Beleza, Técnica e Arte na Educação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Beleza, Técnica e Arte na Educação"

Transcrição

1 Beleza, Técnica e Arte na A Beleza, a Técnica e a Arte, sempre foram aplicadas como didática, usada pelos colégios iniciáticos As Artes Plásticas, o Teatro, a, baseadas na Sabedoria Iniciática das Idades, e, moldadas nesta sabedoria passaram ao culto da Beleza Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Link PALESTRA PÚBLICA 24 horas ONLINE

2 A Ciência das Idades é um conhecimento sagrado, alicerce onde se apóiam todos os movimentos religiosos e filosóficos da humanidade em todos os tempos.

3 O estudo da Eubiose tem por finalidade conduzir a humana criatura ao crisol da perfeição, ao perfeito equilíbrio, pois este é o ponto final. Nada começa da perfeição absoluta, isto é, este é o ponto máximo da evolução dentro de um ciclo ou de um estágio.

4 Dizia nosso grande Mestre Professor Henrique José de Souza que a Beleza, a Técnica e a Arte, sempre foram aplicadas como didática, usada pelos colégios iniciáticos e, como conseqüência, a causa do esplendor da Grécia.

5 A civilização grega, a exemplo do que estamos tratando e, do ponto de vista educacional foi elevada aos expoentes máximos da evolução humana, por intelectuais, os quais passaram pelos crivos iniciáticos, posto que eram todos iniciados nos grandes Mistérios da Vida, tais como Fídias, Sófocles e tantos outros.

6 As Artes Plásticas, o Teatro, a, baseadas na Sabedoria Iniciática das Idades, e, moldadas nesta sabedoria passaram ao culto da Beleza. É, pois o culto da Beleza em seu sentido verdadeiro, sem profanações, ou seja, a Beleza como sendo o SOM inefável, como Luz, como Espírito.

7 É, com efeito, o que existe de mais sutil. Referimo-nos à Grécia porque é nossa Mãe Cultural, somos seus descendentes. Mas poderíamos, também, procurar analisar o Egito e a Índia, através das Artes que os caracterizam dentro do conceito universal.

8 O velho e tradicional Egito ofereceu um cunho todo masculino a sua Arte, enquanto que a Índia, deu à sua civilização um cunho todo feminino, senão, repleto de detalhes, suavidade. Vejamos o seguinte :

9 a) No Egito houve sempre o predomínio do ângulo reto, de linhas retas, aspecto objetivo da manifestação da Idéia; b) Na Índia tudo é redondo, contemplativo, feminino.

10 Mas, voltando à Grécia que está muito mais próxima de nós, temos a Arte penetrando o resultado da pesquisa filosófica, da filosofia, da busca da Verdade, do desejo que leva o iniciado a pesquisar a palavra AVATARA. AVATARA é o doador da Verdade, é realmente o sábio, é Aquele que tem TODO o conhecimento dentro DELE mesmo.

11 A Sabedoria Iniciática das Idades passou ao Mundo de nossos dias como sendo Filosofia. Ela contém todo o conhecimento, e o ser humano dentro, das limitações, foi pesquisando os aspectos da VERDADE, dentro do Espaço limitado até chegar ao máximo do materialismo.

12 Ora, chegou ao oposto daqueles princípios que nortearam a sua pesquisa. Atingiu, portanto, aquilo que nos colégios iniciáticos era denominado de máxima densidade, ou seja, o Globo Terrestre, a Mãe-Terra, Mater-rea, matéria. E a matéria é tudo que existe para o materialista. Nada mais levam em consideração, limitando-se exclusivamente, à Matéria.

13 Muitas das vezes se limitam tanto que chegam a prejudicar, até certo ponto, o avanço da ciência. Para os Positivistas, a exemplo do que afirmamos, não existia micróbio, e, portanto, não havia necessidade de vacinas. A Beleza que é de natureza inefável, que é Luz, cor, som, tem também forma sem limitações, por assim dizer, sem densidade.

14 Na Grécia, a Beleza foi realizada pelas suas sete tônicas, ou sete músicas em sua manifestação formal. Ora, a Arte é o que resulta do Trabalho ou da realização da Beleza e a Técnica, é o fazer, manusear, administrar, diremos, a didática, a Pedagogia, senão o processo mais perfeito da comunicação.

15 Com efeito, na face da Terra, é muito complexa a educação porque a Beleza, Técnica e Arte, estão divorciadas. Ora, para bem educar, precisamos estar cientes da profundidade filosófica desta tríade. Esta tríade é a síntese do Saber e por isso utilizada para construir e nunca para destruir, como acontece tanto no mundo humano.

16 O homem cada vez se limita mais em termos de estado de consciência no que concerne ao ilimitado e se torna cada vez mais fraco, na sua ânsia de alcançar o poder, divididos em pensamentos e ações. Parte sempre da hipótese mais simplista e não da mais simples.

17 Ser simples não é ser superficial, unilateral, numa palavra limitadíssimo. O homem vem limitando seus horizontes, à medida que se limita a um pedacinho do conhecimento, em que se especializa.

18 E assim age em todos os ramos do Saber, da filosofia às ramificações mais insignificantes nas chamadas profissões. Limita a um pequeníssimo campo, suas cogitações, preocupado pelo imediatismo, esquecido do imediato porque este sim possibilitará muito mais a sua evolução.

19 Isto no que concerne ao homem em geral, porque se apresenta com pruridos geniais ou já como gênio, mesmo dedicado a um dos ramos do conhecimento: pintor, músico, poeta, filósofo, sua obra é orientada pela tríade: Beleza-Técnica-Arte. É mais difícil compreender-se ou patentear-se o uso dessa tríade na obra de um genial cientista, mas se analisarmos a Obra de Jung, por exemplo, vemos que nela existe Beleza-Técnica e Arte.

20 O homem por ser um indivíduo em evolução, está sempre em desequilíbrio. Eis porque, no seu estágio, na generalidade, separa Beleza e Técnica. Ora, técnica é didática de todo o conhecimento, portanto, indispensável.

