Fenômenos de Transporte I Aula 01

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fenômenos de Transporte I Aula 01"

Transcrição

1 Fenômenos de Transporte I Aula 01 O que são fluidos. Propriedades: tensão de cisalhamento, massa específica, peso específico, densidade relativa e viscosidade [1] BRUNETTI, F., Mecânica dos Fluidos, 2ª Ed., Pearson, São Paulo, 2008 [2] FOX, Robert W.; MCDONALD, Alan T.. Introdução a Mecânica dos Fluidos, 5ª Ed., LTC, São Paulo, [3] MUNSON, B. R.; YOUNG, D.F.; OKIISHI, T.H.; Fundamentos da Mecânica dos Fluidos. 2ª Ed., Vol. 1, São Paulo, Edgard Blücher, Mecânica dos Fluidos A MECÂNICA DOS FLUIDOS é a ciência que estuda o comportamento físico dos fluidos, assim como as leis que regem esse comportamento. Exemplos de aplicações a da Mecânica de Fluidos são: escoamento em canais e tubulações, lubrificação, flutuação, máquinas hidráulicas, ventilação, aerodinâmica (voo), rolamentos e etc. Ação de fluidos sobre superfícies submersas; barragens; Equilíbrio de corpos flutuantes; embarcações; Ação dos ventos sobre construções civis; Estudo de lubrificação; Transporte de sólidos por via pneumática ou hidráulica; elevadores Cálculo de instalações hidráulicas; instalações de recalque; Cálculo de máquinas hidráulicas; bombas e turbinas; Instalações de vapor: caldeiras Ação de fluidos sobre veículos; aerodinâmica.

2 1.2 Conceitos fundamentais e definição elementar de fluido A definição mais elementar diz que: um FLUIDO é uma substância que não tem forma própria e que assume o formato do recipiente que está contido e que sob a ação de esforços, por menores que sejam, sofre deformações. Os fluidos são, portanto, os líquidos e os gases, sendo que os gases ocupam todo o recipiente e os líquidos apresentam uma superfície livre e plana Definição técnica de fluido Fluido é uma substância que se deforma continuamente, quando submetido a uma força tangencial constante, não atinge uma nova configuração de equilíbrio estático. (Brunetti, p.2) Na comparação com um sólido, podemos extrair uma definição técnica de fluido. Imagine o seguinte sistema físico: seja um sólido ou um fluido entre duas placas paralelas uma fixa e outra móvel sujeito a uma força tangencial FT constante. No caso dos sólidos, as forças de tensões internas se igualam a FT mantendo o equilíbrio estático. Para um fluido esse equilíbrio nunca é atingido. Os sólidos se deformam, pois, possuem propriedades elásticas que os líquidos geralmente não têm e desde que a força tangencial (força de cisalhamento) são seja grande o suficiente para levá-lo além de seu limite elástico, ele manterá o equilíbrio estático. Pode-se dizer que tecnicamente: FLUIDO é uma substância que se deforma continuamente, quando submetido a uma TENSÃO DE CISALHAMENTO (tangencial), não importa o quão pequeno seja o seu valor

3 1.3 Principais Propriedades de um Fluído Certas propriedades físicas dos fluidos são envolvidas no estudo da mecânica dos fluidos e processos de transporte de quantidade de movimento, calor e massa. Entre estas propriedades podemos citar: Viscosidade Massa especifica Peso especifico Volume especifico Densidade Pressão de Vapor Tensão Superficial Dimensões e Sistemas de Unidades: As grandezas físicas se dividem em dois grupos: Grandezas fundamentais são aquelas para as quais se estabelecem escalas de medidas arbitrárias. Grandezas derivadas - são aquelas cujas dimensões são expressas em termos das dimensões das grandezas fundamentais. A palavra DIMENSÃO é usada em referencia a quaisquer grandezas mensuráveis: Comprimento (L) Tempo (T) Massa (M) Temperatura () Força (F) Unidades: São as diversas maneiras através das quais se podem expressar as dimensões Informações importantes sobre unidades Os três Sistemas de Unidades mais conhecidos são o S.I., CGS e o MK*S:

4 Unidades das grandezas físicas mais relevantes no S.I., CGS e MK*S: 1.5 Tensão de cisalhamento () Seja uma força F aplicada sobre uma superfície de área A:

5 Defini-se TENSÃO DE CISALHAMENTO como sendo: tem unidade de pressão, ou seja: Um fato observável na experiência de duas placas é que a velocidade de deslocamento é constante, o que é incompatível com a 2ª Lei de Newton. Isso significa que FORÇAS INTERNAS surgem para cancelar a força externa FT resultando FR = 0. Como surgem essas FORÇAS INTERNAS e por que a velocidade é CONSTANTE? Para responder estas perguntas, precisamos entender o PRINCÍPIO DA ADERÊNCIA para fluidos. Segundo este princípio, o fluido junto a placa superior gruda, separando-o em camadas o que gera atrito (tensões) entre cada camada. Essas tensões internas somadas equilibram a força FT fazendo com que a placa tenha velocidade constante.

6 1.6 Lei de Newton da viscosidade Newton descobriu que em muitos fluidos a tensão de cisalhamento é proporcional ao gradiente do campo (distribuição) de velocidades V(y). Onde μ (a constante de proporcionalidade) é a VISCOSIDADE ABSOLUTA OU DINÂMICA do fluido. A Eq. 2 é chamada LEI DE NEWTON e os fluidos que obedecem a essa lei, são chamados FLUIDOS NEWTONIANOS. A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, viscosidade, conforme definição de Newton, é a resistência oposta pelas camadas liquidas ao escoamento recíproco. Quanto maior a viscosidade, menor a velocidade em que o fluido se movimenta. A viscosidade μ é uma propriedade do fluido que depende de suas condições como pressão, densidade e principalmente a temperatura e ela indica a maior ou menor dificuldade de um fluido escoar (escorrer). 1.7 Unidade de viscosidade absoluta (μ) Jean Louis Marie Poiseuille foi um médico e físico francês que publicou diversos artigos sobre o coração e a circulação sanguínea (a hemodinâmica) que lhe permiram estabelecer em na sua obra "Le mouvement des liquides dans les tubes de petits diamètres" - as leis de fluxo laminar de fluidos viscosos em tubos cilíndricos pequenos. A unidade de viscosidade dinâmica no sistema CGS de unidades recebeu o nome de Poise em sua homenagem [6].

