Subprograma Gestão da Informação Administrativa e Conhecimento. Elaborado por: Claudia Simone Pinto da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Subprograma Gestão da Informação Administrativa e Conhecimento. Elaborado por: Claudia Simone Pinto da Silva"

Transcrição

1 Subprograma Gestão da Informação Administrativa e Conhecimento Elaborado por: Claudia Simone Pinto da Silva Versão 04/2008

2 INTRODUÇÃO A Diretoria de Administração nos últimos anos, cumprindo as orientações para a área de gestão da Presidência, cujo perfil é a busca por resultados e o espírito empreendedor, vem procurando de forma incisiva mudar o antigo paradigma da administração burocrática para uma administração gerencial, com foco nos resultados, participativa e voltada para o conhecimento e aprendizado. Neste contexto, a DIRAD implantou um programa de inovação denominado: PROGRAMA GESTÃO VIVA, abrangendo as áreas da Unidade, visando a melhoria de seus processos internos e externos para surpreender seus clientes e inovar no campo da Gestão Pública. Este Manual para Operacionalização do Subsistema de Processos versão WEB é um dos resultados da inovação gerencial pretendida pela DIRAD. O Subsistema de Processos na versão WEB possibilitará a consulta, a movimentação e a extração de relatórios gerenciais dos processos autuados na Fiocruz. Sendo, operacionalizado na versão WEB, o acesso que antes era restrito, ou seja, havia a necessidade de possuir o sistema instalado na máquina do usuário, tornou-se totalmente abrangente, isto porque poderá ser acessado em qualquer máquina que tenha INTERNET e a sua atualização, que antes demorava algumas horas em função da interdependência com profissionais da área de informática, tornou-se praticamente instantânea. A operacionalização do Subsistema de Processos na versão WEB ratifica a questão da segurança e neste contexto, cada usuário fornecerá no momento do cadastramento da senha, que deverá ser pessoal e intransferível, o CPF, o setor onde atua e também seu , para ser utilizado da seguinte forma: Esqueceu sua senha? Clique aqui. Esperamos que com este instrumento, todos os colaboradores da Fiocruz, independente de suas respectivas áreas de atuação, consiga sanar suas dúvidas no tocante a operacionalização do Subsistema de Processos, caso as duvidas persistam, por favor, entrem em contato com a Seção de Protocolo da DIRAD através do telefone ou ainda pelo mail: protocolodirad@fiocruz.br. Este Manual foi elaborado pela colaboradora Cláudia Simone Pinto da Silva, responsável pela Seção de Protocolo da DIRAD e gestora do Subsistema de Processos Módulos Gestor e Usuário. A Seção de Protocolo/SEPROT é subordinada ao Serviço de Informação e Comunicação Administrativa/SICA/DEGIAS/DDIRAD.

3 PARA UMA NAVEGAÇÃO MAIS EFICAZ, FIQUE ATENTO A ESSAS INFORMAÇÕES... Para mudar de um campo para outro, use a tecla TAB do seu teclado, facilmente identificada pela figura abaixo: Respeite sempre as indicações do Subsistema, ou seja, quando o sistema pedir para BUSCAR, busque; para CHECAR INFORMAÇÕES, cheque as informações antes mesmo de confirmar um envio de um processo para um determinado local. Se, neste momento, existir esta checagem, a possibilidade de envio para locais não desejados é quase 0, na hora da checagem o usuário poderá verificar se o local de envio é realmente aquele pretendido e se o mesmo de fato pertence àquela Unidade; Como todos nós sabemos, a navegação rápida na internet depende de alguns fatores, tais como: uma boa máquina, uma boa conexão e etc, porém, no momento da navegação no Subsistema de Processos, é necessário sempre considerar estes fatores, desta forma, não adianta clicar centenas de vezes um determinado botão, tenha calma, respire fundo e aguarde resposta. Não se esqueça, um único clique é suficiente para atender a sua demanda; O acesso ao Subsistema de Processos, é através da intranet da DIRAD, endereço: Para retornar a uma determinada tela, clique em Voltar, que é identificado pelo botão: ; Ou ainda, clique nas indicações que surgem nas telas do Subsistema: ATENÇÃO: RECOMENDAMOS A NÃO UTILIZAÇÃO DO VOLTAR DO SEU BROWSE, NO MOMENTO DA NAVEGAÇÃO NO SUBSISTEMA DE PROCESSOS. ESTE RECURSO UTILIZADO DE FORMA INDEVIDA, PODERÁ ACARRETAR ERRO NA OPERACIONALIZAÇÃO SISTEMA.

4 LOCALIZANDO NA INTRANET DA DIRAD O SISTEMA DE PROCESSOS O acesso ao Subsistema de Informação, será feito através do MENU que fica no lado esquerdo da tela, onde, o usuário deverá clicar na opção SGA na Web. Em seguida, o usuário deverá clicar no Link Sistema de Informação

5 No módulo Sistema de Informação existem três sistemas distintos: Processos, Documentos e Expedição. O sistema de Processos permite o gerenciamento dos processos que tramitam no âmbito da FIOCRUZ, onde os usuários poderão realizar consultas, movimentações e emissões de relatórios gerenciais. O sistema de Documentos permite o gerenciamento de todo e quaisquer documento produzido ou recebido pela sua Unidade/Departamento/Serviço/Seção. Maiores informações quanto a utilização desta ferramenta, favor entrar em contato com Selene Andréa, colaboradora da Seção de Arquivo e Microfilmagem e gestora do Subsistema de Controle de Documentos, através do andreaazevedo@fiocruz.br ou pelo telefone O sistema de Expedição permite o acompanhamento das correspondências registradas, recebidas ou expedidas através da Seção de Expedição da DIRAD. Para maiores informações entrar em contato com Roberto Gomes, Chefe da seção da Expedição pelo robertogomes@fiocruz.br ou pelo telefone Neste mesmo módulo, o usuário encontrará a opção Formulários/Manuais que permite a impressão de manuais operacionais dos sistemas de processos e documentos e manuais de normas e procedimentos que visam esclarecer o melhor gerenciamento das atividades que compõem o Serviço de Informação e Comunicações Administrativas/SICA da DIRAD. Também estão disponíveis, formulários padronizados pela Dirad, e um Guia de noções básicas de arquivo que muito auxiliará no momento da elaboração de uma correspondência oficial. O acesso às informações que constam em cada sistema é público, porém, nos locais onde existe o desenho de uma chave amarela, significa que o usuário deverá estar habilitado, através de senha. O pedido de senha deverá ser feito à Seção de Protocolo da DIRAD, através do protocolodirad@fiocruz.br, ou pelo telefone , informando os seguintes dados: Nome completo, CPF, Setor e . Nas próximas paginas, veremos todas as possibilidades de acesso ao sistema de processo.

