Relatório Preliminar Experimento Camada Limite EQ601 - Laboratório de Engenharia Química I Turma A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório Preliminar Experimento Camada Limite EQ601 - Laboratório de Engenharia Química I Turma A"

Transcrição

1 Universidade Estadual de Campinas FEQ Faculdade de Engenharia Química Relatório Preliminar Experimento Camada Limite EQ61 - Laboratório de Engenharia Química I Turma A Grupo E Integrantes RA Andrey Seiji Higashi 9419 Cinthia May Shimizu Eduardo A. Novais Gomes 997 Patrícia Gomide Ferreira Thaís Maldonado Konishi Victor de Lima Bellia 93174

2 1 Objetivo O experimento tem por objetivo o estudo da Camada Limite em placa plana (lisa e rugosa) e na presença de obstáculo. 2 Introdução Teórica 2.1 Princípio da Aderência O Princípio da Aderência diz que Os pontos de um fluido em contato com uma superfície sólida possuem a mesma velocidade dos pontos desta com os quais estão em contato. [Ref 1], é um princípio de não escorregamento. 2.2 Taxa de Deformação A condição citada a cima, juntamente com a tensão de cisalhamento, gera um gradiente de velocidade do fluido, uma vez que, a uma distância suficientemente longe da superfície, a velocidade do fluido é a mesma em caso de escoamento externo (sem limitação de uma fronteira sólida) ou plenamente desenvolvido e quanto mais próximo da superfície, mais próxima ela se torna da velocidade em que a superfície se encontra. A tensão de cisalhamento (τ) é uma função que depende uma taxa de deformação ( u/ y) e da viscosidade do fluido (μ) dada por: τ = μ ( u/ y) [Ref 1] [I] O gradiente de velocidade, em uma placa plana, se dá segundo a imagem : [ref 2] Imagem : Perfil de Velocidade [Placa Plana] Sendo u a velocidade do fluido em escoamento externo e u (y) a velocidade em função da distância da placa, sendo que: ( y = ; u (y) = ), no caso de uma placa estática;

3 2.3 Camada Limite A imagem explicita que na medida em que há um afastamento em relação a barra, a velocidade u (y) cresce até que se atinja o escoamento plenamente desenvolvido. A região onde há um perfil de velocidade no escoamento (devido à tensão de cisalhamento com a parede) é denominada Camada Limite. Sua espessura é definida como a distância da placa ao ponto no qual a velocidade do fluido possui magnitude igual a 99% da velocidade de corrente livre ( u ). [ Ref 1] A Camada Limite possui diferentes regiões nas quais ocorrem escoamentos laminar, turbulento, de transição e podendo até haver formação de vórtices. Imagem : Regiões da Camada Limite O ponto no qual o fluido entra em contato com a placa, a velocidade é zero, porém a medida que o fluido passa sobre um maior comprimento da placa, mais fluido é desacelerado devido ao atrito entre as camadas do mesmo, ocasionando um aumento na espessura ( δ ) da camada. [ Ref 3] Reginão 1: Escoamento Laminar, sendo assim, a Lei de Viscosidade de Newton válida. Região 2: Região de Transição, onde há tanto escoamento laminar quanto escoamento turbulento. Região 6: Região na qual se desenvolve um Escoamento Turbulento, este possui uma camada denominada Sub camada Laminar, representada por 3. Ela é uma pequena região na qual o escoamento é Laminar.

4 Região 5: Região em que há uma inversão na direção da velocidade ocasionada pela pressão negativa gerada por um desnível na placa ( ponto 4 ), é uma região passiva de formação de vórtices. 2.4 Número de Reynolds O número de Reynolds ( Re L = ρ u l /µ ) representa a relação entre os efeitos de inércia e os efeitos viscosos. Sem os efeitos viscosos (µ = ), o número de Reynolds é infinito. Por outro lado, na ausência de todos os efeitos de inércia (ρ = ) o número de Reynold é nulo. [ Ref 4 ] O número de Reynolds em uma placa plana é dada por : Re x = ρ u x /µ [II] Sendo x a medida da distância do início da placa. As regiões da Camada Limite são determinadas pelo valor assumido por Re x, assim, para: Re x < : Camada Limite Laminar; < Re x < : Região de Transição; Re x > : Camada Limite Turbulenta. [ Ref 1 ] O número de Reynolds também é utilizado no cálculo de δ ( espessura da Camada Limite ). Para região de Escoamento: Laminar : ( δ / x ) = 4.64 / (Re x ) 1/2 [III] Turbulento : ( δ / x ) =.376 / (Re x ).2 [IV] 2.5 Rugosidade X Coeficiente de Atrito 1/7 [ Ref 1 ] Além disso: v = u ( y / δ ) [V] Como explicitado em 2.2, a deformação do fludo é dada pela presença de uma Tensão de cisalhamento (τ). Segundo [I], conhecendo a distribuição de velocidades na camada limite, pode-se determinar a força de cisalhamento, devido ao escoamento que está atuando sobre a superfície sólida. Como a equação anterior não é muito prática para aplicações de Engenharia define-se a tensão de cisalhamento e/ou força de atrito como função do coeficiente de atrito Cf/Cd [ Ref 4 ]. Este é dado por:

5 Sendo C f dada por: τ = ( C f ρ u 2 ) /2 C f = ( 2 ν / u 2 ) * ( u/ y) y= = ( F k / A ) / ( ρ u 2 /2) [VI] [VII] Sendo F k a força de arraste ( devida à tensão inicial ) na superfície da placa. O Coeficiente de Atrito também pode ser escrito em função do número de Reynolds segundo a tabela [ Ref 1 ] em anexo. Quando considera-se o Escoamento Laminar e Turbulento, a fórmula do coeficiente é: C f.l = (.74 / Re L 1/5 ) ( 1742 / Re L ) [ Ref 1] [VIII] 2.6 Tubo de Pitot Um dos equipamentos utilizados para se avaliar a velocidade de um fluido em escoamento é o Tubo de Pitot. O princípio básico de seu funcionamento consiste em opor um obstáculo estreito ao escoamento. Por diferenças de pressão, o tubo fornece uma diferença de altura num fluido manométrico, indicando a pressão dentro do tubo. Assim, utilizando a Equação de Bernoulli, se obtém a vazão/velocidade do fluido em questão. Imagem : Esquema de Tubo de Pitot 3 Equações

