Fale.com. Manual do Usuário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fale.com. Manual do Usuário"

Transcrição

1 Fale.com Manual do Usuário

2 Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com Utilizando o Fale.com Outras telas e Mensagens de erro 20 a. Sobre o Fale.com 20 b. Chamada recebida e não atendida 21 c. Serviço não ativado 22 d. Versão nova do aplicativo 22 e. Não é possível atender chamadas pela Internet 23 f. Erro de autenticação 23 g. Números para transferência não permitidos 24 h. Não é possível transferir a chamada 24 i. Histórico de chamadas 25 j. Tempo de espera esgotado 26 k. Problema no atendimento pela Internet 26 l. Problema no acesso conta indisponível Dicas importantes Anexo A Instalando o NetMeeting 29

3 1. Introdução O Fale.com é um serviço da Brasil Telecom que permite que você atenda suas ligações enquanto está conectado à Internet via linha telefônica (acesso discado). Quando estiver navegando na Internet, ao receber uma chamada telefônica, o computador apresentará uma janela, onde as opções são: Ignorar a chamada (caso você tenha o serviço de caixa de mensagens, a chamada será desviada para sua caixa, caso contrário, a pessoa que ligou ouvirá ocupado), Atender a chamada no próprio computador (utilizando o software NetMeeting + kit multimídia), Desviar a chamada para gravação de recado, Desviar a chamada para ser atendida em outro número (fixo ou celular), ou Desconectar da Internet para atender a chamada na própria linha telefônica. 2. Instalando o Fale.com ATENÇÃO: O serviço Fale.com somente estará disponível após sua contratação, através da Central de Atendimento da Brasil Telecom (103 14). Primeiramente, é necessário que seja realizado o download do arquivo de instalação do aplicativo acessando o site Na coluna da esquerda do site, selecione a opção "Sua casa". Na lista de "Produtos", localizada à direita da página, selecione a opção Fale.com e clique em OK. Selecione, no mapa, a filial (Estado) a que você pertence. Ao acessar o site, você verá informações diversas sobre o serviço. Clique na opção "Como utilizar" para ter acesso aos links de download do manual e do programa de instalação. Clicando no link de download do programa de instalação, você verá a tela de Termo de Uso do serviço. Leia-o atentamente, e, caso concorde com o mesmo, clique no botão Aceito. Então, você deve fazer o download do arquivo instalação_falecom.exe, salvando-o em alguma pasta de seu computador. Após a conclusão do download, vá até esta pasta e clique duas vezes sobre o arquivo para que o processo de instalação do aplicativo seja iniciado. (figura 1).

4 Figura 1 Janelas para opção de salvar o arquivo de instalação (dependendo da versão do Windows, uma das duas telas aparecerá). Após realizar este procedimento, será solicitado que confirme a pasta para onde deseja que os arquivos sejam gravados (geralmente é sugerido um arquivo do tipo C:\Temp).

5 Na instalação do Fale.com, a seguinte tela irá aparecer: Figura 2 Tela inicial da instalação Clique no botão Avançar para continuar a instalação. Caso queira cancelar a instalação clique no botão Cancelar.

6 Em seguida, você verá a seguinte tela (Figura 2a). Clique em Avançar para continuar a instalação. Figura 2a Tela de instalação

7 Após clicar no botão Avançar você deverá confirmar ou modificar a pasta de instalação do aplicativo. Se quiser modificar a pasta, clique no botão Alterar, caso contrário clique no botão Avançar (Figura 3) Figura 3 Tela de seleção de pasta para instalação

8 Uma vez selecionada a pasta onde o programa será instalado, o mesmo já poderá ser utilizado (Figura 4). Clique no botão Concluir. Figura 4 Tela final da instalação Para ativar o programa Fale.com, clique em Iniciar Programas Fale.com. Sempre que o microcomputador for ligado, o Fale.com irá aparecer na barra de ferramentas do Windows (Figura 5).

9 Figura 5 Barra de Ferramentas do Windows Ícone do Fale.com Enquanto não for detectada uma conexão com a Internet o ícone do programa permanecerá vermelho. Assim que uma conexão for detectada, o ícone ficará verde automaticamente. a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet Agora você irá configurar o áudio de seu microcomputador para que possa atender chamadas pela Internet. Clique em Iniciar Configurações Painel de Controle Sons e Multimídia. Você verá a tela de Propriedades de som e multimídia. Selecione a opção Áudio, e clique no botão Volume. Clique em Opções Propriedades, e na tela a seguir, selecione todos os itens na caixa Mostrar os seguintes controles de volume :

10 Clique em OK. Você verá a seguinte tela: Figura 6 Propriedades de áudio reprodução Figura 7 Propriedades de áudio volume reprodução Verifique se todas as caixas inferiores, de Sem áudio, estão em branco e coloque todos os Volumes no máximo. Em seguida, selecione Opções Propriedades Gravação e novamente selecione todos os itens na caixa Mostrar os seguintes controles de volume :

11 Clique em OK Você verá a seguinte tela: Figura 8 Propiedades de áudio gravação Figura 9 Propriedades de áudio volume gravação Selecione a caixa inferior do Microfone (Mic) e ajuste os Volumes. ATENÇÃO: a caixa Sem áudio da Gravação DEVE ESTAR EM BRANCO para que o atendimento pela Internet funcione. Finalmente, clique em Opções Sair ATENÇÃO: Todas estas opções deverão ser verificadas sempre que houver problemas com o atendimento pela Internet.

