PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física"

Transcrição

1 PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação Física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento Propiciar aos educandos a apresentação do educador e da disciplina. Expor a importância da Educação Física na escola, enquanto disciplina, através de uma aula expositiva em sala. Saúde Conhecer atitudes de vida sadia, adotar hábitos saudáveis, higiene e alimentação. Discursão em sala de aula. 04 a 08/02 Ética Hábitos posturais e locomoção Desenvolver atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação. Evidenciar atitudes posturais corretas, andar, correr, sentar e levantar. Discussão em sala de aula. a 5/02 Atividade recreativa livre Participar dos jogos propostos respeitando as regras Jogos livres. Criação dos movimentos naturais Participar de brincadeiras de formas básicas individuais e grupos. Brincadeiras sem material. 8 a 22/02 Jogos desportivo adaptados Atividades com arco e cordas. Participar de jogos que utilizam habilidades empregadas em esportes. Experimentas e fruir a execução proposta. Práticas esportivas adaptadas. 25/02 a 27/02 a 5/03 Jogos de salão Danças Populares 8 a 22/03 Jogos de corrida Participar dos jogos propostos representando as regras. Vivenciar movimentos rítmicos com fundo musical das regiões destacando o carnaval. Participar de corridas, velocidades em distância com ou sem obstáculos. Jogos de tabuleiros. Dança populares. Jogos que envolvem fundamentos da corrida. Atividade recreativa livre Participar dos jogos propostos respeitando as regras. Jogos livres e Equilíbrio Demonstrar habilidades de equilíbrio utilizando banco sueco e livre. Aula de diferentes tipos de movimento corporal na sala de dança.

2 Jogos eletrônicos Experimentar e fruir, jogo eletrônico respeitando os sentidos e significados atribuídos a faixa etária. Jogos eletrônicos. 25 a 29/03 Transportar Demonstrar habilidades de transportar respeitando limites pessoais e dos colegas. De forma recreativa vivenciar os movimentos adaptados. Jogos motores Participar de jogos ativos e moderados de correr, saltar, transportar, defender e atacar. Jogos que envolvam os fundamentos abordados. 0 a 05/04 Introdução ao handebol Definir fundamentos básicos apresentando jogo de handebol. Apresentação quadra, bola, regras e gestos técnicos. Fundamentos do handebol Vivenciar, receber a bola de várias formas, passes e arremessos. Jogos que envolvem os fundamentos abordados. 08 a 2/04 Regras de handebol Evidenciar conhecimento e noções das regras. Demonstração através de uma aula expositiva em sala de aula. Jogo de handebol Vivenciar, jogar respeitando as regras da modalidade. Jogo de handebol. 5 a 7/04 Brincadeiras da cultura popular Valorizar o convívio e criativo das diferentes diversidades cultural. Demonstração de jogos e brincadeiras, vídeos e slides. Criação de brinquedos populares. Vivenciar brincadeiras da cultura popular. Brinquedos populares. 22 a 26/04 Jogos desportivos adaptados Participar de jogos que utilizam habilidades empregadas em esportes. Práticas esportivas adaptadas. Atividades com cordas Experimentar e fruir atividade propostas com cordas, individual, duplas, trios e quarteto. 29 a 30/04 Criação e recriação de circuito Vivenciar corridas, saltos com ou sem obstáculos. De forma recreativa vivenciar a brincadeira. Resgate aos jogos para desenvolvimento sensorial. Praticar os jogos e brincadeiras adaptados aos quais utilizamos sentidos. Tato, audição, visão para serem jogados. Jogos e 02 a 03/05 Jogos e despostos Participar dos jogos propostos respeitando as regras. Jogos livres e esportivos adaptados. Coordenação motora ampla e fina. Despertar a consciência corporal em cada movimento. Aulas de diferentes tipos de movimentos.

3 06 a 0/05 Introdução ao basquete Apresentar o jogo de basquete Apresentação da quadra, bola, regras e gestos técnicos. Fundamentos do basquete Executar passes arremessos e recepção, respeitando as regras da modalidade. Demonstração de uma aula esportiva em sala de aula e quadra.

