MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA NAS ORGANIZAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA NAS ORGANIZAÇÕES"

Transcrição

1 MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA NAS ORGANIZAÇÕES RAYANE CHAGAS LEITE Discente do 4 período do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos das Faculdades Integradas de Três Lagoas-AEMS RENATA DA SILVA FRASNELLI Discente do 4 período do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos das Faculdades Integradas de Três Lagoas-AEMS ELISÂNGELA DE AGUIAR ALCALDE Profª. MSc. Do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS RAFAEL FURLAN LO GIUDICE Prof. MSc. Do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos das Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS RESUMO O artigo tem por objetivo descrever e ressaltar a importância da motivação e qualidade de vida inserida no cotidiano do colaborador, essas ferramentas totalizam em resultados qualitativos no cenário empresarial atual. Utilizamos de embasamento conceitual e teórico para conceituação dos temas trabalhados ao longo do artigo. Além das bases teóricas, desenvolvemos uma pesquisa de campo para mensurar o grau de motivação das pessoas, escolhemos pessoas aleatórias que trabalham em diferentes empresas e possuem diferentes experiências e entregamos um questionário com perguntas voltadas a motivação. Diante da competitividade, as organizações estão cada vez mais voltadas a motivação e qualidade de vida do colaborador para alcançar suas metas, devido a isso este artigo mostra que o conceito de motivação e da importância das pessoas já existe a décadas, mas somente ao decorrer do tempo e da necessidade de colaboradores dedicados é que as organizações deram valor a esses conceitos. Trabalhar no eu dos colaboradores se tornou fundamental para um bom relacionamento de uma boa qualidade de vida x trabalho. Quando a motivação e conhecimento começa intrinsicamente é muito mais fácil pra organização conhecer o lado externo e fazer com que isso seja benéfico a seu favor. PALAVRAS-CHAVE: Empresas. Motivação. Qualidade de vida. 1 INTRODUÇÃO

2 O presente trabalho demonstra as conceituações da motivação nas organizações, abrangendo desde motivação individual a motivação coletiva. Visto que as empresas nos dias atuais precisam se encaixar no novo conceito onde os colaboradores não são apenas máquinas de produzir e sim a parte de um corpo estrutural, que motivado, tende a alcançar as metas estabelecidas pela organização. A estratégia de pesquisa é exploratória, buscando descobrir se as pessoas ao nosso redor se sentem motivadas no ambiente profissional. A importância do capital humano nessa nova era, gera uma necessidade de unificar as forças e potencializar um gerenciamento com uma nova visão em relação aos seus subordinados, demonstrando a atenção correta que cada um deve receber, por meio de: planos de carreira, liderança treinada, qualidade de vida no trabalho, teorias, conceitos e aplicabilidade na realidade organizacional, tornando-se distintos atrativos que norteiam as organizações motivadoras e retentora de talentos. A motivação tende a garantir melhores resultados como: aumento da produtividade com mais qualidade, demonstrando o quanto é primordial para se executar um incomparável trabalho. Com estes conceitos, iremos elaborar algumas questões formulando uma pesquisa de campo, esta dará uma melhor análise e mensuração de dados sobre a motivação entendendo assim com mais clareza esta ferramenta que está se tornando cada vez mais utilizada em empresas de sucesso. Ao fim do das argumentações teóricas, seguirá as análises do questionamento feito para pessoas aleatórias. Nossas abordagens referentes o tema deste artigo, será baseada em livros de autores como Chiavenato, Maximiano, Vergara, Mayo e outros, além de revistas e sites de confiabilidade. 2 O DESENVOLVER DA MOTIVAÇÃO Na revolução industrial, não havia nenhuma preocupação em descobrir se uma pessoa estava motivada ou não. As pessoas de posse se sentiam motivadas devido aos seus próprios objetivos, enquanto os restantes das outras classes menos favorecidas não identificavam a motivação como uma chance de crescimento na vida profissional e pessoal.

3 Com a pós-revolução, estudiosos começaram a desenvolver pesquisas e teorias sobre a motivação, dentre eles estãoos de maior destaque no período Elton Mayo com a experiência de Hawthorne, Peter Drucker considerado pai da administração moderna e Douglas McGregor com sua teoria da motivação X e Y. Passado esse período, diversos conceitos foram formados com o objetivo de identificar as necessidades dos seres humanos, ligadas diretamente com as organizações. Tais conceitos serão citados ao longo desse artigo a fim de compreendermos a importância da motivação em todos os ambientes e não somente no ambiente de trabalho. Com a constante globalização, cada vez mais a competitividade nas empresas aumentam para satisfazer as necessidades do mercado. Uma montanha russa de inovações paira sobre a sociedade atual, a qual buscam mais conforto e praticidade no dia a dia. Para que as empresas consigam manter a assiduidade de seus clientes, produtos com qualidade, processo rápido e muitas outras características que um negócio necessita, começaram a investir no seu capital humano, ou seja, naqueles que realmente são a base da empresa e fazem a produção caminhar de forma satisfatória aos olhos de terceiros. O incentivo ao desenvolvimento da ala operacional se tornou fundamental, pois o conhecimento e habilidade no que está fazendo gera um resultado final muito melhor do que o esperado. Não só na parte da capacitação em desenvolver o produto, as empresas estão preocupadas com o lado emocional do colaborador, que está diretamente ligado ao desempenho em seu trabalho rotineiro. Afirma Chiavenato(2000, p. 76) que As pessoas não são consideradas simples recursos empresariais, mas seres humanos com capacidade, características individuais [...] aptidões diferenciadas de conhecimento e habilidades específicas. As organizações que investirem na motivação de seus colaboradores estão muito mais propícias a alcançarem os seus resultados e consequentemente satisfazer o público alvo. Ainda com Chiavenato relatado por Silva, Renata Nunes diz que o capital humano é o capital é o capital de talentos e de competências, não basta somente ter pessoas dentro das organizações, é necessário uma plataforma de base e um clima que impulsione as pessoas e que se utilizem os talentos existentes.

