Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Calc. Interface, Formatação e Cálculos"

Transcrição

1 Calc Interface, Formatação e Cálculos

2 INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante conhecer a interface de qualquer programa que se queira utilizar para aproveitar ao máximo e obter um produto melhor e feito mais rapidamente.

3 INTERFACE BARRA DE MENUS: barra que reúne todos os comandos e utilidades do programa reunidos por tipo. A Barra de Menus do Calc é praticamente igual à do Writer, sendo interessante destacar a o menu Dados.

4 INTERFACE 1ª BARRA DE BOTÕES: primeira barra de botões de atalhos. Contém os atalhos mais comuns entre todos os programas, tais como NOVO ARQUIVO, ABRIR ARQUIVO, SALVAR ARQUIVO, IMPRIMIR, COPIAR, RECORTAR, COLAR, ETC. 2ª BARRA DE BOTÕES: segunda barra de botões de atalhos. Contém os atalhos específicos do programa. A barra do CALC parece um pouco com a barra vista no WRITER, pois também possui os botões e campos de formatação de texto.

5 INTERFACE CÉLULA: é a unidade básica de uma planilha eletrônica. Pode ser entendida como um espaço de armazenamento de informação.

6 INTERFACE JANELA DE ENDEREÇO(S): é onde são exibidos os endereços das células ativas.

7 INTERFACE ENDEREÇO DE CÉLULA: Cada célula possui um endereço que é composto pela associação entre a identificação da Coluna e da Linha onde ela se localiza. No exemplo, como a célula selecionada fica na Coluna A e na Linha 1, seu endereço é A1.

8 INTERFACE ENDEREÇO DE CÉLULA ATIVA: Célula ativa é aquela que está selecionada no momento.

9 INTERFACE SELEÇÃO DE CÉLULA(S): Pode-se selecionar células de 3 formas no Calc: 1. Individualmente; 2. Intervalos; 3. Alternadamente.

10 INTERFACE SELEÇÃO INDIVIDUAL: Pode ser feito simplesmente clicando sobre a célula desejada ou movendo a seleção somente com os direcionais do teclado. A janela de endereços exibe somente o endereço da célula selecionada (A1).

11 INTERFACE SELEÇÃO DE INTERVALO: É a seleção de células contíguas (uma ao lado da outra). Pode ser feito clicando-se na primeira célula do intervalo e, em seguida, arrastando-se o mouse até ter desenhado um retângulo que contenha todas as células que se deseja ter no intervalo. Também pode ser feita clicando-se a célula de um dos cantos do retângulo, segurar a tecla shift do teclado e clicar no canto diagonalmente oposto do retângulo, soltando a tecla shift em seguida. Ainda pode ser feita com o teclado, posicionando inicialmente a célula ativa num dos cantos do retângulo, clicando e segurando a tecla Shift e movimentando a célula ativa com os direcionais do teclado até atingir o canto diagonalmente oposto do retângulo desejado, soltando-se a tecla Shift em seguida.

12 INTERFACE SELEÇÃO DE INTERVALO: A janela de endereços irá exibir o intervalo como sendo o endereço da célula do canto superior esquerdo do retângulo seguida por dois pontos e depois do endereço da célula do canto inferior direito do retângulo. No exemplo o intervalo e representado por B3:E8

13 INTERFACE SELEÇÃO ALTERNADA: É quando se seleciona mais de uma célula sem que elas sejam contíguas (uma ao lado da outra). Para isso, pode-se clicar nas células que se deseja selecionar tendo o botão Ctrl apertado enquanto é feita a seleção. A janela de endereços irá indicar apenas o endereço da última célula selecionada no processo.

14 INTERFACE FORMATAÇÃO DO CONTEÚDO DA CÉLULA: A formatação do conteúdo da célula será feito em boa parte da mesma forma que em outros programas, como o Writer.

15 INTERFACE FORMATAÇÃO DO CONTEÚDO DA CÉLULA: A formatação do conteúdo da célula será feito em boa parte da mesma forma que em outros programas, como o Writer.

