Chegando à escola Período de adaptação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Chegando à escola Período de adaptação"

Transcrição

1 Chegando à escola Período de adaptação Público-alvo: Crianças da Educação Infantil Justificativa: A adaptação é marcada por encontros e desencontros é o momento em que a criança e seus pais passam a criar novas relações afetivas com um novo grupo, essas relações fazem com que a criança construa um mundo social mais amplo. Os momentos iniciais na instituição exigem sempre um esforço de adaptação da criança, que habitualmente convive com poucas pessoas em casa com quem já estabeleceu um forte vínculo afetivo, e daqueles que assumem seus cuidados. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI (1998, v1, p ) Para que a adaptação aconteça de forma tranquila, é preciso que as famílias sejam acolhidas em suas dúvidas e ansiedades. É importante que essas famílias sejam orientadas sobre como proceder com seus filhos. O período de adaptação é fundamental para que a criança amadureça de forma segura, que ela interiorize que o desconhecido traz desafios, medos, mas também prazer, por isso vale a pena crescer. Neste material, sugere-se um período de duas semanas para a adaptação, porém isso é para efeitos didáticos, pois cada criança tem o seu próprio tempo e isso precisa ser respeitado. Não é porque o choro parou, por exemplo, que a criança está adaptada. A criança adaptada demonstra alegria e confiança no ambiente em que está. Objetivo geral: Promover a adaptação de forma que a criança construa vínculos positivos com a escola, desenvolva a autonomia, supere desafios e oportunize uma aprendizagem significativa e contextualizada. Objetivos específicos/conteúdos conceituais e procedimentais: Identidade e Autonomia Conhecer o novo espaço de forma a se sentir segura; Desenvolver a autonomia no novo espaço; Expressar opiniões e sentimentos.

2 Movimento Desenhar, pintar, dramatizar, correr, pular, dançar. Artes Visuais Desenvolver habilidade do desenho e pintura relacionados ao tema trabalhado; Valorizar as próprias obras; Expressar por meio da arte gráfica suas ideias, emoções e aprendizado; Linguagem oral e escrita Expressar oralmente opiniões e conhecimentos; Ouvir com atenção a professora e os colegas; Oportunizar contato com textos e imagens; Assistir a vídeos sobre o tema e interpretar o que se viu; Ouvir e memorizar marchinhas variadas; Ler e interpretar imagens. Levantar hipóteses sobre a escrita de palavras (crianças de 4 e 5 anos). Natureza e Sociedade Conhecer a escola e seus colegas; Conhecer a história do carnaval. Matemática Medidas tamanho dos pratos que serão pintados; Forma - formato dos artefatos que serão construídos; Oficina de problemas para crianças de 5 anos. Quadro síntese para o período de adaptação 1º dia 2º dia 3º dia 4º dia 5º dia Brincadeiras com nome e brincadeira cantada. Relembrar os nomes. Tour pela escola Parlenda ou poesia e dramatização Brincar com os brinquedos de casa. Relaxamento e contação de história Relaxamento e circuito motor temático Areia ou play. Roda: brincadeira que mais gosto e combinados para o dia do brinquedo. Brincadeira preferida. Roda: sessão almofada para o dia seguinte. Sessão almofada: Carnaval da Turma da Mônica. Oficina de máscara de prato de papelão.

3 6º dia 7º dia 8º dia 9º dia 10º dia Apresentação sobre o carnaval. Vídeo sobre a história do Carnaval e registro. Ensaio da marchinha e escolha do nome do bloco. Ensaio geral. Cada bloco apresenta sua marchinha e fazem o desfile. Relaxamento. Circuito motor e registro desse momento. Hora da fruta. Relaxamento. História Sonho de carnaval e registro. Hora da fruta. Relaxamento. Oficina para confecção de artefatos de carnaval. Hora da fruta. Relaxamento. Brincadeira com massinha, faz de conta. Hora da fruta. Oficina de jogos e desenho. Relaxamento. Apresentação da marchinha, desfile dos blocos e baile com presença dos familiares. Mesa de frutas para todos. 1º dia 1ª semana de aula Receba as crianças e famílias junto com a coordenação. Em sala, organize cantinhos. Sugestão: cantinho com massinha, de bonecas e brinquedos de casinha, de jogos pedagógicos, de livros infantis, papel e giz de cera. Coloque uma música suave de fundo. Sente em cada grupo de crianças, brinque junto com ela, converse e as ouça. As crianças que, por ventura, estejam chorando o ideal é que fiquem com a coordenação e ou com os pais até que consigam se acalmar. No momento da entrada, os pais podem ter acesso à sala, sem, no entanto, parar e brincar com os estudantes, pois é preciso que, desde cedo, a criança perceba que aquele espaço é seu e que seus pais somente vão levá-la até lá. Os pais podem, e, no caso das crianças menores, devem ficar na escola. Isso dá segurança à criança. O período de adaptação para as crianças do maternal deve iniciar com um tempo menor que as demais turmas. Os pais devem aumentar, gradativamente, esse tempo. O ideal é que nesse período elas fiquem no máximo até o momento do lanche. 1. Roda para organizar a rotina do dia e apresentação da turma e professora. Monte a rotina em papel grande, numerando cada ação que será feita e, se possível, colocando desenhos que façam com que a criança se lembre do que acontecerá. Para as crianças de 2 anos, o ideal é colocar objetos que irão simbolizar os momentos. Para essa roda, providencie crachás com os nomes das crianças. Para as crianças de 2 anos, use fotos. Coloque os crachás no centro da roda e cante a música Se eu fosse um peixinho. Na parte da música que diz eu tirava a..., pegue o crachá e entregue a uma criança. Continue a cantar até que todos estejam com seus crachás nas mãos. Sugira às

