Série: 6ª Turma:F Período:Vespertino Ano: 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Série: 6ª Turma:F Período:Vespertino Ano: 2014"

Transcrição

1 PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD Colégio: Est. Senador Attílio Fontana- Ens.Fund.Médio E Profissional. Professor Carlos Juscimar de Souza DISCIPLINA: Arte Série: 6ª Turma:F Período:Vespertino Ano: 2014 CONTEÚDO ESTRUTURANTE: CONTEÚDO BASICO ESPECÍFICO: OJBJETIVO/JUSTIFICATIVA METODOLOGIA CRITÉRIO DE 1.º Bimestre COMPOSIÇÃO Formas da Natureza Pré-história Arte Rupestre Desenho figurativo, abstrato, formas geométricas. Cores: Primárias -Secundárias -Monocromia -Policromia Apreciar as formas da natureza e a si próprio como um todo. Saber aplicar, no desenvolvimento de suas atividades, o que foi observado de forma a expressar a sua visão e seu foco das formas naturais. Conhecer as manifestações artísticas rupestres como forma de comunicação. Proporcionar ao aluno condições de perceber as diferentes formas de desenho associando ao seu cotidiano. Levar o aluno a perceber as diferentes harmonias existentes na cor pigmento e sua influência em nossas vidas. Passeio e observação das formas da natureza Através do direcionamento e explanação do professor e dos apontamentos dos alunos. Observação e análise dos diferentes tipos de textos. Explanação, demonstração através de imagens da TV Pendrive Trabalho com textos e observação de obras de arte. Explicação através As avaliações serão feitas através da produção dos alunos. Das atividades práticas e de atividades escritas (prova), produção e participação Trabalhos realizados da composição com formas da natureza e formas artificiais. Produção que expresse a visão dos alunos referentes às figuras naturais. Criação de composição INSTRUMENTO DE Avaliação teórica: peso 40. Atividades desenvolvidas em sala peso 40 Trabalho de pesquisa peso 20 REFERÊNCIA BARBOSA, A.M. A Imagem no Ensino da Arte.São Paulo, Perspectiva,1991. AMARAL, A. Artes Plástica na semana de 22.São Paulo, Persperctiva, BRONOWSKI, J. Arte e Conhecimento: ver, imaginar, criar.são Paulo, Martins Fontes,1983. PARANÁ.Secretária de Estado da Educação. Departamento de Ensino de Primeiro Grau.Currículo básico para a escola pública do Paraná. Curitiba: SEED DEPG, 1992.

2 de texto oral escrito. Explicação com A historinha da mistura das cores. Mistura de tintas para o surgimento das cores secundárias e fazer a escala graduando o valor de intensidade da cor com adição de preto e branco. figurativa, geométrica e abstrata. Compreensão dos elementos estudado harmonias; misturas de cores com tinta guache. Escala Monocromática. Composição em Policromia.

3 PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD Colégio: Est. Senador Attílio Fontana- Ens.Fund.,Médio E Profissional. Professor Carlos Juscimar de Souza DISCIPLINA: Arte Serie: 6ª Turma:F Período:Vespertino Ano: 2014 CONTEÚDO ESTRUTURANTE: CONTEÚDO BASICO 2.º Bimestr e ARTES VISUAIS CULTURAL ESPECÍFICO Ponto Linha Textura Formas Bidimensionais Formas Tridimensionai s Folclore Festas Juninas Quadrilha Personagens Símbolos Pratos Típicos OJBJETIVO/JUSTIFICATIV A A Artes Visuais na escola é um recurso que auxilia o relacionamento do aluno com o mundo.a partir disso surge a necessidade de integrar as partes que compõe esse sujeito, desenvolver a intuição e a razão, por meio das composições plásticas, percepções, emoções, elaborações e racionalizações, o objetivo de proporcionar ao aluno uma melhor maneira de conviver consigo e com os outros. Entender os vários elementos da composição plástica. Diferenciar desenhos de esculturas e modelagem Conhecer, apreciar e valorizar a cultura brasileira das diferentes regiões METODOLOGI A Explicar os elementos básicos da composição. Orientar uma pesquisa/análise dos elementos da natureza que representam pontos, linhas e texturas. Explicar os elementos básicos da composição. Orientar uma pesquisa/análise dos elementos da natureza que representam pontos, linhas e texturas Orientar a pesquisa em livros sobre o CRITÉRIO DE Observar se o aluno entendeu os vários elementos da composição plástica. Saber diferenciar as formas bidimensionais e tridimensionai s Observar se o aluno, durante a prática, participa valorizando e apreciando a cultura popular regional. INSTRUMENT O DE As avaliações serão feitas através de atividades práticas Com peso 40 Avaliação teórica com peso 50 Trabalho de pesquisa com peso 10 REFERÊNCIA Rosi e marlise.gralha Azul.São Paulo Ed. Nacional Galeria Arte Global- Catálogos de Exposições.São Paulo. Secretaria de Estado da Educação.Departamento de Ensino Médio.Texto elaborado pelos participantes dos encontros de formação continuada Orientações Curriculares.Curitiba:SEED/DEM, 2003/2005.Mimeo. Maclaren,Pag.Multiculturalismo Crítico.São Paulo, Cortez,1997.

4 surgimento da Quadrilha no Brasil e as comidas típicas Explicar e mostrar as diferenças das formas bidimensionais e tridimensionais. Ensinar a planificação dos sólidos geométricos. Orientar a construção de uma única escultura com a turma. Ensinar a técnica da modelagem com papel machê.

