Subprograma Gestão da Informação Administrativa e Conhecimento. Elaborado por: Claudia Simone Pinto da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Subprograma Gestão da Informação Administrativa e Conhecimento. Elaborado por: Claudia Simone Pinto da Silva"

Transcrição

1 Subprograma Gestão da Informação Administrativa e Conhecimento Elaborado por: Claudia Simone Pinto da Silva 2003

2 INTRODUÇÃO A Diretoria de Administração nos últimos anos, cumprindo as orientações para a área de gestão da Presidência, cujo perfil é a busca por resultados e o espírito empreendedor, vem procurando de forma incisiva mudar o antigo paradigma da administração burocrática para uma administração gerencial, com foco nos resultados, participativa e voltada para o conhecimento e aprendizado. Neste contexto, a DIRAD implantou um programa de inovação denominado: PROGRAMA GESTÃO VIVA, abrangendo as áreas da Unidade, visando a melhoria de seus processos internos e externos para surpreender seus clientes e inovar no campo da Gestão Pública. Este Manual para Operacionalização do Subsistema de Processos versão WEB, é um dos resultados da inovação gerencial pretendida pela DIRAD. O Subsistema de Processos versão WEB, permitirá aos usuários Fiocruz, a consulta, a movimentação e a confecção de relatórios gerenciais de processos oriundos de suas Unidades e das demais Unidades Fiocruz. Sendo, operacionalizado na versão WEB, o acesso que antes era restrito, ou seja, havia a necessidade de possuir o sistema instalado na máquina do usuário, tornou-se totalmente abrangente, isto porque poderá ser acessado em qualquer máquina que tenha INTERNET e a sua atualização, que antes demorava algumas horas em função da interdependência com profissionais da área de informática, tornou-se praticamente instantânea. A operacionalização do Subsistema de Processos na versão WEB, ratifica a questão da segurança e neste contexto, cada usuário fornecerá no momento do cadastramento da senha, que deverá ser pessoal e intransferível, o CPF, o setor onde atua e também seu , para ser utilizado da seguinte forma: Esqueceu sua senha? Clique aqui. Esperamos que com este instrumento, todos os colaboradores da Fiocruz, independente de suas respectivas áreas de atuação, consigam sanar suas dúvidas no tocante a operacionalização do Subsistema de Processos, caso as duvidas persistam, por favor, entrem em contato com a Seção de Protocolo da DIRAD pelo telefone ou ainda pelo mail: simoninha@fiocruz.br. Este Manual foi elaborado pela colaboradora Cláudia Simone Pinto da Silva, responsável pela Seção de Protocolo da DIRAD e gestora do Subsistema de Processos Módulos Gestor e Usuário. A Seção de Protocolo/SEPROT é subordinada ao Serviço de Informação e Comunicação Administrativa/SICA/DEGIAS/DDIRAD.

3 PARA UMA NAVEGAÇÃO MAIS EFICAZ, FIQUE ATENTO A ESSAS INFORMAÇÕES... Para mudar de um campo para outro, use a tecla TAB do seu teclado, facilmente identificada pela figura abaixo: Respeite sempre as indicações do Subsistema, ou seja, quando o sistema pedir para BUSCAR, busque; para CHECAR INFORMAÇÕES, cheque as informações antes mesmo de confirmar um envio de um processo para um determinado local. Se, neste momento, existir esta checagem, a possibilidade de envio para locais não desejados é quase 0, na hora da checagem o usuário poderá verificar se o local de envio é realmente aquele pretendido e se o mesmo de fato pertence àquela Unidade; Como todos nós sabemos, a navegação rápida na internet depende de alguns fatores, tais como: uma boa máquina, uma boa conexão e etc, porém, no momento da navegação no Subsistema de Processos, é necessário sempre considerar estes fatores, desta forma, não adianta clicar centenas de vezes um determinado botão, tenha calma, respire fundo e aguarde resposta. Não se esqueça, um único clique é suficiente para atender a sua demanda; O acesso ao Subsistema de Processos, é feito através da intranet da DIRAD, endereço: Para retornar a uma determinada tela, clique em Voltar, que é identificado pelo botão: ; Ou ainda, clique nas indicações que surgem nas telas do Subsistema: ATENÇÃO: RECOMENDAMOS A NÃO UTILIZAÇÃO DO VOLTAR DO SEU BROWSE, NO MOMENTO DA NAVEGAÇÃO NO SUBSISTEMA DE PROCESSOS. ESTE RECURSO UTILIZADO DE FORMA INDEVIDA, PODERÁ ACARRETAR ERRO NA OPERACIONALIZAÇÃO SISTEMA.

4 NAVEGANDO NO SUBSISTEMA DE PROCESSOS O acesso ao Subsistema de Informação, poderá ser feito de duas formas: a primeira será através do MENU WEB que fica no lado esquerdo da tela, onde, o usuário deverá clicar na opção SGA na Web. A segunda forma será através do SGA NA WEB que fica no lado direito da tela, onde o usuário deverá clicar na opção Sistema de Informação. Esta, inclusive, é a opção mais rápida. Se o usuário optar pela primeira opção, deverá seguir os seguintes passos: Após clicar em SGA NA WEB, o usuário visualizará todos os sistemas desenvolvidos pela DIRAD, que se encontram na versão WEB. Para acessar o Subsistema de Processos, clique no ícone Sistema de Informação

5 Após clicar em Sistema de Informação, abrirá o Menu de opções, onde o usuário deverá escolher entre Processos, Documentos, Expedição ou Formulários/Manuais. A opção Processos refere-se basicamente ao gerenciamento dos processos que tramitam no âmbito da sua Unidade e da FIOCRUZ, onde os usuários poderão realizar consultas, movimentações e emissões de relatórios gerenciais. A opção Documentos refere-se ao gerenciamento de todo e quaisquer documentos que são efetivamente produzidos ou recebidos pela sua Unidade/Departamento/Serviço/Seção. Maiores informações quanto a utilização desta ferramenta, favor entrar em contato com Selene Andréa, colaboradora da Seção de Arquivo e Microfilmagem e gestora do Subsistema de Controle de Documentos, através do mail andreaazevedo@fiocruz.br ou pelo telefone A opção Expedição refere-se a consultas das correspondências registradas, recebidas ou expedidas via Seção de Expedição da DIRAD. Para maiores informações entrar em contato com Roberto Gomes, Chefe da seção de Expedição pelo mail: robertogomes@fiocruz.br ou pelo telefone A opção Formulários/Manuais refere-se a impressão de manuais operacionais dos subsistemas de processos e documentos e manuais de normas e procedimentos que visam esclarecer o melhor gerenciamento das atividades que compõem o Serviço de Informação e Comunicações Administrativas/SICA da DIRAD. Nesta opção ainda, o usuário encontrará formulários padronizados pela Dirad, e um Guia de noções básicas de arquivo que auxiliará muito o usuário, no momento da elaboração de uma correspondência oficial.