4 crianças maiores que enfeitem as fichas e depois todos montam um painel na parede da sala: Quem veio hoje. 2. Realize uma brincadeira cantada. Sugestão: Fotografe todos os momentos do dia. Leve as crianças para fazerem a higiene e apresente o espaço para elas. Sempre que possível, esses momentos devem ser acompanhados por músicas, pois ela organiza interiormente a criança para o que está para acontecer, diminuindo a ansiedade e agilizando as atividades. Nesse início, é importante observar a criança que está sozinha, buscando formas de fazê-la se sentir mais à vontade no grupo. Depois do retorno à sala de aula, coloque uma música suave e, em roda, brinque de alongar o corpo. Sugestão: Vamos esticar o corpo e tentar colocar a mão no céu. Agora vamos mexer o pescoço de um lado para o outro. Vamos imitar o movimento do gatinho espreguiçando. Façam de conta que tem um vento forte soprando que nos faz balançar para lá e para cá. Agora vamos fechar os olhos e imaginar uma coisa de que gostamos muito. Em seguida, converse com a turma sobre o momento anterior. Para que o grupo não se disperse, inicie uma história, enriquecendo-a com objetos, fantoches ou acessórios. Dessa forma, as crianças ficam presas em cada fase da história para observar o que mais surgirá. Ao terminar, as crianças podem, como registro, confeccionarem um fantoche do personagem principal ou de outro elemento marcante. Elas podem levar esse trabalho para casa. Essa é uma boa forma de a criança lembrar-se do que foi feito e conversar com os pais/responsáveis. Para a saída, pense em estratégias como as sugeridas para o momento da entrada. Organize na sala cantinhos. Sugestão: cantinho com massinha, de bonecas e brinquedos de casinha, de jogos pedagógicos, de livros infantis, etc. Coloque também uma música suave de fundo. 2º dia Receba as crianças e famílias junto com a coordenação. Em sala, organize cantinhos. Sugestão: cantinho com massinha, de bonecas e brinquedos de casinha, de jogos pedagógicos, de livros infantis, papel e giz de cera. Coloque uma música suave de fundo. Sente em cada grupo de crianças, brinque junto com ela, converse e as ouça.

5 Organize uma roda com as crianças para realizarem a rotina do dia (observar dicas do 1º dia) e relembrarem o nome dos colegas. No segundo dia, o grupo já se conhece e já passeou por alguns ambientes da escola. Está na hora então de fazer um tour pelo novo espaço. As crianças que já conhecem a escola terão a oportunidade de observar o que mudou e poderão ser os guias para os novatos. Esse tour deve ser bem orientado. É importante pensar por onde começar e onde terminar. O lanche e o recreio são momentos importantes para que você observe seus novos alunos: quais já estão mais à vontade, quais precisam de ajuda para entrosar, qual a brincadeira que está sendo mais curtida, etc. Em seguida, leve o grupo para um ambiente externo e monte um circuito motor tendo como tema a história ouvida no dia anterior. Por exemplo: se foi a história da Chapeuzinho, informe ao grupo que eles terão muitos desafios para atravessar a floresta e levar a cesta para a vovó. Para esses desafios, use o escorregador, bambolês, cadeiras, corda, etc. Ao final do circuito, as crianças podem receber uma medalha ou qualquer lembrança que tenha relação com a brincadeira do circuito motor. Será essa lembrança que as crianças levarão do segundo dia. De volta à sala, separe a turma em grupos, que deverão fazer coletivamente o registro da brincadeira em papel grande usando gizão e canetão. Para a saída, pense em estratégias como as sugeridas para o momento da entrada. Organize, na sala, cantinhos. Sugestão: cantinho com massinha, de bonecas e brinquedos de casinha, de jogos pedagógicos, de livros infantis, etc. Coloque também uma música suave de fundo. 3º dia Receba as crianças e famílias junto com a coordenação. Em sala, organize cantinhos. Sugestão: cantinho com massinha, de bonecas e brinquedos de casinha, de jogos pedagógicos, de livros infantis, papel e giz de cera. Coloque uma música suave de fundo. Sente em cada grupo de crianças, brinque junto com ela, converse e as ouça.