5 PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD Colégio: Est. Senador Attílio Fontana- Ens.Fund.Médio E Profissional. Professor- Carlos Juscimar de Souza DISCIPLINA: Arte Serie: 6ª Turma:F Período:Vespertino Ano: 2014 CONTEÚDO ESTRUTURANTE: CONTEÚDO BASICO 3.º Bimestre - Altura - Duração - Timbre -Intensidade - Densidade - Ritmo - Melodia -Escalas: diatônica, penta-tônica cromática maior, menor, - Improvisaçã o - Gêneros: erudito, popular Greco- Romana - Oriental - Ocidental ESPECÍFIC O Folclore -Mitos -Lendas -Adivinhas -Frases de pára-choque -Cantigas de Roda -Parlenda -Brincadeiras -Brinquedos Elementos e Rituais da Cultura Afro-brasileira Música e D -Dança Afro- Brasileira -Axé -Reggae -Capoeira -Salto e OJBJETIVO/JUSTIFICATIV A Direcionar entrevista com pais, avós e pessoas da comunidade. Orientar pesquisa em biblioteca e internet. Explanação através de pesquisa realizada pelo professor em livros, materiais fornecidos pela SEED como Cadernos Temáticos - Cultura Africana. Debate com alunos; atividade prática. Direcionar atividade de pesquisa. Relacionar com os alunos sons que estão ouvindo no momento; sons agradáveis e desagradáveis, agudos, grave, fortes, fracos, construção.de instrumentos. METODOLOGI A Pesquisa, Debate Apresentações teatrais e musicais Cartazes Brincadeiras (Burquinha, perna-de-bau, peteca, etc..) Pesquisar: influências culturais recebidas. Confecção de máscaras, instrumentos de percussão. Paródias Improvisação de coreografia com ritmo africano Criação de instrumentos com sucata. CRITÉRIO DE Analisar os trabalhos desenvolvidos como forma de compreensão do conteúdo. Observar a capacidade de relacionar folclore e a história. Ver a interação do aluno com o grupo. Envolvimento do aluno no desenvolviment o das atividades propostas. Capacidade de diferenciar e classificar os sons naturais e culturais. INSTRUMENT O DE As avaliações serão feitas através de atividades práticas Com peso 40 Avaliação teórica com peso 40 Trabalho de pesquisa com peso 20 REFERÊNCIA Carrasco, Walcyr. Lendas e Fábulas do Folclore Brasileiro - volumes 1, 2 e 3. Editora: Manole. 1.Gonzaga de Mello, Luiz.Antropologia Cultural - iniciação, teoria e temas. RJ:Vozes, DaMatta, Roberto. O que é o Brasil? RJ: Rocco Ltda, Laraia, Roque de B. Cultura - um conceito antropológico. RJ: Jorge Zahar Editor, Secretaria de Estado da Educação.Departamento de Ensino Médio.Texto elaborado pelos participantes dos encontros de formação continuada Orientações Curriculares.Curitiba:SEED/DE M, 2003/2005.Mimeo.

6 - Idade Média - Música Popular (folclore) queda -Formação -Coreografia -Instrumentos Musicais -Máscara Sons Naturais Sons Culturais Duração Timbre Africana Criação de grito de guerra do grupo. Escola de Batucada Criar o estandarte da Escola Analice Dutra Pillar (org.) A Educação do Olhar no Ensino das artes. Porto Alegre: Ed. Mediação,1999

7 PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD Colégio: Est. Senador Attílio Fontana- Ens.Fund.,Médio E Profissional. Professor-Carlos Juscimar de Souza DISCIPLINA: Arte Serie: 6ª Turma:F Período:Vespertino Ano: 2014 CONTEÚDO ESTRUTURANTE: CONTEÚDO BASICO 4.º Bimestre Personagens: expressões corporais, vocais, gestuais e faciais - Ação - Espaço Técnicas: jogos teatrais, teatro indireto e direto improvisação manipulação, máscara - Gênero: Tragédia, Comédia, enredo, roteiro. ESPECÍFICO OJBJETIVO/JUSTIFICATIVA METODOLOGIA Teatro -Origem greco-romana Renascimento -Teatro de Bonecos -Fantoches -Jogos teatrais Gêneros: tragédia, comédia Tipos de teatros, antigamente e nos dias atuais Semana de 22 Artistas Brasileiros Nacional O teatro na escola é um recurso que auxilia o relacionamento do aluno com o mundo.a partir disso, surge a necessidade de integrar as partes que compõem esse sujeito, desenvolver a intuição e a razão, por meio das percepções, emoções,elaborações e racionalizações, com o objetivo de proporcionar ao aluno uma melhor maneira de conviver consigo e com o outro. Conhecer a grandiosidade da cultura egípcia e outros modos de comunicação através da escrita e da pintura; Conhecer e entender o Teatro como forma de expressão visual e utilizar-se desse meio para desinibirão e comunicação Conhecer o marco da História da Arte Moderna Brasileira. Conhecer e valorizar artistas Orientar estudo de texto.. Orientar análise de reproduções de pinturas, esculturas e arquitetura egípcia. Orientar a criação símbolos para substituir a escrita hieroglífica egípcia. Estudo da personagem,ação dramática e do espaço c~enico e sua articulação com os elementos de composição e movimentos e períodos do teatro. CRITÉRIO DE Entendimento Conceitual do Teatro. Compreensão dos elementos que estruturam e organizam o teatro e sua relação com o movimento no qual se originaram. O desenvolvimento de expressão e comunicação oral:corporal dos alunos. INSTRUMENTO DE As avaliações serão feitas através de atividades práticas- Apresentação do teatro Com peso 40 Avaliação teórica com peso 40 Trabalho de pesquisa com peso 20 REFERÊNCIA MONTEIRO LOBATO, José Bento Renato. O escândalo do petróleo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1ª EDIÇÃO, BAKTHIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: O Contexto BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, CARNEIRO, Ana Maria Pacheco. Espaço Cênico e Comicidade: A busca de uma definição para a linguagem do ator (grupo Tá Na Rua 1981) - Dissertação de mestrado em Teatro. Inédito. Rio de Janeiro : Centro de Letras e Artes/UNIRIO, 1998.

8 - Espaço Cênico, circo. - Adereços Greco- Romana Teatro Oriental Africano Teatro Medieval Renascimento - Teatro Popular Regional brasileiros, estaduais, regionais e locais. Teatro a partir da comunidade. Rio de Janeiro: Papel Virtual Editora, 2003.

