Plano de Recuperação Semestral EF2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Recuperação Semestral EF2"

Transcrição

1 Série/Ano: 9º ANO CIÊNCIAS Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que serão trabalhados no próximo semestre. Como estudar (estratégia): O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir as vídeoaulas dos assuntos indicados. O conteúdo descrito abaixo será avaliado por meio de: 1ª Avaliação (referente ao 1º bimestre) 1 prova com questões tipo teste 1 Lista de exercícios 2ª Avaliação (referente ao 2º bimestre) 1 prova com questões tipo teste 1 Lista de exercícios CIÊNCIAS FÍSICA 1º BIMESTRE Matéria a ser estudada (conteúdo) VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO 1 2 Conceitos básicos de física velocidade média 1 4 Composição de movimentos Nome: nº Série: Unidade: LISTA DE EXERCÍCIOS 1º bimestre 01. O movimento e o repouso são conceitos relativos, ou seja, dependem de um referencial para serem classificados, de acordo com o que foi estudado de movimento e repouso, responda o que se pede: A tirinha abaixo mostra como a Mônica é delicada, não é mesmo?

2 Dentre os elementos apresentados na figura, a) cite um referencial em relação ao qual Cebolinha está em movimento. b) cite um referencial em relação ao qual Cebolinha está em repouso. 02. Um atleta participou de uma corrida em sua cidade com um percurso de 12 quilômetros completando a prova em 40 minutos. Qual a velocidade média desenvolvida pelo atleta, em km/h? 03. Algumas cidades têm implantado corredores exclusivos para ônibus a fim de diminuir o tempo das viagens urbanas. Suponha que, antes da existência dos corredores, um ônibus demorasse 2 horas e 30 minutos para percorrer todo o trajeto de sua linha, desenvolvendo uma velocidade média de 6 km/h. Se os corredores conseguirem garantir que a velocidade média dessa viagem aumente para 20 km/h, qual o tempo para que um ônibus percorra todo o trajeto dessa mesma linha? 04. Em 2014, comemoraram-se os 50 anos do início da operação de trens de alta velocidade no Japão, os chamados trens-bala. Considere que um desses trens desloca-se com uma velocidade constante de 360 km/h sobre trilhos horizontais. Em um trilho paralelo, outro trem desloca-se também com velocidade constante de 360 km/h, porém em sentido contrário. Nesse caso, determine o módulo da velocidade relativa dos trens, em m/s. 05. Duas cidades A e B distam entre si 400 km. Da cidade A parte um móvel P dirigindo-se à cidade B e, no mesmo instante, parte de B outro móvel Q dirigindo-se a A. Os pontos P e Q executam movimentos uniformes e suas velocidades escalares são, em módulo, 30 km/h e 50 km/h, respectivamente. a) Qual a velocidade relativa entre os móveis P e Q? b) Quanto tempo os móveis se encontram após a partida? 06. Numa represa um homem faz seu barco a remo atingir uma velocidade máxima de 8 km/h. Se esse mesmo remador estiver num rio cujas águas correm para o oeste com uma velocidade de 5 km/h, determine a velocidade máxima que ele consegue atingir quando: a) rema no mesmo sentido da correnteza. b) rema no sentido oposto ao da correnteza.

3 07. Um barco atravessa um rio de margens paralelas de largura d = 4 km. Devido à correnteza, a componente da velocidade do barco ao longo das margens é v A = 0,5 km/h em relação às margens. Na direção perpendicular às margens a componente da velocidade é v B = 2 km/h. Quanto tempo o barco leva para atravessar o rio? 08. Um remador está descendo um rio com velocidade de 3 m/s em relação à margem. A velocidade da correnteza é de 0,50 m/s em relação à margem. Em um determinado instante o vento atira o boné do remador, no rio, a uma distância de 17,5 m em linha reta, à sua frente. Em quantos segundos o remador alcançará o boné deslocando-se em linha reta? 09. Partindo de um ponto A das margens de um rio, um barco, que pode desenvolver velocidade constante v b = 4,5 m/s, em relação às águas do rio, atinge a outra margem no ponto C, imediatamente oposto, arrastado pela correnteza, quando segue em direção a B. Considere as margens do rio paralelas e despreze qualquer ação do vento. Sabendo que as distâncias AC e BC valem, respectivamente, 400 m e 300 m, determine o módulo: a) da velocidade de arraste do rio (v arr ). b) da velocidade do barco em relação às margens (v res ). 10. Uma lancha, subindo um rio, percorre, em relação às margens, 2,34 km em 1 hora e 18 minutos. Ao descer o rio, percorre a mesma distância em 26 minutos. Observa-se que, tanto na subida como na descida, o módulo da velocidade da lancha em relação à água é o mesmo. Qual o módulo da velocidade da correnteza, em relação às margens?

4 CIÊNCIAS QUÍMICA 1º BIMESTRE Matéria a ser estudada (conteúdo) VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO 1 2 Propriedades físicas: densidade, fases de agregação da matéria e mudanças de fases. 1 3 Leis ponderais: Lavoisier e Proust 1 4 Substâncias e misturas: substância pura simples e composta; misturas homogênea e heterogênea; fases; processos de separação de misturas. Nome: nº Série: Unidade: LISTA DE EXERCÍCIOS 1º bimestre 01. Sobre a propriedade densidade foram feitas as afirmativas abaixo, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Qualquer porção de qualquer material possui massa e ocupa lugar no espaço. ( ) Quando afirmamos que a densidade do alumínio é de 2,7 g/cm 3, estamos afirmando que, se pesarmos um volume de alumínio puro igual a 1 cm 3, obteremos uma massa de 2,7 g. ( ) Quando dois materiais possuem densidades diferentes, sob a mesma pressão e temperatura, podemos afirmar que se trata de materiais diferentes. ( ) Quando temos volumes iguais de materiais diferentes, o material de maior densidade apresenta maior massa. ( ) Quando temos massas iguais de materiais diferentes, o material de maior densidade apresenta o maior volume. 02-Para verificar se um objeto é de chumbo puro, um estudante realiza a experiência: I. determina a sua massa (175,90 g); II. imerge-o totalmente em 50,0 ml de água contida numa proveta; III. lê o volume da mistura água e metal (65,5 ml). Com os dados obtidos, calcula a densidade do metal, compara-a com o valor registrado numa tabela de propriedades específicas de substâncias e conclui que se trata de chumbo puro. Qual o valor calculado para a densidade, em g/ml, à temperatura da experiência? 03-Analisando o gráfico abaixo, referente ao aquecimento de uma substância sólida, Responda: a) Qual seu ponto de fusão? b) Qual seu ponto de ebulição? c) Qual o estado físico dessa substância a 90ºC? d) Qual o estado físico dessa substância a 30ºC e) Durante quanto tempo essa substância fica liquida?

