QI Escolas e Faculdades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QI Escolas e Faculdades"

Transcrição

1 QI Escolas e Faculdades Automação de Escritório I 2011/1 Miguel Neumann miguel@rwx.com.br

2 Software para elaborar planilhas eletrônicas, produzido pela Microsoft O Excel faz parte do "Office", um conjunto de produtos que combina vários tipos de softwares para a criação de documentos, planilhas e apresentações, bem como para o gerenciamento de s.

3 O Excel é um software que possibilita a criação de planilhas eletrônicas.

4 Planilha Eletrônica é uma folha de cálculo disposta em forma de tabela, na qual poderão ser efetuados rapidamente vários tipos de cálculos matemáticos, simples ou complexos.

5 Utilizada por qualquer pessoa de qualquer setor profissional que tenha a necessidade de efetuar cálculos financeiros, estatísticos ou científicos. Modelos Modelos Microsoft Modelos Diversos Microsoft Modelos de Risco Modelos Diversos

6 A Planilha Eletrônica Microsoft Excel é um dos mais importantes aplicativos da área para uso em microcomputadores. A automação proporcionada pelo Excel, auxiliou a utilização dos computadores por empresas de pequeno porte.

7 Iniciar Todos os Programas Microsoft Office Microsoft Excel

8 Barra de Menu Apresenta os comandos do Excel organizados por categorias Barra de Ferramentas Padrão Barra de Formatação Área de Trabalho Barra de Status composta pelo indicador de Modo Painel de Tarefas

9 Estrutura O Excel é composto em sua Área de Trabalho por Colunas (identificadas com letras) e Linhas (identificas por números) Ele mostra também as Alças/Guias que estão abaixo de sua Área de Trabalho, indicada inicialmente por Plan1, Plan2 etc Especificações:

10 Estrutura

11 Estrutura O arquivo (que no Excel é chamado de Pasta) por padrão contém 3 planilhas O cruzamento de uma Coluna com a Linha recebe o nome de CÉLULA. A identificação de uma célula é feita pela combinação da identificação da coluna e linha em que ela se encontra ( Caixa de Nome ).

12 C3

13 Estrutura Calcule quantas células têm na planilha atual do Excel =65536*256 Diminua o ano atual do valor anteriormente obtido =CL-2009 Em qual linha e em qual coluna se encontra a célula b3?

14 Movimento dentro da planilha

15 Movimento dentro da célula

16 Conteúdo de uma célula Uma célula pode conter: Títulos = Textos Valores = Algarismo numérico (0 a 9). Fórmulas: Toda fórmula, por mais simples que seja, deve ser iniciada com o sinal de Igualdade (=). A digitação deste sinal prepara o Excel para o início de um cálculo.

17 Operadores Matemáticos Adição [+ ] Subtração [ - ] Multiplicação [ * ] Divisão [ / ] Exponenciação [ ^ ]

18 Operadores

19 Demonstração Excel <MS> Ajuste automático de largura e altura de células <MS> Preenchimento automático de células <MS> Formatação Condicional <MS> Fórmulas <MS>

20 Referência a células Usar as referências das células permite que, ao alterar a informação contida em qualquer célula envolvida no cálculo, o resultado seja automaticamente alterado Exemplos de referência: =A1*B1 =C4+R1

21 Referência a células Referências Relativas: as referências contidas nas fórmulas copiadas são automaticamente alteradas. Referência Absoluta: O uso do caractere $ (cifrão) no início de uma referência. Referência Mista:uma parte relativa e outra absoluta

22 Referência a células

23 Funções Lista de funções <MS> Soma: SOMA(núm1,[núm2],...]) Média:MÉDIA(núm1, [núm2],...) Máximo: MÁXIMO(núm1, [núm2],...) Mínimo:MIN(núm1, [núm2],...)

24 Funções Cont.se: CONT.SE(intervalo;critérios) Intervalo: é o intervalo de células no qual se deseja contar células não vazias. Critérios: é o critério na forma de um número, expressão ou texto que define quais células serão contadas. Por exemplo, os critérios podem ser expressos como 32, "32", ">32", "José da Silva", Pedro Pereira, etc.