4 A motivação humana tem sido uma das principais preocupações e desafios da gestão organizacional moderna e várias teorias tentam explicar o sentido dessa força misteriosa que leva as pessoas a agirem de forma a alcançar seus objetivos. O que anteriormente era apenas um instrumento da área de Recursos humanos, agora passa a fazer parte da estratégia das empresas (SILVA et al., 2011, p.196). Nos dias atuais, os colaboradores estão muito mais exigentes em relação a sua qualidade de vida organizacional, e buscam incessantemente um equilíbrio da sua vida pessoal em relação a sua vida profissional. A energia desempenhada no ambiente de trabalho está diretamente relacionada à como está o eu do colaborador. Rodrigues (1994, p.150) relata que, Qualidade de vida no trabalho tem como base para sua mensuração a motivação e a satisfação em diferentes níveis.. Com isso fica evidente que existe a relação entre os aspectos que compõem a QVT e motivação dos colaboradores, dando espaço para empresas de sucesso. Com as constantes teorias para explicar o tema motivação, hoje as empresas estão abrangendo muito mais o setor de Recursos Humanos para atuar de maneira eficaz incentivando e implantando projetos motivacionais, como planos de carreira, liderança treinada, política salarial, condições de trabalho entre diversos outros fatores que influenciam no desempenho profissional. As empresas estão investindo na criação de projetos que integram os colaboradores como parceiros e não apenas como máquinas produtivas, com isso eles se sentirão parte da empresa e desenvolverão um trabalho de qualidade, além de buscar a melhoria contínua, seja no âmbito profissional, como no pessoal. Cipriani (1998, p.12) afirma que: [...] Empresas que tem esse tipo de preocupação podem desfrutar de vantagens oferecidas pela QVT, com o retorno do capital investido, ao tentarem proporcionar o melhor ambiente de trabalho. Chiavenato (1997) relata que a motivação é uma das principais responsabilidadesgerenciais. A influência gerencial sobre seus funcionários exige uma eficaz liderança e uma contínua motivação da equipe, funcionando como um dinamizador e impulsionador do comportamento humano. Logo, a administração deve procurar o que motiva o funcionário e criar um ambiente ou clima que possibilitem a satisfação individual de necessidades e objetivos organizacionais, por extensão.

5 A interdependência dos temas Motivação e QVT são simplesmente fundamentais para o resultado final de qualquer tarefa desenvolvida. De acordo com o dicionário Aurélio (2000, p. 473), 1. Motivação é o ato ou efeito de motivar. 2. Exposição de motivos ou causa. 3. Conjunto de fatores, os quais agem entre si, e determinam a conduta de um indivíduo [...]. Qualidade de vida pode ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho, organização, onde se destacam dois aspectos importantes: a preocupação com o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional. Pensamento que deve ser feito ou desenvolvido de forma estratégica. A palavra motivação indica as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for. A motivação é energia ou força que movimenta o comportamento e que tem três propriedades Direção [...], Intensidade [...] e permanência [...] (MAXIMIANO, 2010, p.250). Para Chiavenato (1992), A motivação é algo que está contido dentro das próprias pessoas, mas pode ser amplamente influenciadas por fatores externos ao indivíduo ou pelo seu próprio trabalho na empresa. A motivação intrínseca e a motivação extrínseca devem se complementar através do trabalho gerencial. O processo motivacional está relacionado a distintos fatores, conforme diversos conceitos e experiências realizadas ao longo da evolução do trabalho humano. Isso só nos comprova o quanto é de suma importância para todos os setores, individual ou para equipes dentro de uma organização. Conforme Marras (2011, p.25) A motivação humana é um tema que vem polarizando as atenções dos cientistas e estudiosos desde o início do século XX, quando oficialmente se tem notícia das primeiras pesquisas e estudos científicos nessa área. Experiências como a da fábrica de Hawtorne, da General Eletric Company que foi pioneira abrangendo o contexto motivacional nos faz distinguir alguns pontos sobre a motivação, assim em meados de 1950 puderam verificar a importância da atenção voltada aos trabalhadores a fim de alavancar e otimizar resultados esperados. A motivação tende a manter os colaboradores junto aos objetivos da empresa, configurando assim uma via de mão dupla entre interesses organizacionais e pessoais, e para que isso aconteça a organização tende a cada vez mais conhecer a cultura dos grupos informais, ou seja, verificar que cada

