Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido"

Transcrição

1 Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas. As macros são gravadas na linguagem de programação VBA (Visual Basic for Applications). Sempre é possível executar uma macro clicando no comando Macros da faixa de opções (guia Desenvolvedor, grupo Código). Dependendo de modo como uma macro é atribuída para execução, talvez também seja possível executá-la pressionando a tecla de atalho de combinação com CTRL, clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido ou em um grupo personalizado na faixa de opções, ou ainda clicando na área de um objeto, gráfico ou controle. Além disso, também é possível executar a macro automaticamente quando uma pasta de trabalho é aberta. Nota Quando você define o nível de segurança de macro no Excel como Desabilitar todas as macros sem notificação, o Excel executa apenas as macros assinadas digitalmente ou armazenadas em um local confiável, como a pasta de inicialização do Excel em seu computador. Se a macro que você deseja executar não estiver assinada digitalmente ou armazenada em um local confiável, você poderá alterar temporariamente o nível de segurança que habilita todas as macros. O que você deseja fazer? Executar uma macro Executar uma macro pressionando uma tecla de atalho de combinação com CTRL Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Executar uma macro clicando em um botão de um grupo personalizado da faixa de opções Executar uma macro clicando na área de um objeto gráfico Configurar uma macro para ser executada automaticamente na abertura de uma pasta de trabalho Executar uma macro 1. Se a guia Desenvolvedor não estiver disponível, faça o seguinte para exibi-la: 1. Clique na guia Arquivo, clique em Opções e depois clique na categoria Personalizar Faixa de Opções. 2. Na categoria Guias Principais, marque a caixa de seleção Desenvolvedor e clique em OK. 2. Para definir o nível de segurança temporariamente e habilitar todas as macros, faça o seguinte: 1. Na guia Desenvolvedor, no grupo Código, clique em Segurança de Macro.

2 Página 2 de 8 2. Na categoria Configurações de Macro, em Configurações de Macro, clique em Habilitar todas as macros (não recomendado; códigos possivelmente perigosos podem ser executados) e, em seguida, clique em OK. Nota Para ajudar a impedir a execução de códigos possivelmente perigosos, é recomendável que você retorne a qualquer uma das configurações que desabilita todas as macros quando terminar o trabalho com macros. 3. Abra a pasta de trabalho que contém a macro. 4. Na guia Desenvolvedor, no grupo Código, clique em Macros. 5. Na caixa Nome da macro, clique na macro a ser executada. 6. Siga um destes procedimentos: Para executar uma macro em uma pasta de trabalho do Excel, clique em Executar. Dica Também é possível pressionar CTRL+F8 para executar a macro. Você pode interromper a execução da macro pressionando ESC. Para executar uma macro em um módulo do VBA (Visual Basic for Applications), clique em Editar e, no menu Executar, clique em Executar Subformulário/Formulário de Usuário, ou pressione F5. Executar uma macro pressionando uma tecla de atalho de combinação com CTRL 1. Se a guia Desenvolvedor não estiver disponível, faça o seguinte para exibi-la: 1. Clique na guia Arquivo, clique em Opções e depois clique na categoria Personalizar Faixa de Opções. 2. Na categoria Guias Principais, marque a caixa de seleção Desenvolvedor e clique em OK. 2. Na guia Desenvolvedor, no grupo Código, clique em Macros. 3. Na caixa Nome da macro clique na macro a ser atribuída a uma tecla de atalho de combinação com CTRL. 4. Clique em Opções.

3 Página 3 de 8 A caixa de diálogo Opções de Macro é exibida. 5. Na caixa Tecla de atalho, digite as letras maiúsculas ou minúsculas a serem usadas com a tecla CTRL. Nota A tecla de atalho substituirá qualquer tecla de atalho padrão equivalente do Excel enquanto a pasta de trabalho que contém a macro estiver aberta. Para obter uma lista de teclas de atalho de combinação com CTRL que já estão atribuídas no Excel, consulte o artigo Teclas de atalho e de funções do Excel. 6. Na caixa Descrição, digite uma descrição da macro. 7. Clique em OK para salvar suas alterações e depois em Cancelar para fechar a caixa de diálogo Macro. Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Para adicionar um botão à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido que executará uma macro, proceda da seguinte forma: 1. Clique na guia Arquivo, Opções, e clique em Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. 2. Na lista Escolher comandos em, selecione Macros. 3. Na lista, clique na macro que você criou e, em seguida, clique em Adicionar. 4. Para alterar a imagem do botão da macro, selecione a macro na caixa à qual ela foi adicionada e clique em Modificar. 5. Em Símbolo, clique na imagem do botão que você deseja usar. 6. Para alterar o nome da macro que é exibido quando você coloca o ponteiro no botão, na caixa Nome para exibição, digite o nome que deseja usar. 7. Clique em OK para adicionar o botão de macro à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. 8. Na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, clique no botão de macro recém-adicionado. Executar uma macro clicando em um botão de um grupo personalizado da faixa de opções Aproveitando a vantagem da capacidade de personalização da faixa de opções do Excel 2010, você pode criar um grupo personalizado para ser exibido em uma guia na faixa de opções e, em seguida, atribuir uma macro a um botão nesse grupo. Por exemplo, é possível adicionar um grupo personalizado, denominado "Minhas