4 PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 2ª UNIDADE 3 / 05 /209 a 6/ 08/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 3 a 7/05 20 a 24/05 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Noções de regras do basquete Vivencia esportiva do basquete Resgate de jogos sem material Evidenciar conhecimento das regras. Jogar respeitando as regras da modalidade. Participar de jogos e brincadeiras criadas e adaptadas. Demonstração através de uma aula expositiva em sala. Jogo de basquete. De forma recreativa vivenciar práticas adaptadas. Piscina Participar das brincadeiras Brincadeiras e jogos adaptados. Alimentação e nutrientes Conhecer a necessidade de uma alimentação e dos nutrientes na vida. Demonstração de uma aula expositiva em sala, slides e vídeos. 27 a 3/05 Atividades com cordas Despertar as consciência corporal e ritmo gestual. Aula de diferentes tipos de movimentos corporal. 03 a 07/06 Caminhada ecológica Vivenciar caminhada ecológica com temas de apreciação a natureza (ciências e geografia). De forma recreativa vivenciar a caminhada Jogos vivificantes Participar do jogo de handebol com 4 gols. Jogos e brincadeiras de forma recreativa. Atividades rítmicas e expressivas Vivenciar criação de movimentos rítmicos com fundo musical e pequenas coreografias. Executar dança aos aspectos de liberdade de movimento e expressão. 0 a 4/06 Danças populares Vivenciar danças com temas da cultura nacional, com danças populares com coreografias para apresentações festivas da escola. Experimentar dança no contexto de festa junina. Jogos de destreza fechada Participar dos jogos propostos respeitando as regras. Jogos esportivos adaptados. 7 a 9/06 Saúde Adotar hábitos de autocuidado respeitado as possibilidades e limites do próprio corpo. Demonstração através de uma aula expositiva em sala.

5 Atividade recreativa livre Participar dos jogos propostos. Jogos livres e esportivos adaptados. 08 a 2/07 Introdução ao voleibol Apresentar a quadra de voleibol. Apresentação da quadra, bola, regras e gestos teóricos. 5 a 9/07 Corrida com obstáculo Participar de revezamento com obstáculo respeitando as regras. Revezamento de forma recreativa. 22 a 24/07 Estrutura básica do corpo Experimentar e fruir a execução proposta explorar as partes do corpo com técnicas, com papel metro e jornal. Circuito recreativo Participar de circuito com arcos e bolas. 29/07 a 02/08 Equilíbrio Demonstrar habilidades de equilíbrio utilizando banco sueco e livre. Executar de forma recreativa. 05 a 09/08 2 a 6/08 Coordenação motora ampla Despertar a consciência corporal em cada movimento com material. Jogos vivificantes Participar dos jogos propostos com material. Introdução ao futsal Apresentar o jogo de futsal. Fundamentos do futsal Desenvolver domínio de bola, passe, chute a gol e condução de bola. Executar de forma recreativa. De forma recreativa vivenciar o jogo adaptado. Apresentação da quadra, bola, regras e gestos técnicos. atividades.

6 PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 3ª UNIDADE 9/ 08 /209 a 6/ 2/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO NÚMEROS DE AULAS Futsal Jogar respeitando as regras da modalidade. Jogo de futsal. CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS 9 a 23/08 26 a 30/08 Jogos eletrônicos Dança baiana Jogos da cultura popular Participar respeitando as regras jogando, utilizando o computador no laboratório de informática. Explorar os ritmos corporais baianos com coreografia. Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares, indígena e africana. Jogos eletrônicos. De forma recreativa vivenciar a dança adaptada. atividades. 02 a 06/09 09 a 3/09 6 a 20/09 Corrida variada Atividades com bolas de assoprar Dança livre Participar das brincadeiras de forma básicas individuais e grupos. Desenvolver domínio de bolas de soprar. Individual e duplas. Explorar os ritmos corporais. De forma recreativa respeitando as regras. De forma recreativa respeitando as regras. De forma recreativa, vivenciar a dança adaptada. Handebol Jogar respeitando as regras do handebol. Jogo de handebol. Circuito com obstáculo Jogos e despostos Executar os movimentos com arco, cones, cordas, pratinhos e etc. Participar dos jogos propostos respeitando as regras. De forma recreativa respeitando as regras. Jogos livres e esportivos adaptados. Baleado Jogar respeitando as regras. Jogo de baleado. 23 a 27/09 Voleibol com bolão 30/09 a 04/0 Jogos internos Participar do jogo com a variação de toques ilimitados, utilizar alfabeto, consoantes, números pares e impares. Jogo de voleibol.