16 INTERFACE FORMATAÇÃO DO CONTEÚDO DA CÉLULA: Além das ferramentas comuns ao Writer existem os atalhos de formatação específicos do Calc, tais como o de orientação do texto, posicionamento vertical do conteúdo, formatos numéricos (monetário, porcentagem, acréscimo e redução de casas decimais), bordas, cor de fundo, de fonte e exibição ou ocultação da grade (linhas que dividem as células)

17 FÓRMULAS FÓRMULAS: são instruções que são dadas para que o Calc execute alguma tarefa. Tais instruções são dadas na linguagem do Calc, também chamada de sintaxe. Tarefa Somar dois números A e B Multiplicar dois números A e B Determinar o quadrado de um número A Determinar a raiz de um número A Linguagem normal A + B A x B Sintaxe Calc =A+B =A*B A² =A^2 A =raiz(a) Uma fórmula pode ser inserida em uma célula de duas formas: 1. assistente de fórmulas; ou 2. digitação no teclado.

18 FÓRMULAS ASSISTENTE DE FÓRMULAS: um auxiliar muito importante para o uso de fórmulas, pode ser acionado clicando-se no botão fx ao lado da janela de endereços.

19 FÓRMULAS CATEGORIA: separa as funções (ou fórmulas) de acordo com a sua principal utilização; FUNÇÃO: lista todas as fórmulas dentro de uma determinada categoria; FÓRMULA: mostra a sintaxe da fórmula a medida que é elaborada.

20 FÓRMULAS SELECIONE A FUNÇÃO: procure a função que deseja. É interessante acompanhar a descrição que acompanha cada uma das funções. Após selecionada a função, clique no botão Próximo>>. Nesse exemplo estamos usando a função SOMA.

21 FÓRMULAS SELECIONE A FUNÇÃO: procure a função que deseja. É interessante acompanhar a descrição que acompanha cada uma das funções. Após selecionada a função, clique no botão Próximo>>.

22 FÓRMULAS A função SOMA executa a soma de todos os argumentos listados (até um total de 30 argumentos). Para isso é necessário listar os argumentos que serão somados. Pode-se listar diretamente números ou informar o endereço de células onde os números serão colocados para que a soma seja efetuada.

23 FÓRMULAS Ao se clicar no botão Encolher o assistente reduz de tamanho, expondo mais área da tela, permitindo que seja feita a seleção de uma célula ou de um intervalo de células (contíguas).

24 FÓRMULAS Depois de efetuar a seleção da célula ou intervalo de células, deve clicar novamente no botão Encolher.

25 FÓRMULAS Assim o assistente de formulas retorna ao seu tamanho original, exibindo a fórmula (sintaxe) com a adição do endereço da célula ou intervalo selecionado.

26 FÓRMULAS O processo pode ser repetido até que se atinja o limite de 30 argumentos.

27 FÓRMULAS Aqui pode ser observado o processo para se adicionar um intervalo de células. No exemplo, foi selecionado o intervalo D1:H1.

28 FÓRMULAS Por fim, quando forem selecionados todos os argumentos que se queira incluir na fórmula, basta clicar no botão OK!

29 FÓRMULAS Em seguida pode ser observado o resultado da fórmula apresentado na célula onde foi inserida. No exemplo executado, como as células B1, C1 e D1 a H1 não possuem valores, a fórmula resulta em 0 (zero)!

30 FÓRMULAS Observe a mudança do valor apresentado na célula A1 a medida que valores são inseridos nas células B1, C1 e D1 a H1 respectivamente.

31 FÓRMULAS A outra forma de se inserir uma fórmula em uma célula é digitando-a. Entretanto, para isso é importante conhecer a sintaxe da função ou funções que se quer inserir, uma vez que o Calc não consegue interpretar as instruções em nossa linguagem corriqueira, como ilustrado anteriormente.

32 GRÁFICOS GRÁFICOS: são representações de dados numéricos utilizados principalmente para facilitar a interpretação de tais dados. Podem assumir vários formatos de acordo com o tipo de informação e o tipo de comparação ou interpretação que queira ser feita.

33 GRÁFICOS ASSISTENTE DE GRÁFICOS: o Calc utiliza um assistente de gráficos para a elaboração inicial dos seus gráficos, que pode ser acessado pelo botão de atalho indicado na figura abaixo.

34 GRÁFICOS ASSISTENTE DE GRÁFICOS: ao iniciar o assistente, é aberta uma área onde o gráfico será representado. A posição inicial desta área não é importante (ao menos que impeça a visualização de dados que serão utilizados na sua elaboração) pois a área pode ser movida depois do gráfico elaborado.

35 GRÁFICOS ASSISTENTE DE GRÁFICOS: ao iniciar o assistente, é aberta uma área onde o gráfico será representado. A posição inicial desta área não é importante (ao menos que impeça a visualização de dados que serão utilizados na sua elaboração) pois a área pode ser movida depois do gráfico elaborado.