7 1.8 Simplificação prática para a Lei de Newton Para um fluido newtoniano, a distribuição de velocidades V(y) das camadas pode ser considerada linear quando a espessura é pequena Exemplo 01 (Exercício 1.5, pág. 12, Brunetti) Uma placa quadrada de 1.0 m de lado e 20 N de peso desliza sobre um plano inclinado de 30, sobre uma película de óleo. A velocidade da placa é de 2 m/s constante. Qual a viscosidade dinâmica do óleo se a espessura da película é de 2 mm? Resp.: μ = 10-2 Ns/m 2.

8 1.9 Massa específica ou densidade () A MASSA ESPECÍFICA ou DENSIDADE é a massa por unidade de volume: Por análise dimensional, a unidade de massa específica é: 1.10 Viscosidade cinemática () Em Mecânica dos Fluidos, a razão entre a viscosidade absoluta (ou dinâmica) μ, e a massa específica (ou densidade) suge com tanta frequência que recebe o nome VISCOSIDADE CINEMÁTICA. Por análise dimensional, a unidade de massa específica é:

9 Exemplo 02 (Exercício 1.4, pág. 12, Brunetti) São dadas duas placas planas paralelas à distância de 2 mm. A placa superior move-se com velocidade de 4 m/s, enquanto a inferior é fixa. Se o espaço entre as placas for preenchido com óleo (ν = 0,1 St; ρ = 830 kg/m 3 ), qual será a tensão de cisalhamento que agirá no óleo? Resp.: τ = 16,6 N/m Fluido ideal Um FLUIDO IDEAL é aquele cuja viscosidade é nula. É uma idealização física, portanto ele não existe, este seria um fluido que escoa sem perdas de energia por atrito Fluido ou escoamento incompressível Um FLUIDO INCOMPRESSÍVEL é o fluido cujo volume (ou massa específica) não varia ao modificar a pressão. Apesar de não existir na prática, os líquidos (e

10 até alguns gases) podem ser considerados, em boa aproximação, fluidos incompressíveis. Ex.: Ventilação Massa específica relativa (r) Uma forma alternativa de expressar a massa específica de uma substância (sólido ou fluido) é compará-la com a massa específica da água Peso específico () O PESO ESPECÍFICO é o peso do fluido ou sólido por unidade de volume. Por análise dimensional, a unidade de peso específico é: 1.15 Peso específico relativo (r) O PESO ESPECÍFICO RELATIVO é a relação entre o peso específico da substância e o peso específico da água.

11 Exemplo 03 Sabendo-se que 1500kg de massa de uma determinada substância ocupa um volume de 2 m³, determine a massa específica, o peso específico e o peso específico relativo dessa substância. Dados: H2O = N/m³, g = 10m/s². Resp: = 750 kg/m 3 = 7500 N/m 3 R = 0, Equação de Clapeyron ou Equação de Estado Gases são muito mais compressíveis do que líquidos. Sob certas condições, a massa específica de um gás pode mudar muito com a pressão p, temperatura T e volume V [7]. Medidas experimentais precisas das propriedades termodinâmicas para gases mostram que: Onde m é a massa do gás. Multiplicando a Eq. (9) por uma constante de proporcionalidade R que depende do gás.

12 A Eq. (10) é conhecida com Eq. de Clapeyron ou Eq. de Estado. Para os propósitos deste curso, é interessante apresentar esta Eq. em função da massa específica. Utilizando a Equação = m/v, vemos que: p = pressão absoluta R = constante cujo valor depende do gás T = temperatura absoluta (lembre-se que a escala absoluta é a Kelvin e K = o C + 273) Mudança de estado de um gás. a) processo isotérmico quando na transformação não há variação de temperatura. b) processo isobárico quando na transformação não há variação de pressão. c) processo isocórico quando na transformação não há variação de volume. d) processo adiabático quando na transformação não há troca de calor. Onde k é chamada constante adiabática cujo valor depende do gás.

13 Exemplo 04 Numa tubulação escoa hidrogênio ( k = 1,4; R = m 2 /s 2 K). Numa seção (1), p1 = 3 x10 5 N/m 2 (abs) e T1 30 o C. Ao longo da tubulação, a temperatura mantémse constante. Qual é a massa específica do gás numa seção (2), em que p2 = 1,5 x 10 5 N/m 2 (abs)? Bibliografia [1] O que é Física, Mundo Educação, último acesso em 12/07/2014 às 12:15, [2] BRUNETTI, F., Mecânica dos Fluidos, 2ª Ed., Pearson, São Paulo, 2008, Cap. 1, Pg.1. [3] How can you make water invisible?, HOWSTUFFWORKS, último acesso em 12/07/2014 às 14:00,

14 [4] FOX, R. W et. al. Introdução a Mecânica dos Fluidos, 5ª Ed., LTC, São Paulo, 2004, Cap. 1, Pg. 3. [5] BRUNETTI, F., Mecânica dos Fluidos, 2ª Ed., Pearson, São Paulo, 2008, Cap. 1, Pg. 3. [6] Jean-Louis-Marie Poiseuille, Wikipedia, último acesso em 12/07/2014 às 23:20, [7] MUNSON, B. R.; YOUNG, D.F.; OKIISHI, T.H.; Fundamentos da Mecânica dos Fluidos. 2ª Ed., Vol. 1, São Paulo, Edgard Blücher, 2005, Cap. 1, Pg. 11. Obs. Estas notas de aulas foram em parte contribuição do professor Ms. Dr. Alberto Lozéa Feijó Soares

ENADE /08/2017 FENÔMENOS DE TRANSPORTE FENÔMENOS DE TRANSPORTE FENÔMENOS DE TRANSPORTE FENÔMENOS DE TRANSPORTE MASSA ESPECÍFICA ( )