5 04-Analise a tabela abaixo, considerando os pontos de fusão (PF) e ebulição (PE), a 1 atm de pressão, das substâncias a seguir. Substância PF ( C) PE ( C) Cloro 101,0 34,6 Flúor 219,6 188,1 Bromo 7,2 58,8 Mercúrio 38,8 356,6 Iodo 113,5 184 Qual é o estado físico de cada uma delas a 50 0 C? 05- A tabela a seguir, com dados relativos à equação citada, refere-se a duas experiências realizadas. Com base nas Leis Ponderais, calcule os valores de X e Y. 06-Considere as figuras pelas quais são representados diferentes sistemas contendo determinadas substâncias químicas. Nas figuras, cada círculo representa um átomo, e círculos de tamanhos diferentes representam elementos químicos diferentes. Baseando-se nos sistemas (1 ao 4) acima, responda: I-Classifique cada um deles em: substância pura simples; substância pura composta; misturas. SISTEMA 1: SISTEMA 2: SISTEMA 3: SISTEMA 4: II-Indique o número de elementos químicos contidos na figura 2: III- Indique o número de substâncias contidas nos sistemas 1 e 4; 07- Considere as ilustrações abaixo e responda às questões propostas.

6 a) Quais das ilustrações representam substâncias puras? b) Quais são misturas? c) Em qual frasco há uma mistura heterogênea? Quantos componentes e fases estão presentes nessa mistura? d) Em qual frasco há uma mistura homogênea? 08- Indique o número de fases e componentes nos seguintes sistemas: II- Observe os recipientes A, B e C e seus respectivos conteúdos. Após mistura e agitação do conteúdo dos três recipientes em um só, observa-se que apenas parte do açúcar e parte do gelo permanecem insolúveis. Indique o número de fases e o número de componentes do sistema resultante. 9- Uma mistura contendo água, sal de cozinha dissolvido e óleo, foi separada de acordo com o esquema a seguir:

7 Identifique os processos de separação I e II e as substâncias puras I, II e III. 10- São preparadas 3 misturas binárias em um laboratório, descritas da seguinte maneira: 1ª mistura: heterogênea, formada por um sólido e um líquido. 2 a mistura: heterogênea, formada por dois líquidos. 3 a mistura: homogênea, formada por um sólido e um líquido. Quais são os processos de separação que melhor permitem recuperar as substâncias originais?

8 CIÊNCIAS BIOLOGIA 1º BIMESTRE Matéria a ser estudada (conteúdo) VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO 1 2 Origem da vida na Terra 1 3 Compostos inorgânicos água e sais minerais 1 4 Compostos orgânicos - carboidratos Nome: nº Série: Unidade: LISTA DE EXERCÍCIOS 1º bimestre 01. Muitos filósofos e pesquisadores propuseram teorias sobre a origem da vida na Terra. a) Diferencie a teoria da Abiogênese da Biogênese. b) O que diz a Panspermia cósmica? 02. Os coacervados são estruturas microscópicas, esféricas, circundadas por moléculas orgânicas, conforme mostra a imagem. Essas estruturas, estudadas pelo pesquisador russo Aleksandr Oparin, representariam uma etapa importante para a teoria sobre o processo que deu origem à vida na Terra. a) Quais moléculas orgânicas constituem os coacervados? Qual a importância dos coacervados para a teoria sobre a origem da vida? b) O processo de origem da vida, por meio da formação dos coacervados, se aproxima mais das ideias defendidas pela biogênese ou pela abiogênese? Justifique sua resposta. 03. Em 1953, Miller e Urey realizaram experimentos simulando as condições da Terra primitiva: supostamente altas temperaturas e atmosfera composta pelos gases metano, amônia, hidrogênio e vapor d'água, sujeita a descargas elétricas intensas. A figura a seguir representa o aparato utilizado por Miller e Urey em seus experimentos.

9 a) Qual a hipótese testada por Miller e Urey neste experimento? b) Cite um produto obtido que confirmou a hipótese. c) Como se explica que o O 2 tenha surgido posteriormente na atmosfera? 04. No quadrinho apresentado, Calvin nos chama a atenção para a grande quantidade de água presente em nosso organismo. Cite três justificativas para as altas taxas de água encontradas nas células. 05. Considere as afirmações e o gráfico. I. Nas carnes e vísceras, o ferro é encontrado na forma Fe 2+. II. Nos vegetais, o ferro é encontrado na forma mais oxidada, Fe 3+. III. A vitamina C é capaz de reduzir o ferro da forma Fe 3+ para a forma Fe 2+.

10 a) Qual das formas iônicas do ferro é melhor absorvida pelo intestino humano? Justifique. b) As afirmações e o gráfico justificam o hábito do brasileiro, de consumir laranja junto com a feijoada? Justifique. 06. Os médicos de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, ao avaliarem a situação da saúde de seus habitantes, detectaram altos índices de anemia, de bócio, de cárie dentária, de osteoporose e de hemorragias constantes através de sangramentos nasais. Verificaram a ocorrência de carência de alguns íons minerais e, para suprir tais deficiências, apresentaram as propostas seguintes. Proposta I - distribuição de leite e derivados. Proposta II - adicionar flúor à água que abastece a cidade. Proposta III - adicionar iodo ao sal consumido na cidade, nos termos da legislação vigente. Proposta IV - incentivar os habitantes a utilizar panelas de ferro na preparação dos alimentos. Proposta V - incrementar o consumo de frutas e verduras. Diante destas propostas, responda. a) Qual delas traria maior benefício à população, no combate à anemia? Justifique. b) Qual proposta que, pelo seu principal componente iônico, poderia reduzir, também, os altos índices de cáries dentárias, de osteoporose e de hemorragias? Por quê? 07. Um dos maiores problemas de saúde pública no mundo é a obesidade. Considerando separadamente as populações masculina e feminina, em qual faixa etária houve maior crescimento proporcional de obesos entre 1975 e 2009, de acordo com os gráficos abaixo? Sabendo que os carboidratos constituem aproximadamente 50% da dieta diária recomendada pelo Ministério da Saúde, explique a necessidade desse nutriente e por que ele pode causar obesidade.

11 08. Os carboidratos são moléculas orgânicas presentes em todos os seres vivos. Sobre eles, responda: a) Qual é a unidade estrutural do carboidrato? b) Dê duas pentoses e três hexoses importantes para os seres vivos. c) Cite dois carboidratos com função de reserva energética, um presente em plantas e outro em animais (identificando essa associação). 09. Os glicídios, também chamados de açúcares ou carboidratos, constituem a principal fonte de energia para os seres vivos e estão presentes em diversos tipos de alimentos. O mel contém o glicídio glicose; a cana-de-açúcar é rica em sacarose; o leite contém lactose; os frutos adocicados contêm frutose e glicose entre outros; a celulose, que forma as paredes das células vegetais, é um exemplo de glicídio. O ATP, trifosfato de adenosina, a principal substância envolvida nos processos energéticos celulares, também apresenta um glicídio (a ribose) em sua composição. Classifique cada molécula de glicídio citada no texto acima; dê a fórmula química dos monossacarídios e, no caso dos dissacarídios e dos polissacarídios, especifique os monossacarídios que os constituem. 10. Quais são as funções dos carboidratos nos seres vivos?