6 Organize uma roda com as crianças para realizarem a rotina do dia (observar dicas do 1º dia) e relembrarem o nome dos colegas. Ainda na roda, conte uma história, poesia ou parlenda. Providencie fantasias que tenham a ver com a história e depois convide as crianças a brincarem de teatro. Elas devem fazer a dramatização do texto que foi lido. Sugestão de parlendas a ser trabalhada nesse momento: Fui à feira Encontrei uma coruja Pisei no rabo dela Ela me chamou de cara suja Era uma bruxa À meia-noite Em um castelo mal-assombrado Com uma faca na mão Passando manteiga no pão Bam ba la lão Senhor capitão, Espada na cinta, Ginete na mão. Uma pulga na balança Deu um pulo E foi à França Eu de cá você de lá Ribeirão passa no meio Você de lá dá um suspiro Eu de cá suspiro e meio. É importante que o grupo memorize a parlenda. Para ajudar na memorização, brinque de falar a parlenda em voz alta, bem baixinho, dando gargalhada, etc. Siga as mesmas orientações dadas para os intervalos das aulas anteriores. Em seguida, deixe as crianças brincarem fora da sala de aula: parquinho de areia, play, quadra, etc. O importante é deixar a criança curtir o momento com seus colegas. De volta à sala, promova um bate papo sobre em qual brincadeira as crianças estão mais envolvidas. Ouça a opinião de cada uma delas e informe que no dia seguinte elas terão um momento para que todos possam brincar juntos. Combinar com elas a brincadeira: O dia do meu brinquedo na escola. Solicite na agenda que as famílias enviem, no dia seguinte, a criança com seu brinquedo. Com essa programação, as crianças sairão cheias de expectativas para o dia seguinte.

7 4º dia Organize a rotina do dia junto com as crianças e, em roda, solicite que cada uma apresente o brinquedo trazido de casa. Como as crianças estarão ansiosas por brincar com seus brinquedos, deixe o grupo brincar à vontade. Esse é um bom momento para se trabalhar o nome próprio: Ah... esse brinquedo é da Paula, então vamos escrever.... Siga as mesmas orientações dadas para os intervalos das aulas anteriores. Em seguida, proponha às crianças a brincadeira que o grupo escolheu como a preferida da turma no dia anterior. Em roda, conte para o grupo que no dia seguinte eles terão a Sessão almofada. Esse nome é apenas uma sugestão para o momento das crianças assistirem a um vídeo. A almofada é interessante, pois as crianças a utilizarão para ver o filme, além de ficarem felizes por ter de novo com eles um objeto que faz parte de suas casas. Solicite, na agenda, o pedido para as crianças trazerem a almofada ou um travesseiro no dia seguinte. 5º dia Organize a rotina do dia junto com as crianças. Em seguida, prepare a turma para assistir ao desenho da Turma da Mônica sobre fantasias de carnaval:

8 Essa animação sobre o carnaval é importante, pois nos dias seguintes esse tema será amplamente trabalhado. 2º Momento Em seguida, faça uma oficina para confecção de máscaras de carnaval com pratos de papelão. Permita que as crianças levem a máscara para casa e conte que na semana seguinte elas terão muitas surpresas sobre o Carnaval. 2ª semana de aula Nessa segunda semana, as crianças de 4 e 5 anos já poderão fazer atividades mais direcionadas e receber o para casa. Nos anexos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 disponibilizamos algumas sugestões de atividades com tema carnaval. 6º dia Organize a rotina do dia junto com as crianças. Relembre as principais atividades da semana anterior. Para as crianças de 2 anos, mostre as fotos dos momentos vividos na 1ª semana e monte um painel com as imagens. Reproduza a apresentação (anexo 7) sobre o carnaval e algumas marchinhas também. Depois, proponha uma atividade sobre o assunto (sugestão anexo 8).

9 Realize um circuito motor com as crianças. Para aquelas a partir de 3 anos de idade, proponha em seguida a atividade sugerida no anexo 9. Introduza a hora da fruta, que é um momento interessante para todas as faixas etárias da Educação Infantil. Diariamente, você deve recolher as frutas da turma e colocar na geladeira. Ao final do dia, pique as frutas e deixe o grupo degustar. Nesses momentos, a turma pode brincar de descobrir qual é a fruta, sentindo somente o cheiro, ou provar como os olhos fechados e descobrir o que se está comendo. 7º dia Organize a rotina do dia junto com as crianças. Converse com as crianças sobre o Carnaval: suas características, locais onde há festas na rua e/ou em clubes, etc. Converse também sobre as músicas presentes nessa festa, entre elas as marchinhas. Em seguida, reproduza o vídeo disponível no link abaixo e deixe que o grupo brinque a vontade. As crianças de 2 anos podem ouvir as marchinhas e brincarem de dançar em frente ao espelho. Depois, você pode propor uma colagem com o tema carnaval. Em seguida, leia para a turma a história de Pedro Bandeira Sonho de Carnaval. Como registro, as crianças podem realizar a atividade disponível no anexo 10: Meu sonho é...