ENADE /08/2017 FENÔMENOS DE TRANSPORTE FENÔMENOS DE TRANSPORTE FENÔMENOS DE TRANSPORTE FENÔMENOS DE TRANSPORTE MASSA ESPECÍFICA ( ) ENADE 2017.2 MASSA ESPECÍFICA ( ) DENSIDADE (d) É definida como a razão entre a massa dividida por unidade de volume de um material contínuo e homogêneo. É definida como a razão entre a massa dividida

Leia mais

Fenômenos de Transporte Aula 1. Professor: Gustavo Silva

Fenômenos de Transporte Aula 1. Professor: Gustavo Silva Fenômenos de Transporte Aula 1 Professor: Gustavo Silva 1 Propriedades dos fluidos; teorema de Stevin; lei de Pascal; equação manométrica; número de Reynolds; equação da continuidade; balanço de massa

Leia mais

Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 4 PROF. DENILSON J. VIANA

Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 4 PROF. DENILSON J. VIANA Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 4 PROF. DENILSON J. VIANA Introdução à Lubrificação Lubrificação É o fenômeno de redução do atrito entre duas superfícies em movimento relativo por meio

Leia mais

FENÔMENOS DOS TRANSPORTES. Definição e Conceitos Fundamentais dos Fluidos

FENÔMENOS DOS TRANSPORTES. Definição e Conceitos Fundamentais dos Fluidos Definição e Conceitos Fundamentais dos Fluidos Matéria Sólidos Fluidos possuem forma própria (rigidez) não possuem forma própria; tomam a forma do recipiente que os contém Fluidos Líquidos Gases fluidos

Leia mais

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos)

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) ENGENHARIA FÍSICA Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br Fenômenos de Transporte UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Os fenômenos

Leia mais

Introdução aos Fenômenos de Transporte

Introdução aos Fenômenos de Transporte aos Fenômenos de Transporte Aula 2 - Mecânica dos fluidos Engenharia de Produção 2012/1 aos Fenômenos de Transporte O conceito de fluido Dois pontos de vista: Macroscópico: observação da matéria do ponto

Leia mais

Enquanto o sólido deforma limitadamente, os fluidos (líquidos e gases) se deformam continuamente.

Enquanto o sólido deforma limitadamente, os fluidos (líquidos e gases) se deformam continuamente. MECÂNICA DO FLUIDOS CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO, DEFINIÇÃO E CONCEITOS. É a ciência que estuda o comportamento físico dos fluidos e as leis que regem este comportamento. Utilizado em diversos sistemas como:

Leia mais

Professor: José Junio Lopes

Professor: José Junio Lopes Aula 1 Propriedades de um Fluido: Massa Específica, Peso Específico, Massa Específica Relativa 1. Sabendo-se que 1500kg de massa de uma determinada substância ocupa um volume de 2 m³, determine a massa

Leia mais

Fenômenos de Transporte

Fenômenos de Transporte Fenômenos de Transporte Introdução a Fenômenos de Transporte Prof. Dr. Felipe Corrêa Introdução a Fenômenos de Transporte Fenômenos de Transporte Refere-se ao estudo sistemático e unificado da transferência

Leia mais

Por isso, quem mata o tempo é suicida! Aula 3 de FT

Por isso, quem mata o tempo é suicida! Aula 3 de FT Por isso, quem mata o tempo é suicida! Aula 3 de FT Quais são os tipos de tensões? O quociente força pela área da superfície onde ela é exercida é denominado de tensão. Consequências! Na mecânica as principais

Leia mais

Campus de Ilha Solteira. Disciplina: Fenômenos de Transporte

Campus de Ilha Solteira. Disciplina: Fenômenos de Transporte Campus de Ilha Solteira CONCEITOS BÁSICOS B E VISCOSIDADE Disciplina: Fenômenos de Transporte Professor: Dr. Tsunao Matsumoto INTRODUÇÃO A matéria de Fenômenos de Transporte busca as explicações de como

Leia mais

AULA 2 DEFINIÇÃO DE FLUIDO, CONCEITOS E PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS

AULA 2 DEFINIÇÃO DE FLUIDO, CONCEITOS E PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS AULA 2 DEFINIÇÃO DE FLUIDO, CONCEITOS E PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS INTRODUÇÃO Mecânica dos Fluidos é a ciência que estuda o comportamento físico dos fluidos, assim como as leis que regem esse comportamento.

Leia mais

LOQ Fenômenos de Transporte I. FT I 03 Tensão e viscosidade. Prof. Lucrécio Fábio dos Santos. Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL

LOQ Fenômenos de Transporte I. FT I 03 Tensão e viscosidade. Prof. Lucrécio Fábio dos Santos. Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL LOQ 4083 - Fenômenos de Transporte I FT I 03 Tensão e viscosidade Prof. Lucrécio Fábio dos Santos Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL Atenção: Estas notas destinam-se exclusivamente a servir como

Leia mais

Introdução e Conceitos Básicos

Introdução e Conceitos Básicos Introdução e Conceitos Básicos Definição de Fluido Fluido é uma substância que não tem forma própria, assume o formato do recipiente. São, portanto, os líquidos e gases (em altas temperaturas o plasma)

Leia mais

Mecânica dos Fluidos (MFL0001) Curso de Engenharia Civil 4ª fase Prof. Dr. Doalcey Antunes Ramos

Mecânica dos Fluidos (MFL0001) Curso de Engenharia Civil 4ª fase Prof. Dr. Doalcey Antunes Ramos Mecânica dos Fluidos (MFL0001) Curso de Engenharia Civil 4ª fase Prof. Dr. Doalcey Antunes Ramos 1.1 Dimensões, Homogeneidade Dimensional e Unidades Aspectos qualitativos >>> GRANDEZA Natureza, Tipo, Características.

Leia mais

Prof. Juan Avila

Prof. Juan Avila Prof. Juan Avila http://professor.ufabc.edu.br/~juan.avila Que é a mecânica dos fluidos? É um ramo da mecânica que estuda o comportamento dos líquidos e gases tanto em repouso quanto em movimento. Existem

Leia mais

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos)

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) ENGENHARIA FÍSICA Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br MECÂNICA DOS FLUIDOS ENGENHARIA FÍSICA AULA 2...CONTINUAÇÃO...