12 CIÊNCIAS FÍSICA 2º BIMESTRE Matéria a ser estudada (conteúdo) VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO 2 5 Movimento uniforme 2 6 Gráficos de movimento uniforme 2 7 Movimento uniformemente variado Nome: nº Série: Unidade: LISTA DE EXERCÍCIOS 2º bimestre 01. O espaço inicial de um móvel que descreve um movimento retilíneo e uniforme é -5m. Nesse movimento o móvel percorre a cada intervalo de tempo de 10 s uma distância de 50 m. Determine a função horária do espaço para este movimento, e considere-o progressivo. 02. Sabendo que o espaço do móvel varia com o tempo, e obedece a seguinte função horária do espaço no S.I.: x = t, determine: a) o espaço no instante 8s; b) o instante quando o móvel passa na origem das posições. c) Informe se o movimento do móvel é progressivo ou retrógrado. 03. Um móvel descreve uma trajetória em movimento uniforme de acordo com a função horária do espaço: s = 20 5t (SI) Determine: a) o instante em que o móvel passa pela origem dos espaços; b) o instante em que o móvel passa pelo espaço s = 10 m. 04. Um móvel com velocidade constante igual a 20 m/s parte da posição 5 m de uma reta numerada e anda de acordo com o sentido positivo da reta. Determine a posição do móvel após 15 s de movimento. 05. O gráfico da função horária S = v. t, do movimento uniforme de um móvel, é dado a seguir. Qual a velocidade do móvel, em m/s? 06. Uma pessoa realiza uma viagem de carro em uma estrada retilínea, parando para um lanche, de acordo com gráfico abaixo. Qual a velocidade média nas primeiras 5 horas deste movimento?

13 07. Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera com aceleração escalar constante e igual a 3,0 m/s 2. a) Qual o valor da velocidade escalar após 4,0 segundos? b) Qual a distância percorrida pelo veículo após 4,0 s? 08. A figura, a seguir, representa, fora de escala, as marcas das patas traseiras de um GUEPARDO que, partindo do repouso no ponto A, faz uma investida predatória, a fim de garantir sua refeição. O intervalo entre as marcas é de 1 (um) segundo. Determine: a) A aceleração escalar do GUEPARDO. b) a velocidade do GUEPARDO, ao passar pelo ponto B da trajetória. 09. Um corpo parte do repouso, acelerado com 2 m/s 2. Após percorrer a distância de 16 m, com que velocidade o móvel se encontrará? 10. O movimento retilíneo de um corpo é descrito pela equação v = 10-2t em que v é a velocidade, em m/s, e t é o tempo, em segundos. Durante os primeiros 5,0 s, qual a distância percorrida por ele, em metros?

14 CIÊNCIAS QUÍMICA 2º BIMESTRE Matéria a ser estudada (conteúdo) VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO 1 5 Modelos atômicos: Dalton, Thomson, Rutherford. 2 6 Modelo atômico de Bohr 1 5 Identificação dos átomos: número atômico, número de massa, elemento químico, isótopos, isóbaros e isótonos. 1 5 Íons: cátions, ânions e espécies isoeletrônicas. Nome: nº Série: Unidade: LISTA DE EXERCÍCIOS 2º bimestre 01. Vários foram os colaboradores para o modelo atômico atual, dentre eles Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Abaixo você tem a relação de algumas características atômicas, especifique o cientista responsável por cada uma destas teorias: I. O átomo é comparado a uma bola de bilhar: uma esfera maciça, homogênea, indivisível, indestrutível. II. O átomo é comparado a um pudim de passas: uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nela. III. Átomo em que os elétrons se organizam na forma de camadas ao redor do núcleo. IV. Átomo que apresenta um núcleo carregado positivamente e ao seu redor gira elétrons com carga negativa. 2-Indique o número de prótons, nêutrons e elétrons presentes em cada átomo dos seguintes elementos: 3- Um elemento químico é constituído de átomos que têm 56 prótons e 81 nêutrons no núcleo. Determine o seu número atômico e o seu número de massa, bem como o seu número de elétrons. Sabendo-se que o elemento pode ser representado pelo símbolo Ba, represente no símbolo o número atômico e o número de massa. 4- Em um átomo com 22 elétrons e 26 nêutrons, seu número atômico e número de massa são, respectivamente: Número atômico (Z): Número de massa (A): 5-Considere os átomos a seguir: 19X 40 20Y 40 40Z 91 19R 39 39S 90 40T 90 a) Quais são isótopos? b) Quais são isóbaros? c) Quais são isótonos? 6- a)o átomo X é isóbaro do 40 Ca e isótopo do 36 Ar. Calcule o número de nêutrons do átomo X. Dados: Números atômicos: Ar = 18; Ca = 20 b)o átomo x A 2X é isóbaro do 28 Ni 58. Determine o número de prótons, o número de nêutrons e o número de massa de A.

15 7- A tabela seguinte apresenta a composição atômica das espécies genéricas I, II, III e IV. Com base nesses dados, indique: a) Qual espécie é eletricamente neutra. b) Alguma delas é cátion? c) Alguma delas é ânion? d) Quais pertencem ao mesmo elemento químico? e) Qual é o número de partículas nucleares das espécies II e III? 8-Relacione as colunas: COLUNA I Átomo ou íon I - COLUNA II Nº de prótons, elétrons e de nêutrons, respectivamente ( ) 13,10,14 II- ( ) 17,18,18 III- ( )26,26,30 IV- ( ) 15,15,16 9- O íon X 2- tem 36 elétrons e 40 nêutrons. Pede-se: a)o número de prótons desse íon. b) a representação desse íon, acompanhada dos valores do número atômico e do número de massa. 10- a) Um ânion de carga 1 possui 18 elétrons e 20 nêutrons. Determine o número atômico e o número de massa do átomo neutro que o originou. b)um átomo neutro do elemento químico genérico A, ao perder 2 elétrons forma um cátion bivalente, contendo 36 elétrons. Determine o número atômico deste átomo A.

16 CIÊNCIAS BIOLOGIA 2º BIMESTRE Matéria a ser estudada (conteúdo) VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO 1 5 Lipídios 2 6 Proteínas 2 7 Ácidos nucleicos Nome: nº Série: Unidade: LISTA DE EXERCÍCIOS 2º bimestre 01. Os esteroides são lipídios bem diferentes dos glicerídeos e das ceras, apresentando uma estrutura composta por quatro anéis de átomos de carbono interligados. O colesterol é um dos esteroides mais conhecidos, devido à sua associação com as doenças cardiovasculares. No entanto, este composto é muito importante para o homem, uma vez que desempenha uma série de funções. Responda ao que se pede. a) Duas principais funções do colesterol: b) Duas origens do colesterol sanguíneo: 02. Os lipídios têm papel importante na estocagem de energia, estrutura de membranas celulares, visão, controle hormonal, entre outros. São exemplos de lipídios: fosfolipídios, esteroides e carotenoides. a) Como o organismo humano obtém os carotenoides? Que relação têm com a visão? b) A quais das funções citadas no texto acima os esteroides estão relacionados? Cite um esteroide importante para uma dessas funções. c) Cite um local de estocagem de lipídios em animais e um em vegetais. 03. Determine as funções no corpo dos lipídios abaixo: a) Glicerídeo: b) Cerídeo: c) Fosfolipídios: d) Lipoproteínas: 04. A asparaginase é uma enzima utilizada como antineoplásico para o tratamento da leucemia linfocítica aguda, com o objetivo de diminuir a asparagina extracelular, dificultando a sobrevivência da célula cancerígena. Represente nos gráficos o efeito da temperatura, do ph e