6 CONSULTAS A primeira opção de consulta é: Por Número de Processo: O usuário deverá digitar o prefixo do processo, o número (sem os zeros iniciais), o ano (4 dígitos), o volume ou letra, se houver. Em seguida clique em Buscar. Em seguida, a tela contendo as informações do processo digitado aparecerá da seguinte forma:

7 As informações principais ficam explicitas na tela, tais como: data de abertura do processo, assunto, origem, destino e situação. Observando um pouco mais, veremos que o status e a data da movimentação do processo aparecem em vermelho, para justamente, facilitar a visualização do usuário e que as demais informações, estão disponíveis no lado direito da tela, ou seja, basta o usuário clicar nos botões correspondentes, para obter outras informações, tais como: a procedência (quem solicitou a abertura do processo), referencia ao assunto (algo que complemente o assunto), interessado, documentos que estão anexados ao processo e a hierarquia do processo (se existe algum processo anexado, apensado ou se existem letras). A segunda opção de consulta é: Por data de abertura: O usuário deverá informar o prefixo e a data do período da consulta. Lembrando que, a escolha do prefixo filtra bastante a consulta, porém, o sistema apontará todos os processos abertos no período informado, independente de procedência, interessado, assunto e etc. A terceira opção de consulta é: Por Interessado: O usuário deverá informar o tipo de interessado, ou seja, se é uma Pessoa Física, uma Unidade Fiocruz, uma Pessoa jurídica ou um Órgão Governamental. Em seguida o usuário deverá Informar o nome do interessado e período. Lembrando que: Nas consultas cujo tipo de interessado for uma Pessoa Física ou Jurídica, os respectivos nomes deverão ser digitados corretamente pelo usuário. Já nos casos em que as consultas cujo tipo do interessado é uma Unidade Fiocruz ou Órgão Governamental, o sistema abrirá a tabela correspondente, para o usuário apontar os respectivos interessados. Veja exemplos dos dois casos:

8 Exemplo de busca pelo interessado Pessoa Física: Exemplo de busca pelo interessado Pessoa Jurídica: Exemplo de busca pelo interessado Unidade Fiocruz: Depois de optar pelo tipo de interessado, informe o período e clique em Buscar. Em seguida, opte pelo tipo de busca na tabela de Unidades Fiocruz.

9 Observando a figura, percebemos que existem 03 formas de localizar um setor. A primeira forma é pelos 03 primeiros números que identificam a Unidade, por exemplo, todos os códigos dos setores do CpqAM começam ou são identificados pelos números 032, todos os códigos dos setores da DIRAD começam com 020 e assim sucessivamente. Desta forma, se o usuário digitar no primeiro campo a numeração 032 e em seguida clicar em Buscar, o sistema mostrará somente a Tabela do CpqAM com seus respectivos setores. Após localizar o setor desejado, o usuário deverá clicar na numeração em azul para que o sistema conclua a consulta. A segunda forma é pela descrição da Unidade, ou seja, o usuário deverá digitar uma palavra que identifique o setor desejado ou mesmo o nome na íntegra do setor, desta forma, após clicar em Buscar, o sistema mostrará todos os setores que existem na Tabela Fiocruz, que possuem a palavra chave ou a descrição digitada. Lembrando que, cabe ao usuário, identificar o setor correto e escolhê-lo para sua consulta, observando que existem vários setores e siglas homônimas na Tabela Fiocruz e para não haver dúvidas, verifiquem sempre no campo sigla, a Unidade que fica ao lado da mesma, exemplo: Descrição: Seção de Protocolo Sigla: SEPROT/DIRAD. Para não correr este risco, digite os três primeiros números correspondentes da Unidade e digite a palavra chave. Em seguida clique em Buscar. Exemplo:

10 A terceira forma é pela sigla, o usuário deverá digitar a sigla e em seguida clicar em Buscar. Recomendamos a mesma cautela citada acima. Para não correr o risco de se equivocar, o usuário poderá digitar a sigla/unidade e clicar em Buscar. Exemplo: Exemplo de busca pelo interessado Órgão Fiocruz: Depois de optar pelo tipo de interessado, informe o período e clique em Buscar. Em seguida, opte pelo tipo de busca na tabela de órgãos governamentais e clique em buscar.

