Ácidos e Bases, intermediários de reações orgânicas. Profa. Alceni Augusta Werle Profa. Tania Marcia do Sacramento Melo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ácidos e Bases, intermediários de reações orgânicas. Profa. Alceni Augusta Werle Profa. Tania Marcia do Sacramento Melo"

Transcrição

1 Ácidos e Bases, intermediários de reações orgânicas Parte II Profa. Alceni Augusta Werle Profa. Tania Marcia do Sacramento Melo

2 1-Introdução Definição de intermediários de reações orgânicas; Estudo detalhado dos principais intermediários das reações orgânicas; Correlação com teoria ácido-base de Lewis.

3 INTERMEDIÁRIOS DE REAÇÕES ORGÂNICAS Para que uma reação orgânica ocorra, é necessário que haja rompimento nas ligações químicas envolvidas na estrutura das moléculas do substrato e do reagente e formação de novas ligações. O substrato é a molécula orgânica sujeita a transformação química enquanto que o reagente é o veículo transformador do substrato. Geralmente são formadas espécies intermediárias de menor estabilidade comparativamente ao substrato.

4 Os rompimentos (clivagens) das ligações químicas podem ser: A) heteroliticos A B A+ + B Íons - B) homolíticos A B A + B Radicais E EM COMPOSTOS ORGÂNICOS?

5 Clivagem heterolítica exemplos genéricos A cisão heterolítica ocorre geralmente em ligações covalentes polares. A quebra é assimétrica e o átomo mais eletronegativo estabiliza o par de elétrons, desta forma é obtido um cátion e um ânion. A formação do intermediário, tanto cátion quanto ânion, tem grande dependência com a sua estabilidade. R 2 R 1 R 1 2 O C Y C R 2 + Y R 3 R 3 CARBOCATION O O R C C R 1 + B R C C R 1 + B CARBÂNION

6 Clivagem homolítica exemplo genérico Este tipo de cisão geralmente ocorre em ligações pouco polarizadas. As reações que ocorrem através deste tipo de cisão formam ao longo do mecanismo radicais livres. A cisão homolítica se realiza em presença de luz ultravioleta, temperatura elevada ou ainda em presença de peróxidos orgânicos. R 1 Luz R 1 R 2 C Y R 2 C + Y R 3 R 3 CARBONO RADICAL

7 Principais intermediários de reações orgânicas Carbocátion-Geometria Trigonal -sp 2 Carbânion-Geometria Piramidal -sp 3 Radical-Geometria variável entre trigonal (sp 2 ) e piramidal (sp 3 )

8 Geometria Trigonal - sp 2 Geometria Linear - sp Singleto Tripleto

9 2- Estudo dos carbocátions As reações orgânicas polares acontecem através de cisões heterolíticas e normalmente se realizam em soluções e podem ser catalisadas por ácidos de Lewis. Exemplo de uma clivagem heterolítica com formação de carbocátion: O átomo mais eletronegativo atrai mais o par de elétrons, deforma a nuvem eletrônica do OM, e favorece a clivagem assimétrica. Na cisão heterolítica o par de elétrons acompanha o átomo mais eletronegativo. NOVOS CONCEITOS!

10 Possibilidades de hibridação do carbono nos carbocátions A hibridação p/sp 2 é a mais importante. Neste caso o carbono apresenta um orbital p vazio. Estrutura trigonal plana do carbocátion O orbital p se encontra perpendicular ao plano do carbono sp 2

11 Fatores estruturais que contribuem com a estabilidade dos carbocátions Os carbocátions podem ser estabilizados por: Efeito Indutivo; Efeito de hiperconjugação; Efeito de ressonância.

12 Efeito Indutivo Efeito que se propaga pelo eixo da ligação σ. É um efeito aditivo. Pode ser tanto positivo ( +I ) ou negativo ( -I ) e o parâmetro é o hidrogênio. ESTABILIZA ( +I ) INSTABILIZA ( -I )

13 Efeito de Ressonância O fenômeno de ressonância ocorre com transposição de elétrons p ou elétrons de orbital atômico com um sítio eletrodeficiente. Exemplos: Deslocamento entre elétrons de OM πe orbital pvazio do carbono. R O C 2 R O C 3 Deslocamento entre elétrons não ligantes do oxigênioe orbital p vazio do carbono.

14 iperconjugação por vizinhança Região de proximidade entre orbitais Atenção OM: região com maior densidade eletrônica RESULTADO

15 Evidencias físicas do fenômeno de hiperconjugação, comprovadas por experimento de Raios X

16 Principais íons de carbônio(carbocátion) e sua estabilidade + C + + C 2 > > ; + + C 2 =CC 2 ; 3 C C C 3 C 3 > 3 C + C > C 3 3 CC 2 + > 3 C + ; 2 C=C + ; +

17 Ion tropílio: Sua estabilidade é explicada devido a conjugação. Estruturas de Kekulé equivalente. Efeito de Ressonância Cátion trifenilmetil + C Ph Ph + C Ph Ph + + C Ph Ph C Ph Ph onde,ph=grupofenila

18 Estabilização por efeito indutivo e hiperconjugacão 3 C + C C 3 C C C > C 3 > 3 C C > + C

19 Estabilidade por elétrons não ligantes + Carbocátion original Proponha as demais estruturas originais R N R Oxigênio e nitrogênio que tem elétrons não ligantes que estabilizam fortemente carbocátions vizinhos. Mesmo halogênios estabilizam por delocalização, apesar da eletronegatividade característica.

20 Comportamentos experimentais em decorrência da estabilidade: CÁTION METILA: nunca foi detectado CÁTIONter-BUTILA: detectado mas não isolado CÁTION TRIFENILMETILA: pode ser determinado quantitativamente (em SO 2 líquido) Existem certos carbocátions que são isolados normalmente, isso depende da estabilidade dos mesmos.

21 Acidez de carbocátions Os carbocátions têm deficiência de elétrons. Têm somente seis elétrons na camada de valência e, por causa disto, são ácidos de Lewis. Uma vez que são reagentes que buscam o elétron, os químicos os denominam de eletrófilos. Eletrófilos: São reagentes que, nas respectivas reações, buscam elétrons extras para atingir uma configuração estável na camada de valência. Os carbocátions atingem a configuração do neônio na camada de valência. Novo conceito!!!