36 GRÁFICOS TIPO DE GRÁFICO: a primeira coisa que deve ser selecionada é o tipo de gráfico que deseja ser elaborado. Deve-se escolher o tipo principal e qual das suas variações deverá ser adotada. Depois de selecionado o tipo e variação, clique duas vezes no botão Próximo>>.

37 GRÁFICOS Série de Dados: é cada conjunto de dados que se deseja inserir para comparação em um gráfico. Neste exemplo, como estamos fazendo um gráfico cartesiano, iremos inserir apenas uma série de dados. Para tanto, basta clicar no botão Adicionar.

38 GRÁFICOS Intervalo de dados: para o gráfico de dispersão do exemplo será necessário inserir para cada série de dados as informações para Nome (opcional), valores para X e valores para Y.

39 GRÁFICOS Selecione a opção Valores de X e depois clique no botão Selecionar intervalo de dados (destacado)

40 GRÁFICOS Selecione o intervalo de células que contenham os valores de X do gráfico. No exemplo, o intervalo selecionado para os valores de X é A7:A19.

41 GRÁFICOS Em seguida, selecione o Intervalo de dados para os Valores de Y e clique no botão Selecionar intervalo de dados (destacado)

42 GRÁFICOS Selecione o intervalo de células que contenham os valores de Y do gráfico. No exemplo, o intervalo selecionado para os valores de Y é B7:B19.

43 GRÁFICOS Depois disso, clique em Concluir.

44 GRÁFICOS O resultado apresentado para o exemplo será o gráfico acima. Ele pode ser editado para que tenha características mais adequadas, de acordo com a intensão de quem o está elaborando.

45 GRÁFICOS O resultado apresentado para o exemplo será o gráfico acima. Ele pode ser editado para que tenha características mais adequadas, de acordo com a intensão de quem o está elaborando.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais

LibreOffice Calc. Planilha Eletrônica

LibreOffice Calc. Planilha Eletrônica LibreOffice Calc Planilha Eletrônica AULA10 Modificando a planilha (adição de coluna e referências fixadas) Suponha que se queira inserir outra operação matemática: a operação de potência. Deseja-se elevar

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3 INTERMEDIÁRIO Gráficos Prof. Cassiano Isler 2017.1 - Turma 3 por Prof. Cassiano Isler INTERMEDIÁRIO - Aula 1 2 / 67 por GÓMEZ, Luis Alberto. para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 2. Disponível

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta.

1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta. Broffice.org Augusto Cesar Informática Para Concursos 1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta. A) Para se alterar

Leia mais

Aula 02 Calc Noções Iniciais e Formatação

Aula 02 Calc Noções Iniciais e Formatação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Tecnologia em Alimentos Disciplina: Informática Aula 02 Calc Noções Iniciais e Formatação Prof. Diego Pereira

Leia mais

BrOffice.org? BrOffice Calc. Planilha Eletrônica. Inicializando o Calc. BrOffice - Calc 27/07/2011

BrOffice.org? BrOffice Calc. Planilha Eletrônica. Inicializando o Calc. BrOffice - Calc 27/07/2011 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 BrOffice.org? UNIDADE III INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: PLANILHA ELETRÔNICA As diversas planilhas que eu tenho no Micro$oft

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Writer. Interface e Formatação de Estilos

Writer. Interface e Formatação de Estilos Writer Interface e Formatação de Estilos INTERFACE É composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante conhecer a interface de

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas Unidade 8: Edição 8.0 Introdução Grande parte da edição no Excel é semelhante à edição em outros aplicativos do Microsoft Office. Portanto, se você sabe como copiar e colar texto no Word, você saberá como

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 1 DETERMINAÇÃO DE DADOS Um dos problemas que se colocam atualmente a quem faz o Controle de Produção e o Planejamento nas

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com Planilha Eletrônica Roteiro Planilha Eletrônica Introdução Objetivos Interfaces e recursos necessários Manipulando tabelas Gráficos: tipos e manipulação Contextualização

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico Página 1 de 11 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Fundamentos da Tabela Dinâmica Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico Mostrar tudo Para analisar

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: de fontes e alinhamentos

Leia mais

Aula 07 Excel

Aula 07 Excel Aula 07 Excel 2007-2010 Prof. Esp. Luiz Antônio Meira 1 Microsoft Excel O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes. Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto.

Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes. Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto. Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto. Sumário 1 Conceitos Básicos... 2 1.1 Pasta de Trabalho

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS 1 Instalando Logo após a instalação do WinRAR, você define quais tipos de arquivos devem ser associados a ele, ou seja, aqueles arquivos que automaticamente executam o WinRAR após serem executados. Você

Leia mais

III. ajustar a tabela completa numa única página para impressão; IV. preparar um arquivo HTML desse material para publicação no site;

III. ajustar a tabela completa numa única página para impressão; IV. preparar um arquivo HTML desse material para publicação no site; 01 Qual a função da tecla de atalho CTRL + A quando aplicada a um arquivo de texto no Writer? a) Salvar um documento b) Abrir um novo arquivo. c) Selecionar tudo. d) Sublinhar o texto selecionado. 02 O

Leia mais

Uso do auto preenchimento para inserir dados

Uso do auto preenchimento para inserir dados Uso do auto preenchimento para inserir dados Página - 1/7 Uso do auto preenchimento para inserir dados O auto preenchimento é mais um dos poderosos recursos que o Excel oferece de modo a facilitar o trabalho.

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha a ser usada numa apresentação ou relatório, é importante que as informações sejam claras e fáceis de entender.

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Índice 01-) Ativando o Excel... 2 a-) No botão Iniciar... 2 b-) via Mouse... 2 c-) Ativando pelo nome do programa.... 3 02-) Barra de Ferramentas do Excel... 3 a-) Barra

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 DESCRIÇÃO Este documento explica todos os passos necessários para criar uma mala direta através do BrOffice Writer, e como resolver os principais

Leia mais

08. A figura seguinte representa uma tela do Excel XP.

08. A figura seguinte representa uma tela do Excel XP. INFORMÁTICA A figura acima mostra uma janela do Windows XP, contendo informações acerca de uma lista de arquivos. Com relação a essa janela e ao Windows XP, responda a questão 01. 01. Ao se clicar o menu,

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Exercícios em Excel. Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes:

Exercícios em Excel. Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes: Exercícios em Excel Analise a planilha mostrada na figura abaixo e, a partir das informações apresentadas, responda às questões seguintes: 1) Com relação às informações presentes na figura anterior e aos

Leia mais

Atalhos de teclado do Excel 2010

Atalhos de teclado do Excel 2010 Excel2010EssencialAtalhosDedoRevisado.docx 1 Atalhos de teclado do Excel 2010 Movimentação pela planilha s de navegação (,,, ) Ctrl + s de navegação (,,, ). s de navegação (,,, ) (ScrollLock) Home Home

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: De fontes e alinhamentos

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta:

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta: INFORMÁTICA 01. Todos os aplicativos abaixo são usados para edição de texto, EXCETO a) WordPad b) NotePad c) MS Word d) Windows Media Player e) BrOffice.org Writer 01. D Comentário: Os aplicativos que

Leia mais

Instruções para uso do HEMERA Sistematizador GHOEM de Textualizações Sumário

Instruções para uso do HEMERA Sistematizador GHOEM de Textualizações Sumário Instruções para uso do HEMERA Sistematizador GHOEM de Textualizações Sumário Acessando o sistema... 02 Cadastros... 03 Usuários... 03 Depoentes... 04 Trabalhos... 04 Depoimentos... 05 Parágrafos... 06

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Calc. É o editor de planilhas eletrônicas semelhante ao excel do microsoft office.

Calc. É o editor de planilhas eletrônicas semelhante ao excel do microsoft office. É o editor de planilhas eletrônicas semelhante ao excel do microsoft office. 02 Barra de Fórmulas: se divide nas caixas Área da Planilha e Linha de Entrada; 03 Planilha: é toda a área quadriculada. Cada

Leia mais

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel É possível usar o recurso "Mala direta" no Microsoft Word para criar e imprimir etiquetas para envio em massa usando os dados de uma planilha do Microsoft

Leia mais

Aula Número 03. Sumário

Aula Número 03. Sumário Aula Número 03 Sumário Formatando Dados Automaticamente... 33 Fim da Aula número 03... 40 Aníbal Vieira Goiânia - 2011 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

(Nível Intermediário)

(Nível Intermediário) (Nível Intermediário) Fabrício Soares Cruz Alta, Abril de 2015. 2 SUMÁRIO AULA 1... 3 1.1 ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES NO EXCEL... 3 1.2 CONSTRUÇÃO E USO DE FILTROS... 6 1.3 DICAS PARA IMPRESSÃO NO EXCEL:...