11 A quarta opção de consulta é: Procedência Muito parecida com a consulta anterior, o usuário deverá informar o tipo de procedência, ou seja, se é uma Pessoa Física, uma Unidade Fiocruz, uma Pessoa jurídica ou um Órgão Governamental. Em seguida o usuário deverá Informar o nome deste interessado e também informa o período para a procura. Conforme observamos no desenho abaixo, o usuário deverá digitar o número do CNPJ ou o nome da empresa e em seguida clicar em Buscar. Importante ressaltarmos que, após a busca dos processos abertos, cuja procedência refere-se a este CNPJ, o sistema ainda permite, na mesma tela, consultar os processos abertos, cujo interessado, também pertençam a este CNPJ. Vejam o exemplo na segunda tela. Visualização dos processos, cuja procedência refere-se ao CNPJ em destaque Opção para visualizar os processos, cujo interessado refere-se ao mesmo CNPJ A quinta opção de consulta é: Referencia e Período: Esta consulta é super fácil e útil, nela o usuário poderá digitar uma palavra chave que possibilite a recuperação do processo. Por exemplo, no processo cujo assunto foi a compra de materiais hospitalares, o usuário deverá digitar um dos itens relacionados no processo de compra, luva, bisturi e etc. Importante ressaltarmos que, a digitação do % (percente) não é mais necessário neste tipo de consulta, isto porque, no sistema versão WEB, o percente fica implícito nesta consulta, possibilitando assim, a verificação da palavra chave em toda linha da referência ao assunto, independentemente se a mesma encontra-se no começo, meio ou no final da frase.

12 Para operacionalizá-la, o usuário deverá digitar a palabra chave, o periodo e clicar em Buscar. A sexta opção de consulta é: Por Modalidade de Licitação e Período: Esta opção permite ao usuário verificar, quais e quantos processos existem de acordo com a modalidade de licitação. Cabe informar que, para que esta consulta atenda de forma eficaz, o profissional da área de compras, de suas respectivas Unidades, deverá alimentar o sistema Pedido de Compras do SGA para que o mesmo alimente este sistema, desta forma, esta consulta será verdadeiramente útil e precisa. Para utilizá-la, o usuário deverá digitar o período desejado e escolher o tipo de modalidade de licitação ou optar por todas as modalidades. Em seguida o usuário deverá clicar Buscar. A sétima opção de consulta é: Por Número de CPF: Nesta opção, o usuário poderá consultar todos os processos, independente do assunto, procedência e também do período, para tanto, o usuário deverá digitar o número do CPF e clique em Buscar.

13 Em seguida, o sistema mostrará todos os processos cujo interessado, refere-se ao CPF digitado. Observem também que, nesta mesma tela, é possível fazer a consulta dos processos abertos cuja procedência refere-se ao mesmo CPF. Para consultar também pela procedência, clique no botão Este CPF na Procedência. Caso o sistema não encontre nenhum processo com esta procedência, o sistema mostrará a seguinte mensagem: A oitava opção de consulta é: Por Número de CNPJ: Muito parecida com a opção de consulta anterior, esta consulta por número de CNPJ, possibilita ao usuário localizar todos os processos existentes daquele CNPJ. Como dissemos, a operacilonalização é a mesma da anterior, porém, o único diferencial é que neste caso, de pessoa jurídica, o sistema primeiro faz a busca por procedência para então, caso o usuário deseje, faz a busca por interessado. Veremos isto na prática. Digite o número do CNPJ, clique em Buscar.

14 Visualize todos os processos cuja procedência refere-se ao CNPJ digitado. Para visualizar este CNPJ no interessado, clique no botão Este CNPJ no Interessado. A nona opção de consulta é: Por Processo Apensado: Esta opção possibilita ao usuário, consultar os processos que tem ou tiveram algum vínculo, independente do prefixo, assunto ou procedência. Nos casos dos processos de registro de preço, por exemplo, todo processo de compra aberto pela Unidade que pretende se inserir nos procedimentos do processo de registro de preço existente, deverão ser apensados através do subsistema de processos do SGA, módulo gestores, lembrando que, esta ação só poderá ser feita nas Unidades que possuírem a atividade de protocolo descentralizada ou na Seção de Protocolo da DIRAD. Outro exemplo, são os casos em que as letras, num determinado processo de compra de medicamento, por exemplo, se exaurem. Outro processo é aberto e o mesmo é apensado ao processo mãe. Desta forma, não existe nenhuma necessidade, por parte dos interessados, de guardarem os números dos 2 processos apensados, se o usuário guardar pelo menos o número de 1 processo, será suficiente para recuperar o outro número, isto porque, a recuperação desta informação é parecida como nos casos da anexação de processo a processo, ou seja, se o usuário digitar o número do processo principal o sistema mostrará os números dos processos secundários; se o usuário digitar o número do processo secundário, o sistema mostrará o número do processo principal.

15 Vejamos o exemplo abaixo: Após clicar nesta opção, o usuário deverá digitar o número do processo e em seguida clicar em Buscar. Como no caso acima, o sistema mostra os números dos processos: apensado e origem e ainda permite consultar a atual movimentação de cada processo, bastando para tanto clicar nos botões correspondentes. A décima opção de consulta é: Por Documento Anexo: Esta consulta é indicada para os casos em que o usuário não tenha em mãos, informações principais que possibilitem a localização do processo, tais como: número, interessado, procedência. Para obter sucesso nesta consulta, o usuário deverá seguir corretamente os passos relacionados abaixo: Conforme o desenho da próxima tela, informe o período provável da abertura do processo, o tipo do documento (Memo, NF, OB, etc), que esteja inserido (fisicamente e via sistema) no processo e também a data do documento. Em seguida, clique no botão BUSCAR. A décima primeira opção de consulta é: Por Assunto do Processo: Este tipo de consulta é indicado para verificar quais e quantos processos, de um determinado assunto, são abertos num determinado período. Em outubro de 2007 uma nova tabela de classificação de documentos e processos, devidamente aprovada pela Fiocruz, foi inserida ao sistema de processos, desta forma, o usuário deverá ficar atento as datas correspondentes.

16 Informe o período desejado, informe o prefixo do processo e digite o código do assunto, caso o usuário não saiba, clique na interrogação correspondente para procurar o código desejado, em seguida clique em BUSCAR Para pesquisar na Tabela de Classificação de documentos/ processos, o código dos processos abertos ate o dia 21/10/2007 Caso o usuário deseje consultar processo de Passagem Aérea, digite na Descrição do Assunto a palavra passagem ou parte dela pass, em seguida clique em Buscar. Feito isso, o sistema localizará, os assuntos que contenham a descrição indicada, finalizando, clique no assunto correspondente.