12 Se você ainda não utiliza o programa NetMeeting, você deverá configurá-lo, também. Clique em Iniciar Programas Assessórios Comunicações e veja se aparece o ícone do Netmeeting. Caso ele apareça neste local, clique sobre ele. Caso na opção anterior você não encontre o Netmeeting, procure por NetMeeting na sua pasta C (geralmente existe a pasta C:\Arquivos de programas\netmeeting), e clique duas vezes sobre o executável conf.exe. Siga as instruções para configurar o NetMeeting. (No Item 7, Anexo A: Instalando o Netmeeting, você encontrará o passo a passo da primeira utilização do Netmeeting.) ATENÇÃO: Somente será possível atender a chamadas pela Internet, se você tiver em seu computador o NetMeeting instalado e configurado e o hardware necessário (kit multimídia, microfone e caixas de som) funcionando corretamente. As telas que você verá para testar seu áudio e microfone são apresentadas abaixo (siga as instruções para testar): Figura 10 NetMeeting Teste de áudio tela 1

13 Figura 11 NetMeeting Teste de áudio tela 2 Figura 12 NetMeeting Teste de áudio tela 3 Caso você tenha dúvidas na utilização do NetMeeting: No próprio programa, na opção Ajuda Microsoft na Web Perguntas Freqüentes, abre-se a página da Microsoft, com perguntas freqüentes e atendimento ao cliente:

14 3. Configurando o Fale.com Após concluir a instalação do programa, você deverá configurá-lo para que possa utilizá-lo corretamente. Inicialmente, você terá que cadastrar os números de telefone para os quais vai querer transferir as chamadas que receber enquanto estiver conectado à Internet. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone, e selecione Opções Transferir Chamadas. Figura 14 Menu de Opções do Fale.com

15 Uma vez selecionada a opção, a janela da Figura 15 irá aparecer. Nesta janela você deverá informar os números e seus respectivos nomes para os quais as chamadas deverão ser transferidas. Figura 15 Cadastramento dos números para transferência Para cadastrar um número de telefone, digite o nome (até 8 caracteres) que deverá ser exibido na tela do programa e o respectivo número. Após inserir estas informações, clique no botão Novo. Você poderá cadastrar quantos números quiser, porém poderá selecionar somente 2 (dois) para serem utilizados para transferir chamadas. Para isso, marque o número da lista da esquerda e pressione o botão ->. Também é possível clicar duas vezes sobre o número que se deseja adicionar. IMPORTANTE: Você somente poderá cadastrar números de telefone com até 8 (oito) dígitos. Para modificar um dos números já cadastrados, clique sobre o nome na lista e depois em Editar. Modifique os dados desejados e clique em OK. Para apagar alguém da Agenda, clique sobre seu nome e depois em Apagar. Para retirar um telefone da seleção de números que aparecerão no botão de transferência de chamada, você deve clicar sobre o número da lista na janela do canto inferior direito e clicar o botão <-.

16 4. Utilizando o Fale.com Você já sabe que sempre que o seu computador for ligado, o programa Fale.com será executado e apresentará ícone na cor vermelha. Uma vez detectada a conexão com a Internet, o ícone se tornará verde. Ao conectar com a Internet pela primeira vez após a instalação do programa, a janela abaixo aparecerá. Nela você deverá informar o seu número de telefone que foi associado ao serviço (0 + código de área + número de telefone) e a senha informada no de confirmação de ativação do serviço. Figura 16 Identificação do usuário A partir deste momento, sempre que houver uma chamada para você, a janela da Figura 17 irá aparecer para que uma ação seja tomada:

17 Figura 17 Recebimento de chamada a) Telefone - Encerrar a conexão com a Internet e atender a chamada. A conexão à Internet será interrompida e a chamada será completada no seu próprio telefone. A seguinte tela será apresentada:

18 b) Internet Atender a chamada sem encerrar a conexão com a Internet. A chamada será atendida pelo programa NetMeeting. Neste caso, será necessário que você tenha realizado as configurações de ajuste de áudio. Caso você não tenha o aplicativo NetMeeting, ou o kit multimídia, o botão Internet estará desabilitado. A seguinte tela será apresentada: O atendimento de chamadas pela Internet pode demorar alguns segundos, aguarde até que apareça a seguinte tela: ATENÇÃO: Após o aparecimento desta tela, aguarde uma emissão sonora (uma campainha), e NÃO CLIQUE NA TELA até ouvi-la. (se você clicar nesta tela antes da campainha, a chamada poderá cair).