6 3.1 Camada Limite Laminar O perfil de velocidade da camada limite varia de u = em uma distancia muito pequena até u =,99U infinito em y = δ (a espessura da camada limite). Partindo-se do pressuposto de que o perfil da velocidade é conhecido, as equações integrais de continuidade e de quantidade de movimento nos permite prever a espessura da camada limite e o cisalhamento na parede, e portanto o arrasto. (1) Usando-se a integral de Von Karman (1), obtida a partir da equação da quantidade de movimento, é possível obter uma aproximação para a camada limite laminar em uma placa plana com gradiente de pressão zero. Para isso, tem-se 6uarto condições que um perfil de velocidade proposto deve satisfazer: u = em y = u = U infinito u/ y = em y = δ em y = δ 2 u/ y 2 = em y = Um polinômio cúbico pode satisfazer as 6uarto condições acima, supondo que u/u infinito = A = By + Cy 2 + Dy 3 (2) em que A, B, C e D podem ser funções de x. Usando-se as 6uarto condições, avalia-se que A =, B = 3/2δ, C = e D = -1/2δ 3 Chega-e a uma boa aproximação para o perfil de velocidade em escoamento laminar: A equação de Von Karman associada a esse perfil encontrado fornece: (3)

7 τ = d/dx ( δ ρ(3y/2δ - y³/2δ³)(1-3y/2δ y³/2δ³)(u inf. )²dy (4) Sabendo-se que na parede T = µ u/ y y=, ou usando o perfil cúbico (2), tem-se que τ é τ = (5) Igualando-se 4 e 5 para τ (x) encontra-se: (6) Usando δ = em x = (a borda frontal), a equação 6 é integrada para fornecer Em que Re x é o numero de Reynolds local. Substituindo de volta na equação 5 obtémse o cisalhamento na parede como: (7) (8)

8 A tensão de cisalhamento é feita adimensional mediante sua divisão por (1/2).ρU 2 infinito. O coeficiente de atrito superficial local c f é obtido; O coeficiente de atrito em placa plana é tal que Então, fazendo-se os arranjos necessários chega-se a (9) Logo, (1) (11) 3.2 Camada Limite Turbulenta : Forma da Lei de Potencia No método a ser apresentado, primeiramente deve-se ajustar os dados do perfil de velocidade a uma equação da lei de potência. A forma da lei de potência é: u/ U infinito = (y/δ) 1/n (12) n= 7 Re x < < Re x < 1 8

9 9 1 8 < Re x < 1 9 Em que (13) A equação de Von-Kármán pode ser aplicada seguindo os passos usados para o escoamento laminar, exceto quando a tensão de cisalhamento na parede é calculada. A forma da lei de potência (12) fornece ( u/ y) y= =. Dessa forma o perfil fornece resultados ruins próximo à parede, especialmente para a tensão de cisalhamento, portanto para facilitar os cálculos usa-se uma relação empírica, a fórmula de Blasius, que relaciona o coeficiente de atrito superficial local à espessura da camada-limite é C f =,46 (ν/u infinito δ) 1/4 (14) Ou associando τ a c f usando a definição c f na equação (1), a relação da tensão de cisalhamento é (15) A equação de Von Karman nos fornece uma segunda expressão para τ. Substitua o perfil de velocidade de (12) com Re x < 1 7 na equação 1 e obtenha (16) Combinando essa equação com a equação de Blasius (14) e integrando de maneira que em δ = tenha-se x =, chega-se :

10 (17) Substituindo essa expressão para δ de volta na equação t, encontra-se Cf =,59/Re x 1/5 Re x < 1 7 (18) E executando a integração requerida, obtemos, com n = 7, Cf =,73/Re L 1/5 Re L < 1 7 (19) Se L não for muito maior que x t, digamos L = 3x t, então há uma porção laminar significativa na parte frontal de uma placa plana e o coeficiente de atrito superficial pode ser modificado como (2) Cf =,73Re L -1/5 17Re L -1 Re L < Rotina de Cálculo O primeiro passo para a realização de cálculos coerentes é calibrar o micrômetro anexado ao Tubo de Pitot. Para tal utilizamos um paquímetro e fazemos uma relação linear entre os valores indicados no paquímetro e no micrômetro. A relação linear feita obedece à forma de y = ax + b, onde y serão as medidas do paquímetro e x as do micrômetro. Após calibrado o micrômetro, serão realizadas diversas medidas de pressão pela variação da posição do tubo de pitot no eixo y. Serão realizadas medições até o valor de h se manter constante. A partir deste se encontra o valor da velocidade de corrente livre. A partir das pressões medidas é utilizada a relação para se obter o valor da velocidade para determinada distância no eixo Y.

11 A próxima etapa será a determinação do valor de Reynolds para cada valor de x a partir da equação [13]. Os valores de X variam no intervalo [;,265m]. A partir dos valores encontrados caracterizaremos o escoamento em laminar ou turbulento. Para valores de Reynolds menores que o escoamento é laminar, para valores de Reynolds maiores que o escoamento é turbulento. Tal classificação é importante para obtermos o valor da espessura δ da camada limite e o coeficiente de atrito decorrente do escoamento. Logo, segundo a classificação do escoamento obtemos a espessura da camada limite a partir das equações [7] e [17]. A partir dos valores de Reynolds e do tipo de escoamento ao qual nos referimos, torna-se possível determinar o valor do coeficiente de atrito para cada espaçamento x adotado, segundo as equações [18] e [19]. EXEMPLO DE CÁLCULO Tomemos como exemplo uma medida referente a partir de um Tubo de Pitot acoplado a uma plana lisa, plana, sem aletas. Adotamos o valor de y = 1 mm, marcado pelo micrômetro já devidamente calibrado. Supomos que o valor da altura manométrica marcada é de 24 mm e que as propriedades do ar a 29 graus Celsius sejam =1,168kg/m³, =996,2 kg/m³, sendo g = 9,81 m/s 2. Logo, ( ) Obtémse, então, a velocidade do ar na distância medida: v = 2,4 m/s. A partir da velocidade obtida caracterizamos o escoamento em laminar ou turbulento via número de Reynolds: Assim, o valor de Reynolds é menor que 2.1 5, o que caracteriza um escoamento laminar.

12 Sabendo-se o tipo de escoamento e o valor de Reynolds, calculamos o coeficiente de atrito Cfx e a espessura da camada limite: 5 Gráficos A previsão do comportamento das variáveis a serem analisadas por meio de gráficos foi realizada a partir de dados experimentais obtidos por um grupo de alunos veteranos, os quais realizaram o mesmo experimento no ano anterior. Para isso, foram utilizadas as seguintes propriedades da água e ar a 25 C : =1,184kg/m³, =996 kg/m³, e µar=1,85x1-5 N.s/m. A partir dos cálculos mostrados anteriormente, tornou-se possível obter os valores das variáveis necessários para a construção dos gráficos de Y x V, X x δ (espessura da camada limite), h x Y e Cf,x x X. Assim, esperam-se os seguintes comportamentos para cada uma das condições pedidas: Obs: As curvas em azul representam as curvas montadas a partir dos pontos experimentais do grupo de veteranos, enquanto as escuras representam as linhas de tendência. Para o cálculo das espessuras da camada limite para os pontos em que o número de Reynolds indicou regime transiente, foi aplicada a mesma equação utilizada para o cálculo da espessura da camada limite em regime laminar. Não se obteve regime turbulento em momento algum do experimento deste grupo.