17 da concentração do substrato sobre a ação de uma enzima como, por exemplo, da asparaginase. 05. São muitas as lojas que vendem animais exóticos para serem criados em casa como animais de estimação. Em uma dessas lojas, lagartos eram expostos em caixas de vidro, nas quais havia uma lâmpada acesa. a) Qual a razão da lâmpada na caixa em que está colocado o animal? Este procedimento tem alguma relação com algo que o animal experimenta em seu ambiente natural? b) Se esta caixa fosse deixada na vitrine, diretamente sob luz solar intensa, durante todo o dia, haveria prejuízo ao lagarto? 06. Considere uma molécula de DNA sem qualquer mutação e que apresente 21% de bases nitrogenadas de citosina. Determine os percentuais de guanina e de timina encontrados nessa molécula, justificando suas respostas. 07. Analise a tabela, que contém uma parte do código genético. Códons AUG CAU, CAC GGU, GGG, GGA, GGC CGU, CGA, CGC, CGG, AGA, AGG UGU, UGC UAA, UAG, UGA Produto codificado metionina (códon de início) histidina glicina arginina cisteína códons de parada Considere um segmento de DNA com a seguinte sequência de bases nitrogenadas, em que a seta indica o sentido da transcrição: Suponha que um ribossomo traduziu o RNA mensageiro sintetizado a partir desse segmento de DNA, quantos aminoácidos são codificados por este ribossomo? Cite o nome do último aminoácido que fará parte da molécula transcrita. 08. Após a descoberta da estrutura da molécula de DNA, surgiram três modelos para explicar como ocorre sua duplicação. A figura ilustra três possíveis modelos de duplicação da molécula de DNA.

18 a) Qual é a unidade estrutural do DNA? b) Faça um desenho esquemático da unidade estrutural identificando as partes que a formam. c) Dos modelos apresentados, qual deles representa a duplicação da molécula de DNA proposto por Watson e Crick? Justifique sua resposta. 09. Observe a tabela a seguir. Códons Amino Amino Amino Amino Códons Códons Códons ácido ácido ácido ácido UUU Phe UCU Ser UAU Tyr UGU Cys UUC Phe UCC Ser UAC Tyr UGC Cys UUA Leu UCA Ser UAA Pare* UGA Pare* UUG Leu UCG Ser UAG Pare* UGG Tpr CUU Leu CCU Pro CAU His CGU Arg CUC Leu CCC Pro CAC His CGC Arg CUA Leu CCA Pro CAA Gin CGA Arg CUG Leu CCG Pro CAG Gin CGG Arg AUU Ile ACU Thr AAU Asn AGU Ser AUC Ile ACC Thr AAC Asn AGC Ser AUA Ile ACA Thr AAA Lys AGA Arg AUG Met ACG Thr AAG Lys AGG Arg GUU Val GCU Ala GAU Asp GGU Gly GUC Val GCC Ala GAC Asp GGC Gly GUA Val GCA Ala GAA Glu GGA Gly GUG Val GCG Ala GAG Glu GGG Gly Abreviatura dos aminoácidos: Phe=fenilalanina; His=histidina; Leu=leucina; Gin=glutamina; Ile=isoleucina; Asn=aspargina; Met=metionina; Lys=lisina; Val=valina; Asp=ácido aspártico; Ser=serina; Glu=ácido glutâmico; Pro=prolina; Cys=cisteína; Thr=treonina; Trp=triptofano; Ala=alanina; Arg=arginina; Tyr=tirosina; Gly=glicina. *A abreviatura Pare corresponde aos códons de parada. Considere a seguinte sequência de bases nitrogenadas do DNA: TAG GCT AAT GCT CGT ATT A partir das informações apresentadas, responda: a) Qual será a sequência de bases nitrogenadas na duplicação do DNA?

19 b) A transcrição gênica formará quantos códons e quais são eles? c) A tradução sintetizará quais aminoácidos? 10. Faça um desenho esquemático mostrando as etapas de transcrição e tradução e identificando todas as estruturas que participam do processo.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA - 3ª SÉRIE - 3º BIMESTRE

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA - 3ª SÉRIE - 3º BIMESTRE ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA - 3ª SÉRIE - 3º BIMESTRE - 2017 Nome: Nº 3ª Série Data: / / 2017 Soraia e Thierry Professor(a):Danilo, Glauco, Léa, Nota: (Valor 1,0) APRESENTAÇÃO: A estrutura da recuperação

Leia mais

Site:

Site: Código Genético É o conjunto dos genes humanos. Neste material genético está contida toda a informação para a construção e funcionamento do organismo humano. Este código está contido em cada uma das nossas

Leia mais

Biotecnologia Geral TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO

Biotecnologia Geral TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO Biotecnologia Geral TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO DNA Replicação DNA Trasncrição Reversa Transcrição RNA Tradução Proteína Transcrição É o processo pelo qual uma molécula de RNA é sintetizada a partir da informação

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 2. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 2. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Parte 2: Síntese de proteínas Tópicos em abordagem : I Processamento do imrna em Eucariotos II Código genético III Tradução: Síntese de proteínas

Leia mais

CÓDIGO GENÉTICO Lista I 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente

CÓDIGO GENÉTICO Lista I 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente CÓDIGO GENÉTICO Lista I 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente 01. (FUVEST) A seguir está representada a sequência dos 13 primeiros pares de nucleotídeos da região codificadora de um gene. A

Leia mais

Substrato do Tripeptídeo

Substrato do Tripeptídeo Pergunta 1 Você está estudando uma enzima chamada quinase. Seu substrato é o tripeptídeo Ala-Lys-Thr, com uma molécula incomum em suas terminações C, a molécula GLOW. Quando essa molécula GLOW é segmentada

Leia mais

ÁCIDOS NUCLÉICOS Alfredinho Alves

ÁCIDOS NUCLÉICOS Alfredinho Alves ÁCIDOS NUCLÉICOS Alfredinho Alves 1 1. Histórico Frederish Miescher, médico alemão, aos 20 anos de idade, observou a presença do DNA em células do pus, embora não pudesse detalhar a estrutura molecular

Leia mais

Código Genético. Bianca Zingales

Código Genético. Bianca Zingales Código Genético Bianca Zingales zingales@iq.usp.br O dogma central da Biologia Molecular Replicação Transcrição O DNA contém a informação genética Tradução As proteínas são a expressão da informação genética

Leia mais

Código Genético. Bianca Zingales

Código Genético. Bianca Zingales Código Genético Bianca Zingales zingales@iq.usp.br Um gene - uma enzima Beadle & Tatum (1930 1940) Experimentos de genética com o fungo Neurospora. Mutações induzidas com raios X. Mutações em um único