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Tela Inicial do Writer

Tela Inicial do Writer UbuntUCA Instituto Compartilhado: uma parceria IFRN e uma escola estadual para manutenção do projeto de inclusão digital de um computador por aluno (UCA) Writer O Writer é o editor de textos do UbuntUCA,

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

OPENOFFICE CALC JUSIANA DO PRADO. OpenOffice.org Calc Jusiana do Prado

OPENOFFICE CALC JUSIANA DO PRADO. OpenOffice.org Calc Jusiana do Prado 2 OPENOFFICE CALC JUSIANA DO PRADO SUMÁRIO OPENOFFICE CALC... 4 O QUE É PLANILHA?... 4 COLUNA... 4 LINHA... 4 CÉLULA... 4 AMBIENTE DE TRABALHO... 4 BARRAS DE FERRAMENTAS... 5 BARRA DE FÓRMULAS... 5 CAIXA

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Introdução Como iniciar o Excel Estrutura da Janela do Excel (barra de títulos,

Leia mais

Como abrir arquivo XML no Excel

Como abrir arquivo XML no Excel Um arquivo no formato XML é um documento com dados organizados de forma hierárquica. Como você pode ver na imagem acima, ele já vem todo organizado e é muito útil para armazenar dados de forma simples,

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Aula 01 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a),

Aula 01 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a), Aula 01 Computação para Engenharia Civil INTRODUÇÃO Prezado(a) Aluno(a), Sou o professor Marcio e fico muito satisfeito em poder trabalhar com vocês nesta disciplina. Nela você encontrará atividades importantes

Leia mais

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014)

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) 81. No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, deseja-se organizar os arquivos de maior interesse, de modo que eles possam ser vistos a

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 1

LibreOffice Calc: aula 1 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel LibreOffice Calc: aula 1 Objetivos Apresentar o LibreOffice Calc Criar uma planilha

Leia mais

1. Transposição de dados de linhas para colunas

1. Transposição de dados de linhas para colunas Como se sabe, o Excel é uma das mais completas ferramentas para se trabalhar com planilhas, gráficos, cálculos e relatórios. Frequentemente adotado no ambiente corporativo para melhor gestão de tarefas,

Leia mais

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal.

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal. Informática Microsoft Word 2013 e Writer Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX MICROSOFT WORD 2013 E WRITER SUÍTES DE ESCRITÓRIO Conjuntos de programas (aplicativos)

Leia mais

Tabela Dinâmica MS-Excel

Tabela Dinâmica MS-Excel Tabela Dinâmica MS-Excel Sumário Tabela Dinâmica... 3 Antes de começar... 5 Criar uma Tabela Dinâmica... 6 Trabalhando com a lista Campos da Tabela Dinâmica... 8 Valores da Tabela Dinâmica... 10 Mostrar

Leia mais

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA Prof. Paulo França CÂMARA DOS DEPUTADOS 1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 2. EDITORES DE TEXTO 3. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 4. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE INTERNET

Leia mais

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS SUMÁRIO Dúvidas e Apoio... 2 1 ACESSANDO ATIVIDADES ACADÊMICAS pelo Minha Unisinos... 2 2 ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (TOTVS) PELO DIÁRIO DE CLASSE...

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

Estes são alguns dos principais recursos do OpenOffice.org Calc:

Estes são alguns dos principais recursos do OpenOffice.org Calc: 1 Introdução Como já foi mencionado no módulo de OpenOffice Writer, o OpenOffice.org é o conjunto de aplicativos direcionado ao uso em escritório (Office) fornecido com o Ubuntu. O Office é um conjunto

Leia mais

Iniciando um novo arquivo

Iniciando um novo arquivo 1 Sumário Iniciando o WinZip... 3 Iniciando um novo arquivo... 3 Abrindo e restaurando os arquivos... 5 Iniciando o WinRAR... 8 Criando um arquivo compactado.....9 Abrindo e restaurando um arquivo WinRAR...