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTE Definições e Conceitos Fundamentais

FENÔMENOS DE TRANSPORTE Definições e Conceitos Fundamentais FENÔMENOS DE TRANSPORTE Definições e Conceitos Fundamentais CAPÍTULO 1. DEFINIÇÕES E CONCEITOS FUNDAMENTAIS 1 FENÔMENOS DE TRANSPORTE A expressão Fenômenos de transporte refere-se ao estudo sistemático

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - PRA FENÔMENOS DE TRANSPORTE

LISTA DE EXERCÍCIOS - PRA FENÔMENOS DE TRANSPORTE LISTA DE EXERCÍCIOS - PRA FENÔMENOS DE TRANSPORTE A - Viscosidade 1. (Exercício 1.1, pág. 11, Brunetti) A viscosidade cinemática ν de um óleo é de 0,028 m 2 /s e o seu peso específico relativo r é de 0,85.

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Prof. Dr. Gilberto Garcia Cortez

Mecânica dos Fluidos. Prof. Dr. Gilberto Garcia Cortez Mecânica dos Fluidos Aula 01 Prof. Dr. Gilberto Garcia Cortez Bibliografia utilizada 1- Introdução Mecânica dos fluidos é a ciência que tem por objetivo o estudo do comportamento físico dos fluidos e das

Leia mais

Fenômeno dos Transportes I

Fenômeno dos Transportes I Fenômeno dos Transportes I Prof. Daniel Lucas 1 Semestre 2017 1 Ementa do Curso: Mecânica dos Fluidos: Conteúdo Programático Definições e Propriedades Físicas dos Fluidos; Estudo da viscosidade Lei de

Leia mais

onde v m é a velocidade média do escoamento. O 2

onde v m é a velocidade média do escoamento. O 2 Exercício 24: São dadas duas placas planas paralelas à distância de 1 mm. A placa superior move-se com velocidade de 2 m/s, enquanto a inferior é fixa. Se o espaço entre a placas é preenchido com óleo

Leia mais

ENG4281 Fenômenos de Transportes Prof.: Marcus Vinícius Martins Freitas Notas de Aula Mecânica dos Fluidos

ENG4281 Fenômenos de Transportes Prof.: Marcus Vinícius Martins Freitas Notas de Aula Mecânica dos Fluidos ENG4281 Fenômenos de Transportes Prof.: Marcus Vinícius Martins Freitas Notas de Aula Mecânica dos Fluidos 1) Propriedades dos Fluidos: Definição de um fluido. Fluidos são substâncias que são capazes de

Leia mais

+ MECÂNICA DOS FLUIDOS. n DEFINIÇÃO. n Estudo do escoamento de li quidos e gases (tanques e tubulações) n Pneuma tica e hidraúlica industrial

+ MECÂNICA DOS FLUIDOS. n DEFINIÇÃO. n Estudo do escoamento de li quidos e gases (tanques e tubulações) n Pneuma tica e hidraúlica industrial Mecânica Sólidos INTRODUÇÃO MECÂNICA DOS FLUIDOS FBT0530 - FÍSICA INDUSTRIAL PROFA. JULIANA RACT PROFA. MARINA ISHII 2018 Fluidos O que é um fluido? MECÂNICA DOS FLUIDOS PROPRIEDADE SÓLIDOS LÍQUIDOS GASES

Leia mais

onde v m é a velocidade média do escoamento. O 2

onde v m é a velocidade média do escoamento. O 2 Exercício 41: São dadas duas placas planas paralelas à distância de 1 mm. A placa superior move-se com velocidade de m/s, enquanto a inferior é fixa. Se o espaço entre a placas é preenchido com óleo de

Leia mais

Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica

Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica Conceitos fundamentais Fluido É qualquer substância que se deforma continuamente quando submetido a uma tensão de cisalhamento, ou seja, ele escoa. Fluidos

Leia mais

Introdução a Cinemática Escoamento Laminar e Turbulento Número de Reinalds

Introdução a Cinemática Escoamento Laminar e Turbulento Número de Reinalds Disciplina: Fenômeno de AULA 01 unidade 2 Transporte Introdução a Cinemática Escoamento Laminar e Turbulento Número de Reinalds Prof. Ednei Pires Definição: Cinemática dos fluidos É a ramificação da mecânica

Leia mais

Fenômenos do Transporte - 1 Semestre de 2010

Fenômenos do Transporte - 1 Semestre de 2010 Fenômenos do Transporte - Semestre de 200 O assunto fenômenos de transporte inclui três tópicos intimamente relacionados: Dinâmica dos fluidos: envolve o transporte do momento; Transferência de Calor:

Leia mais

Fenômenos de Transporte I. Prof. Gerônimo Virgínio Tagliaferro

Fenômenos de Transporte I. Prof. Gerônimo Virgínio Tagliaferro Fenômenos de Transporte I Prof. Gerônimo Virgínio Tagliaferro Ementa 1) Bases conceituais para o estudo dos Fenômenos de transporte 2) Propriedades gerais dos fluidos 3) Cinemática dos fluidos:. 4) Equações

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 1 FLUIDOS PARTE 1

FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 1 FLUIDOS PARTE 1 FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 1 FLUIDOS PARTE 1 PROF.: KAIO DUTRA Definição de Um Fluido Definição elementar: Fluido é uma substância que não tem uma forma própria, assume o formato do meio. Definição

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU TRABALHO DE MANUTENÇÃO E LUBRIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS Professor Dr. João Candido Fernandes Tema: Viscosidade e índice

Leia mais

1. BASES CONCEITUAIS PARA O ESTUDO DOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE

1. BASES CONCEITUAIS PARA O ESTUDO DOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE 1. BASES CONCEITUAIS PARA O ESTUDO DOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE Duas placas paralelas Substância entre as placas (placa inferior fixa) Força aplicada na placa superior Tensão de cisalhamento F/A (A... área

Leia mais

CAA 346 Hidráulica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais

CAA 346 Hidráulica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais CAA 346 Hidráulica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais HISTÓRIA Leitura dos itens 1 e 2 do Cap. 01: Princípios Básicos (Manual de Hidráulica Azevedo Neto,

