Gerenciamento de Projetos com o MS- Project Avançado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerenciamento de Projetos com o MS- Project Avançado"

Transcrição

1 Gerenciamento de Projetos com o MS- Project Avançado Aula 2 Prof. Guilherme Nonino Rosa

2 Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP São Paulo no ano de Graduado em Ciências da Computação pela Unifran Universidade de Franca no ano de Pós-Graduado em Tecnologia da Informação aplicada aos Negócios pela Unip-Universidade Paulista no ano de Licenciado em Informática pela Fatec Faculdade de Tecnologia de Franca no ano de Docente do Senac Ribeirão Preto desde fevereiro/ Docente do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, na ETEC José Martimiano da Silva.

3 Contatos: Prof. Guilherme Nonino Rosa

4 Acompanhamento Atividade por Atividade através do Percentual de Conclusão. 1) Exibe o Gantt de Controle 2) Selecione a tarefa ou o conjunto de tarefas que serão atualizados 3) Acesse a guia Tarefa e escolha 0%, 25%, 50%, 75% e 100%.

5 Acompanhamento Atividade por Atividade através da tela Atualizar Tarefas. 1) Exibe o Gantt de Controle 2) Selecione a tarefa ou o conjunto de tarefas que serão atualizados 3) Acesse a guia Tarefa e clique com o botão Atualizar como Agendado 4) Selecione Atualizar Tarefas.

6 Acompanhamento Atividade por Atividade através da Tabela Controle 1) Exibe o Gantt de Controle 2) Acesse a guia Exibição, clique em Tarefas e escolha a tabela Controle 3) Preencha os campos da tabela conforme dos dados reais do projeto para cada linha de atividade.

7 Acompanhamento Simultâneo de um conjunto de atividades. 1) Selecione as atividades que foram iniciadas e concluídas pontualmente e serão atualizadas em conjunto. 2) Acesse a guia Projeto e clique no botão Atualizar Projeto. 3) Digite a data de atualização dos trabalhos; 4) Escolha se atualização somente será permitida integralmente ou se percentuais intermediários serão permitidos(entre 0% a 100%) 5) Determine o Para : Projeto inteiro ou Tarefas Selecionadas.

8 Reagendar tarefas que não foram realizadas no prazo previsto. 1) Selecione as atividades que não foram realizadas no período previsto e precisam ser reprogramadas. 2) Acesse a guia Projeto e clique no botão Atualizar Projeto. 3) Selecione reagendar trabalho não concluído para iniciar após e determine a nova data de início. 4) Determine o campo Para: Projeto Inteiro ou Tarefas selecionadas. 5) Clique em OK.

9 Configurando o Mecanismo de Cálculo e Acompanhamento do Microsoft Project 2013 Acompanhar o projeto acontece paralelamente ao seu planejamento e execução, de modo a propor ações corretivas e preventivas no menor espaço de tempo possível após a detecção da anormalidade, comparando o status atual do projeto com o status previsto pelo planejamento e tomando ações corretivas em caso de desvio. Para personalizar os cálculos do projeto: 1) Acesse a guia Arquivos(Backstage) e clique em Opções 2) Escolha a guia Cronograma 3) Determine se o cálculo será manual ou automático 4) Clique em OK.

10

11 Opções de Cálculo em relação à data de status. 1) Guia Arquivo, Opções 2) Escolha Cronograma e localize a área Opções de cálculo deste projeto;

12 Opções de Cálculo em relação à data de status. 3) Escolha a opção Atualizar Status da tarefa atualiza status do recurso, utilizado quando queremos que o programa calcule automaticamente a quantidade de recursos já consumidos na atividade. 4) Escolha a opção Projetos inseridos são calculados como tarefas de resumo, os projetos inseridos serão tratados como tarefas de resumo do projeto onde são inseridos, em vez de projetos separados para fins de cálculos de prazos. 5) Escolha a opção Custos reais são sempre calculados pelo Project se desejar que o Project calcule automaticamente o custo real de cada atividade com base no consumo linear dos recursos da tarefa. 6) Determine a opção Acumulação do custo fixo padrão, qual será a forma de pagamento dos custos fixos inseridos nas tarefas ou recursos.

13 Opções Avançadas de Cálculo em relação à data de status. 1) Guia Arquivo, Opções 2) Escolha Avançado e localize a área Opções de cálculo deste projeto;

14 Opções Avançado de Cálculo em relação à data de status. 3) Selecione Mover o final das partes concluídas após a data de status para data de status para mover as partes concluídas das tarefas que foram agendadas para iniciarem após a data de status para que sejam movidas para antes da data de status.

15 Opções Avançado de Cálculo em relação à data de status. 4) Selecione Mover o final das partes concluídas após a data de status para data de status pode-se definir que as partes que ainda serão executadas sejam movidas também para antes da data de status mencionando E mover o início das partes restantes para antes da data de status.

16 Opções Avançado de Cálculo em relação à data de status. 5) Quando uma atividade que deveria ter sido executada antes da data de status não tiver sido, a opção Mover o início das partes restantes anteriores à data de status para a data de status permite que a parte restante da tarefa avance para se iniciar na data de status;

17 Opções Avançado de Cálculo em relação à data de status. 6) A opção Mover o início das partes restantes anteriores à data de status para a data de status pode-se definir que as partes já executadas sejam movidas também para a data de status selecionando E mover o final das partes concluídas para depois da data de status.