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Aula 5 PROCESSAMENTO DE PLANILHAS COM O MICROSOFT EXCEL 27/02/2016 1

Aula 5 PROCESSAMENTO DE PLANILHAS COM O MICROSOFT EXCEL 27/02/2016 1 Aula 5 PROCESSAMENTO DE PLANILHAS COM O MICROSOFT EXCEL 27/02/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Agenda Nesta aula iremos aprender: Operações básicas; Layouts de página; Linhas, colunas e endereçamento de célula;

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 2

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 2 Atividade 2 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la no Moodle. 1. A primeira tarefa a efectuar depois de abrir um novo livro

Leia mais

Atalhos. Mike McBride Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz

Atalhos. Mike McBride Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz Mike McBride Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz 2 Conteúdo 1 Atalhos 4 1.1 Introdução.......................................... 4 1.2 Atalhos Padrão e Atalhos Globais............................. 4

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Histórico e Origem Similares Modo de Trabalho Iniciando o PowerPoint Salvando Documento Iniciando PowerPoint a partir de um Documento

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

TRABALHANDO COM FUNÇÕES

TRABALHANDO COM FUNÇÕES TRABALHANDO COM FUNÇÕES Um dos principais recursos do Excel é o seu poder de executar cálculos. Alguns cálculos podem exigir fórmulas muito complexas e parte destes cálculos podem utilizar determinadas

Leia mais

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer.

Informática. LibreOffice Calc. Professor Rodrigo Schaeffer. Informática LibreOffice Calc Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Informática LibreOffice Calc Prof. Rodrigo Schaeffer LIBREOFFICE CALC 5 O LibreOffice é uma suíte de produtividade

Leia mais

Plano de Aula - Calc cód Horas/Aula

Plano de Aula - Calc cód Horas/Aula Plano de Aula - Calc 4.2. - cód. 5624-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Calc 4.2. Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Calc 4.2. Capítulo 2 - Atividades Iniciais Aula 3 Continuação

Leia mais

Como exibir a guia Desenvolvedor no Excel

Como exibir a guia Desenvolvedor no Excel Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série As caixas de combinação oferecem ótimas possibilidades para uma melhor visualização de dados no Excel, permitindo uma interação

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais

Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais MATEMÁTICA Tema da aula: Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais Professor: Dr. Rodrigo Choji de Freitas 2 Algoritmo AREACIRCUNFERENCIA VAR RAIO, AREA: REAL INÍCIO ESCREVA ( DIGITE

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - QLIKLVIEW

MANUAL DO USUÁRIO - QLIKLVIEW 1. Seleções No QlikView, a principal forma de realizar consultas é por meio da seleção de valores do campo. Quando você realiza uma seleção, o programa mostra instantaneamente todos os valores do campo

Leia mais

Tutorial básico excel 2000

Tutorial básico excel 2000 Tutorial básico excel 2000 Unicentro Izabela Hendrix Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Informática Aplicada à Arquitetura Prof. Willi de Barros Gonçalves Conceito de planilha eletrônica O Excel usa

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Faixas Nomear um intervalo de células Utilizar nome de faixas em fórmulas

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Informática Prof. Rodrigo Schaeffer

Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Técnico Judiciário Área Administrativa Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Informática Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Edital INFORMÁTICA: Sistemas operacionais: Windows XP/7.

Leia mais

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica.

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica. Departamento de Geografia/FFLCH/USP FLG 243 CARTOGRAFIA TEMÁTICA 2017 Prof a. Dr a. Ligia Vizeu Barrozo/Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado EXERCÍCIO Básico do programa Excel Objetivo: Capacitar o aluno

Leia mais

01 Q Noções de Informática Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOffice.org

01 Q Noções de Informática Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOffice.org 01 Q126231 Noções de Informática Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOffice.org Calc BETA Ano: 2011 Banca: FCC Órgão: TRE APProva: Analista Judiciário Contabilidade Em relação ao BrOffice.org 3.1,

Leia mais

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

% &'( )( (*+( *, No módulo Spectrum (Hub), acesse o menu Arquivo / Abrir Característica, como demonstra a figura abaixo.

% &'( )( (*+( *, No módulo Spectrum (Hub), acesse o menu Arquivo / Abrir Característica, como demonstra a figura abaixo. !"##$ Olá, amigos usuários do Datalyzer Spectrum. % &'( )( (*+( *, Neste mês, demonstraremos um recurso utilizado para anexar arquivos às instruções de medição que podem ser usados pelos operadores do

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03

Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03 Manual de instalação e operação do Sistema Supervisório MMS-03 Sumário 1. Instalação...2 1.1. Instalar o arquivo InstalaSupervisório MMS-03...2 1.2. Identificar e definir a porta serial...2 2. Interface

Leia mais