Leia mais

Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno

Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno Aluno(a): Código: Série: 1ª Turma: Data: / / b) O módulo da aceleração centrípeta no instante 2s; 01. Um móvel realiza um MRU com velocidade de 10 m/s. Calcule: a) O módulo da aceleração tangencial no

Leia mais

Fenilalanina (Phe) Treonina (Thr) Tirosina (Tir)

Fenilalanina (Phe) Treonina (Thr) Tirosina (Tir) Pergunta 1 Abaixo estão apresentadas as estruturas de três aminoácidos. Fenilalanina (Phe) Treonina (Thr) Tirosina (Tir) Usando os espaços em branco abaixo, classifique os três na ordem da hidrofobicidade

Leia mais

2016 Dr. Walter F. de Azevedo Jr.

2016 Dr. Walter F. de Azevedo Jr. 2016 Dr. Walter F. de Azevedo Jr. 000000000000000000000000000000000000000 000000000000000000000000000000000000000 000000000000111111111110001100000000000 000000000001111111111111111111000000001 000000000111111111111111111111111000000

Leia mais

EXAME Discursivo. Biologia. 2 A fase 01/12/2013. Boa prova!

EXAME Discursivo. Biologia. 2 A fase 01/12/2013. Boa prova! 2 A fase EXAME Discursivo 01/12/2013 Biologia Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Biologia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais

Biologia - Grupos A - B - Gabarito

Biologia - Grupos A - B - Gabarito 1 a QUESTÃO: (1, ponto) Avaliador Revisor Foram coletados 1. exemplares do mosquito Anopheles culifacies, de ambos os sexos, em cada uma de duas regiões denominadas A e B, bastante afastadas entre si.

Leia mais

BIOLOGIA. Biologia Molecular (segunda parte) Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Biologia Molecular (segunda parte) Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Biologia Molecular (segunda parte) Professora: Brenda Braga Ácidos Nuclêicos DNA RNA Ácido Desoxirribonuclêico Ácido Ribonuclêico Cadeias de Nucleotídeos Fosfato Pentose Base Nitrogenada A ligação

Leia mais

Matemática -1º Ano A. a) * + b) * + c) * + d) * + e) * + Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.

Matemática -1º Ano A. a) * + b) * + c) * + d) * + e) * + Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22. Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov.22.6 Bateria de Exercícios Data: 08/04/2016 Turma: 1º Ano Área II Aluno (a): Prezado aluno caso prefira responder na

Leia mais

Carta de C. R. Darwin para Joseph Hooker (1871)

Carta de C. R. Darwin para Joseph Hooker (1871) Origem da vida It is often said that all the conditions for the first production of a living organism are present, which could ever have been present. But if (and Oh! what a big if!) we could conceive

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DO MONTE CALVÁRIO CIÊNCIAS

COLÉGIO NOSSA SENHORA DO MONTE CALVÁRIO CIÊNCIAS COLÉGIO NOSSA SENHORA DO MONTE CALVÁRIO CIÊNCIAS SEGMENTO: ENSINO FUNDAMENTAL II ANO: 9º TÍTULO: ATIVIDADE DE REVISÃO PARA AVALIAÇÃO MENSAL II PROFESSORA: ALESSANDRA ARCA DATA: 20/ 04/ 2016 1. Classifique

Leia mais

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Terceirão Biologia 1 Professor João CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Dogma central da Biologia Descreve o fluxo unidirecional de informações, do DNA à síntese de proteínas. Duplicação/Replicação Síntese

Leia mais

OS ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA / RNA

OS ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA / RNA OS ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA / RNA Prof. André Maia Considerações do Professor Os ácidos nucléicos são as maiores moléculas encontradas no mundo vivo. São responsáveis pelo controle dos processos vitais básicos

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação semestral Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação semestral Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação semestral Aluno (a): Turma: 9º Ano Professora: Taynara (Ensino fundamental) Disciplina: Química Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

ATIVIDADES. BC.06: Ácidos nucléicos e ação gênica BIOLOGIA

ATIVIDADES. BC.06: Ácidos nucléicos e ação gênica BIOLOGIA ATIVIDADES 1. DNA e RNA são encontrados em quantidades apreciáveis, respectivamente: a) no núcleo; no citoplasma. b) no núcleo; no núcleo e no citoplasma. c) no núcleo; no núcleo. d) no núcleo e no citoplasma;

Leia mais

Roteiro de Estudos 2 trimestre Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa

Roteiro de Estudos 2 trimestre Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa Roteiro de Estudos 2 trimestre - 2017 Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa O que devo saber: Constituição da matéria: Teoria atômica de Dalton. Representação dos elementos

Leia mais

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS CÓDIGO GENÉTICO

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS CÓDIGO GENÉTICO UFRGS CÓDIGO GENÉTICO 1. (Ufrgs 2013) Sabe-se que a replicação do DNA é semiconservativa. Com base nesse mecanismo de replicação, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. ( ) O DNA

Leia mais

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Anabolismo Nuclear

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Anabolismo Nuclear Anabolismo Nuclear EXERCÍCIOS 1. mesmo responsável pela decodificação do genoma humano em 2001, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia para analisarem

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3 o BIMESTRE DE 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3 o BIMESTRE DE 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 3 o BIMESTRE DE 2016 Nome: N o 9 o Ano Data: / / 2016 Professor(a): Andreza / Priscila Nota: ( Valor: 1,0 ) I. Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA 2016 Nome: N o 9 o Ano Data: / / 2016 Professor(a): Andreza / Priscila Nota: ( Valor: 2,0 ) I. Introdução Neste ano, seu total de pontos foi inferior a 60,0 e, portanto

Leia mais

14/02/2017. Genética. Professora Catarina

14/02/2017. Genética. Professora Catarina 14/02/2017 Genética Professora Catarina 1 A espécie humana Ácidos nucleicos Tipos DNA ácido desoxirribonucleico RNA ácido ribonucleico São formados pela união de nucleotídeos. 2 Composição dos nucleotídeos

Leia mais

Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução

Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução Disciplina: Biologia Profa: Laure Turma: TR / / Tema da aula/lista de exercício: Aula 7 Replicação/Transcrição/Tradução 1. (Unicamp) Em um experimento, um segmento de DNA que contém a região codificadora

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 2 o SEMESTRE DE 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 2 o SEMESTRE DE 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA 2 o SEMESTRE DE 2016 Nome: N o 9 o Ano Data: / / 2016 Professor(a): Andreza / Priscila Nota: ( Valor: 2,0 ) I. Introdução Neste semestre, seu total de pontos foi inferior

Leia mais

1 3AMINOپ0 9CIDOS PLASMپ0 9TICOS LIVRES پ0 9CIDOS AMINADOS PLASMپ0 9TICOS LIVRES

1 3AMINOپ0 9CIDOS PLASMپ0 9TICOS LIVRES پ0 9CIDOS AMINADOS PLASMپ0 9TICOS LIVRES 1 3AMIپ0 9CIDS PLASMپ0 9TICS LIVRES پ0 9CIDS AMIADS PLASMپ0 9TICS LIVRES CBPM 4.03.01.29-0 AMB 28.13.043-0 CBPM 4.03.01.67-2 AMB 28.04.099-6/92 Sinon ھmia: پ0 9cido asp rtico, پ0 9cido glutپ0 9mico, Alanina,