18 Opções Avançado de Cálculo em relação à data de status. 7) Determine na opção As modificações feitas no % do total concluído de uma tarefa se estenderão à data de status que deseja distribuir as alterações na porcentagem de conclusão total uniformemente pela agenda até a data de status do projeto, ou até a data atual se você não tiver especificado uma data de status do projeto

19 Linhas de andamento O Microsoft Project permite exibir linhas de andamento no Gráfico de Gantt, baseado em uma determinada data de avaliação, ele desenha uma linha conectando tarefas em andamento, criando, assim, no gráfico pontas direcionadas para esquerda toda vez que o trabalho estiver atrasado. A distância da ponta até a linha vertical indica o quanto a tarefa está diferente da data agendada. É possível exibir várias linhas de andamento para datas diferentes no seu projeto.

20 Linhas de Andamento 1) Clique em Gráfico de Gantt na Barra de Visões ou na guia Exibições 2) Acesse a guia formato e clique em Linhas de grade 3) Escolha a opção Linhas de Andamento

21 Linhas de Andamento 4) Na linha de andamento atual, clique em Exibir 5) Para exibir o andamento em relação à data de status do projeto, clique em Na data de status do projeto.

22 Linhas de Andamento 6) Para exibir o andamento em relação à data atual, clique em Na data atual 7) Clique em ok.

23 Linhas de Andamento 8) O Microsoft Project também pode mostrar o andamento em relação ao plano da linha de base. Para isso selecione Plano da linha de base na tela Linhas de Andamento.

24 Estilos das Linhas de Andamento 1) Selecione a guia Estilos de linha na tela linhas de andamento e formate o tipo da linha, a cor, a forma e a cor de ponto de andamento, bem como se datas serão exibidas para as linhas de andamento. Finalize clicando em OK.

25 Linhas de Andamento em intervalos regulares(periódicos) 1) Clique em Gráfico de Gant na Barra de Visões ou na guia Exibições 2) Acesse a guia Formato e clique em Linhas de Andamento 3) Clique na guia Datas e Intervalos 4) Marque a caixa de seleção Exibir linhas de andamento em Intervalos recorrentes 5) Clique em Diariamente, Semanalmente ou Mensalmente para especificar o intervalo de tempo para exibir as linhas de andamento. 6) Escolha as opções de agendamento para as linhas de andamento de acordo com o intervalo recorrente escolhido. 7) Clique em ok.

26 . Linhas de Andamento em intervalos regulares(periódicos)

27 Movendo um Projeto para uma Nova Data 1) Acesse a guia Projeto e clique no botão Mover Projeto 2) Na tela Mover projeto escolha uma nova data de início e marque Mover datas limite se desejar que os prazos finais sejam também deslocados proporcionalmente para novas datas..

28 Exposição dialogada e experimentação: 2-Criação de Campos personalizados e indicadores gráficos. O docente apresenta os diversos tipos de campos, sua utilização, e funcionalidades necessárias para a apresentação do projeto. Após a demonstração os alunos executam as atividades relacionadas ao tema, propostas na apostila. Objetivo: Criação de campos personalizados e indicadores gráficos. Indicador relacionado à atividade: 2-Cria campos personalizados e indicadores gráficos.

29 Tipos de campos: Custo Data Duração Início Sinalizador Número Término Texto Indicadores Gráficos

30 Tipos de campos: Custo Mostra quaisquer informações personalizadas sobre custos que se deseja inserir no projeto. Custo padrão é R$0,00 Data Mostra quaisquer informações especializadas sobre datas que se deseja inserir e armazenar separadamente no projeto. Duração Mostra quaisquer informações especializadas sobre a duração que se deseja inserir e armazenar separadamente no projeto. Início Mostra quaisquer informações específicas sobre a data de início que deseja inserir e armazenar separadamente no projeto. Sinalizador Indica se uma atribuição está marcada para qualquer ação ou identificação futura. Opções de Sim ou Não. Número mostra quaisquer informações numéricas personalizadas inseridas no projeto. Término - Mostra quaisquer informações específicas sobre a data de término que se deseja inserir e armazenar separadamente no projeto. Texto Informações de textos personalizadas que se deseja inserir no projeto. Códigos de estrutura de tópicos 1 a 10- Este campo contém um código alfanumérico para representar uma estrutura hierárquica de recursos.

31 Criar um campo personalizado Parte I 1) Na guia Projeto, grupo Propriedades, clique em Campos Personalizados. 2) Na opção Tipo, escolha o campo Texto. Será fornecida a lista de valores conforme imagem ao lado. 3) Renomear, digite Ordem de Serviço

32 Criar um campo personalizado 4) Na exibição Gráfico de Gantt, clique com o botão direito do mouse no local aonde quer incluir essa nova coluna e selecione Inserir Coluna 5. Na exibição Gráfico de Gantt, clique com o botão direito do mouse no local aonde quer incluir essa nova coluna e selecione Inserir Coluna. Depois é só parametrizar qual campo será utilizado por essa coluna.

33 Campo Personalizado Lista de Valores Parte II Uma lista de valores dentro de um campo permite a entrada de dados a partir das opções apresentadas em uma lista, muito utilizada quando iremos pontuar alguma situação do projeto. 1) Clique em projeto, Campos personalizados, Texto 2 e Pesquisar. 2) Entre com a lista de valores conforme imagem abaixo: 3) Após digitar os valores, inclua um campo após Ordem de Serviços, e insira a Lista criada. 4) Usando a lista criada

34 Campo Personalizado Indicadores gráficos Parte III Os indicadores gráficos são sinalizadores ou símbolos que podem ser utilizados para chamar a atenção rapidamente para algumas tarefas, como orçamento estourado, inicio atrasado, meta atingida. 1) Clique na guia Exibir, grupo Dados, Tabelas, Custo. 2) Clique na guia Projeto, grupo Propriedades, Campos Personalizados. 3) Em campos personalizados clique em Texto3 4) Clique em Fórmula e em Campo. 5) Clique em Custo e na opção Custo. 6) Clique em OK. Altere o nome para Custo Sinalizador

35 Campo Personalizado Indicadores gráficos 7) Clique em botão indicadores gráficos. 8) Selecione na coluna à esquerda a condição desejada, na coluna do meio, o critério, na coluna à direita, o tipo de sinalizador. 9) Clique em OK e OK para finalizar a edição do campo. 10) Insira uma coluna e configure para Custo Sinalizador.

