Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3"

Transcrição

1 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

2 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM... 3 Acessar o Programa Digital por meio do Portal COC Educação... 3 Acessar o Programa Digital pelo endereço do sistema... 5 Esqueci minha senha... 5 Explorer Curricular... 6 Meus Roteiros... 8 Visualizar o Roteiro... 9 Navegar pelo roteiro... 9 Visualizar Relatórios de Roteiro... 0 Gráfico... 3 Lançar Nota... 5 Corrigir Atividade Discursiva... 8 Orientação... 9 Corrigir outra atividade do mesmo Aluno... 2 Corrigir atividade de outro aluno da mesma turma... 2 Alterar turma Corrigir Atividade Upload Filtro Relatório de Curso Minhas Mensagens Fechar Minhas Mensagens Sair do Dashboard... 37

3 Manual GA, Papel Professor 3/ 37 ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM Para acessar o Programa Digital é necessário ter login e senha. Estes dados são encaminhados automaticamente pelo sistema quando você for cadastrado, caso não tenha recebido verifique na sua escola. É possível acessar o Projeto de três maneiras: Por meio do Portal COC Educação; Pelo endereço do Programa; Utilizando o tablet via aplicativo. Acessar o Programa Digital por meio do Portal COC Educação Para acessar o Gerenciador de Aprendizagem por meio do Portal COC Educação, é necessário utilizar seu login de acesso ao Portal, que é diferente do login de acesso ao Gerenciador de Aprendizagem. Digite, na barra de endereço do navegador, o endereço do Portal COC Educação: Digite o seu usuário e senha de acesso ao Portal.

4 Manual GA, Papel Professor 4/ 37 Clique no ícone Projeto Digital, como indica a figura a seguir. Clique Aqui! Projeto Digital Após clicar no ícone do Programa Digital, clique sobre o ícone do Gerenciador de Aprendizagem. Clique no Link. A tela de acesso ao sistema abrirá. Entre com seu login e senha.

5 Manual GA, Papel Professor 5/ 37 Acessar o Programa Digital pelo endereço do sistema Para acessar o sistema diretamente, na barra de endereço do seu navegador digite o endereço que abrirá a tela inicial, como ilustra a figura acima. Esqueci minha senha Caso tenha esquecido sua senha, clique em Esqueci minha senha, digite seu login, em seguida clique em Enviar, dentro de alguns minutos você receberá em sua caixa de um link para redefinir uma nova senha. Caso não receba o entre em contato com a central de atendimento pelo ou pelo telefone (6) Digite seu usuário e senha do sistema e em seguida clique em login, depois selecione o papel Professor.

6 Manual GA, Papel Professor 6/ 37 Após fazer o login no sistema aparecerá a seguinte tela: Explorer Curricular Neste item ficam disponíveis roteiros complementares onde os alunos não são avaliados. Para abrir um roteiro, clique no item desejado e vá navegando até chegar aos roteiros. Clique no roteiro desejado e, em seguida, no ícone.

7 Manual GA, Papel Professor 7/ 37 Visualizar Roteiro Após clicar no ícone abrirá uma nova pagina com o roteiro. Nota: Para ver a navegação das abas e como responder os exercícios interativos vá até a página 08 deste manual.

8 Manual GA, Papel Professor 8/ 37 Meus Roteiros Em Meus Roteiros ficam disponíveis os roteiros que foram aplicados para os alunos. Nesta janela o professor poderá:

9 Manual GA, Papel Professor 9/ 37 Visualizar Roteiro; Visualizar Relatórios de Roteiro; Lançar nota; Relatório de Curso. Visualizar o Roteiro Para acessar o roteiro clique sobre o roteiro desejado, em seguida clique no ícone. Abrirá uma nova página ou guia com o roteiro, semelhante ao exemplo anterior (Explorer curricular). Clique na Aba Navegar pelo roteiro Para abrir um Tópico, ou atividade, clique sobre a aba que deseja abrir.

10 Manual GA, Papel Professor 0/ 37 Clique no slide Clique no slide do tópico para abri-lo. Clique aqui para ir para próxima página! Caso queira abrir outro slide, há duas opções de navegação: clicar novamente em uma aba e em seguida no slide desejado ou utilizar as setas da parte inferior da tela para navegar entre os tópicos e slides de uma mesma aba. Visualizar Relatórios de Roteiro

11 Manual GA, Papel Professor / 37 O relatório permite ao professor acompanhar o andamento da turma nas atividades do roteiro, por meio do relatório é possível ter uma visão geral da turma, bem como o acompanhamento individual dos alunos. Para acessar o Relatório, em Meus Roteiros clique sobre o Roteiro em seguida clique em Visualizar Relatórios de Roteiro. Clique no Roteiro! Visualizar Relatórios Aparecerá a seguinte tela:

12 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Clique no nome do roteiro. Será exibido o modo de consulta e visualização das legendas. Clique aqui, para selecionar uma turma. Percentual de alunos que não iniciaram a resolução dos exercícios. Percentual de alunos que estão com a resolução dos exercícios em andamento. Percentual de alunos que estão com a resolução dos exercícios em andamento. Percentual de alunos que estão com a resolução dos exercícios em andamento. Para listar os alunos clique no percentual que deseja visualizar.