21 Foi um filósofo alemão, quem criou o termo ESTÉTICA, com isso querendo traduzir o Estudo da Beleza. É, sem dúvida, o estudo da Beleza na Filosofia. Segundo esse filósofo, que está de pleno acordo com a Sabedoria Iniciática das Idades, não existe forma de apreensão de conhecimento que não esteja baseada na estética. Ora, sempre que falamos em Estética nos lembramos de Arte, porque é o resultado da Beleza.

22 Usando o método da analogia e tomando como elemento basilar a COSMOGÊNESE adotada pela Ciência das Idades, podemos dizer que a Beleza é Uno-Trino, senão, ELE próprio. A Arte os Autogerados, e a Técnica é a própria manifestação. Pois bem, a Estética está bem representada pelos Cânones, senão, a Lei, a Beleza, a Divindade.

23 O antiestético é o ato de quebrar a Harmonia, de destruir a Beleza, de afastar da Lei, da Divindade. Eis porque todo o conhecimento que é imposto, forçado, não deixa nenhuma marca. O aluno não se interpenetra da idéia do conhecimento e, portanto não se marca.

24 Mesmo o condicionamento que é, com efeito, somente a criação de reflexo, só fica, permanece, porque em algum momento foi agradável. Eis porque, apesar do divórcio existente entre Beleza, Técnica e Arte, através dos tempos aparecem Seres que os tornam a unir e deixam sempre uma semente atrás deles.

25 Daí a quantidade de educadores que aparecem neste fim de Ciclo, repetindo sempre o que já foi dito, procurando mostrar os caminhos para uma boa educação. No entanto, apesar de tudo, o homem continua a não seguir os verdadeiros Caminhos, tornando a educação não um prazer, mas uma obrigação imposta.

26 Ora, é muito mais fácil impor, do que realizar uma ginástica mental para despertar o interesse do estudante. Pois bem, estamos condicionados a uma determinada forma nas escolas. O dever, então, não se transforma em algo agradável, mas, sim em algo desagradável, porque vai contra a nossa natureza.

27 A Arte, então, começou a interessar aos verdadeiros educadores, ora, a educação passou a ser desenvolvida através da Arte. Sim, a Arte como forma de desenvolver a criatura humana, o ritmo dentro dos cânones passou a ter forma de educação.

28 A música é uma manifestação da Beleza, a qual leva a humana criatura ao ritmo equilibrado. A cor, a coreografia, assim como a dança clássica, sagrada levada a efeito nos Templos iniciáticos, levam-na ao equilibrado ritmo. Mas tudo isso com atitudes agradáveis. Pois bem, isto é Ciência da Vida ou melhor dizendo: TÉCNICA DA VIDA.

29 Lançando mão da outra exemplificação: a música poderá ser dada à criança, desde que seja dada com equilíbrio. Se dermos só música para a criança, fazemos com que ela permaneça no tempo. Mas se dermos ritmo fazemos com que ela venha para o espaço embora de tempo. Não tendo as suas fibras nervosas amadurecidas, a criança não vê detalhes, está no tempo.

30 O ritmo quaternário faz com que ela se movimente entrando no espaço de tempo. O ternário é redondo, circular e faz com que ela fique mais no tempo, porque, é deslizante, diríamos assim.

31 Ora, saber utilizar a Beleza é boa técnica. Logo, compreendemos que tudo isso exposto é uma Técnica. Saber tranqüilizar, movimentar, cultivar a energia despendida por uma criança são Técnicas. O mais importante de tudo isso é saber o que se está fazendo.

32 O mesmo acontece com a cor. Cada cor é um símbolo da tônica predominante numa criança. Devemos observar que o importante, para o educador, é o fato de saber o significado de cada cor preferida pela criança. Conhecendo-se estas preferências das crianças temos conhecimentos para a motivação, para a criação. Ora, com isso podemos desenvolver a criatividade da criança.

33 Neste fim de Ciclo, a inteligência objetiva e comparativa, portanto, já não tem o mesmo valor. É natural, com efeito, que os Seres Geniais já se expressam em uma Quarta dimensão. Daí o motivo da Arte pictórica, por exemplo, a partir do abstracionismo, quebram os padrões, assumem novos estilos. E isso acontece em todos os campos...

34 Pois bem, o mundo em que vivemos não é perfeito, logo, a vida não é equilibrada e, com efeito, não se vive em sintonia com a natureza. É desequilibrado porque vivemos no mundo da luta, da concorrência para o sustento da vida; mundo da eterna agressividade, do trabalho intensivo, e sempre com conflitos externos.

35 Nosso centro de consciência está dirigido para o afetivo-emocional, eis porque, individualmente, tem-se conflitos internos e coletivamente os temos externamente.

36 Está funcionando a força psicodinâmica, no aspecto sexual, por isso há sempre a rivalidade, a imponência do macho, por exemplo, na presença da fêmea, temos a vaidade agindo e, por conseqüência, exterioridade. Quem tem vaidade não possui a Verdade, sempre dizia nosso grande Senhor JHS.

37 A transformação deve ser individual e coletiva, da humanidade, o que, aliás, é promovido pelo Avatara. Nota-se que houve um aprestamento, por isso quem vive nos nossos dias, aprende as coisas mais rapidamente do que nos anos e séculos que já se foram.

38 Ora, tudo isso em obediência à Técnica, à Harmonia, a fim de atingir a Arte como sendo o símbolo da perfeição, estética. O valioso trabalho do AVATARA, normalmente, promove a transformação do Ser Humano, a transformação da Hierarquia mais nova, logo, menos experiente.

39 Todos nós, seja por causa da luta diária pela manutenção, seja pelo que for, não temos espontaneidade. Temos, às vezes um ideal, mas não temos oportunidade de manutenção desse ideal; as nossas vocações são distorcidas, mesmo porque já o ambiente na face da Terra em si é bem desfavorável.

40 Somos inseguros. Logo ao nascer ou dar entrada neste mundo e pela troca de ambiência, rapidamente, ganhamos o medo, a insegurança. Por exemplo: somos como galhos podres e secos de uma árvore, não tem valor, não tem utilidade, mas sugam a sua seiva. Por isso haverá transformação da Personalidade, para que haja a mudança do estado de consciência de acordo com a época, com o ciclo.