13 X (m) Y (m) Condição 1 - Placa lisa sem aletas Gráfico 1.1 Distância em Y x Velocidade do ar.,6 Y x V,5,4,3,2, V (m/s) Gráfico Distância em X x Espessura da camada limite. X x δ ᵹ (m) -,5,5,1,15,2,5,1,15,2,25,3

14 Cfx h (m) Gráfico 1.3 h x Distância em Y. h x Y,6,5,4,3,2,1,1,2,3,4,5,6 Y (m) Gráfico 1.4 Coeficiente de atrito x Distância em X. Coeficiente de atrito x X,1,9,8,7,6,5,4,3,2,1,5,1,15,2,25,3 X (m)

15 X (m) Y (m) Condição 2 - Placa rugosa sem aletas. Gráfico Distância em Y x Velocidade.,12 Y x V,1,8,6,4, V (m/s) Gráfico 2.2 Distância em X x Espessura da camada limite. X x δ δ(m),5,1,15,2,5,1,15,2,25,3

16 Cfx h (m) Gráfico 2.3 h x Distância em Y. h x Y,6,5,4,3,2,1,2,4,6,8,1,12 Y (m),7,6,5,4,3,2,1 Gráfico 2.4 Coeficiente de atrito x Distância em X. Coeficiente de atrito x X,5,1,15,2,25,3 X (m)

17 X (m) Y (m) Condição 3 Placa lisa com aletas. Gráfico 3.1 Distância em Y x Velocidade. Y x V,9,8,7,6,5,4,3,2, V (m/s) Gráfico 3.2 Distância em X x Espessura da camada limite. X x δ δ (m) -,5,5,1,15,2,5,1,15,2,25,3

18 Cfx h(m) Gráfico 3.3 h x Distância em Y. h x Y,5,4,3,2,1 -,1 -,2,1,2,3,4,5,6,7,8,9 Y (m),6,5,4,3,2,1 Gráfico 3.4 Coeficiente de atrito x Distância em X. Coeficiente de Atrito x X,5,1,15,2,25,3 X (m)

19 X (m) Y (m) Condição 4 Placa Rugosa com aletas. Gráfico 4.1 Distância em Y x Velocidade. Y x V,16,14,12,1,8,6,4, V (m/s) Gráfico 4.2 Distância em X x Espessura da camada limite. X x δ δ (m),5,1,15,2,5,1,15,2,25,3

20 Cfx h (m) Gráfico 4.3 h x Distância em Y. h x Y,5,4,3,2,1 -,1,5,1,15 -,2 -,3 Y (m),7,6,5,4,3,2,1 Gráfico 4.4 Coeficiente de atrito x Distância em X. Coeficiente de Atrito x X,5,1,15,2,25,3 X (m)

21 Análise dos Gráficos Os gráficos 1.1, 2.1, 3.1 e 4.1 indicam que a velocidade do fluido tende a uma constante (velocidade de corrente livre) conforme aumenta-se a distância da placa no eixo Y, ao mesmo tempo em que se tem uma redução do gradiente de velocidade em relação a Y, já que há uma redução da tensão de cisalhamento. No caso em que não se têm aletas, prevê-se que a velocidade para Y= seja nula, já que se assume uma condição de não-escorregamento. Como o atrito entre o fluido e a parede é menor para a placa lisa, espera-se que a velocidade de corrente livre seja atingida mais próxima à parede neste caso, conforme se percebe ao se comparar os gráficos 1.1 e 2.1. Já em relação à situação em que se têm aletas, provavelmente haverá um descolamento da camada limite, já que com o aumento da pressão e diminuição da velocidade (gradiente de pressão desfavorável), gera-se um escoamento reverso nas proximidades da parede. Com o aumento da distância em Y, o escoamento volta a apresentar um perfil laminar, porém com uma velocidade de corrente livre inferior ao caso de ausência de aletas. Pelas equações que possibilitam o cálculo de Rex e δ,percebe-se que se devem esperar valores maiores da espessura da camada limite ao longo do eixo X para os casos de presença de aletas. Isso se justifica pelo fato de δ ser inversamente proporcional a Rex, que por sua vez é diretamente proporcional à velocidade de corrente livre, a qual é menor na presença de aletas. No entanto, pela comparação entre os gráficos 1.2, 2.2, 3.2 e 4.2, nota-se que tal diferença deve aparecer de maneira bastante sutil. Do mesmo modo que a velocidade do ar tende a uma constante, a altura manométrica também o faz, afinal, pela análise do funcionamento do Tubo de Pitot, sabe-se que a estabilização da velocidade do fluido com o aumento da distância em Y implica a estabilização da altura manométrica h, e vice-versa. Assim, a partir dos gráficos 1.3, 2.3, 3.3 e 4.3, espera-se que a altura manométrica se estabilize a um valor de Y menor nos casos de presença de aletas do que nos casos de ausência. Os gráficos 1.4, 2.4, 3.4 e 4.4 mostram que os coeficientes de atrito de todas as situações representadas possuem um comportamento similar. No entanto, deve-se ressaltar que as equações a partir das quais se obtiveram os valores dos coeficientes são válidas, a princípio, somente para placas lisas. Como não se encontrou na literatura uma fórmula para placas rugosas, cabe ao grupo buscar uma maneira de se obterem os coeficientes de atrito para estas e, assim, concluir se, de fato, tais equações podem ser aplicadas a paredes rugosas. Referências Bibliográficas [1] Potter, M. C., Wiggert, D. C., Mecânica dos Fluidos, terceira edição, editora Thompson, 24 [2] acessado em 17/8/11

22 [3] px-grenslaag.svg.png, acessado em 17/8/11 [4] Conceitos%2de%2Camada%2Limite.pdf, acessado em 15/8/11 [5] -Fox, R. W., McDonald, A. T., Pritchard, P. J., Introdução à mecânica dos Fluidos, sexta edição, editora LTC, 26, p. 416 a 418

Relatório Preliminar Experimento 6.2 Reologia

Relatório Preliminar Experimento 6.2 Reologia Universidade Estadual de Campinas FEQ Faculdade de Engenharia Química Relatório Preliminar Experimento 6.2 Reologia EQ601 - Laboratório de Engenharia Química I Turma A Grupo E Integrantes Andrey Seiji

Leia mais

ESTUDO DA TRANSIÇÃO ENTRE ESCOAMENTO LAMINAR E TURBULENTO EM TUBO CAPILAR

ESTUDO DA TRANSIÇÃO ENTRE ESCOAMENTO LAMINAR E TURBULENTO EM TUBO CAPILAR ESTUDO DA TRANSIÇÃO ENTRE ESCOAMENTO LAMINAR E TURBULENTO EM TUBO CAPILAR M. H. MARTINS 1, A. KNESEBECK 1 1 Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharia Química E-mail para contato: marcellohmartins@gmail.com

Leia mais

Tubo de Pitot. Usado para medir a vazão; Vantagem: Menor interferência no fluxo; Empregados sem a necessidade de parada;

Tubo de Pitot. Usado para medir a vazão; Vantagem: Menor interferência no fluxo; Empregados sem a necessidade de parada; Tubo de Pitot Usado para medir a vazão; Vantagem: Menor interferência no fluxo; Empregados sem a necessidade de parada; Desvantagem: Diversas tecnologias, o que dificulta a calibração do equipamento (de

Leia mais

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO DE PERDA DE CARGA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO DE PERDA DE CARGA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO DE PERDA DE CARGA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA AUTOR(ES): RAPHAEL

Leia mais

Experiência 6 - Perda de Carga Distribuída ao Longo de

Experiência 6 - Perda de Carga Distribuída ao Longo de Experiência 6 - Perda de Carga Distribuída ao Longo de Tubulações Prof. Vicente Luiz Scalon 1181 - Lab. Mecânica dos Fluidos Objetivo: Medida de perdas de carga linear ao longo de tubos lisos e rugosos.