13 Manual GA, Papel Professor 3/ 37 Para realizar a consulta por questão, clique no nome do roteiro, atividades em seguida escolha a questão. Depois clique no percentual que deseja visualizar. Gráfico

14 Manual GA, Papel Professor 4/ 37 O gráfico apresenta o status de alunos x intervalo de notas, no caso abaixo é apresentado os dados de todo o roteiro.

15 Manual GA, Papel Professor 5/ 37 Neste gráfico é apresentado o apresenta o status de alunos x intervalo de notas de uma determinada atividade. Lançar Nota O sistema permite fazer o lançamento das notas em três momentos, através do ícone lançar nota na tela inicial e também em qualquer momento em que estiver visualizando os relatórios. Para lançar nota selecione o roteiro ou um nível do mesmo, em seguida clique no ícone lançar nota, como ilustra a figura a seguir:

16 Manual GA, Papel Professor 6/ 37 Selecione o Roteiro! Lançar Nota Lançar nota através da visualização do Relatório Lançar nota

17 Manual GA, Papel Professor 7/ 37 Selecionando o nível do roteiro o sistema irá abrir a tela de correção com todos os alunos cadastrados neste roteiro. Nome da Turma Nome do roteiro Nome do Aluno Filtro Aluno anterior Próximo Aluno Nome da atividade Resposta do aluno Clique aqui para digitar a nota do aluno. Clique em Salvar Notas. Lembrando que somente as questões Discursivas e de Upload, podem ser corrigidas pelos professores, as demais são corrigidas automaticamente pelo sistema.

18 Manual GA, Papel Professor 8/ 37 Corrigir Atividade Discursiva Para corrigir a questão digite o valor ao lado esquerdo da tela, após digitar a nota clique em Salvar Notas, no canto inferior direito. Áreas de resposta Clique aqui para digitar a nota do aluno. Clique em Salvar Notas. Alguns exercícios discursivos podem ter mais de uma alternativa, portanto cada alternativa terá sua área de resposta, para visualiza-as, clique em áreas de resposta, e em seguida selecione a área desejada. Note que ao lado da nota, tem o botão Concluir, clicando neste botão a correção desse exercício será finalizada, mas caso deseje que o aluno refaça a questão, clique apenas em Salvar Notas, e em concluir somente após a atividade ser refeita pelo aluno.

19 Manual GA, Papel Professor 9/ 37 Orientação Para permitir que o aluno refaça a questão, vá até a barra acima da área de resposta do aluno e clique em Orientação. Enviar orientação pra o aluno! Nesta tela preencha os campos. Escreva um título para mensagem Digite a orientação Formatar texto Clique aqui para enviar

20 Manual GA, Papel Professor 20/ 37 O aluno receberá a mensagem com a orientação, e depois de refeita a atividade a mesma voltara para a lista de Para Avaliação, reveja a atividade e altere a nota caso seja necessário e em seguida clique em concluir, para encerrar a correção da atividade. Mensagem enviada O aluno irá receber a mensagem, em sua caixa de entrada, em Minhas Mensagens. Lembrando Esta opção está habilitada somente para as Atividades Discursivas e de upload.

21 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Corrigir outra atividade do mesmo Aluno Para corrigir a próxima atividade deste mesmo aluno, clique em atividade ou clicando no nome da atividade., para mudar a No caso da atividade acima é uma atividade de Lacuna e será corrigida pelo próprio sistema. Corrigir atividade de outro aluno da mesma turma Para fazer a correção das atividades de outro aluno da mesma turma, utilize os botões Anterior ou Próximo Aluno. Novo aluno!

22 Manual GA, Papel Professor 22/ 37 Alterar turma A alteração da turma, também ocorre de forma bem simples, de um clique sobre o nome da turma, ao lado do nome do aluno e escolha a turma desejada. Clique aqui para mudar de turma

23 Manual GA, Papel Professor 23/ 37 Corrigir Atividade Upload A atividade de Upload permite ao professor acessar e corrigir arquivos enviados pelos alunos. Os arquivos podem ser do tipo texto, planilha, apresentação, documento PDF, imagens, filmes, etc. Para baixar o arquivo enviado pelo aluno, clique em Download. Clique aqui para fazer o download Clicando no ícone acima aparecerá uma mensagem de confirmação: Clique no botão Confirmar para realizar o download do arquivo.

24 Manual GA, Papel Professor 24/ 37 Após a confirmação, escolha o local e o nome que deseja salvar o arquivo. Escolha o local onde você deseja salvar o arquivo. Observe o nome do arquivo, ser preferir, mude o nome conforme sua preferência. Por último clique no botão Salvar. Após salvar o arquivo, abra o arquivo e analise o conteúdo. Veja se aluno cumpriu todos os tópicos que o trabalho exigia. Filtro O filtro é uma funcionalidade utilizada para filtrar as atividades com um status específico. Temos os seguintes filtros: Todos; Apenas os corrigidos; Apenas não corrigidos. Todos: Exibe todos os alunos da turma. Apenas os corrigidos: Exibe apenas os alunos que já possuem alguma questão corrigida, independente do tipo de questão da turma. Apenas os não corrigidos: Exibe apenas os alunos que possuem alguma questão não corrigida, do tipo discursiva ou de

25 Manual GA, Papel Professor 25/ 37 Relatório de Curso O relatório permite ao professor acompanhar o andamento da turma nas atividades do roteiro, por meio do relatório é possível ter uma visão geral da turma, bem como o acompanhamento individual dos alunos. Clique no Curso desejado Clique em Relatório de Curso Será aberta a tela Relatório de Curso: Clique no botão Selecionar.

26 Manual GA, Papel Professor 26/ 37 Será aberta a tela de Relatório de Curso. Selecione o curso, o roteiro e as turmas que se deseja gerar o relatório de notas. Após selecionar o curso, o roteiro e as turmas selecione o formato ou os formatos que se deseja gerar o relatório (Excel, XML, CSV).

27 Manual GA, Papel Professor 27/ 37 Após escolher o formato ou os formatos do relatório, clique no botão Solicitar relatório: A mensagem de solicitação de geração de relatório será exibida, clique em OK, para prosseguir. Vá até a guia Gerados e dê um clique. Será exibida a tela com a solicitação de relatórios gerados:

28 Manual GA, Papel Professor 28/ 37 Obs.: Caso o relatório esteja sendo gerado, clique no botão Filtrar em tempo, para atualizar a coluna Status até que o relatório esteja disponível. de tempo Vá até a linha do curso que foi solicitada a geração do relatório e na coluna Status clique no botão Baixar Relatório. A mensagem de carregamento de arquivo será exibida, clique em OK, para prosseguir. Salve o relatório na pasta desejada. Para abrir o relatório vá até a pasta onde ele foi salvo e abra o arquivo.

29 Manual GA, Papel Professor 29/ 37 Minhas Mensagens Em minhas mensagens o professor poderá enviar orientações e receber dúvidas dos alunos em relação a uma Atividade, ou de um roteiro. Nota: O professor deverá atentar-se de que este canal é apenas para a troca de orientações, as atividades devem ser respondidas acessando o roteiro. Professor Lembre-se: As atividades entregues pelo correio não poderão ser avaliadas pelo sistema ou professor. Clique aqui para maximizar a janela Abrirá a caixa de entrada.

30 Manual GA, Papel Professor 30/ 37 Caixa de Entrada Ficam disponíveis todas as mensagens, de Orientação, Notificação, Geral e Feedback. Nova mensagem Excluir Ir para próxima página Responder Mover mensagem Quantidade Mensagem visíveis

31 Manual GA, Papel Professor 3/ 37 Para visualizar as mensagens por tipo, clique nas pastas de mesmo nome. Clique para ver a mensagem! Orientação Na pasta de orientações, ficam disponíveis mensagens enviadas pelo professor, e também as dicas, que o aluno recebe quando está respondendo as atividades do roteiro.

32 Manual GA, Papel Professor 32/ 37 Notificação Nesta pasta ficam armazenadas as mensagens que o próprio sistema envia como algum aviso, por exemplo, quando for matriculado em algum roteiro. Geral Na pasta Geral contém mensagens enviadas pelo professor que não estão relacionadas com feedback ou orientação. Selecione a mensagem Clique em responder! As mensagens que são do tipo Geral o aluno poderá responder para o professor, bem como o professor responder para o aluno.

33 Manual GA, Papel Professor 33/ 37 Para responder uma mensagem processa da seguinte forma: Enviar mensagem Digite a mensagem Formatar texto

34 Manual GA, Papel Professor 34/ 37 Para visualizar a mensagem enviada, clique na pasta Enviados. Feedback A Pasta feedback, são as mensagens enviadas pelo professor dando um parecer sobre o roteiro ou atividade realizada pelo aluno.

35 Manual GA, Papel Professor 35/ 37 Minhas pastas Para adicionar novas pastas, clique com o botão direito sobre Minhas Pastas, e escolha a opção Nova Pasta. Clique nesta opção. Aparecerá a seguinte tela: Digite um nome para pasta. Clique em salvar! Pronto a pasta foi criada. Pasta adicionada!

36 Manual GA, Papel Professor 36/ 37 Mover mensagens Para mover uma ou mais mensagens para a nova pasta, clique na pasta Caixa de Entrada, selecione as mensagens que deseja mover, em seguida clique no botão Mover Para e escolha a pasta desejada. Selecione as mensagens Escolha a pasta! Clique sobre a pasta que escolheu para visualizar as mensagens.

37 Manual GA, Papel Professor 37/ 37 Fechar Minhas Mensagens Para fechar a janela de minhas mensagens clique sobre o ícone indicado na figura a seguir. Fechar Sair do Dashboard Para sair do Dashboard clique em sair ou feche a janela ou guia do seu navegador. Sair

Centro de Serviços Compartilhados TE. Nome do projeto: Manual GA, Papel Responsável 1/ 11

Centro de Serviços Compartilhados TE. Nome do projeto: Manual GA, Papel Responsável 1/ 11 Manual GA, Papel Responsável / Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Responsável Versão 2.5.3 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Responsável Manual GA, Papel Responsável 2/ ACESSAR O GERENCIADOR

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Sistema Acadêmico Gestão de Usuários - Visão Coordenador

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Sistema Acadêmico Gestão de Usuários - Visão Coordenador / Versão.0 Pearson Sistemas do Brasil Pág./ 2/ Índice Analítico. Introdução... 4 2. Acessando o Programa de Gestão de Usuários... 5 3. Preenchimento de Dados... 7 3. Aba Dados Pessoais... 9 3.2 Aba Documentos...

Leia mais

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário...

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário... Pág.: 1 de 21 SUMÁRIO 1 GLOSSÁRIO... 3 1.1 Área de TI... 3 1.2 Catálogo de serviços de TI... 3 1.3 Solicitante... 3 1.4 Chamado... 3 1.5 Formulário... 3 1.6 Situação do Chamado... 3 2 CATALOGO DE SERVIÇOS

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

O Portal Service Desk está disponível no AllianzNet. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk.

O Portal Service Desk está disponível no AllianzNet. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk. Portal Service Desk Manual de Utilização Service Desk Allianz ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. CONCEITOS BÁSICOS DO PORTAL III. PORTAL DO USUÁRIO a. ACESSO b. INÍCIO c. LISTA DE TICKETS IV. TICKETS a. CRIAR TICKETS

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

Guia de Acesso ao Portal Educacional CORPO DISCENTE

Guia de Acesso ao Portal Educacional CORPO DISCENTE CORPO DISCENTE 2015 Este guia possui instruções básicas para realizar o primeiro acesso ao Portal Educacional. Siga atentamente os passos indicados abaixo. Em caso de dúvidas contate-nos pelo e-mail portal@imepac.edu.br

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

Material de Apoio. Portal de Atendimento Betha Sistemas

Material de Apoio. Portal de Atendimento Betha Sistemas Material de Apoio Portal de Atendimento Betha Sistemas Sumário 1. Portal de Atendimento Cliente Betha 1.1. Como realizar o acesso ao novo Portal de Atendimento 1.2. Como abrir um chamado pelo Portal de

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE USO DO SISTEMA GED

MANUAL BÁSICO DE USO DO SISTEMA GED ÍNDICE MANUAL BÁSICO DE USO DO SISTEMA GED ACESSO PESQUISA 1. ACESSANDO 2. TELA INICIAL 3. ALTERANDO SUA SENHA 4. TELA DE PESQUISA 5. RESULTADOS DA PESQUISA 6. DOCUMENTO 7. AJUDA // NO FINAL DESTE MANUAL

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição Em primeiro

Leia mais

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Veículos

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Veículos 1 [PÚBLICA] Manual Operacional Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet Produto: Veículos ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Objetivo do Manual... 3 1.2. Público Alvo... 3 1.3. Conteúdo do Manual... 3 2.

Leia mais

OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES

OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES Operação da plataforma ACESSO Tópicos desta sessão: Primeiro acesso Esqueci a senha Alteração de Cadastro Cadastrar ou alterar categorias PRIMEIRO ACESSO

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE 1. Antes de acessar o Sistema: 1.1 Verificar navegador instalado usar Mozilla Firefox Se não estiver, faça o download aqui: http://br.mozdev.org/ Após o download, instale o programa. 1.2 Verificar se Java

Leia mais

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles. Bem vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante o seu trabalho! TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

NOVO PORTAL DA UFS EDITOR

NOVO PORTAL DA UFS EDITOR NOVO PORTAL DA UFS EDITOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.manuais.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 ASCOM 2105-6433 / comunica@ufs.br Novo portal Editor. Objetivo

Leia mais

TUTORIAL PARA O SUPERVISOR

TUTORIAL PARA O SUPERVISOR PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL TUTORIAL PARA O SUPERVISOR RELATÓRIO DE SUPERVISÃO PERIÓDICA: VISITA DE SUPERVISÃO IN LOCO Brasília/DF, 17 de novembro de 2015. 1 APRESENTAÇÃO RELATÓRIO DE SUPERVISÃO

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda Tutorial Portal Clínica do Leite Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda TUT PC 005 Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Tutorial de Acesso ao Portal da Clínica

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação da Área do Professor. Capítulo 1 Home. Capítulo 2 Dados de Curso

SUMÁRIO. Apresentação da Área do Professor. Capítulo 1 Home. Capítulo 2 Dados de Curso MANUAL DO PROFESSOR SUMÁRIO Apresentação da Área do Professor Capítulo 1 Home Capítulo 2 Dados de Curso 2.1 Material de Apoio Audiovisual 2.2 Material Prático 2.3 Material de Estudo 2.4 Passagem 2.5 Hotel

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais

Manual. do Aluno. Moodle

Manual. do Aluno. Moodle Manual do Aluno Moodle Julho/2015 Conteúdo 1 Acesso ao Moodle... 3 1.1 Qual nome de usuário e senha eu utilizo?... 4 1.2 Página Inicial... 5 2 Atualizar o perfil... 6 2.1 Configurar o recebimento de mensagens...

Leia mais

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho Preencher Formulário de Avaliação do Gestor Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessar o Portal... 3 3. Consulta Histórico Avaliação de Competências... 5 4. Preencher formulárioo de avaliação... 6 2 1. Introdução

Leia mais

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática Spark MANUAL DO USUÁRIO Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do Spark ao servidor interessado na utilização do mensageiro.

Leia mais

MANUAL DO KIT ON-LINE

MANUAL DO KIT ON-LINE MANUAL DO KIT ON-LINE Criado em: Novembro/2006 Alteração realizada: 15/12/2006 Versão do Manual: 1.0 Alteração realizada: 08/07/2009 Versão do Manual: 2.0 Alteração realizada: 27/01/2010 Versão do Manual:

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD Sumário APRESENTAÇÃO...03 1. PORTAL UNIVERSITÁRIO...04 1.1. PERFIL...06 1.2. PROTOCOLO...06 1.3. NOTAS...09 1.4. FINANCEIRO...10 1.5. HORÁRIO...10 1.6. BIBLIOTECA

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL Manual de orientação do Sistema de Requisição de Recibos Anuais SRA Versão 1.0 Sumário Apresentação do sistema... 3 Requisitos do sistema... 3 Cadastrar uma senha para acessar

Leia mais

Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA Notícias Esta funcionalidade permite ao docente, realizar o cadastro

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra Webmail

Manual de Utilização do Zimbra Webmail Universidade Federal da Paraíba Superintendência de Tecnologia da Informação Campus Universitário I, João Pessoa Paraíba CEP.: 58051-900 +55 83 3209-8650 Manual de Utilização do Zimbra Webmail Introdução.

Leia mais

Manual do Usuário. Requisições

Manual do Usuário. Requisições Manual do Usuário Requisições Projeto SIGA-EPT Manual do Usuário Módulo Requisições SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão outubro/2010 Sumário 1 Introdução 4 2 Requisição de Compra de Consumo 5

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 MANUAL DE UTILIZAÇÃO PORTAL DO CLIENTE MAN ATD 001 VERSÃO 07 ÍNDICE PORTAL DE CLIENTES Selecione o tópico desejado para obter ajuda Esqueci minha senha Alterar idioma Alterar senha Acessar portal Como

Leia mais

versão /10/14

versão /10/14 versão 11.82-16/10/14 ACESSANDO O PORTAL ACADÊMICO Manual do Professor Para acessar o Portal Acadêmico da PUC-SP, digite em seu browser o endereço Será necessário utilizar as informações de login e senha

Leia mais

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL COMO ACESSAR O APLICATIVO SAFE DOC CAPTURE Acesse o aplicativo SAFE-DOC CAPTURE clicando no ícone na sua área de trabalho: SAFE-DOC Capture Digite o endereço do portal que é

Leia mais

MANUAL DO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

MANUAL DO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL MANUAL DO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Manual realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Manual Webmail UFMS Índice 1- Acesso ao Webmail...3 2- Tela inicial...4

Leia mais

Manual do professor WEBDIARIO

Manual do professor WEBDIARIO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Cubatão. Manual do professor WEBDIARIO Versão 1.6 COORDENADORIA DE INFORMÁTICA E PLANEJAMENTO 2015 Sumário 1. Acesso ao WD 1.1 Configuração

Leia mais

SISTEMA PROVINHA BRASIL GUIA DE USO ESCOLAS DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAEB

SISTEMA PROVINHA BRASIL GUIA DE USO ESCOLAS DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAEB SISTEMA PROVINHA BRASIL GUIA DE USO ESCOLAS DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAEB REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC SECRETARIA EXECUTIVA DO MEC INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS

Leia mais

Versão 1.0

Versão 1.0 Versão 1.0 http://digifred.com.br/ Copyright Digifred Informática LTDA. Todos os direitos reservados. 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Primeiro Acesso...4 3. Cadastro de Usuário...5 4. Funções do SIC...6

Leia mais

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC.

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. É recomendado a utilização do browser Google Chrome e Firefox por questões de compatibilização

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação Conteúdo Sumário...

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma Versão On-line Sumário Apresentação da plataforma Vetor On-line (VOL)... 3 1º Acesso... 4 Tela Inicial... 6 Consultando as instruções específicas de

Leia mais

Sobre a nova minha UFOP

Sobre a nova minha UFOP Sobre a nova minha UFOP A minha UFOP está com um novo visual. Foi criada uma nova interface, mais bonita, ágil e intuitiva para facilitar a utilização de nossos usuários. Esse tutorial visa mostrar as

Leia mais

SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS

SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS SISTEMA DE BILHETAGEM AUTOMÁTICA MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA - SÃO LUÍS Revisão 06 / Abril de 2015 Índice I n t r o d u ç ã o.................................................................................................

Leia mais

Índice. Como acessar o sistema?...3. Painel...3. Nova Solicitação...4. Prazos...5. Anexar Arquivos...5. Ícones...6

Índice. Como acessar o sistema?...3. Painel...3. Nova Solicitação...4. Prazos...5. Anexar Arquivos...5. Ícones...6 Nova Versão Índice Como acessar o sistema?...3 Painel...3 Nova Solicitação...4 Prazos...5 Anexar Arquivos...5 Ícones...6 Notificação de alteração de status...6 Status...6 Enviando uma Mensagem...7 Avaliação...7

Leia mais

Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO. Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos.

Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO. Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos. Como usar o SCV Sistema de Controle Vegetal do Indea-MT CADASTRO Para cadastrar a sua empresa você deve seguir esses passos. Passo 1: Para a empresa que ainda não tem cadastro no Indea você deve acessar

Leia mais

WEBDESK SURFLOG. http://webdesk.surflog.com.br MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 2.0.1

WEBDESK SURFLOG. http://webdesk.surflog.com.br MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 2.0.1 http://webdesk.surflog.com.br MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 2.0.1 SUMÁRIO Introdução... 3 O Webdesk Surflog... 4 Acessando o Webdesk... 5 Funções do Webdesk... 7 Envio de avisos por e-mail pelo Webdesk... 8

Leia mais

Módulo Extranet. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Data alteração: Autor: CY50

Módulo Extranet. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Data alteração: Autor: CY50 Módulo Extranet Manual do Usuário Versão: 1.0 Data alteração: 18.05.16 Autor: CY50 Sumário Contatos... 3 Login... 3 Empregados ativos... 3 Ex-empregados e Dependentes AMS... 3 Realizando seu cadastro...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Elaborado em Manual do Novo Portal de Fornecedores

Elaborado em Manual do Novo Portal de Fornecedores Elaborado em 11.03.2011 Manual do Novo Portal de Fornecedores 1 Índice: 1. Como acessar o Novo portal...03 1.1. Primeiro acesso...02 1.2. Esqueci minha senha...05 2. Conhecendo o Novo Portal...06 2.1.

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk.

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. O Help Desk é o sistema responsável por gerenciar chamados, com ele, é possível

Leia mais

Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte

Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte Versão 1.0 Guia Rápido do Usuário SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1 APRESENTAÇÃO 3 2 ACESSANDO O SACS 4 3 ABRINDO UM CHAMADO 5 4 CONSULTA AOS CHAMADOS ABERTOS 7 5 ACRESCENTANDO

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital Sistema Registro Digital Manual do Usuário Sistema Registro Digital Elaborado pela GTI - JUCEMG À Junta Comercial do Estado Belo Horizonte, MG NOVEMBRO/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 2. Pré-requisitos...

Leia mais

Secretaria Municipal de Educação - SEMED Assessoria Técnica ATEC. MANUAL e-doc

Secretaria Municipal de Educação - SEMED Assessoria Técnica ATEC. MANUAL e-doc Secretaria Municipal de Educação - SEMED Assessoria Técnica ATEC MANUAL e-doc Campo Grande MS 2014 1 INDÍCE COMO ACESSAR O E-DOC....pg. 3 ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS...pg. 4 ELABORAÇÃO DE RASCUNHOS...pg.

Leia mais

Manual de Utilização do Portal Educacional

Manual de Utilização do Portal Educacional Manual de Utilização do Portal Educacional Sumário Introdução... 2 Menu do Portal... 5 Acadêmico... 6 Materiais... 8 Financeiro... 8 Benefícios (Serviço Social)... 9 Relatórios... 10 Tarefa Diária... 11

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário Sumário Informações Iniciais Login no Portal AVA e acesso a disciplina Plano de Ensino Perfil Professor (AVA) Cadastro do Plano de Ensino Correção do Plano de Ensino Plano de Ensino Perfil Coordenador

Leia mais

Manual de Acesso ao Opus

Manual de Acesso ao Opus Manual de Acesso ao Opus O Opus é o sistema oficial para lançamento e exposição da produção intelectual da UFMG, e tem como características principais: Professores e funcionários podem fazer diretamente

Leia mais

Conhecendo e editando o seu perfil

Conhecendo e editando o seu perfil Neste tutorial, você vai conhecer e aprender a editar o seu perfil na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá! 1- Usando o Blog 2 2- Meus arquivos privados 6 3- Inserindo Repositórios 9 4- Modificando o perfil

Leia mais

Manual de Acesso básico

Manual de Acesso básico Manual de Acesso básico 1. Criando seu login e senha para acesso personalizado a) De um dos computadores da instituição, acesse www.evolution.com.br b) No canto superior direito da tela, clique em Login

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Sistema Acadêmico Gestão de Usuários - Visão Coordenador

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Sistema Acadêmico Gestão de Usuários - Visão Coordenador / 0 Versão 2.5.3 Pearson Sistemas do Brasil Pág./0 2/ 0 Índice Analítico. Introdução... 4 2. Acessando o Programa de Gestão de Usuários... 5 3. Preenchimento de Dados... 6 3. Aba Dados Pessoais... 8 3.2

Leia mais

Guia de Uso. Certisign MobileID - Apple IOS

Guia de Uso. Certisign MobileID - Apple IOS Certisign Certificadora Digital Certisign 2016 2/67 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. REQUISITOS... 3 4. SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL PARA O MOBILEID... 4 5. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA)

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) 1 2 MANUAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR Sumário 1) INTRODUÇÃO... 3 2) NAVEGADORES HOMOLOGADOS... 3 3) ACESSO AO CURSO...

Leia mais

Manual Espelho de NF para Serviços

Manual Espelho de NF para Serviços Manual Espelho de NF para Serviços Indice 1 Objetivo... 3 2 O Projeto e-suprir... 3 3 Introdução... 3 4 Informações Básicas... 4 4.1 Painel de Controle Vendas... 4 5 Acessando o Pedido... 5 5.1 Lista de

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados

Sidicom S4. Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados Sidicom S4 Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados A importância da atualização do sistema Atualizar o seu sistema é crucial para o bom funcionamento de sua empresa. Nossa

Leia mais

Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços

Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços (01/09/2016) 1 2 Introdução Envio de Documentos Fiscais Objetivo O envio de documentos fiscais de serviços, através do Service Center,

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

e-procurement TERMOMECANICA/FSA

e-procurement TERMOMECANICA/FSA e-procurement TERMOMECANICA/FSA MANUAL DO FORNECEDOR Página 1 1 Objetivo 3 2 Pré Requisitos 3 3 Definição de Solicitação de Cotação e Pedido de Compra 3 4 Procedimentos 3 4.1 Acompanhar Solicitação de

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

1. Página Inicial. 2. Validação de Beneficiário. 3. Planos atendidos. 4. Autorizações. 5. Faturamento Digitação do Faturamento

1. Página Inicial. 2. Validação de Beneficiário. 3. Planos atendidos. 4. Autorizações. 5. Faturamento Digitação do Faturamento manual manual sumário 1. Página Inicial 2. Validação de Beneficiário 3. Planos atendidos 4. Autorizações 5. Faturamento 5.1. Digitação do Faturamento 5.2. Envio de Arquivo XML 5.3. Informe de Rendimento

Leia mais

Orientações ao Administrador Regional

Orientações ao Administrador Regional Orientações ao Administrador Regional Antes de iniciarmos a Formação do Administrador Regional é importante lembrarmos que o mesmo deverá ser cadastrado por um Administrador Geral (SEDUC). Para realizar

Leia mais

Manual do Portal do Prestador

Manual do Portal do Prestador 1 Manual do Portal do Prestador ÍNDICE Cap. Assunto Pag. Informações preliminares 3 1 Como chegar ao Portal da CASSE? 4 2 Código do beneficiário na operadora 5 3 Usuário e senha de acesso 6 4 Esqueci a

Leia mais

Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí Gerência de Tecnologia da Informação. Manual do Web Diário: Módulo do professor

Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí Gerência de Tecnologia da Informação. Manual do Web Diário: Módulo do professor Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí Gerência de Tecnologia da Informação Manual do Web Diário: Módulo do professor Março de 2009 Sumário Nota de confidencialidade...3 Histórico de revisões...3

Leia mais

Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores. Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br

Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores. Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br Manual de navegação ao Portal AMS TISS Auditores Endereço: https://portalamstiss.petrobras.com.br Página Inicial Exclusiva para auditores. 2 Para efetuar seu primeiro login clique em: Como obter o primeiro

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES CLARO TORPEDO EQUIPE

MANUAL DE INSTRUÇÕES CLARO TORPEDO EQUIPE Claro S.A MANUAL DE INSTRUÇÕES CLARO TORPEDO EQUIPE São Paulo 05/08/2014 Versão 3 1. Acesso à ferramenta O acesso poderá ser feito pelo link https://torpedoequipe.claro.com.br/torpedoequipe Ou também acessando

Leia mais

Manual aplicativo Filr Novell

Manual aplicativo Filr Novell Manual aplicativo Filr Novell Este aplicativo deve ser baixado e instalado do site da Apple. O aplicativo Filr da Novell permite que o usuário transfira arquivos do computador para o ipad e vice-versa,

Leia mais

Ao acessar o site de consulta (personal.docfinder.com.br), aparecerá a tela inicial do sistema. Figura 1. Figura 1

Ao acessar o site de consulta (personal.docfinder.com.br), aparecerá a tela inicial do sistema. Figura 1. Figura 1 MANUAL DO USUÁRIO 1 Sumário Tela de Login... 3 Tela Inicial do Sistema... 3 Pesquisando um Documento... 4 Gerando um Documento... 4 Visualizando um Documento... 5 Botões Complementares... 5 Filtros...

Leia mais

MANUAL DA FISIOTERAPIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.

MANUAL DA FISIOTERAPIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. E-AUTORIZADOR MANUAL DA FISIOTERAPIA CASSEMS CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. 2 Sumário 1.0 Como instalar o sistema e-autorizador... 3 2.0 Tela inicial... 5

Leia mais

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastro para emissão do NOVO Bilhete Único... 3 3. Sessão Expirada... 111 4. Etapas do Cadastro... 144 5. Finalização do Cadastro... 166 6. Pesquisa de Satisfação...18 1 1.

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Gente Avaliação por Competências e Valores Avaliação Nine Box

Manual de Utilização Portal de Gente Avaliação por Competências e Valores Avaliação Nine Box Manual de Utilização Portal de Gente Avaliação por Competências e Valores Avaliação Nine Box Rio de Janeiro, Maio de 2015 Objetivo Este Manual foi planejado para servir como um guia de utilização do Portal

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Janeiro /2017 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar o Portal Comunidade Acadêmica... 16 3. Como acessar o Portal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela

Leia mais

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Passaporte Simuladão ENEM

Centro de Suporte Tecnologia Educacional. Passaporte Simuladão ENEM / 9 Versão.0 Pearson Sistemas do Brasil Pág./9 2/ 9. Introdução Caro Administrador: Este manual irá orientá-lo na configuração e utilização da Plataforma Passaporte e do Site do Simuladão ENEM para o cadastro

Leia mais

LEDWEB. LedContábil X LedWeb

LEDWEB. LedContábil X LedWeb LEDWEB A ferramenta LedWeb foi desenvolvida com o intuito de facilitar a comunicação entre você contador e seus clientes, tornando-a mais rápida, fácil e segura. Envie arquivos como Folhas de Pagamento,

Leia mais

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO Moodle FAMUR Versão 2.14 MANUAL DO ACADÊMICO Acesse: www.faculdademurialdo.com.br ou moodle.faculdademurialdo.com.br/moodle/ Versão do Manual: 012015 Sumário Moodle, o que é? Como acessar o Moodle Interface

Leia mais