17 Para pesquisar na Tabela de Classificação de documentos/ processos, o código dos processos abertos a partir do dia 22/10/2007 Operacionalize esta busca da mesma maneira que a anterior. A décima segunda opção de consulta é: Por Assunto, Unidade e Período: Muito parecida com a consulta anterior, porém, mais apurada, esta opção possibilita ao usuário, uma consulta mais direcionada e precisa. Vejamos passo a passo, como operacionalizá-la. Informe o período desejado; Na coluna seguinte, Unidade, escolha uma das seguintes opções: Toda Unidade ou Um Depart/Serv/Seção/Setor., onde Toda Unidade significa: Pesquisar todos os processos de uma única Unidade, independente de terem sido abertos pelo Departamento, Serviço, Seção ou qualquer outro setor da mesma Unidade. E Depart/Serv/Seção/Setor significa: pesquisar somente um setor, independente da Unidade; Escolha o assunto e clique em Buscar.

18 A décima terceira opção de consulta, ou consulta gerencial é: Por Unidade e Documento: Esta consulta possibilita a localização de um determinado processo através de um documento previamente anexado ao mesmo. O grande diferencial desta consulta para a consulta Por Documento Anexo, é que esta, permite um maior filtro na busca, vejamos o exemplo abaixo: Para operacionalização desta consulta, o usuário deverá informar o período, e a Unidade. Automaticamente o sistema disponibilizará, no campo seguinte, a Tabela Nominal e seus respectivos códigos, pertencentes à Unidade escolhida. Indique o setor desejado e também o tipo do documento, caso o usuário deseje, poderá neste momento, escolher a opção Todos os Documentos. Caso tenha escolhido

19 um documento especifico, informe o numero do mesmo. Em seguida, clique em Buscar. Dicas sobre Consultas de Processos Nas consultas onde exista a necessidade da digitação de CPF ou CNPJ, NUNCA o façam com pontos, barras e etc; Nas consultas onde exista a necessidade da digitação de nome da pessoa física, jurídica, órgão governamental ou mesmo Unidade Fiocruz, NUNCA o façam com acentos e abreviaturas; Observem sempre a diferença entre Pessoa Jurídica e Órgão Governamental;

20 MOVIMENTAÇÕES Este é o Menu das Movimentações, nele o usuário poderá receber, enviar, anexar e arquivar de forma rápida seus processos. E ainda, poderá emitir folha de despacho. A primeira opção de movimentação é: Receber Processo: O usuário deverá digitar o prefixo, número e ano do processo, em seguida clicar em Buscar. O sistema localizará o processo desejado, caso o mesmo tenha sido enviado via sistema para seu setor. Importante ressaltar, que, nos casos em que houver o desejo ou a praticidade de receber todos os processos de uma única vez, que estão relacionados na sua lista, o usuário deverá marcar sa caixinhas correspondentes aos números dos processos e clicar no botão Receber Processo, desta forma todo processo marcado será simultaneamente recebido. Se o usuário preferir receber um a um, utilize o processo anterior marcando somente uma caixinha, ou ainda, clique na coluna ações e escolha a opção Receber Processo. Quando o processo não for localizado, utilize a opção Receber Via Guia. Se o usuário utilizar a opção Receber Via Guia, deverá seguir os seguintes passos: Após clicar no botão Receber via Guia, o usuário deverá digitar o prefixo, número, ano do processo e letra ou volume, se houver, em seguida, deverá clicar em Buscar.

21 Como no exemplo abaixo, o usuário deverá informar a Unidade que enviou o processo, caso não saiba o número, clique na interrogação amarela, que é uma espécie de ajuda, para localizar a Unidade. Escolha a situação do processo, ou seja, informe o motivo pelo qual este processo foi enviado para sua Unidade/Depart/Serv/Seção, utilize o campo observação, caso haja necessidade, e em seguida clique em Checar as Informações, caso esteja tudo correto, Confirme a operação. Pronto, seu processo já esta recebido. Dicas sobre Recebimento de Processos SEMPRE receba seus processos no Subsistema de Processos, assim que recebê-los fisicamente; NUNCA permita que o(s) processo(s) que esta(o) sobre a sua responsabilidade tramite(m) em mãos, sem os devidos registros no Subsistema de Processos; Caso o usuário não esteja enxergando o processo no momento do recebimento, mesmo tendo a certeza de que na tela de consulta conste que o mesmo encontra-se transitando para sua Seção/Serviço/Depart/Unidade e que a sua senha seja habilitada para aquele recebimento, consulte imediatamente a Seção de Protocolo da DIRAD ou os locais correspondentes das Unidades que possuem a atividade de protocolo descentralizada, tais como: Far-Manguinhos, Bio-Manguinhos, ENSP, DIRAC, INCQS, IF e os Centros Regionais, A segunda opção de movimentação é: Documentos: Enviar Processo e Anexar Nesta opção, o usuário, além de poder encaminhar seus processos para outros setores, poderá também anexar documentos relevantes nos processos que encontram-se sob sua responsabilidade. Estas duas possibilidades serão ilustradas na próxima página.