36 Campo Personalizado Fórmulas Parte IV Em campos personalizados, podemos efetuar operações matemáticas contendo fórmulas de vários tipos: matemáticas, manipulação de textos, funções, condicionais, etc. (+) Soma (-) Subtração (*) Multiplicação (/) Divisão (&) Concatenação Sequência (MOD) Resto da divisão (\) Inteiro da divisão (^) - exponenciação (Parênteses) Separar funções (=) é igual (<>) é diferente (<) menor (>) maior (AND) Função lógica E (OR) Função lógica Ou (NOT) Função lógica Não.

37 Fórmula com Campo Tipo Sinalizador(Sim / Não) 1) Insira um campo personalizado 2) Altere o nome para Replanejar 3) Clique em fórmula 4) E digite a fórmula 5) Clique em OK. 6) Insira a coluna.

38 Exposição dialogada e experimentação: 3-Criação de funções matemáticas e condicionais. O docente apresenta os diversos tipos de funções, as formas de cálculos e os campos personalizados para efetuar as funções. Após a demonstração os alunos executam as atividades relacionadas ao tema, propostas na apostila. Objetivo: Criação de campos personalizados com cálculos. Indicador relacionado à atividade: 3. Utiliza funções matemáticas e condicionais.

39 EMV: Expected Monetary Value (Valor Monetário Esperado) O valor monetário esperado (EMV: Expected Monetary Value) é uma técnica de gestão de risco que pode ser empregue para medir e comparar os riscos associado a vários aspectos do projecto. O valor monetário esperado é um técnica de análise quantitativa de risco uma vez que utiliza valores numéricos para quantificar os riscos, em vez de aproximações subjectivas tais como, atribuir ao impacto do risco os valores alto, médio ou baixo. O EMV é calculado com base em dois números: P = Probabilidade de o risco ocorrer I = Impacto no projecto se o risco ocorrer. Este valor pode ainda ser fraccionado em Ic para o impacto no custo, Is para o impacto no prazo e Ie para o impacto no esforço de trabalho.

40 Campo Personalizado VME 1) Clique na guia Projeto, grupo Propriedades, Campos Personalizados. 2) Em campos personalizados clique em Número 3) Clique em Renomear e altere o nome do campo. 4) Clique em agora em Pesquisar

41 Campo Personalizado VME 4) Digite o Valor e a descrição. 5) Finalize clicando em Fechar.

42 Campo Personalizado VME 6) No segundo campo número, altere o nome e clique em Pesquisar. 7) E digite os valores.

43 Campo Personalizado VME 8) No terceiro campo número, altere o nome e clique em fórmula.

44 Campo Personalizado VME 9) Buscamos o campo Probabilidade e multiplicamos pelo campo Impacto. 10) Inserimos as colunas com os campos criados, e vejam que os valores são calculados automaticamente.

45 Campo Personalizado VME Com SWITCH Utilizando a fórmula SWITCH para resolver o problema.

46 Fórmula com condicional IIF Exemplo 1 1) Insira um campo personalizado 2) Altere o nome para Visão de Conclusão 3) Clique em fórmula 4) E digite a fórmula 5) Clique em OK. 6) Insira a coluna.

47 Fórmula com condicional IIF Exemplo 2 1) Insira um campo personalizado do tipo custo 2) Altere o nome para Multa 3) Clique em fórmula 4) E digite a fórmula 5) Clique em OK. 6) Insira a coluna.

48 Fórmula com condicional Choose 1) Insira um campo personalizado do tipo Número 2) Altere o nome para Lista Choose 3) Clique botão Pesquisar e digite os valores

49 Fórmula com condicional Choose 1) Crie outro campo personalizado do tipo Custo 2) Altere o nome para Custo Parcelas 3) Clique botão fórmulas e digite:

50 Análise de Valor Agregado (Earned Value) Uma metodologia de gerenciamento usada para integrar o escopo, o cronograma e os recursos e para medir objetivamente o desempenho e o progresso do projeto. O desempenho é medido pela comparação entre o valor agregado e o custo real. O progresso é medido pela comparação entre o valor agregado e o valor planejado. PMBOK 2008

51 Análise de Valor Agregado (Earned Value)

52 Análise de Valor Agregado Quatro Dimensões Chave As quatro dimensões chave desenvolvidas e monitoradas pelo GVA, são: Valor Planejado, Valor Agregado, Orçamento ao Término(OAT) e o Custo Real.

53 Análise de Valor Agregado VP Valor Planejado ou COTA(custo orçado do trabalho agendado) É o custo orçado do trabalho agendado, referente às atividades que devem ser finalizados até um determinado momento do projeto, ou seja, na data de andamento do projeto. O VP indica a parcela do orçamento que deveria ser efetivamente gasta ou incorrida, considerando o custo da linha de base da atividade. O VALOR PLANEJADO é a LINHA DE BASE de CUSTO do projeto. Ele representa o orçamento do projeto distribuído ao longo do Ciclo de Vida do projeto.

54 Análise de Valor Agregado VP Valor Planejado - Qual o valor do trabalho a ser feito?

55 Análise de Valor Agregado CR Custo Real ou Custo Real do Trabalho Realizado(CRTR) Vem das informações coletadas de custos realizados. É o custo incorrido e registrado na execução do trabalho das atividades. Representa os valores gastos em reais pelo projeto para agregarmos o que já foi agregado até o momento.

56 Análise de Valor Agregado CR Custo Real - Quanto já se gastou com o trabalho realizado?

57 Análise de Valor Agregado VA Valor Agregado ou COTR(Custo Orçado do trabalho realizado) É o custo planejado referente às atividades ou aos pacotes de trabalho do cronograma, que foram realizados ou entregues, até um determinado momento do projeto, ou seja, a data de andamento do projeto. O valor agregado indica quanto deveria ter sido efetivamente gasto para o que foi efetivamente realizado no projeto e não considera quanto o projeto desembolsou para realizar as atividades ou entregar os pacotes de trabalho. Ele considera o valor que realmente foi agregado ao projeto. VA é o valor planejado das atividades realizadas.

58 Análise de Valor Agregado VA Valor Agregado - Qual o custo estimado com o trabalho efetivamente realizado?

59 Análise de Valor Agregado Orçamento ao Término (OAT) ou BAC É o custo total do trabalho original ou o orçamento total da linha de base do projeto definido na linha de base, marcado na data de término do projeto. OAT é o Valor Planejado (VP) total no último ponto da Curva-S. Ou então, é o custo da linha de base de todo o projeto.

60 Variações Análise de Valor Agregado As variações mostram diretamente os desvios entre previsto e realizado (agregado). Variação de Agenda (VA) O VA representa o desvio entre o valor agregado (COTR) e o valor planejado (COTA) na data de status. Ele mostra a quantidade de trabalho que excedeu ou ficou abaixo do que era previsto.

61 Análise de Valor Agregado Variação de Custo (VC) O VC representa o desvio entre o valor agregado (COTR) e o custo real (CRTR) na data de status. Mostra o que foi produzido ou executado e que excedeu ou ficou abaixo do custo previsto para entregá-lo.

62 Índices Análise de Valor Agregado Índice de Desempenho de Agenda (IDA) O IDA (índice de desempenho de agenda) é a divisão entre Valor Agregado (COTR) e Valor Planejado (COTA). Em outras palavras, representa a taxa de conversão do valor previsto em valor agregado. Com base nesta conversão é possível dizer se sua atividade ou projeto está adiantado, no trilho ou atrasado.

63 Análise de Valor Agregado Índice de Desempenho de Custo (IDC) O IDC (índice de desempenho de custo) é a divisão entre Valor Agregado (COTR) e o Custo Real (CRTR). Em outras palavras, enquanto o IDA mostra a taxa de conversão de Valor Previsto em Valor Agregado, o IDC mostra a relação entre os custos reais incorridos no projeto e os valores produzidos ou agregados no mesmo período.

64 Análise de Valor Agregado Índice de Desempenho a Concluir (TCPI ou IDAC) O TCPI ou IDAC representa a taxa de desempenho necessária para que o trabalho restante em uma atividade seja concluído dentro do orçamento previsto (sem estourar).

65 Previsões Análise de Valor Agregado Estimativa ao Término (EAT) É o custo total final projetado baseado no desempenho percebido até a data de status. O EAT pode ser calculado de formas diferentes, dependendo do desempenho histórico do projeto e tendências. O custo projetado ao término do projeto deverá ser o mesmo da linha de base caso não haja variação. O custo projeto ao término do projeto será calculado com base no desempenho de custo (IDC) até a data de status.

66 Análise de Valor Agregado O custo projeto ao término do projeto será calculado com base nas taxas de desempenho de custo (IDC) e prazo (IDA) até a data de status. Estimativa para concluir (EpC) É o custo previsto necessário para realizar o para o trabalho restante, com base nos desempenho atual e custos já incorridos. Variação ao Término (VAT) Mostra a diferença entre o OAT (Orçamento ao Término) ou custo de linha de base e a EAT (Estimativa ao Término) para uma atividade.

67 Análise de Valor Agregado A Curva-S de Valor Agregado Com base nas medidas listadas acima é possível traçar a famosa Curva-S do projeto, fornecendo uma visão de progresso e previsão do projeto.

68 Análise de Valor Agregado Preparando o Projeto para utilizar a Análise de Valor Agregado 1) Salve a linha de base 2) Acesse a guia Arquivo(Backstage) e clique em Opções 3) Na lateral da tela, escolha Cronograma 4) Na área Opções de cálculo desse projeto, certifique-se de que a opção Custos Reais são sempre calculados pelo Project esteja desabilitada para que os dados reais possam ser inseridos manualmente.

69 Análise de Valor Agregado 5) Permaneça com a tela Opções do Project aberta e clique na guia Avançado na lateral esquerda da tela; 6) Na área Opções de Valor Agregado desse projeto determine se os dados de valor agregado(cotr ou BCWP) vão ser calculados com base no %Concluída ou no campo %Física Concluída; 7) Determine qual será a linha de base de referência para o cálculo de valor agregado.

70 Análise de Valor Agregado 8) Acesse a guia projeto e determine a data de status no botão Data de Status, ou Informações do Projeto e preencha o campo Data de Status. Dica: Diferenciar %Concluída de %Física Concluída permite que se tenha um avanço na atividade sob o ponto de vista de custos e trabalho diferente do % agregado para aquele trabalho. Ex: uma atividade pode ter consumido 50% dos recursos e do tempo para agregar somente 35% de produto.

71 Análise de Valor Agregado Atualizando o Projeto Através do Valor Agregado. 1) Acesse o Gantt de Controle 2) Acesse a guia Exibição, clique no botão Tabelas e escolha Mais Tabelas

72 Análise de Valor Agregado 3) Escolha a tabela Valor Agregado 4) Selecione a coluna CR(CRTR), acesse a guia Formato e clique no botão Incluir Coluna.