Leia mais

Exercícios de Recuperação

Exercícios de Recuperação Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: Ciências Data: 1º e 2º Período Aluno(a): Nº Turma: 1-9 Professor: Ana Cristina D Azevedo Visto: Nota: Exercícios de Recuperação Fenômenos 1. As transformações

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II CAMPUS TIJUCA II

COLÉGIO PEDRO II CAMPUS TIJUCA II COLÉGIO PEDRO II CAMPUS TIJUCA II DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS COORD.: PROFa. CRISTIANA LIMONGI 1º & 2º TURNOS 3ª SÉRIE / ENSINO MÉDIO REGULAR & INTEGRADO ANO LETIVO 2015 PROFESSORES: FRED & PEDRO

Leia mais

EVOLUÇÃO. Prof. Nelson Jorge da Silva Jr. Ph.D.

EVOLUÇÃO. Prof. Nelson Jorge da Silva Jr. Ph.D. EVOLUÇÃO EVIDÊNCIAS DO PROCESSO EVOLUTIVO Prof. Nelson Jorge da Silva Jr. Ph.D. Professor Titular PREMISSAS BÁSICAS DA EVOLUÇÃO 1. As espécies mudam no sentido da descendência com modificação. 2. Todos

Leia mais

4. (1,0) O gráfico representa a velocidade escalar de um atleta em função do tempo em uma competição olímpica.

4. (1,0) O gráfico representa a velocidade escalar de um atleta em função do tempo em uma competição olímpica. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO

GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO GABARITO - TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA 3º BIM Lista de exercícios de vestibular PARA TREINAR ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES COPIE NO SEU CADERNO AS QUESTÕES: 1, 3, 4 E 13. 1.(UFERSA) Considere

Leia mais

Introdução à Teoria da Informação

Introdução à Teoria da Informação Introdução à Teoria da Informação Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8 O conceito de quantidade de informação associada a um evento foi introduzido pelo engenheiro norte-americano Claude

Leia mais

Exercícios de atomística

Exercícios de atomística DISCIPLINA PROFESSOR QUÍMICA REVISADA DATA (rubrica) ARMANDO 2017 NOME Nº ANO TURMA ENSINO 1º MÉDIO Exercícios de atomística 1. (ITA) Em 1808, John Dalton propôs um modelo de teoria atômica. Considere

Leia mais

5(&83(5$d 26(0(675$/'(&,È1&,$6 1RPH&RPSOHWRBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB'DWDBBBB

5(&83(5$d 26(0(675$/'(&,È1&,$6 1RPH&RPSOHWRBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB'DWDBBBB &2/e*,2 0$5,$,0$&8/$'$ 4, FK /$*2 68/ %5$6Ë/,$ ± ') (0$,/ FPLGI#FPLGIFRPEU )21( 6,7( ZZZFPLGIFRPEU 9$/25 SRQWRV 127$ ƒ$12 ž6(0(675( 5(&83(5$d 26(0(675$/'(&,È1&,$6 1RPH&RPSOHWRBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB'DWDBBBB

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II CAMPUS TIJUCA II. DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS COORD.: PROFa. CRISTIANA LIMONGI

COLÉGIO PEDRO II CAMPUS TIJUCA II. DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS COORD.: PROFa. CRISTIANA LIMONGI COLÉGIO PEDRO II CAMPUS TIJUCA II DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS COORD.: PROFa. CRISTIANA LIMONGI 1º & 2º TURNOS 3ª SÉRIE / ENSINO MÉDIO REGULAR & INTEGRADO ANO LETIVO 2015 PROFESSORES: FRED & PEDRO

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL Professor: Cassio Pacheco Aluno (a) Disciplia Química 1 Ano LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H 2, P 4, H 2 O, O 2 b)

Leia mais

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2013

Plano de Recuperação 1º Semestre EF2-2013 Professor: Cybelle e Ângela Ano: 9º Objetivos: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados em Ciências nos quais apresentou defasagens e os quais lhe servirão como pré-requisitos

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1º Ano do Ensino Médio Disciplina: Biologia 1- Na composição celular são encontrados vários elementos, entre os quais, os sais minerais. Por serem fundamentais

Leia mais

ADA 1º BIMESTRE CICLO I CIÊNCIAS DA NATUREZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

ADA 1º BIMESTRE CICLO I CIÊNCIAS DA NATUREZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ADA 1º BIMESTRE CICLO I CIÊNCIAS DA NATUREZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO ITEM 3 DA ADA Um copo contendo gelo foi aquecido até a temperatura de 100 C por um determinado tempo, sob pressão de 1 atm. Ocorrido

Leia mais

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA

CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA Terceirão Biologia 1 Professor João CÓDIGO GENÉTICO E SÍNTESE PROTEICA 1. Síntese de proteínas pelos ribossomos a partir do RNAm. a) RNAm: molécula de RNA que contem a informação genética necessária para

Leia mais

3º EM. Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13. Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo:

3º EM. Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13. Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo: 3º EM Química A Jaque / Lailson Aval. Mensal 06/03/13 Para efeitos de consulta, se necessário, utilize a tabela periódica abaixo: 1. (1,0) Tendo por base o modelo atômico atual, assinale (V) para verdadeiro

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE TEORIA 1 EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS 1.

Leia mais

Bioquímica Celular. LIVRO CITOLOGIA Capítulo 02 Itens 1 a 3 págs. 19 a 30. 3ª Série Profª Priscila F Binatto Fev/2013

Bioquímica Celular. LIVRO CITOLOGIA Capítulo 02 Itens 1 a 3 págs. 19 a 30. 3ª Série Profª Priscila F Binatto Fev/2013 Bioquímica Celular LIVRO CITOLOGIA Capítulo 02 Itens 1 a 3 págs. 19 a 30 3ª Série Profª Priscila F Binatto Fev/2013 Constituintes Bioquímicos da Célula Água e Minerais Carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA Nome: Nº Série: 9º EFII Data: / /2015 Professor: Gustavo/Priscila Anual I. Introdução Caro aluno, Neste ano de 2015 você não obteve o mínimo de pontos e, por isso

Leia mais

As bases bioquímicas da vida

As bases bioquímicas da vida As bases bioquímicas da vida Água, Sais Minerais, Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Vitaminas 1º Ano Profª Priscila F Binatto Constituintes Bioquímicos da Célula Água e Minerais Carboidratos Lipídios

Leia mais

BIOLOGIA. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) V V V b) V F F c) F F F d) V V F e) F V V

BIOLOGIA. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) V V V b) V F F c) F F F d) V V F e) F V V BIOLOGIA 01 Não é somente o sabor agradável ao paladar que faz dos cogumelos comestíveis um dos alimentos mais cobiçados pelos asiáticos e europeus. Esses cogumelos são ricos em proteínas, sais minerais,