7 Jogos internos 07 a /0 Voleibol cego Danças urbanas Participar do jogo, respeitando as regras, como determinado. Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos, ritmo, espaço e gestos. Jogo de voleibol. Danças urbanas. 4 a 8/0 Futsal Gincana Participar do jogo respeitando as regras, futsal com 4 gols. Participar e fruir de forma recreativa respeitando as regras presando pelo trabalho coletivo. Jogo de futsal com 4 gols. Gincana esportiva. 2 a 25/0 Criação dos movimentos naturais Participar de brincadeiras de formas básicas individuais e grupos. Brincadeiras adaptadas. Atividades com arco Experimentar e fruir a execução proposta. Brincadeiras com arcos. 28/0 a 0/ Jogos motores Revezamento Participar de jogos ativos e moderados, correr, saltar e atacar. Demonstrar habilidades de velocidade em trajetos respeitando as regras. Jogos que envolvam os fundamentos abordados. Revezamento com obstáculos. 04 a 08/ a 4/ Movimentos e ritmos Jogos de salão Atividades com bolas coloridas Explorar o ritmo corporal no espaço e no tempo, através de trajetórias, curvas, retas, diagonais, duplas, trios e quartetos. Apresentar os jogos de dama, dominó, xadrez e baralho. Executar brincadeiras envolvendo diversão, soma, subtração e multiplicação De forma recreativa vivenciar os movimentos adaptados. Executar de forma recreativa, respeitando as regras. De forma recreativa, respeitando as regras. Futsal Participar do jogo respeitando as regras. Jogo de futsal. 8 a 22/ Voleibol com bolão Jogo calmante Participar do jogo com a variação de toques, respeitando as regras adaptadas. Executar brincadeiras de forma recreativa respeitando as regras. Jogo de voleibol Jogo calmante.

8 02 a 06/2 Piscina Participar das brincadeiras propostas respeitando as regras. Brincadeiras e competições livres. Jogos eletrônicos Participar respeitando as regras, jogando, utilizando o computador no laboratório de informática. Jogos eletrônicos.

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO 6ºe 7ºanos / 1ºbimestre Brincadeiras e jogos Estafetas Jogos tradicionais Jogos Populares Jogos regionais Vivenciar e colocar em prática as normas e regras da Educação Física Escolar: Objetivos, frequência,

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Identificar e adquirir sua consciência corporal. Conhecer e vivenciar as diversas possibilidades de práticas corporais, aprendendo

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Professores Responsáveis Prof. Ana Paula da Costa Ricart Prof. Danielle Naegele Fernandes Prof. Eduardo Henrique Leal Prof. Idalina

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS 6 Ano 7 Ano 8º Ano 9º Ano Favorecer aos estudantes a aquisição dos conhecimentos básicos dos esportes de forma prazerosa. Desenvolver relações equilibradas e construtivas

Leia mais

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões.

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões. Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino E.E. Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões Realização: Foco do Projeto O foco era oferecer aos alunos dos 4ºs. Anos

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO EDUCAÇÃO FÍSICA

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO EDUCAÇÃO FÍSICA 1.º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - Identificar as partes do seu próprio corpo, GINÁSTICA - Identifica as partes de seu próprio corpo? bem como as possibilidades de Ginástica

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017

REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso de Licenciatura em Pedagogia REVISÃO AVALIAÇÃO 04/12/2017 Profa. Joice Mundim 27/11/2017 A avaliação será

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE 1 EIXO ESTRUTURANTE Cultura do Movimento Corporal/ Reflexão e Ação OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM Desenvolver habilidades de manipulação e motoras básicas, compreendendo a ação a dinâmica e a evolução