19 c) Recado Encaminhar a chamada para gravação de recado. A chamada será desviada para sua caixa de mensagens. Caso você não tenha o serviço, este botão estará desabilitado. A seguinte tela será apresentada: d) Transferência Encaminhar a chamada para outro número. A chamada será desviada para um dos números de telefone previamente cadastrados no serviço. O procedimento de como selecionar os números cadastrados pode ser visto no tópico: Configurando o Fale.com item 3. A seguinte tela será apresentada:

20 e) Ignorar Ignorar a chamada. A seguinte tela será apresentada: f) Sair do Fale.com: antes de desconectar-se da Internet, você deverá encerrar sua sessão do Fale.com. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Fale.com e em seguida Desativar o Fale.com. Pronto, agora você pode desconectar-se da Internet normalmente. 5. Outras telas e Mensagens de erro a. Sobre o Fale.com Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do Fale.com e escolher a opção Sobre o Fale.com, você terá informação sobre a versão do aplicativo que está utilizando. Você verá a seguinte tela:

21 b. Chamada recebida e não atendida Quando você receber uma chamada e por algum motivo não puder escolher a ação a ser tomada, você será notificado, com as seguintes telas:

22 c. Serviço não ativado Se você tentar utilizar o serviço e ele ainda não estiver ativado, ou se você cometer um erro de digitação no número do telefone ou da senha, você verá a seguinte tela: Se não houve erro na digitação e você já recebeu o informando a ativação do seu serviço Fale.com, entre em contato com a Brasil Telecom (103 14). d. Versão nova do aplicativo Caso surja uma nova versão do aplicativo, você será avisado, para que possa atualizá-la:

23 e. Não é possível atender chamadas pela Internet Caso você não possua o hardware e software necessários para atender a chamadas pela Internet, você verá esta tela: f. Erro de autenticação Pode ter ocorrido algum erro na instalação do seu Fale.com. Desinstale o aplicativo, selecionando-o em Iniciar Configurações Painel de Controle, Adicionar ou remover programas, e então clique em Alterar/Remover. Então, repita o processo de instalação.

24 g. Números para transferência não permitidos Esta mensagem somente aparecerá se você cadastrar números de telefone não autorizados para transferência. h. Não é possível transferir a chamada Esta mensagem aparecerá se você tentar transferir a chamada para um número não permitido. Verifique se não houve erro de digitação.

25 i. Histórico de chamadas A tela de Histórico de chamadas apresenta as ações tomadas para as chamadas recebidas pelo usuário do serviço. Ela é composta pelas seguintes informações: o Número do telefone: Apresenta o número do telefone que originou a chamada. A versão 1.0 do Fale.com ainda não permite que este número seja apresentado; o Data: Informa a data em que a chamada foi recebida; o Hora: Informa o horário da chamada recebida; o Opção selecionada: Apresenta a ação que o usuário selecionou: Ignorar a chamada, Atender a chamada no próprio computador (utilizando Voz sobre IP, via software Netmeeting + kit multimídia), Desviar a chamada para Gravação de recado, Desviar a chamada para ser atendida em outro número (fixo ou celular) neste caso aparecerá o nome cadastrado, ou Desconectar da Internet para atender a chamada na própria linha telefônica. Caso queira apagar o Histórico de chamadas, basta clicar no botão Apagar.

26 j. Tempo de espera esgotado Esta mensagem aparecerá quando o serviço estiver indisponível por problemas técnicos. Contate a Assistência Técnica da Brasil Telecom (103 14). k. Problema no atendimento pela Internet Esta mensagem aparecerá quando o atendimento pela Internet estiver indisponível por problemas técnicos. Contate a Assistência Técnica da Brasil Telecom (103 14).

27 l. Problema no acesso conta indisponível Esta mensagem aparecerá quando ocorrer erro na verificação da chave de segurança gerada no computador. Contate o Call Center da Brasil Telecom (103 14), relatando que esta é a mensagem de erro.

