidade e equilíbrio durante a prática da ginástica. Respeitar e valorizar as individualidades e as diferenças de habilidade e capacidades físicas durante a prática da ginástica.

6 6ºe 7ºanos / 3ºbimestre Danças Danças do Brasil e do Mundo Danças indígenas Danças africanas Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do Mundo e danças africanas e indígenas, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados em suas culturas de origem. Lutas Lutas do Brasil Identificar as características do movimento e da luta, reconhecendo seus princípios e características gerais. Planejar e utilizar estratégias básicas de lutas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança. Parkour Experimentar e fruir o jogo Parkour, adaptado ao espaço físico da escola, a segurança e a integridade física dos alunos.

7 6ºe 7ºanos / 4ºbimestre Brincadeiras e jogos Jogos competitivos Jogos cooperativos Jogos indígenas Jogos de tabuleiro (xadrez) Jogos eletrônicos Experimentar e fruir brincadeiras e jogos, incluindo aqueles de matriz africana e indígenas, valorizando e respeitando os diferentes significados em sua cultura de origem. Conhecer as regras básicas do jogo de xadrez. Experimentar e fruir o jogo de xadrez. Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais. Esportes Esportes de rede Esportes de invasão Esportes técnicocombinatórios Praticar um ou mais esportes de rede, invasão e técnico-combinatórios usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando as regras. de condicionamento físico Conhecer e explorar os potenciais das estruturas corporais durante a prática da ginástica. Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como a obesidade, anorexia etc.) a partir da análise de seus hábitos alimentares e da prática de atividades físicas.

8 6ºe 7ºanos / 4ºbimestre Danças Danças do Brasil e do Mundo Reconhecer a dança como prática corporal de interação social, compartilhando experiências e sensações. Identificar e experimentar os elementos da dança, como espaço, ritmo e gestos. Lutas Lutas do Brasil Respeitar e valorizar as individualidades e as diferenças de habilidades e capacidades físicas evidenciadas nas práticas das lutas. Parkour Experimentar e fruir o jogo Parkour, adaptado ao espaço físico da escola, valorizando a segurança e integridade física dos alunos.

9 Esportes Esportes de marca (atletismo) Esportes de rede (voleibol, badminton) Esportes de invasão (basquetebol, futebol, futsal e handebol) Esportes técnicocombinatório (ginásticas rítmica e artística) Vivenciar e colocar em prática as normas e regras da Educação Física escolar: objetivos, frequência, participação e avaliação. Desenvolver atitudes de respeito mútuo, de dignidade, de solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência. Participar das atividades corporais, respeitando as diferenças de forma inclusiva, adaptando as propostas a quaisquer especificidades de deficiência (física e mental). Praticar um ou mais esportes de marca, rede, invasão ou técnicocombinatórios valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. Ginástica geral (qualidades físicas) Ginástica de conscientização corporal Conhecer a origem, a história e as regras da ginástica. Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência e flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática. Conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo. Danças Danças urbanas Danças indígenas Danças africanas Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos (ritmo, espaço, gestos). Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados dos diferentes grupos sociais. Experimentar e fruir danças indígenas e africanas, valorizando e respeitando seus sentidos e significados.

10 Lutas Lutas do Brasil Conhecer o conceito de lutas em diferentes contextos regionais. Reconhecer as diferenças entre brigas e lutas e as demais práticas corporais. Corridas de orientação Experimentar e fruir diferentes práticas corporais e as possibilidades de recriá-las, identificando os riscos durante a prática, adaptando ao espaço físico da escola, respeitando a segurança e integridade física dos alunos.