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Linguagens e códigos e suas tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 37h OBJETIVO: Compreender os usos do corpo na sociedade

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor (a):selma Maria de Mello - Disciplina: Educação Física - Ano: 2014 - Período: 1º Bimestre Curso: Ensino Médio e Profissionalizante Turma: 1º ano A matutino ESTRUTURANTES

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física 1 de Expressão Motora/ Educação Física Expressão Motora Pré-Escolar 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Conteúdos Conteúdos Conteúdos Conteúdos Perícia e Manipulação Realizar várias habilidades motoras básicas:

Leia mais

Educação Física - 6º AO 9º ANO

Educação Física - 6º AO 9º ANO Conteúdos Programáticos Propostos para a Disciplina: Bimestre 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano 1º bimestre Jogo e : Competição e cooperação Jogos populares Jogos pré-desportivos Jogos cooperativos : modalidade

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA PROF. RAVILSON CAMPINA DO SIMÃO/2012 SÉRIE: 7ª TURMA: A/B/C HORAS/AULA: 03 PERÍODO: 08/02/2012 a 19/12/2011 populares -Elástico, 5 maria bulica, bets,peteca, queimada

Leia mais

Eletiva: Somando Medalhas

Eletiva: Somando Medalhas Eletiva: Somando Medalhas E.E.E.I. Olímpio Catão Professor(es) Apresentador(es): Cristina Lucas Costa Silvia Helena Zonzini Realização: Foco do Projeto Experimentação de práticas esportivas. Conhecimento

Leia mais

EXTRACURRICULARES. atividades

EXTRACURRICULARES. atividades atividades EXTRACURRICULARES As atividades extracurriculares são consideradas complementares no processo de formação dos alunos, são essenciais no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. As atividades,

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período Jogos Pré-Desportivos: - Adquirir competências fundamentais para potenciar a aprendizagem dos jogos desportivos coletivos; Ginástica: - Conhecer e executar as principais habilidades gímnicas.

Leia mais

1º Ano 1º Bimestre 2º Bimestre 3º Bimestre 4º Bimestre Diagnóstico - fevereiro. Jogo Brincadeiras Populares

1º Ano 1º Bimestre 2º Bimestre 3º Bimestre 4º Bimestre Diagnóstico - fevereiro. Jogo Brincadeiras Populares 1º Ano Diagnóstico - fevereiro Brinquedos Cantados Brincadeiras Populares Habilidades Motoras Básicas - Locomoção Dança/Ativ. Rítmica Brincadeiras Populares Infantis Básicas - Manipulação s Simples com

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

Expressões 1º Ano. Página 1 de 4

Expressões 1º Ano. Página 1 de 4 Expressões 1º Ano Expressão Dramática/ Musical Expressão Plástica Físico- Motora Desenvolver as acuidades: auditiva, visuais, tácteis e motora. Explorar o corpo como instrumento de percussão. Imitar determinados

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMILIA. Ano letivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMILIA. Ano letivo 2016/2017 Ano letivo 2016/2017 ATIVIDADE DE EXPRESSÃO MOTORA 1º/2º/3º Período Deslocamentos e - Desenvolver a coordenação - Realização de corrida e transposição de obstáculos; Participação e equilíbrios motora global

Leia mais

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio

Voltar. Público: 6º ano ao Ensino Médio. Público: 2º ano ao Ensino Médio Atletismo O Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamento e salto. De modo geral, o Atletismo desenvolve a força nas extremidades inferiores, resistência física

Leia mais

Escola Estadual João Ribeiro Guimarães Professor Marcos Alberto Sutiér

Escola Estadual João Ribeiro Guimarães Professor Marcos Alberto Sutiér Escola Estadual João Ribeiro Guimarães Professor Marcos Alberto Sutiér Treinamento Futsal Xadrez BANDEIRANTES/MS 2013 Justificativa As aulas de treinamento têm como base o desenvolvimento motor e intelectual

Leia mais

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados)

Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Nome: Estudo dirigido Corridas e Marcha (Responda apenas nos espaços indicados) Observe a figura acima e responda as questões a seguir: 1. A sequência se refere à prova de. 2. Em que distâncias essa prova

Leia mais

Práticas Esportivas e Relações Humanas

Práticas Esportivas e Relações Humanas M aterial do P rofessor Módulo 3 Educação Física Unidade 1 Educação Física: Práticas Esportivas e Relações Humanas Educação Física 5 Apresentação da unidade do material do aluno Caro professor, apresentamos

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA.

RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA. RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA. PROFESSOR GEORGE LUIZ CARDOSO SECR. MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER DA CIDADE DE LIMEIRA Relato

Leia mais

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta Brasília, de Junho de 25. MODALIDADE: Voleibol CMT Colégio Militar Tiradentes Nº Nome Completo do Atleta 11 12

Leia mais

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

Área dos Conhecimentos. 7º Ano. 3º Período

Área dos Conhecimentos. 7º Ano. 3º Período Área dos Conhecimentos 7º Ano 3º Período Capacidades motoras Todos nós possuímos capacidades motoras ou físicas e é através delas que conseguimos executar ações motoras, desde as mais básicas às mais complexas

Leia mais

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO

PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO PLANOS DE AULA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN TURMA 5º ANO PLANO DE AULA Nº:03 Data:01/08/2017 Hora: 14:15. Conteúdo estruturante: Jogos cooperativos pre-desportivos Conteúdo Específico: Iniciação ao

Leia mais

AEC Atividade Física e Desportiva. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC Atividade Física e Desportiva. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2013/2014 AEC Atividade Física e Desportiva Proposta de Planificação 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057.2 1. Introdução A proposta de trabalho que se

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 JUSTIFICATIVA: Neste 3 período iremos abordar o tema sobre a conservação

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - MATUTINO/NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT Futsal Escolar Prof. Ivan Gonçalves dos Santos Lucas do Rio Verde MT - 2009 Introdução A Educação Física é uma disciplina pedagógica permeada de

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

SEIAS Colégio Imaculada Conceição Filhas de Jesus

SEIAS Colégio Imaculada Conceição Filhas de Jesus SEIAS Colégio Imaculada Conceição Filhas de Jesus 1 Conteúdos Conceituais Área de conhecimento: Ensino Religioso. Rituais: - Propiciatórios/Orações; - Divinatórios/Transcendente; - Mistérios/Cerimônias..

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO Osvaldo Tadeu da Silva Junior MÉTODOS/ESTILOS DE ENSINO FERREIRA (1986): do grego méthodos, "caminho para chegar a um fim". Caminho pelo qual se atinge um objetivo.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA O FUTSAL FEMININO NA ESCOLA MANAUS AM 2015 UNIVERSIDADE

Leia mais

Iniciação MASC. FEM. Sub-12 MASC. Sub-17 FEM. INTEGRAL

Iniciação MASC. FEM. Sub-12 MASC. Sub-17 FEM. INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados Direção de Serviços da Região Norte Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física 2015-2016 SUB TEMA (Conteúdos) OBJETIVOS GERAIS ATIVIDADES METODOLOGIA DESCRITORES RECURSOS CALENDARIZAÇÃO Nº AULAS

Leia mais

2016/17 Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro PLANO ANUAL - AEC DE ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

2016/17 Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro PLANO ANUAL - AEC DE ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 2016/17 Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro PLANO ANUAL - AEC DE ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA Plano Anual de Atividades da Atividade Física e Desportiva Ano Letivo 2016/2017 Introdução A Atividade

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Introdução à Educação Física Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão

Leia mais

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Ano: 5º ano Ano letivo: 201.201 Disciplina: Educação Física Turmas: A, B, C, D, E, F, G,

Leia mais

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM LÓGICA DAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: As Expectativas de aprendizagem apresentadas abaixo são versões preliminares para auxiliar o professor nas vivências práticas com seus

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. "O rigor e a alegria de Brincar combinam?".