Leia mais

Transferência de Calor 1

Transferência de Calor 1 Transferência de Calor Guedes, Luiz Carlos Vieira. G94t Transferência de calor : um / Luiz Carlos Vieira Guedes. Varginha, 05. 80 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

Fenômeno de Transportes A PROFª. PRISCILA ALVES

Fenômeno de Transportes A PROFª. PRISCILA ALVES Fenômeno de Transportes A PROFª. PRISCILA ALVES PRISCILA@DEMAR.EEL.USP.BR Proposta do Curso Critérios de Avaliação e Recuperação Outras atividades avaliativas Atividades experimentais: Será desenvolvida

Leia mais

Escoamento completamente desenvolvido

Escoamento completamente desenvolvido Escoamento completamente desenvolvido A figura mostra um escoamento laminar na região de entrada de um tubo circular. Uma camada limite desenvolve-se ao longo das paredes do duto. A superfície do tubo

Leia mais

Transferência de calor por convecção

Transferência de calor por convecção Transferência de calor Transferência de calor por convecção Escoamento sobre cilindros e esferas º. semestre, 016 Cilindros e esferas Um escoamento externo muito comum envolve o movimento de um fluido

Leia mais

Escoamentos Externos

Escoamentos Externos Escoamentos Externos O estudo de escoamentos externos é de particular importância para a engenharia aeronáutica, na análise do escoamento do ar em torno dos vários componentes de uma aeronave Entretanto,

Leia mais

Roteiro - Aula Prática Perda de carga:

Roteiro - Aula Prática Perda de carga: Laboratório de Hidráulica - Aula Prática de Perda de Carga 1 Roteiro - Aula Prática Perda de carga: 1. Objetivo do experimento: Estudo de perda de carga distribuída e localizada. Medição de velocidade

Leia mais

RESUMO MECFLU P2. 1. EQUAÇÃO DE BERNOULLI Estudo das propriedades de um escoamento ao longo de uma linha de corrente.

RESUMO MECFLU P2. 1. EQUAÇÃO DE BERNOULLI Estudo das propriedades de um escoamento ao longo de uma linha de corrente. RESUMO MECFLU P2 1. EQUAÇÃO DE BERNOULLI Estudo das propriedades de um escoamento ao longo de uma linha de corrente. Hipóteses Fluido invíscido (viscosidade nula) não ocorre perda de energia. Fluido incompressível

Leia mais

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa. Turma Farmácia- 4º Termo

Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa. Turma Farmácia- 4º Termo Profa. Dra. Milena Araújo Tonon Corrêa Turma Farmácia- 4º Termo A Mecânica dos Fluidos é a parte da mecânica aplicada que estuda o comportamento dos fluidos em repouso e em movimento A fluidização é empregada

Leia mais

Décima aula de FT. Segundo semestre de 2013

Décima aula de FT. Segundo semestre de 2013 Décima aula de FT Segundo semestre de 2013 Vamos eliminar a hipótese do fluido ideal! Por que? Simplesmente porque não existem fluidos sem viscosidade e para mostrar que isto elimina uma situação impossível,

Leia mais

TRANSMISSÃO DE CALOR resumo

TRANSMISSÃO DE CALOR resumo TRANSMISSÃO DE CALOR resumo convecção forçada abordagem experimental ou empírica Lei do arrefecimento de Newton Taxa de Transferência de Calor por Convecção 𝑞"#$ ℎ𝐴 𝑇 𝑇 ℎ 1 𝐴 ℎ - Coeficiente Convectivo

Leia mais

Sempre que há movimento relativo entre um corpo sólido e fluido, o sólido sofre a ação de uma força devido a ação do fluido.

Sempre que há movimento relativo entre um corpo sólido e fluido, o sólido sofre a ação de uma força devido a ação do fluido. V ESCOAMENTO F AO REOR E CORPOS SUBMERSOS F F F S F Sempre que há movimento relativo entre um corpo sólido e fluido, o sólido sofre a ação de uma força devido a ação do fluido. é a força total que possui

Leia mais

Vicente Luiz Scalon. Disciplina: Transmissão de Calor

Vicente Luiz Scalon. Disciplina: Transmissão de Calor Convecção Forçada Externa Vicente Luiz Scalon Faculdade de Engenharia/UNESP-Bauru Disciplina: Transmissão de Calor Sumário Método Empírico Camada Limite Teoria de Prandtl Solução de Blasius Convecção Laminar

Leia mais

Escoamento em uma curva:

Escoamento em uma curva: Escoamento em uma curva: A vazão de ar nas condições padrões, num duto plano, deve ser determinada pela instalação de tomadas de pressão numa curva. O duto tem 0,3 m de profundidade por 0,1 m de largura.

Leia mais

Perfis Sustentadores Efeitos da Viscosidade

Perfis Sustentadores Efeitos da Viscosidade Em fluido real existe viscosidade e a condição de não escorregamento, o que vai alterar o escoamento (e as forças) previstas pela teoria de fluido perfeito YouTube - how wings work? Smoke streamlines around

Leia mais

Escoamentos Internos

Escoamentos Internos Escoamentos Internos Os escoamentos internos e incompressíveis, onde os efeitos da viscosidade são consideráveis, são de extrema importância para os engenheiros! Exemplos, Escoamento em tubo circular:

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE FLUXOS. Fluxos laminares e turbulentos Numeros de Froude e Reynolds Camada Limite e tensão de cizalhamento Rugosidade do fundo

CARACTERIZAÇÃO DE FLUXOS. Fluxos laminares e turbulentos Numeros de Froude e Reynolds Camada Limite e tensão de cizalhamento Rugosidade do fundo CARACTERIZAÇÃO DE FLUXOS Fluxos laminares e turbulentos Numeros de Froude e Reynolds Camada Limite e tensão de cizalhamento Rugosidade do fundo NÚMERO DE REYNOLDS RELACIONA AS FORÇAS VISCOSAS (RESISTEM