25 Funções Soma.se: Use a função SOMASE para somar os valores em um intervalo (intervalo: duas ou mais células em uma planilha. As células de um intervalo podem ser adjacentes ou não adjacentes.) que atendem aos critérios que você especificar. Sintaxe SOMASE(intervalo, critérios, [intervalo_soma])

26 Funções: Soma.se: intervalo Obrigatório. O intervalo de células que se deseja calcular por critérios. As células em cada intervalo devem ser números e nomes, matrizes ou referências que contêm números. Espaços em branco e valores de texto são ignorados. critérios Obrigatório. Os critérios na forma de um número, expressão, referência de célula, texto ou função que define quais células serão adicionadas. Por exemplo, os critérios podem ser expressos como 32, ">32", B5, 32, "32", "maçãs" ou HOJE(). Importante Qualquer critério de texto ou qualquer critério que inclua símbolos lógicos ou matemáticos deve estar entre aspas duplas ("). Se os critérios forem numéricos, as aspas duplas não serão necessárias. intervalo_soma Opcional. As células reais a serem adicionadas, se você quiser adicionar células diferentes das especificadas no argumento de intervalo. Se o argumento intervalo_soma for omitido, o Excel adicionará as células especificadas no argumento intervalo (as mesmas células às quais os critérios são aplicados).

27 Funções CONT.VALORES A função CONT.VALORES conta o número de células que não estão vazias em um intervalo (intervalo: duas ou mais células em uma planilha. As células de um intervalo podem ser adjacentes ou não adjacentes.). Sintaxe: CONT.VALORES(valor1, [valor2],...)

28 Funções CONT.NUM A função CONT.NÚM conta o número de células que contêm números e conta os números na lista de argumentos. Use a função CONT.NÚM para obter o número de entradas em um campo de número que esteja em um intervalo ou uma matriz de números Sintaxe: CONT.NÚM(valor1, [valor2],...)

29 Funções AGORA Retorna o número de série da data e da hora atual. Se o formato da célula era Geral antes de a função ter sido inserida, o Excel transformará o formato dessa célula para que ele corresponda ao mesmo formato de data e hora de suas configurações regionais. Você pode alterar o formato de data e hora da célula usando os comandos no grupo Número da guia Página Inicial, na Faixa de Opções. Sintaxe: AGORA()

30 Funções HOJE Retorna o número de série da data atual. O número de série é o código de data/hora usado pelo Excel para cálculos de data e hora. Se o formato da célula era Geral antes de a função ser inserida, o Excel irá transformar o formato da célula em Data. Se quiser exibir o número de série, será necessário alterar o formato das células para Geral ou Número. Sintaxe: HOJE()

31 Funções SE A função SE retornará um valor se uma condição que você especificou for avaliada como VERDADEIRO e um outro valor se essa condição for avaliada como FALSO. Sintaxe: SE(teste_lógico, [valor_se_verdadeiro], [valor_se_falso])

32 Funções: SE teste_lógico. Obrigatório. Qualquer valor ou expressão que possa ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. valor_se_verdadeiro. Opcional. O valor que você deseja que seja retornado se o argumento teste_lógico for considerado VERDADEIRO. valor_se_falso. Opcional. O valor que você deseja que seja retornado se o argumento teste_lógico for considerado FALSO.

33 Funções: SE teste_lógico. Obrigatório. Qualquer valor ou expressão que possa ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. valor_se_verdadeiro. Opcional. O valor que você deseja que seja retornado se o argumento teste_lógico for considerado VERDADEIRO. valor_se_falso. Opcional. O valor que você deseja que seja retornado se o argumento teste_lógico for considerado FALSO.

34 Formatação condicional Você pode usar a formatação condicional para alterar a aparência de um controle com base em valores que os usuários inserem no formulário.