22 Propriedade dos carbocátions Um carbocátion quando se forma ao longo de um mecanismo, pode seguir três caminhos diferentes, dependendo de sua estrutura: - pode sofrer rearranjo buscando maior estabilidade; pode na presença de base forte perder próton e gerar um alqueno (discutiremos no estudo de reações); pode ser conectado em um nucleófilo (discutiremos no estudo de reações).

23 Rearranjo com migração 1,2 de hidreto Carbocátio 2 o Carbocátion 3 º Mais estável C 3 C 3 C 3 3 C C C 3 3 C C C C 3 3 C C C C 3 4 e e 3 centros

24 Rearranjo com migração 1,2 de carbânion Carbocátio 2 o Carbocátion 3 º Mais estável 3 C C 3 C 3 C 3 C 3 C 3 C C C C 3 3 C C C C 3 C 3 C 3 C 3 4 e e 3 centros Os rearranjos, tanto de hidreto quanto de carbânion, podem ocorrer também de carbocátion primário para secundário e de primário para terciário, depende da estrutura inicial do carbocation.

25 Atividade extra-classe Justifique porque a para-rosa anilina é mais estável do que o cátion trifenila. 2 N C N 2 N 2

26 - Estudo dos carbonos radicais O carbono radical é uma espécie que no contexto de acidez se assemelha aos carbocátions, são espécies eletrodeficientes, pois apresentam orbital semipreenchido (1 elétron desemparelhado). São espécies formadas a partir de cisões homolíticas. Exemplo: omólise de uma ligação carbono hidrogênio promovida por uma espécie radicalar (estas reações serão estudadas posteriormente).

27 ibridação dos carbonos radicalares O radical metil está próximo da planaridade e dados mostram que a inversão da configuração é relativamente rápida. Isto é consistente com uma hibridação p/sp 2. O radical etenil possui um ângulo calculado de 137º o que é consistente com uma hibridação sp 2 /sp 2.

28 Estabilidade dos carbonos radicais Devido a semelhança, os efeitos que estabilizam carbocátions também estabilizam os carbonos radicais, ou seja: Efeito Indutivo; Efeito de hiperconjugação; Efeito de ressonância.

29 Efeito Indutivo Efeito que se propaga pelo eixo da ligação σ. É um efeito aditivo. Pode ser tanto positivo ( +I ) ou negativo ( -I ) e o parâmetro é o hidrogênio. ESTABILIZA ( +I ) INSTABILIZA ( -I )

30 iperconjugação por vizinhança RESULTADO Em função dos efeitos indutivo (+I) e hiperconjugação a ordem de estabilidade dos carbonos alquílicos radicais é: C rad. 3 º > C rad. 2º> C rad. 1º> C rad. metílico.

31 Efeito de Ressonância O fenômeno de ressonância ocorre com transposição de um elétron de OM p com um sítio eltrodeficiente (carbono radical). Exemplo: Deslocamento entre um elétron de OM πe orbital p semipreenchido do carbono. Ordem de estabilidade de carbonos radicais estabilizados por ressonância

32 Estudo dos carbânions Carbono com elevada densidade eletrônica; Foi primeiramente proposto por Reginald W. L. Clarke e Arthur Lapworth em 1907 na síntese da benzoína. Estrutura e hibridação C - Uma vez que o orbital não ligante está ocupado, a estabilidade aumenta com o aumento do caráter s da ligação. A estabilidade é dada por sp 3 <sp 2 <sp.

33 Preparação á duas maneiras principais de se obter um carbânion: reações ácido-base e por ligação com elemento menos eletronegativos, como metais alcalino e alcalino-terrosos. Exemplos: Via reação ácido base (reação será discutida posteriormente) Via metal alcalino terroso (reação será discutida posteriormente) + C 3 MgCl C 3 MgCl

34 Fatores estruturais que contribuem com a estabilidade dos carbânions Os carbânions podem ser estabilizados por: Efeito Indutivo; Efeito de hiperconjugação; Efeito de ressonância. Os carbânions são bases de Lewis, portanto os fatores estruturais acima atuam em contraditório aos carbocátions.

35 Efeito Indutivo Efeito que se propaga pelo eixo da ligação σ. É um efeito aditivo. Pode ser tanto positivo ( +I ) ou negativo ( -I ) e o parâmetro é o hidrogênio. C C 3 C C 3 Instabilizam (+I) C N O O C N O O Estabilizam (-I)

36 iperconjugação por vizinhança Região de proximidade entre orbitais, AÇÃO REPULSIVA Atenção OM: região com maior densidade eletrônica O efeito de hiperconjugação desestabiliza os carbânions, sendo assim, o carbânion metila se torna o mais estável. RESULTADO AÇÃO REPULSIVA instabiliza, pois deforma o âgulo da ligação

37 Efeito de Ressonância grupos vizinhos - Grupos vizinhos elétron retiradores podem estabilizar o carbânion por efeito indutivo, mas este efeito sozinho acaba por ser fraco. - A estabilização ocorre mais efetivamente quando a ressonância passa a contribuir, fazendo com que o carbono α- grupo possa ser um carbânion em potencial. - As carbonilas, nitrilas e nitro são grupos que estabilizam muito bem o carbânion. Exemplos: O O C C 3 C C 2 3 C C 2 Alta contribuição pois o oxigênio estabiliza melhor a carga negativa

38 O O C C 3 C C C 3 O O O O C C C C 3 C C C 3 C 3 C C 3 Carbânion inicial Duas estruturas de ressonância de grande contribuição

39 Grupos vizinhos Grupos vizinhos elétron retiradores podem estabilizar o carbânion por efeito indutivo, mas este efeito sozinho acaba por ser fraco. A estabilização ocorre mais efetivamente quando a ressonância passa a contribuir, fazendo com que o carbono α-grupo possa ser um carbânion em potencial. Carbânion a-flúor podem ser bem estabilizados por hiperconjugação negativa. (EXNER, Otto; Stanislav.. "Negative hyperconjugation of some fluorine containing groups" (em en). New Journal of Chemistry 32 (8),2008.

40 Basicidade dos carbânions Os carbânions são bases de Lewis; Nas reações, buscam um próton ou um centro positivo, ao qual possam doar o par de elétrons que possuem e assim neutralizar a carga negativa que suportam. Uma vez que buscam um próton ou um centro positivo, são denominados nucleófilos.

41 Atividades extra-classe 1. Colocar os radicais livres a seguir em ordem crescente de estabilidade e justifique. 2. Mostre o rearranjo mais provável nos carbocátionsa seguir e justifique. 3. Colocar os carbânionsem ordem decrescente de estabilidade e justifique.

Química Orgânica I. Ácidos e Bases, tipos de reações, intermediários de reações e termodinâmica e cinética de reações orgânicas.

Química Orgânica I. Ácidos e Bases, tipos de reações, intermediários de reações e termodinâmica e cinética de reações orgânicas. Química Orgânica I Ácidos e Bases, tipos de reações, intermediários de reações e termodinâmica e cinética de reações orgânicas Aula 4 (Parte II) Profa. Alceni Augusta Werle Profa Tânia Márcia Sacramento

Leia mais

7.1 CISÃO E FORMAÇÃO DE LIGAÇÃO NO MECANISMO POLAR

7.1 CISÃO E FORMAÇÃO DE LIGAÇÃO NO MECANISMO POLAR 163 7.1 CISÃO E FORMAÇÃO DE LIGAÇÃO NO MECANISMO POLAR Para que uma reação orgânica ocorra, é necessário que haja rompimento nas ligações químicas envolvidas na estrutura das moléculas do substrato e do

Leia mais

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo Ácidos e Bases, tipos de reações, intermediários de

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo Ácidos e Bases, tipos de reações, intermediários de Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo Ácidos e Bases, tipos de reações, intermediários de reações e termodinâmica e cinética de reações orgânicas

Leia mais

PPGQTA. Prof. MGM D Oca

PPGQTA. Prof. MGM D Oca PPGQTA Prof. MGM D Oca Efeitos de Substituintes e Intermediários de Reação Observa-se frequentemente que a introdução de substituintes altera a velocidade de reações orgânicas, mesmo que o substituinte

Leia mais

6.1 CLASSIFICAÇÃO DAS REAÇÕES ORGÂNICAS

6.1 CLASSIFICAÇÃO DAS REAÇÕES ORGÂNICAS 131 6.1 CLASSIFICAÇÃO DAS REAÇÕES ORGÂNICAS Quando a ligação pi estiver entre dois carbonos, formando alcenos, a reação será de adição eletrofílica. Substratos que apresentam a ligação pi formada entre

Leia mais

Ácidos e Bases, intermediários de reações orgânicas. Profa. Alceni Augusta Werle Profa. Tania Marcia do Sacramento Melo

Ácidos e Bases, intermediários de reações orgânicas. Profa. Alceni Augusta Werle Profa. Tania Marcia do Sacramento Melo Ácidos e Bases, intermediários de reações orgânicas Parte I Profa. Alceni Augusta Werle Profa. Tania Marcia do Sacramento Melo 1-Introdução Revisão da teoria de ácidos de Arrhenius, Brönsted-Lowry e de

Leia mais

Q U Í M I C A O R G Â N I C A

Q U Í M I C A O R G Â N I C A 1 Q U Í M I C A O R G Â N I C A Química Orgânica Estudo dos compostos orgânicos Compostos Inorgânicos Obtinham-se de minerais Orgânicos Obtinham-se de produtos animais ou vegetais (organismos vivos) Até

Leia mais

PPGQTA. Prof. MGM D Oca

PPGQTA. Prof. MGM D Oca PPGQTA Prof. REGRA 1 Formas de Ressonância Não-equivalentes em Energia Qual das formas de ressonância contribui mais para o híbrido? As estruturas que possuem o maior número de átomos com octetos completos

Leia mais

M E C A N I S M O S D E R E A Ç Õ E S. Conjuntos de etapas que descrevem a formação dos produtos nas reações químicas.

M E C A N I S M O S D E R E A Ç Õ E S. Conjuntos de etapas que descrevem a formação dos produtos nas reações químicas. 1 M E A N I S M S D E R E A Ç Õ E S onjuntos de etapas que descrevem a formação dos produtos nas reações químicas mecanismo deve concordar com os fatos experimentais e descrever: quais ligações são quebradas,

Leia mais

ALQUENOS - REVISÃO. Bruice, P Vol. 1 cap.3 e 6 Carey Vol. 1 cap. 6 e 9

ALQUENOS - REVISÃO. Bruice, P Vol. 1 cap.3 e 6 Carey Vol. 1 cap. 6 e 9 ALQUENOS - REVISÃO Bruice, P Vol. 1 cap.3 e 6 arey Vol. 1 cap. 6 e 9 São compostos insaturados que possuem como grupo funcional o =. Estes compostos são ricos em elétrons, portanto reagem com reagentes

Leia mais

REAÇÕES ORGÂNICAS. INTRODUÇÃO A SUBSTITUIÇÃO NUCLEOFÍLICA Sn2 - PARTE I

REAÇÕES ORGÂNICAS. INTRODUÇÃO A SUBSTITUIÇÃO NUCLEOFÍLICA Sn2 - PARTE I REAÇÕES ORGÂNICAS INTRODUÇÃO A SUBSTITUIÇÃO NUCLEOFÍLICA Sn2 - PARTE I Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br RUPTURA DE LIGAÇÃO A ruptura

Leia mais

Química Orgânica I. Estruturas de Lewis, Carga Formal e Estruturas de Ressonância. Aula 2

Química Orgânica I. Estruturas de Lewis, Carga Formal e Estruturas de Ressonância. Aula 2 Química Orgânica I Estruturas de Lewis, Carga Formal e Estruturas de Ressonância Aula 2 Profa. Alceni Augusta Werle ProfaTânia Márcia Sacramento Melo 1 Estrutura de Lewis Um símbolo de Lewis é um símbolo

Leia mais

2.8. Reações dos Alcanos (Bibliografia Principal: Vollhardt, 3rd) Formação de Radicais

2.8. Reações dos Alcanos (Bibliografia Principal: Vollhardt, 3rd) Formação de Radicais 2.8. Reações dos Alcanos (Bibliografia Principal: Vollhardt, 3rd) 2.8.1. Introdução Halogenação e Combustão: i) Ocorre por um mecanismo radicalar. Ocorre a quebra homolítica de uma ligação Clivagem Homolítica:

Leia mais

Reações de Substituição Nucleofílica Alifática ao Carbono Saturado

Reações de Substituição Nucleofílica Alifática ao Carbono Saturado Reações de Substituição Nucleofílica Alifática ao Carbono Saturado Em reações de substituição ocorre a troca de um grupamento por outro em uma molécula. Ocorre a quebra de uma ligação, liberando um grupo

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA. Termo Orgânico Relíquia dos dias em que devido à sua origem eram divididos em orgânicos e inorgânicos.