22 Para enviar seu processo, proceda da seguinte forma: Clique na janela Ações, e escolha a opção Enviar Processo. Na tela o seguinte, o usuário deverá informar o destino do processo, o motivo que qual o processo esta sendo enviado. Observando o seguinte detalhe, caso o usuário queira emitir um recibo de entrega, mantenha a caixinha marcada, caso contrário, desmarque-a. Se desejar, utilize a observação. Clique em Checar as informações, para se certificar do destino correto, se estiver tudo correto, clique em Confirmar. Para anexar um documento no processo que se encontra sob a sua responsabilidade, o usuário, como vimos na tela anterior, deverá escolher a opção Anexar Documento, no campo Ações da janela correspondente ao processo que se pretende anexar um ou mais documentos. Conforme ilustrado na tela seguinte, para anexar documento ao processo, proceda da seguinte forma: Escolha o tipo de documento que se deseja anexar; Informe o número do documento, caso não possua, use a seguinte abreviatura S/N (Sem número); Digite a data que consta no documento; A data da efetiva anexação o sistema já informa, caso queira retificar, fique a vontade; Os campos Número da Ordem Bancária e Data do Pagamento, foram inseridos a pedido do pessoal da Área Contábil, desta forma, qualquer colaborador da mesma área que pretenda usá-los, por favor, fiquem a vontade;

23 Caso o usuário deseje anexar mais de um documento neste mesmo processo, clique na caixinha Anexar Outros Documentos. Após seguir todos os passos, clique em Confirmar. Pronto seu(s) documento(s) já esta(o) anexado(s). Caso o usuário deseje verificar quais os documentos que constam anexado ao processo, clique no botão Anexos desse Processo. Dicas sobre Envio e Anexação de Processos Para enviar processos para a Seção de Arquivo e Microfilmagem, o usuário deverá usar SEMPRE a opção Arquivar Processos, agindo desta forma, ganhará tempo, isto porque, o envio de processos para a seção de Arquivo pela opção Arquivar Processos, não exigirá tantos passos para serem seguidos, o usuário marcará a caixinha correspondente ao processo e clicará em Arquivar, assim como no recebimento, ao lado de cada processo relacionado, existe uma caixinha correspondente, se o usuário marcar todas as caixinhas, todos os processos marcados serão enviados via sistema, para a Seção de Arquivo e Microfilmagem. Para anexar documentos a processos, o usuário deverá receber os processos primeiramente, SEMPRE; Caso o usuário se equivoque no tocante ao setor escolhido para envio do processo, procure imediatamente a Seção de Protocolo da DIRAD ou os locais correspondentes das Unidades que possuem a atividade de protocolo descentralizada, tais como: Far-Manguinhos, Bio-Manguinhos, ENSP, DIRAC, INCQS, IFF, CPQLM&D. NUNCA deixem de retificar uma movimentação equivocada, até porque, a senha de quem procedeu tal ação, fica devidamente registrada no sistema. A terceira opção de movimentação é: Arquivar Processo: Como dissemos anteriormente, nesta opção o usuário enviará com mais rapidez, seus processos para a Seção de Arquivo da DIRAD. Observem o passo a passo desta operação:

24 Para buscar o processo, digite o número ou, caso a sua visualização seja possível, clique na caixinha correspondente e clique também na opção Arquivar Processo; Caso haja necessidade, o recibo de entrega será impresso e para sua facilidade, no caso de envio de mais de um processo, o recibo será único e nele constará o envio de todos os processos. A quarta opção de movimentação é: Imprime Folha de Despacho: Use esta opção para imprimir suas folhas de despacho, da seguinte forma: Clique na opção e aguarde o surgimento da tela abaixo, clique no Menu Arquivo e escolha a opção Imprimir.

25 RELATÓRIOS Este é o menu dos relatórios disponíveis nesta versão, outros relatórios estarão disponíveis em breve. Por enquanto podemos nos divertir com os abaixo relacionados: A primeira opção de relatório é: Por data de Abertura de Processos Nesta opção o usuário poderá relacionar todos os processos abertos no período e do prefixo determinado por ele, independente do assunto da procedência e do interessado, bastando para tanto, informar o prefixo e o período, lembrando que, cada Unidade que possui a atividade de protocolo descentralizada, possui um prefixo que a identifica, conforme relacionados abaixo: DIRAD e Unidades Centralizadas; CPQRR; CPQAM; CPQGM; IFF; INCQS; BIO; FAR; ENSP; DIRAC, DRB e ILM&D A segunda opção de relatório é: Procedência/Interessado e Período Assim como no primeiro relatório, a emissão do relatório por procedência, interessado e período é igualmente fácil de operacionalizar, basta o usuário, conforme figura na próxima página, seguir os seguintes passos: Informar o tipo do relatório desejado, se é por procedência (documento que deu origem ao processo) ou se é por interessado;

26 O segundo passo é informar qual é o tipo da procedência ou do interessado, ou seja, se é Unidade Fiocruz, Pessoa Jurídica, Física ou Órgão Governamental; O terceiro passo é informar o período desejado. Feito isso o usuário deverá clicar em Buscas. Na tela abaixo, informe o nome do interessado ou da procedência, ou seja, se na tela anterior o usuário optou por pessoa física, na tela seguinte, o sistema necessitará saber o nome deste interessado. Digite o nome do interessado e clique em Buscar. Em seguida, clique no CPF e emita o relatório. A terceira opção de relatório é: Tabela de Unidades Use esta opção para listar a tabela que contem todos os códigos das Unidades Fiocruz. Para emiti-la, clique na opção correspondente e aguarde o surgimento da tela abaixo, clique no Menu Arquivo e escolha a opção Imprimir.

27 A quarta opção de relatório é: Tabela de Andamento Use esta opção para listar a tabela que contem todas as situações ou motivos pelos quais os processos tramitam. Caso não esteja contemplada na Tabela alguma situação que é usual na sua Seção, entre em contato com a Seção de Protocolo da DIRAD, para que a mesma possa ser inserida na Tabela. Para emitir este relatório, clique na opção correspondente e aguarde o surgimento da tela abaixo, clique no Menu Arquivo e escolha a opção Imprimir.