Leia mais

Lista de Exercícios. 1. Transformar:

Lista de Exercícios. 1. Transformar: Lista de Exercícios 1. Transformar: a) p = 10,539 kn/m 2 em kgf/m 2 b) p = 25 kgf/cm 2 em kgf/m 2 e lb/ft 2 c) µ = 0,001 lb.s/ft 2 em N.s/m 2 e kg/(m.s) d) R = 1,811 N.m/kg.K em lb.ft/(slug o R) e )Pot

Leia mais

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Mecânica dos Fluidos: Revisão Definições, Propriedades dos Fluidos, Estática dos Fluidos, Cinemática dos Fluidos, Equação da Energia para Regime Permanente. Definição

Leia mais

Departamento de Engenharia Mecânica. ENG Fenômenos de Transporte I

Departamento de Engenharia Mecânica. ENG Fenômenos de Transporte I Departamento de Engenharia Mecânica ENG1011 - Fenômenos de Transporte I Aula 1: Introdução e Manometria O que é um fluido? Área de aplicação da Mecânica de Fluidos Formulação (leis de conservação; leis

Leia mais

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO DE PERDA DE CARGA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO DE PERDA DE CARGA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO DE PERDA DE CARGA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA AUTOR(ES): RAPHAEL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes Fluido Newtoniano Viscosidade dos fluidos: Definimos fluido como uma substância que se deforma continuamente sob a ação de um esforço cisalante. Na ausência deste esforço, ele não se deformará. Os fluidos

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II 1 - Objetivos Gerais: Viscosidade Estudo da velocidade terminal de uma esfera num líquido; Determinação da viscosidade do líquido em estudo; *Anote a incerteza dos instrumentos de medida utilizados: ap

Leia mais

Fenômenos de Transporte PROF. BENFICA

Fenômenos de Transporte PROF. BENFICA Fenômenos de Transporte PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com LISTA 1 Conceitos Iniciais 1) Faça as seguintes conversões de unidades: a) 45 km/h em m/s. b) 100 m/s em km/h. c) 600

Leia mais

LOQ Fenômenos de Transporte I. FT I 02 Conceitos básicos. Prof. Lucrécio Fábio dos Santos. Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL

LOQ Fenômenos de Transporte I. FT I 02 Conceitos básicos. Prof. Lucrécio Fábio dos Santos. Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL LOQ 4083 - Fenômenos de Transporte I FT I 02 Conceitos básicos Prof. Lucrécio Fábio dos Santos Departamento de Engenharia Química LOQ/EEL Atenção: Estas notas destinam-se exclusivamente a servir como roteiro

Leia mais

Viscosimetria. Anselmo E. de Oliveira. Instituto de Química, UFG, , Goiânia, GO

Viscosimetria. Anselmo E. de Oliveira. Instituto de Química, UFG, , Goiânia, GO Viscosimetria Anselmo E. de Oliveira Instituto de Química, UFG, 74690-900, Goiânia, GO Resumo Essa aula prática tem como objetivo avaliar as variações da viscosidade de soluções hidroalcoólicas. 1. Viscosidade

Leia mais

Fundamentos da Mecânica dos Fluidos

Fundamentos da Mecânica dos Fluidos Fundamentos da Mecânica dos Fluidos 1 - Introdução 1.1. Algumas Características dos Fluidos 1.2. Dimensões, Homogeneidade Dimensional e Unidades 1.2.1. Sistemas de Unidades 1.3. Análise do Comportamentos

Leia mais

HIDRÁULICA : CONCEITOS FUNDAMENTAIS. hydor água + aulos tubo, condução. 1 - Introdução:

HIDRÁULICA : CONCEITOS FUNDAMENTAIS. hydor água + aulos tubo, condução. 1 - Introdução: HIDRÁULICA : CONCEITOS FUNDAMENTAIS 1 - Introdução: Hidráulica significa etimologicamente condução da água que resulta do grego: hydor água + aulos tubo, condução. Divisão: A Hidráulica é o ramo da Ciência

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTE

FENÔMENOS DE TRANSPORTE Universidade Federal Fluminense FENÔMENOS DE TRANSPORTE Aula 2 Campo de Velocidade e Propriedades Prof.: Gabriel Nascimento (Depto. de Eng. Agrícola e Meio Ambiente) Elson Nascimento (Depto. de Eng. Civil)

Leia mais

Conceitos Fundamentais. Viscosidade e Escoamentos

Conceitos Fundamentais. Viscosidade e Escoamentos Conceitos Fundamentais Viscosidade e Escoamentos Multiplicação de pressão Multiplicação de pressão Vazão X Velocidade Vazão X Velocidade VISCOSIDADE DE LÍQUIDOS Fluido perfeito Considere-se um volume

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Professor: Andouglas Gonçalves da Silva Júnior Instituto Federal do Rio Grande do Norte Curso: Técnico em Mecânica Disciplina: Mecânica dos Fluidos 27 de Junho de 2016 (Instituto

Leia mais

Quarta aula. Segundo semestre de 2015

Quarta aula. Segundo semestre de 2015 Quarta aula Segundo semestre de 2015 Exercícios Ex 2 Se a pressão em A é 36500 Pa, especifique a pressão em B na escala absoluta. Dado: pressão atmosférica igual a 95200 Pa. Exercícios (cont.) Ex 4 Se

Leia mais

Departamento de Engenharia Mecânica. ENG 1011: Fenômenos de Transporte I

Departamento de Engenharia Mecânica. ENG 1011: Fenômenos de Transporte I Departamento de Engenharia Mecânica ENG 1011: Fenômenos de Transporte I Aula 9: Formulação diferencial Exercícios 3 sobre instalações hidráulicas; Classificação dos escoamentos (Formulação integral e diferencial,

Leia mais

Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica

Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica Capítulo 6: Escoamento Externo Hidrodinâmica Arrasto viscoso e de pressão Arrasto total Campo de escoamento Linhas de corrente: definidas como a linha contínua que é tangente aos vetores velocidade ao

Leia mais

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AT-087

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AT-087 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS HIDRÁULICAS AT-087 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br DEFINIÇÃO: Um fluído consiste numa substância não sólida