Leia mais

Máquinas de Fluxo I (ENG03332) Material de apoio à disciplina

Máquinas de Fluxo I (ENG03332) Material de apoio à disciplina Máquinas de Fluxo I (ENG0333) - /maqflu Porto Alegre RS, Perda de carga em tubos, Slide 1/19 Máquinas de Fluxo I (ENG0333) /maqflu Material de apoio à disciplina Perda de carga em tubos Prof. Alexandre

Leia mais

CINEMÁTICA DOS FLUIDOS

CINEMÁTICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: MECÂNICA DOS FLUIDOS CINEMÁTICA DOS FLUIDOS Prof. Dr. Hugo Alexandre Soares Guedes E-mail: hugo.guedes@ufpel.edu.br wp.ufpel.edu.br/hugoguedes

Leia mais

EM-524 : aula 13. Capítulo 06 Escoamento Externo Efeitos Viscosos e Térmicos

EM-524 : aula 13. Capítulo 06 Escoamento Externo Efeitos Viscosos e Térmicos EM-54 : aula Capítulo 06 Escoamento Eterno Efeitos Viscosos e érmicos 6.6 Coeficiente de ransferência de Calor por Convecção; 6.7 ransferência de Calor por Convecção Forçada; 6.8 ransferência de Calor

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONVECÇÃO

TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONVECÇÃO RANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONVECÇÃO ransferência de energia entre uma superfície e um fluido em movimento sobre essa superfície Fluido em movimento, u, s > A convecção inclui a transferência de energia

Leia mais

onde v m é a velocidade média do escoamento. O 2

onde v m é a velocidade média do escoamento. O 2 Exercício 24: São dadas duas placas planas paralelas à distância de 1 mm. A placa superior move-se com velocidade de 2 m/s, enquanto a inferior é fixa. Se o espaço entre a placas é preenchido com óleo

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 7 E 8 EQUAÇÕES DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE

FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 7 E 8 EQUAÇÕES DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 7 E 8 EQUAÇÕES DA ENERGIA PARA REGIME PERMANENTE PROF.: KAIO DUTRA Equação de Euler Uma simplificação das equações de Navier-Stokes, considerando-se escoamento sem atrito

Leia mais

MEDIDAS DE PERDA DE CARGA DISTRIBUIDA

MEDIDAS DE PERDA DE CARGA DISTRIBUIDA MEDIDAS DE PERDA DE CARGA DISTRIBUIDA - OBJETIVO Consolidar o conceito de perda de carga a partir do cálculo das perdas distribuídas e localizadas em uma tubulação. - INTRODUÇÃO TEÓRICA.. PERDA DE CARGA

Leia mais

Fenômenos de Transporte Aula-Cinemática dos fluidos. Professor: Gustavo Silva

Fenômenos de Transporte Aula-Cinemática dos fluidos. Professor: Gustavo Silva Fenômenos de Transporte Aula-Cinemática dos fluidos Professor: Gustavo Silva 1 Conteúdo da Aula -Regimes de escoamento, laminar, transição e turbulento; -Apresentação do experimento de Reynolds; -Número

Leia mais

Transmissão de Calor I - Prof. Eduardo Loureiro

Transmissão de Calor I - Prof. Eduardo Loureiro Camada limite de velocidade As partículas de fluido em contato com a superfície têm velocidade nula. Essas partículas atuam no retardamento do movimento das partículas da camada de fluido adjacente superior

Leia mais

1 a experiência Escoamento ao redor de um cilindro

1 a experiência Escoamento ao redor de um cilindro 1 a experiência Escoamento ao redor de um cilindro 1) Força de Arrasto sobre um cilindro Quando um fluido escoa ao redor de um objeto, exerce sobre este uma força que pode ser decomposta em uma componente

Leia mais

Mecânica dos Fluidos Formulário

Mecânica dos Fluidos Formulário Fluxo volúmétrico através da superfície Mecânica dos Fluidos Formulário Fluxo mássico através da superfície Teorema do transporte de Reynolds Seja uma dada propriedade intensiva (qtd de por unidade de

Leia mais

Escoamentos Internos

Escoamentos Internos Escoamentos Internos Os escoamentos internos e incompressíveis, onde os efeitos da viscosidade são consideráveis, são de extrema importância para os engenheiros! Exemplos, Escoamento em tbo circlar: veias

Leia mais

PG0054 Transferência de Calor B

PG0054 Transferência de Calor B PG0054 Transferência de Calor B Prof. Dr. Thiago Antonini Alves thiagoaalves@utfpr.edu.br http://pessoal.utfpr.edu.br/thiagoaalves/ Aula 4 Convecção Forçada em Escoamento Externo (Parte 2/2) Sumário Cilindro

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2015/16

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica 1º Semestre 2015/16 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Aerodinâmica º Semestre 5/6 Exame de ª época, 8 de Janeiro de 6 Nome : Hora : 8:3 Número: Duração : 3 horas ª Parte : Sem consulta ª Parte : onsulta limitada a

Leia mais

ESCOAMENTOS UNIFORMES EM CANAIS

ESCOAMENTOS UNIFORMES EM CANAIS ESCOAMENTOS UNIFORMES EM CANAIS Nome: nº turma INTRODUÇÃO Um escoamento em canal aberto é caracterizado pela existência de uma superfície livre. Esta superfície é na realidade uma interface entre dois

Leia mais

Convecção Forçada Externa

Convecção Forçada Externa Convecção Forçada Externa Força de arrasto e sustentação Arrasto: força que o escoamento exerce na sua própria direção. Corpos submetidos a escoamento de fluidos são classificados: Região separada: Uma

Leia mais

Avaliação Prática Seleção Final 2016 Olimpíadas Internacionais de Física 11 de Abril 2016

Avaliação Prática Seleção Final 2016 Olimpíadas Internacionais de Física 11 de Abril 2016 Caderno de Questões Avaliação Experimental Instruções 1. Este caderno de questões contém DEZ folhas, incluindo esta com as instruções e rascunhos. Confira antes de começar a resolver a prova. 2. A prova

Leia mais

Separação da Camada Limite

Separação da Camada Limite Separação da Camada Limite Equação de camada limite laminar D delgada (δ

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 6 ROTEIRO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 6 ROTEIRO 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB0472 HIDRÁULICA Prof. Fernando Campos Mendonça AULA 6 ROTEIRO Tópicos da aula: -

Leia mais

Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular

Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular 1. (Petrobrás/2010) Um oleoduto com 6 km de comprimento e diâmetro uniforme opera com um gradiente de pressão de 40 Pa/m transportando

Leia mais

1. Camada limite atmosférica

1. Camada limite atmosférica Meteorologia 1. Camada limite atmosférica Equações da dinâmica Num referencial em rotação, a atmosfera satisfaz as equações de Navier-Stokes para um fluido newtoniano: (1-1) (1-2) (1-3) onde é o operador

Leia mais

Solução Numérica do Problema de Blasius da Camada Limite Laminar

Solução Numérica do Problema de Blasius da Camada Limite Laminar Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Mecânica dos Fluidos II 0) Prof. Francisco Ricardo da Cunha e Prof. Gustavo Coelho Abade Monitor: Nuno Jorge Sousa Dias Solução Numérica do