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. O rigor e a alegria de Brincar combinam?. Planificação Anual Atividade Física e Desportiva "O rigor e a alegria de Brincar combinam?". As brincadeiras permitem às crianças identificar, classificar, agrupar, ordenar, seriar, simbolizar, combinar

Leia mais

RECRO EDUCAÇÃO FÍSICA

RECRO EDUCAÇÃO FÍSICA RECRO EDUCAÇÃO FÍSICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: PRÉ-DESPORTO (Atividades lúdicas essencialmente recreativas) Valorizar as brincadeiras e jogos populares como formas legítimas de manifestações culturais.

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 118797 A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: FASE 4 A NOME DO PROJETO: Aprendendo com a literatura de Tatiana Belinky PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: Nesta faixa etária, as crianças

Leia mais

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias

Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento Expressões e Tecnologias Ano: 6º ano Ano letivo: 201.2014 Disciplina: Educação Física Turmas: A, B, C, D, E, F, G,

Leia mais

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues SETEMBRO A minha Escola Conhecer a sala Vamos conhecer o outro Conhecer os diferentes espaços da instituição, regras da sala e da escola

Leia mais

INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr.

INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr. INICIAÇÃO DESPORTIVA INICIAÇÃO AO FUTSAL Prof.: Msd.: Ricardo Luiz Pace Jr. INICIAÇÃO DESPORTIVA Primeiro contato da criança com o esporte de interesse. Suas regras, fundamentos, movimentações vão sendo

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2016/201 AEC Atividade Física e Desportiva Orientações pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico IMDE05.2 A proposta de trabalho que se segue resulta de

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Nerijane de Almeida Monteiro

Leia mais

Atividades rítmicas e expressão corporal

Atividades rítmicas e expressão corporal Atividades rítmicas e expressão corporal LADAINHAS CANTIGAS BRINQUEDOS CANTADOS FOLCLORE MOVIMENTOS COMBINADOS DE RÍTMOS DIFERENTES RODAS Estas atividades estão relacionados com o folclore brasileiro,

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18

PROJETO 3º PERÍODO DE TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 5B NOME DO PROJETO: Os fenômenos naturais nos 4 elementos PERÍODO DO PROJETO: Setembro /18 a Dezembro /18 JUSTIFICATIVA: Atualmente, há em todos os segmentos de nossa

Leia mais

ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO

ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS DE ESCOLARIDADE ÁREA FÍSICAS DESPORTIVAS AVALIAÇÃO MATÉRIAS 1 - Exploração da Natureza Descoberta do meio ambiente, através da sua exploração. 2

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Esquema corporal; Vida e obra de Pablo Ruiz Picasso. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Ampliação do repertório gráfico por meio da observação;

Leia mais

COMUNICADO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 1º SEMESTRE INFANTIL I

COMUNICADO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 1º SEMESTRE INFANTIL I Palmas, de fevereiro de 2015 Educar é promover o outro em sua totalidade. (Madre Clélia Merloni) Da: Coordenação Segmento I Aos: Senhores Pais ou Responsáveis Assunto: Eixos temáticos COMUNICADO Srs. Pais

Leia mais

NOVEMBRO 2015 BOURBON CATARATAS

NOVEMBRO 2015 BOURBON CATARATAS NOVEMBRO 2015 BOURBON CATARATAS ADULTOS/TEENS Grupo de caminhada (Atividade física praticada na trilha ecológica com acompanhamento de instrutora fitness) Aula de Mat Pilates (Aula fitness com exercícios

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Educação Física /5º Ano de escolaridade / Nível Introdução Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Área das Atividades Físicas Subárea

Leia mais

Fundamentos básicos da ginástica

Fundamentos básicos da ginástica Fundamentos básicos da ginástica Aspectos constitutivos da ginástica: Habilidades motoras, planos e eixos, nomenclatura descritiva e técnicas gímnicas (andar, rastejar, rolar, correr, saltitar, equilibrar,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: EDUCAÇÃO FÍSICA Série:1ºA,

Leia mais

Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Futebol 7. Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Turma Dia Horário Valor Vagas Público

Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Futebol 7. Turma Dia Horário Valor Vagas Público. Turma Dia Horário Valor Vagas Público Esportes Futsal, Futebol 7, Handebol, Vôlei e Basquete O que desenvolvem? Habilidades físicas e motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em