28 A quinta opção é: Movimentações por Origem, destino e Período Este relatório é muito útil para controlar a tramitação de todos os processos no âmbito da sua Unidade/Departamento/Seção. Para emiti-lo, informe o setor origem (quem envio) e também o setor destino (quem recebeu). Informe o período e opte entre listar todas as movimentações ou somente a ultima. Em seguida clique em Buscar. A sexta opção é: Movimentações por Origem e Período Este relatório é muito parecido com o anterior, porem, existe uma sutil diferença. Nesta opção o usuário listara todos os processos que saíram da sua Unidade/Departamento/Seção, independente do setor destino (quem recebeu). Para emiti-lo, após completar todos os campos, clique em Buscar. A sétima opção é: Movimentações de Processos em Transito Se o usuário quiser ter em mãos um relatório que aponte quais e quantos processos estão em transito para sua Unidade/Departamento/Seção ou, em sentido contrario, quais e quantos processos, emitidos pelo usuário estão em transito para outros setores, informe a origem, o destino e clique em Buscar.

29 No mesmo Menu de Relatórios, disponibilizamos duas opções de relatórios estatísticos, também relacionados a movimentações. O primeiro relatório estatístico é: Total de Movimentações no Período Para emiti-lo o usuário deverá informar o setor e o período desejado, em seguida clique em Buscar. Em seguida o sistema formatará o seguinte relatório: O segundo relatório estatístico é: Total de Processos Arquivados no Período Para emiti-lo o usuário deverá proceder da mesma forma anterior, indique o setor e o período. Em seguida, o sistema emitira o seguinte relatório:

30 GUIA DE DESARQUIVAMENTO Esta Guia deverá ser emitida para desarquivamento de processos na Seção de Arquivo do Quinino ou na Seção de Arquivo da Expansão do Campus. Sua utilização é obrigatória. Nenhum processo será desarquivado sem a apresentação da mesma, salvo nos casos em que houver alguma impossibilidade do sistema ou falta de energia. Para emiti-la, o usuário deverá digitar o numero do processo, marcar a caixinha correspondente. Deverá também informar o CPF, nome completo e setor do solicitante. Feito isso, o usuário deverá clicar em Imprimir. Após a impressão da Guia, o usuário deverá dirigir-se a Seção de Arquivo, munido de crachá e documento de identificação com foto e retirar o processo solicitado.

31 CONSIDERAÇÕES FINAIS Caso as informações que constam neste Manual não sejam satisfatórias, por favor, entrem em contato com Claudia Simone pelo ou pelo telefone , para agendamento de treinamento. Obrigada e Boa Sorte! Apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mutua. Por isso, aquele que quebra sua palavra atraiçoa toda sociedade humana. (Michael de Montaigne)

Subprograma Gestão da Informação Administrativa e Conhecimento. Elaborado por: Claudia Simone Pinto da Silva

Subprograma Gestão da Informação Administrativa e Conhecimento. Elaborado por: Claudia Simone Pinto da Silva Subprograma Gestão da Informação Administrativa e Conhecimento Elaborado por: Claudia Simone Pinto da Silva 2003 INTRODUÇÃO A Diretoria de Administração nos últimos anos, cumprindo as orientações para

Leia mais

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário SERVIÇO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ARQUIVO CENTRAL Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário Belém Pará Fevereiro 2000 Sumário Introdução... 3 Acesso ao Sistema...

Leia mais

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. ACESSO AO SISTEMA... 1 1.2. TELA INICIAL

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO FISCAL MÓDULO DELIBERAÇÃO 260/13 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARTE IX Envio das Informações e documentos para o TCE VERSÃO 2015 Novembro

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO... 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO... 08 5 PROTOCOLO PENDENTE... 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 11 7 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 12 8 RELATÓRIOS,

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO: SETEMBRO/2010 SUMÁRIO Introdução...

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Subcomissão de Patrimônio - GEFIM REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB Manual do usuário v.1.1 Sumário Introdução... 4 Fluxo das Principais

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

www.brasilcard.net CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE

www.brasilcard.net CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE MANUAL WEB SITE CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE www.brasilcard.net Solicite agora o seu Cartão! Conheça todas as vantagens de possuir o cartão sem complicação. Clique e confira! Seja um Credenciado!

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO 5 www. HABISP. inf.br Outubro/2008 TREINAMENTO HABISP MÓDULO VERBA DE ATENDIMENTO 1 INTRODUÇÃO Este documento, tem por finalidade, permitir aos usuários a utilização das ferramentas do HABISP que possibilitam

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO. 06 4 PROTOCOLO PENDENTE. 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO. 06 4 PROTOCOLO PENDENTE. 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO... 06 4 PROTOCOLO PENDENTE... 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 10 7 RELATÓRIOS, OFÍCIOS E ETIQUETAS...

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA GT WEB CALL. Teledata

MANUAL DO SISTEMA GT WEB CALL. Teledata MANUAL DO SISTEMA GT WEB CALL Teledata Indíce analítico 1. Prefácio...3 2. Funcionalidades...3 3. Abrir chamados...7 4. Atribuir chamados...9 5. Consultar chamados...10 6. Fechar chamados...12 7. Relatórios...15

Leia mais

Manual do Sistema. SMARsa. Módulo WEB

Manual do Sistema. SMARsa. Módulo WEB Manual do Sistema SMARsa Módulo WEB Notas da Atualização do Manual Na versão 4.1 deste manual consta: 1º. Aguardando Recebimento: Adicionado o campo de digitação do numero de remessa para o recebimento.

Leia mais

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar:

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar: SOLICITAÇÃO DE FOMENTO on-line MANUAL DO USUÁRIO 1 CONTATOS... 2 2 ANTES DE COMEÇAR... 2 3 ENTRAR NO SISTEMA INFAPERJ... 3 3.1 ACESSO AO SISTEMA...3 3.2 LOGIN...4 4 APRESENTAÇÃO GERAL DA INTERFACE... 5

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8. Consultando Promoções e Eventos 8.

1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8. Consultando Promoções e Eventos 8. Indíce 1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 2.QUADRO DE AVISOS... 4 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 4.CONSULTA NOTÍCIAS... 7 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8 Consultando Promoções e Eventos 8 6.CONSULTAS GERAIS...