9 PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD Colégio: Est. Senador Attílio Fontana- Ens.Fund.,Médio E Profissional. Professor-Carlos Juscimar de Souza DISCIPLINA: Arte Série: 6ª Turma:F Período:Vespertino Ano: 201 CONTEÚDO ESTRUTURANTE: CONTEÚDO BASICO 1.º Bimestre Figurativa/Abstr ato - Geométrica Cor Luz Volume,texturas Arte Greco- Romana - Arte Africana - Arte Oriental - Idade Média - Arte Popular (folclore) - Arte Pré- Histórica - Renascimento - Barroco ESPECÍFIC O Arte Figurativa e Abstrata Formas Geométricas Revisão das cores Cores Terciárias Cores Quentes Cores Frias Cores Neutras Luz, sombra e volume, texturas A arte através dos tempos: -Arte Oriental -Arte Idade Média OJBJETIVO/JUSTIFICATI VA Perceber na arte figurativa e abstrata as diferentes formas de reflexão de sentimentos. Saber diferenciar os tipos de desenhos e aprofundar o conhecimento sobre a história da arte. Compreender a origem e a relação da cor na arte e poder produzir composições que reflitam isso. Conhecer a harmonia das cores e saber utilizá-la em suas composições Levar o aluno a perceber a relação existente entre luz, sombra e volume. Conhecer a arte Oriental -Arte Idade Média -Arte Popular Arte Pré-Histórica METODOLOG IA estudo dirigido de texto. Apresentação de vídeos. Explicitação dialogada de gravuras. estudo dirigido de texto. Apresentação de vídeos. Explicitação dialogada de gravuras. estudo dirigido de texto. Apresentação de vídeo CRITÉRIO DE AVALIAÇÃ O Analisar o aprendizado traves das formas de reflexão e de sentimentos na arte figurativa e abstrata. Demonstrar conheciment o dos diferentes tipos de desenhos. Produção de composições que demonstram compreensã o da origem e relação da cor na arte. Utilizar corretament INSTRUMENT O DE As avaliações serão feitas através de atividades práticas:com peso 40 Avaliação teórica com peso 40 Trabalho de pesquisa com peso 20 REFERÊNCIA html OSTROWER, F. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus, CAVALCANTI, Carlos. História da Arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, REVISTA PROBLEMAS BRASILEIROS. Edição maio/junho REVISTA NOVA ESCOLA, nº 121, Abril/1999, Editora Abril.

10 -Arte Popular Arte Pré- Histórica - Renasciment o - Barroco Característic a da arte afrobrasileira: -forma -cores -linhas -estampas Levar o educando a conhecer outra cultura e sua arte e aplicá-la em suas composiçõe e a harmonia das cores nas produções Demonstrar conheciment o da arte egípcia, grega e romana, bem como diferenciar seus estilos. As produções d a arte afrobrasileira.

11 PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD Colégio: Est. Senador Attílio Fontana- Ens.Fund.Médio E Profissional. Professor-Carlos Juscimar de Souza DISCIPLINA: Arte Série: 6ª Turma:F Período:Vespertino Ano: 2014 CONTEÚDO ESTRUTURANTE: CONTEÚD O BASICO 2.º Bimest re Bidime nsional Tridime nsional Figurati va/abst rato Geomé trica Técnic as: Pintura, desenh o, baixo e ESPECÍFI CO Formas Bidimension ais: -pintura -dobradura -colagem -gravura Forma Tridimension al: -dobradura -escultura -móbile -maquete Teatro: mímica dramatizaçã OJBJETIVO/JUSTIFI CATIVA Observar e utilizar os elementos da linguagem visual utilizando o espaço bidimensional e tridimensional Reconhecer a prática do teatro como tarefa coletiva de desenvolvimento da solidariedade social. Perceber a conexão do texto com o movimento corporal. Ver e considerar o folclore como arte de raiz. METODOLOGIA estudo dirigido de texto. Apresentação de vídeos. Apresentação de gravuras e amostragem de tecidos dos trajes típicos explicando seus traços artísticos e culturais. aula expositiva dialogada explicando e exemplificando as CRITÉRIO DE Reconhecer o espaço bidimensional e tridimensional Utilizar o espaço dimensional e tridimensional nas produções demonstrando originalidade e criatividade Demonstrar capacidade de desenvolver tarefas coletiva num clima de INSTRUMENTO DE As avaliações serão feitas através de atividades práticas Com peso 40 Avaliação teórica com peso 40 Trabalho de pesquisa com peso 20 REFERÊNCIA asp?id_projeto= pde/arquivos/ pdf A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Edc/Fapesp/Cortez, OSTROWER, F. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus, GARDNER, Howard. As Artes e o Desenvolvimento humano. Porto Alegre. Artes Médicas.

12 alto relevo, escultu ra, arquitet ura... Teatro simult âneo e sombr a Folclor e o Teatro simultâneo: Teatro de imagem Teatro de sombra Folclore -vestimentas -pratos típicos formas bidimensionais e tridimensionais. Orientação para a construção de formas artísticas com materiais diversos Organizar aula expositiva dialogada introduzindo a história do teatro. Organizar e orientar a criação e reprodução de peças teatrais. Orientar na organização do espaço cênico. solidariedade. Harmonizar, na dramatização, texto e movimento corporal Demonstrar compreensão do folclore enquanto cultura de raiz. CARNEIRO, Ana Maria Pacheco. Espaço Cênico e Comicidade: A busca de uma definição para a linguagem do ator (grupo Tá Na Rua 1981) - Dissertação de mestrado em Teatro. Inédito. Rio de Janeiro : Centro de Letras e Artes/UNIRIO, Teatro a partir da comunidade. Rio de Janeiro: Papel Virtual Editora, BOAL, Augusto. Jogos para atores e nãoatores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Organizar e orientar pesquisa sobre as vestimentas e pratos típicos.

13 PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD Colégio: Est. Senador Atílio Fontana- Ens.Fund.Médio E Profissional. Professor-Carlos Juscimar de Souza DISCIPLINA: Arte Série: 6ª Turma:F Período:Vespertino Ano: 2014 CONTEÚDO ESTRUTURANTE: CONTEÚDO BASICO 3.º Bimestre Altura Duração Timbre Intensida de Densidad e Ritmo - Melodia - Escalas Estrutura Gêneros: folclórico, popular, étnico Técnicas: vocal, ESPECÍFIC O Elementos formais da música: altura, duração, intensidade, densidade, qualidades sonoras, melodia, harmonia, forma, gênero (estilo). Música popular, afrobrasileira, latinoamericana, japonesa, chinesa e árabe. Música OJBJETIVO/JUST IFICATIVA Promover a capacidade de desenvolvimento, composição e interpretação de sons de diversas naturezas e procedências. Despertar a autoconfiança, o senso crítico, a capacidade de análise e de síntese. Perceber as diferentes culturas musicais de cada povo. Conhecer a música, os costumes pertinentes aos momentos de uso das mesmas (roda de viola) METODOLOGIA Apresentação de vídeos. estudo dirigido de texto Direcionamento de pesquisas. Encaminhamentos de atividades práticas pesquisa de campo com famílias de diferentes etnias. documentário com depoimentos de familiares dos alunos. Organizar a participação da família escolar e da comunidade em geral. CRITÉRIO DE Desenvolvime nto da composição e interpretação de sons de diversas naturezas e procedência. Demonstrar auto-confiança e senso crítico em análise e síntese Diferenciar as culturas musicais dos povos estudados. Demonstrar conhecimento das características da músicas folclóricas e selecioná-las INSTRUMENTO DE Avaliação Teórica dos elementos musicais: peso 50 Apresentação dos gênero musical que o grupo escolher: peso 40 Trabalho de pesquisa: peso 10 REFERÊNCIA BENNETT, Roy Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editores, 1986 CARPEAUX, Otto Maria Uma Nova História da Música São Paulo, Ediouro GROUT, Donald e PALISCA, Claude História da Música Ocidental Lisboa, Gradiva Publicações, 1994 MARIZ, Vasco História da Música no Brasil Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 4a. Edição, 1994 MACHADO, Arlindo (1984). A Ilusão Especular. São Paulo: Brasiliense. Mario de ANDRADE. Ensaio sobre a Música Brasileira; - Bruno KIEFER. Hitória da Música Brasileira; - Vasco MARIZ. História da Música no Brasil;