41 Como inteligência-comparativa vivemos em termos de ciência comparativa. O desenvolvimento será em inteligência comparativa. Conforme a época, não deverá ligar-se aos ciclos passados, anteriores, como é o caso do espiritismo, animismo. Evoluir é penetrar naquilo que virá, o vir a ser; senão trazer para o presente a inteligência abstrata. As palavras Transformação, Superação e Metástase constituem uma Técnica de Beleza e Arte!

42 Logo, a Eubiose precisa ser concebida, como agindo em vários estágios, senão na própria imperfeição. Ela pode tomar como ponto basilar a vida com todos os erros. Este ponto basilar deslocando-se para vários outros pontos ou em várias direções forma o equilíbrio, a perfeição vivida de uma maneira integral.

43 Partindo do erro vai aproveitando as experiências adquiridas, procurando, sem dúvida, corrigir a inclinação do eixo evolucional até que possa atingir o ponto axial. Os erros serão corrigidos desde que se saia da rotina, posto que ela é a ruína dos homens e das civilizações.

44 Ciência das Idades A Iniciação do Prof. Henrique José de Souza foi, ainda, superior à dita Mayêutica, Maya-Budista das Iniciações antigas, porque não iniciou, apenas, filósofos, eruditos, teólogos, cientistas, pedagogos, mas, também, criaturas humildes. Ensinou, sim, a homens de todas as classes, de todos os níveis de cultura, de sentimento, de evolução.

45 Sociedade Brasileira de Eubiose A Liberdade Interior Eubiose (a Ciência da Vida) é um plano universal de evolução que segue três caminhos: Desenvolve a Emoção pela, a Inteligência pela Instrução e a Vontade pelo Trabalho, em busca do seu Deus Interior. Mantém vários departamentos nas principais Cidade e ainda Curso por Correspondência - FONE: cep@eubiose.org.br - saolourenco@eubiose.com.br.

46 Estamos Conectados F i m Prestigiem Portal de Aquário

47

A Consciência do III Milênio. Transformação Superação Metástase - III

A Consciência do III Milênio. Transformação Superação Metástase - III O discípulo, consciente está na área da superação, porque se sujeita às críticas, às censuras dos medíocres. A evolução humana jamais se faria se o Verbo se manifestasse proferindo sempre as mesmas palavras.

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Superação. Missão dos Avataras integrais, o sentido filosófico da trilogia: Transformação - Superação - Metástase

A Consciência do III Milênio. Superação. Missão dos Avataras integrais, o sentido filosófico da trilogia: Transformação - Superação - Metástase Missão dos Avataras integrais, o sentido filosófico da trilogia: Transformação - - Metástase SUPERAÇÃO É o ato de superar, vencer, dominar as ações inferiores, contrárias ao ciclo evolucional Abrange desde

Leia mais

Da Matéria ao Espírito

Da Matéria ao Espírito Vós sois deuses, porém vos tendes esquecido. Sto. Agostinho Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os Deuses. Assim falou o iniciado cristão Santo Agostinho. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

Leia mais

A Consciência do III Milênio O "DRAGÃO DO UMBRAL

A Consciência do III Milênio O DRAGÃO DO UMBRAL O "DRAGÃO DO UMBRAL Os que sabem as coisas secretas falam veladamente na "Comunhão das Almas Santas" ou na "Comunhão dos Santos" "Aspirante à Verdade" que tenta o "Caminho Direto", pelo caminho mais fino

Leia mais

A Trilogia e as Seitas Religiosas

A Trilogia e as Seitas Religiosas O Princípio Criador, o Princípio Plasmador e o Princípio Realizador Religião é a Consciência da Plenitude do Ser. A Tríade encontrada nas seitas religiosas Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br

Leia mais

ÁTOMO PERMANENTE - II

ÁTOMO PERMANENTE - II - II conclusão O processo é transformar o indivíduo O elemento humano internamente e ainda não é perfeito, progressivamente porque não atingiu a através dos tempos, o consciência do ÁTOMO que vai modificando

Leia mais

A Consciência do III Milênio

A Consciência do III Milênio A Sabedoria Iniciática das Idades C.G. Yung: O QUE FAZ COM QUE O HOMEM SEJA VERDADEIRAMENTE HOMEM É SER CAPAZ DE SER CONSCIENTE. O pensamento é um ato inconsciente do espírito que, para se tornar consciente,

Leia mais

ÉTICA NO APRIMORAMENTO DA ALMA HUMANA

ÉTICA NO APRIMORAMENTO DA ALMA HUMANA ÉTICA NO APRIMORAMENTO DA ALMA HUMANA MAYA-EU-ÉTICA: a ética, o processo, a arte que tem por finalidade partejar as almas Deus é ideia; o Espírito no Homem é a Inteligência HJS Faze por ti que Eu te ajudarei.

Leia mais

Inicição-Tradição-Realização

Inicição-Tradição-Realização Inicição-Tradição-Realização O Caminho da Sabedoria Eterna Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Fernando Pessoa Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha vossa vã filosofia. Shakespeare Os

Leia mais

Religião Filosofia Iniciação

Religião Filosofia Iniciação Religião Filosofia Iniciação O Caminho da Autoconhecimento Amor-Sabedoria, Verdade e Justiça - HJS A espiritualidade é para os que são orientados pela sua Voz Interior. O Princípio do sentimento religioso

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Transformação Superação Metástase - I

A Consciência do III Milênio. Transformação Superação Metástase - I Grande é aquele que deseja instruir-se; maior o que se instrui; porém muito maior, o que oferece seus conhecimentos aos demais. HJS Quando o homem começa a querer se transformar é porque nele surgiu a

Leia mais

A Ciência da Vida Através dos Tempos - III

A Ciência da Vida Através dos Tempos - III A Ciência da Vida A Pré-Inteligência, a Auto Inteligência e a Supra Inteligência. Os Nove Elementos da Ciência da Vida em Relação com a Estrutura Humana, a Personalidade. Realização através da Ciência,

Leia mais

Transformando o Mundo Dentro de Si

Transformando o Mundo Dentro de Si Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses Ou tu me decifras, ou te devoro Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa As Cruciais Perguntas da Humanidade Quem somos? De onde viemos? O que tenho que