11 8ºe 9ºanos / 2ºBimestre Brincadeiras e jogos Esportes de marca Esportes de rede Esportes de invasão Esportes técnico-combinatórios Reconhecer no esporte potencialidades para o desenvolvimento de atitudes e de valores relevantes ao convívio em grupo. Pesquisar e discutir questões históricas dos esportes, como origem, evolução e contexto atual. Experimentar e fruir um ou mais esportes de marca, rede, invasão ou técnico-combinatórios, usando habilidades técnico-táticas básicas, respeitando condições de materiais e espaço físico da escola. Ginástica geral Ginástica de condicionamento físico Ginástica de conscientização corporal Experimentar e fruir um ou mais exercícios físicos, identificando as exigências corporais e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada aluno. Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de condicionamento físico, identificando as exigências corporais dos mesmos. Conhecer os limites e possibilidades do próprio corpo.

12 8ºe 9ºanos / 2ºbimestre Danças Danças urbanas Danças populares Experimentar, recriar e fruir danças populares, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados. Lutas Lutas do Brasil Experimentar e fruir diferentes tipos de lutas presentes no contexto comunitário e regional. Corridas de orientação Experimentar a prática corporal na dimensão da educação ambiental, avaliando as contribuições e possibilidades no ambiente escolar.

13 8ºe 9ºanos / 3º bimestre Esportes Esportes de rede Esportes de invasão Xadrez Experimentar e fruir um ou mais esportes de rede e invasão, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras. Experimentar e fruir o jogo de xadrez. Ginástica de conscientização corporal Ginástica de condicionamento físico Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal e condicionamento físico, identificando as exigências corporais de cada uma. Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir os benefícios para melhoria das condições de vida, saúde e bem-estar. Danças Danças urbanas Estabelecer relações entre o corpo e a construção do movimento dançado Discutir as experiências corporais, pessoais e coletivas desenvolvidas em aula de modo a problematizar questões de gênero e corpo. Lutas Lutas do Brasil Experimentar e fruir a execução dos movimentos das lutas, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente. Corridas de orientação Parkour Slackline Skate Identificar os tipos de práticas corporais. Identificar riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na realização de práticas corporais.

14 8º e 9ºanos / 4ºbimestre Esportes Esportes de rede Esportes de invasão Experimentar e fruir um ou mais esportes de rede e invasão, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras. Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, violência, etc.) e a forma como a mídia os apresentam. Conhecer e cuidar do próprio corpo valorizando hábitos de higiene e alimentação. Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como a mídia os apresentam. de condicionamento físico Discutir a ocorrência de distúrbios alimentares (obesidade, anorexia, bulimia e outros) a partir da análise de seus hábitos alimentares e a prática de atividades físicas. Desenvolver atitudes de respeito mútuo, repudiando qualquer espécie de bullying. Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos (anabolizantes) para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações culturais.

15 8º e 9ºanos / 4ºbimestre Danças Danças de salão Experimentar, fruir e recriar danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando suas tradições. Criação de pequenas coreografias utilizando os elementos das danças de salão. Lutas Lutas do Brasil Discutir as transformações históricas relacionadas ao universo das lutas, valorizando e respeitando as culturas de origem. Experimentar e fruir práticas corporais urbana e na natureza. Práticas culturais de aventura urbanas Identificar riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na realização de práticas culturais na natureza.

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS 6 Ano 7 Ano 8º Ano 9º Ano Favorecer aos estudantes a aquisição dos conhecimentos básicos dos esportes de forma prazerosa. Desenvolver relações equilibradas e construtivas

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física PLANEJAMENTO - 209 Série: 6º ano Professor: Marta Caldas ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação Física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento Propiciar

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 118797 A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade

Leia mais

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS 1º HISTÓRIA E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I * PROCESSO PEDAGÓGICO DO 2 1 1 36 ATLETISMO

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Professores Responsáveis Prof. Ana Paula da Costa Ricart Prof. Danielle Naegele Fernandes Prof. Eduardo Henrique Leal Prof. Idalina

Leia mais

RECRO EDUCAÇÃO FÍSICA

RECRO EDUCAÇÃO FÍSICA RECRO EDUCAÇÃO FÍSICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: PRÉ-DESPORTO (Atividades lúdicas essencialmente recreativas) Valorizar as brincadeiras e jogos populares como formas legítimas de manifestações culturais.

