COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA E.F.M PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Artes SÉRIE: 5.ª ANO LETIVO: 2010 Conteúdos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA E.F.M PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Artes SÉRIE: 5.ª ANO LETIVO: 2010 Conteúdos"

Transcrição

1 COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA E.F.M PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Artes SÉRIE: 5.ª ANO LETIVO: 2010 Atividades dos (o que farão?) (com quê?) (através de quê) Apreciar as formas 1.º Bimestre Formas da Natureza da natureza e a si próprio como um todo. Saber aplicar, no desenvolvimento de suas atividades, o que foi observado de forma a expressar a sua visão e seu foco das formas naturais. Passeio e observação das formas da natureza Através do direcionamento e explanação do professor e dos apontamentos dos alunos. Composição com formas da natureza e formas artificiais. Produção que expresse a visão dos alunos referentes às figuras naturais. Caderno, lápis de cor. Revistas, tintas, tesoura e cola. Critério:Expressão das formas da natureza, sensibilidade em observar a natureza. As avaliações serão feitas através da produção dos alunos. Pré-história Arte Rupestre Conhecer as manifestações artísticas rupestres como forma de comunicação. Observação e análise dos diferentes tipos de textos. Explanação, demonstração através de transparências e textos. Pesquisa em revistas. Recorte e colagem. Produção de tinta natural.. Composição com tinta natural. Obras de artes de diferentes pintores. Revistas, tintas, tesoura e cola. Tintas naturais e papéis. Critério:Compreensão da Arte Rupestre como comunicação no período. As avaliações serão feitas através da produção dos alunos. Desenho figurativo, abstrato, formas geométricas. Proporcionar ao aluno condições de perceber as diferentes formas de desenho associando ao seu cotidiano. Trabalho com textos e observação de obras de arte. Criação de composição figurativa, geométrica e abstrata. Revista, cola, tesoura, tinta guache, pincel e caderno, lápis de cor, transparência, vídeo, papel dobradura, etc. Critérios: mediante a diferenciação entre desenho abstrato, figurativo e formas geométricas, a partir de atividades práticas e de atividades escritas (prova), produção e participação. Cores: Primárias Levar o aluno a Explicação através de texto oral escrito. Composição com as Filme: a cor. Critério: serão saber utilizar as

2 -Secundárias -Monocromia -Policromia 2.º Bimestre Ponto Linha Textura Formas Bidimensionais Formas Tridimensionais perceber as diferentes harmonias existentes na cor pigmento e sua influência em nossas vidas. Entender os vários elementos da composição plástica. Diferenciar desenhos de esculturas e modelagem. Explicação com A historinha da mistura das cores. Mistura de tintas para o surgimento das cores secundárias e fazer a escala graduando o valor de intensidade da cor com adição de preto e branco. Explicar os elementos básicos da composição. Orientar uma pesquisa/análise dos elementos da natureza que representam pontos, linhas e texturas.. Explicar e mostrar as diferenças das formas bidimensionais e tridimensionais. Ensinar a planificação dos sólidos geométricos. Orientar a construção de uma única escultura com a turma. Ensinar a técnica da modelagem com papel machê. diferentes harmonias; misturas de cores com tinta guache. Escala Monocromática. Composição em Policromia. Atividades dos (o que farão?) Colagem com pontos. Pintura pontilhista. Texto; colagem com barbante; atividade com linhas. Pesquisa de textura por decalque; texto; criação de textura; análise de obras; macramê. Criar texturas a partir de observação Desenho e colagens com formas bidimensionais e tridimensionais. Modelagem. Dobradura. Maquete. Escultura. Tintas, pincéis, lápis de cor e caderno. (com quê?) Jornal, sulfite, caderno, lápis de cor, canetinha, compasso, retroprojetor, transparência, régua, barbante, lã, cola, tesoura, água e jornal. Jornal, sulfite, caderno, lápis de cor, canetinha, compasso, retroprojetor, transparência,régua, barbante, lã, cola, tesoura, água, jornal, esquadro, papel collor set, revista, cartolina, papel cartão. harmonias de cor corretamente, a partir de atividades práticas e de atividades escritas (prova), produção e participação. (através de quê) Critério:Observar se o aluno entendeu os vários elementos da composição plástica. As avaliações serão feitas através de atividades práticas e textos escritos. Critério:Saber diferenciar as formas bidimensionais e tridimensionais. As avaliações serão feitas através de atividades práticas e textos escritos. Folclore Festas Juninas Quadrilha Personagens Símbolos Pratos Típicos Conhecer, apreciar e valorizar a cultura brasileira das diferentes regiões. Orientar a pesquisa em livros sobre o surgimento da Quadrilha no Brasil e as comidas típicas Estudo de texto sobre origem das festas juninas. Dança da Quadrilha. Caderno, transparência, régua, aparelho de CD e lápis de cor, textos. Critérios:Observar se o aluno, durante a prática, participa valorizando e apreciando a cultura popular regional. Instrumentos:As avaliações serão feitas através de atividades práticas e textos escritos.

3 3.º Bimestre Folclore -Mitos -Lendas -Adivinhas -Frases de párachoque -Cantigas de Roda -Parlenda -Brincadeiras -Brinquedos Elementos e Rituais da Cultura Afrobrasileira Música e D -Dança Afro- Brasileira -Axé -Reggae -Capoeira -Salto e queda -Formação -Coreografia -Instrumentos Musicais -Máscara Africana Sons Naturais Sons Culturais Duração Timbre Conhecer e valorizar manifestações folclóricas como formas de fazer e pensar a própria história. Conhecer, apreciar e respeitar a cultura africana como importante formadora da cultura brasileira. Diferenciar sons da natureza de sons produzidos pelo homem, onde encontra-los e a importância dos mesmos. Direcionar entrevista com pais, avós e pessoas da comunidade. Orientar pesquisa em biblioteca e internet. Explanação através de pesquisa realizada pelo professor em livros, materiais fornecidos pela SEED como Cadernos Temáticos - Cultura Africana. Debate com alunos; atividade prática. Direcionar atividade de pesquisa. Relacionar com os alunos sons que estão ouvindo no momento; sons agradáveis e desagradáveis, agudos, grave, fortes, fracos, construção.de instrumentos. Atividades dos (o que farão?) Pesquisa, Debate Apresentações teatrais e musicais Cartazes Brincadeiras (Burquinha, pernade-bau, peteca, etc..) Pesquisar: influências culturais recebidas. Confecção de máscaras, instrumentos de percussão. Paródias Improvisação de coreografia com ritmo africano. Criação de instrumentos com sucata. Criação de grito de guerra do grupo. Escola de Batucada Criar o estandarte da Escola. (com quê?) Livro Vídeos Papeis Lápis e Pinceis Computador Materiais para construção de brinquedos. Sucatas Biblioteca Vídeo Internet Jornal Cola,papel,bexiga, tesoura. Sucatas Cola, tesoura, papel, barbante e fita. (através de quê) Critérios:Analisar os trabalhos desenvolvidos como forma de compreensão do conteúdo. Observar a capacidade de relacionar folclore e a história. Ver a interação do aluno com o grupo. atividades de pesquisa, cartazes, debates em sala de aula e apresentações. Critério:Observação dos trabalhos desenvolvidos. Observar se o aluno é capaz de reconhecer a influência da cultura afro-brasileira na formação da cultura brasileira. Atividades e trabalhos. Critérios:Envolvimento do aluno no desenvolvimento das atividades propostas. Capacidade de diferenciar e classificar os sons naturais e culturais. atividades de criação individual e em grupo.

4 4.º Bimestre Arte Egípcia, Alfabeto Egípcio Teatro -Origem grecoromana -Teatro de Bonecos -Fantoches -Jogos teatrais Conhecer a grandiosidade da cultura egípcia e outros modos de comunicação através da escrita e da pintura. Conhecer e entender o Teatro como forma de expressão visual e utilizar-se desse meio para desinibirão e comunicação. Orientar estudo de texto.. Orientar análise de reproduções de pinturas, esculturas e arquitetura egípcia. Orientar a criação símbolos para substituir a escrita hieroglífica egípcia. Orientar estudar textos (origem do teatro e teatro de bonecos) Orientar a confecção de fantoches com jornal e crepom. Organizar improvisação de peça teatral com fantoches. Organização de apresentação de peça teatral em sala de aula. Atividades dos (o que farão?) Estudar e analisar textos e reproduções de pinturas e arquitetura egípcia..conhecer os hieróglifos alfabeto egípcio. Decifrar frases propostas pelo professor ou pelo alunos. Criar frases em bilhetinhos e mandar para os colegas da sala. Estudar textos e debater com os colegas a origem do teatro. Confeccionar fantoches e dar uma identidade. Em equipe, improvisar uma pequena peça e apresentar aos colegas. (com quê?). Reproduções de obras de arte. Jornal Cola, fita adesiva, papel crepom, barbante, guache, resto de lã, lápis de cor, tesoura e papel colorido. Papéis. Cola. Tesoura. Jornal. Guache. Diversos. (através de quê) Critérios:serão analisar a compreensão dos alunos quanto a cultura egípcia, nas formas de comunicação, composição. As avaliações serão feitas através de atividades práticas e textos escritos. Critérios: serão o desenvolvimento de expressão e comunicação oral:corporal dos alunos. atividade de criação e confecção de fantoche e improvisação de peça teatral Semana de 22 Artistas Brasileiros Nacional Regional Conhecer o marco da História da Arte Moderna Brasileira. Conhecer e valorizar artistas brasileiros, estaduais, regionais e locais. Oportunizar ao aluno estudos de pequeno textos sobre a Semana de 22 e apresentar biografia de alguns artistas brasileiros, paranaense, regionais e ou locais, bem como analisar suas obras. Releitura da obra de alguns desses artistas. Ler o textos e as biografias, analisar e comparar as obras de artistas brasileiros. Fazer uma releitura.. Reproduções de obras de arte. Lápis de cor; Papel, Cola. Tesoura. Jornal. Guache. Diversos Critérios:serão a percepção da importância da semana de 22 em relação a divulgação da arte moderna brasileira e formação de sua identidade avaliação teórica individual e produções artísticas.

5 NRE ASSIS CHATEAUBRIAND PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Arte SÉRIE: 6.ª ANO LETIVO: 2010 Atividades dos (o que farão?) (com quê?) 1.º Bimestre Arte Figurativa e Abstrata Formas Geométricas, Bidimensional e Tridmensional Perceber na arte figurativa e abstrata as diferentes formas de reflexão de sentimentos. Saber diferenciar os tipos de desenhos e aprofundar o conhecimento sobre a história da arte. Organização de estudo dirigido de texto. Apresentação de vídeos. Explicitação dialogada de gravuras. Pesquisar sobre história da arte. Releitura de obras Composição com recorte e colagem Sulfites Cola Revistas Jornais Tesoura Elementos da natureza. (através de quê) Critério: Perceber as formas de reflexão e de sentimentos na arte figurativa e abstrata. Demonstrar conhecimento dos diferentes tipos de desenhos. A avaliação será feita por meio da produção dos trabalhos propostos. Revisão das cores Cores Terciárias Cores Quentes Cores Frias Cores Neutras Luz e sombra Compreender a origem e a relação da cor na arte e poder produzir composições que reflitam isso. Conhecer a harmonia das cores e saber utilizá-la em suas composições Levar o aluno a perceber a relação que existe entre luz e sombra Organização de estudo dirigido de texto. Apresentação de vídeos. Explicitação dialogada de gravuras. Organização estudo de texto e atividades Produção com desenhos, pinturas, desenhos e recorte de colagem. Produção de composição Cadernos. Tinta Lápis de cor Tesoura Cola Lápis 6B Critério: Produzir composições que demonstram compreensão da origem e relação da cor na arte. Utilizar corretamente a harmonia das cores nas produções. A avaliação será feita por meio da produção dos trabalhos propostos. Ponto, linha, forma, textura, superfície e volume Entender os vários elementos da composição plástica. Explicar os elementos básicos da composição. Orientar uma pesquisa/análise dos elementos da natureza que representam pontos, linhas e texturas.. Estudo de texto dirigido pelo professor. Jornal, sulfite, caderno, lápis de cor, canetinha, compasso, régua, barbante, lã, cola, tesoura, água e jornal. Critério: Observar se o aluno entendeu os vários elementos da composição plástica A avaliação será feita por meio da produção dos trabalhos propostos.

6 Atividades dos (o que farão?) (com quê?) (através de quê) 2º Bimestre Formas Bidimensionais: -pintura -dobradura -colagem -gravura Forma Tridimensional: -dobradura -escultura Observar e utilizar os elementos da linguagem visual utilizando o espaço bidimensional e tridimensional Organização de estudo dirigido de texto. Apresentação de vídeos. Apresentação de gravuras e amostragem de tecidos dos trajes típicos explicando seus traços artísticos e culturais. Composição utilizando formas dimensionais. Confecção de cartazes, criação de desenhos e realização de pinturas utilizando formas tridimensionais. Confecção de móbiles dobraduras, maquetes e esculturas. Papel (cartolina, cartão e dobradura) Cola, cola quente tesoura, lápis de cor, régua. Revistas e jornais Tinta guache Linha Isopor EVA Critério: Reconhecer o espaço bidimensional e tridimensional Utilizar o espaço dimensional e tridimensional nas produções demonstrando originalidade e criatividade A avaliação será feita por meio da produção dos trabalhos propostos. TEATRO: Personagens, expressões faciais, corporais e gestuais 1. Elementos Formais Personage m: expressões corporais, vocais, gestuais e faciais; Ação; Espaço 2. Composição: representação, leitura dramática e cenografia. Técnicas: jogos teatrais, Reconhecer a prática do teatro como tarefa coletiva de desenvolvimento da solidariedade social. Perceber a conexão do texto com o movimento corporal. Organizar aula expositiva dialogada introduzindo a história do teatro. Organizar e orientar a criação e reprodução de peças teatrais. Orientar na organização do espaço cênico. Pesquisas Produção e reprodução de peças teatrais Ensaios teatrais Produção de cenário Dramatização Livros e revistas Vídeo Materiais para o cenário. Critério: Demonstrar capacidade de desenvolver tarefas coletiva num clima de solidariedade. Harmonizar, na dramatização, texto e movimento corporal. A avaliação será feita pela observação do desempenho durante a organização e realização das atividades.

7 Mímica, improvisaçã o, formas animadas. Gênero: Rua, arena, caracterizaç ão. 3.Movimentos e Períodos Comédia dell arte; teatro popular brasileiro e paranaense, teatro africano. Folclore - vestimentas -pratos típicos Ver e considerar o folclore como arte de raiz. Organizar e orientar pesquisa sobre as vestimentas e pratos típicos. Realização de pesquisa sobre vestimentas e pratos típicos e apresentação das mesmas à comunidade escolar em forma de exposição. Livros Laboratório de informática Revistas Transparências TV Multimídia Critério: Demonstrar compreensão do folclore enquanto cultura de raiz. A avaliação será feita pelo conteúdo das pesquisas realizadas e pela apresentação das mesmas à comunidade escolar. 3º Bimestre MÚSICA 1. Elementos Formais Altura Duração Timbre Intensidade Densidade 2. Composição: Ritmo Promover a capacidade de desenvolvimento, composição e interpretação de sons de diversas naturezas e procedências. Despertar a autoconfiança, o senso crítico, a capacidade de análise e de síntese. Apresentação de vídeos. Organização de estudo dirigido de texto Direcionamento de pesquisas. Encaminhamentos de atividades práticas. Atividades dos (o que farão?) Estudo de texto. Realização de exercícios práticos para diferenciação dos elementos formais. Produção de instrumentos musicais. (com quê?) CDs Vídeo Livros Sucatas (garrafas de vidro e bastões). (através de quê) Critério: Desenvolver composição e interpretação de sons de diversas naturezas e procedência. Demonstrar auto-confiança e senso crítico em análise e síntese. A avaliação será feita pela observação do desempenho durante a organização e realização das atividades.

8 ostinatos, células simples; Melodia percepção (sons do cotidiano e gravações dirigidas); Escalas. Gêneros: folclórico indígena, popular e étnico, religioso. Técnicas: vocal, instrumenta l, mista e improvisaçã o. 3. Movimentos e Períodos Música popular e étnica (ocidental e oriental). Música Folclórica Conhecer a música, os costumes pertinentes aos momentos de uso das mesmas (roda de viola) Desenhos e pinturas com o tema Realização de uma composição com o tema roda de viola Texto e imagens Músicas Critério: Demonstrar conhecimento das características da músicas folclóricas atividade criativa Ilusão de ótica: - figura fundo Simetria e proporção Conhecer a ilusão visual na arte Conhecer a simetria Organizar atividades criativas com pintura de lápis de cor Organizar atividades criativas com recorte e colagem Realização de uma composição Realização de uma composição Texto e imagens Texto e imagens e atividades recorte colagem Critério: Demonstrar conhecimento das características da ilusão de ótica Critério: Demonstrar conhecimento das características da simetria Temas da Conhecer os diversos Organizar atividades criativas e atividade de Realização de uma Texto e imagens e Critério: Demonstrar conhecimento

9 composição -retrato - natureza morta - paisagem - abstrato - cenas do cotidiano -auto retrato -história temas releitura composição atividades de releitura de obras sobre os temas da composição 4º Bimestre Artistas brasileiros. Aprofundar os conhecimentos da história da arte. Conhecer as características da arte primitiva e os artistas adeptos deste estilo. Organização de estudo e discussão de texto. Orientação para análise de obras da arte primitiva. Encaminhamentos para a realização de releitura de pintura primitiva. Atividades dos (o que farão?) Estudo de texto e discussão através de debate. Análise de pinturas Realização de releitura (tela definida pelo professor) e pintura da mesma com tinta guache. (com quê?) Vídeo Telas Guache Lápis Borracha (através de quê) Demonstrar consistência argumentativa no comentário das idéias contidas nos textos estudados Identificar artistas brasileiros adeptos do estilo primitivo. Identificar características da arte primitiva. Realizar releitura te tela. A avaliação será realizada pelo desempenho no debate e na realização das atividades.

10 Dança 1.Elementos Formais Movimento corporal; Tempo Espaço 2.Composição : Ponto de Apoio, Formação, rotação, salto e queda, níveis (alto, médio e baixo), coreografia. Gênero: folclórica, popular, étnica. 3.Movimentos e Períodos Dança Popular Brasileira; Paranaense Africana Indígena Renascimen to Possibilitar ao aluno traçar relações diretas entre épocas, estilos e localidades em que as danças são criadas. Refletir sobre o papel do corpo na dança em suas diversas manifestações artísticas. Sentir a dança como uma atividade prazerosa e de comunicação corporal. Organização de estudo e discussão de texto. Organização de estudo de texto sobre a história da dança, gêneros, ritmos, coreografias.. Estudo de textos Análise de vídeo Socialização das preferências pela dança. Discutir os estilos de dança atuais. Criação /improvização de coreografias Texto Aparelho de som CDs com ritmos variados. Demonstrar compreensão da importância do corpo nas manifestações artísticas. A avaliação será através das representações das danças através de desenho. História da dança Estilos e gêneros de dança Arte popular Brasileira e Paranaense Aprofundar os conhecimentos da história da arte. Conhecer as características da arte paranaense e brasileira e os artistas Organização de estudo e discussão de texto. Orientação para análise de obras da arte. Encaminhamentos para a realização de releitura de pintura. Estudo de texto e discussão através de debate. Análise de pinturas Realização de releitura (tela definida pelo professor) e pintura Vídeo Telas Guache Lápis Borracha Demonstrar consistência argumentativa no comentário das idéias contidas nos textos estudados Identificar artistas brasileiros. Identificar características da arte paranaense Realizar releitura de tela. A avaliação será realizada pelo

11 da mesma com tinta guache. desempenho no debate e na realização das atividades.

12 NRE ASSIS CHATEAUBRIAND PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Arte SÉRIE: 7.ª ANO LETIVO: 2010 Atividades dos (o que farão?) (com quê?) (através de quê) 1.º Bimestre Cores Complementares Cores Análogas Elementos visuais Representação visual, de expressão plástica, ponto, linha, traço, superfície e volume (perspectiva) Desenho. Figurativo. Abstrato informal, Geométrico. Observação. Memória. Organização do Compreender a função das cores complementares na formação do contraste e a utilização dos mesmos nas produções. Aprofundar o conhecimento do estudo das cores e as possíveis harmonias. Reconhecer a importância das cores análogas nas obras de arte e saber utilizá-las em suas composições. Perceber a influência da imagem no cotidiano através da linguagem plástica. Identificar e reconhecer diferentes modos de compor. Distribuir corretamente os elementos na composição. Trabalhar a harmonia de contraste. Trabalhar o círculo cromático enfatizando a harmonia das cores análogas, combinando as cores primárias, secundárias, terciárias. Orientar análise das obras de El Greco enfatizando o contraste das cores complementares. Analisar algumas imagens, mostrando a utilização das linhas, pontos e outros elementos presentes na obra. Orientar uma pesquisa de imagem abstratas, figurativas que devem ser identificadas e coladas no caderno. Análise de imagens Levar para sala de aula um objeto Fazer o círculo cromático. Construir um mostruário de cores. Criar composições abstratas e figurativas utilizando as harmonias complementares e análogas. Analisaras obras de El Greco, identificando o contraste das cores complementares. Analisar as obras, observando alguns elementos de expressão visual. Criar uma composição trabalhando linhas através da colagem de lã; Criar um volume com sucata. Pesquisar em revistas ou internet, imagens figurativas abstratas, colar no caderno, identificar autor e classificação quanto ao tipo de Sulfite Lápis de cor Tesoura Tinta Caderno Gravuras Reprodução de obras de arte barbante; caderno linha lã lápis de cor cola tesoura cartolina canson sucata Tesoura Cola Papel colorido Lápis de cor Borracha Lápis de escrever e Critério: Aplicar corretamente as cores no círculo cromático. Utilizar corretamente as harmonias em suas produções. Será avaliado a produção dos alunos. Critério: Observar se os alunos percebem a influência da imagem no cotidiano. através dos exercícios realizados em sala. Critério: Verificar se foram aplicados corretamente os diferentes modos de compor. Avaliar através das atividades desenvolvidas no caderno.

13 desenho. espaço. interessante pa que os alunos façam desenho por observação. Relacionar alguns objetos e animais para serem desenhados pelos alunos Comentar com os alunos a organização de espaço, mostrando um ambiente organizado e não organizado. Orientar a criação de uma composição com colagem de formas geométricas. Observar e desenhar um objeto levado pelo professor. Desenhar de memória, objetos e animais sugeridos pelo professor. Recortar formas geométricas em papel colorido e analisar as possibilidades de compor de modo que o espaço seja usado adequadamente. Criar uma composição abstrata informal com tinta. outros. Tinta guache Pincel Cartolina Aparelho de DVD Transparência Retroprojetor. Atividades dos (o que farão?) (com quê?) (através de quê) 2.º Bimestre História em quadrinhos. Desenvolver no aluno o gosto pela leitura; Observar a mensagem que a história transmite; Leva-lo a conhecer a origem da história em quadrinhos. Leitura de gibi; Observação de gravura de arte egípcia; Análise com os alunos sobre o desenvolvimento da história em quadrinhos. Leitura de gibis, observando o desenvolvimento da história; Criar um roteiro para história em quadrinho. Caderno, lápis de cor e gibi. Critério: A avaliação ocorrerá pela capacidade de compreensão da mensagem do texto e utilização da mesma em novas produções. Conhecimentos adquiridos da origem histórica; Pela sua produção. Expressões faciais; Balões; Onomatopéia; Identificar e diferenciar os tipos de expressões, balões, onomatopéias e recursos gráficos; Mostrar aos alunos cada um dos elementos separadamente; Ensiná-los a juntar tudo em suas produções. Desenhar expressões faciais a partir da sua imagem refletida no espelho; Caderno, sulfite, lápis de cor, gibi. Critério: Avaliar se o aluno sabe diferenciar e valorizar todos os elementos que compõem o gibi. Observar também se ele sabe usálos adequadamente em suas

14 gráficos. Analisar a importância de todos esses elementos para o enriquecimento da história. Saber usar os elementos corretamente. Compreender a Pesquisar e desenhar balões, onomatopéias e recursos gráficos; Criar uma história em quadrinhos. produções. Produção de história em quadrinhos Luz e sombra. Teatro: ; Atores; Figurinos; Sonoplastia; Possibilidades de movimentos corporais e faciais; Espaço..Elementos Formais Personage m: expressõe s corporais, vocais, gestuais e faciais; Ação; Espaço 2.Composiçã o: representação importância da luz e da sombra para produzir volume em uma obra. Representar graficamente a incidência de luz e sombras nos objetos Conhecer e entender os meios de expressão teatral. Mostrar gravuras, objetos e falar sobre a luz e a sombra. Estudar textos teatrais e representa-los Documentário sobre teatro através de vídeo. Produzir luz e sombra em objetos desenhados. Criar uma composição com luz e sombra. Leitura de textos teatrais; Representação de textos teatrais usando sonoplastia e figurinos. Caderno e lápis 6B. ; DVD; Internet; Figurinos; Aparelho de som. Critério: Observar se houve compreensão da importância da luz e da sombra na produção de volume. Avaliar o uso adequado da luz e sombra em sua produção.? Critério: Perceber se na encenação dos alunos ele usou os recursos estudados. Encenações;

15 no cinema e Mídias, texto dramático; maquiagem; sonoplastia e roteiro. Técnicas: jogos teatrais, sombras e adaptação cênica. 3.º Bimestre Cultura Popular do Brasil (Folclore Medicina Popular - Dança) Cultura Afro- Brasileira: Origem - Costumes Levar o educando a conhecer, perceber, valorizar as diversas culturas do Brasil, refletindo a sua própria cultura. Possibilitar ao aluno o conhecimento de outra cultura, bem como, respeitar outros costumes. Estudo dirigido de texto. Apresentação de vídeos. Orientar pesquisas sobre plantas medicinais e seu conteúdo histórico e popular. Orientar a produção de um Caderno de Receitas. Organização e apresentação de gravuras, utensílios, indumentárias, danças. Análise das obras de Debret, Candido Portinari, Djanira, Segall, Di Cavalcanti, Tarcila do Amaral e outros. Estudo dirigido de textos. Atividades dos (o que farão?) Estudo dos textos. Análise do vídeos, gravuras e todos os objetos e informações estejam ao seu alcance. Entrevista com pessoas da comunidade sobre os conhecimentos de plantas medicinais e receitas. Produção de Caderno de Receita. Confecção de cartazes, ilustrando temas da cultura afro-descendentes. Apresentar os cartazes com uma discussão sobre os temas. (com quê?) Vídeos Revistas Objetos Folclóricos Livros Papéis diversos Tinta Tesoura Cola Material para pintura Plantas Medicinais Gravador Máquina Fotográfico CD Player CDs Vídeos Revistas Objetos Livros Papéis diversos Tinta Tesoura (através de quê) Critério: Demonstrar conhecimento e respeito dos saberes populares. Serão avaliados de acordo com o interesse, participação e desenvolvimento em todo trabalho sugerido. Critério: Demonstrar conhecimento da origem e dos costumes da cultura afro-descendentes. Serão avaliados de acordo com o interesse, participação e desenvolvimento em todo trabalho sugerido

16 1.Dança Possibilidades de movimentos corporais, faciais, espaço e elementos sonoros. Coreografias. 2.Composiç ão: Direções, dinâmicas, aceleração, coreografia e sonoplastia. Gênero: improviso e espetáculo. 3.Moviment os e Períodos Hip Hop Indústria Cultural Dança Moderna Dança Clássica Perceber na dança uma atividade prazerosa, comunicativa e saudável. Perceber os limites do próprio corpo e dos colegas. Conhecer diversos estilos de dança e a mensagem a ser transmitida. Realizar laboratório e oficinas com os alunos para verificar qual a sua possibilidade de movimentos. Organização de estudos sobre os vários estilos de dança, gênero e ritmo. Organizar grupos para criação de coreografias e apresentação das mesmas. Releitura de obras de artes. Discutir os estilos de dança através dos tempos. Criação e improvisação de coreografias. Organização, ensaio e apresentação de danças. Cola Material para pintura Reprodução de obras de artes. Aparelho de Som CDs com ritmos variados Vestimentas Infra-estrutura Aparelho de DVD Critério: Perceber e respeitar o limite do próprio corpo e dos colegas, bem com as formas variadas de movimentos. Expressar a linguagem da dança, observando o ritmo e harmonia da coreografia e conhecimento de estilo Serão avaliados de acordo com o interesse, participação e desenvolvimento em todo trabalho sugerido. 4.º Bimestre Disco de Newton Identificar as cores. Compreender a decomposição da luz. Ensinar os alunos a construir um disco de Newton Atividades dos (o que farão?) Confecção do disco. Composição com arco íris. (com quê?) Sulfite Barbante Lápis de cor (através de quê) Critério: Compreender a decomposição de cor e luz. Será avaliado a produção.

17 Música: 2. Elemento s Formais Altura; Duração; Intensidade; Densidade; Qualidades sonoras; Melodia; Harmonia; Forma; Gênero. 2. Composiçã o: Ritmo, Melodia, Harmonia,. 3. Movimentos e Períodos Barroco, clássico e Romântico; Indústria Cultural; Eletrônica; Minimalista, Rap, Rock, Tecno, etc. Conhecer os elementos formais da música. Aulas expositivas; Audição de músicas; Explanação através de pesquisa realizada pelo professor em livros, materiais fornecidos pela SEED como cadernos temáticos Cultura Afro; Debates e atividades práticas. Pesquisar influências culturais recebidas; Paródias Apresentações de músicas Biblioteca; Vídeo; DVD; Internet. Critério: Observar se o aluno é capaz de reconhecer a influência da diversas culturas na formação da cultura brasileira. O aluno será avaliado através da participação e do desenvolvimento dos trabalhos. Cultura Afrobrasileira, Africana, Gênero das artes visuais: Natureza morta; Paisagem natural; Conhecer os gêneros das artes visuais Análise de obras de arte; Leitura de textos. Analisar obras de arte; Fazer uma natureza morta através da observação de Gravuras de arte; Frutas; Cartolina; Tinta guache; Texto; Critério: Observar se houve apropriciação dos novos conhecimentos e se há um trabalho de reflexão. Através das

18 Cenas históricas; Cenas mitológicas. Modernismo Industria cultural Analisar e conhecer o desenvolvimento do modernismo no Brasil Análise de obras do modernismo; Aula expositiva usando recursos de multimídia. frutas. Análise de textos; Análise de gravuras de arte; Produção. Transparência; Retroprojetor. ; DVD; Internet; Gravuras; Releituras; Lápis de cor; Tesoura; Cola; Grafite. atividades de desenho e pintura; Critério: Observar se o aluno adquiriu senso crítico em relação as produções existentes. Se em sua produção demonstrou corretamente o conteúdo transmitido. A avaliação será feita através da produção.

19 NRE ASSIS CHATEAUBRIAND PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Artes SÉRIE: 8.ª ANO LETIVO: º Bimestre Elementos estruturais da composição plástica. Ponto, Linha, Forma, Textura, Cor. Simetria Assimetria. Artes visuais: Desenho ( memória, observação) e desenho criativo livre e dirigido. Reconhecer os elementos básicos da linguagem visual, em suas articulações nas imagens apresentadas pelas diferentes culturas ( relação entre ponto, linha, cor, etc). Identificar algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras e aprender a utiliza-las. Identificar e reconhecer algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras visuais. Fazer uma revisão dos conteúdos: ponto, linha forma, textura, cor. Orientar os alunos para alguns exercícios de criação, usando pontos, linhas, formas e textura, combinando as cores. Explicar a diferença entre simetria real, radial, aproximada e assimetria. Passar um pequeno texto sobre tipos de desenho no quadro e explicar o conteúdo. Orientar uma atividade de criação(desenho de memória, observação e criativa). Atividades dos (o que farão?) Através de textos e analises de obras, identificar linhas, formas e cores Criar composições com linhas retas, curvas ou outras, observando as cores. Criar composições através da colagem de pontos. Aplicar texturas em composições com formas diversas. Criar composições simétricas, através da técnica de colagem com papeis coloridos. Copiar e estudar o texto passado no quadro. Fazer um passeio externo, observar as formas para reproduzi-las. Desenhar de memória, alguma coisa que tenham visto durante o passeio. (com quê?) Livros Reproduções de obras de arte; Lápis de cor. Tintas Pincéis Revistas Caderno Tesoura Cola Revistas Sulfite ou canson Giz Quadro-negro Sulfite Lápis de cor Canetinha Tinta Pinceis Giz de Cera Grafite Sulfite Lápis de cor Canetinha Tinta Pinceis Giz de Cera Grafite (através de quê) Critério: Criar formas artísticas demonstrando conhecimento, capacidade ou habilidade de aplicar os elementos estruturais da composição será observado através das composições feitas no caderno. Critério: Verificar através das atividades se os alunos conseguem diferenciar e aplicar técnicas de composições simétricas e assimétricas. através da observação das atividades realizadas em sala Critério: Identificar alguns elementos da linguagem visual que se encontram em múltiplas realidades A avaliação será individual através da participação dos alunos nas aulas e criações feitas no caderno ou sulfite.

20 Caricatura. Charge Logotipo Utilizar o recurso dos desenhos em caricatura como elemento de comunicação. Orientar a análise de algumas caricaturas e relacionar os pontos marcantes do personagem. Analisar algumas caricaturas e criar caricaturas de si próprio e de colegas. Desenvolver atividades Texto e observação de imagens com charges Composição com de caricaturas caricaturas Perceber a influência do logotipo no dia a dia do aluno Texto e análise de diferentes logotipos Reproduções de obras Cartolina Lápis de cor Cola Tesoura Lápis 6B folha sulfite Atividade inventar logotipos Revistas e jornais Reconhecer e apreciar vários trabalhos por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e estabelecer relação de respeito com colegas. Avaliar através das atividades do caderno. Através da observação das atividades realizadas em sala Atravvés das atividades realizadas em sala Perceber a mudança Atividades dos (o que farão?) (com quê?) (através de quê) de conceito (fonte de Apreciação de Caderno, lápis de Pop Art. inspiração) da Pop Art, com o objetivo de tornar-se uma arte popular; Observar a multiplicação da imagem na obra; Explicitação dos conceitos da Pop Art; A partir do conhecimento adquirido e de discussões a respeito do consumo criar uma obra com tendência em Pop Art. obras da Pop Art; Produção de uma obra com tendência Pop Art. cor, recorte e colagem. Transparência e retro projetor Critério: Observar se o educando entendeu o objetivo da Pop Art, se foi clara a proposta com relação aos múltiplos e ao consumo e a partir deste ponto, avaliação de produção. Conscientizar em relação a atitude de consumo da sociedade contemporânea. Fauvismo. Conhecer o Orientar observação de obras fauvistas e Produzir uma Caderno, lápis de Critério: A avaliação ocorrerá pela movimento artístico; obras africanas; composição que cor ou guache. observação do uso adequado da Explorar o valor da cor Orientar produção sua obra com tendência faça referencia ao cor em sua produção e se o

21 pura na obra de arte seu cotidiano com fauvista e sua relação tendência fauvista. com a cor na arte africana. fauvista. conhecimento do movimento foi de fato adquirido. Saber diferenciar obra surrealista Perceber nesse Expor transparências com obras surrealistas; Fazer uma releitura Caderno ou canson das demais tendências artísticas; movimento artístico a Exposição dialogada da produção surrealista. da obra A4, lápis de cor ou Surrealismo. sua relação com a Persistência da guache. Avaliação será feita através das psicanálise. Memória. Transparência e atividades propostas. retro projetor Conhecer o Critério: Observar se o aluno sabe Op Art. movimento artístico; Perceber os efeitos da tridimensionalidade em Estudo dirigido do texto escrito; Explicação com exemplos e produção de Op Art. Criação de uma Op Art. Caderno, lápis de cor, transparência e retro projetor. produzir obras com efeito tridimensional, através da sua Instalação uma obra plana. Conhecer outras manifestações artísticas. Despertar a análise e leitura. Explicação sobre instalação. Análise de imagens de instalações e criação de instalação. Criar uma instalação em caixa de sapato. Caixa de sapato e material a escolha do aluno. produção. Critério:verificar se o aluno adquiriu conhecimento sobre instalação. Através da produção pela atividade 3.º Bimestre Folclore: Festas Populares. Levar o aluno a conhecer, questionar e respeitar as diversas culturas existentes no Brasil. Comentar sobre as diversas formas de culturas. Estudo dirigido de textos informativos. Organizar os grupos para desenvolvimento e apresentação de atividades. Atividades dos (o que farão?) Pesquisa. Análise de figuras e vídeos. Confecção de cartazes. Ensaios e (com quê?) Vídeo. Livros. Revistas. Rádio. CDs. Jornais. (através de quê) Critério: Saber distinguir as diferentes culturas e demonstrar respeito pelas mesmas. Os alunos serão avaliados pela

22 Cultura: Africana e Afrodescendente nas Artes Plásticas: Máscara Escultura Tapeçaria Pintura Corporal Estampa MÚSICA Elementos Formais Altura Duração Timbre Intensidade Densidade Intervalo melódico e Observar, respeitar e compreender diferentes obras produzidas pela cultura : Africana e Afrodescendente. Conhecer os elementos formais da música. Levar textos e gravuras sobre Arte e Cultura Africana e Afro-descendente Comentar o texto com os alunos. Orientar atividade de criação de máscaras (simetria). Orientar atividade de criação de estampas inspiradas na cultura Africana. Aulas expositivas; Audição de músicas; Explanação através de pesquisa realizada pelo professor em livros, materiais fornecidos pela SEED como cadernos temáticos Cultura Afro; Debates e atividades práticas. apresentação de danças. Ler os textos com o professor, ouvir os comentários e participar de um pequeno debate sobre o respeito pelas diversas culturas. Analisar desenhos de máscaras africanas e criar esboços. Escolher o melhor esboço, transmitir o motivo para cartolina e dar acabamento com colagem de papéis coloridos. Criar módulos inspirados na cultura africana.. Escolher o melhor e fazer estudo de cores. Fazer Justaposição de vários módulos e colorir com o melhor estudo de cores. Pesquisar influências culturais recebidas; Paródias Apresentações de músicas Lápis de cor. Tintas. Tesoura. Cola. Papéis diversos. Vestimentas., reproduções de obras de arte. Cartolina, papéis coloridos, cola, tesoura, papel crepom, sulfite, caderno, lápis, borracha. Biblioteca; Vídeo; DVD; Internet. compreensão,interesse, participação e desenvolvimento das atividades Critério: Observar se houve compreensão a respeito dos conteúdos trabalhados pertinentes à cultura Africana e Afrodescendente. Avaliar os trabalhos produzidos pelos alunos. Critério: Observar se o aluno é capaz de reconhecer a influência da diversas culturas na formação da cultura brasileira. O aluno será avaliado através da participação e do desenvolvimento dos trabalhos.

23 harmônico. Composiçã o: Ritmo, Melodia, Harmonia, intervalo melódico e harmônico. 3. Técnicas: vocal, instrumenta l e mista. Gêneros: Música do Século XX o distanciamento do público; Música popular do século XX: samba, bossa nova, blues, jazz, rock, funk, rap; Música e indústria cultural 4.ª Bimestre Origami arquitetônico. Conhecer a origem da técnica da dobradura. Transformar formas planas em tridimensionais. desenvolver a criatividade e habilidade motora. Organização de estudos sobre a origem da técnica da dobradura. Orientar a construção do origami. Atividades dos (o que farão?) Estudo sobre a origem da dobradura. Construção de um Origami. (com quê?) Papeis Cola Tesoura. Caderno Régua Texto Compasso (através de quê) Critério: Construir um origami e perceber a presença do tridimensional em sua produção. Serão avaliados através das produções. Teatro Figurino Direção Personagens Conhecer os elementos do teatro. Despertar no educando o gosto pelo teatro. Estudo de texto sobre a origem do teatro e equipes de trabalho. Orientar a improvisação de uma pequena peça teatral. Estudar um texto sobre teatro. Dividir em equipes. Improvisar e apresentar uma Figurino CDs Cenário Rádio Critério: Comunicar-se através do teatro Ser avaliado o trabalho em grupo.

24 Cenários Ator/atriz 1.Elementos Formais Personagem: expressões corporais, vocais, gestuais e faciais; Ação; Espaço 2.Composição : representação, leitura dramática e cenografia. Técnicas: monólogo, jogos teatrais, direção, ensaio, teatroforum. Dramaturgi a; Cenografia; Sonoplastia; Iluminação e Figurino. Reconhecer e utilizar a expressão e comunicação na criação teatral. peça de teatro. 3.Movimentos e Períodos Teatro Engajado, do Oprimido, Pobre, do Absurdo.

25 Dança Expressão e movimento Coreografia Ritmo e figurino Ponto de apoio Salto e queda Formação Deslocamento 1.Elementos Formais Movimento corporal; Tempo Espaço 2.Composição : Ponto de Apoio, níveis (alto, médio e baixo), Deslocamento, coreografia. Gênero: espetáculo, salão, moderna. 3.Movimentos e Períodos Vanguardas Dança Contemporâ nea Romantismo Improvisar os ritmos de danças, expressões e movimentos. Produções artísticas Análise e interpretação Leitura textos sobre a dança. Representação e apresentações. Dramatização da letra de uma música Dividir a sala em grupos Cada grupo escolhe uma música. Rádio CD Materiais Diversos Critério:através das atividades realizadas em sala percepção do aprendizado Participação e apresentação do Trabalho Educação e Respeito com o grupo.

26 Semana de 22: Contextos; Artistas. Despertar no educando o gosto pela arte moderna brasileira. Aprofundar os conhecimentos dos princípios da arte brasileira. Explicar o texto; Analisar obras. Releitura de obras. Retroprojetor Transparência Sulfite Lápis de cor Textura Papel colorido Critério: Observar se o aluno percebeu a importância da Semana de 22 par a arte brasileira. Produção. A música na propaganda Industria cultural. Levar o aluno a reconhecer a música como elemento de comunicação e expressão na publicidade e propaganda. Orientar e observar a importância da música nas diferentes propagandas existentes na mídia. Pesquisar propagandas e os diferentes tipos de música presentes nela. TV; Rádio; Internet. Critério: Perceber se o aluno soube perceber a importância da música nas propagandas; Através de apresentações de propagandas com música. Folclore (música). Saber diferentes os diversos ritmos da música. Perceber a importância da música para o folclore. Ouvir diversos ritmos de músicas folclóricas; Orientar atividades de paródia. Criar paródias com músicas folclóricas. Letras de música; Cds; Rádio. Critério: Saber distinguir os diferentes ritmos de músicas; Através da compreensão, do interesse e da participação nas paródias; Através da produção de paródias.

27 COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIEA E.F.M PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Artes SÉRIE: 1.º ANO LETIVO: 2010 Atividades dos (o que farão?) (com quê?) (através de quê) 1.º Bimestre Por que estudar artes. O que é uma composição plástica. Os temas mais comuns em composições plásticas : natureza morta, retratos, cenas da vida diária, paisagens, história. Como interpretar uma obra de arte. Elementos estruturais da composição plástica: linha (definição, classificação, utilização, aplicação) -forma (definição, Compreender e expressar a arte como importante meio de expressão e comunicação Apreciar a arte como atividade enriquecedora e construtiva e, também como importante instrumento de transmissão de valores culturais. Obter conhecimento teórico e prático dos modos de compor. Expor aos alunos os conteúdos a serem trabalhados. Ler os textos com os alunos e explica-los. Questionar os alunos sobre a sua compreensão do conteúdo. Analisar algumas pinturas com os alunos Orientar uma atividade de criação Comentar sobre a técnica de acabamento a ser aplicado na composição. Exposição do conteúdo a ser trabalhado, falar da necessidade desse conhecimento teórico para melhorar a prática. Passar no quadro o texto teórico com exemplos práticos para que o aluno copie. Explicar o conteúdo e mostrar reproduções de pintura nas quais possamos perceber linhas (Van Gogh), formas (Mondrian, Op Art), e cores Estudar textos que tratem da importância da arte através dos tempos. Analisar obras e artistas de diferentes períodos observando as suas características e o contexto histórico. Analisar obras com temas diversos (natureza morta, paisagem, etc.) Criar composições plásticas: natureza morta, paisagem, outros. Aplicar técnica de pintura em lápis de cor, guache, colagem ou outro. Estudar o texto e analisar a utilização de linhas e formas nas composições criadas por eles ou por artistas renomados. Criar composições aplicando no fundo Reproduções de obras de arte(pinacoteca Caras ou outra) Lápis de cor Guache Pincel Sulfite. Livro didático público cap. 1 e 2 Vídeos Reproduções de pinturas Lápis de cor, caneta preta e hidrográfica Guache Sulfite Papel Canson Vídeos Reproduções de pinturas Lápis de cor, caneta preta e hidrográfica Guache Sulfite Papel Canson Critério: Demonstrar compreensão sobre a importância da Arte e o porque de estudar Arte. Verificar através da participação das aulas, discussões e atividades realizadas no caderno. Critério; Demonstrar conhecimento dos diferentes tipos de desenhos. A avaliação será feita por meio da produção dos trabalhos propostos. Critério: Observar se os alunos entenderam e se sabem diferenciar os diferentes temas utilizados nas composições visuais, bem como analisar os tipos de linhas, as formas utilizadas e as diversas combinações de cores e contrastes possíveis de serem utilizados. Observar, através

28 bidimensional, tridimensional, textura) - cor (importância da cor, revisão da teoria da cor pigmento) linhas retas, curvas e outras. Criar composição com formas bidimensionais e tridimensionais, perceber o volume, a perspectiva, o realismo dado pelas formas tridimensionais. Colorir pequenas composições abstratas com combinações de cores observando sua classificação: quente, fria, primária, etc. Livro didático público cap.7 das atividades feitas no caderno 2.º Bimestre Elementos intelectuais da composição plástica: -ritmo - equilíbrio(simetria, assimetria) -movimento -unidade Obter conhecimento teórico-prático dos modos de compor. Explicar aos alunos os textos teóricos, exemplificando-os. Analisar telas com os alunos para que eles indiquem os elementos percebidos nas mesmas. Atividades dos (o que farão?) Ler os textos e procurar e apontar exemplos de ritmo, equilíbrio e movimento na própria sala de aula (disposição das carteiras, o piso, as janelas) Analisar algumas obras de arte. Atividade de recorte e colagem enfatizando o ritmo e o equilíbrio. Criar composições: -abstrata com movimento(tinta); -figurativa com movimento(lápis de cor) -simetria colagem (com quê?) em sulfite. Reprodução de obras de arte. Tesoura, cola, lápis de cor. Revista Tinta guache, pincéis. Jornal (através de quê) Critério: Os critérios de avaliação serão saber diferenciar e utilizar elementos intelectuais da composição para melhorar sua própria produção. As avaliações serão feitas individualmente, através das atividades feita no caderno.

29 Como é feita a obra de arte: valores espaço luz momentos históricos simbologia interpretação pessoal. Apreciar arte como atividade enriquecedora, construtiva e importante instrumento de transmissão de valores culturais. Ler os textos com os alunos e fazer alguns esclarecimentos analisando telas de artistas ou produções dos próprios alunos. -assimetria (lápis de cor). Estudar os textos Analisar obras Escolher uma tela(individual) para realizar uma leitura. Reproduções de obras de arte Sulfite, Canson ou caderno Lápis de cor Livro didático Critério: critério de avaliação é aplicação correta das técnicas de acabamento e das normas compositivas. observá-las através das atividades feitas pelos alunos nos cadernos ou em sulfite, papel canson ou outro material. Folclore - festa junina, sua origem e seus símbolos. Chita) Que chita bacana Conscientizar-se de nossa herança cultural. Orientar os alunos para uma pesquisa sobre a origem da festa junina e seus símbolos Orientar debate em pequenos grupos com exposição das discussões ao grande grupo. Pesquisar em livros, revistas, jornais ou internet sobre a origem das Festas Juninas seus trajes, comidas típicas, mitos, lendas, festas, provérbios, etc. Em equipe, discutir sobre as manifestações folclóricas juninas encontradas e apresentar o resultado aos demais alunos na sala de aula. Livros, revistas, enciclopédias Internet Chita Critério: Demonstrar conhecimento sobre a origem da Festa Junina através da exposição dos temas pesquisados Dança folclórica - quadrilha Conscientizar-se de nossa herança cultural Orientar alunos sobre uma quadrilha junina tradicional ou releitura que eles deverão ensaiar e apresentar. Ensaiar e apresentar uma dança de quadrilha. Aparelho de som (CD) CDs com música caipira ou outro ritmo apropriado para a dança. Critério: Observar se o aluno durante a prática, participa valorizando e apreciando a cultura popular, movimentando-se com desenvoltura, respeitando seus limites e respeitando seus colegas. apresentação da

30 quadrilha, observando a participação individual 3.º Bimestre Cultura Afrodescendente: música dança instrumentos musicais. Arte na Pré- História: Paleolítico Neolítico Conhecer e respeitar a cultura de outros povos. E conscientizar-se de nossa herança cultural. Entender a importância da música e da dança na sociedade e na vida dos indivíduos. Identificar instrumentos musicais. Conscientizar o aluno de sua herança cultural. Comentar e esclarecer possíveis dúvidas quanto à leitura do texto sobre cultura afro-descendente e sua contribuição para a formação de nossa cultura. Orientar os alunos para a confecção de instrumento musical de percussão. Orientar para que, em equipe, os alunos improvisem uma música com acompanhamento dos instrumentos que criaram. Explicar o texto sobre arte pré-histórica usando a transparência). Atividades dos (o que farão?) Ler o texto. Analisar obras de arte africanas. Fazer levantamento das manifestações culturais oriundas dos afro-descendentes. Criar instrumento de percussão. Em equipe, cantar uma música (samba, pagode) com acompanhamento dos instrumentos criados por eles. Ler o texto e analisar gravuras com arte rupestre. No caderno, com grafite, reproduzir a própria mão em negativo. (com quê?) arte africana. Reproduções de obras de arte africanas. Sucata (latas de refrigerante, vidros de acetona, cabo de vassoura, latas de achocolatado, etc.) Data show. Texto Transparência Retroprojetor Lápis 6B Caderno Livro didático público (através de quê) Critério: Estabelecer relações com o trabalho produzido por si e por outras pessoas sem discriminações estéticas, artísticas e étnicas. Avaliação individual através da participação e colaboração para realizar as atividades propostas. Critério: perceber se os alunos conseguem definir e distinguir arte rupestre Através das atividades de desenho e avaliação teórica escrita,. Arte indígena no Brasil: - cerâmica Pintura corporal: tatuagem Conhecer e respeitar a cultura de outros povos. Conhecer e respeitar a cultura de outros povos Explicar o texto sobre comunidades indígenas e sua arte utilitária, principalmente a cerâmica. Orientar trabalho de criação e pintura em vaso de cerâmica Falar sobre a pintura corporal indígena e de outros povos, através dos tempos até as modernas tatoos Estudar o texto analisar gravuras com manifestações artísticas dos índios. No caderno, esboçar um vaso de barro e criar decoração inspirada na arte indígena. Transferir o desenho para um vaso de barro e pintar com tinta guache. Criar uma pintura corporal em um modelo humano impresso em sulfite. Texto Gravuras de arte indígena Lápis, caderno borracha Tesoura para recortar moldes. Vaso de barro Tinta guache e pincéis. Livro didático público Transparências Lápis de cor e caderno Livro didático público. Critério: Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si e por outras pessoas sem discriminações estéticas, étnicas e de gênero. Avaliar individualmente por meio da participação dos alunos nas atividades e sua criação artística. Critério: Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si e por outras pessoas sem discriminações estéticas, étnicas e de gênero. Avaliar individualmente por meio da participação dos alunos nas atividades e sua criação artística.

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas.

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas. COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO JOSÉ REIS-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2014 PROFESSORA: Patricia Fermino Antonio SÉRIE: 7 º ANO TURMAS: C e D Áreas Artísticas: ( X ) Artes Visuais (

Leia mais

ARTES - 1º AO 5º ANO

ARTES - 1º AO 5º ANO 1 Ano Artes Visuais 1 Bimestre O fazer artístico do aluno desenho, pintura, dobradura, colagem e modelagem. Competências/Habilidades Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual; Música

Leia mais

Área do Conhecimento: Arte

Área do Conhecimento: Arte Área do Conhecimento: Arte Série: 1ª Carga Horária: 4h/a Período: Semestral (conteúdos) Elementos Formais Composição Movimentos e Períodos 1. Ponto, linha, plano, volume, textura, cor 2. Ponto, linha,

Leia mais

6º Ano JUSTIFICATIVA/ OBJETIVO:

6º Ano JUSTIFICATIVA/ OBJETIVO: ESTADO DO PARANÁ - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELLOZO - ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: ARTE SÉRIE: 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD,

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO ESTADUAL ANDRÉ SEUGLING Ensino Fundamental, Médio e Profissional Rua Carlos Gomes, 604

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO ESTADUAL ANDRÉ SEUGLING Ensino Fundamental, Médio e Profissional Rua Carlos Gomes, 604 PROPOSTA PEDAGÓGICA ARTE 2012 1. APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA O desenvolvimento da Arte no ambiente escolar inicia com os Jesuítas e o uso pedagógico da Arte e dos ofícios, inicia com a vinda da família

Leia mais

Primeira atividade Trabalhando com as cores primárias. Pintar os espaços do gráfico que representam as cores primárias. Objetivos

Primeira atividade Trabalhando com as cores primárias. Pintar os espaços do gráfico que representam as cores primárias. Objetivos Primeira atividade Trabalhando com as cores primárias Pintar os espaços do gráfico que representam as cores primárias. Objetivos - Desenvolver o pensamento lógico. - Fazer associações. - Usar o senso estético,

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais

Currículo Referência em Artes Visuais Currículo Referência em Artes Visuais Bimestre Objetivos 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Conceitos Modalidades Expectativas Sugestão de Atividades em diferentes Modalidades 1º Bimestre Ressignificar

Leia mais

TEATRO INICIANTES SEGUNDA-FEIRA

TEATRO INICIANTES SEGUNDA-FEIRA 1/2/2016 Coordenadora: Ana Loureiro TEATRO INICIANTES SEGUNDA-FEIRA 4ª, 5ª e 6ª séries/ef Professor: Marcelo Oliveira PLANEJAMENTO ANUAL 2016 INTENÇÃO FORMADORA DA ÁREA: Desenvolvimento do potencial humano

Leia mais

Informativo THE 2014 Testes de Habilidades Específicas

Informativo THE 2014 Testes de Habilidades Específicas 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PROCESSO SELETIVO DISCENTE THE 2014 ESCOLA DE TEATRO CANDIDATOS AOS CURSOS DE BACHARELADO EM ARTES CÊNICAS HABILITAÇÃO CENOGRAFIA BACHARELADO EM

Leia mais

CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO. 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO. 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA: JUCELAINE AVILA DE OLIVEIRA Professora: Jucelaine Disciplina: Ensino Religioso

Leia mais

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio Artes Visuais Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC 12 e 13 de Maio Temas propostos para discussão O que é Arte? A arte e a educação. O que são Artes Visuais?

Leia mais

ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA LINGUAGEM PLÁSTICA A TEXTURA OFICÍNA DAS ARTES. 1º Período / 2011-2012. 21 Novembro / 12º C

ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA LINGUAGEM PLÁSTICA A TEXTURA OFICÍNA DAS ARTES. 1º Período / 2011-2012. 21 Novembro / 12º C ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA LINGUAGEM PLÁSTICA A TEXTURA OFICÍNA DAS ARTES 1º Período / 2011-2012 21 Novembro / 12º C Estagiário: Bruno Miguel M. Lapa Duração 90 utos Aula nº /42 21-11-2011 Sumário: Elementos

Leia mais

CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE

CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE Planificação Anual - 2015-2016 Ensino Básico 9º Ano 2º Ano - Atividade Vocacional FOTOGRAFIA DIGITAL MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS Conteúdos Procedimentos

Leia mais

VIVA ALEMANHA/SP. CONCURSO DE DESENHO Mitos e lendas de origem germânica. Realização da Secretaria de Estado da Educação do Governo de São Paulo

VIVA ALEMANHA/SP. CONCURSO DE DESENHO Mitos e lendas de origem germânica. Realização da Secretaria de Estado da Educação do Governo de São Paulo 1 VIVA ALEMANHA/SP CONCURSO DE DESENHO Mitos e lendas de origem germânica Realização da Secretaria de Estado da Educação do Governo de São Paulo JUSTIFICATIVA O Concurso de Desenho Mitos e Lendas de Origem

Leia mais

Série: 6ª Turma:F Período:Vespertino Ano: 2014

Série: 6ª Turma:F Período:Vespertino Ano: 2014 PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD Colégio: Est. Senador Attílio Fontana- Ens.Fund.Médio E Profissional. Professor Carlos Juscimar de Souza DISCIPLINA: Arte Série: 6ª Turma:F Período:Vespertino Ano: 2014 CONTEÚDO

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 2013

CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 2013 CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 13 Pág. 1 de 5 001-13 Luminária de Materiais Expressivos Lúcio Magalhães h 3ª feira 5 dias /09 a 08/ 14 às 18h OBJETIVOS: Oferecer aos alunos informações básicas para

Leia mais

VIVA ALEMANHA/SP. Realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CONCURSO DE DESENHO

VIVA ALEMANHA/SP. Realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CONCURSO DE DESENHO 1 VIVA ALEMANHA/SP Realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CONCURSO DE DESENHO Mitos e Lendas de Origem Germânica JUSTIFICATIVA O Concurso de Desenho Mitos e Lendas de Origem Germânica

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA. Disciplinas optativas oferecidas pelo Bacharelado em Atuação Cênica

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA. Disciplinas optativas oferecidas pelo Bacharelado em Atuação Cênica 1 DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Serão oferecidas aos alunos do Bacharelado em Atuação Cênica 101 disciplinas optativas, dentre as quais o aluno deverá cumprir a carga mínima de

Leia mais

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA TROFA INFORMAÇÃO-PROVA EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016 Prova 23 1.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação

Leia mais

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA ORIENTAÇÕES CURRICULARES PERÍODO INICIAL - LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Apropriação da língua escrita como meio de expressão, interação e comunicação. Uso social da escrita Relação

Leia mais

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CUIABÁ 2015 INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto de que a creche é um espaço

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Fundamental Ano letivo

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Fundamental Ano letivo Colégio Estadual Jardim Gisele Ensino Fundamental e Médio PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Fundamental Ano letivo - 2015 DISCIPLINA: ARTE Os conteúdos curriculares relacionados às Leis: 11.769/08 Música;

Leia mais

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA

Leia mais

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRÉ-REQUISITO CR CHS CHS AULAS PR ART361 Dramaturgia

Leia mais

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES 1. ARTE APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA A Arte, enquanto disciplina escolar, possibilita o estudo da arte como campo do conhecimento, constituído de saberes específicos, envolvendo as manifestações culturais

Leia mais

Currículo Referência em Dança 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos

Currículo Referência em Dança 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Bimestre Objetivos Currículo Referência em Dança 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Conceitos Modalidades Expectativas Sugestão de Atividades em diferentes Modalidades 1º Bimestre 2º Bimestre Realizar

Leia mais

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LAGOA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PR 281 KM 20 - LAGOA FONE: 41-3674-1053 e-mail : colegioestadualdelagoa@gmail.com Prêmio Viva Leitura Categoria Escola Pública Projeto: Leitura

Leia mais

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática

AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática AVALIAÇÕES DIVERSIFICADAS: Matemática DISCIPLINA: Matemática Data: 07/05/2016 Tema: Projeto Institucional Familiação Objetivo: estimular os estudantes a prática voluntária de solidariedade e dos cuidados

Leia mais

VII CONCURSO DE DESENHO TOYAMA 2014

VII CONCURSO DE DESENHO TOYAMA 2014 1 VII CONCURSO DE DESENHO TOYAMA 2014 Realização da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo Estado de São Paulo/Brasil e Província de Toyama/Japão JUSTIFICATIVA O Festival de Arte e Cultura da Província

Leia mais

Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras.

Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras. As cores Atividade 1 Atividade 2 Objetivos Classificar as cores em primárias, secundárias, quentes, frias e neutras. Confecção do disco das cores. Materiais Papel branco, tinta guache, pincel, cola tesoura

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO Matemática PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte.

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte. RECRO ARTE - 6º ANO EIXO: REFLEXAO SOBRE O SIGNIFICADO DA ARTE / ARTE PRE-HISTÓRICA Analisar a Arte como registro e como Reconhecer as diversas linguagens artísticas e seus elementos. produto cultural.

Leia mais

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO 1. Identificação ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO NOME DA ESCOLA: E E ERNESTO SOLON BORGES. Local: Bandeirantes-MS Turmas: 2 ANO E.M Professor: Ricardo Alle Fantinato 2. Problemática a ser estudada/definição

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2015 / 2016 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE

PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE PLANEJAMENTO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE LINGUA PORTUGUESA HISTÓRIA GEOGRAFIA Verbos ( Modo Indicativo), 1ª, 2ª e 3ª Conjugação Uso dos porquês Pontuação Elementos da narrativa Análise textual

Leia mais

10 COMPONENTE CURRICULAR ARTE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

10 COMPONENTE CURRICULAR ARTE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 10 COMPONENTE CURRICULAR ARTE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Eixos: Linguagem e Interação, Práticas Sociais, Meio Ambiente e Diversidade Cultural, Múltiplas e Estética das. CONHECIMENTOS REQUERIDOS -

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE ESTABELECIMENTO:Escola Estadual Cecília Meireles Ensino Fundamental Escola Estadual Cristo Redentor- Ensino Fundamental MUNICÍPIO:Nova Prata do Iguaçu Disciplina: Arte Série:6

Leia mais

Formas de abordagem dramática na educação

Formas de abordagem dramática na educação 1 Formas de abordagem dramática na educação Ana Carolina Müller Fuchs O teatro no contexto escolar possui diversas abordagens que se modificaram conforme a transformação da própria educação. Inicialmente

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ART001 EXPRESSÃO BIDIMENSIONAL - DESENHO I Desenho de observação. Conceito. Artistas. Técnica de representação gráfica da tridimensionalidade. Proporção, volume, luz e sombra, perspectiva.

Leia mais

AGENDA DE TAREFAS 6º A

AGENDA DE TAREFAS 6º A AGENDA DE TAREFAS 6º A Atividade no caderno 09/05 No caderno (coordenadas geográficas) Inglês: Atividade no caderno Educação Estudar para avaliação P1 págs. 40 até 72 e atividades aplicadas no caderno.

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Nazaré

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Nazaré Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Nazaré Projeto: Ano letivo 2014-2015 Docente: Ana Neves Índice INTRODUÇÃO... 3 CARATERIZAÇÃO DA TURMA... 4 OBJETIVOS DO CLUBE... 5 METAS / ATIVIDADES / CALENDARIZAÇÃO...

Leia mais

PLANEJAMENTO REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - VERSÃO 2016

PLANEJAMENTO REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - VERSÃO 2016 PLANEJAMENTO REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - VERSÃO 2016 ESCOLA: PROFESSOR (A): PEDAGOGO(A): DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA (S): 8 ANO PERÍODO: ANUAL OBJETO DE ESTUDO: CULTURA CORPORAL OBJETIVO: Reconhecer

Leia mais

Programa de Matemática 2º ano

Programa de Matemática 2º ano Programa de Matemática 2º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA 1º BIMESTRE JUSTIFICATIVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE C.E. ATTÍLIO FONTANA Professora: Andréia Bamberg Vieira Disciplina: Matemática AnO7 H Período: Vespertino 1º BIMESTRE NÚMEROS E ÁLGEBRA - Números Naturais: - A sequência dos números

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 706/7 Págs. Duração da prova: 150 minutos 2007 2.ª FASE PROVA PRÁTICA DE DESENHO A V.S.F.F.

Leia mais

APÊNDICES 13. Planos de aula

APÊNDICES 13. Planos de aula APÊNDICES 13 Planos de aula PLANO DE AULA Nº 1 Unidade de Trabalho: Animação de Imagens Como dar vida às Data: 06/03/2012 : Apresentação da unidade de trabalho Visionamento de um PowerPoint, sobre pré-cinema

Leia mais

Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação - Interpretação e comunicação

Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação - Interpretação e comunicação Educação Musical 6º ANO C Ano Letivo: 05/06. Introdução / Finalidades A música enquanto disciplina tem como um dos objetivos fundamentais o desenvolvimento do pensamento musical dos alunos, através da

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 5 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Educação e Diversidade, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação: Desenho 2 Área Científica: Desenho Ciclo de Estudos: 1º Ciclo Carácter: Obrigatória Semestre: 1º ECTS: 6 Tempo de Trabalho: Horas de Contacto:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA VERÔNICA DOS SANTOS LEAL WWW.COLEGIOJULIAVERONICA.WEBNODE.COM.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA VERÔNICA DOS SANTOS LEAL WWW.COLEGIOJULIAVERONICA.WEBNODE.COM. 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA VERÔNICA DOS SANTOS LEAL WWW.COLEGIOJULIAVERONICA.WEBNODE.COM.BR BRINCANDO E APRENDENDO COM SUCATA WILSON FEITOSA LOPES GESTOR

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e textura. Trabalhos artísticos de técnicas das cores primárias

Leia mais

Reforço em Matemática. Professora Daniela Eliza Freitas. Disciplina: Matemática

Reforço em Matemática. Professora Daniela Eliza Freitas. Disciplina: Matemática Reforço em Matemática Professora Daniela Eliza Freitas Disciplina: Matemática PROPOSTA PEDAGÓGICA Justificativa: Existe um grande número de alunos que chegam no ensino médio sem saberem a matemática básica

Leia mais

Comunicação. O Cartaz. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica

Comunicação. O Cartaz. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Comunicação O Cartaz Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Comunicação Visual O Cartaz Imagem a imagem informa, divulga, apela... No nosso dia-a-dia estamos constantemente

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano Desenvolver e explorar as percepções manuais, artísticas e de ludicidade, desenvolvendo ainda as habilidades motoras e intelectuais. Estimular os sentidos e a sensibilidade

Leia mais

27/3/2013 11:15:32-8º ANO CIRMEN PARA O PORTAL

27/3/2013 11:15:32-8º ANO CIRMEN PARA O PORTAL 27/3/2013 11:15:32-8º ANO CIRMEN PARA O PORTAL 2 I. TEMA GERADOR: A revolução tecno-cultural e suas contradições no mundo contemporâneo II. SUBTEMA - O mundo da comunicação: do corpo ao twitter III. JUSTIFICATIVA

Leia mais

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre.

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. DICAS DE ESTUDO 1) FAÇA seu dever de casa com qualidade e em sala de aula, PARTICIPE da correção, aproveitando para tirar dúvidas. 2) MANTENHA

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE "Viajar pela leitura sem rumo sem direção só para viver aventura que é ter um livro nas mãos" 1. 1. APRESENTAÇÃO O Projeto de Incentivo

Leia mais

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo.

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo. EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS - 2019 MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2015-16

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2015-16 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2015-16 Critérios de : Disciplina de Instrumento Departamento de Sopros, Canto e Percussão Critérios Gerais Critérios Específicos Instrumentos Indicadores de reflexo no domínio dos

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA HABILITAÇÕES EM ARTES PLÁSTICAS, DESENHO E ARTES CÊNICAS CURRÍCULO PLENO - BACHARELADO 1 ANO - HABILITAÇÃO EM ARTES PLÁSTICAS Estética e História da Arte I 02 0 02 76 Folclore

Leia mais

LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS

LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS 3 Anos Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / Momentos de Avaliação A Educadora de Infância O Encarregado de Educação 1º Período / / 2º Período / / 3º Período / / Código de

Leia mais

01 TUBO DE COLA GLÍTTER/01 TUBO DE COLA BRANCA/01 BLOCO DE CREATIVE PAPER/01 FOLHA DE PAPEL 40KG/01 POTE DE TINTA GUACHE

01 TUBO DE COLA GLÍTTER/01 TUBO DE COLA BRANCA/01 BLOCO DE CREATIVE PAPER/01 FOLHA DE PAPEL 40KG/01 POTE DE TINTA GUACHE 1º Ano Fundamental PLANO DE EXECUÇÃO DE USO DO MATERIAL EM ATIVIDADES EXTRAS Mês Datas Comemorativas Material Justificativa Objetivo Janeiro VOLTA ÀS AULAS BRANCA/01 BLOCO DE 40KG/01 POTE DE TINTA GUACHE

Leia mais

Professor(es) Apresentador(es): Margareth Alves Leite de Siqueira Bittencourt. Realização:

Professor(es) Apresentador(es): Margareth Alves Leite de Siqueira Bittencourt. Realização: 8 jeitos de mudar o mundo meta 7 dos objetivos do milênio Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente Práticas Experimentais E. E. Alfredo Paulino Sala 3 2ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Margareth

Leia mais

Programação de 5º ano 2011 12

Programação de 5º ano 2011 12 Programação de 5º ano 2011 12 Esta programação está organizada com base nos conteúdos a desenvolver ao longo do 5º ano de escolaridade. E é através das situações educativas descritas que se torna possível

Leia mais

ANEXO I CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

ANEXO I CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO ANEXO I CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO ETAPAS DATA/PERÍODO HORÁRIO Divulgação do Edital 13 a 23/05/2014 8h às 17h Período de Inscrição 19 a 23/05/2014 8h às 12h e 14h às 17h Convocação para Prova de 23/05/2014

Leia mais

GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS UFRN-CCHLA-DELET Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Orientadora: Dra. Maria da Penha Casado Alves GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Bolsistas:

Leia mais

A Prática da Música Renascentista para Pequenos Grupos de Flauta Doce

A Prática da Música Renascentista para Pequenos Grupos de Flauta Doce A Prática da Música Renascentista para Pequenos Grupos de Flauta Doce Ana Paula Peters Portella RESUMO: Esta palestra tem por objetivo proporcionar um momento de reflexão sobre uma das possibilidades interdisciplinar

Leia mais

GINÁSTICA PARA TODOS

GINÁSTICA PARA TODOS GINÁSTICA PARA TODOS uma manifestação sociocultural Profa.Margareth de Paula Ambrosio Prof.Marcus Vinicius Bonfim Ambrosio Maio/2011 CONCEITOS 1. A Ginástica Geral (GG) é um fenômeno sócio-cultural, expressado

Leia mais

A primeira coisa ao ensinar o teorema de Pitágoras é estudar o triângulo retângulo e suas partes. Desta forma:

A primeira coisa ao ensinar o teorema de Pitágoras é estudar o triângulo retângulo e suas partes. Desta forma: As atividades propostas nas aulas a seguir visam proporcionar ao aluno condições de compreender de forma prática o teorema de Pitágoras em sua estrutura geométrica, através do uso de quadrados proporcionais

Leia mais

PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA TÉCNICA DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA FAFI EDITAL SEMC N.º 09/2014

PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA TÉCNICA DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA FAFI EDITAL SEMC N.º 09/2014 PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA TÉCNICA DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA FAFI EDITAL SEMC N.º 09/2014 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA OFICINAS SEMESTRAIS NAS ÁREAS DE TEATRO, DANÇA

Leia mais

Diário Gráfico. Ficha de Atividade 5. O que é o Diário Gráfico

Diário Gráfico. Ficha de Atividade 5. O que é o Diário Gráfico Diário Gráfico A presente proposta de trabalho integra-se no Projeto Mochila Verde, implementado pela Agência Municipal de Energia e Ambiente - Lisboa E-Nova e a Câmara Municipal de Lisboa, que pretende

Leia mais

TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.

TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Palavras-chave: física moderna, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional,

Leia mais

AÇÃO: REVISITANDO OS GÊNEROS NARRATIVOS A PARTIR DE PRÁTICAS TEATRAIS

AÇÃO: REVISITANDO OS GÊNEROS NARRATIVOS A PARTIR DE PRÁTICAS TEATRAIS (TURMAS DE 1º E 3º anos/ Duração: 04 aulas) CONTEÚDO: GÊNERO PORTFÓLIO DE REGISTRO DE APRENDIZAGEM Depreender o gênero portfólio de registros de aprendizagem, incluindo seus aspectos funcionais, composicionais

Leia mais

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder)

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder) COLÉGIO ESTADUAL IRMÃO GERMANO RHODEN PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ZENAIDE GOMES BILHAR 1º Bimestre Criar hipóteses interpretativas

Leia mais

OBJETIVOS CONTEUDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Compreensão da dança a partir da especificidade da linguagem.

OBJETIVOS CONTEUDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Compreensão da dança a partir da especificidade da linguagem. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO ARTE 1º ANO ARTE - DANÇA Compreensão da dança como OBJETIVOS CONTEUDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Compreensão

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio DISCIPLINA: ARTE SÉRIE/ TURMA: 6º ANO BIMESTRE: 1º 01 O mundo da arte É hora de produzir - pág. 5 Caso não der tempo de realizar a atividade em sala a mesma ira para casa. 02 O ponto gráfico Atividade

Leia mais

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Tema: Geometria Tópico: Orientação Espacial Posição e localização Mapas, plantas e maquetas Propósito principal de ensino: Desenvolver nos alunos o sentido

Leia mais

PROFISSÕES A ESCOLHA CERTA

PROFISSÕES A ESCOLHA CERTA PROFISSÕES A ESCOLHA CERTA Sala 15 Temas Diversificados EM Integral E.E. PROFESSOR MILTON DA SILVA RODRIGUES Professores Apresentadores: CLEONICE PAES DE BARROS CLAUDIO ROMUALDO Realização: Justificativa

Leia mais

Nome do autor E-mail para contato Escola Município / Estado Conteúdo Série Relato

Nome do autor E-mail para contato Escola Município / Estado Conteúdo Série Relato Nome do autor: Valmir Pereira dos Santos E-mail para contato: valmirefabio@hotmail.com Escola: Colégio Estadual Professor Jaime Rodrigues Município / Estado: Guaira / Paraná Conteúdo: Sólidos Geométricos

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2015

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2015 COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2015 ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA: Maria Lúcia Teixeira de Lima INGLÊS ANO/TURMAS: 7ºC, 7ºD, 7ºE 7º Ano 1º Bimestre 1

Leia mais

5.6 ARTES. 5.6.1 Pressupostos Teóricos

5.6 ARTES. 5.6.1 Pressupostos Teóricos 5.6 ARTES 5.6.1 Pressupostos Teóricos O espaço das Artes nos anos iniciais é um avanço e uma conquista em pontos importantes, mas exige o esforço no sentido de perceber como articular seu saber. No que

Leia mais

b) Oralidade: - Apresentações orais dos textos produzidos observando: Entonação postura clareza

b) Oralidade: - Apresentações orais dos textos produzidos observando: Entonação postura clareza COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Desde 1955 ampliando horizontes Site: grpcesar.seed.pr.gov.br /e-mail:gprcesar@seed.pr.gov.br PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2013 ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

Objetivo geral Compreender aspectos da dinâmica populacional e suas implicações geográficas

Objetivo geral Compreender aspectos da dinâmica populacional e suas implicações geográficas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de Aula: Ação

Leia mais

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo Atividades Boas situações de Aprendizagens Livro Didático Currículo oficial de São Paulo LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES Enfoque fragmentado, centrado na transmissão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC DE NOVA ODESSA Código: 234 Município: Nova Odessa Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho Qualificação:

Leia mais

A PRÁTICA DE ENSINO NA ESCOLA MUNICIPAL DR. GLADSEN GUERRA DE REZENDE: ATIVIDADES DE FLAUTA DOCE, PERCUSSÃO E VIOLÃO. Autores

A PRÁTICA DE ENSINO NA ESCOLA MUNICIPAL DR. GLADSEN GUERRA DE REZENDE: ATIVIDADES DE FLAUTA DOCE, PERCUSSÃO E VIOLÃO. Autores A PRÁTICA DE ENSINO NA ESCOLA MUNICIPAL DR. GLADSEN GUERRA DE REZENDE: ATIVIDADES DE FLAUTA DOCE, PERCUSSÃO E VIOLÃO. Autores Profa. dra. Sônia Tereza da Silva Ribeiro(UFU) Adriana Castanheira Araújo Alexandre

Leia mais

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola.

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola. Departamento Pedagógico Seção de Educação Infantil AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola. A avaliação só nos propiciará condições para obtenção de uma melhor qualidade de vida se tiver assentada sobre

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR

PLANO DE ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR Setembro Outubro 11 Início do Ano Letivo 15 a 19 Reunião de Pais 22 a 26 01 16 Chegada do Outono música Alimentação Atividades de escolha livre; Atividades de exploração do espaço exterior. Apresentação

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SUBÁREA DE GEOGRAFIA PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012 Ensino

Leia mais

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM UniãoMetropolitana deeducaçãoecultura Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação do projeto interdisciplinar

Leia mais

A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO

A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO Projeto Presente! Formação / História 1 A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO Texto 1 Cássia Marconi Ricardo Dreguer Os documentos são fundamentais como fontes de informações a serem interpretadas, analisadas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Direitos de Aprendizagem O artigo 32 da LDB estabelece que é necessário garantir o desenvolvimento da capacidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Programação de

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL

COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL Município : Sertaneja Paraná Carga Horária Semanal 3 (aulas) 1. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 1ª TURMAS: B

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA Ipezal/Angélica MS Maio de 2012. ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PROFESSORES RESPONSÁVEIS: ALDO ARARIPE PEIXOTO

Leia mais

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS. Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD!

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS. Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD! LICENCIATURA EM Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD! EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS ARTÍSTICOS NA FCAD/CEUNSP. O curso tem a ver comigo? A rotina é com aulas dinâmicas, criativas e participativas

Leia mais

SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS

SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL Ensino Secundário DISCIPLINA: Português ANO: 10º PROFISSIONAL ANO LETIVO 2011/2012 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS

Leia mais