28 6. Dicas importantes Se você possui o serviço Não perturbe, não se esqueça de desativar o serviço antes de conectar-se à Internet, pois caso contrário, as chamadas que chegarem quando você estiver conectado serão automaticamente descartadas, não sendo possível você receber a tela com as opções para atendimento. Programação Não perturbe: Retire o fone do gancho, aguarde sinal de discar e tecle * 2 6 #. Aguarde a mensagem de confirmação. Desprogramação Não perturbe: Retire o fone do gancho, aguarde sinal de discar e tecle #2 6#. Aguarde a mensagem de confirmação. Se você possui o serviço Siga-me (desvio incondicional de chamadas), não se esqueça de desativar o serviço antes de conectar-se à Internet, pois caso contrário, as chamadas que chegarem quando você estiver conectado serão automaticamente desviadas, não sendo possível você receber a tela com as opções para atendimento. Programação Siga-me: Retire o fone do gancho, aguarde sinal de discar e tecle * 2 1* + número do telefone onde você vai estar + #. Aguarde a mensagem de confirmação. Desprogramação Siga-me: Retire o fone do gancho, aguarde sinal de discar e tecle # 2 1 #. Aguarde a mensagem de confirmação. Se você possui o serviço Chamada em Espera, é recomendado que o serviço seja desativado antes de conectar-se à Internet, pois a chegada de uma chamada pode fazer com que você perca sua conexão. Programação Chamada em Espera: Retire o fone do gancho, aguarde sinal de discar e tecle * 4 3 #. Aguarde a mensagem de confirmação. Desprogramação Chamada em Espera: Retire o fone do gancho, aguarde sinal de discar e tecle # 4 3 #.Aguarde a mensagem de confirmação. Caso seu computador tenha o sistema operacional Windows XP, é necessário seguir os seguintes passos para que a opção de atendimento pela Internet funcione corretamente: 1. Clique em Iniciar --> Configurações --> Painel de Controle 2. Clique 2 vezes sobre "Conexões Dial-up e de rede" 3. Verifique se o campo "Firewall" ou "Proteger o computador e a rede limitando ou impedindo o acesso" está selecionado. Para que o atendimento pela Internet do Fale.com funcione, este campo NÃO pode estar selecionado.

29 7. Anexo A Instalando o NetMeeting Como citado no item 2, Instalando o Fale.com, subitem Configurando o áudio para atendimento pela Internet, você deverá procurar por NetMeeting na sua pasta C (geralmente existe a pasta C:\Arquivos de programas\netmeeting), e clicar duas vezes sobre o executável conf.exe.

30 Após estas telas, aparecerão as instruções do Assistente para Ajuste de áudio, já citadas e demonstradas no subitem Configurando o áudio para atendimento pela Internet, do capítulo 2.

31 Outra verificação importante deverá ser feita para que você consiga atender as chamadas pela Internet. Com o Netmeeting aberto, clique em Ferramentas Opções, e então escolha a pasta Áudio:

32 Na pasta áudio, você deverá selecionar as opções Ativar o áudio full-duplex para que eu possa falar durante o recebimento do áudio e Ativar controle de ganho automático. NÃO selecionar a opção Ajustar autom. o volume do microfone durante a chamada.

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS

Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS ReadMe_Driver.pdf 11/2011 Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS Descrição O driver da D4000 Printer é um driver da impressora MICROSOFT personalizado para uso com a D4000 Duplex Photo

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Guia do Usuário do Cisco Unified MeetingPlace para Outlook versão 7.1

Guia do Usuário do Cisco Unified MeetingPlace para Outlook versão 7.1 Guia do Usuário do Cisco Unified MeetingPlace para Outlook versão 7.1 Sede das Américas Cisco Systems, Inc. 170 West Tasman Drive San Jose, CA 95134-1706 EUA http://www.cisco.com Tel.: +1 408 526-4000

Leia mais

Sistema Integrado de Atendimento

Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento. Um sistema moderno, completo e abrangente que modifica a realidade do atendimento de sua empresa, proporcionando maior segurança na tomada

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração 1) Faça o download do Medica Office através do nosso site www.medicaloffice.com.br opção do Download; 2) Após realizado o download do arquivo

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Assinatura ainda não verificada

Assinatura ainda não verificada Assinatura ainda não verificada Adobe Reader versão 9 Atenção! Se Assinatura não válida for apresentado no painel de assinaturas do documento PDF significa que a assinatura ainda não foi verificada. Siga

Leia mais

DIRETO. Manual do Usuário. PROCERGS Divisão 7

DIRETO. Manual do Usuário. PROCERGS Divisão 7 DIRETO Manual do Usuário PROCERGS Divisão 7 Este documento foi produzido pela PROCERGS Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 210-3100 http:\\www.procergs.com.br Sumário Sobre

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações

Leia mais

Guia de Instalação APE USB

Guia de Instalação APE USB Neste guia serão mostrados apenas os procedimentos necessários para instalação do driver APE USB em seu sistema operacional Windows. Ao final da instalação o APE terá uma porta COM alocada pelo sistema

Leia mais

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i

Terminal de Consulta de Preço. Linha Vader. Modelo TT300 e TT1000i Terminal de Consulta de Preço Linha Vader Modelo TT300 e TT1000i Índice 1. Conhecendo o Terminal de Consulta 03 1.1 Configurando o endereço IP no terminal 04 2. Conhecendo o Software TTSocket 06 3. Instalando

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB

... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ... MANUAL DO MODERADOR SERVIÇOS DE WEB ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.2 SENHA 4 1.3 INSTALAÇÃO 4 1.3.1 INSTALAÇÃO PARA MODERADOR 4 1.3.2 INSTALAÇÃO PARA PARTICIPANTES 8 1.3.2.1 PELO

Leia mais

Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma

Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma 1 P á g i n a SUMÁRIO 1. Informações Gerais... 3 1.1. Pré-Requisitos... 3 1.2. Liberações Necessárias... 3 1.3. Perfil Administrador...