6 colaborador tem necessidades intrínsecas e que o estímulo é totalmente diferente da motivação. Dito de outra maneira, a diferença entre motivação e estímulo é que a primeira está dentro de nós e o segundo, fora. (VERGARA 2003, p.42). Isto ilustra que estimular a motivação nos colaboradores mostra o quanto é trabalhoso conduzir esta ferramenta internamente nas organizações. Partindo desta premissa as organizações tem a necessidade de diferenciar a ferramenta de motivação das características que cada colaborador apresenta, a falta de motivação pode configurar diversos acontecimentos internos e externos nas organizações tais como: queda de faturamento inesperada e rotatividade elevada em diversos setores. O desafio de motivar as pessoas está inserido na questão de que cada colaborador assim como tem sua digital, tem sua individualidade sobre o que estimula sua motivação, e de formas distintas podem ser motivados, o que acaba tornando o processo motivacional contínuo e melhorado a fim de atingir cada colaborador de uma forma diferentecomo os mesmos são. Consequência da motivação individual é o desenvolvimento subconsciente da motivação coletiva, pois quando a motivação começa intrinsicamente, vai se acumulando até se tornar extrínseca de modo a dividir com os demais ao redor. O clima organizacional e a inserção dos colaboradores na tomada de decisões colaboram para estimular a motivação de cada um deles, mostrando que de fato cada um tem importância extrema na empresa e que estão sendo notados pelo que desempenha na organização, isto acarreta em estímulo para sua motivação individual tornando imprescindível a integração entre líderes e equipes. Contudo o fato de que as pessoas são únicas e distintas em diversos modos, torna desafiante o despertar da motivação individual, pois, cada um tem no seu interior a motivação ou a falta dela. Esta realidade torna as organizações cada vez mais preocupadas com a qualidade de vida de seus colaboradores, assim inovam e implantam diferentes ferramentas para absorver de cada um características e individualidades desenvolvendo melhorias contínuas em setores que talvez sejam críticos por falta de motivação entre a equipe. A motivação é direcionada conforme as expectativas dos colaboradores, estimular atitudes positivas, feedbacks contínuos e uma comunicação clara torna o trabalho de estimular a motivação mais compensativa com resultados benéficos para

7 organização e colaborador. Nós passamos a maior parte do tempo trabalhando, e tornar este um ambiente aconchegante para todos é de fato um verdadeiro desafio. Impulsionar com a mesma força pessoas com cargos diferentes se tornamoroso, mas não inviável para as organizações Lidar com essas diferenças é a arte e a magia do gestor. O primeiro passo é ter sensibilidade para compreender e aceitar as diferenças. Provavelmente, então, sua tarefa se tornará mais fácil, mais leve" (VERGARA 2003, p. 43). Alguns colaboradores tem a necessidade de ser estimulado para que estejam motivados, já outros tem sua motivação sempre ativa e constante, isto varia, pois, todos os colaborados se distingue conforme suas necessidades e prioridades. Todo aquele que pensa que as pessoas são iguais, não importa de onde venham ou que todo mundo deseja mais dinheiro deve comparar a vida profissional de duas pessoas com cargos e salários similares (ROBBINS, 2003, p. 340) isto demonstra que descobrir o que motiva as pessoas talvez seja o ponto de partida para estimular a motivação dentre os colaboradores, abordando de forma múltipla as pessoas demonstrando inspiração e que tudo que o colaborador desempenha é de suma importância para organização. Estes estímulos por sua vez se tornam os altos níveis de motivação, induzindo os colaboradores o excelente desempenho no trabalho, tanto em equipe tanto individual. Gil infere que "As empresas estão valorizando cada vez mais o comprometimento das pessoas. Os funcionários comprometidos é que vêm sendo convocados para fazer parte das soluções e é exatamente neles que as empresas mais tendem a investir" (GIL 2012, p. 2012) deste modo começamos a conectar diversos fatores a fim de perceber a motivação no cenário empresarial contemporâneo. Vindo a ser valoroso o papel dos gestores, líderes, chefes ou qualquer outra nomenclatura dada aos que são escolhidos formal ou informalmente para conduzir equipes. 3 TEORIAS MOTIVACIONAIS Diversas teorias nos amparam deixando a motivação cada vez mais clara e ligada á qualidade de vida no trabalho, compreendendo assim os fatores motivacionais. Gil 2012 destaca estas teorias permitindo o entendimento de cada fator na vida do colaborador. A teoria da Hierarquia de necessidades de Maslow

8 ilustra o princípio de que a partir de oportunidades e estímulos os colaboradores tendem a trabalhar com maior motivação e entusiasmo, as necessidades humanas apresentam diferentes níveis de força, foi nesta analogia que Maslow estabeleceu a seguinte Hierarquia: "Fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto realização", como apresentada na pirâmide abaixo. Figura 1- Necessidades Humanas- Teoria de Maslow Fonte: SUA MENTE. A pirâmide de Maslow Disponível em: Acesso em: 19 jun As necessidades fisiológicas são as básicas para condicionar a vida como: o que comer o que vestir e onde morar. Enquanto estas não estiverem satisfeitas é provável que cada um não dê tanta importância as outras da sequência na pirâmide de Maslow. (GIL, 2012, p. 205). Na sequência,a necessidade de segurança nos infere as questões da nossa própria segurança, estando livre de perigos, esta se manifesta após findar as necessidades fisiológicas como satisfeitas mantendo o comportamento do colaborador de buscar a próxima satisfação. Em terceiro lugar deparamo-nos com as necessidades sociais, satisfazendo as necessidades anteriores os colaboradores passarão a sentir necessidade de interagir e socializarem-se com as outras pessoas e até serem aceitos nos grupos escolhidos. Após a satisfação social a estima predomina a próxima satisfação tornando os colaboradores sentimentais nos termos do seu ego, de ser reconhecido pelo que faz, pelos seus gestores ou até mesmo no seu grupo informal organizacional. Findando esta teoria temos o surgimento da última necessidade, a de auto realização que é a realização do máximo potencial individual, as pessoas estão estimuladas a se tornarem tudo aquilo que as capacita ser (GIL, 2012).