QUÍMICA ORGÂNICA. Termo Orgânico Relíquia dos dias em que devido à sua origem eram divididos em orgânicos e inorgânicos. 1 QUÍMICA ORGÂNICA Química orgânica Química dos compostos de carbono Termo Orgânico Relíquia dos dias em que devido à sua origem eram divididos em orgânicos e inorgânicos Inorgânicos Obtinham-se de minerais

Leia mais

Disciplina: Mecanismos de Reações Orgânicas 1 QB52C-N61

Disciplina: Mecanismos de Reações Orgânicas 1 QB52C-N61 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus de Curitiba Gerência de Ensino e Pesquisa Departamento Acadêmico de Química e Biologia Disciplina: Mecanismos de Reações Orgânicas

Leia mais

Reações de Radicais Substituição Radicalar

Reações de Radicais Substituição Radicalar Reações de Radicais Substituição Radicalar 1 Formação de Radicais Halogenação e Combustão: i) Ocorrem por um mecanismo radicalar. ii) Envolvem a quebra homolítica de uma ligação. Clivagem Homolítica: Em

Leia mais

Ligação covalente comum.

Ligação covalente comum. Ligação covalente comum. Na ligação covalente, ao contrário do que acontece na iônica, nenhum dos participantes deseja doar elétrons. Ambos os elementos desejam receber elétrons Como fazer acordo desta

Leia mais

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo Reações de Substituição Nucleofílica Alifática Aula 14 Substratos: Haletos de alquila, Álcoois, Haletos de

Leia mais

LIGAÇÕES COVALENTES. Química Geral Augusto Freitas

LIGAÇÕES COVALENTES. Química Geral Augusto Freitas LIGAÇÕES COVALENTES Química Geral Augusto Freitas 1 1 Aspectos Gerais Segundo Lewis, uma ligação covalente é um par de elétrons compartilhados por dois átomos. Nenhum dos átomos perde totalmente um elétron

Leia mais

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia Sacramento Melo. REAÇÕES DE ELIMINAÇÃO Aula 13

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia Sacramento Melo. REAÇÕES DE ELIMINAÇÃO Aula 13 Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia Sacramento Melo REAÇÕES DE ELIMINAÇÃO Aula 13 Em uma reação de eliminação uma molécula (HX) é removida (eliminada) de um reagente.

Leia mais

Formação de Radicais. Halogenação e Combustão: i) Ocorrem por um mecanismo radicalar. Envolvem a quebra homolítica de uma ligação.

Formação de Radicais. Halogenação e Combustão: i) Ocorrem por um mecanismo radicalar. Envolvem a quebra homolítica de uma ligação. Reações de Radicais Substituição Radicalar 1 Formação de Radicais Halogenação e Combustão: i) Ocorrem por um mecanismo radicalar. ii) Envolvem a quebra homolítica de uma ligação. Clivagem Homolítica: Em

Leia mais

Reações de Radicais Substituição Radicalar

Reações de Radicais Substituição Radicalar Reações de Radicais Substituição Radicalar 1 Formação de Radicais Halogenação e Combustão: i) Ocorrem por um mecanismo radicalar ii) Envolvem a quebra homolítica de uma ligação Clivagem Homolítica: Em

Leia mais

QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ligação Química

QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ligação Química QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ligação Química Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Formação das Ligações O modelo RPECV, baseado principalmente nas estruturas de Lewis,

Leia mais

formação de grupos intermediários instáveis

formação de grupos intermediários instáveis RUPTURA DE LIGAÇÃO Nas reações orgânicas é muito comum a formação de grupos intermediários instáveis, sendo, portanto, de existência transitória, nos quais o carbono não tem efetuadas suas quatro ligações.

Leia mais

H 2. Cl 2 N 2 O 2. família dos calcogênios 4. É uma substância apolar

H 2. Cl 2 N 2 O 2. família dos calcogênios 4. É uma substância apolar H 2 Cl 2 1. O elemento que forma essa substância simples possui em sua única camada 1 elétron 3. Substância simples formada apenas por átomos de Hidrogênio 1. O elemento que forma essa sua camada valência

Leia mais

Química A Extensivo V. 5

Química A Extensivo V. 5 Química A Extensivo V. 5 Exercícios 01) Respostas: a) f) k) b) g) l) c) h) m) d) i) n) e) j) o) 02) E 03) A 04) 12 05) 60 * A representação dos ângulos de ligação é apenas aproximada. 01. Errada. A molécula

Leia mais

Química A MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE. 1º Semestre /2014. Doutor João Paulo Noronha.

Química A MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA DO AMBIENTE. 1º Semestre /2014. Doutor João Paulo Noronha. MESTRAD INTEGRAD EM ENGENARIA D AMBIENTE 1º Semestre - 2013/2014 Doutor João Paulo Noronha jpnoronha@fct.unl.pt (VII a VIII) UNIVERSIDADE NVA DE LISBA Faculdade de Ciências e Tecnologia Propriedades físicas

Leia mais

X δ. X=F,Cl,Br,I. Substituição RCH 2 CH 2 Y + X - Eliminação RHC CH 2 + HY + X -

X δ. X=F,Cl,Br,I. Substituição RCH 2 CH 2 Y + X - Eliminação RHC CH 2 + HY + X - Reações de aletos de Alquila O átomo de halogênio de um haleto de alquila é ligado a um carbono hibridizado em sp 3. Por isso, a disposição dos grupos em torno do átomo de carbono é normalmente tetraédrica.