Leia mais

Fiery Driver Configurator

Fiery Driver Configurator 2015 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 16 de novembro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo Fiery Driver Configurator...5

Leia mais

Lifesize Video Table of Contents

Lifesize Video Table of Contents Table of Contents Vamos começar Para quem devo ligar? Criar uma reunião Enviar um convite Ligar para alguém Vamos nos reunir Vamos conversar Compartilhando dados em uma chamada Como discar Tópicos avançados

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 VERSÃO 9 Atualizado em 10/10/2014 Página 1 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez e em sistema operacional Windows XP SP3 ou Windows

Leia mais

Manual Carteiro Virtual

Manual Carteiro Virtual Manual Carteiro Virtual CONFIGURAÇÕES INICIAIS Introdução...3 Como acessar o Carteiro Virtual...4 Personalizando seus dados de acesso...6 LISTAS DE CONTATOS Criando Lista de Contatos...8 Inserindo contatos

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

Apostila do estagiário MÓDULO I

Apostila do estagiário MÓDULO I Apostila do estagiário MÓDULO I Manual do Gerenciador da Sala de Internet BlueControl Programa Acessa Escola Apresentação O Programa Acessa Escola é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo,

Leia mais

Inicialização Rápida do Aplicativo de Desktop Novell Filr 1.2 para Windows

Inicialização Rápida do Aplicativo de Desktop Novell Filr 1.2 para Windows Inicialização Rápida do Aplicativo de Desktop Novell Filr 1.2 para Windows Abril de 2015 Inicialização rápida O Novell Filr permite que você acesse facilmente todos os seus arquivos e pastas do desktop,

Leia mais

Inicialização Rápida do Aplicativo de Desktop Novell Filr 1.2 para Mac

Inicialização Rápida do Aplicativo de Desktop Novell Filr 1.2 para Mac Inicialização Rápida do Aplicativo de Desktop Novell Filr 1.2 para Mac Abril de 2015 Inicialização rápida O Novell Filr permite que você acesse facilmente todos os seus arquivos e pastas do desktop, browser

Leia mais

Como configurar o Adobe Acrobat Reader para verificar a autencidade e integridade do Diário da Justiça Eletrônico?

Como configurar o Adobe Acrobat Reader para verificar a autencidade e integridade do Diário da Justiça Eletrônico? Como configurar o Adobe Acrobat Reader para verificar a autencidade e integridade do Diário da Justiça Eletrônico? Na versão 7.0: 1ª Etapa - Abrir o programa Adobe Acrobat Reader. No menu Editar, selecionar

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

Figura 1: Interface 3G Identech

Figura 1: Interface 3G Identech Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 INSTALAÇÃO NO WINDOWS XP...5 3 INSTALAÇÃO NO WINDOWS VISTA...12 4 INSTALAÇÃO NO WINDOWS 7...18 5 CADASTRANDO OPERADORA...25 6 CONECTANDO NA INTERNET...27 7 SERVIÇO DE SMS...29

Leia mais

Nero AG SecurDisc Viewer

Nero AG SecurDisc Viewer Manual do SecurDisc Nero AG SecurDisc Informações sobre direitos autorais e marcas registradas O manual e todo o seu conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e são de propriedade da Nero AG.

Leia mais

Portaria Express 2.0

Portaria Express 2.0 Portaria Express 2.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem 2015 Manual de utilização do EAD SINPEEM EaD Sinpeem 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2. COMO ACESSAR UM CURSO... 3 3. COMO ALTERAR MINHA SENHA... 5 4. COMO EDITAR MEU PERFIL... 5 5. COMO ACESSAR O CURSO...

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 O Windows 8.1 foi concebido para ser uma atualização para o sistema operacional Windows 8. O processo de atualização mantém configurações

Leia mais

CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS

CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS INSTALAÇÃO DO SISTEMA E CONFIGURAÇÃO PARA USO EM REDE Versão 1.1 Instalação Programa Cartosoft 1 INICIANDO 1.1 Instalando o Programa Clique no programa InstaladorCartosoft.exe.