4 Página 4 de 8 Macros", à guia Desenvolvedor e depois adicionar uma macro (exibida como botão) ao novo grupo. Para saber mais, consulte o artigo Personalizar a faixa de opções. Executar uma macro clicando em uma área de um objeto gráfico Você pode criar um ponto de acesso em um elemento gráfico no qual os usuários podem clicar para executar uma macro. 1. Na planilha, insira um objeto gráfico; por exemplo, imagem, clip-art, forma ou SmartArt. Para saber mais sobre a inserção de objetos gráficos, consulte Adicionar, alterar ou excluir formas. 2. Para criar um ponto de acesso no objeto existente, na guia Inserir, do grupo Ilustrações, clique em Formas, selecione a forma a ser usada e desenhe-a no objeto existente. 3. Clique com o botão direito do mouse no ponto de acesso que você criou e clique em Atribuir Macro. 4. Siga um destes procedimentos: Para atribuir uma macro existente ao objeto gráfico, clique duas vezes na macro ou digite o nome na caixa Nome da macro. Para gravar uma nova macro a ser atribuída ao objeto gráfico selecionado, clique em Gravar, digite um nome para a macro na caixa de diálogo Gravar Macro e depois clique em OK para começar a gravar a macro. Ao concluir a gravação da macro, clique em Parar Gravação na guia Desenvolvedor do grupo Código. Dica Também é possível clicar em Parar gravação no lado esquerdo da barra de status. Para editar uma macro existente, clique no nome da macro na caixa Nome da macro e clique em Editar. 5. Clique em OK. 6. Na planilha, selecione o ponto de acesso. Isso exibe as Ferramentas de Desenho, adicionando uma guia Formatar. 7. Na guia Formatar, no grupo Estilos de Forma, clique na seta ao lado de Preenchimento da Forma e, em seguida, clique em Sem Preenchimento.

5 Página 5 de 8 8. Clique na seta ao lado de Contorno da Forma e em Sem Contorno. Configurar uma macro para ser executada automaticamente na abertura de uma pasta de trabalho Se você gravar uma macro e salvá-la com o nome "Abrir_auto," a macro será executada sempre que você abrir a pasta de trabalho que contém a macro. Outro modo de executar uma macro automaticamente quando uma pasta de trabalho é aberta, grave um procedimento do VBA no evento Abrir da pasta de trabalho com o Editor do Visual Basic. O evento Abrir é um evento interno de pasta de trabalho que executa seu código de macro sempre que a pasta de trabalho é aberta. CRIAR UMA MACRO ABRIR_AUTO 1. Se a guia Desenvolvedor não estiver disponível, faça o seguinte para exibi-la: 1. Clique na guia Arquivo e depois em Opções. 2. Na categoria Personalizar Faixa de Opções, na lista Guias Principais, marque a caixa de seleção Desenvolvedor e clique em OK. 2. Para definir o nível de segurança temporariamente e habilitar todas as macros, faça o seguinte: 1. Na guia Desenvolvedor, no grupo Código, clique em Segurança de Macro. 2. Na categoria Configurações de Macro, em Configurações de Macro, clique em Habilitar todas as macros (não recomendável; códigos potencialmente perigosos podem ser executados) e, em seguida, clique em OK. Nota Para ajudar a impedir a execução de códigos possivelmente perigosos, é recomendável que você retorne a qualquer uma das configurações que desabilita todas as macros após trabalhar com macros. 3. Para salvar a macro com uma pasta de trabalho específica, primeiro abra essa pasta de trabalho. 4. Na guia Desenvolvedor, no grupo Código, clique em Gravar Macro. 5. Na caixa Nome da macro, digite Abrir_auto. 6. Na lista Armazenar macro em, selecione a pasta de trabalho onde deseja armazenar a macro:

6 Página 6 de 8 Dica Para que uma macro esteja disponível sempre que você usar o Excel, selecione Pasta de Trabalho Pessoal de Macros. Quando você seleciona Pasta de Trabalho Pessoal de Macros, o Excel cria uma pasta de trabalho pessoal de macros oculta (Pessoal.xlsb), quando ela não existe ainda, e salva a macro nessa pasta de trabalho. No Windows Vista, essa pasta de trabalho é salva na pasta C:\Users\nome do usuário\appdata\local\microsoft\excel\xlstart. Se você não conseguir encontrá-la nesse local, é possível que ela tenha sido salva na subpasta Roaming, em vez de Local. No Microsoft Windows XP, essa pasta de trabalho é salva na pasta C:\Documents and Settings\nome do usuário\application Data\Microsoft\Excel\XLStart. As pastas de trabalho da pasta XLStart são abertas automaticamente sempre que o Excel é iniciado. Se desejar que uma macro da pasta de trabalho pessoal de macros seja executada automaticamente em outra pasta de trabalho, você também deverá salvá-la na pasta XLStart para que ambas sejam abertas quando o Excel for iniciado. 7. Clique em OK e execute as ações que deseja gravar. 8. Na guia Desenvolvedor, no grupo Código, clique em Parar gravação. Dica Também é possível clicar em Parar gravação no lado esquerdo da barra de status. Observações Se optar por salvar a macro em Esta Pasta de Trabalho ou em Nova Pasta de Trabalho na etapa 6, salve ou mova a pasta de trabalho para uma das pastas XLStart. A gravação de uma macro Abrir_auto tem as seguintes limitações: Se a pasta de trabalho na qual a macro Abrir_auto for salva já contiver um procedimento do VBA no seu evento Abrir, o procedimento do VBA do evento Abrir substituirá todas as ações na macro Abrir_auto. A macro Abrir_auto é ignorada quando uma pasta de trabalho é aberta por programação usando o método Abrir. Uma macro Abrir_auto é executada antes de qualquer outra pasta de trabalho ser aberta. Portanto, se você gravar ações a serem executadas no Excel na pasta de trabalho padrão Pasta1, ou em uma pasta de trabalho que seja carregada da pasta XLStart, a macro Abrir_auto falhará quando você reiniciar o Excel, porque a macro é executada antes das pastas de trabalho padrão e de inicialização serem abertas. Se encontrar essas limitações, em vez de gravar uma macro Auto_Abrir, você deve criar um procedimento do VBA para o evento Abrir, conforme descrito na próxima seção deste artigo. Para que o Excel seja iniciado sem executar uma macro Abrir_auto, mantenha pressionada a tecla SHIFT ao iniciar o Excel. CRIAR UM PROCEDIMENTO DO VBA PARA O EVENTO DE UMA PASTA DE TRABALHO

7 Página 7 de 8 O exemplo a seguir usa o evento Abrir para executar uma macro quando você abrir a pasta de trabalho. 1. Se a guia Desenvolvedor não estiver disponível, faça o seguinte para exibi-la: 1. Clique na guia Arquivo e depois em Opções. 2. Na categoria Personalizar Faixa de Opções, na lista Guias Principais, marque a caixa de seleção Desenvolvedor e depois clique em OK. 2. Para definir o nível de segurança temporariamente e habilitar todas as macros, faça o seguinte: 1. Na guia Desenvolvedor, no grupo Código, clique em Segurança de Macro. 2. Na categoria Configurações de Macro, em Configurações de Macro, clique em Habilitar todas as macros (não recomendável; códigos potencialmente perigosos podem ser executados) e, em seguida, clique em OK. Nota Para ajudar a impedir a execução de códigos possivelmente perigosos, é recomendável que você retorne a qualquer uma das configurações que desabilita todas as macros após trabalhar com macros. 3. Salve e feche todas as pastas de trabalho abertas. 4. Abra a pasta de trabalho na qual você deseja adicionar a macro ou crie uma nova pasta de trabalho. 5. Na guia Desenvolvedor, no grupo Código, clique em Visual Basic. 6. Na janela do Explorador de Projeto, clique com o botão direito do mouse no objeto Esta Pasta de trabalho e clique em Exibir Código. Dica Se a janela do Explorador de Projeto não estiver visível, no menu Modo de exibição, clique em Explorador de Projeto. 7. Na lista Objeto acima da janela Código, selecione Pasta de trabalho. Isso cria um procedimento vazio automaticamente para o evento Abrir, como este: Private Sub Workbook_Open() End Sub 8. Adicione as seguintes linhas de código ao procedimento: Private Sub Workbook_Open() MsgBox Date Worksheets("Sheet1").Range("A1").Value = Date End Sub