10 Hora da fruta. 8º dia Organize a rotina do dia junto com as crianças. Durante os vários momentos de contato com as marchinhas, observe com qual delas o grupo mais se identificou e comece a ensaiar essa música. Explique às crianças que elas formarão um bloco. Faça a escolha do nome do bloco coletivamente e organize com o grupo o trajeto que o bloco fará no espaço escolar. Ensaie tanto a música quanto o trajeto usando instrumentos sonoros artesanais. No anexo 11 há a sugestão de uma apresentação com as letras das marchinhas mais famosas. Você pode reproduzi-la ao som da marchinha que está sendo trabalhada. Sugere-se também a atividade do anexo 12. No endereço < você pode encontrar as marchinhas mais famosas com suas letras e autores. Organize oficinas para confecção de artefatos para o carnaval, como colar de flores, pulseiras, arco íris barangandã e máscaras. Hora da fruta. 9º dia

11 Organize a rotina do dia junto com as crianças. As demais turmas da escola também estarão envolvidas com o carnaval, portanto seria interessante fazer um ensaio geral no pátio da escola com todos os blocos formados. O ideal é que primeiro aconteça o desfile de cada bloco cantando, dançando e pulando ao som de sua marchinha, depois todos os blocos saem juntos pela escola brincando e tocando seus instrumentos. Envie na agenda o comunicado sobre o carnaval, solicitando que todos venham fantasiados ou com roupas confortáveis. Em seguida, proponha uma brincadeira de massinha e faz de conta. Hora da fruta. 10º dia Organize a rotina do dia junto com as crianças. Faça com as crianças os combinados para o baile de carnaval. Como as crianças estarão fantasiadas e agitadas por conta da festa o ideal para esse momento são as brincadeiras com massinha, jogos de montar e empilhar, desenho livre e até um vídeo. Os blocos devem se organizar para as apresentações. Em seguida, os blocos se reúnem e saem cantando e brincando pela escola. Depois eles podem ser reunir na quadra/pátio e brincarem no

12 baile da escola. Como já estará no final da aula seria interessante permitir que os pais entrem e brinquem com seus filhos aproveitando a alegria desse momento.

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral:

Escola: Professora: Série: Idade: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: PLANEJAMENTO Escola: Professora: Temática: Tema Gerador: Objetivo Geral: Escola: Professora: Data: Acolhida e apresentação da professora e dos alunos. Conhecendo a sala e escola. Cartaz da rotina do dia.

Leia mais

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil Chegada e acolhida; Iniciação e rodinha; Lanche; Recreio; Banheiro/higiene; Brincadeira livre; Atividades Organizadas; Despedida. Dicas

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

Oficina: Brincando e aprendendo com a bandinha. Dinamizadoras: Rosilene de Souza Ruana Viana

Oficina: Brincando e aprendendo com a bandinha. Dinamizadoras: Rosilene de Souza Ruana Viana Oficina: Brincando e aprendendo com a bandinha Dinamizadoras: Rosilene de Souza Ruana Viana Segundo Jeandot (1990), a receptividade à música é um fenômeno corporal. Ao nascer, a criança entra em contato

Leia mais

Atividades Pedagógicas

Atividades Pedagógicas Atividades Pedagógicas IV B CANTIGAS DE RODA Cantar é um momento de convivência entre as crianças. É importante cantar, não só pensando na linguagem musical, como podemos sensibilizar a criança para a

Leia mais

OBJETIVO: Estimular a criatividade, curiosidade, fantasia, imaginação e estimular a linguagem oral.

OBJETIVO: Estimular a criatividade, curiosidade, fantasia, imaginação e estimular a linguagem oral. EDUCAÇÃO INFANTIL PROJETO LEITURA: O FASCINANTE MUNDO DO CONTO DE FADAS. SEQUENCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR LEITURA E RECONTO DOS CLÁSSICOS INFANTIS: 1. CONTEÚDO: Livro: Chapeuzinho vermelho OBJETIVO: Estimular

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 2 ANOS Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não cansar de

Leia mais

Projeto: Brincando com caixas

Projeto: Brincando com caixas Projeto: Brincando com caixas Público alvo: O projeto é destinado aos alunos da Educação Infantil Maternal de 2 e 3 anos. Disciplina: Identidade e Autonomia Justificativa: A fantasia e a imaginação fazem

Leia mais

SEMEC Lendo e Escrevendo

SEMEC Lendo e Escrevendo SEMEC Lendo e PREFEITURA MUNICIPAL DE IELMO MARINHO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESCOLA MUNICIPAL REGINA PIO GONÇALVES TURMA: 4 e 5 ANOS TURNO: MATUTINO PROFESSORA: ELIANE CAMPELO SISTEMA

Leia mais

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CUIABÁ 2015 INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto de que a creche é um espaço

Leia mais

CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO. patrocínio Sesame Workshop. Todos os direitos reservados.

CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO. patrocínio Sesame Workshop. Todos os direitos reservados. CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO patrocínio 2015 Sesame Workshop. Todos os direitos reservados. 4. Ideias para o Dia das Crianças Para conversar Quais são as expectativas das crianças em relação

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17

Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 PLANEJAMENTO SEMANAL GRUPO 4 e 5 2017 GRUPO ARARA ADI: JANAINA Atividades Significativas: de 16/10/17 a 20/10/17 Jogos Pedagógicos Massinha Desenho Dirigido da história contada Parque no Gramado Pesquisa

Leia mais

Planejamento Anual Maternal I

Planejamento Anual Maternal I Planejamento Anual Maternal I ÁREAS DE CONHECIMENTO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Coordenação Motora Ampla. Coordenação Motora Fina. Discriminação Auditiva e Visual. Expressão Oral (histórias, contos, músicas,

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Matemática Professor: Meire e Silvanete. Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal I Apresentação da disciplina Um dos objetivos do ensino da matemática na Educação Infantil

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Março/2017 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação dos professores e momento para tirar dúvidas);

Leia mais

Gentileza. Plano de Atividades. 4º ano. Paco, Talula e o Cisne Sean. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter

Gentileza. Plano de Atividades. 4º ano. Paco, Talula e o Cisne Sean. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter Plano de Atividades 4º ano Gentileza Ensino Fundamental I Paco, Talula e o Cisne Sean Muito além do livro - GENTILEZA 4º ANO -

Leia mais

PROGRAMAÇÃO - De 28/06 a 30/06 tema: Sítio do Picapau Amarelo

PROGRAMAÇÃO - De 28/06 a 30/06 tema: Sítio do Picapau Amarelo PROGRAMAÇÃO - De 28/06 a 30/06 tema: Sítio do Picapau Amarelo 2 a 5 anos 1ª semana 28/06 29/06 30/06 08:00 08:30 Acolhimento Acolhimento Acolhimento Apresentando os personagens Filme Biblitoeca Desenho

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE Componente Curricular: Linguagem Oral e Escrita Professor: Meire / Gabriela Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal I Apresentação da disciplina A linguagem oral possibilita comunicar ideias, pensamentos

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

Guia de Festa Infantil: 5 passos para organizar a sua.

Guia de Festa Infantil: 5 passos para organizar a sua. Guia de Festa Infantil: 5 passos para organizar a sua. Olá, bem-vindo ao nosso guia. Aniversário é sempre uma data especial para todo mundo, mas para crianças é ainda mais. Elas esperam o ano todo por

Leia mais

Projeto Conhecendo as Formas Geométricas

Projeto Conhecendo as Formas Geométricas Blog Cantinho do Saber - http://cantinhodosaber.buscasulfluminense.com/ Projeto Conhecendo as Formas Geométricas Professora: Carolina (Blog Cantinho do Saber) Turma: Jardim II Turno: 2º turno Ano: 2014

Leia mais

TODOS NÓS, CADA UM DE NÓS

TODOS NÓS, CADA UM DE NÓS Programa: Produção de Material Didático O Sistema Preventivo nos livros didáticos da RSE EXEMPLOS AVULSOS LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL Alfabetização UNIDADE Reprodução proibida Reproduzir livro

Leia mais

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR.

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. www. iguatemy.com.br COMUNICADO 31-03 de Outubro de 2014 Ed. Infantil / Berçário / Integral LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. Semana

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018

PLANO DE ENSINO 1º TRIMESTRE 2018 Componente Linguagem Oral e Escrita Professor: Janety/ Mara/ Alessandra Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Jardim I Apresentação da disciplina Através de trabalhos com textos reais (imagens,

Leia mais

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I.

Justificativa. Centro Educacional Mundo do Saber. Palhoça, 18 de Fevereiro de Professora. Bárbara pereira. Turma. Maternal I. Centro Educacional Mundo do Saber Palhoça, 18 de Fevereiro de 2013 Professora Bárbara pereira Turma Maternal I Projeto anual Justificativa O Projeto tem a importância essencial para a aprendizagem das

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE TEMA: BICHOS DE JARDIM AUTORAS: MARIA DO CARMO SOUZAE IDALINA DE SOUZA PEIXOTO

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando

Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando sua história e depois de apresentar o seu autorretrato,

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas.