Leia mais

Salas: 12 aos 24 Meses - Sala de 1 ano Educadoras: Susana Campos

Salas: 12 aos 24 Meses - Sala de 1 ano Educadoras: Susana Campos Salas: 12 aos 24 Meses - Sala de 1 ano Educadoras: Susana Campos SETEMBRO Adaptação A escola e o grupo Outono Observar o meio Explorar o meio envolvente Adaptar-se ao espaço e ao grupo Deslocar-se autonomamente

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 2º BIMESTRE Jogos e brincadeiras Reconhecer a importância do trabalho em equipe para o sucesso no coletivo. jogos de perseguição e jogos de marca (ex: quem salta ou lança mais longe, quem chega primeiro, etc.). jogos

Leia mais

Adaptação Curricular: Jogos sensoriais- Descobrindo sensações e movimentos E.E.Alfredo Paulino

Adaptação Curricular: Jogos sensoriais- Descobrindo sensações e movimentos E.E.Alfredo Paulino Adaptação Curricular: Jogos sensoriais- Descobrindo sensações e movimentos E.E.Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): André Luis Gazeta de Souza Maria do Rosário Ordonis Realização: Foco do Projeto

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Maceió, 01 de agosto de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS 1º HISTÓRIA E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I * PROCESSO PEDAGÓGICO DO 2 1 1 36 ATLETISMO

Leia mais

Orientações Programáticas 2015/2016

Orientações Programáticas 2015/2016 Orientações Programáticas 2015/2016 Orientações Programáticas - Projeto do Desporto Escolar no 1.º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 Índice 1. Fundamentação 3 2. Objetivos do Projeto do Desporto Escolar no 1.º

Leia mais

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educador: Gilberto do Carmo. Infância

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educador: Gilberto do Carmo. Infância Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educador: Gilberto do Carmo Infância CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Receção Medieval A Escola A sala Promover a integração

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD 2015

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD 2015 DISCIPLINA: Atletismo e Múltiplas Vivências Turno: Matutino PROFESSOR: Cristina Silva da Mata SÉRIE: Ensino Fundamental PERÍODO: 2015 Atletismo Identificar e vivenciar as modalidades do atletismo, participando

Leia mais

Orientações Programáticas 2015/2016

Orientações Programáticas 2015/2016 Orientações Programáticas 2015/2016 Índice 1. Fundamentação 3 2. Objetivos do Projeto do Desporto Escolar no 1.º Ciclo 3 3. Orientações Programáticas 3 4. Áreas de Intervenção 4 5. Organização de Atividades

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec : Dr José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eio Tecnológico: Recursos Naturais. Habilitação Profissional:

Leia mais

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. Seleção e organização de conteúdos. Educação Física Meios de ensino. Aptidão Física. Cultura

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. Seleção e organização de conteúdos. Educação Física Meios de ensino. Aptidão Física. Cultura DIDÁTICA PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Conhecimento da realidade - Nível dos alunos Determinação de objetivos Seleção e organização de conteúdos - Unidades - Subunidades - Prog. Pedagógica. - Filosofia da Escola

Leia mais

A PRÁTICA ESPORTIVA COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL

A PRÁTICA ESPORTIVA COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL EM OBJETIVOS Compreender a Educação Física em sua amplitude, considerando os aspectos emocionais e socioculturais nos quais estão inseridos os alunos. Promover a inclusão social e a pluralidade cultural.

Leia mais

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR.

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. www. iguatemy.com.br COMUNICADO 31-03 de Outubro de 2014 Ed. Infantil / Berçário / Integral LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. Semana

Leia mais

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ºCICLO PATINAGEM:

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ºCICLO PATINAGEM: (Currículo Regional do Ensino 5,8,9,10 e 14 - Compreender e valorizar a prática da patinagem como factor de desenvolvimento pessoal e de melhor qualidade de vida; - Conhecer as características da Patinagem

Leia mais

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 26. (CONCURSO MAURITI/2018) Os neurônios espelho desempenham uma função crucial para o comportamento humano. Eles são ativados quando alguém observa uma ação de outra pessoa.

Leia mais