35 Formatação condicional No modo de design, selecione o controle ao qual deseja adicionar a formatação condicional e clique em Formatação Condicional no menu Formatar. Na caixa de diálogo Formatação Condicional, clique em Adicionar. Nas caixas Se esta condição for verdadeira, insira a condição. Para adicionar outras condições, clique em E e na caixa mais à direita em Se esta condição for verdadeira, siga um destes procedimentos: Para aplicar a formatação somente quando as duas condições forem verdadeiras, clique em e. Para aplicar a formatação quando uma ou as duas condições forem verdadeiras, clique em ou

36 Formatação condicional Se tiver especificado vários formatos condicionais para um controle e quiser alterar a ordem na qual eles são avaliados, selecione um formato condicional na caixa de diálogo Formatação Condicional e clique em Mover para Cima ou Mover para Baixo. Observação: Se mais de uma condição especificada for verdadeira, somente a formatação da primeira condição da lista que for verdadeira.

37 Validação de dados em células A validação de dados é um recurso do Excel que você pode usar para definir restrições em quais dados podem ou devem ser inseridos em uma célula. Você pode configurar a validação de dados para impedir que os usuários insiram dados inválidos. Se preferir, pode permitir que os usuários insiram dados inválidos, mas avisá-los quando tentarem digitar esse tipo de dados na célula. Também pode fornecer mensagens para definir a entrada esperada para a célula, além de instruções para ajudar os usuários a corrigir erros.

38 Validação de dados em células Na guia Dados, no grupo Ferramentas de Dados, clique em Validação de Dados..

39 Gráficos Os gráficos podem transmitir muito mais informações do que simples números isolados, pois apresentam os dados visualmente, facilitando a compreensão implícita dos números. Os gráficos começam com os dados. Você pode selecionar os dados de sua planilha, escolher um tipo de gráfico mais apropriado e clicar.

40 Gráficos Na guia Inserir, no grupo Gráficos, siga um destes procedimentos: Clique no tipo de gráfico e, em seguida, clique no subtipo de gráfico que deseja usar. Para visualizar todos os tipos de gráficos disponíveis, clique em um tipo de gráfico, clique em Todos os Tipos de Gráficos para exibir a caixa de diálogo Inserir Gráfico, clique nas setas para rolar pelos tipos e subtipos de gráficos disponíveis e, em seguida, clique na opção que deseja usar.

41 Gráficos HowTo <MS>

42 Prioridade de Cálculo Os Níveis de Prioridade de Cálculo são os seguintes: Prioridade 1: Exponenciação e Radiciação (viceversa) Prioridade 2: Multiplicação e Divisão (viceversa) Prioridade 3: Adição e Subtração (vice-versa)

43 Prioridade de Cálculo Os cálculos são executados de acordo com a prioridade matemática, conforme esta seqüência mostrada, podendo ser utilizados parênteses ( ) para definir uma nova prioridade de cálculo. Ex.: =3*5+2 =3*(5+2)

44 Preenchimento automático Copiar conteúdo para outras células. Por exemplo, uma planilha que contém um maior volume de informações, onde necessita apenas de uma fórmula, mas que deveria ser repetida para cada linha ou coluna diferente. Sua manipulação permite copiar rapidamente conteúdo de uma célula para outra, inclusive fórmulas.

45 Exercícios 1. Crie a seguinte pasta do Excel e salve-a com o nome Trabalho 5:

46 Exercícios 2. Na célula G5, crie uma fórmula que some todas as saídas de brindes referentes ao boné na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª semana, e depois multiplicando pelo custo. Mas atenção: Você deverá inserir parêntese no lugar correto para que o Excel mude o nível de prioridade, realizando primeiro a soma e só depois a multiplicação (o resultado correto será 654,24). 3. Insira um gráfico de colunas que utilize os dados das colunas A e G.

47 Exercícios 4. Em uma nova planilha escreva os números ímpares, de 1 até 51, utilizando a alça de preenchimento, na coluna A e os número pares, de 2 até 52, na coluna B. 5. Faça a soma deles e mostre o resultado na coluna C.