6 O acesso às informações que constam em cada Subsistema é livre, porém, nos locais onde existe o desenho de uma chave amarela, significa que o usuário deverá estar habilitado, através de senha, para navegação. O pedido de senha deverá ser feito à Seção de Protocolo da DIRAD, através do mail simoninha@fiocruz.br, ou pelo telefone , informando os seguintes dados: Nome completo; CPF; Setor onde trabalha; Mail e Senha (composta de caracteres alfanuméricos ou não, de ate 08 dígitos) que deverá ser sugerida pelo próprio usuário. Dando continuidade, vamos clicar na primeira opção do Menu Processos, denominada Consulta.

7 CONSULTAS Estas são as opções disponíveis dentro do Menu Consulta. A seguir, veremos uma a uma destas opções. A primeira opção de consulta é: Por Número de Processo: O usuário deverá digitar o prefixo do processo, o número (sem os zeros iniciais), o ano (2 ou 4 dígitos), o volume ou letra, se houver. Em seguida clique em Buscar. Em seguida, a tela contendo as informações do processo digitado aparecerá da seguinte forma:

8 As informações principais ficam explicitas na tela, tais como: data de abertura do processo, assunto, origem, destino e situação. Observando um pouco mais, veremos que o status e a data da movimentação do processo aparecem em vermelho, para justamente, facilitar a visualização do usuário e que as demais informações, estão disponíveis no lado direito da tela, ou seja, basta o usuário clicar no botão correspondente, para obter outras informações, tais como: a procedência (quem solicitou a abertura do processo), referencia ao assunto (algo que complemente o assunto), interessado, documentos que estão anexados ao processo e a hierarquia do processo (se existe algum processo anexado, apensado ou se existem letras). Para tanto clique nos botões correspondentes. A segunda opção de consulta é: Por Interessado: O usuário deverá informar o tipo de interessado, ou seja, se é uma Pessoa Física, uma Unidade Fiocruz, uma Pessoa jurídica ou um Órgão Governamental. Em seguida o usuário deverá Informar o nome deste interessado e também informa o período para a procura. Lembrando que: Nas consultas cujo tipo de interessado é uma Pessoa Física ou Jurídica, os respectivos nomes deverão ser digitados pelo usuário. Já nos casos em que as consultas cujo tipo do interessado é uma Unidade Fiocruz ou Órgão Governamental, o sistema abrirá a tabela correspondente, para o usuário apontar os respectivos interessados. Veja exemplos dos dois casos: No caso em que o usuário simplesmente digita o nome do interessado.

9 No caso em que o usuário busca o interessado na Tabela. Depois de optar pelo tipo de interessado, informe o período e clique em Buscar. O sistema traz a respectiva Tabela para o usuário fazer a busca. Tabela de Unidades Fiocruz Observando a figura, percebemos que existem 03 formas de localizar um setor. A primeira forma é pelos 03 primeiros números que identificam a Unidade, por exemplo, todos os códigos dos setores do CpqAM começam ou são identificados pelos números 032, todos os códigos dos setores da DIRAD começam com 020 e assim sucessivamente. Desta forma, se o usuário digitar no primeiro campo a numeração 032 e em seguida clicar em Buscar, o sistema mostrará somente a Tabela do CpqAM com seus respectivos setores. Após localizar o setor desejado, o usuário deverá clicar na numeração em azul para que o sistema conclua a consulta.

10 A segunda forma é pela descrição da Unidade, ou seja, o usuário deverá digitar uma palavra que identifique o setor desejado ou mesmo o nome na íntegra do setor, desta forma, após clicar em Buscar, o sistema mostrará todos os setores que existem na Tabela Fiocruz, que possuem a palavra chave ou a descrição digitada. Lembrando que, cabe ao usuário, identificar o setor correto e escolhê-lo para sua consulta, observando que existem vários setores e siglas homônimas na Tabela Fiocruz e para não haver dúvidas, verifiquem sempre no campo sigla, a Unidade que fica ao lado da mesma, exemplo: Descrição: Seção de Protocolo Sigla: SEPROT/DIRAD. Para não correr este risco, digite os três primeiros números correspondentes da Unidade e digite a palavra chave. Em seguida clique em Buscar. Exemplo: A terceira forma é pela sigla, o usuário deverá digitar a sigla e em seguida clicar em Buscar. Recomendamos a mesma cautela citada acima. Para não correr o risco de se equivocar, o usuário poderá digitar a sigla/unidade e clicar em Buscar. Exemplo:

11 A terceira opção de consulta é: Procedência Pessoa Jurídica: Conforme observamos no desenho abaixo, o usuário deverá digitar o número do CNPJ ou o nome da empresa e em seguida clicar em Buscar. Importante ressaltarmos que, após a busca dos processos abertos, cuja procedência refere-se a este CNPJ, o sistema ainda permite, na mesma tela, consultar os processos abertos, cujo interessado, também pertençam a este CNPJ. Vejam o exemplo na segunda tela. Visualização dos processos, cuja procedência refere-se ao CNPJ em destaque Opção para visualizar os processos, cujo interessado refere-se ao mesmo CNPJ A quarta opção de consulta é: Referencia e Período: Esta consulta é super fácil e útil, nela o usuário poderá digitar uma palavra chave que possibilite a recuperação do processo. Por exemplo, no processo cujo assunto foi a compra de materiais hospitalares, o usuário deverá digitar um dos itens relacionados no processo de compra, luva, bisturi e etc. Importante ressaltarmos que, a digitação do % (percente) não é mais necessário neste tipo de consulta, isto porque, no sistema versão WEB, o percente fica implícito nesta consulta, possibilitando assim, a verificação da palavra chave em toda linha da referência ao assunto, independentemente se a mesma encontra-se no começo, meio ou no final da frase.