9 Permanecendo com as teorias abordadas por Gil (2012) temos a Teoria X e a Teoria Y do psicólogo McGregor para nosproporcionar um adicional embasamento referente ao perfil dos gerentes, a capacidade destes de se auto conhecer torna a influencia entre as equipes mais harmônicas. A Teoria X dispõe a ideia de que o líder tende a ser controlador, pois se isso não acontecer a equipe não produz, podendo haver repreensões ou até casos mais drásticos em ter que demitir um colaborador, distanciando-se da equipe a tornando coagida sem perspectiva de aprendizado e atitude. Já a teoria Y nos remete que os líderes tendem a ser estimuladores admitindo a criatividade de seus subordinados, merecendo sua total confiança, assim todos tem acesso a tomada de decisões. Gil (2002) demonstra diversas teorias para que possamos analisar de diferentes maneiras o papel e os impactos dentro das organizações da motivação. A teoria dos fatores higiênicos e motivadores, abordada pelo Psicólogo Frederick Herzberg contribuiu crucialmente aos estudos sobre os processos motivacionais, o primeiro item: Fatores Higiênicos acerca sobre a atuação do colaborador na empresa como: salários e benefícios, condições de trabalho, política da empresa, status, segurança no trabalho e supervisão, estes consistem sobre as condições que a empresa proporciona ao colaborador o levando ao segundo item os - Fatores motivadores - que consiste na responsabilidade, reconhecimento, desafios, realização e crescimento. Esta teoria demonstra o quanto é necessário a atuação da empresa no setor de manutenção e retenção de talentos, propiciando benefícios para todos os funcionários da organização alavancando o estímulo motivacional GIL Figura 2 - Teoria de Frederick Herzberg Fonte: Adaptado de Chiavenato (2006).

10 Gil destaca as teorias da seguinte forma "Os modelos de motivação de Maslow e de Herzberg são conhecidos como cognitivos por que estão baseados na cognição, isto é, no pensamento e no sentimento." (GIL 2012, p.209) que nos enseja utilizar estas teorias dentro das organizações. É de suma relevância a observação dos gestores sobre os seus subordinados para identificar o grau da motivação, todo cuidado é pouco para a análise de cada setor pois é como um sistema acomodando as informações para as conclusões de tudo que está acerca do item motivação interna. Chiavenato destaca que: Os processos de recompensar as pessoas constituem os elementos fundamentais para o incentivo e motivação dos funcionários da organização, tendo em vista de um lado os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro lado, os objetivos individuais a serem satisfeitos. (CHIAVENATO, 2010, p.274) Remuneração é um fator que se destaca entre as questões sobre motivação, este que por sua vez se distingue por ser mais do que o salário base, a remuneração é tudo que o colaborador recebe, os benefícios como: plano de saúde, material escolar, plano odontológico dentre outros que as empresas consideram e agregam á qualidade de vida do funcionário, este pode impactar sobre a motivação dos funcionários podendo trazê-los mais perto dos objetivos da organização. Chiavenato afirma que as organizações desenvolvem sistemas de recompensas capazes de provocar impacto direto na sua capacidade de atrair, reter e motivar os funcionários (CHIAVENATO, 2010, p. 275). Sistemas de recompensas capazes de aumentar o comprometimento das pessoas nos negócios das organizações são importantes de serem desenvolvidos para que assim possam ser justos e estimuladores de motivação.permanecendo na teoria da recompensa Marras (2011) cita as teorias de Vroom e Rotter Os psicólogos americanos Victor Vromm, da Yale University, e Julian Rotter, da Universityof Connecticut, desenvolveram em conjunto um modelo comportamental, publicando suas teorias e pesquisas empíricas baseadas nos seguintes campos: Autor - Vromm - Modelo de expectância, Autor - Rotter - Teoria do aprendizado social (MARRAS, 2011, p.30)

11 Estes conjuntos partem do pressupostode que as pessoas fazem determinadas coisas esperando sempre algo em troca, assim há duas variáveis que determinam as ações das pessoas, a primeira seria o valor da recompensa e a segundo o que se espera como recompensa. O colaborador cria expectativas com as atividades desenvolvidas, esperando assim algo em troca,esta relação pede dos gerentes uma atenção redobrada, pois deve ser capaz de observar seus subordinados e entende-los se o que está sendo oferecido a estes estão os suprindo as expectativas e negociar o que pode ser melhorado e implementado. As organizações devem estimular o colaborador a entregar o seu melhor, mas reconhecer esse esforço e motivá-lo a continuar..lewin apud Chiavenato (2003, p.119): O organismo humano permanece em estado de equilíbrio psicológico até que um estímulo rompa e crie uma necessidade. Essa necessidade provoca um estado de tensão em substituição ao estado de equilíbrio anterior. A tensão conduz a um comportamento ou ação para alcançar a satisfação da necessidade. Quando a necessidade é satisfeita, o organismo retorna a seu estado de equilíbrio inicial até que outro estímulo sobrevenha, Toda satisfação representa uma liberação de tensão ou descarga tensional. Lewin apud Chiavenato (2003, p.119): A satisfação das necessidades nem sempre é plenamente alcançada. Pode existir uma barreira ou obstáculo que impeça a satisfação da necessidade, Toda vez que a satisfação é bloqueada por uma barreira, ocorre uma frustação. A frustação impede que a tensão existente seja liberada e mantém o estado de equilíbrio e tensão. 4 PESQUISA DE CAMPO Os critérios adotados para nossa pesquisa de campo foram: diversidade de pessoas quanto ao gênero, idade, escolaridade, pois assim podemos definir nosso campo de foco. Além desses, o setor de atuação que nos levou a alcançarmos objetividade e clareza qualitativa nas respostas, assim identificando as pessoas motivadas com 15 questões detalhadas focando totalmente no trabalho e relação com a empresa pensando-se em longo prazo.

12 Entregamos o questionário que segue em anexo para pessoas aleatórias, de empresas diferentes onde não precisavam se identificar. Nosso objetivo não foi descobrir se uma empresa específica possui um bom relacionamento ou não seu colaborador, mas sim ter uma visão mais ampla, onde há um levantamento geral da motivação das pessoas. Todas as questões são simples e de fácil entendimento, realizada de 01 a 31 de Abril de Em relação às pessoas entrevistadas, 68% destacam-se os jovens de 18 a 25 anos de idade, 78% trabalham no administrativo e são solteiros, sendo 57% feminino. Como a maioria dos pesquisados eram jovens, 30% concluíram o Ensino Médio, 35% estão cursando o Ensino Superior e 24% já possuem o canudo de graduação. Abaixo segue o percentual das outras 11 perguntas elaboradas no questionário. Gráfico 1 Que sentimento você tem em relação a sua aposentadoria Fonte: Elaboração própria (2014) Apesar de tão sonhada e esperada, a aposentadoria na maioria dos casos não significa a cessão da vida profissional, muitos desejam dar continuidade por meio de algum projeto de emprego. Por mais que durante a caminhada tenha passado por algumas dificuldades, a vontade de continuar no trabalho ativo reina na maioria das vezes, segundo IBGE relatado pelo site a volta dos aposentados ao mercado está num processo ascendente. De 2000 para 2011,

13 subiu 63%, de 3,3 milhões para 5,4 milhões, o número de parcialmente inativos que desempenham alguma atividade econômica. Gráfico 2 - Alguém pergunta sobre seu chefe na hora do jantar em família Fonte: Elaboração própria (2014) Colocamos as seguinte situações: Você ganha 5 milhões de reais na Mega Sena, o que você faria? 73% das pessoas sairiam da empresa para se dedicar a outros projetos, mas o fim de um vínculo produtivo. Aos domingos quando se aproxima a hora de dormir: 78% das pessoas planejam a seman Gráfico 3 Qual o clima predominante em sua equipe de trabalho Fonte: Elaboração própria (2014) Nesse gráfico podemos notar que apesar das dificuldades encontradas diariamente no trabalho, as pessoas ainda possuem o sentimento de ajuda ao próximo e isso é notado, fazendo com que se sinta querido no meio. Existem algumas horas em que uma companhia amiga no trabalho ajuda a enfrentar e encarar as coisas de frente, te encorajando e apoiando a tomar as melhores decisões.

14 Gráfico 4 Fora da empresa e do horário de expediente Fonte: Elaboração própria (2014) Quando estamos longe do trabalho, por mais que queremos esquecer de todos os problemas e stress relacionado ao mesmo, nosso cérebro não desliga totalmente das atividades exercidas rotineiramente. Preocupamo-nos algumas vezes, não por amar ou querer muito estar no trabalho, mas por pensar no dia seguinte em queterá de executar tais tarefas que não saem do pensamento. Gráfico 5 - Ao se imaginar daqui10 anos na empresa Fonte: Elaboração própria (2014) Percebe-se por esses dados que o equilíbrio de percentual mostra que as pessoas possuem um ambiente de colaboração em sua equipe de trabalho, mas não quer se imaginar daqui a alguns anos trabalhando na mesma empresa e não se preocupa quando está fora com os assuntos da organização. Isso demonstra que empresa x colaborador não cria um vínculo mais profundo, ou seja, os colaboradores não se sentem parte da família.

15 Gráfico 6 Na próxima semana, o feriado cai na quinta-feira e a empresa vai emendar Fonte: Elaboração própria (2014) Quando perguntamos qual a melhor definição para trabalho, 76% dos entrevistados disseram que trabalho é uma forma de se realizar e ser útil a sociedade e que se receberem uma proposta de trabalho de outra organização 78% colocariam na balança vários outros fatores além da remuneração. Nem tudo está relacionado ao dinheiro, muitas coisas se tornam mais importantes, como o bem estar e as companhias. 5 CONCLUSÃO Contudo que foi discorrido durante este artigo entendemos com as diversas conceituações e teorias dos renomados autores que cabe as organizações diversificarem os métodos motivacionais, uma vez que com um mundo cada vez mais globalizado percebemos as pessoas em crescente expectativas quanto ao retorno da organização ao seu trabalho,e esta relação tende a aumentar com o passar dos anos. As teorias nos demonstram que há ramificadas opções para utilização na demanda da motivação internamente nas empresas, e isto pode amparar completamente as organizações a fim de implementar sistemas e ferramentas que alavanquem a produção qualitativa da empresa, modificando e adaptando ao ramo de atuação de cada organização, inserindo o estímulo á motivação e a qualidade de vida que os colaboradores necessitam e merecem. Tendo em vista que cada colaborador motiva-se de um determinado modo, este trabalho se torna difícil mas nunca impossível, pois as técnicas motivacionais variam podendo ser bem quistas e aceitas dentre as equipes, e o foco sempre será

16 diversificar os processos pois assim como conceituamos as pessoas tem necessidades e estas se modificam durante o ciclo da vida dos colaboradores e o setor de Recursos Humanos sempre estará em ação em diversos setores, pois os jeitos de se motivar podem mudar a cada ano, mês ou até dias. REFERÊNCIAS ARTE COMPORTAMENTAL (blog). Motivação: fator determinante para um ambiente de alta competitividade Disponível em: Acesso em: 16 jun AURÉLIO, Buarque de Olanda. O minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova fronteira, CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para administração participativa. São Paulo: Makron Brooks, Introdução à teoria geral da administração. 3. ed. São Paulo: Makron Books, Administração nos novos tempos. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, CIPRIANI, Lírio. Sinais dos tempos. Revista Ser Humano.São Paulo; nº 36, GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos.14. ed. São Paulo: Saraiva, MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana a revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, ROBBINS, Stephen Paul. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, RODRIGUES, Marcus Vinícius Carvalho. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. 2. ed. Petrópolis: Vozes,1994. SILVA et al.a influência da liderança na motivação da equipe. Revista eletrônica, SUA MENTE. A pirâmide de Maslow Disponível em: Acesso em: 16 jun VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres

Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS Professora Ani Torres Visão estratégica Visão estratégica está relacionada com alcançar os objetivos empresariais. Considera: Tipos psicológicos, Motivação:

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO:

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO: Fichamento / /2011 MOTIVAÇÃO Carga horária 2 HORAS CONCEITO: É o desejo de exercer um alto nível de esforço direcionado a objetivos organizacionais, condicionados pela habilidade do esforço em satisfazer

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

ORIENTADOR(ES): JANAÍNA CARLA LOPES, JOÃO ANGELO SEGANTIN, KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN

ORIENTADOR(ES): JANAÍNA CARLA LOPES, JOÃO ANGELO SEGANTIN, KEINA POLIANA PIVARRO DALMOLIN PAGLIARIN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MOTIVAÇÃO HUMANA - UM ESTUDO NA EMPRESA MAHRRY CONFECÇÕES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Noções de Liderança e Motivação

Noções de Liderança e Motivação Liderança A questão da liderança pode ser abordada de inúmeras formas: Liderança e Poder (recursos do poder) Liderança e Dominação (teorias da dominação legítima de Max Weber) Líder pela tradição Líder

Leia mais

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações

O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações O papel educativo do gestor de comunicação no ambiente das organizações Mariane Frascareli Lelis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Bauru/SP e-mail: mariane_lelis@yahoo.com.br;

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

TURN OVER VOLUNTÁRIO UMA BREVE ANÁLISE DOS ESTÍMULOS www.factor9.com.br/educacional.php. Eduardo Varela

TURN OVER VOLUNTÁRIO UMA BREVE ANÁLISE DOS ESTÍMULOS www.factor9.com.br/educacional.php. Eduardo Varela TURN OVER VOLUNTÁRIO UMA BREVE ANÁLISE DOS ESTÍMULOS www.factor9.com.br/educacional.php Eduardo Varela 1 Turnover Voluntário Uma breve análise dos estímulos www.factor9.com.br/educacional.php Turnover

Leia mais

FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE CURVELO

FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE CURVELO BEATRIZ APARECIDADE MOURA JOYCE SOARES RIBAS JUCIELE OTTONE MALAQUIAS MARTINS LUANA PÉRSIA DINIZ MÍRIAN DUARTE MACHADO GONZAGA DA SILVA O PAPEL DO GESTOR E A AUTO-ESTIMA DOS FUNCIONÁRIOS UMA ANÁLISE DA

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free Como motivar Millennials Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free O que esperar deste ebook Maneiras práticas para motivar seus funcionários da geração Millennials a. O que é a geração

Leia mais

Como é o RH nas Empresas?

Como é o RH nas Empresas? Como é o RH nas Empresas? Informações gerais da pesquisa Objetivo: entender a percepção dos profissionais de RH sobre clima organizacional Pesquisa realizada entre 24/06 e 12/07 Parceria entre Hay Group

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Compreender

Leia mais

RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF.

RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF. RECONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E AUTONOMIA COMO FATOR MOTIVACIONAL. UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA MARF. Danilo Domingos Gonzales Simão 1 Fábio Augusto Martins Pereira 2 Gisele Maciel de Lima 3 Jaqueline

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO E A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS EM UMA EMPRESA

A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO E A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS EM UMA EMPRESA A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO E A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS EM UMA EMPRESA Elaine Schweitzer Graduanda do Curso de Hotelaria Faculdades Integradas ASSESC RESUMO Em tempos de globalização, a troca de informações

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

Módulo 11 Socialização organizacional

Módulo 11 Socialização organizacional Módulo 11 Socialização organizacional O subsistema de aplicação de recursos humanos está relacionado ao desempenho eficaz das pessoas na execução de suas atividades e, por conseguinte, na contribuição

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN Paula Gurgel Dantas 1, Andréa Kaliany

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS

NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS Concurso para agente administrativo da Polícia Federal Profa. Renata Ferretti Central de Concursos NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS 1. Organizações como

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

COACHING: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O SUCESSO E QUALIDADE DE VIDA.

COACHING: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O SUCESSO E QUALIDADE DE VIDA. COACHING: UMA NOVA FERRAMENTA PARA O SUCESSO E QUALIDADE DE VIDA. Prof. Dr. Edson Marques Oliveira, Doutor em Serviço Social pela Unesp-Franca-SP, mestre em Serviço Social pela PUC-SP e bacharel em Serviço

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

Função do órgão GP NEAF. Contexto da GP. Objetivos da GP. Gestão de Pessoas:

Função do órgão GP NEAF. Contexto da GP. Objetivos da GP. Gestão de Pessoas: Gestão de Pessoas: Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. Fundamentos, teorias, escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas. Função do órgão de recursos

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

11. Abordagem Comportamental

11. Abordagem Comportamental 11. Abordagem Comportamental Conteúdo 1. Behaviorismo 2. Novas Proposições sobre a Motivação Humana 3. Teoria da Hierarquia das de Maslow 4. Teoria dos dois fatores 5. Teoria X & Y de McGregor 6. Outros

Leia mais

Escola das relações humanas: Sociologia nas Organizações. Prof Rodrigo Legrazie

Escola das relações humanas: Sociologia nas Organizações. Prof Rodrigo Legrazie Escola das relações humanas: Sociologia nas Organizações Prof Rodrigo Legrazie Escola Neoclássica Conceitua o trabalho como atividade social. Os trabalhadores precisam muito mais de ambiente adequado e

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

Motivação para o Desempenho. Carlos Fracetti carlosfracetti@yahoo.com.br. Carlos Felipe carlito204@hotmail.com

Motivação para o Desempenho. Carlos Fracetti carlosfracetti@yahoo.com.br. Carlos Felipe carlito204@hotmail.com Motivação para o Desempenho Carlos Fracetti carlosfracetti@yahoo.com.br Carlos Felipe carlito204@hotmail.com Heitor Duarte asbornyduarte@hotmail.com Márcio Almeida marciobalmeid@yahoo.com.br Paulo F Mascarenhas

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

cada fator e seus componentes.

cada fator e seus componentes. 5 CONCLUSÃO Conforme mencionado nas seções anteriores, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais são os fatores críticos de sucesso na gestão de um hospital privado e propor um modelo de gestão

Leia mais

RESUMO DE CONCLUSÃO DE CURSO

RESUMO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESUMO DE CONCLUSÃO DE CURSO CONCEITO Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas AULA 3 Administração de Recursos Humanos O papel do gestor

Leia mais

GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA. Temática: Marketing

GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA. Temática: Marketing GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA Temática: Marketing Resumo: Identificada a sobrecarga de atividades na diretoria

Leia mais

O RH dos sonhos dos CEOs

O RH dos sonhos dos CEOs O RH dos sonhos dos CEOs Expectativas e estratégias da liderança para os Recursos Humanos Presidentes de empresas de todos os portes falaram sobre a importância dos Recursos Humanos para as suas empresas

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

PLANO DE CARREIRA. Rosangela Ferreira Leal Fernandes *

PLANO DE CARREIRA. Rosangela Ferreira Leal Fernandes * PLANO DE CARREIRA Rosangela Ferreira Leal Fernandes * As mudanças no cenário político, econômico, social e ambiental das últimas décadas vêm exigindo uma mudança de postura das organizações e dos profissionais

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Gestão Estratégica de Recursos Humanos Gestão Estratégica de Recursos Humanos Professor conteudista: Ricardo Shitsuka Sumário Gestão Estratégica de Recursos Humanos Unidade I 1 INTRODUÇÃO...1 1.1 Organizações...1 1.2 Modelos de organizações...4

Leia mais

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir.

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir. Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador 1. Leia as afirmativas a seguir. I. O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos

Leia mais

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL programação do evento 4ª edição RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL 10 de abril de 2014 Staybridge Suites São Paulo PATROCÍNIO GOLD PATROCÍNIO SILVER EXPO BRAND APOIO REALIZAÇÃO Os desafios do futuro na

Leia mais

VISÃO. Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo.

VISÃO. Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo. QUEM É A OMELTECH? VISÃO Nossa visão é agregar valor sustentável ao cliente, desenvolvendo controles e estratégias que façam com que o crescimento seja contínuo. missão A Omeltech Desenvolvimento atua

Leia mais

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES Cassia Uhler FOLTRAN 1 RGM: 079313 Helen C. Alves LOURENÇO¹ RGM: 085342 Jêissi Sabta GAVIOLLI¹ RGM: 079312 Rogério Bueno ROSA¹ RGM:

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Danielle Valente Duarte 2014 Abrange três componentes interdependentes: a visão sistêmica; o pensamento estratégico e o planejamento. Visão Sistêmica