Leia mais

Arquétipo e Iniciação

Arquétipo e Iniciação e Iniciação Desde o início das coisas até hoje, a Evolução vem se processando através de ciclos, uns se sucedendo aos outros. Mas num esquema de evolução, cada época toma um nome diferente, não porque

Leia mais

A Ciência da Vida Através dos Tempos - I

A Ciência da Vida Através dos Tempos - I A Ciência da Vida Vontade é ATMÃ, o Princípio Crístico A moral, a liberdade e o domínio os três aspectos da Vontade - Eubiose A MÔNADA, esse princípio de vida, é a VONTADE Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba

Leia mais

Transformação. A Consciência do III Milênio. Transformação é uma verdadeira integração no Ideal

Transformação. A Consciência do III Milênio. Transformação é uma verdadeira integração no Ideal é uma verdadeira integração no Ideal Quando o homem começa a querer se transformar é porque nele surgiu a Centelha Divina. para depois iniciar a etapa de Superação e depois então a da Metástase. Muitos

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Árvore da Vida. Ideação e Manifestação Cósmica. Trabalhar, Amar e Perdoar. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

A Consciência do III Milênio. Árvore da Vida. Ideação e Manifestação Cósmica. Trabalhar, Amar e Perdoar. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa A Consciência do III Milênio Árvore da Vida Ideação e Manifestação Cósmica Trabalhar, Amar e Perdoar. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Acesso: www.portaldeaquario.com.br A grande Árvore da Vida trás

Leia mais

PITÁGORAS SABEDORIA INICIÁTICA DAS IDADES-I

PITÁGORAS SABEDORIA INICIÁTICA DAS IDADES-I -I Presta a Deus imortal o culto consagrado; conserva a tua Fé; dos vultos do passado, ou Santos, ou Heróis, louva a divina ação. O homem não pode ver-se completamente fora da Humanidade; nem a Humanidade

Leia mais

A Consciência do III Milênio. A Ciência da Vida é um plano universal de evolução. O Som é a matéria prima do Universo já dizia o Evangelho de São João

A Consciência do III Milênio. A Ciência da Vida é um plano universal de evolução. O Som é a matéria prima do Universo já dizia o Evangelho de São João Sistemas de Evolução A Ciência da Vida é um plano universal de evolução O Som é a matéria prima do Universo já dizia o Evangelho de São João Os Dias da Criação Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Acesso:

Leia mais

Expansão da Consciência

Expansão da Consciência A expansão da consciência: objetivo daqueles que trilham a senda espiritual, i. é, dos que pelo livre arbítrio procurar acelerar o seu processo evolucional (espiritual). "A maior ilusão do Ser Humano é

Leia mais

Revelação ou Conhecimento do Futuro

Revelação ou Conhecimento do Futuro Os Verdadeiros Templos são, sem dúvida, ambiências próprias para se vivenciarem os valores do Espírito. A iniciação consiste o mais possível na vivência do conhecimento. Nem sempre há ambiência, esta deverá

Leia mais

A Consciência do III Milênio. O Que é Religião O Real e o Ideal

A Consciência do III Milênio. O Que é Religião O Real e o Ideal O Que é Religião O Real e o Ideal A fé sem conhecimento é tudo aquilo que é imposto, que é falado de fora para dentro. A Ciência da Vida Para aqueles que buscam com sinceridade a verdade, é um manancial

Leia mais

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses - II

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses - II e conhecerás o universo e os deuses - II A Pirâmide, a Esfinge e o... Segunda Parte A Natureza Oculta do Ser Humano Ou tu me decifras, ou te devoro Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa e conhecerás o universo

Leia mais

SABEDORIA INICIÁTICA DAS IDADES - I. Pitágoras ( A 492 A.C.) - Sacerdote de Pithah. A Consciência do III Milênio

SABEDORIA INICIÁTICA DAS IDADES - I. Pitágoras ( A 492 A.C.) - Sacerdote de Pithah. A Consciência do III Milênio Uno em Essência Trino em evolução Sétuplo em Manifestação Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens. Pitágoras (572 --- A 492 A.C.) - Sacerdote de Pithah Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba

Leia mais

Mônada e Individualidade

Mônada e Individualidade 157ª A Mônada é a Chispa Divina, o Jiva (a Vida), o EU, o Raio do Princípio Absoluto, Único, Universal; o Hálito ou a Vida exalada do Logos. O grande Pitágoras teve ocasião de ensinar: o número três reina

Leia mais

O Ser Humano e o Cosmo O Som é a matéria prima do Universo

O Ser Humano e o Cosmo O Som é a matéria prima do Universo O Som é a matéria prima do Universo Não há mistério. O que há é ignorância sobre as Leis da Natureza e do Universo Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha vossa vã filosofia. Shakespeare Prof.

Leia mais

INTELIGÊNCIA Essência do Ser Humano

INTELIGÊNCIA Essência do Ser Humano INTELIGÊNCIA Essência do Ser Humano A Inteligência é o Espírito de Deus no Homem Se a Idéia é a manifestação da Inteligência e esta é o Espírito de Deus no Homem, estudando a mecanogênese da Inteligência

Leia mais

Karma, Reencarnação e Livre Arbítrio. Prof. Eliseu Mocitaíba da Costa

Karma, Reencarnação e Livre Arbítrio. Prof. Eliseu Mocitaíba da Costa Karma, Reencarnação e Livre Arbítrio Prof. Eliseu Mocitaíba da Costa Karma, Reencarnação e Livre Arbítrio O Karma - Ação e Reação Reencarnação Livre Arbítrio - O Pensamento Labirintos da Alma - Os Pecados

Leia mais

Mudando o Paradigma. A Consciência do III Milênio A Ciência da Vida

Mudando o Paradigma. A Consciência do III Milênio A Ciência da Vida A Consciência do III Milênio A Ciência da Vida Mudando o Paradigma A Realidade está na sua Consciência A Consciência em ação é iluminada, somente pelas inspirações vindas de cima, não pelas fabricadas