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

Apresentação...2. 1. Como acessar o sistema...3

Apresentação...2. 1. Como acessar o sistema...3 Índice: Apresentação...2 1. Como acessar o sistema...3 1.1. Já estando cadastrado... 3 1.2. Não estando cadastrado... 4 1.2.1 Como cadastrar um Consultor... 4 1.2.2 Salvando o cadastro... 8 1.2.3 Inserindo

Leia mais

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria da Agricultura Familiar Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Seguro da Agricultura Familiar Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Como obter Ajuda e Suporte

Como obter Ajuda e Suporte Como obter Ajuda e Suporte Durante a utilização dos Sistemas comercializados pela Domínio Sistemas, você e sua equipe poderão ter dúvidas sobre algum processo ou alguma tela em específico. Estas dúvidas

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

Roteiro de orientações para uso do Contas Online

Roteiro de orientações para uso do Contas Online FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FNDE Roteiro para registro de Prestação de Contas PNAE/2013 no SiGPC Contas Online Atualização: Agosto de 2013 Roteiro de orientações para uso do Contas Online

Leia mais

SIGECORS. Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais

SIGECORS. Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais SIGECORS Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais Outubro 2008 Índice 1. Registrando Usuários 2. Acesso ao Sistema 3. Logar no Sistema 4. Esquecimento de Senha 5. Alteração de Senha 6.

Leia mais

SUAP MÓDULO PROTOCOLO SUAP MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO

SUAP MÓDULO PROTOCOLO SUAP MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 2010 1 1. INTRODUÇÃO Administradores públicos defrontam-se diariamente com grandes dificuldades para fazer com que processos administrativos, documentos, pareceres e informações

Leia mais

1.2) Na tela seguinte, o primeiro item a ser selecionado é o Unidade Acumuladora1.

1.2) Na tela seguinte, o primeiro item a ser selecionado é o Unidade Acumuladora1. MANUAL DA NOVA VERSÃO DE ARQUIVAMENTO DO CPROD Na nova versão de Arquivamento que está sendo implementada no CPROD, antes de realizarmos o Arquivamento do Processo ou Documento em si, temos que criar no

Leia mais

Guia de Ambientação Março/2011

Guia de Ambientação Março/2011 Guia de Ambientação Março/2011 APRESENTAÇÃO Caro cursista, Bem vindo ao Guia de Ambientação. Este documento é dirigido a você, participante. Com ele, você conhecerá como está estruturada a interface de

Leia mais

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014 Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS Curitiba, Julho de 2014 Vamos à prática: Como abrir um chamado? Entre na ferramenta com seu login e senha de rede (a mesma que

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO AO SISTEMA BOLETO - PESSOA JURÍDICA - DEZEMBRO 2009 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. CADASTRO 3 3. VINCULAR ENTIDADE 6 4. ACESSO ÀS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA 9 4.1. NADA CONSTA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS 2 SUMÁRIO SEÇÃO 1 - FLUXO DAS VARAS QUE NÃO POSSUEM CENTRAL DE MANDADOS... 03 1. CUMPRIMENTOS (PERFIS DE ANALISTA E TÉCNICO

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS MANUAL DO PRESTADOR DE SERVIÇOS DE SADT ELETIVO (FASCÍCULO DO SADT ELETIVO) VERSÃO I - 2013 Instituto Curitiba de Saúde ICS - Plano Padrão ÍNDICE APRESENTAÇÃO

Leia mais

Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular. Manual do sistema (Médico)

Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular. Manual do sistema (Médico) Programa de Hematologia e Oncologia Pediátricos Diagnóstico Imunomolecular Manual do sistema (Médico) ÍNDICE 1. O sistema... 1 2. Necessidades técnicas para acesso ao sistema... 1 3. Acessando o sistema...

Leia mais

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3 ÍNDICE Sobre o módulo de CRM... 2 1 Definindo a Campanha... 3 1.1 Incluir uma campanha... 3 1.2 Alterar uma campanha... 4 1.3 Excluir... 4 1.4 Procurar... 4 2 Definindo os clientes para a campanha... 4

Leia mais

M A N U A L D O C I D A D Ã O

M A N U A L D O C I D A D Ã O M A N U A L D O C I D A D Ã O O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico), para consulta via internet. E-SIC Versão 1.05 Sumário Introdução

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

MANUAL SCCARD. Rev.00 Aprovação: 16/08/2010 Página 1 de 19

MANUAL SCCARD. Rev.00 Aprovação: 16/08/2010 Página 1 de 19 Rev.00 Aprovação: 16/08/2010 Página 1 de 19 UNIMED BLUMENAU COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO SCCard Sistema de Autorização On-Line O SCCard é a interface web do sistema de autorização da Unimed Blumenau

Leia mais

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS Manual de digitação de contas Portal AFPERGS 1 Sumário Acesso à função digitação de contas... 3 O que é a Função digitação de contas (DC)... 4 Como proceder na função digitação de conta médica (DC)...

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE Junho 2015 Editor, ler com atenção as orientações informadas neste manual. Informamos que documentação preenchida incompleta e/ou que não atenda as normas da Agência

Leia mais

Manual de Digitação online de guia de SADT Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Inteligência Corporativa Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS!

Manual de Digitação online de guia de SADT Desenvolvido por: Iuri Silva Setor: Inteligência Corporativa Unimed VR BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! BEM VINDO AO SISTEMA VOXIS! 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema Voxis... 4 3. Digitação de guia de SP/SADT... 5 3.1 Guia em Construção... 10 3.2 Guia Registrada... 11 4. Encaminhar guias

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS

MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS MANUAL SOLICITAÇÃO DE COMPRAS IMPLANTAÇÃO COMPRAS Manual de Solicitação de Compras 1 SUMÁRIO Acesso ao SIE:... 2 1. Acesso à tela de Solicitação de Compras... 3 2. Abrir nova Solicitação de Compras...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos. SBCTrans

Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos. SBCTrans Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos SBCTrans A tecnologia facilitando a vida do cidadão Índice Cadastro e Primeiro Acesso... 05 Acessando o Sistema... 08 Menu de

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online. Manual do Usuário

Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online. Manual do Usuário Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online Manual do Usuário Introdução O Sistema de Pedido de Registro e Inspeção online permite ao Criador e ao Inspetor proceder a todas providencias para que um

Leia mais

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 3.0 1 Histórico de Revisão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 01/11/2011 Documento 1.1

Leia mais

Controle do Arquivo Técnico

Controle do Arquivo Técnico Controle do Arquivo Técnico Os documentos existentes de forma física (papel) no escritório devem ser guardados em pastas (normalmente pastas suspensas) localizadas no Arquivo Técnico. Este Arquivo pode

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Manual do Usuário. Módulo Agentes Patrimoniais. Versão 1.0.0

Manual do Usuário. Módulo Agentes Patrimoniais. Versão 1.0.0 Manual do Usuário SISINVENT Sistema de Inventário Periódico na Web Módulo Agentes Patrimoniais Versão 1.0.0 APRESENTAÇÃO Seguindo a tendência de evolução da Moderna Administração Pública, o Poder Judiciário

Leia mais

Resumo das funcionalidades

Resumo das funcionalidades Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3

COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1 INDÍCE 1. COMO REALIZAR A AUTENTICAÇÃO NO SISTEMA?...3 1.1. PRIMEIRO ACESSO... 3 1.2. SOLICITAR NOVA SENHA... 4 2. COMO INFORMAR A SITUAÇÃO DOS ALUNOS?...6 2.1. DADOS DO DIRETOR/RESPONSÁVEL...6 2.2.

Leia mais

WEB COLABORADOR. Envio e Recebimento de arquivos de consignação

WEB COLABORADOR. Envio e Recebimento de arquivos de consignação TUTORIAL Envio e Recebimento de arquivos de consignação Para acessar o Web Colaborador e transferir arquivos de consignação, entre com os dados de CNPJ, usuário e senha, nos campos correspondentes. Regras

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Portal dos Convênios SICONV. Execução Cotação Eletrônica de Preços. Entidades Privadas sem Fins Lucrativos. Manual do Usuário

Portal dos Convênios SICONV. Execução Cotação Eletrônica de Preços. Entidades Privadas sem Fins Lucrativos. Manual do Usuário MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios SICONV Execução Cotação Eletrônica de Preços

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Índice 1 Acessando o sistema via internet...3 2 Funcionalidades...6 2.1 Horário Individual...7 2.2 Calendário Acadêmico...8 2.3 Biblioteca...9 2.3.1 Consultar

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento.

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Tutorial Folha Express Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Índice Apresentação Pág. 2 Passo 1 Pág. 3 Disponibilização da Folha de Pagamento Passo 2 Pág. 5 Exportação de clientes e Folha de

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Prestação de Contas - Convenente. Manual do Usuário. Versão 2-26/11/2010

Portal dos Convênios - SICONV. Prestação de Contas - Convenente. Manual do Usuário. Versão 2-26/11/2010 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - SICONV Prestação de Contas - Convenente

Leia mais

Sistema de Gestão de Freqüência. Manual do Usuário

Sistema de Gestão de Freqüência. Manual do Usuário Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Centro de Processamento de Dados Divisão de Projetos / SGF Sistema de Gestão de Freqüência Sistema de Gestão de Freqüência Manual do Usuário Descrição

Leia mais

1.1. Usuários com e sem vínculos de representação. 1.3. Como consultar os dados do gestor de segurança e saber quem ele é

1.1. Usuários com e sem vínculos de representação. 1.3. Como consultar os dados do gestor de segurança e saber quem ele é Atualizado: 22 / 04 / 2013 - FAQ - AI 1. Gestor de segurança da empresa 1.1. Usuários com e sem vínculos de representação 1.2. O que significa ser gestor de segurança 1.3. Como consultar os dados do gestor

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO FITOSSANITÁRIO DE ORIGEM CONSOLIDADO (CFOC) ELETRÔNICO

MANUAL PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO FITOSSANITÁRIO DE ORIGEM CONSOLIDADO (CFOC) ELETRÔNICO MANUAL PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO FITOSSANITÁRIO DE ORIGEM CONSOLIDADO (CFOC) ELETRÔNICO 1 INTRODUÇÃO Desde 2013 a ADAPAR tem realizado testes para a disponibilização da emissão do Certificado Fitossanitário

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

1. Objetivos do curso 2. 2 Comunicação Interna (CI) 13 3 Ofício 18 4 DEFINIÇÕES GERAIS 23 5 CONCLUSÃO 27

1. Objetivos do curso 2. 2 Comunicação Interna (CI) 13 3 Ofício 18 4 DEFINIÇÕES GERAIS 23 5 CONCLUSÃO 27 1. Objetivos do curso 2 Introdução 2 Funções do Sistema: 2 Da Comunicação Interna: 3 o Enviadas: 3 o Recebidas: 3 o Com Cópia Pessoal: 3 Ofícios 4 o Enviados: 4 o Recebidas com Cópia: 5 Contatos Externos:

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA INFORMATIZADO DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS MANUAL DO PRESTADOR DE SERVIÇOS CONSULTÓRIOS/CLÍNICAS CREDENCIADAS PARA ATENDIMENTO ELETIVO (FASCÍCULO DO ATENDIMENTO ELETIVO) VERSÃO I - 2013 Instituto

Leia mais

Importação de Dados para o Educacenso 2013

Importação de Dados para o Educacenso 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS Importação de Dados para o Educacenso 2013 Objetivo Apresentar a forma

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais