Criar um gráfico do início ao fim

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Criar um gráfico do início ao fim"

Transcrição

1 Página 1 de 18 Excel > Gráficos > Criando gráficos Criar um gráfico do início ao fim Mostrar tudo O Microsoft Excel não fornece mais o assistente de gráfico. Como alternativa, crie um gráfico básico clicando no tipo desejado na guia Inserir do grupo Gráficos. Para criar um gráfico que exiba os detalhes desejados, continue nas próximas etapas do seguinte processo passo a passo. O que deseja fazer? Saber mais sobre gráficos Conhecendo os elementos de um gráfico Modificando um gráfico básico para atender às suas necessidades Adicionando formatação atraente ao um gráfico Reutilizando gráficos com a criação de modelos de gráfico Etapa 1: criar um gráfico básico Etapa 2: alterar o layout ou o estilo de um gráfico Aplicar um layout de gráfico predefinido Aplicar um estilo de gráfico predefinido Alterar manualmente o layout dos elementos do gráfico Alterar manualmente o formato dos elementos do gráfico Etapa 3: adicionar ou remover títulos ou rótulos de dados Adicionar um título de gráfico Adicionar títulos de eixo Vincular um título a uma célula da planilha Adicionar rótulos de dados Remover títulos ou rótulos de dados de um gráfico Etapa 4: mostrar ou ocultar uma legenda Etapa 5: exibir ou ocultar eixos ou linhas de grade do gráfico Exibir ou ocultar eixos principais Exibir ou ocultar eixos secundários Exibir ou ocultar linhas de grade Etapa 6: mover ou redimensionar um gráfico Mover um gráfico Redimensionar um gráfico Etapa 7: salvar um gráfico como modelo

2 Página 2 de 18 Saber mais sobre gráficos Gráficos são usados para exibir séries de dados numéricos em formato gráfico, com o objetivo de facilitar a compreensão de grandes quantidades de dados e do relacionamento entre diferentes séries de dados. Para criar um gráfico no Excel, comece inserindo os dados numéricos desse gráfico em uma planilha. Em seguida, faça a plotagem desses dados em um gráfico selecionando o tipo de gráfico que deseja utilizar na guia Inserir, no grupo Gráficos. Dados da planilha Gráfico criado a partir de dados da planilha O Excel oferece suporte para vários tipos de gráficos com a finalidade de ajudá-lo a exibir dados de maneiras que sejam significativas para o seu público-alvo. Ao criar um gráfico ou modificar um gráfico existente, você pode escolher entre uma grande variedade de tipos de gráficos (como gráfico de colunas ou de pizza) e seus subtipos (como gráfico de colunas empilhadas ou gráfico de pizza em 3D). Também pode criar um gráfico de combinação usando mais de um tipo de gráfico.

3 Página 3 de 18 Exemplo de gráfico de combinação que utiliza um tipo de gráfico de coluna e linha. Para obter mais informações sobre os tipos de gráficos que podem ser selecionados no Excel, consulte Tipos de gráficos disponíveis. CONHECENDO OS ELEMENTOS DE UM GRÁFICO Um gráfico possui vários elementos. Alguns deles são exibidos por padrão, enquanto outros podem ser adicionados conforme necessário. É possível alterar a exibição dos elementos do gráfico movendo-os para outros locais no gráfico, redimensionando-os ou alterando seu formato. Também é possível remover os elementos que você não deseja exibir. A área do gráfico.

4 Página 4 de 18 A área de plotagem do gráfico. Os pontos de dados da série de dados que são plotados no gráfico. O eixo horizontal (categoria) e o eixo vertical (valor) ao longo dos quais os dados são plotados no gráfico. A legenda do gráfico. Um título de gráfico e eixo que você pode utilizar no gráfico. Um rótulo de dados que você pode usar para identificar os detalhes de um ponto de dados em uma série de dados. MODIFICANDO UM GRÁFICO BÁSICO PARA ATENDER ÀS SUAS NECESSIDADES Depois de criar um gráfico, você pode modificar qualquer um de seus elementos. Por exemplo, pode alterar a forma como os eixos são exibidos, adicionar um título ao gráfico, mover ou ocultar a legenda ou exibir elementos adicionais do gráfico. Para modificar um gráfico, siga um ou mais destes procedimentos: Alterar a exibição dos eixos do gráfico É possível especificar a escala de eixos e ajustar o intervalo entre os valores ou categorias exibidos. Para facilitar a leitura do gráfico, você também pode adicionar marcas de escala a um eixo e especificar o intervalo no qual aparecerão. Adicionar títulos e rótulos de dados a um gráfico Para ajudar a esclarecer as informações exibidas no seu gráfico, você pode adicionar um título ao gráfico, títulos de eixos e rótulos de dados. Adicionar uma legenda ou tabela de dados Você pode mostrar ou ocultar uma legenda, alterar seu local ou modificar as entradas dessa legenda. Em alguns gráficos, também é possível mostrar uma tabela de dados que exibe os códigos da legenda e os valores representados no gráfico. Aplicar opções especiais para cada tipo de gráfico Linhas especiais (como linhas de máximo e mínimo e linhas de tendência), barras (como barras superiores e inferiores e barras de erro), marcadores de dados e outras opções disponíveis para diferentes tipos de gráfico. APLICANDO ESTILOS E LAYOUTS DE GRÁFICO PREDEFINIDOS PARA UMA APARÊNCIA PROFISSIONAL Em vez de adicionar ou alterar manualmente elementos do gráfico ou formatar o gráfico, você pode aplicar rapidamente ao seu gráfico um layout e estilo predefinidos. O Excel oferece uma variedade de layouts e estilos predefinidos. Entretanto, é possível ajustar um layout ou estilo, conforme necessário, ao fazer alterações manuais no layout e no formato de elementos individuais do gráfico, como a área do gráfico, a área de plotagem, a série de dados ou a legenda do gráfico.

5 Página 5 de 18 Ao aplicar um layout de gráfico predefinido, um conjunto específico de elementos de gráfico (como títulos, legenda, tabela de dados ou rótulos de dados) é exibido em uma organização específica no seu gráfico. Você pode selecionar entre vários layouts fornecidos para cada tipo de gráfico. Ao aplicar um estilo predefinido de gráfico, o gráfico é formatado com base no tema do documento aplicado, de forma que ele corresponda a cores de tema (um conjunto de cores), fontes do tema (um conjunto de fontes de texto para título e corpo) e efeitos de tema (um conjunto de linhas e efeitos de preenchimento) da sua organização ou de seu gosto pessoal. Você não pode criar seus próprios layouts ou estilos de gráfico, mas pode criar modelos de gráfico que incluam o layout e a formatação de gráfico que deseja. ADICIONANDO FORMATAÇÃO ATRAENTE AO UM GRÁFICO Além de aplicar um estilo predefinido de gráfico, você pode facilmente aplicar formatação a elementos individuais do gráfico, como marcadores de dados, área do gráfico, área de plotagem, números e texto nos títulos e rótulos para dar ao gráfico uma aparência atraente. É possível aplicar estilos de forma específicos e estilos de WordArt, além de formatar manualmente as formas e o texto dos elementos do gráfico. Para adicionar formatação, use um ou mais destes procedimentos: Preencher elementos do gráfico Você pode utilizar preenchimentos com cores, texturas, imagens e gradações para chamar a atenção a elementos específicos do gráfico. Alterar a estrutura dos elementos do gráfico Você pode utilizar cores, estilos de linha e espessuras de linha para enfatizar os elementos do gráfico. Adicionar efeitos especiais aos elementos do gráfico Você pode aplicar efeitos especiais, como sombra, reflexo, brilho, bordas suaves, bisel e rotação 3D, às formas do gráfico, proporcionando uma aparência completa. Formatar texto e números Você pode formatar texto e números em títulos, rótulos e caixas de texto em um gráfico como faria com textos e números em uma planilha. Para destacar textos e números, é possível até mesmo aplicar estilos de WordArt. REUTILIZANDO GRÁFICOS COM A CRIAÇÃO DE MODELOS DE GRÁFICO Para reutilizar um gráfico que você personalizou para atender às suas necessidades, salve-o como um modelo de gráfico (*.crtx) na respectiva pasta de modelos de gráfico. Ao criar um gráfico, você poderá então aplicar esse modelo como faria com qualquer outro tipo de gráfico incorporado. Na verdade, modelos de gráfico são tipos de gráficos personalizados, e você pode utilizá-los para alterar o tipo de gráfico de um gráfico existente. Se você costuma usar um modelo de gráfico específico frequentemente, é possível salvá-lo como o tipo de gráfico padrão.

6 Página 6 de 18 Etapa 1: criar um gráfico básico Na maioria dos gráficos, como os de colunas e barras, você pode plotar neles os dados organizados em linhas ou colunas de uma planilha. Entretanto, alguns tipos de dados (como os de pizza e de bolhas) exigem uma organização específica dos dados. 1. Na planilha, organize os dados que você deseja plotar em um gráfico. Os dados podem ser organizados em linhas ou colunas o Excel determina automaticamente a melhor maneira de plotá-los no gráfico. Alguns tipos de gráfico (como gráficos de pizza e de bolhas) exigem uma organização específica dos dados. Como organizar dados na planilha 2. Selecione as células que contêm os dados que você deseja usar no gráfico. Dica Se você selecionar apenas uma célula, o Excel plotará automaticamente todas as células que contêm dados adjacentes a essa célula em um gráfico. Se as células que você deseja plotar em um gráfico não estiverem em intervalo contíguo, será possível selecionar células não adjacentes ou intervalos, até que a seleção forme um retângulo. Você também pode ocultar as linhas ou as colunas que não deseja plotar no gráfico. Como selecionar células, intervalos, linhas ou colunas 3. Na guia Inserir, no grupo Gráficos, siga um destes procedimentos: Clique no tipo de gráfico e, em seguida, clique no subtipo de gráfico que deseja usar. Para visualizar todos os tipos de gráficos disponíveis, clique em um tipo de gráfico, clique em para iniciar a caixa de diálogo Inserir Gráfico e clique nas setas para rolar pelos tipos de gráficos disponíveis. Dica Uma Dica de tela que contém o nome do tipo do gráfico é exibida quando você posiciona o ponteiro do mouse sobre um tipo ou subtipo de gráfico. Para obter mais informações sobre os tipos de gráficos que podem ser usados, consulte Tipos de gráficos disponíveis. 4. Por padrão, o gráfico é colocado na planilha como um gráfico inserido. Para colocá-lo em uma planilha de gráfico separada, altere a sua localização fazendo o seguinte: 1. Clique em qualquer local do gráfico inserido para ativá-lo. Isso exibe as Ferramentas de Gráfico, adicionando as guias Design, Layout e

7 Página 7 de 18 Formatar. 2. Na guia Design, no grupo Local, clique em Mover Gráfico. 3. Em Escolha o local onde o gráfico deve ser posicionado, execute um dos seguintes procedimentos: Para exibir o gráfico na planilha de gráfico, clique em Nova planilha. Dica Se você quiser substituir o nome sugerido para o gráfico, você pode digitar um novo nome na caixa Nova planilha. Para exibir o gráfico como um gráfico incorporado em uma planilha, clique em Objeto em e, em seguida, clique em uma planilha na caixa Objeto em. 5. O Excel atribuirá automaticamente um nome ao gráfico, como Gráfico1 se este for o primeiro gráfico criado em uma planilha. Para alterar esse nome, faça o seguinte: 1. Clique no gráfico. 2. Na guia Layout, no grupo Propriedades, clique na caixa de texto Nome do Gráfico. Dica Se necessário, clique no ícone Propriedades do grupo Propriedades para expandir grupo. Observações 3. Digite um novo nome. 4. Pressione ENTER. Para criar rapidamente um gráfico que se baseie no tipo de gráfico padrão, selecione a data que você deseja usar para o gráfico e pressione ALT+F1 ou F11. Quando você pressiona ALT+F1, o gráfico é exibido como um gráfico incorporado; quando você pressiona F11, o gráfico é exibido em uma planilha de gráfico separada. Se um gráfico não for mais necessário, será possível excluí-lo. Clique no gráfico para selecioná-lo e pressione DELETE. Etapa 2: alterar o layout ou o estilo de um gráfico Depois de criar um gráfico, é possível alterar instantaneamente a sua aparência. Em vez de adicionar ou alterar manualmente os elementos ou a formatação do gráfico, é possível aplicar rapidamente um layout e um estilo predefinidos ao gráfico. O Excel fornece uma variedade de layouts e estilos úteis e predefinidos (ou layouts e estilos rápidos) que você pode selecionar, mas é possível personalizar um layout ou estilo conforme

8 Página 8 de 18 necessário, alterando manualmente o layout e o formato de elementos individuais. APLICAR UM LAYOUT DE GRÁFICO PREDEFINIDO 1. Clique em qualquer local do gráfico que você deseja formatar usando um layout de gráfico predefinido. Isso exibe as Ferramentas de Gráfico, adicionando as guias Design, Layout e Formatar. 2. Na guia Design, no grupo Layouts de Gráfico, clique no layout de gráfico que deseja usar. Observação Quando o tamanho da janela do Excel for reduzido, os layouts de gráfico estarão disponíveis na galeria Layout Rápido no grupo Layouts de Gráfico. Dica Para ver todos os layouts disponíveis, clique em Mais. APLICAR UM ESTILO DE GRÁFICO PREDEFINIDO 1. Clique em qualquer local do gráfico que você deseja formatar usando um estilo de gráfico predefinido. Isso exibe as Ferramentas de Gráfico, adicionando as guias Design, Layout e Formatar. 2. Na guia Design, no grupo Estilos de Gráfico, clique no estilo de gráfico a ser usado. Observação Quando o tamanho da janela do Excel for reduzido, os estilos de gráfico estarão disponíveis na galeria Estilos Rápidos de Gráfico no grupo Estilos de Gráfico. Dica Para ver todos os estilos de gráfico predefinidos, clique em Mais. ALTERAR MANUALMENTE O LAYOUT DOS ELEMENTOS DO GRÁFICO 1. Clique no elemento de gráfico cujo layout você deseja alterar ou siga este procedimento para selecioná-lo em uma lista de elementos: 1. Clique em qualquer local do gráfico para exibir as Ferramentas de Gráfico.

9 Página 9 de Na guia Formatar, no grupo Seleção Atual, clique na seta na caixa Elementos de Gráfico e selecione o elemento de gráfico desejado. 2. Na guia Layout, no grupo Rótulos, Eixos ou Plano de Fundo, clique no botão do elemento de gráfico que corresponde ao elemento do gráfico que você selecionou e clique na opção de layout desejada. Observação As opções de layout selecionadas são aplicadas ao elemento de gráfico selecionado. Por exemplo, se o gráfico inteiro estiver selecionado, rótulos de dados serão aplicados a todas as séries de dados. Se houver um único ponto de dados selecionado, os rótulos de dados serão aplicados somente às séries de dados selecionadas ou ao ponto de dados. ALTERAR MANUALMENTE O FORMATO DOS ELEMENTOS DO GRÁFICO 1. Clique no elemento de gráfico cujo estilo você deseja alterar ou siga este procedimento para selecioná-lo em uma lista de elementos: 1. Clique em qualquer local do gráfico para exibir as Ferramentas de Gráfico. 2. Na guia Formatar, no grupo Seleção Atual, clique na seta na caixa Elementos de Gráfico e selecione o elemento de gráfico desejado. 2. Na guia Formato, siga um ou mais destes procedimentos: Para formatar qualquer elemento do gráfico selecionado, no grupo Seleção Atual, clique em Seleção de Formato e, em seguida, selecione as opções de formato que deseja.

10 Página 10 de 18 Para formatar a forma de um elemento do gráfico selecionado, no grupo Estilos de Forma, clique no estilo que deseja ou clique em Preenchimento de Forma, Contorno da Forma ou Efeitos de Forma e, em seguida, selecione as opções de formato que deseja. Para formatar o texto de um elemento do gráfico selecionado utilizando o WordArt, no grupo Estilos de WordArt, clique em um estilo. Também é possível clicar em Preenchimento do Texto, Contorno do Texto ou Efeitos de Texto e selecionar as opções de formato que desejar. Observação Depois de aplicar um estilo de WordArt, não é remover o formato desse WordArt. Se não quiser o estilo de WordArt selecionado, escolha outro ou clique em Desfazer na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido para retornar ao formato de texto anterior. Dica Para utilizar a formatação de texto normal com o objetivo formatar o texto nos elementos do gráfico, clique com o botão direito ou selecione o texto e clique nas opções de formatação desejadas na Minibarra de ferramentas. Também é possível usar os botões de formatação da faixa de opções (guia Página Inicial, grupo Fonte). Etapa 3: adicionar ou remover títulos ou rótulos de dados Para facilitar o entendimento de um gráfico, é possível adicionar títulos, como um título de gráfico e títulos de eixo. Os títulos de eixo estão geralmente disponíveis para todos os eixos que podem ser exibidos em um gráfico, incluindo eixos de profundidade (série) em gráficos 3D. Alguns tipos de gráfico (como os gráficos de radar) possuem eixos, mas não podem exibir títulos de eixos. Os tipos de gráfico que não possuem eixos (como gráficos de pizza e de roscas) também não exibem títulos de eixo. Também é possível vincular o título do gráfico e os títulos de eixos ao texto correspondente nas células da planilha criando uma referência a essas células. Os títulos vinculados são automaticamente atualizados no gráfico quando você altera o texto correspondente na planilha. Para identificar rapidamente uma série de dados em um gráfico, adicione rótulos de dados aos pontos de dados desse gráfico. Por padrão, os rótulos de dados são vinculados a valores na planilha e são atualizados automaticamente quando são feitas alterações nesses valores. ADICIONAR UM TÍTULO DE GRÁFICO 1. Clique em qualquer lugar do gráfico em que você deseja adicionar um título. Isso exibe as Ferramentas de Gráfico, adicionando as guias Design, Layout e Formatar. 2. Na guia Layout, no grupo Rótulos, clique em Título do Gráfico.

11 Página 11 de Clique em Título de Sobreposição Centralizado ou Acima do Gráfico. 4. Na caixa de texto Título do Gráfico exibida no gráfico, digite o texto desejado. Dica Para inserir uma quebra de linha, clique para colocar o ponteiro no local onde deseja inserir a quebra de linha e pressione ENTER. 5. Para formatar o texto, selecione-o e clique nas opções de formatação desejadas na Minibarra de ferramentas. Dica Você também pode usar os botões de formatação da faixa de opções (guia Página Inicial, grupo Fonte). Para formatar o título inteiro, clique nele com o botão direito, clique em Formatar Título de Gráfico e selecione as opções de formatação desejadas. ADICIONAR TÍTULOS DE EIXO 1. Clique em qualquer lugar do gráfico em que você deseja adicionar títulos de eixo. Isso exibe as Ferramentas de Gráfico, adicionando as guias Design, Layout e Formatar. 2. Na guia Layout, no grupo Rótulos, clique em Títulos dos Eixos. 3. Siga um ou mais destes procedimentos: Para adicionar um título a um eixo horizontal (categoria) principal, clique em Título do Eixo Horizontal Principal e selecione a opção desejada. Dica Se o gráfico tiver um eixo horizontal secundário, você também poderá clicar em Título do Eixo Horizontal Secundário. Para adicionar um título ao eixo vertical principal (valor), clique em Título do Eixo Vertical Principal e selecione a opção desejada. Dica Se o gráfico tiver um eixo vertical secundário, você também poderá clicar em Título do Eixo Vertical Secundário. Para adicionar um título a um eixo de profundidade (série), clique em Título do Eixo de Profundidade e selecione a opção desejada.

12 Página 12 de 18 Observação Essa opção está disponível somente quando o gráfico selecionado é um gráfico 3D real, como um gráfico de colunas 3D. 4. Na caixa de texto Título do Eixo exibida no gráfico, digite o texto desejado. Dica Para inserir uma quebra de linha, clique para colocar o ponteiro no local onde deseja inserir a quebra de linha e pressione ENTER. 5. Para formatar o texto, selecione-o e clique nas opções de formatação desejadas na Minibarra de ferramentas. Dica Você também pode usar os botões de formatação da faixa de opções (guia Página Inicial, grupo Fonte). Para formatar o título inteiro, clique nele com o botão direito, clique em Formatar Título do Eixo e selecione as opções de formatação desejadas. Observações Se você alternar para outro tipo de gráfico que não oferece suporte a títulos de eixo (como um gráfico de pizza), esses títulos deixarão de ser exibidos. Títulos voltarão a ser exibidos quando você retornar para um tipo de gráfico que ofereça suporte a títulos de eixo. Os títulos de eixo exibidos para eixos secundários serão perdidos quando você alternar para um tipo de gráfico que não exibe eixos secundários. VINCULAR UM TÍTULO A UMA CÉLULA DA PLANILHA 1. Em um gráfico, clique no título de gráfico ou de eixo que você deseja vincular a uma célula da planilha. 2. Na planilha, clique na barra de fórmula e digite um sinal de igual (=). 3. Selecione a célula da planilha que contém os dados ou o texto que você deseja exibir no gráfico. Dica Você também pode digitar a referência à célula da planilha na barra de fórmulas. Inclua um sinal de igual e o nome da planilha, seguido de um ponto de exclamação. Por exemplo, =Planilha1! F2 4. Pressione ENTER. ADICIONAR RÓTULOS DE DADOS 1. Em um gráfico, siga um destes procedimentos: Para adicionar um rótulo de dados a todos os pontos de dados de todas as séries de dados, clique na área do gráfico. Para adicionar um rótulo de dados a todos os pontos de dados de uma série de dados, clique em qualquer local da série de dados que você deseja rotular.

13 Página 13 de 18 Para adicionar um rótulo de dados a um único ponto de dados em uma série de dados, clique na série de dados que contém o ponto de dados que você deseja rotular e clique nesse ponto. Isso exibe as Ferramentas de Gráfico, adicionando as guias Design, Layout e Formatar. 2. Na guia Layout, no grupo Rótulos, clique em Rótulos de Dados e, em seguida, clique na opção de exibição desejada. Observação Dependendo do tipo de gráfico usado, opções de rótulo de dados diferentes estarão disponíveis. REMOVER TÍTULOS OU RÓTULOS DE DADOS DE UM GRÁFICO 1. Clique no gráfico. Isso exibe as Ferramentas de Gráfico, adicionando as guias Design, Layout e Formatar. 2. Na guia Layout, no grupo Rótulos, siga um destes procedimentos: Para remover um título de gráfico, clique em Título de Gráfico e em Nenhum. Para remover um eixo, clique em Título do Eixo, clique no tipo de eixo que você deseja remover e clique em Nenhum. Para remover rótulos de dados, clique em Rótulos de Dados e em Nenhum. Dica Para remover rapidamente um título ou rótulo de gráfico, clique nele e pressione DELETE. Etapa 4: mostrar ou ocultar uma legenda Quando você cria um gráfico, uma legenda é exibida, mas depois é possível ocultá-la ou modificar o seu local. 1. Clique no gráfico em que você deseja mostrar ou ocultar uma legenda. Isso exibe as Ferramentas de Gráfico, adicionando as guias Design, Layout e Formatar.

14 Página 14 de Na guia Layout, no grupo Rótulos, clique em Legenda. 3. Siga um destes procedimentos: Para ocultar a legenda, clique em Nenhum. Dica Para remover rapidamente uma legenda ou uma entrada de legenda de um gráfico, selecione-a e pressione DELETE. Você também pode clicar com o botão direito na legenda ou na entrada de legenda e clicar em Excluir. Para exibir uma legenda, clique na opção de exibição desejada. Observação Quando você clica em uma das opções de exibição, a legenda é movida e a área de plotagem é automaticamente ajustada para criar o espaço necessário. Se você mover e dimensionar essa legenda usando o mouse, a área de plotagem não será automaticamente ajustada. Para ver opções adicionais, clique em Mais Opções de Legenda e selecione a opção de exibição desejada. Dica Por padrão, uma legenda não fica sobreposta ao gráfico. Se houver restrições de espaço, será possível reduzir o tamanho do gráfico desmarcando a caixa de opção Mostrar a legenda sem sobrepor o gráfico. Dica Quando um gráfico possui uma legenda exibida, você pode modificar as entradas de legenda individuais editando os dados correspondentes na planilha. Para ver opções de edição adicionais ou para modificar entradas de legenda sem afetar os dados da planilha, você pode alterar as entradas de legenda na caixa de diálogo Selecionar Fonte de Dados (na guia Design, grupo Dados, botão Selecionar Dados). Etapa 5: exibir ou ocultar eixos ou linhas de grade do gráfico Quando você cria um gráfico, os eixos principais são exibidos para a maioria dos tipos de gráficos. É possível ativá-los ou desativá-los conforme necessário. Ao adicionar eixos, você pode especificar o nível de detalhes que eles devem exibir. Um eixo de profundidade é exibido quando um gráfico 3D é criado. Quando os valores em um gráfico variam muito de uma série de dados para outra ou quando existem tipos mistos de dados (por exemplo, preço e volume), você pode plotar uma ou mais séries de dados em um eixo vertical secundário (valor). A escala do eixo vertical secundário reflete o valor da série de dados associada. Depois de adicionar um eixo vertical secundário a um gráfico, você também pode adicionar um eixo horizontal secundário (categoria), o que pode ser útil em um gráfico xy (dispersão) ou em um gráfico de bolhas. Para facilitar a leitura de um gráfico, você pode exibir ou ocultar suas linhas de grade horizontais e verticais que

15 Página 15 de 18 se estendem de quaisquer eixos verticais e horizontais através da área de plotagem do gráfico. EXIBIR OU OCULTAR EIXOS PRINCIPAIS 1. Clique no gráfico no qual você deseja exibir ou ocultar eixos. Isso exibe as Ferramentas de Gráfico, adicionando as guias Design, Layout e Formatar. 2. Na guia Layout, no grupo Eixos, clique em Eixos e siga um destes procedimentos: Para exibir um eixo, clique em Eixo Horizontal Principal, Eixo Vertical Principal ou Eixo de Profundidade (em um gráfico 3D) e clique na opção de exibição de eixo desejada. Para ocultar um eixo, clique em Eixo Horizontal Principal, Eixo Vertical Principal ou Eixo de Profundidade (em um gráfico 3D). Em seguida, clique em Nenhum. Para exibir opções detalhadas de dimensionamento e exibição de eixos, clique em Eixo Horizontal Principal, Eixo Vertical Principal ou Eixo de Profundidade (em um gráfico 3D). Em seguida, clique em Mais Opções de Eixo Horizontal Principal, Mais Opções de Eixo Vertical Principal ou Mais Opções de Eixo de Profundidade. EXIBIR OU OCULTAR EIXOS SECUNDÁRIOS 1. Em um gráfico, clique na série de dados que deseja plotar ao longo de um eixo vertical secundário ou, para selecionar a série de dados em uma lista de elementos do gráfico, siga este procedimento: 1. Clique no gráfico. Isso exibe as Ferramentas de Gráfico, adicionando as guias Design, Layout e Formatar. 2. Na guia Formato, no grupo Seleção Atual, clique na seta na caixa Elementos do Gráfico e clique na série de dados que deseja plotar ao longo do eixo vertical secundário. 2. Na guia Formatar, no grupo Seleção Atual, clique em Seleção de Formato. 3. Clique em Opções de Série, se não estiver selecionado, e, em Plotar Série no, clique em Eixo Secundário e em Fechar. 4. Na guia Layout, no grupo Eixos, clique em Eixos.

16 Página 16 de Siga um destes procedimentos: Para exibir um eixo vertical secundário, clique em Eixo Vertical Secundário e selecione a opção de exibição desejada. Dica Para ajudar a distinguir o eixo vertical secundário, você pode alterar o tipo de gráfico de apenas uma série de dados. Por exemplo, pode transformar uma série de dados em um gráfico de linhas. 6. Para exibir um eixo horizontal secundário, clique em Eixo Horizontal Secundário e selecione a opção de exibição desejada. Observação Essa opção somente está disponível após a exibição de um eixo vertical secundário. 7. Para ocultar um eixo secundário, clique em Eixo Vertical Secundário ou Eixo Horizontal Secundário e clique em Nenhum. Dica Também é possível clicar no eixo secundário que você deseja excluir e pressionar DELETE. EXIBIR OU OCULTAR LINHAS DE GRADE 1. Clique no gráfico ao qual você deseja exibir ou ocultar linhas de grade. Isso exibe as Ferramentas de Gráfico, adicionando as guias Design, Layout e Formatar. 2. Na guia Layout, no grupo Eixos, clique em Linhas de Grade. 3. Siga este procedimento: Para adicionar linhas de grade horizontais ao gráfico, aponte para Linhas de Grade Horizontais Principais e clique na opção desejada. Se o gráfico tiver um eixo horizontal secundário, você também poderá clicar em Linhas de Grade Horizontais Secundárias. Para adicionar linhas de grade verticais ao gráfico, aponte para Linhas de Grade Verticais Principais e clique na opção desejada. Se o gráfico tiver um eixo vertical secundário, você também poderá clicar em Linhas de Grade Verticais Secundárias. Para adicionar linhas de grade de profundidade em um gráfico 3D, aponte para Linhas de Grade de Profundidade e clique na opção desejada. Essa opção está disponível somente quando o gráfico selecionado é um gráfico 3D real, como um gráfico de colunas 3D.

17 Página 17 de 18 Para ocultar as linhas de grade do gráfico, aponte para Linhas de Grade Horizontais Principais, Linhas de Grade Verticais Principais ou Linhas de Grade de Profundidade (em um gráfico 3D), e clique em Nenhum. Se o gráfico tiver eixos secundários, você também poderá clicar em Linhas de Grade Horizontais Secundárias ou Linhas de Grade Verticais Secundárias e clicar em Nenhum. Para remover rapidamente as linhas de grade do gráfico, selecione-as e pressione DELETE. Etapa 6: mover ou redimensionar um gráfico É possível mover um gráfico para qualquer local de uma planilha ou para uma planilha nova ou existente. Também é possível alterar o tamanho do gráfico para ter um melhor ajuste. MOVER UM GRÁFICO Para mover um gráfico, arraste-o até o local desejado. REDIMENSIONAR UM GRÁFICO Para redimensionar um gráfico, siga um destes procedimentos: Clique no gráfico e arraste as alças de dimensionamento até o tamanho desejado. Na guia Formato, no grupo Tamanho, digite o tamanho nas caixas Altura da Forma e Largura da Forma. Dica Para ver mais opções de dimensionamento, na guia Formato, no grupo Tamanho, clique em para iniciar a caixa de diálogo Formatar Área do Gráfico. Na guia Tamanho, é possível selecionar opções para dimensionar, girar ou ajustar a escala do gráfico. Na guia Propriedades, é possível especificar como você deseja mover ou dimensionar esse gráfico com as células na planilha. Etapa 7: salvar um gráfico como modelo Para criar outro gráfico como o recém-criado, salve o gráfico como um modelo que pode ser usado como base para outros gráfico semelhantes

18 Página 18 de Clique no gráfico que deseja salvar como um modelo. 2. Na guia Design, no grupo Tipo, clique em Salvar como Modelo. 3. Na caixa Nome do arquivo, digite um nome para o modelo. Dica A menos que uma pasta diferente seja especificada, o arquivo modelo (. crtx) será salvo na pasta Gráficos e o modelo ficará disponível em Modelos na caixa de diálogo Inserir Gráfico (na guia Inserir, grupo Gráficos, Iniciador de Caixa de Diálogo ) e na caixa de diálogo Alterar Tipo de Gráfico (guia Design, grupo Tipo, Alterar Tipo de Gráfico). Observação Um modelo de gráfico contém a formatação do gráfico e armazena as cores que estão em uso quando o gráfico é salvo como modelo. Quando você usa um modelo para criar um gráfico em outra pasta de trabalho, o gráfico novo usa as cores do modelo não as cores do tema de documento atualmente aplicadas à pasta de trabalho. Para usar as cores do tema de documento em vez das cores do modelo de gráfico, clique com o botão direito na área do gráfico e, em seguida, clique em Redefinir para Coincidir Estilo. Consulte também Adicionar ou remover um eixo secundário em um gráfico Alterar a escala do eixo de profundidade (série) em um gráfico Alterar a escala do eixo horizontal (categoria) em um gráfico Alterar a escala do eixo vertical (valor) em um gráfico Alterar a exibição dos eixos do gráfico

CRIAR UM GRÁFICO com MS Office 2007

CRIAR UM GRÁFICO com MS Office 2007 CRIAR UM GRÁFICO com MS Office 2007 Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/criar-um-grafico-hp001233728.aspx#bm2 Gráficos são usados para exibir séries de dados numéricos em formato gráfico,

Leia mais

Gráficos Excel Dados da planilha. Gráfico criado a partir de dados de planilha

Gráficos Excel Dados da planilha. Gráfico criado a partir de dados de planilha Gráficos Excel 2007 Para criar um gráfico básico no Excel, o qual você possa modificar e formatar posteriormente comece inserindo os dados do gráfico em uma planilha. Em seguida, basta selecionar esses

Leia mais

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico Página 1 de 11 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Fundamentos da Tabela Dinâmica Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico Mostrar tudo Para analisar

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico

Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Design e layout Dados dinâmicos em um relatório de Tabela Dinâmica ou de Gráfico Dinâmico Mostrar tudo No Microsoft Excel 2010,

Leia mais

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados

Usar minigráficos para mostrar tendências de dados Página 1 de 5 Excel > Planilhas > Exibindo dados Novidade no Microsoft Excel 2010, um minigráfico é um pequeno gráfico em uma célula de planilha que fornece uma representação visual de dados. Use minigráficos

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Apostila MS-Excel Inserir e excluir novas planilhas; Criação e formatação de gráficos; Classificação e Filtro. Alessandro

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2010 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2010 Plano de Aula - PowerPoint 2010 - cód. 4227 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do PowerPoint

Leia mais

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica

Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Usando a Tabela Dinâmica e o Assistente de Tabela Dinâmica Usar segmentações de dados para filtrar dados de Tabela Dinâmica Mostrar

Leia mais

Tabela Dinâmica MS-Excel

Tabela Dinâmica MS-Excel Tabela Dinâmica MS-Excel Sumário Tabela Dinâmica... 3 Antes de começar... 5 Criar uma Tabela Dinâmica... 6 Trabalhando com a lista Campos da Tabela Dinâmica... 8 Valores da Tabela Dinâmica... 10 Mostrar

Leia mais

PROF. André Alencar INFORMÁTICA 1

PROF. André Alencar INFORMÁTICA 1 PROF. André Alencar INFORMÁTICA 1 GRÁFICOS NO EXCEL 1 Introdução Gráficos têm apelo visual e facilitam, para os usuários, a visualização de comparações, padrões e tendências nos dados. Por exemplo, em

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2013 Plano de Aula - PowerPoint 2013 - cód. 5462 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do PowerPoint

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Tipos de gráficos disponíveis

Tipos de gráficos disponíveis Página 1 de 18 Excel > Gráficos > Criando gráficos Tipos de gráficos disponíveis Mostrar tudo O Microsoft Excel dá suporte a vários tipos de gráficos para ajudar a exibir dados de maneiras que sejam significativas

Leia mais

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2016 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2016 Plano de Aula - PowerPoint 2016 - cód. 6289 16 Horas/Aula 1. Introdução ao PowerPoint

Leia mais

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3 INTERMEDIÁRIO Gráficos Prof. Cassiano Isler 2017.1 - Turma 3 por Prof. Cassiano Isler INTERMEDIÁRIO - Aula 1 2 / 67 por GÓMEZ, Luis Alberto. para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 2. Disponível

Leia mais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais

Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Página 1 de 24 Excel > Formatação condicional Adicionar, alterar, localizar ou limpar formatos condicionais Mostrar tudo Use um formato condicional para ajudar a explorar visualmente e a analisar os dados,

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 03 Prof. Arlindo Neto

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 03 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração Aula 03 Prof. Arlindo Neto COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Elaborar uma apresentação no formato slides; Microsoft Office Power Point 2007 O Microsoft

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Analisando Dados Graficamente

Analisando Dados Graficamente Analisando Dados Graficamente Objetivos Ao concluir esta lição, você será capaz de: Usar o Graph Wizard para adicionar um gráfico à planilha Usar a barra de ferramentas Graph para editar gráficos Posicionar

Leia mais

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4097 - Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2010 1.1. Novidades do Excel 2010... 21 1.2. Abrir o Programa... 22 1.3. Janela do Excel

Leia mais

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA)

Referência =SOMA(C20:C30) =SOMA(VendasDoPrimeiroTrimestre) Constante =PRODUTO(A5,8.3) =PRODUTO (Preço,ImpostoSobreVendasDeWA) Página 1 de 9 Excel > Fórmulas > Trabalhando com nomes e referências de células Definir e usar nomes em fórmulas Mostrar tudo Usando nomes, você pode facilitar muito o entendimento e a manutenção das fórmulas.

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

Parte IV Como projetar um layout de página

Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Utilize as ferramentas de projetos visuais do Dreamweaver para criar layouts de página sofisticados. Esta seção contém os seguintes capítulos: Capítulo

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

é usado para fechar a janela do são telas que podem conter textos, imagens, vídeos, sons e efeitos visuais.

é usado para fechar a janela do são telas que podem conter textos, imagens, vídeos, sons e efeitos visuais. ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 1 Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: aplicativo apresentações efeitos imagens powerpoint slides sons vídeos textos F O R S L I D E S T E N D U T A B F O R T R U D O

Leia mais

seleciona os campos de linha da Tabela Dinâmica e transforma-os em campos de categoria no gráfico.

seleciona os campos de linha da Tabela Dinâmica e transforma-os em campos de categoria no gráfico. Criando Gráficos Dinâmicos O Excel permite criar um gráfico a partir dos Data da Tabela Dinâmica. Já que o gráfico está vinculado à Tabela Dinâmica, as modificações efetuadas no layout de uma Tabela Dinâmica

Leia mais

Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica. Problemas que causam perda significativa de funcionalidade

Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica. Problemas que causam perda significativa de funcionalidade Página 1 de 6 Problemas de compatibilidade de relatórios de Tabela Dinâmica O Verificador de Compatibilidade encontrou um ou mais problemas de compatibilidade relacionados a relatórios de Tabela Dinâmica.

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica.

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica. Sumário Conceito Criação de uma tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Alterando o layout da tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Parte 4 Conceito Tabela dinâmica é uma tabela utilizada para exibir

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula Plano de Aula - PowerPoint 2007 - cód. 2865-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 4 Continuação do

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações em uma planilha.

A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações em uma planilha. Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série A utilização de gráficos no Excel tem como objetivo exibir dados de forma a facilitar a análise e compreensão de certas informações

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Roteiro de Construção de Gráficos Análise de Experimentos Virtuais

Roteiro de Construção de Gráficos Análise de Experimentos Virtuais Roteiro de Construção de Gráficos Análise de Experimentos Virtuais Nos experimentos virtuais, pede-se a construção de gráficos baseados nos dados obtidos a partir dos quadros. O Microsoft Office Excel

Leia mais

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha

Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Página 1 de 5 Excel > Filtrando e classificando > Consolidando dados Consolidar dados de várias planilhas em uma única planilha Mostrar tudo Para resumir e informar os dados de planilhas separadas, você

Leia mais

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O POWERPOINT 2007...7 CONHECENDO A TELA...7 USANDO MODELOS...13 CAPÍTULO 2 DESIGN DO SLIDE...19 INICIAR COM UM DESIGN DO SLIDE...21 INICIAR

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

Tipos de gráficos disponíveis

Tipos de gráficos disponíveis Tipos de gráficos disponíveis Mostrar tudo O Microsoft Office Excel 2007 oferece suporte para vários tipos de gráficos com a finalidade de ajudar a exibir dados de maneiras que sejam significativas para

Leia mais

Visão geral dos relatórios de tabela dinâmica e de gráfico dinâmico

Visão geral dos relatórios de tabela dinâmica e de gráfico dinâmico Página 1 de 8 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Fundamentos da Tabela Dinâmica Visão geral dos relatórios de tabela dinâmica e de gráfico dinâmico Mostrar tudo Um relatório de

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

Publisher 2013 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Publisher 2013 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5525 - Publisher 2013 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Publisher 2013 1.1. Novidades da Versão 2013...21 1.1.1. Interface Renovada...21 1.1.2. Conectividade...21

Leia mais

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução

Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I. Sumário. Introdução Aula 03 - Trabalhando com listas de dados I Sumário Introdução Formulário Inserindo um registro Excluindo um registro Filtrando e pesquisando registros AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro Aplicando o AutoFiltro

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora)

Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora) 6272 - Excel 2016 Plano de Aula - 16 Horas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o Programa...23 1.1.1. Abrir uma

Leia mais

Plano de Aula - Publisher cód Horas/Aula

Plano de Aula - Publisher cód Horas/Aula Plano de Aula - Publisher 2013 - cód.5525 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Publisher 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Publisher 2013 Aula 3 Capítulo 2 - Documentos Aula

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

1 de 7 11/05/ :53

1 de 7 11/05/ :53 1 de 7 11/05/2014 15:53 Para obter acesso rápido a informações relacionadas que estejam em outro arquivo ou em uma página da Web, você pode inserir um hiperlink em uma célula da planilha. Você também pode

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula

Plano de Aula - Excel cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2016 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Plano de Aula - Excel 2016 - cód. 6271 16 Horas/Aula 1. Introdução ao Microsoft Excel 2016...21 1.1. Abrir o

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha a ser usada numa apresentação ou relatório, é importante que as informações sejam claras e fáceis de entender.

Leia mais

Gráfico de barras e linhas: como fazer

Gráfico de barras e linhas: como fazer Este tutorial tem como objetivo mostrar o passo a passo para a criação do gráfico de barras e linhas usando o conceito de Pareto no Excel 2010. O gráfico de Pareto é um gráfico de colunas que coloca em

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: de fontes e alinhamentos

Leia mais

CURSO DE ACCESS AULA 3 FORMULÁRIOS. Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função

CURSO DE ACCESS AULA 3 FORMULÁRIOS. Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função _ Um formulário é um objeto do banco de dados que permite a visualização e manipulação (inclusão /alteração /exclusão das informações contidas

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 3

LibreOffice Calc: aula 3 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos LibreOffice Calc: aula 3 Apresentar a criação de um gráfico no LibreOffice

Leia mais

Conhecendo a aba Início

Conhecendo a aba Início Conhecendo a aba Início Grupo: Células... pág. 2 1º Exercício... pág. 6 Grupo: Alinhamento... pág. 7 2º Exercício... pág. 7 Grupo: Número... pág. 8 3º Exercício... pág. 9 Grupo: Fonte... pág. 10 4º Exercício...

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2016...8 Conhecendo a Tela do Excel...9 Planilha...13 Controlando a Altura da Linha...14 Controlando a Largura da Coluna...16 Abrindo uma Planilha...19 Novo documento...21

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: De fontes e alinhamentos

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

APOSTILA Uso do Programa EXCEL

APOSTILA Uso do Programa EXCEL 1 APOSTILA Uso do Programa EXCEL Vanessa Monteiro Cesnik LabPOT Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho 2 Apresentação do Excel Pasta de trabalho: é um arquivo de excel. Planilha: é uma

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Curso Apresentações em EXCEL

Curso Apresentações em EXCEL Curso Apresentações em EXCEL Professora Marcia Santos Agenda 1. Introdução 2. Formatação Personalizada 3. Funções de Procura e Referência 4. Fórmulas Matriciais 5. Células Macro 6. Ferramenta Câmera 7.

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais

LibreOffice. Writer AULA INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS. A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson)

LibreOffice. Writer AULA INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS. A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson) LibreOffice Writer AULA 6 INSERINDO OBJETOS GRÁFICOS A confiança em si próprio é o primeiro segredo do êxito. (Ralph Waldo Emerson) Autor: Emerson Luiz Florentino Borges Pró-Reitoria de Extensão Universidade

Leia mais

Document Capture Pro 2.0 para Windows

Document Capture Pro 2.0 para Windows Document Capture Pro 2.0 para Windows Conteúdo Document Capture Pro 2.0 para Windows... 5 Adição e designação de trabalhos de digitalização com o Document Capture Pro - Windows... 5 Digitalização com

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* Editor de Apresentação de slides O Microsoft PowerPoint é um aplicativo do pacote Office que permite a criação e exibição de apresentações com textos, imagens, sons, e vídeos, estes podem ser animados

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

SELECIONANDO E AGRUPANDO OBJETOS

SELECIONANDO E AGRUPANDO OBJETOS SELECIONANDO E AGRUPANDO OBJETOS Quando acrescentamos recursos como uma Auto forma, um Gráfico, uma figura de Clip-art no seu slide, será criado um objeto. Um objeto é uma área retangular do slide, definida

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

Índice CRIAR E EDITAR GRÁFICOS... 3 CARACTERÍSTICAS AVANÇADAS DE GRÁFICOS AUTO FILTRO TABELA DINÂMICA CLASSIFICAR LISTAS...

Índice CRIAR E EDITAR GRÁFICOS... 3 CARACTERÍSTICAS AVANÇADAS DE GRÁFICOS AUTO FILTRO TABELA DINÂMICA CLASSIFICAR LISTAS... Índice CRIAR E EDITAR GRÁFICOS... 3 $VVLVWHQWHÃGHÃJUiILFRÃÃHWDSDÃÃGHÃñÃWLSRÃGHÃJUiILFR $VVLVWHQWHÃGHÃJUiILFRÃÃHWDSDÃÃGHÃñÃ'DGRVÃGHÃ2ULJHPÃGRÃ*UiILFR 2XWUDVÃDOWHUDo}HVÃQRÃJUiILFR *UiILFRVÃGHÃ7RUWD *UiILFRVÃGHÃ/LQKDÃHÃ*UiILFRVÃGHÃ'LVSHUVmRÃÃ;

Leia mais

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº.

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº. Página1 Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 20 EXCEL MANIPULAÇÃO DE CELULAS ENTRE PLANILHAS Você

Leia mais

Desvendando o Excel. Prof. Bruno Gomes

Desvendando o Excel. Prof. Bruno Gomes Desvendando o Excel Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br @profbrunogomes Quem é Bruno? Professor de Sistemas de Informação do IFRN/Cang Doutor em Engenharia Elétrica

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Word

1. Introdução a Microsoft Word 1. Introdução a Microsoft Word Introdução a Microsoft Word Microsoft Office Word 2007 1 é um processador de textos concebido especificamente para o ambiente operacional Windows. O Microsoft Office Word

Leia mais

Aula Número 03. Sumário

Aula Número 03. Sumário Aula Número 03 Sumário Formatando Dados Automaticamente... 33 Fim da Aula número 03... 40 Aníbal Vieira Goiânia - 2011 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Índice 1- INTRODUÇÃO... 3 2 - CONHECENDO O AMBIENTE DE TRABALHO DO EXCEL... 4 3 - FORMATANDO UMA PLANILHA... 6 3.1 BORDAS, FORMATAÇÃO MONETÁRIA E SOMBREAMENTO...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Faixas Nomear um intervalo de células Utilizar nome de faixas em fórmulas

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

AULA. Calc. LibreOffice EDITANDO E FORMATANDO UMA PLANILHA

AULA. Calc. LibreOffice EDITANDO E FORMATANDO UMA PLANILHA LibreOffice Calc AULA 1 EDITANDO E FORMATANDO UMA PLANILHA A maior de todas as ignorâncias é rejeitar algo sobre o qual nada se sabe. (H. Jackson Brown) Autor: Emerson Luiz Florentino Borges Pró-Reitoria

Leia mais

Jornal do Padre. Instruções para usar este modelo. Continuação dos artigos nas páginas. Usando estilos neste modelo

Jornal do Padre. Instruções para usar este modelo. Continuação dos artigos nas páginas. Usando estilos neste modelo Jornal do Padre Volume 1, Edição 1 outubro de 2010 Continuação dos artigos nas páginas Seu codinome Nome da sua empresa Este documento foi criado usando caixas de texto vinculadas, que permitem que os

Leia mais