Leia mais

4. Ácidos e Bases em Química Orgânica

4. Ácidos e Bases em Química Orgânica 4. Ácidos e Bases em Química Orgânica Leitura Recomendada: Organic Chemistry, J. Clayden, N. Greeves, S. Warren, P. Wothers, Oxford, Oxford, 2001, cap. 8. Compreender aspectos de acidez e basicidade é

Leia mais

Adição Eletrofílica à Alquenos

Adição Eletrofílica à Alquenos Instituto de Química USP Reatividade de Compostos Orgânicos Capítulo 01: Adição Eletrofílica 1 Adição Eletrofílica à Alquenos 2 Energética das Reações de Adição Bromação: Adição de HCl: Hidratação: 3 Cinética

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel Ligações Químicas Sacarina Vitamina E Amônia Fulereno LIGAÇÕES IÔNICAS Acontece por atração

Leia mais

2.1 COMPOSTOS AROMÁTICOS: LEI DE HUCKEL

2.1 COMPOSTOS AROMÁTICOS: LEI DE HUCKEL 47 2.1 COMPOSTOS AROMÁTICOS: LEI DE HUCKEL O anel aromático (benzeno) é formado pela conexão de seis carbonos sp 2. No interior do anel aromático, existem seis elétrons pi, ocupando seis orbitais p, e

Leia mais

Química Orgânica Ambiental

Química Orgânica Ambiental Química Orgânica Ambiental Aula 2 Formas de representação e interações moleculares Prof. Dr. Leandro Vinícius Alves Gurgel 1. Introdução: Estrutura de Lewis 1) Estruturas de Lewis mostram as conexões entre

Leia mais

Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA. 1. Principais Características das Reações Orgânicas

Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA. 1. Principais Características das Reações Orgânicas 1. Principais aracterísticas das eações rgânicas Existem milhões de substâncias orgânicas. Se você tiver de memorizar como cada uma delas reage, o estudo de química orgânica lhe trará uma experiência terrível.

Leia mais

Introdução as Reações Orgânicas

Introdução as Reações Orgânicas Introdução as Reações Orgânicas Uma reação consiste na quebra de ligações entre os átomos de uma ou mais moléculas e a formação de novas ligações, criando moléculas diferentes. Normalmente, as reações

Leia mais

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo Reações de Substituição Nucleofílica em Carbono Saturado 1- Reações de substituição nucleofílica em carbono

Leia mais

LICENCIATURA EM QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA I SEGUNDO SEMESTRE 2014 PLANO DE CURSO Professora: Ana Júlia Silveira

LICENCIATURA EM QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA I SEGUNDO SEMESTRE 2014 PLANO DE CURSO Professora: Ana Júlia Silveira LICENCIATURA EM QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA I SEGUNDO SEMESTRE 2014 PLANO DE CURSO Professora: Ana Júlia Silveira EMENTA QUÍMICA ORGÂNICA I Introdução a química orgânica: teoria estrutural e o átomo de carbono

Leia mais

O DIAMANTE POSSUI HIBRIDIZAÇÃO

O DIAMANTE POSSUI HIBRIDIZAÇÃO QUÍMICA ORGÂNICA Pode-se afirmar com certeza que se não fosse pelo Carbono você não estaria lendo essa breve descrição agora. A química orgânica se preocupa com o entendimento da vida dada pelo Carbono

Leia mais

Reações de Substituição Nucleofílica em Carbono Saturado. Aula 11

Reações de Substituição Nucleofílica em Carbono Saturado. Aula 11 Universidade Federal de Ouro Preto Reações de Substituição Nucleofílica em Carbono Saturado Aula 11 Flaviane Francisco Hilário 1 1 - Reação de Substituição Nucleofílica e Reação de Eliminação SUBSTITUIÇÃO

Leia mais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligações Químicas Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligação iônica Transferência de elétrons de um átomo para outro Íons de cargas opostas Forças

Leia mais

Ligação Química. - Os elétrons mais fracamente ligados ao átomo podem tomar parte na formação de ligações químicas.

Ligação Química. - Os elétrons mais fracamente ligados ao átomo podem tomar parte na formação de ligações químicas. Ligação Química É necessário compreender (prever) as ligações químicas, se quisermos entender as propriedades químicas e físicas de elementos e compostos. - Os elétrons mais fracamente ligados ao átomo

Leia mais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligações Químicas Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligação iônica Transferência de elétrons de um átomo para outro Íons de cargas opostas Forças

Leia mais

PPGQTA. Prof. MGM D Oca

PPGQTA. Prof. MGM D Oca PPGQTA Prof. MGM D Oca Características da Nucleofilicidade O termo nucleofilicidade refere-se à capacidade de uma base de Lewis de participar de uma reação de substituição nucleofílica e é relacionada

Leia mais

Ligações químicas e VSEPR

Ligações químicas e VSEPR BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace Ligações químicas e VSEPR Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ligações Químicas IÔNICA CVALENTE METÁLICA

Leia mais

ENGENHARIA AMBIENTAL QUÍMICA ORGÂNICA SEGUNDO SEMESTRE 2014 PLANO DE CURSO Professora: Ana Júlia Silveira

ENGENHARIA AMBIENTAL QUÍMICA ORGÂNICA SEGUNDO SEMESTRE 2014 PLANO DE CURSO Professora: Ana Júlia Silveira ENGENHARIA AMBIENTAL QUÍMICA ORGÂNICA SEGUNDO SEMESTRE 2014 PLANO DE CURSO Professora: Ana Júlia Silveira EMENTA QUÍMICA ORGÂNICA I Introdução a química orgânica aplicada a engenharia ambiental. Principais

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA I. INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA (Parte II)

QUÍMICA ORGÂNICA I. INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA (Parte II) QUÍMICA RGÂNICA I INTRDUÇÃ À QUÍMICA RGÂNICA (Parte II) CURS FARMÁCIA SEMESTRE 2016/2 Professoras: Alceni Augusta Werle Tânia Márcia Sacramento Melo 1 1 Ressonância ESTRUTURA DE LEWIS Explica de maneira