Leia mais

Brasil. 5. Aspecto da câmera de vídeo. A. Modo de pré-visualização. B. Foto instantânea. C. Modo de videoclipe

Brasil. 5. Aspecto da câmera de vídeo. A. Modo de pré-visualização. B. Foto instantânea. C. Modo de videoclipe Aviso importante: Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM Messenger à porta USB Leia este importante aviso antes da instalação 1. Instalação do software VideoCAM Messenger 1. Insira

Leia mais

Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016

Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016 MANUAL DO USUÁRIO Documento Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016 Equipe Técnica José Carlos Torres Adriana dos Santos Alessandro Melo Páginas 71 Páginas 2 Índice Introdução...

Leia mais

Blinde seu caminho contra as ameaças digitais. Manual do Produto. Página 1

Blinde seu caminho contra as ameaças digitais. Manual do Produto. Página 1 ] Blinde seu caminho contra as ameaças digitais Manual do Produto Página 1 O Logon Blindado é um produto desenvolvido em conjunto com especialistas em segurança da informação para proteger os clientes

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup MANUAL DO USUÁRIO Software de Ferramenta de Backup Software Ferramenta de Backup Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

Tutorial MSN Messenger

Tutorial MSN Messenger Tutorial MSN Messenger Este tutorial irá ensiná-lo(a) a usar o programa MSN Messenger, utilizado para conversação Online. Dependendo da sua conexão a página pode demorar um pouco até ser carregada totalmente.

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Segurança. Guia do Usuário

Segurança. Guia do Usuário Segurança Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6 Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center Versão 5.6 2006-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedida por escrito, nenhuma licença será

Leia mais

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice

MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Item MAIS CONTROLE SOFTWARE Controle Financeiro / Fluxo de Caixa (MCS Versão 2.01.99) Índice Página 1.Apresentação... 4 2.Funcionamento Básico... 4 3.Instalando o MCS... 4, 5, 6 4.Utilizando o MCS Identificando

Leia mais

Aplicativo para configuração da interface de celular ITC 4000

Aplicativo para configuração da interface de celular ITC 4000 MANUAL DO USUÁRIO Aplicativo para configuração da interface de celular ITC 4000 Este aplicativo roda em plataforma Windows e comunica-se com a ITC 4000 via conexão USB. Através do ITC 4000 Manager, o usuário

Leia mais

Manual do usuário. Viewer

Manual do usuário. Viewer Manual do usuário Viewer Outubro / 2010 Manual do Heron Viewer Índice Heron Viewer... 2 Instalação... 2 Configuração... 5 Configurando o servidor (Computador que acompanha o aparelho Heron)... 5 Configurando

Leia mais

Software Planejamento Tributário

Software Planejamento Tributário Software Planejamento Tributário Bem vindo ao segundo manual de instalação do software de Planejamento Tributário, este irá lhe mostrar os passos para o término da instalação e configuração do software

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Manual do usuário. SIM 5 Lite Versão 1.0 - Português

Manual do usuário. SIM 5 Lite Versão 1.0 - Português Manual do usuário SIM 5 Lite Versão 1.0 - Português Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e operação

Leia mais

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO AOS USUÁRIOS MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DE APLICAÇÕES DO GABINETE VIRTUAL

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO AOS USUÁRIOS MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DE APLICAÇÕES DO GABINETE VIRTUAL SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE SUPORTE TÉCNICO AOS USUÁRIOS MANUAL DE ACESSO AO PORTAL DE APLICAÇÕES DO GABINETE VIRTUAL 16 DE ABRIL DE 2013 SUMÁRIO 1 OBJETIVO DO MÓDULO... 3 2

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

1. Conhecendo o Pligg

1. Conhecendo o Pligg MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Conhecendo o Pligg....................................................... 1 2. Como instalar o Pligg...................................................... 2 3. Como ativar

Leia mais

Max Fatura Sistema de Gestão

Max Fatura Sistema de Gestão Sumário 1 Tela Inicial... 2 2 Tela de Pesquisa... 3 3 Tela de Vendas... 4 5 Aproveitamento de Icms... 5 6 Salvar... 5 9 Para emissão da nota fiscal... 7 10 Impressão de relatórios... 10 11 Contas a Pagar

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Microsoft Windows R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2016 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações

Leia mais

Orientações para o uso do webmail da CODEVASF

Orientações para o uso do webmail da CODEVASF Orientações para o uso do webmail da CODEVASF Índice: Página Inicial 2 Correio 2 Enviando uma mensagem Catálogo de endereços 2 3 Configurando o catálogo de endereços 3 Adicionando um contato 4 Enviando

Leia mais

MENSAGEM INTELIGENTE MANUAL DO USUÁRIO

MENSAGEM INTELIGENTE MANUAL DO USUÁRIO MENAGEM INTELIGENTE MANUAL DO UUÁRIO UMÁRIO 1. O que é Mensagem Inteligente?... 3 2. Como Utilizar... 3 3. Interface Telefônica... 5 3.1 Formas de interação... 5 3.1.1. Prompts... 5 3.1.2. Tecla * (estrela)...