Leia mais

Ponto de Separação e Esteira

Ponto de Separação e Esteira Ponto de Separação e Esteira p/ x=0 p/ x0 Escoamento separado O fluido é desacelerado devido aos efeitos viscosos. Se o gradiente de pressão é nulo, p/x=0, não há influência no escoamento. Na região

Leia mais

Hidráulica. Escoamento Uniforme em Tubulações. Hidráulica. Aula 3 Professor Alberto Dresch Webler 2015

Hidráulica. Escoamento Uniforme em Tubulações. Hidráulica. Aula 3 Professor Alberto Dresch Webler 2015 Hidráulica Hidráulica Escoamento Uniforme em Tubulações Aula 3 Professor Alberto Dresch Webler 2015 Fenômenos Hidráulica Resistências de Transporte dos Materiais - Aula 8 Veremos 1.1 Tensão tangencial

Leia mais

Exercício 9 Água escoa do reservatório 1 para o 2 no sistema mostrado abaixo. Sendo:

Exercício 9 Água escoa do reservatório 1 para o 2 no sistema mostrado abaixo. Sendo: 1 a LIST DE EXERCÍCIOS DE SISTEMS FLUIDO MECÂNICOS 014 Referências: 1) Giles, Evett & Liu - Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Coleção Schaum, a edição, Makron ooks, 1997. ) Fox e McDonald Introdução à

Leia mais

Física I 2010/2011. Aula 19. Mecânica de Fluidos II

Física I 2010/2011. Aula 19. Mecânica de Fluidos II Física I 2010/2011 Aula 19 Mecânica de Fluidos II Fluidos Capítulo 14: Fluidos 14-7 Fluidos Ideais em Movimento 14-8 A Equação da Continuidade 14-9 O Princípio de Bernoulli 2 Tipos de Fluxo ou Caudal de

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 2

Halliday Fundamentos de Física Volume 2 Halliday Fundamentos de Física Volume 2 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

SISTEMAS DE FLUIDOS. Representação de um sistema de fluido. Bloco de sistema de fluido. Sistemas de fluidos Hidráulicos Pneumáticos. Saída.

SISTEMAS DE FLUIDOS. Representação de um sistema de fluido. Bloco de sistema de fluido. Sistemas de fluidos Hidráulicos Pneumáticos. Saída. SISTEMAS DE FLUIDOS Representação de um sistema de fluido Entrada Taxa de fluxo volumétrica Bloco de sistema de fluido Saída Diferença de pressão Sistemas de fluidos Hidráulicos Pneumáticos SISTEMAS HIDRÁULICOS

Leia mais

TM LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I TURMA B (2010/1) AVISO 1

TM LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I TURMA B (2010/1) AVISO 1 TM-225 - LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I TURMA B (2/) AVISO Prof. Luciano K. Araki. Exercício extraclasse: Excel (utilize o mesmo documento para os dois exercícios seguintes, deixando cada um em uma planilha).

Leia mais

Sólido. Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET-SP. Mecânica dos fluidos

Sólido. Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET-SP. Mecânica dos fluidos Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET-SP Mecânica dos fluidos Caruso - 999/008 Sólido Um corpo sólido, elástico, quando submetido a uma tensão de cisalhamento inicia um deslocamento (ou se rompe)

Leia mais

Conceituar e equacionar o comportamento dos fluidos para o embasamento de aplicações de engenharia.

Conceituar e equacionar o comportamento dos fluidos para o embasamento de aplicações de engenharia. 2 Ementa Hidrostática: equação fundamental; equilíbrio absoluto e relativo; variação de pressões no interior de um fluído em equilíbrio; esforços sobre superfícies imersas nos fluídos; princípio de Arquimedes.

Leia mais

Fenômenos de Transporte I Aula 01

Fenômenos de Transporte I Aula 01 Fenômenos de Transporte I Aula 01 O que são fluidos. Propriedades: tensão de cisalhamento, massa específica, peso específico, densidade relativa e viscosidade [1] BRUNETTI, F., Mecânica dos Fluidos, 2ª

Leia mais

Fluidodinâmica. Carlos Marlon Santos

Fluidodinâmica. Carlos Marlon Santos Fluidodinâmica Carlos Marlon Santos Fluidodinâmica Os fluidos podem ser analisados utilizando-se o conceito de sistema ou de volume de controle O sistema é definido quando uma certa quantidade de matéria

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos

FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos FUNDAMENTAÇÃO HIDROMECÂNICA Princípios Básicos Sistemas Hidráulicos podem ser descritos por leis que regem o comportamento de fluidos confinados em: regime permanente (repouso) invariante no tempo; regime

Leia mais

Deslizamento aparente no escoamento de fluidos viscoplásticos através de um canal de placas paralelas

Deslizamento aparente no escoamento de fluidos viscoplásticos através de um canal de placas paralelas Deslizamento aparente no escoamento de fluidos viscoplásticos através de um canal de placas paralelas Aluno: Ricardo Teixeira Leite Orientador: Paulo Roberto de Souza Mendes Introdução Devido a sua aplicação

Leia mais

IPH a LISTA DE EXERCÍCIOS (atualizada 2017/1) Sempre que necessário e não for especificado, utilize:

IPH a LISTA DE EXERCÍCIOS (atualizada 2017/1) Sempre que necessário e não for especificado, utilize: IPH 01107 3 a LISTA DE EXERCÍCIOS (atualizada 2017/1) Sempre que necessário e não for especificado, utilize: ρ H2O = 1000 kg/m 3 µ água = 10-3 kg/(m.s) ρ ar = 1,2 kg/m 3 µ ar = 1,8.10-5 kg/(m.s) Reynolds

Leia mais

3 CONDUÇÃO DE ÁGUA (Cont.)

3 CONDUÇÃO DE ÁGUA (Cont.) UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE AGRONOMIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS SETOR DE ENGENHARIA RURAL Prof. Adão Wagner Pêgo Evangelista 3 CONDUÇÃO DE ÁGUA (Cont.) 3.2 CONDUTOS FORÇADOS Denominam-se condutos

Leia mais

Volume de um sólido de Revolução

Volume de um sólido de Revolução Algumas aplicações da engenharia em estática, considerando um corpo extenso, e com distribuição continua de massa, uniforme ou não é necessário determinar-se e momento de inércia, centroide tanto de placas

Leia mais

HIDRODINÂMICA. Princípios gerais do movimento dos fluidos. Teorema de Bernoulli

HIDRODINÂMICA. Princípios gerais do movimento dos fluidos. Teorema de Bernoulli HIDRODINÂMICA Princípios gerais do movimento dos fluidos. Teorema de Bernoulli Movimento dos fluidos perfeitos A hidrodinâmica tem por objeto o estudo do movimento dos fluidos. Consideremos um fluido perfeito

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENERGIA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS

DEPARTAMENTO DE ENERGIA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS Nome: unesp DEPARTAMENTO DE ENERGIA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS Turma: Conservação da Massa e Quantidade de Movimento 1 - OBJETIVO Os principais objetivos desta aula prática é aplicar as equações

Leia mais

Apostila de Física 16 Hidrodinâmica

Apostila de Física 16 Hidrodinâmica Apostila de Física 16 Hidrodinâmica 1.0 Definições Hidrodinâmica Estudo dos fluidos em movimento. Escoamento turbulento A velocidade em cada ponto do fluido muda de instante para instante. Escoamento estacionário

Leia mais

Unidade Curricular: Física Aplicada

Unidade Curricular: Física Aplicada Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas Unidade Curricular: Física Aplicada Aulas Laboratoriais Trabalho laboratorial n.º 3 (1.ª parte) Viscosidade de Líquidos DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE CEM. Bruno Zagoto Toscan

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE CEM. Bruno Zagoto Toscan UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE CEM Bruno Zagoto Toscan Simulação de Escoamento em um Aerofólio NACA 0012 Joinville, 2014 1 INTRODUÇÃO A dinâmica dos fluidos

Leia mais

TRANSP. BRAS. GAS. BOLÍVIA-BRASIL GERAL SIMULAÇÃO ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E / OU FOLHAS ATINGIDAS

TRANSP. BRAS. GAS. BOLÍVIA-BRASIL GERAL SIMULAÇÃO ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E / OU FOLHAS ATINGIDAS GOPE CAT. : ÁREA DE ATIVIDADE: SERVIÇO: TÍTULO : TRANSP. BRAS. GAS. BOLÍVIA-BRASIL GERAL SIMULAÇÃO de 9 METODOLOGIA DE CÁLCULO DO COEFICIENTE GLOBAL DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR REV. ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO

Leia mais

Enquanto o sólido deforma limitadamente, os fluidos (líquidos e gases) se deformam continuamente.

Enquanto o sólido deforma limitadamente, os fluidos (líquidos e gases) se deformam continuamente. MECÂNICA DO FLUIDOS CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO, DEFINIÇÃO E CONCEITOS. É a ciência que estuda o comportamento físico dos fluidos e as leis que regem este comportamento. Utilizado em diversos sistemas como:

Leia mais

A viscosidade 35 Grandeza física transporta e sentido da transferência 35 Experiência 03: o modelo do baralho 35 Modelo de escoamento em regime

A viscosidade 35 Grandeza física transporta e sentido da transferência 35 Experiência 03: o modelo do baralho 35 Modelo de escoamento em regime SUMÁRIO I. Introdução Portfolio de Fenômenos de Transporte I 1 Algumas palavras introdutórias 2 Problema 1: senso comum ciência 4 Uma pequena história sobre o nascimento da ciência 5 Das Verdades científicas

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

Mecânica dos Fluidos

Mecânica dos Fluidos Mecânica dos Fluidos Perda de Carga no Escoamento em Tubos Prof. Universidade Federal do Pampa BA000200 Campus Bagé 10 e 17 de abril de 2017 Perda de Carga no Escoamento em Tubos 1 / 30 Introdução Perda

Leia mais

As forças que atuam em um meio contínuo: Forças de massa ou de corpo: todo o corpo peso e centrífuga Forças de superfície: sobre certas superfícies

As forças que atuam em um meio contínuo: Forças de massa ou de corpo: todo o corpo peso e centrífuga Forças de superfície: sobre certas superfícies Hidráulica Revisão de alguns conceitos Propriedades Físicas dos Fluidos Forças, esforços e pressão (tensão) As forças que atuam em um meio contínuo: Forças de massa ou de corpo: distribuídas de maneira

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU TRABALHO DE MANUTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS Professor Dr. João Candido Fernandes Tema: Viscosidade e índice

Leia mais

Dinâmica da Atmosfera

Dinâmica da Atmosfera Dinâmica da Atmosfera Forças atuantes sobre corpos sobre a superfície terrestre: fricção, coriolis, gravitacional, etc. Efeitos de temperatura Efeitos geográficos Pêndulo de Focault Trajetória do Pêndulo

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Máquinas Hidráulicas

LISTA DE EXERCÍCIOS Máquinas Hidráulicas LISTA DE EXERCÍCIOS Máquinas Hidráulicas 1- Água escoa em uma tubulação de 50 mm de diâmetro a uma vazão de 5 L/s. Determine o número de Reynolds nestas condições, informe se o escoamento é laminar ou

Leia mais

Prof. Juan Avila

Prof. Juan Avila Prof. Juan Avila http://professor.ufabc.edu.br/~juan.avila Que é a mecânica dos fluidos? É um ramo da mecânica que estuda o comportamento dos líquidos e gases tanto em repouso quanto em movimento. Existem

Leia mais

FICHA DA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS FLUIDOS

FICHA DA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS FLUIDOS FICHA DA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS FLUIDOS 2º Ano Regime: 2º Semestre Ano Lectivo: 2006/2007 Horas de Contacto: 15T+30T/P+15 P Docente Responsável: Flávio Chaves ECTS: 3,5 Corpo Docente: Flávio Chaves

Leia mais

1.Introdução. hidráulica (grego hydoraulos) hydor = água; aulos = tubo ou condução.

1.Introdução. hidráulica (grego hydoraulos) hydor = água; aulos = tubo ou condução. 1.Introdução hidráulica (grego hydoraulos) hydor = água; aulos = tubo ou condução. Conceito : hidráulica é o ramo da engenharia que estuda a condução da água, seja através de tubulações fechadas, seja

Leia mais

Unidade Curricular: Física Aplicada

Unidade Curricular: Física Aplicada Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas Unidade Curricular: Física Aplicada Aulas Laboratoriais Trabalho laboratorial nº. 3 (1ª. parte) Viscosidade de Líquidos DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO II Código da Disciplina: EPD016 Curso: Engenharia de Produção Semestre de oferta

Leia mais

Medição de vazão mássica de um motor dois tempos

Medição de vazão mássica de um motor dois tempos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA Medição de vazão mássica de um motor dois tempos RELATÓRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina Transporte de Calor e Massa Código da Disciplina: NDC 179 Curso: Engenharia Civil Semestre de oferta da disciplina: 5 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns

Leia mais

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Características de Desempenho 1ª Parte

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Características de Desempenho 1ª Parte Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Características de Desempenho 1ª Parte Características de Desempenho Para especificar uma máquina de fluxo, o engenheiro deve ter em mãos alguns dados essenciais: altura

Leia mais

COMPLEMENTOS DE FLUIDOS. Uma grandeza muito importante para o estudo dos fluidos é a pressão (unidade SI - Pascal):

COMPLEMENTOS DE FLUIDOS. Uma grandeza muito importante para o estudo dos fluidos é a pressão (unidade SI - Pascal): luidos COMLEMENTOS DE LUIDOS ALICAÇÕES DA HIDROSTÁTICA AO CORO HUMANO Uma grandeza muito importante para o estudo dos fluidos é a pressão (unidade SI - ascal): Não apresentam forma própria odem ser líquidos