12 Para operacionalizá-la, o usuário deverá digitar a palabra chave, o periodo e clicar em Buscar. A quinta opção de consulta é: Por Modalidade de Licitação e Período: Esta opção permite ao usuário verificar, quais e quantos processos existem de acordo com a modalidade de licitação. Cabe informar que, para que esta consulta atenda de forma eficaz, o profissional da área de compras, de suas respectivas Unidades, deverá alimentar o sistema Pedido de Compras do SGA para que o mesmo alimente este sistema, desta forma, esta consulta será verdadeiramente útil e precisa. Para utilizá-la, o usuário deverá digitar o período desejado e escolher o tipo de modalidade de licitação ou optar por todas as modalidades. Em seguida o usuário deverá clicar Buscar. A sexta opção de consulta é: Por Número de CPF: Nesta opção, o usuário poderá consultar todos os processos, independente do assunto, procedência e também do período, para tanto, o usuário deverá digitar o número do CPF e clique em Buscar. Em seguida, o sistema mostrará todos os processos cujo interessado, refere-se ao CPF digitado. Observem também que, nesta mesma tela, é possível fazer a

13 consulta dos processos abertos cuja procedência refere-se ao mesmo CPF. Para consultar também pela procedência, clique no botão Este CPF na Procedência. Caso o sistema não encontre nenhum processo com esta procedência, o sistema mostrará a seguinte mensagem: A sétima opção de consulta é: Por Número de CNPJ: Muito parecida com a opção de consulta anterior, esta consulta por número de CNPJ, possibilita ao usuário localizar todos os processos existentes daquele CNPJ. Como dissemos, a operacilonalização é a mesma da anterior, porém, o único diferencial é que neste caso, de pessoa jurídica, o sistema primeiro faz a busca por procedência para então, caso o usuário deseje, faz a busca por interessado. Veremos isto na prática. Digite o número do CNPJ, clique em Buscar. Visualize todos os processos cuja procedência refere-se ao CNPJ digitado. Para visualizar este CNPJ no interessado, clique no botão Este CNPJ no Interessado.

14 A oitava opção de consulta é: Por Processo Apensado: Esta opção possibilita ao usuário, consultar os processos que tem ou tiveram algum vínculo, independente do prefixo, assunto ou procedência. Nos casos dos processos de registro de preço, por exemplo, todo processo de compra aberto pela Unidade que pretende se inserir nos procedimentos do processo de registro de preço existente, deverão ser apensados através do subsistema de processos do SGA, módulo gestores, lembrando que, esta ação só poderá ser feita nas Unidades que possuírem a atividade de protocolo descentralizada ou na Seção de Protocolo da DIRAD. Outro exemplo, são os casos em que as letras, num determinado processo de compra de medicamento, por exemplo, se exaurem. Outro processo é aberto e o mesmo é apensado ao processo mãe. Desta forma, não existe nenhuma necessidade, por parte dos interessados, de guardarem os números dos 2 processos apensados, se o usuário guardar pelo menos o número de 1 processo, será suficiente para recuperar o outro número, isto porque, a recuperação desta informação é parecida como nos casos da anexação de processo a processo, ou seja, se o usuário digitar o número do processo principal o sistema mostrará os números dos processos secundários; se o usuário digitar o número do processo secundário, o sistema mostrará o número do processo principal. Vejamos o exemplo abaixo: Após clicar nesta opção, o usuário deverá digitar o número do processo e em seguida clicar em Buscar. Como no caso acima, o sistema mostra os números dos processos: apensado e origem e ainda permite consultar a atual movimentação de cada processo, bastando para tanto clicar nos botões correspondentes.

15 A nona opção de consulta é: Por Documento Anexo: Esta consulta é indicada para os casos em que o usuário não tenha em mãos, informações principais que possibilitem a localização do processo, tais como: número, interessado, procedência. Para obter sucesso nesta consulta, o usuário deverá seguir corretamente os passos relacionados abaixo: Conforme o desenho da próxima tela, informe o período provável da abertura do processo, o tipo do documento (Memo, NF, OB, etc), que esteja inserido (fisicamente e via sistema) no processo e também a data do documento. Em seguida, clique no botão BUSCAR. A décima opção de consulta é: Por Assunto do Processo: Este tipo de consulta é indicado para verificar quais e quantos processos, de um determinado assunto, são abertos num determinado período. Informe o período desejado e digite o código do assunto, caso o usuário não saiba o código do assunto, clique na interrogação para procurar na Tabela de Assuntos o código desejado, em seguida clique em BUSCAR Para fazer a busca na Tabela de Assuntos

16 Como podemos observar na figura anterior, para localizar um código na Tabela de Assuntos, o usuário deverá clicar na interrogação amarela. Feito isso, a tabela se abrirá e permitirá a busca do assunto desejado. Caso o usuário deseje consultar os processos, cujo assunto seja Passagem Aérea, o mesmo deverá digitar a palavra chave: passagem ou parte dela pass, em seguida deverá clicar em Buscar. Feito isso, o sistema localizará, dentro da tabela, todos os assuntos que contenham a palavra chave digitada pelo usuário, finalizando, o usuário deverá clicar no assunto que melhor lhe convier. A décima primeira opção de consulta é: Por Assunto, Unidade e Período: Muito parecida com a consulta anterior, porém, mais apurada, esta opção possibilita ao usuário, uma consulta mais direcionada e precisa. Vejamos passo a passo, como operacionalizá-la. Informe o período desejado; Na coluna seguinte, Unidade, escolha uma das seguintes opções: Toda Unidade ou Um Depart/Serv/Seção/Setor., onde Toda Unidade significa: Pesquisar todos os processos de uma única Unidade, independente de terem sido abertos pelo Departamento, Serviço, Seção ou qualquer outro setor da mesma Unidade. E

17 Depart/Serv/Seção/Setor significa: pesquisar somente um setor, independente da Unidade; Escolha o assunto e clique em Buscar. A décima segunda opção de consulta, ou consulta gerencial é: Por Unidade e Documento: Esta consulta possibilita a localização de um determinado processo através de um documento previamente anexado ao mesmo. O grande diferencial desta consulta para a consulta Por Documento Anexo, é que esta, permite um maior filtro na busca, vejamos o exemplo abaixo:

18 Para operacionalização desta consulta, o usuário deverá informar o período, e a Unidade. Automaticamente o sistema disponibilizará, no campo seguinte, a Tabela Nominal e seus respectivos códigos, pertencentes à Unidade escolhida. Indique o setor desejado e também o tipo do documento, caso o usuário deseje, poderá neste momento, escolher a opção Todos os Documentos. Caso tenha escolhido um documento especifico, informe o numero do mesmo. Em seguida, clique em Buscar. Dicas sobre Consultas de Processos Nas consultas onde exista a necessidade da digitação de CPF ou CNPJ, NUNCA o façam com pontos, barras e etc; Nas consultas onde exista a necessidade da digitação de nome da pessoa física, jurídica, órgão governamental ou mesmo Unidade Fiocruz, NUNCA o façam com acentos e abreviaturas; Observem sempre a diferença entre Pessoa Jurídica e Órgão Governamental;

19 MOVIMENTAÇÕES Este é o Menu das Movimentações, nele o usuário poderá receber, enviar, anexar e arquivar de forma rápida seus processos. E ainda, poderá emitir folha de despacho. A primeira opção de movimentação é: Receber Processo: O usuário deverá digitar o prefixo, número e ano do processo, em seguida clicar em Buscar. O sistema localizará o processo desejado, caso o mesmo tenha sido enviado via sistema para seu setor. Importante ressaltar, que, nos casos em que houver o desejo ou a praticidade de receber todos os processos de uma única vez, que estão relacionados na sua lista, o usuário deverá marcar sa caixinhas correspondentes aos números dos processos e clicar no botão Receber Processo, desta forma todo processo marcado será simultaneamente recebido. Se o usuário preferir receber um a um, utilize o processo anterior marcando somente uma caixinha, ou ainda, clique na coluna ações e escolha a opção Receber Processo. Quando o processo não for localizado, utilize a opção Receber Via Guia. Se o usuário utilizar a opção Receber Via Guia, deverá seguir os seguintes passos: Após clicar no botão Receber via Guia, o usuário deverá digitar o prefixo, número, ano do processo e letra ou volume, se houver, em seguida, deverá clicar em Buscar.

20 Como no exemplo abaixo, o usuário deverá informar a Unidade que enviou o processo, caso não saiba o número, clique na interrogação amarela, que é uma espécie de ajuda, para localizar a Unidade. Escolha a situação do processo, ou seja, informe o motivo pelo qual este processo foi enviado para sua Unidade/Depart/Serv/Seção, utilize o campo observação, caso haja necessidade, e em seguida clique em Checar as Informações, caso esteja tudo correto, Confirme a operação. Pronto, seu processo já esta recebido. Dicas sobre Recebimento de Processos SEMPRE receba seus processos no Subsistema de Processos, assim que recebê-los fisicamente; NUNCA permita que o(s) processo(s) que esta(o) sobre a sua responsabilidade tramite(m) em mãos, sem os devidos registros no Subsistema de Processos; Caso o usuário não esteja enxergando o processo no momento do recebimento, mesmo tendo a certeza de que na tela de consulta conste que o mesmo encontra-se transitando para sua Seção/Serviço/Depart/Unidade e que a sua senha seja habilitada para aquele recebimento, consulte imediatamente a Seção de Protocolo da DIRAD ou os locais corre spondentes das Unidades que possuem a atividade de protocolo descentralizada, tais como: Far-Manguinhos, Bio-Manguinhos, ENSP, DIRAC, INCQS, IF e os Centros Regionais, A segunda opção de movimentação é: Documentos: Enviar Processo e Anexar Nesta opção, o usuário, além de poder encaminhar seus processos para outros setores, poderá também anexar documentos relevantes nos processos que encontram-se sob sua responsabilidade. Estas duas possibilidades serão ilustradas na próxima página.

21 Para enviar seu processo, proceda da seguinte forma: Clique na janela Ações, e escolha a opção Enviar Processo. Na tela o seguinte, o usuário deverá informar o destino do processo, o motivo que qual o processo esta sendo enviado. Observando o seguinte detalhe, caso o usuário queira emitir um recibo de entrega, mantenha a caixinha marcada, caso contrário, desmarque-a. Se desejar, utilize a observação. Clique em Checar as informações, para se certificar do destino correto, se estiver tudo correto, clique em Confirmar. Para anexar um documento no processo que se encontra sob a sua responsabilidade, o usuário, como vimos na tela anterior, deverá escolher a opção Anexar Documento, no campo Ações da janela correspondente ao processo que se pretende anexar um ou mais documentos. Conforme ilustrado na tela seguinte, para anexar documento ao processo, proceda da seguinte forma: Escolha o tipo de documento que se deseja anexar; Informe o número do documento, caso não possua, use a seguinte abreviatura S/N (Sem número); Digite a data que consta no documento; A data da efetiva anexação o sistema já informa, caso queira retificar, fique a vontade; Os campos Número da Ordem Bancária e Data do Pagamento, foram inseridos a pedido do pessoal da Área Contábil, desta forma, qualquer colaborador da mesma área que pretenda usá-los, por favor, fiquem a vontade;

22 Caso o usuário deseje anexar mais de um documento neste mesmo processo, clique na caixinha Anexar Outros Documentos. Após seguir todos os passos, clique em Confirmar. Pronto seu(s) documento(s) já esta(o) anexado(s). Caso o usuário deseje verificar quais os documentos que constam anexado ao processo, clique no botão Anexos desse Processo. Dicas sobre Envio e Anexação de Processos Para enviar processos para a Seção de Arquivo e Microfilmagem, o usuário deverá usar SEMPRE a opção Arquivar Processos, agindo desta forma, ganhará tempo, isto porque, o envio de processos para a seção de Arquivo pela opção Arquivar Processos, não exigirá tantos passos para serem seguidos, o usuário marcará a caixinha correspondente ao processo e clicará em Arquivar, assim como no recebimento, ao lado de cada processo relacionado, existe uma caixinha correspondente, se o usuário marcar todas as caixinhas, todos os processos marcados serão enviados via sistema, para a Seção de Arquivo e Microfilmagem. Para anexar documentos a processos, o usuário deverá receber os processos primeiramente, SEMPRE; Caso o usuário se equivoque no tocante ao setor escolhido para envio do processo, procure imediatamente a Seção de Protocolo da DIRAD ou os locais correspondentes das Unidades que possuem a atividade de protocolo descentralizada, tais como: Far-Manguinhos, Bio-Manguinhos, ENSP, DIRAC, INCQS, IFF, CPQLM&D. NUNCA deixem de retificar uma movimentação equivocada, até porque, a senha de quem procedeu tal ação, fica devidamente registrada no sistema. A terceira opção de movimentação é: Arquivar Processo: Como dissemos anteriormente, nesta opção o usuário enviará com mais rapidez, seus processos para a Seção de Arquivo da DIRAD. Observem o passo a passo desta operação:

23 Para buscar o processo, digite o número ou, caso a sua visualização seja possível, clique na caixinha correspondente e clique também na opção Arquivar Processo; Caso haja necessidade, o recibo de entrega será impresso e para sua facilidade, no caso de envio de mais de um processo, o recibo será único e nele constará o envio de todos os processos. A quarta opção de movimentação é: Imprime Folha de Despacho: Use esta opção para imprimir suas folhas de despacho, da seguinte forma: Clique na opção e aguarde o surgimento da tela abaixo, clique no Arquivo e escolha a opção Imprimir. Menu

24 RELATÓRIOS Este é o menu dos relatórios disponíveis nesta versão, outros relatórios estarão disponíveis em breve. Por enquanto podemos nos divertir com os abaixo relacionados: A primeira opção de relatório é: Por data de Abertura de Processos Nesta opção o usuário poderá relacionar todos os processos abertos no período e do prefixo determinado por ele, independente do assunto da procedência e do interessado, bastando para tanto, informar o prefixo e o período, lembrando que, cada Unidade que possui a atividade de protocolo descentralizada, possui um prefixo que a identifica, conforme relacionados abaixo: DIRAD e Unidades Centralizadas; CPQRR; CPQAM; CPQGM; IFF; INCQS; BIO; FAR; ENSP; DIRAC e CPQLM&D A segunda opção de relatório é: Procedência/Interessado e Período Assim como no primeiro relatório, a emissão do relatório por procedência, interessado e período é igualmente fácil de operacionalizar, basta o usuário, conforme figura na próxima página, seguir os seguintes passos: Informar o tipo do relatório desejado, se é por procedência (documento que deu origem ao processo) ou se é por interessado;

25 O segundo passo é informar qual é o tipo da procedência ou do interessado, ou seja, se é Unidade Fiocruz, Pessoa Jurídica, Física ou Órgão Governamental; O terceiro passo é informar o período desejado. Feito isso o usuário deverá clicar em Buscas. Na tela abaixo, informe o nome do interessado ou da procedência, ou seja, se na tela anterior o usuário optou por pessoa física, na tela seguinte, o sistema necessitará saber o nome deste interessado. Digite o nome do interes sado e clique em Buscar. Em seguida, clique no CPF e emita o relatório. A terceira opção de relatório é: Tabela de Unidades Use esta opção para listar a tabela que contem todos os códigos das Unidades Fiocruz. Para emiti-la, clique na opção correspondente e aguarde o surgimento da tela abaixo, clique no Menu Arquivo e escolha a opção Imprimir.

26 A quarta opção de relatório é: Tabela de Andamento Use esta opção para listar a tabela que contem todas as situações ou motivos pelos quais os processos tramitam. Caso não esteja contemplada na Tabela alguma situação que é usual na sua Seção, entre em contato com a Seção de Protocolo da DIRAD, para que a mesma possa ser inserida na Tabela. Para emitir este relatório, clique na opção correspondente e aguarde o surgimento da tela abaixo, clique no Menu Arquivo e escolha a opção Imprimir.

27 A quinta opção é: Movimentações por Origem, destino e Período Este relatório é muito útil para controlar a tramitação de todos os processos no âmbito da sua Unidade/Departamento/Seção. Para emiti-lo, informe o setor origem (quem envio) e também o setor destino (quem recebeu). Informe o período e opte entre listar todas as movimentações ou somente a ultima. Em seguida clique em Buscar. A sexta opção é: Movimentações por Origem e Período Este relatório é muito parecido com o anterior, porem, existe uma sutil diferença. Nesta opção o usuário listara todos os processos que saíram da sua Unidade/Departamento/Seção, independente do setor destino (quem recebeu). Para emiti-lo, após completar todos os campos, clique em Buscar. A sétima opção é: Movimentações de Processos em Transito Se o usuário quiser ter em mãos um relatório que aponte quais e quantos processos estão em transito para sua Unidade/Departamento/Seção ou, em sentido contrario, quais e quantos processos, emitidos pelo usuário estão em transito para outros setores, informe a origem, o destino e clique em Buscar.

28 No mesmo Menu de Relatórios, disponibilizamos duas opções de relatórios estatísticos, também relacionados a movimentações. O primeiro relatório estatístico é: Total de Movimentações no Período Para emiti-lo o usuário deverá informar o setor e o período desejado, em seguida clique em Buscar. Em seguida o sistema formatará o seguinte relatório: O segundo relatório estatístico é: Total de Processos Arquivados no Período Para emiti-lo o usuário deverá proceder da mesma forma anterior, indique o setor e o período. Em seguida, o sistema emitira o seguinte relatório:

29 GUIA DE DESARQUIVAMENTO Esta Guia deverá ser emitida para desarquivamento de processos na Seção de Arquivo do Quinino ou na Seção de Arquivo da Expansão do Campus. Sua utilização é obrigatória. Nenhum processo será desarquivado sem a apresentação da mesma, salvo nos casos em que houver alguma impossibilidade do sistema ou falta de energia. Para emiti-la, o usuário deverá digitar o numero do processo, marcar a caixinha correspondente. Deverá também informar o CPF, nome completo e setor do solicitante. Feito isso, o usuário deverá clicar em Imprimir. Após a impressão da Guia, o usuário deverá dirigir-se a Seção de Arquivo, munido de crachá e documento de identificação com foto e retirar o processo solicitado.