EXCEL FUNÇÕES DO EXCEL:

EXCEL FUNÇÕES DO EXCEL: Página1 Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 22 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 22 EXCEL FUNÇÕES DO EXCEL: Funções mais conhecidas 1)

Leia mais

Excel

Excel Excel Conceitos básicos Quem perguntou? X X X X 2 18 1. Conceitos básicos O que é?...é um programa de software que lhe permite criar tabelas e calcular e analisar dados. Este tipo de software é denominado

Leia mais

SE (Função SE) Descrição. Sintaxe. Ocultar tudo

SE (Função SE) Descrição. Sintaxe. Ocultar tudo Página de 6 SE (Função SE) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função SE (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação e

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Informática Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Edital INFORMÁTICA: Aplicativos para edição de textos,

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II. Professor: João Victor Rocha Araújo

EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II. Professor: João Victor Rocha Araújo EXCEL 2010 FUNÇÕES PARTE II Professor: João Victor Rocha Araújo Funções Financeiras NPER Retorna o número de períodos para um investimento com base em pagamentos constantes e periódicos, e uma taxa de

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais

A ÁREA DE TRABALHO DO EXCEL

A ÁREA DE TRABALHO DO EXCEL ENTRANDO NO EXCEL Como o MS Excel faz parte da família Office, é bem provável que você o encontre diretamente abrindo o botão iniciar, e depois dentro do menu programas. A ÁREA DE TRABALHO DO EXCEL FORMATANDO

Leia mais

CURSO EXCEL NÍVEL I 16/09/ FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS

CURSO EXCEL NÍVEL I 16/09/ FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS 4. FÓRMULAS E REFERÊNCIAS CURSO EXCEL NÍVEL I As fórmulas são operações relacionando-se valores ou diferentes células. Sempre que o usuário quiser inserir uma fórmula ou função, deve se lembrar que a mesma deve ser precedida pelo

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais

Informática básica Microsoft Office - Excel. Professor: Francisco Ary

Informática básica Microsoft Office - Excel. Professor: Francisco Ary Informática básica Microsoft Office - Excel Professor: Francisco Ary Introdução A parti desta aula iremos aprender o que é e para que serve o Microsoft Excel. O Microsoft Excel é mais um aplicativo do

Leia mais

Unidade 21: Resumindo Dados

Unidade 21: Resumindo Dados Unidade 21: Resumindo Dados 21.0 Introdução Grandes (ou mesmo não tão grandes) tabelas de dados e textos no Excel podem parecer assustadoras. Mas o Excel tem a habilidade de fazer descrições simples dessas

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Curso Capacitação da Ufms 2012

Curso Capacitação da Ufms 2012 Anexos Excel básico 2007 Anexo1 Subtotais Pode-se destacar duas formas de fazer subtotais, sem uso de tabelas dinâmicas. A Primeira, você vai fazer dois passos, classificar e depois o subtotal. Tomando

Leia mais

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer.

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer. Informática LibreOffice Calc Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Informática LibreOffice Calc Prof. Rodrigo Schaeffer LIBREOFFICE CALC 5 O LibreOffice é uma suíte de produtividade

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

LibreOffice Calc. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais. Professor: Thiago Silva Prates

LibreOffice Calc. Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais. Professor: Thiago Silva Prates LibreOffice Calc Disciplina: Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Professor: Thiago Silva Prates LibreOffice Calc O Calc é o componente da suíte de escritório LibreOffice responsável pela manipulação

Leia mais

Introdução à Computação Engenharia Civil

Introdução à Computação Engenharia Civil Conceitos Básicos Excel Introdução à Computação Engenharia Civil Uma referência básica Material didático disponibilizado na página da disciplina. Elaborado pelo prof. Edmar André Bellorini Excel O Microsoft

Leia mais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Página 1 de 24 Excel > Formatação condicional Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Mostrar tudo Use um formato condicional para ajudar a explorar visualmente e a analisar os dados,

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 1 MS-Excel Melhorando a aparência da sua planilha Alinhando dados digitados Quando você digita textos muitos longos, eles

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 23

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 23 Atividade 23 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la para o email tic.profissionais@gmail.com. 1. A primeira tarefa a efetuar