Leia mais

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0)

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) 1. Pré-requisitos para instalação do Virtual Lab Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 Adobe AIR instalado. Disponível em: http://get.adobe.com/br/air/

Leia mais

2400 Series Primeiros passos

2400 Series Primeiros passos Conteúdo 2400 Series Primeiros passos Consute o Guia do usuário completo no CD para obter informações mais detalhadas sobre as seguintes tarefas: Configurando a impressora Conhecendo a impressora Colocando

Leia mais

Serviço Corporativo de Telefonia IP

Serviço Corporativo de Telefonia IP Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Planejamento Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação Departamento de Tecnologia da Informação e Redes Serviço

Leia mais

Treinamento Outlook Express

Treinamento Outlook Express Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS Treinamento Outlook Express Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília DF 2003 1 2003. Ministério da Saúde. É permitida a reprodução

Leia mais

CARTILHA PARA FORNECEDORES DA COPASA

CARTILHA PARA FORNECEDORES DA COPASA CARTILHA PARA FORNECEDORES DA COPASA Índice Conteúdo 1. Introdução:... 4 2. Cadastro de fornecedores... 4 3. Certificado de Registro Cadastral... 4 4. Operacionalização do Sistema de Compras da COPASA...

Leia mais

Para fazer a INSTALAÇÃO do Sistema ColREP, leia com atenção os Passos a seguir:

Para fazer a INSTALAÇÃO do Sistema ColREP, leia com atenção os Passos a seguir: ColREP Sistema Colore para Representantes Comerciais (INSTALAÇÃO). Pag. 1 Para fazer a INSTALAÇÃO do Sistema ColREP, leia com atenção os Passos a seguir: 1º Caso não esteja de posse od CD-Rom de instalação,

Leia mais

Renovação do certificado A1

Renovação do certificado A1 Renovação do certificado A1 Requisitos: Os passos descritos neste procedimento foram testados no Windows 7 sem apresentar erros. Atente que algumas divergências poderão ser observadas caso a versão do

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Í N D I C E A N A L Í T I C O

Í N D I C E A N A L Í T I C O DIRF CARTÃO 2013 V4..03 DE 07//02//2013 PROGRAMA PARA IMPORTAÇÃO DE DADOS DE CARTÕES DE CRÉDITO NA DIRF 2013 VERSÃO COM VISANET E REDECARD IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO EM LOTE CAPTURA DADOS CADASTRAIS DE EMPRESAS

Leia mais

Prestador de Serviços

Prestador de Serviços Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Serviços...3 Os Recibos... 5 Como imprimir?... 6 As Listagens...7 Clientes... 9 Consulta...9 Inclusão... 11 Alteração... 12 Exclusão... 13 Serviços...

Leia mais

Cotação OnLine. Manual do Usuário

Cotação OnLine. Manual do Usuário Cotação OnLine Manual do Usuário Última Revisão 10-10-2010 Histórico de Revisões Data Descrição Versão 01-12-2010 Primeira versão do manual 1.0.0 Delf Tecnologia 2 ÍNDICE 1. Introdução... 4 1.1 O que é

Leia mais

Passo-a-passo Oi Torpedo Empresa

Passo-a-passo Oi Torpedo Empresa Passo-a-passo Oi Torpedo Empresa Índice Logando no Oi Torpedo Empresa...2 Termo de Adesão ao Serviço...5 Página de Entrada no Oi Torpedo Empresa...6 Cadastramento de Usuário (Funcionalidade Somente Disponível

Leia mais

Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx

Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx 1 Introdução O Conecta S_Line permite que o laboratório envie à Central S_Line os resultados de exames gerados pelo Sistema de Informação Laboratorial (LIS) em forma de arquivos digitais. Todo o processo

Leia mais

Tutorial Report Express. Como iniciar o uso dos serviços fazer a diferença.

Tutorial Report Express. Como iniciar o uso dos serviços fazer a diferença. Tutorial Report Express Como iniciar o uso dos serviços fazer a diferença. Índice Apresentação Pág. 3 Passo 1 Pág. 4 Instalação do MasterDirect Integrações Passo 2 Pág. 8 Exportar clientes Linha Contábil

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD Salvador Bahia Março/2010 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL Este manual contém a descrição das

Leia mais

Brasil. 5. Descrição da função dos principais ícones. A. Reproduzir o arquivo.avi.

Brasil. 5. Descrição da função dos principais ícones. A. Reproduzir o arquivo.avi. Aviso importante: Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM ExpressII à porta USB Leia este importante aviso antes da instalação 1. Instalação do software VideoCAM ExpressII 1. Insira

Leia mais

ACESSANDO O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE PROVAS DE REDAÇÃO

ACESSANDO O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE PROVAS DE REDAÇÃO 1 ACESSANDO O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE PROVAS DE REDAÇÃO Com o objetivo de aumentar a segurança no processo de avaliação de provas de redação, o CESPE/UnB desenvolveu um novo módulo de acesso ao sistema.