Leia mais

Química Orgânica. Compostos orgânicos contêm carbono. O carbono não ganha nem cede elétrons

Química Orgânica. Compostos orgânicos contêm carbono. O carbono não ganha nem cede elétrons Organic Chemistry 4 th Edition Paula Yurkanis Bruice Aula 1 Estrutura Eletrônica e Ligação Química Ácidos e Bases Irene Lee Case Western Reserve University Cleveland, OH 2004, Prentice Hall Química Orgânica

Leia mais

Química Orgânica Ambiental

Química Orgânica Ambiental Química Orgânica Ambiental Aula 9 Estudo dos Haletos de alquila Prof. Dr. Leandro Vinícius Alves Gurgel 1. Introdução Os haletos de alquila são compostos que possuem um halogênio ligado a um grupo alquila;

Leia mais

CURSO FARMÁCIA SEMESTRE

CURSO FARMÁCIA SEMESTRE QUÍMICA ORGÂNICA I INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA (Parte I) CURSO FARMÁCIA SEMESTRE 2016/2 Professoras: Alceni Augusta Werle Tânia Márcia Sacramento Melo Tabela Periódica/Revisão Representação esquemática

Leia mais

Resoluções TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS. Capítulo 9 QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 58. Agora é com você Pág. 61

Resoluções TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS. Capítulo 9 QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 58. Agora é com você Pág. 61 Resoluções Capítulo 9 Ligações químicas Agora é com você Pág. 58 01 X: 6s X + 5 Y = 4s 4p Y 1 + 1 1 [ X ][ Y ][ Y ] XY Agora é com você Pág. 61 01 a) Por meio da distribuição eletrônica dos átomos que

Leia mais

6.1 REATIVIDADE DOS ALCENOS

6.1 REATIVIDADE DOS ALCENOS 146 6.1 REATIVIDADE DOS ALCENOS Os alcenos são compostos orgânicos, que apresentam em suas estruturas carbonos sp 2 responsáveis pela formação da ligação pi. Uma das características da ligação π é o fenômeno

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Química Orgânica I. Aula 3. Prof. Marco Antonio B Ferreira

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Química Orgânica I. Aula 3. Prof. Marco Antonio B Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Química Orgânica I Aula 3 Prof. Marco Antonio B Ferreira marcoantbf@gmail.com 3351-8075 www.lqbo.ufscar.br 1 E=no: A tripla ligação Força de ligação: C C: 200 kcal/mol

Leia mais

Ligações Químicas. No hidrônio, quantos pares de elétrons pertencem, no total, tanto ao hidrogênio quanto ao oxigênio? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 6

Ligações Químicas. No hidrônio, quantos pares de elétrons pertencem, no total, tanto ao hidrogênio quanto ao oxigênio? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 6 Aluno(a): Prof.: Éderson Ligações Químicas Questão 1) Abaixo temos as fórmulas de Lewis para átomos de cinco elementos químicos. Fórmulas eletrônicas de Lewis para alguns elementos Podemos afirmar que

Leia mais

PPGQTA. Prof. MGM D Oca

PPGQTA. Prof. MGM D Oca PPGQTA Prof. Introdução: A química orgânica possui um enorme abrangência estando presente em diversas áreas como a biologia, medicina, farmacologia, polímeros, agricultura, petróleo, engenharia, fontes

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 08/06/2017 Tema da aula: Ligação covalente Relembrando a ligação iônica LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 - A ligação iônica ocorre entre íons positivos (os cátions)

Leia mais

XI OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA EXAME 2016

XI OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA EXAME 2016 XI LIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA EXAME 2016 DATA DA PRVA: 06/08/2016 DATA DA PUBLICAÇÃ D GABARIT: 05/09/2016 GABARIT Questões discursivas Questão 01 (Peso 1) Use o modelo atômico de Bohr para responder o

Leia mais

Instituto de Química USP QFL 1221 Estrutura & Propriedade de Compostos Orgânicos Tópico 4. Acidez e Basicidade

Instituto de Química USP QFL 1221 Estrutura & Propriedade de Compostos Orgânicos Tópico 4. Acidez e Basicidade Instituto de Química USP QFL 1221 Estrutura & Propriedade de Compostos rgânicos Tópico 4. Acidez e Basicidade Bruice rganic Chemistry Literatura Recomendada Literatura recomendada Clayden, Greeves, Warren,

Leia mais

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo. Álcoois, Éteres e Haletos de Alquila

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo. Álcoois, Éteres e Haletos de Alquila Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo Álcoois, Éteres e Haletos de Alquila 1- Álcoois Álcoois são compostos que possuem um ou mais grupos hidroxila

Leia mais

LIGAÇÃO COVAL COV AL NT

LIGAÇÃO COVAL COV AL NT LIGAÇÃO COVALENTE INTRODUÇÃO Resulta do compartilhamento de elétrons. Ex: H 2 Os dois átomos de hidrogênio se aproximam devido à força de atração que depois de determinada distância diminuem surgindo as

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 2 LIGAÇÕES QUÍMICAS

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 2 LIGAÇÕES QUÍMICAS E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 2 LIGAÇÕES QUÍMICAS 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 2 SUMÁRIO Apresentação -------------------------------------------- 2 Capítulo 2 -------------------------------------------------

Leia mais

MGM D Oca Adição e Eliminação. Adição: (GRADUAÇÃO)

MGM D Oca Adição e Eliminação. Adição: (GRADUAÇÃO) MGM D Oca Adição e Eliminação Adição: MATERIAL SUPLEMENTAR (GRADUAÇÃO) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS Reações dos Alcenos (R 2 C=CR 2 ) Disciplina Química Orgânica

Leia mais

PPGQTA. Prof. MGM D Oca

PPGQTA. Prof. MGM D Oca PPGQTA Prof. Compostos Carbonílicos O grupo carbonila é um dos mais importantes grupos funcionais e está envolvido em muitas reações. Reações envolvendo grupos carbonila também são particularmente importantes

Leia mais

Capítulo 9 TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 56. Agora é com você Pág. 59. Agora é com você Pág.

Capítulo 9 TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 56. Agora é com você Pág. 59. Agora é com você Pág. Resoluções Capítulo 9 Ligações químicas Agora é com você Pág. 56 01 X: 6s X + 5 Y = 4s 4p Y 1 + 1 1 [ X ][ Y ][ Y ] XY Agora é com você Pág. 59 01 a) Por meio da distribuição eletrônica dos átomos que

Leia mais

5.1 REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO

5.1 REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO 126 5.1 REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO Neste tipo de reação, o reagente tem a função de promover no substrato, a substituição de um átomo ou de um grupo de átomos, por um nucleófilo (bases de Lewis) ou por um

Leia mais

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo. Substituição eletrofilica aromática Aula nº 10

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo. Substituição eletrofilica aromática Aula nº 10 Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo Substituição eletrofilica aromática Aula nº 10 1- Introdução 1.1- Comparação com outros sistemas π Adição

Leia mais

Regra do octeto A regra do octeto: Cuidado

Regra do octeto A regra do octeto: Cuidado Símbolos de Lewis Para um entendimento através de figuras sobre a localização dos elétrons em um átomo, representamos os elétrons como pontos ao redor do símbolo do elemento. O número de elétrons disponíveis

Leia mais

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 8 Conceitos básicos de ligação química David P. White

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 8 Conceitos básicos de ligação química David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 8 Conceitos básicos de ligação química David P. White Ligações químicas, símbolos de Lewis e a regra do octeto Ligação química: é a força atrativa que mantém

Leia mais

PPGQTA. Prof. MGM D Oca

PPGQTA. Prof. MGM D Oca PPGQTA Prof. MGM D Oca Adição e Eliminação A Reação de Eliminação envolve a remoção de dois grupos adjacentes (vicinais) para formar uma nova ligação dupla. A Reação de Adição envolve a inclusão o de grupos

Leia mais

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo. AROMATICIDADE Aula nº 13

Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo. AROMATICIDADE Aula nº 13 Química Orgânica I Profa. Dra. Alceni Augusta Werle Profa. Dra. Tania Márcia do Sacramento Melo AROMATICIDAD Aula nº 13 1- Introdução Quando falamos quimicamente de compostos aromáticos imediatamente remetemos

Leia mais

Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos

Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos Compostos Orgânicos Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profa. Roberlucia A. Candeia Disciplina: Química Orgânica Estrutura Molecular, Ligações Químicas e Propriedades dos

Leia mais

Química Orgânica. Aula 2 Acidez e Basicidade. Prof. Davyson Moreira

Química Orgânica. Aula 2 Acidez e Basicidade. Prof. Davyson Moreira Aula 2 Acidez e Basicidade Prof. Davyson Moreira (davysonmoreira@hotmail.com) 1 Primeira definição de importância. Define ácido como substâncias doadoras de prótons e bases substâncias doadoras de -OH

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 7ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 7ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 7ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) LIGAÇÃO QUÍMICA É A FORÇA QUE MANTÉM ÁTOMOS E/OU ÍONS UNIDOS NAS

Leia mais

Compostos heterocíclicos: estrutura, síntese e reatividade. Aula 6

Compostos heterocíclicos: estrutura, síntese e reatividade. Aula 6 Universidade Federal de Ouro Preto Compostos heterocíclicos: estrutura, síntese e reatividade Aula 6 Flaviane Francisco Hilário 1 1 - Estrutura Um heterociclo é um anel que contém um heteroátomo (, O,

Leia mais

Química Orgânica Teórica A ESTRUTURA ELETRÔNICA E LIGAÇÃO QUÍMICA ACIDEZ E BASICIDADE (REVISÃO)

Química Orgânica Teórica A ESTRUTURA ELETRÔNICA E LIGAÇÃO QUÍMICA ACIDEZ E BASICIDADE (REVISÃO) ESTRUTURA ELETRÔNICA E LIGAÇÃO QUÍMICA ACIDEZ E BASICIDADE (REVISÃO) 1 Tripé da Química Macroscópico Compostos com propriedades reais e coisas concretas Microscópico Átomos e Moléculas Simbólico Formula

Leia mais

término da migração origem da migração grupo migrante G.. G + Radicalar: G migra com um elétron. Eletrofílico: G migra como cátions, raro.

término da migração origem da migração grupo migrante G.. G + Radicalar: G migra com um elétron. Eletrofílico: G migra como cátions, raro. earranjos para Átomos Deficientes em Elétrons Um rearranjo envolve movimento de algum grupo de um átomo para outro átomo da molécula (normalmente rearranjo 1,2): origem da migração Tipos de earranjo: ucleofílico:

Leia mais

AULA 17. Reações Orgânicas. Prof Taynara Oliveira

AULA 17. Reações Orgânicas. Prof Taynara Oliveira AULA 17 Reações Orgânicas Prof Taynara Oliveira Para que ocorra uma reação química, é necessário que as ligações existentes entre os átomos de uma molécula se rompam e esses átomos se rearranjem, formando

Leia mais

Ligações Químicas Parte - 3

Ligações Químicas Parte - 3 Ligações Químicas Parte - 3 Lewis: modelo para combinação dos átomos e formação das moléculas Ligação covalente : Baseia-se no compartilhamento de elétrons pelos átomos 1H : 1s 1 1H : 1s 1 1H : 1s 2 1H

Leia mais

Ligações Químicas Foz do Iguaçu, 2017

Ligações Químicas Foz do Iguaçu, 2017 Ligações Químicas Foz do Iguaçu, 2017 Ligação Química As forças que mantêm os átomos unidos são fundamentalmente de natureza elétrica e são responsáveis por ligações químicas Os átomos, ao se unirem, procuram

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Aula 8 Ligação Covalente Prof. Isac G. Rosset Prof. Isac G. Rosset - UFPR - Palotina 2 1 Dilemas morais: o que você faria? Isac G. Rosset

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Prof. Marcel Piovezan. Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Prof. Marcel Piovezan. Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS LAGES LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof. Marcel Piovezan marcel.piovezan@ifsc.edu.br