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas. Projeto Poesia http://pixabay.com/pt/livros-certificado-cont%c3%aainer-pote-158066/ Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 anos. Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: 5 semanas Justificativa:

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

OFICINAS DE FÉRIAS Julho/2016. Educação Infantil Infantil 2 e Infantil 3 MANHÃ

OFICINAS DE FÉRIAS Julho/2016. Educação Infantil Infantil 2 e Infantil 3 MANHÃ OFICINAS DE FÉRIAS Julho/2016 Educação Infantil Infantil 2 e Infantil 3 MANHÃ Horário 3ª FEIRA 28/06 4ª FEIRA 29/06 5ª FEIRA 30/06 6ª FEIRA 01/07 07h50 08h 08h30 Escultura com massinha. Blocos Lógicos

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II EDUCAÇÃO INFANTIL Maceió, 15 de maio de 2015. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II Senhores pais ou responsáveis Neste segundo trimestre, nas turmas do jardim II, desenvolveremos os projetos A vida na

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Comunicação não verbal Mês: Outubro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimule os alunos a comunicação não violenta através

Leia mais

Atividades para o Projeto Proclamação da República

Atividades para o Projeto Proclamação da República Atividades para o Projeto Proclamação da República Propor Desenhos para colorir e colagens (Educação Infantil); Produções textuais com os alunos (Individuais ou coletivas); Confecções de Lembrancinhas

Leia mais

Projeto: Viviana a Rainha do Pijama

Projeto: Viviana a Rainha do Pijama Projeto: Viviana a Rainha do Pijama Público alvo: O projeto é destinado aos alunos do Ensino Fundamental 1 1º e 2º ano. Disciplina: Língua Portuguesa Justificativa: À medida que as crianças crescem, um

Leia mais

Benefícios da leitura

Benefícios da leitura A importância da Parceria Família e Escola da Formação de Cidadãos Leitores Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Benefícios da leitura Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: FAIXA ETÁRIA CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAD - DIREITOS

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

CADERNO DO EDUCADOR OFICINA SONHAR SONHAR. patrocínio Sesame Workshop. Todos os direitos reservados.

CADERNO DO EDUCADOR OFICINA SONHAR SONHAR. patrocínio Sesame Workshop. Todos os direitos reservados. CADERNO DO EDUCADOR OFICINA SONHAR SONHAR patrocínio 2015 Sesame Workshop. Todos os direitos reservados. SONHAR 3.1 Sonhar Sonhos são coisas que queremos fazer, ser ou ter para nós mesmos, para nossa família

Leia mais

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID COORDENAÇÃO DO SUBPROJETO DE MÚSICA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO Bolsista: GlíciaLorainne Moreira Silva 1)

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

Tema: TAINÁ E MATERNAL em: Uma aventura pela floresta

Tema: TAINÁ E MATERNAL em: Uma aventura pela floresta POLÍCIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE ENSINO DA POLÍCIA MILITAR CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL VIDA E MOVIMENTO Home Page: www.ceivm.com.br E-mail: cepmcreche@pm.sc.gov.br Tema: TAINÁ E MATERNAL em:

Leia mais

Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar

Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar Salas: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educadora: Helena Salazar SETEMBRO A minha escola Conhecer os diferentes espaços da Instituição, regras da e da escola; Adquirir hábitos de atenção, observação

Leia mais

EDUCANDÁRIO IMACULADA CONCEIÇÃO Educação, Serviço à vida! Programação Semanal Plantão de Férias EFAI - Período Diversificado 2017

EDUCANDÁRIO IMACULADA CONCEIÇÃO Educação, Serviço à vida! Programação Semanal Plantão de Férias EFAI - Período Diversificado 2017 EDUCANDÁRIO IMACULADA CONCEIÇÃO Educação, Serviço à vida! Programação Semanal Plantão de Férias EFAI - Período Diversificado 2017 Período Matutino e vespertino Dias da Semana Síntese do Calendário Semanal

Leia mais

ANEXO D - Planejamento de Projetos de trabalho com as crianças. O PROJETO: MPB (Música Popular Brasileira)

ANEXO D - Planejamento de Projetos de trabalho com as crianças. O PROJETO: MPB (Música Popular Brasileira) 329 ANEXO D - Planejamento de Projetos de trabalho com as crianças O PROJETO: MPB (Música Popular Brasileira) JUSTIFICATIVA: Buscar ampliar o repertório cultural das crianças através de atividades relacionadas

Leia mais

Organização do Espaço Físico na Creche

Organização do Espaço Físico na Creche Organização do Espaço Físico na Creche O Espaço Físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar. Como afirma Antonio Viñao Frago, referindo-se ao espaço