Leia mais

Pensamento e Sentimento

Pensamento e Sentimento Pensamento e Sentimento Pensar - Sentir - Fazer Espiritualidade e Evolução Amor-sabedoria Verdade -- Justiça A Conexão com a Consciência Superior Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Pensamento e Sentimento

Leia mais

A Liberdade Interior

A Liberdade Interior A Realidade está na sua Consciência No quê Vc. Acredita? Percebendo o Sagrado Porque Vc. Não muda? Saindo do Matrix. A violência não é somente física mas, sobretudo, psicológica. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba

Leia mais

CULTURA, CARÁTER E PERSONALIDADE

CULTURA, CARÁTER E PERSONALIDADE A estrela de cinco pontas, símbolo da criatura humana ao se manifestar é naturalmente, luz, cor, som e forma, como a própria manifestação. Pitágoras Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br

Leia mais

ÁTOMO PERMANENTE. A Consciência do III Milênio. Personalidade, "aquilo através do qual o Espírito, como Som ou Vibração Divina, se manifesta"

ÁTOMO PERMANENTE. A Consciência do III Milênio. Personalidade, aquilo através do qual o Espírito, como Som ou Vibração Divina, se manifesta A Iniciação Real consiste em dinamizar o centro de consciência espiritual em estado latente em grande parte da humanidade. Personalidade, "aquilo através do qual o Espírito, como Som ou Vibração Divina,

Leia mais

DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA

DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA Sociedade Brasileira de Eubiose Oferece DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa São Lourenço - MG A Ciência das Idades é um conhecimento sagrado, alicerce onde se apóiam todos os

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

I N T U I Ç Ã O. A Consciência do III Milênio. O Sexto Sentido humano. A Intuição é a manifestação da Vontade Divina

I N T U I Ç Ã O. A Consciência do III Milênio. O Sexto Sentido humano. A Intuição é a manifestação da Vontade Divina O Sexto Sentido humano A Intuição é a manifestação da Vontade Divina A Intuição tem, sem dúvida, algo de instintivo, de fé, e de inspiração Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br

Leia mais

PITÁGORAS SABEDORIA INICIÁTICA DAS IDADES-II

PITÁGORAS SABEDORIA INICIÁTICA DAS IDADES-II -II Nos tempos do Velho Egito, a Universidade estava representada pelas Pirâmides, cujas medidas eram perfeitas, onde o sendo da Proporção Divina já existia como Cânone Universal. O Partenon é a fonte

Leia mais

A Consciência do III Milênio. A Ciência da Vida e a Evolução do Mundo

A Consciência do III Milênio. A Ciência da Vida e a Evolução do Mundo Conhecendo-se a si mesmo o ser humano não precisará mais do aprendizado de fora para dentro, pois encontrará em si todas as respostas aos seus anseios. "Cada vez que a lei justa se declina e lei injusta

Leia mais

A Consciência do III Milênio ESTUDO DA MENTE - DA INTELIGÊNCIA

A Consciência do III Milênio ESTUDO DA MENTE - DA INTELIGÊNCIA O dom da inteligência, do mental, é uma dádiva de Deus, do Criador. Ele é o próprio Maná, no sentido de alimento do cérebro, da mente, em sentido figurado. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Id - Ego - Superego

A Consciência do III Milênio. Id - Ego - Superego Sabedoria Iniciática das Idades mostra que TUDO se manifesta como UNO-TRINO, em essência, e sétuplo em expansão. É princípio inteligente, é mente universal, ou inteligência em vários graus, em vários estágios,

Leia mais

Iniciação e Mundos Subterrâneos

Iniciação e Mundos Subterrâneos Conhece-te a ti mesmo A inteligência humana, segundo o Prof. Henrique José de Souza, terá cada vez mais, características Abstrata, da Raça do Mental Bimânico. O discípulo como um microcosmo, mergulha no

Leia mais

PLANO ASTRAL, SONO E SONHOS

PLANO ASTRAL, SONO E SONHOS PLANO ASTRAL, SONO E SONHOS Sua vida de vigília e de sono não sofre solução de continuidade de consciência por isso seus sonhos e sua vida desperta são a mesma. A consciência ininterrupta é apanágio das

Leia mais

Do Instinto à Consciência

Do Instinto à Consciência A Volta do Filho Pródigo à Casa Paterna Ética no Aprimoramento da Personalidade (da Alma) A harmonia entre a Vontade, a Inteligência e a Emoção numa simbiose perfeita com seu Divino Mestre Prof. Instr.

Leia mais

A Consciência do III Milênio. O Sentido Iniciático do Filósofo Grego Diógenes e o Seu Tonel

A Consciência do III Milênio. O Sentido Iniciático do Filósofo Grego Diógenes e o Seu Tonel O Sentido Iniciático do Filósofo Grego Diógenes e o Seu Tonel O tonel corresponde à veste física, Diógenes à psíquica e a lanterna à luz espiritual, a mais transcendente. O que se transforma, tal como

Leia mais

Escravos do Tempo e do Espaço

Escravos do Tempo e do Espaço o Metabolismo da Obra do Eterno A violência não é somente física mas, sobretudo, psicológica. A verdade não se modifica. Nós, sim, modificamos e por isso se modifica para nós o aspecto da verdade. Henrique

Leia mais

A Reeducação pela Iniciação

A Reeducação pela Iniciação A Iniciação é um processo de Reeducação. A Iniciação requer uma total mudança de vida e de personalidade pelos Atos, Palavras e Pensamentos. Penso, Logo Existo Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br

Leia mais

YOGAS - II. A Consciência do III Milênio. Sai do mundo das ilusões, e começa a desenvolver

YOGAS - II. A Consciência do III Milênio. Sai do mundo das ilusões, e começa a desenvolver YOGAS - II Quando há perfeita sintonia entre o EU inferior e o EU superior, divino, acontece o completo dominio sobre o corpo e a mente. Sai do mundo das ilusões, e começa a desenvolver certas e maravilhosas

Leia mais

Iniciação do Primeiro Grau - II

Iniciação do Primeiro Grau - II Os métodos de ensino adotados oficialmente, como currículo profano, e a Iniciação adotada pelo Prof. Henrique José de Souza. O aperfeiçoamento da Ciência pedagógica, por dois tipos de Experiência: a Erudita