Leia mais

Introdução a Ciências Atmosféricas. Os Movimentos da Atmosfera. Aula 6 Turbulência Atmosférica

Introdução a Ciências Atmosféricas. Os Movimentos da Atmosfera. Aula 6 Turbulência Atmosférica ACA-115 Introdução a Ciências Atmosféricas Os Movimentos da Atmosfera Aula 6 Turbulência Atmosférica C FD 2g Aρu 8 FD g c = 2 π D ρu c D = = f 2 2 ( Re ). Drag Coefficient vs. Reynolds Number for a Sphere

Leia mais

HGP Prática 8 30/1/ HIDRÁULICA GERAL PRÁTICA N 8

HGP Prática 8 30/1/ HIDRÁULICA GERAL PRÁTICA N 8 HGP Prática 8 30//03 4 ) TEMA: Medidas de velocidades de fluidos. HIDRÁULICA GERAL PRÁTICA N 8 ) OBJETIOS: Avaliação das velocidades de fluidos gasosos e líquidos em escoamento, por meio de tubo de Pitot

Leia mais

F A. Existe um grande número de equipamentos para a medida de viscosidade de fluidos e que podem ser subdivididos em grupos conforme descrito abaixo:

F A. Existe um grande número de equipamentos para a medida de viscosidade de fluidos e que podem ser subdivididos em grupos conforme descrito abaixo: Laboratório de Medidas de Viscosidade Nome: n turma: Da definição de fluido sabe-se que quando se aplica um esforço tangencial em um elemento de fluido ocorre uma deformação. Considere a situação em que

Leia mais

Conclusão 6.1. Desenvolvimento e Validação do Método

Conclusão 6.1. Desenvolvimento e Validação do Método 6 Conclusão A primeira contribuição da tese no estado da arte é a apresentação e discussão de uma metodologia para simulação numérica e análise de medidores ultrassônicos. É apresentado um método para

Leia mais

Hidráulica e Hidrologia

Hidráulica e Hidrologia 16 2. REGIME DE ESCOAMENTO Os hidráulicos do século XVIII, já observavam que dependendo das condições de escoamento, a turbulência era maior ou menor, e consequentemente a perda de carga também o era.

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTES

FENÔMENOS DE TRANSPORTES FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 9 ANÁLISE DIMENSIONAL E SEMELHANÇA PROF.: KAIO DUTRA Grandezas Físicas De forma simples, pode-se definir grandeza física como uma propriedade observável que pode ser expressa

Leia mais

Regimes de escoamentos

Regimes de escoamentos Universidade Regional do Cariri URCA Pró Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação da Construção Civil Disciplina: Hidráulica Aplicada Regimes de escoamentos Renato de Oliveira Fernandes Professor Assistente

Leia mais

Densidade relativa é a razão entre a densidade do fluido e a densidade da água:

Densidade relativa é a razão entre a densidade do fluido e a densidade da água: MECÂNICA DOS FLUIDOS 1.0 Hidrostática 1.1 Definições O tempo que determinada substância leva para mudar sua forma em resposta a uma força externa determina como tratamos a substância, se como um sólido,

Leia mais

Mecânica dos Fluidos

Mecânica dos Fluidos Mecânica dos Fluidos Cinemática dos Fluidos: Balanço Global de Energia Prof. Universidade Federal do Pampa BA000200 Campus Bagé 03 e 04 de abril de 2017 Cinemática dos Fluidos, Parte 2 1 / 28 Balanço de

Leia mais

Tubo de Pitot. É um tubo aberto dirigido contra a corrente do fluido, tendo na outra extremidade, um manômetro que indica diretamente a pressão total.

Tubo de Pitot. É um tubo aberto dirigido contra a corrente do fluido, tendo na outra extremidade, um manômetro que indica diretamente a pressão total. Tubo de Pitot É um tubo aberto dirigido contra a corrente do fluido, tendo na outra extremidade, um manômetro que indica diretamente a pressão total. Tubo de Pitot Imagem extraída do sítio: http://es.wikipedia.org/wiki/tubo_de_pitot

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TOTAL TEÓRICA PRÁTICA TEÓRICO- PRÁTICA

PROGRAMA DE ENSINO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TOTAL TEÓRICA PRÁTICA TEÓRICO- PRÁTICA PROGRAMA DE ENSINO UNIDADE UNIVERSITÁRIA: UNESP CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA (Resolução UNESP n O 74/2004 - Currículo: 4) HABILITAÇÃO: OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Engenharia

Leia mais

Prof. Leandro Morais VAZÃO

Prof. Leandro Morais VAZÃO Prof. Leandro Morais VAZÃO Vazão Definição de Vazão - É a quantidade de líquido, gás ou sólido que passa por um determinado local por unidade de tempo. - Quantidade medida em volume (m³) ou massa (kg)

Leia mais

Resistência Viscosa Escoamento em torna da querena. Resistência Viscosa Escoamento em torna da querena

Resistência Viscosa Escoamento em torna da querena. Resistência Viscosa Escoamento em torna da querena Escoamento em torna da querena 1 Escoamento em torna da querena Características gerais: O escoamento em torno da querena do navio é um escoamento a número de Reynolds elevado. Desenvolve-se uma camada

Leia mais

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda as causas e os movimentos. LEIS DE NEWTON 1ª Lei de Newton 2ª Lei de Newton 3ª Lei de Newton 1ª LEI LEI DA INÉRCIA Quando a resultante das forças que agem sobre

Leia mais

ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA

ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PÓS-GRADUAÇÃO. DOUTORADO EM ENERGIA. ANÁLISE DIMENSIONAL E SEMELHANÇA ALVARO ANTONIO OCHOA VILLA

Leia mais

LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA

LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA ROTEIRO DE EXPERIMENTOS ENG1120 LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA PROFESSORES: MARCELO TSUYOSHI HARAGUCHI NAZARENO FERREIRA DA SILVA FERNANDO ERNESTO UCKER GOIÂNIA, GO 2014-2 Sumário 1ª Experiência: Determinação

Leia mais

Resumo P1 Mecflu. Princípio da aderência completa: o fluido junto a uma superfície possui a mesma velocidade que a superfície.

Resumo P1 Mecflu. Princípio da aderência completa: o fluido junto a uma superfície possui a mesma velocidade que a superfície. Resumo P1 Mecflu 1. VISCOSIDADE E TENSÃO DE CISALHAMENTO Princípio da aderência completa: o fluido junto a uma superfície possui a mesma velocidade que a superfície. Viscosidade: resistência de um fluido

Leia mais

Fenômenos de Transporte I Mecânica dos Fluidos

Fenômenos de Transporte I Mecânica dos Fluidos Fenômenos de Transporte I Mecânica dos Fluidos Propriedades Básicas dos Fluidos 1 Quais as diferenças fundamentais entre fluido e sólido? Fluido é mole e deformável Sólido é duro e muito pouco deformável

Leia mais