Leia mais

Reações de Eliminação

Reações de Eliminação Reações de Eliminação aletos de alquila e álcoois, além de sofrerem reações de Substituição Nucleofílica (SN), também sofrem reações do tipo Eliminação. Em reações de eliminação uma parte da molécula reagente

Leia mais

AS REAÇÕES DE ELIMINAÇÃO E1 e E2

AS REAÇÕES DE ELIMINAÇÃO E1 e E2 AS REAÇÕES DE ELIMINAÇÃO E1 e E2 As reações de substituição nucleofílica e de eliminação estão freqüentemente, competindo entre si. Exemplo: Um haleto de alquila pode reagir com um íon hidróxido (nucleófilo)

Leia mais

Teoria da Ligação de Valência. Prof. Jean Marcel R. Gallo

Teoria da Ligação de Valência. Prof. Jean Marcel R. Gallo Teoria da Ligação de Valência Prof. Jean Marcel R. Gallo Os orbitais Os orbitais Teoria do Orbital de Valência É uma das teorias usada para explicar a ligação química. Primeira teoria de ligação a usar

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto Pré-Vestibular/ENEM Rumo à Universidade Campus João Monlevade. Reações Orgânicas

Universidade Federal de Ouro Preto Pré-Vestibular/ENEM Rumo à Universidade Campus João Monlevade. Reações Orgânicas Reações Orgânicas Orientadora: Drª Lucília Alves Linhares Professor Monitor: Gabriel Silveira Introdução Para que ocorra uma reação química, é necessário que as ligações existentes entre os átomos de uma

Leia mais

Espectrometria de massas

Espectrometria de massas Espectrometria de massas Bibliografia: Pavia, D.L. et al., Introdução à Espectroscopia, Ed. Cengage Learning, 2010. Bruice, P.Y. et al., Química Orgânica, Ed. Prendice Hall, 2004. Espectrometria de Massas

Leia mais

Estrutura e Ligações em Moléculas Orgânicas

Estrutura e Ligações em Moléculas Orgânicas I.Estrutura Atômica Estrutura e Ligações em Moléculas rgânicas Compostos Elementos químicos C, e H Átomos Cada elemento é caracterizado por: Numero Atômico (Z), Z = prótons= elétrons (estado fundamental).

Leia mais

Forma e estrutura das moléculas Atkins e Jones, Princípios de Química, cap. 3, p (5 a edição)

Forma e estrutura das moléculas Atkins e Jones, Princípios de Química, cap. 3, p (5 a edição) Forma e estrutura das moléculas Atkins e Jones, Princípios de Química, cap. 3, p. 93-131 (5 a edição) Relembre: Estrutura de Lewis e a regra do octeto - Antiga (introduzida por GN Lewis em 1916), mas útil

Leia mais

Módulo III: A visão quantomecânica da ligação covalente

Módulo III: A visão quantomecânica da ligação covalente Módulo III: A visão quantomecânica da ligação covalente Aula 7: Teoria dos orbitais moleculares (TOM) parte I De acordo com a teoria de ligação de valência (TLV), a formação de uma ligação covalente se

Leia mais

Exercícios sobre ligações covalentes

Exercícios sobre ligações covalentes Professora onia Exercícios sobre ligações covalentes Dados: enunciado a seguir se refere aos exercícios de 01 a 25. Dê a fórmula eletrônica para as seguintes espécies químicas: 01. 3 (amônia); (Z = 7);

Leia mais

Ligação Iônica. Ligação Metálica. Ligações Química. Ligação Covalente. Polaridade. Geometria. Ligações Intermoleculares

Ligação Iônica. Ligação Metálica. Ligações Química. Ligação Covalente. Polaridade. Geometria. Ligações Intermoleculares Ligação Iônica Ligação Metálica Ligações Química Ligação Covalente Polaridade Geometria Ligações Intermoleculares Teoria do octeto Os átomos se estabilizam com 8 elétrons na última camada. (Porém existem

Leia mais

Química Orgânica AULA 4

Química Orgânica AULA 4 AULA 4 Reações de Substituição Nucleofílica em Haletos de Alquila Reações de Eliminação em Haletos de Alquila Prof. Davyson Moreira (davysonmoreira@hotmail.com) 1 Propriedades Reações Reações de SN em

Leia mais

Teoria do Orbital Molecular

Teoria do Orbital Molecular Teoria do Orbital Molecular Modelo de Lewis Modelo de Lewis prediz ligações, mas sem explicar como elas ocorrem. O Modelo, trata os elétrons de forma localizada, mas sabemos que isto não é verdade. Algumas

Leia mais

Ácidos e Bases. Aula 4

Ácidos e Bases. Aula 4 Universidade Federal de uro Preto Ácidos e Bases Aula 4 Flaviane Francisco Hilário 1 1 Teorias ácido-base 1.1 AHENIUS (1887) Ácido substância que libera íons H (prótons), quando dissolvida em água. Base

Leia mais

QB70D:// Química (Turmas S15/S16) Ligações Químicas

QB70D:// Química (Turmas S15/S16) Ligações Químicas QB70D:// Química (Turmas S15/S16) Ligações Químicas Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Estrutura de Lewis É muito importante saber desenhar estruturas de Lewis para moléculas

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ocorre entre elétrons da CAMADA DE VALÊNCIA Portanto não ocorrem mudanças no núcleo dos átomos. Não altera a massa dos átomos.

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ocorre entre elétrons da CAMADA DE VALÊNCIA Portanto não ocorrem mudanças no núcleo dos átomos. Não altera a massa dos átomos. LIGAÇÕES QUÍMICAS 1 Ocorre entre elétrons da CAMADA DE VALÊNCIA Portanto não ocorrem mudanças no núcleo dos átomos. Não altera a massa dos átomos. Os átomos se ligam uns aos outros com a finalidade de

Leia mais

2.1 Princípios gerais da ligação química. Ligações químicas

2.1 Princípios gerais da ligação química. Ligações químicas 2.1 Princípios gerais da ligação química Ligações químicas A associação de átomos formando moléculas, ou em agregados de maiores dimensões como, por exemplo, nos metais, é possível pelo estabelecimento

Leia mais