Leia mais

Prof. Maria Emilia Nunes Rodrigues Arenas Secretaria Municipal de Educação São José do Rio Preto - SP

Prof. Maria Emilia Nunes Rodrigues Arenas Secretaria Municipal de Educação São José do Rio Preto - SP Área de Linguagens Educação Física Ensino Fundamental O Ensino Fundamental Duas fases Quatro eixos de formação Anos Iniciais (1 ao 5 ano) Anos Finais (6 ao 9 ano) Letramentos e capacidade de aprender;

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA PROF. RAVILSON CAMPINA DO SIMÃO/2012 SÉRIE: 7ª TURMA: A/B/C HORAS/AULA: 03 PERÍODO: 08/02/2012 a 19/12/2011 populares -Elástico, 5 maria bulica, bets,peteca, queimada

Leia mais

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Identificar e adquirir sua consciência corporal. Conhecer e vivenciar as diversas possibilidades de práticas corporais, aprendendo

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

1º Ano 1º Bimestre 2º Bimestre 3º Bimestre 4º Bimestre Diagnóstico - fevereiro. Jogo Brincadeiras Populares

1º Ano 1º Bimestre 2º Bimestre 3º Bimestre 4º Bimestre Diagnóstico - fevereiro. Jogo Brincadeiras Populares 1º Ano Diagnóstico - fevereiro Brinquedos Cantados Brincadeiras Populares Habilidades Motoras Básicas - Locomoção Dança/Ativ. Rítmica Brincadeiras Populares Infantis Básicas - Manipulação s Simples com

Leia mais

DISCIPLINAS. Estagio Profissional - Atividades Lúdicas 02 32

DISCIPLINAS. Estagio Profissional - Atividades Lúdicas 02 32 MATRIZ CURRICULAR SEMESTRAL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Conteúdos Curriculares 1º SEMESTRE Socorros de Urgência I 02 40 Fundamentos da Anatomia Humana I 02 40 Fundamentos Biológicos I 02 40 Atividades

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Linguagens e códigos e suas tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 37h OBJETIVO: Compreender os usos do corpo na sociedade

Leia mais

Metas de Aprendizagem Educação Física

Metas de Aprendizagem Educação Física Metas de Aprendizagem Educação Física A definição das Metas de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base o Programa Nacional de Educação Física, o Currículo Nacional de Educação

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Metas de Aprendizagem Educação Física

Metas de Aprendizagem Educação Física s de Aprendizagem Educação Física A definição das s de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base o Programa Nacional de Educação Física, o Currículo Nacional de Educação Física,

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIÚNA

FACULDADE DE JAGUARIÚNA Noturno 01 Educação Física Bacharelado 16/* 1 1070161 Atividades Complementares I 1 1070260 Bases Sócio-Culturais em Educação Física 60 80 1 1070261 História da Educação Física 30 10 1 1070262 Leitura,Comunicação

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM LÓGICA DAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: As Expectativas de aprendizagem apresentadas abaixo são versões preliminares para auxiliar o professor nas vivências práticas com seus

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO EDUCAÇÃO FÍSICA

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO EDUCAÇÃO FÍSICA 1.º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Identificar as partes do seu próprio corpo, GINÁSTICA - Identifica as partes de seu próprio corpo? bem como as possibilidades de Ginástica

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor (a):selma Maria de Mello - Disciplina: Educação Física - Ano: 2014 - Período: 1º Bimestre Curso: Ensino Médio e Profissionalizante Turma: 1º ano A matutino ESTRUTURANTES

Leia mais

A PRÁTICA ESPORTIVA COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL

A PRÁTICA ESPORTIVA COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL EM OBJETIVOS Compreender a Educação Física em sua amplitude, considerando os aspectos emocionais e socioculturais nos quais estão inseridos os alunos. Promover a inclusão social e a pluralidade cultural.

Leia mais

Práticas Esportivas e Relações Humanas

Práticas Esportivas e Relações Humanas M aterial do P rofessor Módulo 3 Educação Física Unidade 1 Educação Física: Práticas Esportivas e Relações Humanas Educação Física 5 Apresentação da unidade do material do aluno Caro professor, apresentamos

Leia mais

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

Metas de Aprendizagem Educação Física

Metas de Aprendizagem Educação Física Metas de Aprendizagem Educação Física A definição das Metas de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base o Programa Nacional de Educação Física, o Currículo Nacional de Educação

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física 1 de Expressão Motora/ Educação Física Expressão Motora Pré-Escolar 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Conteúdos Conteúdos Conteúdos Conteúdos Perícia e Manipulação Realizar várias habilidades motoras básicas:

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Iniciação MASC. FEM. Sub-12 MASC. Sub-17 FEM. INTEGRAL

Iniciação MASC. FEM. Sub-12 MASC. Sub-17 FEM. INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: EDUCAÇÃO FÍSICA Série:1ºA,

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO Ano: 10º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1º PERÍODO Aulas semanais. C.H.T. (h/sem) Anatomia Humana

MATRIZ CURRICULAR 1º PERÍODO Aulas semanais. C.H.T. (h/sem) Anatomia Humana Unidades Curriculares MATRIZ CURRICULAR Natureza 1º PERÍODO Núcleo Anatomia Humana Ampliada 4 73h20min Filosofia e Ética da Relação Ser Educação Fundamentos da Relação Ser Educação Ginástica I História

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

Utinga (Belém) Caminhada Circuito Funcional. Sesc Doca (Belém) Alongamento Aula de ritmos

Utinga (Belém) Caminhada Circuito Funcional. Sesc Doca (Belém) Alongamento Aula de ritmos Avaliação Física Caminhada Circuito Funcional Pilates Utinga (Belém) 06h às 10h 06h 07h 08h Sesc Doca (Belém) Alongamento 7h30 8h Torneio de Supinos 8h e 19h Apresentação Coreográfica 8h30 Torneio de Leg

Leia mais

Educação Física - 6º AO 9º ANO

Educação Física - 6º AO 9º ANO Conteúdos Programáticos Propostos para a Disciplina: Bimestre 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano 1º bimestre Jogo e : Competição e cooperação Jogos populares Jogos pré-desportivos Jogos cooperativos : modalidade

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) 3341-1244 PERÍODO DA ETAPA: 05/02 á 18/05 TURMA: 6º e 7º Anos 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : 1. Desporto: Futsal ( Teoria e prática) 2. Dança:

Leia mais

5.8 Estrutura Curricular

5.8 Estrutura Curricular 5.8 Estrutura Curricular Sem. Eixo Disciplinas a/t a/p h/a Matérias Comuns aos Cursos do ISE 1. Pensamentos Filosóficos e Ética 2. Leitura e Produção de Texto I 1. Anatomia Geral 2. Citologia e Genética

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões.

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões. Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino E.E. Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões Realização: Foco do Projeto O foco era oferecer aos alunos dos 4ºs. Anos

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec : Dr José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eio Tecnológico: Recursos Naturais. Habilitação Profissional:

Leia mais

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 1ª SÉRIE MANHÃ 7h30min 3257 Metodologia do Handebol 3254 Metodologia do Atletismo / PISTA DE ATLETISMO 8h20min 9h10min 3257 Metodologia do Handebol 3259 Recreação e Lazer 3254 Metodologia do Atletismo

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação física ANO:6º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Cooperar com os companheiros para

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO. Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo.

OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO. Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo. OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo Realização: Foco do Projeto Os professores de Educação Física da E.E. Profª Irene

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano Agrupamento de Escolas Vila Flor ESCOLA BÁSICA e SECUNDÁRIA de VILA FLOR CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO 5º Ano Ano Letivo 2017/ 2018 2 Conteúdos Programáticos 5º ano Composição Curricular

Leia mais

Jogos Desportivos Coletivos

Jogos Desportivos Coletivos ... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação Física 7ºAno COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Jogos Desportivos Coletivos Andebol Cooperar com os companheiros

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

ANO LETIVO 2018/ GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ANO LETIVO 2018/ GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO 5º ANO procurando o êxito pessoal e do grupo. pelos companheiros, aceitando a crítica, as opções e dificuldades dos outros. de desenvolvimento da

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Nerijane de Almeida Monteiro

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Bacharelado 2018

Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Bacharelado 2018 Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Bacharelado 2018 1º Matérias Comuns aos Cursos do ISE Matérias de Formação Básica e Específica 1. Pensamentos Filosóficos e 40 - Ética 2. Leitura e Produção

Leia mais

Eletiva: Somando Medalhas

Eletiva: Somando Medalhas Eletiva: Somando Medalhas E.E.E.I. Olímpio Catão Professor(es) Apresentador(es): Cristina Lucas Costa Silvia Helena Zonzini Realização: Foco do Projeto Experimentação de práticas esportivas. Conhecimento

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Introdução à Educação Física Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão

Leia mais

É importante considerar a distribuição dos conteúdos ao longo de um determinado período

É importante considerar a distribuição dos conteúdos ao longo de um determinado período PLANEJAMENTO O desafio é equacionar a relação entre o tempo necessário para ensinar todos os conhecimentos das mais diferentes práticas corporais e o tempo efetivamente disponível para o projeto É importante

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Educação Física - Bacharelado Missão A missão do Curso de Bacharelado em Educação Física é formar profissionais para atuar nos diferentes segmentos humanos e sociais,

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional - Informática e Multimédia Planificação Anual 2015-2016 Educação

Leia mais

PLANO DE CURSO. DISCIPLINA: Educação Física ANO: 2016 PROFESSORES: Anderson, Abel e Thiago

PLANO DE CURSO. DISCIPLINA: Educação Física ANO: 2016 PROFESSORES: Anderson, Abel e Thiago Escola Estadual Virgínio Perillo venida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata.MG Fone: (37) 3261-3222 E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com PLNO DE URSO DSPLN: Educação Física NO: 16 PROFESSORES:

Leia mais

Jogos Desportivos Coletivos

Jogos Desportivos Coletivos DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação Física 8ºAno COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS... Competências a desenvolver Conteúdos Aulas previstas Jogos Desportivos Coletivos Cooperar com os companheiros

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr.

INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr. INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr. INICIAÇÃO DESPORTIVA Primeiro contato da criança com o esporte de interesse. Suas regras, fundamentos, movimentações vão sendo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA Secundário A avaliação das aprendizagens dos alunos em Educação Física decorre

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO Ano: 7º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Descritores

Leia mais

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS. Promoção da educação para a cidadania

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS. Promoção da educação para a cidadania AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL HUMBERTO DELGADO ESCOLA SEDE ES/3 JOSÉ CARDOSO PIRES PROJECTO CURRICULAR CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE EMPREGADO DE RESTAURANTE E BAR PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2016/2018

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 01. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA Educação e comunicação como práticas culturais. Mídias como expressão simbólica das diferenças culturais. A tecnologia como cultura e potencializadora

Leia mais

Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Futebol 7. Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Turma Dia Horário Valor Vagas Público

Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Futebol 7. Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Turma Dia Horário Valor Vagas Público Esportes Futsal, Futebol 7, Handebol, Vôlei e Basquete O que desenvolvem? Habilidades físicas e motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE 1 EIXO ESTRUTURANTE Cultura do Movimento Corporal/ Reflexão e Ação OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM Desenvolver habilidades de manipulação e motoras básicas, compreendendo a ação a dinâmica e a evolução

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

FPbe Faculdade Peruíbe Curso de Educação Física

FPbe Faculdade Peruíbe Curso de Educação Física 1 CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA CURRÍCULO: BACHARELADO 1º. PERÍODO Anatomia Humana 4 40 40 Biologia 2 20 20 Introdução à Educação Física e Esporte 2 40 Língua Portuguesa 2 40 Sociologia 2 40 Teoria e Prática

Leia mais

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados Direção de Serviços da Região Norte Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física 2015-2016 SUB TEMA (Conteúdos) OBJETIVOS GERAIS ATIVIDADES METODOLOGIA DESCRITORES RECURSOS CALENDARIZAÇÃO Nº AULAS

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE Educação Física DISCIPLINA: Educação física ANO:5º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Cooperar com os companheiros para

Leia mais

72 Fisiologia Humana. 360 Total. 72 Atividade Física e Saúde. 36 Projetos Integradores IV. 360 Total. 72 Optativa II

72 Fisiologia Humana. 360 Total. 72 Atividade Física e Saúde. 36 Projetos Integradores IV. 360 Total. 72 Optativa II MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Anatomia Humana 1º Termo Fundamentos históricofilosóficos da Metodologia da Pesquisa Fund. SócioHistóricosFilosóficos da Educação Comunicação e Expressão I

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 3º Ciclo A avaliação das aprendizagens dos alunos em Educação Física decorre

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUF0016- ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR OBRIG 30 30 60 3.0 EDUF0009- ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE OBRIG 60 0 60 4.0 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec ETEC. PAULINO BOTELHO Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: EDUCAÇÃO FÍSICA Série: 2ºA,

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO SUBÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 8º A e B ENSINO FUNDAMENTAL ANO:

Leia mais

EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I

EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA NÍVEL I EMENTAS DE DISCIPLINAS - LICENCIATURA 31157-04 Anatomia Humana NÍVEL I Estudo sobre a estruturação do organismo humano com ênfase nas características morfológicas dos sistemas anatômicos respiratório,

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO ANUAL Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 8º A e B ENSINO

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º BIMESTRE Jogos e brincadeiras Reconhecer a importância do trabalho em equipe para o sucesso no coletivo. jogos de perseguição e jogos de marca (ex: quem salta ou lança mais longe, quem chega primeiro, etc.). jogos

Leia mais

Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA ANO: 8º Períodos Letivos: 1º, 2º e 3º Metas/Objetivos/Areas Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Jogos Desportivos

Leia mais

7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL * UNIDADE I UNIDADE II UNIDADE III UNIDADE IV UNIDADE TEMÁTICA: Dança UNIDADE TEMÁTICA: Ginástica OBJETOS DO CONHECIMENTO: Danças

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUF0016- ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR OBRIG 30 30 60 3.0 EDUF0009- ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE OBRIG 60 0 60 4.0 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Grade Curricular por Créditos e Pré-Requisitos

Grade Curricular por Créditos e Pré-Requisitos Grade Curricular por Créditos e Data: 02/02/2018 Página: 1 Código: 2014 1 Horas- Aula Crédi tos 1º PERIODO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 08101 História e Filosofia da Educação e dos 72 3.00 -- 08102 Técnicas de Comunicação

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA.

RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA. RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA. PROFESSOR GEORGE LUIZ CARDOSO SECR. MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER DA CIDADE DE LIMEIRA Relato

Leia mais

Endereço da página: Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016

Endereço da página: Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016 Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7491/o-corpo-e-a-cultura Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016 Educação Física Reportagens O corpo e a cultura Cabe ao professor

Leia mais

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina.

As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta do Programa da disciplina. Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Informação - Prova Data: 09-05-2018 Prova 26/2018 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho As informações sobre o exame apresentadas

Leia mais

PLANO DE ENSINO ANO DE 2013

PLANO DE ENSINO ANO DE 2013 PLANO DE ENSINO ANO DE 2013 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÌSICA ANO: Número de horas/aula Semanal: Total de horas/aula/ano: 1º 02 80 EMENTA: A Educação Física, tratada como componente da área de Linguagens e Códigos,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - MATUTINO/NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Educação Física /5º Ano de escolaridade / Nível Introdução Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Área das Atividades Físicas Subárea

Leia mais