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Peregrino da Vida. A Volta do Filho Pródigo à Casa Paterna, conscientemente

A Consciência do III Milênio. Peregrino da Vida. A Volta do Filho Pródigo à Casa Paterna, conscientemente Peregrino da Vida A Volta do Filho Pródigo à Casa Paterna, conscientemente A origem do ser significa coesão, união, fraternidade, dignidade. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Acesso: www.portaldeaquario.com.br

Leia mais

Expansão da Consciência - II

Expansão da Consciência - II Expansão da Consciência - II A expansão da consciência: objetivo daqueles que trilham a senda espiritual, i. é, dos que pelo livre arbítrio procurar acelerar o seu processo evolucional (espiritual). O

Leia mais

Iniciação do Primeiro Grau

Iniciação do Primeiro Grau Os místicos orientais nos falam no Círculo das Almas Perfeitas Aquele que busca o caminho da iniciação deve tornar-se um livrepensador. O Caminho Direto, caminho mais fino que o fio da navalha, Prof. Instr.

Leia mais

A Rotina - Do Emocional e Intelectual

A Rotina - Do Emocional e Intelectual A pior das rotinas é a rotina da inteligência. HJS A rotina é a síntese de todas as renúncias, é o hábito de renunciar a pensar. Nos rotineiros, tudo é menor esforço; a preguiça enferruja a sua inteligência.

Leia mais

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA Sociedade Brasileira de Eubiose Oferece O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa São Lourenço - MG O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA A Ciência das Idades é um conhecimento sagrado, alicerce

Leia mais

Maia, Maiêutica, Ciência da Vida - Eubiose

Maia, Maiêutica, Ciência da Vida - Eubiose Maia, Maiêutica, Ciência da Vida - Eubiose Todo o Universo visível não é mais do que uma grande Mâya, a Grande Ilusão. Somente aquilo que é considerado imutável e eterno merece a qualificação de Realidade.

Leia mais

Ciência das Idades. A Consciência do III Milênio. CIÊNCIA, RELIGIÃO e ARTE. CIÊNCIA DA VIDA ou CIÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO HUMANA, a EUBIOSE,

Ciência das Idades. A Consciência do III Milênio. CIÊNCIA, RELIGIÃO e ARTE. CIÊNCIA DA VIDA ou CIÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO HUMANA, a EUBIOSE, CIÊNCIA, RELIGIÃO e ARTE Marajá de Benares: SATYÂT NÂSTI PARO DHARMA, cuja tradução é: NÃO HÁ RELIGIÃO SUPERIOR A VERDADE. CIÊNCIA DA VIDA ou CIÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO HUMANA, a EUBIOSE, Prof. Instr. Eliseu

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Domínio do Mental. Manejar o Mental sob todos os aspectos

A Consciência do III Milênio. Domínio do Mental. Manejar o Mental sob todos os aspectos Domínio do Mental Manejar o Mental sob todos os aspectos Quem souber colocar sua Inteligência ao lado do Coração, alcançará na Terra as maiores alturas, o poderio HJS Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

Leia mais

A Consciência do III Milênio. O Caminho do Meio. Caminho do Meio: O Mal no Bem e o Bem no Mal, na Grandeza Sublime da Lei.

A Consciência do III Milênio. O Caminho do Meio. Caminho do Meio: O Mal no Bem e o Bem no Mal, na Grandeza Sublime da Lei. O Caminho do Meio Caminho do Meio: O Mal no Bem e o Bem no Mal, na Grandeza Sublime da Lei. Tudo isso nos conduz a uma reflexão sobre o Caminho do Meio: Existirá um caminho entre o bem e o mal? Prof. Instr.

Leia mais

A Ciência da Vida Através dos Tempos - II

A Ciência da Vida Através dos Tempos - II Três aspectos principais de que é constituída a Manifestação do Eterno Três aspectos que compreendem três fases da manifestação. A Eubiose no campo da inteligência, da educação, nas instituições. Prof.

Leia mais

Realizações da Mente e do Coração

Realizações da Mente e do Coração Realizações da Mente e do Coração O trinômio: mente, coração e corpo físico A Ciência das Idades Sabedoria Eterna da vida e do Universo Os tesouros são acumulados nos planos superiores (no akasha), Prof.

Leia mais

ESTRUTURA EMOCIONAL. A Consciência do III Milênio.

ESTRUTURA EMOCIONAL. A Consciência do III Milênio. ESTRUTURA EMOCIONAL A estrutura emocional serve para manter a parte sentimental das criaturas humanas. O Centro de Consciência está focado no sentimento. O sistema de aprendizagem é mais sentido do que

Leia mais

Sociedade Brasileira de Eubiose. G ê n e s e. A Mente de Deus. O Som Inefável, a Palavra ou Verbo Solar (sagrado) - Fiat Luz

Sociedade Brasileira de Eubiose. G ê n e s e. A Mente de Deus. O Som Inefável, a Palavra ou Verbo Solar (sagrado) - Fiat Luz Sociedade Brasileira de Eubiose G ê n e s e A Mente de Deus O Som Inefável, a Palavra ou Verbo Solar (sagrado) - Fiat Luz O ser humano feito à imagem e semelhança de Deus Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

Leia mais

Escravos de Si Mesmos

Escravos de Si Mesmos Escravos de Si Mesmos Quanto mais fizer pesado o mundo, mais o mundo pesará sobre Vc. Senhores e escravos Domine os Seus Próprios medos Liberte-se de si mesmo e do passado Ser ou não ser? Eis a questão.