Leia mais

COMO FORMAR UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE EM UM ANO DESAFIADOR O PAPEL DO LÍDER INSPIRADOR

COMO FORMAR UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE EM UM ANO DESAFIADOR O PAPEL DO LÍDER INSPIRADOR COMO FORMAR UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE EM UM ANO DESAFIADOR O PAPEL DO LÍDER INSPIRADOR DANIELA BERTOLDO Formada em Administração de Empresas com especialização em Instituições financeiras MBA em Gestão

Leia mais

Utilização dos processos de RH em algumas empresas da cidade de Bambuí: um estudo multi-caso

Utilização dos processos de RH em algumas empresas da cidade de Bambuí: um estudo multi-caso III Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí II Jornada Científica 9 a 23 de Outubro de 200 Utilização dos processos de RH em algumas empresas da cidade de Bambuí: um estudo multi-caso Sablina

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

Gestão de pessoas. Gestão de pessoas

Gestão de pessoas. Gestão de pessoas Gestão de pessoas Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Gestão de pessoas Gestão de pessoas ou administração de RH? Uma transformação das áreas e de seus escopos de atuação; Houve mudança ou é somente semântica;

Leia mais

POLÍTICA CARGOS E SALÁRIOS

POLÍTICA CARGOS E SALÁRIOS 1. OBJETIVO Estabelecer critérios de remuneração, baseados na legislação brasileira vigente e nas regras definidas pela Secretaria Executiva e Conselho Curador, com o objetivo de constituir uma estrutura

Leia mais

Análise da qualidade de vida no trabalho em uma empresa prestadora de serviços de fotocópias e serviços diversos no município de Bambuí/MG

Análise da qualidade de vida no trabalho em uma empresa prestadora de serviços de fotocópias e serviços diversos no município de Bambuí/MG Análise da qualidade de vida no trabalho em uma empresa prestadora de serviços de fotocópias e serviços diversos no município de Bambuí/MG Kamyla Espíndola Gibram REIS 1 ; Estefânia Paula da SILVA 2 ;

Leia mais

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório

Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Recursos Humanos Coordenação de Gestão de Pessoas Pesquisa de Clima Análise dos dados da Pesquisa de Clima Relatório Introdução No dia 04 de Agosto de 2011, durante a reunião de Planejamento, todos os

Leia mais

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1

25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 RECURSOS HUMANOS EM UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR COM PERSPECTIVA DE DESENVOLVIVENTO DO CLIMA ORGANIZACONAL: O CASO DO HOSPITAL WILSON ROSADO EM MOSSORÓ RN

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

Gestor-líder: processo dinâmico de criação, habilidade, competência para perceber das limitações do sistema e propor solução rápida;

Gestor-líder: processo dinâmico de criação, habilidade, competência para perceber das limitações do sistema e propor solução rápida; AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Administração Escolar DISCIPLINA: Gestão de Políticas Participativas ALUNO(A):Mª da Conceição V. da MATRÍCULA: Silva NÚCLEO REGIONAL:Recife DATA:17/09/2013 QUESTÃO

Leia mais

Como se tornar um líder de Sucesso!

Como se tornar um líder de Sucesso! Como se tornar um líder de Sucesso! Os 10 mandamentos do Como se tornar um líder de Sucesso! O líder é responsável pelo sucesso ou fracasso de uma organização. A liderança exige de qualquer pessoa, paciência,

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados.

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. 2. JUSTIFICATIVA Segundo França (1996), a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) representa

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. BARBOSA, Roger Eduardo 1 Resumo Neste artigo analisaremos como o planejamento estratégico na gestão de pessoas nas

Leia mais

USP/EACH Gestão Ambiental ACH 113 Princípios de Administração. 2/2012. Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias

USP/EACH Gestão Ambiental ACH 113 Princípios de Administração. 2/2012. Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias USP/EACH Gestão Ambiental ACH 113 Princípios de Administração 2/2012. Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias Evolução da Administração e as Escolas Clássicas Anteriormente XVIII XIX 1895-1911 1916 1930 Tempo

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Administração e Gestão de Pessoas

Administração e Gestão de Pessoas Administração e Gestão de Pessoas Aula de Motivação Prof.ª Marcia Aires www.marcia aires.com.br mrbaires@gmail.com Teorias da Motivação? As teorias sobre a motivação, que explicam desempenho das pessoas

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof.: Daniela Pedroso Campos Objetivo Geral: Compreender o que é Administração, o que os administradores fazem e quais os princípios, as técnicas e as ferramentas que direcionam

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Faculdade de Tecnologia Senac Goiás Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Trabalho de Gestão de Pessoas Alunos: Nilce Faleiro Machado Goiânia,4 de dezembro de 2015 1 Sumário Capa...1 Sumário...2 Introdução...3

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 2012 Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil adauto_montenegro@hotmail.com

Leia mais

Planejamento de Recursos Humanos

Planejamento de Recursos Humanos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Câmpus de Marília Departamento de Ciência da Informação Planejamento de Recursos Humanos Profa. Marta Valentim Marília 2014 As organizações

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS

A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE INFLUENCIAR NO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS Juliana da Silva, RIBEIRO 1 Roberta Cavalcante, GOMES 2 Resumo: Como a cultura organizacional pode influenciar no processo de agregar

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

7 CONCLUSÕES A presente dissertação teve como objetivo identificar e compreender o processo de concepção, implantação e a dinâmica de funcionamento do trabalho em grupos na produção, utilizando, para isso,

Leia mais