30 CONSIDERAÇÕES FINAIS Caso as informações que constam neste Manual não sejam satisfatórias, por favor, entrem em contato com Claudia Simone pelo mail ou pelo telefone , para agendamento de treinamento. Obrigada e Boa Sorte! Apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mutua. Por isso, aquele que quebra sua palavra atraiçoa toda sociedade humana. (Michael de Montaigne)

Subprograma Gestão da Informação Administrativa e Conhecimento. Elaborado por: Claudia Simone Pinto da Silva

Subprograma Gestão da Informação Administrativa e Conhecimento. Elaborado por: Claudia Simone Pinto da Silva Subprograma Gestão da Informação Administrativa e Conhecimento Elaborado por: Claudia Simone Pinto da Silva Versão 04/2008 INTRODUÇÃO A Diretoria de Administração nos últimos anos, cumprindo as orientações

Leia mais

M A N U A L D O C I D A D Ã O

M A N U A L D O C I D A D Ã O M A N U A L D O C I D A D Ã O O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico), para consulta via internet. E-SIC Versão 1.05 Sumário Introdução

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS QUANTO A UTILIZAÇÃO DO SUBSISTEMA DE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS/SGA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS QUANTO A UTILIZAÇÃO DO SUBSISTEMA DE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS/SGA MANUAL DE PROCEDIMENTOS QUANTO A UTILIZAÇÃO DO SUBSISTEMA DE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS/SGA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE SECRETARIA GERAL SERVIÇO DE COMUNICAÇÕES ADMINISTRATIVAS

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Conteúdo Elaboração do projeto... 3 1. Acesso ao Sistema... 4 2. Tipo de Certificado... 4 2.1. Navegador padrão para acessar

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

1. REGISTRO DE PROJETOS

1. REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Nesta aplicação será feito o registro dos projetos/ ações de extensão, informando os dados iniciais do projeto, as classificações cabíveis, os participantes, a definição da região

Leia mais

Manual do Sistema de Trâmite de Processos da UFMT

Manual do Sistema de Trâmite de Processos da UFMT Manual do Sistema de Trâmite de Processos da UFMT Sumário OBJETIVO...2 INFORMAÇÕES...3 GRUPOS...4 OPERAÇÃO COM PROCESSOS E OFICIOS...5 USUÁRIOS...6 ACESSO...7 1º ACESSO...8 TELA INICIAL DO ACESSO...9 MENU:

Leia mais

ORIENTAÇÃO AO TOMADOR DE SERVIÇO, QUANTO A RETENÇÃO DO ISS

ORIENTAÇÃO AO TOMADOR DE SERVIÇO, QUANTO A RETENÇÃO DO ISS 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCISCO BELTRÃO SECRETARIA DE FINANÇAS / DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO ORIENTAÇÃO AO TOMADOR DE SERVIÇO, QUANTO A RETENÇÃO DO ISS Olá Tomadores de Serviço, a Prefeitura Municipal

Leia mais

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente de Relacionamento com o Cliente Núcleo Seja bem vindo ao nosso novo canal de relacionamento! Neste Guia Prático de Uso você conhecerá como funciona

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Manual CeC

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Manual CeC CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Manual CeC Atualizado em 21/02/2013 APRESENTAÇÃO Este manual apresenta a estrutura e a forma de utilização do módulo Cadastro eletrônico de Contribuintes CeC, o

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Sumário: Tópico: Página: 2 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento

Leia mais

Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter

Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Guia para utilização do ambiente de EaD UniRitter Sumário 1 Acesso ao ambiente de EaD... 1 2 Navegação... 2 3 Perfil... 2 4 Programação... 3 5 Blocos... 4 6 Comunicação... 6 6.1 Fórum de notícias... 6

Leia mais

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Movimentações de Estoque. 11.8x. março de 2015. Versão: 5.0

TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Movimentações de Estoque. 11.8x. março de 2015. Versão: 5.0 TOTVS Gestão Hospitalar Manual Ilustrado Movimentações de Estoque 11.8x março de 2015 Versão: 5.0 1 Sumário 1 Introdução... 3 2 Objetivos... 3 3 Movimentações de Estoque... 3 4 Parâmetros... 5 5 Cadastros...

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema Protocolo

Manual de Utilização do Sistema Protocolo Manual de Utilização do Sistema Protocolo Setembro/2013. Introdução: Leia o manual Leia com atenção este manual e guarda-o para futuras consultas Lendo o manual, você conseguirá obter o rendimento máximo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01 Produtos: Saúde Pró Upload Versão: 20130408-01 Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 LOGIN... 4 3 VALIDADOR TISS... 7 4 CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 10 4.1 DADOS CADASTRAIS MATRIZ E FILIAL... 11 4.2 CADASTRO DE

Leia mais

Themis Serviços On Line - Publicações

Themis Serviços On Line - Publicações Nome do documento Guia do Usuário Themis Serviços On Line - Publicações Sumário Introdução:... 3 1 - Cadastro dos Usuários do Themis Serviços On Line:... 3 2 - Acesso ao Sistema Themis Serviços On Line:...

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO

SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO Prezados Srs. Transportadores O Sistema de Registro Eletrônico faz parte de um composto ( Averbação Eletrônica + Registro Eletrônico ), que propicia a Transportadora um rápido

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

CeC. Cadastro Eletrônico de Contribuintes

CeC. Cadastro Eletrônico de Contribuintes CeC Cadastro Eletrônico de Contribuintes Versão 1.0 Usuário Externo Março/2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Objetivos... 3 3. Solicitação de CeC... 4 3.1. Cadastro de pessoas físicas... 5 3.1.1. Cadastro

Leia mais

As pessoas jurídicas deverão promover a solicitação de mais de um cadastramento. O qual deverá ser realizado em duas etapas:

As pessoas jurídicas deverão promover a solicitação de mais de um cadastramento. O qual deverá ser realizado em duas etapas: CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Versão 1.0 Atualizado em 16/01/2012 APRESENTAÇÃO Este manual apresenta a estrutura e a forma de utilização do módulo Cadastro eletrônico de Contribuintes CeC, o

Leia mais

Perfil Chefe de Transporte

Perfil Chefe de Transporte Manual do Usuário Perfil Chefe de Transporte APRESENTAÇÃO Bem vindos ao manual do usuário do Sistema de Gestão de Frotas. Este Manual proporcionará aos seus usuários, descobrir todas as funcionalidades

Leia mais

Bom trabalho. Módulo Contabilidade Caixa e Contas Bancárias

Bom trabalho. Módulo Contabilidade Caixa e Contas Bancárias Sistema Pastoral Tecnologia a Serviço das Comunidades Help on line - acione a tecla F1 quando tiver dúvida. Este roteiro foi elaborado para servir de auxílio às pessoas que estão iniciando a utilização

Leia mais

Versão 6.04.00 Setembro/2013. Manual de Processos. Módulo Protocolo

Versão 6.04.00 Setembro/2013. Manual de Processos. Módulo Protocolo Versão 6.04.00 Setembro/2013 Manual de Processos Módulo Protocolo 1 1 2 2 Sumário Sumário... 3 Introdução ao Manual de Processos... 4 Conceituado os Processos de Negócio... 5 Estrutura do Manual de Processos...

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização 1 Índice Calendário... 3 Usuários... 4 Contato... 5 Alterar... 5 Excluir... 5 Incluir... 5 Feriados... 9 Nacionais... 9 Regionais... 9 Manutenção... 9 Obrigações... 9 Obrigações Legais...

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE. Versão 2.2.15

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE. Versão 2.2.15 MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 4 2. Perfil de Emissores do Sistema... 4 3. Analisando os certificados emitidos... 5 3.1. Certificados

Leia mais

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0

paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 paradigma WBC Public - compra direta Guia do Fornecedor paradigma WBC Public v6.0 g1.0 agosto de 2007 As informações contidas neste documento, incluíndo quaisquer URLs e outras possíveis referências a

Leia mais

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Item MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Página 1.Apresentação... 4 2.Funcionamento Básico... 4 3.Instalando o MCS... 4, 5, 6 4.Utilizando o MCS Identificando

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Treinamento de Pessoal da Rede. Manual IPPR Eletrônica

Treinamento de Pessoal da Rede. Manual IPPR Eletrônica Treinamento de Pessoal da Rede Manual IPPR Eletrônica IRREGULARIDADES NO PEDIDO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO - IPPR APRESENTAÇÃO Este é o Manual do novo Sistema de Irregularidades no Pedido de Peças de Reposição

Leia mais

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA)

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) 1 / 16 SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) Este guia passo-a-passo tem o objetivo de facilitar o entendimento: - da ordem de execução dos processos. - dos conceitos do sistema.

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 MANUAL DE USO DO SISTEMA GOVERNO DIGITAL ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 2.0. SOLICITAÇÕES DE AIDF E AUTORIZAÇÃO DE EMISSÃO DE NOTA

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS Conteúdo MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS... 2 Conceito de Manual Procedimentos... 2 Objetivos do Manual... 2 Aspectos Técnicos... 2 1. ACESSO AO SISTEMA ODONTOSFERA... 3 2. STATUS DO PACIENTE NO SISTEMA...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS

SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS - MDA - SPOA - CGMI SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS MANUAL DO USUÁRIO Administrador do Sistema BRASÍLIA, AGOSTO DE 2007 Versão 1.0 SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO. 07 4 PROTOCOLOS PENDENTES. 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO. 07 4 PROTOCOLOS PENDENTES. 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO... 07 4 PROTOCOLOS PENDENTES... 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 10 1 INTRODUÇÃO SISTEMA DE CONTROLE DE

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS

SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS SISTEMA CADASTRO INTEGRADO MANUAL DO USUÁRIO DAS ENTIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PREFEITURA E CORPO DE BOMBEIROS Abril / 2008 1 INDICE Objetivo do Sistema de Registro de Contribuinte na Junta Comercial...3

Leia mais

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica

Manual de Rotinas para Usuários. Advogados da União. Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS. Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Manual de Rotinas para Usuários Advogados da União Procuradoria da União no Estado do Ceará PU/CE SAPIENS Sistema da AGU de Inteligência Jurídica Versão 1.0 2015 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 O QUE É O SAPIENS? 3

Leia mais

SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO Manual passo-a-passo para obtenção do Auto de Licença de Funcionamento/ Auto de Licença de Funcionamento Condicionado Eletrônico

Leia mais

Liberação e orientações do Sistema de Inscrições

Liberação e orientações do Sistema de Inscrições INFORMATIVO Nº 003 DO VII JOGOS FENACEF Liberação e orientações do Sistema de Inscrições Na foto, o Convento da Penha, localizado em Vila Velha. Ao fundo, a cidade de Vitória e a famosa Terceira Ponte.

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

Cartão Usuário ISSEM

Cartão Usuário ISSEM Cartão Usuário ISSEM Objetivo: O sistema é on-line e oferece ao segurado do Instituto, facilidade e rapidez nos atendimentos junto aos nossos credenciados. Com o uso de um cartão, o segurado pode dirigir-se

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 VERSÃO 9 Atualizado em 10/10/2014 Página 1 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez e em sistema operacional Windows XP SP3 ou Windows

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HERMES

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HERMES MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA HERMES 1. Introdução Esse documento tem por objetivo descrever o funcionamento e formas de utilização do módulo de Requisição de Materiais do Sistema de Controle Patrimonial

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB

COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB COTAÇÃO DE COMPRAS COM COTAÇÃO WEB RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de

Leia mais

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS

AGHOS - GESTÃO E REGULAÇÃO ASSISTENCIAL E FINANCEIRA DE SAÚDE MÓDULO DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS Manual de Regulação Ambulatorial de Consultas Especializadas SISTEMA AGHOS Versão 01.2011 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1. O SISTEMA...4 1.1 Acesso ao Sistema AGHOS:...4 1.2 Teclas de funções do Sistema:...5 1.3

Leia mais

Astra LX Registro de Pacientes e Médicos Guia para o acesso aos registros de Pacientes e Médicos e eliminação de dados duplicados no AstraLX

Astra LX Registro de Pacientes e Médicos Guia para o acesso aos registros de Pacientes e Médicos e eliminação de dados duplicados no AstraLX Astra LX Registro de Pacientes e Médicos Guia para o acesso aos registros de Pacientes e Médicos e eliminação de dados duplicados no AstraLX 2011 Equipe Documentação Astra AstraLab 27/10/2011 Sumário Registro

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO Rua Afonso Arrechea, 240, Santo Ant. do Sudoeste - PR Tel 46 3563-1518 Fax 46 3563-3780 contato@diferencialcontabil.cnt.br www.diferencialcontabil.cnt.br MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO VERSÃO

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA

Manual de Instruções ISS WEB SISTEMA ISS WEB. Sil Tecnologia LTDA SISTEMA ISS WEB Sil Tecnologia LTDA Sumário INTRODUÇÃO 3 1. ACESSO AO SISTEMA 4 2. AUTORIZAR USUÁRIO 5 3. TELA PRINCIPAL 6 4. ALTERAR SENHA 7 5. TOMADORES DE SERVIÇO 7 5.1 Lista de Declarações de Serviços

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL Agosto / 2015 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 IMPORTANTE ANTES DE SOLICITAR O CERTIFICADO DIGITAL... 3 SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL... 4 APRESENTAÇÃO DOS

Leia mais

MANUAL SISTEMA AJG/CJF

MANUAL SISTEMA AJG/CJF MANUAL DO SISTEMA AJG/CJF ÍNDICE 1. SEJA BEM VINDO AO AJG... 3 1.1 Seja Bem-Vindo!... 3 2. SOBRE A AJUDA... 4 2.1 Como navegar no ajuda on-line... 4 3. SOBRE O SISTEMA... 5 3.1 Sobre o sistema... 5 3.2

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO...3

ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1 ACESSO À PLATAFORMA PÁGINA INICIAL...4 1º Passo Endereço da plataforma...4 2º Passo Acessar a plataforma...4 3º Passo Alterar senha...5 4º Passo Continue...6 5º Passo Acessar página

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO... 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO... 08 5 PROTOCOLO PENDENTE... 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 11 7 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 12 8 RELATÓRIOS,

Leia mais

Este documento tem o objetivo de orientar e esclarecer sobre os procedimentos para adesão ao ProInfo Programa Nacional de Informática na Educação.

Este documento tem o objetivo de orientar e esclarecer sobre os procedimentos para adesão ao ProInfo Programa Nacional de Informática na Educação. Prezado(a) Prefeito(a), Este documento tem o objetivo de orientar e esclarecer sobre os procedimentos para adesão ao ProInfo. Estes procedimentos estão divididos em três etapas: Primeira Etapa Termo de

Leia mais

Configurando a emissão de boletos no sistema

Configurando a emissão de boletos no sistema Configurando a emissão de boletos no sistema Entre nossos sistemas, o GIM, o GECOB, o GEM, o TRA-FRETAMENTO e os 15 sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U, etc ) possuem funções para

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS DIVULGAÇÃO DE COMPRAS DISPENSA / INEXIGIBILIDADE MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS. Versão 2.1

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS. Versão 2.1 NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS Versão 2.1 SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. LAYOUT DO ARQUIVO... 4 3. TRANSMITINDO O ARQUIVO... 5 4. CONSULTANDO

Leia mais

Acompanhamento e Execução de Projetos

Acompanhamento e Execução de Projetos Acompanhamento e Execução de Projetos Manual do Usuário Atualizado em: 28/11/2013 Página 1/24 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ABRANGÊNCIA DO SISTEMA... 3 3. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 3 4. COMO ACESSAR O SISTEMA...

Leia mais

Espaço do Coordenador

Espaço do Coordenador Espaço do Coordenador Guia de utilização Versão 2.5 PARTE 6: Pedidos de pessoal 2 SUMÁRIO 8.4 PEDIDOS DE PESSOAL... 6 8.4.1 CLT... 7 8.4.2 ESTAGIÁRIO... 17 8.4.3 AUTÔNOMO... 26 8.4.4 VALE ALIMENTAÇÃO/REFEIÇÃO...

Leia mais

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 DESENVOLVEDOR JORGE ALDRUEI FUNARI ALVES 1 Sistema de ordem de serviço HMV Apresentação HMV/OS 4.0 O sistema HMV/OS foi desenvolvido por Comtrate

Leia mais

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Usuário Anônimo Versão 1.2 13/10/2010 Sumário Apresentação... 3 Objetivo... 3 1. Solicitação de CeC... 4 1.1. Cadastro de Pessoas Físicas... 6 1.1.1 Cadastro de

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARTE IX Envio das Informações e documentos para o TCE VERSÃO 2015 Novembro

Leia mais

CSPUWEB - Cadastro de Sistemas. e Permissões de Usuários

CSPUWEB - Cadastro de Sistemas. e Permissões de Usuários CSPUWEB - Cadastro de Sistemas e Permissões de Usuários - Manual do Usuário - Novembro/2009 Versão 2.0 21 de novembro de 2009 [CSPUWEB MANUAL DO USUÁRIO] SUMÁRIO Capitulo 1 Cadastro de Sistemas e Permissões

Leia mais

Vamos ver duas telas: Mesa e Itens de uma Mesa, como exemplo.

Vamos ver duas telas: Mesa e Itens de uma Mesa, como exemplo. 41 9 Restaurantes, Pizzarias, Hotéis, Casas Noturnas e similares Aos estabelecimentos como Restaurantes, há os controles de Atendentes, Quartos, Mesas, VIP (Cartões Pessoais de Consumação) e as comissões

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos.

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos. Visão Geral VISÃO GERAL Esse material abordará o acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Proativa do Pará, com intenção de ilustrar os aspectos na visão do Aprendiz. Essa abordagem dedica-se

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) GUIA SISTEC FEVEREIRO / 2010 GUIA SISTEC INTRODUÇÃO...03 PRÉ-CADASTRO

Leia mais

Treinamento Proposta Online

Treinamento Proposta Online Treinamento Proposta Online 03 Procedimentos para preenchimento da Proposta Preenchendo a Proposta Online Digitalizando os documentos 06 20 33 Pendências nas Propostas 02 Procedimentos para preenchimento

Leia mais

MAPEAMENTO DIGITAL DA REDE DE ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE PARTE 2 MOOTIRO MAPS

MAPEAMENTO DIGITAL DA REDE DE ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE PARTE 2 MOOTIRO MAPS MAPEAMENTO DIGITAL DA REDE DE ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE PARTE 2 MOOTIRO MAPS maps.mootiro.org O que é o MootiroMaps? MootiroMaps é uma aplicação livre para promover o desenvolvimento

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO. 06 4 PROTOCOLO PENDENTE. 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO. 06 4 PROTOCOLO PENDENTE. 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO... 06 4 PROTOCOLO PENDENTE... 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 10 7 RELATÓRIOS, OFÍCIOS E ETIQUETAS...

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL Sistema de Cadastro Único 7

MANUAL OPERACIONAL Sistema de Cadastro Único 7 MANUAL OPERACIONAL Sistema de Cadastro Único 7 Versão Preliminar 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...4 1.1 Apresentação...4 1.2 Organização e uso do manual...4 1.3 Dúvidas e canais de atendimento...4 2 VISÃO GERAL

Leia mais