Leia mais

A Evolução do Homem Através dos Tempos

A Evolução do Homem Através dos Tempos Através dos Tempos A Marcha Triunfal da Divindade transformando tudo em vida-consciência A verdadeira felicidade só advirá quando o homem e o cosmos vibrarem em uníssono. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba

Leia mais

Vencendo o seu pior Inimigo

Vencendo o seu pior Inimigo Espiritualidade, Evolução e Progresso Ética Amor-sabedoria Verdade -- Justiça Iluminação O Equilíbrio entre a Mente e Coração A Conexão com a Consciência Superior Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

Leia mais

AVATARAS E MANUS II Avatara

AVATARAS E MANUS II Avatara AVATARAS E MANUS II Avatara é a encarnação ou manifestação do Espírito de Verdade Uma Consciência Cósmica agindo dentro da limitação antropogênica da personalidade. Manifestação como Face da Misericórdia

Leia mais

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Transformação Superação Metástase - II

A Consciência do III Milênio. Transformação Superação Metástase - II A HUMANIDADE SÓ SERÁ FELIZ QUANDO RECONHECER O AVATARA. HJS Um só padrão monetário, uma só linguagem, uma só filosofia ou religião, no sentido do verbo religare. HJS Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

Leia mais

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇAO KANTIANA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇAO KANTIANA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONCEPÇÃO DE EDUCAÇAO KANTIANA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES INTRODUÇÃO Maria Aparecida Silva Bezerra Universidade Estadual da Paraíba Mariabezerra06@gmail.com O homem é a única criatura que precisa ser educada

Leia mais

A EVOLUÇÃO HUMANA NA FACE DA TERRA OS CICLOS - I

A EVOLUÇÃO HUMANA NA FACE DA TERRA OS CICLOS - I DA TERRA OS CICLOS - I Tudo evolui em ciclos: nasce, cresce, decresce e morre. O objetivo da existência universal é transformara vidaenergia em vida-consciência. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

Leia mais

Superação-Realização

Superação-Realização A humanidade só será feliz quando reconhecer a Manifestação da Essência Divina Quando o homem começa a querer se transformar é porque nele surgiu a Centelha Divina. Muitos serão chamados e poucos se escolherão

Leia mais

TÍTULO: MAX WEBER: AÇÃO SOCIAL E OS TIPOS DE AÇÕES SOCIAIS

TÍTULO: MAX WEBER: AÇÃO SOCIAL E OS TIPOS DE AÇÕES SOCIAIS 1 TÍTULO: MAX WEBER: AÇÃO SOCIAL E OS TIPOS DE AÇÕES SOCIAIS AUTOR: DOUGLAS JOSÉ KLANN CONTATO: douglasjklann@gmail.com OBJETIVO GERAL: Compreender a vida social e as ações individuais a partir da Sociologia

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. desenvolvimento social e humano /ucp centro regional do porto

PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. desenvolvimento social e humano /ucp centro regional do porto PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO desenvolvimento social e humano /ucp centro regional do porto Como pode a escola católica promover o desenvolvimento da inteligência espiritual? O A educação deve

Leia mais

A origem da Ciência das Idades

A origem da Ciência das Idades E o Verbo se fez Carne e habitou entre os homens. Os Avataras não fundaram nenhuma religião, mas, sim, os seus seguidores. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br Link PALESTRA

Leia mais

Ecologia Social Para um mundo de regeneração

Ecologia Social Para um mundo de regeneração AME Nova Friburgo Ecologia Social Para um mundo de regeneração Claudio C. Conti www.ccconti.com Ecologia Social Estudos Interdisciplinares de Psicossociologia e Ecologia Social www.eicos.psycho.ufrj.br

Leia mais

SABEDORIA INICIÁTICA DAS IDADES - II

SABEDORIA INICIÁTICA DAS IDADES - II O cosmo é regido por relações matemáticas. A teoria da Harmonia das Esferas Estudavam os quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br Link

Leia mais

Homem - Ternário e Setenário

Homem - Ternário e Setenário Deus é Uno, é o Todo de onde tudo se origina. Pela polaridade Ele se manifesta sob múltiplas formas no Universo. O ESPÍRITO é a CAUSA, é o dínamo que impulsiona a evolução, pois expressa a Vontade. Prof.

Leia mais

AVATAR ou AVATARA - Seu trabalho é modificar o estado de consciência da humanidade

AVATAR ou AVATARA - Seu trabalho é modificar o estado de consciência da humanidade ORIGEM DO ESPIRITUALISMO NO OCIDENTE Os Adeptos, os Araths só funcionam do Mental Abstrato para cima, posto que são senhores da Tríade Superior. Atmã, Budhi e Manas AVATAR ou AVATARA - Seu trabalho é modificar

Leia mais

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE Curso Online MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE com Maísa Intelisano Aula 04 - Sintomas e Sinais Precursores da Mediunidade Bloco 01- Reflexão Maísa Intelisano AULA 4 SINTOMAS E SINAIS PRECURSORES DE MEDIUNIDADE

Leia mais

A Consciência do III Milênio. A Grande Fraternidade Branca. Não há religião superior à Verdade.

A Consciência do III Milênio. A Grande Fraternidade Branca. Não há religião superior à Verdade. D H A R M A A Grande Fraternidade Branca Não há religião superior à Verdade. O Verdadeiro Caminho da Iniciação Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Acesso: www.portaldeaquario.com.br / Link Palestra

Leia mais

CORPO ASTRAL E CORPO CAUSAL

CORPO ASTRAL E CORPO CAUSAL CORPO ASTRAL E Três aspectos principais de que é constituída a Manifestação do Eterno A vontade, a Inteligência e a Emoção que renuncia à afirmação de si próprio A Eubiose no campo da inteligência, da

Leia mais

Egrégora. Forma Criada por Pensamentos e Sentimentos. A Consciência do III Milênio.