Leia mais

Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular

Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular Lista de Exercícios Perda de Carga Localizada e Perda de Carga Singular 1. (Petrobrás/2010) Um oleoduto com 6 km de comprimento e diâmetro uniforme opera com um gradiente de pressão de 40 Pa/m transportando

Leia mais

Introdução Propriedades Básicas dos Fluidos

Introdução Propriedades Básicas dos Fluidos UNIFEB Fenômenos de Transporte I Mecânica dos Fluidos Introdução Propriedades Básicas dos Fluidos Prof. Marcelo Henrique Introdução Mecânica: Ciência que estuda o equilíbrio e o movimento de corpos sólidos,

Leia mais

Fenômenos de Transporte I Mecânica dos Fluidos

Fenômenos de Transporte I Mecânica dos Fluidos Fenômenos de Transporte I Mecânica dos Fluidos Propriedades Básicas dos Fluidos 1 Quais as diferenças fundamentais entre fluido e sólido? Fluido é mole e deformável Sólido é duro e muito pouco deformável

Leia mais

MECANICA DOS FLUIDOS FACULDADE FINOM DE PATOS DE MINAS CENTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA - CENBEC DIRETORIA ACADÊMICA

MECANICA DOS FLUIDOS FACULDADE FINOM DE PATOS DE MINAS CENTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA - CENBEC DIRETORIA ACADÊMICA FACULDADE FINOM DE PATOS DE MINAS CENTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA - CENBEC DIRETORIA ACADÊMICA MECANICA DOS FLUIDOS Professor: Esp. Luiz Claudio Silva Pires E-mail: luizfinomaluno@hotmail.com MECANICA

Leia mais

1) Estática dos Fluidos Professor Dr. Paulo Sergio Catálise Editora, São Paulo, 2011 CDD

1) Estática dos Fluidos Professor Dr. Paulo Sergio Catálise Editora, São Paulo, 2011 CDD MÓDULO 04 - LEI DE PASCAL BIBLIOGRAFIA 1) Estática dos Fluidos Professor Dr. Paulo Sergio Catálise Editora, São Paulo, 2011 CDD-620.106 2) Introdução à Mecânica dos Fluidos Robert W. Fox & Alan T. MacDonald

Leia mais

Introdução à Mecânica dos Fluidos

Introdução à Mecânica dos Fluidos Introdução à Mecânica dos Fluidos Definição de Fluido A mecânica dos fluidos lida com o comportamento dos fluidos em repouso e em movimento. Um fluido é uma substância que se deforma continuamente sob

Leia mais

MECANICA DOS FLUIDOS FACULDADE FINOM DE PATOS DE MINAS CENTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA - CENBEC DIRETORIA ACADÊMICA

MECANICA DOS FLUIDOS FACULDADE FINOM DE PATOS DE MINAS CENTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA - CENBEC DIRETORIA ACADÊMICA FACULDADE FINOM DE PATOS DE MINAS CENTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA - CENBEC DIRETORIA ACADÊMICA MECANICA DOS FLUIDOS Professor: Esp. Luiz Claudio Silva Pires E-mail: luizfinomaluno@hotmail.com MECANICA

Leia mais

PME Escoamento Viscoso em Condutos. Características Gerais Escoamento laminar Noções de camada limite. Alberto Hernandez Neto

PME Escoamento Viscoso em Condutos. Características Gerais Escoamento laminar Noções de camada limite. Alberto Hernandez Neto PME 330 Escoamento Viscoso em Condutos Características Gerais Escoamento laminar Noções de camada limite Alberto Hernandez Neto PME 330 - MECÂNICA DOS FLUIDOS I - Alberto Hernandez Neto Escoamento viscoso

Leia mais

ESTE Aula 1- Introdução à convecção. A camada limite da convecção

ESTE Aula 1- Introdução à convecção. A camada limite da convecção Universidade Federal do ABC ESTE013-13 Aula 1- Introdução à convecção. A camada limite da convecção Convecção Definição: Processo de transferência de calor entre uma superfície e um fluido adjacente, quando

Leia mais

Introdução Histórica e Justificativa do conteúdo

Introdução Histórica e Justificativa do conteúdo Introdução Histórica e Justificativa do conteúdo Obra de Vincent van Gogh Surge com a necessidade de utilizar a água disponível na natureza. Romanos e Incas sistemas de canais Asia Central sistemas de

Leia mais

ALGUNS FUNDAMENTOS MICROFLUÍDICA

ALGUNS FUNDAMENTOS MICROFLUÍDICA ALGUNS FUNDAMENTOS DE MICROFLUÍDICA INTRODUÇÃO TRANSFERÊNCIA DE MOMENTUM Estudo do movimento dos fluidos e das forças que produzem esse movimento. Fluido Definição: Fluido é uma substância que se deforma

Leia mais

Décima aula de FT. Segundo semestre de 2013

Décima aula de FT. Segundo semestre de 2013 Décima aula de FT Segundo semestre de 2013 Vamos eliminar a hipótese do fluido ideal! Por que? Simplesmente porque não existem fluidos sem viscosidade e para mostrar que isto elimina uma situação impossível,

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. ME4310 e MN5310 Capítulo 1 19/08/2009

Mecânica dos Fluidos. ME4310 e MN5310 Capítulo 1 19/08/2009 Mecânica dos Fluidos ME4310 e MN5310 Capítulo 1 19/08/2009 Proposta: aprender através da pedagogia da pergunta, da curiosidade e do aprender fazendo, para tal inicia-se o curso através de problemas. Você

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTE

FENÔMENOS DE TRANSPORTE FENÔMENOS DE TRANSPORTE Estudo sistemático e unificado da transferência de quantidade de movimento, energia e matéria. O assunto inclui as disciplinas: Mecânica dos fluidos Quantidade de Movimento Transferência

Leia mais

F A. Existe um grande número de equipamentos para a medida de viscosidade de fluidos e que podem ser subdivididos em grupos conforme descrito abaixo:

F A. Existe um grande número de equipamentos para a medida de viscosidade de fluidos e que podem ser subdivididos em grupos conforme descrito abaixo: Laboratório de Medidas de Viscosidade Nome: n turma: Da definição de fluido sabe-se que quando se aplica um esforço tangencial em um elemento de fluido ocorre uma deformação. Considere a situação em que

Leia mais

AULA PRÁTICA 2 PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DOS FLUIDOS

AULA PRÁTICA 2 PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DOS FLUIDOS ! AULA PRÁTICA 2 PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DOS FLUIDOS 1) - M A S S A E S P E C Í F I C A ( ρ ) OU DENSIDADE ABSOLUTA (ρ ). - É o quociente entre a Massa do fluido e o Volume que contém essa massa. m ρ

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS. Definição de Fluido - Os estados físicos da matéria - A hipótese do contínuo -Propriedades físicas

CONCEITOS BÁSICOS. Definição de Fluido - Os estados físicos da matéria - A hipótese do contínuo -Propriedades físicas CONCEITOS BÁSICOS Definição de Fluido - Os estados físicos da matéria - A hipótese do contínuo -Propriedades físicas Conceituação qualitativa da matéria -Sólidos -Líquidos fluidos -Gases Fluido é uma substância

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS Curso : Engenharia civil Disciplina: Fenômeno dos transportes Professor(a): Nome do(s) Aluno(a)(s): LISTA DE EXERCÍCIOS PARA RECAPTULAÇÃO DOS CONTEÚDOS Período Letivo: 2014.2 Unidade: I Nota: Semestre:

Leia mais

Modulo 03 - Picnometro

Modulo 03 - Picnometro Modulo 03 - Picnometro Bibliografia 1) Estática dos Fluidos Professor Dr. Paulo Sergio Catálise Editora, São Paulo, 2011 CDD-620.106 2) Introdução à Mecânica dos Fluidos Robert W. Fox & Alan T. MacDonald

Leia mais

Fluidos Conceitos fundamentais PROFª. PRISCILA ALVES

Fluidos Conceitos fundamentais PROFª. PRISCILA ALVES Fluidos Conceitos fundamentais PROFª. PRISCILA ALVES PRISCILA@DEMAR.EEL.USP.BR Reologia e Reometria Reologia e Reometria A palavra reologia vem do grego rheo (fluxo) e logos (ciência), foi um termo sugerido

Leia mais

Termodinâmica e Sistemas Térmicos. Prof. M.Sc. Guilherme Schünemann

Termodinâmica e Sistemas Térmicos. Prof. M.Sc. Guilherme Schünemann Termodinâmica e Sistemas Térmicos Prof. M.Sc. Guilherme Schünemann Introdução o que é termodinâmica Termo refere-se ao calor Dinâmica força ou movimento Atualmente é uma ciência que trata da transformação

Leia mais

1 PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA

1 PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA 1 PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA 1.1 FLUIDOS GASES E LÍQUIDOS Os fluidos são corpos sem forma própria que podem escoar-se, sofrendo grandes variações de forma, sob a acção de forças tanto mais fracas quanto

Leia mais

FENÔMENO DE TRANSPORTE I AULA 3 CONTINUAÇÃO CONCEITOS E PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS

FENÔMENO DE TRANSPORTE I AULA 3 CONTINUAÇÃO CONCEITOS E PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS FENÔMENO DE TRANSPORTE I AULA 3 CONTINUAÇÃO CONCEITOS E PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DEFINIÇÃO DE CONTÍNUO Na nossa definição de fluido, nenhuma menção foi feita à estrutura molecular da matéria. Todos os

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTES

FENÔMENOS DE TRANSPORTES FENÔMENOS DE TRANSPORTES AULA 6 CINEMÁTICA DOS FLUIDOS PROF.: KAIO DUTRA Conservação da Massa O primeiro princípio físico para o qual nós aplicamos a relação entre as formulações de sistema e de volume

Leia mais

Conceituar e equacionar o comportamento dos fluidos para o embasamento de aplicações de engenharia.

Conceituar e equacionar o comportamento dos fluidos para o embasamento de aplicações de engenharia. 2 Ementa Hidrostática: equação fundamental; equilíbrio absoluto e relativo; variação de pressões no interior de um fluído em equilíbrio; esforços sobre superfícies imersas nos fluídos; princípio de Arquimedes.

Leia mais

ENGENHARIA DE MATERIAIS. Mecânica dos Fluidos e Reologia

ENGENHARIA DE MATERIAIS. Mecânica dos Fluidos e Reologia ENGENHARIA DE MATERIAIS Mecânica dos Fluidos e Reologia Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br Objetivos da Disciplina Apresentar noções de mecânica dos fluidos e

Leia mais

Estática dos Fluidos. Prof. Anibal Livramento da Silva Netto. Colegiado de Engenharia Mecânica (CENMEC)

Estática dos Fluidos. Prof. Anibal Livramento da Silva Netto. Colegiado de Engenharia Mecânica (CENMEC) Aula 1: Estática dos Fluidos Física Teórica II Prof. Anibal Livramento da Silva Netto Colegiado de Engenharia Mecânica (CENMEC) Propriedades dos Fluidos Sólidos: forma e volume definidos Líquidos: volume

Leia mais

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos)

ENGENHARIA FÍSICA. Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) ENGENHARIA FÍSICA Fenômenos de Transporte A (Mecânica dos Fluidos) Prof. Dr. Sérgio R. Montoro sergio.montoro@usp.br srmontoro@dequi.eel.usp.br Objetivos da Disciplina Apresentar noções de mecânica dos

Leia mais

EM-524 Fenômenos de Transporte

EM-524 Fenômenos de Transporte EM-524 Fenômenos de Transporte Livro : Introdução às Ciências Térmicas F.W. Schmidt, R.E. Henderson e C.H. Wolgemuth Editora Edgard Blücher Denilson Boschiero do Espirito Santo DE FEM sala : ID301 denilson@fem.unicamp.br

Leia mais

Ano: 2019 Semestre: 1 Docente Responsável: Letícia Fernandes de Oliveira, Telma Porcina Vilas Boas Dias INFORMAÇÕES BÁSICAS. Unidade curricular