73 Análise de Valor Agregado 5) Digite Custo Real na coluna inserida para que os dados de custo real possam ser inseridos no projeto. 6) Insira o campo %Concluída ou %Física Concluída repetindo os passos 4 e 5. 7) Exiba a linha de andamento na data de status do projeto acessando a guia Formato Linhas de Grade Linhas de Andamento.

74 Análise de Valor Agregado 8) Observe que o valor planejado(vp, COTA ou BCWS) já foi calculado automaticamente ao se inserir a data de status do projeto( o VP é calculado como todo o custo previsto do trabalho que deveria ter sido feito até a data de status); 9) Insira o valor do %concluída da atividade (valor entre 0% a 100% até a data de status 10) Observe que o valor agregado(va, COTR ou BCWP) é calculado automaticamente ao se inserir o percentual concluído (o VA é calculado multiplicando-se o orçamento da atividade pelo percentual concluído); 11) Insira o valor do custo real até a data de status(é um dado de entrada da análise);

75 Análise de Valor Agregado 12) Observe que o campo CR(CRTR) ou ACWP é calculado automaticamente ao se inserir o custo real(campo CR ou CRTR é igual ao campo custo real, porém não permite entrada de dados); 13) Ao serem inseridos esses dados, o sistema automaticamente calcula os demais (VA, VC, EAT, OAT e VAT). Existe um relatório específico para os dados de análise de valor agregado. Esse relatório pode ser exibido na nova guia Relatório, selecionando o botão custos e escolhendo Relatório de Valor Agregado.

76 Análise de Valor Agregado

77 Exercício Análise de Valor Agregado Abra o Arquivo exercício_análise_valor_agr egado.mpp Salve a Linha de Base do projeto. Desabilite os custos reais. Coloque a data de Status como 01/11/2017

78 Exercício Análise de Valor Agregado Exiba a tabela valor acumulado Insira a coluna Custo Real ao lado esquerdo da coluna CRTR Insira a coluna %concluída ao lado esquerdo da coluna Custo Real inserida Digite A, B e C = 100% D e E = 50% F = 25%

79 Exercício Análise de Valor Agregado Digite os custos reais A 200, B- 250 C- 400, D 120 E 150, F- 10 Insira a coluna IDA e IDC à esquerda de EAT Avalie os resultados

80 Perguntas?

Gerenciamento de Projetos com o MS- Project Avançado

Gerenciamento de Projetos com o MS- Project Avançado Gerenciamento de Projetos com o MS- Project 2016 - Avançado Aula 5 Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP São Paulo no ano de 2012. -

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com o MS- Project Avançado

Gerenciamento de Projetos com o MS- Project Avançado Gerenciamento de Projetos com o MS- Project 2016 - Avançado Aula 3 Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP São Paulo no ano de 2012. -

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com o MS-Project Avançado

Gerenciamento de Projetos com o MS-Project Avançado Gerenciamento de Projetos com o MS-Project 2016 - Avançado Aula 1 Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP São Paulo no ano de 2012. - Graduado

Leia mais

MS PROJECT FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS

MS PROJECT FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS MS PROJECT 2016 - FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS Aula 3 Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP São Paulo no ano de 2012.

Leia mais

Capítulo 13. Valor Agregado (Earned Value)

Capítulo 13. Valor Agregado (Earned Value) Capítulo 13 Valor Agregado (Earned Value) 228 TRABALHANDO COM VALOR AGREGADO (EARNED VALUE) Uma das maneiras de acompanhar os gastos de um projeto é a tabela de Valor Acumulado ou Valor Agregado. Essa

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com o MS- Project 2016

Gerenciamento de Projetos com o MS- Project 2016 Gerenciamento de Projetos com o MS- Project 2016 Aula 2 Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP São Paulo no ano de 2012. - Graduado em

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS APOSTILA DE AULA 3

GESTÃO DE PROJETOS APOSTILA DE AULA 3 Apostila 3 de Gestão de Projetos 0 CEULJI ULBRA Sistemas de Informação Disciplina Gestão de Projetos 1 semestre de 2016 Primeiro Semestre GESTÃO DE PROJETOS APOSTILA DE AULA 3 Análise de valor agregado

Leia mais

Tabela Dinâmica MS-Excel

Tabela Dinâmica MS-Excel Tabela Dinâmica MS-Excel Sumário Tabela Dinâmica... 3 Antes de começar... 5 Criar uma Tabela Dinâmica... 6 Trabalhando com a lista Campos da Tabela Dinâmica... 8 Valores da Tabela Dinâmica... 10 Mostrar

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado.

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. Senac São Paulo 107 108 Senac São Paulo Filtrando e classificando no Excel Neste capítulo

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento do Tempo O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos,

Leia mais

Projeto - Feedback. Plano de Gerenciamento do Projeto Relatório

Projeto - Feedback. Plano de Gerenciamento do Projeto Relatório Projeto - Feedback Plano de Gerenciamento do Projeto ÍNDICE 1 SUMÁRIO EXECUTIVO 1.1 Introdução 1.2Objetivo do Projeto 1.3 Justificativa do Projeto 2 ESCOPO 2.1 Plano de Gerenciamento do Escopo 2.2 Escopo

Leia mais

R o s a l d o J. E. N o c ê r a

R o s a l d o J. E. N o c ê r a Rosaldo J. E. Nocêra CAPÍTULO 2 - ASPECTOS GERAIS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE 2.4.5 - CURVA S Com o passar do tempo as empresas envolvidas em gerenciamento de projetos observaram que a evolução da execução

Leia mais

2. Exercício: Reforma de uma casa

2. Exercício: Reforma de uma casa 2. Exercício: Reforma de uma casa Parte 1 Criação do Projeto Crie um novo projeto chamado Reforma de uma Casa. Configuração do Calendário Clique na guia Projeto > Alterar Período de Trabalho. Clique na

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Design e layout Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico Mostrar tudo No Microsoft Excel 2010,

Leia mais

O Microsoft Project 2013 de gerenciamento de projetos, que pode ser usado para planejar, gerenciar e trabalhar como uma valiosa fonte de informações

O Microsoft Project 2013 de gerenciamento de projetos, que pode ser usado para planejar, gerenciar e trabalhar como uma valiosa fonte de informações O Microsoft Project 2013 de gerenciamento de projetos, que pode ser usado para planejar, gerenciar e trabalhar como uma valiosa fonte de informações para o projeto. Project Gerência de Projetos Configuração

Leia mais

Versão do documento agosto Usando recursos avançados de geração de relatórios Soluções Ariba On-Demand

Versão do documento agosto Usando recursos avançados de geração de relatórios Soluções Ariba On-Demand Versão do documento agosto 2012 Usando recursos avançados de geração de relatórios Soluções Ariba On-Demand Conteúdo Modificando opções de exibição....3 Formatando dados de campo....5 Analisando a variação

Leia mais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Página 1 de 24 Excel > Formatação condicional Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Mostrar tudo Use um formato condicional para ajudar a explorar visualmente e a analisar os dados,

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

QI Escolas e Faculdades

QI Escolas e Faculdades QI Escolas e Faculdades Automação de Escritório I 2011/1 Miguel Neumann miguel@rwx.com.br Software para elaborar planilhas eletrônicas, produzido pela Microsoft O Excel faz parte do "Office", um conjunto

Leia mais

GUIA DE REGISTRO DE GRAUS/RM

GUIA DE REGISTRO DE GRAUS/RM GUIA DE REGISTRO DE GRAUS/RM Sumário DÚVIDAS E APOIO... 2 1. ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (RM) PELO MINHA UNISINOS... 2 2. REGISTRO DE FALTAS... 4 2.1. ATUALIZAR AULAS DADAS... 6 2.2. REGISTRAR FALTAS...

Leia mais

Gerenciamento do Valor Agregado

Gerenciamento do Valor Agregado Gerenciamento do Valor Agregado Questões a serem respondidas: PASSADO PRESENTE FUTURO Estamos no cronograma? Estamos no custo? Quais são os desvios significantes? Por que temos desvios? Quem é o responsável?

Leia mais

1. Exercício: Festa de Aniversário

1. Exercício: Festa de Aniversário 1. Exercício: Festa de Aniversário Parte 1 Criação do Projeto Crie um novo projeto chamado Festa de Aniversário. Configuração do Calendário Clique na guia Projeto > Alterar Período de Trabalho. Clique

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Detalhamento de peça... 4 2. Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 2 1. Objetivos Nesta lição iremos abordar o processo de elaboração de um

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 1

LibreOffice Calc: aula 1 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel LibreOffice Calc: aula 1 Objetivos Apresentar o LibreOffice Calc Criar uma planilha

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Project Geovani Ferreira Gonçalves

Project Geovani Ferreira Gonçalves Project 2013 Geovani Ferreira Gonçalves Tema 03 Criação e definição de tarefas. 2 Entrada de Tarefas A inserção de tarefas necessita de algumas informações essenciais, tais como: Modo de Entrada (Agendamento)

Leia mais

Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK.

Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK. Aula 01 Criando Novo Projeto, Introdução Manual de Dados na Caderneta de Campo, Importação de Arquivos Textos e Arquivos Brutos de Estações Totais, Cálculo de Poligonal Fechada. 1º Passo: Após abrir o

Leia mais

TECNOLOGIA EM PLANEJAMENTO

TECNOLOGIA EM PLANEJAMENTO TECNOLOGIA EM PLANEJAMENTO Tecnologia em Planejamento www.dfrproj.com contato@dfrproj.com 031 3234 1786 Modos de exibição Uso da tarefa e Uso do recurso Consultar rapidamente as atribuições, para que

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2010 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2010 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

Soluções. Unidade: Vendas C/R Tópico: CRM

Soluções. Unidade: Vendas C/R Tópico: CRM Soluções Unidade: Vendas C/R Tópico: CRM Ao concluir este exercício, você estará apto a: Criar, processar e duplicar atividades Gerenciar atividades recorrentes Criar uma cotação de vendas Copiar uma cotação

Leia mais

Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em

Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em Página 1 de 7 Excel > Fórmulas > Criando fórmulas Dividir nomes usando o Assistente para Conversão de Texto em Colunas Mostrar tudo Use o Assistente para Conversão de Texto em Colunas para separar conteúdo

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool Manual do Usuário Brother Meter Read Tool BRA-POR Versão 0 Direitos autorais Copyright 2017 Brother Industries, Ltd. Todos os direitos reservados. As informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO

MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO MANUAL VTWEB CLIENT SUBURBANO .Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1.

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais

MS PROJECT FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS

MS PROJECT FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS MS PROJECT 2016 - FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS Aula 1 Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP São Paulo no ano de 2012.

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

Planejamento e Controle de Obras com MS Project

Planejamento e Controle de Obras com MS Project Planejamento e Controle de Obras com MS Project Objetivo: Com o enfoque prático, capacitar o participante na utilização do Microsoft Project 2013, observando os conceitos das melhores práticas em gerenciamento,

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Página 1 de 5 Excel > Filtrando e classificando > Consolidando dados Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Mostrar tudo Para resumir e informar os dados de planilhas separadas, você

Leia mais

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº.

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº. Página1 Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 20 EXCEL MANIPULAÇÃO DE CELULAS ENTRE PLANILHAS Você

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento dos custos Prof. Robson Almeida Gerenciamento dos Custos Inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos e controle de custos, de modo que

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

Sumário. 1-Estrutura do Módulos Acesso ao SGA Lançamento de Frequência Lançamento de Avaliações... 8

Sumário. 1-Estrutura do Módulos Acesso ao SGA Lançamento de Frequência Lançamento de Avaliações... 8 Sumário 1-Estrutura do Módulos... 2 2-Acesso ao SGA... 3 3-Lançamento de Frequência... 4 3.1-Inclusão de Aulas... 4 3.2-Alteração de Aulas... 6 3.3-Exclusão de Aulas... 7 4-Lançamento de Avaliações...

Leia mais

Como criar um Filtro Interativo no MS Project versão 2013/2016

Como criar um Filtro Interativo no MS Project versão 2013/2016 Como criar um Filtro Interativo no MS Project versão 2013/2016 Marco Antonio Bakos,MCP,PMP bakos@bakos.com.br www.bakos.com.br 1 Vamos criar um Filtro Interativo para gerar um relatório de Work Package

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com o MS- Project 2016

Gerenciamento de Projetos com o MS- Project 2016 Gerenciamento de Projetos com o MS- Project 2016 Aula 1 Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Técnico em Informática pela ETESP São Paulo no ano de 2012. - Graduado em

Leia mais

Gerenciamento de Projetos - Uma comparação da utilização de duas importantes ferramentas - Microsoft Excel e Microsoft Project

Gerenciamento de Projetos - Uma comparação da utilização de duas importantes ferramentas - Microsoft Excel e Microsoft Project Gerenciamento de Projetos - Uma comparação da utilização de duas importantes ferramentas - Microsoft Excel e Microsoft Project Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Graduado

Leia mais

Figura 3.42 Resultados das medidas de tendência central.

Figura 3.42 Resultados das medidas de tendência central. Figura 3.42 Resultados das medidas de tendência central. Atividade 2 Ao longo dos próximos exercícios nós trabalharemos com uma planilha de dados a ser fornecida durante a aula. A planilha contém dados

Leia mais

Gerenciamento de Custos de Projetos. Parte 06. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento de Custos de Projetos. Parte 06. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento de Custos de Projetos Parte 06 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3 INTERMEDIÁRIO Gráficos Prof. Cassiano Isler 2017.1 - Turma 3 por Prof. Cassiano Isler INTERMEDIÁRIO - Aula 1 2 / 67 por GÓMEZ, Luis Alberto. para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 2. Disponível

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

GERÊNCIA DE PROJETOS VIÁRIOS (GPV)

GERÊNCIA DE PROJETOS VIÁRIOS (GPV) VIÁRIOS (GPV) Pavimentação e Movimento de Terra 1 Semestre/2015 Prof. Rinaldo PLANO DE AULA: GERENCIAMENTO DOS CUSTOS NO PLANEJAMENTO DO PROJETO: Generalidades; Custos em projeto; Visão geral do processo;

Leia mais

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 9 Monitoramento e Controle Andréa Magalhães Magdaleno

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 9 Monitoramento e Controle Andréa Magalhães Magdaleno Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 9 Monitoramento e Controle Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.01 Agenda Monitoramento e Controle Métodos ágeis Gráfico de burndown Métodos

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO

GUIA DE INÍCIO RÁPIDO Versão 2.00 Junho de 2016 Índice 1 Introdução... 3 2 Viewer Edition... 3 2.1 Barra de menu... 4 2.2 Curva ABC... 11 2.3 Áreas de pivoteamento... 12 3 Personal Edition... 12 3.1 Barra de menu... 13 www.bxbsoft.com.br

Leia mais

Execução, Monitoramento e Controle

Execução, Monitoramento e Controle 10 Execução, Monitoramento e Controle Neste capítulo, vamos executar nosso projeto. Acabamos o planejamento do projeto no último capítulo. Agora vamos salvar as linhas de base no MS-Project e começar a

Leia mais

TREINAMENTO OPERADOR Interact Franquia Advance RS/SP Setembro 2014

TREINAMENTO OPERADOR Interact Franquia Advance RS/SP Setembro 2014 TREINAMENTO OPERADOR Interact Franquia Advance RS/SP Setembro 2014 1 Acesso ao Sistema SA Para acessar o sistema, clique no link da área de trabalho do sistema SA Strategic Adviser. Na tela de acesso inicial

Leia mais

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Criar um gráfico do início ao fim

Criar um gráfico do início ao fim Página 1 de 18 Excel > Gráficos > Criando gráficos Criar um gráfico do início ao fim Mostrar tudo O Microsoft Excel não fornece mais o assistente de gráfico. Como alternativa, crie um gráfico básico clicando

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Atualização de Preços ABC Farma / Guia da Farmácia

Atualização de Preços ABC Farma / Guia da Farmácia Atualização de Preços ABC Farma / Guia da Farmácia Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário ABC Farma... 3 Verificação de Arquivo Novo e Informações...

Leia mais

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico Página 1 de 11 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Fundamentos da Tabela Dinâmica Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico Mostrar tudo Para analisar

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* Editor de Apresentação de slides O Microsoft PowerPoint é um aplicativo do pacote Office que permite a criação e exibição de apresentações com textos, imagens, sons, e vídeos, estes podem ser animados

Leia mais

Todas tarefas cadastradas no Project / EPM possuem algum tipo de restrição aplicado.