Egrégora. Forma Criada por Pensamentos e Sentimentos. A Consciência do III Milênio. www.portaldeaquario.com.br Link PALESTRA PÚBLICA 24 horas ONLINE Egrégora Existem egrégoras positivos que protegem, atraem boas energias e repelem os egrégoras negativos que fortalecem o mal. Uma entidade

Leia mais

I N T U I Ç Ã O II. A Consciência do III Milênio. O Sexto Sentido humano A Intuição tem, sem dúvida, algo de instintivo, de fé, e de inspiração

I N T U I Ç Ã O II. A Consciência do III Milênio. O Sexto Sentido humano A Intuição tem, sem dúvida, algo de instintivo, de fé, e de inspiração Caminhos onde serão encontrados novos e embriagantes matizes, que somente em sonho nos é dado contemplar. A Consciência do III Milênio O Sexto Sentido humano A Intuição tem, sem dúvida, algo de instintivo,

Leia mais

Educação na Grécia. Fundamentos teórico-epistemológicos da educação I. PPGE UEPG Professoras Gisele Masson Patrícia Marcoccia

Educação na Grécia. Fundamentos teórico-epistemológicos da educação I. PPGE UEPG Professoras Gisele Masson Patrícia Marcoccia Educação na Grécia Fundamentos teórico-epistemológicos da educação I PPGE UEPG Professoras Gisele Masson Patrícia Marcoccia A educação na Grécia Fonte: Blog do Maffei, 2017. Traços da cultura grega:educação

Leia mais

Revelando a Ciência da Vida

Revelando a Ciência da Vida A transformação de vida-energia em vida-consciência Quando o homem se ilumina na Terra, uma Estrela se apaga no Céu, HJS Tudo no universo é energia, e sendo energia é vida, é informação. Prof. Instr. Eliseu

Leia mais

ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO

ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO 1 ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO A ESCOLÁSTICA E OS PRINCIPAIS REPRESENTANTES ALBERTO MAGNO TOMÁS DE AQUINO Buscaram provar a existência de Deus utilizando argumentos racionais. 2 A UNIDADE ENTRE A FÉ

Leia mais

Claudio C. Conti CEACE O ESPÍRITA NO MUNDO 15/01/17

Claudio C. Conti  CEACE O ESPÍRITA NO MUNDO 15/01/17 CEACE Claudio C. Conti www.ccconti.com O ESPÍRITA NO MUNDO 15/01/17 O que é "mundo" para o espírita? 1. Casa espírita; 2. Família; 3. Trabalho; O que é "o espírita"? 4. Lazer. O Espírita O verdadeiro Espírita

Leia mais

Autoconhecimento e Aprimoramento

Autoconhecimento e Aprimoramento PROGRAMA: Autoconhecimento e Aprimoramento AULA 3 JARDIM DO SUCESSO MARY KAY JULHO 2016 Como o Coaching pode contribuir CENÁRIO ATUAL CENÁRIO DESEJADO O CAMINHO Modelo Skilled-Helper G. Egan ESTRUTURA

Leia mais

As Três Fundações do Movimento-SBE Henrique José de Souza

As Três Fundações do Movimento-SBE Henrique José de Souza Henrique José de Souza Sociedade Brasileira de EUBIOSE e Ordem do SANTO GRAAL É uma espécie de Naturismo Cósmico Vive em harmonia com as forças Cósmicas Aplicar as Leis da natureza, universais em nossa

Leia mais

A Dimensão do Ser. Espírito - Alma - Corpo Informação que gera felicidade Fernando Teodoro

A Dimensão do Ser. Espírito - Alma - Corpo Informação que gera felicidade Fernando Teodoro A Dimensão do Ser Espírito - Alma - Corpo Informação que gera felicidade Fernando Teodoro QUEM É VOCÊ? Motivação Pessoal & Desenvolvimento Intelectual Espírito - Alma - Corpo Três são os elementos que

Leia mais

Fim dos Tempos - Inicio de Nova Civilização

Fim dos Tempos - Inicio de Nova Civilização Fim dos Tempos - Inicio de O Nascimento, a vida, e a queda das nações. Repete-se, atualmente, o que se deu no fim de todas as civilizações. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa www.portaldeaquario.com.br

Leia mais

REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II. Professor Danilo Borges

REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II. Professor Danilo Borges REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Professor Danilo Borges ATENÇÃO! Esta revisão geral de conteúdo tem a função de orientar, você estudante, para uma discussão dos temas e problemas

Leia mais

Argumentação e filosofia

Argumentação e filosofia Argumentação e filosofia 1- Compreender a origem histórica da rivalidade existente entre Filosofia e Retórica. O pensamento racional teve origem na Grécia antiga, na necessidade do desenvolvimento da Polis

Leia mais

A Consciência do III Milênio. Alma e Espírito

A Consciência do III Milênio. Alma e Espírito Deus é a Ideia, Inteligência é o Espírito no Homem, e a Alma, naturalmente, é a estrutura psíquica (o caráter). HJS Alma é o Caráter e o Espírito é outra coisa, mais transcendental. HJS Prof. Instr. Eliseu

Leia mais

Institucional. Nossa História

Institucional. Nossa História Institucional Nossa história Proposta Pedagógica Horário Nosso Espaço Fotos Localização Manual do aluno Calendário Anual Lista de material Informação de renovação de matrícula para 2014 Circulares Eventos

Leia mais

Um Gênio Dentro de Você

Um Gênio Dentro de Você "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade, a civilização, poderá enfim evoluir a um novo nível, a um novo estado de consciência"

Leia mais

Os Nove Princípios da Personalidade

Os Nove Princípios da Personalidade Os Nove Princípios da Personalidade Os Nove Elementos da Eubiose em Relação com a Estrutura Humana, a Personalidade INSTRUÇÃO - EDUCAÇÃO E TRABALHO TRANSFORMAÇÃO - SUPERAÇÃO - METÁSTASE Prof. Instr. Eliseu

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS ARTES CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade I Tecnologia - Corpo, movimento e linguagem na

Leia mais

A Demanda do Santo Graal Tragédia do Gólgota

A Demanda do Santo Graal Tragédia do Gólgota A Demanda do Santo Graal Tragédia do Gólgota O Mistério do Santo Graal está ligado à Tragédia do Gólgota. Recolheram em um vaso o sangue vertido da sua chaga, aberta pela Lança de Longuinho, levando-o,

Leia mais

Rota. do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO

Rota. do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO Rota do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO A Rota dos 7 Níveis do Processo Evolutivo O Caminho dos 7 Níveis do Processo Evolutivo é um modelo para o ser humano evoluir

Leia mais

Resolvi estudar arte porque é mais facinho

Resolvi estudar arte porque é mais facinho Resolvi estudar arte porque é mais facinho Por Rubens Cavalcanti da Silva Da série Agar-agar Agar-agar - Gravuragelatina - 2015 obra do autor A arte, que é a matéria mais fácil, meu filho foi mal Eu trabalhava

Leia mais