Leia mais

Curso Capacitação da Ufms 2012

Curso Capacitação da Ufms 2012 Anexos Excel básico 2007 Anexo1 Subtotais Pode-se destacar duas formas de fazer subtotais, sem uso de tabelas dinâmicas. A Primeira, você vai fazer dois passos, classificar e depois o subtotal. Tomando

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

(Nível Intermediário)

(Nível Intermediário) (Nível Intermediário) Fabrício Soares Cruz Alta, Abril de 2015. 2 SUMÁRIO AULA 1... 3 1.1 ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO EXCEL... 3 1.2 CONSTRUÇÃO E USO DE FILTROS... 6 1.3 DICAS PARA IMPRESSÃO NO EXCEL:...

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Índice 01-) Ativando o Excel... 2 a-) No botão Iniciar... 2 b-) via Mouse... 2 c-) Ativando pelo nome do programa.... 3 02-) Barra de Ferramentas do Excel... 3 a-) Barra

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática

FTIN Formação Técnica em Informática FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório Prof. Fábio Diniz Temas da aula anterior: Automação de Escritório. Processadores de Texto. Ilustração Vetorial. Edição de Fotos. Paginadores

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Faixas Nomear um intervalo de células Utilizar nome de faixas em fórmulas

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Aplicar validação de dados a células

Aplicar validação de dados a células Página 1 de 15 Excel > Validando dados Aplicar validação de dados a células Mostrar tudo Use a validação de dados para controlar o tipo de dados que os usuários inserem em uma célula. Por exemplo, é possível

Leia mais

SOMASES(intervalo_soma, intervalo_critérios1, critérios1, [intervalo_critérios2, critérios2], )

SOMASES(intervalo_soma, intervalo_critérios1, critérios1, [intervalo_critérios2, critérios2], ) Página de SOMASES (Função SOMASES) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma operação

Leia mais

Introdução à Informática Engenharia Agrícola

Introdução à Informática Engenharia Agrícola Conceitos Básicos Excel Introdução à Informática Engenharia Agrícola Uma referência básica Material didático disponibilizado na página da disciplina. Elaborado pelo prof. Edmar André Bellorini Tutorial

Leia mais

Curso Apresentações em EXCEL

Curso Apresentações em EXCEL Curso Apresentações em EXCEL Professora Marcia Santos Agenda 1. Introdução 2. Formatação Personalizada 3. Funções de Procura e Referência 4. Fórmulas Matriciais 5. Células Macro 6. Ferramenta Câmera 7.

Leia mais

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas.

O usuário pode restringir dados a um determinado tipo, como números inteiros, números decimais ou texto, e definir limites para as entradas válidas. , %&!', A Validação de Dados permite que você determine condições para restringir os dados a serem digitados numa ou mais células. Dessa forma, tornando sempre válidas as informações numa planilha. O usuário

Leia mais

Introdução a Informática LibreOffice Calc

Introdução a Informática LibreOffice Calc Introdução a Informática LibreOffice Calc Apresentando o LibreOffice CALC Célula A1 Barra de Fórmulas Colunas Linhas Planilhas O que são Planilhas Eletrônicas? Planilhas eletrônicas são programas que permitem

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Planilha Eletrônica - Microsoft Excel -

Planilha Eletrônica - Microsoft Excel - Planilha Eletrônica - Microsoft Excel - Aula do dia 13 de setembro de 2012 Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa valeria-lessa@uergs.edu.br Sobre Planilhas Eletrônicas São usadas para: Trabalhar com lista

Leia mais

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com Planilha Eletrônica Roteiro Planilha Eletrônica Introdução Objetivos Interfaces e recursos necessários Manipulando tabelas Gráficos: tipos e manipulação Contextualização

Leia mais

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados Página 1 de 5 Excel > Planilhas > Exibindo dados Novidade no Microsoft Excel 2010, um minigráfico é um pequeno gráfico em uma célula de planilha que fornece uma representação visual de dados. Use minigráficos

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: de fontes e alinhamentos

Leia mais

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel É possível usar o recurso "Mala direta" no Microsoft Word para criar e imprimir etiquetas para envio em massa usando os dados de uma planilha do Microsoft

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: De fontes e alinhamentos

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional.

Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional. Excel Intermediário Prof. Wagner Machado do Amaral Aula 03 Importação de Dados, Classificação e Formatação Condicional. Conteúdo Importação de Dados Classificação Formatação Condicional Importação de Dados

Leia mais

b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento de texto Justificado

b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento de texto Justificado Curso preparatório para o Concurso da Polícia Civil de Santa Catarina RESOLUÇÃO DE QUESTÕES Informática b) Mesclar e Centralizar c) Mesclar e Ajustar texto d) Quebrar texto Automaticamente e) Alinhamento

Leia mais

Curso Avançado de Excel

Curso Avançado de Excel Multidisciplinar Curso Avançado de Excel para Gestão no Agronegócio João Gabriel D. F. Branco CAPÍTULO 3 3. Funções avançadas, condicionais, de procura e referência 3.1 Funções avançadas 3.1.1 Arredondar

Leia mais

Aula 07 Excel

Aula 07 Excel Aula 07 Excel 2007-2010 Prof. Esp. Luiz Antônio Meira 1 Microsoft Excel O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha

Leia mais

Retorna o maior número em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincida com as condições especificadas.

Retorna o maior número em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincida com as condições especificadas. ms-help://ms.excel.1.106/excel/content/hp10321.htm Página 1 de 8 BDMÁX (Função BDMÁX) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função BDMÁX (função: um fórmula pré-desenvolvida

Leia mais

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA Prof. Paulo França CÂMARA DOS DEPUTADOS 1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 2. EDITORES DE TEXTO 3. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 4. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE INTERNET

Leia mais

Excel avançado Professor: Enir da Silva Fonseca. Introdução

Excel avançado Professor: Enir da Silva Fonseca. Introdução Introdução O Microsoft Excel é um programa para construção de planilhas eletrônicas Tabelas simples e complexas, em que as informações são digitadas em pequenos retângulos chamadas de células, as células

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Microsoft Excel: # 1

Microsoft Excel: # 1 Microsoft Excel O que é? É um poderoso programa de folha de cálculo Para que serve? Serve para facilitar a gestão de vastos conjuntos de informação que envolvam principalmente o cálculo de dependências

Leia mais

EXCEL AVANÇADO REVISANDO FUNÇÕES

EXCEL AVANÇADO REVISANDO FUNÇÕES EXCEL AVANÇADO REVISANDO FUNÇÕES Luciana Falcão contato@lucianafalcao.com.br www.lucianafalcao.com.br Agenda da Aula Operadores Operações Matemáticas Soma Média Máximo Mínimo Maior Menor O Excel é composto

Leia mais

Retorna a média (média aritmética) de todas as células que satisfazem vários critérios.

Retorna a média (média aritmética) de todas as células que satisfazem vários critérios. Página 1 de 5 MÉDIASE (Função MÉDIASES) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa uma

Leia mais

Microsoft Excel: # 1

Microsoft Excel: # 1 Microsoft Excel O que é? É um poderoso programa de folha de cálculo Para que serve? Serve para facilitar a gestão de vastos conjuntos de informação que envolvam principalmente o cálculo de dependências

Leia mais

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico Página 1 de 11 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Fundamentos da Tabela Dinâmica Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico Mostrar tudo Para analisar

Leia mais

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura 1 Criando tabelas de produtos com funções de procura Em determinado período estipulado por seu departamento, é necessário analisar o relatório de vendas e determinar quais produtos foram um sucesso de

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Dispor e organizar folhas de cálculo

Dispor e organizar folhas de cálculo Dispor e organizar folhas de cálculo O Excel fornece várias funcionalidades para o ajudar a trabalhar e visualizar com as folhas de cálculo. Fixar linhas e colunas Pode fixar (ou bloquear) linhas e colunas

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 1 DETERMINAÇÃO DE DADOS Um dos problemas que se colocam atualmente a quem faz o Controle de Produção e o Planejamento nas

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Unidade 20: Funções Matemáticas

Unidade 20: Funções Matemáticas Unidade 20: Funções Matemáticas 20.0 Introdução O Excel inclui uma grande variedade de funções matemáticas de diferentes complexidades, indo do sinal de + até testes estatísticos de correlação. Seja qual

Leia mais

Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows

Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows Visão geral de fórmulas no Excel 2016 para Windows Aplicável a: Excel 2016 IMPORTANTE : Os resultados calculados de fórmulas e algumas funções de planilha do Excel podem diferir ligeiramente entre um PC

Leia mais

Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP)

Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) INTRODUÇÃO AO EXCEL

Leia mais

Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc

Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc Prof. Diego Pereira Informática Informática Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc Objetivos Conhecer os principais pontos referentes a formatação de

Leia mais

BrOffice.org? BrOffice Calc. Planilha Eletrônica. Inicializando o Calc. BrOffice - Calc 27/07/2011

BrOffice.org? BrOffice Calc. Planilha Eletrônica. Inicializando o Calc. BrOffice - Calc 27/07/2011 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 BrOffice.org? UNIDADE III INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: PLANILHA ELETRÔNICA As diversas planilhas que eu tenho no Micro$oft

Leia mais

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Página 1 de 5 Excel > Filtrando e classificando > Consolidando dados Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Mostrar tudo Para resumir e informar os dados de planilhas separadas, você

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I Sumário Introdução Formulário Inserindo um registro Excluindo um registro Filtrando e pesquisando registros AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro

Leia mais

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Ficha 2 Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Operações Básicas o Introdução e edição de dados; o Inserir uma folha de cálculo; Conteúdos o Inserir colunas e linhas; o Efetuar cálculos simples, utilizando

Leia mais

Tabela Dinâmica. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia Professor: Rodrigo da Rocha

Tabela Dinâmica. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia Professor: Rodrigo da Rocha Tabela Dinâmica Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Informática Aplicada a Engenharia Professor: Rodrigo da Rocha Agenda Tabela Dinâmica Validação de Dados Gráficos Dinâmicos Tabela Dinâmica Conhecendo

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 Módulo 4 Microsoft Office Excel 2007 Projeto Unifap Digital Sumário Aula 1... 5 Microsoft Office Excel 2007... 5 Conhecendo a Planilha... 5 Pasta De Trabalho... 5 Linhas e colunas... 5 Célula... 6 Formatar

Leia mais

Document Capture Pro 2.0 para Windows

Document Capture Pro 2.0 para Windows Document Capture Pro 2.0 para Windows Conteúdo Document Capture Pro 2.0 para Windows... 5 Adição e designação de trabalhos de digitalização com o Document Capture Pro - Windows... 5 Digitalização com

Leia mais

Introdução ao Excel 2007

Introdução ao Excel 2007 Status Habilitado Conteúdo Introdução ao Excel 2007 Iniciar Todos os Programas e Microsoft Excel. Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade.

Leia mais

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel.

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Página 1 de 8 TEXTO (Função TEXTO) Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Descrição A função TEXTO converte um valor numérico em texto e permite especificar

Leia mais

Coordenação de Ensino - Duque de Caxias. LibreOffice Calc Fórmulas e Funções

Coordenação de Ensino - Duque de Caxias. LibreOffice Calc Fórmulas e Funções Coordenação de Ensino - Duque de Caxias LibreOffice Calc Fórmulas e Funções 2 Operadores São utilizados para efetuar as operações de cálculo. = : Utilizado para iniciar um cálculo (Regra para todas as

Leia mais

Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 02 Fórmulas e Funções Básicas

Excel Intermediário. Prof. Wagner Machado do Amaral. Aula 02 Fórmulas e Funções Básicas Excel Intermediário Prof. Wagner Machado do Amaral Aula 02 Fórmulas e Funções Básicas Conteúdo Fórmulas Algumas Funções Básicas Operadores Aritméticos Precedência de Operadores Aritméticos Funções com