Todas tarefas cadastradas no Project / EPM possuem algum tipo de restrição aplicado. Restrições Todas tarefas cadastradas no Project / EPM possuem algum tipo de restrição aplicado. A restrição controla como o início ou término de uma tarefa é calculado e em que nível a tarefa pode ser

Leia mais

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel É possível usar o recurso "Mala direta" no Microsoft Word para criar e imprimir etiquetas para envio em massa usando os dados de uma planilha do Microsoft

Leia mais

Manual Ilustrado Agendamento

Manual Ilustrado Agendamento Fevereiro - 2014 Indíce Título do documento 1. Agendamento... 3 1.1. Critérios para elaboração de agendas... 3 1.2. Informações gerais sobre a agenda... 3 2. Parâmetros... 4 3. Cadastrando Agendas... 7

Leia mais

a. Inicialmente é preciso definir um ESTILO para os TÍTULOS do texto que vão integrar o sumário. SELECIONE o primeiro título que vai compor o sumário:

a. Inicialmente é preciso definir um ESTILO para os TÍTULOS do texto que vão integrar o sumário. SELECIONE o primeiro título que vai compor o sumário: MS-Word 2010 Guia Referências Este exercício vai mostrar como montar sumários, escrever legendas para figuras, padronizar bibliografias, incluir notas de rodapé e índice remissivo. Siga com atenção o passo

Leia mais

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos continuar explorando as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos avançados

Leia mais

Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem?

Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem? Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem? 1- ACESSANDO O AGENTE DE BACKUP 1.1- Acesse o menu INICIAR do Windows, opção TODOS OS PROGRAMAS, na pasta DOMÍNIO CONTÁBIL, na pasta AGENTE DE BACKUP

Leia mais

CONTROLE DE VIAGEM. Figura 1: Tela de monitoramento de viagens.

CONTROLE DE VIAGEM. Figura 1: Tela de monitoramento de viagens. CONTROLE DE VIAGEM Permite o planejamento e acompanhamento de viagens baseadas em rotas pré cadastradas através do sistema. O usuário programa uma viagem para uma rota com dois ou mais pontos de destino

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015

Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2015 Manual Webmail GUIA GERAL UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DIRGTI 2015 2 Sumário 1 Acessando o Correio Eletrônico... 4 1.1 Cota de e-mail...

Leia mais

Passo 3: Preparando-se para a criação de seu vídeo de curta duração/apresentação de slides

Passo 3: Preparando-se para a criação de seu vídeo de curta duração/apresentação de slides Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Iniciar e sair do Picture Package Producer2 Passo 1: Selecionando imagens Passo 2: Verificando as imagens selecionadas Passo 3: Preparando-se para a criação de seu

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 1 DETERMINAÇÃO DE DADOS Um dos problemas que se colocam atualmente a quem faz o Controle de Produção e o Planejamento nas

Leia mais

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados Página 1 de 5 Excel > Planilhas > Exibindo dados Novidade no Microsoft Excel 2010, um minigráfico é um pequeno gráfico em uma célula de planilha que fornece uma representação visual de dados. Use minigráficos

Leia mais

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas.

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas. , %&!', A Validação de Dados permite que você determine condições para restringir os dados a serem digitados numa ou mais células. Dessa forma, tornando sempre válidas as informações numa planilha. O usuário

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

Curso Apresentações em EXCEL

Curso Apresentações em EXCEL Curso Apresentações em EXCEL Professora Marcia Santos Agenda 1. Introdução 2. Formatação Personalizada 3. Funções de Procura e Referência 4. Fórmulas Matriciais 5. Células Macro 6. Ferramenta Câmera 7.

Leia mais

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5 Guia de uso Revisão 10/09/2015 Sumário 1. Acesso aos parâmetros... 2 2. Alterar imagem de fundo... 3 3. Alterando o

Leia mais

1. Introdução O que fazer primeiro? Tipos de assuntos Complementos de assuntos com envio de s 5

1. Introdução O que fazer primeiro? Tipos de assuntos Complementos de assuntos com envio de  s 5 Índice 1. Introdução 3 1.1. O que fazer primeiro? 3 1.2. Tipos de assuntos 4 1.3. Complementos de assuntos com envio de e-mails 5 1.4. Incluindo um complementos de assuntos 5 1.5. Status de assuntos 7

Leia mais

PORTAL INSTITUCIONAL

PORTAL INSTITUCIONAL MANUAL DE CRIAÇÃO DE FORMULÁRIO AVANÇADO NO PORTAL INSTITUCIONAL Elaborado por: Dalila G. P. Laperuta Divisão de Manutenção e Suporte ao Usuário UTFPR Campus Pato Branco PATO BRANCO NOVEMBRO DE 2013 1.

Leia mais

Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica. Problemas que causam perda significativa de funcionalidade

Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica. Problemas que causam perda significativa de funcionalidade Página 1 de 6 Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica O Verificador de Compatibilidade encontrou um ou mais problemas de compatibilidade relacionados a relatórios de Tabela Dinâmica.

Leia mais

Document Capture Pro 2.0 para Windows

Document Capture Pro 2.0 para Windows Document Capture Pro 2.0 para Windows Conteúdo Document Capture Pro 2.0 para Windows... 5 Adição e designação de trabalhos de digitalização com o Document Capture Pro - Windows... 5 Digitalização com

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package Producer2

Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Manual do Picture Package Producer2 Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Bem-vindo ao Picture Package Producer2 Iniciar e sair do Picture Package Producer2 Passo 1: Selecionando imagens Passo 2: Verificando

Leia mais

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS SUMÁRIO Dúvidas e Apoio... 2 1 ACESSANDO ATIVIDADES ACADÊMICAS pelo Minha Unisinos... 2 2 ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (TOTVS) PELO DIÁRIO DE CLASSE...

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO 2016 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo ser um guia prático para uso básico de um site no WordPress Institucional UNIFAP. Acompanhar as orientações apresentadas

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre os relatórios de imposto ampliados.

Bem-vindo ao tópico sobre os relatórios de imposto ampliados. Bem-vindo ao tópico sobre os relatórios de imposto ampliados. 1 Depois de concluir este tópico, você estará apto a: explicar as opções ampliadas disponíveis nos relatórios de imposto. definir as configurações

Leia mais