Leia mais

HP Visual Collaboration Desktop. Guia do usuário. HP Visual Collaboration Desktop v2.0

HP Visual Collaboration Desktop. Guia do usuário. HP Visual Collaboration Desktop v2.0 HP Visual Collaboration Desktop Guia do usuário HP Visual Collaboration Desktop v2.0 First edition: December 2010 Avisos legais Copyright 2010 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui

Leia mais

CSPUWEB - Cadastro de Sistemas. e Permissões de Usuários

CSPUWEB - Cadastro de Sistemas. e Permissões de Usuários CSPUWEB - Cadastro de Sistemas e Permissões de Usuários - Manual do Usuário - Novembro/2009 Versão 2.0 21 de novembro de 2009 [CSPUWEB MANUAL DO USUÁRIO] SUMÁRIO Capitulo 1 Cadastro de Sistemas e Permissões

Leia mais

Dell SupportAssist para PCs e Tablets Guia de implementação

Dell SupportAssist para PCs e Tablets Guia de implementação Dell SupportAssist para PCs e Tablets Guia de implementação Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes que ajudam você a usar melhor os recursos do computador. CUIDADO:

Leia mais

Conectar aos Serviços Web

Conectar aos Serviços Web Conectar aos Serviços Web Este documento explica como cadastrar vários serviços Web em sua câmera. É necessário um computador para as configurações dos serviços Web com o CANON image GATEWAY. Para obter

Leia mais

Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual do Usuário Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste documento,

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0)

PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0) Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários PANDION MANUAL DO USUÁRIO (versão 1.0) SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRAMENTO NECESSÁRIO PARA UTILIZAR O PANDION...

Leia mais

DSL-500B Configuração em modo Bridge

DSL-500B Configuração em modo Bridge DSL-500B Configuração em modo Bridge 1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo: Se você possui uma tomada

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA LEITORA BIOMÉTRICA TECHMAG BIOSII-S180 E NAVEGADORES MOZILLA FIREFOX E GOOGLE CHROME

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA LEITORA BIOMÉTRICA TECHMAG BIOSII-S180 E NAVEGADORES MOZILLA FIREFOX E GOOGLE CHROME MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA LEITORA BIOMÉTRICA TECHMAG BIOSII-S180 E NAVEGADORES MOZILLA FIREFOX E GOOGLE CHROME Versão 1.0 Data: 23/01/2014 Desenvolvido por: - TI Unimed Rio Verde 1 ÍNDICE

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO O melhor sistema de Gestão Financeira para micro e pequenas empresas.

MANUAL DE INSTALAÇÃO O melhor sistema de Gestão Financeira para micro e pequenas empresas. MANUAL DE INSTALAÇÃO O melhor sistema de Gestão Financeira para micro e pequenas empresas. INDÍCE 1. Características gerais 2. Guia rápido de instalação 3. Processo de instalação 4. Opções avançadas de

Leia mais

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador Manual do ambiente Moodle CURSO DE INTRODUÇÃO AO MOODLE 1. Introdução Estamos começando nossa viagem e nossa primeira parada é na unidade denominada Curso

Leia mais

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2 Neste pequeno manual iremos conhecer as diversas impressoras que poderemos utilizar no sistema park service, a impressora poderá ser matricial ou térmica utilizando uma bobina de papel 40 colunas, facilmente

Leia mais

FORMATAR PENDRIVE. Insigne Free Software do Brasil suporte@insignesoftware.com Telefone: (019) 3213 2100

FORMATAR PENDRIVE. Insigne Free Software do Brasil suporte@insignesoftware.com Telefone: (019) 3213 2100 FORMATAR PENDRIVE Insigne Free Software do Brasil suporte@insignesoftware.com Telefone: (019) 3213 2100 CONFIGURANDO O SISTEMA PARA A FORMATAÇÃO OBS: ANTES DE FORMATAR O PENDRIVE (EXECUTAR ESSE MANUAL),

Leia mais

Aparelho Mod. 4028/4029

Aparelho Mod. 4028/4029 Aparelho Mod. 4028/4029 Monofone Regulador de Inclinação Indicador Luminoso Piscando Verde: Entrada de chamada Piscando Vermelho : Alarme Teclas Programáveis Navegação Teclas de Funções Programáveis Teclas

Leia mais

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE ❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE a) Checagem de Estoque - Verifique o estoque dos produtos desejados. b) Listar produtos com a quantia de estoque mínimo atingido: ESTOQUE / RELATÓRIO / ALERTA DE COMPRA

Leia mais