14 instrume ntal, mista Improvisa ção Música popular e étnica (ocidental e oriental) Brasileira Paranaen se Africana Renasci mento Neoclássi ca Caipira/S ertanejo Raiz Folclórica Paranaense Renascimen to Neoclássica Caipira/Sert anejo Raiz para apresentação. Organização e realização do evento. diferenciar as culturas de outros períodos históricos

15 PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD Colégio: Est. Senador Attílio Fontana- Ens.Fund.,Médio E Profissional. Professor-Carlos Juscimar de Souza DISCIPLINA: Arte Série: 6ª Turma:F Período:Vespertino Ano: 2014 CONTEÚDO ESTRUTURANTE: CONTEÚD O BASICO 4.º Bimestr e HISTÓRIA DA ARTE HISTORIA DA DANÇA ELEMENT OS MUSICAIS ESPECÍFI CO História da Arte: Arte Primitiva/ Naif. Artistas brasileiros. História da dança Estilos e gêneros de dança Ritmo Movimentos corporais, harmonia de gestos Coreografia Danças folclóricas Dança afrobrasileira OJBJETIVO/JUSTIFICA TIVA Aprofundar os conhecimentos da história da arte. Conhecer as características da arte primitiva e os artistas adeptos deste estilo. Possibilitar ao aluno traçar relações diretas entre épocas, estilos e localidades em que as danças são criadas. Refletir sobre o papel do corpo na dança em suas diversas manifestações artísticas. Sentir a dança como uma atividade prazerosa e de comunicação corporal. METODOLO GIA Organização de estudo e discussão de texto. Orientação para análise de obras da arte primitiva. Encaminhamen tos para a realização de releitura de pintura primitiva. estudo e discussão de texto. Orientação para análise de obras da arte primitiva. Encaminhamen tos para a realização de releitura de CRITÉRIO DE Demonstrar consistência argumentativa no comentário das idéias contidas nos textos estudados Identificar artistas brasileiros adeptos do estilo primitivo. Identificar características da arte primitiva. Demonstrar compreensão da importância do corpo nas manifestações artísticas Desempenho no debate e na realização das atividades. INSTRUMENTO DE As avaliações serão feitas através de atividades práticas Com peso 40 Avaliação teórica com peso 40 Trabalho de pesquisa com peso 20 REFERÊNCIA CAVALCANTI, Carlos. História da Arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, CHIPP, H.B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, Amoroso, Daniela Maria. Dançando com as máquinas: um olhar para o corpo na dança e a tecnologia na sociedade através de um espetáculo de dançatecnologia f. il. Dissertação (mestrado) - Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Garaudy, Roger. Dançar a vida. Ed. Nova Fronteira com/artes/historia-danca.htm

16 pintura primitiva. estudo de texto sobre a história da dança, gêneros, ritmos, coreografias e folclóricas. Apresentação de vídeos. equipes e orientação para a criação de coreografias. Organização das apresentações das danças.

17

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas.

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas. COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO JOSÉ REIS-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2014 PROFESSORA: Patricia Fermino Antonio SÉRIE: 7 º ANO TURMAS: C e D Áreas Artísticas: ( X ) Artes Visuais (

Leia mais

ARTES - 1º AO 5º ANO

ARTES - 1º AO 5º ANO 1 Ano Artes Visuais 1 Bimestre O fazer artístico do aluno desenho, pintura, dobradura, colagem e modelagem. Competências/Habilidades Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual; Música

Leia mais

6º Ano JUSTIFICATIVA/ OBJETIVO:

6º Ano JUSTIFICATIVA/ OBJETIVO: ESTADO DO PARANÁ - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELLOZO - ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: ARTE SÉRIE: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD,

Leia mais

Área do Conhecimento: Arte

Área do Conhecimento: Arte Área do Conhecimento: Arte Série: 1ª Carga Horária: 4h/a Período: Semestral (conteúdos) Elementos Formais Composição Movimentos e Períodos 1. Ponto, linha, plano, volume, textura, cor 2. Ponto, linha,

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA E.F.M PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Artes SÉRIE: 5.ª ANO LETIVO: 2010 Conteúdos

COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA E.F.M PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Artes SÉRIE: 5.ª ANO LETIVO: 2010 Conteúdos COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA E.F.M PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Artes SÉRIE: 5.ª ANO LETIVO: 2010 Atividades dos (o que farão?) (com quê?) (através de quê) Apreciar as formas 1.º Bimestre Formas da Natureza

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD Professor-Carlos Juscimar de Souza Série: 1º Turma:D Período:NOTURNO Ano: 2014 ESTRUTURANTE: ESPECÍFICO: Objetivo/Justificativa Metodologia Critério de. História Conhecer, contextualizar e da Arte: desenvolver

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO ESTADUAL ANDRÉ SEUGLING Ensino Fundamental, Médio e Profissional Rua Carlos Gomes, 604

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO ESTADUAL ANDRÉ SEUGLING Ensino Fundamental, Médio e Profissional Rua Carlos Gomes, 604 PROPOSTA PEDAGÓGICA ARTE 2012 1. APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA O desenvolvimento da Arte no ambiente escolar inicia com os Jesuítas e o uso pedagógico da Arte e dos ofícios, inicia com a vinda da família

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais

Currículo Referência em Artes Visuais Currículo Referência em Artes Visuais Bimestre Objetivos 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Conceitos Modalidades Expectativas Sugestão de Atividades em diferentes Modalidades 1º Bimestre Ressignificar

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Fundamental Ano letivo

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Fundamental Ano letivo Colégio Estadual Jardim Gisele Ensino Fundamental e Médio PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Fundamental Ano letivo - 2015 DISCIPLINA: ARTE Os conteúdos curriculares relacionados às Leis: 11.769/08 Música;

Leia mais

TEATRO INICIANTES SEGUNDA-FEIRA

TEATRO INICIANTES SEGUNDA-FEIRA 1/2/2016 Coordenadora: Ana Loureiro TEATRO INICIANTES SEGUNDA-FEIRA 4ª, 5ª e 6ª séries/ef Professor: Marcelo Oliveira PLANEJAMENTO ANUAL 2016 INTENÇÃO FORMADORA DA ÁREA: Desenvolvimento do potencial humano

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE ESTABELECIMENTO:Escola Estadual Cecília Meireles Ensino Fundamental Escola Estadual Cristo Redentor- Ensino Fundamental MUNICÍPIO:Nova Prata do Iguaçu Disciplina: Arte Série:6

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO. 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO. 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA: JUCELAINE AVILA DE OLIVEIRA Professora: Jucelaine Disciplina: Ensino Religioso

Leia mais

Informativo THE 2014 Testes de Habilidades Específicas

Informativo THE 2014 Testes de Habilidades Específicas 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PROCESSO SELETIVO DISCENTE THE 2014 ESCOLA DE TEATRO CANDIDATOS AOS CURSOS DE BACHARELADO EM ARTES CÊNICAS HABILITAÇÃO CENOGRAFIA BACHARELADO EM

Leia mais

CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE

CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE Planificação Anual - 2015-2016 Ensino Básico 9º Ano 2º Ano - Atividade Vocacional FOTOGRAFIA DIGITAL MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS Conteúdos Procedimentos

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Apropriação da língua escrita como meio de expressão, interação e comunicação. Uso social da escrita Relação

Leia mais

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRÉ-REQUISITO CR CHS CHS AULAS PR ART361 Dramaturgia

Leia mais

VIVA ALEMANHA/SP. CONCURSO DE DESENHO Mitos e lendas de origem germânica. Realização da Secretaria de Estado da Educação do Governo de São Paulo

VIVA ALEMANHA/SP. CONCURSO DE DESENHO Mitos e lendas de origem germânica. Realização da Secretaria de Estado da Educação do Governo de São Paulo 1 VIVA ALEMANHA/SP CONCURSO DE DESENHO Mitos e lendas de origem germânica Realização da Secretaria de Estado da Educação do Governo de São Paulo JUSTIFICATIVA O Concurso de Desenho Mitos e Lendas de Origem

Leia mais

Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação - Interpretação e comunicação

Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação - Interpretação e comunicação Educação Musical 6º ANO C Ano Letivo: 05/06. Introdução / Finalidades A música enquanto disciplina tem como um dos objetivos fundamentais o desenvolvimento do pensamento musical dos alunos, através da

Leia mais

b) Oralidade: - Apresentações orais dos textos produzidos observando: Entonação postura clareza

b) Oralidade: - Apresentações orais dos textos produzidos observando: Entonação postura clareza COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Desde 1955 ampliando horizontes Site: grpcesar.seed.pr.gov.br /e-mail:gprcesar@seed.pr.gov.br PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2013 ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD Professor (a):_diana Maria Hoffmann Disciplina: Física 3C Ano: 2015 Bimestre: 1º ESTRUTURANTE: ELETROMAGNETISMO

Leia mais

CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas

Leia mais

VIVA ALEMANHA/SP. Realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CONCURSO DE DESENHO

VIVA ALEMANHA/SP. Realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CONCURSO DE DESENHO 1 VIVA ALEMANHA/SP Realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CONCURSO DE DESENHO Mitos e Lendas de Origem Germânica JUSTIFICATIVA O Concurso de Desenho Mitos e Lendas de Origem Germânica

Leia mais

Reforço em Matemática. Professora Daniela Eliza Freitas. Disciplina: Matemática

Reforço em Matemática. Professora Daniela Eliza Freitas. Disciplina: Matemática Reforço em Matemática Professora Daniela Eliza Freitas Disciplina: Matemática PROPOSTA PEDAGÓGICA Justificativa: Existe um grande número de alunos que chegam no ensino médio sem saberem a matemática básica

Leia mais

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações;

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações; 8ª ano PTD de Geografia PROFESSORA: Sandra Riedel 1º BIMESTRE ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico -Dimensão política do espaço geográfico Conceitos e princípios básicos da Geografia

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO RUA HAROLDO HAMILTOM CENTRO TOLEDO PARANÁ CEP 85900-000 FONE (45)3378-5343 PLANO DE TRABALHO DOCENTE

COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO RUA HAROLDO HAMILTOM CENTRO TOLEDO PARANÁ CEP 85900-000 FONE (45)3378-5343 PLANO DE TRABALHO DOCENTE COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO RUA HAROLDO HAMILTOM CENTRO TOLEDO PARANÁ CEP 85900-000 FONE (45)3378-5343 PLANO DE TRABALHO DOCENTE ENSINO FUNDAMENTAL(8 e 9 ano) EDUCACAO FÍSICA TOLEDO- PR FEV/2014 COLÉGIO

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2015

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2015 COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2015 ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA: Maria Lúcia Teixeira de Lima INGLÊS ANO/TURMAS: 7ºC, 7ºD, 7ºE 7º Ano 1º Bimestre 1

Leia mais

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática DISCIPLINA: Matemática Data: 07/05/2016 Tema: Projeto Institucional Familiação Objetivo: estimular os estudantes a prática voluntária de solidariedade e dos cuidados

Leia mais

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA TROFA INFORMAÇÃO-PROVA EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016 Prova 23 1.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO - 2017 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 EIXO TECNOLÓGICO: CONTROLE E PROCESSOS INDÚSTRIAIS 1.2 CURSO: Técnico em Análises Químicas 1.2 UNIDADE DIDÁTICA: Artes I CH: 67 h/r DOCENTE RESPONSÁVEL: Mauricio

Leia mais

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA

Leia mais

Formas de abordagem dramática na educação

Formas de abordagem dramática na educação 1 Formas de abordagem dramática na educação Ana Carolina Müller Fuchs O teatro no contexto escolar possui diversas abordagens que se modificaram conforme a transformação da própria educação. Inicialmente

Leia mais

10 COMPONENTE CURRICULAR ARTE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

10 COMPONENTE CURRICULAR ARTE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 10 COMPONENTE CURRICULAR ARTE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Eixos: Linguagem e Interação, Práticas Sociais, Meio Ambiente e Diversidade Cultural, Múltiplas e Estética das. CONHECIMENTOS REQUERIDOS -

Leia mais

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LAGOA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PR 281 KM 20 - LAGOA FONE: 41-3674-1053 e-mail : colegioestadualdelagoa@gmail.com Prêmio Viva Leitura Categoria Escola Pública Projeto: Leitura

Leia mais

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio Artes Visuais Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC 12 e 13 de Maio Temas propostos para discussão O que é Arte? A arte e a educação. O que são Artes Visuais?