Ano: 2019 Semestre: 1 Docente Responsável: Letícia Fernandes de Oliveira, Telma Porcina Vilas Boas Dias INFORMAÇÕES BÁSICAS. Unidade curricular CURSO: Bioquímica Turno: Integral Ano: 2019 Semestre: 1 Docente Responsável: Letícia Fernandes de Oliveira, Telma Porcina Vilas Boas Dias INFORMAÇÕES BÁSICAS Currículo Unidade curricular Departamento 2010

Leia mais

PME 3344 Termodinâmica Aplicada

PME 3344 Termodinâmica Aplicada PME 3344 Termodinâmica Aplicada 1) Introdução 2) Conceitos Fundamentais 1 v. 1.1 Introdução Objetivo Apresentar os conceitos relacionados à Termodinâmica, aplicados a situações de interesse nos campos

Leia mais

Segunda lista de exercícios de FT para a segunda parte da D1

Segunda lista de exercícios de FT para a segunda parte da D1 Segunda lista de exercícios de FT para a segunda parte da D1 Exercício 51: Achar p1 do sistema a seguir Os dados deste exercício foram coletados na bancada de laboratório e podem ser obtidos no meu canal

Leia mais

Fenômenos de Transporte I Aula 04 Cinemática dos Fluidos

Fenômenos de Transporte I Aula 04 Cinemática dos Fluidos Fenômenos de Transporte I Aula 04 Cinemática dos Fluidos 4.1 O que é a Cinemática dos Fluidos? A CINEMÁTICA DOS FLUIDOS é parte da Física que estuda o movimento de líquidos e gases ideais, ou seja, os

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina Transporte de Calor e Massa Código da Disciplina: NDC 179 Curso: Engenharia Civil Semestre de oferta da disciplina: 5 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns

Leia mais

Laboratório de Engenharia Química I. Aula Prática 02

Laboratório de Engenharia Química I. Aula Prática 02 Laboratório de Engenharia Química I Aula Prática 02 Determinação do coeficiente de viscosidade em líquidos Método de Stokes Prof. Dr. Gilberto Garcia Cortez 1 Introdução A viscosidade dinâmica (ou absoluta)

Leia mais

Equações de Navier-Stokes

Equações de Navier-Stokes Equações de Navier-Stokes Para um fluido em movimento, a pressão (componente normal da força de superfície) é diferente da pressão termodinâmica: p " # 1 3 tr T p é invariante a rotação dos eixos de coordenadas,

Leia mais

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 5 FLUIDOS

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 5 FLUIDOS FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 5 FLUIDOS PROF.: KAIO DUTRA O que é um Fluido um fluido ao contrário de um sólido, é uma substância que pode escoar, os fluidos assumem a forma dos recipientes

Leia mais

Física Aplicada. Capítulo 03 Conceitos Básicos sobre Mecânica. Técnico em Edificações. Prof. Márcio T. de Castro 17/05/2017

Física Aplicada. Capítulo 03 Conceitos Básicos sobre Mecânica. Técnico em Edificações. Prof. Márcio T. de Castro 17/05/2017 Física Aplicada Capítulo 03 Conceitos Básicos sobre Mecânica Técnico em Edificações 17/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Mecânica Mecânica: ramo da física dedicado ao estudo do estado de repouso

Leia mais

EM34B Mecânica dos Fluidos 1

EM34B Mecânica dos Fluidos 1 EM34B Mecânica dos Fluidos 1 Prof. Dr. André Damiani Rocha arocha@utfpr.edu.br : Conceitos Fundamentais 2 Conceitos fundamentais O Fluido como um contínuo Os fluidos são compostos de moléculas em constante

Leia mais

Fenômenos de Transporte Aula-Cinemática dos fluidos. Professor: Gustavo Silva

Fenômenos de Transporte Aula-Cinemática dos fluidos. Professor: Gustavo Silva Fenômenos de Transporte Aula-Cinemática dos fluidos Professor: Gustavo Silva 1 Conteúdo da Aula -Regimes de escoamento, laminar, transição e turbulento; -Apresentação do experimento de Reynolds; -Número

Leia mais

Fenômenos de Transporte Departamento de Engenharia Mecânica Angela Ourivio Nieckele

Fenômenos de Transporte Departamento de Engenharia Mecânica Angela Ourivio Nieckele Fenômenos de Transporte 2014-1 Departamento de Engenharia Mecânica Angela Ourivio Nieckele sala 163- L ramal 1182 e-mail: nieckele@puc-rio.br Site: http://mecflu2.usuarios.rdc.puc-rio.br/fentran_eng1011.htm

Leia mais

Fenômenos de Transferência FEN/MECAN/UERJ Prof Gustavo Rabello 2 período 2014 lista de exercícios 06/11/2014. Conservação de Quantidade de Movimento

Fenômenos de Transferência FEN/MECAN/UERJ Prof Gustavo Rabello 2 período 2014 lista de exercícios 06/11/2014. Conservação de Quantidade de Movimento Fenômenos de Transferência FEN/MECAN/UERJ Prof Gustavo Rabello 2 período 2014 lista de exercícios 06/11/2014 Conservação de Quantidade de Movimento 1. A componente de velocidade v y de um escoamento bi-dimensional,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO. Ano Semestre letivo

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO. Ano Semestre letivo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 1 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Fenômenos de Transporte 1420004 1.2 Unidade:

Leia mais

Fundamentos de Fenômenos de Transporte. Prof. Dr. Geronimo Virginio Tagliaferro

Fundamentos de Fenômenos de Transporte. Prof. Dr. Geronimo Virginio Tagliaferro Fundamentos de Fenômenos de Transporte Prof. Dr. Geronimo Virginio Tagliaferro Ementa 1. Conceitos ligados ao escoamento de fluídos e equações fundamentais: 2. Escoamento incompressível de fluidos não

Leia mais

Estuda o transporte de quantidade de movimento (ou momentum) transporte de calor e transporte de massa.

Estuda o transporte de quantidade de movimento (ou momentum) transporte de calor e transporte de massa. INTRODUÇÃO enômenos de Transporte: Mecânica: Estuda o transporte de quantidade de movimento (ou momentum) transporte de calor e transporte de massa. É a ciência que estuda o equilíbrio e o movimento de

Leia mais