Leia mais

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I MÓDULO TEMAS CONTEÚDO CONCEITUAL QUANTIDADE DE AULAS DESCOBRINDO A SI MESMO A importância dos nomes Estou mudando Em prosa e verso Descobrir a si mesmo e compreender

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

"COMPARTILHANDO O VIVER"

COMPARTILHANDO O VIVER / e "COMPARTILHANDO O VIVER" Projeto: Família - "Compartilhando o viver" E.M.E.I."ProF. Valéria de OliveiraAsenjo" De 21 a 31 de Agosto de 2006 Professoras responsáveis: - Adriana Marianelli - Luciane

Leia mais

CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO

CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO Secretaria Municipal de Educação Diretoria de Politicas Educacionais Coordenadoria de Organização Curricular Gerencia de Educação Infantil CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO PROJETO ALIMENTAÇÃO

Leia mais

Blog Cantinho do Saber

Blog Cantinho do Saber Blog Cantinho do Saber Professora: Turma: Turno: Ano: Bimestre: Semestre: Duração: 18\08\2014 ate 07\09\2014-3 semanas - 15 dias Projeto Fazendo Arte na Educação Infantil DATA COMEMORATIVA: Folclore Dia

Leia mais

O timbre é a cor da voz

O timbre é a cor da voz PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NTM NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL Aula: O timbre é a cor da voz. Autor: Keila Barreto de Araújo Série: Educação Infantil

Leia mais

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018

REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 REUNIÃO DE ESPECIALISTAS Abril/2018 Pauta do encontro Apresentação dos professores, concepção das áreas e conteúdos de ensino; Organização do tempo (apresentação e momento para tirar dúvidas); Ordem das

Leia mais

Colônia de Férias Verão 2017/2018

Colônia de Férias Verão 2017/2018 1ª Semana 18/12/2017 19/12/2017 20/12/2014 21/12/2017 22/12/2017 Corpo em Movimento Show de Talentos Fazendo Cinema e pipoca Desfile de Fantasia Atividade de apresentação e interação entre os estudantes.

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto Indicação: 3º ano do Ensino Fundamental Duração: 3 meses Disciplina: Geografia, História e Língua Portuguesa Temas: Escola, analfabetismo, trabalho

Leia mais

As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais

As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais Ler e buscar informações Nas aulas de Geografia, é importante que a criança tenha espaço para desenhar e representar as situações,

Leia mais

Projeto Músicas Infantis e Cantigas de Roda

Projeto Músicas Infantis e Cantigas de Roda Projeto Músicas Infantis e Cantigas de Roda Participantes: Jardim II Duração do projeto: 1 hora. Justificativa: Toda criança gosta de músicas, cantigas e brincadeiras de roda. Todas elas pertencem à cultura

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DE JÚLIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL PEQUENO PRINCIPE PARTICIPANTES: IDALINA DE SOUZA PEIXOTO MARIA DO CARMO SOUZA CONTO E RECONTO

Leia mais

A Vale na Semana Mundial do Brincar Tema: Vem Brincar de Corpo e Alma

A Vale na Semana Mundial do Brincar Tema: Vem Brincar de Corpo e Alma A Vale na Semana Mundial do Brincar 2018 Tema: Vem Brincar de Corpo e Alma Contexto Movimento provocado pela rede Aliança pela Infância no Brasil. Evento experiência para toda a família, envolvendo todos

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

Escola Nossa Senhora do Brasil Projeto Férias na Escola

Escola Nossa Senhora do Brasil Projeto Férias na Escola MANHÃ 02/01/2019 03/01/2019 04/01/2019 07:30 Chegada Chegada Chegada 08:00 dia dia dia 08:30 Jogos e Massinha Jogos e Massinha Jogos e Massinha 09:00 Higiene e lanche Higiene e lanche Higiene e lanche

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

A NOVELA DA PANELA UM DRAMA QUASE COMPLETO, QUASE TOTALMENTE ESCRITO E DESENHADO POR

A NOVELA DA PANELA UM DRAMA QUASE COMPLETO, QUASE TOTALMENTE ESCRITO E DESENHADO POR TEXTO E ILUSTRAÇÕES ANGELA LAGO A NOVELA DA PANELA UM DRAMA QUASE COMPLETO, QUASE TOTALMENTE ESCRITO E DESENHADO POR ANGELA LAGO SUGESTÕES PARA O PROFESSOR ELABORAÇÃO: ANA PAULA TORRES LAROCA NEUZA SANCHEZ

Leia mais

A importante tarefa da criança: o brincar e sua função educativa. Thaís Fernanda C. Rodrigues

A importante tarefa da criança: o brincar e sua função educativa. Thaís Fernanda C. Rodrigues A importante tarefa da criança: o brincar e sua função educativa Thaís Fernanda C. Rodrigues Durante minhas observações vi que o imaginário e as brincadeiras das crianças do grupo 5A vespertino estavam

