GERÊNCIA DE PROJETOS VIÁRIOS (GPV)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GERÊNCIA DE PROJETOS VIÁRIOS (GPV)"

Transcrição

1 VIÁRIOS (GPV) Pavimentação e Movimento de Terra 1 Semestre/2015 Prof. Rinaldo

2 PLANO DE AULA: GERENCIAMENTO DOS CUSTOS NO PLANEJAMENTO DO PROJETO: Generalidades; Custos em projeto; Visão geral do processo; Os custos no planejamento do projeto: Processo 7.1 Estimar os custos; Processo 7.2. Determinar o orçamento;

3 PLANO DE AULA: CONTROLE DOS CUSTOS NO GERENCIAMENTO DO PROJETO: Processo 7.3 Controlar os custos LIÇÃO DE CASA; REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS NO PLANEJAMENTO DO PROJETO

5 OS CUSTOS NO PLANEJAMENTO DO PROJETO 1) GENERALIDADES: O gerenciamento dos custos é de suma importância para que o projeto alcance seus objetivos de desempenho do produto dentro dos custos e prazos admitidos. Em todo projeto há a necessidade da utilização de recursos para a execução das atividades, sendo os mesmos humanos, de equipamentos ou materiais. Também existem outros custos que devem ser considerados no projeto como, por exemplo, salários da administração, despesas de manutenção do escritório, etc...

6 OS CUSTOS NO PLANEJAMENTO DO PROJETO 2) CUSTOS EM PROJETOS: GERÊNCIA DE PROJETOS Custo é o valor monetário ou preço de uma atividade ou componente do projeto. Corresponde a soma de todos os custos envolvidos na execução das atividades do projeto.

7 OS CUSTOS NO PLANEJAMENTO DO PROJETO 2) CUSTOS EM PROJETOS: Custo direto é aquele diretamente associado à execução do trabalho de uma atividade. Exemplos: horas trabalhadas pela equipe do projeto, materiais e equipamentos utilizados. Custo indireto GERÊNCIA DE PROJETOS incorrido pela empresa em benefício de vários projetos e do seu funcionamento. Geralmente é proveniente de um rateio das despesas de empresa entre vários projetos. Exemplo: despesas de administração (instalações, salários da alta administração, contabilidade, comunicação, etc...).

8 OS CUSTOS NO PLANEJAMENTO DO PROJETO 2) CUSTOS EM PROJETOS: Custo fixo GERÊNCIA DE PROJETOS é aquele que não varia com a quantidade de trabalho da atividade, respeitados certos limites de variação. Exemplo: custo de aluguel do escritório. Custo variável é aquele que varia proporcionalmente conforme a variação da produção ou quantidade da atividade. Custo unitário da atividade somatório de todos os custos incorridos na execução da uma unidade de serviço da atividade.

9 OS CUSTOS NO PLANEJAMENTO DO PROJETO 2) CUSTOS EM PROJETOS: Custo total da atividade somatório de todos os custos incorridos na execução da atividade. Custo incorrido valor que já foi gasto no projeto, sem haver qualquer controle sobre o mesmo. Não deve ser utilizado no resultado futuro e nem na análise decisória de continuidade do projeto.

10 OS CUSTOS NO PLANEJAMENTO DO PROJETO 2) CUSTOS EM PROJETOS: Custo de oportunidade é aquele associado ao benefício de uma ou mais oportunidades de negócio renunciadas com base na escolha de uma oportunidade. Custo da qualidade é aquele incorrido para a obtenção da qualidade ou atribuído à falta de qualidade do produto ou serviço do projeto.

11 OS CUSTOS NO PLANEJAMENTO DO PROJETO 2) CUSTOS EM PROJETOS: Custo de tributos relacionado ao pagamento de tributos incidentes sobre o produto ou serviço do projeto. O mesmo pode ser relativo a competência (municipal, estadual ou federal) ou ao fato gerador (serviços, circulação de mercadorias, etc...). Reserva para contingência valor monetário adicionado ao orçamento do projeto para ser utilizado no tratamento de eventos de risco.

12 OS CUSTOS NO PLANEJAMENTO DO PROJETO 2) CUSTOS EM PROJETOS: Reserva de gerenciamento valor monetário adicionado ao projeto para ser utilizado no tratamento de riscos imprevistos ou mudanças no projeto, sendo a mesma gerenciada pelo dono ou patrocinador do projeto.

13 OS CUSTOS NO PLANEJAMENTO DO PROJETO 2) CUSTOS EM PROJETOS: Das definições anteriormente citadas resultam que: I. A somatória do orçamento do projeto com a reserva de contingência será a linha de base de custos do projeto. II. A somatória da linha de base de custos com a reserva de gerenciamento será o orçamento final do projeto.

14 3) VISÃO GERAL DO PROCESSO: O Gerenciamento de Custos no Planejamento do Projeto compõe-se, de acordo com o PMI, de dois processos: Gerenciamento dos Custos no Planejamento do Projeto PMBOK 4ª Edição Fonte: Adaptado de VARGAS, Ricardo V. (2011)

15 Processo de desenvolver a estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto; Consiste em prever um resultado futuro em termos de custos, com base nas informações disponíveis no momento; Com o andamento do projeto e o maior conhecimento dos detalhes do mesmo, deve-se realizar nova estimativa mais apurada.

16 ENTRADAS: 1) Linha base do escopo Declaração do escopo do projeto informações relativas ao custo do projeto como premissas e restrições; Estrutura Analítica do Projeto informações dos pacotes de trabalho e das entregas do projeto; Dicionário da EAP informações detalhadas dos componentes da EAP.

17 ENTRADAS: 2) Cronograma do projeto Define os tipos e quantidades de recursos necessários para execução de cada atividade. 3) Plano de recursos humanos Fornece informações relativas à política de recursos humanos da empresa, como salários e premiações da equipe do projeto.

18 ENTRADAS: 4) Registro de riscos Fornece informações sobre os riscos identificados, causas-raiz e premissas incertas do projeto. 5) Ativos de processos organizacionais Informações históricas de custos e projetos anteriores, modelos de estimativas de custos, lições aprendidas em outros projetos.

19 ENTRADAS: 6) Fatores ambientais da empresa Condições de mercado verificar a falta ou escassez de recursos no mercado que podem influenciar o projeto. Banco de dados comerciais verificar a existência de informações relativas a custos de recursos (lista de preços de materiais, equipamentos, mão-deobra, serviços especiais, etc...).

20 FERRAMENTAS E TÉCNICAS: 1) Opinião especializada Outras unidades da organização; Consultoria; Partes interessadas; Grupos e associações técnicas; Fornecedores e fabricantes; Escritório de projetos (PMO).

21 FERRAMENTAS E TÉCNICAS: 2) Estimativa análoga (top-down) Utiliza de opinião especializada para estimar os custos do projeto atual com base nos custos de projetos anteriores. Utilizada na fase inicial do projeto. 3) Estimativa paramétrica Utiliza valores relacionados ao consumo de recursos por unidade de medida definidos através de estudos de massa do produto. Utilizada na estimativa de custos das atividades do projeto.

22 FERRAMENTAS E TÉCNICAS: 4) Estimativa bottom-up Considera o custo de cada elemento de trabalho no nível mais detalhado possível. A somatória dos custos nesse nível compõe o custo imediatamente superior, sucessivamente até atingir a estimativa de custos desejada.

23 FERRAMENTAS E TÉCNICAS 5) Estimativa de três pontos Considera a questão dos riscos na estimativa de custos das atividades, através da construção e possibilidade da ocorrência de cenários específicos.

24 FERRAMENTAS E TÉCNICAS 5) Estimativa de três pontos Custo mais provável (Cmp): baseado no estabelecimento de esforços realistas e despesas previstas para as atividades; Custo otimista (Co): baseado na análise do cenário mais otimista possível para a execução da atividade. Custo pessimista (Cp): baseado na análise do cenário mais pessimista possível.

25 Estimativa de três pontos Fonte: INÊZ, Patrícia (2011)

26 FERRAMENTAS E TÉCNICAS: 6) Análise das reservas: As reservas de contingência deverão ser analisadas de forma criteriosa para se evitar estimativas exageradas. 7) Software de gerenciamento de projetos;

27 FERRAMENTAS E TÉCNICAS: 8) Análise da proposta do fornecedor: Utilização de consulta a fornecedores credenciados, com conhecimento e confiabilidade para exposição e apresentação de custos.

28 FERRAMENTAS E TÉCNICAS: 9) Custo da qualidade Incorridos na obtenção da qualidade ou atribuído à falta de qualidade do produto ou serviço do projeto.

29 FERRAMENTAS E TÉCNICAS: 9) Custo da qualidade Custos do sistema da qualidade: Custos do sistema da qualidade incorridos na implantação e gestão do sistema da qualidade; Custos de avaliação incorridos no alcance e manutenção dos requisitos da qualidade do produto ou serviço; Custos de marketing incorridos em pesquisas para definição de critérios de aceitação e satisfação do cliente.

30 FERRAMENTAS E TÉCNICAS: 9) Custo da qualidade Custos da não qualidade: Custo de falhas internas incorridas no ambiente da empresa (da concepção à fabricação) Custo de falhas externas incorridas após a entrega do produto ou serviço ao cliente ou usuário

31 SAÍDAS: 1) Estimativa de custos 2) Detalhes da estimativa de custos Informações que originaram a estimativa de custo da atividade deverão ser listadas detalhadamente, para rastreabilidade, verificação e comparação com o custo real da atividade. 3) Atualizações dos documentos do projeto Registro de riscos e qualquer outro documento relacionado a esse processo.

32 Processo de agregar os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha base de custos.

33 ENTRADAS: 1) Estimativa de custos da atividade 2) Detalhes da estimativa informações originárias dos custos da atividade. 3) Linha de base do escopo: Declaração do escopo do projeto; EAP; Dicionário da EAP.

34 ENTRADAS: 4) Cronograma do projeto informações de início e fim utilizadas como base para definição dos recursos financeiros ao longo do ciclo de vida do projeto; 5) Calendário de recursos existência de trabalhos em dias ou horários especiais que demandam pagamento de valores adicionais.

35 ENTRADAS: 6) Contrato custos com aquisições e contratações, pagamentos e demais custos oriundos de contratos; 7) Análise de processos organizacionais

36 FERRAMENTAS E TÉCNICAS: 1) Agregação de custos As estimativas de custos da atividade do cronograma são agregadas por pacotes de trabalho de acordo com a EAP. As estimativas de custos do pacote de trabalho são então agregadas para os níveis mais altos de componentes da EAP, como contas de controle, e finalmente para todo o projeto.

37 FERRAMENTAS E TÉCNICAS: 2) Análise das reservas valores definidos para a cobertura de gastos com riscos não previstos no projeto. 3) Opinião especializada 4) Relacionamentos históricos fornecimentos e contratações anteriores que possam fornecer informações para estimativas paramétricas ou análogas.

38 FERRAMENTAS E TÉCNICAS: 5) Reconciliação dos limites de financiamento comparação e adequação dos valores de orçamento com os valores de financiamento definidos pelo cliente ou organização.

39 SAÍDAS: 1) Linha de base dos custos Valor final do orçamento, adequado e reconciliado aos limites de financiamento, para comparação com os custos reais. Linha de base dos custos do projeto Fonte: MENEZES, L.C.M (2009)

40 Tema 6 Gerenciamento dos Custos no Gerenciamento de Projetos SAÍDAS: 2) Necessidade de financiamento do projeto: Derivada da linha de base de custos com o acréscimo da margem para prever um início mais acelerado ou estouro nos custos. Linha de base de custos, gastos e requisitos de recursos financeiros Fonte: PMBOK 4ª Edição (2009)

41 SAÍDAS: 3) Atualização de documentos do projeto Devem ser atualizados, mas não limitados somente a estes, os seguintes documentos do projeto: o Registro de riscos; o Estimativa de custos; o Cronograma do projeto.

42 4) PLANO DE GERENCIAMENTO DE CUSTOS DO PROJETO Documento que formaliza as atividades relativas à execução e atualização das estimativas de custos e orçamento do projeto. Também define as pessoas autorizadas a efetuar as alterações.

43 Tema 6 Gerenciamento dos Custos no Gerenciamento de Projetos Plano de Gerenciamento de Custos Fonte: NOCERA (2009)

44 Tema 6 Gerenciamento dos Custos no Gerenciamento de Projetos Planilha para composição de custos unitários Fonte: NOCERA (2009)

45 Fonte: MENEZES (2009)

46 CONTROLE DOS CUSTOS NO GERENCIAMENTO DO PROJETO

47 Processo de monitorar o andamento do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciar as mudanças feitas na linha de base dos custos. Processo Controlar os custos PMBOK 4ª Edição Fonte: Adaptado de VARGAS (2011)

48 O controle dos custos do projeto inclui: Controlar os fatores que criam mudanças na linha de base dos custos; Garantir que houve um acordo em relação às mudanças solicitadas; Monitorar as mudanças reais quando e conforme ocorrem; Garantir que os possíveis estouros nos custos não ultrapassam o financiamento autorizado periodicamente e no total para o projeto;

49 Monitorar o desempenho de custos para detectar e compreender as variações em relação à linha de base dos custos; Registrar exatamente todas as mudanças adequadas em relação à linha de base dos custos; Evitar que mudanças incorretas, inadequadas ou não aprovadas sejam incluídas nos custos relatados ou na utilização de recursos; Informar as partes interessadas sobre mudanças aprovadas; Agir para manter os estouros nos custos esperados dentro dos limites aceitáveis.

50 ENTRADAS: 1) Plano de gerenciamento do projeto Define os tipos e quantidades de recursos necessários para execução de cada atividade. 2) Necessidade de financiamento do projeto Recursos totais necessários, incluídos na linha de base de custos, mais as reservas de gerenciamento, se existirem.

51 ENTRADAS: 3) Informações sobre o desempenho do trabalho Informações do progresso do projeto, tais como: entregas que foram iniciadas; progressos das entregas; entregas concluídas. 4) Ativos de processos organizacionais Políticas, procedimentos, ferramentas, modelos de controle de custos existentes na organização.

52 FERRAMENTAS E TÉCNICAS: 1) Gerenciamento do Valor Agregado Metodologia utilizada para integrar escopo, cronograma e recursos, que consiste em medir objetivamente o desempenho e o progresso do projeto comparando custos (real e planejado) e valor agregado.

53 TÉCNICA DO VALOR AGREGADO (TVA)

54 Técnica do Valor Agregado (TVA) A TVA consiste na comparação de três curvas de desempenho: a) Custo Orçado do Trabalho Agendado (COTA), Valor Planejado (VP) ou Planned Value (PV): Custo da linha de base de uma atividade ou elemento da EAP até a data de status escolhida.

55 Técnica do Valor Agregado (TVA) b) Custo Orçado do Trabalho Realizado (COTR), Valor Agregado (VA) ou Earned Value (EV): Valor do trabalho realizado de uma atividade ou elemento da EAP até a data de status.

56 Técnica do Valor Agregado (TVA) c) Custo Real do Trabalho Realizado (CRTR), Custo Real (CR) ou Actual Cost (AC): Custo real necessário para concluir a atividade ou elemento da EAP até a data des status

57 Técnica do Valor Agregado (TVA) d) Indicadores de desempenho: Variação de prazos (VPR) Diferença, em termos de custo, entre o progresso atual e o programado na linha de base, na data de status. VPR = VA VP VPR>0: Indica que o projeto encontra-se adiantado; VPR<0: Indica que o projeto encontra-se atrasado;

58 Técnica do Valor Agregado (TVA) Variação de custos (VC) Diferença entre o valor que a atividade deverá ter custado e o valor real do custo, em relação a data de status VC = VA CR VC>0 : Indica o projeto gasta menos que o esperado; VC<0: Indica que o projeto gasta mais que o esperado.

59 Técnica do Valor Agregado (TVA) Índice de desempenho do prazo (IDP) Mede o progresso dos trabalhos realizados contrapondo-se ao trabalho planejado na data de status IPD = VA / VP IDP>1: Indica o projeto encontra-se adiantado IDP<1: Indica que o projeto encontra-se atrasado

60 Técnica do Valor Agregado (TVA) Índice de desempenho dos custos (IDC) Mede o valor dos trabalhos realizados contrapondo-se ao custo real dos mesmos na data de status IDC = VA / CR IDC>1: Indica o projeto gasta menos que o esperado; IDC<1: Indica o projeto gasta menos que o esperado

61 Técnica do Valor Agregado (TVA) e) Previsões: Orçamento no término (ONT) É o custo total planejado para a realização do projeto.

62 Técnica do Valor Agregado (TVA) Estimativa para terminar (EPT) É o custo que se espera gastar, a partir da data de status, para concluir a atividade. EPT = ENT CR

63 Técnica do Valor Agregado (TVA) Estimativa no término (ENT) É o custo total esperado para concluir uma atividade, com base no desempenho do projeto até a data de status. ENT = CR + EPT

64 Técnica do Valor Agregado (TVA): Considerações quanto calcular a Estimativa no término (ENT) para um projeto: Considerando-se a execução do trabalho restante no ritmo orçado: ENT = CR + ONT VA Para o trabalho executado, considerando-se o Índice de Desempenho dos Custos (IDC) presente: ENT = ONT / IDC

65 Técnica do Valor Agregado (TVA) Considerações quanto calcular a Estimativa no término (ENT) de para um projeto: Para o trabalho executado, considerando-se os Índice de Desempenho dos Custos e de Prazo presente: ENT = CR+ [(ONT-VA) / (IDC x IDP)]

66 Técnica do Valor Agregado (TVA) Variação ao término (VAT) É a variação prevista, na data de status, entre o valor orçado na linha de base e o valor que se espera gastar até a conclusão da atividade VAT = ONT ENT

67 Valor agregado, valor planejado e custos reais Fonte (Adaptado do Guia PMBOK 4ª Edição) Exemplo de aplicação Valor agregado, valor planejado e custos reais Fonte

68 LIÇÃO DE CASA: Resolver a Lista de Atividades 7 ATV 7: Gerenciamento dos Custos no Gerenciamento do Projeto

69 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: INÊZ, Patrícia Gerenciamento do Tempo, página eletrônica MENEZES, L.C.M Gestão de Projetos, São Paulo, SP, Editora Atlas. NOCERA, R.J. 2009, Gerenciamento de Projetos, Teoria e Prática, Santo André,SP, Ed. do Autor. JERONYMO, M. 2011, página eletrônica PMI Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Newton Square-PA, EUA.

70 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: MELO, Maury Guia de Estudo para o Exame PMP: Alinhado ao PMBOK 4ª Edição, Rio de Janeiro, RJ, Brasport. FILHO, Armando T Gerenciamento de Projetos em 7 passos: Uma abordagem prática, São Paulo, SP, Makron Books Editora Ltda. VARGAS, Ricardo V Fluxo de processos PMBOK, 4ª Edição, página eletrônica VALERIANO, D. 2005, Moderno Gerenciamento de Projetos, São Paulo, SP, Pearson Prentice Hall.

Gerenciamento de Custos de Projetos. Parte 06. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento de Custos de Projetos. Parte 06. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento de Custos de Projetos Parte 06 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento dos Custos do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento dos Custos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento dos Custos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Esta etapa inclui processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto,

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto. Luiz Leão Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Planejamento de Custos Estimativas de Custo Elaboração do Orçamento Controle dos Custos

Leia mais

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI FINANÇAS EM PROJETOS DE TI 2012 Material 6.1 Prof. Luiz Carlos Valeretto Jr. 1 Work Breakdown Structure (WBS) ou Estrutura Analítica do Projeto (EAP) Gerenciamento do Escopo do Projeto Criar a EAP é o

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento dos custos Prof. Robson Almeida Gerenciamento dos Custos Inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos e controle de custos, de modo que

Leia mais

7. Gerenciamento dos Custos do Projeto. Bruno Hott

7. Gerenciamento dos Custos do Projeto. Bruno Hott 7. Gerenciamento dos Custos do Projeto Bruno Hott 7. Gerenciamento dos Custos do Projeto Introdução O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos,

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento do Tempo O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos,

Leia mais

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de

Leia mais

Gestão de Projetos. Gerenciamento dos Custos

Gestão de Projetos. Gerenciamento dos Custos Gestão de Projetos Gerenciamento dos Custos Gerenciamento dos Custos 1. Planejar o gerenciamento dos custos. 2. Estimar os custos. 3. Determinar o orçamento. 4. Controlar os custos. Relação entre os processos

Leia mais

GERENCIAMENTO DE CUSTOS DO PROJETO (PARTE I - Teoria)

GERENCIAMENTO DE CUSTOS DO PROJETO (PARTE I - Teoria) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO DE CUSTOS DO PROJETO (PARTE I - Teoria) EQUIPE: TC_045 - GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROFESSORA: ELAINE SOUZA MARINHO DEFINIÇÃO

Leia mais

Projeto - Feedback. Plano de Gerenciamento do Projeto Relatório

Projeto - Feedback. Plano de Gerenciamento do Projeto Relatório Projeto - Feedback Plano de Gerenciamento do Projeto ÍNDICE 1 SUMÁRIO EXECUTIVO 1.1 Introdução 1.2Objetivo do Projeto 1.3 Justificativa do Projeto 2 ESCOPO 2.1 Plano de Gerenciamento do Escopo 2.2 Escopo

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos L.F. Perondi 22.08.2011 Gerenciamento de Custos I Introdução II Estimativas

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Planejamento dos Custos

Planejamento dos Custos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Planejamento dos Custos Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Limites do 1

Leia mais

Ementa 03/09/2009. Gerencia de projetos

Ementa 03/09/2009. Gerencia de projetos Gerência de Projetos II Custos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com http://www.bolinhabolinha.com Gerencia de projetos Histórico e fundamentos Metodologias Gerenciamento da Integração de um

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos ÁREAS DE CONHECIMENTO Nós já sabemos que o Guia PMBOK é dividido em 10 áreas do conhecimento relacionadas ao

Leia mais

Mestre em ciência e tecnologia nuclear pelo CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear), Certificada PMP (Project Management Professional)

Mestre em ciência e tecnologia nuclear pelo CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear), Certificada PMP (Project Management Professional) Mestre em ciência e tecnologia nuclear pelo CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear), Certificada PMP (Project Management Professional) pelo PMI desde 2005, membro do PMI (Project Management

Leia mais

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO O gerenciamento dos custos inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que

Leia mais

Gerenciamento do Valor Agregado

Gerenciamento do Valor Agregado Gerenciamento do Valor Agregado Questões a serem respondidas: PASSADO PRESENTE FUTURO Estamos no cronograma? Estamos no custo? Quais são os desvios significantes? Por que temos desvios? Quem é o responsável?

Leia mais

A gestão do custo do projeto inclui os processos de planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gestão e controle de custo;

A gestão do custo do projeto inclui os processos de planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gestão e controle de custo; Aula 13 1 2 A gestão do custo do projeto inclui os processos de planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gestão e controle de custo; O objetivo principal é a conclusão do projeto dentro do

Leia mais

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento do Tempo Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. O modelo do cronograma é uma representação

Leia mais

SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP

SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP Nível Básico Página 0 de 5 51) Das opções abaixo qual encontra-se no Termo de Abertura? a) Uma estratégia de gerenciamento dos riscos. b) Estimativas de pacotes de trabalho.

Leia mais

DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS

DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE CUSTOS Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2018 2 Custo Valor dos bens e serviços consumidos na produção de

Leia mais

DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 11/04/2016. PROFA. MSc. HELOISA F. CAMPOS 1

DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 11/04/2016. PROFA. MSc. HELOISA F. CAMPOS 1 SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO DE CUSTOS Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 DEFINIÇÕES Custo: Valor dos bens e serviços consumidos na produção de outros bens e serviços.

Leia mais

Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão

Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão Guia do Conhecimento em de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão OBSERVAÇÃO: Esta errata pertence apenas às primeira e segunda impressões do Guia PMBOK - Sexta edição. Para confirmar

Leia mais

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento do Tempo de Projetos Parte 05 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 12 Tema: Estudo de viabilidade

Leia mais

Agenda Encontro II. Escopo Dúvidas do Fórum Escopo Outras Dúvidas Escopo Seleção de alguns slides Escopo Outras questões simulado

Agenda Encontro II. Escopo Dúvidas do Fórum Escopo Outras Dúvidas Escopo Seleção de alguns slides Escopo Outras questões simulado Blended PMP Encontro Presencial II Instrutor: Andriele Ribeiro Agenda Encontro II Escopo Dúvidas do Fórum Escopo Outras Dúvidas Escopo Seleção de alguns slides Escopo Outras questões simulado Tempo Dúvidas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 1. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos 22.08.2011 Gerenciamento de Custos I Introdução II Estimativas de Custos

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Gerenciamento de integração de Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Interação dos processos de gerenciamento de s Interação dos processos de gerenciamento de s Mapeamento grupos de

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 07 Tema: Gerenciamento

Leia mais

PMBOK Processo Planejamento

PMBOK Processo Planejamento PMBOK Processo Planejamento Profª Andrea Padovan Jubileu PMBOK Iniciação Planeja mento Controle Execução Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do

Leia mais

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO Introdução Inclui os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo. O seqüenciamento de atividades, a estimativa de recursos da atividade, a estimativa

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Formação em Gerenciamento de Projetos

Formação em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos A perspectiva de uma carreira promissora em gerenciamento de projetos é muito evidente. Alex Brasil Conheça os 3 cursos de Gestão de Projetos da

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 4 Gerenciamento de Tempo. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 4 Gerenciamento de Tempo. Luiz Leão Unidade 4 Gerenciamento de Tempo Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Identificação das atividades Sequenciamento de atividades Estimativa de Recursos Estimativas

Leia mais

Planejamento e Desempenho de Custos. Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida

Planejamento e Desempenho de Custos. Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida Planejamento e Desempenho de Custos Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida O que é um orçamento? É o planejamento financeiro para um determinado projeto. Objetivo da aula: apresentar

Leia mais

Simulado Questões

Simulado Questões Simulado 1 100 Questões 1) Das alternativas apresentadas abaixo, qual não é considerada uma das ferramentas do processo Realizar o Controle da Qualidade? a) Auditoria da Qualidade. b) Diagrama de Pareto.

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

Gestão de Projetos 26/05/2013

Gestão de Projetos 26/05/2013 Grupo de Processos de Planejamento Unidade 06 www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 2 Grupos de Processos de Planejamento A equipe de gerenciamento utiliza o Grupo de Processos de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 31/03/2015 GESTÃO DO TEMPO CRONOGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 31/03/2015 GESTÃO DO TEMPO CRONOGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. : Heloisa Campos GESTÃO DO TEMPO GESTÃO DO ESCOPO DEFINIDA Definir as atividade; Sequenciar

Leia mais

Informações adicionais: Prazo restante para a conclusão do empreendimento 6 meses

Informações adicionais: Prazo restante para a conclusão do empreendimento 6 meses CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO DE EMPREENDIENTOS Prof. Dr. José Francisco Pontes Assumpção jfassumpcao@uol.com.br ESTUDO DE CASO 01 ANÁLISE DE EVA EM PROJETOS Considere para o estudo

Leia mais

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto 1 Introdução Vamos pensar um pouco? 2 Introdução Porquê gerenciar o tempo? Como saber se chegaremos nos objetivos no prazo estimado? Planejar e Controlar 3

Leia mais

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP Neste curso você aprimora suas técnicas de gestão de projetos ao mesmo tempo em que forma a base de

Leia mais

Com relação ao planejamento, gerenciamento, execução, fiscalização e controle de obras públicas, julgue o item subsecutivo.

Com relação ao planejamento, gerenciamento, execução, fiscalização e controle de obras públicas, julgue o item subsecutivo. 40.(TRE-RS/CESPE/2015) Considere que uma obra foi orçada em R$ 100.000,00. A diretoria da empresa apontou que deseja uma taxa de lucratividade de 12% do preço de venda e o orçamentista verificou que os

Leia mais

Gerenciamento de custos. Marcelo Sakamori

Gerenciamento de custos. Marcelo Sakamori Gerenciamento de custos Marcelo Sakamori Quais são as maiores falhas que ocorrem em um projeto? Gerenciamento de custos Gerenciamento de custos Porque o gerenciamento de custos é importante? Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PMP-Prep Master Class. Direitos autorais OBJETIVO DO MÓDULO

Gerenciamento de Projetos PMP-Prep Master Class. Direitos autorais OBJETIVO DO MÓDULO Gerenciamento de Projetos PMP-Prep Master Class Modulo 05 Custo Gerhard Tekes, PMP, OPM3-CC 2009 3PTA Tekes e Associados Serv. Gerenciais Ltda., cursos@3pta.com.br, (71) 3012.6611 Slide 1 Direitos autorais

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos 30.08.2010 Gerenciamento de Custos I Introdução II Estimativas de Custos

Leia mais

A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI).

A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). Com o acompanhamento pós-curso você terá uma aplicação mais eficiente

Leia mais

40h. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! Master PMP.

40h. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! Master PMP. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! A Clarify é um provedor de serviços educacionais homologado pelo PMI Carga-horária: 40h Curso preparatório Adequado às novas regras da prova Orientações

Leia mais

Formação em Gerenciamento de Projetos

Formação em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos A perspectiva de uma carreira promissora em gerenciamento de projetos é muito evidente. Alex Brasil Conheça os 3 cursos de Gestão de Projetos da

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 04

Evandro Deliberal     Aula 04 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 04 Agenda PMBOK PMI Iniciação Planejamento Ênfase em Escopo e Prazo Execução

Leia mais

Earned Value Management. Gerenciamento do Valor Agregado

Earned Value Management. Gerenciamento do Valor Agregado Earned Value Management Gerenciamento do Valor Agregado hermano@cin.ufpe.br EVM Earned Value Management Análise de Valor Agregado Método para relato do status do projeto em termos de custo e tempo Permite

Leia mais

AULA 2 ESTIMAR CUSTOS EM PROJETOS 3 CHAVES DE RESPOSTA 19

AULA 2 ESTIMAR CUSTOS EM PROJETOS 3 CHAVES DE RESPOSTA 19 1 AULA 2 ESTIMAR CUSTOS EM PROJETOS 3 APRESENTAÇÃO 3 CONTEÚDO 4 ESTIMAR CUSTOS 4 ESTIMAR CUSTOS ENTRADA 6 ESTIMAR CUSTOS FERRAMENTAS E TÉCNICAS 8 ESTIMAR CUSTOS SAÍDAS 11 ATIVIDADE PROPOSTA 13 EXERCÍCIOS

Leia mais

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gestão de Projetos Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gerenciamento da Integração 1. Gerenciamento da Integração e seus objetivos. 2. Desenvolver o termo de abertura. 3. Desenvolver o

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do escopo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Escopo Sendo o primeiro passo do Planejamento do Projeto, esta fase identifica e documenta o trabalho que produzirá

Leia mais

Áreas de Conhecimento: Integração. Prof. Gilberto Porto

Áreas de Conhecimento: Integração. Prof. Gilberto Porto Áreas de Conhecimento: Integração Prof. Gilberto Porto Áreas de Conhecimento - Gerenciamento de integração Processos e atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos, que são

Leia mais

Simulado "ESCOPO PMP"

Simulado ESCOPO PMP Pá gina 1 de 11 Simulado "ESCOPO PMP" Simulado do PMI por Jackson Leonardo das Neves Albino 26 de January de 2012 Pá gina 2 de 11 Disciplinas e temas deste simulado Gerenciamento do Escopo do Projeto (13

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Gerenciamento de Custos em Projetos: A Visão do PMBok

Gerenciamento de Custos em Projetos: A Visão do PMBok Gerenciamento de Custos em Projetos: A Visão do PMBok Definições... Gerenciamento de Custos do Projeto O gerenciamento de custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação

Leia mais

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Disciplina: Gerência De Projetos Bruno Tenório Da Silveira Lopes Fernando David Leite Thiago Abelha Isaac Salvador Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa elisa@icmc.usp.br Sumário

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 03 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Capítulo 4 Gerenciamento da integração do projeto

Capítulo 4 Gerenciamento da integração do projeto Capítulo 4 Gerenciamento da integração do projeto O Gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 05 Tema: Gerenciamento

Leia mais

AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO PROJETO

AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO PROJETO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DEECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DEEMPRESAS AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

Gerenciamento do Valor Agregado Aplicação na Construção Civil

Gerenciamento do Valor Agregado Aplicação na Construção Civil Faculdade Ietec Pós-graduação Gestão de Projetos - Turma nº 166 19 de fevereiro de 2018 Gerenciamento do Valor Agregado Aplicação na Construção Civil Izabela de Melo Moura Costa Engenheira de Produção

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto

Gerenciamento do Escopo do Projeto Gerenciamento do Escopo do Projeto Ricardo Yugue Farmacêutico, MSc, MBA e PMP 2009-2018 Yugue Assessores Todos os direitos reservados Problemas que ocorrem com mais frequência nos projetos da organização

Leia mais

Este artigo apresenta uma variante sobre

Este artigo apresenta uma variante sobre Biblioteca Virtual PMI 2010 Remi St-Martin e David Fannon Gerenciamento do Valor Agregado do Trabalho em Progresso ( Trabalhando para um GVA em Forma?) Por Remi St-Martin, PMP e David Fannon, PMP Este

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento do Tempo O gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessário para gerenciar o término pontual do projeto.

Leia mais

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos Gerência do Escopo Gestão de Projetos Estrutura da Gerência de Projetos PMBOK Estrutura Básica Estrutura da Gerência Integração (Coordenação) Custo (Orçamento) Comunicação (Informações) Escopo (Requisitos)

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do tempo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Tempo Envolve os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no tempo previsto. Processos Iniciação

Leia mais

PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS 1

PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS 1 SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DA INTEGRAÇÃO DE PROJETOS Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 Integração: Processos necessários para assegurar que

Leia mais

Áreas de Conhecimento: Integração. Prof. Gilberto Porto

Áreas de Conhecimento: Integração. Prof. Gilberto Porto Áreas de Conhecimento: Integração Prof. Gilberto Porto Áreas de Conhecimento - Gerenciamento de integração Processos e atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos, que são

Leia mais

Exemplo Simples de Utilização de Gerenciamento de Valor Agregado como Ferramenta para Tomada de Decisão. Autor: Prof. Marcel Fleming Santos, PMP

Exemplo Simples de Utilização de Gerenciamento de Valor Agregado como Ferramenta para Tomada de Decisão. Autor: Prof. Marcel Fleming Santos, PMP Exemplo Simples de Utilização de Gerenciamento de Valor Agregado como Ferramenta para Tomada de Decisão Autor: Prof. Marcel Fleming Santos, PMP Técnica para permitir o acompanhamento da performance de

Leia mais

PMBOK - Project Management Body of Knowledge PORTUGUÊS

PMBOK - Project Management Body of Knowledge PORTUGUÊS PMBOK - Project Management Body of Knowledge PORTUGUÊS Sr(as) Gerentes de Projeto, O PMBOK, compilado pela expertise do PMI Project Management Institute, é a linha mestra que nos conduz ao conhecimento

Leia mais

Áreas de Conhecimento: Integração. Prof. Gilberto Porto

Áreas de Conhecimento: Integração. Prof. Gilberto Porto Áreas de Conhecimento: Integração Prof. Gilberto Porto Áreas de Conhecimento - Gerenciamento de integração Processos e atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos, que são

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F. Perondi 11.07.2011 PMBOK 1. Grupo de processos de inicialização 2. Grupo de processos de planejamento 3. Grupo

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 9 Monitoramento e Controle Andréa Magalhães Magdaleno

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 9 Monitoramento e Controle Andréa Magalhães Magdaleno Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 9 Monitoramento e Controle Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.01 Agenda Monitoramento e Controle Métodos ágeis Gráfico de burndown Métodos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Parte II. Prof. Rodolfo Miranda de Barros

Gerenciamento de Projetos Parte II. Prof. Rodolfo Miranda de Barros Gerenciamento de Projetos Parte II Prof. Rodolfo Miranda de Barros rodolfo@uel.br Gerenciamento de Tempo O principal objetivo dessa área é garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo determinado;

Leia mais

Gerenciamento do Escopo

Gerenciamento do Escopo Gerenciamento do Escopo Projeto - Ciclo de Vida Fases 3 EXECUÇÃO / CONTROLE 4 FECHAMENTO NÍVEL DE ATIVIDADE 1 CONCEPÇÃO / INICIAÇÃO 2 PLANEJAMENTO TEMPO Objetivos Apresentar os processos, ferramentas e

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto será implementado no prazo previsto.

Leia mais

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO DO PROJETO Gestão de Projetos de Infraestrutura Luciano Rodrigues de Souza GESTÃO DO TEMPO Começar um trabalho sem planejá-lo primeiro, ou seja, partir para o AGIR antes do PENSAR em como agir. Fazer atividades

Leia mais

Título da apresentação Curso Gestão de Projetos I (Verdana, cor branca) Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS

Título da apresentação Curso Gestão de Projetos I (Verdana, cor branca) Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS Título da apresentação Curso Gestão de Projetos I (Verdana, cor branca) Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS Prof. Instrutor Elton Siqueira (a) (Arial Moura preto) CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS I

Leia mais

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Vamos aprender um pouco mais sobre os grupos de processos dentro do Gerenciamento de Projetos. Basicamente são 5 grupos de processos, que são os estados

Leia mais

Simulado "1.Introdução"

Simulado 1.Introdução Pá gina 1 de 7 Simulado "1.Introdução" Simulado do PMI por Antônio Augusto 17 de March de 2012 Pá gina 2 de 7 Disciplinas e temas deste simulado 01 - Introdução ao gerenciamento de projetos (3 questões)

Leia mais

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos

Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos Author : Mauro Sotille Date : 17 de setembro de 2013 1. Qual a diferença entre o plano de gerenciamento do escopo e a declaração (ou especificação) do escopo

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Informações Bibliografia VALERIANO, D. L. Gerência em projetos. São Paulo: Makron Books, 1998 Ementa 1. Gerencia de projetos 1.1 Histórico

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO Curso: Disciplina: Pré-Requisitos: - I D E N T I F I C A Ç Ã O Especialização em Engenharia de Software Gerência de Projetos (GEP) CH: 45 h/a Curso: Engenharia de Software Professor: Pablo Schoeffel (pablo.schoeffel@udesc.br)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA MBA GERENCIAMENTO DE OBRAS. TÉCNICAS PARA PLANEJAMENTO DE EMPREENDIMENTOS: Conceitos e Instrumentos

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA MBA GERENCIAMENTO DE OBRAS. TÉCNICAS PARA PLANEJAMENTO DE EMPREENDIMENTOS: Conceitos e Instrumentos UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA MBA GERENCIAMENTO DE OBRAS TÉCNICAS PARA PLANEJAMENTO DE EMPREENDIMENTOS: Conceitos e Instrumentos Abril/07 Prof. Dr. José Francisco Pontes Assumpção Escola

Leia mais