Leia mais

Metodológicos e recursos didáticos e tecnológicos

Metodológicos e recursos didáticos e tecnológicos COLÉGIO ESTADUAL SANTO ANTÔNIO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA 1º Semestral/2012 SÉRIE: 1ª A PROFESSORA - Neiva Aparecida Maciel Conteúdo Estruturante

Leia mais

Eixo Disciplinar. Código 42 Código. Semestre / Ano linguagens 1_2011

Eixo Disciplinar. Código 42 Código. Semestre / Ano linguagens 1_2011 Unidade Universitária Centro de Comunicação e Letras Curso Publicidade e Propaganda Código Código Eixo Disciplinar Percepção e Criatividade I Ementa Estudo da percepção humana. Condicionantes dos sentidos

Leia mais

FAZENDO GÊNERO: UMA NOVA ABORDAGEM EM ARTES CÊNICAS Maria Fátima Simões Novo (Cap/UFRJ) Cleusa Joceleia Machado

FAZENDO GÊNERO: UMA NOVA ABORDAGEM EM ARTES CÊNICAS Maria Fátima Simões Novo (Cap/UFRJ) Cleusa Joceleia Machado FAZENDO GÊNERO: UMA NOVA ABORDAGEM EM ARTES CÊNICAS Maria Fátima Simões Novo (Cap/UFRJ) Cleusa Joceleia Machado INTRODUÇÃO Em 1996 o Setor Curricular de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da Universidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SUBÁREA DE GEOGRAFIA PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012 Ensino

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 2013

CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 2013 CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 13 Pág. 1 de 5 001-13 Luminária de Materiais Expressivos Lúcio Magalhães h 3ª feira 5 dias /09 a 08/ 14 às 18h OBJETIVOS: Oferecer aos alunos informações básicas para

Leia mais

VII CONCURSO DE DESENHO TOYAMA 2014

VII CONCURSO DE DESENHO TOYAMA 2014 1 VII CONCURSO DE DESENHO TOYAMA 2014 Realização da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Estado de São Paulo/Brasil e Província de Toyama/Japão JUSTIFICATIVA O Festival de Arte e Cultura da Província

Leia mais

PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA TÉCNICA DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA FAFI EDITAL SEMC N.º 09/2014

PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA TÉCNICA DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA FAFI EDITAL SEMC N.º 09/2014 PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA TÉCNICA DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA FAFI EDITAL SEMC N.º 09/2014 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA OFICINAS SEMESTRAIS NAS ÁREAS DE TEATRO, DANÇA

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2015 / 2016 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

Nome do autor E-mail para contato Escola Município / Estado Conteúdo Série Relato

Nome do autor E-mail para contato Escola Município / Estado Conteúdo Série Relato Nome do autor: Valmir Pereira dos Santos E-mail para contato: valmirefabio@hotmail.com Escola: Colégio Estadual Professor Jaime Rodrigues Município / Estado: Guaira / Paraná Conteúdo: Sólidos Geométricos

Leia mais

Currículo Referência em Dança 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos

Currículo Referência em Dança 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Bimestre Objetivos Currículo Referência em Dança 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Conceitos Modalidades Expectativas Sugestão de Atividades em diferentes Modalidades 1º Bimestre 2º Bimestre Realizar

Leia mais

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES 1. ARTE APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA A Arte, enquanto disciplina escolar, possibilita o estudo da arte como campo do conhecimento, constituído de saberes específicos, envolvendo as manifestações culturais

Leia mais

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM UniãoMetropolitana deeducaçãoecultura Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação do projeto interdisciplinar

Leia mais

PROEMI PLANO DE TRABALHO DOCENTE/ 2014 Professora: Ana Cláudia Chemim Guiné Disciplina : Língua Portuguesa Turmas: 2º A, B,CTurno: Manhã

PROEMI PLANO DE TRABALHO DOCENTE/ 2014 Professora: Ana Cláudia Chemim Guiné Disciplina : Língua Portuguesa Turmas: 2º A, B,CTurno: Manhã COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE GUARAPUAVA Ensino Fundamental, Médio e Normal Fundado em 1912 Um compromisso educacional centenário PROEMI PLANO DE TRABALHO DOCENTE/ 2014 Professora: Ana Cláudia Chemim Guiné

Leia mais

5.6 ARTES. 5.6.1 Pressupostos Teóricos

5.6 ARTES. 5.6.1 Pressupostos Teóricos 5.6 ARTES 5.6.1 Pressupostos Teóricos O espaço das Artes nos anos iniciais é um avanço e uma conquista em pontos importantes, mas exige o esforço no sentido de perceber como articular seu saber. No que

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA. Disciplinas optativas oferecidas pelo Bacharelado em Atuação Cênica

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA. Disciplinas optativas oferecidas pelo Bacharelado em Atuação Cênica 1 DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Serão oferecidas aos alunos do Bacharelado em Atuação Cênica 101 disciplinas optativas, dentre as quais o aluno deverá cumprir a carga mínima de

Leia mais

3ºAno - 1º Bimestre. Encaminhamento Metodológico. Instrumento de Avaliação. Recursos. Trabalho,

3ºAno - 1º Bimestre. Encaminhamento Metodológico. Instrumento de Avaliação. Recursos. Trabalho, 3ºAno - 1º Bimestre Conteúdo Objetivos Encaminhamento Metodológico. Recursos Instrumento de Avaliação Trabalho, cultura e poder 1.1. Revolução Inglesa 1.2. Revolução Industrial 1.3. Revolução Francesa

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor (a):_marcia Oliveira Disciplina:_Arte Ano: 6º_A Período: º bimestre METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor (a):_marcia Oliveira Disciplina:_Arte Ano: 6º_A Período: º bimestre METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor (a):_marcia Oliveira Disciplina:_Arte Ano: 6º_A Período: 2014 1º bimestre ESTRUTURANTES CONTEÚDO BÁSICO ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 5 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Educação e Diversidade, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

PLANEJAMENTO REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - VERSÃO 2016

PLANEJAMENTO REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - VERSÃO 2016 PLANEJAMENTO REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - VERSÃO 2016 ESCOLA: PROFESSOR (A): PEDAGOGO(A): DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA (S): 8 ANO PERÍODO: ANUAL OBJETO DE ESTUDO: CULTURA CORPORAL OBJETIVO: Reconhecer

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2015-16

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2015-16 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2015-16 Critérios de : Disciplina de Instrumento Departamento de Sopros, Canto e Percussão Critérios Gerais Critérios Específicos Instrumentos Indicadores de reflexo no domínio dos

Leia mais

Aulas expositivas e dialogadas; discussões de textos, vídeos e outros objetos culturais; atividades reflexivas em pequenos grupos.

Aulas expositivas e dialogadas; discussões de textos, vídeos e outros objetos culturais; atividades reflexivas em pequenos grupos. Campus Higienópolis São Paulo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia e Deficiência Professor e DRT Daniel Sá Roriz Fonteles 113899-8 Carga horária total:

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: ENSINO RELIGIOSO Período: Anual Professor: MARIA LÚCIA DA SILVA Série e segmento: 7º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE * conhecer os elementos básicos que compõe

Leia mais

ANEXO I CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

ANEXO I CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO ANEXO I CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO ETAPAS DATA/PERÍODO HORÁRIO Divulgação do Edital 13 a 23/05/2014 8h às 17h Período de Inscrição 19 a 23/05/2014 8h às 12h e 14h às 17h Convocação para Prova de 23/05/2014

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ART001 EXPRESSÃO BIDIMENSIONAL - DESENHO I Desenho de observação. Conceito. Artistas. Técnica de representação gráfica da tridimensionalidade. Proporção, volume, luz e sombra, perspectiva.

Leia mais

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO 1. Identificação ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO NOME DA ESCOLA: E E ERNESTO SOLON BORGES. Local: Bandeirantes-MS Turmas: 2 ANO E.M Professor: Ricardo Alle Fantinato 2. Problemática a ser estudada/definição

Leia mais

Objetivo geral: Construir a partir de dados históricos um conceito de globalização;

Objetivo geral: Construir a partir de dados históricos um conceito de globalização; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de Aula: Data:

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA

PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA Entidades: Instituto Politécnico do Porto/ Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE); Câmara Municipal do Porto / Teatro Municipal do Porto Rivoli Campo

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I TURMA: 4ª ANO DISCIPLINA: TEATRO PLANO DE CURSO

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I TURMA: 4ª ANO DISCIPLINA: TEATRO PLANO DE CURSO ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL I TURMA: 4ª ANO DISCIPLINA: TEATRO PLANO DE CURSO JUSTIFICATIVA: A tendência à imitação é natural ao homem, bem como o gosto

Leia mais

Plano Anual de Actividades 2007 / 2008

Plano Anual de Actividades 2007 / 2008 Plano Anual de Actividades 2007 / 2008 Colaboração na Dinamização da Biblioteca Escolar Colaboração no Jornal Escolar Teatro Professores, alunos, toda a comunidade escolar. - Animar a Biblioteca Escolar

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA HABILITAÇÕES EM ARTES PLÁSTICAS, DESENHO E ARTES CÊNICAS CURRÍCULO PLENO - BACHARELADO 1 ANO - HABILITAÇÃO EM ARTES PLÁSTICAS Estética e História da Arte I 02 0 02 76 Folclore

Leia mais

AÇÃO: REVISITANDO OS GÊNEROS NARRATIVOS A PARTIR DE PRÁTICAS TEATRAIS

AÇÃO: REVISITANDO OS GÊNEROS NARRATIVOS A PARTIR DE PRÁTICAS TEATRAIS (TURMAS DE 1º E 3º anos/ Duração: 04 aulas) CONTEÚDO: GÊNERO PORTFÓLIO DE REGISTRO DE APRENDIZAGEM Depreender o gênero portfólio de registros de aprendizagem, incluindo seus aspectos funcionais, composicionais

Leia mais

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR 1º PERÍODO Lamego, 14 de janeiro de 2013 INTRODUÇÃO Para uma eficaz monitorização das competências esperadas para cada criança, no final

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Programação de

Leia mais

GINÁSTICA PARA TODOS

GINÁSTICA PARA TODOS GINÁSTICA PARA TODOS uma manifestação sociocultural Profa.Margareth de Paula Ambrosio Prof.Marcus Vinicius Bonfim Ambrosio Maio/2011 CONCEITOS 1. A Ginástica Geral (GG) é um fenômeno sócio-cultural, expressado

Leia mais

MATERIAS E MÉTODOS Amostra e Instrumento A amostra foi composta por 16 professores de Dança de Salão, de ambos os sexos, sem

MATERIAS E MÉTODOS Amostra e Instrumento A amostra foi composta por 16 professores de Dança de Salão, de ambos os sexos, sem ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO DA DANÇA DE SALÃO EM ESCOLAS DE DANÇA DE BELO HORIZONTE - MG. MARIA CECÍLIA MOURÃO IMPELLIZZERI PROF. ESP. ÉRICA DIAS DE SOUZA BORHER PROF. MS. CARLOS HENRIQUE SAMPAIO MOREIRA

Leia mais

Primeira atividade Trabalhando com as cores primárias. Pintar os espaços do gráfico que representam as cores primárias. Objetivos

Primeira atividade Trabalhando com as cores primárias. Pintar os espaços do gráfico que representam as cores primárias. Objetivos Primeira atividade Trabalhando com as cores primárias Pintar os espaços do gráfico que representam as cores primárias. Objetivos - Desenvolver o pensamento lógico. - Fazer associações. - Usar o senso estético,

Leia mais

NÚMEROS, ÁLGEBRA E FUNÇÕES

NÚMEROS, ÁLGEBRA E FUNÇÕES Colégio Estadual Senador Attílio Fontana - Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante Plano Trabalho Docente 2014 Professora: Silvia Cella Finger Disciplina: Matemática Ano:1º C 1º BIMESTRE NÚMEROS,

Leia mais

PLANO DE CURSO. Disciplina: Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Prof. Esp.: Anderson de Queirós e Silva. Rio Verde/GO 2014/01

PLANO DE CURSO. Disciplina: Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Prof. Esp.: Anderson de Queirós e Silva. Rio Verde/GO 2014/01 PLANO DE CURSO Disciplina: Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Prof. Esp.: Anderson de Queirós e Silva Rio Verde/GO 2014/01 ESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Ciência Política e Teoria Geral

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA Professora: Andréia Bamberg Vieira Disciplina: Matemática AnO7 H Período: Vespertino 1º BIMESTRE NÚMEROS E ÁLGEBRA - Números Naturais: - A sequência dos números

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL

COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL Município : Sertaneja Paraná Carga Horária Semanal 3 (aulas) 1. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 1ª TURMAS: B

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina 0003805A - Metodologia da Pesquisa em Arte

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina 0003805A - Metodologia da Pesquisa em Arte Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina 0003805A - Metodologia da Pesquisa em Arte Docente(s) Joedy Luciana Barros Marins Bamonte Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL ANASTÁCIA KRUK - ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD E PLANEJAMENTO 2011 DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR EVANDRO ORTIZ DA SILVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD 2011 PROFESSOR:

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR

PLANO DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR Setembro Outubro 11 Início do Ano Letivo 15 a 19 Reunião de Pais 22 a 26 01 16 Chegada do Outono música Alimentação Atividades de escolha livre; Atividades de exploração do espaço exterior. Apresentação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC DE NOVA ODESSA Código: 234 Município: Nova Odessa Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho Qualificação:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2501/12 - Artes Visuais. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2501/12 - Artes Visuais. Ênfase Curso 2501/12 - Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003814B - História da Arte: do Impressionismo ao Contemporâneo Docente(s) Joedy Luciana Barros Marins Bamonte Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Senso crítico e capacidade de contextualização 1

PLANO DE ENSINO. Senso crítico e capacidade de contextualização 1 PLANO DE ENSINO CURSOS: ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 1 o Semestre DISCIPLINA: Economia e Negócios. CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04hs/aula semanais CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 80hs/aula I EMENTA A disciplina apresenta noções

Leia mais

LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS

LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS 3 Anos Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / Momentos de Avaliação A Educadora de Infância O Encarregado de Educação 1º Período / / 2º Período / / 3º Período / / Código de

Leia mais

PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE

PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE LINGUA PORTUGUESA HISTÓRIA GEOGRAFIA Verbos ( Modo Indicativo), 1ª, 2ª e 3ª Conjugação Uso dos porquês Pontuação Elementos da narrativa Análise textual

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A):JulianaSilva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 3 A partir de 2015

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 3 A partir de 2015 CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Currículo nº 3 A partir de 2015 Reconhecido pelo Decreto nº. 3595, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento

Leia mais

Programação das Unidades de Aprendizagem

Programação das Unidades de Aprendizagem Disciplina: Língua Portuguesa 8ºAno Ano Lectivo: 09 /10 U.A.Nº: 0 metodologias básicas de análise, e investir esse na mobilização das apropriadas à compreensão oral e escrita e na - Apresentação - Apresentação

Leia mais

Boletim: 0002-2013 Publicado por: Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia Data: 05/08/2013

Boletim: 0002-2013 Publicado por: Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia Data: 05/08/2013 A peça teatral Para sempre quase eterno foi inspirada no livro O vampiro que descobriu o Brasil de Ivan Jaf. A ideia de organizar um grupo de teatral na escola foi decorrente de um projeto de leitura que

Leia mais

EIXOS TEMÁTICOS ENSINO RELIGIOSO

EIXOS TEMÁTICOS ENSINO RELIGIOSO EIXOS TEMÁTICOS ENSINO RELIGIOSO 1º ANO Sentir se amado e participante de um projeto de vida que engloba a família Abrir se à convivência com o outro, consigo mesmo e com os seres vivos Perceber na convivência

Leia mais

TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.

TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Palavras-chave: física moderna, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional,

Leia mais

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL CARLA JAMILLE C. DE ARAÚJO Mestranda em Educação, UFBA, jamillecarla@hotmail.com REFERENCIAL CURRICULAR

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 706/7 Págs. Duração da prova: 150 minutos 2007 2.ª FASE PROVA PRÁTICA DE DESENHO A V.S.F.F.

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE)

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) Núcleo de Apoio à Prática Profissional das Licenciaturas CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Atualizado em 17 jun 2016 5º. PERÍODO 4º. PERÍODO

Leia mais

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte.

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte. RECRO ARTE - 6º ANO EIXO: REFLEXAO SOBRE O SIGNIFICADO DA ARTE / ARTE PRE-HISTÓRICA Analisar a Arte como registro e como Reconhecer as diversas linguagens artísticas e seus elementos. produto cultural.

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - 2012 DISCIPLINA: GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - 2012 DISCIPLINA: GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - 2012 DISCIPLINA: GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL 1. EMENTA: A importância do ensino da Geografia é levar o educando a perceber que as relações sociais e as relações do homem

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE "Viajar pela leitura sem rumo sem direção só para viver aventura que é ter um livro nas mãos" 1. 1. APRESENTAÇÃO O Projeto de Incentivo

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LEM1455T1 - Prática de Ensino I

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de São Paulo. Curso null - null. Ênfase. Disciplina LEM1455T1 - Prática de Ensino I Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina LEM1455T1 - Prática de Ensino I Docente(s) Iveta Maria Borges Ávila Fernandes Unidade Instituto de Artes Departamento Departamento de Artes Cênicas, Educação

Leia mais

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola.

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola. Departamento Pedagógico Seção de Educação Infantil AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola. A avaliação só nos propiciará condições para obtenção de uma melhor qualidade de vida se tiver assentada sobre

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias Componente Curricular: Língua Portuguesa

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

PROFISSÕES A ESCOLHA CERTA

PROFISSÕES A ESCOLHA CERTA PROFISSÕES A ESCOLHA CERTA Sala 15 Temas Diversificados EM Integral E.E. PROFESSOR MILTON DA SILVA RODRIGUES Professores Apresentadores: CLEONICE PAES DE BARROS CLAUDIO ROMUALDO Realização: Justificativa

Leia mais