MATEMÁTICA FINANCEIRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATEMÁTICA FINANCEIRA"

Transcrição

1 MATEMÁTICA FINANCEIRA Progressão Aritmética e Geométrica

2 Progressão Aritmética Uma sucessão de números na qual a diferença entre dois termos consecutivos é constante, é denominada progressão aritmética, ou abreviadamente de P.A. Representação de uma P.A. Representando por a 1 o primeiro elemento, por a 2 o segundo elemento de uma P.A. e assim sucessivamente, até o último elemento que é representado por a n, temos a seguinte representação para uma progressão aritmética: P.A. ( a 1, a 2, a 3, a 4,..., a n ). A representação acima se refere a uma P.A. finita com n elementos. Caso a sucessão seja infinita, utilizamos a seguinte representação: P.A. ( a 1, a 2, a 3, a 4,..., a n,... ). Terminologia P.A. ( 5, 7, 9, 11, 13, 15 ) Acima temos a representação de uma progressão aritmética finita. Um termo qualquer é identificado por a n, onde n indica a posição deste termo. Por exemplo, o termo a 4 se refere ao quarto termo desta P.A., que no caso é igual a 11, já o primeiro termo, a 1, nesta P.A. é igual a 5. Como supracitado, a diferença entre dois termos consecutivos de uma P.A. é constante. Neste exemplo este valor é igual a 2, por exemplo, a diferença entre o primeiro e o segundo termo é igual a 2. Este valor constante que é a diferença entre um termo e outro é denominado razão da progressão aritmética e é representado pela letra r. Se representamos um termo qualquer de uma P.A. por a n, então podemos dizer que o seu antecedente é igual a a n - 1 e que o seu consequente é igual a a n + 1. Desta forma podemos dizer que r = a n a n, ou ainda r = a n - a n - 1. Veja os seguintes exemplos: r = a 4 - a 3 = 11-9 = 2 e ainda r = a 3 - a 2 = 9-7 = 2. Além disto temos que um termo qualquer de uma P.A. é média aritmética entre o seu antecedente e o seu consequente: Progressão aritmética constante Uma progressão aritmética é constante quando a sua razão é igual a zero. Neste caso todos os termos da P.A. têm o mesmo valor. P.A. ( 0, 0, 0,... ) P.A. ( 3, 3,..., 3 ) P.A. ( 7, 7, 7 ) Note que em todas as progressões acima r = 0.

3 Progressão aritmética crescente Uma progressão aritmética é crescente quando a sua razão é maior que zero, ou seja, quando o consequente de um termo qualquer é maior que este termo. P.A. ( 1, 2, 3,... ) P.A. ( 15, 21, 27,... ) P.A. ( -16, -12, -8 ) Note que a razão das progressões acima, respectivamente 1, 6 e 4 são todas maiores que zero. Progressão aritmética decrescente Uma progressão aritmética é decrescente quando a sua razão é menor que zero, ou em outras palavras, quando o consequente de um termo qualquer é menor que este termo. P.A. ( 31, 29, 27,... ) P.A. ( 75, 68, 61,... ) P.A. ( 9, 0, -9 ) Veja que a razão das progressões acima, respectivamente -2, -7 e -9 são todas menores que zero. Fórmula do termo geral de uma P.A. Como sabemos, o próximo termo de um termo de uma P.A. é igual ao referido termo mais a razão r. Para uma P.A. genérica podemos dizer que o segundo termo é igual ao primeiro termo, a 1, mais a razão r: O terceiro termo é resultado da soma do segundo termo com a razão: Mas vimos que a 2 = a 1 + r, substituindo-o na expressão temos: O quarto termo é resultado da soma do terceiro termo com a razão e como sabemos que a 3 = a 1 + 2r, temos: Seguindo este raciocínio, o quinto termo será: O sexto termo será: Resumidamente temos:

4 Portanto, partindo-se do primeiro termo, a fórmula do termo geral de uma progressão aritmética é: Mas e se partirmos de outro termo que não o primeiro? Vejamos: Na fórmula do termo geral da P.A., subtraímos 1 de n quando partimos do termo a1, perceba que quando partimos do termo a 2, subtraímos 2 de n, assim como subtraímos 3 ao partirmos de a 3 e 4 quando partirmos de a 4. Partindo então de um termo m, podemos reescrever a fórmula do termo geral da P.A. como: Compreendendo a fórmula do termo geral da P.A. em função de qualquer termo Como é de costume vamos a um exemplo para que a explicação fique de mais fácil entendimento. Através da fórmula acima, vamos expressar o termo a 5 de uma P.A. genérica, em função do termo a 3: Temos então que o termo a 5 pode ser expresso em função do termo a 3 como: Embora seja óbvio, se não formos alertados, talvez não percebamos o que de fato a fórmula faz. Vejamos: Sabemos que o próximo termo após a 3, é o termo a 4, que equivale a a 3 mais r, para chegarmos ao próximo termo, o a 5, somamos mais outra vez a razão r, ou seja, como nos deslocamos duas posições à direita, acrescentamos 2r ao termo a 3 para chegarmos ao termo a 5. Veja que foi exatamente este o resultado obtido em função da fórmula, ou seja, a 5 = a 3 + 2r. Agora para que vejamos como este raciocínio é bem mais prático que recorrermos à formula, vamos voltar de a 5 para a 3:

5 Agora o termo procurado está à esquerda do termo atual, na verdade duas posições à sua esquerda, então vamos subtrair de a 5 duas vezes a razão, temos então que a 3 = a 5-2r. Apenas para confirmação, vemos na sentença abaixo que através da fórmula chegamos ao mesmo resultado: Em resumo, se partindo do termo atual iremos avançar n termos à direita, para chegarmos ao termo final, então temos que somar n vezes a razão r ao termo inicial. Se nos deslocarmos à esquerda, o procedimento é semelhante, só que ao invés de somarmos, iremos subtrair n vezes a razão r ao termo inicial. Podemos afirmar, por exemplo, que a 17 = a r, pois avançamos 10 termos de a 7 a a 17, assim como a 20 = a 25-5r, pois retrocedemos 5 termos de a 25 para a 20. Soma dos termos de uma P.A. Para expormos o raciocínio iremos utilizar a primeira P.A. utilizada como exemplo: P.A. ( 5, 7, 9, 11, 13, 15 ) Qual é a soma dos seus termos? Primeiramente vamos escrevê-la em ordem contrária: P.A. ( 15, 13, 11, 9, 7, 5 ) Agora vamos montar uma outra P.A. cujo termo a n seja a soma do termo a n desta duas progressões: P.A. ( 20, 20, 20, 20, 20, 20 ) Repare as somas são todas iguais, isto ocorre porque a soma de dois termos equidistantes dos extremos de uma P.A. finita é igual à soma dos seus extremos. Como neste caso os extremos são 5 e 15, temos que a soma de dois termos quaisquer equidistantes dos extremos será igual a 20. Tendo em vista que temos seis termos nesta P.A, multiplicando 6 por 20, nos dará 120 que equivale a justamente o dobro da soma dos termos da P.A. A divisão de 120 por 2 nos dará a soma dos termos desta P.A. que é igual a 60. Generalizando temos que a soma de todos os termos de uma progressão aritmética é igual ao produto do número de termos pela metade da soma do primeiro com o n-ésimo termo. Em notação matemática temos: Observe que esta fórmula nos permite calcular a soma de todos os termos de uma P.A., ou a soma de apenas os n primeiros termos da mesma. Se não dispusermos de a n, desde que tenhamos a razão r, podemos utilizar esta outra fórmula abaixo, que foi deduzida simplesmente se substituindo a n por seu respectivo valor a 1 + (n - 1)r: Mas se ao invés de somarmos todos os elementos da P.A., quiséssemos somar apenas os termos do terceiro ao quinto por exemplo? Neste caso é como se tivéssemos a seguinte P.A.: P.A. ( 9, 11, 13 ) Recorrendo à fórmula temos:

6 Mas veja que podemos expressar a fórmula da soma dos termos da seguinte maneira: Note que declaramos como p e q a posição do primeiro e do último termo do intervalo respectivamente, declarando assim a p como o primeiro termo do intervalo e a q como o último. Note também que o número de termos do intervalo considerado é igual à diferença entre as posições do último e do primeiro termo considerado, mais um. Aplicando esta nova fórmula temos: Exemplos de problemas envolvendo Progressão Aritmética Qual é o vigésimo termo da P.A. ( 3, 10, 17,... )? Identificando as variáveis do problema temos: Como conhecemos o primeiro termo e a razão da P.A., através da fórmula do termo geral iremos calcular o valor do vigésimo termo: Logo: O vigésimo termo da referida P.A. é igual a 136. Qual é a soma dos números ímpares entre 10 e 30? Sabemos que a diferença entre um número ímpar e o seu antecedente igual a 2. Este é o valor da razão. O primeiro número ímpar do intervalo informado é 11 é o último é 29, portanto temos as seguintes variáveis: Para calcularmos a soma dos termos, primeiramente precisamos identificar quantos termos são. Através da fórmula do termo geral iremos obter o número de termos da sucessão: Agora que sabemos que a sucessão possui 10 termos, podemos calcular a sua soma:

7 Portanto: A soma dos números ímpares entre 10 e 30 é igual a 200.

8 Progressão Geométrica Uma sucessão de números na qual o quociente entre dois termos consecutivos é constante, é denominada progressão geométrica, ou abreviadamente de P.G. Representação de uma P.G. Representando por a 1 o primeiro elemento, por a 2 o segundo elemento de uma P.G. e assim sucessivamente, até o último elemento que é representado por a n, temos a seguinte representação para uma progressão geométrica: P.G. ( a 1, a 2, a 3, a 4,..., a n ). A representação acima se refere a uma P.G. finita com n elementos. Caso a sucessão seja infinita, utilizamos a seguinte representação: P.G. ( a 1, a 2, a 3, a 4,..., a n,... ). Terminologia P.G. ( 3, 12, 48, 192, 768 ) Acima temos a representação de uma progressão geométrica finita. Um termo qualquer é identificado por a n, onde n indica a posição deste termo. Por exemplo, o termo a 3 se refere ao terceiro termo desta P.G., que no caso é igual a 48, já o primeiro termo, a 1, nesta P.G. é igual a 3. Como citado acima, o quociente entre dois termos consecutivos de uma P.G. é constante. Neste exemplo este valor é igual a 4, por exemplo, a divisão do segundo pelo primeiro termo é igual a 4. Este valor constante que é o quociente entre um termo e outro é denominado razão da progressão geométrica e é representado pela letra q. Se representamos um termo qualquer de uma P.G. por a n, então podemos dizer que o seu antecedente é igual a a n - 1 e que o seu consequente é igual a a n + 1. Desta forma podemos dizer que, ou ainda. Veja estes exemplos: e também. Além disto temos que um termo qualquer de uma P.G. é média geométrica entre o seu antecedente e o seu consequente: Progressão geométrica constante Uma progressão geométrica é constante quando a sua razão é igual a 1, ou quando o primeiro termo é igual a zero. Neste caso todos os termos da P.G. têm o mesmo valor. P.G. ( 0, 0, 0, 0,... ) P.G. ( 5, 5,..., 5 ) P.G. ( 9, 9, 9 ) No primeiro exemplo temos que a 1 = 0 e nos outros dois q = 1.

9 Progressão geométrica crescente Uma progressão geométrica é crescente quando o consequente de um termo qualquer é maior que este termo. Isto ocorre quando q > 1 e a 1 > 0, ou quando 0 < q < 1 e a 1 < 0. P.G. ( 1, 2, 4,... ) P.G. ( -480, -120, -30,... ) Note que a razão das progressões acima é respectivamente 2 e 0,25. No primeiro caso, q > 1 e a 1 > 0 e no segundo caso temos que 0 < q < 1 e a 1 < 0. Progressão geométrica decrescente Uma progressão geométrica é decrescente quando o consequente de um termo qualquer é menor que este termo. Isto ocorre quando q > 1 e a 1 < 0, ou quando 0 < q < 1 e a 1 > 0. P.G. ( -35, -105, -315,... ) P.G. ( 1400, 560, 224,... ) Veja que a razão das progressões acima é respectivamente 3 e 0,4. No primeiro exemplo, q > 1 e a 1 < 0 e no segundo temos que 0 < q < 1 e a 1 > 0. Progressão geométrica alternante ou oscilante Uma progressão geométrica cujos termos alternem ou oscilem de positivo para negativo e vice-versa, é denominada P.G. oscilante ou P.G. alternante. Isto ocorre quando q < 0 e a 1 0. P.G. ( -3, 6, -12,... ) P.G. ( 729, -218,7, 65,61, -19,683,... ) Em ambos os casos a 1 0. No primeiro caso a razão é igual a -2, logo q < 0 e no segundo temos que a razão é igual a - 0,3, portanto também temos q < 0. Fórmula do termo geral de uma P.G. Sabemos que o termo seguinte a um termo de uma P.G. é igual ao referido termo multiplicado pela razão q. Para uma P.G. genérica podemos dizer que o segundo termo é igual ao primeiro termo, a 1, vezes a razão q: O terceiro termo é resultado da multiplicação do segundo termo pela razão: No entanto como vimos que a 2 = a 1. q, substituindo-o na expressão temos: O quarto termo é resultado do produto do terceiro termo com a razão e como sabemos que a 3 = a 1. q 2, temos:

10 Pelo mesmo raciocínio, o quinto termo será: O sexto termo será: De forma resumida temos: Portanto, partindo-se do primeiro termo, a fórmula do termo geral de uma progressão geométrica é: Mas e se partirmos de outro termo que não o primeiro? Vejamos: Na fórmula do termo geral da P.G., subtraímos 1 de n quando partimos do termo a1, perceba que quando partimos do termo a 2, subtraímos 2 de n, assim como subtraímos 3 ao partirmos de a 3 e 4 quando partirmos de a 4. Partindo então de um termo m, podemos reescrever a fórmula do termo geral da P.G. como: Compreendendo a fórmula do termo geral da P.G. em função de qualquer termo Como já fizemos no caso da P.A., vamos a um exemplo para que a explicação fique de mais fácil entendimento. Através da fórmula acima, vamos expressar o termo a 7 de uma P.G. genérica, em função do termo a 4:

11 Temos então que o termo a 7 pode ser expresso em função do termo a 4 como: Agora preste bastante atenção ao seguinte: Sabemos que o próximo termo após a 4, é o termo a 5, que equivale a a 4 vezes q. Para chegarmos ao próximo termo, o a 6, multiplicamos mais uma vez pela razão q e para chegarmos finalmente ao termo a 7, multiplicamos mais outra vez por q, ou seja, como nos deslocamos três posições à direita, multiplicamos a 4 por q 3 para chegarmos ao termo a 7. Veja que foi exatamente este o resultado obtido em função da fórmula, ou seja, a 7 = a 4. q 3. Vejamos que este raciocínio é bem mais prático que recorrermos à formula, para voltarmos de a 7 para a 4: Agora o termo procurado está à esquerda do termo atual, na verdade três posições à sua esquerda, então vamos multiplicar a 7 por q -3, temos então que a 4 = a 7. q -3, que equivale a dividirmos a 7 por q três vezes. Então vamos chegar ao mesmo resultado através da fórmula para confirmarmos esta explicação: Resumindo, se partindo do termo atual iremos avançar n termos à direita, para chegarmos ao termo final, então temos que multiplicar o termo inicial por n vezes a razão q, ou seja, multiplicá-lo por q n. Se nos deslocarmos à esquerda, o procedimento é semelhante, só que ao invés de multiplicarmos, iremos dividir o termo inicial n vezes pela razão q, o que equivale a multiplicá-lo por q -n. Como exemplo temos que a 15 = a 11. q 4, pois avançamos 4 termos de a 11 a a 15, assim como a 2 = a 7. q -5, pois retrocedemos 5 termos de a 7 para a 2. Soma dos termos de uma P.G. Podemos expressar a soma dos n termos de uma P.G. finita como: Multiplicando-a pela razão q temos: Vamos analisar o segundo membro das duas expressões. Note que o segundo termo da primeira expressão é igual ao primeiro termo da segunda expressão, a mesma coisa ocorre com o segundo, terceiro, quarto, até o último termo do segundo membro da primeira expressão. Ao subtrairmos a primeira expressão da segunda, estes termos que ocorrem em duplicidade são anulados e ficamos então com a seguinte expressão: Temos então: Portanto podemos utilizar a fórmula abaixo para calcularmos a soma de todos os termos de uma P.G. finita e também dos n primeiros termos de uma P.G. qualquer, desde que q 1: Para q = 1 temos uma fórmula mais simples:

12 Produto dos termos de uma P.G. Como feito no caso da soma, vamos agora deduzir a fórmula de cálculo do produto dos termos de uma progressão geométrica. Vejamos: Portanto a fórmula para o cálculo do produto dos termos de uma P.G. finita, ou do produto dos n primeiros termos de uma P.G. é: Exemplos de problemas envolvendo Progressão Geométrica Formamos uma P.G. partindo do número 5 e o multiplicando sucessivamente por 3, até finalizarmos no número Quantos termos há nesta progressão geométrica? Identificando as variáveis do problema temos: Através da aplicação da fórmula do termo geral iremos calcular o número de termos da progressão: Portanto: Nesta progressão geométrica há 21 termos. Qual é a soma dos termos da P.G. ( 8, 56, 392,..., )? A partir do enunciado podemos calcular a razão da progressão:

13 Para calcularmos a soma dos termos, primeiramente precisamos saber quantos eles são. Os dados disponíveis que temos para calcular esta quantidade são: Calculando n temos: Agora que sabemos quantos termos são, podemos calcular a soma dos mesmos: Logo: A soma dos termos da referida P.G. é igual a

Veja exemplos de sequências finitas e infinitas: Sequência finita: (5, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19) Sequência infinita (3, 5, 7, 11, 13, 17,...

Veja exemplos de sequências finitas e infinitas: Sequência finita: (5, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19) Sequência infinita (3, 5, 7, 11, 13, 17,... SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS Sequência numérica é uma sequência ou sucessão que tem como contradomínio (conjunto de chegada) o conjunto dos números reais. As sequências numéricas podem ser finitas, quando é possível

Leia mais

Para simplificar a notação, também usamos denotar uma sequência usando apenas a imagem de :

Para simplificar a notação, também usamos denotar uma sequência usando apenas a imagem de : Sequências Uma sequência é uma função f de em, ou seja. Para todo número natural i associamos um número real por meio de uma determinada regra de formação. A sequencia pode ser denotada por: Ou, por meio

Leia mais

MATEMÁTICA A - 11.o Ano. Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 11.o Ano. Propostas de resolução MATEMÁTICA A -.o Ano Sucessões Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios. Designado por a o maior dos dois termos considerados da progressão geométrica, e por b 0 menor, como a razão

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

Seqüências Numéricas

Seqüências Numéricas Seqüências Numéricas É uma seqüência composta por números que estão dispostos em uma determinada ordem pré-estabelecida. Alguns exemplos de seqüências numéricas: (,, 6, 8, 0,,... ) (0,,, 3,, 5,...) (,,

Leia mais

Por exemplo, vamos obter os termos de uma progressão geométrica de razão 2, partindo do número 3.

Por exemplo, vamos obter os termos de uma progressão geométrica de razão 2, partindo do número 3. Definição: Progressão geométrica (ou simplesmente PG) é uma seqüência de números não nulos em que cada um deles, multiplicado por um número fixo, fornece o próximo elemento da seqüência. Esse número fixo

Leia mais

Numa PA, qualquer termo, a partir do segundo, é a média aritmética do seu antecessor e do seu sucessor.

Numa PA, qualquer termo, a partir do segundo, é a média aritmética do seu antecessor e do seu sucessor. EEAR/AFA/EFOMM 0-0-015 FELIPE MATEMÁTICA Progressão aritmética ( PA ) Definição Consideremos a seqüência (, 4, 6, 8, 10, 1, 14, 16). Observamos que, a partir do segundo termo, a diferença entre qualquer

Leia mais

Trabalho apresentado no Curso de Formação Continuada da Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ

Trabalho apresentado no Curso de Formação Continuada da Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Trabalho apresentado no Curso de Formação Continuada da Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ Orientador: Paulo Alexandre Alves de Carvalho Grupo: 4 Série: 2ª série do Ensino Médio Cursista: Jozilaine Moreira

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 Aula demonstrativa Apresentação... Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 1 Apresentação Olá pessoal! Saiu o edital para o TJ-SP. A banca organizadora é a VUNESP e esta é a aula demonstrativa

Leia mais

MATEMÁTICA. Polinômios. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1

MATEMÁTICA. Polinômios. Professor : Dêner Rocha. Monster Concursos 1 MATEMÁTICA Polinômios Professor : Dêner Rocha Monster Concursos 1 Monômio, o que isso Professor Dêner? Monômios Denominamos monômio ou termo algébrico quaisquer expressões algébricas representadas por

Leia mais

... Onde usar os conhecimentos os sobre s?...

... Onde usar os conhecimentos os sobre s?... Manual de IV Matemática SEQÜÊNCIA OU SUCESSÃO Por que aprender Progr ogressõe ssões? s?... O estudo das Progressões é uma ferramenta que nos ajuda a entender fenômenos e fatos do cotidiano, desde situações

Leia mais

A divisão também é usada para se saber quantas vezes uma quantidade cabe em outra.

A divisão também é usada para se saber quantas vezes uma quantidade cabe em outra. DIVISÃO É o contrário da multiplicação. Ou seja, tem o sentido de dividir, repartir ou distribuir. Quando dividimos um número pelo outro, estamos diminuindo seu tamanho, distribuindo de maneira igual à

Leia mais

Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Votorantim

Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Votorantim Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Votorantim PROGRESSÕES PROGRESSÃO NUMÉRICA - é uma seqüência ou sucessão de números que obedecem a um raciocínio lógico. Sequências: Considere um campeonato

Leia mais

Recorrências - Parte I

Recorrências - Parte I Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Álgebra - Nível Prof. Marcelo Mendes Aula 4 Recorrências - Parte I Na aula anterior, vimos alguns exemplos de sequências. Em alguns deles, os termos são dados em

Leia mais

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA

REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA REVISÃO DE MATEMÁTICA BÁSICA AULA 2 Frações Profe. Kátia FRAÇÕES Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Partes de um inteiro. Todo objeto original

Leia mais

Matemática PROGRESSÕES. Professor Dudan

Matemática PROGRESSÕES. Professor Dudan Matemática PROGRESSÕES Professor Dudan Uma série numérica é uma sequencia de números que respeita uma regra, uma lei de formação. Sendo assim todos foram produzidos à partir de uma mesma ideia. Exemplos:

Leia mais

MATEMÁTICA. Sequências Numéricas P.A e P.G. Professor : Dêner Rocha

MATEMÁTICA. Sequências Numéricas P.A e P.G. Professor : Dêner Rocha MATEMÁTICA Sequências Numéricas P.A e P.G Professor : Dêner Rocha Sequência Podemos observar facilmente que o termo sequencia é facilmente encontrado no nosso dia-adia. Vejamos alguns explos: a) As notas

Leia mais

PROGRESSÕES - INTENSIVO

PROGRESSÕES - INTENSIVO PROGRESSÕES - INTENSIVO Progressão Aritmética Definição Sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual ao anterior somado com uma constante chamada razão da progressão aritmética. Exemplo

Leia mais

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Cristina Boeres Instituto de Computação (UFF) Conversões Entre Bases Numéricas Material de Fernanda Passos (UFF) Conversões Entre Bases Numéricas FAC 1 / 42

Leia mais

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se

Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se Critérios de divisibilidade Para alguns números como o dois, o três, o cinco e outros, existem regras que permitem verificar a divisibilidade sem se efetuar a divisão. Essas regras são chamadas de critérios

Leia mais

Módulo de Progressões Aritméticas. Soma dos termos de uma P.A. 1 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis

Módulo de Progressões Aritméticas. Soma dos termos de uma P.A. 1 a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Módulo de Progressões Aritméticas Soma dos termos de uma PA 1 a série EM Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Progressões Aritméticas Soma dos termos de uma PA 1 Exercícios Introdutórios Exercício

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Progressão Aritmética Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Progressão Aritmética Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Progressão Aritmética Prof. Dudan Matemática PROGRESSÃO ARITMÉTICA Definição Uma progressão aritmética (abreviadamente, P. A.) é uma sequência numérica em que cada termo,

Leia mais

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NOTAS DE AULA: REPRESENTAÇÕES DECIMAIS A representação decimal é a forma como escrevemos um número em uma única base, e como essa

Leia mais

Racionalização de denominadores

Racionalização de denominadores Racionalização de denominadores Para racionalizar o denominador de uma fração, devemos multiplicar os termos desta fração por uma expressão com radical, denominado fator racionalizante, de modo a obter

Leia mais

Séries Numéricas 2,10,12,16,17,18,19,? 2,4,6,8,10,? 2,4,8,16,32,?

Séries Numéricas 2,10,12,16,17,18,19,? 2,4,6,8,10,? 2,4,8,16,32,? SÉRIES NUMÉRICAS Séries Numéricas Uma série numérica é uma sequencia de números que respeita uma regra, uma lei de formação. Sendo assim todos foram produzidos à partir de uma mesma ideia. Exemplos: 2,10,12,16,17,18,19,?

Leia mais

Progressão aritmética é a seqüência numérica onde, a partir do primeiro termo, todos são obtidos somando uma constante chamada razão.

Progressão aritmética é a seqüência numérica onde, a partir do primeiro termo, todos são obtidos somando uma constante chamada razão. Definição Consideremos a seqüência ( 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16). Observamos que, a partir do segundo termo, a diferença entre qualquer termo e seu antecessor é sempre a mesma: 4 2 = 6 4 = 10 8 = 14 12

Leia mais

SEQUÊNCIAS E PROGRESSÕES. Iva Emanuelly Rafael Carvalho

SEQUÊNCIAS E PROGRESSÕES. Iva Emanuelly Rafael Carvalho SEQUÊNCIAS E PROGRESSÕES Iva Emanuelly Rafael Carvalho Conceituando... SEQUÊNCIAS Em muitas situações da vida diária aparece a ideia de sequência ou sucessão. Exemplos de sequências: a) A sequência dos

Leia mais

MATEMÁTICA Sequência & Progressões 1. Professor Marcelo Gonsalez Badin

MATEMÁTICA Sequência & Progressões 1. Professor Marcelo Gonsalez Badin MATEMÁTICA Sequência & Progressões 1 Professor Marcelo Gonsalez Badin Seqüência Série Sucessão {2, 3, 5, 10} = {3, 10, 2, 5} Num conjunto não importa a ordem na qual os elementos são apresentados Conjunto

Leia mais

Estrada em obras PROGRESSÃO GEOMÉTRICA CONTEÚDOS

Estrada em obras PROGRESSÃO GEOMÉTRICA CONTEÚDOS PROGRESSÃO GEOMÉTRICA CONTEÚDOS Progressão geométrica (PG) Razão de uma PG Progressão geométrica crescente Progressão geométrica decrescente Progressão geométrica oscilante Progressão geométrica constante

Leia mais

Aulas particulares. Conteúdo

Aulas particulares. Conteúdo Conteúdo Capítulo 4...2 Capitalização Simples...2 Exercícios...6 Resposta... 14 Capitalização Composta... 16 Exercícios... 17 Respostas... 19 Capitulo 5... 20 Progressões... 20 Progressão Aritmética (P.

Leia mais

Aula 5: Conversões Entre Bases Numéricas

Aula 5: Conversões Entre Bases Numéricas Aula 5: Conversões Entre Bases Numéricas Diego Passos Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Diego Passos (UFF) Conversões Entre Bases Numéricas FAC 1 / 43 Conversão

Leia mais

a 1 a 2 = a 7 = a 31 = a 44 = a 51 = Podemos escrever qualquer termo de uma PA se soubermos o 1º termo e a razão desta PA. n ln.

a 1 a 2 = a 7 = a 31 = a 44 = a 51 = Podemos escrever qualquer termo de uma PA se soubermos o 1º termo e a razão desta PA. n ln. 1.6. Progressão Aritmética (PA). Observe as sequências abaixo: (a n) = (1, 4, 7, 10, 13,...) (b n) = ( -7, -5, -3, -1, 1, 3,...) (c n) = (2016, 2012, 2008, 2004,...) Elas possuem um padrão semelhante.

Leia mais

Séries Numéricas 2,10,12,16,17,18,19,? 2,4,6,8,10,? 2,4,8,16,32,?

Séries Numéricas 2,10,12,16,17,18,19,? 2,4,6,8,10,? 2,4,8,16,32,? SÉRIES NUMÉRICAS Séries Numéricas Uma série numérica é uma sequencia de números que respeita uma regra, uma lei de formação. Sendo assim todos foram produzidos à partir de uma mesma ideia. Exemplos: 2,10,12,16,17,18,19,?

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA I MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO Título do Podcast Área Segmento Duração Progressão Geométrica Ciências da Natureza I Matemática Ensino médio 5min34seg Habilidades:

Leia mais

Matemática E Intensivo V. 1

Matemática E Intensivo V. 1 GABARITO Matemática E Intensivo V. Exercícios 0) 5 0) 5 Seja o termo geral = 3n, então: Par =, temos: a = 3. = 3 = Par =, temos: a = 3. = 6 = 5 Par = 3, temos: a 3 = 3. 3 = 9 = 8 Então a + a + a 3 = +

Leia mais

Sistemas Numéricos. Soma Subtração. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA

Sistemas Numéricos. Soma Subtração. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA Soma Subtração 1 Introdução Sistemas Numéricos Nesta aula iremos analisar como podemos usar o Sistema Numérico para calcular operações básicas usando a Aritmética Decimal na: Adição; Subtração. 2 SOMA

Leia mais

Emerson Marcos Furtado

Emerson Marcos Furtado Emerson Marcos Furtado Mestre em Métodos Numéricos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Matemática pela UFPR. Professor do Ensino Médio nos estados do Paraná e Santa Catarina desde 1992.

Leia mais

Progressão Aritmética

Progressão Aritmética CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Definição Uma (P.A.) é uma sequência de números (a 1, a 2,..., a n,...) (n N) na qual a diferença entre cada termo a n+1 e o seu antecessor

Leia mais

APOSTILA DE MATEMÁTICA

APOSTILA DE MATEMÁTICA 1 NEEJA: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONSTRUINDO UM NOVO MUNDO APOSTILA DE MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO MÓDULO - 8 PROFESSOR: Suzerly Fatima Bonotto Ano: 2015 2 MÓDULO/ 8 SEQUÊNCIAS: Muitos problemas

Leia mais

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan

Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS. Professor Dudan Matemática OPERAÇÕES BÁSICAS Professor Dudan Operações Matemáticas Observe que cada operação tem nomes especiais: Adição: 3 + 4 = 7, em que os números 3 e 4 são as parcelas e o número 7 é a soma ou total.

Leia mais

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo Progressões Geométricas. Primeiro Ano

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo Progressões Geométricas. Primeiro Ano Material Teórico - Módulo Progressões Geométricas Progressões Geométricas: Definição e Lei de Formação Primeiro Ano Autor: Prof. Ulisses Lima Parente Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto Progressões

Leia mais

ARITMÉTICA BINÁRIA. São duas as operações executadas pelo computador:

ARITMÉTICA BINÁRIA. São duas as operações executadas pelo computador: ARITMÉTICA BINÁRIA São duas as operações executadas pelo computador: - A adição - A comparação Todas as outras operações são executadas por meio de adições. Assim, para a subtracção, acha-se o complemento

Leia mais

Monster. Concursos. Matemática 1 ENCONTRO

Monster. Concursos. Matemática 1 ENCONTRO Monster Concursos Matemática 1 ENCONTRO CONJUNTOS NUMÉRICOS Conjuntos numéricos podem ser representados de diversas formas. A forma mais simples é dar um nome ao conjunto e expor todos os seus elementos,

Leia mais

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO PLANO DE AULA IDENTIFICAÇÃO Escola: IFC Campus Avançado Sombrio Município: Sombrio Disciplina: Matemática Série: 2 ano Nível: Ensino médio Professor: Giovani Marcelo Schmidt Tempo estimado: Cinco aulas

Leia mais

Prof. a : Patrícia Caldana

Prof. a : Patrícia Caldana CONJUNTOS NUMÉRICOS Podemos caracterizar um conjunto como sendo uma reunião de elementos que possuem características semelhantes. Caso esses elementos sejam números, temos então a representação dos conjuntos

Leia mais

2 Representação numérica

2 Representação numérica 2 Representação numérica Agora que já conhecemos um pouco da história da Computação e da arquitetura de um computador, estudaremos como podemos representar números em outras bases numéricas e como algumas

Leia mais

Progressões geométricas

Progressões geométricas A UA UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ Progressões geométricas Introdução Nesta aula, vamos abordar outra importante seqüência: a progressão geométrica. É possível que você já tenha ouvido alguém

Leia mais

Dos vários tipos de médias utilizados, o mais simples e o mais comum é a média aritmética simples = = 1300

Dos vários tipos de médias utilizados, o mais simples e o mais comum é a média aritmética simples = = 1300 O ESTUDO DAS MÉDIAS 1 Média Aritmética Em uma família com 4 integrantes, o primeiro consome 1200 ml de leite por dia, o segundo 1400 ml, o terceiro 1000 ml e o quarto integrante consome 1600 ml de leite

Leia mais

01/06/015 MATEMÁTICA PROFESSOR: CRISTIANO JORGE PROGRESSÃO ARITMÉTICA (PA) 1 01/06/015 Sequência ou sucessão: A palavra seqüência sugere a ideia de termos sucessivos e pode ser finita ou infinita. Toda

Leia mais

Matemática SÉRIES NUMÉRICAS. Professor Dudan

Matemática SÉRIES NUMÉRICAS. Professor Dudan Matemática SÉRIES NUMÉRICAS Professor Dudan Uma série numérica é uma sequencia de números que respeita uma regra, uma lei de formação. Sendo assim todos foram produzidos à partir de uma mesma ideia. Exemplos:

Leia mais

José Wammes. Coordenação Editorial: Osmar Antonio Conte. Editoração: José Wammes. Ficha Catalográfica: Rute Teresinha Schio - CRB 1095

José Wammes. Coordenação Editorial: Osmar Antonio Conte. Editoração: José Wammes. Ficha Catalográfica: Rute Teresinha Schio - CRB 1095 1 José Wammes Coordenação Editorial: Osmar Antonio Conte Editoração: José Wammes Ficha Catalográfica: Rute Teresinha Schio - CRB 1095 Direitos desta edição reservados à: José Wammes Av. Ministro Cirne

Leia mais

Somando os termos. as progressões geométricas.

Somando os termos. as progressões geométricas. Somando os termos das progressões geométricas A UUL AL A Quando estudamos as progressões aritméticas (Aula 34), encontramos uma fórmula bastante prática para calcular a soma de ualuer uantidade de termos.

Leia mais

Capítulo 3. Séries Numéricas

Capítulo 3. Séries Numéricas Capítulo 3 Séries Numéricas Neste capítulo faremos uma abordagem sucinta sobre séries numéricas Apresentaremos a definição de uma série, condições para que elas sejam ou não convergentes, alguns exemplos

Leia mais

Raciocínio Lógico. Números. Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Números. Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Números Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico QUESTÕES ENVOLVENDO SEQUÊNCIA DE NÚMEROS É comum aparecer em provas de concurso questões envolvendo sequências

Leia mais

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos

Matemática Básica. Capítulo Conjuntos Capítulo 1 Matemática Básica Neste capítulo, faremos uma breve revisão de alguns tópicos de Matemática Básica necessários nas disciplinas de cálculo diferencial e integral. Os tópicos revisados neste capítulo

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2013. Plano de Trabalho 1

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA. Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2013. Plano de Trabalho 1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2013 Plano de Trabalho 1 Regularidades numéricas: sequências e Matemática financeira Cursista: Izabel Leal Vieira Tutor: Cláudio Rocha de

Leia mais

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

REVISÃO DOS CONTEÚDOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS As quatro operações fundamentais As operações fundamentais da matemática são quatro: Adição (+), Subtração (-), Multiplicação (* ou x ou.) e Divisão (: ou / ou ). Em linguagem comum,

Leia mais

Revisão: Potenciação e propriedades. Prof. Valderi Nunes.

Revisão: Potenciação e propriedades. Prof. Valderi Nunes. Revisão: Potenciação e propriedades. Prof. Valderi Nunes. Potenciação Antes de falar sobre potenciação e suas propriedades, é necessário que primeiro saibamos o que vem a ser uma potência. Observe o exemplo

Leia mais

Divisibilidade Múltiplos de um número Critérios de divisibilidade 5367

Divisibilidade Múltiplos de um número Critérios de divisibilidade 5367 Divisibilidade Um número é divisível por outro quando sua divisão por esse número for exata. Por exemplo: 20 : 5 = 4 logo 20 é divisível por 5. Múltiplos de um número Um número tem um conjunto infinito

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Potenciação. Lucas Araújo - Engenharia de Produção

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Potenciação. Lucas Araújo - Engenharia de Produção CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2014.1 Potenciação Lucas Araújo - Engenharia de Produção Potenciação No século 3 a.c na Grécia antiga, Arquimedes resolveu calcular quantos grãos de areia

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA. Matemática Progressão Aritmética e Progressão Geométrica

CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA. Matemática Progressão Aritmética e Progressão Geométrica CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA Matemática JOSIMAR PADILHA Professor do Gran Cursos Online. Ministra aulas presenciais, telepresenciais e online de Matemática Básica, Raciocínio Lógico, Matemática Financeira

Leia mais

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES

PROJETO KALI MATEMÁTICA B AULA 3 FRAÇÕES PROJETO KALI - 20 MATEMÁTICA B AULA FRAÇÕES Uma ideia sobre as frações Frações são partes de um todo. Imagine que, em uma lanchonete, são vendidos pedaços de pizza. A pizza é cortada em seis pedaços, como

Leia mais

Sistemas Numéricos Soma e Subtração SOMA. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA

Sistemas Numéricos Soma e Subtração SOMA. Prof. Celso Candido ADS / REDES / ENGENHARIA SOMA 1 Adição Binária Sistemas Numéricos Soma e Subtração Na adição decimal, se dois números decimais (56719) 10 e (31863) 10, forem somados, teremos uma resultante de (88582) 10. Podemos analisar os detalhes

Leia mais

segundo elemento, a diferença entre qualquer um deles e seu antecessor é igual a uma constante r que será

segundo elemento, a diferença entre qualquer um deles e seu antecessor é igual a uma constante r que será MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO MÓDULO DE REFORÇO - EAD PROGRESSÕES Progressão Aritmética I) PROGRESSÃO ARITMÉTICA ( PA) Uma Progressão Aritmética é uma sequência de elementos (a 1, a 2, a 3,, a n-1, a n,, ) tal

Leia mais

Caderno de Acompanhamento Progressão Aritmética e Função Afim Escola Estadual Judith Vianna. Estudante: Turma:

Caderno de Acompanhamento Progressão Aritmética e Função Afim Escola Estadual Judith Vianna. Estudante: Turma: Estudante: Turma: Sequências A natureza apresenta padrões e regularidades. Dessa forma, muitas teorias matemáticas são desenvolvidas a partir do estudo desses padrões e regularidades. Por exemplo, o estudo

Leia mais

Critérios de Divisibilidade

Critérios de Divisibilidade Critérios de Divisibilidade Introdução Se você procurar pela Internet, irá encontrar dezenas de sites que falam sobre este assunto, alguns muito bons por sinal, mas a grande maioria deles embora apresentem

Leia mais

MATEMÁTICA 1º BIM MÉDIO INT. EM AGRONEGÓCIO 2º ANO

MATEMÁTICA 1º BIM MÉDIO INT. EM AGRONEGÓCIO 2º ANO Postado em 04 / 03 / 13 SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E PROGRESSÃO ARITMÉTICA Aluno(a): TURMA: 1- SEQUÊNCIAS O estudo das sequencias lógicas despertou o interesse de vários estudiosos/pesquisadores Um deles foi

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO PARA AFRFB PROFESSOR: GUILHERME NEVES

RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO PARA AFRFB PROFESSOR: GUILHERME NEVES Aula 5 Parte 1 Progressão Aritmética... Progressão Geométrica... 13 Cálculo da razão.... 14 Termo Geral.... 14 Soma dos termos de uma Progressão Geométrica finita... 15 Soma dos termos de uma Progressão

Leia mais

Origem do Universo {1, 2, 2, 4, 8, 32...} + Quando elevamos 2 a sequência de {0, 1, 1, 2, 3, 5...} +

Origem do Universo {1, 2, 2, 4, 8, 32...} + Quando elevamos 2 a sequência de {0, 1, 1, 2, 3, 5...} + Origem do Universo A multiplicação dos dois termos anteriores gera a seguinte sequência que chamamos de sequência do tempo, e que produz um conjunto de números que chamamos de números vazios. {1, 2, 2,

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ. Profª: EDNALVA DOS SANTOS

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ. Profª: EDNALVA DOS SANTOS SOCIEDADE EDUCACIONAL DO AMANHÃ Profª: EDNALVA DOS SANTOS 1 Frações O que são? 2 Para representar os números fracionários foi criado um símbolo, que é a fração. Sendo a e b números naturais e b 0 (b diferente

Leia mais

TEMA 2 PROPRIEDADES DE ORDEM NO CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS

TEMA 2 PROPRIEDADES DE ORDEM NO CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS TEMA 2 PROPRIEDADES DE ORDEM NO CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS O conjunto dos números reais,, que possui as seguintes propriedades:, possui uma relação menor ou igual, denotada por O1: Propriedade Reflexiva:

Leia mais

POLINÔMIOS. Operadores aritméticos: Adição, subtração, multiplicação e potenciação.

POLINÔMIOS. Operadores aritméticos: Adição, subtração, multiplicação e potenciação. POLINÔMIOS Prof. Patricia Caldana Um polinômio é uma expressão algébrica formada por monômios e operadores aritméticos. O monômio é estruturado por números (coeficientes) e variáveis (parte literal) em

Leia mais

Matemática E Extensivo V. 6

Matemática E Extensivo V. 6 Etensivo V. 6 Eercícios ) a) P() é sempre igual à soma dos coeficientes de P(). b) P() é sempre igual ao termo independente de P(). c) P() é a raiz de P(), pois P() =. a) P() = ³ + 7. ² 7. P() = + 7 7

Leia mais

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº 03

3º Ano do Ensino Médio. Aula nº 03 Nome: Ano: 3º Ano do E.M. Escola: Data: / / 1. Introdução 3º Ano do Ensino Médio Aula nº 03 Assunto: Progressões Aritméticas e Geométricas Definição: Na Matemática, uma sequência numérica é uma composição

Leia mais

AULA DO CPOG. Progressão Aritmética

AULA DO CPOG. Progressão Aritmética AULA DO CPOG Progressão Aritmética Observe as seqüências numéricas: 2 4 6 8... 12 9 6 3... 5 5 5 5... Essas seqüências foram construídas de forma que cada termo (número), a partir do segundo, é a soma

Leia mais

Aula 00 Aula Demonstrativa

Aula 00 Aula Demonstrativa Aula 00 Aula Demonstrativa Apresentação... Relação das questões comentadas... 10 Gabarito... 1 www.pontodosconcursos.com.br 1 Apresentação Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Esta é a aula demonstrativa

Leia mais

Álgebra Linear Semana 01

Álgebra Linear Semana 01 Álgebra Linear Semana 01 Diego Marcon 27 de Março de 2017 Conteúdo 1 Estrutura do Curso 1 2 Sistemas Lineares 1 3 Formas escalonadas e formas escalonadas reduzidas 4 4 Algoritmo de escalonamento 5 5 Existência

Leia mais

1 Congruências e aritmética modular

1 Congruências e aritmética modular 1 Congruências e aritmética modular Vamos considerar alguns exemplos de problemas sobre números inteiros como motivação para o que se segue. 1. O que podemos dizer sobre a imagem da função f : Z Z, f(x)

Leia mais

Ponto Flutuante IEEE 754

Ponto Flutuante IEEE 754 Exemplo 1: Converter 25,5 em binário 1ª Etapa: Transformar o número em algo parecido om 1,### x 2 ### Isso é alcançado através de divisões ou multiplicações. No caso do exemplo, divisões, pois o número

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo I Aula 02 EQUAÇÕES Pense no seguinte problema: Uma mulher de 25 anos é casada com um homem 5 anos mais velho que ela. Qual é a soma das idades

Leia mais

Importantes propriedades da Média, da Variância e do Desvio Padrão:

Importantes propriedades da Média, da Variância e do Desvio Padrão: Importantes propriedades da Média, da Variância e do Desvio Padrão: É importantíssimo o perfeito conhecimento de algumas propriedades da Média, da Variância e do Desvio Padrão para resolver, com facilidade,

Leia mais

EXEMPLOS Resolva as equações em : 1) Temos uma equação completa onde a =3, b = -4 e c = 1. Se utilizarmos a fórmula famosa, teremos:

EXEMPLOS Resolva as equações em : 1) Temos uma equação completa onde a =3, b = -4 e c = 1. Se utilizarmos a fórmula famosa, teremos: EQUAÇÃO DE SEGUNDO GRAU INTRODUÇÃO Equação é uma igualdade onde há algum elemento desconhecido Como exemplo, podemos escrever Esta igualdade é uma equação já conhecida por você, pois é de primeiro grau

Leia mais

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES 1A ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES A Exemplos: 9 7 9 9 7 7 9 0 0 0 0 0 0 Denominadores iguais: Na adição e subtração de duas ou mais frações que têm denominadores iguais, conservamos o denominador comum e somamos

Leia mais

6. Frações contínuas como as melhores aproximações de um número real

6. Frações contínuas como as melhores aproximações de um número real 6. Frações contínuas como as melhores aproximações de um número real Com um pouco de técnica matemática iremos calcular frações contínuas, ou seja, os numeradores e denominadores de através de fórmulas

Leia mais

Material Teórico - Módulo Progressões Aritméticas. Definição e Lei de Formação de uma PA. Primeiro Ano

Material Teórico - Módulo Progressões Aritméticas. Definição e Lei de Formação de uma PA. Primeiro Ano Material Teórico - Módulo Progressões Aritméticas Definição e Lei de Formação de uma PA Primeiro Ano Autor: Prof. Ulisses Lima Parente Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 1 Sequências elementares e

Leia mais

NÚMEROS NATURAIS OS NÚMEROS E SEUS SIGNIFICADOS!

NÚMEROS NATURAIS OS NÚMEROS E SEUS SIGNIFICADOS! NÚMEROS NATURAIS OS NÚMEROS E SEUS SIGNIFICADOS! Você já parou para pensar como surgiram os números? Será que os números surgiram da invenção de um matemático? O número surgiu a partir do momento em que

Leia mais

1 kp. k=1. + Na série. 1 temos p = 2 p >1 converge. k=1 + Na série k=1. temos p = 1/7 p <1 diverge. ⁷ k. se lim u k. k +

1 kp. k=1. + Na série. 1 temos p = 2 p >1 converge. k=1 + Na série k=1. temos p = 1/7 p <1 diverge. ⁷ k. se lim u k. k + TESTES DE CONVERGÊNCIA Existem diversos testes de convergência e que são cobrados em provas, mas não fique preocupado, pois fizemos esse resumão pra te ajudar a lembrar de todos! Lembre-se que esses testes

Leia mais

Fatorando o número 50 em fatores primos, obtemos a seguinte representação: = 50

Fatorando o número 50 em fatores primos, obtemos a seguinte representação: = 50 FATORAÇÃO DE EXPRESSÃO ALGÉBRICA Fatorar consiste em representar determinado número de outra maneira, utilizando a multiplicação. A fatoração ajuda a escrever um número ou uma expressão algébrica como

Leia mais

Matemática. Progressão Geométrica. Professor Dudan.

Matemática. Progressão Geométrica. Professor Dudan. Matemática Progressão Geométrica Professor Dudan www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática PROGRESSÃO GEOMÉTRICA Uma progressão geométrica (abreviadamente, P. G.) é uma sequência numérica em que cada termo,

Leia mais

CINCO QUESTÕES FGV MUITO SIMILARES

CINCO QUESTÕES FGV MUITO SIMILARES CINCO QUESTÕES FGV MUITO SIMILARES Olá, tudo bem? Sou o Prof. Arthur Lima, e separei essas CINCO questões da FGV, que foram aplicadas em concursos distintos, embora sejam bastante similares. Elas abordam

Leia mais

Aula 7: Representações de Números Inteiros: Sinal e Magnitude e Representação em Excesso de k

Aula 7: Representações de Números Inteiros: Sinal e Magnitude e Representação em Excesso de k Aula 7: Representações de Números Inteiros: Sinal e Magnitude e Representação em Excesso de k Diego Passos Universidade Federal Fluminense Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Diego Passos (UFF)

Leia mais

Progressão aritmética e progressão geométrica

Progressão aritmética e progressão geométrica Progressão aritmética e progressão geométrica Qualquer conjunto cujos elementos obedecem a uma ordem é uma sequência. No cotidiano, encontramos várias sequências: a lista de chamada de uma turma, as palavras

Leia mais

SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS. Como se trata de dois números, representamos por duas letras diferentes x e y.

SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS. Como se trata de dois números, representamos por duas letras diferentes x e y. SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS Equação do 1º grau com duas variáveis Ex: A soma de dois números é 10. Quais são esses números? Como se trata de dois números, representamos por duas letras

Leia mais

Regra geral para a resolução de equações do primeiro grau com mais de. uma variável

Regra geral para a resolução de equações do primeiro grau com mais de. uma variável EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU COM DUAS VARIÁVEIS Uma equação do 1 grau com duas incógnitas, é qualquer equação que possa ser reduzida à forma ax + by = c, onde x e y são incógnitas e a, b e c são números racionais,

Leia mais

Capítulo 1. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas.

Capítulo 1. f : A B. elementos A com elementos de B ilustradas nos seguintes diagramas. Capítulo 1 Funções Sejam A e B conjuntos não vazios. Uma função com domínio A e contradomínio B é uma regra f que a cada elemento em A associa um único elemento em B. A notação usual para uma função f

Leia mais

ARTIGO DO WILLIAM DOUGLAS MATEMÁTICA

ARTIGO DO WILLIAM DOUGLAS MATEMÁTICA Prefeitura Municipal de JOÃO PESSOA Agente Educacional I RETIFICAÇÃO ARTIGO DO WILLIAM DOUGLAS MATEMÁTICA Números Naturais: significados e Sistema de Numeração Decimal;...01 Números Racionais: significados,

Leia mais

Teoremas e Propriedades Operatórias

Teoremas e Propriedades Operatórias Capítulo 10 Teoremas e Propriedades Operatórias Como vimos no capítulo anterior, mesmo que nossa habilidade no cálculo de ites seja bastante boa, utilizar diretamente a definição para calcular derivadas

Leia mais

25 = 5 para calcular a raiz quadrada de 25, devemos encontrar um número que

25 = 5 para calcular a raiz quadrada de 25, devemos encontrar um número que RADICIAÇÃO Provavelmente até o 8 ano, você aluno só viu o conteúdo de radiciação envolvendo A RAIZ QUADRA Para relembrar: = para calcular a raiz quadrada de, devemos encontrar um número que elevado a seja,

Leia mais

Tópico D mtm B PROGRESSÃO GEOMÉTRICA

Tópico D mtm B PROGRESSÃO GEOMÉTRICA Tópico D mtm B PROGRESSÃO GEOMÉTRICA Definição Progressão geométrica é uma sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual ao anterior, multiplicado por uma constante chamada razão da

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE Matemática Básica Módulo 01 Introdução. Hoje em dia temos a educação presencial, semi-presencial e educação a distância. A presencial é a dos cursos regulares, onde professores e alunos se encontram sempre

Leia mais