Leia mais

Plano de Atividades. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter. Gratidão. Ensino Fundamental I ANO

Plano de Atividades. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter. Gratidão. Ensino Fundamental I ANO Plano de Atividades Gratidão Ensino Fundamental I PERGUNTA INSPIRADORA Autoconsciência SOMOS GRATOS POR TODOS OS ALIMENTOS QUE A NATUREZA NOS OFERECE????? ÁREA - LINGUAGEM - LÍNGUA PORTUGUESA Melhor DURANTE

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

Sabendo quem sou através de valores encontrados nos contos

Sabendo quem sou através de valores encontrados nos contos Sabendo quem sou através de valores encontrados nos contos Apresentação: O ato de ler não visa só a formação acadêmica da criança, mas a sua formação como cidadã, como leitor. Desde pequena, a criança

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. PIBID PEDAGOGIA Área Letramento e Educação Infantil. Plano: Nº 01 (22/11/16) Fio Condutor do Planejamento

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. PIBID PEDAGOGIA Área Letramento e Educação Infantil. Plano: Nº 01 (22/11/16) Fio Condutor do Planejamento UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PIBID PEDAGOGIA Área Letramento e Educação Infantil Plano: Nº 01 (22/11/16) Nome do bolsista: Laura Sabbado Campos Escola em que atua: EMEI SILVINHA Turma: creche II B Turno:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2017 Tema: Como tudo começou: A criação Mês: Abril Habilidade Sócio emocional: Autonomia, interação, respeito, criatividade, cuidado, expressão dos sentimentos, atenção, imaginação

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Serena Silva EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 2017 20 horas Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE Início:

Leia mais

Relatório de Maternal FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 1º semestre/2017

Relatório de Maternal FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 1º semestre/2017 Relatório de Maternal FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 1º semestre/2017 Turma: Jardim I e Jardim II Professora: Maryana Mognon Pereira e Julinda Santana Coordenadora: Giselle Cristina Vale Quando as crianças brincam

Leia mais

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua...

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua... Turmas APRESENTAÇÃO Ao longo do ano letivo participamos de várias brincadeiras que fazem parte da cultura brasileira, pesquisamos como se brinca em diferentes lugares e assim, conhecemos novos jeitos de

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

Manhã PROFESSORA SAMARA S T Q Q S. Recepção dos alunos/ Recepção dos alunos/brinquedos. Aprendendo com os livrinhos. Artes Livres

Manhã PROFESSORA SAMARA S T Q Q S. Recepção dos alunos/ Recepção dos alunos/brinquedos. Aprendendo com os livrinhos. Artes Livres Infantil 1 08:20 PROFESSORA SAMARA Rodinha/ 08:50 09:30 Jogos Pedagógicos Aprendendo com os livrinhos Jogos Pedagógicos Rodinha/Trelelé Rodinha/ Rodinha Rodinha Literatura/Poesias e parlendas Filminho

Leia mais

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina.

É possível conjugar uma sessão de cinema com uma oficina. 7 12 Anos ESTAS IMAGENS SÃO UM RODOPIO!///////////////////// 3 CINEMA EM CASA!//////////////////////////////////////////////////// 4 QUE FEITIÇO É ESTE?/////////////////////////////////////////////////

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIÁLOGO PEDAGÓGICO PNAIC 2016 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Creche Paranapiacaba Turma: 1 ciclo inicial Educação Infantil Integral 1 ano e 10 meses a 2 anos a 10 meses. Os livros,

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 06 UM LUGAR ONDE DEUS FALA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Fala, pois teu servo está escutando!

Leia mais

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta.

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Desenhe sua escola de memória. Faça uma espécie de mapa ou planta baixa

Leia mais

Ponto de Apoio. Edição 156

Ponto de Apoio. Edição 156 Ponto de Apoio Edição 156 1 Tema do Mês Altruísmo Apresentar os benefícios desta prática de forma clara, compreendendo que, se todos mantiverem atitudes de altruísmo, muitas outras qualidades surgirão

Leia mais

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS Hoje vamos criar nosso primeiro jogo utilizando o Scratch, trabalharemos com Labirintos, você sabe o que é? Veja nosso Robô XM, ele precisa chegar ao quadradinho

Leia mais

Formação Pedagógica 7 Passos da Rotina Educação Para a Vida Juliana Pompeo Helpa

Formação Pedagógica 7 Passos da Rotina Educação Para a Vida Juliana Pompeo Helpa Formação Pedagógica 7 Passos da Rotina Educação Para a Vida Juliana Pompeo Helpa Protagonismo Infantojuvenil PLANEJAMENTO Porque e como aplicar os 7 Passos da rotina? 1º Passo Esta etapa do encontro é

Leia mais