Leia mais

Bioquímica: Componentes orgânicos e inorgânicos necessários à vida. Leandro Pereira Canuto

Bioquímica: Componentes orgânicos e inorgânicos necessários à vida. Leandro Pereira Canuto Bioquímica: orgânicos e inorgânicos necessários à vida Leandro Pereira Canuto Toda matéria viva: C H O N P S inorgânicos orgânicos Água Sais Minerais inorgânicos orgânicos Carboidratos Proteínas Lipídios

Leia mais

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos INSTITUTO GAY-LUSSAC Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos Questão 1. Um automóvel percorre 6,0km para

Leia mais

2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados:

2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados: LISTA DE EXERCÍCIOS- 1 1-Classifique os processos em físicos ou químicos: a) Sublimação do gelo seco b) Solidificação da água c) Queima da gasolina d) Roupa secando no varal e) Amassar papel - f) Combustão

Leia mais

Biologia. 3ª Série/Pré-vestibular. 03. (Pucpr 2016) Leia o fragmento de texto a seguir:

Biologia. 3ª Série/Pré-vestibular. 03. (Pucpr 2016) Leia o fragmento de texto a seguir: 3ª Série/Pré-vestibular Biologia 01. (Pucsp 2016) Na figura abaixo é mostrado o número de diferentes tipos sanguíneos do sistema ABO, em 200 pessoas analisadas: 03. (Pucpr 2016) Leia o fragmento de texto

Leia mais

INFORMAÇÃO, VIDA E DNA. Prof. João Henrique Kleinschmidt Material elaborado pelos professores de NI

INFORMAÇÃO, VIDA E DNA. Prof. João Henrique Kleinschmidt Material elaborado pelos professores de NI INFORMAÇÃO, VIDA E DNA Prof. João Henrique Kleinschmidt Material elaborado pelos professores de NI DEFINIÇÃO DE VIDA O que é a vida para você? DEFINIÇÃO DE VIDA Em 1943 Erwin Schroedinger (um dos pais

Leia mais

- Ácido ribonucléico (ARN ou RNA): participa do processo de síntese de proteínas.

- Ácido ribonucléico (ARN ou RNA): participa do processo de síntese de proteínas. 1- TIPOS DE ÁCIDO NUCLÉICO: DNA E RNA Existem dois tipos de ácidos nucléicos: - Ácido desoxirribonucléico (ADN ou DNA): é o principal constituinte dos cromossomos, estrutura na qual encontramos os genes,

Leia mais

Principais funções dos sais minerais:

Principais funções dos sais minerais: A Química da Vida Água Água mineral é a água que tem origem em fontes naturais ou artificiais e que possui componentes químicos adicionados, como sais, compostos de enxofre e gases que já vêm dissolvidas

Leia mais

BIOLOGIA. 01. Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.

BIOLOGIA. 01. Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. BIOLOGIA 01. Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. Fleming, um microbiologista, ao examinar placas de cultivo semeadas com bactérias, observou que elas eram incapazes de crescer

Leia mais

TRABALHO DE BIOLOGIA QUÍMICA DA VIDA

TRABALHO DE BIOLOGIA QUÍMICA DA VIDA TRABALHO DE BIOLOGIA QUÍMICA DA VIDA Água Sais minerais Vitaminas Carboidratos Lipídios Proteínas Enzimas Ácidos Núcleos Arthur Renan Doebber, Eduardo Grehs Água A água é uma substância química composta

Leia mais

INFORMAÇÃO, VIDA E DNA. Prof. João Henrique Kleinschmidt Material elaborado pelos professores de NI

INFORMAÇÃO, VIDA E DNA. Prof. João Henrique Kleinschmidt Material elaborado pelos professores de NI INFORMAÇÃO, VIDA E DNA Prof. João Henrique Kleinschmidt Material elaborado pelos professores de NI DEFINIÇÃO DE VIDA O que é a vida para você? DEFINIÇÃO DE VIDA Em 1943 Erwin Schroedinger (um dos pais

Leia mais

Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno

Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno Aluno(a):_ Código: Série: 1ª Turma: Data: / / 01. O eco é o fenômeno que ocorre devido a uma reflexão de uma onda sonora, emitida por uma fonte, em um anteparo e o retorno desta onda ao ouvido do emissor

Leia mais

1. (Vunesp) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos. Sobre tais elementos, é correto afirmar que:

1. (Vunesp) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos. Sobre tais elementos, é correto afirmar que: 1º ano E.M. APE 1. (Vunesp) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos. Sobre tais elementos, é correto afirmar que: a) I e II são líquidos à temperatura ambiente.

Leia mais

Todos tem uma grande importância para o organismo.

Todos tem uma grande importância para o organismo. A Química da Vida ÁGUA A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. A água pura não possui cheiro nem cor. Ela pode ser transformada em

Leia mais

Como o átomo é um sistema eletricamente neutro, o número de prótons é sempre igual ao número de elétrons.

Como o átomo é um sistema eletricamente neutro, o número de prótons é sempre igual ao número de elétrons. Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 9º ano Ensino Fundamental A estrutura da matéria A concepção moderna do átomo Como o átomo é um sistema eletricamente neutro, o número

Leia mais

3. (Unesp 2010) Observe a tirinha, que alude à gripe Influenza A (H1N1).

3. (Unesp 2010) Observe a tirinha, que alude à gripe Influenza A (H1N1). ÁCIDOS NUCLÉIOCOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS PRÉ-VESTIBULAR GEOGRAFIA PROF. MARCONI 1. (Ufal 2006)Como as células vivas não conseguem distinguir os elementos radioativos dos não radioativos, elas incorporam

Leia mais

a) o tempo decorrido entre o instante do acionamento do freio e o instante em que o veículo pára.

a) o tempo decorrido entre o instante do acionamento do freio e o instante em que o veículo pára. Estudante: Educadora: Daiana Araújo 9º Ano/Turma: C. Curricular: Ciências Naturais/ Química e Física Lista de Revisão de Recuperação / 2º Trimestre Data: / /2014 Física 1) Um veículo está rodando à velocidade

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Aluno(a): nº: Turma: Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 1º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Virginia Trabalho Recuperação Matéria: Química Valor: 10,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

Aminoácidos não-essenciais: alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, glicina, glutamina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina.

Aminoácidos não-essenciais: alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, glicina, glutamina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina. AMINOÁCIDOS Os aminoácidos são as unidades fundamentais das PROTEÍNAS. Existem cerca de 300 aminoácidos na natureza, mas nas proteínas podemos encontrar 20 aminoácidos principais Estruturalmente são formados

Leia mais

O que é um modelo atômico?