8 Página 8 de 8 9. Alterne para o Excel e salve a pasta de trabalho como uma pasta de trabalho habilitada para macro (.xlsm). 10. Feche a pasta de trabalho e torne a abri-la. Quando você abrir o arquivo novamente, o Excel executará o procedimento Workbook_Open, que exibe a data de hoje em uma caixa de mensagem. 11. Clique em OK na caixa de mensagem. Observe que a célula A1 na Planilha1 também contém a data em função da execução do procedimento Workbook_Open.

O que é e como funciona o VBA no excel?

O que é e como funciona o VBA no excel? Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série O Excel já é por si só uma ferramenta poderosa de elaboração de planilhas simples e sofisticadas, capazes de oferecer uma infinidade

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Aula 5 VBA PARTE I 11/05/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1

Aula 5 VBA PARTE I 11/05/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Aula 5 VBA PARTE I 11/05/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Introdução ao VBA 1. O Excel é um programa que tem um grande potencial, mas a maioria do pessoal o maneja de forma simples, utilizando somente as

Leia mais

Macros no LibreOffice

Macros no LibreOffice Macros no LibreOffice Para automatizar tarefas no LibreOffice pode-se usar o conceito de macros. Sempre que se digita o mesmo texto diversas vezes, ou o formata, ou faz qualquer outra tarefa onde é necessário

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Elaborado por: Genilson Vieira

Elaborado por: Genilson Vieira Executar uma Vez 1. Inserir o botão FORMULÁRIO e o botão VISUALIZAÇÃO DE IMPRESSÃO EM TELA INTEIRA 2. Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Mais Comandos... 3. Escolher comando em Todos os

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

O que são e quando utilizá-las:

O que são e quando utilizá-las: Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série Trabalhar com Excel é uma tarefa muito comum nos dias atuais, seja para uso pessoal ou profissional. Dentre a infinidade de fórmulas

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

Informática. Organização de Arquivos, Pastas e Programas. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Organização de Arquivos, Pastas e Programas. Professor Márcio Hunecke. Informática Organização de Arquivos, Pastas e Programas Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática ORGANIZAÇÃO DE PASTAS, ARQUIVOS E PROGRAMAS No Windows, a organização de Arquivos

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

EXERCÍCIOS DE REVISÃO 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Exercícios Macros Gravadas Excel 1/6 EXERCÍCIOS DE REVISÃO Para realizar estes exercícios, abra o arquivo Exercícios e habilite seu conteúdo. Não minimize/maximize a

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* Editor de Apresentação de slides O Microsoft PowerPoint é um aplicativo do pacote Office que permite a criação e exibição de apresentações com textos, imagens, sons, e vídeos, estes podem ser animados

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

POWERPOINT O PowerPoint é um software de apresentação multimídia. As apresentações elaboradas por ele, podem ser diretamente exibidas no monitor de vídeo de um computador ou projetadas através de dispositivos

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE EXERCÍCIO - 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE EXERCÍCIO - 10 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE PROFESSOR: RHAVY MAIA GUEDES DISCIPLINA: SOFTWARE DE APRESENTAÇÃO TURMA: INTEGRADO DE INFORMÁTICA EXERCÍCIO - 10 Leia atentamente

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

EXERCÍCIOS DE REVISÃO 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Exercícios Macros Gravadas Word 1/5 EXERCÍCIOS DE REVISÃO Antes de começar feche todos os arquivos abertos durante a aula e abra um documento novo. Os passos que deverão

Leia mais

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2

Microsoft Word Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física. Seção 2 Microsoft Word 2007 Informática Instrumental Profe: Regiane Klidzio Curso: Ed. Física 1 Microsoft Word O Microsoft Word é um processador de textos, utilizado para criar e editar diversos tipos de documentos

Leia mais

CURSO DE ACCESS AULA 3 FORMULÁRIOS. Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função

CURSO DE ACCESS AULA 3 FORMULÁRIOS. Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função _ Um formulário é um objeto do banco de dados que permite a visualização e manipulação (inclusão /alteração /exclusão das informações contidas

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Plano de Aula - Excel 2016 - cód. 6271 16 Horas/Aula 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2010 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2010 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

Conferencing. Novell. Conferencing 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 INICIAR O CLIENTE CONFERENCING: INICIAR SESSÃO: Julho de 2007

Conferencing. Novell. Conferencing 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 INICIAR O CLIENTE CONFERENCING: INICIAR SESSÃO: Julho de 2007 Conferencing - Guia de início rápido Novell Conferencing 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Conferencing A conferência da Novell é implementada com o uso da tecnologia Conferencing. O termo

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.5 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.5 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.5 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 Introdução Imprima e complete esse laboratório. Nesse laboratório, você irá fazer backup de dados. Você irá também realizar a restauração

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 11 Formatação... 2 Guias e Réguas... 2 Definindo ações a objetos... 2 Botões de ação... 4 Inserindo Cabeçalho e Rodapé... 4 Propriedades... 5! Informações Gerais... 5! Informações de Resumo...

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução -Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução Ao concluir este exercício, você estará apto a: Efetuar logon no SAP Business One Definir parâmetros de exibição Configurar

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Word

1. Introdução a Microsoft Word 1. Introdução a Microsoft Word Introdução a Microsoft Word Microsoft Office Word 2007 1 é um processador de textos concebido especificamente para o ambiente operacional Windows. O Microsoft Office Word

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

Atalho de teclado CTRL + P

Atalho de teclado CTRL + P Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série Existem algumas maneiras simples de você visualizar exatamente o que quer imprimir no Excel. Vamos ver as 3 principais maneiras de se

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft Microsoft é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações - Conjunto de slides

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O POWERPOINT 2007...7 CONHECENDO A TELA...7 USANDO MODELOS...13 CAPÍTULO 2 DESIGN DO SLIDE...19 INICIAR COM UM DESIGN DO SLIDE...21 INICIAR

Leia mais

Atalhos de teclado do Excel 2010

Atalhos de teclado do Excel 2010 Excel2010EssencialAtalhosDedoRevisado.docx 1 Atalhos de teclado do Excel 2010 Movimentação pela planilha s de navegação (,,, ) Ctrl + s de navegação (,,, ). s de navegação (,,, ) (ScrollLock) Home Home

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Conteúdo da embalagem. Introdução. Obrigado por escolher o teclado gamer KG-110BK da C3Tech.

Conteúdo da embalagem. Introdução. Obrigado por escolher o teclado gamer KG-110BK da C3Tech. Introdução Obrigado por escolher o teclado gamer KG-110BK da C3Tech. Descrição O KG-110BK é um teclado gamer profissional que não deixa ninguém desapontado nos quesitos desempenho e design. Produto desenvolvido

Leia mais

1. Transposição de dados de linhas para colunas

1. Transposição de dados de linhas para colunas Como se sabe, o Excel é uma das mais completas ferramentas para se trabalhar com planilhas, gráficos, cálculos e relatórios. Frequentemente adotado no ambiente corporativo para melhor gestão de tarefas,

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

Como usar o P-touch Transfer Manager

Como usar o P-touch Transfer Manager Como usar o P-touch Transfer Manager Versão 0 BRA-POR Introdução Aviso importante O conteúdo deste documento e as especificações deste produto estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. A Brother se

Leia mais

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS WINDOWS 7 Área de Trabalho Desktop (Área de trabalho) Ícones Menu iniciar Barra de tarefas

Leia mais

TUTORIAL PARA FORMATAÇÃO DE DOCUMENTO

TUTORIAL PARA FORMATAÇÃO DE DOCUMENTO TUTORIAL PARA FORMATAÇÃO DE DOCUMENTO Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Formatação de Estilo do documento Formatação do aplicativo para utilização do Equation ou MathType do Word Criação de botões (macro)

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Como abrir arquivo XML no Excel

Como abrir arquivo XML no Excel Um arquivo no formato XML é um documento com dados organizados de forma hierárquica. Como você pode ver na imagem acima, ele já vem todo organizado e é muito útil para armazenar dados de forma simples,

Leia mais

Soluções. Unidade: Vendas C/R Tópico: CRM

Soluções. Unidade: Vendas C/R Tópico: CRM Soluções Unidade: Vendas C/R Tópico: CRM Ao concluir este exercício, você estará apto a: Criar, processar e duplicar atividades Gerenciar atividades recorrentes Criar uma cotação de vendas Copiar uma cotação

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro. Windows

Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro. Windows Windows Conceitos Básicos As principais ações são: Clique Pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse sem move-lo Clique com o botão direito Duplo clique Pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse

Leia mais

Atalhos. Mike McBride Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz

Atalhos. Mike McBride Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz Mike McBride Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz 2 Conteúdo 1 Atalhos 4 1.1 Introdução.......................................... 4 1.2 Atalhos Padrão e Atalhos Globais............................. 4

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Prof. Fabrício M. Melo

Prof. Fabrício M. Melo Tecla CTRL+SHIFT+( CTRL+SHIFT+) CTRL+SHIFT+& CTRL+SHIFT_ CTRL+SHIFT+~ CTRL+SHIFT+$ CTRL+SHIFT+% CTRL+SHIFT+^ CTRL+SHIFT+# CTRL+SHIFT+@ CTRL+SHIFT+! CTRL+SHIFT+* CTRL+SHIFT+: CTRL+SHIFT+" CTRL+SHIFT+Mais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 16 Apresentações de Slides... 2 Criando e executando apresentações de slides... 2 Adicionando transições a uma apresentação de slides... 2 Configurando as apresentações... 3 Definindo intervalos

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Atalhos do Excel 2007

Atalhos do Excel 2007 Atalhos do Excel 2007 CTRL+X Recorta as células selecionadas. CTRL+Y Repete o último comando ou ação, se possível. CTRL+Z Usa o comando Desfazer para reverter o último comando ou excluir a última entrada

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

09/09/2010. Microsoft Windows XP. Módulo I. Disciplina de Informática Prof. Wilson Pereira dos Santos. Microsoft Windows XP

09/09/2010. Microsoft Windows XP. Módulo I. Disciplina de Informática Prof. Wilson Pereira dos Santos. Microsoft Windows XP Módulo I Disciplina de Informática Prof. Wilson Pereira dos Santos pereira@portalfg.com.br 1 2 3 Propriedades da Barra de Tarefas Sempre Visível: Com esta opção ativa a barra de tarefas estará sempre Visível

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

Windows. Atualizar o firmware da câmera SLR digital. Preparação

Windows. Atualizar o firmware da câmera SLR digital. Preparação Atualizar o firmware da câmera SLR digital Windows Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como executar esta atualização do firmware. Se você não tiver certeza de que possa executar

Leia mais

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc.

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc. Avisos legais É proibida a reprodução total ou parcial deste guia sem a devida autorização. As informações deste guia estão sujeitas a modificações sem aviso prévio. Não nos responsabilizamos por quaisquer

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 32 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Temos os seguintes botões a nossa disposição na Barra de Ferramentas Formulários: Rótulo, cria um rótulo de texto no gráfico ou folha de diálogo.

Temos os seguintes botões a nossa disposição na Barra de Ferramentas Formulários: Rótulo, cria um rótulo de texto no gráfico ou folha de diálogo. Um recurso muito interessante do Excel é a possibilidade de utilizarmos os formulários directamente na Folha de Cálculo, para facilitar o trabalho de digitação ou de simulação de dados. Com o auxilio destes

Leia mais

Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros

Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Exercício 43 Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Siga os seguintes passos: 1. Crie um novo livro de nome Formulário 2. Altere o nome da 1ª. folha para Formulário 3. Altere o

Leia mais

GUIA Assinaturas de

GUIA Assinaturas de Pensando no novo posicionamento da empresa em relação ao mercado, elaboramos esse pequeno guia para que você possa utilizar a sua nova assinatura de email. Sua assinatura será enviada juntamente com este

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. O ícone abaixo, encontrado no Windows Explorer informa que o dispositivo:

INFORMÁTICA. 02. O ícone abaixo, encontrado no Windows Explorer informa que o dispositivo: INFORMÁTICA 01. Ao se arrastar um arquivo de uma pasta para outra, utilizando somente o botão direito do mouse, dentro de uma mesma unidade de disco no Windows Explorer: a) O arquivo é copiado para a pasta

Leia mais

Usando o Tux Paint. Ícone TuxPaint. A tela principal é dividida em seções, cada uma com sua finalidade:

Usando o Tux Paint. Ícone TuxPaint. A tela principal é dividida em seções, cada uma com sua finalidade: Usando o Tux Paint Usuários Windows Se o Tux Paint foi instalado em seu computador por meio do instalador, o assistente de instalação ofereceu a opção de criar atalhos no menu de Iniciar e/ou criar um

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

Edição. - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio

Edição. - orientações para edição de filme - Tecnologia Educacional Ensino Médio Edição - orientações para edição de filme - O imovie O imovie é um programa de edição de vídeos da Apple, que permite criar, editar e compartilhar filmes e trailers a partir de seu Mac ou ios. Sua interface,

Leia mais

Xerox WorkCentre 5845 / 5855 / 5865 / 5875 / 5890 Painel de controle

Xerox WorkCentre 5845 / 5855 / 5865 / 5875 / 5890 Painel de controle 8 / 8 / 86 / 87 / 890 Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo com a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário.

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

Figura Formate os valores apresentados em euros, com o respectivo símbolo e zero casas

Figura Formate os valores apresentados em euros, com o respectivo símbolo e zero casas TIC Tecnologias de Informação e Comunicação Professor: Marcos Alvarães 1. Criar gráficos 1.1. O Microsoft Excel suporta inúmeros tipos de gráfico para o ajudar a apresentar os dados de forma relevante

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

Ajuda do Usuário do Forcepoint Secure Messaging

Ajuda do Usuário do Forcepoint Secure Messaging Ajuda do Usuário do Forcepoint Secure Messaging Bem-vindo ao Forcepoint Secure Messaging, uma ferramenta que fornece um portal seguro para transmissão e exibição de dados confidenciais e pessoais em emails.

Leia mais

Como criar uma história

Como criar uma história O da Microsoft permite, a partir de um conjunto de imagens, fazer um vídeo, adicionando som (músicas ou narração por voz recorrendo ao microfone) e movimento (transições e efeitos). São estes movimentos

Leia mais

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal 1/32 O endereço do site da WordPress é: http://pt-br.wordpress.com/?ref=footer Este pode ser acessado

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de Sistema... 2 Fazendo o download pelo Microsoft Internet Explorer... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação...

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

Aula Número 03. Sumário

Aula Número 03. Sumário Aula Número 03 Sumário Formatando Dados Automaticamente... 33 Fim da Aula número 03... 40 Aníbal Vieira Goiânia - 2011 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha

Leia mais

Mas afinal, existe alguma regra para decorar os atalhos para Excel? Quais são os principais atalhos? A seguir, maiores detalhes sobre o assunto:

Mas afinal, existe alguma regra para decorar os atalhos para Excel? Quais são os principais atalhos? A seguir, maiores detalhes sobre o assunto: Atalhos são basicamente comandos emitidos pelo teclado do computador no qual resultam em determinada ação. No geral, os atalhos são pouco utilizados pelos usuários, devido à complexidade em decorar determinados

Leia mais

TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010

TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010 TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010 Ctrl + Shift + F - Abre configurações de fonte para um texto que estiver selecionado. Shift + F6 - Mostra um painel lateral com os slides ou tópicos Ctrl + Shift + > -

Leia mais

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

Guia de Introdução. Capítulo 14 Personalizar o LibreOffice

Guia de Introdução. Capítulo 14 Personalizar o LibreOffice Guia de Introdução Capítulo 14 Personalizar o LibreOffice Direitos Autorais Este documento é protegido por Copyright 2010-2016 pelo time de documentação do LibreOffice. Contribuidores são listados abaixo.

Leia mais

Atualizar o firmware da câmera SLR digital

Atualizar o firmware da câmera SLR digital Atualizar o firmware da câmera SLR digital Obrigado por escolher um produto Nikon. Este guia descreve como executar esta atualização do fi r m w a re.se você não tiver certeza de que possa executar a atualização

Leia mais

Definições das opções Ferramentas, Opções Ferramentas, Opções Opções do Sistema Propriedades do Documento Opções do Sistema

Definições das opções Ferramentas, Opções Ferramentas, Opções Opções do Sistema Propriedades do Documento Opções do Sistema Deseja reduzir ainda mais o tempo gasto em um determinado projeto? Este documento tem por objetivo mostrar um passo-a-passo a ser realizado para a criação de Templates no SOLIDWORKS. Definições das opções

Leia mais