Leia mais

Enfermagem UniRio 2016

Enfermagem UniRio 2016 Enfermagem UniRio 2016 Informática 2 Excel Sucesso é o impulso com que você pula depois que bateu no fundo. (George Patton) MCA concursos - PAIXÃO PELO SEU FUTURO! 1 FÓRMULAS EM PLANILHAS DO EXCEL UTILIZANDO

Leia mais

Folha de Cálculo. Manual de Apoio. Fórmulas e Gráficos

Folha de Cálculo. Manual de Apoio. Fórmulas e Gráficos Folha de Cálculo Manual de Apoio Fórmulas e Gráficos Copyright Copyright 2006 Escola Secundária Artística de Soares dos Reis, Carla Mansilha, Alexandre Martins. É permitido copiar, distribuir e/ou modificar

Leia mais

Preparação Total Tribunais. Microsoft Excel 2016 INFORMÁTICA MÁRCIO HUNECKE

Preparação Total Tribunais. Microsoft Excel 2016 INFORMÁTICA MÁRCIO HUNECKE Preparação Total Tribunais Microsoft Excel 2016 INFORMÁTICA MÁRCIO HUNECKE 1) Ano: 2019 Banca: CESPE Órgão: PGE-PE Prova: Analista Administrativo de Procuradoria - Calculista Com relação a sistemas operacionais

Leia mais

Criar um gráfico do início ao fim

Criar um gráfico do início ao fim Página 1 de 18 Excel > Gráficos > Criando gráficos Criar um gráfico do início ao fim Mostrar tudo O Microsoft Excel não fornece mais o assistente de gráfico. Como alternativa, crie um gráfico básico clicando

Leia mais

CURSO DE ACCESS AULA 3 FORMULÁRIOS. Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função

CURSO DE ACCESS AULA 3 FORMULÁRIOS. Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função _ Um formulário é um objeto do banco de dados que permite a visualização e manipulação (inclusão /alteração /exclusão das informações contidas

Leia mais

Retorna o valor de uma célula ou matriz de células especificada. Retorna a referência para células especificadas

Retorna o valor de uma célula ou matriz de células especificada. Retorna a referência para células especificadas Página 1 de 7 ÍNDICE (Função ÍNDICE) Ocultar tudo Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função ÍNDICE (função: um fórmula pré-desenvolvida que assume um valor ou vários valores, executa

Leia mais

Curso Avançado de Excel

Curso Avançado de Excel Multidisciplinar Curso Avançado de Excel para Gestão no Agronegócio João Gabriel D. F. Branco CAPÍTULO 2 2. Testes e funções lógicas, referências e filtros A partir deste capítulo você aprenderá as operações

Leia mais

Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros

Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Exercício 43 Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Siga os seguintes passos: 1. Crie um novo livro de nome Formulário 2. Altere o nome da 1ª. folha para Formulário 3. Altere o

Leia mais

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Índice 1- INTRODUÇÃO... 3 2 - CONHECENDO O AMBIENTE DE TRABALHO DO EXCEL... 4 3 - FORMATANDO UMA PLANILHA... 6 3.1 BORDAS, FORMATAÇÃO MONETÁRIA E SOMBREAMENTO...

Leia mais

CONT.NÚM. 5 Funções de Contar no Excel

CONT.NÚM. 5 Funções de Contar no Excel Sabe-se que dentro do Excel existem diversas funções com o objetivo de facilitar a vida dos usuários. Seja simples cálculos matemáticos a complexas operações lógicas, as funções sempre auxiliam em diversos

Leia mais

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4097 - Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2010 1.1. Novidades do Excel 2010... 21 1.2. Abrir o Programa... 22 1.3. Janela do Excel

Leia mais

Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica. Problemas que causam perda significativa de funcionalidade

Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica. Problemas que causam perda significativa de funcionalidade Página 1 de 6 Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica O Verificador de Compatibilidade encontrou um ou mais problemas de compatibilidade relacionados a relatórios de Tabela Dinâmica.

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Introdução Como iniciar o Excel Estrutura da Janela do Excel (barra de títulos,

Leia mais

Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora)

Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora) 6272 - Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o Programa...23 1.1.1. Abrir uma

Leia mais