O que é um modelo atômico? O que é um modelo atômico? É uma tentativa de ilustrar o átomo. Sendo o átomo a menor estrutura da matéria, se entendermos o átomo, entenderemos melhor o mundo. Importância - explicar os fenômenos, entender

Leia mais

Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Junior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II

Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Junior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Junior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE FÍSICA II 1) Duas bolas de dimensões desprezíveis se aproximam uma da outra, executando movimentos

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 26 VÍRUS

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 26 VÍRUS BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 26 VÍRUS Estrutura de um bacteriófago Proteína cabeça DNA cauda Proteínas cromossomo bacteriano Fago DNA Como pode cair no enem (MACKENZIE) O ser humano tem travado batalhas constantes

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Fundamentos químicos da vida; compostos

Leia mais

BIOQUÍMICA CELULAR. Ramo das ciências naturais que estuda a química da vida. Prof. Adaianne L. Teixeira

BIOQUÍMICA CELULAR. Ramo das ciências naturais que estuda a química da vida. Prof. Adaianne L. Teixeira BIOQUÍMICA CELULAR Ramo das ciências naturais que estuda a química da vida Prof. Adaianne L. Teixeira Principais elementos químicos dos seres vivos CARBONO (C) (Essencial) HIDROGÊNIO (H) OXIGÊNIO (O) NITROGÊNIO

Leia mais

A Química da Vida. Gabriela Eckel

A Química da Vida. Gabriela Eckel A Química da Vida Gabriela Eckel Água A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por

Leia mais

As bases bioquímicas da vida

As bases bioquímicas da vida As bases bioquímicas da vida Água, Sais Minerais, Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Vitaminas 1º Ano Profª Priscila F Binatto Constituintes Bioquímicos da Célula Água e Minerais Carboidratos Lipídios

Leia mais

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição Capítulo 2 átomos, moléculas e íons David P. White Teoria atômica da matéria John Dalton (1803 1807): Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º PLANO DE ESTUDO Nº 03 PROFESSORA: Rose Barbosa DATA DA AVALIAÇÃO: 27/04/2018 DISCIPLINA: Química ANO/SÉRIE: 9º ANO

Leia mais

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Pré- Vestibular

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Pré- Vestibular Colégio Drummond Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Pré- Vestibular MATERIAL DE QUÍMICA PROF.: CARLINHOS CURSINHO 2+ efeito estufa é o monóxido de carbono CO2, este é liberado principalmente

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química Setor A

Atividades de Recuperação Paralela de Química Setor A Atividades de Recuperação Paralela de Química Setor A 1ª série Ensino Médio. Conteúdos para estudos: Livro-texto Capítulo 1 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: Diferenciar fenômenos químicos e físicos, diferenciar substâncias

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Química

Atividades de Recuperação Paralela de Química Atividades de Recuperação Paralela de Química 1ª série Ensino Médio. Conteúdos para estudos: Química A Livro-texto Capítulo 1 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: Diferenciar fenômenos químicos e físicos, diferenciar

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 4 A célula e os componentes da matéria viva

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 4 A célula e os componentes da matéria viva Plano de Aulas Biologia Módulo 4 A célula e os componentes da matéria viva Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos 12 CAPÍTULO 1 1 b Graças ao microscópio óptico descobriu-se que os seres

Leia mais

QUÍMICA GERAL I PROF. PRISCILA BONFIM GONÇALVES

QUÍMICA GERAL I PROF. PRISCILA BONFIM GONÇALVES Exercícios 1. Sobre os modelos atômicos, assinale o que for incorreto. 01) O modelo que suscitou a ideia do átomo constituído de duas regiões distintas foi proposto pelo químico francês John Dalton, no

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1º Ano do Ensino Médio Disciplina: Biologia 1. Escreva os conceitos dos níveis de organização do seres vivos e dê exemplos: a) População b) Comunidade c) Ecossistema

Leia mais

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO VIII Olimpíada Capixaba de Química 2010 Prova do Grupo I 1 a série do ensino médio Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS

Leia mais

COLÉGIO APHONSIANO. Educando com Seriedade. Lista de MU e MUV 9º ano Profº: Luciano Dias

COLÉGIO APHONSIANO. Educando com Seriedade. Lista de MU e MUV 9º ano Profº: Luciano Dias 1 Conteúdos: - Velocidade Média - Função horária da Posição do MU - Função horária da Posição do MUV - Função horária da Velocidade do MUV - Equação de Torricelli COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade

Leia mais

2. Ao afirmarmos que o gelo seco sublima, estamos nos referindo à:

2. Ao afirmarmos que o gelo seco sublima, estamos nos referindo à: 1. Observe as figuras a seguir, onde os átomos são representados por esferas e cada tamanho representa um átomo diferente. Depois, assinale a alternativa VERDADEIRA: ( A ) Nas figuras 1 e 2 encontramos

Leia mais

UNIVERSO TERRA SERES VIVOS ORIGEM

UNIVERSO TERRA SERES VIVOS ORIGEM UNIVERSO TERRA SERES VIVOS ORIGEM BIOLOGIA Surgiu da observação, da curiosidade de se compreender a vida e da utilização da natureza em benefício humano Grande salto com Aristóteles Baseada na observação

Leia mais

Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos

Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos 1) (Unitau-SP) Um móvel parte do quilômetro 50, indo até o quilômetro 60, de onde, mudando o sentido do movimento, vai até o quilometro 32. Quais são, respectivamente, a

Leia mais

Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica

Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística, Modelo de Rutherford-Böhr e Distribuição Eletrônica Classificação da Matéria (Substância e Alotropia), Introdução à Atomística,

Leia mais

esféricas maciças e indivisíveis.

esféricas maciças e indivisíveis. a) A-I, B-II, C-III b) A-II, B-III, C-I c) A-III, B-I, C-II d) A-III, B-II, C-I e) A-II, B-I, C-III LISTA DE EXERCÍCIOS DE QUÍMICA 1º Ano do Ensino Médio Professor: Anderson Paschôa É preciso estudar todos

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o.

COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física. Estudante:. N o. 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Estudante:. N o. Trabalho de recuperação semestral Data: /08/2018 Valor: Nota: 1 - Um móvel percorre uma distância

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA - 3º BIMESTRE

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA - 3º BIMESTRE ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA - 3º BIMESTRE - 2016 Nome: Nº 3ª Série Data: 04/ 10/ 2016 Professor(a): Danilo, Davis e Glauco Nota: (Valor 1,0) APRESENTAÇÃO: A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

Água A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). É abundante no planeta Terra,

Água A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). É abundante no planeta Terra, A Química da Vida Água A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). É abundante no planeta Terra, onde cobre grande parte de sua superfície

Leia mais

Física - vetores. Página 1 de 9

Física - vetores. Página 1 de 9 1. (Ita) Um barco leva 10 horas para subir e 4 horas para descer um mesmo trecho do rio Amazonas, mantendo constante o módulo de sua velocidade em relação à água. Quanto tempo o barco leva para descer

Leia mais

3 Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos

3 Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos 1 3 Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos - São compostos ricos em energia - Funcionam como sinais químicos - São reservatórios moleculares da informação genética a) Nucleotídeos - São encontrados polimerizados

Leia mais

Tarefa 13 Professor Lúcio

Tarefa 13 Professor Lúcio Tarefa 13 Professor Lúcio 01. (Unicamp 2018) a) Um dos maiores problemas de saúde pública no mundo é a obesidade. Considerando separadamente as populações masculina e feminina, em qual faixa etária houve

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Atenção: Leia o texto a seguir e responda à questão 1.

Atenção: Leia o texto a seguir e responda à questão 1. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais